quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Guto Ferreira revela explosão com gol salvador e premonição com Hernane




BAHIA



Técnico do Bahia revela que falou com o Brocador antes do jogo que ele encerraria o jejum de sete jogos sem balançar as redes. Bahia venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0




Por
Salvador



Aos 47 minutos do segundo tempo, com o jogo empatado em 0 a 0, Hernane recebe passe de Tiago, para na frente do goleiro e tem a tranquilidade para colocar a bola para dentro das redes. O gol do Brocador, que encerrou um jejum que já durava sete partidas, deu ao Bahia o triunfo por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, resultado que colocou a equipe na vice-liderança da Série B.

Bahia x Sampaio Corrêa na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)O Bahia bateu o Sampaio Corrêa por 1 a 0 na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)


No campo, os jogadores saíram desesperados para comemorar com a torcida, puxados justamente pelo Brocador. Fora das quatro linhas, ali na área técnica, outra explosão de felicidade: Guto Ferreira correu enlouquecido e foi parar na frente do banco de reservas dos visitantes. Ele revelou a euforia em entrevista coletiva concedida logo após o triunfo.

- Explodiu. Fui parar na frente do banco dos caras, mas não foi para falar com ninguém deles. Explosão foi tanta que não medi onde estava. Você vê a coisa acontecer. Você tem o seu lado religioso. Por tudo que estamos fazendo, trabalhando... Claro que todos estão trabalhando. O que eu mais falo é que Deus não pode ajudar só você. Você tem que acreditar e fazer. E o Bahia nunca deixou de acreditar. Se joga bem ou mal, não interessa. Ela nunca deixou de acreditar, de guerrear. Graças a Deus isso aconteceu. E dentro do tempo que valia. Ponto de suma importância. Daqui para frente, não precisa ser vitória de 3 a 0. Pode ser três vitórias de 1 a 0. Desculpa, três triunfos de 1 a 0. É sofrido, é teste para cardíaco, mas são esses resultados que vão nos conduzir ao nosso objetivo – falou o treinador tricolor.

O gol de Hernane foi a concretização de uma premonição que o treinador teve antes da partida. Guto chegou a comentar com o atacante que a seca de gols terminaria na partida desta terça-feira.
- Imagina só na cabeça dele o que ele tirou. Que pressão que não passou por ele. Tanto que teve outras oportunidades, e ele quase marcou. Ele pode dizer: “Ah, mas não vai entrar minha bola? Entra a de todo mundo e a minha não entra?”. Antes de começar o jogo, eu chamei ele: “Vou te falar, tem uma coisa dentro de mim que você vai marcar”. Ele disse: “É a quarta pessoa que me diz isso. Todos na condição que você está falando. Nunca me falaram nada e hoje estão me falando”. Foi muito importante por ser ele – diz.

O Bahia chegou aos 59 pontos e supera Vasco e Avaí, que têm a mesma pontuação, no saldo de gols. O Náutico, 50 colocado, tem dois pontos a menos. A próxima partida do Tricolor está marcada para sábado, contra o Luverdense, em Lucas do Rio Verde.


Confira outros trechos da coletiva de Guto Ferreira:


QNÁLISE DO JOGO
- Muita entrega, determinação. Ansiedade na frente do gol. O time criou várias oportunidades no primeiro tempo, faltou tranquilidade. Quando o Sampaio melhorou, foram os momentos em que a gente, por não conseguir encaixar, foi ficando ansioso, precipitou passes, começou a querer jogar longo. Segundo tempo de novo. Perdemos o Juninho cedo. Cajá não estava bem no jogo. A gente não tinha um meia para substituir. A gente tinha treinado o Allano, que é mais dinâmico. Pusemos o Allano por dentro. Ele criou algumas situações. Eles [Sampaio] foram jogando no nosso erro, no nosso nervosismo, foram criando situações. Até que sobrou a bola derradeira, passe do Tiago, ache que coroou nossa entrega. Equipe que veio por uma bola, se fechou lá atrás, aí você tinha que romper. Teve várias bolas de bate-rebate, de a bola não entrar. O que passou de erro não importa, o que importa foi o triunfo, que hoje o Bahia está na vice-liderança. 


POR QUE JOÃO PAULO?
- João Paulo é um jogador da posição. Quando Tinga foi improvisado, não tínhamos opção. Tinga fez três boas partidas, mas com João Paulo teríamos o cruzamento mais adequado. Com o Tinga, teríamos dois jogadores puxando para dentro. Embora ele vá no fundo, ele não tem a qualidade no cruzamento do João Paulo. Se não boto ele agora, acabou o ano para ele. Se tenho algum tipo de lesão do Tinga durante o jogo, com que astral eu teria o João Paulo entro de campo? Questão de condução de grupo, de coerência. Pode até estar errado, mas é mais fácil ter o grupo acreditando, todos se sentindo dentro do contexto, do que perder eles. Para o próximo jogo, vamos ver. Tem vários jogadores que estavam disponíveis. Quem entrou não foi tão bem, mas triunfamos. Nesse momento, não importa a qualidade da equipe, importa triunfar.


POR QUE RENÊ JUNIOR?
- Critério foi de ter mais pegada no meio. Um jogador que marcasse mais forte. Renê, nesse quesito, consegue executar.  Nos dois jogos, o Luiz tem entrado. Não é um jogador fora do contexto. Opção de começar não quer dizer se é reserva ou titular. É um jogador utilizado dentro dos 14.


SAIBA MAIS
Hernane marca no fim, mantém o Bahia no G-4 e rebaixa o SampaioJuninho chora após triunfo na Arena: “Não tem como não se emocionar”
Suspensos, Jackson e Allano não enfrentam o Luverdense fora de casaFique por dentro das notícias do esporte baiano
Clique aqui e assista a vídeos do Bahia



FONTE::
http://globoesporte.globo.com/ba/futebol/times/bahia/noticia/2016/11/guto-ferreira-revela-explosao-com-gol-salvador-e-premonicao-com-hernane.html

Hernane marca no fim, mantém o Bahia no G-4 e rebaixa o Sampaio




BRASILEIRÃO SÉRIE A



35ª RODADA



Muito vaiado pela torcida, Brocador marca nos acréscimos o gol que coloca o Bahia na vice-liderança da Série B. Sampaio Corrêa está matematicamente rebaixado

Por
Salvador



Se havia um momento para encerrar um jejum de quase 700 minutos sem gols, sem dúvida alguma era agora. Depois de sete jogos sem balançar as redes, Hernane marcou o seu gol mais importante com a camisa do Bahia. Talvez o mais importante do Bahia na Série B. Aos 47 minutos do segundo tempo, o Brocador deu ao Tricolor o triunfo por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, resultado que o coloca na vice-liderança da competição. O time maranhense, que resistiu até onde pôde, foi rebaixado para a Série C.


Que jogo de tirar o fôlego. A empolgação dos mais de 36 mil torcedores que foram à Arena Fonte Nova nesta terça-feira se transformou em ansiedade à medida que o Bahia não conseguia fazer o gol. A ansiedade se transformou em raiva, traduzida em vaias. As vaias deram lugar ao desespero quando o relógio apontou os 45 minutos do segundo tempo. E tudo isso se transformou em uma explosão de felicidade quando Hernane balançou as redes, com um passe espetacular do zagueiro Tiago, que a essa altura já havia virado atacante.

O Tricolor, com o triunfo, chega aos 59 pontos, ultrapassa o Vasco e agora é o vice-líder da Segundona. O Sampaio Corrêa permanece na última colocação, com 27 pontos, e está rebaixado. 
O Bahia sai para encarar o Luverdense na próxima rodada, no sábado, às 19h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, o Sampaio recebe o Londrina no Catelão, jogo marcado para 17h30.

Bahia x Sampaio Corrêa na Arena Fonte Nova (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)
Bahia x Sampaio Corrêa na Arena Fonte Nova 
(Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)


Bahia começa bem, mas cai de produção
O Bahia iniciou a partida com o seu costumeiro apetite inicial quando joga dentro de casa, partindo com tudo para cima e tentando resolver a parada logo nos minutos iniciais. A primeira grande chance aconteceu aos quatro minutos, quando Victor Rangel, dentro da pequena área, cabeceou e errou o alvo. O Sampaio Corrêa permaneceu atordoado com a marcação dos donos da casa, que dobravam a marcação e exerciam uma pressão agressiva no campo de ataque. Com o passar do tempo, o ímpeto diminuiu, o time passou a precipitar algumas jogadas, porém o Tricolor ainda manteve o domínio de jogo até o fim dos primeiros 45 minutos e por pouco não abriu o placar com Victor Rangel, que perdeu uma chance incrível.

Hernane faz o gol da redenção
O Sampaio resolveu mostrar que estava vivo no jogo e assustou a equipe da casa logo no primeiro minuto do segundo tempo, em cruzamento de Marmentini que Thiago Santos não alcançou. As coisas complicaram ainda mais para o Bahia porque, no lance, Juninho, principal jogador do time, se machucou e foi substituído. Mal na partida, Renato Cajá foi substituído por Allano, e o Bahia ficou com quatro atacantes em campo, porém sem ninguém que fizesse essa bola chegar com qualidade. Na base da correria e do “abafa”, a equipe criou chances, principalmente com Hernane, mas a fase do Brocador não ajuda e ele errou todas. O Sampaio Corrêa, então começou a ameaçar nos contra-ataques. Thiago Santos perdeu uma boa chance. O desespero da torcida do Bahia só acabou aos 47 minutos do segundo tempo, quando Hernane recebeu belo passe de Tiago e teve tranquilidade para tocar por cima do goleiro. Bahia 1 a 0 e festa na Fonte Nova.     


FONTE:

Tencati critica erro em "lance capital" e faz contas para acesso do Londrina




LONDRINA



Técnico disparou contra arbitragem, depois de gol não marcado no segundo tempo. Derrota dificulta chance de acesso do Tubarão, mas treinador confia na matemática




Por
Londrina




(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)




Assim como na última rodada, o técnico Claudio Tencati não perdoou a arbitragem depois da derrota por 3 a 2 para o Atlético-GO, na noite desta terça-feira, no Estádio do Café. No momento em que a partida estava empatada em 2 a 2, o Londrina chegou a marcar um gol, mas o auxiliar não assinalou. Em um chute de Safira, o goleiro Klever tirou a bola depois que ela já havia ultrapassado a linha. O lance foi duramente criticado pelo treinador.

– Contra o Criciúma, foi um pênalti que não foi dado. Depois, contra o Paysandu, teve o gol anulado do Itamar. Hoje, de novo, um lance nosso, que era o 3 a 2. A bola entrou e o bandeira, mal posicionado, não viu o lance. A televisão confirmou mais um erro grotesco de arbitragem, que nos prejudicou. É um lance capital. Não adianta falar que isso é erro normal. Deixar de dar um gol como aquele lá? O bandeira tem que estar na posição que ele tem que estar. Ele está ali para cumprir a regra e fazer. Foi um erro grotesco que prejudicou o nosso trabalho. Seria a primeira vez que a gente estaria à frente no placar. O time chegou à virada, pena que o bandeira, infelizmente, tinha que usar óculos e ser melhor instruído no posicionamento dele – disparou Tencati.

O resultado da partida garantiu ao Atlético-GO o acesso antecipado para a primeira divisão. Além das chances convertidas, o time goiano conseguiu impôr o ritmo do jogo em diversos momentos. Líder na tabela, a equipe é a favorita ao título da temporada na Série B. De acordo com o técnico Claudio Tencati, o Londrina foi envolvido pela qualidade dos goianos dentro de campo.

– No contexto geral, a equipe está de parabéns. Me senti orgulhoso dos jogadores pela dedicação. Orgulhoso pela torcida, que está de parabéns, e nos apoiou do início ao fim. Tem que dar mérito à equipe do Atlético-GO. No setor de frente, tem um recurso técnico maravilhoso e, individualmente, tem jogadores capacitados. Foi um adversário nos envolveu com uma qualidade tremenda. O mérito é deles, pelos gols e pelos lances que criaram – avaliou o técnico.


Veja também
Tabela e classificação do Campeonato Brasileiro da Série BVídeos, lances e ficha de Londrina x Atlético-GO
VC dá Nota: Avalie os jogadores do Londrina contra o Atlético-GO 


A derrota complicou a situação do Tubarão na tabela. Com 54 pontos, o Londrina caiu para a sétima posição. O time está a cinco pontos da equipe que abre o G-4 da Série B, o Avaí. Um acesso só será possível se o time vencer as três partidas restantes, além de torcer por tropeços dos adversários. Para Tencati, a luta ainda não acabou.

– Nós vamos fazer nosso trabalho. Vamos trabalhar para vencê-los. Se as coisas acontecerem... Tem coisas que, às vezes, mudam o quadro. Tá aí o CRB. Irregular e agora passou a nossa frente. Claro que as coisas começam a ficar distantes, mas é jogo a jogo. vamos fazer nosso trabalho. Tudo pode acontecer. Todos os times têm três jogos ainda. Pode acontecer empates, derrota. A gente tinha esperança, depois de quatro pontos em jogos fora. Em casa, pelo menos quatro pontos. Matematicamente, não estamos fora. Está difícil, mas a gente não está fora. Vamos continuar acreditando e dando nosso melhor – disse o treinador.

O próximo desafio do Londrina é no Maranhão. O time viaja para enfrentar o Sampaio Corrêa, no sábado. No Castelão, as equipes entram em campo às 17h30 (horário de Brasília), pela 36ª rodada da Série B.

Claudio Tencati, Londrina  (Foto: Reprodução/Premiere)
Tencati lamenta resultado negativo no Estádio 
do Café e espera ter chance de recuperação 
 (Foto: Reprodução/Premiere)


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/londrina/noticia/2016/11/tencati-critica-erro-em-lance-capital-e-faz-contas-para-acesso-do-londrina.html

Grêmio faz proposta e fica perto de destaque do líder da Série B




ATLÉTICO-GO



Clube gaúcho formalizou oferta pelo volante Michel, que atua no Atlético-GO, mas pertence ao Novorizontino



Por
Porto Alegre



Apesar de viver período eleitoral, o Grêmio já começa a fazer os primeiros movimentos para montar o time de 2017. O clube gaúcho fez uma proposta oficial ao Novorizontino para contratar o volante Michel, destaque do Atlético-GO na Série B, mas com direitos ligados ao clube paulista. A boa relação entre as diretorias e a presença de Luiz Carlos Goiano no clube paulista ajudam o Tricolor na tentativa de fechar com o primeiro reforço para a próxima temporada.

LEIA MAISRenato elogia Diego Souza: "Dispensa comentários"
Grêmio sucumbe à lei do ex, torcida aplaude

Renato nega "tititi" para prejudicar o Inter

Michel, 26 anos, é titular do Dragão, líder da Série B com 64 pontos. A oferta do Grêmio prevê o pagamento de um valor não revelado pelo empréstimo de um ano e opção de compra, com o que foi pago sendo abatido de um possível negócio futuro. Uma reunião nesta quarta-feira, conforme o presidente do Novorizontino, Genilson Santos, pode selar o negócio. O mandatário se reúne com dois investidores e com Goiano, uma das referências dos títulos gremistas da década de 90.

– Houve um interesse formalizado do Grêmio. Houve especulações de outros clubes também.
Corinthians, Palmeiras e o próprio Atlético-MG. O que chegou de oficial e que manifestou proposta oficial foi o Grêmio. Está sendo bastante considerada. O clube vai fazer uma reunião para colocar em pauta. Para formatar uma contraproposta ou um aceite – disse o presidente do Novorizontino ao GloboEsporte.com.

Michel - volante do Atlético-GO (Foto: Divulgação / Atlético-GO)
Michel faz boa temporada pelo Atlético-GO 
(Foto: Divulgação / Atlético-GO)


Os dois clubes também mantêm boa relação por conta do jovem Batista, centroavante que está no grupo principal gremista. Contratado ainda na base, tem seus direitos divididos em 60% para o Grêmio e 40% para o clube do interior paulista. Além disso, a proposta gremista foi considerada boa tanto para o clube quanto para o jogador.

–  Entendemos que para o atleta é muito importante para a continuidade. Não podemos ignorar simplesmente ou deixar a situação passar. Vai ser feito um alinhamento para todos estarem satisfeitos. Mas o Novorizontino de forma alguma vai fazer com que o negócio não aconteça – completou Genilson.

Após o jogo com o Sport, na noite de segunda-feira, na Arena, o presidente Romildo Bolzan Jr. foi questionado sobre o volante e negou qualquer tipo de negociação envolvendo o jogador.

– Não temos absolutamente nada. Só vamos pensar nisso depois do Brasileiro – disse Romildo.

Michel, no mês passado, revelou em entrevista coletiva que havia recebido sondagens de Grêmio, Corinthians e Palmeiras por conta de sua participação na Série B. Também recebeu uma oferta de um clube dos Estados Unidos, mas sem evolução


Confira todas as notícias do esporte gaúcho em www.globoesporte.com/rs


FONTE::
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/noticia/2016/11/gremio-faz-proposta-e-fica-perto-de-destaque-do-lider-da-serie-b.html

Atlético-GO derruba Londrina no Café e garante acesso para primeira divisão



BRASILEIRÃO SÉRIE A


35ª RODADA



Em jogo com dois pênaltis e gol não marcado para o Tubarão, time goiano define vaga na Série A de 2017. Paranaenses ficam em situação complicada para buscar G-4




Por
Londrina




A história mudou várias vezes durante a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, mas o Atlético-GO não perdoou o Londrina no Estádio do Café e, com uma vitória por 3 a 2, garantiu a vaga na Série A em 2017. O time visitante saiu na frente com um pênalti, no início do primeiro tempo. O Tubarão empatou na sequência, mas o Atlético-GO virou ainda na mesma etapa. No segundo tempo, foi a vez de o Londrina ter um pênalti a favor, para empatar mais uma vez. A equipe ainda teve um gol não marcado pela arbitragem. A definição veio quase no fim da partida, aos 39 minutos. O meia Luiz Fernando deu o chute definitivo, para colocar os goianos na primeira divisão da próxima temporada.

Veja a descrição dos lances e vídeos de Londrina 2 x 3 Atlético-GO

A derrota complica a situação do Londrina na busca pelo G-4 da Série B. O Tubarão tem 54 pontos e caiu para a sétima colocação da tabela. O time está a cinco pontos da equipe que abre o grupo de acesso, o Avaí. A vitória garante o Atlético-GO na primeira divisão em 2017. Com 67 pontos, o time não pode mais ser ultrapassado pelo quinto colocado da tabela. A equipe goiana também abriu uma vantagem de oito pontos em cima do vice-líder, Bahia.

O próximo desafio do Londrina é no sábado. O time viaja até o Maranhão para enfrentar o Sampaio Corrêa, no Castelão, às 17h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, o Atlético-GO recebe o Tupi-MG, no Olímpico, para comemorar com a torcida. A bola rola a partir das 19h30.

Londrina x Atlético-GO (Foto: GUSTAVO OLIVEIRA/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO)
No Estádio do Café, Atlético-GO derrota 
Londrina por 3 a 2 (Foto: GUSTAVO 
OLIVEIRA/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO)


O primeiro tempo concentrou grande parte da movimentação da partida. Logo aos 8 minutos de jogo, o árbitro assinalou um pênalti para o Atlético-GO, depois que o zagueiro Matheus caiu com o braço em cima da bola. Com uma cobrança no ângulo, o atacante Júnior Viçosa abriu o placar para o time visitante. O empate veio em uma cobrança de falta do Londrina, aos 18 minutos. O volante Rondinelly levantou a bola para a área e o zagueiro Everton Sena raspou a cabeça na bola, para o fundo das redes. As duas equipes mantiveram postura ofensiva e exigiram dos goleiros boas defesas. Aos 34 minutos, mais uma bola decisiva para o time goiano. Na ponta esquerda, Gilsinho cruzou para dentro da área e Viçosa, mais uma vez, colocou para o fundo das redes.

A etapa complementar se desenhou da mesma forma. Aos 9 minutos, o árbitro marcou um pênalti, desta vez para o Londrina, quando o lateral Matheus Ribeiro derrubou o atacante Jô na entrada da área. O artilheiro do Tubarão na temporada, Germano, marcou. O lance polêmico do jogo foi aos 21 minutos, quando o atacante Safira deu um chute e o goleiro Klever tirou a bola de dentro do gol, depois que já havia passado a linha. O árbitro não assinalou gol para o Londrina na jogada. Depois de acalmar a partida, o Atlético-GO voltou ao ataque aos 39 minutos, para definir o confronto. Com cruzamento de Matheus Ribeiro, o meia Luiz Fernando finalizou e definiu o acesso do time para a primeira divisão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2016/11/atletico-go-derruba-londrina-no-cafe-e-garante-acesso-para-primeira-divisao.html

Após acesso, Cabo cita dificuldades no início da carreira e se emociona



ATLÉTICO-GO


Técnico que conduziu o Atlético-GO em campanha brilhante até agora na Série B relembra percalços em sua trajetória e agradece apoio de amigos e familiares




Por
Londrina, PR



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



O técnico Marcelo Cabo comemora sua primeira conquista no futebol brasileiro em 16 anos de carreira. Depois de ter trabalhado muito tempo no futebol árabe e de ter sido até mesmo observador técnico da seleção brasileira, o treinador conduziu o Atlético-GO ao acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, confirmado nesta terça-feira com a vitória por 3 a 2 sobre o Londrina, fora de casa.
Emocionado após a partida, Cabo relembrou as dificuldades que teve em sua trajetória, principalmente um episódio ocorrido no início da carreira. Ele agradeceu ao Atlético-GO pela oportunidade dada em 2016 e também não se esqueceu de amigos e familiares.


- Passa um filme na cabeça de 16 anos de carreira. É meu primeiro triunfo no Brasil. Lutei muito para isso. Em 2004, minha carreira quase acabou quando caí com o Bangu no centenário, mas eu tinha Deus, família e muitos amigos que acreditaram em mim. Esse acesso é para eles. Quero dedicar para minha família, que está no Rio de Janeiro assistindo. Quero dedicar ao Adson Batista e a toda diretoria por terem acreditado em mim e dedicar à maravilhosa torcida do Dragão – disse Marcelo Cabo.

Com 67 pontos, o Dragão abriu oito pontos de vantagem para o vice-líder, que agora é o Bahia. No próximo sábado, o clube recebe o Tupi-MG e precisa de apenas mais uma vitória para sacramentar o título do Campeonato Brasileiro. Marcelo Cabo comemora o acesso, mas se mantém focado na conquista da taça.

- Conseguimos, agora podemos comemorar. Foi um trabalho árduo, só não ficamos no G-4 na primeira rodada pelos critérios de desempate. É um acesso irretocável. Esse grupo merece. Vamos em busca do título. É possível, vamos trabalhar em busca do título.

Atlético-GO comemora acesso para a Série A (Foto: Divulgação / Atlético-GO)
Atlético-GO comemora acesso para a Série A 
(Foto: Divulgação / Atlético-GO)


FONTE:

Cada vez pior: em queda livre, Vasco sofre no returno e vê o acesso em risco



VASCO


Cruz-Maltino é somente 11ª colocado na metade final da Série B, vê distância para 5º cair de 11 para dois pontos, Nenê ficar oito jogos sem marcar e jejum em São Januário




Por
Rio de Janeiro

   

(OBS. DO BLOG:
VEJA OS VÍDEOS CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



Mais do que um tropeço, um recado: o Vasco não tem mais direito ao erro na Série B. O confronto entre os rivais Avaí e Náutico ainda não coloca em risco o lugar no G-4 na próxima rodada, mas o retrospecto recente deixa todos os alertas ligados: há, sim, possibilidade real de deixar escapar um acesso que era tido como favas contadas. O empate com o Luverdense, em São Januário, piorou marcas que já eram negativas na Segunda Divisão.   

Nunca um grande perdeu tantas vezes, nunca um grande chegou a esta altura dos pontos corridos com o acesso tão em risco, Nenê ainda não tinha ficado oito jogos sem marcar no ano, o Vasco não tinha ficado três partidas sem vencer em casa, e por aí vai. Sábado, o compromisso é contra o Bragantino, fora de casa. Depois, ainda há Criciúma e Ceará, e os números mostram que não há mais espaço para vacilo. Confira:   
  
- Péssimo rendimento no returno  
A situação delicada na qual o Vasco se encontra está diretamente ligada ao rendimento ruim no segundo turno. Líder nas 19 primeiras rodadas com 39 pontos, o Cruz-Maltino é somente o 11º colocado, com 20. A pontuação é a mesma do 12º, o Paysandu, que leva a pior no saldo -1 a -2. Mas Brasil de Pelotas (19) e o Ceará (18) estão na cola. Queda vertiginosa de produção indicada já nas quatro primeiras rodadas, com dois pontos conquistados em 12, e graças a empates com os dois últimos colocados.

vasco x luverdense (Foto: André Durão)
William disputa bola com jogador do Luverdense 
em novo tropeço do Vasco em São Januário 
(Foto: André Durão)


- Pior público entre candidatos ao acesso  
O empate frustrante mostrou também a falta de sintonia entre time e torcida na reta decisiva da temporada. O Vasco foi, de longe, o candidato ao acesso com pior público na noite de terça-feira. Além dos cariocas, Londrina, Náutico e Bahia jogaram em casa e tiveram mais apoio. No Paraná, 6.171 pagantes viram o Londrina perder para o Atlético-GO. Já no Nordeste, o Timbu levou 8.991 torcedores à Arena Pernambuco, enquanto o Bahia lotou a Fonte Nova: 35.658 pagantes. Em São Januário, foram somente 2.555. Marca maior somente do que na vitória sobre o Joinville (1.689 em uma noite de sexta-feira) e na derrota para o Vila Nova (2.052).

São Januário Vasco Luverdense (Foto: Sofia Miranda)
Somente 2.555 torcedores pagaram ingresso 
para ver o Vasco, bem menos que o Bahia, 
novo vice-líder (Sofia Miranda)


- Pior grande na Série B em pontos corridos  
A derrota para o Brasil de Pelotas, no último sábado, ampliou para dez um recorde nada honroso: grande com maior número de derrotas na Série B. O empate com o Luverdense deixou o clube também na situação mais desconfortável entre os tradicionais após a 35ª rodada na era dos pontos corridos, que teve início em 2006. Com 59 pontos e 17 vitórias, Jorginho e seus comandados podem até alegar campanha melhor do que os 59 pontos e 15 vitórias do time de Joel Santana em 2014. Na ocasião, porém, a distância para o quinto era de seis pontos e agora somente dois. O acesso corre risco real.  

- Pior colocação na Série B  
Líder por 28 rodadas, o Vasco fez o torcedor acreditar que o título era questão de tempo. Agora, é praticamente utopia. Com nove pontos a serem disputados, o Atlético-GO tem oito de vantagem. Para piorar, o Cruz-Maltino perdeu também a segunda colocação pela primeira vez. O posto agora é ocupado pelo Bahia, com os mesmos 59 pontos e 11 gols a mais de saldo. Em 2014, os vascaínos também subiram sem levantar o troféu, justamente em terceiro, com 63 pontos, na penúltima rodada.

jorginho vasco (Foto: André Durão)
Jorginho durante empate do Vasco com o 
Luverdense em São Januário, na noite de 
terça-feira (Foto: André Durão)


- Pior diferença para o quinto    
O terceiro tropeço consecutivo em São Januário deixou o Vasco também com a pior diferença para o quinto colocado desde o início da competição. A única vez que o primeiro time fora do grupo dos que sobem esteve a dois pontos dos cariocas foi – acreditem! - na segunda rodada, quando abriu 6 a 4 para o Goiás. Desde então, o Cruz-Maltino nunca sequer teve sua vaga no G-4 ameaçada em uma rodada - como ainda não está. O Náutico, que pega o quarto, Avaí, tem 57 contra 59 do time de Jorginho. Os pernambucanos, por sinal, eram os adversários também quando a equipe abriu a maior vantagem: 11 pontos, na 18ª rodada.

- Pior jejum de Nenê no ano  
Artilheiro vascaíno na temporada, com 20 gols, Nenê não balança as redes há oito partidas, desde o empate com o Santos pela Copa do Brasil, em 21 de setembro. É o maior jejum do camisa 10 em 2016. Se levarmos em conta somente a Série B, já são dez rodadas sem superar as defesas adversárias. Marca inimaginável no início da competição, quando o meia-atacante fez oito gols em cinco partidas. Nas 30 seguintes, foram somente quatro, sendo um de pênalti.

- Pior série sem vitórias em São Januário 
 
Por fim, o empate com o time do Mato Grosso representa o pior jejum de vitórias em São Januário no ano. A série começou com derrota para o CRB e teve ainda o empate por 0 a 0 com o Avaí. Até então, o Vasco tinha ficado duas partidas sem triunfar diante do torcedor em fevereiro e em junho. Primeiro, pelo Carioca, empatou com Friburguense e Botafogo. Depois, já pela Série B, perdeu para Paysandu e Paraná. A série amarga levou o Cruz-Maltino para o sétimo lugar no ranking de mandantes na competição, com 66,67% de aproveitamento, empatado com o oitavo, Brasil de Pelotas, e atrás de Bahia, Avaí, Atlético-GO, Náutico, Luverdense e Ceará

FONTE:

Jorginho vê momento difícil e prega perseverança: "Não podemos desistir"


VASCO


Treinador reconhece situação delicada do Vasco, mas ressalta que time ainda depende dos próprios resultados para conseguir o acesso à primeira divisão



Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



Perseverança. Esta foi a palavra utilizada por Jorginho para tentar ver de maneira mais otimista a atual situação do Vasco na Série B. Após o empate em 1 a 1 com o Luverdense em São Januário, o time caiu para a terceira posição e viu a distância para o quinto colocado se reduzir a dois pontos. O treinador admitiu o momento difícil, mas ressaltou que o Cruz-Maltino depende apenas dos próprios esforços para conseguir o acesso.

Jorginho Vasco (Foto: Cahê Mota)Jorginho concede entrevista coletiva após empate com o Luverdense (Foto: Cahê Mota)


- Estamos em um momento difícil, extremamente delicado. Sabemos disso. A gente lamenta muito o que o nosso torcedor está passando, sofrendo com isso. Sabemos que o torcedor é um apaixonado, que sofre com a situação. Nós, profissionais, estamos fazendo de tudo, treinamento de finalização, de cruzamento, de penetração. As coisas não têm saído bem. Tivemos vontade no primeiro tempo. Não poderíamos ter tomado aquele gol de bola parada. Jordi até fez uma boa defesa. A equipe deles veio com a proposta de jogar nos nossos erros. Agora, meu amigo, é perseverança. Não podemos desistir. Depende só de nós. Acreditamos muito que vamos subir.

O Vasco volta a treinar na tarde desta quarta-feira, em São Januário. No próximo sábado, visita o
Bragantino, às 16h30 (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada da Série B.


Confira outros tópicos da coletiva:

Motivos para a fase ruim- A bola não está entrando. Estamos criando até algumas oportunidades, mas está faltando eficiência necessária. Estamos criando oportunidades. A bola desvia, bate em alguém. É um momento difícil que temos ultrapassar. Só existe uma forma de sair dessa situação: ganhando os jogos. Vamos ter a vantagem de ter um confronto direto com um desses que estão lutando para entrar no G-4. É fundamental nós fazermos o nosso resultado.

Parte psicológica interfere?- Interfere. Quando você está sob pressão, intranquilo... O ideal é fazer o simples. O simples acaba sendo eficaz e dando um bom resultado. Estamos tentando fazer. Eu não saio de casa, não estou dormindo direito, buscando uma forma de a equipe sair dessa situação e alcançar o objetivo. Nossa vida é de altos e baixos. Passamos momentos maravilhosos no início do ano. Infelizmente, as coisas não estão indo bem, e é o momento de a gente se abraçar. Já passamos por situações mais difíceis.

Como explicar os públicos baixos
- A culpa é toda nossa. Torcedor não tem nenhuma culpa. Tenho certeza que se estivéssemos jogando de uma forma vistosa, com um futebol convincente, o torcedor estaria aqui. Nossa proposta era estarmos classificados a sete ou oito rodadas do fim. Criou-se uma expectativa muito grande porque estávamos ganhando no início do ano. Do Flamengo, do Botafogo, do Fluminense. Grandes equipes. Criou-se essa expectativa para a Série B. Nossos jogadores não são jogadores que costumam disputar uma Segunda Divisão. Conseguimos manter o plantel para esse ano, mas a forma de jogar é diferente. Vimos hoje. Não é um jogo bonito, mas é forte. Zagueiro entrando com o joelho nas costas do Thalles. A culpa é nossa. Eu, como treinador, como líder dessa equipe, tenho que responder por isso.

Ineficiência em campo
- Eu só quero dizer que a equipe não jogou mal. Não foi eficiente naquilo que precisava. Estávamos há oito jogos sem tomar gol de bola parada. Precisamos realmente entender. Estamos lutando, trabalhando, as jogadas saem. Mas quando a coisa estava boa, a bola batia na trave, e o Luan tirava. Quando a fase está boa, as coisas correm bem. Quando está ruim, há essas dificuldades. Eu falei para os jogadores: desistir jamais. Vamos continuar para talvez na penúltima rodada a gente já estarmos classificados.

Erros excessivos de passe-  Os erros de passes foram reais. Nosso meio-campo errou muito. Isso passa pela ânsia de fazer a coisa certa. Acaba dando passe errado, escolhendo o jogador errado para passar a bola. Isso acontece muito quando há uma instabilidade. Hoje aconteceu muito isso. Precisamos corrigir.

Já pensou em sair do Vasco?- Sabemos como é o futebol brasileiro, mas eu sou o cara que vai até o fim. Já passei por muitas lutas, já perdi pessoas amadas da minha família e nem por isso deixei de acreditar que a vida é bela, que vale a pena investir em gente. Eu não desisti de investir em gente, em vidas e levo isso também para a minha vida profissional. Aqui, o presidente tem uma forma diferente de trabalhar, é muito olho no olho. Se acontecesse algo, falaria antes de eu vir dar entrevista. Acredito que vamos classificar. Só lamento fazer com que o presidente, a diretoria e o torcedor passem por esse momento difícil. Queríamos realmente fechar o ano com chave de ouro.

Trabalhar sob pressão- Não é fácil, é difícil realmente trabalhar com pressão. Mas é uma realidade na qual nos encontramos. Nós temos jogadores experientes para isso. Precisamos nos abraçar e acreditar que é possível passar por essa situação. Vamos mostrar para os jogadores o Bragantino.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2016/11/jorginho-ve-momento-dificil-e-prega-perseveranca-nao-podemos-desistir.html

Vasco empata com Luverdense e cai para a terceira posição da Série B



ERIRILEIRÃO SERIE B 2016

35ª RODADA


Em São Januário vazio, Cruz-Maltino chega à terceira partida seguida sem vitória, perde lugar na tabela e vê distância para o quinto colocado diminuir para dois pontos



Por
Rio de Janeiro



vasco x luverdense (Foto: André Durão)Thalles, autor do gol vascaíno, tromba com o goleiro Diogo Silva (Foto: André Durão)


A "final de Copa do Mundo" definida por Jorginho terminou sem vencedores e complicou o Vasco mais um pouco na reta final da Série B. O empate em 1 a 1 com o Luverdense nesta terça-feira, em São Januário, fez o Cruz-Maltino cair para a terceira posição e encurtou a distância para o quinto colocado. Os cariocas não vencem há três partidas na competição e só não correm risco de sair do G-4 na próxima rodada por causa do confronto direto entre Avaí e Náutico.

O Vasco soma 59 pontos, dois a mais que o Náutico, quinto colocado. O Cruz-Maltino tem dois jogos fora de casa em sequência: no próximo sábado, contra o Bragantino; na semana seguinte, diante do Criciúma. O Luverdense, em nono lugar com 51 pontos, ainda alimenta pequena chance de chegar ao G-4 e recebe o Bahia na próxima rodada.

O novo tropeço do Vasco aconteceu num cenário habitual nesta Série B. São Januário recebeu público baixo: 2.873 presentes. Em campo, o time abriu o placar aos 20 minutos, quando Thalles aproveitou ótimo passe de Nenê e tocou na saída de Diogo Silva. Entretanto, a atuação não inspirava confiança, e o Luverdense ameaçava, especialmente em chutes de longe.

O segundo tempo piorou a situação para o Vasco. Alfredo empatou para o Luverdense aos sete minutos, aproveitando rebote em escanteio. A partir daí, a apatia tomou conta do Cruz-Maltino, que buscava o ataque sem qualquer organização, lento e burocrático. O time mato-grossense passou a dominar as ações, tocou melhor a bola, mas careceu de maior qualidade técnica para aproveitar a superioridade.

O fim do jogo foi o retrato das partidas recentes do Vasco na Série B: atuação apática e protestos da torcida, que vaiou o time e voltou a se manifestar contra o presidente Eurico Miranda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2016/11/vasco-empata-com-luverdense-e-pode-sair-do-g-4-na-proxima-rodada.html

CELSO AMORIM E TRUMP



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/celso-amorim-e-trump


O perigo é o que ele vai fazer com o mundo

Lula Amorim.jpg
Foi Hillary quem não deixou sair o acordo com o Irã
ansioso blogueiro conversou por telefone, desde Madrid, com o (excelente) ministro das Relações Exteriores do Presidente Lula.
PHA: Quais os efeitos da eleição de Donald Trump para o Brasil, na sua opinião?
Celso Amorim: Eu acho que a gente tem que ficar preocupado com os efeitos do Trump para o mundo, não é ? Sobretudo as atitudes preconceituosas que ele revelou e fazem parte de uma onda conservadora da qual também fez parte o Brexit. A atitude dele em relação aos mexicanos, em relação aos muçulmanos e árabes em geral, em relação às mulheres... Quero dizer, tudo isso é, sobretudo, um mal exemplo em um país que, bem ou mal, é um líder até em termos ideológicos no mundo.
O mal que ele causa é pelo mal que ele causa ao mundo. Agora, especificamente em relação ao Brasil, eu sinceramente não vejo que vá mudar muito a política. Ele não dá muita importância à América Latina, e ao Brasil por conseguinte, mas o Obama não deu tanto... Na realidade, então, nesse aspecto eu me preocupo menos.
Eu temo que ele queira, por exemplo... não reverter, mas retardar o processo com Cuba, ter uma atitude mais dura com Venezuela, esse tipo de coisa.
PHA: O fato de ele não defender a Trans-Pacific Partnership (TPP), que era a menina dos olhos do Obama, e também o sonho de alguns políticos brasileiros ligados ao PSDB... Isso pode ter algum efeito sobre a postura, por exemplo, do governo Temer em relação aos Estados Unidos?
Celso Amorim: Era bom que eles percebessem que nem sequer os Estados Unidos estão defendendo o TPP. O TPP é ruim em si pro Brasil. Para os Estados Unidos, eu não sei julgar - eu sei que ele causa muitos problemas para os trabalhadores, porque ele é uma coisa muito para beneficiar só as multinacionais. Mas, pelo menos, são multinacionais americanas. 
No caso do Brasil, eu acho que ele seria muito negativo por vários motivos. O TPP seria muito restritivo em relação à política de compras governamentais, que pode ser útil à política industrial brasileira. Ele seria muito negativo para a política de utilização de remédios genéricos, um assunto ao qual eu estou ligado atualmente, inclusive pela minha função nessa organização, a UNITAID (http://www.unitaid.eu/en/) . As medidas de patentes e propriedade intelectual no TPP são muito mais duras - é o que eles costumam chamar de TRIPS Plus, muito mais duras do que as previstas no acordo da Rodada Uruguai e na Declaração de Doha, principalmente, que flexibilizou bastante.
Então, seria para o Brasil um desastre entrar pro TPP. Eu tenho a impressão que agora o desastre não vai ocorrer, porque não vai ter TPP.
Em francês tem um ditado: "à quelque chose malheur est bom" (boas coisas podem vir do ruim). Na realidade, embora a eleição do Trump seja ruim, pelo menos sob esse aspecto acho que nós estamos livres de uma ameaça. Porque essa sequiosidade da mídia brasileira, da grande mídia principalmente, e das elites, de uma parte da elite que queria a todo custo entrar para esses mega-acordos comerciais... Que hoje em dia tá todo mundo rejeitando! Na França, na Inglaterra, ninguém mais quer fazer o outro acordo, da outra parceria, a Parceria Transatlântica.
Agora, eu não posso excluir que o Trump queira fazer acordos bilaterais. E aí que teremos que ver como será. Mas eu acho que é muito difícil, porque a atitude dele, até com relação ao NAFTA (que une Canadá, México e EUA – PHA) é também negativa. Então, eu acho que vamos ter que procurar o caminho que nós deveríamos estar procurando o tempo todo, que é a integração com outros países em desenvolvimento, integração com os BRICs - sem desprezar, naturalmente, o mercado americano, o mercado europeu, mas sem também ter a ilusão de que esses grandes acordos comerciais nos trarão vantagens. E voltar, se possível, a uma negociação multilateral. Não sou cético de que isso possa acontecer, mas vamos tentar fazer, pelo menos, entre aqueles que queiram, entre os países do sul... Quem sabe a Europa se interessa, também, diante das atitudes do Trump?
PHA: O senhor participou diretamente da tentativa brasileira e da Turquia de fechar um acordo com relação ao programa nuclear do Irã. O presidente Lula já disse várias vezes que isso só não foi possível por causa da então Secretária de Estado Hillary Clinton. O Trump diz que não vai reconhecer esse acordo. Existe um perigo, na sua avaliação, de haver uma reversão ?
Celso Amorim: Muita coisa que se diz na campanha depois não se realiza. O discurso dele hoje já foi um pouquinho diferente de muita coisa que ele disse na campanha. Mas esse é um risco, porque ele pode querer fazer isso por um gesto de demagogia para atrair mais ainda o apoio da direita. Mas como eu acho que ele já tem esse apoio da direita, eu tenho a impressão que, na realidade... 
Eu não sei quem vai ser o Secretário de Estado dele, mas essas coisas, às vezes, em política internacional, acaba predominando uma certa dose de realismo. Na realidade, naquela época, o Obama nos havia pedido, nós conseguimos fazer um acordo e, na hora H, a própria Hillary deu pra trás. 
Não é o momento de falar mal da Hillary Clinton, acho eu. Até porque ela acabou de perder uma eleição. E, bem ou mal, se eu fosse norte-americano eu teria votado nela. Não escondo isso. Não que eu morresse de amores mas, pelo menos, ela estaria, digamos assim, dentro do quadro da normalidade. 
PHA: Dos males, o menor...
Celso Amorim: Ainda que a normalidade possa não ser positiva. Mas o Trump, a gente não sabe. É uma coisa totalmente inesperada. Eu acho que existem riscos. Por outro lado, o Trump tem revelado, em relação a certos temas - por exemplo, Síria e Rússia -, uma dose de realismo político maior.
Então, essa parte da relação geopolítica com outros países é uma questão que a gente vai ter que ver. Mas eu acho que vai haver sobressalto, pelo menos no curto prazo, nem que depois ele renegocie e diga que "ah, não, agora tem um acordo bom...". Sabe como é, né? Um pouco como Uribe estava tentando fazer na Colômbia.

Globo mamava no Paes


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/globo-mamava-no-paes



Contribuinte carioca sustenta projetos "culturais" globais
Calatrava.jpg
"Baratão" tem uma exposição verde e inútil do Fernando Meirelles (Reprodução: museudoamanha.org.br)
O conflito entre o prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), e o Grupo Globo poderá ter impacto sobre as parcerias hoje existentes da empresa com o município.

Ao longo dos oito anos da gestão Eduardo Paes (PMDB), que deixa o cargo em janeiro, o grupo de comunicação atuou nas áreas de educação, cultura e eventos da cidade.
Por meio da Fundação Roberto Marinho, o grupo foi responsável pela reforma do edifício D. João para sediar o Museu de Arte do Rio (MAR) e pela concepção do Museu do Amanhã, símbolos da revitalização portuária.
O grupo recebeu da prefeitura R$ 89,6 milhões pelas duas obras. A fundação ainda participa dos conselhos dos museus, sem remuneração.
O município também patrocina, desde 2011, a Infoglobo, empresa ligada ao grupo, na realização de eventos de gastronomia, educação, moda, música e Carnaval.
O Grupo Globo recebeu R$ 132 milhões da prefeitura por meio da Fundação Roberto Marinho e da Infoglobo, sem incluir pagamentos por publicidade.
Em tempo: não deixe de ler "Crivella vai fechar a Globo" - PHA

Dilma ferra Temer no TSE



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/dilma-ferra-temer-no-tse


Andrade deu R$ 1 milhão ao vice!
MemeCofre.jpg
Original: Marcos Corrêa/PR
Da Fel-lha:
Defesa de Dilma diz ao TSE que PMDB canalizou doação

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) anexou no processo que corre contra sua chapa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) documentos que indicam que R$ 1 milhão que a empreiteira Andrade Gutierrez deu à sua campanha de reeleição em 2014 entraram pela conta do então candidato a vice, Michel Temer (PMDB). 

TRUMP DESMORALIZA O PIG, AS PESQUISAS E OS EUA



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/trump-desmoraliza-o-pig-as-pesquisas-e-os-eua


Cerra vai usar uma peruca com o penteado dele

Trump.jpg
Para quem já teve Reagan e Bush Jr...
A vitória retumbante do racista, plutocrata e corrupto Donald Trump desmoralizou o PiGamericano (e brasileiro), que se engajou 100% na campanha da Hillary, e as chamadas pesquisas de opinião pública que apontavam, unanimemente, para uma derrota de Trump.
Vão para o saco também os "analistas", "especialistas", e "o mercado", que unanimemente previram a derrota de Trump.
A surra de Trump desmoraliza os bem-pensantes liberais americanos, que empreendiam as políticas mais neoliberais e belicistas, com a camuflagem do bom-mocismo.
Obama foi um retumbante fracasso - como se viu na eleição.
Venceram o protecionismo, o corte radical dos impostos dos ricos, a xenofobia, o machismo e a homofobia.
Viiixe!
Por isso, os bem-pensantes se recusavam admitir a possibilidade de Trump vencer: porque ele escancara a verdadeira face do império declinante.
Trump é o rosto banana-republic dos Estados Unidos.
O Aprendiz que não foi demitido.
A celebridade de televisão que vai dar inveja ao Faustão.
A referência dos colonizados mundo afora, no Brasil, no México, na Argentina e na Inglaterra foi pro saco.
Trump é o cunhado safado do Nelson Rodrigues, que virou chefe da familia.
Não há como escondê-lo.
Mas, por que se assustar?
Um Império que elegeu dois mentecaptos como o Reagan e o Bush Jr. não tem muito do que reclamar.
As colônias americanas não podem esperar nada de Trump.
Ele se lixa para os clientes americanos - México, Israel, Japão e a Alemanha, por exemplo.
É bem provável que Trump não tenha passaporte!
Quem vai ficar aflito é o chanceler Padim Pade Cerra, que pregou a incorporação do Brasil ao Oceano Pacífico, para se integrar à TransPacific Partnership do Obama, que o Trump jogou na lata do lixo em que depositou o presidente do México!
Cerra deve estar tão aflito que vai passar a usar uma peruca com o penteado do Trump.
PHA

Requião: lavajatenses depõem nos EUA contra a Petrobras


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/requiao-lavajatenses-depoem-nos-eua-contra-a-petrobras


Como é que o Moro deixa?
O encontro a que se refere o senador Roberto Requião (PMDB-PR) aconteceu em 31 de outubro, em São Paulo, na casa do jornalista e escritor Fernando Morais e reuniu aproximadamente 90 pessoas. Na ocasião, foi anunciada a criação de um observatório para acompanhar os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

VEJA O VÍDEO CLICANDO MO LINKE DA FONTE ACIMA