sexta-feira, 4 de novembro de 2016

POR QUE MORO AINDA SE CRÊ O ÚNICO JUIZ BRASILEIRO CAPAZ DE JULGAR LULA?



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/com-parcialidade-vista-do-espaco-por-que-moro-ainda-se-poe-como-unico-juiz-capaz-de-julgar-lula-por-kiko-nogueira/



Parcialidade foi apontada agora por professor de Harvard




Sérgio Moro
Sérgio Moro

O artigo com o professor de Harvard John Comaroff na Folha levanta algumas excelentes questões sobre a Lava Jato, Sergio Moro e Lula.
Destaco algumas declarações:
. “Ao vazar conversas privadas, mesmo que envolvam 20 pessoas, se Lula está entre elas, você sabe que é dele que a mídia falará. Isso é ‘lawfare’. Você manipula a lei e cria uma presunção de culpa”.
. “Não se pode fingir que não se esperava que essas medidas contra Lula não teriam impacto. Isso demonstra uma ânsia em acusá-lo”.
. “Parece que Lula tem recebido um tratamento diferente nos aspectos legais na operação”.
. “Eu estou tentando entender o caso. Meus colegas aqui em Harvard não conseguem compreender. Há fatos que perturbam a audiência internacional”.
. “O país possui um sistema legal robusto. Não há necessidade de se violar a lei.”

Mas o principal ponto é o seguinte: “Certamente há muitos outros juízes capazes no Brasil. Em princípio, se você quer manter o sistema judicial o mais limpo possível, você não perde a oportunidade de evitar conflito de interesse ou atitudes impróprias”.
Certamente que há. Ou não?
Diante da parcialidade evidente de Moro, vista hoje do espaço, explicitada em sua militância (inclusive com fan page no Facebook mantida pela mulher) — que sentido faz ele continuar no caso?
Virou um embaraço para a justiça brasileira. Passou do ponto da razoabilidade para o faroeste.
Só Moro é capaz de julgar Lula? Tem que ser ele, obrigatoriamente? Foi o destino? Deus?
Trata-se do único magistrado honesto e competente do Brasil? Como ele, não há mais ninguém?
Há semanas, o próprio Moro escreveu um despacho de 11 páginas destacando sua vocação sagrada para o caso. Numa atitude desprendida e de fé nas instituições, qual seria o problema de Moro abrir mão? Ou Lula é dele e ninguém tasca?
O problema não é dar poderes demais aos savonarolas, mas contê-los depois.


Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

QUEM SÃO OS JOVENS QUE OCUPAM AS ESCOLAS



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/quem-sao-os-jovens-que-ocupam-as-escolas


Até a UFRJ!

UFRJ.jpg
Hoje na UFRJ
Após a decisão dos estudantes de ocupar a UFRJ contra a PEC da Morte (ver "em tempo" e "em tempo2"), o Conversa Afiada reproduz artigo de Joan Edesson de Oliveira no Portal Vermelho:
Os acendedores de manhãs
Ah! Esses meninos. Ah! Essas meninas.
Espalham-se pelas ruas, pelas escolas, pelas universidades. Não se contentam mais em esperar pelo amanhã, não querem apenas, como deles dizia Máximo Górki, ter a face do amanhã. Têm sede de hoje, estão famintos pelo agora.
Quem são esses meninos, que ocupam o Brasil, que transbordam em sua juventude e em sua rebeldia, que não podem mais ser escondidos, por mais que tentem? São herdeiros de outros meninos, em lugares e em tempos tantos da nossa história. São herdeiros daquele menino baiano Antônio de Castro Alves, abolicionista e republicano, voz tão poderosa a pregar aos séculos que “toda noite tem auroras” e a dizer aos moços como ele que “não tarda a aurora da redenção”. Descendem eles do menino alagoano Zumbi, que imberbe ainda comandou homens e sonhou a liberdade.
Quem são essas meninas, buliçosas e de olhar tão vivo, que transpiram beleza e coragem, que erguem a voz doce e firme em tribunas hostis, obrigando velhos conservadores a desviar o olhar, envergonhados e derrotados, por mais que se vistam de vencedores? São descendentes diretas daquela menina Anita Garibaldi, que aos dezoito anos fazia guerra e amor, incendiando o sul do Brasil com a chama da liberdade. Elas vêm da baiana Maria Quitéria, pondo em fuga o opressor português. Vêm de outra baiana, Maria Bonita, que aos vinte anos armou a ternura e alou-se em lenda na caatinga sertaneja.
Por que despertam tanto ódio nas elites, por que são tão atacados? Não são um exército com tanques, mísseis, fuzis. Não são uma força estrangeira a nos invadir. Qual o perigo que representam, então? Por que jornais e emissoras de TV se empenham tanto em atacá-los? Por que representantes de um governo ilegítimo, velho, machista e misógino, atacam com tal força essas meninas que discursam? Por que recrutam milícias que parecem integralistas saídos de um mofado livro de história para atacar esses jovens?
É que esses meninos, essas meninas, riso solto e gargalhada livre, são uma grande ameaça. Os alicerces desse edifício secular das classes dominantes tremem ante o riso deles, temem a sua gargalhada. Mas acima de tudo, o que causa temor mesmo são os sonhos desses meninos e meninas. Sim, eles sonham. Sonham com educação de qualidade, sonham com justiça, sonham com uma polícia que não seja executora da juventude, sonham com um Brasil novo e têm a mais pura e justa certeza de que o novo sempre vem.
É por isso que eles são tão perigosos. É por isso que há jornalistas vendidos que os atacam. É por isso que há promotores de justiça que ordenam que eles sejam algemados. É por isso que há juízes que autorizam e recomendam o uso de técnicas de tortura contra eles. É por isso que há policiais prontos a bater, a socar, a prender. Porque esses meninos e essas meninas são perigosos, porque eles agarraram o futuro com as mãos e querem que o futuro seja aqui e agora, e não num tempo que nunca chega. Esses meninos são perigosos porque eles podem colocar o mundo de ponta cabeça, e de virá-lo em festa, trabalho e pão, como sonhou o poeta.
E esses meninos e essas meninas estão armados. Suas armas são as ideias que carregam, são o verbo que corta, a voz que inflama. Estão armados, eles. Trazem consigo a arma mais poderosa que há. Como em Pessoa, trazem em si todos os sonhos do mundo.
Parece que saíram de algum poema, esses meninos, essas meninas. Parecem que saíram de algum poema, para em tempos de tanta escuridão, de noite tão comprida, correrem pelas esquinas do Brasil, chamando pela aurora, acendendo as manhãs.
Em tempo: segundo informações do site Esquerda Diário, o Ministério Público ameaçou conduzir coercitivamente o reitor da UFRJ, Roberto Leher. De acordo com o veículo, "a ameaça de condução coercitiva ocorreu depois que o reitor pediu para alterar a data de depoimento que coincidia com a reunião do Conselho Universitário. O motivo do depoimento era 'esclarecer' a campanha 'Em defesa da democracia' que a universidade promoveu, envolvendo debates e shows com personalidades políticas, acadêmica e artísticas."
Em tempo2: via CUCA da UNE:  após uma longa assembléia no prédio da reitoria, 800 estudantes que participaram da discussão decidiram ocupar o prédio da reitoria na próxima segunda-feira, 07. Outros campus da universidade, como a Faculdade Nacional de Direito, Macaé e Praia Vermelha se somam à ocupação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, o IFCS. Foi aprovada também a proposta da Carina Vitral, presidenta da UNE, de sair uma caravana da UFRJ a Brasília, bem como de todas as ocupações, para barrar a PEC 55 no Senado.

Advogados de Lula: Moro mentiu



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/advogados-de-lula-moro-mentiu


Com Moro não haverá isenção

Moro Bessinha.jpg
Moro faltou com a verdade em documento sobre apartamento do Guarujá
O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomando como fato algo que explicitamente não corresponde à verdade nem aos documentos do processo, a respeito do apartamento em condomínio no Guarujá cuja propriedade é da construtora OAS, mas que os procuradores do MPF (Ministério Público Federal) tentam dizer que é de Lula.

Moro escreveu que Lula e Dona Marisa, quando o imóvel foi transferido em 2009 da Bancoop para a OAS, pararam de pagar as prestações pelo apartamento 141 do edifício sem que a OAS teria cobrado que seguissem pagando, ou tomado a reserva do imóvel de volta.  Mas não foi isso o que aconteceu.
 
Veja o que diz o juiz de primeira instância paranaense:
“Apesar da descontinuidade dos pagamentos, não há qualquer registro de que a OAS Empreendimentos tenha cobrado, de qualquer forma, o ex-Presidente e sua esposa pelo saldo devido pelo apartamento.” 
 
Ocorre, porém, que o que afirma Sérgio Moro simplesmente não corresponde à verdade dos fatos. Assim como fez com todos os antigos cooperados que não optaram por assinar um contrato de compra e venda com a OAS para adquirir o imóvel que vinham pagando à Bancoop, a construtora assumiu o imóvel reservado para eles (o 141), diante da não adesão do compromisso.
 
A OAS ficou com a propriedade do apartamento, e inclusive já vendeu para uma terceira pessoa, tudo devidamente documentado em cartório de registro de imóveis no Guarujá.  Ou seja, Lula e Dona Marisa sofreram as sanções previstas por não aderir ao termo de compromisso: a perda de reserva do apartamento 141. Não havia “saldo devido” a ser cobrado. Foi tomado o apartamento que era reservado, como previsto e vendido pela OAS.  A interpretação de Moro para o episódio só pode ser falha de cognição ou má-fé.
 
Ah, mas se o casal Lula da Silva perdeu o imóvel, então eles deveriam ter ido atrás de reaver os pouco mais de R$ 200 mil que já tinham gasto. Aí entra a segunda alegação de Moro que não encontra congruência com a verdade:
 
“Também não há qualquer registro ou mesmo alegação de que o ex-Presidente e sua esposa teriam recebido de volta os valores já pagos, o que seria o usual se tivessem realizado a opção por desistir do empreendimento.”
O casal sempre considerou que tinha direito ao valor, tanto que ele foi declarado no imposto de renda. Ou recebendo o dinheiro ou como abatimento na aquisição de outro imóvel no mesmo empreendimento. Por isso eles avaliaram o apartamento 164-A (o tal famoso tríplex) mas desistiram de comprá-lo.

Lula e dona Marisa cobraram sim o dinheiro que já tinham gasto, está tudo documentado e já foi entregue pela Defesa do ex-presidente a Sérgio Moro.

O documento entregue ao juiz paranaense mostra que foi solicitada a devolução do dinheiro investido pelo casal na cota-parte adquirida da Bancoop, em 36 parcelas, com um desconto de 10% do valor apurado — nas mesmas condições de todos os associados que não aderiram ao contrato com a OAS em 2009.
 
Passados aproximadamente oito meses do pedido de restituição formulado, não houve a devolução para Lula e dona Marisa.
 
Por essa razão, em julho de 2016, o casal ingressou com Ação de Restituição de Valores Pagos em face da OAS e da Bancoop, a qual permanece em tramitação na Justiça e também foi entregue, em cópia, ao juiz Moro. Assim, em sua resposta à acusação, a Defesa de Lula conclui: “Por isso mesmo, é completamente inoportuna a afirmação, no despacho de recebimento da Denúncia, no sentido de que os Defendentes não teriam tomado providências para reaver os valores investidos. A ação cível distribuída desmente tal alegação”. 
Em primeira instância, quem julgará o caso é o próprio juiz Moro, que aceitou uma denúncia cheia de falhas graves, algumas delas agravadas pelo próprio magistrado. Que a Justiça seja feita.
Em tempo: não deixe de ler no C AfMoro usa a "lei da guerra" contra Lula

WAGNER MOURA DENUNCIA ATAQUE AO MST



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/


VEJA OVÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

São Paulo é um Estado de Exceção!

O Estado de exceção e sem-vergonheza



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/o-estado-de-excecao-e-sem-vergonheza



E eles acham que o povo não está percebendo...

Golpe Bessinha.jpg
O TSE decidiu que o Temer não era vice da Dilma.
 E só quem roubou foi a Dilma.
 O Supremo vai terceirizar tudo.
 (Ele próprio, o STF, corre o risco de ser terceirizado à Globo.)
 O Supremo vai estabelecer que o acertado vale mais que a CLT.
 O Temer e os congressistas não vão precisar sujar a mão de sangue, no assassinato da CLT.
Gilmar (PSDB-MT) e o Traíra armam a arapuca para fechar o Bolsa Família.
E devolver o Brasil ao Mapa da Fome da ONU, como diz a ministra Campello.
O Congresso vai anistiar o Caixa Dois, depois que o Lula for em cana.
O Moro vai transformar a maior empresa de engenharia pesada da América Latina, a Odebrecht, num food-truck em frente ao farol da Barra, em Salvador.
O Moro fechou o programa nuclear brasileiro.
O Pedro Malan Parente vende a Petrobrax tão rápido que o FHC Brasif está com inveja!
(Mas, ele tem inveja mesmo é do Lula...)
E o Padim Pade Cerra, o gatinho angorá, o Quadrilha, o essa porra Jucá e o boca de jacarécontinuam soltos – e no Palácio!
O Aecím, o mais chato, coleciona mais delação que o número de mulheres que o Trump bolinou!
O Geraldinho Trensalão ataca a escola do MST com a violência com que invadiu Pinheirinhopara entregar ao Naji Nahas.
O PMDB já quebrou o Rio como vai quebrar o Brasil.
Congresso aumenta a PF em 37%.
E quando o Dallagnol entrou na carreira de Procurador da República ganhava o dobro do que ganha um general de quatro estrelas.
E eles acham que o povo não percebe…
Mas, o Bessinha percebe...
PHA 

Globo anuncia resultado antes de "sorteio" da CBF



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/globo-antecipa-cbf-e-anuncia-resultado-antes-de-sorteio


Quem manda no futebol brasileiro?

Monalisa.jpg
Antes das 6h, Monalisa Perrone deu o resultado de um sorteio que aconteceu... às 9h!
Do iG:
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu os mandos da campo da final da Copa do Brasil nesta sexta-feira, em sorteio realizado às 9h da manhã - o primeiro jogo será em Belo Horizonte, casa do Atlético-MG, e a volta acontece em Porto Alegre, no estádio do Grêmio.
Porém, horas antes do sorteio, a TV Globo já havia adiantado a ordem dos jogos. No programa "Hora 1", que começa diariamente às 5h da manhã, a apresentadora Monalisa Perrone revela que o jogo de ida da decisão seria mesmo em Minas Gerais, com o segundo marcado para o Rio Grande do Sul.
Repare no vídeo abaixo que o relógio da emissora marca 5h55 da manhã, pouco mais de três horas antes do evento oficial da CBF
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA


Murray vai à semifinal em Paris e fica a uma vitória de tomar nº 1 de Djokovic



MASTER 1000 DE PARIS


Britânico derrota Tomas Berdych por 2 a 0 pelas quartas de final e, com a queda do sérvio, só precisa chegar à final do torneio para ser o novo líder do ranking da ATP




Por
Paris




Andy Murray x Thomas Berdych - Masters 1000 de Paris tênis (Foto: EFE)Murray comemora vitória em Paris (Foto: EFE)


Andy Murray esperava chegar ao topo do ranking mundial da ATP apenas no início do ano que vem. Mas a derrota de Novak Djokovic para o croata Marin Cilic nesta sexta-feira, pelas quartas de final do Masters 1000 de Paris, abriu o caminho para que o britânico assumisse o posto de número 1 do mundo já neste domingo. E ele não decepcionou. Derrotou o tcheco Thomas Berdych por 2 a 0 (parciais de 7/6 e 7/5), avançou à semifinal do torneio e agora está a apenas uma vitória de roubar a posição do sérvio. No sábado, Murray encara o vencedor Jo-Wilfried Tsonga x Milos Raonic para tentar ir à final.

- Talvez eu estivesse um pouco mais nervoso hoje sabendo que alcançar o posto de número um era possível, mas uma vez que você está lá dentro da quadra isso não me incomodou. Eu nunca estive nessa posição antes, de jogar para ser o número um do mundo. Então, eu não sei como vou lidar com isso amanhã. Não era meu objetivo ser líder do ranking ainda esse ano, mas estou satisfeito com a forma que estou jogando nesta segunda metade da temporada - disse Murray ao canal Sky Sports.
Os dois já haviam se enfrentado 15 vezes, com nove vitórias de Murray contra seis de Berdych. Agora o britânico lidera o confronto direto por 10 x 6.


O jogo
Para falar do primeiro set basta pular direto para o tie-break. Até lá, Murray e Berdych confirmaram seus saques sem nenhuma ameaça de quebra do rival. No tira-teima, o tcheco abriu 6/1 com certa facilidade. Quando a vitória parecia certa, ele errou bola atrás de bola, e Murray tirou cinco set points para virar o placar e retomar a dianteira: 8/7. Quando teve chance de sacramentar o resultado no primeiro set, a fita salvou Murray duas vezes. Em novo erro de Berdych, o britânico fez 11-9 e 7/6.

Murray Paris (Foto: Reuters)
Murray derrota Tomas Berdych e está na 
semifinal do Masters 1000 de Paris 
(Foto: Reuters)


O que não teve em todo o primeiro set aconteceu logo no game inicial do segundo. Andy Murray não desperdiçou a chance da quebra e abriu vantagem. O britânico administrou o resultado e teve o serviço para fechar o set e o jogo: 5/4. Mas aí Berdych acordou e conseguiu quebrar e empatar a parcial: 5/5. É verdade que ele não teve muito tempo para comemorar, já que Murray devolveu na mesma moeda e reassumiu a dianteira: 6/5. Com o saque e nova chance de fechar a partida, dessa vez o número 2 do mundo não bobeou. Abriu 40/0, suou ao ver Berdych encostar, mas confirmou o serviço e fechou em 7/5.

No torneio de duplas, o brasileiro Marcelo Melo, jogando ao lado do canadense Vasek Pospisil, está na semifinal. Neste sábado, eles enfrentam o finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers para tentar chegar à decisão em Paris.


Semifinais
-10h45 - Marin Cilic (CRO) x John Isner (EUA)
-13h30 - Andy Murray (GBR) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA) ou Milos Raonic (CAN)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2016/11/murray-vai-semi-em-paris-e-fica-uma-vitoria-de-tomar-n1-de-djokovic.html

Djokovic cai em Paris e abre caminho para Murray tomar o topo do ranking




MASTER 1000 DE PARIS



Sérvio perde para Marin Cilic nas quartas de final do Masters 1000 francês, e britânico só precisa chegar à final para alcançar o posto de número 1 do mundo do tênis




Por
Paris



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)


Agora só depende de Andy Murray. Após vencer todas as 14 partidas contra o croata Marin Cilic, Novak Djokovic foi derrotado nesta sexta-feira por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7-2), e caiu nas quartas de final do Masters 1000 de Paris, em jogo de 1h44m. Agora, o britânico só precisa chegar à final para fechar o ano como primeiro colocado do ranking mundial. Ele venceu o tcheco Tomas Berdych pelas quartas e precisa vencer apenas mais um jogo para ser o novo nº 1.

Djokovic e Murray estão separados por 415 pontos na corrida da temporada. Com os pontos do Masters 1000 de Paris, essa classificação será a mesma do ranking da ATP. Significa que, para ultrapassar o rival já na próxima atualização do ranking, o britânico precisa tirar essa desvantagem com o desempenho no evento francês. As únicas possibilidades para isso são: caso seja campeão em Paris (1000 pontos) e o sérvio não chegue à final (360 no máximo), ou caso vá à decisão (600 no mínimo) e Djokovic não passe das quartas de final (180 no máximo) - nenhuma das duas pode mais acontecer. Portanto, Murray só precisa chegar à final para ser o novo número 1 do mundo.

Novak Djokovic x Martin Cilic - Masters 1000 de Paris tênis (Foto: EFE)
Djokovic perde para Cilic e está fora do 
Masters 1000 de Paris (Foto: EFE)


Na batalha entre Djokovic e Cilic, nesta sexta, os dois tenistas confirmaram seus saques até o nono game do primeiro set, quando Nole atacou na rede e teve o saque quebrado. Décimo do ranking, Cilic mostrou um bom repertório de paralelas e lobbies para dominar o suficiente e fechar a primeira parcial em 6/4. Djokovic esteve pressionado na maior parte do tempo. No segundo game do segundo set, ele precisou salvar um duplo break point. Na vez de ter um duplo break contra, no quinto game, Cilic soltou o braço e se livrou com dois aces.

Quando estava no sufoco, o número 1 do mundo se livrava com uma deixadinha. Djoko teve a chance de empatar o jogo quando quebrou Cilic no nono game. Com 5/4, o sérvio foi quebrado depois de uma dupla falta. No momento que parecia o da virada, Djokovic salvou um duplo match point no 11º game, levando a decisão do set para o tiebreak. Cilic se manteve firme. Abriu 4/1 e manteve a vantagem para, enfim, vencer o sérvio pela primeira vez em 15 confrontos. Na semifinal, o croata vai enfrentar o americano John Isner.

Novak Djokovic x Martin Cilic - Masters 1000 de Paris tênis (Foto: EFE)
Cilic na devolução contra Djokovic: em Paris, 
primeira vitória dele em 15 confrontos (Foto: EFE)


FONTE:

Melo e Pospisil vencem jogo difícil e vão à semifinal no Masters de Paris




NASTER 1000 DE PARIS



Pouco tempo depois de trocar de parceiro, mineiro mostra sintonia com canasense na vitória por 2 a 0, de virada, sobre Dimitrov e Aisam-Ul-Raq Qureshi, algozes de Soares



Por
Paris, França



Marcelo Melo e Vasek Pospisil após a vitória nas quartas de final nas duplas do Masters 1000 de Paris (Foto: Reprodução/Instagram)
Marcelo Melo e Vasek Pospisil após a 
vitória nas quartas em Paris 
(Foto: Reprodução/Instagram)


Marcelo Melo precisou correr outra vez para trocar de parceiro, mas, mesmo com pouco tempo de treino, o mineiro mostrou calma e sintonia ao lado do canadense Vasek Pospisil. Nas quartas de final do Masters 1000 de Paris, na França, a dupla foi surpreendida no início pelo time formado pelo búlgaro Grigor Dimitrov e pelo paquistanês Aisam-Ul-Raq Qureshi, mas teve tempo para contornar a situação difícil. A vitória de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 10/8, nesta sexta-feira, manteve Melo e Pospisil na briga pelo título. Os rivais haviam sido algozes de Bruno Soares e do britânico Jamie Murray, eliminando os líderes do ranking mundial da ATP no torneio.

Melo e Pospisil encaram na semifinal o australiano John Peers e o finlandês Henri Kontinen, que bateram os irmãos americanos Bob e Mike Bryan. Eles entram em quadra na manhã deste sábado, às 8h45min (horário de Brasília).

Nesta semana, Marcelo Melo anunciou que o polonês Lukasz Kubot será seu parceiro fixo para a temporada 2017 do Circuito Mundial de duplas. Parceiro de Melo nos últimos anos, o croata Ivan Dodig optou por se dedicar mais aos torneios de simples no ano que vem. No entanto, os dois ainda jogam juntos o ATP Finals, em Londres, a partir de 14 de novembro. A competição na capital britânica reúne as oito melhores duplas do mundo e encerra a temporada.


Melo e Pospisil vencem jogo duríssimo

O equilíbrio deu o tom da disputa do início ao fim. No quarto game do primeiro set, Dimitrov e Qureshi conseguiram uma quebra e foram administrando o placar até fecharem a parcial em 6/3. Melo e Pospisil não esmoreceram e foram mais eficientes no saque, impedindo os rivais de alcançarem outra quebra. O brasileiro e o canadense diminuíram os erros e quebraram o serviço dos adversários no fim do segundo set. Sacaram para fechar em 6/3 e deram o troco na mesma moeda, deixando tudo igual em Paris e levando a decisão para o match-tiebreak.

A disputa ficou ainda mais acirrada no último e decisivo set, com uma série de ralis e breakpoints. Melo e o parceiro foram ligeiramente mais constantes, o que fez a diferença para definir a dura partida. Eles selaram a vitória após chegarem a 10/8, em uma grande recuperação em 1h16: 2 a 1, com vaga na semifinal.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2016/11/ao-lado-de-canadense-marcelo-melo-vence-de-virada-nas-quartas-em-paris.html

Melhor ser itinerante? Flamengo ainda não venceu no Rio de Janeiro em 2016




FLAMENGO



Diante do Botafogo, rival do próximo sábado, Flamengo também vive jejum: último triunfo no clássico aconteceu em 27 de julho de 2014, com gol de Alecsandro



Por
Rio de Janeiro


(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)



Comemoração Rodriguinho Flamengo x Corinthians (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)
No último jogo no Rio, dia 23 de outubro 
no Maraca, o Fla ficou no 2 a 2 com o 
Corinthians mesmo diante de 65 
mil presentes (Foto: André 
 Durão/GloboEsporte.com)


Sem Maracanã em 2016 até o fim de outubro, o Flamengo teve de percorrer cerca de 28 mil quilômetros como mandante. O fato de ser itinerante serviu como justificativa para alguns tropeços, mas a cidade do Rio não traz boas lembranças na temporada. Jogou três vezes e somou apenas dois pontos - aproveitamento de 22,22%. Neste sábado, às 17h, tem chance para mandar para longe esse jejum no clássico com o Botafogo.

Nas partidas que disputou na cidade do Rio de Janeiro em 2016, o Flamengo perdeu para o Vasco (0x1), em 14 de fevereiro, em São Januário; empatou com Botafogo (3x3), em 14 de julho, na Ilha do Governador; e Corinthians (2x2), no último dia 23, no Maracanã.

O último triunfo no Maraca ocorreu no ano passado, em amistoso comemorativo aos 120 anos clube, em 15 de novembro: 1 a 0 sobre o Orlando City, gol de Luiz Antônio, hoje no Bahia.
Como mandante fora do Rio, o Flamengo tem rendimento bem melhor: jogou 29 vezes, com 18 vitórias, seis empates e cinco derrotas - aproveitamento de 69%. Cariacica, no Espírito Santo, foi a cidade onde o Fla saiu-se melhor: venceu oito vezes e perdeu uma.

O Flamengo ainda mandou jogos em Volta Redonda (seis vitórias, um empate e uma derrota) Brasília (duas vitórias, três empates e uma derrota), São Paulo (duas vitórias e um empate), Mesquita (um empate), Natal (uma derrota) e Juiz de Fora (uma derrota).


Jejum contra o Botafogo
Além de não vencer o Vasco desde março de 2015 - nove jogos -, quando Alecsandro marcou os gols da vitória por 2 a 1 sobre os cruz-maltinos, o Rubro-Negro tem outro jejum contra rivais: não bate o Botafogo desde 27 de julho de 2014. Alecgol de novo fez, e deu Fla 1 a 0.

Apesar de o período de seca contra os botafoguenses ser maior, em número de jogos ela é inferior. Foram quatro partidas. Duas derrotas: uma por 2 a 1 em Manaus, em 2014, e outra por 1 a 0, no ano passado, no Maracanã. Na atual temporada, foram dois empates: um por 2 a 2 pelo Carioca, em Juiz de Fora, e outro por 3 a 3, no primeiro turno do Brasileiro.


*estagiário sob supervisão de Fred Gomes

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/11/melhor-ser-itinerante-flamengo-ainda-nao-venceu-no-rio-de-janeiro-em-2016.html

Jair descarta marcação fixa em Diego e garante ter "estratégia para enganar"




BOTAFOGO


Técnico do Botafogo despista sobre três volantes, aposta em surpresa para vencer o Flamengo e tira a pressão do grupo por uma vaga na Libertadores: "Não é obrigação"



Por
Rio de Janeiro



Jair Ventura, Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)Jair tem carta na manga para surpreender Flamengo e os repórteres (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)


Véspera de clássico no Maracanã. O clima é de ansiedade... Mas também estratégias. Do "bicho" mais alto ao mistério, o Botafogo está armado para enfrentar o Flamengo neste sábado, às 17h (de Brasília), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com três volantes, como treinou em atividade fechada durante a semana? Jair Ventura não confirma. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, após mais um trabalho às escondidas, o treinador despistou e diz ter carta na manga.

– Não tem muito segredo, o time do Flamengo não tem mudado muito. A nossa escalação teria um segredo, mas vocês sempre dão um jeito de descobrir tudo, ou quase tudo. Mas eu tenho uma estratégia para enganar vocês aí (risos) – afirmou o comandante alvinegro, que descartou marcação especial em Diego.

– Não trabalho com marcação individual, fazemos por zona. O Diego é um jogador diferencial. A equipe do Flamengo é muito boa, temos que estar atentos a todos. É um time bem ofensivo, bem armado. Eles têm muitas possibilidades de atacantes de ponta. Isso é bom para o treinador, quando tem muitas opções. Tem várias coisas boas, mas vamos deixar isso internamente.

A surpresa de Jair pode ser Diogo Barbosa, lateral-esquerdo que vinha sendo improvisado no meio de campo antes de se lesionar. Recuperado de um problema no tornozelo direito depois de aproximadamente um mês fora da equipe, o ala é um forte candidato a jogar como ponta contra o Flamengo, seja de início ou no decorrer da partida.

A gente não tem a obrigação de se classificar para a Libertadores, mas vamos fazer o máximo para deixar o Botafogo na zona de classificação. Se não conseguirmos, pelo menos a torcida pode ficar tranquila que demos o nosso máximo"
Jair Ventura, técnico do Botafogo

– O Diogo é um cara privilegiado. Ele perdeu muito pouco na parte física, ficou acho que 27 dias parado. Mas a lesão acaba perdendo o ritmo de jogo. Ele tem uma chance aí... (risos).

Com 54 pontos, o Botafogo é o quinto colocado do Brasileiro e, restando cinco rodadas para o fim, tem 84% de chances de se classificar para a Taça Libertadores de 2017 segundo cálculos do matemático Tristão Garcia. Mas Jair evita falar no principal torneio da América do Sul, mesmo após se livrar do risco de rebaixamento. Mas nesta sexta afirmou que a vaga não é obrigação.

– A maior decepção seria se fôssemos rebaixados. Agora é uma pressão gostosa. A gente não tem a obrigação de se classificar para a Libertadores, mas vamos fazer o máximo para deixar o Botafogo na zona de classificação. Se não conseguirmos, pelo menos a torcida pode ficar tranquila que demos o nosso máximo – opinou.


FLAMENGO X BOTAFOGO
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro
Data e horário: sábado, às 17h (de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Lindoso (Diogo Barbosa) e Camilo; Neilton e Pimpão (Sassá)
Desfalques: Jefferson, Luis Ricardo, Saulo e Canales (DM)
Pendurados: Sassá, Sidão, Carli, Emerson, Neilton, Rodrigo Pimpão, Bruno Silva, Dudu Cearense, Emerson Silva, Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca e Tanque
Transmissões: Premiere 1 e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Edinho); Globo FM 98,1, Globo AM 1220, CBN FM 92,5 e CBN AM 860 (com Luiz Penido, Eraldo Leite e Dé)
Arbitragem: Jean Pierre Lima (RS) apita o jogo, auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Fabrício Vilarinho (GO).

*Estagiário, sob a supervisão de Thiago Lima.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/11/jair-descarta-marcacao-fixa-em-diego-e-garante-ter-estrategia-para-enganar.html

Giuliano e Taison entram para a seleção da semana na Liga Europa




LIGA EUROPA



Dupla é destaque nos únicos times com 100% de aproveitamento ao lado do Schalke



Por
Donetsk e São Petesburgo



Responsáveis pelas campanhas impecáveis de Shakhtar e Zenit, respectivamente, Taison e Giuliano foram selecionados para a seleção da semana na Liga Europa. O ex-meia do Grêmio foi premiado após marcar os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Dundalk, da Irlanda, que manteve o clube russo com 100% de aproveitamento. Ele tem 76% de participação nos gols do time de São Petersburgo: cinco bolas na rede e cinco assistências na competição.

+ Dante, Marlos e Giuliano se destacam e integram a seleção da semana
+ Confira a tabela da Liga Europa

Já o ex-colorado foi considerado o destaque da vitória por 5 a 3 sobre o Gent, da Bélgica, mas dividiu o protagonismo com outros brasileiros do Shakhtar. Taison marcou um dos gols da vitória de virada, assim como Marlos e Fred, e foi eleito pela Uefa um dos destaque da semana. Foi o único do time ucraniano, que lidera o Grupo H com 100% de aproveitamento.

Vale destacar também a presença de Aduriz na seleção da semana. O atacante espanhol marcou todos do Athletic Bilbao na vitória por 5 a 3 sobre o Genk e se tornou o primeiro jogador a fazer cinco gols em uma partida na história da competição.


Confira abaixo a seleção completa.


Seleção da semana na iga Europa (Foto: Divulgação / Uefa)
A seleção da semana na Liga Europa 
(Foto: Divulgação / Uefa)


FONTE:

Com gols de Marlos, Taison e Fred, Shakhtar bate o Gent e avança de fase




LIGA EUROPA 2016/17

FASE DE GRUPOS-GRUPO H

04ª RODADA




Time ucraniano goleia clube belga fora de casa e se classifica na Liga Europa com duas rodadas de antecedência. Brasileiros vão bem e marcam três na vitória por 5 a 3




Por



O Shakhtar Donetsk visitou a Bélgica nesta quinta-feira e saiu de campo com os três pontos e a classificação assegurada para a próxima fase da Liga Europa com duas rodadas de antecipação. Com gols de Marlos, Taison, Fred e Stepanenko, o time ucraniano bateu o rival de virada por 5 a 3 e agora soma 12 pontos na liderança do Grupo H. O Gent caiu para a terceira posição com apenas quatro, após a vitória do Braga por 2 a 1 sobre o lanterna Konyaspor.
+ Confira a tabela completa da Liga Europa

Shakhtar Donetsk - Gent (Foto: Reprodução/Twitter)
Shakhtar Donetsk bateu o Gent por 5 a 3 
(Foto: Reprodução/Twitter)


O Gent abriu o placar no início do confronto, logo no primeiro minuto, com Coulibaly. E a reação do Donetsk só veio aos 36, com o gol de pênalti do ex-são-paulino Marlos. Taison, por sua vez, também fez o seu, cinco minutos depois. O atacante arrancou do meio de campo, ultrapassou a zaga rival e chutou cruzado, no canto do goleiro Rinne. Nos acréscimos, foi a vez de Stepanenko ampliar para os visitantes, após cobrança de escanteio de Srna. O volante subiu mais que a zaga e fez o terceiro.
Na  volta do intervalo, o meia Fred, ex-Internacional, recebeu assistência de Taison para sacramentar a goleada. Os anfitriões diminuíram com Perbet, aos 38, mas Bernard, aos 42, serviu o atacante Ferreyra, que fez o quinto gol dos ucranianos.  O Gent ainda fez o terceiro, aos 44, pelos pés de Milicevic. Mas foi só.

- Sofremos um gol no primeiro minuto de jogo, o que não desestabilizou o nosso time. Vivemos um momento muito bom na temporada e voltamos a mostrar nosso melhor futebol, apesar de termos sofrido três gols, o que não tem sido comum. Voltei a marcar um gol, o que me deixa muito feliz, e já garantimos a classificação antecipada para a próxima fase. Mas não podemos relaxar. Vamos encarar os dois próximos jogos com a mesma seriedade para manter esse bom nível de atuação e chegar forte nas oitavas - disse Fred por meio de sua assessoria.


Gol brasileiro na Alemanha
O zagueiro brasileiro Júnior Caiçara contribuiu para a vitória do Schalke 04 em casa. Ele marcou o primeiro gol do 2 a 0 dos alemães sobre o Krasnodar. Com o resultado, os anfitriões desta quinta-feira chegaram aos 12 pontos no Grupo I e se aproximaram da classificação para a próxima fase da Liga Europa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2016/11/com-gols-de-marlos-taison-e-fred-shakhtar-bate-o-gent-e-avanca-de-fase.html

Mourinho fica irritado e critica falta de concentração e atitude do United



LIGA EUROPA 2016/17



Técnico põe lenha na fogueira da crise dos Diabos Vermelhos: "Eles jogaram como se fosse a final da Liga dos Campeões. Nós, como um amistoso de pré-temporada"



Por
Istambul, Turquia


José Mourinho no jogo Fenerbahçe x Manchester United (Foto: Reuters / Murad Sezer)Retrato do descontentamento: Mourinho no jogo Fenerbahçe x United (Foto: Reuters / Murad Sezer)


Se a situação no Manchester United estava delicada com a derrota por 2 a 1 para o Fenerbahçe, promete piorar ainda mais com a reação do técnico português José Mourinho. Entrevistado na saída de campo pela transmissão oficial da Liga Europa, o treinador mostrou muita irritação com o que classificou como falta de concentração e atitude dos seus comandados
.
- O Fenerbahçe mereceu vencer. Futebol não é apenas sobre qualidade, é esforço, comprometimento, jogar no limite, dar tudo. Eles mereceram. Um time que concede um gol depois de dois minutos é um time que não está pronto, um time que não está mentalmente preparado, não está focado, não está concentrado.

+ Confira a tabela completa da Liga Europa

Apesar de reconhecer os méritos do adversário, Mourinho disse que foi o próprio Manchester United que o deixou em situação confortável.

- Em uma atmosfera como essa, sofrer um gol e dar a vantagem para o adversário é colocá-los como querem estar. Então, eles podem se defender, contra-atacar, param o jogo, simulam faltas, põem pressão no árbitro, gastam tempo com machucados. É o jogo deles e é nossa culpa deixá-los ficar nessa situação. Depois do segundo gol deles, mostramos reação. Provavelmente, poderíamos ter um resultado diferente, mas não merecíamos mais.

Pogba sai de campo machucado e sem falar com José Mourinho na derrota do Manchester United (Foto: AP)
Pogba sai de campo machucado e sem falar com 
José Mourinho na derrota do Manchester United 
(Foto: AP)


Para deixar bem clara sua insatisfação com a atitude da equipe, Mourinho fez uma comparação.
- Eles jogaram como se fosse a final da Liga dos Campeões. Nós jogamos como se fosse um amistoso de pré-temporada - disse Mourinho.

Com seis pontos, o United ficou um atrás de Fenerbahçe e Feyenoord, em terceiro lugar no Grupo A, correndo risco de não ser um dos dois que se classifica para a segunda fase da Liga Europa. No Campeonato Inglês, a situação não é melhor. Há quatro jogos sem vencer, incluindo uma derrota por 4 a 0 no clássico diante do Chelsea, está na oitava colocação, a oito pontos dos líderes City, Arsenal e Liverpool.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2016/11/mourinho-fica-irritado-e-critica-falta-de-concentracao-e-atitude-do-united.html