quinta-feira, 15 de junho de 2017

Abel lista desfalques, elogia "3º time" do Flu e destaca Richarlison: "Foi excepcional"


FLUMINENSE


Treinador destaca papel tático do atacante, envolvido em polêmica na última semana, e não foge da responsabilidade pela derrota: "Não serei covarde"



Por Hector Werlang, 
Rio de Janeir


Fluminense não conseguiu segurar o Grêmio em casa. Porém, mesmo com a derrota de 2 a 0, Abel Braga deixou o Maracanã com a certeza de um time lutador em campo (veja os melhores momentos no vídeo acima). Após a partida, durante coletiva de imprensa, o treinador avaliou a entrega e fez questão de elogiar o desempenho de Richarlison, pivô de polêmica a respeito de negociação com o Palmeiras.

- (O Richarlison) foi excepcional, fez o que a gente espera dele. No primeiro tempo, tirou o Edilson de posição. Fez um gol. Bandeirinha não levantou, mas não correu. Não analiso a arbitragem.

Abel elogiou desempenho de Richarlison no jogo contra o Grêmio (Foto: André Durão)

Abel elogiou desempenho de Richarlison no jogo contra o Grêmio (Foto: André Durão)
Os dois gols do Grêmio saíram de cobranças de falta. Na de Luan, no segundo tempo, Júlio César sai atrasado, toca na bola, mas não evita o gol. Com dificuldades na criação durante o jogo, Abel não fugiu da pergunta sobre a força do elenco, destacou os desfalques - nove para o jogo desta quinta -, mas não fugiu da responsabilidade.

- Isso faz a diferença. No fundo, este é o meu terceiro time. O primeiro era com Renato Chaves, Douglas, Orejuela, Sornoza, Scarpa e Wellington Silva. Agora estou no terceiro time. Não adianta eu lamentar. Não vou lamentar. Trabalho em cima do grupo, a nossa cobrança interna é a mesma. Quem tem de julgar é vocês. Não serei covarde ao julgar. Não tiro o meu da reta. Eu entrei no clube sabendo da situação e do que eu iria enfrentar. O clube tem tentado algumas coisas nos últimos dias. Não é dizer que vai chegar, mas tem possibilidade de chegar. Há situações de carências. Entrei sabendo, ninguém me forçou a assinar contrato. Estou feliz.


Confira outros trechos da coletiva:
Os 90 minutos
É muito difícil neutralizar o time do Grêmio, tem transição ao meio e ao ataque muito boa. Eles mexem muito. Grêmio não teve nenhuma chance no primeiro tempo. Tomei um gol aos sete minutos, de bola parada. No segundo tempo, marcamos alto, apertamos. Tentamos. Mas vai acabando as forças. O Grêmio se manteve bem posicionado. Chegou a hora de a gente se atirar. Eles tiveram mais chances, mas marcaram só de falta. No segundo, a minha barreira poderia ter pulado. Julio ainda tentou, tocou nela.

Estratégia contra o Grêmio
Não era ideal marcar alto o Grêmio pois a gente tinha mais tempo de descanso do que eles. É difícil tirar a bola deles. Vamos pensar no domingo. Falei aos jogadores que isso já aconteceu. Vamos ter o retorno de alguns jogadores e vai melhorar.

Perspectiva do Fluminense
Eu gostaria de dizer o que vamos ver na frente. Mas eu sempre disse que não saberia onde esse time iria chegar. Mas eu confio nos meus jogadores. Acho que a torcida teve um comportamento legal com o Richarlison, cansou no segundo tempo. É normal. O torcedor tem o direito. Ele é soberano. Vaia e aplaude. Não me manifesto a favor ou contra.

Falha de Júlio César?
Claro que isso torna mais difícil, não tenha dúvida. Não sei se houve falha, não vi o lance ainda. Mas a falta foi aos 7 minutos. Aí, volta o filme. Mais um jogo... Contra o Palmeiras, ainda se conseguiu empatar. Hoje, não. É complicado. Eles tiveram mais chances, mas marcaram só de falta. No segundo, a minha barreira poderia ter pulado. Julio ainda tentou, tocou nela.

Sequência
Vocês não vão conseguir tirar de mim desculpas. Sempre vou confiar nos meus jogadores. Presidente também. Ele nunca deixou de cumprir o que prometeu. E teve muita coisa que ele encontrou e não falou. Se paga um preço. Não temos nem patrocínio. Cada jogo aqui no Maracanã tem prejuízo. Eu sou tricolor e estou dentro, vou até a morte.

Peso nos jovens atletas
Converso muito com eles, passo confiança. Não atiro nada neles além do normal de responsabilidade. Digo de comportamento. Com a bola, mando ser atrevido. Sem a bola, tem de cumprir o combinado. É claro que, com muito garoto, pode ser que pese. Lucas Fernandes treinou bem, começou bem, oscilou. Pedro é excelente jogador. Acima da média. O que eu sei que pesa é tomar gol no começo 


(VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ABAIXO)


FONTE:


Com golaços de falta, Grêmio vence o Fluminense pela terceira vez no ano



BRASILEIRÃO SÉRI A



Edílson, com pancada, e Luan, em cobrança colocada, fazem os gols na noite desta quinta. Time gaúcho é o vice-líder, enquanto Flu não ganha há três jogos



Por GloboEsporte.com, 
Rio de Janeiro



  A perseguição ao líder Corinthians segue. Com dois golaços de falta, o Grêmio bateu o Fluminense por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Edílson, com uma pancada, e Luan, em cobrança com jeito, levaram os gaúchos a mais uma vitória sobre os cariocas, após os jogos de oitavas de final da Copa do Brasil. Em seu retorno ao time, Richarlison teve um gol anulado no primeiro tempo que gerou polêmica.

Com a vitória, o Grêmio segue na cola do líder Corinthians, com 18 pontos. Já o Fluminense, no terceiro jogo sem vencer, é o 10º, com 10 pontos. No domingo, o Fluminense tem pela frente o clássico com o Flamengo, às 16h, no Maracanã. Já o Grêmio enfrentará o Cruzeiro, novamente na segunda, às 20h, no Mineirão. 

Luan anotou o segundo gol do Grêmio no Maracanã (Foto: André Durão)
Luan anotou o segundo gol do Grêmio no Maracanã (Foto: André Durão)


O JOGO

A partida começou em ritmo intenso. Dois times em busca do gol, com foco no ataque. Cada palmo de espaço muito disputado. Antes dos 20 minutos, havia de tudo: um golaço digno de Maracanã, polêmica e gol anulado, disputas ríspidas e chances de gol.

Primeiro, a pintura. Edílson soltou o pombo sem asa da intermediária e acertou o ângulo de Julio Cesar. Apesar da distância, não havia chance de defesa para o goleiro do Flu. O chute saiu daqueles sem fazer a bola girar. Reta e com endereço certo. Antes dos 10 minutos, o Grêmio tinha o placar aberto.

O Fluminense passou a ter a posse de bola e dominar o jogo. Respondeu muito rápido, com Richarlison. O atacante, envolvido na polêmica negociação com o Palmeiras e ausente na rodada anterior justamente por conta das conversas, desviou na saída de Grohe. Só que o árbitro assinalou impedimento - corretamente - e estragou o clímax do jovem. O primeiro tempo se escorreu com pressão do Flu e um Grêmio retraído, sem agredir. 

Richarlison voltou a atuar após negociação polêmica (Foto: André Durão)
Richarlison voltou a atuar após negociação polêmica (Foto: André Durão) 

  A etapa final trouxe para o campo do Maracanã um Fluminense mais aceso com a presença de Lucas Fernandes. Passou a procurar mais as finalizações, como foi com Gustavo Scarpa, Richarlison e com o próprio Fernandes. Os gaúchos só conseguiram sair da defesa próximo dos 15 minutos, quando Luan enfileirou dribles, serviu Arthur e perdeu no rebote de Julio Cesar, com o gol aberto.
Só houve equilíbrio no jogo quando Renato entrou em ação e colocou Everton e Fernandinho no jogo. Especialmente com o segundo em cima de Lucas. Foi por ali construído o gol que garantiu a vitória. O atacante foi derrubado pelo lateral no bico da grande área. Em outro golaço em cobrança de falta, Luan colocou como com as mãos e balançou as redes. 


FONT: