domingo, 18 de dezembro de 2016

Técnico do Kashima corneta árbitro e quer ser exemplo para "pequenos"





MUNDIAL DE CLUBES



Masatada Ishii diz que faltou ao árbitro coragem que seus jogadores tiveram e lamenta detalhes que decidiram a final contra o Real Madrid: "A diferença não foi grande"




Por
Yokohama, Japão




Faltou pouco para que o Kashima Antlers marcasse seu nome na história do futebol mundial. Poucos centímetros, na chance perdida por Endo já nos acréscimos; um pouco mais de sorte, quando o time japonês cresceu no segundo tempo; ou um pouco mais de coragem para o árbitro Janny Sikazwe, que não expulsou Sergio Ramos em lance polêmico. Esta é a opinião do treinador do time, Masatada Ishii, que lamentou os detalhes que decidiram a decisão deste domingo, vencida pelos merengues por 4 a 2 na prorrogação(veja os melhores momentos no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixoa).

- A diferença não foi grande, e a final foi decidida por pequenos detalhes. Por isso, lamentamos ainda mais a derrota. Criamos problemas para o Real, mas estes jogos se resolvem por detalhes, como decisões futebolísticas ou técnicas. Meus jogadores, desde o começo, foram valentes e jogaram o máximo. Mas o árbitro talvez em um momento importante não foi suficientemente corajoso. E acho que isso é lamentável - disse Ishii, que foi questionado sobre o assunto mais uma vez e preferiu dizer que não iria se estender sobre o assunto.

Masatada Ishii Kashima Antlers Real Madrid Mundial de Clubes (Foto: Reuters)
Ishii quer retornar ao Mundial como 
campeão asiático (Foto: Reuters)


O comandante do Kashima fez questão de destacar o feito histórico do time, que chegou ao Mundial como "convidado" do país anfitrião, depois de conquistar o Campeonato Japonês, e tornou-se o primeiro clube asiático a chegar a uma final do torneio - depois de superar Auckland City, Mamelodi Sundowns e Atlético Nacional.

Ishii apontou que o desempenho do time na competição é importante para o futebol japonês, uma vez que a liga profissional do país só existe há 25 anos e realmente significa que o esporte no país já chegou a um nível mundial de desenvolvimento. O comandante do Kashima também deixou uma mensagem e apontou que quer que o feito do time sirva de exemplo para outras equipes "pequenas".

- Nosso clube é de uma cidade muito pequena, e na J-League nos diseram que seria 99,9999% impossível sermos um clube da J-League. Mas pudemos apostar nestes 0,0001% e nos tornar um clube profissional. Um clube como este se tornar um clube que representar o Japão neste torneio mundial deveria encorajar todos os pequenos clubes pelo mundo - comentou Ishii, que apontou que pretende disputar o Mundial mais uma vez, como campeão asiático.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2016/12/tecnico-do-kashima-corneta-arbitro-e-quer-ser-exemplo-para-pequenos.html

Na despedida de Formiga, Brasil goleia Itália e é hepta de torneio internacional





FUTEBOL FEMININO



Seleção feminina bate a Itália por 5 a 3 e manteve 100% na competição, realizada em Manaus e que marcou a estreia da técnica Emily Lima à frente da equipe




Por
Manaus, AM




Brasil campeão (Foto: Mauro Neto/Sejel)
Brasil conquista o sétimo título do Torneio 
Internacional (Foto: Mauro Neto/Sejel)


A despedida de Formiga da seleção brasileira feminina não poderia ser melhor. Com título e vitória do Brasil por goleada por 5 a 3 sobre a Itália, na final do Torneio Internacional de Manaus, neste domingo, às 18h45 (de Brasília), na Arena da Amazônia. Este é o sétimo título das brasileiras na competição. Bia, Gabi Zanotti, Andressinha (duas vezes) e Debinha marcaram para as brasileiras. Ilaria Mauro, Gabbiardini e Bonansea descontaram.

+ Veja como foi o Tempo Real de Brasil x Itália+ Formiga se emociona na despedida: "Tento segurar, mas não tem como"

Formiga (Foto: Mauro Neto/Sejel)
Formiga com a taça de campeão se despede da 
seleção feminina (Foto: Mauro Neto/Sejel)


Personagem principal do jogo, Formiga mostrou sua emoção desde o hino nacioal e emocionou a todos. E, no fim, quando foi substituída por Fran, mas emoção e saiu de campo aplaudida pelo público e abraçada pelas companheiras. Ela termina uma era com 21 anos de 21 anos dedicados à seleção, com 160 jogos disputados.

O Brasil mostra supremacia na competição com a conquista do hepta. A única edição em que a Seleção não ficou com o título foi em 2010, quando o Canadá sagrou-se campeão. Em 2009, 2010, 2011 e 2012, o Torneio foi realizado em São Paulo, em 2013 e 2014, foi em Brasília e, em 2015, em Natal.


O jogo
O Brasil que entrou em campo diante da Itália neste domingo era outro em comparação àquela mesma equipe que bateu as italianas por 3 a 1 na última quarta. Mais focado, entrosado e com ritmo muito mais intenso, o time Canarinho não deixou a Itália nem mesmo respirar nos primeiros 10 minutos. O time adversário até tentava sair no contra-ataque, mas a marcação pressão imposta por Emily deu certo logos aos oito minutos da primeira etapa. Após falha defensiva do adversário, Thaisa ficou com a sobra e finalizou, para rebote da goleira Schroffnegger. Bia, na boa,  aproveitou o rebote para driblar a zagueira e chutar no canto para abrir o placar.

Brasil x Itália Arena da Amazônia (Foto: Mauro Neto/Sejel)
Brasil bateu a Itália, neste domingo, na Arena 
da Amazônia (Foto: Mauro Neto/Sejel)


A Itália não tardou para acordar. O time buscou o empate apenas seis minutos após sofrer o gol. Em contra-ataque, Ilara Mauro recebeu cara a cara com Bárbara e fuzilou as redes, com um chute preciso no ângulo direito da arqueira brasileira. O jogo continuou lá e cá, mas o time Canarinho estava ligeiramente melhor em campo. Com mais qualidade que o adversário, o segundo gol brasileiro saiu nos pés de seus talentos individuais. Aos 19, Bia fez grande jogada pelo meio e lançou Gabi Zanotti que, livre na grande área, apenas tirou da goleira para desempatar o marcador.

Em seguida, o duelo caiu de ritmo, dando a entender que as equipes estavam cansadas. Melhor para o Brasil, que aproveitava para administrar o resultado. Até que, em cruzamento da esquerda de ataque da seleção europeia, Gabbiadini recebeu cara a cara e mais uma vez empatou o confronto. Não por muito tempo. Quatro minutos depois, Andressinha bateu falta com maestria da entrada da área e voltou a colocar a Amarelinha à frente no marcador. Aos 40, um lance, no mínimo, engraçado, deu um susto nos torcedores. Bárbara, a lá Neur, driblou a atacante adversária, mas em seguida, em divida, quase sofreu um gol bizonho.

Brasil x Itália Arena da Amazônia (Foto: Mauro Neto/Sejel)
Duelo marcou a estreia da técnica Emily 
Lima (Foto: Mauro Neto/Sejel)


A Itália entrou mais ligada no segundo tempo, tanto que a primeira chance de perigo foi logo no primeiro minutos, nos pés de Ilária Mauro. Mas o Brasil não demorou para responder. Um minuto depois, Andressinha, após sobra, chutou para o gol e contou com o desvio na zaga para enganar a goleira Schroffnegger, ampliando o placar: 4 a 2. Mesmo com a vantagem, o Brasil não diminuiu o ritmo. Em alguns momentos, inclusive, deixava muito espaço atrás, dando condições de contra-ataque às adversárias. Foi num desses momento, que a Itália diminui o marcador. Após cruzamento pela direita, Bonasea apareceu livre na pequena área e só precisou empurrar para dentro.

Com o gol, a Itália acertou a marcação no meio de campo, dificultando a saída de bola brasileira. Para dar mais qualidade ao time, Emily sacou a volante Thaisa e colocou Gabi Nunes. A mudança surtiu efeito menos de dois minutos depois. Gabi iniciou a jogada pelo meio, tocou para Fabiana, que cruzou na área para Debinha finalizar. Gabi Nunes fez o corta-luz. O gol foi um balde de água frio na reação italiana, que não se encontrou mais na partida. Dos 25 minutos em diante, o duelo tornou-se de ataque contra defesa. O Brasil até criou chances, mas não resultaram em gols. No fim, ficou por isso mesmo: 5 a 3, e seleção brasileira mais uma vez campeão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/am/futebol/noticia/2016/12/na-despedida-de-formiga-brasil-goleia-italia-e-e-hepta-de-torneio-internacional.html

Brasileiros do Kashima afirmam que árbitro "pipocou" para Sergio Ramo





MUNDIAL DE CLUBES



Zagueiro, que já cartão tinha amarelo, fez falta dura no fim do jogo e não foi expulso





Por
Yokohama, Japão



(OBS. DO BLOG:
VEJA OS VÍDEOS CLIVANDO NO
LINK DE FONTE  NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



O lance que mais chamou a atenção na vitória por 4 a 2 do Real Madrid sobre o Kashima Antlers neste domingo, na prorrogação da decisão do Mundial de Clubes da Fifa, foi quando Sergio Ramos, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta dura e parou um contra-ataque do time rival aos 43 minutos do segundo tempo. O árbitro Janny Sikazwe correu em direção ao espanhol ameaçando aplicar outro cartão, o que colocaria o capitão dos galácticos fora do jogo. Mas voltou atrás e decidiu evitar a punição. O ato gerou revolta de alguns torcedores no Estádio Internacional de Yokohama, e os brasileiros que jogam no Kashima afirma que o juiz deu uma pipocada.

- Ele chegou a colocar a mão no bolso, creio que ele deu uma pipocada, entre aspas, porque ele viu quem foi que fez a falta. Até nosso zagueiro disse que ele perguntou quem fez a falta, e pra ele foi dito que foi o número quatro deles. Daí ele recusou, voltou atrás e colocou o cartão no bolso - afirmou o zagueiro Bueno.

+ Pouco sono e estresse: Zidane vibra com título e agradece aos jogadores
+ Com "fome de títulos", Casemiro diz que Real não pode se acomodar
+ CR7 enaltece os feitos na temporada e classifica 2016 como ano dos sonhos

O atacante Fabrício, que entrou no segundo tempo da partida, deixou claro que o árbitro ficou com medo de aplicar o segundo cartão ao ter a certeza de a falta havia sido cometida pelo capitão do Real Madrid, Sergio Ramos:

- Na verdade, o árbitro trocou de ideia. Quando ele viu que já tinha amarelo, pipocou e colocou o cartão no bolso. No momento difícil que o Real estava, ficaria muito complicado para eles ganharem. Ele ficou com medo de expulsar. Mas no final, eles foram superiores.


Fabrício ainda teve uma chance aos 42 do segundo tempo para marcar o terceiro gol do Kashima Antlers e garantir o título mundial. O brasileiro soltou a bomba e Navas fez uma bela defesa, jogando para escanteio. O atacante lamentou a chance de se consagrar, mas deixa claro que também é preciso reconhecer a campanha do time japonês:

- É uma mistura dos dois sentimentos (alegria e tristeza). Triste porque em um momento do jogo sabíamos que tínhamos condições de ganhar e conquistar o título. E alegria por ter feito história, ter chegado até aqui e jogado contra o Real Madrid. Tive uma convivência com eles no vestiário, já conhecia o Danilo, o Roberto Carlos estava lá também. Então foi uma felicidade muito grande que vou levar para o resto da minha vida.


FONTE:

“O que havia antes do Big Bang?”: 21 questões que só o comentarista Gilmar Mendes pode responder. Por Kiko Nogueira



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-havia-antes-do-big-bang-21-questoes-que-so-o-comentarista-gilmar-mendes-pode-responder-por-kiko-nogueira/


por : 

Farol da humanidade
Farol da humanidade



Na semana passada, magistrados federais divulgaram uma nota sobre Gilmar Mendes.
Gilmar, dizem eles, comete ‘reiterada violação às leis da magistratura e os deveres éticos impostos a todos os juízes do país’.
Ele “se vale da imprensa para tecer juízos depreciativos sobre decisões tomadas no âmbito da Operação Lava Jato e mesmo sobre decisões de colegas seus, também ministros do Supremo”.
Sugestão: “Nada impede que o ministro Gilmar Mendes, preferindo a função de comentarista à de magistrado, renuncie à toga e vá exercer livremente sua liberdade de expressão, como cidadão, em qualquer dos veículos da imprensa, comentando, aí já sem as restrições que o cargo de juiz necessariamente lhe impõe, o acerto ou desacerto de toda e qualquer decisão judicial.”
É injusto com GM. Ele já transcendeu os assuntos jurídicos. Gilmar é um pensador da estatura de um Sócrates ou um Caetano Veloso, preparado para pontificar sobre qualquer coisa.
Abaixo, uma lista de 21 questões, elaborada por nossa equipe de especialistas, que atormentam a humanidade e que Gilmar pode reponder.
  1. O que existia antes do Big Bang?
  2. Como é a eternidade?
  3. Como é o nada?
  4. Por que nós sonhamos?
  5. Os animais podem raciocinar?
  6. “Por trás de todo homem bem sucedido há uma mulher”. Verdade ou mito
  7. Existe um deus?
  8. Existe um inferno? E céu?
  9. Existe cura para a herpes?
  10. Por que nos esforçamos para viver quando sabemos que finalmente morreremos?
  11. Por que os animais se esforçam para viver também? Eles não compartilham os mesmos valores humanos.
  12. Existe cura para o câncer?
  13. Existe um gene gay?
  14. Há cerveja no inferno?
  15. Há cafeína no chá verde?
  16. Há cafeína no café descafeinado?
  17. Existe vida extraterrestre?
  18. No Céu tem pãozinho?
  19. Existe esperança para a humanidade?
  20. Já fabricaram bacon kosher?
  21. “O Rei Leão” foi baseado em uma história real?
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

COMO DECIFRAR O ‘DELENDA GLOBO’ DA CARTA DE DIRCEU A FERNANDO MORAIS



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-decifrar-o-delenda-globo-da-carta-de-dirceu-a-fernando-morais-por-paulo-nogueira/



Delenda tem origem romana e quer dizer ‘destrua’





Ainda vivo e sonhando
Ainda vivo e sonhando


Muitos leitores perguntam de onde vem a expressão ‘Delenda Globo’ que Zé Dirceu usou na carta que enviou da prisão para Fernando Morais.
Para simplificar, Dirceu afirmou, com a sutileza possível: “A Globo tem que ser destruída”.
Foi como que uma resposta — fina, quase erudita e bem humorada — a uma sentença que Fernando Morais tem repetido à exaustão: “A Globo é inimiga do Brasil e como tal deve ser tratada.”
Historicamente, é uma frase latina que sobreviveu ao tempo.
Sob o comando do general Aníbal, um dos maiores estrategistas da história, Cartago (hoje Tunísia) foi o maior pesadelo militar sofrido pelo império Romano.

Um inovador comparado pelos historiadores a Alexandre, o Grande, Aníbal usou táticas jamais vistas em sua luta contra Roma, como um exército de elefantes. Com suas tropas, Aníbal ocupou parte da Itália por vinte anos, no início do século 3 AC. Roma jamais enfrentara antes esse tipo de coisa.
Os inovadores elefantes de Aníbal
Os inovadores elefantes de Aníbal

A reação romana contra Aníbal foi fortemente estimulada pelo senador Catão, um colosso de Roma. Catão sempre terminava seus discursos com a frase: “Delenda Cartago“. Cartago tem que ser destruída. Este o significado.
E foi.
O ‘Delenda Globo’, de Dirceu, é muito mais uma brincadeira, um sonho remoto, do que qualquer outra coisa. O Brasil, hoje, como já foi notado, parece uma concessão da Globo.
Quanto teve poder, de resto, Dirceu pouco fez para delendar a Globo. Ou, pelo menos, para reduzir-lhe o poder.
O dinheiro público permaneceu jorrando para a Globo, na forma sobretudo de publicidade federal. 600 milhões de reais ao ano.
Segundo depoimento do senador Requião, Dirceu imaginava que o governo Lula garantiria a simpatia da Globo com as multimilionárias verbas publicitárias.
Foi talvez seu maior erro de cálculo. Na prática, o PT se tornou o primeiro partido no poder a pagar para apanhar da Globo. Em boa parte a Globo financiou seu jornalismo de guerra com recursos oriundos dos dois governos petistas.
O que verdadeiramente há de animador na carta de Dirceu é o tom positivo, de quem continua a combater o bom combate, a despeito de tudo. Ele exorta as lideranças da esquerda a saírem para as ruas na luta pelas diretas, e cobra de Fernando Morais, aos 70 anos, que cuide da saúde. “Vamos precisar de você pelos próximos vinte anos.”
A mensagem real de sua carta, afinal, é esta: “Delenda desesperança”.
A desesperança tem que ser destruída.
Ou suportaremos o que está aí por muito tempo.
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.



Cassação de Temer: Código Eleitoral abre caminho para eleição direta ainda em 2017



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/cassacao-de-temer-codigo-eleitoral-abre-caminho-para-eleicao-direta-ainda-em-2017





Jornal GGN - O senador Humberto Costa (PT) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para sanar uma dúvida: em caso de cassação do mandato de Michel Temer pela Justiça Eleitoral, em 2017, a eleição pode ser direta, conforme prevê a nova redação artigo 224 do Código Eleitoral?
Segundo informações do colunista de O Globo, Ilimar Franco, interlocutores do TSE admitiram que a questão é polêmica e que a Corte presidida por Gilmar Mendes deve se debruçar sobre a questão, para evitar "insegurança jurídica".
Até aqui, a mídia vem veiculado o entendimento de que a Constituição prevê nova eleição para preencher o cargo de presidente via Congresso, se o chefe do Executivo cair nos dois anos finais do mandato. Mas o Código Eleitoral, alterado em 2015, prevê eleição indireta apenas se Temer caísse faltando seis meses para terminar o mandato de presidente - conquistado às custas do impeachment de Dilma Rousseff.
Por Ilimar Franco
Em O Globo
Em meio à crise política vivida pelo governo Temer, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), protocolou, esta semana, uma consulta no TSE: quer que o tribunal responda se, em caso de vacância do cargo de presidente da República por cassação de chapa nos dois últimos anos de mandato, a eleição seria feita por via direta ou indireta. Em outras palavras, se o TSE cassar a chapa Dilma-Temer, o (a) novo (a) presidente será escolhido (a) pelos eleitores ou pelo Congresso?
Embora a leitura mais comum seja de que a eleição é indireta no caso de vacância do cargo nos últimos dois anos de mandato, o PT aposta na possibilidade de a escolha ocorrer pelas urnas. Isso porque, apesar de a Constituição prever que a eleição seja pelo Congresso nos últimos dois anos de mandato, a lei eleitoral, alterada em 2015, prevê que eleição indireta apenas no caso de vacância nos últimos seis meses de mandato.
Um integrante do TSE diz que a questão tem de ser tratada pelo tribunal para que não haja insegurança jurídica. Alega que o assunto é realmente polêmico porque a lei eleitoral foi atualizada, mas a Constituição não.
Na consulta, Humberto cita a contradição entre os dois artigos e diz que a resposta da Corte evitará um "desentendimento a respeito de como a norma deve ser interpretada e leve a uma instabilidade institucional desnecessária".
-- Em caso de vacância do cargo de Presidente da República por decisão que promova cassação de chapa eleitoral dentro do prazo dos dois últimos anos de mandato e antes dos últimos seis meses, a eleição é feita pela via direta ou indireta? A Lei nº 13.165, de 2015 aplica-se às eleições ocorridas em 2014, no que tange à matéria versada nesta consulta? -- questiona Humberto.
No Congresso, tramitam PECs que preveem a eleição direta no caso de cassação do presidente e vice-presidente. Com maioria política, o presidente Temer conseguiu barrar o avanço de uma delas, do deputado Miro Teixeira (Rede), esta semana, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O núcleo político do governo disparou telefonemas aos líderes pedindo empenho contra a PEC. Em ato contínuo, Humberto protocolou a consulta no TSE.
Com a demora de um eventual processo de impeachment e as incertezas de sua viabilidade política, o PT aposta na cassação da chapa Dilma-Temer como a saída mais possível para a derrubada do presidente. O partido quer aproveitar o desgaste de Temer para angariar mais apoio político contra ele.
As últimas semanas foram difíceis para o Planalto. Além das citações de Temer e do núcleo político do governo na Lava-Jato, houve mais crise na base. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, defendeu a antecipação das eleições. Setores do PSB aumentaram a pressão para a saída do partido da base, o que deu gás ao burburinho de debandada também de outras legendas.
Com Lula liderando no primeiro turno nas pesquisas de intenção de voto para 2018, o PT quer eleição o mais rápido possível. A consulta também interessa ao PSDB, que, bem-sucedido nas eleições municipais, vem avaliando qual o melhor caminho para voltar à Presidência da República.

Confira o que dizem a Constituição e o Código Eleitoral:
Constituição
“Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.
§ 1º Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei."

Código Eleitoral
“Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.

§ 1º Se o Tribunal Regional na área de sua competência, deixar de cumprir o disposto neste artigo, o Procurador Regional levará o fato ao conhecimento do Procurador Geral, que providenciará junto ao Tribunal Superior para que seja marcada imediatamente nova eleição.

§ 2º Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste capítulo o Ministério Público promoverá, imediatamente a punição dos culpados.

§ 3o A decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

§ 4o A eleição a que se refere o § 3o correrá a expensas da Justiça Eleitoral e será: (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

I - indireta, se a vacância do cargo ocorrer a menos de seis meses do final do mandato; (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)
II - direta, nos demais casos. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)”

Jornal aponta as duas missões da Lava Jato em 2017: prender Lula e abalar o governo Temer



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/jornal-aponta-as-duas-missoes-da-lava-jato-em-2017-prender-lula-e-abalar-o-governo-temer






Jornal GGN - Sem mencionar qualquer consequência das delações premiadas dos executivos da Odebrecht ao PSDB e seus satélites, a Folha de S. Paulo publicou um artigo neste domingo (18) apontando quais devem ser as duas grandes missões da Lava Jato em 2017. O cenário esperado pelo jornal é de resolução do caso triplex, com prisão de Lula em segunda instância após uma "eventual" condenação pelo juiz Sergio Moro. Além disso, o periódico quer ver a Procuradoria Geral da República abalar as estruturas do governo Michel Temer.
Da Folha
Não é exagero prever que a Lava Jato tem potencial para causar um estrago político sem precedentes em 2017, mesmo após um ano marcado por eventos imprevisíveis na investigação mais profunda que o país já viu.
As últimas semanas de 2016 sinalizam o que vem por aí. Enquanto este texto era escrito, dezenas de executivos da Odebrecht prestavam depoimento para corroborar o que informaram no acordo de delação premiada.
Ao todo, 77 funcionários do grupo contam em detalhes como funcionou um engenhoso esquema de corrupção com políticos do governo federal e do Congresso, governadores, e outros tantos nomes já implicados nas conversas preliminares.
Diante disso, um movimento curioso deve ocorrer no próximo ano: o protagonismo do juiz Sergio Moro e de procuradores que atuam em Curitiba tende a dividir as atenções com os capítulos da investigação em Brasília sobre políticos com foro no STF (Supremo Tribunal Federal).
Nas mãos de Moro, porém, segue a expectativa sobre o julgamento em 2017 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva em razão das relações com a empreiteira OAS. O petista ainda responde por outras duas ações penais.
Uma eventual condenação de Lula abre caminho para a confirmação de pena em segunda instância, hipótese que pode colocá-lo atrás das grades e, ao mesmo tempo, torná-lo inelegível, atrapalhando os planos do PT de tê-lo como candidato em 2018.
Voltamos a Brasília, onde a Procuradoria-Geral da República e o STF terão pela frente o desafio de esquadrinhar o envolvimento de ministros do governo de Michel Temer, senadores e deputados citados pela Odebrecht.
Alguns nomes, como Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR), por exemplo, já são conhecidos dos escaninhos da PGR. Segundo investigadores, são personagens com potencial para ganhar mais alguns inquéritos no currículo.
A expectativa é que o STF homologue a delação da Odebrecht até março. A partir daí, caberá à equipe do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, definir quais dos citados devem ser investigados.
Inevitavelmente, o avanço da operação deve causar impacto no governo de Michel Temer.
Bastou, por exemplo, a divulgação pela imprensa do teor de um dos depoimentos previstos para derrubar o assessor especial da Presidência, José Yunes. Ele foi acusado pelo ex-diretor da empreiteira Cláudio Melo Filho de receber recursos de caixa dois da campanha eleitoral de 2014.
Em menos de um mês, dois dos quatro assessores de confiança de Temer no Planalto caíram: Yunes e Geddel Vieira Lima, abatido pelo escândalo do prédio em Salvador.
Restam o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco, secretário do Programa de Parceria de Investimentos.
Ambos estão nas cordas depois de serem mencionados na delação de Melo Filho como operadores financeiros do PMDB no esquema de corrupção. Por ora, continuam no cargo, mas uma eventual queda deles enfraquece e isola Temer, que não consegue dar sinal de fôlego a uma economia em recessão.
Numa carta a Rodrigo Janot, o presidente pediu celeridade na Lava Jato e disse que vazamentos de delação afetam a economia do país —e, embora não diga, provocam abalos sísmicos no Planalto.
Com ou sem Padilha e Moreira ao seu lado em 2017, Temer sabe que precisa se preparar para sobreviver a um provável terremoto de grandes proporções na Esplanada.