quinta-feira, 8 de junho de 2017

Com um a mais, Bahia marca com Edigar Junio, bate Cruzeiro e segue 100% na Fonte



CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A



Improvisado como zagueiro, volante Henrique é expulso no início do primeiro tempo e complica a vida da equipe mineira. Tricolor chega a nove pontos e é o sexto colocado




Por Rafael Santana, 
Salvador



O Bahia segue com 100% de aproveitamento dentro de casa. A vítima da vez foi o Cruzeiro, que teve Henrique expulso, não resistiu à pressão do Tricolor na Arena Fonte Nova e foi derrotado por 1 a 0, gol marcado por Edigar Junio. Depois de um primeiro tempo de muita autoridade dos donos da casa, que desperdiçaram grandes chances, a equipe celeste subiu de produção na etapa final, porém não conseguiu o gol de empate.


No próximo domingo, o Cruzeiro recebe o Atlético-GO no Mineirão, às 18h30 (de Brasília). Já o Bahia vai até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na segunda-feira, às 20h. Com nove pontos, o Tricolor baiano subiu três posições e agora é o sexto da tabela. A Raposa caiu duas posições e, com sete pontos, está em 10º. 


Edigar Junio comemora gol marcado contra o Cruzeiro (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
Edigar Junio comemora gol marcado contra o Cruzeiro (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia) 



Primeiro tempo
A expulsão de Henrique, escalado para atuar improvisado como zagueiro, logo aos nove minutos de bola rolando, estragou qualquer que tenha sido o plano de jogo traçado por Mano Menezes. Com um jogador a mais, o Bahia, que aposta na mobilidade do seu setor ofensivo, dominou amplamente as ações. O gol de Edigar Junio, aos 17, só traduziu no placar a superioridade dos donos da casa. A equipe de Jorginho soube trocar passes, rodar a bola de um lado para o outro e acelerar o ritmo quando era preciso. Pelo volume de jogo e intensidade do Tricolor baiano, 1 a 0 foi até pouco na primeira etapa.

Segundo tempo
O segundo tempo foi diferente. O Bahia continuava apostando na manutenção da posse de bola, porém o Cruzeiro cresceu no jogo e foi, inclusive, superior na maior parte do tempo. Mano pediu que a equipe subisse um pouco mais as linhas e ajustou a marcação, dificultando a saída de bola tricolor. Enquanto isso, no ataque, os cruzeirenses apostaram na aproximação e troca de passes curtos, estratégia que funcionou bem. Thiago Neves teve ótima chance de marcar, mas Matheus Reis salvou de forma impressionante. Com o passar do tempo, a equipe celeste, castigada pelo cansaço, passou a ceder contra-ataques perigosos. Em um deles, Mendoza, estreante da noite, quase deixa o seu. 


(VEJA VÍDEO  CLICANDO NO LINK ABAIXO)


FONTE:

Fla se reúne com Zé para avaliação e cobrança após início ruim no Brasileiro



FLAMENGO


Eduardo Bandeira de Mello, Rodrigo Caetano, Mozer e Fred Luz se encontram com treinador na Zona Oeste; mudanças no comando do time até o jogo de domingo, com o Avaí, estão descartadas 


Por Bruno Giufrida, Fred Gomes e Raphael Zarko, 
Rio de Janeiro


Zé Ricardo sofre pressão no Flamengo (Foto: Adelson Costa / Pernambuco Press)
Zé Ricardo sofre pressão no Flamengo (Foto: Adelson Costa / Pernambuco Press)


  O início negativo no Campeonato Brasileiro - seis pontos em 15 possíveis (40% de aproveitamento) - teve como consequência uma reunião nesta quinta-feira entre a cúpula do futebol e o técnico do Flamengo - informação dada pelo Uol e confirmada pelo GloboEsporte.com. Encontraram-se, na Barra da Tijuca, o presidente Eduardo Bandeira de Mello, o diretor geral Fred Luz, o executivo Rodrigo Caetano, o gerente de futebol Mozer e Zé Ricardo. Em pauta as más atuações e os resultados ruins. Conforme o esperado, Zé não caiu, mas foi reavaliado e cobrado pelo rendimento de seus comandados. (confira como foi a chegada do time ao Rio
no vídeo clicando no LINK da FONTE abaixo)


  O GloboEsporte.com tentou contato com o presidente do Flamengo, mas Bandeira não quis se pronunciar. Via assessoria de imprensa, confirmou que Zé Ricardo segue no comando e que nesta sexta-feira, quando o time treina às 15h30, a programação é normal.

Zé, após a derrota por 2 a 0 para o Sport, reconheceu que vive seu momento de maior instabilidade de que assumiu o time principal do Flamengo.

- Tivemos momentos de felicidade no clube e hoje seria o momento mais delicado que estamos passando. A gente tenta manter equilíbrio para ver onde temos de melhorar.

No comando da equipe profissional desde maio de 2017, Zé Ricardo tem 73 partidas, 40 vitórias, 20 empates e 13 derrotas. 


FONTE:


Após vitória, Luxemburgo busca dar "identidade" para grupo do Sport


SPORT


Diante do Flamengo, na última quarta-feira, equipe conseguiu primeiro triunfo sob comando de treinador, que acredita que o time ainda precisa evoluir muito



Por Rômulo Alcoforado, 
Recife


  Vanderlei Luxemburgo conseguiu um alívio no comando do Sport: a primeira vitória, sobre o Flamengo, na quinta rodada da Série A. Apesar de satisfeito, o comandante sabe que ainda tem muitos problemas para resolver na equipe. O principal, em sua opinião, é encontrar uma "identidade" para o grupo.

- Não é porque ganhamos que encontramos uma varinha mágica e saiu um time. Erramos em alguns momentos. Mas ainda falta achar a identidade do grupo e o perfil da equipe para dar ênfase à situação tática. Se não tivermos um perfil definido não vamos a lugar nenhum. Temos que saber para onde vamos e o que queremos - afirmou.

Luxemburgo, no entanto, sabe que não será fácil a tarefa. Sobretudo porque tem lhe faltado um elemento básico: tempo para treinar. 


Vanderlei Luxemburgo ficou satisfeito, mas ainda vê muito o que melhorar no time (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
Vanderlei Luxemburgo ficou satisfeito, mas ainda vê muito o que melhorar no time (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)


 - Tenho dado 20, 25 minutos de treinamento antes do jogo. Porque é jogo quarta e domingo. Isso é muito pouco para tentar equilibrar uma equipe. Mas estamos procurando fazer isso na base do papo. A tabela está sendo madrasta com a gente. O que eu quero é uma semana de treino. Não para esgotar os jogadores, mas para ajustar algumas coisa.

Não será agora, contudo, que ele terá isso. No sábado, o Sport já enfrenta o Vasco, em São Januário. Nesta quinta, os titulares devem ficar apenas no regenerativo. Na sexta, fazem um trabalho pela manhã e já embarcam para o Rio de Janeiro.


FONTE:

Com pixotada de Muralha e "lei do ex", Sport vence primeira na Era Luxa contra Flamengo



CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A


Goleiro falhou e gerou primeiro gol do Leão, que ampliou com Thomás, cria da base do time carioca; resultado leva o Sport à 9ª colocação, enquanto Fla cai para 14



Por Rômulo Alcoforado, 
Recife




A lei do ex, amigos, é implacável. Nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, o Flamengo foi vítima dela diante do Sport. O meia Thomás, cria da base carioca, marcou o segundo gol do Leão na vitória por 2 a 0. Antes disso, o goleiro Alex Muralha falhou e entregou bola no pé de Osvaldo para ele abrir o marcador com um golaço. Vitória pernambucana. A primeira na Era Vanderlei Luxemburgo.

Com a vitória, o Sport sobe para a nona posição. O Flamengo desce para o 14º lugar. A rodada, porém, só acaba na quinta-feira. A próxima partida do Leão é no sábado, às 19h, contra o Vasco, em São Januário. No dia seguinte, o Fla entra em campo contra o Avaí, às 16h, na Ressacada. 

Sport e Flamengo fizeram partida equilibrada de forma geral (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Sport e Flamengo fizeram partida equilibrada de forma geral (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 



  Se houvesse uma forma de dividir o primeiro tempo em três partes, ficaria assim: o Fla dominou o início da partida, o Sport foi melhor no meio e o trecho final foi equilibrado. O placar, porém, não se alterou. Tanto os donos da casa quanto os visitantes perderam oportunidades. A melhor dos pernambucanos foi com Rithely. Muralha defendeu. O Flamengo teve duas com Leandro Damião e um gol bem anulado de Diego.

Na volta do intervalo, o Sport voltou mais aceso. O Flamengo, mais desligado. Principalmente o goleiro Alex Muralha. Ele já havia errado duas vezes. O Leão não aproveitou. Na terceira, porém, não teve jeito. Osvaldo dominou passe errado do arqueiro e fez um belo gol de fora da área. No tempo restante, o time de Zé Ricardo tentou o empate - mas não teve forças para reagir. Já o Leão ampliou com Thomás, que provocou fazendo o símbolo de 87.


Auxiliar vê estratégia "funcionar" por apenas três minutos em derrota do Vasco



VASCO


Ednelson Silva, substituto do suspenso Milton Mendes, diz que "coisas mudaram" após primeiro gol adversário e acredita que cruz-maltinos pecaram nas finalizações



Por Fred Huber, 
Rio de Janeiro


  Comandante do Vasco na ausência de Milton Mendes, que estava suspenso por conta de expulsão na partida do último domingo contra o Grêmio, o auxiliar Ednelson Silva falou sobre a derrota por 5 a 2 para o Corinthians na noite desta quarta-feira em São Januário (veja os melhores momentos no vídeo clicando no LINK da FONTE abaixo)

 Para ele, que assegurou não ter recebido informações de Milton Mendes durante o jogo, a estratégia adotada pelos cruz-maltinos começou a fracassar a partir do primeiro gol sofrido. Detalhe: 
Marquinhos Gabriel colocou a bola na rede com apenas pouco mais de dois minutos - isso depois de Kelvin se lesionar e sair de campo, o que levou certo tempo. 

  - Foi traçada uma estratégia durante a semana, e no início ela começou a dar certo. Quando levamos o gol, as coisas mudaram. No segundo tempo deu certo, conseguimos empatar. Mas depois em três lances eles decidiram o jogo. Tivemos algumas chances, mas não fomos felizes na finalização. O Milton traçou a estratégia durante semana. Não tive contato com ele no jogo, ele ficou no camarote. Tenho que ver as imagens. Em momento algum ele passou informações - resumiu em entrevista coletiva.


Veja as outras respostas de Ednelson:
Análise
- Dentro do que foi trabalhado, conseguimos colocar algumas coisas. Empatamos o jogo no segundo tempo, mas faltou a parte cirúrgica que o Corinthians teve. Aproveito para agradecer aos torcedores que vieram. Os jogadores ficaram muito motivados. A torcida saiu triste, mas ainda temos 33 rodadas. As coisas vão acontecer.

Sistema defensivo
- Nós não podemos avaliar apenas o sistema defensivo. Temos meio de campo e ataque, onde começa tudo. Se aconteceu, foi porque todos os atletas tiveram esse problema. A marcação começa na frente. Não podemos pontuar apenas um lugar. 


Ednelson Silva, auxiliar de Milton Mendes, durante a derrota por 5 a 2 para o Corinthians (Foto: André Durão)
Ednelson Silva, auxiliar de Milton Mendes, durante a derrota por 5 a 2 para o Corinthians (Foto: André Durão) 



FONTE:

Carille comemora goleada e supera desfalques do Timão: "Feliz com o elenco"



CORINTHIANS

Mesmo sem três titulares, Corinthians faz 5 a 2 no Vasco com contribuição importante de reservas. Técnico valoriza grupo que tem em mãos no Brasileiro



Por GloboEsporte.com, 
Rio de Janeiro



 Sem Fagner, Rodriguinho e Romero, o Corinthians conseguiu manter seu padrão de jogo e, apesar de sustos, venceu o Vasco por 5 a 2 na noite desta quarta-feira, em São Januário. Resultado que deixa o técnico Fábio Carille cheio de orgulho.

Em entrevista coletiva após a partida, Carille fez questão de valorizar o elenco que tem em mãos. Marquinhos Gabriel e Clayson entraram nas vagas de Rodriguinho e Romero – e foram bem. Clayton foi utilizado no segundo tempo e fez dois gols.

– Importante esse jogo aqui. O Marquinhos foi muito questionado e já havia entrado bem contra o Vitória, participando do gol. Hoje ele fez um grande jogo, marcando o primeiro gol. O Clayton teve altos e baixos, mas é normal ter essa experiência, passar por essa adaptação. O Pedrinho também entrou bem hoje. Estou muito feliz com o elenco que tenho – afirmou o técnico. 

  Carille diz que aprendeu a lidar com os desfalques que teve – e terá – no Brasileirão. Por isso, não lamenta perdas para as seleções nacionais.

– Dificilmente vocês vão ver eu lamentando as coisas. São desafios, a gente está aqui para trabalhar e achar soluções. Se o Jô for convocado, vou parabenizá-lo, como foi com Fagner, Rodriguinho... Estando bem, que vá para a Seleção e nós aqui nos viramos para continuar o trabalho – destacou o técnico. 


Fábio Carille é só elogios ao elenco do Corinthians (Foto: Jorge Rodrigues/Eleven/Estadão Conteúdo)
Fábio Carille é só elogios ao elenco do Corinthians (Foto: Jorge Rodrigues/Eleven/Estadão Conteúdo) 


Líder do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, contra o São Paulo, às 16h (de Brasília), na Arena. 






FONTE:

Corinthians sai à frente, leva susto, ma



CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A


Timão faz 5 a 2 no Cruz-Maltino, nesta quarta-feira, em São Januário, e chega aos 13 pontos em cinco rodadas no Brasileirão. Fabuloso faz dois gols, mas não evita derrota 


Por GloboEsporte.com, 
Rio de Janeiro



  Não fosse o susto nos primeiros minutos do segundo tempo, o Corinthians poderia se gabar de ter feito sua melhor apresentação em 2017. Numa noite de finalizações precisas, mas alguns vacilos na defesa, o Timão goleou o Vasco por 5 a 2, nesta quarta-feira, em São Januário, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Marquinhos Gabriel, Jô, Maycon e Clayton, duas vezes, construíram o placar. Luis Fabiano, com dois gols, diminuiu.

Com a vitória expressiva fora de casa, o Corinthians chega a 18 jogos de invencibilidade na temporada. Longe de sua Arena, o desempenho também é notável: 17 partidas, com 11 vitórias, cinco empates e só uma derrota. O Timão chega aos 13 pontos na tabela e só pode ser alcançado pela Chapecoense, que enfrenta o Grêmio nesta quinta-feira.

O Vasco, por sua vez, fica com seis pontos, mais perto da parte de baixo da tabela. Apenas Luis Fabiano brilhou. Com os dois gols desta quarta, o atacante tem 13 em sua carreira contra o Corinthians, com as camisas de Ponte Preta, São Paulo e Vasco.


O time cruz-maltino volta a campo no próximo sábado, às 19h (de Brasília), contra o Sport, novamente em São Januário. O Corinthians tem clássico contra o São Paulo, domingo, às 16h, em Itaquera. 

O JOGO


Mesmo com três mudanças em sua formação principal, o Corinthians mostrou desde o início que não perderia o padrão de jogo conquistado nos primeiros meses do ano. Paulo Roberto substituiu Fagner na lateral direita. Na frente, Clayson e Marquinhos Gabriel deram velocidade ao time e participaram das melhores ações ofensivas.

Logo aos 3 minutos, a primeira jogada do Corinthians quebrou o sistema de marcação do Vasco. Clayson rolou para Guilherme Arana, que encontrou Marquinhos Gabriel sozinho para finalizar dentro da área: 1 a 0.

O Vasco teve um baque antes do gol. Com uma torção no joelho esquerdo, o atacante Kelvin teve de ser substituído por Manga Escobar. Mesmo assim, o time da casa ditou o ritmo nos primeiros 45 minutos: 11 finalizações, contra duas do Timão, 60% de posse de bola e 18 bolas na área, diante de apenas duas do adversário. 

Jô abriu o caminho da goleada corintiana em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/Estadão Conteúdo)
Jô abriu o caminho da goleada corintiana em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/Estadão Conteúdo) 


O problema para os cariocas foi o aproveitamento do Corinthians. A segunda chance de gol também foi para as redes: em contra-ataque preciso, Marquinhos Gabriel lançou Jô, e o artilheiro alvinegro só teve o trabalho de driblar Martín Silva e mandar para o gol vazio.

O Vasco jogou bem, criou chances e não se abateu. Tanto que começou o segundo tempo com a mesma pressão e conseguiu dois gols em três minutos: ambos em bolas aéreas, ambos com Luis Fabiano. São Januário virou um caldeirão, e o cenário se desenhava favorável.

O Corinthians sentiu os gols, segurou novas investidas vascaínas e se montou para os contragolpes. Deu certo: Maycon, aos 12, recebeu lindo passe de Clayson e fez o terceiro. Aí, foi a vez de o Vasco sentir. E, com poder de reação menor, apostou em mais bolas aéreas. O Timão, cirúrgico, ainda faria o quarto e o quinto gols: Clayton, aos 38 e aos 46. O Corinthians, cada vez mais, consolida-se na parte de cima da tabela.






FONTE:

Santos anuncia Levir Culpi como novo técnico: "Vamos para cima deles"



SANTOS


Treinador de 64 anos chega ao Peixe e assume a equipe a partir da próxima segunda-feira. Estreia será no clássico contra o Palmeiras, dia 14


Por GloboEsporte.com, 
Santos, SP


  O Santos anunciou a contratação do técnico Levir Culpi nesta quinta-feira. A negociação estava acertada desde a última terça após dois dias de longas reuniões entre diretoria e treinador. O novo comandante assume a equipe a partir da próxima segunda-feira e fará a estreia no clássico contra o Palmeiras, dia 14, na Vila Belmiro.

Levir esteve no Pacaembu na última quarta-feira na vitória por 1 a 0 do Santos sobre o Botafogo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, mas deixou o estádio antes do gol de Victor Ferraz, nos acréscimos. Após a confirmação do clube, o técnico escreveu em suas redes sociais suas primeiras palavras como treinador do Peixe. 

  – Completo esse ano 50 anos de futebol e ganhei de presente o convite para treinar o Santos. Estou motivado com a oportunidade de ter pela frente uma Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro como objetivos. Juntos estaremos mais próximos das conquistas, separados não teremos chances. Falando num português bem claro: “Tamojunto” – escreveu o técnico.

Ao vivo em uma rede social, o treinador fez elogios à qualidade da 
 equipe e convocou a torcida para ajudar nesse processo de recuperação no Campeonato Brasileiro. O Peixe ainda tem pela frente as quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, e as oitavas da Taça Libertadores, sem adversário.

– O Santos tem um ótimo time. Se estivermos juntos, unidos, com a torcida do nosso lado, a chance de vitória é muito grande. Quero extrair o melhor de cada jogador, envolver todos ao máximo no trabalho. Vamos dar tudo de nós. Vamos para cima deles – disse. 

Levir Culpi assina contrato com o Santos (Foto: Reprodução)
Levir Culpi assina contrato com o Santos (Foto: Reprodução)


 Levir tem 64 anos e estava desempregado desde novembro de 2016, quando foi demitido do Fluminense. Nesse período, chegou a ser cotado para assumir a Chapecoense, Bahia e Internacional.
Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, Culpi vai dirigir o Peixe pela primeira vez. Seus títulos de maior expressão são os da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, em 1996, e pelo Atlético-MG, em 2014. 

saiba mais


FONTE:

Montillo encerra "tema salário" e esclarece polêmica na web: "Nunca roubei ninguém"




BOTAFOGO


De volta ao time após mais de dois meses, argentino se diz pronto para aguentar 90 minutos e volta a desabafar após acusação de torcedores: "Tenho 15 anos no futebol, nunca tinha passado por isso" 



Montillo encerra



Por Thiago Lima, 
Rio de Janeiro



  Depois de reencontrar a bola após mais de dois meses, nesta quinta-feira o reencontro de Montillo foi com os microfones. De volta ao Rio de Janeiro após a derrota por 1 a 0 para o Santos no Pacaembu, o camisa 7 foi escalado para a coletiva de imprensa no Estádio Nilton Santos. Admitiu ansiedade e nervosismo ao retornar os gramados sem sentir uma nova lesão, avaliou os 26 minutos em que ficou em campo como importantes para recuperar a confiança psicológica, acredita que possa aguentar o jogo todo domingo e esclareceu a recente polêmica em que esteve envolvido.

Aquela em que postou um desabafo nas redes sociais, há pouco mais de uma semana, após alguns torcedores o acusaram de "roubar o Botafogo" por conta do longo tempo do argentino do departamento médico. Dono do maior salário do elenco, Montillo usou as redes sociais para se defender e anunciar que iria devolver ao clube as remunerações de abril e maio, meses em que ficou se recuperando de duas lesões seguidas: uma na coxa e uma inflamação na panturrilha, ambas na perna direita. O presidente Carlos Eduardo Pereira, porém, recusou.

De cabeça mais fria, o argentino reconheceu ter agido no calor da emoção e disse nunca ter vivido algo assim na carreira. As críticas ele leva numa boa, sem qualquer incômodo, mas o motivo de sua indignação foi a palavra "roubo" da qual lhe acusaram. E por isso, não se arrepende.

– Foi uma situação ruim, não sou um cara que uso muito as redes sociais. Tenho mais para postar alguma foto, torcedor pede, mas não fico ligado 24h. Aceito crítica, sou pessoa pública, não posso agradar todo mundo, às vezes nem eu me agrado. Fiquei chateado porque tinha várias pessoas mandando mensagem, acho que a palavra roubar é muito forte. Nunca roubei ninguém. Depois mandaram no Instagram da minha esposa. Roubar eu não aceito, trabalhei para caramba nesses dois meses, desabafei porque estava de cabeça quente. Falei com presidente, não aceitou de jeito nenhum (devolução dos salários). Mesmo que sejam poucas pessoas que falam, mexe com a cabeça. Tenho 15 anos no futebol, nunca tinha passado por isso. Mas sempre tem uma primeira vez para tudo. Se quer brincar com a lesão, não tem problema. Mas roubando não. Sei que não é todo mundo, mas às vezes dar um corte em alguém para todos saberem que ninguém está roubando ninguém.

Após trabalhos regenerativos nesta quinta, o Botafogo se reapresenta na manhã de sexta-feira novamente no Nilton Santos. Jair Ventura irá começar a montar a equipe para enfrentar o vice-líder Coritiba no domingo, às 11h, no estádio alvinegro. Com sete pontos, a equipe é a oitava colocada do Campeonato Brasileiro, mas pode cair mais duas posições no fechamento da rodada.


Confira outros trechos da entrevista:


ANSIEDADE DA VOLTA
Além da ansiedade o nervosismo. Nunca passei por uma situação dessa, e sempre a primeira vez é difícil porque não sabe o que vai acontecer. Fiquei muito tempo trabalhando com preparador físico para voltar bem. Primeiro jogo mais difícil porque pela cabeça passa muita coisa. Dia de ontem parecia que iria estrear com medo de dar pique e acontecer alguma coisa.

VITÓRIA POR ESTAR SEM DOR?
Não só para mim, mas para os médicos, preparadores... Sou um pouco chato fora do campo, querendo voltar logo, eles me seguraram para recuperar a força. Agora é dar sequência, estou confiante que vai dar tudo certo. Ontem foi um passo muito importante. A lesão às vezes fica na cabeça. Hoje estou feliz por voltar, triste pelo resultado, merecia um pouco mais.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO PÓS-CHINA
Tomara que tenha ficado para trás isso aí. Futebol chinês tem menos jogos, calendário menos apertado que aqui. E em outubro nosso time estava de férias, mesmo treinando fora do campo não é igual. O que aconteceram nesses três meses foram por isso aí. Mas tenho que olhar para frente feliz em poder voltar e tenho certeza que posso ajudar jogando.

MOMENTO DO BOTAFOGO
Botafogo tem uma coisa muito positiva quando fiquei fora, vejo no dia a dia. Tem um sistema de jogo que não muda dependendo de quem esteja machucado. Ontem mesmo com vários desfalques, o Fernandes que chegou a jogar de lateral, de volante, entrou de meia ontem. Wenderson muito novo, começando. Botafogo tem um esquema, isso é positivo e dá resultado. Assim que chegamos nas oitavas da Libertadores, nas quartas da Copa do Brasil...

AGUENTA OS 90MIN DOMINGO?
Sim, eu quero jogar. Estando dentro do campo, se Jair acreditar que posso começar, o tempo do jogo vai falar se vou aguentar ou não. Ontem com certeza não estava, tinha combinado para entrar no segundo tempo para ganhar ritmo de jogo. A parte física, força, fiquei trabalhando fora do campo. Era mais para ganhar confiança e falar: "Não tenho nada. Falei com esposa depois, ela disse que no começo parecia que eu estava com um pouco de medo. É uma coisa normal, acho que esse jogo era mais para pegar confiança e falar: "Passou". Feliz por ter voltado, acho que merecíamos os 3 pontos. Perder faz parte, não podemos abaixar a cabeça, a equipe está muito forte como está demonstrando no torneio.

CORITIBA
Talvez pode ser uma surpresa porque ninguém esperava, Chapecoense também, não porque não merecem. Time leve, rápido, jogadores em momentos muito bons, temos que abrir o olho. Não podemos deixar escapar mais 3 pontos. Time grande não pode perder pontos em duas rodadas seguidas. Tomara que cheguemos inteiros para domingo. Tem a volta do Bruno (Silva), não sei se alguém sai do departamento médico, mas o Jair terá mais opções para montar o time. Mas temos que respeitá-los.

JOGO ÀS 11h
Não tenho conversado isso, mas é um horário diferente. Não estamos acostumados nem a jogar nem a treinar nesse horário. Mas o outro time também não. Nunca gostei de colocar desculpas, é ruim para todo mundo. No jogo contra o Flamengo falaram que estava muito quente, campo seco, isso dificulta o andar do jogo, mas a CBF coloca o horário que quer, temos que jogar. 


FONTE:

Jair isenta Pimpão de culpa, mas admite: "Se você não faz, depois você leva"



BOTAFOGO


Mesmo com time desfigurado, técnico do Botafogo admite frustração em derrota por 1 a 0 para o Santos no Pacaembu e vê placar mentiroso: "O empate seria mais justo"



Por Gabriel dos Santos, 
São Paulo



  Mesmo com um time desfigurado, sem cinco titulares que vinham atuando, e com nove garotos da base relacionados, o Botafogo jogou melhor que o Santos e esteve perto de vencer o duelo na noite desta quarta-feira, no Pacaembu. Porém, Pimpão perdeu a melhor chance do jogo cara a cara com Vanderlei, e o castigo veio nos acréscimos, em cobrança de falta de Victor Ferraz que Helton Leite aceitou: 1 a 0 (veja os lances no vídeo clicando no LINK da FONTE abaixo)

 Ao analisar o resultado na coletiva de imprensa, Jair Ventura viu o marcador como injusto e isentou o atacante de culpa. Mas admitiu que o futebol costuma castigar quem desperdiça chance de ganhar. 

– Faz parte, futebol é assim: se você não faz, depois você leva. Nós continuamos fazendo uma boa partida, tivemos a chance de gol com o Pimpão, mas a gente não conseguiu fazer, então paciência. Não foi o motivo, a gente não perdeu o jogo porque o Pimpão não fez o gol. A gente trabalha com esporte coletivo, sendo assim ganha todo mundo e perde todo mundo junto. O culpado não é o Pimpão e nem ninguém, somos todos nós. Está todo mundo no mesmo barco, nas horas boas e nas ruins. Modéstia à parte, nós fizemos dois jogos fora: um onde o Grêmio foi muito merecedor de vencer, e hoje... Quero a opinião de vocês. Se o Santos jogou para vencer o jogo. Acho que não. Mas futebol não é merecimento. O empate seria mais justo, e você acaba tomando gol nos acréscimos. Fica aquela frustração pelo rendimento. Você vem para um jogo contra o Santos com nove meninos da base, isso tem um preço. No Brasileiro você tem que ser cirúrgico, hoje nós não fomos, o Santos foi e conseguiu a vitória.

Jair Ventura classificou o placar como injusto no Pacaembu (Foto: Antonio Cícero/Estadão Conteúdo)
Jair Ventura classificou o placar como injusto no Pacaembu (Foto: Antonio Cícero/Estadão Conteúdo)


 Com sete pontos, o Botafogo caiu para a oitava posição do Campeonato Brasileiro e volta a campo no domingo, contra o vice-líder Coritiba, às 11h (de Brasília), no Nilton Santos. Os jogadores voltam ao Rio no fim da manhã desta quinta-feira e treina à tarde, em seu estádio.


Confira outros trechos da coletiva:


GOSTO AMARGO
Por conta da performance, fica um gosto amargo, aquela dor de cotovelo. Pelo rendimento da equipe, se alguém falar que o Santos mereceu a vitória é complicado. Sou um cara que analisa os dois lados. Fomos melhor na partida e tivemos as chances mais claras, com o próprio Matheus Fernandes também, que entrou livre na área. Chutou para fora. Temos de ser mais cirúrgicos para conseguirmos vencer fora de casa. Se a gente tiver pensando em voos maiores no Brasileirão, temos de equilibrar as vitórias dentro e fora de casa.

ADVERSÁRIO ENFRAQUECIDO
Enfrentamos o Santos com mais de 12 desfalques. Santos sem Lucas Lima, Ricardo Oliveira, que são super decisivos. A gente teve uma grande chance de conseguir um resultado melhor. Fica um peso maior ainda. Com a equipe do Santos completa esse jogo seria muito mais difícil. Não posso esconder isso. São jogadores de seleção brasileira, que fazem falta, como os nossos fizeram para a gente.

USO DA BASE
Penso o seguinte em relação às categorias de base: temos de mesclar. Temos de usar a base e os jogadores experientes. Se fosse só para usar a base, grandes clubes que têm trabalho de base maravilhoso não contratavam tantos jogadores. Não é uma fábrica de carros. Por exemplo: você quer 10 carros daquele modelo, 10 atacantes de velocidade. Hoje a gente só tem o Guilherme. Ele machucou e a gente fica sem opção. O Pachu não é da mesma função. Temos o Roger para atacante, nosso segundo atacante é o Vinícius (Tanque), que está machucado. Temos de usar os meninos. Há essa necessidade. O ideal é mesclar, mas dentro de uma necessidade e de um mercado muito difícil para o Botafogo, que vem de uma realidade financeira difícil, que em 2015 estávamos disputando uma Série B. Em 2016 a gente conseguiu a classificação para a Libertadores e hoje estamos em três competições, fica pesado. Mas não vou lamentar. Vou pedir para sair de uma das três competições? Claro que não. Vamos com jogadores da base e os que tiverem em melhor condição física. Vamos ver onde a gente chega até o final do ano. Vamos dar nosso melhor para chegar o mais longe nas três competições.

MONTILLO
Foi o grande investimento do ano para o Botafogo. Uma pena que ele sofreu com as lesões. É um jogador muito diferenciado. Quando estiver em sua melhor forma física... Hoje o departamento de fisiologia me deu 15 minutos. O usei por 25. Não tem jeito. Quando ele recuperar a boa forma vai nos ajudar muito. Tenho certeza disso.

REFORÇOS
Vou fazer uma analogia. A rede social é tão boa como também tão ruim em certos momentos. Tem uma coisa que se usa nas redes sociais que é a "expectativa versus realidade". A expectativa é que a gente contrate quatro ou cinco medalhões, mas e a nossa realidade financeira? O departamento de futebol do Botafogo está fazendo o possível e o impossível para trazer esses jogadores, mas a gente tem uma realidade coletiva que não podemos fugir. Não posso enganar a torcida e dizer que vamos trazer grandes nomes. Nossa realidade financeira não nos permite. Nosso departamento de futebol sabe da necessidade e a gente vai, dentro da nossa realidade, buscar reforços. 


FONT:

Victor Ferraz faz gol aos 50 e dá vitória suada ao Santos sobre o Botafogo



CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A


Lateral-direito conta com falha de Helton Leite, marca de falta nos minutos finais, afasta o Peixe da zona de rebaixamento e mantém o time 100% no Pacaembu nos últimos 20 jogos



Por GloboEsporte.com, 
São Paulo



Victor Ferraz comemora o gol da vitória no apagar das luzes  (Foto: Futura Press)
Victor Ferraz comemora o gol da vitória no apagar das luzes (Foto: Futura Press)



No primeiro jogo pós-Dorival Júnior, o Santos dirigido por Elano não apresentou muita melhora, mas venceu e espantou a má fase. Com um gol de Victor Ferraz aos 50 minutos do segundo tempo, em falha do goleiro Helton Leite, o Peixe venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Pacaembu. Apesar de terem sido melhores em campo, os cariocas pagaram por pecados no ataque, principalmente com Pimpão, que perdeu chance clara cara a cara com Vanderlei. Novo técnico santista, Levir Culpi acompanhou tudo de um dos camarotes do estádio e viu que vai ter muito trabalho, mas pelo menos terá um clima mais leve na apresentação.

Com a vitória, o Santos segue 100% no Pacaembu nos últimos 20 jogos no estádio, chegou a seis pontos e subiu para o 13º lugar, abrindo distância para a zona de rebaixamento. Já o Botafogo, com um ponto à frente, caiu para a oitava posição. Na próxima rodada, os cariocas recebem o vice-líder Coritiba domingo, às 11h (de Brasília), no Nilton Santos. No mesmo dia, só que às 19h, o Peixe visita o Atlético-PR, antepenúltimo colocado, na Arena da Baixada. 

Pimpão perdeu a melhor chance do jogo, cara a cara com Vanderlei (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo)
Pimpão perdeu a melhor chance do jogo, cara a cara com Vanderlei (Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo) 




O JOGO


Em um camarote do Pacaembu, Levir Culpi viu um Santos que quase abriu o placar no início, mas parou em Helton leite, e muito exposto na defesa. O Botafogo só não conseguiu aproveitar porque se atrapalhou sozinho. Primeiro, Pimpão saiu cara a cara com Vanderlei, não quis chutar e errou o passe para Roger. Depois, o atacante acertou o pé no lançamento para Matheus Fernandes, que de frente para o goleiro errou a mira e raspou a trave. O Peixe aprendeu a lição e passou a jogar mais compacto, por outro lado, não conseguia infiltração na defesa rival. Sua melhor chance foi em um chute de fora da área de Thiago maia, que passou rente ao ângulo.

Técnico interino, Elano não gostou do que viu e logo fez mudanças: o meia Jean Mota improvisado na lateral esquerda e Rodrigão, ficando com dois centroavantes em campo para tentar explorar a bola aérea. Mesmo assim, o Botafogo seguiu melhor, mas menos efetivo do que o primeiro tempo. Jair sentiu que dava para ganhar e lançou Montillo, de volta após dois meses, e o atacante Pachu. Só que o nenhum dos dois melhorou. A torcida do Santos já protestava ("não é mole, não, tem que honrar a camisa do Peixão") quando Victor Ferraz sofreu falta que ele mesmo cobrou na entrada da área e contou com uma falha de Helton Leite para garantir a vitória aos 50 da etapa final. 



FONT:

Preocupado, Cuca lamenta desfalques em Curitiba e cobra: "Sábado é vencer"



PALMEIRAS


Derrota faz Palmeiras aumentar para quatro jogos a série sem vitória no ano: "Não sou de achar justificativa em derrota, mas perdemos muitos jogadores. Pelo menos cinco ou seis. Faz a diferença"


Por Tossiro Neto, 
Curitiba



  Um Cuca preocupado e cobrando reação imediata do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Depois de perder para o Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira, na noite desta quarta-feira, e aumentar para quatro jogos a série sem vitória na temporada, o treinador estipulou prazo para reação da equipe na competição nacional: sábado, às 16h, contra o Fluminense, na arena.

Em entrevista coletiva em Curitiba, o treinador elogiou o desempenho da equipe palmeirense na primeira etapa do duelo contra o Coxa, mas lamentou as diversas oportunidades desperdiçadas. O gol marcado por Matheus Galdezani, após indefinição na marcação de Mayke e Thiago Santos, também incomodou ao comandante. 

  - Lógico que preocupa. Tem quatro jogos no Brasileiro que a gente não faz gol. Apesar de estar criando, jogo de hoje teve mais oportunidades do que o dono da casa, mas não está concluindo e não está tendo eficiência para fazer o gol. Isso é fundamental no futebol. Quando tem duas ou três chances no começo do jogo e faz o gol o jogo fica a teu caráter, com uma equipe leve e rápida. Quando não faz, automaticamente vai criando uma instabilidade - declarou.

- Acho que fizemos um primeiro tempo bom, dentro da proposta que tínhamos. Comandamos o jogo. Perdemos as oportunidades. Foram algumas delas. No segundo tempo tomamos um gol com cinco minutos, um lançamento do zagueiro Márcio, me lembro bem a jogada. Longo e despretensioso. Tivemos um erro grande de posicionamento entre a cabeça da área e a zaga. Nem atacamos a bola nem fizemos a sobra. Tínhamos numericamente mais jogadores. Um erro que ocasionou o gol do Coritiba. A partir dali vira outro jogo - completou o treinador. 

  Sem poder contar com Yerry Mina, Edu Dracena, Alejandro Guerra, Jean e Dudu, Cuca mandou a campo uma formação com muitas modificações. Reserva contra o Atlético-MG, Felipe Melo retornou ao time e teve bom desempenho, principalmente na primeirta etapa.

Com apenas quatro pontos após cinco rodadas, o comandante do Verdão cobra reação imediata no Campeonato Brasileiro.

- Tem de ter paciência e persistência em cima do trabalho. Tenho observado todos os jogadores dentro da possibilidade. E vou em definição da minha equipe. Não sou de achar justificativa em derrota, mas perdemos muitos jogadores hoje. Pelo menos cinco ou seis. Faz a diferença. E como faz diferença. Tem de ter equilíbrio e não achar culpado. Culpado é o treinador que é quem escala. Sábado tem de vencer - disse. 

Cuca fala com Tchê Tchê no Couto Pereira. Derrota foi a terceira do Palmeiras no Brasileirão (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
Cuca fala com Tchê Tchê no Couto Pereira. Derrota foi a terceira do Palmeiras no Brasileirão (Foto: Giuliano Gomes/PR Press) 




Veja alguns trechos da entrevista coletiva de Cuca:

Jogo
O Coritiba sabe se fechar bem e explorar o contra-ataque. Não tinha jogadores de força para ter uma bola mais longa, aí ficou mais dificultado. Mas a equipe lutou até o final. Infelizmente perdeu mais uma partida. Menos mal que sábado já tem jogo. Não tem o que falar. Parabéns ao Coritiba. Sábado é vencer. É o que temos de fazer no sábado, é vencer.

Mudanças no time
Eu gostei do começo do jogo. Quando tem uma surpresa tem dez minutos ou quinze, no máximo, para fazer o gol, porque o adversário é inteligente. Eles vão saber entender o teu jogo e neutralizar. Quando começamos com o Keno e o Willian dois atacantes, eles não esperavam. Com o Michel pelo lado confundimos ele. Nessa alternativa criamos três, quatro, cinco chances para fazer um gol. E tem de fazer o gol. E depois tem alternativa de voltar um para ponta, fazer jogada... Como fizemos no decorrer do jogo, um volante com dois meias, mas aí o jogo já estava em prejuízo e fica mais difícil para quem entra.

Gol do Coritiba
Eu me lembro a jogada, um lançamento longo do Márcio. Num bom posicionamento a sobra tira ou quem está marcando... Nós ficamos em dúvida. Um deixou para o outro, e acabou que nenhum foi. Acho que o menos culpado desse gol foi o Fernando.

Felipe Melo
Acho que ele foi bem, assim como a equipe foi bem no primeiro tempo. No segundo tempo foi diferente, não conseguiu aparecer nem ele nem grande parte da equipe em função de termos tomado o gol com cinco minutos. Não sentia o Coritiba com condição de fazer o gol, estava mais para nós. Quando toma o gol vira outra partida.


Calendário intenso
Não estamos jogando bem por culpa nossa mesmo. Nosso elenco é grande e forte. Jogo domingo e quarta, com elenco forte, não é desculpa não. 


(VEJA VÍDEOS  CLICANDO NO LINK ABAIXO)


FONTE: