sexta-feira, 16 de junho de 2017

Oitavas da Libertadores terão Atlético-PR x Santos; veja os confrontos



Vencedor do duelo brasileiro poderá enfrentar o Palmeiras nas quartas. Grêmio e Botafogo também têm chances de se encontrar na próxima fase. Partidas serão nos dias 4, 5 e 6 de julho e 8, 9 e 10 de agosto


Por GloboEsporte.com, 
Assunção


Conmebol sorteou na noite desta quarta-feira os confrontos das oitavas de final da Libertadores. A próxima fase da competição terá um confronto brasileiro entre Santos e Atlético-PR. O Atlético-MG, melhor equipe da fase de grupos, vai encarar o Jorge Wilstermann, da Bolívia. O Palmeiras pega o Barcelona de Guayaquil. O Grêmio encara o Godoy Cruz, e o Botafogo vai enfrentar o Nacional-URU.


Nas quartas de final, Tricolor gaúcho e Glorioso podem se enfrentar. Outro duelo brasileiro pode ocorrer na próxima fase. Quem avançar do confronto entre Furacão e Peixe vai pegar o vencedor de Palmeiras x Barcelona de Guayaquil. No caminho do Galo estão Guaraní-PAR ou River Plate e só enfrentará um compatriota em uma possível decisão.

Cruzamento da Libertadores até a final (Foto: Jorge Adorno/Reuters)
Cruzamento da Libertadores até a final (Foto: Jorge Adorno/Reuters)


As partidas de ida estão marcadas para os dias 4, 5 e 6 de julho. Os classificados às quartas só serão conhecidos no mês seguinte, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os clubes argentinos ainda tentam postergar os duelos para agosto. Eles alegam que foram prejudicados pela greve dos jogadores no país no início do ano e, caso o atual calendário seja mantido, os jogos de ida seriam disputados no período de férias do Campeonato Argentino. No entanto, é pouco provável que a Conmebol atenda a solicitação.

As finais estão marcadas para os dias 22 e 29 de novembro. Todas as equipes brasileiras decidirão os confrontos das oitavas de final em casa, com exceção do Atlético-PR. 
CONFRONTOS DAS OITAVAS


  1. Guaraní-PAR x River Plate
  2. Jorge Wilstermann x Atlético-MG
  3. The Strongest x Lanús
  4. Emelec x San Lorenzo
  5. Atlético-PR x Santos
  6. Barcelona de Guayaquil x Palmeiras
  7. Nacional-URU x Botafogo
  8. Grêmio x Godoy Cruz
  9. CRUZAMENTOS
  10.  (Foto: )
(Foto: )
O sorteio foi usado pela primeira vez pela Conmebol. Antes, a entidade definia os confrontos com base na campanha da fase de grupos. O melhor primeiro colocado enfrentava o pior segundo, e assim por diante. Nesta edição, o desempenho decidirá apenas a ordem das partidas. Dono da melhor campanha, o Atlético-MG mandará o segundo jogo até uma possível final. Terceiro melhor, o Grêmio só não decidirá em Porto Alegre em uma hipotética decisão e caso enfrente o Galo ou o Lanús. Equipes do mesmo país poderão se enfrentar na decisão. É bom lembrar que a final não considera o gol marcado fora de casa como um critério de desempate.

Equipes do mesmo país poderão se enfrentar em qualquer fase do torneio. É bom lembrar que a final não considera o gol marcado fora de casa como um critério de desempate. Os 16 times classificados poderão fazer até três substituições entre os 30 jogadores inscritos na Libertadores na fase de grupos. Depois, os clubes poderão fazer outras três alterações na semifinal.

O Brasil busca reconquistar o título após quatro anos. A última taça da Libertadores erguida por uma equipe brasileira foi em 2013, pelo Atlético-MG. O futebol brasileiro também tenta não ficar fora da final pelo quarto ano seguido. O último representante na final foi justamente o Galo. O Brasil não fica tantas vezes fora de uma decisão desde o período entre 1985 e 1991. 


FONTE:

Conmebol sorteia oitavas da Libertadores e segunda fase da Sul-Americana



Confederação decide confrontos em sua sede, em Luque, no Paraguai, nesta quarta-feira. Há possibilidade de Fla-Flu na Sul-Americana e Atlético-PR contra brasileiros na Libertadores



Por Martín Fernández, 
Assunção


sede da Conmebol, em Luque, terá mais uma noite agitada nesta quarta-feira. A partir de 20h (de Brasília), a confederação realizará o sorteio das oitavas de final da Taça Libertadores, onde os 16 melhores times do continente, divididos em dois potes, conhecerão seus caminhos até o cobiçado troféu. Em seguida, a Copa Sul-Americana também terá definição dos confrontos da segunda fase. Os 32 times - com os 10 eliminados como terceiros colocados dos grupos da Liberta - também serão divididos em dois agrupamentos, e os chaveamentos serão definidos até o fim da competição. O GloboEsporte.com transmite os dois eventos em Tempo Real.

Sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, será palco dos sorteios da Libertadores e da Copa Sul-Americana (Foto: AFP)
Sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, será palco dos sorteios da Libertadores e da Copa Sul-Americana (Foto: AFP)


Ainda não há definição prévia dos cruzamentos, com a chave das oitavas de final sendo definidas por sorteio. Os times do pote 1 decidem em casa, do melhor ao pior classificado. O Atlético-MG, que teve a melhor campanha da primeira fase, decide em casa até o fim da competição. Único brasileiro qualificado para as oitavas no pote 2, o Atlético-PR pode ter um confronto nacional nesta fase. Se não enfrentar um compatriota, o Furacão terá um time argentino pela frente. River Plate, Lanús e San Lorenzo fecham o pote 1.

As partidas de ida estão marcadas para os dias 4, 5 e 6 de julho. Os classificados às quartas só serão conhecidos no mês seguinte, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os clubes argentinos ainda tentam postergar os duelos para agosto. Eles alegam que foram prejudicados pela greve dos jogadores no país no início do ano e, caso o atual calendário seja mantido, os jogos de ida seriam disputados no período de férias do Campeonato Argentino. No entanto, é pouco provável que a Conmebol atenda a solicitação.


O sorteio será usado pela primeira vez pela Conmebol. Antes, a entidade definia os confrontos com base na campanha da fase de grupos. O melhor primeiro colocado enfrentava o pior segundo, e assim por diante. Nesta edição, o desempenho decidirá apenas a ordem das partidas. Equipes do mesmo país poderão se enfrentar na decisão. É bom lembrar que a final não considera o gol marcado fora de casa como um critério de desempate. 

Taça Libertadores da América é alvo de cobiça no continente. Seis brasileiros seguem na briga (Foto: Raúl Arboleda/AFP)
Taça Libertadores da América é alvo de cobiça no continente. Seis brasileiros seguem na briga (Foto: Raúl Arboleda/AFP)

POTE 1 (primeiros colocados)


  1. Atlético-MG
  2. Lanús
  3. Grêmio
  4. River Plate
  5. Palmeiras
  6. Santos
  7. Botafogo
  8. San Lorenzo

POTE 2 (segundos colocados)


  1. Godoy Cruz
  2. Guaraní-PAR
  3. Emelec
  4. Barcelona de Guayaquil
  5. Atlético-PR
  6. The Strongest
  7. Jorge Wilstermann
  8. Nacional-URU

COPA SUL-AMERICANA


A Conmebol divulgou apenas nesta terça, 24 horas antes do sorteio, o sistema que utilizará para decidir os confrontos da próxima fase da Copa Sul-Americana. A entidade dividiu os 32 times em dois potes. No pote 1, estão as 10 equipes egressas da Libertadores mais os seis times de melhor campanha na primeira fase da competição. Os representantes brasileiros desse pote são Flamengo, Chapecoense e Corinthians. No pote 2 estão as demais equipes, dentre elas Sport, Fluminense e Ponte Preta. Portanto, é possível ocorrer um Fla-Flu.

Os times que formam o pote 1 decidirão os confrontos da próxima fase em casa. No entanto, a partir das oitavas de final a definição dos mandos de campo será diferente e de acordo com o sorteio dos 16 confrontos da atual fase. Os duelos serão nomeados de O1 a O16, segundo a ordem na qual a equipe for sorteada. Das oitavas em diante, o time advindo do confronto de menor número decidirá em casa 


Sul-Americana também foi remodelada em 2017. Outros seis brasileiros seguem na disputa (Foto: Globoesporte.com)]
Sul-Americana também foi remodelada em 2017. Outros seis brasileiros seguem na disputa (Foto: Globoesporte.com)

POTE 1


  • Estudiantes (eliminado da Libertadores)
  • Atlético Tucumán (eliminado da Libertadores)
  • Flamengo (eliminado da Libertadores)
  • Chapecoense (eliminado da Libertadores)
  • Deportes Iquique (eliminado da Libertadores)
  • Independiente Medellín (eliminado da Libertadores)
  • Independiente Santa Fe (eliminado da Libertadores)
  • Junior Barranquilla (eliminado da Libertadores)
  • Libertad (eliminado da Libertadores)
  • Olimpia (eliminado da Libertadores)
  • Sol de America (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
  • Arsenal de Sarandí (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
  • Universidad Cartolica (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
  • Corinthians (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
  • Boston River-URU (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
  • LDU (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)

POTE 2


  • Cerro Porteño (PAR)
  • Racing (ARG)
  • Independiente (ARG)
  • Oriente Petrolero (BOL)
  • Nacional de Potosi (OL
  • Huracán (ARG)
  • Fluminense
  • Fuerza Amarilla (EQU)
  • Sport
  • Nacional (PAR)
  • Deportivo Cali (COL)
  • Bolívar (BOL)
  • Palestino (CHI)
  • Patriotas (COL)
  • Ponte Preta
  • Defensa Y Justicia (ARG)
FONTE:

Renato cita "armadilha" ao Flu e diz que Grêmio não se acovarda fora de casa



GRÊMIO

Técnico valoriza vitória por 2 a 0 no Maracanã e elogia apresentação desta quinta



Por Felipe Siqueira, 
Rio de Janeiro



Pela terceira vez no ano, o Grêmio bateu o Fluminense com autoridade, a segunda dentro do Maracanã. Apesar de conhecer bem o rival, os cariocas não conseguiram superar a barreira montada por Renato Portaluppi, em uma "armadilha" citada pelo treinador em sua entrevista coletiva após o 2 a 0 desta quinta-feira. O técnico gremista também afirmou que sua equipe não "se acovarda" fora de casa.
Com um meio-campo mais robusto, priorizou primeiro neutralizar os movimentos do Fluminense para só depois chegar ao ataque. O gol de falta de Edílson, no início da partida, ainda facilitou o trabalho e o que foi montado por Renato como estratégia para o jogo. No segundo tempo, o Grêmio melhorou a partir das entradas de Everton e Fernandinho com velocidade no ataque.
– Procurei armar essa armadilha para cima do Fluminense. Havia dito, o grupo está de prova. Já batemos duas vezes e falei que eles iam vir com gana. Temos que ser inteligentes, valorizar a posse de bola, temos que fazer o gol. E aí vamos contra-atacar. Fizemos um gol de falta, depois o Flu começou a dar espaço, ter que ser lançar para o ataque. Começamos a colocar os jogadores de velocidade. Não é hoje, os outros dois jogos, onde joga se impõe. Não adianta jogar de uma maneira em casa e outra fora. Acaba se acovardando e não passando confiança para o grupo explicou Renato.

 Renato Gaúcho na entrevista coletiva no Maracanã (Foto: Felipe Siqueira / GloboEsporte.com)
Renato Gaúcho na entrevista coletiva no Maracanã (Foto: Felipe Siqueira / GloboEsporte.com)

A falta do gol de Luan foi sofrida justamente por Fernandinho depois de uma arrancada rumo à área do Fluminense. As substituições, inclusive, foram arquitetadas no intervalo e já avisadas ao grupo para a segunda etapa. Por isso, a "armadilha" colocada pelo treinador em sua entrevista. Um posicionamento talvez mais recuado, mas pensado para tal.

– Antes de mais nada, foi uma apresentação muito boa, enfrentamos uma grande equipe no Maracanã e conseguimos os três pontos importantes. Desde o início, procuramos neutralizar as jogadas, não dar espaço para a equipe adversária. Com o passar do tempo, sabíamos que teríamos espaço. Achamos na bola parada, também vale. Deu tranquilidade. Havia conversado no intervalo, sabia que os espaços iriam aparecer ainda mais, que eles iam se lançar. Por isso guardei o Everton e o Fernandinho. Sabia que iam dar o sufoco, mas dariam espaço. Por isso minhas substituições, foi pensado no intervalo. Deu certo, achamos em uma falta, ficou de bom tamanho. Se tivéssemos mais tranquilidade em algumas conclusões, poderíamos ter chegado ao terceiro gol – completou.


O Grêmio permanece no Rio de Janeiro até domingo, quando viaja para Belo Horizonte, onde enfrenta o Cruzeiro, na segunda-feira. Com a vitória, se manteve um ponto atrás do líder Corinthians, com 18. 

saiba mais