terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Sport bate Palmeiras em Araraquara e reencontra o Batatais na Copinha



COPINHA  2017 - SEGUNDA FASE


Vitória por 1 a 0 na Arena da Fonte Luminosa, com gol de Wallace, coloca o Leão na terceira fase da Copa São Paulo; na primeira fase, Sport foi derrotado por 3 a 2


Por
Araraquara, SP



O Sport garantiu a passagem para a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta terça-feira ao bater o Palmeiras, por 1 a 0, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Com gol de Wallace, no segundo minuto da etapa complementar, o Leão da Ilha terá uma espécie de revanche no mata-mata, já que o adversário da próxima fase, o Batatais, o venceu na fase de grupos por 3 a 2.

O placar apertado em Araraquara traduz o equilíbrio entre as duas equipes. O Palmeiras criou boas oportunidades, duas delas com Léo Passos. No primeiro tempo, o camisa 19 não teve tempo para ajeitar o pé e direcionar a bola batida cruzada por Cadina. A finalização foi por cima do travessão do goleiro Lucas. No segundo tempo, o arqueiro salvou um gol de cabeça do atacante alviverde, à queima roupa, praticamente dentro da pequena área.


Sport 1 x 0 Palmeiras: a partida em tempo real
Veja os confrontos da Copa São Paulo de Futebol Júnior


Iacovelli de voleio e Gabriel Barbosa em jogadas individuais também tentaram, mas não evitaram a eliminação precoce do Palmeiras, que deixou os torcedores de Araraquara decepcionados. O principal alvo das críticas era o técnico João Burse, que tirou Gabriel Barbosa, Juninho e Cadina na segunda etapa, três dos melhores jogadores do elenco alviverde.

O Sport ainda teve a chance de ampliar o marcador com Araiçoaba, de pênalti, aos 50 minutos, mas Fuzato, um dos destaques do Palmeiras nesta Copa São Paulo, fez grande defesa antes do apito final.

A Federação Paulista de Futebol ainda não divulgou a tabela com data, horário e local dos confrontos da terceira fase, mas é provável que Sport e Batatais se enfrentem em Araraquara, na Arena da Fonte Luminosa.

Palmeiras Sport Copa São Paulo (Foto: Amanda Rocha / Futura Press)
Sport vence o Palmeiras e se classifica para 
a terceira fase da Copa São Paulo (Foto: 
Amanda Rocha / Futura Press)


FONTE:

Com gol aos 47 do 2º tempo, Sanca bate Independente e avança à 3ª fase



COPINHA  2017 - SEGUNDA FASE


Nenê marca nos acréscimos e dá vitória ao São Carlos sobre Galo por 3 a 2, no Luisão. Próximo adversário na Copa São Paulo será Vasco da Gama



Por


Cravinhos, SPCom um final emocionante, o São Carlos venceu o Independente por 3 a 2, na noite desta terça-feira, no Luisão, e se classificou à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Foi a terceira vez na história que a Águia da Central conseguiu avançar nessa etapa da competição.

O São Carlos enfrentará na próxima fase o Vasco da Gama, que eliminou o Botafogo-SP nos pênaltis, na tarde desta terça, em Limeira. Será o segundo encontro entre os times na Copinha, já que se enfrentaram na última rodada do Grupo 9, com vitória cruz-maltina por 1 a 0. O jogo ainda não teve sua data divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Domínio, apagão e pressão

São Carlos classifica Copa São Paulo (Foto: Reprodução TV FPF)
São Carlos festeja classificação à próxima 
fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 
(Foto: Reprodução TV FPF)


O início do São Carlos foi promissor e, antes dos 20 minutos de bola rolando, a Águia da Central já vencia por 2 a 0, gols de Eduardo, de pênalti, aos dez, e Caio, de cabeça, aos 18. O controle são-carlense na partida durou até o início da segunda etapa,quando o time sofreu um "apagão" e em dois minutos o Galo de Limeira igualou o placar, com Guilherme, aos dez, e Pedro, aos 12.

Os gols sofridos "reacenderam" o Sanca, que novamente dominou a partida. Giovani perdeu uma chance na cara do goleiro, e Guilherme foi impedido pela trave. Já nos acréscimos, aos 47, a pressão do São Carlos deu resultado. Pela direita, Pedro Lopes entrou livre e cruzou na medida para Nenê, de cabeça, empurrar para o fundo da rede e classificar a Águia da Central. O gol provocou reclamações do Independente e o técnico Piá foi expulso.


FONTE
http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/futebol/copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/com-gol-aos-47-do-2-tempo-sanca-bate-independente-e-avanca-3-fase.html

Em "casa", Chape elimina São Paulo nos pênaltis e avança na Copinh



COPINHA  2017 - SEGUNDA FASE


Time catarinense vence por 4 a 2 nas penalidades máximas e garante vaga para a terceira fase, onde vai enfrentar o Capivariano, em data a definir



Por
Capivari, SP



Era Capivari, mas parecia Chapecó. Numa cidade de interior, em um estádio acanhado, com o eco de "vamo, vamo, Chape" por todos os lados, o time mais admirado do futebol mundial desbancou a maior potência do sub-20 do Brasil na atualidade. Depois de conter toda a pressão tricolor por 90 minutos (alguns deles com um jogador a menos), a Chapecoense eliminou o São Paulo nos pênaltis e avançou à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O empate sem gols e a vitória nas penalidades por 4 a 2 refletiu os últimos tempos desse clube alviverde que o mundo abraçou desde a tragédia que vitimou jogadores, dirigentes e comissão técnica antes da final da Copa Sul-Americana. O time sub-20 foi para a Copinha para representar a camisa da Chape, passou de fase e, logo no primeiro jogo eliminatório, tirou um dos grandes favoritos. Agora, encara o Capivariano, em data a definir pela Federação Paulista.

VEJA A TABELA DO MATA-MATA DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

São Paulo x Chapecoense Copa SP Capivari (Foto: Luciano Claudino/Código19/Estadão Conteúdo)Chape breca o Tricolor e segue na Copa SP (Foto: Luciano Claudino/Código19/Estadão Conteúdo)


Ao São Paulo, resta amargar o primeiro revés em tempos (vinha de cinco taças conquistadas em 2016). Diante de uma torcida quase que totalmente contra (exceção feita, claro, às centenas de tricolores que estiveram na Arena Capivari), o time paulista tomou a iniciativa do jogo, mas criou poucas chances em comparação ao que estava acostumado a fazer na primeira. Viu a decisão ir para os pênaltis e ficou sem reação diante da força mostrada pelo adversário.

Nas penalidades, o goleiro Tiepo defendeu logo de cara a cobrança de Militão, apontou para o céu e agradeceu. Ainda viu Geovane mandar pela linha de fundo e, por fim, o companheiro de Chape, Ned, converter o quinto pênalti - Ronei perdeu um para o time catarinense - e garantir a vaga na terceira fase. Isso foi o ponto de partida para uma bela festa com os torcedores no alambrado e, ainda, de um momento de oração no centro do gramado, que terminou com gritos de "vamo, vamo, Chape".


O jogo
Um primeiro tempo previsível, apesar da falta de gols, para quem esperava domínio do São Paulo diante da Chapecoense. O Tricolor, como costuma fazer desde que a atual geração entrou em cena, controlou as ações da partida desde o início, mas não encontrou facilidades como na primeira fase. A marcação cerrada da Chape permitiu apenas uma boa chance, em cabeceio de Militão defendido por Tiepo. No restante, o time paulista ficou com a bola, mas precisou arriscar muito de longe, sem perigo. O Verdão, ao contrário, garantiu uma defesa sólida como era a primeira meta, mas não teve espaços para contra-ataques ou oportunidades na bola parada.

A etapa final foi mais aberta, com chances claras para os dois lados. Se o São Paulo assustava em chutes de longe, como o de Leo Natel, a Chapecoense respondia na velocidade pelas pontas e bola parada. Foi assim que saiu a melhor oportunidade do jogo, já no fim, quando Rhainer cabeceou no travessão após cobrança de escanteio de Vini. O jogador, no entanto, foi expulso no lance seguinte. O Tricolor tentou pressionar nos minutos finais, mas o time alviverde soube se fechar também com dez homens em campo.

Chapecoense x São Paulo (Foto: Reprodução SporTV)
Jogadores da Chapecoense correm para comemorar 
com a torcida após a classificação 
(Foto: Reprodução SporTV)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/futebol/copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2017/01/em-casa-chape-elimina-sao-paulo-nos-penaltis-e-avanca-na-copinha.html

Paulista vence Atlético-GO no fim e revê o RB Brasil na Copa São Paulo



COPINHA  2017 - SEGUNDA FASE


Molter marca aos 37 minutos e garante a classificação do Galo de Jundiaí, que segue com 100% de aproveitamento na competição; Dragão está eliminado



Por
Jundiaí, SP



O Paulista, de Jundiaí, está na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Jogando no estádio Jayme Cintra, na noite desta terça-feira, o Galo da Japi contou com um gol de Molter, aos 37 minutos do segundo tempo, para vencer seu quarto jogo na competição por 1 a 0, desta vez contra o Atlético-GO.

Classificado, o Paulista reencontra o RB Brasil, rival de grupo na primeira fase. O jogo deve acontecer novamente em Jundiaí, mas a Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda divulgará a data e o local da partida. O vencedor cruza com a chave do Vasco.

SAIBA MAIS
Tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior

O duelo foi bem disputado no Jayme Cintra. Em boa fase, o Paulista teve boas oportunidades no ataque, mas o duelo esquentou mesmo no segundo tempo. Jogando bem pelas laterais, o Galo levava perigo, enquanto o Dragão apostava no contra-ataque e chegava com perigo. Mas quando o jogo parecia que seria decidido nos pênaltis, Molter receber e marcou o gol da vitória do time paulista aos 37 minutos. O Atlético até esboçou uma reação no fim, mas nada que mudasse o placar.

Paulista x Atlético-GO (Foto: Reprodução / TV TEM)
Paulista venceu o quarto jogo por 1 a 0 nessa 
Copinha (Foto: Reprodução / TV TEM)


FONTE:

Em segundo jogo-treino do ano, Vasco empata com o Madureira



VASCO


Cristóvão observa Julio dos Santos no time titular, mas equipe não sai do 0 a 0 com o Tricolor Suburbano. Andrezinho atua com reservas, no segundo tempo da atividade



Por
Rio de Janeiro



O segundo teste do Vasco em 2017 terminou sem gols. Na tarde desta terça-feira, o Cruz-Maltino empatou em 0 a 0 com o Madureira, em São Januário. A novidade foi a presença de Julio dos Santos no time titular, no lugar de Andrezinho, que atuou com os reservas no segundo tempo. Assista aos melhores momentos do jogo-treino do Vasco no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo.
O goleiro Martín Silva e o zagueiro Rodrigo participaram pela primeira vez da atividade. Eles foram poupados do jogo-treino contra o Bonsucesso, no último sábado. O goleiro ainda estava na preparação física, e o zagueiro ficou no Caprres. 

Desta forma, o time considerado titular do Vasco segue em branco nesta preparação. Contra o Bonsucesso, no último sábado, a equipe venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Ricardo, dos juniores, no segundo tempo. 

Nenê Vasco jogo-treino Madureira (Foto: Thiago Moreira/Vasco)Nenê durante jogo-treino com o Madureira, em São Januário (Foto: Thiago Moreira/Vasco)


Contra o Madureira, Cristóvão escalou o time titular com Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Alan; Julio dos Santos, Evander, Escudero, Nenê e Muriqui; Thalles.

 No segundo tempo, jogaram Jordi (Gabriel Félix), Yago Pikachu (Ricardo), Jomar, Rafael Marques e Henrique; Bruno Gallo, Andrey, Guilherme Costa (Mateus Vital) e Andrezinho; Éder Luís e Éderson.

O Vasco volta a treinar na tarde desta quarta-feira, em São Januário. À noite, viaja para os Estados Unidos, onde disputa a Florida Cup. A estreia do Cruz-Maltino acontece no dia 15, contra o Barcelona de Guayaquil


FONTE:

Mata e Fellaini marcam, e United abre vantagem na semi da Copa da Liga





FUTEBOL INGLÊS


Manchester United chega à nona vitória seguida, bate o Hull City por 2 a 0 no Old Trafford e pode até perder no jogo de volta para ir à decisão em Wembley



Por
Manchester, Inglaterra



Mata abriu o placar em posição duvidosa no segundo tempo, o constantemente criticado Fellaini marcou de cabeça, e o Manchester United abriu boa vantagem nas semifinais da Copa da Liga Inglesa nesta terça-feira, no Old Trafford. Os Red Devils venceram por 2 a 0*, conseguiram a nona vitória consecutiva (com 15 jogos de invencibilidade) e podem até perder por um gol de diferença na partida de volta, no dia 26, que garantem a vaga na decisão em Wembley.

Juan Mata em Manchester United x Hull City (Foto: Reuters)
Juan Mata comemora depois de abrir o 
placar para o Manchester United contra 
o Hull City (Foto: Reuters)


Na outra semifinal, Southampton e Liverpool fazem o jogo de ida nesta quarta-feira, às 17h45 (de Brasília).

  O GloboEsporte.com acompanha o confronto em Tempo Real.

Fellaini e José Mourinho, Manchester United x Hull City (Foto: Clive Mason/Getty Images)Fellaini recebe o abraço de José 
Mourinho após o segundo gol 
(Foto: Clive Mason/Getty Images)


O Manchester United tomou a iniciativa da partida desde o início e teve uma boa chance logo no primeiro minuto, em chute da entrada da área de Mata que Jakupovic espalmou. Os anfitriões seguiram buscando ataque, e Mkhitaryan perdeu a melhor oportunidade do primeiro tempo aos 18 minutos, quando recebeu livre na área, mas chutou para fora. Pogba também deu um susto aos 27, em chute de longe com muito efeito, e o melhor lance do Hull City saiu aos 30, em cabeçada de Diomande na trave que o assistente marcou impedimento com muito atraso.

Os anfitriões mantiveram o ritmo na segunda etapa, Rooney quase marcou em chute cruzado aos 5 minutos após lançamento de Pogba, e, cinco minutos depois, Juan Mata enfim abriu o placar. Valencia cruzou, Mkhitaryan escorou de cabeça, e o espanhol, em posição duvidosa, apareceu na pequena área para marcar. Os Red Devils seguiram melhor, e Pogba quase fez o segundo aos 27, em cobrança de falta que bateu na trave aos 27.

Aos 33 do segundo tempo, José Mourinho colocou Fellaini no lugar de Mata, mas a saída do autor do gol não diminuiu o ritmo do United. E foi justamente o belga quem fez o segundo gol, aos 41, cabeceando por cima de Jakupovic depois do cruzamento de Darmian (Huddlestone ainda tentou salvar em cima da linha, mas não conseguiu). Martial ainda teve boa chance aos 43, mas o chute cruzado foi espalmado.

Pelo Campeonato Inglês, o Manchester United volta a jogar neste domingo, às 14h (de Brasília), recebendo o Liverpool no Old Trafford – o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. O Hull City encara o Bournemouth em casa.


* Por problemas técnicos, o Tempo Real de Manchester United x Hull City precisou ser interrompido aos 19 minutos do segundo tempo.


FONTE:  
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2017/01/mata-e-fellaini-marcam-e-united-abre-vantagem-na-semi-da-copa-da-liga.html

Com Júlio César, Benfica vence e vai à semi da Copa da Liga de Portugal


FUTEBOL PORUGUÊS


Jovem atacante Gonçalo Guedes marca dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Vitória de Guimarães, e Águias avançam para enfrentar Moreirense na próxima fase



Por
Guimarães, Portugal



O técnico Rui Vitória poupou vários titulares, e sobrou para o jovem atacante Gonçalo Guedes decidir a classificação para o Benfica na Copa da Liga de Portugal. O garoto de 20 anos marcou os dois gols do triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória de Guimarães, fora de casa, e as Águias se garantiram na semifinal do torneio para enfrentar o Moreirense.

Os dois gols foram marcados ainda na primeira etapa, aos 34 e aos 40 minutos. Pizzi ainda errou um pênalti para o Benfica. O goleiro Júlio César foi titular pelo time de Lisboa. O veterano, de 37 anos, fez seu nono jogo pela equipe na atual temporada. O zagueiro brasileiro Jardel também foi escalado. Autor de três gols nos dois jogos anteriores do Benfica, o atacante Jonas ficou no banco de reservas.

Gonçalo Guedes Benfica x Vitória de Guimarães Copa da Liga (Foto: Hugo Delgado/EFE)
Gonçalo Guedes celebra um de seus dois gols 
pelo Benfica contra o Vitória de Guimarães 
pela Copa da Liga de Portugal (Foto: 
Hugo Delgado/EFE)


O Benfica terminou na liderança do Grupo D da competição, com nove pontos. O Vitória de Guimarães, que se classificaria com uma vitória, ficou com quatro pontos. Paços de Ferreira e Vizela empataram por 2 a 2 também nesta terça-feira e foram eliminados.

As Águias buscam o oitavo título da competição, que está em sua 10ª edição. O duelo com o Moreirense pela semifinal será disputado em jogo único, no dia 26 de janeiro, em Faro. A decisão da Copa da Liga será no dia 29 deste mês.

A outra semi será entre Vitória de Setúbal e quem avançar do Grupo C, que terá seus jogos nesta quarta-feira. Líder da chave no momento, com quatro pontos, o Marítimo pega o Braga, e o Rio Ave recebe o Sporting Covilhã. Último colocado do Grupo B, o Porto já foi eliminado do torneio. O Benfica lidera o Campeonato Português, com 41 pontos, seis a mais que o vice-líder Porto.


FONTE:

Em primeiro treino no Bangu, Loco promete: "Serei técnico do Botafogo"



BANGU

Atacante uruguaio também quer ser treinador da Celeste, mas não pensa em parar de jogar ainda: "Se estiver fazendo gol, tem que continuar jogando, filho, fazer o quê?"



Por
Rio de Janeiro



Loco Abreu, Bangu (Foto: João Carlos Gomes / Bangu)Loco Abreu fez seu primeiro treino no Bangu nesta terça-feira (Foto: João Carlos Gomes / Bangu)


Catorze dias depois da apresentação, a loucura começou em Bangu. Nesta terça-feira, Sebastián "Loco" Abreu fez seu primeiro treino com a camisa do Alvirrubro. O veterano escapou do calor típico do bairro - a equipe faz pré-temporada em Vargem Pequena - mas não das perguntas dos jornalistas, que estiveram em número bem maior do que o normal para uma atividade de um clube de menor expressão. Em coletiva, o atacante prometeu que um dia irá comandar o Botafogo, o Nacional-URU e até a seleção do Uruguai, mas sem pensar em adeus breve.

- Não é só que eu quero ser (treinador do Uruguai) não, eu vou ser! Na hora certa, quando chegar o momento, vou ser técnico do Botafogo, do Nacional, da seleção do Uruguai. O destino está marcado, é só procurar. Está aqui na minha cabeça. Tem que ter paciência, que na hora certa a oportunidade vai chegar.

Mas antes de trocar a grande área pela de treinadores, o atacante de 40 anos ainda quer balançar muito as redes. Ainda goleador, Loco Abreu garante que ainda tem espaço para continuar jogando por algum tempo.

- Quanto tempo eu ainda jogo? Se me entregar a bola e continuar botando na rede, o telefone continuar tocando, tem que continuar jogando (risos). É isso aí, não tem papo furado. Tem menino de 22 anos que não faz gol... Está fora. Se um garoto de 40, como eu, continua fazendo gol... Tem que continuar jogando, filho, fazer o quê? (risos) O treinador gosta de gol. Se você faz gol, vai para dentro.

Quanto tempo eu ainda jogo? Se me entregar a bola e continuar botando na rede, o telefone continuar tocando, tem que continuar jogando (risos). É isso aí, não tem papo furado. Tem menino de 22 anos que não faz gol... Está fora. Se um garoto de 40, como eu, continua fazendo gol... Tem que continuar jogando, filho, fazer o quê? (risos)"
Loco Abreu, sobre aposentadoria


Sobre a expectativa de enfrentar o Botafogo, o uruguaio se derreteu mais uma vez ao clube. Torcedor, o atacante não vê problema em comemorar caso marque sobre o Alvinegro.

- O jogo é em Moça Bonita, né? Não é no Niltão. Se a diretoria acha que é melhor trocar, jogar no Niltão seria ótimo. É o estádio onde sou o maior artilheiro. Eu sou Botafogo, ninguém vai esquecer isso. O carinho é para toda a vida. Passados os 90 minutos, que eu vou querer ganhar, eu volto para a parede da sede, como ídolo. Comemorei gol sobre o San Lorenzo e me xingaram. Faço contra o Defensor, me xingam também. Gol é o melhor momento do futebol, tem que comemorar. Não comemoro o gol porque é contra os torcedores, comemoro porque eu fiz o gol. Se eu fizer o gol, vai depender da situação do jogo, mas posso comemorar - explicou.



Confira a íntegra da coletiva de Loco Abreu:

Primeiras impressões e preparação
É, a gente já está enturmado mesmo. A molecada é muito simpática mesmo, está muito empolgada, tem um sonho pela frente. Tomara que eu possa ajuda-los nessa caminhada, nessa iniciação que eles tem no futebol. Além disso, tem que se preparar bem, a gente sabe que o Carioca é pegado, tem muitos jogos com clima quente.

Grande repercussão
Para mim essa situação é normal. É bom para o Bangu, mas para mim é normal. A responsabilidade passa para mim, e posso liberar a molecada para jogar bola. Eles estão felizes que chegou um jogador de importância para jogar aqui. Na resenha, ontem, eles perguntaram como foi enfrentar alguns jogadores, como foi jogar Copa do Mundo. Para mim é muito legal, ver o carinho dos companheiros. Eles sabem a característica que a gente tem, aproveitar o que a gente tem de melhor, a bolinha na cabeça (risos). Claro que tem isso. A conversa é fundamental para a gente se conhecer e tirar proveito disso.

Mudança na Copa do Mundo e carreira de treinador
Tinham que ter feito antes, para o Uruguai jogar mais Copa do Mundo (risos). Para mim está bom porque eu vou ser treinador da seleção e vai ficar mais fácil. Não é só que eu quero ser não, eu vou ser! Na hora certa, quando chegar o momento, vou ser técnico do Botafogo, do Nacional, da seleção do Uruguai. O destino está marcado, é só procurar. Está aqui na minha cabeça. Quem tem cabeça ruim fica para trás. Não adianta dizer que é sorte. Cabeça positiva sempre traz boas coisas. Tem que ter paciência, que na hora certa, a oportunidade vai chegar.

Loco Abreu, Bangu (Foto: João Carlos Gomes / Bangu)
Loco sonha em ser treinador, mas ainda não 
pensa em aposentadoria (Foto: João Carlos 
Gomes / Bangu)


Futebol "às antigas"
A gente falou de tática, obviamente. Sobre a presença do centroavante, ficar perto e segurar a bola quando o time chegar, enfim. O cruzamento é sempre uma possibilidade de finalização, normalmente a gente já faz isso no futebol. É no treinamento que você consegue entrosamento com o companheiro de ataque. Os jogadores que chegam de lado para fazer cruzamento, no jogo não tem todo esse tempo. A qualidade dele no cruzamento vai fazer a diferença pra dentro da área a gente fazer gol.

Única exigência: "Bolinha na cabeça"
A gente fala, eles sabem a característica que a gente tem, para poder ser útil. O meia, o atacante que chega na ponta, podem aproveitar o que a gente tem de melhor, aproveitar essa possibilidade. O futebol hoje com a marcação que tem, é muito pegado, muitas vezes na conversa você tira vantagem. a conversa é fundamental para gente se conhecer e tirar proveito disso

Pensamentos para o futuro
Eu penso muita coisa, mas se eu falar vai dar merda (risos). Vamos deixar assim, que é melhor, não dá confusão. Por enquanto a gente está centrado no Carioca, em voltar a fazer o Bangu que a gente conhece, trazer o clube de volta ao cenário nacional, resgatar a imagem. Não podemos voltar ao passado, mas você pode resgatar a imagem, que o torcedor olhe o time, que acredite nele. O torcedor tem que pensar "como está jogando o Bangu", o Bangu que a gente sempre viu, que os livros falam, como a gente conhece. Muitas vezes você joga no time sem saber a história dele, a tradição. Transmitir isso é importante, saber obviamente que os grandes tem obrigação de sair campeões do Carioca, mas a gente jogo a jogo quer fazer nossa história também. Quem não sonha está fora, pode ir embora. Aqui tem que sonhar, depois a gente vê se sonha alto ou não.

Comemorar gol sobre o ex-clube 
Sempre comemoro gol. Comemorei gol sobre o San Lorenzo e me xingaram. Faço contra o Defensor, me xingam também. Gol é o melhor momento do futebol, o gol tem que comemorar. O problema é que a gente está com uma enfermidade agora, que se a gente comemora gol, está contra os torcedores. Não comemoro o gol porque é contra eles não, comemoro porque eu fiz o gol. Se eu fizer o gol, vai depender da situação do jogo, mas eu sou Botafogo, eu vou continuar na história deles, o torcedor não tá nem aí para isso. Sobre fazer gol contra time grande, é claro que é diferente, mas contra quem quer que seja, eu sempre vou querer ganhar.

Loco Abreu Bangu (Foto: Caio Blois)
Loco Abreu concedeu sua primeira entrevista 
coletiva após o treino em Vargem Pequena 
(Foto: Caio Blois)



Estrangeiros no Brasil
O Brasil dá a possibilidade aos jogadores estrangeiros. A maioria é de qualidade. É sempre diferente falar em futebol brasileiro. Futebol brasileiro é alto nível, qualidade. No pessoal, para mim é um orgulho jogar o Carioca. Tem que aproveitar, tem que cuidar da possibilidade, jogador estrangeiro que chega e não aproveita não volta mais.

Motivação
Minha motivação continua sendo a mesma, desfrutar o futebol, ser competitivo, não muda nada de quando tinha 18 anos. Quero ser campeão, agora tenho visibilidade, se está tudo bem é com o time, se está ruim é com você. A responsabilidade aumenta, mas ainda amo o que faço.

Longe do adeus
Quanto tempo eu ainda jogo? Se me entregar a bola e continuar botando na rede, o telefone continuar tocando, tem que continuar jogando (risos). É isso aí, não tem papo furado. Tem menino de 22 anos que não faz gol... Está fora. Se um garoto de 40, como eu, continua fazendo gol... Tem que continuar jogando, "filho", fazer o quê? (risos) O treinador gosta de gol. Se você faz gol, vai para dentro.

Reencontro com o Botafogo e Engenhão
O jogo é em Moça Bonita, né? Não é no Niltão. Se a diretoria acha que é melhor trocar, jogar no Niltão seria ótimo. É o estádio onde sou o maior artilheiro. Eu sou Botafogo, ninguém vai esquecer isso. O carinho é para toda a vida. Passados os 90 minutos, que eu vou querer ganhar, eu volto para a parede da sede, como ídolo. Comemorei gol contra o San Lorenzo e me xingaram. Faço contra o Defensor, me xingam também. Gol é o melhor momento do futebol, tem que comemorar. Não comemoro o gol porque é contra os torcedores, comemoro porque eu fiz o gol. Se eu fizer o gol, vai depender da situação do jogo, mas posso comemorar.

*Estagiário, sob a supervisão de Paula Carvalho.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bangu/noticia/2017/01/em-primeiro-treino-no-bangu-loco-promete-serei-tecnico-do-botafogo.html

Montillo será apresentado nesta quarta no Salão Nobre de General Severiano



BOTAFOGO

Além do argentino e da diretoria, ex-jogador Maurício estará presente no evento. Meia, que desembarca no Rio nesta terça-feira, vai receber a camisa 7 do Alvinegro



Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



Anunciado antes do Natal, Walter Montillo será apresentado pelo Botafogo nesta quarta-feira. Principal contratação da temporada, o meia vestirá a camisa e falará com a imprensa após a reapresentação do elenco. O evento está previsto para as 12h, no Salão Nobre de General Severiano.

Será uma apresentação com pompas. Estarão presentes o presidente Carlos Eduardo Pereira, o vice-geral Nelson Mufarrej, o vice de futebol Cacá Azeredo e o ex-jogador Maurício, de quem, possivelmente, Montillo receberá a camisa 7 alvinegra.

Apresentação Montillo (Foto: Botafogo)
Montillo será apresentado oficialmente nesta 
quarta-feira (Foto: Botafogo)


A entrevista coletiva será restrita a jornalistas e sócios-torcedores vencedores de uma promoção. Após falar com os jornalistas, o novo camisa 7 vai saudar a torcida da escadaria do Palacete Histórico.

Montillo desembarca no Rio de Janeiro nesta terça-feira. No fim do ano, o argentino esteve na cidade para realizar exames e assinar contrato. Ele foi recebido com festa pela torcida no aeroporto. O meia, de 32 anos, acertou com o Glorioso até o fim do ano


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2017/01/principal-reforco-montillo-sera-nesta-quarta-no-salao-nobre-de-general.html

Na era do Cruzeiro de Temer, dois índices cresceram: o desemprego e o ódio de massa. Por Carlos Fernandes



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/na-era-do-cruzeiro-de-temer-dois-indices-cresceram-o-desemprego-e-o-odio-de-massa-por-carlos-fernandes/



por : 


Ele

Ele


Oito meses após Michel Temer ter assumido a presidência da República, é possível construir um perfil fidedigno de tudo o que representou até aqui o golpe parlamentar que retirou violentamente do poder a ex-presidenta Dilma Roussef.
Se traçarmos um paralelo entre o que foi o governo Dilma nos seus piores momentos e o que está sendo o governo Temer durante todo esse período, veremos que não houve um único índice social ou econômico que tenha sequer se mantido estável.
Todos os indicadores, sem exceção, apresentaram uma piora considerável, sobretudo quando tornou-se cristalino, até para os seus mais fervorosos defensores, a completa incapacidade e a constrangedora incompetência do atual governo para criar as condições necessárias para a tão prometida retomada do crescimento.
Mês após mês assistimos, desconsolados e impotentes, ao aprofundamento da crise econômica, a entrega do patrimônio nacional ao capital estrangeiro, a retirada de direitos constitucionais alcançados com tantos esforços, a deterioração do poder de compra do salário mínimo e a bancarrota dos investimentos em saúde e educação.
Numa sucessão de “pedaladas” nos prazos estipulados para os resultados positivos das indefensáveis medidas duras e recessivas, vimos o horizonte da melhora do cenário econômico ser adiado do último trimestre de 2016 para o primeiro trimestre de 2017 e deste para o segundo. Hoje, nem o mais irresponsável dos economistas se arrisca a prever um crescimento minimamente significativo para este ano inteiro.
Apenas como ilustração, não se passaram 10 dias do ano que se inicia e os dados divulgados pela Serasa Experian nos informam que a atividade do comércio brasileiro teve uma retração de 6,6% em 2016, a maior queda desde 2002, último ano do governo FHC, quando registrou-se uma queda de 4,9%.
Já o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgou hoje, 9, que o Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo voltou a cair em novembro de 2016. O índice recuou 1,1% em relação a outubro. Em comparação com o mesmo período de 2015 o tombo foi ainda maior, inacreditáveis 11,4%. Em bom português, ninguém tem mais coragem de investir na indústria brasileira.
Com essas façanhas, não é à toa que o mais decorativo dos presidentes tenha cometido o descalabro de trocar a atual unidade monetária brasileira, o real, pelo cruzeiro. O disparate foi cometido num evento no Rio Grande do Sul, onde para falar foi preciso mais uma vez se esconder do povo.
Seja como for,  não deixa de ser uma coerência já que estamos retrocedendo décadas na sua gestão para patamares pré-FHC.
Se tudo isso não bastasse, o horror e a carnificina vivenciadas pelos apenados sob custódia do Estado nos presídios do Amazonas e de Roraima ainda nos esfregaram na cara – mais do que a ultrajante situação do sistema carcerário nacional – a terrível crueldade com que tratamos aqueles que deveriam ser motivo de nossa atenção para a sua devida recuperação e reinserção no meio social.
Pela reação a essa verdadeira tragédia, descobrimos, ou tivemos a certeza, que tanto Estado quanto uma grande parcela da sociedade não só admitem o extermínio de seres humanos quanto torcem para que isso aconteça. Diante das mais absurdas declarações sobre o caso, me pergunto em que exatamente nos diferenciamos daqueles que apoiavam (e ainda apóiam) os campos de concentração nazista e suas inomináveis fornalhas.
Dado o exposto, é mais do que correto afirmar que na obscura era Temer, apenas dois únicos índices tiveram uma trajetória constante ascendente: o desemprego que nos humilha e o ódio que nos apequena.

Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Carlos Fernandes
Sobre o Autor
Economista com MBA na PUC-Rio, Carlos Fernandes trabalha na direção geral de uma das maiores instituições financeiras da América Latina

GILMAR DIZ QUE VIAGEM COM TEMER NÃO TEM CONFLITO DE INTERESSES



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/gilmar-diz-que-nao-ha-conflito-em-viagem-com-temer-e-que-faltou-a-funeral-por-causa-de-labirintite/



“São relações institucionais”, diz ministro que vai julgar ação de cassação de Michel


Do Estadão:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira, 10, não ver conflito de interesse em fazer parte da comitiva do governo que viajou a Portugal na segunda-feira, 9, para acompanhar a cerimônia fúnebre do ex-presidente português Mário Soares.
Neste ano, o TSE julgará se a vitoriosa chapa de Dilma Rousseff e Temer nas eleições de 2014 cometeu abuso de poder político e econômico para conquistar a reeleição. Caso o TSE decida cassar a chapa, serão realizadas eleições indiretas para a escolha do novo presidente da República.
“O que é julgado é julgado publicamente. (A viagem na comitiva) Não tem nenhuma influência (no julgamento). No TSE, estamos conversando com todo mundo, organizando seminários, discutindo reforma política, conversando sobre reformas institucionais para o Brasil”, disse o ministro ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.
Apesar de ter viajado com a comitiva, no avião presidencial, Gilmar não compareceu ao funeral. Segundo ele, o motivo da aus~encia foi uma crise de labirintite. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ex-presidente José Sarney também viajaram com Temer.
“Eu cheguei muito cedo (a Lisboa), tinha de estar lá (no local da cerimônia) às 7h30, e aí nesse frio e tal, eu não consegui chegar (devido à labirintite)“, afirmou Gilmar Mendes à reportagem.
Gilmar disse que foi convidado a integrar a comitiva pelo próprio Temer, na condição de presidente do TSE. “Tenho relações de companheirismo e diálogo com o Michel há mais de 30 anos, como tenho com muitas outras pessoas, de todas as colorações políticas. São relações institucionais”, afirmou Gilmar.

Teori começa hoje a verificar validade da delação da Odebrecht



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/teori-comeca-hoje-a-verificar-validade-da-delacao-da-odebrecht




Jornal GGN - A equipe do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, começou nesta terça (10) a analisar as delações premiadas de 77 executivos da Odebrecht. 
Segundo informações de João Gabriel Alvarenga, em Os Divergentes, nesta fase Teori só vai verificar se os acordos de colaboração foram feitos de maneira espontânea e dentro das normais legais. Ou seja, o conteúdo das denúncias não está em questão.
Alvarenga informou ainda que a homologação deve ser concluída no final de fevereiro e, a partir daí, o Ministério Público Federal poderá iniciar as investigações. Antes disso, é possível que o sigilo seja levantado.
Os primeiros vazamentos das delações de executivos da Odebrecht atingiram a cúpula do governo Temer e do PMDB.

Por João Gabriel Alvarenga
Em Os Divergentes
O ministro Teori Zavascki, do STF, deve começar a nesta terça-feira (10) a analisar os 77 acordos de colaboração premiada acertados entre o Ministério Público Federal e executivos do Grupo Odebrecht. A reportagem apurou que todo o trâmite burocrático foi finalizado nesta segunda-feira (9) na secretaria do Supremo e todos os documentos e vídeos foram liberados oficialmente para análise da equipe de Teori.
Nessa fase, segundo a lei, apenas aspectos relacionados a regularidade, legalidade e voluntariedade do acordo são levados em conta pelo magistrado, ou seja, o conteúdo das denúncias não tem valor nesta etapa. Os delatores serão chamados para depor e deverão confirmar se o acordo foi feito de forma espontânea com o MP.
Para analisar de forma célere todo o aspecto burocrático envolvendo os acordos, Teori contará com o auxílio de três juízes federais já lotados em seu gabinete, além dos assessores. Nenhum outro ministro ou juiz do STF terá acesso ao conteúdo das delações que está trancado em uma sala-cofre no prédio principal da corte.
A expectativa é que no final de fevereiro as colaborações já estejam homologadas no tribunal, podendo então ter o sigilo levantado, assim como Teori fez com a delação do ex-senador Delcídio do Amaral.
Finalizada a etapa de homologação, os documentos voltam para o Ministério Público, que poderá iniciar o trabalho de investigação em todo o Brasil com base nas informações dadas pelos diretores da empresa. Novos depoimentos poderão ser tomados e operações deverão ser solicitadas.
É sempre bom lembrar o potencial explosivo dessas colaborações. Os executivos da Odebrecht deletaram ministros, governadores, ex-governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais. Segundo o Conjur, até magistrados e jornalistas também estão citados nos documentos.

Ex-secretário que apoiou massacre em presídio usava cargo para perseguir a UNE



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/ex-secretario-que-apoiou-massacre-em-presidio-usava-cargo-para-perseguir-a-une






Jornal GGN - O ex-secretário nacional da Juventude que foi exonerado após dizer que é um "coxinha" que acha que quanto mais massacre em presídio, melhor, usou o cargo para perseguir pessoas ligadas à União Nacional dos Estudantes (UNE).
Segundo informações do jornalista Ilimar Franco (O Globo), desta terça (10), Bruno Júlio chegou a entregar à Casa Civil do governo Michel Temer uma lista com 70 nomes do movimento estudantil que sobraram da gestão Dilma Rousseff.
Júlio deverá ser substituído por Felipe Piló, da juventude do PMDB de Minas Gerais.
Por Ilimar Franco
O governo diz não ter pressa para nomear o novo secretário nacional de Juventude. A bancada mineira já fez sua indicação: Felipe Piló, presidente da Juventude do PMDB. O PSC também quer a vaga. Depois da declaração do agora ex-secretário Bruno Júlio sobre as chacinas nos presídios, o Planalto quer evitar novas polêmicas. Sob comando de Bruno, a prioridade da secretaria vinha sendo o enfrentamento à UNE. Chegou a entregar uma lista ao ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) com cerca de 70 nomes empregados pelo governo Dilma e ligados ao movimento estudantil, cobrando demissões.

Uma síntese didática do emprego de LAWFARE no Brasil, por Bruno Lima Rocha



FONTE:
http://jornalggn.com.br/blog/bruno-lima-rocha/uma-sintese-didatica-do-emprego-de-lawfare-no-brasil-por-bruno-lima-rocha


BRUNO LIMA ROCHA




por Bruno Lima Rocha
Vou retomar o assunto neste artigo, e em função de algumas boas conversas que tive com pessoas experientes e nada simpatizantes do golpe jurídico-midiático-parlamentar, todos estes colegas me sugeriram esta síntese. O tema não é fácil e como fiz nos dois anteriores, reforço a cautela nas afirmações categóricas (em função da falta de provas materiais) e o ponto de partida. Parto de um lugar (o famoso local de fala) à esquerda do lulismo, bem à esquerda eu diria, com ênfase numa proposta mesclada entre o igualitarismo e o ideal de libertação popular latino-americano (próximo do chamado campo nacional popular nos países Hermanos). Assim, tenho pouca ou nenhuma confiança em pactos de classe e vejo o colonialismo interno e a fraqueza ideológica do andar de cima do Brasil como uma das causas determinantes para o enfraquecimento de todo o país e o empobrecimento de nossa sociedade. Dito isso, seguimos adiante.
O tema central e a sequência inequívoca
Voltando ao tema central, o importante, na minha modesta opinião, é fazer a narrativa de forma inequívoca, sem cair em armadilhas intelectuais de tipo monocausalidade. Ou seja, na vida real, na vida em sociedade, nada tem uma só causa, embora por vezes, relações de força têm uma ação que determina a outra. Travemos assim algumas comparações de evidências.  
Afirmar que a Força Tarefa da Lava Jato é uma invenção da CIA seria leviandade; não levar em conta que o acionar descontrolado deste grupo operacional com autoridade judicial e sem supervisão direta alguma, além das costas quentes e do “tudo pode” do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região, com sede em Porto Alegre) seria de uma inocência criminosa.
Sigo nas comparações. A corrupção endêmica e estrutural das relações do Estado com o que resta de oligopólios de ponta no Brasil é nefasta. O oligopólio da mídia, o mais poderoso politicamente, o que marca ideologicamente a sociedade brasileira contemporânea - tipo, padrão William Bonner de expectativas de vida - é o mesmo que subordina os demais oligopólios no simbólico, ainda que estes tenham mais poder do que os grupos de mídia operando no Brasil sob o controle de famílias brasileiras. Assim, o poder da Globo inverte a lógica do interesse nacional pelo interesse do "cidadão de bem", policlassista, não importando seu padrão material de vida ou origem étnico-cultural. É como o núcleo do “bem” de novela das nove; nas narrativas de fábulas urbanas e contemporâneas, as contradições da vida privada são mais relevantes do que a estrutura social que as condiciona. O inverso seria a regra básica de qualquer sociologia séria, mas afirmar esta manipulação grosseira soa como teoria conspiratória diante da desinformação estrutural.
Afirmo o parágrafo acima porque, para o cálculo de realidade no Sistema Internacional (SI) – e infelizmente digo isso - os Estados apoiados em seus conglomerados empresariais observam potenciais hostilidades ainda no nascedouro. Assim como o Pacto ABC (Argentina, Brasil e Chile) ajudou ao envolvimento da Embaixada dos EUA na derrubada de Vargas em 24 de agosto de 1954, o mesmo se deu no posicionamento do Brasil dentro dos BRICS (o bloco informal de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).  Nosso país, ainda que seja um dos sócios menores e em segunda escala de grandeza é de suma importância para o SI. Somos ainda um pivô geopolítico, mas éramos até pouco atrás, aspirantes a agente geoestratégico.
Logo, o alvo visível, o cluster (em escala nacional, estou ampliando o conceito) das empresas de construção pesada e seus conglomerados subsidiados pelo Estado – as campeãs nacionais, no chamado Bismarckismo Tropical - formam o Complexo de Óleo e Gás, o complexo subsequente da Indústria Naval e o ativo de exportação da expertise em construção pesada, engenharia estrutural e complexa. Isso o país tem - tinha - para projetar no plano interno-externo e gera (pode gerar, chegou a gerar) um Excedente de Poder que entra nas estruturas decisórias dos países da América do Sul, América Latina e África. Logo, quando um Estado e suas empresas líderes, aliadas ao co-governo de coalizão (sendo que o partido líder ganha quatro eleições consecutivas), opera com este nível de expressão internacional – alinhando-se parcialmente com o Eixo Eurasiano de poder – imediatamente torna-se alvo de hostilidade. Como afirma qualquer manual de estratégia, o primeiro passo para vencer um conflito é retirando as condições de entrar em choque de um dos competidores. No caso brasileiro, esta observação mais acurada teve como Cavalo de Tróia o Projeto Pontes, iniciado em fevereiro de 2009 (ver e rever sempre: http://migre.me/vOaKG). Ou seja, imediatamente após a posse de Barack Hussein Obama e com Hillary Rodham Clinton como secretária de Estado, teve início o projeto embrionário que culmina na Conferência Regional de uma semana de duração e alcance nacional de convidados brasileiros.  
Esta é a hostilidade observada da parte dos EUA e cujo combate se deu - supostamente estaria se dando - na forma de LAWFARE (sugiro a leitura deste blog financiado pelo centenário think tank de Washington Brookings Institution, https://www.lawfareblog.com/) ou seja, o uso do Direito como arma de guerra. A difusão deste emprego opera através da captura de corações e mentes de uma espécie de "tenentismo de toga" (mesclando modernização conservadora e idealização patética dos sistemas liberais doutrinários, vide ‘propinocracia’) da geração cujos expoentes públicos se encontram também na Força Tarefa da Lava Jato.
A dimensão da presença dos EUA e a prepotência do Império como “polícia seletiva” do mundo corporativo impressionam pela franqueza. Vejam estas declarações na nota oficial (na íntegra em: http://migre.me/vQMrQ) do Departamento de Justiça dos Estados Unidos:
“This case illustrates the importance of our partnerships and the dedicated personnel who work to bring to justice those who are motivated by greed and act in their own best interest,” said Assistant Director Richardson.  ‘The FBI will not stand by idly while corrupt individuals threaten a fair and competitive economic system or fuel criminal enterprises.  Our commitment to work alongside our foreign partners to root out corruption across the globe is unwavering and we thank our Brazilian and Swiss partners for their tireless work in this effort’.”
E também o reconhecimento que o volume e a dimensão destas punições – sobre Odebrecht e Braskem – são sem precedentes:
““No matter what the reason, when foreign officials receive bribes, they threaten our national security and the international free market system in which we trade,” said Assistant Director in Charge Sweeney.  “Just because they’re out of our sight, doesn’t mean they’re beyond our reach.  The FBI will use all available resources to put an end to this type of corrupt behavior.”
Um resumo plausível da derrota interna que atende os interesses do Império
Estaríamos por tanto diante de uma nova elite do Estado; em ascensão e surpreendentemente anti-Estado. Tal elite, ou frações de classe dentro da tecnocracia togada, das carreiras jurídico-policiais, estaria de forma direta ou indireta, racional (intencional) ou não, atendendo e tornando partícipe aos EUA dentro do processo clássico de tipo “revolução colorida” ou na mudança de regime no Brasil. Tentamos abaixo, na linha conclusiva deste breve texto, expor em termos conceituais o que está acontecendo na internalização de interesses imperialistas no país.
O Brasil teve nos treze anos de governos de Lula e Dilma um tipo de crescimento econômico que não chegou a ser desenvolvimento, mas aprofundou as vantagens comparativas que o país já tinha.  Neste processo, e com todas as falhas possíveis, o governo de coalizão tentou realizar uma aliança Estado-Empresa e como tal apontar uma estratégia de inserção autônoma no Sistema Internacional.
Tal acionar, do ponto de vista militante, igualitário, decolonial e porque não, socialista, este arranjo do governo anterior foi pífio. O partido de governo, de forma absurda hipotecou as chances de resistência ao custo de uma aliança de classe que resultou em derrota ideológica do PT, seus aliados e movimentos de apoio, subordinando tudo diante da lógica do lulismo: pacto conservador com melhoria de condições materiais de vida.
Dentro da expectativa militante, embora previsível, houve um avanço pífio. Mas, esta percepção é que para quem milita e vive no Brasil. No plano externo, as realizações do lulismo já deram motivos suficientes para ser visto como potencial hostilidade pelos EUA. Logo, na gestão de Hillary Clinton à frente do Departamento de Estado e no primeiro governo de Obama, se aprofunda a solução de tipo "revoluções coloridas e mudanças de regime". Sim, em parte a ação midiática dos EUA reforça tema importantes (como o dúbio e suspeitíssimo papel da Open Society, por exemplo), mas ao mesmo tempo, opera como desestabilização. Em nenhuma hipótese afirmo que a rebelião de 2013 é responsável pela queda do governo, e sim ao contrário; ao não atender as demandas da rebelião de 2013, o primeiro governo Dilma abriu espaços para a direita, aprofundados com o austericídio de Joaquim Levy e a traição ao segundo turno plebiscitário.
Com um enorme senso de oportunidade e já com setores de Estado comprando as teses liberais, os EUA teriam agido de forma diversionista, buscando entradas por "todos os lados". Obviamente e mais uma vez, vejo que a análise de Luis Nassif está correta: entraram pelo Mercado (na vinculação ideológica com lideranças empresariais e corporativas no Brasil), pela Cooperação Internacional e pela guerra midiática ampliada (aí entram as redes sociais e os grupos da nova direita cibernética). Enfim, conflito assimétrico, Guerra Irregular de 4ª Geração, mas como vetor principal o emprego da versão civil da LAWFARE.
Venho demonstrando que houve descontrole e autonomização de instâncias do aparelho de Estado, onde os EUA enfiaram núcleos de sua confiança (MPF, Judiciário Federal, DAT/PF, MRE). Tudo isso se deu no embalo das viagens e intercâmbios de “reguladores”, com funcionários de carreiras das agências de “regulação” indo aos EUA para apreender experiências de gestão de conflitos. Na esteira do mimetismo, o inimigo cresceu. As teses liberais encontraram eco no viralatismo; o abandono da perspectiva nacional viu no entreguismo seu espelho de Narciso. Semeando em solo fértil, onde o moralismo, a ideologia liberal colonizada, vantagens do corporativismo das carreiras jurídico-policiais, levaram ao momento perfeito de se atacar o Estado, as oligarquias políticas e os direitos sociais - tudo ao mesmo tempo junto.
Pelo partido de governo e o setor de centro-esquerda da coalizão, pouco ou nada se fez. Em algum momento da história recente, a atenção para o acionar da superpotência no Brasil, de baixo ou pequeno, virou nenhum.  Falando com pesar afirmo: percebe-se muito discurso e pouca ou nenhuma operação de contra inteligência. Talvez seja por isso mesmo que a maior parte dos titulares do governo deposto não queira mexer nisso, para não serem também responsabilizados pela derrota. O buraco é profundo como um poço no Campo de Libra. O problema não é mais o da perda da virtude política e as suspeitas de corrupção, mas sim a possível acusação impactante de terem agido como omissos e fracos dirigentes políticos.
Teremos um longo caminho pela frente para demonstrando o absurdo desta situação e o acionar de instituições que de fato operam contra os interesses do país e da maioria.

Bruno Lima Rocha é professor de ciência política e de relações internacionais