sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Apresentado com a camisa 10, Dátolo diz que tentará dar a vida pelo Vitória




VITÓRIA


Jogador argentino de 32 anos foi anunciado como reforço rubro-negro na manhã desta sexta. Contrato assinado com o clube baiano é válido até o fim desta temporada



Por
Salvador


Dátolo; Vitória (Foto: Thiago Pereira)
Dátolo foi apresentado nesta sexta-feira, 
usando a camisa 10, ao lado de Ivâ de 
Almeida (Foto: Thiago Pereira)


A camisa 10 do Vitória voltou a ter um sotaque espanhol. Um ano após a saída de Damián Escudero, o argentino Jesus Dátolo foi apresentado na Toca do Leão nesta sexta-feira como novo reforço do clube para a temporada 2017. Na primeira entrevista pela equipe baiana, o meia garantiu que deixou o Atlético-MG garantiu estar bem fisicamente. Na temporada passada, ele realizou apenas 19 partidas e marcou um gol.

- Sinceramente, estou bem. Bem de ânimo, muito feliz de estar aqui. Gostaria de agradecer pela oportunidade de estar aqui. Estou bem fisicamente, me sinto bem. Tomara que este ano não seja igual ao ano passado. Vou me preparar física e psicologicamente para que não se repita – comentou Dátolo, que assinou contrato até o fim da temporada.  

Tive várias propostas. Mas é como ele [Sinval Vieira, diretor de futebol] falou, faz tempo que queria me contratar. Vou sempre ao lugar em que me sinta bem. Senti que foi muito sincero, que me queriam. 
Jesus Dátolo, meia do Vitória

O argentino chega ao Vitória após uma negociação frustrada com o Boca Juniors. O meia contou que recebeu várias propostas, mas optou pelo clube baiano pelo esforço que foi feito para contratá-lo.  
- Tive várias propostas. Mas é como ele [Sinval Vieira, diretor de futebol] falou, faz tempo que queria me contratar. Vou sempre ao lugar em que me sinta bem. Senti que foi muito sincero, que me queriam. Estou aqui e vou tentar responder o esforço que fizeram por mim. Vou tentar dar a vida, isso que considero legal.

Dátolo se apresenta na Toca do Leão para a pré-temporada na segunda-feira. O jogador desembarcou em Salvador na última quinta-feira e realizou exames médicos nesta manhã. Ele promete se empenhar para retribuir o afeto da torcida e espera que a assinatura de contrato com o Rubro-Negro sirva de chamariz para outros jogadores fecharem com o Vitória.
  
- Muito bom. Chego com muita vontade de jogar. Vou tentar dar meu máximo e sinto esse carinho do torcedor do Vitória. Vou tentar dar meu máximo por um grande ano. Vou tentar dar a vida para demonstrar o afeto que eles têm. (...) Não só por isso. Pode abrir várias portas para grandes jogadores virem para o Vitória. Espero que seja um ano bom para que outros jogadores venham. Abrir portas para que outros jogadores venham.  

Dátolo; Vitória (Foto: R Santin/Divulgação/EC Vitória)Dátolo assinou contrato válido por uma temporada (Foto: R Santin/Divulgação/EC Vitória)


A contratação do argentino é um desejo antigo do Vitória. No meio da temporada passada, o clube chegou a fazer uma consulta pelo atacante, mas a negociação não evoluiu. Na época, Dátolo estava machucado e precisava de um longo de tempo para recuperação.
 
Além de Atlético-MG, Dátolo passou, no Brasil, pelo Internacional. No exterior, o meia jogou pelo Banfield (Argentina), Napoli (Itália), Olympiacos (Grécia) e Espanyol (Espanha). Ele é o terceiro reforço anunciado pelo Vitória aqui. Até o momento, foram oficializadas as contratações do volante Uillian Correia e do lateral Leandro Salino. Nos próximos dias, o Vitória deve confirmar oficialmente também as chegadas do zagueiro Fred, dos meias Cleiton e Gabriel Xavier, além do meia argentino Leonardo Pisculichi e do atacante chileno Jean Pineda.  

 

Confira abaixo outros trechos da entrevista coletiva de Dátolo.

Conhece jogadores do elenco?
- Conheço alguns jogadores, para ser sincero. Seguramente, agora na segunda vou conhecer meus companheiros, interagir e conhecer eles.  

Larga na frente por já conhecer o Brasil?  
- Se não demonstrar todos os dias que quero ser melhor, não vai adiantar de nada. Continuo com a alegria de quando cheguei ao Brasil. Todo dia quero treinar, ser melhor. Corro na frente, mas não adianta se ficar com isso na cabeça e não quiser treinar.




FONTE:

Falcao marca, e Monaco avança à próxima fase da Copa da França




COPA DA FRANÇA




Colombiano chega a 16 gols em 19 partidas na temporada, Ajaccio consegue empate, mas Valerie Germain garante 2 a 1 e classificação ao time do principado




Por
Monte Carlo



Falcao García iniciou 2017 mantendo o bom ritmo que encerrou o ano passado. O colombiano marcou seu 16º gol em 19 partidas pelo Monaco na temporada, e o time do principado venceu o Ajaccio (da segunda divisão francesa) por 2 a 1, no Stade Louis II, para avançar na Copa da França e ir aos dezesseis avos de final.

Falcao García, Monaco x Ajaccio (Foto: VALERY HACHE / AFP)
Capitão do Monaco, Falcao García 
comemora depois de abrir o placar 
(Foto: VALERY HACHE / AFP)


O atacante colombiano abriu o placar para o Monaco aos 19 do primeiro tempo. Mbappé recebeu pela esquerda, fez o cruzamento rasteiro, e Falcao se adiantou ao marcador para chutar no alto e fazer 1 a 0. O Tigre ainda poderia ter ampliado, mas sua cabeçada aos 2 da segunda etapa parou no travessão.
O Monaco era melhor, mas o Ajaccio conseguiu o empate aos 20 do segundo tempo. O árbitro marcou pênalti de Diallo em Madri, Cavalli fez a cobrança, e o goleiro De Sanctis chegou a desviar a bola, mas não evitou o 1 a 1. A igualdade durou pouco. No minuto seguinte, João Moutinho cobrou falta para a área, Germain desviou e garantiu a vitória dos anfitriões.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2017/01/falcao-marca-e-monaco-avanca-proxima-fase-da-copa-da-franca.html

Mais constante, Murray bate Berdych e enfrenta Djokovic na final em Doha




TÊNIS


Veterano de 38 anos ainda salva dois matchpoints, mas não evita a derrota para o
britânico número um do mundo, por 6/3 e 6/4, pela semifinal do ATP 250 do Catar



Por
Doha, Catar



Número um do mundo, Andy Murray não foi testado como nas últimas partidas, mas se impôs nos momentos cruciais para vencer Tomas Berdych, 10º colocado do ranking mundial, pelas semifinais do ATP de Doha, no Catar. Superior técnica e taticamente, o britânico cometeu menos erros, elevou o nível de seu jogo e foi mais consistente do que o tcheco na vitória por 6/3 e 6/4, assegurando a vaga na final. Berdych sofreu no segundo set com dores no pé, mas lutou até o fim, mesmo tendo os movimentos limitados principalmente no fundo de quadra. Na final, o britânico enfrenta o sérvio Novak Djokovic, neste sábado, às 13h30, pelo horário de Brasília.

+ Djokovic salva cinco match points de Verdasco e vai à final do ATP de Doha 

Em jogos oficiais pela ATP, Murray não sabe o que é perder há 28 jogos, o que o fez igualar a marca de José Luis Clerc, em 1981. Se vencer Djokovic, ele chega a 29 e iguala Pete Sampras. O recordista é Guillermo Villas, com 46 vitórias seguidas. A missão não será fácil, afinal, o britânico venceu apenas 11 vezes o sérvio, que levou a melhor em 24. O retrospecto em finais é mais equilibrado, mas ainda tem o sérvio na frente: 8 a 10.

Murray foi mais constante do que Berdych e avançou à final do ATP 250 de DOha (Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari)
Murray foi mais constante do que Berdych 
e avançou à final do ATP 250 de DOha 
(Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari)


No primeiro set, Andy Murray teve um amplo domínio sobre o veterano de 38 anos. Com um saque potente e um arsenal de jogadas, ele deu muito trabalho a Berdych, que precisou correr muito em quadra, seja no fundo ou atacando na rede. O tcheco ainda salvou uma quebra, mas não evitou duas. O cansaço e o desgaste físico vieram acompanhados de dores na ponta do pé, mas ele não esmoreceu e seguiu lutando.

O tcheco não leva tanto perigo no seu saque e anotou 21 pontos de 37 possíveis (57%) em seu serviço, enquanto o britânico acertou 80% (20/25). Apesar de não ter sofrido nenhuma quebra, Murray cometeu 26 erros contra 36 do adversário. O britânico também foi melhor ao sacar e converteu cinco aces - Berdych só teve um na parcial.

Berdych passou a ter dificuldades em se movimentar em quadra e perdeu a força na defesa. Resistiu no primeiro game do segundo set, mas cedeu a quebra no terceiro e viu o britânico abrir 2 a 1. Murray estava com o jogo nas mãos e sacou para abrir a vantagem, porém, o tcheco se reergueu e devolveu na mesma moeda com outra quebra. Murray quebrou o serviço do rival no game seguinte e confirmou o saque em um momento decisivo para fazer 4 a 2. Na sequência, foi administrando o placar. Quando sacou em 5 a 4, soltou o braço e abriu 40 a 15. O tcheco salvou dois matchpoints e arrancou a igualdade, mas a alegria durou pouco. Firme no saque, Murray acertou um ace e atrapalhou a devolução do adversário no lance seguinte para fechar em 6/4.

Se no primeiro set, Murray foi mais regular no primeiro serviço ao levar a melhor em 88% das oportunidades (14/16), no segundo set, caiu um pouco de rendimento e ficou com 73% (19/26). Berdych piorou de 70% (14/20) para 64% (9/14). Os erros a mais acabaram pesando para o tcheco, que ainda precisou lidar com as dores no fim e não conseguiu emplacar uma reação. Ao todo, foram 72 erros de Berdych contra 58 de Murray, superior no primeiro e no segundo serviço. Esta será a 65ª final da carreira do britânica, sendo a sexta consecutiva.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/mais-constante-murray-bate-berdych-e-enfrenta-djokovic-na-final-em-doha.html


Djokovic salva cinco match points de Verdasco e vai à final do ATP de Doha




TÊNIS


Sérvio erra muito no começo, mas cresce com reação em tie-break e elimina espanhol



Por
Doha, Catar




Novak Djokovic nem de longe estava em um de seus melhores dias. Pecou na pontaria e cometeu erros bobos, mas conseguiu se reerguer a tempo de selar a virada sobre Fernando Verdasco para avançar à final do ATP 250 de Doha. Nesta sexta-feira, o espanhol largou na frente e teve cinco match points no segundo set, mas permitiu a reação do sérvio e foi eliminado por 2 sets 1, com parciais de 4/6, 7/6(7) e 6/3.

Em busca da defesa do título do torneio no Catar, o número 2 do ranking mundial enfrentará o vencedor do confronto entre o britânico Andy Murray e o tcheco Tomas Berdych, que será disputado ainda nesta sexta.

Novak Djokovic na partida contra Fernando Verdasco pelo ATP de Doha tênis (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)
Novak Djokovic na partida contra Fernando 
Verdasco pelo ATP de Doha  (Foto: KARIM 
JAAFAR / AFP)


Verdasco começou o jogo com mais ímpeto, e Djokovic teve que salvar um break point longo no primeiro game. Depois o sérvio mostrou-se seguro no fundo de quadra, forçou erros de Verdasco e alcançou a quebra no sexto game, com 4/2. Mais agressivo, Verdasco reagiu de imediato ao devolver a quebra no game seguinte. Nole foi ficando irritado e sem se movimentar bem. E ainda sacou mal no nono game, cedendo uma nova quebra para o espanhol. Na hora de fechar, o Verdasco errou, atrapalhado pelo vento. Mesmo assim, freou a reação de Djokovic, que em uma devolução para fora perdeu o primeiro set: 6/4.

Verdasco se manteve firme e de cara quebrou o serviço do sérvio no início do segundo set. O número 2 do mundo cometia erros e não se encontrava na partida. Mas o espanhol também se desconcentrou e permitiu que Nole devolvesse a quebra. Foi fatal. Mesmo longe de seus melhores dias, o sérvio equilibrou o jogo. No nono game, quando Djoko sacava em 4/4, Verdasco teve três chances de quebra, chegou a dar um belo lob, mas perdeu as chances.


Fernando Verdasco na partida contra Novak Djokovic no ATP de Doha tênis (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)
Fernando Verdasco começou melhor e teve 
quatro match points, mas desperdiçou a 
chance (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)


A decisão do set foi para o tie-break, quando o sérvio abusou dos erros. Verdasco teve cinco match points para fechar, mas Djoko reagiu e empatou em 6-6. O espanhol jogou para fora uma nova chance, e na primeira que deu para o adversário devolveu para fora, cedendo o set e o empate para Dkokovic: 7/6(7).

No terceiro set, o jogo ficou equilibrado até o quinto game, quando Djokovic conseguiu a quebra. No game seguinte, o sérvio confirmou a vantagem com um ace: 4/2. Cada tenista defendeu seu serviço até o oitavo game. Novamente quebrado, Verdasco se entregou. Apático, devolveu para fora e deu a vitória de presente para o sérvio: 6/3.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/djokovic-salva-cinco-match-points-de-verdasco-e-vai-final-do-atp-de-doha.html

França de Gasquet vira sobre Suíça de Federer e vai à final da Copa Hopman




TÊNIS


Após seis meses de recuperação de incômoda lesão no joelho, Federer diz: "Estou começando a me sentir cada vez melhor em quadra. Não sabia o que me esperava"




Por



Richard Gasquet e Kristina Mladenovic venceram a Suíça de Federer e Bencic e foram à final da Copa Hopman (Foto: HopmanCup.com)Gasquet e Mladenovic vencem Suíça de Federer e Bencic e vão à final em Perth (Foto: HopmanCup)


Vencedor de 17 Grand Slams, Roger Federer deixou a Suíça a um passo da final da Copa Hopman com a vitória sobre o francês Richard Gasquet por 6/1 e 6/4 em Perth, na Austrália. Na partida anterior, a francesa Kristina Mladenovic derrotou a suíça Belinda Bencic, por  6/4, 2/6 e 6/3, deixando a definição para as duplas mistas. Mas bastou o triunfo dos franceses por um duplo 4/2 nesta sexta-feira para garantir a vaga na decisão na Perth Arena. Com o resultado, o time virou a série e assegurando a liderança do Grupo A. O líder de cada chave avança à final.

Richard Gasquet e Kristina Mladenovic precisaram de apenas 34 minutos para vencer os rivais. Federer havia colocado no chão 11 aces em um impressionante desempenho contra Gasquet, mas não obteve a mesma força na sequência. Os três aces do suíço no primeiro game foram só um susto, logo controlado pelos franceses, que foram superiores até o fim da partida.

Federer cumprimenta Gasquet após a derrota na Copa Hopman (Foto: Hopman Cup)
Federer cumprimenta Gasquet após a derrota 
na Copa Hopman (Foto: Hopman Cup)


Estou começando a me sentir cada vez melhor em quadra, sentindo o tempo da bola, me movimentando melhor. Estou muito satisfeito. Não sei se este foi o meu melhor jogo, ou se foi ontem, mas é bom lidar com diferentes oponentes e eu estou feliz com o nível alcançado. Não sabia o que me esperava" 
Roger Federer

Embora não tenha avançado à final, Federer comemorou o retorno, depois de seis meses de recuperação de uma incômoda lesão no joelho. E revelou que não poderia estar mais feliz.
- Este é foi o meu terceiro jogo do ano, então eu estou começando a me sentir cada vez melhor em quadra, sentindo o tempo da bola, me movimentando melhor. Estou muito satisfeito. Não sei se este foi o meu melhor jogo, ou se foi ontem, mas é bom lidar com diferentes oponentes e eu estou feliz com o nível alcançado. Não sabia o que me esperava - disse Federer.

Depois de ter salvado o parceiro Federer na quinta-feira, Bencic não repetiu a boa atuação e perdeu os dois jogos que disputou. A França de Gasquet e Mladenovic mede forças na final deste sábado com os Estados Unidos, representado por Jack Sock e Coco Vandeweghe.
Os franceses e os americanos somam sete títulos e 14 finais na competição. A França sagrou-se campeã em 2014 e foi vice em 1998 e 2012. Já os Estados Unidos ergueram o troféu seis vezes no torneio misto, sendo a última delas em 2011.

Na primeira partida do dia, Alemanha e Grã-Bretanha entraram em quadra já eliminados, apenas para cumprir tabela. Os alemães, que começaram com o revés de Andrea Petkovic para Heather Watson, por 6/2 e 7/6 (7-3), se recuperaram. Sem deixar abalar pela derrota, Alexander Zverev passou por Dan Evans (6/4 e 6/3), enquanto Petkovic e Zverev superaram Watson e Evans com um duplo 4/2 na disputa de duplas mistas.

No Grupo B, com Estados Unidos, Austrália, Espanha e República Tcheca, os americanos foram os únicos invictos e têm pela frente na rodada final os australianos, que somam duas derrotas e estão eliminados da Copa Hopman. Dominantes, Sock e Vandeweghe estão perto do recorde de sete vitórias caso alcancem o topo do pódio na Austrália.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/federer-e-bencic-sofrem-virada-e-franca-vai-final-da-copa-hopman.html

Nadal não segura canhão de Raonic e é eliminado nas quartas de Brisbane




TÊNIS


Canadense desfere 24 aces contra 4 de espanhol e vence de virada no ATP 250



Por
Brisbane, Austrália



Milos Raonic saca na vitória sobre Rafael Nadal no ATP de Brisbane tênis (Foto: BRADLEY KANARIS / GETTY IMAGES ASIAPAC / Getty Images/AFP)
Raonic saca na vitória sobre Nadal no ATP 
de Brisbane (Foto: BRADLEY KANARIS 
/ GETTY IMAGES ASIAPAC / 
Getty Images/AFP)


Rafael Nadal não foi páreo diante do saque devastador de Milos Raonic, em seu melhor momento na carreira, e foi eliminado das quartas de final do ATP 250 de Brisbane, nesta sexta-feira. O Touro Miúra chegou a vencer o primeiro set por 6/4, mas tomou a virada do canadense, 6/3 e 6/4, em 2h20 de partida. No placar de aces, Raonic disparou seis vezes mais: 24 a 4. Agora ele vai pegar o búlgaro Grigor Dimitrov nas semifinais. A outra semi será disputada entre Kei Nishikori e Stan Wawrinka. 

- Raonic foi mais agressivo do que eu e foi por pouca diferença. Me encatei com atmosfera que respirava na quadra. Me senti em casa. Seguirei trabalhando duro porque sei que estou no caminho certo - disse Nadal.

Era a primeira vez que Nadal enfrentava Raonic atrás do ranking em partidas oficiais. O espanhol, nono do mundo, tenta se recuperar da temporada irregular em 2016, comprometida pelo problema no punho esquerdo. Já Raonic chegou a Brisbane como atual campeão, primeiro cabeça de chave do torneio e terceiro do mundo. Em sete jogos contra o canadense, Nadal venceu seis. No fim do ano passado, superou o adversário no torneio amistoso em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Rafael Nadal na derrota para Milos Raonic no ATP de Brisbane tênis (Foto: Saeed KHAN / AFP)
Nadal na derrota para Raonic no ATP de 
Brisbane (Foto: Saeed KHAN / AFP)


Parecia que a história ia se repetir. Desde o começo Raonic era agressivo no saque. Nadal teve paciência para devolver bem o serviço de Raonic e chegou à quebra no quinto game, fazendo 3/2 em uma bola para fora do canadense. Ao vencer a primeira parcial deu a impressão de que chegaria a uma nova vitória.

O equilíbrio vigorou no set seguinte até o oitavo game, quando Raonic aproveitou erros de Nadal para quebra-lo, e em seguida empatar o jogo. O canadense começou o terceiro set quebrando Miúra, que quase devolveu a quebra no quarto game. Mas o canhão de Raonic não deixou opções para o espanhol, que agora reserva as forças para o Aberto da Austrália, a partir do dia 15 de janeiro.

Raonic destacou a força mental para chegar à vitória.

- Acho que hoje a mentalidade por trás do jogo me manteve por perto. É algo que tenho prestado atenção nos últimos sete meses. É disso que tenho que me orgulhar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/nadal-nao-segura-canhao-de-raonic-e-e-eliminado-nas-quartas-de-brisbane.html

Dudu mira a Libertadores após quatro Liga dos Campeões: "Cereja do bolo"




BOTAFOGO


Contando os minutos para estreia, volante do Botafogo se arma emocionalmente para adversidades e não teme catimba do torneio: "Se for para catimbar, é comigo mesmo"




Por
Rio de Janeiro



Dudu Cearense, Botafogo (Foto: Thiago Lima)Dudu Cearense em seu condomínio: ansiedade no fim das férias pela Libertadores (Foto: Thiago Lima)


De um lado, o glamour. Estádios sempre lotados, campos para lá de convidativos em um desfile dos maiores craques da atualidade. Do outro, a guerra. Jogos catimbados em ambientes muitas vezes hostis, com palcos acanhados, torcidas inflamadas e, ora sim ora não, tem até altitude. Dá para escolher entre a Liga dos Campeões da Europa e a Taça Libertadores da América?

– Hoje, a Libertadores! – responde Dudu Cearense.

Até para quem já jogou quatro Liga dos Campeões, a Libertadores será especial.

– É a cereja do bolo, com certeza (risos).

Aos 33 anos, Dudu é um dos mais experientes do Botafogo. No futebol europeu, enfrentou as melhores equipes do continente pelo CSKA Moscou, da Rússia, e pelo Olympiakos, da Grécia. E agora terá o gostinho de viver o outro lado da moeda na América do Sul, começando no dia 1º de fevereiro, contra o Colo-Colo, do Chile, no Estádio Nilton Santos. O volante até chegou a disputar um jogo da Sul-Americana em 2011 pelo Atlético-MG, só que foi ainda na fase nacional, tanto que ele sequer se lembra. Na sua cabeça, será tudo novidade, mas sem deslumbramento.

– Vai ser tudo muito novo para mim. Será histórico. Estou em uma grande equipe, que está sendo muito bem montada. Chegaram contratações pontuais, jogadores com mentalidade ambiciosa, com mentalidade de campeões. Eu gosto disso. Quero ver um grupo de homens, responsáveis. Temos que entrar em campo, bater no peito e dizer que vamos ganhar. Não entrar em campo com medo do Colo-Colo. Independente das dificuldades, vamos para cima. Sem mimimi – afirmou Dudu, que diz ter a receita contra a catimba e promete brigar pela titularidade.

Dudu Cearense, Olympiakos (Foto: Divulgação)
Após vivenciar o glamour da Liga dos 
Campeões, volante vai experimentar 
o clima da Libertadores (Foto: Divulgação)


Dudu recebeu a reportagem do GloboEsporte.com no condomínio onde mora com a esposa e as filhas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para um divertido papo. Além da Libertadores, o volante falou sobre a "premonição" que teve em uma de suas metas do ano passado, a maior concorrência com a chegada de reforços, a campanha para Marinho virar alvinegro, vida pessoal...


Confira a entrevista completa abaixo:

GloboEsporte.com: e aí, como estão as férias? Manteve a "boleiragem", né? No seu Instagram tem foto com Daniel Alves, Marinho, Kleberson...
Dudu Cearense: Cara, estou fazendo de tudo, trabalhando... Claro que férias se curte, mas me cuido também. Fui a Fortaleza, a Salvador, curti muito com a minha família. E a gente reencontra amigos nas férias, isso é muito legal. Gente que praticamente a gente não vê porque são muitos jogos, muita concentração. Então a oportunidade que temos para ficar gravado é legal. Ainda mais em rede social, quem me segue gosta disso, de ver a nossa vida, o que estamos fazendo. Somos pessoas públicas.

Marinho e Dudu Cearense Botafogo  (Foto: Reprodução/Facebook)Dudu Cearense ao lado de Marinho e na campanha pelo atacante no Bota (Foto: Reprodução/Facebook)


Falando no Marinho, você fez campanha para ele vir para o Botafogo, né?
Eu tentei de alguma forma, né? (Risos). O Marinho é um cara excepcional, amigo, conheci no Goiás, tinha um potencial imenso. Falei com ele: "Olha, cara, você tem um potencial imenso e pode chegar longe, só você querer". Isso naquela época, não jogava, nem para o banco ia, estava fora completamente da equipe. E vê-lo assim hoje fico muito feliz, muito feliz. De uma forma tentei ajudá-lo, né? Hoje todos estão querendo ele, talvez esteja indo para a China. Quero o melhor para ele, tentei de alguma forma trazê-lo para o Fogão (risos), mas infelizmente não deu. Quem sabe na próxima oportunidade.

E na virada do ano, fez algum pedido, oferenda, pulou onda... Para 2017? 
Pulei com a minha família as sete ondinhas (risos). Passei aqui no Rio mesmo. Só desejo para todos muito amor, muita prosperidade e muita paz. Tenho uma lista de metas, mas não vou falar (risos). Fiz muitos pedidos, todos metas, e não posso ficar esperando. Tenho que correr atrás. Vai ser um 2017 maravilhoso. Com certeza vai ser muito melhor do que no ano passado.

Quantas metas são essas? 
Tenho muitas metas (risos). No ano passado eu fiz várias metas e aconteceram muitas coisas. Quando eu cheguei no Botafogo, umas das minhas metas era chegar na Libertadores. Quando fui contratado, coloquei como meta chegar à Libertadores e marcar o gol da classificação (risos). Teve aquele gol contra o Atlético-MG. Foi um gol que tirou o título do Atlético-MG e deixou o Botafogo mais perto da Libertadores. Quando eu cheguei, o time estava na zona de rebaixamento. E coloquei na lista a vaga na Libertadores. Não falei para ninguém. Estou falando agora porque aconteceu. Estava escrito. Nesse ano são umas dez metas. Pessoais e profissionais. Nesse ano vou tentar ser mais intuitivo na minha busca como ser humano. Espero que também aconteça no meu trabalho.

Pronto para sua primeira Libertadores?
Estou motivadíssimo. A primeira Libertadores da minha carreira. Espero, junto com meus companheiros, a comissão, o Jair, a diretoria, a torcida em um só pensamento, com muita positividade. O primeiro jogo vai ser muito importante para nós, e espero que o Nilton Santos esteja lotadíssimo. Espero que possamos chegar longe. Só depende de nós.

Para você, que já jogou quatro Liga dos Campeões...
A Libertadores é a cereja do bolo, com certeza (risos).
Chega a arrepiar. Muita garra e muita briga. Espero isso. Não tem outra escolha. Vamos ter que dar porrada mesmo. Comigo pode dar porrada, pode vir com tudo. Se o cara bater, vou revidar mesmo. Libertadores se joga com o sangue nos olhos. Não tem essa de jogar bonitinho. Assim não consegue nada. Desde o início temos que ter esse pensamento"
Dudu, sobre o que encontrar na Libertadores

O que espera encontrar de diferente na Libertadores?
Chega a arrepiar. Muita garra e muita briga. Espero isso. Não tem outra escolha. Vamos ter que dar porrada mesmo. Comigo pode dar porrada, pode vir com tudo. Se o cara bater, vou revidar mesmo. Libertadores se joga com o sangue nos olhos. Não tem essa de jogar bonitinho. Assim não consegue nada. Desde o início temos que ter esse pensamento.

Então vamos lá, Libertadores ou Liga dos Campeões? Qual prefere? E qual o mais difícil?
Hoje, a Libertadores! Acho que a Libertadores é um pouco mais difícil de ganhar. Times sul-americanos são complicados. Na Europa são vários países. Na Liga dos Campeões, por exemplo, enfrentei quatro vezes seguidas o Arsenal. É complicado. Mas o futebol sul-americano é mais competitivo. É claro que a Liga dos Campeões tem mais qualidade. Mas a Libertadores é muito disputada. Espero isso. É um torneio pelo qual tenho um respeito muito grande.Vai ser tudo muito novo para mim. Será histórico. Estou em uma grande equipe, que está sendo muito bem montada. Chegaram contratações pontuais, jogadores com mentalidade ambiciosa, com mentalidade de campeões. Eu gosto disso. Quero ver um grupo de homens, responsáveis. Temos que entrar em campo, bater no peito e dizer que vamos ganhar. Não entrar em campo com medo do Colo-Colo. Independente das dificuldades, vamos para cima. Sem mimimi.

Você não jogou Libertadores ainda, mas jogou a Sul-Americana pelo Atlético-MG em 2011. Lembra?
Não joguei, não. Já tinha saído.

Jogou sim. Um jogo só, mas foi ainda na fase brasileira e contra o próprio Botafogo: 1 a 0 para os donos da casa no Engenhão, hoje Estádio Nilton Santos, no dia 23/08/2011.
Nem lembrava (risos). Joguei uma Sul-Americana e não sabia.

Dudu Cearense, Olympiakos (Foto: Divulgação)
Dudu Cearense em ação pelo Olympiakos: 
volante chegou a ser capitão da equipe na 
Grécia (Foto: Divulgação)


A Libertadores tem muita catimba, e os brasileiros vivem caindo nelas. Qual sua tática para não cair também?
Catimbar também. Catimba versus catimba, meu irmão. Se você cair na catimba, vai ser expulso. Se catimbar também, o outro pode ser expulso. É um jogo de inteligência. Você não pode cair na catimba de um jogador sul-americano. Mesmo não sendo expulso, você perde o foco na partida. Temos que jogar o jogo e não ligar para isso. Se catimbar, vamos jogar mais ainda. Mas se for para catimbar, é comigo mesmo. Pode colocar no meu colo (gargalhada). 

Outra novidade que você pode encontrar é a altitude, que não tem na Europa para jogos. Já parou para pensar nisso?
É muito difícil. Já joguei na altitude pela Seleção. No pré-olímpico, no Chile, em 2004. Com a seleção principal joguei também no Equador. É horrível. A gente foi um tempo antes para se adaptar, mas mesmo assim nós sentimos. Falta oxigênio. Você acaba não rendendo. Temos que tomar bastante cuidado. Temos que ter atenção com isso.

O que achou do caminho de vocês no sorteio? Não deve ter altitude tão cedo, mas é considerado o mais difícil de todos...
Eu não quero nem saber. Quero viver um dia de cada vez. No dia do jogo, vamos jogar. O Colo-Colo tem história? O Botafogo também tem uma grande história. É claro que estamos há alguns anos longe da Libertadores. Mas não tem segredo. Não podemos pensar que o Colo-Colo é um bicho papão. Temos que pensar em nós, fazer um boa pré-temporada e nos prepararmos muito bem. No dia temos que fazer o nosso melhor. Nem chegamos a jogar e já estão colocando dificuldades? Não é por aí. Temos que colocar a cabeça no lugar, pensar positivo e fazer o nosso melhor. É fato.
Catimba versus catimba, meu irmão. Se você cair na catimba, vai ser expulso. Se catimbar também, o outro pode ser expulso. É um jogo de inteligência. Você não pode cair na catimba de um jogador sul-americano. Mesmo não sendo expulso, você perde o foco na partida. Temos que jogar o jogo e não ligar para isso. Se catimbar, vamos jogar mais ainda. Mas se for para catimbar, é comigo mesmo. Pode colocar no meu colo (gargalhada)"
Dudu, sobre como enfrentar a catimba

E o que achou dos reforços do Botafogo?
Excelente. Foram contratações pontuais. Estou muito feliz pelos reforços contratados. Foram muito bem solucionados. Eles vêm para somar em todos os sentidos.

Agora com Montillo e Camilo, acha que dá para continuar jogando com três volantes?
Essa pergunta você passa para o Jair. (risos). Eu quero é brigar por uma vaga. Não importa o esquema.

Depois de 16 jogos e um gol pelo Botafogo em 2016, quais são suas metas para 2017?
Mais jogos e mais gols. Vou trabalhar para isso.
Acha que pode se firmar entre os titulares com uma boa pré-temporada?
Vou começar do zero, uma outra temporada. Eu vim da Série C, outro nível. Também tive uma lesão no início, chatinha. Perdi um tempinho, mas foi válido tratar. Agradeço a todos do Botafogo que me receberam muito bem. Serei grato eternamente.

Por que não quis descolorir o cabelo igual aos outros para comemorar a vaga na Libertadores?
Não. Acho que não combina. Pensei, mas não rolou. Não faz meu estilo (risos). Ia ficar legal não.

E a vida pessoal? Está adaptado ao Rio?
Está de brincadeira, né? (risos). Me adaptar ao Rio? Estou no Rio de Janeiro, no Botafogo, equipe grande, nesse calorzão... Costumo brincar: “É gratidão indo e voltando”. Só tenho a agradecer. Já vinha antes passear com a família. Adoro o Rio. É uma cidade que você tem lazer para tudo... Para criança, adulto, o que você quiser, tem. Estou em paz.

E como tem sido o contato com a torcida?
Maravilhoso. É muito interessante. Rolou uma sintonia, uma parceria muito forte. No início foi um pouco difícil, mas eu consegui. Não é fácil conquistar a torcida do Botafogo, que é muito exigente. Espero sempre agradá-la da melhor maneira possível.  


FONTE:

Bota sela permanência de Victor Luís: "O mal-entendido foi resolvido"




BOTAFOGO


Após Antônio Lopes comunicar desistência ao jogador, Carlos Eduardo Pereira toma frente das conversas e jogador exalta "atuar em um clube grandioso como o Botafogo"



Por
Rio de Janeiro



Victor Luis renova com o Botafogo (Foto: Reprodução/Instagram)
Victor Luis renova com o Botafogo (Foto: Reprodução/Instagram)


Victor Luís vai disputar Libertadores pelo Botafogo. Um dia após comunicar a desistência da negociação, o clube voltou atrás e acertou o empréstimo por um ano com o Palmeiras. As tratativas, desta vez, foram conduzidas pelo presidente Carlos Eduardo Pereira.

A negociação entre Botafogo, Victor Luís e Palmeiras se arrastou por meses. Nesta quinta, quando o acerto parecia próximo, o gerente Antônio Lopes comunicou a desistência.

Na noite de ontem, o lateral lamentou o ocorrido e se despediu do clube carioca em uma rede social.

- ...Para minha enorme surpresa, recebemos a informação do diretor esportivo do Botafogo que a negociação estava desfeita uma hora depois do acordo entre as partes. Tenho recebido muitas mensagens me acusando de mercenário, mas gostaria de esclarecer através dessa nota que não houve em momento nenhum pensamento somente no dinheiro. Chegamos a um acerto, mas algo diferente aconteceu após a palavra ser dada. Respeito a decisão, que o Botafogo seja feliz e que eu possa seguir a minha carreira em 2017 em outra agremiação... – postou o lateral, em uma rede social.

Já na tarde desta sexta-feira, Victor postou foto com os envolvidos na negociação e o seguinte texto:

"Graças a Deus o mal-entendido foi resolvido. Quero agradecer ao Palmeiras por mais uma vez me dar liberdade em atuar em um clube grandioso como o Botafogo! Agradeço a todos os profissionais envolvidos na figura do presidente Carlos Eduardo Pereira e professor Antonio Lopes pela confiança depositada. Agradeço também a todos os torcedores pelo grande carinho" Vai ser um ano de muitas lutas mais que venham acompanhadas de muitas vitórias".

O presidente Carlos Eduardo Pereira, no entanto, assumiu a negociação, e houve uma nova reviravolta nesta sexta-feira.

A pedida de Victor foi de R$ 130 mil mais custos de moradia, enquanto o Alvinegro oferecia R$ 110 mil e as mesmas despesas. Além de Victor Luís, o Botafogo conta para a posição com o recém-contratado Gilson, ex-América-MG, e o jovem Yuri, oriundo das categorias de base e pode jogar tanto de lateral-esquerdo quanto de meia. Outra aposta do clube, só que para o futuro, é Victor Lindenberg, de 19 anos e que está jogando a Copa São Paulo de Futebol Júnior com a equipe sub-20.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/noticia/2017/01/presidente-assume-negociacao-e-bota-fica-proximo-de-manter-victor-luis.html

Interporto surpreende Fluminense e faz história na Copinha: 2 a 1



COPINHA 2017 - GRUPO 27

02ª RODAD


Weverton e Victor Matheus marcam para o time de Tocantins, que conquista a primeira vitória da história na competição. Goleiro brilha e garante o resultado



Por
Osasco



Interporto-TO x Fluminense gol  (Foto: Reprodução)O goleiro do Fluminense salta, mas não alcança o chute de Weverton (Foto: Reprodução)


Pentacampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Fluminense foi surpreendido em Osascos e perdeu a invencilibidade na competição. O Interporto venceu por 2 a 1 - chegou a abrir 2 a 0 - e conquistou a primeira vitória do time de Tocantins na história da Copinha. Os gols foram marcados por Weverton e Victor Matheus. Patrick descontou para o Fluminense.

O grupo 27 fica com três times na liderança - até o Osasco entrar em campo contra o Real Noroeste, partida que se inicia às 18h desta sexta-feira. Osasco, Fluminense e Interporto somam três pontos - com saldo de gols superior dos dois primeiros colocados.

O time da Região Norte saiu na frente rapidamente em lance inusitado. A falta da intermediária foi batida direto por Weverton. O goleiro Leo Lang tentou recuar para defender, mas não alcançou a bola: 1 a 0 num golaço intencional. Pelo menos foi o que disse o jogador.
- Chutei direto. No jogo passado chutei duas bolas do mesmo jeito, mas hoje fui mais feliz na finalização - garantiu o jogador no intervalo.

O time de Tocantins aumentou o placar de novo em bola parada. Desta vez, o chute de Victor atheus desviou na zaga tricolor e enganou o goleiro do Fluminense. O Tricolor, que venceu a primeira partida por 2 a 0, foi com tudo para cima do Interporto e conseguiu pênalti em jogada de Paulinho. O atacante foi derrubado na área e Patrick marcou. A pressão final do Fluminense foi grande, mas o goleiro Vitor Heleno brilhou com grandes defesas e garantiu o resultado.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2017/01/interporto-surpreende-fluminense-e-faz-historia-na-copinha-2-1.html

Goiás vira diante do Nacional-SP e vence a segunda na Copa São Paulo



COPINHA 2017 - GRUPO 24

02ª RODADA



Alviverde reage com gols de Nilson Gomes e Patrick, ganha por 2 a 1 e assume a liderança isolada do Grupo 24; segundo jogo da chave ainda está em andamento



Por
São Paulo



O Goiás levou susto no início, mas conseguiu reagir e bateu o Nacional-SP por 2 a 1, de virada, na tarde desta sexta-feira. Pedro abriu o placar para o clube paulista, mas Nilson Gomes e Patrick deram a vitória ao Esmeraldino no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.

O resultado coloca o Goiás na liderança isolada do Grupo 24. Com duas vitórias na Copinha, o time goiano tem seis pontos. O Nacional-SP segue com três. Cori-sabá-PI e Pérolas Negra, do Haiti, se enfrentam neste momento.


> Confira a tabela completa da Copa São Paulo 2017


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/go/futebol/noticia/2017/01/goias-vira-diante-do-nacional-e-vence-segunda-na-copa-sao-paulo-2-1.html

Santos não aceita pagar dívida do Vélez e desiste de contratar Barcos



SANTOS


Representantes do atacante ligaram para o presidente Modesto Roma e insistiram para o Peixe pagar cerca de R$ 1 milhão de salários atrasados pelo time argentino



Por
Santos, SP




Barcos no Vélez Sarsfield (Foto: Vélez Sarsfield)Barcos não vai mais reforçar o Santos (Foto: Vélez Sarsfield)


O Santos desistiu de contratar Hernán Barcos. Os representantes do atacante ligaram para o presidente do Peixe, Modesto Roma, nesta sexta-feira e insistiram para que o clube brasileiro pagasse a dívida de cerca de R$ 1 milhão em salários atrasados do Vélez Sarsfield.

Se o Alvinegro arcasse com as despesas, Barcos rescindiria contrato com o Vélez e ficaria livre no mercado. Modesto não aprovou as condições e avisou que não tem mais interesse no Pirata.
O Alvinegro procurava uma sombra para Ricardo Oliveira porque teme que o atacante de 36 anos não aguente toda a temporada, assim como em 2016, quando teve duas lesões – uma no joelho e outra na coxa.

Rodrigão, que seria alternativa no elenco, não é visto com a experiência necessária para substituir o camisa 9. O centroavante foi procurado por Bahia, Grêmio, Sport e Vitória, mas o empresário disse que ele permanecerá na Vila Belmiro.

Até agora, o Santos contratou o zagueiro Cleber, o lateral-direito Matheus Ribeiro, o volante Leandro Donizete e o atacante Vladimir Hernández.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/2017/01/santos-nao-aceita-pagar-divida-do-velez-e-desiste-de-contratar-barcos.html

TEMER: SI TACUISSES, PHILOSOPHUS MANSISSES



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/temer-si-tacuisses-philosophus-mansisses



O problema é que o tabaréu bacharel é Presidente...

Vestido.jpg
Reprodução: Joaquim de Paula
Por Epaminondas Demócrito d'Ávila, jurista, filósofo e professor emérito:


"Com latim, florim e rocim,
Andarás mandarim"


(Provérbio português de tempos imemoriais:
da Idade Média, que no Brasil não acaba)
Bacharéis adoram latim.
Vai aqui um pouco de latim para o Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (sociais?) Michel Temer, que hoje erigiu um monumento à sua insensibilidade social, um "monumentum aere perennius" (mais perene do que o bronze": Horácio: Odes III 30, 1). O "Jornal do Brasil" informa: "Nesta quinta-feira (5), depois de classificar a tragédia como “acidente pavoroso”, Temer mudou a mensagem em sua conta no Twitter para “terrível episódio".
A emenda ficou pior do que o soneto.
De início, o mutismo presidencial: eloquente. Confirmou o aforismo do grande escritor polonês Stanisław Jerzy Lec: "Até o seu silêncio continha erros de linguagem."
Depois, a desclassificação da chacina como "acidente": um acinte aos mortos e seus familiares, uma bofetada na cara do cidadão que, apesar de Temer "et caterva" (= e o bando, a de Padilha (segundo ACM), la pandilla, como dizem os espanhóis) ainda não abriu mão do raciocínio. Temer agora muda a semântica de "acidente". Um jênio, diria PHA.
Por fim, a tradução para a banalidade: "terrível episódio". O Conselheiro Acácio não diria melhor.
Boécio, filósofo romano do início do séc. VI, já deu o conselho em "A consolação da filosofia" (II 17):
"Si tacuisses, philosophus mansisses": "Se tivesses ficado calado, terias continuado filósofo."
Tivesse Michel Temer continuado no seu silêncio, teria, no máximo, sido confundido com um filósofo.
O problema é que esse bacharel tabaréu é Presidente da República.
Adaptemos, pois, a 1ª Catilinária de Cícero:
"Quo usque tandem abutere, Temer, patientia nostra?" - "Até quando, Temer, abusarás da nossa paciência?"

MASSACRE EM RORAIMA É AÇÃO DO PCC, DIZ SECRETÁRIO



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/secretario-atribui-massacre-em-roraima-ao-pcc-e-diz-que-corpos-foram-decapitados/



Novo “acidente pavoroso” deixa mais de 30 mortos em presídio


Secretário atribui massacre em Roraima ao PCC e diz que corpos foram decapitados



Pelo menos 33 pessoas morreram em um massacre nesta madrugada na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima – a maior do Estado.
De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, que está no local, não houve rebelião e a matança seria de responsabilidade de presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) que estavam concentrados neste centro de detenção.
Segundo o secretário, não foram encontradas, até o momento, armas de fogo no local, mas os corpos estariam “destroçados” e diversos decapitados.
Ele ainda esclareceu que os presos das duas principais facções do país – o PCC e o Comando Vermelho (CV) ficam em locais separados na região. Em outubro de 2016, uma briga entre as duas facções provocou a morte de 10 detentos na mesma penitenciária.
As mortes em Roraima acontecem poucos dias depois que uma rebelião, provocada pela guerra entre duas facções – o PCC e a Família do Norte, aliada ao CV, deixou 56 presos mortos em Manaus, no Amazonas.
A briga entre o PCC e o CV se intensificou no final do ano passado, quando foi quebrada uma trégua entre os dois grupos que agem dentro e fora das prisões do país. Em outubro, as mortes de ao menos 18 detentos em prisões de Roraima e também de Rondônia foram consideradas os primeiros efeitos desta reconfiguração do crime organizado.
Na época, a BBC Brasil conversou com a socióloga Camila Nunes Dias, professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, e autora de “PCC: Hegemonia nas prisões e monopólio da violência”. Segundo ela, o fim da aliança – que pode ter ocorrido por uma disputa pelo controle de presídios – poderia gerar mais mortes em penitenciárias e acirrar as tensões também nas ruas.

Preso no Paraná, Cunha tenta revogar cassação



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/preso-no-parana-cunha-tenta-revogar-cassacao



Se aceita a revogação de perda de mandato, Cunha obtém, novamente, foro privilegiado e tem seus processos retirados das mãos de Sérgio Moro


Resultado de imagem para cunha preso


Jornal GGN - Mesmo preso, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) quer anular a sua cassação. Entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), indicando que ocorreu violação ao "devido processo legislativo" por ter sido decidido em forma de um parecer e não de uma resolução.
 
O recurso de Cunha pede que o Supremo devolva seu mandato imediatamente. Segundo o advogado de Cunha, Ricardo Afonso Branco Ramos Pinto, o instrumento adequado para a Câmara dos Deputados cassar seu mandato era um projeto de resolução. 
 
Ao contrário, o parecer "não é veículo processual apto a permitir o exercício dessa atribuição constitucional, na medida em que limita a manifestação do Plenário a uma vontade binária, aprovação ou rejeição", disse a defesa.
 
Com a alteração dos deputados, alega Ramos, a votação de um simples parecer não permitiu que os parlamentares deliberassem uma pena alternativa a Eduardo Cunha. A comparação do peemedebista foi em relação ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, que teve o mandato cassado, mas os direitos políticos mantidos.
 
Se aceito o pedido de revogação de sua cassação, Cunha passa a obter, novamente, foro privilegiado e tem seus processos retirados das mãos de Sérgio Moro, que comanda a Operação Lava Jato na primeira instância do Paraná. 
 

A decisão caberá a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, porque o ministro Ricardo Lewandowski, relator dos processos relacionados a Cunha, está em recesso do Judiciário. Eduardo Cunha está preso desde o dia 19 de outubro na Operação Lava Jato.


“Felicidade Fechada” aborda os abusos da mídia na prisão de Genoíno



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/%E2%80%9Cfelicidade-fechada%E2%80%9D-aborda-os-abusos-da-midia-na-prisao-de-genoino



Miruna Genoíno reflete sobre os momentos difíceis enfrentados após condenação do pai, e como a família se saiu fortalecida 





Jornal GGN – “A única coisa que meu pai pediu foi: ‘não se envergonhem, não abaixem a cabeça, e não parem a vida de vocês”. A filha é a pedagoga Miruna; e o pai é o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno. A frase foi dita em meio a um dos momentos mais difíceis vividos pela família, que foi a prisão do ex-guerrilheiro, no dia 1º de maio de 2014, a pedido do então presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. 
 
Meses antes, no dia 15 de novembro de 2013, o STF condenava o ex-presidente do PT a quatro anos e oito meses em regime semiaberto, na Ação Penal 470 (mensalão), num processo que acabou sendo extinto pelo próprio Supremo, em março de 2015, por decisão unânime entre os ministros, que acataram um pedido feito pela defesa, para que ele fosse enquadrado nos requisitos do indulto natalino.  
 
No livro “Felicidade Fechada”, previsto para ser lançado em março, Miruna reconta a história de como a família enfrentou a prisão e detenção de Genoíno, a maneira como a grande imprensa invadiu a privacidade da casa de classe média, no bairro Butantã, em São Paulo, e a resistência que o ex-presidente do PT transmitiu aos filhos em meio ao turbilhão e linchamento público. 
 
O lançamento está sendo possível graças uma campanha de financiamento coletivo, que Miruna abriu na internet para arrecadar recursos em três meses. A meta foi alcançada em apenas nove dias. A obra foi composta com as cartas trocadas com o pai, e o título foi inspirado pela neta de Genoíno e filha de Miruna, Paula, quando disse à mãe que o avô era a felicidade da família, naquele instante encarcerada no Complexo Penitenciário da Papuda - Distrito Federal.  
 
“Foi muito difícil, não só pela angústia [dias antes da prisão], mas principalmente por conta da mídia. O que conto no livro é o quanto a mídia é muito perversa quando deseja crucificar alguém. Eles acamparam na frente da nossa casa, o portão era até vazado, então a gente tinha que fechar as cortinas. Eu tenho dois filhos pequenos, e pedia para eles não gravarem as crianças. Eles falavam: ‘não, a gente não vai publicar, porque eles são menores de idade, mas a gente vai gravar’”. 
 
O desespero da família se aprofundou após Joaquim Barbosa determinar a prisão de Genoíno. Miruna relembra que a imprensa ficou sabendo da decisão antes mesmo do advogado da família, no dia 13 de novembro. “Até que no dia 15 chegou para nós a notícia oficial”. 
 
Outro agravante era o estado de saúde. Em 2013 o ex-presidente do PT havia se submetido a uma cirurgia delicada, dissecção da aorta. “É a cirurgia mais séria dentro da cardiologia, ele tinha 10% de chance de sobreviver”. Mesmo com todos os laudos médicos do Hospital Sírio Libanês comprovando a fragilidade do estado de recuperação, Joaquim Barbosa manteve a prisão.
 
“Foi uma situação de muito desespero, no momento em que eles vão leva-lo. E o meu irmão, que tem uma cabeça muito mais racional, consegue parar e pegar os remédios do meu pai, que eram muitos, e anotar num papel. Quem já tomou, sabe que esses remédios são muito complicados, qualquer coisa altera a coagulação sanguínea, e foi o que aconteceu na Papuda, porque eles não davam uma alimentação correta e o índice dele foi chegando em níveis alarmantes”.
 
Miruna conta que o médico pessoal de Genoíno não tinha acesso livre na Papuda e que o pai foi acompanhado por um detento que tinha formação em enfermagem. “Serei sempre grata a ele”. Nesse momento, mais uma vez a imprensa mostrou seu lado desumano reforçando o sensacionalismo enquanto o quadro clínico do ex-presidente do PT piorava. Enquanto a família tentava entrar no complexo penitenciário, para saber o estado de saúde dele, veículos de comunicação divulgavam que estavam tentando furar o bloqueio das visitas, entrevistando familiares de outros presos. 
 
Larissa Feitosa, gerente de Saúde Prisional do Distrito Federal, e enteada do ministro do STF Gilmar Mendes, interferiu solicitando o encaminhamento urgente de Genoíno ao hospital, negado pela Vara de Execuções Penais. Foi então que Larissa fez o inesperado: saiu da Papuda carregando Genoíno clandestinamente.
 
No hospital os médicos confirmaram a gravidade do caso. “Ele estava com o sangue que eles chamam de superfino. Se ele fizesse o mínimo de corte corria o risco de ter uma hemorragia”, relembra a filha. 
 
Naquele instante a esperança da família era de que a Justiça concedesse prisão domiciliar, mas o Supremo determinou a reclusão domiciliar por apenas um mês, mesmo com os laudos médicos. “Ali eu tive uma grande crise dentro do hospital e disse ‘eles estão querendo matar meu pai’”. 
 
Como se não bastasse, Joaquim Barbosa solicitou laudos de uma nova junta médica. O ministro do Supremo, aliás, foi a figura que ficou mais à frente de todo o processo. 
 
“Uma coisa muito importante que meu pai fala para nós é que devemos evitar a fulamização. Porque a gente sabe que ele [Joaquim Barbosa] tomou a frente, mas tinha muita gente por trás, alimentados fortemente pela mídia, por esse circo de tornar um juiz pop star, e que a gente está vendo nos dias de hoje no que pode dar. Todo mundo está gostando desse lugar”.
 
Os principais trechos da entrevista concedida por Miruna Genoíno ao jornalista Luis Nassif, está na última edição do programa Na sala de visitas, que você poderá acompanhar aqui
 
Assinantes do Jornal GGN têm acesso ao conteúdo na íntegra. Acesse aqui.