quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Márcio Araújo marca, e Flamengo leva virada de time da Série B do Rio




FLAMENGO



Antes de estreia no Carioca, Zé Ricardo testa peças e vê sua equipe perder para o Serra Macaense em jogo-treino disputado no Ninho. Romulo ''estreia'' no time




Por
Rio de Janeiro



A três dias da estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, a equipe do técnico Zé Ricardo realizou um jogo-treino, nesta quarta-feira, no CT do Ninho do Urubu. Em confronto em ritmo de teste contra o Serra Macaense, o Rubro-Negro não ditou ritmo do jogo e foi derrotado: 2 a 1. Marcio Araújo foi o autor do gol, de cobertura (veja no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

Jovens da base, como a promessa Vinicius Júnior, tiveram oportunidades.

Daniel e Elton Pereira marcaram para os visitantes. Na semana passada, a mesma equipe do Serra Macaense havia sido goleada pelo Fluminense, também em um jogo-treino, realizado no CT do Tricolor. 

Com Diego, Arão, Jorge e Muralha na seleção brasileira, o Flamengo iniciou o jogo com a seguinte formação: Thiago; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo e Rômulo; Mancuello, Adryan e Éverton; Guerrero.

''Estreante'' na manhã na equipe rubro-negra, Romulo se apresentou bem para o jogo quando foi exigido. O volante não se limitou na marcação e apareceu bem e criou jogadas no ataque, assim como Adryan e Mancuello.

Romulo, Flamengo Jogo-Treino (Foto: Fred Gomes)
Romulo fez sua estreia no jogo-treino 
(Foto: Fred Gomes)


O gol do Flamengo veio aos 20 minutos da primeira etapa. Márcio Araújo encontrou espaço na marcação dentro da área. De cobertura, não deu chances ao goleiro Diego, do Serra Macaense, e abriu o placar do jogo-treino. O Rubro-Negro teve chance de ampliar com duas bolas na trave, uma de Guerrero e outra do argentino Mancuello.

Apesar de dominar as ações no campo de seu CT, o Flamengo acabou sendo surpreendido. Ao fim do primeiro tempo, um contra-ataque do Serra Macaense terminou com Elton Pereira sozinho pela ponta esquerda, chutando sem chance para o goleiro Thiago.


Segunda etapa morna para o Fla 
O time foi todo modificado para o segundo tempo do jogo-treino. Destaques foram as entradas dos jovens da base, como a promessa Vinicius Junior. Além dele, entraram: Rodinei, Léo Duarte, Juan, Rafael Santos, Ronaldo, Cafu; Cirino, Jean Lucas e Leandro Damião.

Apesar de contar com jogadores descansados, o segundo tempo acabou sendo morno. O Serra Macaense foi todo para a defesa no campo do Ninho, e o Flamengo sofreu para conseguir espaços. Damião foi o mais participativo, mas não conseguiu ser conclusivo. No fim da partida, os visitantes não desperdiçaram a oportunidade que tiveram. Após falha do zagueiro Léo Duarte, a bola sobrou para Daniel, que ajeitou e marcou um bonito gol da virada.

O Flamengo estreia no Campeonato Carioca neste sábado, contra o Boa Vista. A partida será realizada em Natal, na Arena das Dunas. Na próxima semana, o Rubro-Negro encara o Macaé.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/01/fla-e-derrotado-em-jogo-treino-no-ninho-e-m-araujo-marca-de-cobertura.html

Luis Enrique diz que "fome" de vitórias do Barcelona por títulos aumentou



FUTEBOL ESPANHOL


Técnico evita mais uma vez falar sobre renovação e pede cautela com Real Sociedad


Por
Barcelona, Espanha



O Barcelona fechou o ano de 2016 vendo o Real conquistar o Mundial de Clubes da Fifa, liderar o Campeonato Espanhol com folga e Cristiano Ronaldo levar a Bola de Ouro e o prêmio The Best, o melhor do mundo da Fifa. Mas as coisas parecem estar mudando na Catalunha em 2017, pois o time vive boa fase, encostou no rival na briga pelo título nacional e o técnico Luis Enrique, ao ser questionado se o elenco poderia ajudar na sua renovação, garantiu que seus comandados estão completamente focados em fazer história. Nesta quinta-feira, o Barça recebe o Real Sociedad pela Copa do Rei, e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real às 18h15 (de Brasília).

luis enrique, barcelona (Foto: EFE/Alejandro García.)
Luis Enrique deixa claro que os jogadores do 
Barcelona seguem com fome de títulos (Foto: 
EFE/Alejandro García.)


- Não tenho o que falar desse tema (renovação), mas sigo vendo o mesmo desejo da equipe que quer seguir fazendo história, inclusive vejo aumentar essa fome (de títulos). Nós devemos tomar cuidado e tentar fazer uma partida completa. Vamos ter dificuldades pela competição e pelo resultado de ida - disse Luis Enrique na coletiva de imprensa desta quarta-feira, lembrando que o Barça venceu o jogo de ida por 1 a 0 e o Real Sociedad vai sair para o jogo e tentar inverter o placar no Camp Nou.

+ CR7 ganha prêmio e provoca: "Não estou aqui para agradar meus críticos"
+ Rádio crava: Pepe vai para China em junho com triplo de seu salário no Real

Luis Enrique também não quis adiantar os substitutos de Busquets e Iniesta, ambos lesionados. Deixou claro que tem substitutos no elenco que podem entrar e dar conta do recado com a camisa do Barcelona. Ao ser questionado sobre a evolução de Messi, também não poupou elogios ao craque argentino e disse que se trata de "um jogador único".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2017/01/luis-enrique-diz-que-fome-de-vitorias-do-barcelona-por-titulos-aumentou.html

"Marcado pela torcida", Autuori apoia saída de M. Guilherme do Atlético-PR



ATLÉTICO-PR


Técnico Paulo Autuori avalia a transferência do meia, que viaja nesta quarta para acertar com o Dinamo Zagreb-CRO. "Era importante para ele mudar de ares", disse



Por
Curitiba



Marcos Guilherme Atlético-PR (Foto: Gustavo Oliveira/ Atlético-PR)
Marcos Guilherme está de saída do Atlético-PR 
(Foto: Gustavo Oliveira/ Atlético-PR)


O técnico Paulo Autuori avaliou de forma positiva a saída do meia Marcos Guilherme do Atlético-PR. O jogador de 21 anos foi negociado com o Dinamo Zagreb-CRO, pelo empréstimo de um ano. Ele viaja nesta quarta-feira para realizar exames médicos e assinar contrato, com opção de compra de 50% dos direitos econômicos.

Na avaliação do treinador, o prata da casa ficou "marcado" pela torcida, que fez cobranças e vaiou o jogador nas partidas realizadas na Arena da Baixada. 

– Acho que o Marquinhos é um jogador que tem potencial enorme e infelizmente aqui estava condicionado por aquilo que aconteceu, e isso acontece em muitos clubes, em algum momento a torcida não entende o jogador e expressa isso nos jogos de uma maneira difícil para o jogador.  Infelizmente ou felizmente nós vamos passar a entender que não se desperdiça tanto talento como o futebol brasileiro, do jogador ficar marcado pela torcida por duas ou três situações que aconteceram durante o tempo em que permaneceu nesse clube - disse em entrevista coletiva

Com elogios ao ex-camisa 10 e "novos ares", Autuori disse que a oportunidade será muito boa para a carreira do meia.

– Ele vai para um clube de tradição na Europa, que vai disputar competição europeia no mais alto nível. Para ele vai ser ótimo, é uma grande exposição. Acho que era importante para ele mudar de ares e certamente vai mostrar a sua qualidade lá - completou.

 Para ele vai ser ótimo, uma grande exposição. Acho que era importante para ele mudar de ares e certamente vai mostrar a sua qualidade lá
Técnico Paulo Autuori sobre o meia Marcos Guilherme

Com passagens por seleções de base, Marcos Guilherme é uma das revelações do Furacão. Criticado e perseguido pela torcida, amargou o banco de reservas depois de ser titular absoluto em 2015. No ano seguinte, conviveu com uma sequência de más atuações. Por causa da falta de sequência, o camisa 10 ficou fora da lista para a disputa da Olimpíadas no ano passado. A convocação para a Seleção era um projeto tanto do jogador quanto do próprio clube, que buscava a valorização para uma futura negociação. Em 2012, o meia foi apontado como possível maior revelação da história do clube paranaense pelo presidente do Conselho Deliberativo Mario Celso Petraglia

Após o sonho olímpico falhar, Marcos Guilherme ganha apoio no Atlético-PR

Cobiçado por Santos e Flamengo, o jogador disputou 160 partidas pelo clube (contando amistosos) e marcou 21 gols. Na temporada passada, atuou em 44 partidas (27 delas como titular) e balançou as redes três vezes: contra Brasil de Pelotas pela Copa do Brasil, Londrina pelo estadual e Flamengo pela Primeira Liga. Marcos Guilherme tem contrato com o Atlético-PR até março de 2019.


Leia tambémAtlético-PR define preços de ingressos para 2017Clube inicia a venda de ingressos para estreia na Libertadores
Na rota do Palmeiras, de olho na Liberta: como o Peñarol chega a CuritibaSem Carlos Alberto e Grafite, Autuori esboça Atlético-PR contra o PenãrolFocado na Libertadores, Paulo Autuori confirma time alternativo no estadual


Sem Marcos Guilherme, o Furacão enfrenta o Penãrol em amistoso agendado para as 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira, na Arena da Baixada, na primeira exibição da equipe atleticana antes da estreia oficial em 2017. No domingo, a equipe atleticana faz a primeira partida no Paranaense, diante do Rio Branco-PR, às 17h (horário de Brasília) de domingo, em Paranaguá. Na sequência, enfrenta o Millonarios, da Colômbia, pela segunda fase da Libertadores da América. O duelo está marcado para o dia 1° de fevereiro, quarta-feira, às 20h, na Baixada.


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/atletico-pr/noticia/2017/01/marcado-pela-torcida-autuori-apoia-saida-de-m-guilherme-do-atletico-pr.html

Em jogo duro, Nadal vence Raonic e está nas semis do Aberto da Austrália




TÊNIS


Espanhol faz três sets equilibrados contra canadense, salva set points, mas na hora da verdade se impõe e agora pega Dimitrov por um lugar na final



Por
Melbourne, Austrália



Rafael Nadal comemora vitória sobre Milos Raonic pelas quartas de final do Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Jason Reed)
Nadal comemora vitória sobre Raonic pelas 
quartas de final do Aberto da Austrália 
(Foto: REUTERS/Jason Reed)


Rafael Nadal está na semifinal do Aberto da Austrália. Em um jogo equilibrado, nesta quarta-feira, o espanhol bateu Milos Raonic por 3 a 0, parciais de 6/4, 7/6 (7) e 6/4 em 2h44 de partida. O cabeça de chave número nove, campeão de 2009 e vice em 2012 e 2014 do torneio vai disputar na sexta-feira um lugar na final contra o búlgaro Grigor Dimitrov, que mais cedo vencera o belga David Goffin também por 3 a 0. Na outra semifinal estão Roger Federer e Stan Wawrinka, que jogam na quinta-feira, a partir das 6h30 (horário de Brasília).  

- Raonic me venceu duas semanas atrás em Brisbane, então eu decidi jogar mais dentro da quadra na recepção. Eu sabia que teria momentos difíceis no jogo, ele tem um dos dois melhores serviços da tour e joga bem agressivo na recepção - disse Nadal.

Sem Novak Djokovic e Andy Murray, o terceiro do mundo Raonic era o melhor ranqueado dentre os oito nas quartas de final. Das oito partidas entre os dois, Nadal vencera seis. Mas na última, este mês, Raonic levou em Brisbane por 2 sets a 1. As chances de uma quebra seriam poucas para os dois lados. A primeira do espanhol veio no quinto game, mas a devolução ficou na fita. Nadal variava o jogo e provocava erros de Raonic. O canadense tentava matar os pontos na rede e tomava passadas. Foi assim que o Touro Miúra teve mais duas chances de quebra no sétimo game. E dessa fez aproveitou, depois de um smash para fora do canadense: 4/3. Raonic soltava os seus petardos, tinha mais aces - foram 14 a 4 no total -, mas Nadal era melhor nos pontos vencidos no primeiro serviço. E assim levou o primeiro set por 6/4.

Rafael Nadal na partida contra Milos Raonic pelo Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Edgar Su)
Nadal na partida contra Raonic pelo Aberto 
da Austrália (Foto: REUTERS/Edgar Su)


Raonic voltou para o segundo set partindo para cima. No segundo game teve a primeira chance de quebra. Para se salvar, Nadal sacava com efeito e jogava Raonic para fora de quadra. E teve dificuldade para confirmar o saque. O canadense pediu atendimento médico no vestiário quando vencia por 3/2. Na volta, os serviços seguiram sendo confirmados, mas os dois passaram a oscilar mais. No décimo game, sacando com 4/5, Nadal foi mal na devolução, cometeu uma dupla falta e deu dois set points para Raonic. Salvou com um ace e uma bola fora do adversário. Teve mais um set point contra, mas acelerou o jogo e conseguiu confirmar o game. O equilíbrio seguiu e a parcial foi para o tie-brek. Raonic começou melhor, dominou a rede, acertou um belo lob de top spin, mas na hora H cometeu uma dupla falta e perdeu duas chances de fechar o set. Mais erros deram o tie-brek por 9-7 e o set para Nadal. No total, seis setpoints que Raonic não aproveitou.

Os 2 a 0 pareciam não abater Raonic e o jogo seguiu equilibrado. Nadal mantinha o saque aberto para dificultar a devolução do adversário. E teve um aproveitamento bem melhor na rede:
venceu 88% dos pontos contra 52%. O canadense se garantia no serviço acumulando aces. Na hora decisiva, o espanhol mostrou categoria, fez o canadense correr toda a quadra e fechou o jogo no décimo game, quebrando Raonic de zero e ganhando o set por 6/4. No fim, Nadal obrigou o adversário a cometer mais erros não forçados: 32 a  21. E os números de winners representaram um jogo franco: 40 para o espanhol e 39 para o canadense.

Milos Raonic na partida contra Rafael Nadal pelo Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Jason Reed)
Raonic saca contra Nadal: 14 aces contra 4 do 
espanhol (Foto: REUTERS/Jason Reed)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/nadal-passa-por-raonic-e-esta-na-semifinal-do-aberto-da-australia.html

Serena vence Konta e faz inesperada semi contra Lucic-Baroni na Austrália



TÊNIS


Americana avança no torneio após fechar jogo em dois sets nesta quarta-feira e terá pela frente croata que não chegava a uma semifinal de Grand Slam havia 18 anos



Por
Melbourne, Austrália



Seis vezes campeã do Aberto da Austrália (2003, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2015), a americana Serena Williams confirmou seu favoritismo nesta quarta-feira e avançou à semifinal do torneio. Para isso, levou apenas uma hora e 15 minutos para derrotar a britânica Johanna Konta por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.

Sua adversária será a croata Mirjana Lucic-Baroni, 79ª colocada no ranking mundial, que surpreendeu mais cedo ao vencer a tcheca Karolina Pliskova em três sets (6/4, 3/6 e 6/4), chegando a uma semifinal de Grand Slam depois de 18 anos.

Serena Williams Aberto da Austrália (Foto: Reuters)
Número dois do mundo, Serena confirmou 
favoritismo diante da tenista britânica em 
Melbourne (Foto: Reuters)


O primeiro set foi mais simples para Serena, que quebrou o serviço adversário no quarto game e praticamente não enfrentou resistência.

Na segunda parcial, Konta equilibrou o jogo e saiu em vantagem, com 2/1 e saque a favor. Até que a americana voltou a encaixar um bom primeiro serviço, devolveu a quebra no sexto game e virou no oitavo. Com 5/3, caprichou no saque e não perdeu um ponto para fechar a partida.

Na partida anterior, Lucic-Baroni, cuja presença nas quartas já surpreendia, conseguiu grande feito. Aos 34 anos (um a menos do que sua próxima rival), ela foi derrotada no segundo set e chegou a pedir atendimento médico antes de voltar à quadra e confirmar sua classificação.

A outra semifinal do torneio tem um duelo americano. Venus Williams, irmã de Serena, encara a compatriota CoCo Vandeweghe.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/serena-vence-konta-e-faz-inesperada-semi-contra-lucic-baroni-na-australia.html

Operação 2018: Brasil pega Colômbia com novatos de olho em vaga na Copa




SELEÇÃO BRASILEIRA



Ao menos dez jogadores estrearam em partidas com só atletas que atuam no Brasil e chegaram ao Mundial pouco depois. Chance para Weverton, Geromel, Arão e cia



Por
Rio de Janeiro



O amistoso desta quarta-feira entre Brasil e Colômbia mistura homenagem e oportunidade. A renda da partida será totalmente revertida para os familiares das vítimas do voo da Chapecoense. Ao mesmo tempo, um grupo de 23 jogadores que atuam no futebol brasileiro querem mostrar a Tite que podem defender a Seleção principal. E, por que não, sonhar com a Copa do Mundo? A bola rola às 21h45 (de Brasília), no Engenhão. A TV Globo, o SporTV e a Rádio Globo transmitem; o GloboEsporte.com acompanha em tempo real.

treino seleção brasileira, Estádio Nilton Santos (Foto: André Durão)
Tite conversa com os convocados: quatro estreantes 
no time titular e muitos outros sonhando também 
com a Copa do Mundo de 2018 (Foto: André Durão)



Exemplos não faltam aos novatos da lista. Por se tratar de um amistoso marcado fora da data Fifa, a comissão técnica só recorreu a jogadores de clubes nacionais. Isso aconteceu poucas vezes nos últimos anos, mas sempre rendeu um ou outro "reforço" ao treinador.

Pelo menos dez jogadores que estrearam pela Seleção neste século justamente em partidas com restrição de atletas que atuam no Brasil chegaram a Mundiais nos anos seguintes.

Em fevereiro de 2002, por exemplo, o zagueiro Anderson Polga, o volante Kleberson e o jovem meia Kaká foram testados por Luiz Felipe Scolari num amistoso contra a Bolívia.  Meses depois, estavam levantando a taça mais cobiçada do planeta, após a final contra a Alemanha, no Japão.

campinho Brasil x Colômbia time titular (Foto: Arte: GloboEsporte.com)Formação treinada por Tite que vai começar o amistoso desta quarta (Foto: Arte: GloboEsporte.com)


O lateral-direito Cicinho e os atacantes Fred e Grafite debutaram na despedida de Romário em 2005, no Pacaembu. A vitória por 3 a 0 sobre a Guatemala foi morna, mas os três chegaram à Copa do Mundo. Cicinho e Fred já no ano seguinte, com Parreira, e Grafite em 2010, com Dunga.
Em 2011 e 2012, CBF e AFA organizaram o Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina, e impuseram a restrição: só jogadores que atuavam nos dois países poderiam ser escalados. Mano Menezes, que seria demitido logo depois da taça de 2012, lançou nesses embates quatro que disputaram a Copa-2014: o goleiro Jefferson, o volante Paulinho, o meia Oscar e o atacante Bernard.

Na equipe titular que vai a campo nesta quarta-feira, quatro nunca jogaram pela Seleção principal: Weverton, Fagner, Geromel e Willian Arão. No banco, mais nove: Muralha, Danilo Fernandes, Vitor Hugo, Luan Garcia, Jorge, Rodriguinho, Henrique, Camilo, Scarpa e Luan.

– Não sabia disso. Sem dúvida, todo jogador sonha em chegar na Seleção e numa Copa do Mundo. Estou preparado e vou me preparar mais ainda mentalmente para fazer uma grande apresentação com meus companheiros para que possamos sim deixar uma dúvida na cabeça do professor. E me firmar na Seleção também, que é o mais importante – frisou Arão.

A próxima convocação sem restrições será feita no início de março, para os jogos dos dias 23 e 28 deste mesmo mês, contra Uruguai e Paraguai, pelas eliminatórias. Ter seu nome falado por Tite novamente é tudo que esses jogadores querem. Para eles, o amistoso vale bastante.

Téo Gutiérrez, atacante da Colômbia, José Pékerman (Foto: Daniel Mundim)Téo Gutiérrez, atacante da Colômbia, conversa com técnico José Pekerman (Foto: Daniel Mundim)


COLÔMBIA

O adversário do Brasil levou a sério todos os componentes do Jogo da Amizade, do lado emotivo ao esportivo. Enaltecem a homenagem que será feita e a memória das vítimas da tragédia, mas também reforçam que o amistoso é uma oportunidade para vários jogadores. Dos 20 convocados, 12 não estavam na última lista de José Pekerman e cinco são estreantes.

O técnico argentino não mudou sua postura, mesmo diante de um amistoso de caráter mais humano. Dos três treinos no Rio de Janeiro, fechou as portas à imprensa em dois e só falou com os jornalistas no desembarque. Com base no trabalho realizado em seu primeiro treino, a tendência é de escalar os mais experientes.


* Colaborou Daniel Mundim

FICHA TÉCNICA
Brasil: Weverton, Fagner, Geromel, Rodrigo Caio e Fábio Santos; Walace; Willian Arão, Lucas Lima, Dudu e Robinho; Diego Souza. Técnico. Tite
Colômbia: David González, Bocanegra, Felipe Aguilar, Quintero e Farid Díaz; Abel Aguilar, Uribe e Macnelly Torres; Borja, Copete e Téo Gutiérrez. Técnico: José Pekerman

Data: 25/01/2017 Horário: 21h45 (de Brasília) Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro Árbitro: Jorge Baliño (ARG) Auxiliares: Lucas Germanotta e Germán Chade (ARG)

Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior, Leonardo Gaciba e Rafael Henzel), SporTV (com Luiz Carlos Jr, Muricy Ramalho e Lédio Carmona) e Rádio Globo (com Luiz Penido, Dé, Gustavo Henrique e Rafael Marques). O GloboEsporte.com também acompanha em Tempo Real.


FONT:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2017/01/operacao-2018-brasil-pega-colombia-com-novatos-de-olho-em-vaga-na-copa.html

1, 2, 3 testando... O que você já poderá ver na estreia do Botafogo no Carioca




BOTAFOGO



Alvinegro começa oficialmente a temporada colocando à prova a base do time para a Libertadores e invencibilidade contra pequenos no Carioca. Montillo é atração à parte




Por
Rio de Janeiro





O amistoso contra o Rio Branco-ES serviu para observar os jogadores, mas o primeiro teste à vera será nesta quarta-feira. O Botafogo começa oficialmente a temporada colocando à prova a base do time para a Pré-Libertadores contra o Madureira, às 16h30 (de Brasília), em Moça Bonita, em jogo antecipado da segunda rodada do Campeonato Carioca. Daqui a uma semana, o desafio será o Colo-Colo, do Chile, no primeiro dos dois duelos mata-mata do principal torneio do continente. Torcedores estão com a cabeça na competição, já compraram 27 mil ingressos para o Estádio Nilton Santos e tentam controlar a ansiedade. Mas hoje já poderão ter uma palhinha.


ATRAÇÕES

Montillo Botafogo (Foto: Twitter do Botafogo)
Montillo já deixou o dele na estreia e será atração 
em Moça Bonita como foi Seedorf em 2013 
(Foto: Twitter do Botafogo)


O Botafogo não nega: vai priorizar a Libertadores e, quando julgar necessário, poupará o time principal no estadual. O que já deve acontecer neste sábado, diante do Nova Iguaçu. Ou seja, o jogo desta quarta é uma chance garantida de ver em campo os titulares, embora Jair Ventura tenha alguns desfalques. Autor de um gol nos 4 a 0 sobre o Rio Branco-Es, Montillo será uma atração à parte para os torcedores em Moça Bonita. Por falar no estádio em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Alvinegro volta ao palco após três anos: sua última vez no palco foi no empate por 1 a 1 com o Nova Iguaçu, em 22/03/2014. Daquele time, só Airton continua.


FIQUE DE OLHO

Sassá durante treino em Domingos Martins (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Sassá foi um dos destaques dos treinamentos 
da pré-temporada no Espírito Santo (Foto: 
Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Quatro ex-titulares e hoje reservas prometem disposição para reconquistar espaços no time. Casos de Renan Fonseca, contestado por parte da torcida e que terá chance ao lado de Emerson Silva na dupla de zaga; Rodrigo Lindoso, que perdeu a posição na chegada de João Paulo, mas volta como aposta na manutenção da trinca de volantes, pilar do time em 2016; Rodrigo Pimpão, que está voando fisicamente e iniciou o ano com faro de gol; e Sassá, artilheiro da equipe na última temporada que vem tentando recuperar o prestígio com Jair Ventura.


FICA PARA PRÓXIMA

Joel Santos (Foto: Marcos Ribolli)
Recém-contratado, Joel estava no Santos e 
chega para ser o tão sonhado atacante de 
lado (Foto: Marcos Ribolli)


Enquanto alguns tentam aproveitar a chance, outros quatro ainda terão que esperar um pouco mais para mostrar serviço a Jair Ventura. Casos dos poupados Carli, que vem sofrendo com uma contratura na panturrilha esquerda, e João Paulo, com dores musculares. Ambos com vagas certas no time titular quando estiverem recuperados. Além deles, os atacantes recém-chegados Joel e Guilherme ainda não foram regularizados. O camaronês, aliás, foi contratado com status de titular para ser a opção de velocidade pelos lados do campo, podendo ser ainda um falso 9.


INVENCIBILIDADE

Rodrigo Lindoso Botafogo x Madureira (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Lindoso já foi do Madureira e hoje trocou de 
lado: Botafogo tem amplo retrospecto contra 
rival (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Outro atrativo são os números, que apontam para um final feliz do Botafogo nesta quarta-feira. Há quase três anos, o clube não sabe o que é perder para os times considerados de pouca expressão no Carioca – a última vez foi um 2 a 1 para o Boavista no Moacyrzão, no dia 15 de março de 2014. Só em 2016, por exemplo, foram 10 vitórias em 10 partidas contra os pequenos, com 14 gols marcados e só dois sofridos. No retrospecto geral do confronto com o Madureira, a vantagem também é alvinegra: são 102 triunfos contra 24 empates e 15 derrotas em 141 jogos.


Ficha: MADUREIRA X BOTAFOGO

campinho, Botafogo x Madureira (Foto: Info Esporte)
Provável escalação contra Madureira tem 
mesma formação de amistoso e famosa 
trinca de volantes (Foto: Info Esporte)


Local: Moça Bonita, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: quarta-feira, 16h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Gatito Fernández; Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Montilo; Pimpão e Roger.

Desfalques: Jefferson, Luis Ricardo, Carli e João Paulo (DM); Guilherme e Joel (não regularizados), e Camilo (convocado pela Seleção).

Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino), e Rádio Globo FM 98,1 e Globo AM 1220 (com Hugo Lago, Álvaro Oliveira Filho, Renan Moura e Camila Carelli).

Arbitragem: Luis Antônio Silva dos Santos apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Daniel do Espírito Santo Parro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/01/1-2-3-testando-o-que-voce-ja-podera-ver-na-estreia-do-botafogo-no-carioca.html