sábado, 19 de novembro de 2016

Série A em 2017: Avaí bate o Londrina e garante a vaga na primeira divisão




BRASILEIRÃO SÉRIE B 2016

37ª RODADA


Leão da Ilha faz 1 a 0 no Tubarão, com gol de Diego Jardel, e se junta ao classificado Atlético-GO; Bahia, Vasco e Náutico disputam as duas últimas vagas na elite



Por
Londrina, PR



O Avaí está na primeira divisão do futebol brasileiro. Um ano após ser rebaixado, o Leão conquistou o acesso à Série A neste sábado, ao vencer o Londrina por 1 a 0, no estádio do Café - com gol de Diego Jardel. Com o triunfo, o Leão alcança os 65 pontos e não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado. O resultado tirou o sonho de promoção do Tubarão.


+ Veja o confronto da partida no estádio do Café
+ Confira a tabela completa da Série B

+ Confronto entre torcidas do Londrina e Avaí deixa quatro feridos no Paraná


O Avaí agora vai disputar a segunda colocação. A equipe ultrapassou o Vasco e subiu na tabela. No próximo sábado, em casa, fecha a Série B contra o Brasil de Pelotas. No mesmo dia, o Londrina visita o Bragantino e dá adeus à competição.

Além do Avaí, o Atlético-GO estava garantido na elite. Restam duas vagas, com três equipes na disputa. Bahia, Vasco e Náutico definem os outros integrantes da Série A no próximo sábado.

Avaí comemoração (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)
Avaí comemoração (Foto: 
Jamira Furlani/Avaí FC)


O jogo
O caráter de decisão elevou os ânimos dentro do campo. Desde os primeiros minutos, muita disputa pela bola e entradas mais duras. Em alguns momento, troca de empurrões, que o árbitro conseguiu conter. O Londrina, apoiado pela torcida, teve mais oportunidades, e Renan impediu o gol do Tubarão com três boas defesas. O Avaí chegou apenas uma vez e com muito perigo. Diego Jardel, de cabeça, acertou a trave, nos minutos finais da etapa inicial.

Na volta do intervalo, o Londrina começou a jogar mais no campo do Avaí, armado para o contra-ataque. A brecha apareceu aos quatro minutos, com boa arrancada de Capa, que deixou Diego Jardel livre para abrir o placar. Com a vantagem, o Leão se fechou ainda mais, e o Tubarão buscou o empate.

O time paranaense, que ficava fora da briga pela Série A, foi com tudo para cima do Leão. Bruno Batata e Safira tiveram as melhores oportunidades, mas não parecia ser o dia do Tubarão. O atacante, que entrou no lugar de Itamar, aliás, ganhou pelo menos três bolas pelo alto da defesa avaiana, mas faltou capricho ou equilíbrio para colocar o Londrina de volta no jogo. Rondinelly e Netinho tiveram as últimas chances, mas a pontaria ruim acabou com as chances do time da casa: fim de jogo com 1 a 0 e retorno do Leão à Série A.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2016/11/serie-em-2017-avai-bate-o-londrina-e-garante-vaga-na-primeira-divisao.html

Com time reserva, Atlético-GO derrota o Sampaio Corrêa fora de casa: 1 a 0




BRASILEIRÃO SÉRIE B 2016

37ª RODADA


Edson Júnior entra no segundo tempo e marca o gol da vitória do Dragão, que chega aos 73 pontos; campeão e lanterna da Série B jogarão em Goiânia na última rodada



Por
São Luís



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE  NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



No duelo do líder contra o lanterna da Série B, prevaleceu a força do Atlético-GO. Mesmo com time reserva, o Dragão bateu o Sampaio Corrêa por 1 a 0, fora de casa, e chegou aos 73 pontos no Campeonato Brasileiro. Campeão com antecedência, o time goiano se despedirá da Segundona e da torcida em 2016 no próximo sábado, contra o Bahia, no Estádio Olímpico. Já rebaixado com apenas 27 pontos, o Sampaio também fará sua última partida na temporada no Olímpico de Goiânia. Na próxima terça, o Tricolor visitará o Goiás, na abertura da última rodada.

Neste sábado, no estádio Castelão, em São Luís, as duas equipes fizeram partida fraca tecnicamente. Mas mesmo com equipe desentrosada, o Atlético-GO foi melhor e criou algumas chances já na etapa inicial com Marquinho e Thales. O Sampaio Corrêa parou no goleiro Marcos quando chegou ao ataque. No segundo tempo, o Dragão conseguiu balançar as redes com o garoto Edson Júnior, revelado pelo rival Goiás. Foi o suficiente para a conquista da 21ª vitória do time goiano no Brasileirão. 




Recheado de reservas querendo mostrar serviço para comissão técnica e diretoria, o Atlético-GO criou a primeira boa chance com Marquinho. Ele ficou com a sobra de bola dentro da área do Sampaio e chutou forte. A finalização, no entanto, saiu sem direção, rumo à lateral. O Tricolor arriscou com Guilherme Lucena, da intermediária, e depois em cabeçada de Thiago Santos. O árbitro marcou falta do atacante, mas o goleiro Marcos já havia feito boa defesa. O Dragão ainda chegou em jogada trabalhada aos 30 minutos em que Lucas Crispim carimbou a marcação e depois com o zagueiro Thales, que quase abriu o placar depois de escanteio.

Na etapa final, o Dragão foi melhor e ficou mais no ataque. O zagueiro Thales chegou a balançar as redes do Sampaio Corrêa, mas a arbitragem anulou o lance marcando falta. Aos 14 minutos, Lucas Crispim desviou cruzamento e obrigou o goleiro Rodrigo Ramos a fazer boa defesa. Aos 24, brilhou a estrela do técnico Marcelo Cabo. O atacante Edson Júnior, que tinha entrado em campo um pouco antes, chutou de primeira após boa troca de passes e abriu o placar para o campeão da Série B: Atlético-GO 1 a 0. 

Sampaio x Atlético-GO (Foto: Biaman Prado/O Estado)
Atlético-GO vence o Sampaio Corrêa fora de 
casa (Foto: Biaman Prado/O Estado)


FONTE:

Cavalo crê que acesso escapou por detalhe e revela cobranças para 2017




CRICIUMA


Técnico elogia equipe do Criciúma após vitória sobre o Vasco por 1 a 0, no Heriberto Hülse, e afirma que propósito é montar um bom time para a temporada seguinte



Por
Criciúma, SC




Embora o ano não tenha sido bom, a última imagem do torcedor de 2016 do Heriberto Hülse é de uma bela vitória sobre o Vasco, pelo placar de 1 a 0, na tarde deste sábado, pela 37ª rodada da Série do Campeonato Brasileiro. O Tigre soube segurar os cariocas e Roberto se destacou na frente. A equipe carvoeira poderia até ter vencido por dois gols de diferença, se não o pênalti desperdiçado no segundo tempo (veja os melhores momentos no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

+ Confira tudo sobre a vitória do Criciúma diante do Vasco

Mas foi uma boa ideia do time que o Criciúma pode ter no ano que bem. E o planejamento do clube para 2017 segue em andamento. O técnico Roberto Cavalo lamentou a temporada, disse que o acesso não era um sonho tão distante e contou que há cobranças definidas pra a próxima temporada.

- Achei que o time foi bem, que pode buscar algo maior. Existe uma cobrança maior pela diretoria para 2017. Esse ano digo ao torcedor, que quando se analisa o clube, chegou ao vice do turno, cedo garantiu a permanência, mesmo que vários jogadores tenham saído. Nós sofremos muito, queríamos a Série A. E ela não estava tão difícil. Por um detalhe ou outro, não conseguimos o acesso. Dentro de um planejamento, em um ano, não é fácil fazer, montar uma equipe. Não é uma desculpa, é um parecer de um projeto. Estamos no caminho certo e esse time mostrou que tem condições de brigar por algo maior no futuro. E com mais contratações para fazer a diferença - disse o treinador, em entrevista coletiva.

Com 53 pontos conquistados, o Tigre ocupa a décima posição da tabela de classificação. Na próxima sexta-feira, encerra sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro. Em Belém, encara o Paysandu a partir das 20h30.

Técnico Roberto Cavalo Criciúma (Foto: Caio Marcelo/www.criciuma.com.br)
Técnico Roberto Cavalo falou das pretensões 
do Criciúma para 2017 (Foto: Caio Marcelo
/www.criciuma.com.br)



Confira os demais trechos da entrevista coletiva:

TRÊS ZAGUEIROS
Tenho analisado o Campeonato da Série B, e poucos times jogam com três zagueiros. Pelo sistema que estávamos jogando, com dois zagueiros, dois voltantes, a gente estava ficando exposto. Comecei a ver e mudar. Não sou muito fã de jogar com três zagueiros. Às vezes, precisa ter uma marcação mais precisa. É analisar o sistema. Tem que ter jogador com mais velocidade. Gostei, e o importante foi o resultado.

RICARDINHO
Ele pode ajudar, mas ser lateral é difícil. Ele tem o perfil de volante. Ele é um grande exemplo. O time que coloquei em campo é analisando o futuro do Criciúma. Estamos conversando muito om o Roberto, com o Ricardinho. O próprio Nathan, que disse que quer ficar.

Gol, Criciúma x Vasco, Série B 2016 (Foto: Futura Press)Criciúma venceu o Vasco por 1 a 0 (Foto: Futura Press)


COMO BUSCAR O JOGO
Temos três zagueiros, mas às vezes com dificuldade do drible. Teve momento do jogo que o Vasco ficou lá atrás, e a gente com quatro jogadores tocando bola. E era a proposta. O primeiro tempo foi muito equilibrado, a gente teve posse de bola. O Douglas vem buscar, é porque ele tem a coragem do drible. Vejo que com detalhe, um pouco mais de trabalho, a   gente tem condições de sair dali de trás.

NATHAN
O Nathan contagia o companheiro do lado. Mas uma hora ele desgastou. E pediu que não dava até mais. E eu cobrei dele, para ir até o final. Aquela hora, tirar um zagueiro, o outro não entra no mesmo ritmo. O Nathan bateu no peito e foi até o final.

SÉRIE B EM 2017
Projeção é trabalhar dentro de algumas posições, que temos dificuldade. Não tínhamos lateral. Improvisamos o Ricardinho. A projeção de Série B no ano que vem, é que vai ser mais fortalecida. Vejo que a Série B desse ano, um pouquinho mais, o Criciúma teria chance de subir, pela camisa que tem. Mas temos que panejar melhor as contratações, para ser melhor.

DESFALQUES
Quatro desfalques considerados (contra o Paysandu). Mas temos reposições. O plantel hoje concentramos com 23. Muda um pouco a característica, o ritmo de jogo. Mas aqueles que trabalharam vão fazer o melhor lá em Belém, para ajudar o time.

DESPEDIDA DO MAJESTOSO
O importante dessa vitória foi o seguinte. A nossa torcida sofreu muito contra o Ceará em casa e sofreu muito em outras partidas. Então a gente não poderia decepcionar. Nosso time estava devendo uma atuação boa, para deixar o torcedor mais tranquilo para o ano que vem. O time do Criciúma é grande e tem que ter exigências. A torcida saiu cantando, batendo palma, aplaudindo.


Confira mais notícias do esporte de catarinense no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/criciuma/noticia/2016/11/cavalo-cre-que-acesso-escapou-por-detalhe-e-revela-cobrancas-para-2017.html

Jorginho pede apoio dos torcedores na última rodada: "Precisamos deles"





VASCO


Técnico cita necessidade de unir forças com a torcida vascaína para garantir acesso diante do Ceará, no próximo sábado, em São Januário




Por
Criciúma, SC



Depois da derrota por 1 a 0 para o Criciúma em Santa Catarina (veja os melhores momentos no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo), neste sábado, o Vasco viu sua situação ficar mais dramática na Série B. Mesmo assim, o clube carioca ainda depende só de suas forças para garantir o acesso à elite em 2017 - basta vencer o Ceará na última rodada. Jorginho, depois do revés, disse contar com o apoio da torcida para dar forças ao time no jogo decisivo, marcado para as 17h30 do próximo sábado, em São Januário.

- Embora eu saiba o quanto é difícil para o torcedor apoiar neste momento de dificuldade, nós precisamos deles. Precisamos estar juntos, unir essas forças. Foi assim contra o Bragantino, pessoal com a expectativa de uma semana tranquila, nós também. Infelizmente não vai ser assim, temos que estar mais concentrados para podermos chegar ao nosso objetivo - disse Jorginho.



Confira outros tópicos da entrevista coletiva:

O que faltou?
- O que faltou foi a posse de bola no campo de ataque. Não foi uma boa partida, mas tivemos muitas oportunidades de fazer gol, bola na trave, chances claras do Thalles em frente ao goleiro. Eles foram mais eficientes e fizeram o gol em uma situação que não poderia ocorrer em nenhum momento.

O que levou o Vasco a essa situação?
- Muito difícil avaliar agora, em um momento tenso, difícil. Sou o líder dessa equipe, um dos responsáveis. Mas qualquer coisa que eu falar agora, de cabeça quente, não é bom. Precisamos fazer com que o nosso torcedor se alegre no último jogo.

Jogo com possibilidade de ser no Maracanã?
- O presidente já havia sinalizado uma possibilidade como essa (de jogar no Maracanã). Sabemos o quanto vai ser importante a presença do nosso torcedor. É difícil pedir pro torcedor ir ao estádio nesse momento, mas eu não fugi da responsabilidade. Tenho compromisso de subir o Vasco. Sei que estamos em um momento difícil, e preciso que o torcedor venha apoiar.

O que fazer?
- O importante é ter a cabeça no lugar, refletir bastante o que foi feito e o que nós precisamos melhorar para o jogo com o Ceará. Poderíamos ter definido há muito tempo. A nossa realidade é essa e temos que mudar nossa situação. Somos profissionais e experientes.

Como está a cabeça dos jogadores?
- Agora está todo mundo abalado, mas a gente vai trabalhar bastante essa semana.

Riscos
- A gente sabia do risco que corríamos caso não vencêssemos aqui. A vitória do Náutico era quase certa. Muito pouco provável que o Náutico não ganhe o jogo contra o Oeste. Ainda dependemos só de nós. Uma vitória pura e simples.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2016/11/jorginho-pede-apoio-dos-torcedores-na-ultima-rodada-precismos-deles.html

Drama! Vasco perde para o Criciúma e depende da última rodada para subir




BRASILEIRÃO SÉRIE B 2016

37ª RODADA


Diguinho comete pênalti bobo que dá vitória à equipe catarinense, por 1 a 0.
Time de Jorginho precisa vencer o Ceará para não depender de outros resultados




Por
Criciúma, SC



Era o dia do acesso à Primeira Divisão. Toda a delegação cruz-maltina, contando com dirigentes do alto escalão, viajou a Santa Catarina para presenciar o momento esperado em toda a temporada. Se o Vasco vencesse o Criciúma, já estaria garantido na Série A de 2017. Não foi o que aconteceu.
Fazendo jus ao segundo semestre modorrento, a equipe de Jorginho não teve boa atuação no Heriberto Hülse e foi derrotada pelo adversário por 1 a 0.

Agora, o Vasco está na quarta colocação da tabela e precisa vencer o Ceará na 38ª e última rodada para não depender de outros resultados e subir à Série A. Para o Criciúma, nada muda: ocupa o nono lugar e não tem chances de classificação ou rebaixamento. A equipe catarinense enfrenta o Paysandu, no Curuzu, em Belém, sexta-feira (25), às 20h30 (de Brasília). O jogo do Cruz-Maltino acontecerá em São Januário, no Rio de Janeiro, sábado (26), às 17h30 (de Brasília).

No início do primeiro tempo, o Vasco parecia disposto a assustar o Criciúma. Nenê sofreu falta na entrada da área, e Andrezinho fez cobrança com efeito na trave. Logo depois, o meia novamente arriscou, para defesa de Luiz. Thalles teve as duas principais chances, mas perdeu ambas, com finalizações sem força.

No lado da equipe catarinense, Roberto fez boa jogada após saída errada do Cruz-Maltino, invadiu a área e chutou para fora, quase marcando o primeiro gol do jogo. Ianson também teve sua oportunidade, ao receber cruzamento e cabecear, obrigando Martín Silva a se esticar e defender no alto. Apesar desses lances de perigo, faltou emoção à primeira etapa e organização na parte criativa, principalmente na do Vasco.

Se faltava emoção, o começo do segundo tempo tratou de resolver isso. Aos sete minutos, Roberto tentou invadir a área pela esquerda, e Diguinho esticou a perna direto no corpo do adversário, provocando a queda. Pênalti bem marcado pelo árbitro e convertido com tranquilidade pelo próprio Roberto. Jorginho, que já havia substituído Bruno Gallo por Yago Pikachu, fez outra mudança: Éderson no lugar de Julio Cesar; Pikachu, que antes era para compor o meio, assumiu a lateral esquerda.

Na metade do tempo, o Vasco começou a apostar todas suas fichas indo para o ataque. Chegar ao gol, porém, não estava fácil. Nenê cobrou falta da entrada da área com chute venenoso, e Luiz fez grande defesa. Thalles também arriscou, forte, mas para fora. A tensão dos vascaínos era visível. Em cobrança de escanteio, Madson desviou, e Rodrigo mandou de cabeça no travessão, para desespero da equipe carioca.

No fim, Roberto saiu em contra-ataque, e Luan deu um carrinho por trás, dentro da área. Pênalti de novo. Novamente, o jogador do Criciúma cobrou, mas desta vez foi fraco, e Martín Silva defendeu. Fim de jogo, e a situação do do Vasco, que parecia estável, ficou dramática na tabela da Série B.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2016/11/drama-vasco-perde-para-o-criciuma-e-depende-da-ultima-rodada-para-subir.html

Djokovic engole Nishikori e pega Murray por taça e topo do ranking



TORNEIO DOS CAMPEÕES DA ATP


Sérvio não toma conhecimento do japonês, triunfa em pouco mais de uma hora por 6/1 e 6/1 e neste domingo terá pela frente o britânico que lhe roubou a liderança



Por
Londres




Novak Djokovic "engoliu" Kei Nishikori. Se no segundo semestre de 2016 o sérvio caiu de rendimento e deu munição aos críticos ao perder o posto de primeiro do ranking para Andy Murray, diante do japonês, neste sábado, pelas semifinais do ATP Finals, tratou de mostrar que pretende retomar seu reinado. Sem cometer falhas e batendo forte, Djoko precisou de pouco mais de uma hora para colocar abaixo todas as tentativas de Nishikori e vencer por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/1, avançando à decisão do torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Foi a décima vitória seguida do sérvio sobre o japonês. Só em 2016 foram seis triunfos, com apenas um set perdido para o japonês, quinto colocado no ranking mundial. Os dois haviam se encontrado no Masters 1000 do Canadá, Roma, Madrid e Miami, além do Austrália Open. A soma é de três vitórias em semifinais, duas em final e uma em quartas de final.

Novak Djokovic foi dominante diante de Kei Nishikori (Foto: Getty Images)
Novak Djokovic foi dominante diante de Kei 
Nishikori (Foto: Getty Images)


Agora, em duelo que vale o topo do ranking mundial, Djokovic terá pela frente o britânico Andy Murray, justamente o responsável pela sua saída do posto de número um do mundo há duas semanas, depois de avançar à final do Masters 1000 de Paris, onde acabou campeão. Será a primeira vez que o último jogo da temporada, que a decisão do Finals decide a liderança do mundo. O duelo será neste domingo, às 16h, de Brasília, com transmissão ao vivo do SporTV. Djokovic tem cinco títulos do ATP Finals, um em 2008, e os últimos quatro - 2012, 2013, 2014 e 2015.

- Começar abrindo 4 a 0 foi muito importante para mim. Isso me deu confiança para o meu jogo. Fui melhorando ao longo do torneio, partida a partida, e agora vamos para o jogo que o mundo todo quer ver, o jogo que vai definir o número um do mundo e eu espero uma grande final. Vamos tentar ser capazes de aproveitar a ocasião e a grande partida que vamos jogar. Isso não acontece muitas vezes na história do tênis, é a primeira vez, e é um privilégio estar aqui para isso - disse Djokovic após o duelo.


DJOKOVIC DOMINANTE

Kei Nishikori não conseguiu acertar praticamente nada (Foto: Getty Images)Kei Nishikori não conseguiu acertar praticamente nada (Foto: Getty Images)


Novak Djokovic entrou decidido a resolver logo a parada do primeiro set. O sérvio dominou praticamente todos os pontos e não deu chances para o japonês. O ex-número 1 do mundo sacou para fazer 1 a 0 e depois, com duas quebras, colocou 4 a 0, desnorteando o rival que não sabe o que é vencer Djoko desde 2014. Mais relaxado, Novak deu bobeira e perdeu o saque no game seguinte, mas tratou logo de devolver e fez 5 a 1, sacando em seguida para fechar o primeiro set em 6/1 em 30 minutos de jogo.

Antes de Djokovic começar a atropelar Kei, um torcedor tentou invadir a quadra, mas logo foi contido pelos seguranças em Londres. Ele foi levado da arena escoltado, fez caretas para as câmeras e um "V" de vitória. O invasor não teve sua identidade revelada até o fim do confronto.

O segundo set não mudou de panorama. Djoko voltou e logo quebrou o saque de Nishikori, antes mesmo do rival esboçar reação. Em seguida, sacou e fez 2 a 0. "Congelado" contra o sérvio, Kei era presa fácil e se entregou de vez ao ter o saque quebrado de novo. Na sequência, exibindo um repertório impressionante e demonstrando-se motivado, Djoko fez 4 a 0. O japonês ainda ganhou mais um game, mas teve outra quebra contra ele e foi derrotado facilmente por 6/1.

Torcedor foi preso ao tentar invadir a quadra do jogo entre Djokovic e Nishikori (Foto: Getty Images)
Torcedor foi preso ao tentar invadir a quadra 
do jogo entre Djokovic e Nishikori 
(Foto: Getty Images)



FONTE:

Dominados, Soares e Murray caem para Klaasen e Ram na semi do Finals




TORNEIO DOS CAMPEÕES DA ATP



Líderes do ranking mundial, brasileiro e britânico não são páreo para sul-africano e americano e perdem a chance de conquistar o título pela primeira vez na carreira



Por
Londres



O sonho de conquistar o ATP Finals pela primeira vez ficou novamente pelo caminho. Semifinalista em 2013, o brasileiro Bruno Soares foi derrotado ao lado de Jamie Murray por Raven Klaasen e Rajeev Ram, por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4, e de novo caiu nas semifinais do torneio que reúne as melhores duplas da temporada. Dupla número um do mundo, Soares/Murray terminará 2016 no primeiro posto mesmo com o revés, mas perdeu a chance de coroar a escalada com o título inédito.

Jogando juntos pelo primeiro ano, Soares e Murray conseguiram feitos impressionantes. Foram campeões de dois Grands Slams, levando para casa o Aberto da Austrália e o US Open. Além disso, também venceram o ATP 250 de Sydney. Ao todo, foram 17 vitórias e apenas duas derrotas em Grands Slams em 2016. O primeiro lugar no ranking mundial veio durante o ATP Finals, contando com a derrota de Herbert e Mahut na primeira fase.

Bruno ainda tinha a chance de terminar o ano como o primeiro colocado do ranking individual de duplas. Para isso, precisava do título do ATP Finals. Com a derrota nas semifinais, ele segue em terceiro. Na outra semifinal, Kontinen e Peers venceram os irmãos Bryan por 2 sets a 0, parciais de 7/6(2) e 6/4 e avançaram para a decisão mantendo o excelente momento na reta final da temporada.]

Bruno Soares e Jamie Murray, tênis, ATP Finals (Foto: Getty Images)Murray e Soares não conseguiram se encontrar (Foto: Getty Images)



O jogo
Bruno e Murray não se encontraram no primeiro set. Apesar de um começo animador, logo foram dominados por Ram e Klaasen, que tomaram conta e abriram 4 a 1 com facilidade. Depois, quebraram de novo a dupla número 1 do mundo e com menos de 20 minutos de duelo sacavam com 5 a 1 para fechar o primeiro set. Sem surpresa e com dois set points, Ram e Klaasen saíram na frente com 6/1 e deram um passo importante no confronto.

O brasileiro e o britânico começaram o segundo set sendo quebrados e Klaasen/Ram chegou a abrir 3 a 1. A dupla número 1 do mundo, porém, se reencontrou no jogo, sacou para diminuir e depois conseguiu a quebra, empatando o jogo em 3 a 3. Bruno vibrou muito com o ponto e chamou a torcida. A melhora, contudo, não evitou que na sequência eles fossem novamente quebrados, ficando atrás em 4 a 3. Inteiros na partida, o sul-africano e o americano abriram 5 a 3 e mesmo com o Soares e Murray salvando outra quebra, venceram por 6/4, avançando à decisão.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2016/11/dominados-soaresmurray-cai-para-klaasenram-nas-semifinais-do-finals.html

De virada, Murray supera Raonic e vai à decisão do ATP Finals pela 1ª vez




TORNEIO DOS CAMPEÕES DA ATP


Líder do ranking, britânico sofre, mas vence canadense e pode encarar Djokovic em confronto direto pelo posto de número 1 do mundo




Por
Londres, Inglaterra



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE  NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



Andy Murray sofreu, se irritou, gritou muito, mas conseguiu arrancar uma virada diante de Milos Raonic na semifinal do ATP Finals, neste sábado - parciais de 5/7, 7/6 (5) e 7/6 (9). Empurrado pela torcida em Londres, o número 1 do mundo superou o duelo de quase quatro horas contra o canadense, quarto do ranking. Com o triunfo, o britânico se classificou pela primeira vez para a decisão do torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

- Foi inacreditavelmente difícil! Eu tive que lutar muito, muito mesmo. Ter o saque quebrado sacando para a vitória duas vezes foi frustrante. Foi uma das partidas mais duras que eu já joguei em quadras cobertas - afirmou o número 1 do mundo.

Na final, Murray pode ter um confronto direto com Novak Djokovic pelo posto de número 1 do mundo. Atual tetracampeão do ATP Finals, o sérvio ainda precisa vencer o japonês Kei Nishikori na outra semifinal deste sábado. O SporTV 3 transmite a partida ao vivo às 18h (de Brasília).

- Estou cansado. Joguei muito tênis nos últimos meses. Amanhã vai ser complicado, mas vou dar o meu melhor - completou Murray.

Andy Murray no ATP Finals (Foto: Getty Images)Andy Murray comemora vitória sofrida na semifinal do ATP Finals (Foto: Getty Images)


O jogo
Desde os primeiros games, o duelo foi muito equilibrado. O canadense foi o primeiro a ter a chance de quebra no quinto game, mas o número 1 do mundo manteve seu serviço. A situação voltou a se repetir em um nono game de 12 minutos. De tanto tentar, o quarto colocado do ranking conseguiu a quebra no 11º game e sacou para o set na sequência. O britânico ainda salvou dois set points, mas Raonic fechou a parcial com um ponto de saque: 7/5.

Murray teve sua primeira chance de quebra logo no segundo game da segunda parcial. Só que foi Raonic que conseguiu a primeira quebra, para abrir 2 a 1. O número 1 do mundo deu o troco no game seguinte. Os dois cumpriram seus serviços e levaram o set para o tie-break. Empurrado pela torcida, o britânico começou melhor no game de desempate, mas o canadense não jogou a toalha e chegou a empatar em 5 a 5. Na reta final, porém, Murray colocou de lado a irritação e arrancou a vitória por 7/6 (5).

O equilíbrio se manteve no terceiro set. Os dois cumpriram seus serviços até o nono game. Foi quando Murray deslanchou e conseguiu a quebra vencendo todos os pontos do game. O britânico iria sacar para a vitória, mas Raonic não desistiu e devolveu a quebra logo na sequência (5/5). O roteiro de quebras se repetiu nos dois games seguintes, e mais uma vez a parcial foi para o tie-break. Murray teve três match points no equilibrado game decisivo e salvou um de Raonic antes de fechar o set em 7/6 (9) e o jogo em 2 a 1.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2016/11/de-virada-murray-supera-raonic-e-vai-decisao-do-atp-finals-pela-1-vez.html

Elize/Rebecca e Juliana/Taiana fazem a decisão do Open de Curitiba




CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA


Duplas vencem Larissa/Talita e Ágatha/Carol Solberg e se enfrentam por título da etapa do Circuito Brasileiro neste domingo, a partir das 8h30, ao vivo no SporTV 2



Por
Curitiba



Juliana ataca para vencer a defesa de Ágatha e Carol Solberg (Foto: Matheus Vidal/CBV)Juliana ataca para vencer a defesa de Ágatha e Carol Solberg (Foto: Matheus Vidal/CBV)


Elize Maia e Rebecca estão em mais uma final do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. E terão pela frente a experiente dupla formada por Juliana/Taiana. Neste sábado, na Arena do Parque Birigui, em Curitiba, as duas formações bateram Larissa/Talita e Ágatha/Carol Solberg e se enfrentam neste domingo, a partir das 8h30, com transmissão do SporTV 2.

Será a terceira final de seguida de Elize e Rebecca, que bateram Larissa e Talita por 2 sets a 1, parciais de 14/21, 21/19 e 15/10. Já Juliana e Taiana vão à decisão pela primeira vez no ano depois do triunfo por 2 sets a 1, 17/21, 21/17, 15/5.

- Essa é a terceira final que conquistamos. Nas outras duas nos enfrentamos elas, mas não conseguimos vencer. Dessa vez viemos bastante concentradas, com bastante informação e jogamos melhor. Apesar do primeiro set não ter sido bom, o nosso time manteve a concentração e acreditamos a todo o momento que conseguiríamos virar o jogo e sair vitoriosas. Estou muito feliz - disse Elize Maia.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.  O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017, com cidades a definir. Além de Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG) e, agora, Curitiba (PR), a próxima parada acontece em São José (SC).

Elize Maia e Rebecca comemoram vitória sobre Larissa e Talita (Foto: Matheus Vidal/CBV)
Elize Maia e Rebecca comemoram vitória sobre 
Larissa e Talita (Foto: Matheus Vidal/CBV)



FONTE:

Paredão funciona, e Praia Clube vence Pinheiros p




SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI



Time mineiro aproveita erros das paulistanas e rede com Walewska e Fabiana para fazer 3 a 0 em Uberlândia e chegar à quarta vitória seguida na competição




Por
Uberlândia, MG



Tranquilidade, paciência e porta fechada. Assim foi vitória do Praia Clube sobre o Pinheiros, na tarde deste sábado, em Uberlândia, na quarta rodada da Superliga Feminina. Em 1h25 de partida, a equipe mineira não tomou conhecimento do Pinheiros e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/16 e 25/18. Com recepção na mão e bloqueios eficientes, o Praia Clube freou o embalo do time paulista e chegou à quarta vitória em quatros jogos na competição.

Na próxima rodada, as duas equipes entram em quadra na terça-feira. O Pinheiros recebe o Rio de Janeiro, às 19h30, no ginásio Henrique Villaboin. Mais tarde, às 21h30, o Praia Clube visita o Sesi-SP, em Santo André, com transmissão do SporTV.

Praia Clube x Pinheiros Superliga Feminina de Vôlei Uberlândia Arena Praia (Foto: Lucas Papel)
Praia Clube vence Pinheiros em Uberlândia 
(Foto: Lucas Papel)


O jogo
Bem na recepção e com Carla no lugar de Daymi Ramirez, o Praia Clube não teve dificuldades no primeiro set. O Pinheiros até tentava encostar, mudando algumas peças e diminuindo o ritmo de jogo. À frente no placar desde o começo, o time mineiro abriu sete pontos: 13 a 7. Errando mais, o Pinheiros encostou no final, mas foi pouco: 25 a 20 Praia.

Diferente do primeiro set, o Praia fechou a porta do Pinheiros na segunda parcial. Com bloqueios importantes de Walewska e Fabiana, o time da casa conseguiu a liderança de oito pontos em 13 a 5. Controlando o marcador, o Praia trocou pontos e nem mesmo os ataques de Bárbara e Milka colocaram o time de volta no set. No ataque de Carla, explorando o bloqueio, a equipe mineira fechou o segundo set em 25 a 16.

Determinado a fechar a partida, o Praia abriu logo 4 a 0. Com Alix no saque, a diferença aumentou para seis pontos: 11 a 5. O Pinheiros tentou novamente entrar na partida, diminuiu para três pontos a diferença, mas errava muitos saques. Com oito pontos à frente, em 20 a 12, o time da casa conduziu o marcador e fechou o set em 25 a 18, com ataque de Fabiana no meio da rede, e o jogo em 3 sets a 0.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/volei/noticia/2016/11/paredao-funciona-e-praia-clube-vence-pinheiros-pela-superliga-em-minas.html

Fora de casa, Montes Claros Vôlei vence São Bernardo pela Superliga




SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI


Por 3 sets a 0, equipe do Norte de Minas não tom

ou conhecimento do adversário; São Bernardo ainda não venceu nesta liga



Por
Montes Claros, MG



Fora de casa, Montes Claros Vôlei vence São Bernardo pela Superliga (Foto: São Bernardo Vôlei / Divulgação)
Fora de casa, Montes Claros Vôlei vence São 
Bernardo pela Superliga (Foto: São 
Bernardo Vôlei / Divulgação)


O Montes Claros Vôlei chegou a sua terceira vitória na Superliga neste sábado, 19, derrotando o São Bernardo, por 3 sets a 0 (parciais de 22x25; 21x25 e 19x25). A equipe do Norte de Minas jogou bem e não sentiu pressão na partida, mesmo jogando fora de casa.

Iniciaram o jogo Luan Webber, Murilo, Alê, Bob, Salsa, Robinho e Gian. Com a vitória, a equipe volta a somar pontos, chegando a nove na classificação.  No dia 23 de novembro o time volta à quadra, agora no caldeirão do Ginásio Tancredo Neves, quando enfrenta o SESI (SP), às 18h. A partida terá transmissão ao vivo, pelo Sportv.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/especial-superliga-masculina/noticia/2016/11/fora-de-casa-montes-claros-volei-vence-sao-bernardo-pela-superliga.html

Rio de Janeiro bate o São Caetano em casa e segue invicto na Superliga




SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI



Equipe do técnico Bernardinho vence com facilidade por 3 sets a 0, parciais de
25/21, 25/14 e 25/23 e chega ao quarto triunfo na competição nacional feminina



Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE  NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



O Rio de Janeiro segue imbatível na Superliga Feminina de vôlei. Nesta sexta-feira, a equipe do técnico Bernardinho jogou dentro de casa, no Ginásio do Tijuca, e bateu o São Caetano por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/14 e 25/23, triunfando mais uma vez na competição nacional. A vitória foi a quarta das cariocas, invictas e na liderança da competição ao lado de Osasco. Já o time paulista segue sem vencer no torneio, entre os últimos colocados.

A ponteira holandesa Anne Buijs foi eleita a melhor do jogo e ficou com o Troféu VivaVôlei dado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Na quinta rodada, na terça-feira, dia 22, o Rio de Janeiro vai até Pinheiros encarar o time da casa às 19h30, no Ginásio Henrique Villaboin. Já o São Caetano joga no mesmo dia diante do Valinhos, às 19h30, mas desta vez dentro de casa, no Ginásio Lauro Gomes.

Rio de Janeiro x São Caetano, Superliga feminina de vôlei (Foto: Divulgação/CBV)
Cariocas venceram a quarta partida na Superliga 
feminina de vôlei (Foto: Divulgação/CBV)


FONTE:

O Xadrez da guerra mundial entre os poderes



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-da-guerra-mundial-entre-os-poderes







O Rio de Janeiro é o Brasil amanha, com a combinação de três ingredientes explosivos.


O cenário principal

Este será o cenário social e político daqui para a frente, que servirá de pano de fundo para várias disputas políticas.
·      A crise fiscal, obrigando o governo a impor sacrifícios.
·      Os sacrifícios recaindo sobre os mais fracos e poupando os grandes marajás dos setores político, público e Jurídico.
·      Denúncias que continuarão a fluir da Lava Jato.
·      Uma política econômica que, para desconstruir a Constituição de 1988, não vacilará em aprofundar a crise, através dos instrumentos fiscais e monetários.
Cria-se uma situação de absoluta instabilidade, da qual agentes oportunistas tentarão se valer de uma forma ou outra. O que está acontecendo no Rio de hoje – revoltas populares contra os cortes fiscais, políticos presos, para acentuar mais ainda a demonização da política, é um retrato do processo que entrará em marcha por todo país.

Os campos de disputa

As disputas estão ocorrendo nos seguintes ambientes...
1.     Opinião publicada.
2.     Congresso.
3.     Justiça
4.     Ministério Público Federal.
5.     Polícia Federal.
6.     Ruas.
... tendo como personagens centrais:
1.     A Rede Globo, seguida pelas empresas jornalísticas menores.
2.     O PSDB.
3.     A camarilha de Temer, tendo como liderança mais expressiva o senador Romero Jucá.
4.     Senador Renan Calheiros, principal liderança política no Senado.
5.     A presidente do STF/CNJ Carmen Lúcia, subordinada ao Ministro Gilmar Mendes.
6.     O Procurador Geral da República Rodrigo Janot.
7.     O PT e as oposições em geral.
Em qualquer hipótese, a falta de qualquer projeto da parte dos vencedores em breve os obrigará a ampliar a quebra dos direitos constitucionais.


Jogada 1 – o PSDB avançando no Judiciário

Há a uma aliança clara envolvendo o PSDB-Globo-STF-PGR. E um conjunto de circunstâncias que irá definir se, nos próximos meses, avançará o golpe no golpe.
Vamos por partes.
Hoje em dia, o PSDB praticamente tem o controle do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), através da Ministra Carmen Lúcia (sob a liderança de Gilmar Mendes) e da Lava Jato e da PGR (Procuradoria Geral da República), através de Rodrigo Janot. E domina também a Polícia Federal.

Carmen e o STF

No STF, a presidente Carmen Lúcia não disfarça mais seu alinhamento político: está totalmente subordinada ao Ministro Gilmar Mendes e alinhada com a articulação do PSDB-mídia.
Hoje em dia, a maior vergonha no Supremo são os pedidos de vista, que paralisaram 216 processos (http://migre.me/vwsvT). Especialmente os pedidos de vista reiterados de Gilmar Mendes atentam contra o decoro da casa.
Na quarta-feira, quando o Ministro Ricardo Lewandowski acertadamente protestou contra a manobra de Gilmar Mendes – que pediu vista de um processo após ter votado e se dado conta de que perderia a votação – Carmen Lúcia conseguiu superar a devoção de Dias Toffoli, ao dar razão a Gilmar.
No CNJ, compôs um conselho que está blindando os aliados. Na primeira sessão, houve um acordão, envolvendo o corregedor do órgão, Ministro João Otávio de Noronha – estreitamente ligado a Aécio Neves, assim como Carmen -, que livrou de um Processo Administrativo Disciplinar Luiz Zveiter – polêmico desembargador carioca, ligadíssimo à Globo, presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Segundo nota do CNJ de 6 de dezembro de 2011 (http://migre.me/vwnZX), “na época, presidente do Tribunal de Justiça do Rio – teria fornecido informações, favorecendo assim a incorporadora (Cyrella), quando da análise do caso pela corte fluminense. Em seu voto, a ministra Eliana Calmon destacou os vínculos entre a Cyrela e Zveiter. O escritório de advocacia da família do magistrado, por exemplo, é patrocinadora de várias causas da empresa”.
Segundo o voto do relator Fabiano Silveira (http://migre.me/vwo4O), “o requerido não possuía elementos suficientes para identificar eventuais interesses patrocinados pelo escritório de advocacia de seus familiares, pois tais dados não constavam do cabeçalho do processo”. Simples assim. Bastou para a maioria acompanha-lo.
Obviamente por coincidência, dias após Zveiter se livrar do CNJ, uma operação de guerra prendeu o ex-governador Anthony Garotinho – o político que mais enfrentou a Globo – por conta de inquéritos que caminharam no TRE do Rio, presidido por Zveiter. E a Globo exerceu a crueldade com toda a força, expondo um Garotinho coberto apenas com um lençol, sendo transportado pela polícia de um hospital para outro. Afinal, inimigo não é gente.
Na última sessão do CNJ (http://migre.me/vwoMt), Carmen Lúcia anunciou a composição do conselho consultivo do DPJ (Departamento de Pesquisas Judiciárias), com dois militantes políticos claramente vinculados ao PSDB, o ator Milton Gonçalves, que participou da campanha de Aécio Neves (http://migre.me/vwoKI) e a jornalista Mirian Leitão. Tanto no DPF como no próprio CNJ, Carmen tem matado qualquer veleidade de diversidade de pensamento, partidarizando ambas as instituições de uma forma inédita e aprofundando a ditadura da maioria.
Para todas suas reuniões, com presidentes de tribunais e autoridades de outras esferas, Carmen se faz acompanhar por Gilmar e por Yves Gandra Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, e membro ativo da Opus Dei.

Na Procuradoria Geral da República

Na entrevista em que mencionou que a Lava Jato “envergou a vara da corrupção sistêmica do país”, após garantir que “pau que bate em Chico bate também em Francisco”, Janot respondeu aos questionamentos sobre o fato de não haver nenhuma denúncia no Supremo contra o PSDB. A resposta foi que “as operações são complexas”, por isso demoram.
É o  PGR quem define a fila e é evidente que seus aliados esperarão a perder de vista.
Tivesse um mínimo de isonomia, a esta altura pelo menos UM cacique do PSDB teria sido alvo de condução coercitiva.

Jogada 2 – a disputa Congresso x Lava Jato

Com o PSDB tendo fortes aliados no sistema jurisdicional, fica aguardando o desfecho das disputas entre o MPF e a Lava Jato contra o Senado, cuja resistência vem sendo liderada pelo presidente Renan Calheiros.
Não se tenha dúvida de que a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, foi a resposta da Lava Jato à resistência imposta pelo Congresso às tais Dez Medidas, assim como as ameaças de levantar os salários do Judiciário acima do teto constitucional.
Não que Cabral não merecesse. As festas de que participou em Paris são um clássico desses tempos de dissipação.
Mas a escolha do momento, o show completo, com policiais armados, cobertura integral da Globo, em um momento em que a Assembleia Legislativa planeja jogar a conta sobre os mais fracos, e o Senado endurece com o Judiciário, abre a garrafa completamente e deixa escapar o gênio da rebelião popular.
Daqui até a votação das Dez Medidas, o MPF vai manobrar politicamente a Lava Jato, como tem feito até agora. Ontem, o PGR Rodrigo Janot criou um imenso grupo de trabalho destinado a pressionar politicamente o Congresso. Perdeu-se totalmente o pudor e os limites de atuação dos poderes.
E o juiz Sérgio Moro tratou de politizar a prisão de Sérgio Cabral Filho, atribuindo à corrupção os problemas enfrentados hoje em dia pelo Rio de Janeiro.
Montaram em um barril de pólvora, com a criminalização final da classe política.

Jogada 3 – a mídia, de Napoleão a Temer

No Alvorada, a mídia produz a última entrevista da Ilha Fiscal, cujo retrato definitivo foi o vídeo-selfie de um jornalista embasbacado por se ver no centro do poder e saber que Michel Temer é personagem de carne e osso, e não um anti-herói da família Marvel. E toca a apertar o braço de Temer, fazendo a colunista, frequentadora dos insondáveis encontros no solar do jornalista Jorge Bastos Moreno, exibir um sorriso malicioso para sugerir os dotes de conquistador de Temer - que certamente não foram exercitados com o anfitrião, apesar da sua paixão pública pelo presidente conquistador.
Seguramente, um dos momentos mais degradantes da história da imprensa brasileira
Na Tribuna da Bahia, antes desse episódio, Victor Hugo Soares sintetizou magistralmente o quadro atual da mídia no artigo “De Napoleão a Trump: a grande (e pequena) imprensa em xeque”( http://migre.me/vw8MR).
“Na grande (e pequena) mídia – nos Estados Unidos, na Europa e pelas bandas de cá do Atlântico Sul – parece se caracterizar um quadro semelhante ao de uma história clássica, deliciosa, mas implacável na crítica da imprensa europeia. Conto neste espaço, outra vez, antes do ponto final, para os de memória mais curta.
Quando Napoleão fugiu da ilha de Elba e desembarcou no Golfo Juan, o jornal mais importante da França escreveu em sua manchete principal:
“O bandido corso tenta voltar à França”.
Quando o bandido corso alcançou o meio do caminho para Paris, o mesmo periódico escrevia:
“O general Bonaparte continua a sua marcha rumo a Paris”.
Quando o general Bonaparte se encontrava a um dia de Paris, o jornal dizia:
“Napoleão segue a sua marcha triunfal”.
Quando Napoleão entrou na capital de seu império perdido, o periódico arrematou o processo de sua informação com esta manchete:
“Sua Majestade o Imperador entrou em Paris, sendo entusiasticamente recebido pelo povo”.
Não se sabe se alguém perguntou a Napoleão como ele conheceu Josefina. Mas como o artigo foi republicado no Blog do Noblat, dias antes da entrevista no Alvorada, ganhou um cunho premonitório.
Não é apenas a perda da noção de ridículo que caracteriza esses tempos bicudos, mas um esfacelamento total da República.
No caso da midia com Temer se trata de amor por interesse.
Do lado da Globo, há o exercício desmedido do poder, uma imprudência de quem não consegue enxergar o futuro – do mesmo modo que Rodrigo Janot, criando ameaças para o MPF que atravessarão gerações. Mas o que fazer? São meramente homens de seu tempo, pequenos poderosos, sem um pingo de perspectiva da história.
Do lado dos demais veículos, uma situação econômica que os levou a uma rendição humilhante ao lado mais corrupto da política. Tornaram-se os soldados do MInistro Eliseu Padilha.
Da mídia, não se espere nenhuma luz, nesse oceano de informações em curto-circuito que caracteriza o atual estágio da política e das instituições brasileiras.
E no mercado – que tem na mídia seu principal porta-voz – há uma insensibilidade geral. Estão lançando o país em uma crise econômica e política sem precedentes, da qual pode sair de tudo: até um governo autocrático que, mais à frente, imponha restrições severas a esse mercadismo de meia pataca.

Jogada 4 – os vencedores sem projeto

Praticaram um golpe de Estado sem a menor noção sobre as consequências futuras. Através da mídia, criaram um mundo imaginário, uma orquestração, cujo único ponto de convergência era a derrubada do governo e a eliminação do inimigo comum, o PT, e o único ponto de mobilização o exercício continuado do ódio. E, tal como vendedores de xaropes do Velho Oeste, venderam ilusões de que a queda de Dilma produziria crescimento, prosperidade, o fim do mal-estar geral.
Esse quadro se desenrola em um país institucional e politicamente desmontado, e com uma política fiscal-monetária que ampliará o desconforto geral.
Na malta que confunde a bandeira do Japão com a bandeira do Brasil comunista, há pequenos empresários destruídos pela crise, desempregados, funcionários públicos sem receber, alguns expondo justa indignação, e a massa de manobra de sempre, estimulando a radicalização, todos eles querendo um bode expiatório. E o bode que está sendo apresentado é o da democracia.
E agora?
Consumado o golpe, com o inimigo saindo de cena, há uma anarquia institucional inédita, uma subversão ampla, com disputas entre poderes.
Trata-se de um caso clássico de marcha da insensatez na qual o país se meteu.
Nos próximos meses, aumentará o mal-estar com a crise e com a falta de perspectivas de recuperação da economia. As brigas intestinas entre Legislativo e Judiciário comprometerão a ambas. A vergonhosa blindagem do MPF aos seus aliados tucanos ajudará a erodir a ideia de pureza da Lava Jato.
Bato três vezes na madeira, mas temo que os chamamentos às Forças Armadas não se restringirão a malucos querendo proibir a bandeira do Japão.
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA