sábado, 13 de maio de 2017

Gripe, dores e "semana ruim": Carille vê Timão abaixo em estreia no Brasileiro




CORINTHIANS


Técnico entende empate por 1 a 1 com a Chapecoense e diz que muitos jogadores tiveram queda de rendimento após título e viagem longa ao Chile



Por Diego Ribeiro, 
São Paulo



  Depois do título paulista e da classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana, o Corinthians teve desempenho abaixo da média no empate por 1 a 1 com a Chapecoense, em Itaquera, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Fábio Carille citou alguns motivos para a queda de rendimento – mas não os usou como desculpa.


Jogo foi complicado na Arena (Foto: Marcos Ribolli)
Jogo foi complicado na Arena (Foto: Marcos Ribolli)


 Uma onda de gripe atacou alguns jogadores do elenco – incluindo o zagueiro Pablo, que teve forte sinusite na segunda-feira. Além disso, o desgaste da viagem ao Chile afetou quem vinha jogando mais, casos de Jadson e Rodriguinho. Segundo o goleiro Cássio, vários jogadores atuaram à base de injeção contra a virose.

– Estamos indo para o 30º jogo no ano, em quatro meses. Já é a metade do que se faz no futebol europeu. Uma semana em que tivemos muitos problemas de gripe, sinusite, três ou quatro jogadores indo para o hospital, casos de Pablo e Moisés. Muitos jogando com medicamento, uma viagem ruim ao Chile. Não é desculpa, mas foi visível que muitos jogadores estiveram abaixo – reconheceu Carille. 


  Em campo, o Corinthians não teve facilidade. Contra uma Chapecoense que entrou com a proposta de se defender e sair em contra-ataques, o Timão martelou, abriu o placar com Jô, mas vacilou e sofreu o empate no segundo tempo.

– Tivemos um adversário jogando no erro, não propondo jogo em momento algum. Mesmo com 1 a 0, continuaram deixando nossos zagueiros com a bola. E aí tivemos muitos jogadores abaixo, estava com dificuldade de saber quem tirar. Mas Brasileiro é assim, é duro. Vamos brigar por coisas grandes esse ano – prometeu o técnico.

Depois da maratona entre Paulista, Sul-Americana e estreia no Brasileiro, o Corinthians terá dois dias de folga. A reapresentação está marcada para a manhã de terça-feira. O próximo jogo é domingo que vem, contra o Vitória, às 16h (de Brasília), em Salvador. 


VEJA O VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS  CLICANDO NO LINK ABAIXO


FONTE:

Jô marca, W. Paulista responde, e Corinthians e Chape empatam na estreia




BRASILEIRÃO SÉRIE A

01ª RODADA


Diante de quase 32 mil torcedores na Arena, Timão não repete as boas atuações do Paulistão, contra uma Chape bem postada



Por GloboEsporte.com, 
São Paulo

Corinthians e Chapecoense empataram por 1 a 1 neste sábado, na Arena Corinthians, em duelo que marcou a estreia de ambos no Campeonato Brasileiro 2017. Jô abriu o placar para os donos da casa, mas Wellington Paulista deixou tudo igual.

A Chape, que vinha de três derrotas - para Cruzeiro, Avaí e Atletico Nacional - teve boa atuação em Itaquera, mas insuficiente para arrancar a vitória do campeão paulista. O Corinthians, que usou na manga fotos de crianças desaparecidas, numa ação para ajudar as mães a encontrarem seus filhos, não repetiu as boas atuações do estadual, diante de 31.470 pagantes e 31.724 presentes. Os dois clubes somam o primeiro ponto na competição. 

Rodriguinho em ação durante Corinthians x Chapecoense (Foto: Marcos Ribolli)
Rodriguinho em ação durante Corinthians x 
Chapecoense (Foto: Marcos Ribolli)



 Panorama

Na próxima rodada, o Corinthians tem pela frente o Vitória, domingo, no Barradão, enquanto a Chapecoense recebe o Palmeiras, sábado, na Arena Condá. Antes, o time catarinense joga contra o Lanus na Argentina, quarta-feira, pela Libertadores.


Primeiro tempo
A Chapecoense começou em cima do Corinthians, e só não abriu o placar aos cinco porque a bola de Rossi explodiu na trave. O time catarinense explorava a velocidade para tentar surpreender os donos da casa, que, no entanto, não demoraram a abrir o placar. Fagner iniciou bela jogada aos 22, acionou Rodriguinho, que encontrou Jô na área. O centroavante girou rápido e, com o pé direito, fez 1 a 0.
]
O Corinthians tinha o controle do jogo, apesar de a Chape até tentar chegar ao gol. Com 30 minutos, apenas quatro faltas haviam sido assinaladas, sendo uma do time paulista. Os comandados de Vagner Mancini conseguiram nove finalizações, mas só aquela da trave foi em direção ao gol. Pecado que o Timão não teve graças a Jô, o jogador mais escalado em uma rodada do Cartola, sendo escolhido em 2.744.917 times, o que representa 66% dos times escalados.


Segundo tempo
A Chape voltou para a segunda etapa sem se intimidar, jogando de igual para igual com o Corinthians. O time da casa quase ampliou com Rodriguinho, mas os visitantes conseguiram colocar justiça no placar aos 10. Em boa trama pela direita, Rossi cruzou, Arthur Caike ganhou de Fagner na cabeça e mandou no travessão. O rebote ficou limpo para Wellington Paulista fuzilar e deixar tudo igual.

O duelo, que era tranquilo para a arbitragem no primeiro tempo, ficou complicado para Elmo Alves Resende Cunha nos minutos finais. Muitas faltas, reclamações, cartões....E a bola sofreu com a queda técnica de ambos os lados. Osman e Nadson entraram na Chape, Kazim e Jabá foram a campo pelo Corinthians, o árbitro deu cinco minutos de acréscimo, mas faltou inspiração para que aparecesse um vencedor. 


FONTE:

Roger tira lições positivas da estreia do Galo e elogia formação após entrada de Cazares




ATLÉTICO-MG


Técnico aprova ponto somado na estreia do Brasileirão, contra o Flamengo 



Roger tira lições positivas da estreia do Galo e elogia formação após entrada de Cazares



Por GloboEsporte.com, De Belo Horizonte



  Cazares mudou a cara do Atlético-MG no Maracanã. Depois de um primeiro tempo sem muita inspiração ofensiva, o Galo viu sua dinâmica mudar com a entrada do equatoriano. O empate por 1 a 1 com o Flamengo deixou Roger Machado satisfeito. Discretamente, o treinador sugeriu estar inclinado à manutenção da formação do segundo tempo, com Otero fora do time principal e Cazares titular.

- Todo mundo pôde sentir que as coisas fluíram bem no segundo tempo com essa formação. Assim como aconteceu no primeiro tempo, mas com um característica diferente de jogo. Que bom que temos essas opções.

Fato é que os jogadores do Atlético-MG chegaram até a lamentar o empate. Roger Machado concordou com o discurso e citou as duas bolas tiradas próximas da linha do gol carioca por Rafael Vaz, em lances de Cazares. Fabio Santos e Gabriel também evitaram duas jogadas do Rubro-Negro com cortes providenciais.

- O segundo tempo foi melhor para entrar no campo do Flamengo, controle melhor do jogo e oportunidades importantes. O Flamengo foi perigoso nos contra-ataques e nas bolas paradas. Acredito que criamos o suficiente para vencer. No futebol, você precisa empurrar a bola para as redes. Por duas vezes, uma perna do adversário tirou a bola a meio metro do gol. Na média, fomos bem. Grande jogo e muita personalidade fora de casa. 

Flamengo e Atlético-MG fizeram um jogo muito movimentado, mas o empate por 1 a 1 persistiu até o fim (Foto: André Durão)
Flamengo e Atlético-MG fizeram um jogo 
muito movimentado, mas o empate por 
1 a 1 persistiu até o fim (Foto: André Durão) 



  Na etapa final, o Galo jogou com Victor; Carlos César, Gabriel, Felipe Santana e Fabio Santos; Adilson, Rafael Carioca, Elias e Cazares; Robinho e Fred. A dupla de ataque saiu no decorrer da partida para a entrada de Maicosuel e Rafael Moura, respectivamente.

O Atlético-MG divide as atenções entre Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores nos próximos dias. Na terça-feira, o Galo recebe o Godoy Cruz no Independência. Uma vitória deixa o clube na primeira posição do grupo 6 na competição continental. No domingo é a vez do duelo contra o Fluminense, novamente no Horto, pela segunda rodada do Brasileirão. 


FONTE:

Zé analisa jogo de "poucos acertos" e diz que Fla perdeu o controle da partida



FLAMENGO


Técnico fala sobre empate por 1 a 1 contra o Atlético-MG na estreia do Campeonato Brasileiro e comenta estreia de Vinicius Junior: "Entrou nervoso, normal"


Por Amanda Kestelman, 
Rio de Janeiro


 Após estrear no Campeonato Brasileiro 2017 com um empate por 1 a 1 em casa contra o Atlético-MG (veja os melhores momentos no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo), o técnico rubro-negro Zé Ricardo comentou o resultado. Disse que o Flamengo perdeu o controle do jogo depois de abrir o placar no primeiro tempo e que a partida ficou aberta e emocionante na etapa final. As duas equipes tiveram chances de marcar e o resultado poderia ter sido favorável a qualquer uma delas.

- Em determinado momento do segundo tempo ficou um jogo muito aberto. Como as duas equipes têm jogadores de qualidade e tecnicamente talvez não tenha sido um jogo em que as duas equipes tenham acertados a maioria das decisões, ficou aberto e com isso ganhou emoção. Mas a gente perdeu o controle do jogo um pouco. Mesmo assim tivemos oportunidades principlamente no fim. Eles também tiveram. 

Zé Ricardo durante o empate no Maracanã (Foto: André Durão)
Zé Ricardo durante o empate no Maracanã 
(Foto: André Durão)



 O comandante rubro-negro falou ainda sobre a estreia de Vinicius Junior, que teve nome gritado pela torcida e entrou na vaga de Berrío aos 37 minutos do segundo tempo.

- Acho que foi uma conjunção de fatores. A ideia do clube, não só do Zé, sempre foi trabalhar com ele partir do Brasileiro. O momento chegou. Em virtude dos atletas sem condições, Gabriel, Diego, Mancuello, Rômulo... acabou tendo oportunidade de ir para o primeiro banco. E por características físicas, era o que mais se aproxima do estilo do Berrío no banco. Sem nenhum tipo de pressão. Um garoto que tem vivido tanta emoção junto, talvez a ideia não fosse utilizá-lo, Só trazer para viver o clima do Maracanã. A torcida quer vê-lo, todos querem. Entrou nervoso, normal. Mas tem muita coisa para dar. Legal que tenha levado carimbo da estreia. Vamos ter calma para ver o jogador crescer no seu momento e não no momento das pessoas. É jovem, vai completar 17 anos. Quando estiver adaptado vai mostrar todo seu potencial - resumiu.

O Flamengo volta a campo pelo Brasileiro no próximo sábado, fora de casa, contra o Atlético-GO, às 21h. Antes, na quarta-feira, decide sua vida na Libertadores contra o San Lorenzo na Argentina, às 21h45. Os rubro-negros precisam de apenas um ponto para avançar às oitavas de final do torneio continental sem depender de outro resultado. 

Vinicius Junior em jogada com Elias no empate no Maracanã (Foto: André Durão)
Vinicius Junior em jogada com Elias no empate 
no Maracanã (Foto: André Durão) 



Veja outros trechos da entrevista coletiva de Zé Ricardo:

RESULTADO
- Enfrentamos uma grande equipe, com grande treinador. Que vai brigar lá na frente. Com jogadores fora do normal, como Robinho e Fred. Muito talentosa e com comando do Roger potencializa. Queríamos vencer, tivemos oportunidades. Mas dentro do equilíbrio do Brasileiro, é resultado que podemos considerar normal.


MAIS VINICIUS JUNIOR

- Compreensível estar ansioso e nervoso. Quem não estaria? Se tivéssemos todo plantel disponível talvez não fizesse parte da relação. Estando no jogo, a característica que queríamos era manter objetividade pelo lado. Poderia ser uma opção para gente. Sem nenhum tipo de pressão, vai seguir. E esperamos que tenha o tempo necessário para desenvolver. É uma preocupação para ir pegando confiança aos poucos no profissional.

ORIENTAÇÕES AO GAROTO DE 16 ANOS
- Para não esquecer do que tínhamos treinado. Para ter atenção nas subidas, trabalhar a recomposição. Que trabalhasse por fora caso o Renê esitvesse por dentro. E o contrário.E no fim falei que tem brilho, não precisava provar nada. E que as coisas iam acontecer naturalmente. Que não precisava entrar e fazer tudo ao mesmo tempo.

RAFAEL VAZ
- Vivendo uma boa fase novamente. Parabenizar pela atuação, não só pelos gols que evitou. E também agradecer o apoio da torcida, que está novamente dando apoio para ele. Importante o jogador se sentir confiante. Ter confiança da torcida. Tem potencial grande e pode ajudar bastante a gente.

QUINTA  COMPETIÇÃO MO ANO:Efetivamente sinto falta de treinamento. Porque quando tem uma equipe como Atlético-MG, você precisa de treinos mais específicos. Então, minha maior necessidade é treinamento. Com certeza, com mais treinamento, poderíamos ter feito uma partida melhor hoje. Todo treinador sente. O Atlético conseguiu uma semana cheia para trabalhar, com certeza tiveram mais tempo para trabalhar.

LIBERTADORES NA QUARTA-FEIRA
- Vamos encontrar um time diferente do que enfrentamos no Maracanã. Precisamos de pelo menos um ponto para sairmos classificados. Mas não jogaremos pelo empate, mesmo sabendo que nos interessa. Ficar dependendo de um jogo por um ponto é difícil. Eles mostraram ser uma equipe muito forte. Teremos uma batalha em Buenos Aires.

MATHEUS SÁVIO
- É um jogador que foi muito bem, dos meninos que estão com a gente é o que fez gols pelo profissional. Rende melhor na função que acabou fazendo gol. Pedimos para trabalhar por dentro e aproximar do Paolo. Ficou um pouco preso na marcação nos primeiros momentos. Mas teve a felicidade de fazer o gol. Ainda não vi o lance, bola difícil para zaga e goleiro. Fico feliz por ele ter conseguido.

BERRÍO
- Temos que ter na cabeça que alguns atletas quando mudam de país tem dificuldade de adaptação e outros menos. Trabalhamos dia a dia. O Atleta estando bem, o coletivo também cresce. 



FONTE:


Na estreia de Vinicius Junior, Flamengo e Atlético-MG ficam no empate no Maracanã




BRASILEIRÃO SÉRIE A

01ª RODADA


Com gols de Matheus Sávio e Elias, equipes favoritas ao título começam o Brasileiro 2017 com um ponto. Joia rubro-negra entra aos 37 minutos do segundo tempo, mas pouco aparece



Por GloboEsporte.com, 
Rio de Janeiro


No jogo de estreia do Campeonato Brasileiro 2017, a nação rubro-negra teve seu pedido atendido no Maracanã. Joia do Flamengo e com venda encaminhada ao Real Madrid, Vinicius Junior fez sua estreia como profissional contra o Atlético-MG, mas teve exibição discreta e não conseguiu levar o time ao triunfo. Em jogo eletrizante principalmente no segundo tempo, o Galo não se portou como visitante e levou perigo ao Flamengo. Os donos da casa abriram o placar no primeiro tempo com Matheus Sávio, mas sofreram o empate na etapa final com gol de Elias: 1 a 1 placar final. 


Vinicius Junior em jogada com Elias no empate no Maracanã (Foto: André Durão)
Vinicius Junior em jogada com Elias no empate 
no Maracanã (Foto: André Durão)



O JOGO
O Atlético-MG começou tendo mais a posse de bola e jogando na frente, mas pouco concluiu. O único trabalho de Alex Muralha foi em falta cobrada com curva por Otero. A primeira finalização do Flamengo, que na verdade foi um cruzamento, terminou em gol. Aos 23 minutos, Matheus Sávio marcou pela sexta vez com a camisa rubro-negra. Sem correr riscos na defesa, os donos da casa ainda chegaram em duas boa chances dentro da área com Guerrero e Berrío depois dos 40, mas não acertaram a meta de Victor.

A segunda etapa começou a mil por hora, com uma chance real de gol para cada lado nos três primeiros minutos. Cazares, que substituiu Otero, fez linda jogada mas teve finalização tirada por Rafael Vaz. Everton respondeu, mas parou em Victor. O Galo se animou, martelou e empatou com Elias em belo chute no ângulo após passe de Fred, aos 13. A partir daí, teve atuação superior e contou com erros do Flamengo, mas o placar não foi mais movimentado. Guerrero e Cazares desperdiçaram as últimas chances.

PRÓXIMOS JOGOS
Pela 2ª rodada do Brasileiro, o Flamengo vai visitar o Atlético-GO em Goiânia no próximo sábado, às 21h, enquanto o Atlético-MG receberá o Fluminense, domingo, no Independência, às 16h.
Antes, pela Libertadores, o Rubro-Negro decide a classificação para as oitavas de final na Argentina, quarta-feira, contra o San Lorenzo - precisa apenas de um empate para se garantir sem depender de outro resultado. O Galo, já classificado, decide a liderança de seu grupo em casa contra o Godoy Cruz.

PÚBLICO E RENDA
Público presente: 50.220
Pagante: 42.575
Renda: R$1.874.265,00

EM CIMA DA LINHA!
Lances de quase gol movimentaram a etapa final. Primeiro, no duelo entre Cazares e Rafael Vaz, o zagueiro rubro-negro evitou duas chances claras após o equatoriano superar Alex Muralha. Depois, foi a vez do atleticano Gabriel evitar gol de Guerrero de forma incrível debaixo do travessão. Veja nos vídeos clicando no LINK da FONTE no final da matéria.

12 MINUTOS DE VINICIUS JUNIOR

O camisa 20 rubro-negro entrou na vaga de Berrío aos 37 minutos da etapa final e teve pouco tempo para aparecer - o jogo foi até os 49. Errou dois passes dos três que tentou e, marcado, pouco criou. Após o apito final, a revelação falou sobre a sensação de estrear após ter seu nome gritado pela torcida e sobre o pedido de trocar a camisa com Robinho.

- Fico muito feliz pelo reconhecimento da torcida. Hoje pude estrear. Quero agradecer ao Zé Ricardo e a comissão por me darem a essa oportunidade. O grupo que me acolheu muito bem. Que seja um ano de muita vitória, muitos títulos. Eu pedi a camisa dele (Robinho) antes. Ele falou que vai me dar depois da entrevista. É meu ídolo desde pequeno e hoje pude jogar contra ele. 


FONTE:

Após 11 dias, Grêmio volta a jogar, mas ainda precisa superar baixas no tim




GRÊMIO



Entre os atletas lesionados, Renato conta apenas com o retorno de Gastón Fernández. Técnico acha difícil repetir desempenho de 2016 por causa de mudanças na equipe



Por Eduardo Moura, Porto Alegre



  O domingo será de algo alijado da rotina do gremista nos últimos tempos: ver o Grêmio em campo, seja sentado nas confortáveis cadeiras da Arena ou no sofá de casa. Foram 11 dias de descanso, treinos intensos e trabalhos táticos para ajustar o time. Era, também, período para recuperar os jogadores lesionados. Mas Renato ganhou apenas um reforço do departamento médico e precisará superar as ausências na estreia contra o Botafogo, às 19h, em casa.

O período, claro, foi forçado pela eliminação no Campeonato Gaúcho. Sem a final, o Tricolor pode recuperar o elenco antes de uma sequência pesada e deu folga de dois dias aos jogadores. Antes de trabalhar a parte física e tática, muitos foram para a serra gaúcha, conforme postagens nas redes sociais. Os exercícios, depois, foram intensos.

Com a folga na tabela de jogos, o Grêmio esperava ter tempo para recuperar Gastón Fernández, Maicon e Edílson no período

O argentino já está à disposição, enquanto o lateral até se recuperou, mas segue fora.

Técnico trabalhou a parte tática no período sem jogos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Técnico trabalhou a parte tática no período sem 
jogos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)



 A expectativa é que, após lapidar a questão física e fazer trabalhos táticos, haja uma melhora de desempenho. Houve mobilização no vestiário com a presença do presidente Romildo Bolzan. No dia a dia, ocorreram treinos intensos, especialmente no começo da semana, com atividades em campo reduzido. Em duas oportunidades, Renato fechou o treino para trabalhar a parte tática – quinta e sexta. O técnico, contudo, não quis entrar em detalhes sobre o que pode mudar. Até por conta dos desfalques relevantes para o time.

– O que espero é que se possa voltar a (ter um desempenho) pelo menos perto do que vínhamos jogando. Não é desculpa, mas fica difícil. Se você pegar o time que vem jogando, ou o time de domingo, não tem 50% da equipe que acabou o ano passado. É difícil querer cobrar aquele futebol no momento que se perde metade do time – disse o treinador gremista.

O comandante, ídolo máximo do clube e responsável por liderar a campanha do título da Copa do Brasil no ano passado, prefere não projetar o futuro do Grêmio nas competições que ainda tem pela frente. O padrão tático deve ser mantido, com o 4-2-3-1, esquema dos últimos dois anos, e a base da escalação sendo mantida. 

Renato espera melhor nível do time para domingo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Renato espera melhor nível do time para domingo 
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)



 A dúvida, basicamente, é por conta da ausência de Edílson, ainda com três jogos a cumprir pela punição recebida em 2016, após desferir socos no colorado Rodrigo Dourado, no Gre-Nal da Arena. Como Léo Moura vai para a lateral, Gata Fernández, Arthur, Jailson e Fernandinho são as opções para o meio.

– A própria imprensa fez uma pesquisa. Consideraram o Grêmio como oitavo melhor plantel. Não vou falar que é oitavo nem primeiro. Todo mundo tem a mesma chance de ser campeão hoje, como de ser rebaixado. O que posso falar, as palavras do presidente, não somos piores do que ninguém, mas não têm melhores que a gente – completou Renato.

O Grêmio treina ainda na manhã deste sábado antes do confronto com o Botafogo. A partir desse jogo, começa uma maratona que envolve as oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Fluminense – já inicia na próxima quarta – e a Libertadores.


  • GRÊMIO X BOTAFOGO - BRASILEIRÃO - PRIMEIRA RODADA
  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
  • Data e hora: Domingo (14/05), às 19h
  • Provável Grêmio: 
  • Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Ramiro, Michel, Gastón Fernández (Arthur ou Jailson), Luan e Pedro Rocha; Barrios.
  • Desfalques: Edílson, Maicon, Bolaños, Douglas, Jael e Beto da Silva
  • Arbitragem: Braulio da Silva Machado (SC), auxiliado por Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Neuza Ines Back (Fifa/SC).
  • Transmissão: SporTV menos RS, Premiere e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona) 

Jair praticamente descarta Montillo e Emerson Silva para estreia no Brasileiro




BOTAFOGO


Treinador diz que dificilmente eles terão condições para enfrentar o Grêmio e trabalham para voltar diante do Atlético Nacional, na quinta-feira, pela Libertadores


Por Felippe Costa, GloboEsporte.com, Rio de Janeiro



Jair Ventura terá mais desfalques para a estreia no Campeonato Brasileiro (Foto: André Durão)
Jair Ventura terá mais desfalques para a estreia no Campeonato Brasileiro (Foto: André Durão)


 O meia Montillo tem tudo para ficar mais um jogo fora do Botafogo. Durante coletiva após o treino da tarde desta sexta-feira, o técnico Jair Ventura praticamente descartou a participação do argentino na estreia do Campeonato Brasileiro, domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Além dele, o zagueiro Emerson Silva também não deve entrar em campo.

Com isso, o clube trabalha para que os dois voltem a jogar na partida da próxima quinta-feira, contra o Atlético Nacional, no Estádio Nilton Santos, que pode garantir a vaga antecipada para as oitavas de final da Libertadores da América. Montilho se recupera de lesão na cona e Emerson de uma pancada no joelho.

- Montillo já está a sete jogos fora, faz falta demais e quer ajudar. A gente conversa bastante, trocamos ideias e ele quer ajudar muito. É legal ver um cara que já ganhou tanto querer ajudar assim. É ter paciência.

O Botafogo enfrenta o Grêmio, que foi o adversário da última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. O duelo traz boas recordações, pois garantiu a classificação do Alvinegro para a Libertadores da América.

- Foi um jogo que nos garantiu na Libertadores, mas agora é outro momento e sabemos da qualidade do time do Grêmio. Vamos com a força máxima, mas sempre tomando cuidado com alguns jogadores que voltam de lesão. Mas como temos um tempo para a Libertadores só na quinta podemos usar.



Confira outros tópicos da entrevista:
O que esperar do Botafogo no Brasileiro?
- Ficamos mal acostumados com a classficação na Libertadores, mas precisamos ir com calma. Fico feliz em iniciar o meu primeiro Brasileiro. É o campeonato mais equilibrado do mundo e é diícil falar. Esperei 11 anos para passar por isso. Fico tranquilo. Quanto a posição que vamos chegar, não sei. Mas faremos nosso máximo.

Experiência do último campeonato
- Mesmo trabalhando como auxiliar, eu via que era muito competitivo. Você precisa ter equilíbrio, usar o apoio da sua torcida e buscar pontuar fora de casa. Eu vejo a mesma pressão. Quando o presidente me chamou para ser o treinador alí já começou a minha pressão. Vou estar sempre pressionado. Se conquistou títulos vai precisar conquistar mais...

Priorizar a Libertadores durante o Brasileiro
- A gente não pode correr riscos. O Campeonato Brasileiro é totalmente diferente do Carioca e jogar com um time alternativo é complicado. Mas vai depender do calendário.

Renato Gaúcho
- É um grande treinador e sempre o acompanhava também como jogador. Artilheiro, com dribles... Como treinador sempre conquistando títulos e vai ser legal enfrentá-lo. Vou fazer questão de dar os parabéns pelo título do ano passado.

Ausência de Edilson
- O Léo Moura vem jogando bem também. O Edilson trabalhou aqui e é bom que ele não vai jogar (risos). Bom que vai ficar do lado de fora.

Victor Luis
- Fez a casadinha com o Diogo muito bem ano passado. Tem muita força, chuta forte, nunca sente nada e ganhou sua vaga assim. O Gilson foi muito bem também e estamos bem servidos. O Victor tem uma importância muito grande no elenco.

Jefferson
- Converso bastante com ele. É estremamente profissional e sabe que não pode queimar etapas. Está sendo muito tranquilo, cabeça boa... Vamos no tempo dele. Temos bons goleiros e quando ele estiver confiante nós vamos confirmar. Não dá para colocar um prazo.

Roger
- É complicado quando acontecem algumas inverdades. Ele estava chateado. Eu conversei com ele. A gente tem que levar pressão, mas uma hora incomoda.

Técnicos no BID
- A gente busca os direitos. O primeiro passo está sendo dado. Infelizmente perdemos o Caio Júnior e a familia dele não teve direito a nada. Não só eu, mas como a maioria dos treinadores também têm família. Para a gente é uma vitória. 

Remodelados, clubes goianos lançam a sorte no Campeonato Brasileiro



FUTEBOL GOIANO


Único integrante do Estado na elite, Atlético-GO entra em campo reforçado a partir de segunda; Goiás muda pouco e Vila Nova inicia Série B com várias novidades no elenco



Por GloboEsporte.com, 
Goiânia



  Mal deu tempo para descansar. Uma semana depois do fim dos principais campeonatos estaduais do país, o Brasileirão está aí. Para os times de Goiânia, a competição começa neste sábado. Finalistas no último domingo, Goiás e Vila Nova estreiam na Série B. Já o Atlético-GO, eliminado na semifinal, entra em campo na segunda-feira, contra o Coritiba, em seu retorno à Primeira Divisão depois de cinco anos. Se por um lado o Dragão ficou mais de duas semanas em treinamento, por outro já voltou a entrar em campo – enfrentou o Flamengo pela Copa do Brasil.

As equipes goianas entram em ação contra os principais times do país reformuladas e com objetivos até certo ponto diferentes. O Atlético-GO, que perdeu grande parte da base campeã da Série B no ano passado, trabalhou com orçamento mais modesto no Goianão. Mais de 10 jogadores foram dispensados, entre eles Willians e Negueba, duas das principais apostas do clube para 2017. Em contrapartida, 10 jogadores foram contratados. O objetivo do clube é ficar na Primeira Divisão.

O Goiás, embalado pelo título estadual, entra em ação reforçado e sem grandes problemas no elenco. O objetivo do clube, que aposta no técnico Sérgio Soares, é voltar para a Primeira Divisão e evitar a terceira participação seguida na Série B no ano que vem. Já o Vila, que liberou alguns jogadores e contratou 10 atletas, espera melhorar a campanha do ano passado, quando terminou em 12º lugar. Mas diante das várias mudanças, é difícil dizer se o Tigre vai brigar na parte de cima ou de baixo da tabela.


Confira as principais mudanças em cada time:

ATÉTICO-GO

Walter é uma das novidades no Atlético-GO (Foto: Paulo Marcos/Atlético-GO)
Walter é uma das novidades no Atlético-GO 
(Foto: Paulo Marcos/Atlético-GO)


 Contratações: Eduardo (lateral-direito), Breno (zagueiro), Eduardo Gabriel (zagueiro), Igor (volante), Marcão (volante), André Castro (volante), Andrigo (meia), Walter (atacante), Walterson (atacante) e Everaldo (atacante).

Deixaram o clube: Willians, Negueba, Daniel Borges, Wanderson, João Felipe, Abuda, Eduardo, Marcus Winícius, Alípio, Luiz Felipe, Daniel dos Anjos e Edson Júnior.



GOIÁS

Goiás será comandado por Sérgio Soares na Série B (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.)
Goiás será comandado por Sérgio Soares na Série 
B (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.)


 Contratações: Tony (lateral-direito), Carlinhos (lateral-esquerdo), Willians (volante), Elyeser (volante), Michael (atacante) e Bruno Aguiar (zagueiro)*.

* Bruno Aguiar só poderá jogar a partir do dia 20 de junho.

Deixaram o clube: Medina, Mael, Dodô e Sandes Neto.



VILA NOVA

Hemerson Maria assume o Vila Nova no Campeonato Brasileiro (Foto: Cláudio Reis / O Popular)
Hemerson Maria assume o Vila Nova no Campeonato 
Brasileiro (Foto: Cláudio Reis / O Popular)



 Contratações: Guilherme Teixeira (zagueiro), Gastón Filgueira (lateral-esquerdo), Jajá (volante), Claudinei (volante), Rodrigo Alves (meia), Alan Mineiro (meia), Alípio (meia), Tiago Adan (atacante), Vinícius Leite (atacante) e Sandes Neto (atacante).

* Nenhum dos contratados estreia neste sábado.

Deixaram o clube: Everton, Vandinho, Marcos Serrato, Jonathan e Billy. 



FONTE:

Coritiba perde dupla titular para estreia no Brasileirão; Alecsandro é regularizado




CORITIBA


Lateral-direito Rodrigo Ramos e atacante Iago tiveram lesões musculares e estão vetados. Atacante tem contrato publicado no BID e zagueiro Juninho é vendido


Por Gabriela Ribeiro, 
Curitiba


  Com a presença do atacante Alecsandro e sem o zagueiro Juninho, o Coritiba fez mais um treino, na tarde desta sexta-feira, no CT da Graciosa, de olho na estreia do Campeonato Brasileiro, diante do Atlético-GO, segunda-feira, no estádio Couto Pereira. Com o técnico Pachequinho, o grupo foi a campo no fim da tarde, depois de uma reunião do elenco.

Para enfrentar o Atlético-GO, na próxima segunda-feira, o Coxa terá mudanças, devido a duas lesões, e pode até promover a estreia de Alecsandro. O provável time tem Wilson; Dodô, Werley, Walisson Maia e William Matheus; Alan Santos, Matheus Galdezani e Anderson; Henrique Almeida (Alecsandro), Kleber e Neto Berola.
  • O atacante Iago e o lateral Rodrigo Ramos estão vetados para o jogo de segunda-feira. Os dois têm lesão muscular, mas o atacante deve retornar antes. Ambos serão reavaliados a partir da próxima semana;
  • O zagueiro Juninho foi vendido ao Palmeiras e abre espaço para Walisson Maia.
  • Apresentado nesta sexta-feira, Alecsandro teve o contrato regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) - com isso, está liberado para o jogo contra o Atlético-GO.

O Coritiba estreia no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-GO na próxima segunda-feira, às 20h (horário de Brasília), no Couto Pereira. Os ingressos estão à venda pela internet e a bilheteria do estádio abre neste sábado. 

Coritiba treina sem zagueiro Juninho no CT (Foto: Gabriela Ribeiro)
  Coritiba treina sem zagueiro Juninho no CT (Foto: Gabriela Ribeiro)






FONTE: