segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Martelo batido: Canales se reúne com o Botafogo e decide por permanência



BOTAFOGO


Em reunião com a diretoria alvinegra, centroavante decide continuar e recebe garantia
de novas chances. Chileno será inscrito na Libertadores se clube for à fase de grupos



Por
Rio de Janeiro



Canales Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)Canales seguirá treinando à espera de uma chance no time (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


Martelo batido: Canales vai continuar no Botafogo. Nesta segunda-feira, o centroavante chileno e seu empresário, Marcelo Rodríguez, reuniram-se com a diretoria alvinegra e selaram a permanência após uma conversa com o presidente Carlos Eduardo Pereira. O gringo, que não joga desde setembro do ano passado e passou por uma cirurgia no tornozelo esquerdo no fim de 2016, recebeu garantias de que terá novas oportunidades e será inscrito na Libertadores se o time chegar à fase de grupos.

– Teve a reunião, ele segue no clube. Tem contrato até o final com o Botafogo, segue treinando, aguardando apenas a oportunidade para ser inscrito. Enquanto isso ele vai aperfeiçoando a forma física – disse o presidente, após reunião sobre o Campeonato Brasileiro na sede da CBF.

Canales vem treinando normalmente desde a pré-temporada no Espírito Santo, mas segundo o clube ainda precisa melhorar a parte física. Porém, o chileno de 34 anos já confessou a pessoas próximas que não entende o motivo de não jogar. Ele estava inicialmente na lista do Carioca formulada pela comissão técnica. Sua exclusão, no entanto, foi um pedido do presidente Carlos Eduardo Pereira, que optou por dar oportunidades ao jovem Renan Gorne. Jair Ventura acatou.

O gringo chegou a cair em desgosto em General Severiano.

 No Campeonato Carioca, que seria uma espécie de laboratório, ele sequer foi inscrito. Como o atacante tem o terceiro maior salário do elenco, atrás apenas de Montillo e Jefferson, sem ser aproveitado, alguns dirigentes e conselheiros defendiam a rescisão de contrato, que vai até dezembro, só que teria que ser amigável para não pagar multa. Muito se especulou sobre interesse de clubes do futebol chileno, onde é ídolo, porém, seu empresário garantiu não ter nenhuma oferta pelo jogador.

Canales foi contrato pelo Botafogo em maio do ano passado para ser o dono da camisa 9 (o chileno, na verdade, usa a 19). No entanto, chegou ao clube com uma lesão no pé e levou um mês para começar a treinar. No ano passado, disputou 11 jogos e marcou apenas um gol. Em outubro, lesionou o tornozelo, passou por cirurgia e não jogou desde então.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/02/martelo-batido-canales-se-reune-com-o-botafogo-e-decide-por-permanencia.html


Saiba as partidas com transmissão ao vivo na telinha neste meio de semana



FUTEBOL



Destaque para Libertadores, Copa do Brasil, Primeira Liga, Champions e estaduais



Por
Rio de Janeiro



header Jogos na TV (Foto: infoesporte)


As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.



SEGUNDA, 20

Campeonato Gaúcho
20h15 Novo Hamburgo x Juventude
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Paulo Stein e Edinho)


Campeonato Pernambucano
20h30 Belo Jardim x Náutico
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Cabral Neto)


Campeonato Goiano
19h30 Goiás x Aparecidense
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Cesar Resende e Claudio Rabelo)

Campeonato Paulista Série A220h Rio Claro x São Caetano
Transmissão: SporTV e PFCI (com Henrique Guidi e Wagner Vilaron)



TERÇA, 21
Campeonato Paulista
20h30 São Paulo x São Bento
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar)
21h30 Ituano x Santos
Transmissão: SporTV (com Jota Jr e William Machado)


Primeira Liga
19h15 Londrina x Paraná
Transmissão: SporTV 2 (menos PR) e Premiere (com Linhares Jr e Gil Rocha)



QUARTA, 22
Taça Libertadores
21h45 Olimpia-PAR x Botafogo
Transmissão: TV Globo para RJ, MG (Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba), ES, GO, TO, MS, MT, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA (menos Santarém), AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho) e SporTV (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona)

21h45 Deportivo Capiatá x Atlético-PR
Transmissão: TV Globo para PR (com Felipe Lestar e Cristian Toledo)


Liga dos Campeões
16h45 Porto x Juventus
Transmissão: GloboEsporte.com (com Daniel Cardoso)


Copa do Brasil
19h30 Portuguesa x Boavista
Transmissão: SporTV (com Odinei Ribeiro e Edinho)

21h45 Cruzeiro x São Francisco-PA
Transmissão: TV Globo para Santarém-PA e MG menos Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba (com Rogério Correa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas) e SporTV 2 (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

21h45 Sport x Sete de Setembro-MS
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Junior, Cabral Neto e Wilson Souza) e SporTV 4 (com Rodrigo Raposo e Marquinhos)

21h45 Internacional x Oeste
Transmissão: TV Globo para RS (com Luciano Périco, Mauricio Saraiva e Márcio Chagas)


Primeira Liga
19h30 Ceará x Flamengo
Transmissão: Premiere e PFCI (com Jader Rocha e Raphael Rezende)


Copa do Nordeste
21h45 Moto Club x Fortaleza
Transmissão: TV Globo para CE (com Kaio Cézar e Juscelino Filho)


Campeonato Paulista
17h RB Brasil x Novorizontino
Transmissão: Premiere (com Osvaldo Luis e Renato Leal)

17h São Bernardo x Mirassol
Transmissão: SporTV 2 e PFCI (com Henrique Guidi e Wagner Vilaron))

19h30 Linense x Ponte Preta
Transmissão: Premiere (com Reinaldo Porto e Rivelino Teixeira)

19h30 Ferroviária x Santo André
Transmissão: Premiere (com Jorge Vinicius e Luiz Ademar)

19h30 Botafogo-SP x Audax
Transmissão: Premiere (com Bachin Jr e Ivan Andrade)

21h45 Corinthians x Palmeiras
Transmissão: TV Globo para SP (com Cleber Machado, Caio Ribeiro, Casagrande e Paulo Cesar Oliveira) e Premiere, Premiere HD e PFCI (com Milton Leite e Mauricio Noriega)


Campeonato Catarinense
19h30 Inter de Lages x Joinville
Transmissão: Premiere (com Bruno Fonseca e Ricardo Gonzalez)

21h45 Chapecoense x Metropolitano
Transmissão: TV Globo para SC (com Roberto Alves e Rodrigo Faraco) e Premiere e Premiere HD (com Luiz Augusto Xavier e Edson Militão)

21h45 Avaí x Figueirense
Transmissão: Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)


Campeonato Baiano
21h45 Flu de Feira x Bahia
Transmissão: TV Globo para BA (com Thiago Mastroianni e Gustavo Castellucci)



QUINTA, 23
Copa do Brasil
21h30 Coritiba x ASA
Transmissão: SporTV 2 (com Linhares Jr e Gil Rocha)


Primeira Liga
21h30 Criciúma x Internacional
Transmissão: SporTV (menos SC), Premiere e PFCI (com André Lino e Paulinho Criciúma)


Campeonato Goiano
19h30 Atlético-GO x Iporá
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Victor Roriz e Claudio Rabelo)


Taça Libertadores19h15 Atlético Tucumán-ARG x Junior Barranquilla-COL
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e Carlos Eduardo Lino)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2017/02/saiba-partidas-com-transmissao-ao-vivo-na-telinha-neste-meio-de-semana.html

Em reunião, clubes põem fim à venda de mando de campo no Brasileiro 2017



BRASILEIRÃO SÉRIE A



Campos com grama sintética serão proibidos a partir de 2018, o que atinge diretamente o Atlético-PR



Por
Rio de Janeiro



Aquele período em que os times levavam jogos para outras praças acabou. Em congresso técnico realizado na tarde desta segunda-feira na sede da CBF, no Rio de Janeiro, ficou decidido que os clubes estão proibidos de vender partidas para estádios de outros estados no Brasileiro 2017. Não foi uma decisão unânime, já que algumas agremiações votaram de forma contrária.

Mané Garrincha frame (Foto: Reprodução / TV Globo)
Mané Garrincha, em Brasília, ficará sem 
jogos do Brasileirão em 2017 
(Foto: Reprodução / TV Globo)


A prática já vinha sendo alvo da entidade há algum tempo. No ano passado, a CBF proibiu que os clubes vendessem seus jogos nas cinco rodadas finais do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG levantou a questão e foi apoiado pela maioria. O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, não gostou da medida. O placar da votação teve 14 votos a favor e seis contra.

eduardo bandeira de mello cbf flamengo (Foto: Igor Rodrigues / GloboEsporte.com)Eduardo Bandeira de Mello não gostou da proibição de venda do mando de campo (Foto: Igor Rodrigues / GloboEsporte.com)


- Claro que o Flamengo não votou a favor. O Flamengo é um clube nacional, tem torcida em todos os lugares, acho que essa decisão foi muito ruim, porque ela inclusive inviabiliza três ou quatro arenas que foram construídas para a Copa. Elas sobrevivem hoje de clubes fora de seus estados, principalmente o Flamengo. Fomos absolutamente contrários, mas não há nada a fazer - lamentou Bandeira.

Outra medida, mas apenas para 2018, atinge em cheio o Atlético-PR. Nenhum estádio no ano que vem poderá ter campo de grama sintética. A Arena da Baixada, em Curitiba, tem gramado artificial desde fevereiro de 2016.

A sugestão foi levantada pelo presidente do Vasco, Eurico Miranda, que chegou a dizer. "Em grama sintética meu time não vai jogar".

Os clubes se dividiram, mas a maioria aprovou a ideia de Eurico - 15 votos a favor e cinco contra , com a ressalva para que só passe a valer daqui a dois anos. Em 2017, as equipes poderão fazer um treino na véspera de cada partida na Arena da Baixada.

- Esse ano é uma transição. Está aprovado um período transitório. Isso não impede de chegar no conselho técnico do ano que vem e os clubes reverem isso aí, mas agora foi decidido que para 2018 não será permitido - disse Manoel Flores, diretor de competições da CBF.

A CBF também levou para votação uma proposta para que houvesse um limite de 33 atletas inscritos por equipe. Os clubes foram contrários, principalmente por conta da janela de transferências no meio do ano, e a medida não foi aprovada. A capacidade mínima dos estádio caiu de 15 para 12 mil lugares.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2017/02/cbf-proibe-venda-de-mando-de-campo-no-campeonato-brasileiro-2017.html

Eurico garante Luis Fabiano contra o Flamengo: “Vai ser a estrela do jogo”



VASCO


Presidente confirma presença do atacante no clássico, pela semifinal da Taça Guanabara. Preparador de Fabuloso havia projetado estreia em três semanas




Por
Rio de Janeiro




Eurico Miranda Vasco (Foto: Igor Rodrigues)Eurico Miranda após reunião na CBF, nesta segunda-feira (Foto: Igor Rodrigues)


A palavra é de Eurico Miranda: Luis Fabiano vai enfrentar o Flamengo no próximo sábado, pela semifinal da Taça Guanabara. O presidente cruz-maltino garantiu ainda que o duelo terá a presença de duas torcidas. E provocou: o Fabuloso, que chega nesta terça-feira ao Rio de Janeiro, será o protagonista do jogo.

- Ainda acho que vamos poder ter o jogo. Sou capaz de estrear o Luis Fabiano, que aí vai dar mais (torcida). Tendo jogo normal, com duas torcidas, a grande estrela vai ser o Luis Fabiano. – afirmou o dirigente, que, depois, em conversa com os jornalistas, confirmou a presença do Fabuloso. 


Em entrevista ao GloboEsporte.com, o preparador físico de Luis Fabiano, Eduardo Moreno, projetou um espaço de três semanas até que o Fabuloso estivesse em condições de estrear. O profissional lembrou que o jogador foi prejudicado na China ao treinar com uma estrutura precária. 

Luis Fabiano chega às 9h (de Brasília) desta terça-feira ao Rio de Janeiro. Ele será recepcionado pela torcida no aeroporto Santos Dumont. Às 12h45, dará entrevista coletiva no aeroporto Santos Dumont. 
Terá, portanto, três dias de treino com os novos companheiros até a partida contra o Flamengo. 


Guerrero favorito? "Não ganhou uma"

Eurico também falou sobre a provocação de Guerrero, atacante do Flamengo. O peruano afirmou que o Rubro-Negro é sempre favorito nos jogos contra o Vasco. O dirigente contra-atacou com números: em seis partidas diante o Cruz-Maltino, o jogador ainda não saiu vitorioso. 

- Ele jogou seis vezes e não ganhou uma - rebateu Eurico. 


Confira outros tópicos da entrevista de Eurico:

Torcida única
Eu não jogo com torcida única, mesmo que a torcida seja do Vasco. Porque é um retrocesso e é contra o regulamento. Pode vir a ordem que vier. Só não pode alterar o regulamento. 

Palco da semifinal
A federação que resolva. Há opção de jogar fora do estado. Deve-se encontrar um local um local que possa receber o jogo. Tudo isso pode ser ajeitado. Voo fretado que não prejudique, acomodações não vejo problema maior. Não pode querer fazer jogo na Bahia, por exemplo, porque é impossível. Mas lugar existe. Em Brasília, que eu saiba, o governo não dá garantia de policiamento. Não pode ser, já está vetado. A proposta que tem é de jogar em Manaus. Não tem Carnaval. Mas tem que ser analisado. 


FONTE:

IMPÉRIO DA GLOBO DESMORONA COMO O AMERICANO



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/


Atletiba foi a ideia que chegou na hora certa

VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

VÃO DOAR A VALE AOS CHINESES




FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/economia/vao-doar-a-vale-aos-chineses


Só o paredón resolve!

bessinha vale.jpg
Conversa Afiada reproduz artigo de Lúcio Flávio Pinto:

A Vale vai acabar


O que se previu aconteceu hoje. A Vale anunciou um novo acordo de acionistas, com o qual se tornará uma sociedade "sem controle definido". A mudança seria para “aumentar a transparência e a igualdade de direitos para todos os detentores de ação”.
O novo modelo societário será submetido aos sócios para aprovação. Mera formalidade, já que a decisão foi tomada pelos controladores do capital da companhia. Bastará que contem com a adesão dos detentores de 20% do controle acionário. Ao final da transição que será agora iniciada, a Vale desaparecerá.
Os principais acionistas da maior mineradora brasileira e a terceira do mundo, que foi estatal até 1997, vão renovar, por mais três anos e meio (a vigorar a partir de 10 de maio), o atual acordo, que lhes assegura o controle do capital e, portanto, das decisões.
"A transação parece ser uma vitória para os acionistas controladores e minoritários", disse à Reuters Rodolfo de Angele, analista da JPMorgan Securities.
As mudanças na Vale foram acertadas pelos maiores acionistas da companhia: Litel Participações (que reúne os fundos de pensão Funcef e Petros, sob o comando da Previ, do Banco do Brasil), Litela Participações, Bradespar (do Bradesco), a japonesa Mitsui e BNDES Participações.
Segundo O Globo, as ações preferenciais da Vale operavam em alta de mais de 5% por volta das 11h50, enquanto as ordinárias tinham alta semelhante. Já os papéis da Bradespar subiam mais de 14%.
O acordo prevê a conversão voluntária (se o acionista assim desejar) das ações preferenciais classe A da Vale em ações ordinárias, na relação de 0,9342 ação ordinária por ação preferencial. O valor das ações será definido com base no preço de fechamento das ações ordinárias e preferenciais. A apuração terá por base a média dos últimos 30 pregões na bolsa de valores de São Paulo anteriores a 17 de fevereiro, ponderada pelo volume de ações negociado nesses pregões.
Cumprida essa etapa, a Vale incorporará a sua controladora, a Valepar, e pagará aos seus proprietários um prêmio de 10% por suas ações. Essa iniciativa diluirá os acionistas minoritários em 3%, considerada condição prévia para o restante do processo de transformação da estrutura da Vale. Tudo realizado, a empresa deixará de existir em novembro de 2020.
“Fontes familiarizadas com o assunto” disseram à Reuters em janeiro que a Bradespar e o Previ, fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil, buscaram o plano para aumentar o apelo da Vale entre os investidores.
Uma vez que o acordo expirar, nenhum acionista poderá ter mais de 25% da Vale, sob pena de ter que realizar Oferta Pública de Aquisição (Opa) para os demais acionistas titulares de ações ordinárias.
A proposta prevê ainda que 20% dos integrantes do Conselho de Administração serão conselheiros independentes.
Para analistas ouvidos pela agência inglesa de notícias, o plano também ajudará a limitar as interferências do governo na empresa. “A melhoria da governança decorrente da mudança poderia ajudar as ações da Vale a reduzirem o ‘gap’ de valorização em relação aos seus pares globais de mineração”, declararam.
Na surdina, os controladores da Vale querem se livrar da companhia do governo, beneficiar os investidores estrangeiros e abrir caminho para o que pode vir a ser a maior transação da história da mineração no Brasil: a transferência da Vale aos chineses.



TEMER VAI VENDER O MAPITOBÁ!



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/economia/temer-vai-vender-o-mapitoba


Mal. Lott, onde estás que não respondes?

Lott.jpg
Campanha de Lott à Presidência, em 1960
O Sul do Maranhão e do Piauí, o Norte de Tocantins e o Oeste da Bahia - o Mapitobá - formam uma das regiões agrícolas mais promissoras do mundo!
Provavelmente não há na face da Terra uma fronteira agrícola tão vasta, fértil e promissora quanto o Mapitobá.
Onde o Brasil já produz soja, milho e algodão com índices de produtividade de desmoralizar a agricultura americana!
Se o Mal. Lott nao despertar, o MT, da lista de alcunhas da Odebrecht e o Primo, na mesma lista mencionado, vão vender o Mapitobá aos gringos.
O repórter Renan Truffi, da Carta Capital, na mesma edição do Mauricio Dias e do André Barrocal, revela os termos da Medida Provisória da lavra do Primo.
Seu artigo 3o. concede ao MT, aquele da Companhia Docas de Santos, o direito de fixar "os limites quantitativos e globais" das terras que serão vendidas ou arrendadas a estrangeiros!
Os compradores, portanto, ficariam apenas submetidos aos regulamentos definidos pelo MT - quer dizer, pelo Primo!
Desde o dia 10 de fevereiro, já houve três encontros na Casa Civil (do Primo) para tratar da matéria.
Um dos açougueiros do neolibelismo, o Meirelles, já avisou que o assunto será "liberado em 30 dias", porque "o Brasil precisa de investimento"!
O Mapitobá, portanto, já era.
Se continuar esse ambiente em que a Econo-mia (não tocar, revisor!) não tá melhorando, o Meirelles, o Primo e o MT (da salinha da Base Aérea de Brasília) vão vender Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Porque, como se sabe, se há uma coisa que o brasileiro não domina é o agro-business.
Nesse terreno, o Brasil é um fracasso retumbante!
Não é isso, Ministra (valente!) Kátia Abreu?
No campo, o Brasil precisa desesperadamente de dinheiro americano da ADM, da Bunge...
Ah, Marechal Lott, onde estás que não respondes?
PHA
Truffi denuncia: é a liquidação a preço de banana!

Mino: Lava Jato racha Casa Grande



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/mino-lava-jato-racha-casa-grande



Como o PiG se comportará diante do racha?

bessinha congresso.jpg
Conversa Afiada reproduz editorial de Mino Carta na Carta Capital:

Racha intestino


Uma pesquisa CNT-MDA informa que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva ganha as eleições presidenciais de 2018 com maioria relativa no primeiro turno e absoluta no segundo. Não há tucanos ou peemedebistas entre seus adversários mais cotados. No rol figuram Jair Bolsonaro, como fruto do discurso do ódio, e Marina Silva, a resultar da ilusão. Os números são trágicos para os golpistas no poder.
Pergunto aos meus intrigados botões que efeito haverá de ter a pesquisa sobre o comportamento da República de Curitiba em relação ao destino de Lula. No mês passado, dois graúdos delegados divergiam. Um dizia ter-se esgotado o timing para a prisão do ex-presidente, o outro não concordava. Em que medida a pesquisa divulgada na quarta-feira 15 atiça os propósitos de Sergio Moro e da sua turba de promotores milenaristas?
Matutam os botões, a partir da consideração de que um racha se define progressiva e impetuosamente entre as forças golpistas, e o pomo da discórdia é a própria Lava Jato. Cada vez mais escancarada a postura de cada facção. Um único objetivo ainda as une: alijar Lula da corrida presidencial. Mas é possível admitir, ao cabo destes anos todos de tormento, que o único objetivo da operação curitibana seja impedir o ex-presidente de voltar a sê-lo nos braços do povo?
Tudo é possível no Brasil do golpe, murmuram soturnamente os botões, e eu me pego a anuir, forçado pelas evidências. Contudo... Contudo, engato outra pergunta: que dirá o Brasil diante da violência cometida contra seu único grande líder? Como afirma Raduan Nassar, ao receber o Prêmio Camões, “vivemos tempos sombrios, muito sombrios”. Até quando o povo brasileiro aguentará tanta privação, tanta humilhação, tanta prepotência?
Cabem dúvidas quanto à aposta na cordialidade popular, entendida como resignação. A marcha inexorável da recessão trabalha contra os senhores. A comparação entre os tempos do governo Lula e os dias de hoje também, enquanto grassa o conflito nas hostes golpistas. O quadro é sombrio, está claro, passível, porém, de revelar um país que a casa-grande não imagina.
Embora pessimista na inteligência, como recomenda Antonio Gramsci, e escassamente inclinado à esperança, conforme aconselha Spinoza, dias esperançosos vivi durante a ditadura, na crença de que, ao terminar o estado de exceção, o Brasil encontraria o caminho da liberdade e da igualdade. Com a chamada redemocratização, precipitei na desilusão. E se um raio de sol subitamente penetrasse a selva obscura?
Algo, de todo modo, me espicaça neste exato instante: diante da fratura a se alargar dentro das forças golpistas, em um país privado pela força e pela insensatez das suas instituições, que comportamento tomará a mídia nativa? Contra ou a favor da messiânica operação curitibana?
Perplexos, os botões intensificam a reflexão. Concordam, porém, com a importância do quesito, determinante na visão do futuro imediato. O apoio midiático à Lava Jato foi maciço e constante, em benefício dos vazamentos seletivos. Em momento algum a propaganda do pseudojornalismo deixou de projetar a Lava Jato como a imbatível ponta de lança do combate à corrupção.
Nada contra esta sacrossanta batalha, desde que, ao contrário da operação em curso, não poupe quem quer que seja. Desde que não atue politicamente na tentativa de destruir um partido e seu líder. Desde que não cometa irregularidades imperdoáveis e ofenda gravemente a própria lei que pretende aplicar.
A maior afronta cometida pela Lava Jato foi ignorada pela mídia nativa, bem como todas as demais. Refiro-me à interpretação errada, em clamorosa má-fé, do conceito da delação premiada, inaugurada na Itália na operação antimáfia e confirmada por Mani Pulite. Entenda-se a diferença. Uma coisa é a delação do preso por culpa provada e sentenciada, destinada a abrandar-lhe a pena, outra é prender sem prova para forçar a delação. Escárnio cometido em nome da felicidade geral da nação ignorante.
Não sei, e tampouco sabem os meus botões, que fará a mídia agora, enquanto se define o racha intestino. Confesso que, na expectativa, ganho bastante diversão. 

Crivella peita venda da CEDAE



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/politica/crivella-peita-venda-da-cedae



Se não ouvirem a Prefeitura, não haverá concessão


CEDAE.jpg

Do G1:
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, criticou a venda da Cedae após sua aprovação na Alerj nesta segunda-feira (20). Durante reunião com lideranças políticas de manhã, ele afirmou que se a prefeitura não for ouvida, "não há concessão do Rio de Janeiro nem para fornecimento de água, nem para coleta da linha de esgoto".
Crivella já havia demonstrado interesse em participar do processo de privatização da Cedae, para verificar se "os interessos do Rio" seriam atendidos. Desta vez, ele falou inclusive que, se o governo do estado deixar de fora a prefeitura da discussão, pretende criar a própria companhia para fornecer água, coletar e tratar o esgoto na cidade.
O prefeito já fala, inclusive, num nome para a instituição: Empresa Municipal de Águas e Esgoto, ou, simplesmente, Emae.
(...)

Petição de estudantes contra Moraes chega ao Senado




FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/peticao-de-estudantes-contra-moraes-chega-ao-senado


Com mais de 270 mil assinaturas!

Senado.jpg
Estudantes entregam abaixo-assinado e repudiam Moraes: "reputação não é ilibada e mostra desrespeito aos direitos humanos" (Crédito: Gustavo Garcia)
Do Globo:
Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) protocolaram no Senado nessa segunda-feira um abaixo-assinado com mais de 270 mil assinaturas contra a indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa foi encampada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que anexou o pedido ao processo que será analisado nesta terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).
O abaixo-assinado foi organizado pelo Centro Acadêmico 11 de Agosto, da faculdade de Direito da universidade, onde Moraes é professor. A presidente do órgão, Paula Masulk, afirmou que o indicado não tem condições de assumir a vaga devido à sua atuação na secretaria de Segurança de São Paulo e no Ministério da Justiça. Ela ainda criticou a performance de Moraes como professor, afirmando que ele é criticado pelos estudantes.
— Os estudantes reclamam que Moraes, como professor, faz piadas grosseiras, machistas, elitistas e é ausente. É uma reação do centro acadêmico da Faculdade onde ele se formou e onde dá aulas. Conseguimos 200 mil assinaturas em três dias, isso é uma reação da sociedade civil — disse Paula, estudante do quarto ano de Direito.
(...)

Para a Globo, Madureira é maior que Atlético-PR e Coritib



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/pig/para-a-globo-madureira-e-maior-que-atletico-pr-e-coritiba



É o desmoronamento do império!

Globo.jpg
De Rodrigo Mattos, no Uol:
A origem da confusão que gerou o cancelamento do clássico Atletiba foi o fato de os dois grandes do Paraná terem se recusado a assinar um contrato com a Globo pelo Estadual. Isso ocorreu porque a oferta da emissora foi de R$ 1 milhão de cota para cada um de Atlético-PR e Coritiba. Entre outros times de menor expressão, o Madureira ganha R$ 4 milhões líquidos pelo Estadual do Rio.
A negociação do contrato ocorreu em janeiro de 2017. A Globo ofereceu um total de R$ 6 milhões pelo contrato do Paranaense, sendo um terço para os dois grandes clubes. Quando Coritiba e Atlético-PR recusaram, a Globo fechou o restante do Paranaense com os outros dez times por R$ 4 milhões.
''Sei que o Carioca é um campeonato que vale mais do que o Paranaense. Mas se você for ver é 1/20 em relação ao valor do Carioca'', comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, ao ser informado que o contrato do Estadual do Rio de Janeiro vale R$ 120 milhões.
(...)

Lula: crescer para discutir a Aposentadoria



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/


Agora, vai ser só nas costas do pobre!

VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Vídeo: eu quero Lula de novo!



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/


VEJA OI VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Moro, Moro, olha o Ricardão!



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/politica/moro-moro-olha-o-ricardao



Vai deixar a jararaca escapar?


Vassoura.jpg
Jorge RodriguesLula lidera no twitter de Bolsonaro: 71% x 29%.
Lula lidera no Ibope.
Lula lidera no Datafolha.
Lula lidera no Ipsos.
Lula lidera no Vox Populi.
Lula lidera no Paraná Pesquisa.
Lula lidera na CNT.
Lula lidera no meu CORAÇÃO.
Em tempo: a "jararaca" é uma singela homenagem ao Elio Gaspari, que viu no desabafo do Lula no enterro da D. Marisa uma ação de merchandising, como diria o Nizan Guanaes!

Mineirinho, Bidu saiu das sombras!



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/politica/mineirinho-bidu-saiu-das-sombras



E ainda tem o Oswaldinho, o da Odebrecht!

Bidu.jpg
Luiz Augusto de Barros, o Bidu: citação em vídeo e ação por suspeita de superfaturamento (Reprodução: O Tempo)
De O Tempo:

Investigação do Ministério Público tira Bidu das sombras


Um processo aberto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Poços de Caldas, no Sul de Minas, por suspeita de superfaturamento em obra pública, tirou das sombras um misterioso personagem dos bastidores da política mineira. A ação judicial dá nome e sobrenome a Bidu, como era conhecido até então o ex-diretor de Obras da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) Luiz Augusto de Barros. Ele está sendo processado, junto com Oswaldo Borges da Costa Filho, o Oswaldinho, por suspeita de pagamento acima do preço da reforma das Thermas Antônio Carlos, na cidade.

Oswaldinho já estava sob os holofotes da Lava Jato desde que foi delatado por executivos da Odebrecht. Ele foi citado como auxiliar do então governador Aécio Neves (PSDB) em um suposto esquema de cobrança de propina nas obras da Cidade Administrativa – o que o atual senador e presidente nacional do PSDB nega. A Codemig financiou os mais de R$ 1,2 bilhão gastos na construção da sede de Executivo do Estado.

O nome de Bidu veio à tona em outubro do ano passado, pela voz do então candidato a prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PHS), poucos dias antes de vencer nas urnas seu adversário João Leite (PSDB), afilhado de Aécio. “Muito cuidado com o que vocês estão fazendo, viu Bidu? O Oswaldinho já está morando em Miami. Muito cuidado com o que estão fazendo com o príncipe Aécio Neves. Eu avisei que não tenho medo e não estou para brincadeira. Cuidado, que o príncipe vai para a gaiola. Cuidado comigo!”, disparou Kalil em um vídeo intitulado “A hora da verdade”, publicado em suas redes sociais. As ameaças pararam por ali e Kalil não deu mais detalhes do que denunciava.

Em proporções menores, em Poços de Caldas, o Ministério Público encontrou um esquema semelhante ao da Cidade Administrativa. Ambas as obras estavam sob responsabilidade de Oswaldinho e Bidu e nelas há suspeitas de favorecimento a empreiteiras durante o processo licitatório e superfaturamento, através de aditivos.

Recentemente, o jornal “Folha de S. Paulo”, trouxe a informação de que o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior afirmou ter se reunido com Aécio Neves para tratar de um esquema de fraude em licitação na obra da Cidade Administrativa para favorecer as empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e OAS. O senador e presidente nacional do PSDB negou o conteúdo da colaboração.

O inquérito sobre as obras de Poços de Caldas, aberto há cerca de dois anos, investiga o contrato da Codemig com a construtora Perfil Engenharia, vencedora da licitação aberta ainda em 2011. O valor da reforma nas thermas seria de R$ 10 milhões, com previsão para durar dois anos. Após nove aditivos, o custo da obra subiu para R$ 15 milhões, 50% a mais que o valor original. Já a Cidade Administrativa foi anunciada por R$ 948 milhões em 2007. Com pelo menos 15 aditivos, foi inaugurada em 4 de março de 2010, tendo custado R$ 2,1 bilhões, segundo divulgou à época a assessoria de imprensa de Aécio. Na Codemig, a dupla comandou também obras polêmicas em São João del Rei, Araxá e Entre Folhas.

ELETRONUCLEAR - Executivo defendeu condenado


Rogério Nora de Sá teve Bidu como sua testemunha de defesa

Enquanto investigava um esquema criminoso nas obras da usina de Angra 3, executada pela Eletronuclear, procuradores do Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro convocaram o executivo Luiz Augusto de Barros, conhecido como Bidu, a depor em 11 de março de 2016.

Barros foi arrolado como testemunha de defesa de Rogério Nora de Sá, um dos diretores da construtora Andrade Gutierrez (AG) denunciados por lavagem de dinheiro, corrupção, pagamento de propina, entre outros crimes.

Por videoconferência, Bidu foi ouvido por menos de cinco minutos pelo advogado de Rogério Nora, Eduardo Dall Agnoll, que fez poucas e rápidas perguntas sobre o comportamento social e profissional do cliente.

Ao iniciar o depoimento, Bidu declarou-se amigo de Nora, tendo-o conhecido na construtora em 1975. “Nos conhecemos quando fui responsável pela grande obra da Ferrovia do Aço, em Itabirito. Eu era responsável pelos viadutos e ele era um dos engenheiros responsáveis pela construção dos túneis da ferrovia. Diria que é um profissional de altíssima competência”, respondeu.

Conhecida como “Ferrovia dos 1.000 dias”, a obra foi iniciada em 1973, durante o regime militar. A ligação férrea entre Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro jamais teve um vagão sequer circulando em muitos trechos, como o de Belo Horizonte a Itabirito, passando por Sabará, ambas na região metropolitana. Só nesse segmento, foi abandonada uma sequência de seis túneis e quatro viadutos.

Em seu breve depoimento, Bidu disse desconhecer qualquer conduta que desabonasse o profissionalismo e o caráter de Rogério Nora. “O conceito que tenho dele é de uma pessoa de conduta ilibada, seja do ponto de vista profissional, seja do ponto de vista como amigo, seja do ponto de vista como chefe de família, como cidadão, sempre um elevadíssimo conceito”, finalizou a testemunha.

Reviravolta. Poucos meses depois, Rogério Nora e outros executivos da Andrade Gutierrez assinaram termo de colaboração premiada, onde revelaram os detalhes do esquema criminoso que beneficiou diversos políticos, entre eles o ex-governador do Rio Sérgio Cabral. Nora foi condenado em setembro a uma pena de 17 anos, cumprindo 18 meses em regime semiaberto. O ex-executivo pode ser reconvocado para complementar a colaboração por supostos esquemas de corrupção em obras de outros Estados, delatados pela Odebrecht.

HISTÓRICO - Carreira incluiu relações políticas

Nem tão conhecido no meio político, Bidu é figura de destaque no ramo da construção pesada. Foi na Andrade Gutierrez que Luiz Augusto de Barros fez carreira, tendo sido diretor da empreiteira durante 25 anos. O executivo representou a construtora na África e em Portugal, onde atuou em importantes obras, como o metrô de Lisboa. Bidu deixou a Andrade em 1997 e depois disso acumulou importantes cargos na área. Foi sócio da Empa, empresa de médio porte do segmento de obras rodoviárias; presidente da Camter Engenharia; presidente do Sindicato da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot-MG); diretor da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC).

Na gestão tucana em Minas, ele integrou o Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), onde permaneceu pelo menos até o fim de 2014, último ano das gestões PSDB-PP.

Quando ainda era prefeito de Belo Horizonte, em 2006, Fernando Pimentel (PT), atual governador do Estado, manteve relações com Bidu, à época presidente da Camter Engenharia. Naquele ano, a prefeitura contratou a empresa, com dispensa de licitação, conforme o processo número 01.077158.0654.

Bidu havia sido presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da Fiemg na gestão Robson Andrade. A entidade foi acusada de pagar R$ 1 milhão por palestras de Fernando Pimentel, logo após este deixar a prefeitura e pouco antes de assumir o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Justiça revoga Lei Luciano Huck




FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/justica-revoga-lei-luciano-huck


Serginho Cabral cobrou um "por fora"?

Huck.jpg
Ele é um "maricultor"! Cria tubarões... (Reprodução: Conexão Jornalismo)
Da Rede Brasil Atual:

Luciano Huck perde briga para proibir acesso público a praia 'particular'


Em 2011, a juíza da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, Maria de Lourdes Coutinho Tavares, condenou o apresentador Luciano Huck a pagar R$ 40 mil por cercar com boias e redes a faixa costeira ao longo de sua mansão na Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro, sem autorização ambiental. O global alegou apenas que o fizera "sob o propósito de exercício futuro de atividade de maricultura". 

Na sentença, a juíza alegou que "a motivação da colocação do cerco é outra que não a atividade de criar mariscos, ou seja, a maricultura seria um pretexto para legitimar a pretensão não acolhida pela lei, de apoderamento de bem de uso comum do povo". Ou seja, o chamado bom mocismo típico da classe média não queria que ninguém tivesse acesso a "sua" praia particular.

A juíza determinou ainda que Huck retirasse as boias e pagasse indenização por danos materiais e imateriais, além de multa diária caso descumprisse a decisão. Inconformado com a sentença, Luciano Huck recorreu e, em segunda instância, foi novamente condenado.

O apresentador recorreu então ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), por achar, segundo declarou, muito alto o valor da multa aplicada. Brigou durante sete anos na Justiça para tentar escapar da multa ambiental.

Sem sucesso. Na quinta-feira (16), o Ministério Público Federal (MPF) exigiu que o apresentador da TV Globo pague multa de R$ 40 mil. 

Em manifestação ao STJ, a Procuradoria Regional da República da 2ª Região defende a rejeição do recurso de Huck por tratar-se apenas de "medida de inconformismo, caracterizando mera insatisfação do réu com a sentença". 

Essa não foi a primeira vez que Huck foi acionado na Justiça por chamar de seu o que é patrimônio público e ambiental. Em 2006, ele foi denunciado pelo MPF porque sua mansão na Ilha das Palmeiras foi construída sobre um espelho-d’água cercado por rochas e por ter erguido um muro com cerca de dez metros de altura. Ele também mandou fazer diques para a formação de uma praia artificial. No entanto, conseguiu escapar da Justiça, alegando que a construção original, de 1971, foi concluída antes da entrada em vigor da legislação atual, e que ele apenas reformara a casa que lá já estava. 

Em junho de 2009, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB/RJ) liberou as regras para construções em áreas de preservação ambiental em Angra e outras regiões do estado. O decreto, de número 41.921, ficou conhecido como "Lei Luciano Huck", porque teria sido feito para beneficiar o apresentador da Globo.

XEXÉO: SE MINISTRO DA EDUCAÇÃO FALA ERRADO, IMAGINE O RESTO DO



FONTE:
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/281184/Xex%C3%A9o-se-ministro-da-educa%C3%A7%C3%A3o-fala-errado-imagine-o-resto-do-gabinete-do-Temer.htm?utm_source=social_monitor&utm_medium=widget_vertical


LULA MARQUES


Se o ministro da Educação diz em entrevista que “houveram” mudanças no currículo escolar, "imagina o resto do gabinete do Temer", ironiza o colunista Artur Xexéo sobre o erro crasso de português cometido por Mendonça Filho

247 - O erro crasso de português do ministro da Educação, Mendonça Filho —que em entrevista à GloboNews para defender a reforma do Ensino Médio afirmou que "houveram mudanças"— levou o colunista Artur Xexéo a questionar o gabarito dos restantes membros da administração de Michel Temer.
"Aí a gente liga a televisão e vê o ministro da Educação, Mendonça Filho, dando uma entrevista na GloboNews. Ele explica que “houveram” mudanças no currículo escolar. Se o ministro da Educação fala assim, imagina o resto do gabinete do Temer", afirmou em sua coluna em O Globo.

TEMER VOLTA A FAZER TERROR COM REFORMA DA PREVIDÊNCIA



FONTE:
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/281259/Temer-volta-a-fazer-terror-com-reforma-da-Previd%C3%AAncia.htm


Beto Barata



Em discurso nesta manhã, Michel Temer reforçou o discurso de terror ao falar sobre a reforma da Previdência, enviada ao Congresso, que, se aprovada, colocará o Brasil com o pior sistema do gênero no planeta; ""Eu reconheço, algumas discussões serão mais intensas na reforma da Previdência. Mas ela parte de um dado fundamental: ou você reforma a Previdência hoje, ou daqui a 10 anos, quando você for bater às portas do governo, não tem dinheiro para pagar, como já está acontecendo em alguns Estados brasileiros", afirmou.

SÃO PAULO (Reuters) - Os juros continuarão a cair de forma responsável com a queda que vem sendo registrada na inflação, disse nesta segunda-feira o presidente Michel Temer durante lançamento de plano de desburocratização agrícola em São Paulo.
"Neste mês de janeiro, nós tivemos 0,38 por cento, a menor inflação dos últimos 20 anos", disse Temer. "De igual maneira, evidentemente, os juros vão caindo também responsavelmente, porque é importante que os juros reais sejam incentivadores do investimento."
O Banco Central iniciou um ciclo de redução do juro básico do país em outubro, tendo cortado 1,25 ponto percentual desde então, para 13,0 por cento ao ano. A expectativa do mercado para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta semana é de um corte de 0,75 ponto percentual e que o juro básico encerre o ano a 9,50 por cento.
Em discurso nesta manhã, Temer fez a avaliação de que a confiança na economia está sendo restabelecida e reconheceu que as discussões em torno da reforma da Previdência, enviada pelo governo ao Congresso, serão intensas.
"Eu reconheço, algumas discussões serão mais intensas na reforma da Previdência. Mas ela parte de um dado fundamental: ou você reforma a Previdência hoje, ou daqui a 10 anos, quando você for bater às portas do governo, não tem dinheiro para pagar, como já está acontecendo em alguns Estados brasileiros", comentou.
Temer também disse que o próximo passo do Executivo é encaminhar uma proposta de simplificação tributária e sinalizou com a possibilidade de ajudar o Legislativo com a reforma política.
"Hoje me atrevo a dizer aqui, o passo seguinte que nós temos que dar (na agenda das reformas), em favor da agricultura, em favor da indústria, em favor do comércio, é a simplificação tributária, porque ninguém suporta mais o que está acontecendo em matéria tributária no país", disse o presidente.
(Reportagem de Gustavo Bonato)

Mensagens implicam braço direito de Temer em propinas da Caixa



FONTE:
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/281204/Mensagens-implicam-bra%C3%A7o-direito-de-Temer-em-propinas-da-Caixa.htm






Afilhado político e um dos principais conselheiros de Michel Temer, Roberto Derziê, que ocupa a vice-presidencia de Governo da Caixa Econômica, está implicado em propinas na Caixa. Mensagens de celular entregues ao Ministério Público Federal pelo empresário Alexandre Margotto fazem referência à atuação de Derziê em negociações que resultaram em irregularidades no Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS); as mensagens indicam que a atuação beneficiaria empresas privadas; Derziê é uma indicação pessoal de Temer, e já tinha sido citado em um relatório da Polícia Federal (PF) sobre irregularidades na Caixa

247 - Mensagens de celular entregues ao Ministério Público Federal pelo empresário Alexandre Margotto implicam o braço direito de Michel Temer, Roberto Derziê, vice-presidente de Governo da Caixa Econômica, propinas no banco.  As mensagens fazem referência à atuação de Derziê em negociações que resultaram em irregularidades no Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS). O conteúdo entregue às autoridades indica que a atuação beneficiaria empresas privadas. Derziê é uma indicação pessoal de Temer, e já tinha sido citado em um relatório da Polícia Federal (PF) sobre irregularidades na Caixa.
As informações são de reportagem de André de Souza em O Globo.
"A delação de Margotto foi homologada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília. As mensagens que citam Derziê foram escritas pelo ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Fábio Cleto, um colaborador da Operação Lava-Jato e ex-conselheiro do FI-FGTS. Em sua delação, Cleto já tinha apontado irregularidades nos investimentos do fundo na Eldorado, o que teria rendido propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Em 7 de agosto de 2014, Margotto encaminhou ao doleiro Lúcio Bolonha Funaro, então seu sócio, duas mensagens de Cleto tratando da participação de Derziê no esquema. Uma faz referência a outras duas vice-presidências da Caixa, a de Riscos, e a de Gestão de Ativos de Terceiros (Viter). “Tô em cima cobrando todo mundo. Pus Derziê para cobrar junto comigo e falamos com Risco e Viter. Esses caras tão foda e ainda estão dando trabalho para a empresa”, diz Cleto."

LULA TERÁ DE LUTAR POR SUA CANDIDATURA



FONTE:
http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/281213/Lula-ter%C3%A1-de-lutar-por-sua-candidatura.htm



Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula


A espetacular aprovação de Lula nas pesquisas eleitorais expressa o reconhecimento da população pelo seu desempenho como presidente -- mas não só.
Também mostra que, para uma grande parcela de brasileiros, Lula é o personagem decisivo para o país retornar ao Estado Democrático de Direito, o que pode ocorrer pelo respeito ao calendário eleitoral, que prevê eleições livres e diretas para presidente em 2018.
Este é o básico e, como é frequente em tempos turbulentos, também é o incerto.
A naturalidade com que a maioria das pessoas se refere à próxima eleição presidencial mostra um ponto fundamental da situação política. Confirma que os brasileiros não admitem em hipótese alguma qualquer esforço capaz de ameaçar um direito conquistado com suor, lágrimas -- e sangue também -- após 21 anos de ditadura militar.
Esta consciência democrática é a grande força que nos protege dos perigos que espreitam o futuro do país.
Na superfície da situação política, os próprios interessados se apresentam, se insinuam, se alinham. É muito natural. Afinal, o calendário recorda que falta um ano e oito meses para a escolha do novo presidente.
O conhecimento de nossa história e o reconhecimento das fraquezas que permitiram a derrocada de uma presidente eleita, sem prova de crime de obrigam a uma pergunta necessária: podemos fechar os olhos no sono dos justos porque está tudo certo e garantido para 2018 como esteve em 2014, 2010, 2006, etc, desde a primeira direta, em 1989?
Acho que não. Esta postura apenas mostra que pensamos o presente de 2017 com referências e possibilidades que pertencem a um passado pré-2016, quando se imaginava que golpes de Estado e rupturas institucionais eram excrescências arquivadas nas páginas viradas da História.
Esta é a questão do momento. Na mesma medida em que o apoio popular a Lula se amplia e se confirma, engordam as maquinações para golpear uma candidatura que, em caso de vitória, reduziria o período político transcorrido entre 31 de agosto de 2016 e 1 de janeiro de 2019 numa janela de vergonha, desperdício e cinismo.
Em condições normais, Lula seria um candidato com direito iguais a todos os outros. Num estado de exceção, será preciso lutar para que sua candidatura não seja massacrada no meio do caminho, num processo que pode derrubar uma parcela considerável do sistema político.
Golpes de estado são acontecimentos trágicos que não se definem num lance único, numa data precisa, com personagens específicos -- sejam vitoriosos, sejam vencidos. As rupturas institucionais abrem comportas largas, com forças próprias, num movimento contínuo de ajustes e conflitos que irão definir a nova situação política. São mudanças abruptas e lances de aparência desencontrada, quando nem sempre é fácil decifrar o sentido real -- até porque, nessas ocasiões, a relação de forças costuma mover-se em alta velocidade.
Por exemplo: em 9 de abril de 1964, o Congresso deu posse a Castello Branco através de um ato institucional que definia datas e funções do calendário eleitoral do país, após o golpe que derrubou João Goulart. Ao contrário do que sabemos hoje, confortavelmente informados sobre o que iria ocorrer anos seguintes, naquele momento tudo parecia assegurado para um retorno rápido à democracia.
Não parecia que o país estava diante de um golpe programado para durar duas décadas, suprimindo eleições diretas entre 1965 e 1989, espaço de uma geração inteira. Acreditava-se que o governo militar não passava de uma pequena pausa, um intervalo rápido para "depurar" o regime e permitir o retorno à "normalidade."
No ato de posse de Castello, as eleições presidenciais diretas foram confirmadas para dali a 18 meses, em 3 de outubro de 1965, dando posse ao novo presidente eleito em 31 de janeiro de 1966 -- como previa a carta de 1946. Mas, na data marcada para a realização da nova eleição, o país e o calendário que deveria organizar a disputa pelo poder através da decisão do eleitor estavam de cabeça para baixo.
O mandato do próprio Castelo Branco fora prorrogado até 1967. As eleições diretas haviam sido canceladas em todos os níveis: para presidente da República, para governadores de Estado, para prefeitos de capital.
Quem calculou que as medidas de exceção iriam limitar-se aos líderes e partidos de esquerda, logo se surpreendeu. Depois de mandar as lideranças ligadas a Goulart, ao PCB e outras siglas para a prisão e o exílio, o Comando da Revolução voltou-se contra os líderes civis que haviam auxiliado a derrubar um governo constitucional. Os principais chefes da conspiração que derrubou Goulart estavam cassados, a começar pelo governador do Rio, Carlos Lacerda, o mais estridente, e o de São Paulo, Adhemar de Barros, discreto, mas muito mais ativo do que se imagina.
Como recordei num artigo publicado aqui mesmo em 31 de outubro ("Lula e Juscelino nas lutas da história" http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/263243/Lula-e-Juscelino-nas-lutas-da-hist%C3%B3ria.htm) há elementos úteis de reflexão sobre Lula no massacre enfrentado por Juscelino Kubitschek nos meses posteriores ao golpe de 64, que terminaram com sua eliminação da cena política.
Há uma diferença essencial na postura dos personagens, é bom reconhecer logo de cara. Ao contrário de Lula, que foi a principal voz na resistência ao golpe de 31 de agosto, exibindo sua rouquidão em atos de protesto realizados no país inteiro, JK foi um aliado tardio mas prestativo do golpe militar de 64.
Embora sua candidatura ao pleito presidencial de 1965 já tivesse até sido lançada oficialmente numa convenção do PSD, ele chegou a pedir votos a favor de Castello Branco no Congresso. Também multiplicou gestos conciliadores em direção àqueles que o enxergavam como inimigo, na esperança de acalmá-los. Nada adiantou. A pressão para retirar JK de cena é bem descrita por Paula Beiguelman no livro "O pingo de azeite -- Estudo sobre a instauração da ditadura."
A professora explica que o argumento para eliminar JK era que sua "candidatura seria o instrumento através do qual as correntes proscritas poderiam retornar ao comando da vida pública do país." Trocando em miúdos: pelo passado desenvolvimentista, pelos espaços que reservava à esquerda, o retorno de JK era um obstáculo à consolidação da ditadura.
Naquele momento, os adversários de Juscelino possuíam o controle completo da situação política. Estavam presentes tanto no Comando Militar que definia cassações e impunha nomes que deveriam ser enviados ao cadafalso, como dirigiam as investigações sobre denúncias de corrupção. Em nenhuma hipótese, havia a chance de apresentar recurso ao Supremo Tribunal Federal.
"Para melhor dissuadí-lo de candidatar-se, ameaçavam avolumar as 'restrições de natureza moral' insinuadas ao longo de sua carreira," escreve Paula Beiguelman.
No momento da cassação, JK era o político mais popular do país, favorito naquelas eleições que, em teoria, seriam realizadas em outubro de 1965. Também tinha aliados influentes em escala regional. Quando ocorreram eleições para governador, ainda por via direta, a vitória coube a aliados seus, em dois estados estratégicos do ponto de vista político e econômico, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As vitórias estaduais foram empregadas como argumento para suprimir eleições para governador, também.
Naquele momento -- outra semelhança -- o país enfrentava uma recessão duríssima, que levou o golpista de primeira hora, Carlos Lacerda, que seria marginalizado e cassado pelo governo que ajudou a instalar, a acusar a política econômica do período de "matar os pobres de fome e os ricos de raiva".
Lula encontrou um lugar na conjuntura política de 2017-2018 pelo passado de mais popular presidente da História, com uma herança inegável de combate a desigualdade estrutural da sociedade brasileira. Mas em 2016 ele se qualificou como a grande voz -- rouca muitas vezes -- no esforço final de denúncia da catástrofe que se aproximava.
Por isso cresce na mesma medida em que o governo Temer se afunda, gerando aquele movimento "Saudades de Lula", capturado pelo instituto Ideia, de análise política.
Basta recordar que o país está sendo transformado numa "cloaca", como definiu o ex-governador de São Paulo, Claudio Lembo, para entender a natureza das ameaças, verdadeiramente imundas, que podem ser colocadas no destino do Brasil e dos brasileiros. Na medida em que o Congresso garante sem o mais leve remorso todos os votos necessários para se aprovar os projetos de Temer-Meirelles, as ideias que estavam apenas no papel começarão a desembarcar no país real, produzindo terríveis consequências práticas para a maioria. E aí temos uma eleição no meio.
Um pesadelo para uns. Uma oportunidade, para outros.
Considerando que ninguém derruba um governo constitucional para ficar dois anos e seis meses em Palácio e depois devolver o comando de Estado a um novo presidente eleito apenas porque precisa mostrar amor infinito pelo voto direto, a candidatura Lula assume, acima de tudo, a forma de resistência, distúrbio, desafio -- em nome da democracia.
Nunca, desde o fim da República Velha, a eterna classe dominante brasileira teve o conjunto da situação política na palma da mão, pronta para satisfazer ambições, desejos e até caprichos.
Depois do inimigo principal -- Lula, repita-se -- outros virão. Porque não se quis, em agosto de 2016, uma mudança de governo.
Não é plano de curto prazo, mas uma reconfiguração histórica, numa nação com 206 milhões de habitantes, uma das dez maiores economias do planeta, a liderança mais influente da América do Sul. Tradução matemática de um país onde 5 famílias tem acesso a uma riqueza equivalente àquela disponível a 50% de toda população, o projeto pretende estabilizar uma ordem sem paralelo em sociedades que superaram a condição de senhor x escravo por formas mais civilizadas de trabalho humano.
Não vamos nos iludir, portanto. A guerra contra Lula irá se tornar mais dura, mais encarniçada, mais covarde, daqui para a frente.