quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Minas domina o Brasília fora de casa e garante vaga nas semi da Copa Brasil




COPA BRASIL DE VÔLEI FEMININO


Time mineiro não se intimida no Distrito Federal e elimina equipe candanga com vitória por 3 sets a 0, em grande noite de Pri Daroit e Destinee Hooker



Vindo de duas vitórias em 2017 pela Superliga, a equipe mineira mostrou que está mesmo embalada neste início de ano e conquistou outro triunfo imponente na noite desta terça-feira. Jogando no Distrito Federal, as visitantes não se intimidaram diante do Brasília Vôlei e venceram por 3 sets a 0 - parciais de 25/22, 25/21 e 25/22 -, em duelo pelas quartas de final da Copa Brasil. Com o resultado, o Minas garantiu presença na fase final do torneio, marcada para os dias 27 e 28 de janeiro, em Campinas. O adversário nas semifinais será o Osasco, que passou pelo Pinheiros.

Minas conquistou vitória imponente em cima do Brasília Vôlei no Distrito Federal (Foto: Divulgação / Brasília Vôlei)
Minas conquistou vitória imponente em cima 
do Brasília Vôlei no Distrito Federal (Foto: 
Divulgação / Brasília Vôlei)



PRI DAROIT E HOOKER COMANDAM

Os ataques potentes de Destinee Hooker e a categoria de Pri Daroit foram as principais armas do time do Minas no confronto desta terça contra o Brasília. A oposta americana anotou 15 pontos, enquanto a ponteira colocou 16 bolas no chão e foi a principal pontuadora da partida. Quem também jogou bem pelo time mineiro foi a central Mara, com 11 pontos - cinco deles em bloqueios.
No lado do Brasília, Vivian foi a maior pontuadora, com 11, enquanto Andreia contribuiu com oito. Voltando de lesão, a central Roberta atuou poucos minutos e contribuiu com seis. Referências ofensivas da equipe, Amanda e a capitã Paula Pequeno foram discretas, anotando apenas cinco e dois pontos, respectivamente.


ANÁLISE

O Minas comprovou o embalo deste início de ano e se mostrou superior no Distrito Federal. Os ataques potentes da americana Destinee Hooker trouxeram uma nova dinâmica ao ataque da equipe, que conta ainda com Rosamaria e Pri Daroit em grande forma. As entradas de Jaqueline vindo do banco tornam o setor ofensivo mineiro ainda mais perigoso.

No lado do Brasília, a ausência da central Roberta (voltando de lesão) no início da partida pesou. Com as ponteiras Paula Pequeno e Amanda também em noite pouco inspirada, o time teve dificuldades para virar as bolas e viu as rivais dominarem toda a partida. Nos poucos minutos que Roberta ficou em quadra, a equipe se mostrou mais consistente, deixando a expectativa de que o time volte a render bem como vem sendo na temporada da Superliga com o retorno definitivo da central.


ABRE ASPAS

Acho que nossa evolução é nítida desde o fim do ano passado. Estamos mais regulares, com mais opções, o time está começando a ganhar corpo
Paulo Coco,técnico do Minas

- Acho que nossa evolução é nítida desde o fim do ano passado. A gente vem ganhando consistência, estamos fazendo grandes jogos em casa pela Superliga. Perdemos apenas para o Rio de Janeiro, me jogo equilibrado. Estamos mais regulares, com mais opções, o time está começando a ganhar corpo. Era o que a gente esperava para esse início de ano. A equipe ainda tem uma margem de crescimento muito grande. Estamos focando nisso, nesse entrosamento, buscando o padrão mais alto - avaliou o técnico do Minas, Paulo Coco.

- A gente tem que seguir. Tem jogos importantes pela frente, precisamos seguir bem na Superliga. Copa Brasil já é passado. É treinar muito para ir em busca das vitórias que a gente precisa - disse a centra do Brasília, Roberta.


O JOGO

Brasília Vôlei x Minas (Foto: Felipe Costa / Ponto MKT)Brasília Vôlei x Minas (Foto: Felipe Costa / Ponto MKT)


O Brasília até inaugurou o marcador, mas o primeiro set foi de domínio do Minas. Com Pri Daroit inspirada e se aproveitando de momentos de displicência das donas da casa, as visitantes rapidamente abriram 9/4. Mesmo começando sem a central titular, Roberta, no banco por estar voltando de lesão, o Brasília ainda conseguiu encostar no placar duas vezes embalado pelas jogadas de talento da levantadora Macrís. Porém, mais consistente, o Minas manteve a concentração para fechar em 25/22 em bonito ponto de bloqueio.

Mais equilibrado, o segundo set também teve o Minas na frente no começo, mas o Brasília foi valente para buscar a virada e chegou a fazer 9/8 após bonita bola cruzada de Andreia. A resistência das donas da casa durou pouco. Um erro ofensivo das donas da casa seguido de dois ataques poderosos da americana Hooker colocaram as visitantes novamente em boa vantagem (13/10). Na tentativa de conter as rivais, o técnico Anderson Rodrigues chamou Roberta, para delírio da torcida. A entrada da central até trouxe um fôlego novo ao Brasília, mas não suficiente impedir o domínio do Minas, que com Mara letal nos bloqueios e a entrada de Jaque na ponta fechou em 25/21.

A superioridade das visitantes continuou no terceiro set. Sob comando de Pri Daroit e Hooker, o ataque mineiro seguiu impecável: 10/4. Anderson tentou manter Roberta mais tempo em quadra e arriscou com a levantadora reserva Bia e a oposta Lê Bonardi. O time até chegou a esboçar uma reação na reta final, com a volta de Macrís, cortando a diferença para apenas um ponto (21/20). Mas o Minas soube manter a calma para fechar em 25/22 em cortada de Mara.


NA SUPERLIGA

Pela Superliga, o Brasília Vôlei ocupa a quarta colocação na tabela, com 27 pontos. O próximo adversário do time candango é o Rio do Sul, no sábado, às 18h, no ginásio Nilson Nelson.
Já o Minas é o sexto colocado, com 21 pontos. A próxima partida do time de Belo Horizonte é nesta sexta-feira, contra o Pinheiros, em casa, às 21h30 (de Brasília), com transmissão do SporTV.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/df/volei/noticia/2017/01/minas-domina-o-brasilia-fora-de-casa-e-garante-vaga-nas-semi-da-copa-brasil.html

Copa Brasil: Osasco abre 2 a 0, leva sufoco, mas vence e vai à semifinal



COPA  BRASIL DE VÔLEI FEMININO


Time derrota o Pinheiros pelo placar de 3 a 2 e agora pegará o Minas na próxima fase



Por
Osasco, SP



O Osasco não teve vida fácil diante do Pinheiros nesta terça-feira, em jogo válido pelas quartas de final da Copa Brasil. Depois de abrir 2 sets a 0, as mandantes acabaram perdendo os dois seguintes e precisaram decidir a vaga no tie-break. E elas não decepcionaram sua torcida. No fim das contas, o placar ficou 3 a 2, parciais de 28/26, 25/17, 17/25, 21/25 e 15/10, em embate no ginásio José Liberatti que durou 2h20m. Em cinco edições do torneio, o time soma dois títulos e agora está no caminho para buscar o terceiro.

As semifinais e final estão marcadas para Campinas, no ginásio Taquaral, nos dias 27 e 28 de janeiro. O Osasco agora terá pela frente o Minas, que dominou o Brasília também na noite desta terça-feira, fechou o confronto em 3 a 0, parciais de 25/22, 25/21 e 25/22, em Taguatinga.

Osasco e Pinheiros se enfrentam pela Copa do Brasil (Foto: João Neto/Fotojump)
Osasco e Pinheiros se enfrentam pela Copa 
do Brasil (Foto: João Neto/Fotojump)


A oposto Paula desequilibrou com seus ataques certeiros, marcando 23 pontos neste fundamento.
- Foi um jogo muito difícil. O nosso time vinha de uma derrota para elas pelo mesmo placar, mas na partida desta terça-feira tivemos uma postura diferente e conseguimos jogar melhor coletivamente. Estou feliz por ter podido contribuir de forma efetiva com a equipe. Agora precisamos continuar trabalhando porque temos uma semifinal complicada pela frente - disse.

Bicampeã da Copa Brasil pelo time de Osasco, a líbero Camila Brait analisou a vitória.

- Fizemos dois bons sets e abrimos 2 a 0, mas desconcentramos no terceiro e no quarto. Estávamos jogando bem com nossa virada de bola e defesa eficientes. Porém, nos perdemos e passamos a sacar mal. Isso não pode se repetir, ainda mais em um campeonato como esse em que a derrota significa eliminação. Agora teremos o Camponesa/Minas pela frente e vamos precisar de muita concentração para chegarmos a mais uma final.

Equipes de São Paulo se encontraram em jogo válido pela Copa do Brasil (Foto: João Neto/Fotojump)
Equipes de São Paulo se encontraram em 
jogo válido pela Copa do Brasil (Foto:
 João Neto/Fotojump)


No outro lado da chave estavam Rio de Janeiro e Fluminense, que se enfrentaram no Tijuca Tênis Clube, Zona Norte do Rio. A partida, que começou nesta segunda-feira mas precisou ser suspensa devido à chuva que atingiu o bairro e provocou goteiras no ginásio, terminou 3 a 0 para o Rio de Janeiro, com parciais de 25/18, 25/21 e 25/17.


Bauru derrotou o Praia Clube e será o próxima adversário das cariocas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2017/01/copa-brasil-osasco-abre-2-0-leva-sufoco-mas-vence-e-vai-semifinal.html

Praia Clube volta a vencer o Bauru e pega o Rio na semifinal da Copa Brasil



COPA  BRASIL DE VÔLEI FEMININO


Cinco dias após bater as bauruenses pela Superliga, mineiras repetem o 3 sets a 0 na partida disputada em Marília pelo torneio que reúne os melhores do nacional feminino



Por
Marília, SP



O Praia Clube voltou a vencer o Vôlei Bauru na noite desta terça-feira, desta vez pela partida eliminatória pela Copa do Brasil, torneio promovido pela Confederação Brasileiro de Vôlei (CBV) que reúne as oito melhores equipes do primeiro turno da Superliga. Assim como no duelo pela competição nacional, disputada há cinco dias, em Bauru, as mineiras fizeram 3 sets a 0 (parciais de 20/25, 17/25 e 21/25), desta vez atuando no ginásio Neusa Galetti, em Marília, que contou com público de 3.712 pagantes.

Vôlei Bauru x Praia Clube, Copa Brasil, Marília (Foto: Divulgação / Vôlei Bauru)
Ginásio em Marília recebeu quase 4 mil 
torcedores para o duelo entre Bauru e 
Praia Clube (Foto: Divulgação 
/ Vôlei Bauru)


Com a vitória, o Praia Clube se credenciou para disputar a fase semifinal do torneio, ocasião que vai enfrentar o Rio de Janeiro, que também se classificou ao derrotar o Fluminense nesta terça-feira, também por 3 sets a 0. A outra semifinal será disputada entre o Osasco, que eliminou o Pinheiros, e o Minas, que passou por Brasília.

As semifinais serão realizadas no próximo dia 27, sexta-feira, e a final está prevista para o dia 28. Tanto as semifinais como a final serão disputadas em Campinas, no Ginásio do Taquaral, e todas as partidas destas duas fases serão transmitidas pelo Sportv.


Agora, o Vôlei Bauru, quinto colocado, voltará a centrar suas atenções para a disputa da Superliga. Pelo Nacional, a equipe enfrenta já nesta quinta-feira, às 21h55, o líder Rio de Janeiro, em jogo válido pela terceira rodada do returno e que será disputado no ginásio do Tijuca Tênis Clube, na capital carioca. O Praia Clube, terceiro colocado da Superliga, recebe o São Caetano nesta sexta-feira, em Uberlândia, às 19h30.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/volei/noticia/2017/01/praia-clube-volta-vencer-o-bauru-e-pega-o-rio-na-semifinal-da-copa-brasil.html

O Fantasma e o monstro: goleiro brilha e garante o Batatais na semi



COPINHA 2017

QUARTAS DE FINAL


Às voltas com um drama familiar, Gerson defende três cobranças de pênalti contra o Botafogo e ajuda a levar equipe paulista à próxima fase da Copa São Paulo



Por
Osasco, SP



Batatais Copinha (Foto: Richard Souza)
Batatais comemora classificação para a semifinal 
da Copinha (Foto: Richard Souza)


Conhecido como o Fantasma da Mogiana, o Batatais não tem um histórico de causar medo nos adversários. Mas na noite desta quarta-feira, o monstro que espantou o Botafogo teve outro nome: Gerson. Ainda às voltas com um drama pessoal, o goleiro brilhou com três defesas nas cobranças de pênalti que deram a classificação à equipe paulista com vitória por 3 a 2 após empate sem gols no tempo normal.

Após a morte da irmã Emanuelle num acidente automobilístico, Gerson decidiu abandonar o futebol. Mas às vésperas do início da Copinha, ele foi comunicado pelo Batatais que estava inscrito na competição. O goleiro conversou com a família e decidiu voltar, mesmo admitindo estar acima do peso. Vestindo a camisa 12 em homenagem aos ídolos Marcos e Julio César, o goleiro ajudou o Batatais a vencer sua terceira disputa de pênaltis nesta competição. O adversário na semifinal será o Paulista de Jundiaí.

O campo pesado e com algumas poças impediu que as duas equipes desempenhassem o futebol esperado. Por isso, o primeiro tempo teve principalmente chutes de longa distância e bolas pelo alto, além de erros de passe. Mas mesmo assim o Botafogo conseguiu se impor e criar mais chances de gol. A principal delas foi com Igor Cássio, de cabeça, para a boa defesa do goleiro Gerson.
Na segunda etapa o Botafogo se jogou mais à frente e continuou a levar perigo em bolas altas, novamente com Igor Cássio, Fernando e Jordan, mas sem acertar o alvo. O Batatais apertou a marcação – com algumas faltas duras –, se fechou à frente de sua área e apostou nos contra-ataques. Chegou a levar vantagem sobre o adversário, mas não teve competência nas conclusões.

Sem gols no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, e os dois goleiros brilharam. O Botafogo saiu na frente com duas defesas consecutivas de Diego e ficou muito perto da classificação, com duas chances de fechar a disputa. Mas foi então que surgiu Gerson, goleiro do Batatais, que fez duas defesas nos chutes de Kanu e Ion - ele já havia parado cobrança de Wenderson -, classificando o time paulista para a semifinal com vitória por 3 a 2.


FONTE:

Murray dá susto ao machucar pé, mas elimina russo de 19 anos com "pneu"



TÊNIS


Número um do mundo mantém calma e, após torção leve no tornozelo, vence por 3 sets a 0 na 2ª rodada do Aberto da Austrália. "Vou ficar bem", diz o número um



Por
Melbourne, Austrália



Murray cai e segura o tornozelo direito, sentindo dores no início do segundo set  (Foto: Scott Barbour/Getty Images)Murray jogou com proteção nos dois tornozelos e sentiu o direito (Foto: Scott Barbour/Getty Images)


Andy Murray fez valer a sua posição de número um do mundo e usou a experiência diante do jovem russo Andrey Rublev (156º), de 19 anos. O britânico não deu espaços e venceu a partida pela segunda rodada de forma tranquila, por 3 sets a 0, com direito a "pneu" no segundo set: 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/0 e 6/2, em 1h36, pela segunda rodada em Melbourne.

Jogando com proteção nos dois tornozelos, o britânico causou preocupação ao machucar o tornozelo direito em um forehand no terceiro set, pediu o fisioterapeuta, mas deu sinais de que a aparente torção não era grave e se impôs até o fim. Superior física e tecnicamente, Murray não foi ameaçado em um momento sequer.

- Tenho certeza que vou ficar bem. Senti um desconforto, mas depois me comportei bem e fiz uma boa variação. Eu amo jogar aqui, espero fazer uma boa campanha e a minha família tem sido fundamental em uma semana de estresse. O Rublev é um ótimo jogador, que tem um bom técnico e vai evoluir bastante na força e na experiência em quadra - disse Murray.

Logo no início, Murray testou jogadas para encontrar a melhor forma de dominar a partida contra um rival jovem, ex-líder do ranking mundial juvenil, que poderia ser perigoso, principalmente, pelo saque forte e o jogo pesado na base. O britânico nunca havia jogado e nem treinado com Rublev, que veio pelo qualificatório, mas não demorou a fazer uma leitura minuciosa do adversário.

Murray cai e segura o tornozelo direito, sentindo dores no início do segundo set  (Foto: Getty Images)
Murray cai e segura o tornozelo direito, 
sentindo dores no início do segundo set 
 (Foto: Getty Images)


Sem temer o britânico, ao menos no início, o russo ia confirmando os seus serviços, apesar da dificuldade em devolver as bolas. Murray ia experimentando jogadas de fundo e na rede, e contou com a sorte em um lobby que caiu na linha para conseguir a primeira quebra: 4/2. Rublev sentiu e passou a cometer mais erros não-forçados. A batalha para confirmar o saque era grande, em contraste com os de Murray, que jogava com muita tranquilidade em seu serviço. Quando a situação parecia se complicar, o britânico mandava logo um ace para encerrar o assunto. Em um erro de forehand do russo, o líder do ranking fechou a parcial em 6/3.

Rublev continuou a ter dificuldade em defender as bolas do rival, falhando na velocidade e no tempo exato para aplicar os contra-golpes. Do outro lado, um passeio em quadra. Concentrado e com bom repertório de jogadas, seja em pontos curtos na rede, em paralelas ou ataques precisos no fundo, Murray conseguiu quatro quebras entre quatro possíveis no segundo set. O número um pôs o rival para correr e mandou na paralela para fazer 5/0. Esgotado, o jovem de 19 anos se curvou e, segurando os joelhos com as mãos, passou alguns instantes recuperando o fôlego, afinal, não está acostumado a jogar em torneios de cinco sets. Do outro lado, mais preparado fisicamente, Murray parecia fresquinho e, sem suar, fechou o segundo set com um "pneu": 6/0.

Andy Murray enfrenta o jovem russo Andrey Rublev  (Foto: Michael Dodge/Getty Images)
Andy Murray enfrenta o jovem russo 
Andrey Rublev (Foto: Michael 
Dodge/Getty Images)


A passos largos rumo à terceira rodada na Austrália, o britânico se defendia muito bem e não dava espaço ao adversário, que não conseguia se encontrar em quadra. Embora Rublev tenha mostrado que tem condições de jogar de igual para igual, algo que só ocorreu em alguns momentos, ficou claro que faltou experiência para o russo. Ele não conseguia ler as trocas de velocidade e acertar o tempo e a altura das bolas do adversário, que continuou a se impor com paralelas precisas, slices e saques venenosos para atrapalhar o jovem russo.

Andy Murray comemora ponto no jogo contra o jovem russo Rublev pelo Aberto da Austrália (Foto: Michael Dodge/Getty Images)Murray comemora ponto no jogo contra o jovem russo Rublev (Foto: Michael Dodge/Getty Images)


Murray abriu 4/1, mas preocupou a torcida e a esposa na arquibancada ao cair de mal jeito depois de um forehand, machucando o pé direito, aparentemente, uma torção leve. O britânico até pediu a presença do fisioterapeuta, mas dispensou o atendimento médico de três minutos, mesmo mancando, e foi administrando o placar. Com um ace e um slice, Rublev penou, mas conseguiu confirmar o serviço, diminuindo para 5/2. O britânico sacou para fechar o jogo e se irritou com um barulho da torcida logo no início do game, porém, não perdeu a cabeça. O russo ainda acertou um belo winner de devolução, mas, com um ace, Murray chegou a dois match points. Rublev salvou, se beneficiando de dois erros do rival, mas viu Murray acertar um smash matador para chegar ao terceiro match point. E foi em um erro não-forçado de backhand do jovem tenista que Murray alcançou a tranquila vitória.

O saque poderoso, aliado a um vasto repertório de jogadas, foram as armas do número um do mundo contra o atual 156º colocado do ranking. Murray acertou 73% dos pontos no primeiro serviço, com nove aces, 29 winners e 22 erros não-forçados contra 36 erros do adversário. Rublev teve 18 winners e mostrou que está no caminho certo para a evolução. Na terceira rodada, Murray mede forças com o americano Sam Querrey (32º), algoz do sérvio Novak Djokovic, no ano passado, em Wimbledon.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/com-pneu-murray-despacha-russo-de-19-anos-e-avamca-na-australia.html

Com saque afiado, Federer passa por jovem americano e encara Berdych



TÊNIS


Suíço tem ótimo início, cai de rendimento no terceiro set, mas vence e vai encarar o tcheco, 10º colocado do ranking da ATP na terceira rodada do Aberto da Austrália



Por
Melbourne, Austrália



Ainda em busca de um melhor ritmo de jogo após quase uma temporada inteira sem atuar, Roger Federer (17º do ranking da ATP) teve um desafio interessante nesta quarta-feira diante do jovem americano Noah Rubin, apenas o número 200 do mundo. Com o adversário jogando sem pressão e mostrando um bom nível de jogo, o suíço precisou se impor, sacar muito bem e mostrar até poder de reação no terceiro set para sair com a vitória por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/3 e 7/6(3), em 2h04, e avançar à terceira fase do Aberto da Austrália.

Roger Federer Aberto da Austrália 2017 (Foto: Getty Images)
Roger Federer precisou reagir no terceiro set 
e mostrou um bom volume de jogo contra 
Rubin (Foto: Getty Images)


O fato curioso da partida ficou com o flagra de um palavrão soltado por Federer no terceiro set. Normalmente contido e polido durante os jogos nos últimos anos, o suíço não aguentou e soltou um "Não consigo colocar a p*** da bola em quadra" quando estava uma quebra atrás no terceiro set. Além do saque, Federer voltou a mostrar ótimo voleio e ganhou 12 dos 13 pontos em que foi à rede.
Na próxima fase, Federer terá um duro desafio contra o tcheco Tomas Berdych, 10º do ranking, que passou também em sets diretos pelo americano Ryan Harrisson nesta quarta, parciais de 6/3, 7/6(6) e 6/2. Os dois já se enfrentaram em 22 oportunidades, com 16 vitórias do suíço e apenas 6 de Berdych. Federer defenderá uma invencibilidade de cinco partidas contra o rival, tendo sido superado pela última vez em 2013, no ATP de Dubai.

O jogo

Roger Federer Aberto da Austrália 2017 (Foto: Reuters)Roger Federer mostrou mais uma vez um saque e voleio afiado (Foto: Reuters)


Apenas o 200º no ranking, Noah Rubin tinha pouca pressão para enfrentar Roger Federer. Talvez por isso, a missão do suíço fosse mesmo dar poucas chances para o americano gostar do jogo. E assim o fez logo de cara. Com o saque afiadíssimo, o suíço levava seus games de serviço com tranquilidade, enquanto tentava beliscar pontos nos erros do rival. O ex-número 1 do mundo cedeu apenas seis pontos enquanto sacava no primeiro set e, mesmo diante do valente adversário, que segurou até o 5/5 em ser quebrado, aproveitou a primeira brecha que teve para forçar o jogo e levou por 7/5 na bola fora do americano.

Rubin se soltou um pouco mais e começou dificultando o saque de Federer, que precisou de cinco minutos para vencer o primeiro game no segundo set. O americano passou a errar menos e, assim, o suíço teve que arriscar mais. Quebrou o saque no sexto game e abriu 4/2, mas precisou salvar um break point na sequência para segurar a vantagem e fazer 5/2. Mantendo a consistência de seu serviço, Federer foi arrasador para fechar em 6/3 e ficar próximo da vitória.

Porém, veio a boa e velha "queda de desempenho" em jogos fáceis. Acomete os melhores tenistas e Federer sofreu com isso no terceiro set. Sem conseguir ser tão preciso nos saques como no resto do jogo, o suíço foi quebrado logo de cara e deu chance do americano ganhar confiança ao abrir 3/0. Jogando solto, Rubin chegou a ter 5/3 e sacou para o set. No entanto, a experiência de Federer contou neste momento e o suíço iniciou a reação, quebrou o garoto e empatou o set na sequência em 5/5. A decisão foi para o tie-break e, desta vez, Federer não vacilou nos saques. Com boa variação, dominou os pontos finais, conseguiu duas mini quebras e fechou a vitória seu tradicional saque e voleio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/com-saque-afiado-federer-passa-por-jovem-americano-e-encara-berdych.html

Bellucci é eliminado, mas Demoliner avança com neozelandês nas duplas



TÊNIS


Ao lado do argentino Maximo Gonzalez, paulista é derrotado por Rohan Bopanna e Pablo Cuevas por 6/4 e 7/6 (7-4). Parceria de gaúcho com Marcus Daniell vence



Por
Melbourne, Austrália


Thomaz Bellucci foi dominado na estreia do Austrália Open (Foto: Getty Images)Thomaz Bellucci na estreia de simples, também eliminado nas duplas (Foto: Getty Images)


Eliminado na estreia da chave de simples do Aberto da Austrália por Bernard Tomic, Thomaz Bellucci também está fora da chave de duplas masculinas. No fim de noite desta terça-feira (manhã em Melbourne), o brasileiro e seu parceiro Maximo Gonzalez perderam para a parceria formada pelo indiano Rohan Bopanna e pelo uruguaio Pablo Cuevas por 6/4 e 7/6 (7-4) em 1h24.

Siga o tempo real do Aberto da Austrália

A primeira parcial foi decidida no sétimo game, quando Gonzalez sacava pela parceria sul-americana. Com o serviço quebrado, Bopanna e Cuevas fecharam o set em 6/4. No segundo set, Bellucci e Gonzalez alcançaram a quebra no sexto game, fazendo 4/2. Mas no nono game o brasileiro sacou muito mal, cometeu duas duplas faltas e a parceria teve a quebra devolvida. Os sul-americanos tiveram dificuldade para confirmar o serviço no game seguinte, ao contrário dos adversários, que levaram a decisão para o tie-break. Mais consistentes, Bopanna e Cuevas fecharam a parcial em 7-4 e o set em 7/6.


MARCELO DEMOLINER AVANÇA

Melhor sorte teve Marcelo Demoliner, que já atuou ao lado de Bellucci em outras ocasiões. Ao lado do neozelandês Marcus Daniell, ele avançou para a segunda rodada ao vencer o argentino Guillermo Duran e o português João Sousa por 7/6 (7-2) e 6/4, em 1h32. No primeiro set a parceria de Demoliner abriu 5/2, mas deixou empatar e a decisão foi para o tie-break. Na parcial seguinte, a dupla do brasileiro chegou à quebra no sétimo game, fazendo 4/3, e chegando à vitória por 6/4. Os próximos adversários saem do confronto entre Aliaksandr Bury (BLR)/ Paolo Lorenzi (ITA) e Raven Klaasen (AFR)/Rajeev Ram (EUA), sextos cabeças de chave.

Marcelo Demoliner e Marcus Daniell Aberto da Austrália 2017 (Foto: Getty Images)
Marcelo Demoliner (à esquerda) e Marcus 
Daniell avançam no Aberto da Austrália 
(Foto: Getty Images)


Os outros brasileiros jogam nesta quarta-feira a partir das 22h (de Brasília), com destaque para Bruno Soares e o escocês Jamie Murray, segundos cabeças de chave e atuais campeões do Grand Slam australiano. Eles enfrentam os americanos Sam Querrey e Donald Young. Marcelo Melo estreia em Grand Slams com seu novo parceiro, o polonês Lukasz Kubot. Eles são cabeças de chave número sete e enfrentam os suecos Johan Brunstrom e Andreas Siljestrom. André Sá e o indiano Leander Paes enfrentam o filipino Treat Huey e o bielorrusso Max Mirnyi.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/fora-das-simples-bellucci-tambem-e-eliminado-nas-duplas-na-australia.html

Em jogo de altos e baixos, Djokovic se beneficia de erros para espantar zebra




TÊNIS


Vice-líder do ranking sofre no segundo set, mas se impõe sobre Verdasco (40º) para vencer na estreia do Aberto da Austrália por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/6 e 6/2



Por
Rio de Janeiro


Quase duas semanas após salvar cinco match points para derrotar Fernando Verdasco, de virada, nas semifinais do ATP de Doha, no Catar, o sérvio Novak Djokovic reencontrou o espanhol em um jogo de altos e baixos no Aberto da Austrália. Hexacampeão e defensor do título do torneio, vice-líder do ranking mundial se beneficiou de um festival de erros de Verdasco (40º) para vencer por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/6 (7-4) e 6/2, nesta terça-feira, pela estreia em Melbourne. Desde 2010, Djokovic não sabe o que é perder para Verdasco - na quadra dura, o último revés foi em 2005. Com o resultado, o sérvio ampliou a vantagem no retrospecto para 10 a 4. Na chave de Novak, estão nomes de peso, como o espanhol Rafael Nadal e o canadense Milos Raonic, possíveis rivais nas semifinais do primeiro Grand Slam do ano.

- Tenho grandes memórias aqui ao longo da minha carreira, me sinto em casa. Muito obrigado a todos que compareceram. Pisar numa arena como esta traz uma emoção fantástica. No segundo set, pensei que poderia me despedir do torneio precocemente, mas comecei bem no terceiro set. Tive muito trabalho com ele em Doha e o segundo set foi bastante complicado - disse Djokovic.

Djokovic e Verdasco se encontraram na estreia do Aberto da Austrália em jogo de erros  (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)
Djokovic e Verdasco se encontraram na estreia 
do Aberto da Austrália em jogo de erros 
 (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)



O JOGO DE ERROS

Inseguro, Verdasco começou o jogo com muitos erros, e Djokovic não precisou fazer muito. Nada dava certo para o espanhol. Ele tentava atacar no fundo de quadra, seu principal golpe, mas não acertava o tempo da bola. O sérvio fez o dever de casa e se beneficiou de 10 erros não-forçados de Verdasco para duas quebras: 4/0. O espanhol reagiu, tentou devolver, mas Djokovic se impôs e fez 5/0. Verdasco sacou bem, mas insistiu nas jogadas de fundo e se complicou. O sérvio teve nas mãos dois set points e a chance do "pneu", mas o espanhol salvou. Depois, levou a vantagem e finalmente venceu o primeiro game em um erro não-forçado do vice-líder. O espanhol dificultou a vida de Djokovic, mas o sérvio não esmoreceu e confirmou o saque: 6/1.

Em dia de altos e baixos no Aberto da Austrália, Fernando Verdasco errou muito, mas também reclamou muito (Foto: Mark Kolbe/Getty Images)Em dia de altos e baixos, Verdasco errou e reclamou muito (Foto: Mark Kolbe/Getty Images)


O sérvio relaxou no segundo set e abriu espaço para o crescimento do rival. O forehand de Verdasco passou a entrar com mais facilidade, e o Djoko sentiu, errando mais. O espanhol conseguiu a quebra no segundo game, após um erro não-forçado de forehand do sérvio. Apesar dos altos e baixos, Verdasco encaixou boas jogadas, como o smash para matar o ponto e alcançar a segunda quebra: 3/1. Depois ter tido duas bolas declaradas fora, o sérvio pediu o desafio, viu que estava certo e ganhou uma injeção de ânimo. Levou a melhor em uma disputa de cruzadas e devolveu a quebra. Irritado, o espanhol jogou a raquete no chão. O desequilíbrio emocional atrapalhou. Djoko cresceu, quebrou outra vez o serviço do rival e confirmou o seu para deixar tudo igual: 4/4.

Ambos os tenistas faziam uma partida abaixo do esperado. A maioria dos pontos vinham de erros não-forçados e não puramente pelo mérito da jogada. A disputa seguia parelha e, com a igualdade em 6/6, o set foi definido no tie-break. Djokovic abriu 3-0, mas Verdasco se soltou, devolveu o mini-break e empatou: 3-3. O jogo continuou parelho e, no momento decisivo, Djokovic foi firme, fez 7-4 e fechou o set em 7/6. A parcial foi marcada por erros de ambos os lados: o espanhol teve 24 contra 18 do sérvio.  

A missão de Verdasco era quase impossível, afinal, ele teria de vencer três sets e não poderia falhar. O número dois do mundo diminuiu os erros e deslanchou, abrindo 4 a 1 em uma dupla-falta do espanhol no terceiro set. Verdasco continuava cometendo sucessivos erros não-forçados, reclamava e não conseguia se encontrar. Até a sorte estava do lado do sérvio, que chegou a 5/2. Desconcentrado, Verdasco sacou e tentou evitar a vitória do rival. Mas, no primeiro match point do sérvio, o espanhol contra-atacou na rede - seu 56º erro - e amargou a derrota. Inconformado, ele saiu de quadra como uma flecha, demonstrando o descontentamento pelo desempenho ruim e a precoce eliminação. O sérvio encerrou o jogo com 34 erros e 24 winners (contra 27 do rival).

O sérvio está há 10 anos invicto na primeira rodada do Aberto da Austrália e é o maior campeão do torneio na Era Moderna, conquistando os últimos cinco de seis títulos de forma consecutiva. O próximo adversário de Djokovic será o vencedor do duelo entre o uzbeque Denis Istomin (170º) e o croata Ivan Dodig (170º), ex-parceiro do brasileiro Marcelo Melo nas duplas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/em-jogo-de-altos-e-baixos-djokovic-se-beneficia-de-erros-para-bater-verdasco.html

Nadal vence alemão com autoridade e vai à segunda rodada na Austrália




TÊNIS


Espanhol mostra atuação segura e derrota Florian Mayer sem sustos e em sets diretos



Por
Melbourne, Austrália



Rafael Nadal Aberto da Austrália 2017 (Foto: Reuters)Rafael Nadal sofre com o calor em sua estreia no Aberto da Austrália (Foto: Reuters)


Rafael Nadal até que suou - e muito - em sua estreia no Aberto da Austrália. No entanto, o motivo foi muito mais o calor de Melbourne do que seu adversário, o alemão Florian Mayer (49º no ranking da ATP). Com extrema autoridade, mesmo sem empolgar, o espanhol fez uma partida segura para vencer por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/4 em 2h04 de confronto, e avançar à segunda rodada da competição.

Rafael Nadal Aberto da Austrália 2017 (Foto: Reuters)
Na próxima fase, Nadal encara o cipriota Marcos Baghdatis (36º), que venceu o experiente Mikhail Youzhny (70º), de 34 anos, por 6/3, 3/0 e desistência do russo no segundo set. Os dois já se enfrentaram por nove vezes, com oito vitórias do espanhol, que foi derrotado apenas no Masters 1000 de Cincinnati, em 2010.

+ Confira a chave masculina do Aberto da Austrália
+ Rogerinho leva pneu, mas vira e vence na estreia e se mantém vivo na chave

Quando se diz que Nadal não empolgou, pode parecer que o espanhol teve uma atuação irregular. Mas, pelo contrário, o Touro Miúra foi bastante regular em seu confronto de estreia. A verdade é que Florian Mayer não promoveu muita resistência. E, tirando alguns belos lances - como não poderia deixar de ser - o ex-número 1 do mundo precisou apenas fazer o simples para vencer o duelo. O alemão sequer ameaçou seu saque ao longo dos três sets.

Rafael Nadal fez um jogo bastante consistente 
diante de Florian Mayer (Foto: Reuters)


Nos dois primeiros sets, Nadal se mostrou até um pouco mais agressivo, buscou winners, e conseguiu uma quebra em em cada um deles para garantir os placares de 6/3 e 6/4. Ainda assim, o espanhol foi paciente durante os pontos e esperava longas trocas até definir a jogada. No terceiro, o Touro Miúra forçou menos o jogo e foi cozinhando a partida do fundo da quadra até o empate em 4/4. Com o "cálculo" que apenas os grandes tenistas se permitem, Nadal forçou um pouco mais e conseguiu a quebra necessária. Com o saque na mão, não desperdiçou e fechou com mais um 6/4 para despachar o rival alemão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/sem-empolgar-nadal-vence-alemao-e-vai-segunda-rodada-na-australia.html

Concessionária reassume o Maracanã, mas recorre à Justiça




FUTEBOL


Após liminar obtida pelo Governo do Rio de Janeiro, empresa volta a administrar o estádio e solicita reforço na segurança no local. Luz foi ligada nesta quarta



Por
Rio de Janeiro



A concessionária que administra o Maracanã reassumiu, na tarde desta quarta-feira, a administração do estádio e do Maracanãzinho em função da liminar obtida pelo Governo do Rio de Janeiro que o obriga a empresa a retomar a concessão do Maracanã. Em nota, a concessionária informou que já restabeleceu o contrato com a empresa responsável pela segurança do estádio e solicitou o aumento no efeito no local. A concessionária também prometeu restabelecer os contratos com as empresas prestadoras se serviços, como as responsáveis pelas manutenções do gramado e da limpeza do Maracanã.

A assessoria da empresa também confirmou que a energia no estádio foi novamente ligada nesta quarta-feira, mas informou que não houve corte no fornecimento, apesar das contas atrasadas. Havia uma falha em equipamentos do estádio que foram consertadas nesta quarta.

Às vésperas do início do Campeonato Carioca, o Maracanã vem sofrendo com furtos e depredação. Antes da liminar, a Odebrecht se recusou a receber de volta a gestão do imóvel após cedê-lo ao Comitê Rio 2016 por conta das condições em que foi devolvido. Iniciou-se então uma briga jurídica, e a Justiça deu uma liminar obrigando a empreiteira a reassumir o complexo, mas a empresa já entrou com recurso para tentar derrubar a decisão.

Maracanã gramado 12/01/2017 (Foto: Reuters)
Concessionária informou que irá restabelecer 
o contrato com a empresa que cuida do 
gramado (Foto: Reuters)



Confira a nota na íntegra

A Concessionária que administra o Complexo do Maracanã informa que retomou na tarde desta quarta-feira (17/01) a administração do estádio e do ginásio do Maracanãzinho em função do recebimento da liminar obtida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro que obriga a empresa a reassumir a concessão do Maracanã.

Como responsável provisório pelo complexo, a empresa já restabeleceu o contrato com a empresa responsável pela segurança, inclusive solicitando o aumento do efetivo do Maracanã e Maracanãzinho. O mesmo procedimento será feito com outros prestadores de serviço, como as empresas responsáveis pela manutenção do gramado e limpeza.

A empresa, entretanto, vai recorrer da decisão porque entende que o cumprimento Termo de Autorização de Uso (documento que disciplinou o uso do estádio e do ginásio pelo Comitê Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos) é necessário para que seja preservado o bem público e, principalmente, a segurança dos usuários.

- Seria uma verdadeira irresponsabilidade da concessionária reassumir a gestão do Complexo Maracanã, para que as suas atividades voltem à normalidade, colocando em risco o objeto da concessão e, muito mais preocupante, os seus usuários - diz o recurso da concessionária.

De acordo com o contrato firmado entre Casa Civil e Comitê, o Maracanã e o Maracanãzinho só deveriam sair da responsabilidade da Rio  2016 depois de feitos todos os reparos. O próprio Comitê Rio 2016 admite que deixou várias pendências nas instalações.

Entre as pendências apontadas pela vistoria da concessionária estão: a falta de um laudo que ateste que a cobertura não tenha sofrido danos mesmo após uma carga de 189 toneladas usada pela Rio 2016, quando o Manuel de Uso da construção prevê limite de 81 toneladas; falta de cadeiras nas arquibancadas, recolocação de catracas eletrônicas, publicidade do Comitê espalhada por todo o estádio, fechaduras quebradas e laudo que ateste que o sistema de drenagem do gramado não foi afetado pelas intervenções feiras pelo comitê para a cerimônia de encerramento da paraolimpíada.

- Outro significativo exemplo, foi instalada uma nova estrutura de cerca de nove toneladas na cobertura do Maracanãzinho para instalação de um placar, sem que tenham sido fornecidas mínimas informações sobre a intervenção realizada e sobre os riscos que podem ser causados à estrutura do aparelho esportivo - diz o recurso.

Confira abaixo algumas das cláusulas do termo de cessão do Maracanã ao Comitê Rio 2016  (o documento foi divulgado nesta quarta-feira pela concessionária do estádio segundo a qual o complexo não foi devolvido nas mesmas condições em que foi entregue):



Documento lista obrigações do Rio 2016 que, segundo concessionária, não foram cumpridas (Foto: Reprodução)
Documento lista obrigações do Rio 2016 
que, segundo concessionária, não foram 
cumpridas (Foto: Reprodução)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/noticia/2017/01/concessionaria-reassume-o-maracana-mas-recorre-justica.html

Diretor diz que Copa SP "comprovou a qualidade dos meninos" da Chape



COPINHA 2017


Para Cezar Dal Piva, diretor das categorias de base do clube, a Chapecoense sai da Copinha de "cabeça erguida, triste, mas de cabeça erguida"



Por
Jundiaí, SP



Chapecoense Paulista Copa São Paulo (Foto: Marcos Bezerra / Futura Press)Chapecoense Paulista Copa São Paulo (Foto: Marcos Bezerra / Futura Press)


Após a tragédia que tirou a vida de 71 pessoas e praticamente acabou com o elenco da Chapecoense, pouca gente imaginou que a volta por cima da Chape fosse algo instantâneo. Para os jovens das categorias de base, ficou o sentimento de vazio e de não ter mais a referência de sua posição, por exemplo, ao seu lado, vestindo a camisa verde. Mas o recomeço já parece algo mais concreto para a equipe, que mesmo eliminada nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, tem o que comemorar.

A ideia da direção do clube é revelar jogadores, e o resultado na Copinha agradou. O time que antes nunca havia passado da primeira fase da competição, não só avançou, mas como eliminou campeão e vice do Paulista sub-20, São Paulo e Capivariano, respectivamente, e o bom time do Ituano. Para Cezar Dal Piva, diretor de base da Chape, o time mostrou sua qualidade.  

– A gente sai de cabeça erguida, triste, mas de cabeça erguida. Deu para comprovar a qualidade dos meninos. E claro, a gente tem de ter calma, mas eles estão caminhando para um amadurecimento, e claro, daqui um ano ou dois anos, com certeza, mesmo que não seja na Chapecoense, eles estarão fazendo isso em outro clube, todos têm qualidade para jogar em grande nível.

A Chapecoense encerra sua participação na Copinha como sensação, e para os jogadores, fica um gostinho de que faltou pouco para chegar à sonhada decisão do dia 25 de janeiro. Dal Piva lamentou a falta do gol em Jundiaí.

– É normal, eles estão abatidos. É normal querer sempre mais, a gente foi bem. Hoje tivemos um primeiro tempo equilibrado, no segundo só deu Chapecoense. Nós jogamos, eles não jogaram. Eles tiveram uma bola e fizeram o bolo. Se tivesse o sentimento, do melhor vencer... Mas que a gente fica triste pelo jogo que foi, faz parte do que foi.  

Chapecoense x Ituano Copa São Paulo Vini (Foto: Miguel Schincariol)
Vini fez dois gols na Copa São Paulo 
(Foto: Miguel Schincariol)


A maior parte do elenco da Chapecoense nesta Copinha ainda é jovem, e alguns podem voltar a disputar a competição em 2018 antes de tentar um espaço entre os profissionais. Mesmo com idade baixa, os atletas têm experiencia, como conta o diretor.

Faixa, Chapecoense, Porto Feliz, Ernesto Rocco, #somostodoschape (Foto: Emilio Botta)Chapecoense foi recebida em Porto Feliz, sede da primeira fase, com uma faixa (Foto: Emilio Botta)


– É uma característica da própria Chapecoense. Eu sabia que se ela passasse da fase e grupos, a gente sabe pelo histórico de como o time vai para o mata-mata, no um contra um, a gente leva vantagem. Esses meninos foram campeões estaduais, já vivenciaram. Principalmente os mais novos têm essa experiência. Passamos uma situação de enorme tristeza, principalmente eles, no primeiro jogo em Porto Feliz, a gente não tinha certeza do que iria acontecer. Encorpamos e quando ia para o mata-
mata, eu tinha certeza dessa hora, do estilo da Chapecoense, e ela foi melhor. Hoje a bola não entrou, mas saímos de cabeça erguida. Pode ter certeza de que a torcida da Chapecoense está orgulhosa. A Chape não é mais só de Chapecó, é do Brasil, do mundo.

O olho de Vágner Mancini sobre o time sub-20 é algo que não escapa das perguntas. Com uma média de 24 anos de idade, o elenco principal do Verdão do Oeste segue sendo formado, e os jovens podem ser aproveitados.

– Ele assistiu vários jogos. Os meninos têm potencial, depende do que o Vagner quer, ele vai fazer essa integração. Ele sabe fazer isso, ele trabalha com jovens e alguns nomes ele está vendo. Em um futuro, pode não ser agora, mas tenho certeza de que estamos preparando esses meninos para o profissional.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/futebol/copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/diretor-diz-que-copa-sp-comprovou-qualidade-dos-meninos-da-chape.html

DEPUTADOS AMERICANOS DIVULGAM CARTA DE APOIO A LULA COM CRÍTICAS A MORO



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/deputados-americanos-divulgam-carta-em-apoio-a-lula-e-com-criticas-a-moro/



Perseguição viola normas de tratados internacionais, dizem democrata


Da Folha:

Um grupo de 12 deputados do Partido Democrata dos Estados Unidos vai divulgar nesta quarta-feira (18) uma carta pública em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que acusa o juiz Sergio Moro de persegui-lo por meio de decisões “arbitrárias”.
A carta, obtida pela Folha, é endereçada ao embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, e afirma que o ex-presidente está sendo “perseguido”. “Estamos especialmente preocupados com a perseguição do ex-presidente Lula da Silva, que viola as normas de tratados internacionais que garantem o direito da defesa para todos os indivíduos.”
“Exortamos as autoridades federais do Brasil a fazer todo o possível para proteger os direitos dos manifestantes, líderes de movimentos sociais e líderes da oposição, como o ex-presidente Lula”, diz a missiva.
Segundo o texto, o governo de Michel Temer tem agido “para proteger figuras políticas corruptas, para impor uma série de políticas que nunca seriam apoiadas em uma eleição nacional e pressionar adversários nos movimentos sociais e nos partidos de oposição.”
(…)
Também assinam a missiva alguns sindicatos e think tanks americanos, entre eles a central sindical AFL-CIO, que tem mais de 12 milhões de membros.
“Lula tem sido alvo de um juiz, Sergio Moro, cujas ações parciais e arbitrárias tem ameaçado seu direito de defesa. Por exemplo, o juiz ordenou a prisão arbitrária [a condução coercitiva, em março de 2016] do ex-presidente só para servir de intimação, embora não houvesse nenhuma indicação de que o ex-presidente não quisesse depor na Justiça. ”

(…)

Lava Jato entregou dados do Brasil aos EUA sem receber nada em troca



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-entregou-dados-do-brasil-aos-eua-sem-receber-nada-em-troca






Jornal GGN - Os procuradores da Lava Jato enviaram para os EUA dados das apurações feitas no Brasil sem receber quase nada em troca, segundo a colunista de Os Divergentes, Helena Chagas. Em texto divulgado nesta quarta (18), ela aponta que a cooperação internacional com o Departamento de Justiça dos EUA se deu com enorme volume de informações saindo do País, enquanto as autoridades estrangeiras quase nada forneceram.
A jornalista diz ainda que o fim do sigilo das delações da Odebrecht vai deixar claro que a maior parte do relatório do DOJ foi feita com base no trabalho dos procuradores da Lava Jato.
Por Helena Chagas
Em Os Divergentes

Membros do Ministério Público tupiniquim não cabem em si de tanto orgulho. Afinal, estão trabalhando lado a lado, em intensa colaboração na Lava Jato, com os bambas mundialmente famosos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o famoso DoJ. Cada vírgula de cada relatório do DoJ, o órgão que trata dos acordos de leniência nos EUA, tem repercussão internacional. Hoje, por exemplo, corre o mundo a peça que trata das acusações de pagamento de propina que atingem a Rolls Royce, inclusive no Brasil.
Talvez o orgulho, ou quem sabe o deslumbramento de trabalhar junto a esses americanos da pesada, possa explicar o esquecimento, ou a falta de memória, dos nossos procuradores. Até hoje não contaram que praticamente tudo o que consta do relatório do DoJ sobre a atuação da Odebrecht em 11 países – e que provocou uma série de investigações e punições em cadeia no Peru, Panamá, Colômbia e outros – é fruto… dos acordos de delação dos 77 executivos da própria Odebrecht, em fase de homologação pelo STF. E de investigações feitas no Brasil.
Brasileiros e americanos trocaram informações, mas o que foi daqui para lá é muito mais do que o que veio de lá para cá, até porque sabe-se que foram os executivos que atuaram nesses países que revelaram os pagamentos que fizeram em suas obras lá.  Tanto que acordos e providências divulgados nos últimos dias em nossos  vizinhos latinoamericanos já estavam engatilhados. A novidade é que os casos vieram a público a bordo do relatório do DoJ, ou seja, ficamos sabendo pelos americanos o que os brasileiros contaram.
É possível que, depois da homologação dos acordos pelo ministro Teori Zavascki, que deve suspender o sigilo dos depoimentos, isso fique claro.

Prisão de Boulos foi injustificável, afirma Apeoesp



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/prisao-de-boulos-foi-injustificavel-afirma-apeoesp






Jornal GGN - Por meio de nota, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) repudia a ação da Polícia Militar durante a reintegração de posse ocorrida ontem (17) no Jardim Colonial, na zona leste de São Paulo.
 
O sindicato ressalta que a ação deixou sem moradia e sem qualquer amparo deixou centenas de pessoas, que ocupavam um terreno ocioso há mais de quarenta anos.
 
A Apeosp também manifestou sua solidariedade às famílias e a Guilherme Boulos, membro da Coordenação Nacional do MTST, preso durante a reintegração.

Leia a íntegra da nota abaixo: 
 
Todo apoio aos moradores do Jardim Colonial e a Guilherme Boulos
 
A APEOESP, por meio de sua Diretoria Executiva, vem a público repudiar a truculenta ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo contra os moradores do Jardim Colonial, em São Mateus, zona leste da capital, na qual foram agredidas mulheres, idosos e crianças, deixando sem moradia e sem qualquer amparo centenas de trabalhadores e trabalhadoras que ocupavam um terreno
ocioso há mais de quarenta anos.
 
Nesta oportunidade, manifestamos nosso apoio e solidariedade a essas famílias, bem como a Guilherme Boulos, membro da Coordenação Nacional do MTST, que ali estava para tentar intermediar uma saída para o conflito e foi preso de forma injustificável pela PM.
 
Vivemos no Brasil uma ofensiva que visa desmoralizar e criminalizar os movimentos sociais. Trata-se de uma prática inaceitável que desrespeita os direitos assegurados na Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito.
 
Nós, trabalhadores e trabalhadoras, não nos calamos e não nos calaremos diante de qualquer injustiça. Reafirmamos, assim, toda a nossa solidariedade a Guilherme Boulos, ao MTST e aos moradores desalojados do Jardim Colonial.
 
Sua luta é também a nossa luta.
 
Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP
Pela Diretoria Executiva