sexta-feira, 2 de junho de 2017

Mano vai da “sofrência” à Fórmula 1 para destacar classificação do Cruzeiro



CRUZEIRO


Técnico valoriza presença do Cruzeiro em fase decisiva da Copa do Brasil; Raposa se junta aos sete brasileiros que vieram da Libertadores



Por GloboEsporte.com, 
de Belo Horizonte




Mano Menezes ficou agitado durante o duelo entre Chapecoense e Cruzeiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: Marcio Cunha/Light Press)
Mano Menezes ficou agitado durante o duelo entre Chapecoense e Cruzeiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: Marcio Cunha/Light Press)


  Mano Menezes aderiu ao ritmo da “sofrência”. Mas isso no campo do jogo. Na classificação do Cruzeiro às quartas de final da Copa do Brasil, com direito a empate dramático com a Chapecoense, na Arena Condá, o técnico viveu do banco de reservas uma noite de extremos. Gritos com a arbitragem, susto com uma bola no travessão de Fábio e até um começo de discussão que se estendeu ao vestiário celeste. Todo esse cenário causou a sensação de dever cumprido para o treinador.
- Esperava um jogo difícil, pelo nível de atuação da Chapecoense nos últimos jogos. Também era a única equipe que havia jogado a Libertadores e que não havia passado para os oito melhores da Copa do Brasil. O Cruzeiro veio para saber enfrentar o jogo, com a força que o jogo iria requerer. 

Soubemos sofrer. Tivemos chances para marcar também, com Hudson, Raniel e Rafinha. O jogo foi dramático até o final. Foi difícil marcar a bola aérea da Chapecoense, principalmente com o Reinaldo.

A eliminação para o Nacional-PAR, na Copa Sul-Americana, gerou aprendizado para o grupo do Cruzeiro, na visão do técnico. Nessa hora foi válido até uma expressão usada no automobilismo para justificar a maturidade do Cruzeiro.

- Eu usava sempre uma diferente, da Fórmula 1. Uma é chegar, outra é ultrapassar. Não é porque o adversário está bem que você deve sofrer o gol. Não é porque você quer ter menos volume, é porque o jogo se coloca dessa forma. Não batemos num adversário qualquer, eliminamos a Chapecoense. O nosso comportamento hoje foi diferente do comportamento em Assunção, quando aprendemos naquela eliminação para o Nacional.

Vale tudo pela vaga?
Um lance chamou atenção na Arena Condá. O técnico Mano esbarrou no lateral Reinaldo quando o jogador se preparava para arremessar mais uma bola na área do Cruzeiro. A jogada era motivo de preocupação para o treinador, que tratou de dar um “jeitinho” de atrapalhar o lateral da Chapecoense.
- Eu estava na minha área técnica e fiquei na linha para atrapalhá-lo um pouquinho. Eu tenho o meu direito de fazer.

O Cruzeiro conhecerá o adversário das quartas de final da Copa do Brasil na próxima segunda-feira, quando ocorre o sorteio dos jogos na sede da CBF. Além da Raposa, Palmeiras, Atlético-PR, Flamengo, Santos, Atlético-MG, Grêmio e Botafogo estão entre os oito. No domingo, o Cruzeiro entra em campo contra a própria Chapecoense, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. 


FONTE:

Cruzeiro segura empate com a Chapecoense e se classifica às quartas da Copa do Brasi



COPA DO BRASIL


Apesar de futebol letárgico na Arena Condá, Raposa garante 0 a 0 e avança




Cruzeiro segurou empate com a Chapecoense na Arena Condá e se garantiu nas quartas de final


O futebol apático do Cruzeiro voltou a dar as caras na noite desta quinta-feira, na Arena Condá. Apesar disso, o empate por 0 a 0 que o time de Mano Menezes segurou em Santa Catarina a duras penas, contra a Chapecoense, garantiu a equipe nas quartas de final da Copa do Brasil. No duelo de ida, a Raposa havia vencido o compromisso por 1 a 0, no Mineirão, o que confirmou o resultado positivo no placar agregado.

Depois do apito final, o clima esquentou na Arena Condá. Revoltados com algumas marcações de Péricles Bassols, os jogadores da Chapecoense partiram para cima do trio de juízes. O quarto árbitro Evandro Tiago deixou o campo com sangramento no rosto, possivelmente depois de ser atingido por algum objetivo jogado das arquibancadas. Enquanto isso, nos vestiários do estádio, a delegação catarinense se envolveu em discussão áspera com os cruzeirenses.

O sorteio que definirá os duelos da próxima fase da Copa do Brasil está marcado para segunda-feira, dia 5, às 11h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

O Cruzeiro agora volta suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro, mas não muda o foco sobre o adversário. No próximo domingo, às 19h, a equipe de Mano Menezes recebe a mesma Chapecoense, no Mineirão. Os dois clubes dividem a liderança do torneio, ao lado do Corinthians, todas com sete pontos conquistados. Os catarinenses têm vantagem no saldo de gols.



O jogo

Como venceu o primeiro jogo da disputa, por 1 a 0, no Mineirão, o Cruzeiro entrou em campo precisando apenas do empate com a Chapecoense. Apesar disso, foi o time de Mano Menezes que começou propondo na Arena Condá. Nos primeiros 15 minutos, a Raposa chegou ao gol de Jandrei em pelo menos cinco oportunidades, ainda que sem levar muito perigo. Defensivamente, se postou em linhas próximas e mostrou atenção na marcação, impedindo qualquer tentativa de contra ataque da Chape.

Os donos da casa tiveram sua primeira chegada aos 18’, em finalização de cabeça de Wellington Paulista, e equilibrou as ações ofensivas a partir daí. Com posicionamento corrigido e dando menos espaço aos jogadores que pensam o jogo pelo lado do Cruzeiro, a Chapecoense intensificou as tentativas ofensivas pelo lado esquerdo, principalmente com Luiz Antônio e Reinaldo. Aos 38’ da etapa inicial, o volante finalizou em cima de Diogo Barbosa e no rebote, dentro da área, Arthur Caike perdeu chance clara de colocar o time catarinense na frente do placar.

Na resposta, aos 43’, o Cruzeiro perdeu oportunidade ainda mais impressionante. Lucas Romero recebeu ótimo lançamento de Ariel Cabral, fintou o marcador e colocou Hudson livre para a finalização. Da marca do pênalti, o volante chutou sem força e facilitou o trabalho de Jandrei. Na saída do intervalo, Thiago Neves cobrou melhora pontual: Temos que segurar a bola na frente e caprichar no último passe. Temos que ter tranquilidade, porque temos espaço”, disse.

Apesar da ‘chamada’ do camisa 30 do Cruzeiro na saída para o intervalo, foi a Chapecoense que voltou mais contundente. Logo no primeiro lance da segunda etapa, Wellington Paulista marcou, mas o árbitro Péricles Bassols assinalou falta polêmica de Victor Ramos em Hudson e anulou o gol do time alviverde. O controle do adversário motivou Mano Menezes a mudar o esquema logo aos 8’. Ele tirou Romero, deslocou Hudson para a direita e promoveu a entrada de Rafinha.

Mas foi a Chapecoense que seguiu assustando. Aos 15’, Hudson salvou o Cruzeiro em tentativa de Madson. No rebote, Reinaldo acertou a bola no travessão de Fábio. Ainda que tentasse segurar a bola no campo ofensivo, o Cruzeiro errava os passes e, displicentemente, as chances claras que conseguia em contra-ataques. Aos 32’, Thiago Neves partiu em velocidade, errou na tomada de decisão, mas a bola sobrou limpa para Rafinha, de frente para o gol. O meia-atacante finalizou para fora.  Depois disso, o Cruzeiro se fechou de olho no empate, sofreu pressão enorme da Chape - que teve um gol bem anulado -, mas confirmou o placar de 0 a 0 e se garantiu nas quartas de final da Copa do Brasil.



CHAPECOENSE 0X0 CRUZEIRO

Chapecoense
Jandrei; Apodi, Victor Ramos, Luiz Otávio e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antônio (Niltinho) e Nadson (Neném); Rossi, Wellington Paulista (Túlio de Melo) e Arthur. Técnico: Vagner Mancini.

Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero (Rafinha), Leo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Ariel Cabral, Henrique e Hudson; Thiago Neves (Lucas Silva), Alisson e Ramón Ábila (Raniel). Técnico: Mano Menezes

Cartões amarelos: Henrique, Lucas Romero, Ariel Cabral, Diogo Barbosa, Fábio (Cruzeiro); Rossi, Neném (Chapecoense)

Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data e hora: 1º de junho de 2017 (quinta-feira), às 21h30
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE/CBF)


(vejao vídeo e fotos clicando no link abaixo)fonte:


FONTE:
http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2017/06/01/noticia_cruzeiro,405564/cruzeiro-segura-empate-com-chape-e-avanca-as-quartas-da-copa-do-brasil.shtml