quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Chinesas que foram ouro em Pequim 2008 são desqualificadas pelo COI




OLIMPÍADAS


Cao Lei, Chen Xiexia e Liu Chunhong, campeãs de levantamento de peso, testam positivo em reanálises de amostras estocadas. Outros três atletas também são pegos



Por
Rio de Janeiro, RJ



Seis atletas de levantamento de peso, incluindo três medalhistas de ouro chinesas, estão entre os desqualificados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como parte dos reexames que estão sendo feitos em amostras estocadas desde Pequim 2008 e Londres 2012. Cao Lei, Chen Xiexia e Liu Chunhong, ouro nos 75kg, 48kg e 69kg no feminino na edição chinesa dos Jogos Olímpicos, foram pegas pelo uso das substâncias GHRP-2 e o metabólito GHRP-2 M2, e Liu ainda falhou no teste para sibutramina.

Liu Chunhong é uma das atletas desqualificadas na reanálise das amostras de Pequim 2008 (Foto: Phil Walter/Getty Images)
Liu Chunhong é uma das atletas desqualificadas 
na reanálise das amostras de Pequim 2008 
(Foto: Phil Walter/Getty Images)


Em termos práticos, essa notícia significa que a China vai encarar um banimento de competições internacionais de levantamento de peso depois que o COI votou ano passado uma suspensão de 12 meses para países que tiverem três ou mais resultados positivos para anti-doping nos reexames combinados das amostras de Pequim 2008 e Londres 2012.

Outros três atletas de levantamento de peso serão desqualificados também: Sibel Simsek, da Turquia; Intigam Zairov, do Azerbaijão; e Norayr Vardanyan, da Armênia. Simsek, quarta colocada nos 63kg em Londres 2012, testou positivo para turinabol e stanozolol. Zairov e Vardanyan, que ficaram em sexto e 11º lugar respectivamente nos 94kg de Londres 2012, falharam para turinabol.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2017/01/chinesas-que-foram-ouro-em-pequim-2008-sao-desqualificadas-pelo-coi.html

Sem tempo a perder: a 20 dias da Libertadores, Bota reencontra a bola



BOTAFOGO


Em General Severiano, elenco faz espécie de circuito, com treinos físicos, com bola e futevôlei. Montillo vai a campo pela primeira vez com os companheiros; Canales volta



Por
Rio de Janeiro


A 20 dias da estreia na Pré-Libertadores, contra o Colo-Colo, do Chile, o Botafogo não tem tempo a perder. Até por isso, a comissão técnica planeja intensificar a pré-temporada para colocar o elenco em forma o mais rápido possível. Na tarde desta quinta-feira, o grupo já reencontrou a bola. Foi um treino mais voltado para a parte física, mas os atletas tiveram seu primeiro contato com o instrumento de trabalho.  

Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)
Botafogo reencontrou a bola 
(Foto: Divulgação / Botafogo)


Principal reforço da temporada, Montillo foi a campo, participou normalmente do treinamento e já mostrou certo entrosamento com os companheiros. Jair Ventura separou o elenco em três, entre defensores, meio-campistas defensivos e jogadores de frente. Os atletas se alternaram entre treinos físico, com bola e futevôlei, estilo circuito. 

Além de Montillo, os reforços Jonas, Gilson, João Paulo e Roger participaram da atividade. Do outro lado do campo, Gatito Fernández e Helton leite treinaram à parte com os preparadores de goleiros. 
Outra novidade foi a presença de Canales. Recuperado de uma cirurgia nos tendões do tornozelo esquerdo, o chileno treinou normalmente e está à disposição de Jair Ventura. Luis Ricardo, no entanto, ainda não foi a campo. O lateral se recupera de uma fratura no tornozelo. A expectativa é que ele treine com os demais nos próximos dias. 

O Botafogo volta a treinar na manhã desta sexta-feira, em General Severiano. O elenco terá treinos em dois períodos até a próxima terça-feira, quando viaja para um período em Domingos Martins, no Espírito Santo. O time ficará por lá até o dia 24, véspera da estreia no Carioca.


FONTE:

Real Sociedad sai na frente, Villarreal só empata e dá adeus à Copa do Rei



FUTEBOL ESPANHOL

Time basco abre o placar aos 15 minutos, anfitriões buscam 1 a 1 ainda no primeiro tempo, mas são eliminados por causa da derrota por 3 a 1 no jogo de ida



Por
Villarreal, Espanha



Poupando alguns titulares mesmo precisando se recuperar de uma derrota por 3 a 1 no jogo de ida, o Villarreal deu adeus à Copa do Rei nesta quarta-feira. Mikel Oyarzabal tornou as coisas mais difíceis para os anfitriões abrindo o placar para o Real Sociedad aos 15 minutos, Roberto Soriano até buscou o 1 a 1, mas não foi o suficiente para o Submarino Amarelo. Melhor para os bascos, que avançam às quartas de final e aguardam o sorteio para saber o próximo adversário.

Oyarzabal, Villarreal x Real Sociedad (Foto: EFE/Domenech Castelló)
Oyarzabal comemora depois de abrir o 
placar no jogo contra o Villarreal 
(Foto: EFE/Domenech Castelló)


O Real Sociedad praticamente definiu a partida em sua única finalização no gol, logo aos 15 minutos. A defesa vacilou depois do cruzamento da direita, Oyarzabal dominou e chutou cruzado, obrigando o Villarreal a fazer três gols para levar para a prorrogação e quatro para se classificar.

A eliminação, porém, não aconteceu por falta de tentativa, em especial na primeira etapa. Samu Castillejo teve um gol mal anulado aos 16, Borré acertou a trave aos 22, e Roberto Soriano finalmente empatou o jogo aos 44 do primeiro tempo, aproveitando o rebote depois que a cobrança de falta de Sansone bateu na trave.

As entradas de Pato, Jonathan dos Santos e Trigueros no segundo tempo não foram suficiente para furar o bloqueio dos visitantes, e a expulsão de Sansone, aos 44, botou um ponto final na partida.

O Deportivo La Coruña também lamentou um empate por 1 a 1. Com o resultado, o Alavés avançou à próxima fase, graças ao 2 a 2 no jogo de ida na Galícia. O Alcorcón derrotou o Córdoba por 2 a 1, de virada, fora de casa, e também se classificou às quartas de final (0 a 0 na ida).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2017/01/real-sociedad-sai-na-frente-villarreal-so-empata-e-da-adeus-copa-do-rei.html

Celta vence o Valencia mais uma vez e garante classificação na Copa do Rei



FUTEBOL ESPANHOL


Time de Vigo marca no último minuto e soma seis gols em dois jogos contra o rival



Por
Vigo, Espanh



Em casa e com o apoio da torcida, o Celta confirmou a classificação às quartas de final da Copa do Rei após vencer por 2 a 1 o Valencia, nesta quinta-feira. A equipe de Vigo entrou em campo com uma enorme vantagem por conta da goleada sobre o rival por 4 a 1, na partida de ida, fora de casa.

O Celta de Vigo segurou o Valencia no primeiro tempo e abriu o placar na etapa final. Aos seis minutos, Giuseppe Rossi arriscou de fora da área e abriu o placar. Não deu nem tempo do time da casa comemorar, porque o Valencia aproveitou uma saída de bola errada, e o atacante brasileiro Vinícius Araújo bateu na saída do goleiro Sergio Álvarez para deixar tudo igual.

Giuseppe Rossi Celta de Vigo x Valencia (Foto: EFE)
Giuseppe Rossi, autor do primeiro gol do Celta 
de Vigo, disputa a bola com dois adversários (
Foto: EFE)


O golpe de misericórdia do Celta de Vigo aconteceu no último minuto da partida. Sisto cobrou falta na entrada da área, contou com a falha do goleiro Jaume Doménech, fechou o placar e só confirmou a classificação às quartas de final que ficou muito facilitada após a goleada por 4 a 1 no jogo de ida.
Na outra partida que foi realizada nesta quinta-feira, o Eibar também garantiu vaga às quartas de final da Copa do Rei com o empate em 0 a 0 com o Osasuna, em casa. O Eibar tinha enorme vantagem sobre o adversário por ter vencido o jogo de ida por 3 a 0.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2017/01/celta-vence-o-valencia-mais-uma-vez-e-garante-classificacao-na-copa-do-rei.html

Novidade na área! Fábio brinca com bola e diz que retorna ainda este mês



CRUZEIRO


Recuperado de lesão no joelho, goleiro do Cruzeiro prevê que estará à disposição do preparador de goleiros Robertinho até o final de janeiro



Por
Belo Horizonte



O retorno do goleiro Fábio aos gramados deve acontecer mais rápido do que o esperado. O capitão cruzeirense sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, no jogo contra o Coritiba, em agosto passado. A previsão inicial era de cerca de oito meses, mas passados apenas cinco, Fábio já mostra evolução clínica notável.

Fábio já faz trabalhos simples com a bola (Foto: Maurício Paulucci)
Fábio já faz trabalhos simples com a bola 
(Foto: Marco Astoni)


Ele está na fase de transição, com os fisioterapeutas do Cruzeiro. Já na próxima semana, começa a preparação física, para, ainda este mês, voltar a trabalhar com o preparador de goleiros Robertinho.
A previsão agora é voltar aos gramados seis meses após a contusão. Quem afirma é o próprio Fábio, que foi ao campo, na tarde desta terça-feira, e brincou com os jornalistas e colegas de time. A saudade da bola é grande, tanto que Fábio deu alguns chutes.


FONTE:

Botafogo vence Novorizontino nos pênaltis e vai às oitavas da Copinha




COPINHA 2017 - TERCEIRA FASE


Alvinegro carioca abre o placar no tempo regulamentar, sofre o empate e decisão vai para os pênaltis. Gabriel, porém, desperdiça última cobrança dos donos da casa


Por
Novo Horizonte, SP



O Botafogo está nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Alvinegro venceu o Novorizontino nesta quinta-feira, no estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, nos pênaltis, por 4 a 3, depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, e enfrenta o Mirassol na próxima fase da competição.
 
VEJA TODOS OS LANCES DA PARTIDA

Igor Cassio, para o Botafogo, e Gabriel, para o Novorizontino, fizeram os gols da partida. Com o empate, a decisão foi para as penalidades. Acertaram as cobranças para o Alvinegro: Wenderson, Victor Lindenberg, Fernando e Amilcar. Jackson, Agnaldo e Nando fizeram para os donos da casa.

igor cassio botafogo (Foto: Sergio Pais)
Igor Cassio marcou o gol do Botafogo no 
tempo regulamentar (Foto: Sergio Pais)


O jogo
Com o gramado um pouco pesado por causa das constantes chuvas em Novo Horizonte, a partida desta quinta-feira começou muito disputada no meio de campo. As duas equipes pouco conseguiam criar. O Botafogo, com mais eficiência no toque de bola, conseguia chegar com mais frequência ao ataque, mas precisou de uma falha da zaga do Novorizontino para abrir o placar: Igor Cássio ficou livre com a bola já dentro da área, sem goleiro, para marcar seu terceiro gol na Copinha.

Depois do intervalo, o Botafogo parecia satisfeito com o resultado construído no primeiro tempo e recuou. O Novorizontino, com o apoio da torcida, foi ao ataque e criou boas oportunidades. O Alvinegro tentava aproveitar o espaço deixado pelo adversário na defesa, mas desperdiçava chances claras de gol e foi castigado. Perto do fim da etapa final, os donos da casa, com Gabriel, de falta, empataram o placar. A decisão, então, foi para os pênaltis.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/futebol/copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/botafogo-vence-novorizontino-nos-penaltis-e-vai-oitavas-da-copinha.html

Que carisma! Kazim dá show em coletiva: "Morro por essa camisa"



CORINTHIANS



Misturando palavras em inglês e português, atacante turco é apresentado nesta quinta-feira e se diz identificado com a história popular do Corinthians



Por
São Paulo



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA AB



O nome é chique, mas Colin Kazım-Richards mostrou um imenso carisma e humildade ao ser apresentado como novo jogador do Corinthians, nesta quinta-feira, no CT Joaquim Grava. Misturando palavras em inglês e português durante a entrevista coletiva, o atacante inglês naturalizado turco falou da emoção em defender o Timão e disse ter se identificado de imediato com a história popular do clube.

– A Europa não é igual ao Brasil. Minha família não tinha direito, meus amigos foram presos. Eu tive sorte por ser jogador. Minha mãe cozinhava para mim e meus irmãos, igual toda a torcida corintiana. Ser chamado de Gringo da Favela é normal para mim – disse.

Kazim Corinthians (Foto: Agência Corinthians)O atacante Kazim foi apresentado no Corinthians nesta quinta-feira (Foto: Agência Corinthians)


– Eu conheço essa realidade. Eu jogo futebol há 13 anos, e antes disso, eu não tinha comida, eu não tinha chuteira. Eu não moro na favela, não sou da favela, mas eu entendo tudo. Meu melhor amigo foi preso, meus primos foram presos. Eu entendo gente que não tem o que comer, mas usa o dinheiro para comprar ingresso para ir ao estádio – afirmou.




Kazim falou com os jornalistas sentado entre os dois filhos e pedindo ajuda para a esposa na tradução de algumas palavras. Sem timidez, o atacante prometeu se doar ao máximo para ajudar o Timão a se recuperar em 2017.

– O meu filho não conhece outro time. Ele é corintiano. Fomos em uma loja e perguntei qual camisa ele queria e ele escolheu a camisa do Corinthians. Minha esposa nasceu em Guarulhos. Tudo caminhou para eu jogar aqui. Eu tenho paixão e tenho coração para jogar aqui. Eu morro para o meu time, eu morro para essa camisa.

Jogar no time que o Ronaldo jogou é muito bom. Eu nasci em Londres e nunca imaginei jogar no Corinthians, nem em sonho. Agora é jogar. Eu luto muito em campo e tenho característica de jogador do Corinthians. Eu jogo com raça o tempo todo
Kazim, novo atacante do Corinthians

Aos 30 anos, Kazim rodou o mundo com o futebol. Na Turquia, defendeu os rivais Galatasaray e Fenerbahçe. Passou ainda por Toulouse, da França, Olympiakos, da Grécia, Blackburn, da Inglaterra, Feyenoord, da Holanda, e Celtic, da Escócia. Depois de atuar pelo Coritiba no ano passado, chegou ao clube em que atuou seu grande ídolo: Ronaldo Fenômeno.

– Jogar no time que o Ronaldo jogou é muito bom. Eu nasci em Londres e nunca imaginei jogar no Corinthians, nem em sonho. Agora é jogar. Eu luto muito em campo e tenho característica de jogador do Corinthians. Eu jogo com raça o tempo todo – disse.


Veja outras trechos da entrevista de Kazin:

Missão:
– Meu objetivo é ajudar o Corinthians. Ele é o melhor clube do América. Eu vim aqui, porque é meu sonho jogar em um grande time como o Corinthians. Meu pai adora o futebol brasileiro. Ele tem 49 anos e gosta de Zico, Romário, Ronaldo Fenômeno.

A cara do Corinthians:
– Eu luto muito em campo e tenho característica de jogador do Corinthians. Eu jogo com raça o tempo todo.

A experiência no Coritiba:
– Eu quero falar obrigado ao Coritiba. Aqui é diferente, não se pode explicar. Estou há dois dias e tem mais de 50 pessoas trabalhando aqui. É tudo maior. O Campeonato Brasileiro é difícil, todo jogo é um grande jogo. Tem 13 times que podem ganhar o título. Eu tinha proposta para China, Dubai, mas eu falei que queria jogar aqui. Ganhar um título com o Corinthians seria muito bom. Eu não fiz pré-temporada antes de jogar no Coritiba, eu joguei direto.

Dificuldades com a língua:
– Individualmente, eu falo bem. Mas em coletiva é mais difícil. Meu filho me ajuda muito, ele fala bem. Ele me corrige.

Kazim Jô Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
Kazim ao lado de Jô durante a reapresentação 
da equipe, na quarta-feira (Foto: Daniel 
Augusto Jr./Ag. Corinthians)


FONTE:

Milan vence o Torino com dois gols em três minutos e avança na Copa da Itália




FUTEBOL ITALIANO


Time comandado por Vincenzo Montella enfrentará o Juventus nas quartas de final

 

Por
Milão, Itália



Com muito sofrimento, empenho e virada em apenas três minutos, o Milan venceu por 2 a 1 o Torino nesta quinta-feira, em San Siro, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa da Itália. Kucka e Bonaventura marcaram os gols que classificaram o time comandado por Vincenzo Montella para a próxima fase da competição, na qual enfrentará o Juventus.

O Milan buscou as ações no primeiro tempo, teve mais posse de bola, mas faltou qualidade para definir as jogadas. Faltou também uma melhor organização tática ao time de Vincenzo Montella, que deu espaços para o adversário e sofreu com os contra-ataques. Em uma das investidas do Torino, Belotti recebeu ótimo passe de Benassi e bateu na saída de Donnarumma para abrir o placar.

Bonaventura Milan x Torino (Foto: Getty Images)
Abate e Bonaventura comemoram o gol da 
vitória do Milan sobre o Torino pela 
Copa da Itália (Foto: Getty Images)


Mais organizado, o Torino seguiu com sua postura de esperar pelo Milan e apostar nos erros de posicionamento do time da casa. Quase ampliou em algumas oportunidades, e a equipe de Turim contou com as boas apresentações de Ljajic e Iturbe.

O intervalo foi fundamental para Vincenzo Montella colocar ordem na casa e acertar sua equipe. O Milan voltou mais organizado e até ofensivo, além de demonstrar muita disposição. A vontade era tamanha que em um lance de disputa pela bola, Lapadula dividiu com o goleiro Hart, do Torino, que levou a pior, acabou com um corte na cabeça e teve de colocar uma faixa no local para seguir em campo.

+ Celta vence o Valencia mais uma vez e garante classificação na Copa do Rei
+ Real se prepara para saída de Pepe e sonda o brasileiro Wallace, do Lazio

Após muita pressão, o Milan conseguiu empatar aos 16 minutos. Suso bateu no cantinho, Hart deu rebote, De Sciglio cruzou e Kucka completou para a rede. A torcida foi ao delírio no San Siro e passou a jogar junto com o time, que precisou de apenas mais dois minutos para virar. O Rubro-Negro recuperou uma bola no meio, Suso levantou na área, Bonaventura pegou de primeira e correu para o abraço. No fim do jogo, Lapadula ainda deixou Hart no chão, mas chutou em cima do zagueiro e perdeu a chance de ampliar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2017/01/milan-vence-o-torino-com-dois-gols-em-tres-minutos-e-avanca-na-copa-da-italia.html

Sul-Americano Sub-17: Brasil cai em grupo com Argentina e Paraguai




SELEÇÃO BRASILEIRA


Brasileiros caem no Grupo B, que, além de argentinos e paraguaios, tem também Peru e Venezuela. Torneio será disputado entre 23 de fevereiro e 19 de março, no Chile



Por
Santiago, Chile



A Conmebol sorteou, nesta quinta-feira, em Santiago, os grupos do Sul-Americano Sub-17, que será disputado entre 23 de fevereiro e 19 de março deste ano no Chile. O Brasil ficou no Grupo B, ao lado de Argentina, Paraguai, Venezuela e Peru. Os jogos da chave serão disputados na cidade de Talca. O Grupo A, sediado na cidade de Rancagua, é formado por Chile, Equador, Uruguai, Colômbia e Bolívia. O Brasil estreará no torneio no dia 24, contra o Peru e fechará a fase de grupos no clássico com a Argentina, no dia 4 de março.

Sorteio Sul-Americano Sub-17 Brasil (Foto: Divulgação/CBF)
Os dois grupos do Sul-Americano Sub-17: Brasil 
com Argentina e Paraguai (Foto: Divulgação/CBF)


– Os grupos ficaram equilibrados, apesar de nossa chave ter o maior rival, que é a Argentina. Teremos com certeza grandes jogos – afirmou o técnico da seleção brasileira sub-17, Carlos Amadeu.
As cinco seleções de cada grupo se enfrentam em turno único, e as três melhores de cada chave avançam para o hexagonal final. O melhor time da fase final será o campeão, e os quatro mais bem colocados se classificam para o Mundial da categoria, que será disputada entre os dias 6 e 28 de outubro deste ano, na Índia.

O Brasil é o maior vencedor do Sul-Americano Sub-17, com 11 títulos. A Argentina tem três conquistas e é a segunda maior vencedora. Os brasileiros também são os atuais campeões. Venceram em 2015, no Paraguai. 


Confira os jogos do Brasil na primeira fase:

24/02: Brasil x Peru
26/02: Brasil x Venezuela
02/03: Brasil x Paraguai
04/03: Brasil x Argentina


FONTE:

Meia? Lateral? Michel Bastos explica como pretende jogar no Palmeiras




PALMEIRAS


Apresentado pelo Verdão, experiente jogador diz que preparo físico está em dia e se coloca à disposição do técnico Eduardo Baptista: "Sou um moleque ainda"


Por
São Paulo



Michel Bastos Palmeiras (Foto: Tossirro Neto)Michel Bastos é apresentado na Academia
(Foto: Tossirro Neto)


Apresentado pelo Palmeiras no início da noite desta quinta-feira, Michel Bastos assegurou que o preparo físico está em dia e que, aos 33 anos, ele ainda tem totais condições de jogar aberto pela ponta do campo. Eduardo Baptista já disse que espera contar com Michel nesse tipo de função. Na visão do novo técnico do Verdão, ele atuaria pelo lado direito, cortando para dentro.

– Sou um moleque ainda. Dá para correr, e muito. Eu sinceramente me sinto muito bem. Fisicamente, meus melhores momentos no São Paulo foram jogando aberto, decisivo. Por que dois meses depois não posso render? Não consigo mais render na posição? Eu discordo. Acho que posso render bem, sim, mas me coloco à disposição – disse Michel.

– Tenho a facilidade de ser versátil. Lógico que a gente tem a liberdade de expor ao treinador a preferência, onde a gente se sente melhor, mas deixo a critério do treinador. Hoje me sinto em plenas condições de jogar aberto, pela direita ou pela esquerda – acrescentou.

Após receber a camisa 15 das mãos do diretor de futebol Alexandre Mattos, o jogador que estava no São Paulo até o fim do ano passado afirmou que vai se dedicar muito nos treinos para conquistar uma vaga de titular no atual campeão brasileiro.

– Eu acho que é com trabalho e dedicação (que será titular), isso é o essencial. Sei que a briga vai ser boa, mas sadia. É sempre bom poder jogar com jogadores de qualidade, isso te faz trabalhar mais, sabendo que a disputa vai ser grande. Na minha carreira inteira foi assim, sempre tive oportunidade de jogar com grandes jogadores. É trabalhar forte, para ganhar um espaço.

Michel Bastos Palmeiras (Foto: Rodrigo Faber)
Michel vai usar a camisa 15 do Verdão 
(Foto: Rodrigo Faber)


FONTE:

Paulista bate o RB Brasil, mantém 100% e avança às oitavas da Copinha



COPINHA 2017 - TERCEIRA FASE



Superior durante todo o jogo, apesar do placar mínimo, Galinho espera o vencedor de São Carlos e Vasco, para saber qual será seu adversário na próxima fase



Por
Jundiaí, SP



No reencontro dos times nessa edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Paulista venceu novamente o RB Brasil pelo placar de 1 a 0 e está classificado às oitavas de final. Em jogo válido pela terceira fase, nesta quinta-feira, no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, o Galinho foi superior durante todo o jogo, não tomou muitos sustos e aguentou a pressão do adversário já no fim da partida. Em cinco jogos, os jundiaienses não tomaram nenhum gol, vencendo todas as partidas pelo placar mínimo.

O Paulista espera o vencedor do confronto entre São Carlos e Vasco, para saber qual será seu próximo adversário.

Paulista x RB Brasil Copa SP Copa São Paulo (Foto: Red Bull Brasil / Media Manager)
Paulista segue sem perder pontos na Copa São 
Paulo (Foto: Red Bull Brasil / Media Manager)


SAIBA MAIS
Tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior



O Jogo
O primeiro tempo de Paulista e RB Brasil, apesar do placar zerado, foi um jogo bem movimentado, com o Tricolor de Jundiaí criando as melhores e mais claras chances de gol. Melhor na defesa, a equipe jundiaiense soube passar pela marcação do RBB. Logo aos 6 minutos do 1° tempo, depois de bom lançamento, Moisés tentou encobrir o goleiro e, por pouco, a bola não entrou.

Aos 13, o goleiro Felipe, do Toro Loko, precisou trabalhar em boa finalização de Molter. Em outro bom lançamento, Felipe sai bem da área e corta de cabeça, para salvar o time. Com mais da metade do primeiro tempo, aos 36.
Paulista x RB Brasil Copa SP Copa São Paulo (Foto: Red Bull Brasil / Media Manager)
Paulista venceu pela segunda vez, por 1 a 0, o 
Toro Loko nesta competição (Foto: 
Red Bull Brasil / Media Manager)


Na etapa complementar, o Galo chegou primeiro, mas o RB respondeu em sua primeira boa chance na partida, com Vitinho, pela esquerda, com a bola passando perto da trave. Aos 16, mais uma bola no travessão do Galo, de novo de cabeça, com Vitor Hugo.

O time de Jundiaí permaneceu em busca do gol e quase marcou aos 27, em chute do atacante Criciúma, que pegou o rebote do escanteio. A bola explodiu na trave, goleiro já estava vendido na jogada.

Aos 31, enfim sai o gol do Paulista. Em jogada de bola parada, Brendon desvia, atrapalhando o goleiro Felipe, que acabou falhando. 1 a 0. Depois do gol, no fim da partida o RB Brasil foi ao ataque em busca do empate. Time apostou no chuveirinho, lançando muitas bolas na área do adversário. Aos 43 quase o empate sai, mas o dia era mesmo do Galo de Jundiaí. Fim de jogo e classificação garantida às oitavas da Copinha.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/Copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/paulista-bate-o-rb-brasil-mantem-100-e-avanca-oitavas-da-copinha.html

Mirassol elimina Náutico nos pênaltis e passa para as oitavas da Copinha





COPINHA 2017 - TERCEIRA FASE


Paulistas pegam vencedor de Botafogo e Novorizontino, nesta quinta-feira



Por
Recife


Mirassol x Náutico (Foto: Anderson Basso / Divulgação)Mirassol venceu o Náutico nos pênaltis (Foto: Anderson Basso / Divulgação)


O Mirassol-SP venceu o Náutico nos pênaltis na tarde desta quinta-feira e seguiu para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida, disputada na Arena Plínio Marin, em Votuporanga-SP, terminou em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nas penalidades, a equipe paulista venceu por 4 a 2.

Agora, o Mirassol encara quem passar do duelo entre Botafogo e Novorizontino, que acontece também nesta quinta, às 18h45 (de Brasília), no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte-SP.

+ Veja tabela e classificação da Copa São Paulo de Futebol Júnior


O JOGO

O Náutico abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo e foi um golaço. Gerônimo deu o passe, Erick cortou para a esquerda e chutou no ângulo direito do goleiro adversário. Aos 12, da segunda etapa, Danilo, do Mirassol, empatou.

Nas penalidades, o Timbu desperdiçou duas cobranças, enquanto o Mirassol apenas uma. Assim, o time paulista passou com o placar de 4 a 2.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/Copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/mirassol-elimina-nautico-nos-penaltis-e-passa-para-oitavas-da-copinha.html

Batatais vence Sport de virada e se garante nas oitavas da Copa SP



COPINHA 2017 - TERCEIRA FASE


Equipe paulista pega o vencedor de Ponte Preta e Paraná na próxima fase



Por
Recife



Pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Batatais-SP venceu o Sport por 2 a 1 na tarde desta quinta-feira, no Estádio Jardim Martins, em Cravinhos, no interior paulista. Com o resultado, a equipe passa para as oitavas de final da competição e enfrenta o vencedor de Ponte Preta e Paraná, que se enfrentam ainda nesta quinta, às 21h.

+ Veja tabela e classificação da Copa São Paulo de Futebol Júnior


O JOGO

O Sport foi quem abriu o placar com Wallace, aos 10 minutos do primeiro tempo, pegando rebote após cabeceio na trave de Adryelson. Já aos 34, Adryelson acabou jogando contra o Leão, marcando contra, deixando a partida em 1 a 1. Na segunda etapa, o Batatais virou com Douglas Pote e conseguiu se segurar no placar, garantindo passagem de fase. Para os rubro-negros ficou a frustração da eliminação após ter eliminado o forte Palmeiras na fase anterior.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/Copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/batatais-vence-sport-de-virada-e-se-garante-nas-oitavas-da-copa-sp.html

Chape abre 3 a 0, sofre dois gols, mas trava Capivariano e segue na Copinha



COPINHA 2017 - TERCEIRA FASE


Luquinhas, Japa e Guilherme colocaram o Verdão do Oeste em vantagem, enquanto
Leão descontou com Gabriel Taliari e Neto Alexandre. Neto Costa perdeu um pênalti



Por
Capivari, SP


(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)


Um futebol envolvente, vertical, eficiente e emocionante. Assim foi a Chapecoense na vitória, por 3 a 2, diante do Capivariano, nesta quinta-feira, à tarde, mesmo na Arena Capivari, pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Luquinhas, Japa e Guilherme colocaram o Verdão do Oeste em vantagem, enquanto o Leão da Sorocabana descontou com Gabriel Taliari e Neto. Neto Costa ainda perdeu um pênalti, que poderia ter levado a decisão da vaga para as penalidades. O camisa 9 do time paulista chutou a bola na trave.

VEJA A TABELA COMPLETA DA FASE ELIMINATÓRIA DA COPA SÃO PAULO

Agora, na fase de oitavas de final, a Chapecoense terá pela frente o Ituano, que também na tarde desta quinta-feira eliminou o Primavera ao vencer, por 3 a 0, em confronto disputado no Novelli Júnior, em Itu. A data, horário e local da partida ainda serão definidos pela Federação Paulista. O Capivariano, vice-campeão paulista sub-20 no ano passado, está eliminado do torneio.

Capivariano x Chapecoense Arena Capivari Copa SP Copa São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Chapecoense faz a festa na Arena Capivari e 
está nas oitavas da Copa São Paulo 
(Foto: Marcos Ribolli)


O jogo

A arapuca da Chapecoense deu resultado. Fechado na defesa, o time foi sufocado pelo Capivariano nos dez primeiros minutos da partida e evitou de todas as formas sair atrás. Mas um chutão da defesa para o ataque mudou tudo: Luquinhas aproveitou a liberdade e tocou na saída do goleiro Hudson. Em seguida, a zaga do time paulista novamente se atrapalhou e permitiu o segundo gol da Chape, feito por Japa. A vantagem abaixou a guarda do time paulista, que naturalmente sentiu o baque, e deixou o Verdão mais perto da classificação.

Com a vantagem construída, a Chape passou a se defender ao máximo e sair em velocidade. E com isso, o Capivariano pressionou. O goleiro Tiepo fez duas boas defesas e viu sua estrela brilhar até mesmo quando não chegou na bola, como na cobrança de pênalti de Neto Costa, que parou na trave. Antes, o time catarinense marcou o terceiro, com Guilherme, em cobrança de falta, de longe. O Leão da Sorocabana, porém, cresceu no jogou e fez dois gols. O primeiro com Gabriel Taliari, batendo falta rasteira da entrada da área, e o outro em cobrança de pênalti, mas desta vez com Neto Alexandre. O camisa 1 da Chape ainda impediu o empate nos acréscimos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/futebol/copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/chape-abre-3-0-sofre-dois-gols-mas-trava-capivariano-e-segue-na-copinha.html

Confiante, Federer volta aos Grand Slams após 6 meses: "Ainda acredito"




TÊNIS


Em busca do tetra no Aberto da Austrália, suíço valoriza período sabático e deixa no ar chance de títulos em Slams: "O tempo dirá se será possível ou não"



Por
Rio de Janeiro


Tênis Austrálian Open Roger Federer (Foto: Getty Images)Roger Federer volta aos Grand Slams no 1º da temporada: Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)


Da lesão à cirurgia no joelho esquerdo, Roger Federer passou por um longo processo de recuperação. Perdeu Roland Garros, Masters, e desistiu de competir na Olimpíada do Rio. Vencedor de 17 Grand Slams, o suíço de 35 anos se afastou das quadras por seis meses, desde a campanha de Wimbledon.
Apesar do ônus, a pausa também trouxe o bônus de voltar às quadras com as energias renovadas. Nos primeiros dias do ano, disputou o torneio de exibição da Copa Hopman, em Perth, um treino de luxo para o Aberto da Austrália, provando estar pronto para o retorno em um Grand Slam. Teve smash à la Pete Sampras, jogadas plásticas e de efeito como a SABR ("sneak attack by Roger", um bate-pronto de devolução com alto grau de dificuldade), ataques surpresas e na rede, dentre outros.

Apesar do talento de sobra, a idade avançada em um esporte de alto rendimento e do grau de exigência como o tênis, com um calendário cheio do início ao fim do ano, faz o suíço deixar no ar a possibilidade de vencer outros Slams. Talvez por isso o tempo afastado tenha sido tão bom.

- Só depende de nós nos reinventarmos, bolarmos um plano. Andy mostrou um pouco isto, aumentando as esperanças de mais jogadores de saberem que tem uma chance real de ganharem Slam. Eu ainda acredito. O tempo dirá se será possível ou não - analisou Federer, em uma entrevista ao site oficial do Grand Slam da Oceania, na qual apontou o líder do ranking Andy Murray e Djokovic, vice-líder, como os favoritos ao título em Melbourne.


PERÍODO SABÁTICO"FORÇADO" PARA RENOVAR A ALMA

Federer busca o pentacampeonato no Aberto da Austrália, em Melbourne, após os títulos de 2004, 2006, 2007 e 2010. O maior vencedor de todos os tempos do torneio é o sérvio Novak Djokovic, com seis conquistas (2008, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016). O primeiro Grand Slam da temporada terá início no dia 15 de janeiro.

- Não me pareceu tão cansativo (o período afastado das quadras), ou tão longo, ou tão difícil atravessar esse processo. Às vezes, eu até gostava. Mas, na medida que a temporada seguia, eu sentia muito a falta do tênis. Estou animado para o meu retorno - disse Federer em uma entrevista ao site oficial do torneio.  

Antes de viajar à Austrália, o tenista fechou a último bloco de treinos em Dubai. Em Perth, representou a Suíça ao lado da parceira Belinda Bencic e só parou diante da França de Richard Gasquet e Kristina Mladenovic. Apesar da eliminação, que lhe tirou chance de disputar a final, o suíço mostrou que recuperou a forma física. Os franceses levaram o bicampeonato na Copa Hopman ao vencerem os americanos Jack Sock e Coco Vandeweghe nas duplas mistas.

Roger Federer treino copa hopman 6 mil pessoas austrália (Foto: Divulgação/Hopman Cup)
Federer usou a Copa Hopman, em Perth, como 
treino de luxo para o Aberto da Austrália 
(Foto: Divulgação/Hopman Cup)


Embora estivesse fora de combate, Federer considera o saldo da temporada pela metade como algo positivo. Graças ao período sabático, ainda que forçado, ele teve o descanso merecido para o corpo, a mente e a alma. Fez tudo o que poderia para recuperar a forma e o ritmo ideais.

- Pareceu ser a coisa certa. Foi o momento perfeito para dar um tempo, para o meu corpo e o meu jogo. Foi maravilhoso poder passar mais tempo de qualidade com as crianças - com mais energia, sem ter de me preocupar: "Cuidado, eu tenho um jogo amanhã" - contou Federer, que tem duas filhas, gêmeas.


TEMPORADA PELA METADE E LESÃO INESPERADA

Em sua última aparição na temporada de 2016, o suíço caiu diante do canadense Milos Raonic nas semifinais em Wimbledon, na Inglaterra, perdendo a chance de brigar pelo oitavo caneco no All England Club. O jogo de cinco sets e quase três horas e meia, o então sétimo do ranking desbancou o ex-número um por 6/3, 6/7(3), 4/6, 7/5 e 6/3.

A lesão veio depois, de uma forma totalmente inesperada: um mal jeito ao se levantar da cama para dar banho nos filhos. Na coletiva do Masters 1000 de Miami, ele revelou que estava com dificuldades em sentir a perna, e os médicos proibiram-no de entrar em quadra. As dores no joelho tornaram-se insuportáveis e obrigaram Federer a passar por um procedimento cirúrgico delicado: uma artroscopia no joelho para reparar o rompimento do menisco.

tênis roger federer australian open (Foto: Agência AP)
Federer nunca havia abdicado de um Grand 
Slam até a lesão que o deixou 6 meses fora 
de combate (Foto: Agência AP)


O tenista da Basileia nunca havia abdicado de um Grand Slam sequer desde 2001, quando a carreira como profissional ainda engatinhava. Além do Roland Garros e dos Jogos Olímpicos, o suíço também desistiu do US Open e dos eventos do fim da temporada do circuito da ATP. Sabia que o corpo precisava de tempo para uma recuperação completa.

-  Eu acredito que isto pode trazer um grande benefício para o futuro da minha carreira no tênis. Eu me sinto rejuvenescido, trouxe um refresco. Mentalmente, eu precisava descansar, talvez mais do que pensava - e talvez o meu corpo também tenha precisado mais do que imaginava. Uma coisa boa foi o fato de eu não ter feito a cirurgia logo depois de Wimbledon. Eu acredito que isto foi crucial, não ter precisado de duas cirurgias em um mesmo ano - analisou.


FOCO NA REABILITAÇÃO: "FIZ TUDO POSSIVEL"

Gosto de pensar grande. Espero que o esforço seja recompensado. Pelo menos, agora eu sei uma coisa: se o joelho não estiver nada bom, não terei nenhum arrependimento. Eu sinto que eu fiz tudo possível para deixar meu corpo em forma" 
Roger Federer

O foco na reabilitação surtiu efeito. Até novembro, os treinos foram concentrados na academia, com um trabalho de fortalecimento muscular. Ocasionalmente, arriscava alguns saques para não perder a força de uma de suas principais armas.

- O objetivo era estar totalmente recuperado no fim de novembro, início de dezembro. Por um lado, pareceu um longo período, mas, nós sabíamos que era necessário. Gosto de pensar grande. E espero que o esforço seja recompensado. Pelo menos, uma coisa eu sei agora: se o joelho não estiver nada bom, não terei nenhum arrependimento. Eu sinto que fiz tudo possível neste ano para deixar meu corpo em forma.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/confiante-federer-volta-aos-grand-slams-apos-6-meses-ainda-acredito.html

Sharapova marca retorno ao circuito profissional para abril em Stuttgart



TÊNIS


Russa cumpre suspensão de 15 meses por ser pega em um exame antidoping no Aberto da Austrália de 2015. Torneio acontecerá entre os dias 24 e 30 do mesmo mês



Por
Rio de Janeiro



Liberada para voltar a competir a partir do dia 26 de abril, após cumprir suspensão de 15 meses por doping, Maria Sharapova será uma das atrações do WTA de Stuttgart, na Alemanha, que acontece os dias do 24 e 30 do mesmo mês. Esta será a primeira competição oficial que a ex-número 1 do mundo participará desde que foi pega em um exame antidoping no Aberto da Austrália de 2015, pelo uso da substância proibida meldonium (assista ao vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

A russa recebeu uma suspensão de dois anos da Federação Internacional de Tênis (ITF), mas entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Por estabelecer "culpa não significante ou negligência", a entidade poderia diminuir a pena de Sharapova até pela metade. Porém, ao avaliar o grau de culpa da tenista, a entidade optou por 15 meses de gancho, contados a partir da data do exame que apontou o doping (26 de janeiro).

Maria Sharapova exibição contra Monica Puig (Foto: EFE)
Maria Sharapova se diverte durante exibição 
contra Monica Puig, que foi disputada em 
dezembro (Foto: EFE)


A punição imposta pela Federação Internacional de Tênis não impediu a russa, de 29 anos, de participar de eventos amistosos. A sua última aparição aconteceu em dezembro de 2016, em uma exibição contra Monica Puig, em San Juan, capital de Porto Rico. O duelo terminou com a vitória da medalhista de ouro na Rio 2016 por 2 sets a 1.

LEIA MAIS:
+ Sharapova critica ITF e afirma que meldonium não é doping: "Aspirina"

+ ITF rebate Sharapova e defende que não tentou bani-la por quatro anos


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2017/01/sharapova-marca-retorno-ao-circuito-profissional-para-abril-em-stuttgart.html

Vôlei Bauru recebe o Praia Clube em confronto direto pelo G-4 da Superliga




VÔLEI


Time bauruenses precisa da vitória nesta quinta-feira à noite, no Panela de Pressão, para "roubar" a vaga das mineiras no grupo dos quatro melhores do nacional feminino



Por


Vôlei Bauru e Praia Clube fazem nesta quinta-feira à noite um confronto direto pela Superliga feminina de vôlei. As equipes, separadas por apenas dois pontos na tabela, são rivais diretas na luta por uma vaga no G-4 da competição nacional e quem vencer ficará no grupo dos quatro melhores, posição que garante vantagens de mando na fase de playoffs. A partida, válida pela segunda rodada do returno da fase de classificação, será disputada a partir das 21h55, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru. No turno, em Uberlândia, o Praia venceu por fáceis 3 sets a 0 (25/16, 25/23 e 25/16).

Praia Clube, Bauru, Superliga 2016/17 (Foto: Divulgação/Praia Clube)
No jogo do 1º turno, em Uberlândia, 
Praia Clube bateu o Vôlei Bauru 
por 3 sets a 0 (Foto: Divulgação
/Praia Clube)


A partida desta quinta-feira será a primeira das duas que Bauru e Praia Clube disputam em sequência: depois do confronto pela Superliga, as equipes voltam à quadra na próxima terça-feira (dia 17), às 20h, para o duelo eliminatório da Copa do Brasil, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que reúne os oito melhores colocados do primeiro turno da Superliga. Este jogo será disputado no ginásio Neusa Galetti, em Marília.

Para o Vôlei Bauru, o duelo diante do Praia Clube representa a possibilidade de reabilitação após a derrota por 3 sets a 2 contra o Minas, na última segunda-feira, em Belo Horizonte. Já o Praia vem de vitória, por 3 a 0, sobre o Valinhos, resultado que manteve as mineiras na terceira colocação, com 26 pontos (9 vitórias e 3 derrotas). Já o Bauru ocupa a quinta posição, com 24 pontos (8 vitórias e 4 derrotas), empatado com o Minas, o quarto colocado pelos critérios de desempate.

SAIBA MAIS
Confira mais notícias de vôlei

Atual vice-campeão da Superliga, o Praia Clube manteve a base da última edição com a levantadora Claudinha, a oposta Ramirez, as ponteiras Michelle e Alix, as centrais Natasha e Walewska e a líbero Tássia. O grande reforço para essa temporada foi a contratação da central Fabiana, bicampeã olímpica. Também chegaram as ponteiras Ellen e Carla. O treinador Ricardo Picinin segue no comando da equipe.

– Nossa maior dificuldade será o pouco tempo de preparação após o retorno de Belo Horizonte. Tivemos um dia de preparação e mesmo que estejamos jogando em casa temos de ver que o adversário está entre os favoritos a conquistar o título da Superliga. Precisamos estudar e nos preparamos o máximo possível para este jogo que vai ser muito complicado – explicou Marcos Kwiek, técnico do Bauru.


INGRESSOS (SUPERLIGA E COPA DO BRASIL)

As entradas para a partida desta quinta contra o Praia Clube, pela Superliga, podem ser compradas de forma antecipada na avenida Getúlio Vargas, 3-03, das 10h às 18h, e na portaria do ginásio Panela de Pressão, a partir das 20h30. Os preços seguem a promoção na qual todos pagam o valor da meia-entrada: R$ 15 (arquibancadas) e R$ 30 (cadeiras).

Já os ingressos para o confronto pela Copa do Brasil, na próxima terça-feira, em Marília, serão vendidos ao valor único de R$ 20 e também podem ser adquiridos, em Bauru, na avenida Getúlio Vargas, 3-03. Em Marília, os pontos de comercialização são: Escola de Vôlei Bernardinho (avenida Rio Branco, 949), Restaurante Pastini (Esmeralda Shopping e Marília Shopping), Lojas Alba (Rua 4 de Abril, 331), Solutudo (avenida Vicente Ferreira, 424) e Dr. Shape (Avenida das Esmeraldas, 329).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/volei/noticia/2017/01/volei-bauru-recebe-o-praia-clube-em-confronto-direto-pelo-g-4-da-superliga.html

Por que Moro e os procuradores não investigam o escândalo das teles? Por Lenio Streck



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-moro-e-os-procuradores-nao-investigam-o-escandalo-das-teles-por-lenio-streck/



por : 


Os herois da Lava Jato
Os herois da Lava Jato


Publicado no Conjur.
POR LENIO STRECK, doutor em Direito (UFSC), pós-doutor em Direito (FDUL), professor titular da Unisinos e Unesa, membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, ex-procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e advogado.

Começo com uma provocação: Em um país em que aquele que provoca tumulto em um posto de gasolina Petrobras situado em Agudo ou em Inhambu corre o risco de ser julgado em Curitiba face à competência infinita da operação “lava jato”, eis, aqui, um prato cheio e uma grande oportunidade de os procuradores e o juiz estenderem seus tentáculos para um esquema de corrupção que pode ocasionar cinco vezes mais prejuízos do que o caso Petrobras.
Como a “lava jato” pode ser competente? Sei lá. Não faço a mínima ideia. Estou apenas metaforizando. Moro sempre dá um jeito de ver e encontrar uma conexão. Aqui, uma ideia: o escândalo de que falo é o da Lei Geral das Telecomunicações, que concede benefícios às teles no valor de R$ 100 bilhões. Tão escandaloso que a Ministra Cármen Lúcia concedeu liminar para trancar a tramitação relâmpago no Senado (para evitar, inclusive, de corrermos o risco de o Presidente Temer sancionar).
Qual é a tese da conexão, então? Simples: como se trata de um escândalo envolvendo telecomunicações e como todos os envolvidos possuem telefones celulares e alguns componentes dos aparelhos vem do petróleo, bingo. Eis a conexão para levar tudo para Curitiba. Tudo sempre está interligado, como na história do sujeito que dá uma bofetada no outro por tê-lo chamado, por dedução, de “corno”. Afinal, o desafeto ofereceu-lhe um pedaço de queijo. Que vem do leite. Que vem da vaca. Que tem chifres. Simples, pois.
É uma blague, mas estou provocando a seletividade reinante no combate à corrupção em Pindorama. O Procurador-Geral da República já deveria ter entrado em campo. Ele mesmo deveria ter entrado com a ação para evitar a criação desse monstrengo de mais de R$ 100 bilhões (isso é demonstrado por várias fontes: o próprio mandado de segurança, informações do Tribunal de Contas, O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Associação Brasileira de Procons e outras 18 organizações civis assinaram uma nota de repúdio contra o ato da Mesa Diretora do Senado Federal que rejeitou recursos parlamentares que pediam a análise em plenário do projeto de lei; basta procurar no Google).
Até a revista Veja falou no assunto, mostrando de onde veio o “presente” para as Teles. Está lá, bem claro, como f(Oi), ao vivo, tim tim por tim tim. O que quero lembrar? Quero lembrar os gritos (histéricos) dos parlamentares na hora do afastamento da Presidente Dilma: “ – pelo Brasil, por meus filhos, por um país decente, pela Lava Jato, por meus cachorros, por minha namorada, por minha amante etc”.  Como se começasse um Brasil do zero. Ora, ledo engano. Ilusão de quem acreditava nisso, hipocrisia de quem se aproveitou da situação. Basta ver o número de pessoas que estão listadas nas delações.
Portanto, um aviso aos moralistas de plantão: não existe uma sociedade sem vícios. Como já tantas vezes contei aqui, temos de reler, constantemente, a fábula das abelhas do barão de Mandeville:  Vícios privados, benefícios públicos. As abelhas que tentaram zerar os vícios a qualquer custo – que eram as abelhas moralistas – ,ajudaram a colocar a sociedade no caos, a ponto de pedirem para a rainha que restaurasse os vícios. Está lá na fábula. Leiam. Daí a máxima: vícios privados, benefícios públicos. Só que, em Pindorama, o lema é: vícios públicos, benefícios privados. Invertemos a fábula do Barão.
Tentando ser mais simples, o episódio do Telegate (ou os bilhões natalinos das teles) apenas mostra que, em uma democracia, temos de seguir as regras do jogo. Não se tem como obrigar a que as pessoas sejam virtuosas. De que adianta fragilizar direitos fundamentais? De que adianta violar garantias e querer legitimar provas ilícitas obtidas de “boa fé”? De um lado se faz isso… e de outro vem um escândalo cinco vezes maior. Isso apenas prova de que o patrimonialismo brasileiro tem raízes fortes. E que, no combate à corrupção, não existem bons e maus corruptos. Não dá para ser seletivo.  Mas não dá, mesmo.
Que este escândalo das teles (o TeleGate) seja um exemplo de que não podemos escolher inimigos. Que devemos ser imparciais no combate à corrupção. E que há vários modos de fazer corrupção. Pode-se receber dinheiro de caixa dois, etc aos moldes Lava Jato; mas também é possível entregar mais de 100 bilhões para empresas – cujo dinheiro daria para tapar o dito déficit da Previdência. As abelhas entendem bem isso?
Sendo sarcástico mais uma vez: O que mais dói é ver que as multas que as Teles receberam durante esses anos foram apagadas no tal projeto. Tudo ao Vivo. Bem Claro. Com um Oi para a malta. Mas tudo Tim Tim por Tim Tim (desculpem-me o trocadilho). Todos meus telefonemas para o Procon, meus stresses com o 0800 foram em vão. Quero ver denúncias, agora, falando no clássico “lavagem de dinheiro e formação de quadrilha” ou coisas do gênero. Se o instituto da conexão “funcionar” – se me entendem a ironia – as celas de Curitiba deverão ser esvaziadas para novos hóspedes.
Ou não?

Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Sobre o Autor