segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Brito: Dallagnol diz bastar a "convicção" para condenar



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/brito-dallagnol-diz-bastar-a-conviccao-para-condenar


Não é preciso “um juízo de certeza"
Tijolaco.jpg
Reprodução: Tijolaço
Do Tijolaço, por Fernando Brito:

O diagnóstico do Dr. Deltan e a terapia do Dr.Richam


O Estadão de hoje dá amplos espaços para que, montado num diploma de Harvard, o procurador Deltan Dallagnol expanda suas teses sobre a relativização do Direito Criminal, aquela que, para simplificar, faz a convicção superar a prova.

No ótimo texto de Luiz Maklouf Carvalho, Dallagnol diz que não é preciso “um juízo de certeza” , produzido pelas provas, para condenar, bastando ter uma convicção para “além da dúvida razoável”.

Como a “dúvida razoável” é de um completo subjetivismo, a condenação de um cidadão passa a depender, afinal, da natureza do pensamento do juiz.

Esta é, claro, sempre componente da formação de seu convencimento. Mas a materialidade da prova, no Direito Penal mais que em qualquer outro, é a limitação que se faz a amplitude deste arbítrio e, por isso, garante, ao lado da presunção da inocência, não permite a transformação da Justiça em puro arbítrio.

Ou a implantação de uma Justiça Penal regida por valores morais ou político-ideológicos, de quem transposta seus próprios conceitos à ideia de “defender a sociedade”.

O que o Dr. Deltan propõe, com a sofisticação teórica harvardiana, nada tem de novo. É praticado há séculos pelo sistema repressivo, do qual a Justiça é o topo.

Um policial que, numa esquina deserta, altas horas da noite, aborda um negro e ele tem, digamos, 300 reais na carteira, um relógio e um bom celular, só terá uma questão “para além de dúvida razoável”: de quem ele roubou aquilo?

Evidente que na esfera judicial isso se reproduz de forma mais sofisticada, mas parte da mesma cadeia de raciocínio, onde o indício é formado a partir de definição de quem detém o poder repressivo de que aquele indivíduo, por ser quem é, tem uma imensa probabilidade de ser autor ou cúmplice de um ilícito.

Alguém aí se lembrou da fábula e do cordeiro?

Vejam o caso do “powerpoint” do próprio Dallagnol.

Como – será que alguém duvida – o objetivo é encontrar uma forma de “pegar o Lula”, toca a juntar indícios.

D. Marisa Leticia, há muitos anos atrás, comprou um apartamento na planta, num condomínio do Guarujá. Não importa se isso possa ser algo normal, perfeitamente dentro das posses do casal presidencial, porque o presidente da República ganha só um pouco menos que o Dr. Dallagnol (que, aliás, investe em imóveis) , este é o indício n°1. 

O indício n° 2 é que a obra do condomínio é da OAS, uma das empreiteiras envolvidas nos desvios na Petrobras. Não importa que a OAS tenha este e “zilhares” de outros empreendimentos.

Agora, o mais grave: Marisa e o próprio Lula visitaram um apartamento de cobertura onde se fazia obras, entre elas a colocação de um elevador interno, natural num “triplex”, até porque o valor deste equipamento não vai além de 5% do provável valor de venda de um imóvel do tipo (aqui, no Zap Imóveis, para quem tiver curiosidade, a preços de 2014). Indício n°3.

Como isso é o bastante para formar a convicção dos procuradores, dispensa-se a prova objetiva, que seria qualquer documento ligando o casal Marisa-Lula à propriedade do apartamento, porque, claro, é deles, “para além de qualquer dúvida razoável” 

Porque, claro, como Lula foi presidente da república e o país vive, segundo a convicção do Dr. Dallagnol, uma “propinocracia”, o apartamento não só era do casal Lula como, também, obtido como “propina”. 

Mas cadê a prova do pagamento de propina? 

Não precisa, também, ser objetiva. Basta o fato de terem passado por ele as nomeações de diretores da Petrobras que é o bastante para que não se tenha qualquer “dúvida razoável”. 

É a aplicação da ciência jurídica de acordo com a opinião que se tem do investigado, exatamente como aplicou, nas suas mensagens, o tal Dr. Richam, a quem não falta capacidade técnica, mas simplesmente a humanidade a ética que se deveria ter na Medicina ou no Direito Penal, porque vida e liberdade são valores muito próximos. 

Mas não se tem: “manda pro Moro, daí já abre a pupila”

A Globo quer a Oi



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/economia/globo-quer-a-oi


O "MT" usa o teu dinheiro, salva a Oi e entrega à Globo. Póóóde?
l
Muro.jpg
Por que a Globo jamais reclamou da patranha da Oi, essa que o Renan, o "Justiça" da lista de alcunhas da Odebrechtaprovou a lavajato, como ultima decisão enquanto presidiu o Senado?
Prejudica a Globo, porque a Oi, "saneada", ela pode produzir conteúdo de televisão e distribuí-lo.
E fazer concorrência à Globo.
E a Globo nunca disse nada.
Por que?
Porque a Globo quer meter a mão na Oi.
A patranha que está na mesa do "MT" e, como disse o Requião, foi provisoriamente suspensa pelo Ministro Barroso do STF, é para ter a seguinte sequência (e por isso foi fulminantemente aprovada no Senado dos canalhas, canalhas e canalhas, na acepção do Requião e do Lindbergh):
• o "MT" usa o teu dinheirinho e salva a Oi, que está multi-falida;
• uma maracutaia de R$ 100 bilhões! 100 bilhões!
• "saneada" a Oi, a Globo compra a Oi, ou entra no seu grupo controlador;
• a Globo passa a produzir conteúdo - que envenena o Brasil - e DISTRIBUIR CONTEÚDO, via Oi;
• a Globo ferra as demais concorrentes no mercado da tevê aberta.
Ah, mas para isso, a Globo precisará mudar a lei que ela própria criou, para se defender, no passado: quem faz conteúdo não distribui, quem distribui não faz conteúdo!
Ora, dirão os realistas: que lei?
Quem disse que tem lei em vigor?
Se a Globo conseguiu rasgar a Constituição e depor uma Presidenta da República, não conseguirá mudar uma leizinha dessas, que ela mesma redigiu e promulgou, quando interessava?
Ora, direis ouvir estrelas...
Com que dinheiro a Globo vai "comprar" a Oi?, perguntará o amigo navegante. 
Ora, com o teu dinheiro, amigo navegante!
Com o dinheiro do BNDES, uma vez que a atual presidenta do BNDES já presidiu uma "comissão" que tentou tomar uma grana do BNDES para salvar a Globo e o Carlos Lessa, então presidente, não deixou (episódio descrito no best-seller "O Quarto Poder - uma outra história").
Isso significa que a Globo vai tentar, ela própria, por enquanto, enfrentar o Google, a Netflix, o Facebook e todas as plataformas (e produtoras de conteúdo) que falam inglês e se capitalizam no mundo inteiro.
E mais o que vier dos Estados Unidos da compra da Time Warner pela AT&T - ou seja, conteúdo comprado por uma tele.
A Globo vai enfrentar o Chelsea e o Manchester United com o Audax e o Nova Iguaçu!
Mas, com o teu rico dinheirinho, amigo navegante, tanto faz...
Até que ela quebre a cara, como quebrou com a Tele Monte Carlo - desastre ferroviário também descrito no "Quarto Poder" - e seja obrigada a vender-se - porque ela está à venda.
É a breve melhora antes do óbito...
Com o teu rico dinheirinho...
Como diz o ansioso blogueiro:
Globo e Democracia. 
Um ou outro.
Em tempo: sobre o Bessinha aí de cima. É que no Maranhão a Globo já quebrou.
PHA
GloboCarcará.jpg


Solta o cano que não cai!



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/

Canta, Moro, canta!

VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

(Imperdível)

Matança no ES abate neolibelês



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/matanca-no-es-abate-neolibeles


Ele é da Fel-lha e do Insper. Um jênio!

Lisboa.jpg
Lisboa enriquece o patrimônio (intelectual) da Casa Grande (Reprodução: AquiNotícias.com)
Lisboa é um dos jênios do neolibelismo pátrio.
Nada que compare, é claro, com a Cegonhólogao melhor que o neolibelismo brasileiro foi capaz de produzir.
Lisboa é um dos 196 colonistas da Fel-lha e um dos cérebros coroados do Insper, think-tank da Casa Grande (quando o FHC está com preguiça).
Veja como Lisboa explica a matança do Espírito Santo:

Política fiscal capixaba é exemplo para o país, diz economista


O renomado economista Marcos Lisboa,  presidente do Instituto de Ensino e  Pesquisa (Insper), mencionou, em canal  aberto de TV, o Governo do Estado do  Espírito Santo  como referência nacional  na gestão pública e, em especial, na  política de austeridade fiscal."Temos  bons exemplos no Brasil, que é o caso  do Espírito Santo. O governador Paulo  Hartung assumiu os problemas de  frente, foi claro e transparente, e a  secretária da Fazenda [Ana Paula  Vescovi] ajudou a liderar o processo de ajuste. O Espírito Santo está com as contas em dia. Não foi fácil, mas enfrentou de frente o problema”, disse Lisboa.

Perguntado sobre como o governo  do Espírito Santo alcançou o equilíbrio do caixa no ano passado, Marcos Lisboa disse que aquele ano exigiu grande esforço de todo o Governo para a retomada do equilíbrio fiscal. “Após as despesas subirem de forma expressiva e as receitas diminuírem, o desafio foi a busca pelo reequilíbrio das contas públicas”, contou.

O trabalho do Governo do Estado teve início antes mesmo de janeiro de 2015. Com a formulação de um diagnóstico sobre as contas do governo estadual ainda em 2014, foi possível se antecipar à situação econômica em que a maioria dos Estados vive atualmente e conseguir traçar um caminho para que o caixa do Tesouro fechasse o ano equilibrado. O ajuste fiscal contou com dois instrumentos principais: a revisão do orçamento de 2015 e o decreto de contenção de gastos. A revisão do orçamento de 2015 foi fundamental. Nas receitas administradas pelo Estado, receitas correntes e receita de Caixa, o desvio em relação ao orçado foi de 1%. Nas receitas de impostos e taxas, foi de apenas 2%.

A redução e o controle dos gastos públicos, previstos em decreto no início de 2015, também foram responsáveis pelos resultados do ajuste fiscal do Espírito Santo. Além de cumprir a meta estabelecida de R$ 200 milhões, ainda foi possível preservar as políticas sociais do governo.

Outro fator importante lembrado pelo economista foi o fato do Estado não aumentar impostos, o que evitou a transferência de mais custos à população. Na dívida ativa, foi possível recuperar R$ 486 milhões com o Refis. O resultado obtido com essas receitas próprias do Estado compensou a queda nas transferências vindas da União, especialmente a perda de R$ 416 milhões nas rendas do petróleo. “Aumentamos a Receita por meio de ações que buscaram reforçar o caixa sem repassar os custos do ajuste fiscal para os capixabas. Revisamos e realinhamos benefícios, na busca de maior equidade e eficiência na tributação. Esse é um equilíbrio tênue, entre eficiência e justiça tributária, mas que foi bem-sucedido em 2015,” destaca a secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi.

O modelo de ajuste adotado pelo Espírito Santo tem como propósito a retomada da capacidade de investimento com recursos próprios, a recomposição das reservas financeiras do Tesouro e a aplicação das rendas do petróleo de forma a levar mais qualidade de vida aos capixabas e a construir bases sólidas e sustentáveis para o desenvolvimento do Estado.

Balanço da poupança fica negativo - de novo!



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/economia/balanco-da-poupanca-fica-negativo-de-novo


Terceiro pior resultado desde 1995

Coxa.jpg
Segundo a Agência Brasil:

Saques da poupança superam depósitos em R$ 10,7 bilhões em janeiro


O Banco Central (BC) informou hoje (6) que os brasileiros retiraram R$ 10,73 bilhões a mais do que depositaram na poupança em janeiro. O resultado é o segundo pior para meses de janeiro desde o início da série histórica do BC, em 1995. O pior saldo negativo em janeiro permanece o registrado para 2016, quando a poupança ficou negativa em R$ 12 bilhões.

O saldo negativo de janeiro de 2017 também é o terceiro pior da poupança em todos os meses, desde 1995. No mês passado, os saques na poupança somaram R$ 176,85 bilhões, superando os depósitos, que ficaram em a R$ 166,12 bilhões. O valor total nas contas ficou em R$ 658,56 bilhões. O volume dos rendimentos creditados nas cadernetas dos investidores alcançou R$ 4,31 bilhões.

Alguns fatores têm contribuído para a fuga de recursos da poupança. A alta da inflação contribui para a perda de atratividade da aplicação e vem influenciando a poupança desde 2015.

Mulher negra e da escola pública no topo da Fuvest



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/mulher-negra-e-da-escola-publica-no-topo-da-fuvest


A elite surta!

USP.jpg
Bruna Sena, 17, comemora o 1º lugar em Medicina da USP (Reprodução: Folha)
Na Fel-lha:

Negra, pobre e da rede pública fica em 1º em curso mais concorrido da Fuvest


É com uma frase provocativa estampada em uma rede social que Bruna Sena, 17, primeira colocada em Medicina da USP de Ribeirão Preto, carreira mais concorrida da Fuvest-2017, comemora e passa um recado de sua conquista: "A casa-grande surta quando a senzala vira médica".

Negra, pobre, tímida, estudante de escola pública, criada apenas pela mãe, que ganha R$ 1.400 como operadora de caixa de supermercado, Bruna será a primeira da família a interromper o ciclo de ausência de formação superior em suas gerações. Fez em grande estilo, passando em uma das melhores faculdades médicas do país.

A mãe, Dinália Sena, 50, que sustenta a casa desde que Bruna tinha nove meses e o pai deixou o lar, está entre a alegria e o pavor. Tem medo que a filha seja hostilizada. "Por favor, coloque no jornal que tenho medo dos racistas. Ela vai ser o 1% negro e pobre no meio dos brancos e ricos da faculdade."

Já a filha mostra-se tranquila. Acredita que será bem recebida e tem na ponta da língua a defesa de sua raça, de cotas sociais e da necessidade de mais oportunidades para os negros no Brasil. "Claro que a ascensão social do negro incomoda, assim como incomoda quando o filho da empregada melhora de vida, passa na Fuvest" (...) "Alguns se esquecem do passado, que foram anos de escravidão e sofrimento para os negros. Os programas de cota são paliativos, mas precisam existir. Não há como concorrer de igual para igual quando não se tem oportunidade de vida iguais."
Em tempo: a Fel-lha também apresentou, na última quinta-feira (02/02), a história de Larissa Mendes, 19 anos, aluna do terceiro ano do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. Durante 121 anos da instituição, apenas sete mulheres negras se formaram na Poli.

Manifestantes gritam contra Moro em Nova York



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/politica/manifestantes-gritam-contra-moro-em-nova-york


Atraso para o início da palestra chegou a dez minutos

Moro.jpg
"Moro é tendencioso" e "Um Golpe está em curso no Brasil": alguns dos cartazes levados pelos manifestantes (Crédito: Henrique Gomes Batista)
Do Globo:
A palestra do juiz Sérgio Moro está sendo marcada por protestos dentro da biblioteca da Columbia University, na manhã desta segunda-feira, em Nova York. Diversos participantes se levantaram, com cartazes e com gritos contra o juiz, acusando-o de ser parcial em suas decisões. Muitos gritavam que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe no Brasil. Ao menos três manifestantes foram expulsos do recinto, atrasando o início da palestra de Moro por cerca de 10 minutos.
Um protesto no lado de fora da universidade também criticava o evento. Professores e estudantes afirmavam que o evento abordava apenas um lado da Lava-Jato e que a operação ajudou no impeachment.
— Estou muito chateada com tudo isso, este evento não tem um debate universitário, representa apenas um lado — afirma Nancy Fraser, professora de Filosofia da New School University, que realiza o evento em conjunto com outras entidades, como a Fundação Lemann, de Jorge Paulo Lemann.
(...)
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK FA FONTE ACIMA

Pimenta e Damous aparam bigode do gatinho



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/politica/pimenta-e-damous-aparam-bigode-do-gatinho


Nomeação é "imoral e ilegal!

Moreira Franco.jpg
Damous e Pimenta: Temer quer blindar Moreira Franco (Reprodução)
Dos deputados federais Wadih Damous (PT-RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS):
Na última semana, o presidente Michel Temer nomeou o então Secretário do Projeto de Parcerias e Investimentos, o ex-governador do Rio de Janeiro Wellington Moreira Franco, para Ministro da recém criada Secretaria-Geral da Presidência. No entanto, Moreira Franco foi citado por mais de 30 vezes nas delações premiadas obtidas na chamada “Operação Lava-Jato”, como receptor direto de valores pecuniários a título de propina. Em apenas uma delas, por exemplo, foi acusado por ex-diretor da empreiteira Odebrecht de ter recebido R$ 30 milhões para a paralisação de determinada obra.
A comparação com a nomeação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é inevitável. À época, o ex-Presidente Lula sequer era réu em qualquer ação penal e, politicamente, havia justificativa para a sua nomeação, uma vez que a sua presença era uma demanda forte do então governo Dilma que enfrentava diversas dificuldades na articulação política.
É necessário, no mínimo, que agora se trate com isonomia o caso da nomeação do Sr. Moreira Franco. Há que se reconhecer, também, que a nomeação do Sr. Moreira Franco (ao contrário da nomeação de Lula), está sim eivada de ilegalidade por desvio de finalidade e não está baseada em justificativa política. O Sr. Moreira Franco já ocupava um cargo que não lhe dava status de Ministro, permitindo que ele fosse julgado pela Justiça Federal de 1ª instância.
“Por conta dessa imoralidade e ilegalidade, levamos hoje essa representação ao senhor Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, para que ele adote as medidas judiciais cabíveis para anular essa nomeação do cúmplice de Michel Temer porque trata-se de blindar Moreira Franco e lhe conferir foro privilegiado”, elucida o deputado Wadih Damous.

JANOT VAI PARA CIMA DE JUCÁ, RENAN E SARNEY



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/politica/janot-vai-para-cima-de-juca-renan-e-sarney


PGR mira aliados de Temer

lama.jpg
Do Estadão:
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira, 6, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de inquérito contra o ex-presidente José Sarney, os senadores do PMDB Romero Jucá (RR) e Renan Calheiros (AL), e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado sob a acusação de embaraço às investigações na Operação Lava Jato.
O pedido se fundamenta no conteúdo do acordo de colaboração premiada na qual Machado detalha manobras de políticos para interferir nas investigações da Operação Lava Jato.
 (...)

RECORD CHEGA AO TESOUREIRO DO MINEIRINHO



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/


Era ele quem arrecadava a grana ilícita?

VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK FA FONTE ACIMA

MORAES SE ANUNCIA E TEMER CONFIRMA: VAI PARA O STF



FONTE
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/moraes-se-anuncia-e-temer-confirma-vai-para-o-stf


Escolha Republicana!

Dilma Eduardo.jpg
Viva a República!
No G1:

Temer indica ministro Alexandre de Moraes para vaga de Teori no STF


O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, informou que o presidente Michel Temer indicou nesta segunda-feira (6) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Moraes foi indicado para ocupar a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu no mês passado.

"O presidente da República Michel Temer decidiu submeter à aprovação do Senado Federal o nome do ministro de Estado da Justiça e da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. As sólidas credenciais acadêmicas e profissionais do doutor Alexandre de Moraes o qualificam para as elevadas responsabilidades do cargo de ministro da Suprema Corte do Brasil."

Com a indicação, Alexandre de Moraes será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (...) Em seguida, se a comissão aprovar o nome do ministro, a indicação terá de ser votada pelo plenário do Senado.
Antes, o Conversa Afiada havia publicado:


Da Fel-lha:
Em uma troca de mensagens pelo telefone celular, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, diz a uma pessoa que sua indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal) será anunciada pelo presidente Michel Temer às 19h desta segunda (6).

"Hoje, lá pelas 19h00, o Presidente indicará meu nome para a vaga do Supremo Tribunal Federal. Se Deus quiser, em pouco tempo", diz trecho digitado pelo ministro. Logo depois, ele começa a escrever sobre a sabatina que tem de ser realizada pelo Senado para que seu nome seja aprovado. (...)
Trata-se de uma nomeação tão Republicana quanto a do Ministro Gilmar pelo FHC Brasif.

Tão Republicana quanto as do PT, especialmente as que o zé da Justiça soprava no ouvido da Presidenta!

Viva a República!

Mal. Deodoro de Amorim

Anote aí: confira os jogos ao vivo com transmissão na TV no meio de seman



FUTEBOL



Destaque para a Libertadores, Copa do Brasil, Primeira Liga e estaduais pelo país



Por
Rio de Janeiro



header Jogos na TV (Foto: infoesporte)


As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.

SEGUNDA, 6
Campeonato Carioca  
20h Volta Redonda x Bangu
Transmissão: SporTV e PFCI (com Daniel Pereira e Ricardo Gonzalez)

Campeonato Goiano
20h Vila Nova x Goianésia
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Victor Roriz e Cláudio Rabelo)

Campeonato Paulista Série A2
20h Guarani x São Caetano
Transmissão: SporTV 2 (com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar)



TERÇA, 7

Taça Libertadores
22h15 Unión Española-CHI x Cerro-URU
Transmissão: SporTV (com Eduardo Moreno e Edinho)
22h15 El Nacional-EQU x Tucumán-ARG
Transmissão: SporTV 2 (com Claudio Uchoa e André Loffredo)

Campeonato Francês
16h Montpellier x Monaco
Transmissão: SporTV (com Eusébio Resende e Carlos Eduardo Lino)
18h PSG x Lille
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e Edinho)


QUARTA, 8

Taça Libertadores
21h45 Colo Colo x Botafogo
Transmissão: TV Globo para RJ, RS, MG (menos Varginha), ES, TO, MS, MT, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho)

21h45 Millonarios-COL x Atlético-PR
Transmissão: TV Globo para PR (com Felipe Lestar e Cristian Toledo) e SporTV (com Linhares Jr e Mauricio Noriega)

Copa do Brasil
19h15 Vitória da Conquista x Coritiba
Transmissão: SporTV 2 (com Thiago Mastroianni e Gustavo Castelucci)
21h45 Caldense x Corinthians
Transmissão: TV Globo para SP, MG (Varginha), BA (com Cleber Machado, Casagrande e Paulo Cesar Oliveira) e SporTV 2 e PFCI (com Jota Jr e Wagner Vilaron)
21h45 CSA x Sport
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Junior, Cabral Neto e Wilson Souza) e AL (com Madson Delano, Antônio Torres e Flávio Feijó de Omena)

Primeira Liga
19h30 Flamengo x Grêmio
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Jader Rocha e Lédio Carmona)
19h30 Internacional x Fluminense
Transmissão: SporTV (menos RS) e Premiere (com Luiz Carlos Jr e Ricardo Rocha)

Campeonato Paulista
20h30 RB Brasil x Santo André
Transmissão: Premiere (com Osvaldo Luis e Renato Leal)

Campeonato Catarinense
20h30 Avaí x Chapecoense
Transmissão: Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma)
21h45 Joinville x Metropolitano
Transmissão: TV Globo para SC (com Cleiton Cesar e Rodrigo Faraco) e Premiere e Premiere HD (com Luiz Augusto Xavier e Gil Rocha)

Campeonato Pernambucano
21h30 Náutico x Salgueiro
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Marcelo Cavalcante)

Campeonato Baiano
19h30 Bahia x Bahia de Feira
Transmissão: Premiere (com Rainan Peralva e Jorge Allan)

Campeonato Goiano
19h30 Anápolis x Goiás
Transmissão: Premiere (com Cesar Resende e Rivelino Teixeira)
21h45 Atlético-GO x CRAC
Transmissão: TV Globo para GO (com Victor Roriz e Cláudio Rabelo)

Campeonato Cearense
21h45 Guarany de Sobral x Fortaleza
Transmissão: TV Globo para CE (com Kaio Cézar e Juscelino Filho)

Campeonato Sul-Americano Sub-20
23h30 Brasil x Argentina
Transmissão: SporTV 3 (com Guto Nejaim e André Loffredo)

Campeonato Francês16h Nice x Saint Etienne
Transmissão: SporTV 3 (com Daniel Pereira e Carlos Eduardo Lino)


QUINTA, 9
Copa do Brasil
21h30 Moto Club x São Paulo
Transmissão: SporTV e PFCI (com Milton Leite e Luiz Ademar)

Primeira Liga
19h15 Atlético-MG x Joinville
Transmissão: SporTV (menos MG), Premiere e PFCI (com Rogério Correa e Bob Faria)
21h45 Cruzeiro x Chapecoense
Transmissão: SporTV 2 (menos MG) e Premiere (com Jaime Junior e Henrique Fernandes)

Campeonato Catarinense
17h Almirante Barroso x Figueirense
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Paulo Stein e Ricardo Gonzalez)
20h30 Inter de Lages x Criciúma
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com André Lino e Paulinho Criciúma)

Campeonato Pernambucano 
21h30 Central x Santa Cruz
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Cabral Neto)

Taça Libertadores20h15 The Strongest-BOL x Wanderers-URU
Transmissão: SporTV 3 (com Bruno Fonseca e Edinho)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2017/02/anota-ai-confira-os-jogos-ao-vivo-com-transmissao-na-tv-no-meio-de-semana.html

Zago admite Inter "sem jogar" em 1º tempo de derrota e cobra "atitude"



INTERNACIONAL


Treinador lamentou erros no 2 a 1 do Novo Hamburgo, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, e afirmou que escalação foi baseada em "princípios" após preservação



Por
Porto Alegre


((OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)


O Inter perdeu para o Novo Hamburgo por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Beira-Rio. Sofreu dois gols no primeiro tempo, quando, segundo o técnico Antônio Carlos Zago, "não jogou" e aceitou com passividade o estilo de jogo do rival. Além disso, o comandante também explicou a escalação com Fernando Bob e Ceará e afirmou que trabalhou em cima de seus "princípios" e por conta da preservação feita aos jogadores no jogo da Primeira Liga, na última quarta.


LEIA MAIS 
Veja os lances de Inter 1 x 2 Novo Hamburgo
Bob é o pior e Nico e Uendel se salva; notas
Danilo cobra melhora: "Chega de erros"


Zago criticou o desempenho colorado na primeira etapa, quando o Noia anotou os gols com Preto e Jardel. O treinador cobrou "atitude" dos atletas e minimizou a melhora do time com as saídas de Bob e Diego, sacados no intervalo, especialmente o primeiro, para a entrada do jovem Charles.

Antônio Carlos Zago Inter x Novo Hamburgo (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)Antônio Carlos Zago admitiu primeiro tempo ruim do time (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)


– Primeiro tempo nossa equipe não jogou. O que tínhamos conversando antes do jogo era fazer o que fizemos no segundo tempo. No primeiro tempo não marcamos, não jogamos, não chutamos, foi difícil principalmente para o torcedor. No segundo tivemos atitude diferente. Voltamos mais vibrantes, não tivemos aquela morosidade. Mas não pode acontecer depois de perder por 2 a 0. É importante entrar desde o início do jogo, principalmente jogando em casa. Temos que fazer valer nosso mando. Deixamos muito a desejar até em relação a atitude. No segundo foi totalmente diferente, não só pelas substituições, mas também pelo que aqueles que estavam no time no primeiro tempo fizeram – explicou o comandante colorado.

A expectativa da torcida – que vaiou Fernando Bob durante o primeiro tempo – era pela escalação de Charles desde o início. O jovem foi bem na vitória sobre o Brasil de Pelotas, na última quarta, pela Primeira Liga, e encantou os torcedores. O mesmo valeu para Junio, também das categorias de base. O treinador explicou que escalou Ceará e Bob porque ambos foram poupados e estavam aptos fisicamente a atuar.

– Eu sempre tive alguns princípios no futebol que acho que tem que ser seguidos. Alguns jogadores foram poupados do jogo passado, e não havia o porquê não colocá-los para jogar. E tinham, na minha opinião, jogado bem no primeiro jogo. Se pegarmos hoje, do primeiro tempo, teria que trocar os 11. Talvez o Danilo não. O primeiro tempo nossa equipe praticamente não jogou, aceitou com passividade a velocidade do Novo Hamburgo. Os erros acontecem para nós corrigirmos e buscarmos sempre a formação ideal – completou o treinador.

O Inter volta a treinar na manhã deste domingo. Depois, volta ao trabalho na tarde de segunda-feira. Na quarta, joga contra o Fluminense, pela Primeira Liga, novamente no Beira-Rio. E no sábado jogará, pelo Gauchão, contra o Caxias, no Centenário, às 21h.


Confira as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2017/02/zago-admite-inter-sem-jogar-em-1-tempo-de-derrota-e-cobra-atitude.html

Apático, Inter sucumbe e dá brechas a Novo Hamburgo compacto e "fatal"


GAUCHÃO 2017 - PRIMEIRA FASE

02ª RODADA


Colorado apresenta dificuldades no sistema ofensivo e dá brechas ao Novo Hamburgo, que aproveita contra-ataques e vence por 2 a 1 no Beira-Rio



Por
Porto Alegre



((OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



A amostragem ainda é reduzida, com apenas três jogos e pouco menos de um mês de trabalho, mas Antônio Carlos Zago já depara com um longo caminho a percorrer para atribuir sua cara ao Inter e superar os desafios que o esperam na Série B em 2017. Neste sábado, a equipe, em sua formação titular, com D'Alessandro e companhia, ruiu diante do Novo Hamburgo, em pleno Beira-Rio. A derrota por 2 a 1, pela 2ª rodada do Gauchão, evidenciou problemas nas mecânicas ofensivas e defensivas, em meio à apatia para buscar o gol e às brechas cedidas na defesa.


LEIA MAIS
Zago cita primeiro tempo "sem jogar" em derrota
Danilo cobra time após derrota para o Noia
Atuações: Bob é o pior do Inter em derrota
Confira os lances de Inter 1x2 Novo Hamburgo


E os problemas não tardaram a aparecer. Pelo contrário. Se manifestaram e se multiplicaram ao longo dos 45 minutos iniciais em que o Inter foi presa fácil ao Novo Hamburgo – o próprio treinador admitiu que o Colorado encerrou o primeiro tempo "sem jogar" – mesmo sem que o Anilado apresentasse quaisquer surpresas em sua postura dentro de campo.

– Se pegarmos, o primeiro tempo de hoje, teria que trocar os 11. A nossa equipe praticamente não jogou e aceitou com passibilidade a velocidade no Novo Hamburgo. Teve um problema, até da empolgação de ter que propor o jogo. A equipe acabou esquecendo de detalhes que foram alertados em cima do vídeo que vimos do jogo do Novo Hamburgo – avalia o treinador.

Inter campinho (Foto: Reprodução)

De fato, esperava-se que o Noia pisasse o gramado do Beira-Rio com uma formação cautelosa, resguardada em seu sistema defensivo. O técnico Beto Campos delineou um 4-4-2 com duas linhas compactas, povoando a frente da área guardada pelo goleiro Matheus. E mais do que isso. Aproveitou o maior tempo de preparação para orientar seus marcadores a "morderem" o Inter.

Mesmo com o controle maciço da posse de bola, o Colorado foi insosso em campo, armado em seu 4-4-2 com o quarteto do meio formado pelos volantes Rodrigo Dourado e Fernando Bob, e com D'Alessandro e Diego abertos pelos lados. Contra um rival fechado, o Colorado passou longe de se impor com proposição de jogo, em um setor criativo sem verticalidade ou velocidade para romper as linhas rivais, seja a dribles, seja com um passe incisivo aos atacantes. De quebra, a equipe careceu de investidas dos laterais, para ter superioridade numérica dentro de campo.

Apático na frente, o Colorado ainda municiou o Novo Hamburgo com a "menina dos olhos" dos visitantes em busca de uma vitória. Dourado subiu para dar opção na frente, e Fernando Bob não auxiliou para dar cobertura. O resultado? Um erro de passe de D'Alessandro serviu o ataque do Noia, aos 41 do primeiro tempo. No quatro contra dois (veja na imagem), Preto saiu na cara de Danilo Fernandes para abrir o placar. Aqui, vai um adendo: contra o Veranópolis, o camisa 10 já havia cometido erro semelhante, que não resultou em gol.

Internacional x Novo hamburgo Inter  (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
Inter pouco atuou entre as linhas do Novo Hamburgo 
 (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)


O segundo gol veio três minutos mais tarde, em novo contra-ataque, após cobrança de escanteio. Novamente com superioridade numérica, Jardel saiu na cara de Danilo Fernandes e praticamente encaminhou a vitória anilada no Beira-Rio.

– Eu acho que perdemos a bola no meio, e a gente veio com poucos jogadores para defender. Só estávamos eu e Klaus. Tentei temporizar a jogada, mas se fizesse a falta, poderia ser expulso, pelo amarelo. Eles vieram com superioridade de jogadores, fizeram tabela dentro da área, coisa que não poderia ter acontecido no segundo gol. Depois, no contra-ataque, de escanteio, sofremos mais esse gol. Eles vieram para isso, para jogar por contra-ataques – resume Ernando.

Numa chancela às vaias da torcida no intervalo, Zago mexeu na equipe, com o ingresso de Charles e Andrigo nas vagas de Fernando Bob e Diego – praticamente reconheceu, assim, o erro em sua escalação. E o Inter melhorou em campo, com mais qualidade na saída de bola, a partir de Charles, e com verticalidade nas laterais, em especial a partir da entrada de Junio no lugar de Ceará.

Com os meias mais centralizados e próximos da área, os laterais encontraram brechas para subir ao ataque e participar das investidas, principalmente com bolas alçadas na área. O gol de Nico López, inclusive, saiu de passe de Uendel, pela esquerda. Em meio à pressão, o Colorado também correu riscos na defesa, sempre em contra-ataques. Mas o 2 a 1 preocupante encerrou o placar.

Internacional x Novo hamburgo Inter D'Alessandro (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)
A superioridade numérica do ataque 
do Novo Hamburgo (Foto: Eduardo 
Deconto/GloboEsporte.com)


Confira as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2017/02/apatico-inter-sucumbe-e-da-brechas-novo-hamburgo-compacto-e-fatal.html

Renato pede atenção e cita time de 2016 após revés: "Não pode dar mole



GRÊMIO


Comandante cobra mais vontade de parte de seus jogadores após a derrota do Grêmio por 2 a 1 para o Caxias, neste domingo, no Centenário, pelo Gauchão



Por
Caxias do Sul, RS



((OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)


Renato Gaúcho deixou clara sua insatisfação com seus comandados após a primeira derrota do Grêmio em 2016, neste domingo, no 2 a 1 sofrido para o Caxias, no Estádio Centenário, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Em sua análise após o revés, o comandante elencou a falta de atenção de seus atletas como fator para o tropeço e ainda cobrou a mesma entrega apresentada por seus comandados para erguer o penta da Copa do Brasil em 2016.

LEIA MAIS
Confira como foi o jogo em todos os lancesGrêmio admite má atuação em derrota

De acordo com o comandante, o Tricolor "aceitou" o jogo proposto pelo time grená e não conseguiu se impor para buscar a vitória, em especial no primeiro tempo, ainda que os gols da partida tenham saído apenas na segunda etapa. Renato ainda mencionou as chances perdidas por Pedro Rocha, em duas boas jogadas de Ramiro.

– Você precisa estar atento o tempo todo. Foi o que cobrei do grupo no intervalo. Aceitamos o jogo do Caxias. No primeiro tempo, a gente aceitou, no segundo, nem tanto. Tivemos uma oportunidade com o Pedro, mas não convertemos. Futebol é isso. Se você não fizer, vai acabar tomando. Para ganhar um campeonato, tem que disputar todos os jogos com muita vontade de ganhar. Falei que queria ser campeão gaúcho no jogo com o Ypiranga. Para isso, tem que ter a mesma vontade, o mesmo senso de marcação do ano passado. É início do ano, mas a gente não pode dar mole para adversário nenhum – disse o comandante.

Renato Caxias x Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)
Renato orienta o Grêmio em derrota para 
Caxias (Foto: Lucas 
Uebel/Divulgação Grêmio)


Neste domingo, a bola aérea defensiva voltou a ser fatal para o Grêmio – Gilmar anotou o primeiro gol do Caxias de pênalti, cometido após cruzamento para a área, e o segundo, após aparar de cabeça com liberdade. O técnico Renato Gaúcho, porém, fez questão de ressaltar que sua equipe é bem treinada para afastar esse tipo de jogada e atribuiu o problema à maior estatura do rival.

– O meu time está muito bem treinado na bola aérea, também. Passei a semana toda falando para os meus jogadores evitarem fazer falta desnecessária na entrada da área e evitar o escanteio, porque a jogada forte deles é a bola aérea. O Grêmio voltou a tomar gol de bola aérea... O Grêmio não é um time imbatível na bola aérea. E o time do Caxias tem um time muito mais alto que o meu. Pega os quatro altos deles, e eu vou pegar os altos. Daqui a pouco, tem dois ou três mais altos, também. É óbvio que ia acontecer – avalia Renato Gaúcho.

Como o resultado, o Grêmio cai para a terceira colocação na tabela do Gauchão, com três pontos e saldo um – leva vantagem sobre o Caxias justamente neste quesito. O Tricolor volta a campo na quarta-feira, quando encara o Flamengo, no Mané Garrincha, pela Primeira Liga. Pelo Gauchão, o próximo compromisso está marcado para as 17h do domingo, na Arena, diante do Passo Fundo.


Confira as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2017/02/renato-pede-atencao-e-cita-time-de-2016-apos-reves-nao-pode-dar-mole.html

No embalo de Gilmar, Caxias vence o Grêmio com titulares no Centenário



GAUCHÃO 2017 - PRIMEIRA FASE

02ª RODADA



Atacante marca os dois gols do Grená no triunfo por 2 a 1 sobre o Tricolor, neste domingo, em Caxias do Sul, pela 2ª rodada do Campeonato Gaúcho



Por
Caxias do Sul, RS


Confiante, Renato Gaúcho manteve a escalação e subiu a serra gaúcha com seus titulares para viver uma tarde ingrata e de futebol escasso neste domingo. Ou melhor. Para presenciar uma tarde simbólica para o Caxias. Em seu reencontro com o Estádio Centenário após voltar à elite do Gauchão, o Grená bateu o Tricolor por 2 a 1, pela 2ª rodada, em sua primeira vitória no estadual. E pode creditar a festa a Gilmar, autor dos dois gols do triunfo. Bolaños saiu do banco e descontou para os gremistas Clique aqui para ver todos os detalhes da partida.


LEIA MAIS
Veja como foi o jogo em todos os lancesConfira a tabela completa do Gauchão


Com a vitória, o Caxias ocupa a quarta colocação na tabela, com três pontos. Com a mesma pontuação, o Grêmio é terceiro e leva vantagem no saldo de gols – um contra zero dos rivais. O Grená volta a campo no sábado, contra o Inter, às 21h, no Beira-Rio. O Tricolor, por sua vez, tem pela frente o Flamengo, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Mané Garrincha, pela Primeira Liga. No Gauchão, a equipe encara o Passo Fundo, às 17h do domingo, na Arena.

O árbitro Jean Pierre Lima teve trabalho para controlar os ânimos e conduzir a partida, numa primeira etapa truncada e de muita pegada no Centenário. Após estrear com derrota, o Caxias iniciou o duelo em rotação elevada, com intensidade na marcação, adiantada para implicar dificuldades à saída de bola do Grêmio. O Tricolor até assustou, aos 7, com Pedro Rocha,que chutou para fora na cara do gol, mas o Grená respondeu aos 11, com Wagner, em chute de dentro da área.

Luan Caxias x Grêmio Gauchão (Foto: Grêmio FBPA/Divulgação)
Caxias vence o Grêmio por 2 a 0 no Centenário 
(Foto: Grêmio FBPA/Divulgação)


Sem conseguir manter o ritmo, os donos da casa caíram de rendimento e deram espaço para o Grêmio crescer na partida, em investidas picotadas com faltas em excesso pelos marcadores rivais. Aos 32, o Tricolor quase marcou, novamente com Pedro Rocha. Ramiro cruzou na cabeça do atacante, que mandou sobre Marcelo Pitol.

Os sinais de cansaço apresentados pelo Caxias nos minutos finais do primeiro tempo foram suplantados por uma segunda etapa de brilho e protagonismo de Gilmar. O atacante balançou as redes duas vezes para decretar a vitória dos donos da casa neste domingo. Aos 10, Jean aparou sobra pela direita e tentou cruzar. A bola bateu na coxa e no braço de Kannemann dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti, convertido pelo camisa 11 Grená. Cinco minutos mais tarde, o mesmo Gilmar aproveitou bola erguida na área para subir de cabeça e completar, livre, para as redes.
Renato até mexeu na equipe, com os ingressos de Jael, Everton e Bolaños, nas vagas de Pero Rocha, Leonardo e Jailson. Desorganizado e com muitos erros de passe, o Tricolor até descontou com Bolaños, na base da insistência, já nos acréscimos, mas não conseguiu buscar o empate.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/campeonato-gaucho/noticia/2017/02/no-embalo-de-gilmar-caxias-vence-o-gremio-com-titulares-no-centenario.html