domingo, 9 de outubro de 2016

Após críticas, dirigente do América-MG ameaça tirar Galo do Independência



Alencar da Silveira Júnior rebate declarações do presidente do Atlético-MG sobre venda de mando de campo do jogo do Coelho com o Palmeiras: "Inquilino é duro"




Por
Belo Horizonte




Alencar da Silveira Júnior, um dos presidentes do conselho gestor do Coelho, usou a conta pessoal no Twitter para se manifestar sobre as declarações de Daniel Nepomuceno, presidente do Atlético-MG, sobre a venda do mando de campo da partida entre América-MG e Palmeiras, feita pela diretoria americana. Na postagem, o dirigente ameaçou não permitir que o clube alvinegro continue atuando no Independência, que pertence ao América-MG.

- Se o Daniel (Nepomuceno) continuar enchendo o saco pela transferência do nosso jogo vou, proibir o Atlético de jogar no nosso estádio. Inquilino é duro - escreveu Alencar na rede social.


Pelo Twitter, Alencar da Silveria ameaçou não permitir que o Galo continue atuando no Independência (Foto: Reprodução/Internet)
Alencar da Silveria ameaçou proibir que o Galo 
continue atuando no Independência 
(Foto: Reprodução/Internet)


Na última semana, o América-MG anunciou a venda do mando de campo da partida contra o Palmeiras, que será disputada neste domingo, às 17h (de Brasília). O ex- jogador e empresário Roni comprou o jogo, que estava marcado para o Independência, e o levou para o Estádio do Café, em Londrina. A ação do clube alviverde, que alegou precisar do dinheiro da negociação (por volta de R$ 700 mil), não foi bem vista pelo presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, que criticou a atitude (confira no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).


Para o dirigente do Galo, a venda do mando de campo do América-MG, lanterna da competição, para Londrina, onde existe um número maior de torcedores palmeirenses, líder do campeonato, é uma vergonha para o futebol. Para Nepomuceno, a venda não deveria ser permitida, mas, como foi neste caso, a regra deveria se aplicar a todos os clubes que quiserem vender o mando de campo.

- É uma vergonha. Eu acho, primeiro, que a regra tem que ser modificada e não pode aceitar essas coisas. É contra o esporte, e a torcida desanima. A diretoria tem que arranjar outras maneiras de pagar as contas, fazer um estudo – como já aconteceu em outros times- mas o Atlético vai buscar para que isso seja proibido isso nos próximos jogos. Se um time tem condição de comprar, eu quero condição de comprar mando de outros times. Sou totalmente contra neste momento do campeonato, campeonato diferente. Se o América ganhasse ontem (segunda-feira) podia sair da lanterna. Eles venderam (o mando de campo) antes e não é o que eu espero. Vou entrar com outro pedido, se alguém tem direito de comprar o mando que todos tenham. Se é para avacalhar, que todos possam fazer isso também.

Londrina Estádio do Café (Foto: Rodrigo Saviani)
Estádio do Café, em Londrina, será local do 
jogo entre Coelho e Palmeiras, que interessa 
ao Galo (Foto: Rodrigo Saviani)


O América-MG justificou a atitude dizendo que não estava vendendo o mando de campo, mas, sim, a bilheteria.

- Realmente, a gente está aquém do que era esperado para o ano de 2016. Isso gerou uma necessidade de caixa, para fechar as contas. A proposta financeira feita foi muito boa para o clube. Não estou vendendo um jogo, mas sim o direito econômico da bilheteria - destacou Fabiano Jardim, um dos presidentes do América-MG.

Em 2009, a direção do América-MG cedeu para o Estado de Minas Gerais o uso do Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, pelo prazo de 20 anos, em troca dos recursos para obras de reforma e modernização da arena. O Governo de MG repassou a administração do campo para empresa BWA, que é sócia e parceira do Atlético-MG. Desde 2012, o clube alvinegro estabeleceu o Independência como principal casa, nos jogos em Belo Horizonte. 


Em vitória sobre o América-MG, Cuca vê Palmeiras "malandro" e "maduro"



Técnico destaca que nem sempre é possível "dar espetáculo", mas ressalta que o time soube controlar o jogo, sem correr riscos. Resultado mantém vantagem sobre Fla



Por
Londrina, PR



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL 
DA MATÉRIA ABAIXO)



Quem imaginou uma goleada do líder Palmeiras sobre o lanterna América-MG em Londrina viu um Verdão sem brilho, mas com atuação segura e feliz com a vitória por 2 a 0, resultado que o faz manter a vantagem de três pontos sobre o vice Flamengo (60 a 57), faltando nove rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.

Para o técnico Cuca, nunca a expressão "o que importa são os três pontos" fez tanto sentido. O treinador palmeirense foi questionado após a partida sobre a relação entre "vencer e dar espetáculo" e deixou claro que o que lhe interessa é vencer. Segundo ele, foi uma atuação "madura" e "malandra" de sua equipe. Ele ressaltou que o Verdão soube controlar o jogo, sem correr riscos, deixando o adversário com a posse de bola numa zona que não lhe oferecia perigo.

– Taticamente o Palmeiras jogou muito bem, seguro, como é uma equipe que quer buscar o título. É uma equipe segura. Não é uma equipe que arrisca tudo, não tem essa necessidade. Isso é ser maduro, malandro dentro de campo. Acho que jogamos muito bem – disse Cuca.

– Criamos mais algumas chances. Você está enfrentando um franco atirador, o América-MG, que não tem nada a perder. Controlamos bem o primeiro tempo, com um calor muito forte. No segundo tempo não criamos tanto, mas o América só teve a bola em uma região que nos favorecia. No fim conseguimos o segundo gol num passe do Zé e um chute do Alecsandro. Está maravilhoso. Tem de enaltecer a luta do América e valorizar o resultado – emendou o treinador palmeirense.

Cuca Palmeiras (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)Cuca desfilando elegância e habilidade (Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação)


Cuca elogiou a segurança na defesa do Palmeiras no jogo contra o América
– Desempenho tático e defensivo foi perfeito. Jailson pegou poucas bolas. Tivemos muitas baixas. Tem de valorizar muito esse resultado. Controlamos a maior parte e o que importa: vencemos.
O mando de campo era do América-MG, mas o clube mineiro levou o jogo para Londrina, no norte do Paraná, onde o Verdão tem muita torcida. Resultado: das 27.875 pessoas presentes no estádio do Café, a imensa maioria apoiava o Palmeiras.

– Fomos muito bem recebidos pela torcida. Houve a viagem. Temos de nos recuperar bem para fazer mais um jogo de boa intensidade. Tem de ver se recuperamos bem para outra decisão. Faltavam 10 jogos. Agora faltam 9. Temos 60 pontos. É muito ponto. Temos um ótimo aproveitamento, mas o campeonato segue aberto e valorizado – disse Cuca, que lamentou o estado do gramado do estádio do Café.

– O campo está seco. Os jogadores erraram passes por isso, mas o campo é bom. Com 1 a 0, não precisa se atirar à frente. São jogadores experientes, principalmente do meio para trás. Mantivemos uma defesa sólida. O Cleiton entrou para prender a bola e entrou bem. Está ganhando minutos importantes para jogar cada vez mais.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2016/10/em-vitoria-sobre-o-america-mg-cuca-ve-palmeiras-malandro-e-maduro.html

Palmeiras vence América-MG em Londrina e mantém folga na liderança




BRASILEIRÃO SÉRIE A 2016

29ª RODADA




Primeiro colocado do Brasileirão, time paulista faz 2 a 0 sobre o Coelho, no Estádio do Café, no Paraná, e segue com três pontos de vantagem sobre o vice-líder Flamengo




Por
Londrina, PR



Poucas emoções marcaram o duelo entre o líder, Palmeiras, e o lanterna, América-MG, neste domingo, no Estádio do Café, em Londrina, no fechamento da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terminou com vitória do time paulista, por 2 a 0 (veja os lances no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

Apesar de ser o mandante, o time mineiro negociou com um empresário a mudança do jogo para a cidade do Norte do Paraná. Os gols da vitória palmeirense foram marcados por Tchê Tchê, logo aos dois minutos do primeiro tempo, e Alecsandro, aos 42 da segunda etapa.

América-MG x Palmeiras (Foto: Tossiro Neto)
Palmeiras contou com apoio maciço de sua 
torcida no Estádio do Café, em Londrina 
(Foto: Tossiro Neto)


Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 60 pontos, e manteve a distância de três pontos para o vice-líder, Flamengo, que venceu o Santa Cruz, por 3 a 0, no Pacaembu, em São Paulo, também neste domingo. Já o Coelho segue na lanterna da competição, com 21 pontos.

Os dois times voltam a campo na quinta-feira ás 19h30 (de Brasília). O Palmeiras recebe o Cruzeiro, na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, enquanto o América-MG faz o clássico mineiro contra o Atlético-MG, no Mineirão. Ambos os jogos pela 30ª rodada.


O jogo
O Palmeiras aproveitou o ambiente favorável em Londrina, como se jogasse em casa, e foi para o ataque. Antes dos dois minutos, Róger Guedes ficou com a bola na área do América-MG e bateu colocado, mas João Ricardo fez grande defesa, mandando para escanteio. No lance seguinte, 30 segundos depois, Tchê Tchê chutou de primeira, de fora da área, e mandou a bola no canto direito para abrir o placar.


VEJA COMO FOI O TEMPO REAL DA PARTIDA
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO


Depois do gol, o ritmo do jogo caiu um pouco, muito por causa do sol forte que ocupava metade do campo, numa faixa que ia de uma área à outra. O Palmeiras voltou a assustar aos 13, quando Dudu tabelou com Erik, que dominou na área, driblou um adversário e bateu no canto. A bola passou muito perto. Na sequência, em dois lances, os jogadores do time paulista reclamaram de dois pênaltis não marcados pelo árbitro, sobre Róger Guedes e Erik.


Segundo tempo
Aos cinco minutos, Moisés, do Palmeiras, e Roger, do América-MG, disputam a bola e o zagueiro do time mineiro leva a pior. Ele cai no gramado, recebe atendimento e deixa o jogo com suspeita de fratura no nariz. Roger teria sido acertado, de forma acidental, pelo palmeirense.
O jogo caiu bastante no segundo tempo, apesar de o sol ter saído de cena. O Palmeiras não forçou muito, o América-MG seguiu se defendendo e indo poucas vezes ao ataque.
Aos 42 minutos, Alecsandro foi lançado no ataque, invadiu a área e bateu por cima de João Ricardo, que nada pôde fazer, para ampliar o placar em Londrina.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2016/10/palmeiras-vence-america-mg-em-londrina-e-mantem-folga-na-lideranca.html

Doriva elogia postura do Santa e bota derrota na conta da qualidade do Fla



Treinador analisou que seus comandados se comportaram bem dentro de campo
durante o revés por 3 a 0 para o Rubro-negro carioca, que briga pelo título




Por
Recife



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL 
DA MATÉRIA ABAIXO)



Se não deixa transparecer tanta confiança em livrar o Santa Cruz do rebaixamento, o técnico Doriva parece plenamente satisfeito com a postura dos seus jogadores nesta Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, depois da derrota para o Flamengo, por 3 a 0, o comandante do Tricolor elogiou a partida realizada por sua equipe no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Apesar do resultado, ele viu o time lutando bastante e propondo o jogo em alguns momentos.


+ Veja como foi o Tempo Real da partida
+ Veja tabela e classificação da Série A


- Foi um primeiro tempo equilibrado e a gente finalizou até mais do que eles. Tivemos chances. No segundo, tentamos nos expor mais e o time deles tem qualidade, soube aproveitar para matar a partida. A equipe mostrou caráter, personalidade e jogou. Infelizmente não conseguiu fazer o resultado. O Flamengo briga pelo título e tem um elenco qualificado. Temos que erguer a cabeça.

Doriva Santa Cruz (Foto: Marcelo Zambrana / Estadão Conteúdo)Doriva sofreu nova derrota no comando tricolor (Foto: Marcelo Zambrana / Estadão Conteúdo)


Questionado sobre a reação dos jogadores nos vestiários depois de mais uma derrota, Doriva relatou um clima de absoluta tristeza, mas fez questão de elogiar novamente os seus comandados.

- Foi um vestiário triste depois do jogo. A gente fica chateado porque mais uma vez não fomos uma equipe que ficou o tempo todo atrás abrindo mão de jogar. Jogamos de igual para igual e novamente fomos derrotas.

Mesmo reconhecendo que a situação do Santa Cruz na Série A é complicada, Doriva adota um discurso positivista diante dos microfones. Para o treinador, ninguém pode deixar de lutar.

- Agora é levantar a cabeça e continuar trabalhando e lutando. Ninguém está jogando a toalha. É lógico que cada vez as coisas ficam difíceis, mas vamos tentar de todas as formas terminar com dignidade.


 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/santa-cruz/noticia/2016/10/doriva-elogia-postura-do-santa-e-bota-derrota-na-conta-da-qualidade-do-fla.html

Zé Ricardo elogia controle do Fla e evita pressão na caça ao Palmeiras



Treinador diz que primeiro dever do Rubro-Negro é jogar bem e ser competitivo, mas crê que líder ainda vai tropeçar na reta final do Brasileiro




Por
São Paulo



O Flamengo cumpriu sua missão no Pacaembu: recebeu o Santa Cruz e venceu por 3 a 0 (no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo, os gols do jogo).

O triunfo, no entanto, não fez o time se aproximar da liderança, já que o Palmeiras, no mesmo horário, derrotou o América-MG e manteve os três pontos de diferença. Zé Ricardo não quer desespero na Gávea. Para ele, o mais importante aconteceu neste domingo, que foi a equipe dar a resposta em campo após o empate sem gols com o São Paulo na última rodada.

- A nossa briga, primeiro, é com a gente mesmo. Para jogar bem, para ser competitivo. E para administrar a diferença. O Palmeiras é uma boa equipe. Sabemos que muita coisa vai acontecer nas próximas nove rodadas. Temos de nos superar para ter a melhor colocação possível.

zé ricardo flamengo pacaembu (Foto: LUIS MOURA/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO)
Zé Ricardo durante o jogo contra o Santa 
Cruz no Pacaembu (Foto: LUIS MOURA
/WPP/ESTADÃO CONTEÚDO)


Sobre a atuação desta tarde, Zé Ricardo elogiou a segurança da equipe. Para ele, foi importante vencer bem, mas o ideal teria sido por um placar ainda mais elástico. Além de liderar por três pontos de diferença, o Palmeiras tem saldo de gols bem superior ao Flamengo: 25 a 14.
- A gente conseguiu ter o jogo sob controle a maior parte do tempo. Em alguns momentos, tivemos desequilíbrio. O ataque deles tem 70% dos gols da equipe. Era uma preocupação nossa. Fomos bem. A gente queria marcar mais gols nos jogos. É difícil, mas conseguimos.



Abaixo, a entrevista de Zé Ricardo na íntegra:

Saldo de gols
É difícil. Não digo ser impossível. Jogos equilibrados, decididos em detalhes. Temos confrontos difíceis. O foco é aumentar e melhorar o rendimento. Para que nos jogos que faltam termos bom futebol e nos deixe perto da vitória.

Administrar vantagem do Palmeiras
É uma decisão atrás da outra. Palmeiras também tem. Todos os times têm rodadas complicadas. A gente fala jogo a jogo. No interno de cada uma, claro, a gente projeta o título. Mas temos de ir passo a passo. Para que a gente não pule etapas. Vamos focar agora no Fluminense. Eles buscam vaga na Libertadores e isso tornará a partida mais complicada.

Vizeu
Ele é um bom jogador. O clube deposita muita esperança nele. Quero agradecer à CBF pela liberação dele. Foi importante para ele e para a gente. É um atleta que está na fase final de maturação. Pelo o que ele treina, vai evoluir muito. Ele corresponde sempre que solicitado.

Torcida no Pacaembu
Duas Copas SP. Em todas as partidas, a presença da torcida é muito marcante. Esperava que comparecesse. Só corroborou a expectativa de todos. A gente se sente muito bem aqui. Gramado é excelente. Boa condição de conforto a todos.

Reta final

Acho que nenhuma das duas equipes fará nove vitórias. A tabela é difícil, há grau de dificuldade. A gente vem de sequência boa. Só uma derrota no turno. Porém, sei que é muito difícil. Vai acontecer muita coisa. Vamos manter o foco na regularidade. Vamos qualificar o jogo e pensar a cada rodada. Se for analisar a tabela dos três líderes, analisando cada adversário, a nossa pode ser mais difícil. Acho que a gente e os adversários terão dificuldades. No fundo, quem tiver mais concentração e errar menos terá vantagem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/10/ze-ricardo-elogia-controle-do-fla-e-evita-pressao-na-caca-ao-palmeiras.html

Eficiente, Flamengo vence Santa Cruz e segue na cola do Palmeiras





BRASILEIRÃO SÉRIE A 2016

29ª RODADA





Cariocas não dão espetáculo no Pacaembu, mas somam mais três pontos na Série A do Brasileirão com uma vitória sem sustos sobre o Santa, que segue sua má fase




Por
São Paulo



Gol Vizeu Flamengo x Santa Cruz (Foto: Estadão Conteúdo)Felipe Vizeu abriu o placar no Pacaembu (Foto: Estadão Conteúdo)


Sem muitas dificuldades, o Flamengo venceu o Santa Cruz neste domingo por 3 a 0, no Estádio Pacaembu, e seguiu sua busca ponto a ponto contra o Palmeiras - que lidera a Série A do Campeonato Brasileiro e também venceu na rodada. Com a vantagem já construída no início do segundo tempo depois dos gols de Felipe Vizeu e Willian Arão, o Rubro-negro administrou o jogo e já na reta final fechou o placar com um bonito gol do atacante Marcelo Cirino. Os cariocas não tomaram sustos durante os 90 minutos.

Nenhum dos dois times se mexe na tabela de classificação. O Flamengo chega aos 57 pontos e segue na 2ª colocação, com três a menos que o Palmeiras. Já o Santa Cruz, continua na vice-lanterna, com apenas 23 pontos conquistados. O América-MG é o último colocado, com dois pontos a menos.

O Flamengo agora se prepara para um clássico nesta Série A. Joga na próxima quinta-feira, às 21h, contra o Fluminense, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O Santa Cruz também joga fora de casa, mas como mandante. O Tricolor vendeu o jogo contra o Corinthians, na quarta-feira, às 21h45, para a Arena Pantanal, em Cuiabá.

+ Veja tudo que aconteceu no jogo.

O Flamengo começou o jogo tentando pressionar logo o Santa Cruz para abrir o placar, mas os pernambucanos foram os primeiros a chegar. Aos cinco minutos, Keno não conseguiu aproveitar um belo passe de Jadson. No contra-ataque, veio o golpe dos rubro-negros. Chiquinho tabelou com Everton pelo lado esquerdo e Felipe Vizeu apareceu livre dentro da pequena área para empurrar a bola para o fundo das redes. Depois do gol, o Fla seguiu em busca do segundo, mas diminuiu a pressão. O Santa tentava se defender como podia e atacava com ineficiência, dando pouco trabalho ao goleiro Paulo Victor.

+ Veja como fica a Série A agora.

Assim como no primeiro tempo, o Flamengo entrou em campo na segunda etapa em busca de um gol rápido. E conseguiu contando com uma grande ajuda do goleiro tricolor Edson Kolln. Aos 11 minutos, Diego aproveitou cruzamento de Alan Patrick e falha de Kolln para cabecear na trave. No rebote, Willian Arão, completamente livre de marcação, só empurrou para um gol sem goleiro. E também numa repetição do que aconteceu nos 45 minutos iniciais, o Flamengo tircou um pouco o pé do acelerador. Manteve a posse de bola e rondou bastante a área do Santa Cruz, mas não deu tantos. Numa das poucas investidas mais pesadas, chegou ao terceiro tento com Marcelo Cirino, que aproveitou belo passe de Emerson, driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2016/10/eficiente-flamengo-vence-santa-cruz-e-segue-na-cola-do-palmeiras.html

Marquinhos destaca chances criadas e reclama de gol do rival: "Duvidoso"



Na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, técnico diz que Figueirense teve uma postura mais ofensiva e, apesar do revés, ressalta que não é o momento de "terra arrasada"




Por
Florianópolis




O torcedor compareceu ao estádio Orlando Scarpelli, mas o Figueirense não conseguiu fazer o dever de casa. Diante do Botafogo, neste domingo, o Alvinegro catarinense tentou na frente, mas parou na boa marcação do adversário. No fim, sofreu o gol da derrota, marcado por Bruno Silva (confira os melhores momentos do jogo no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

Na avaliação depois da partida, o técnico Marquinhos Santos aprovou a postura do time na partida. Segundo ele, com maior ímpeto ofensivo. O treinador também reclamou da jogada que culminou no gol do adversário, aos 46 do segundo tempo.

- Foi um jogo em que nós fizemos a proposta do jogo ofensivo, criamos oportunidades, mas não alcançamos o placar. Em um lance duvidoso, o Botafogo marcou seu gol. O Camilo recebeu em uma posição duvidosa. Também faltou atenção nossa, encurtar o espaço. E hoje o Figueirense precisa mais ganhar do que perder. Só empatar não serve. Não tem o que lamentar ou sofrer com derrota. O empate também seria pouco para o  que o Figueirense precisa. Quero me desculpar com o torcedor, que fez uma bonita festa. Foi o maior público, e a gente esperava um resultado diferente. Nós nos aplicamos. Em um lance, no último minuto, culminou com a derrota. Estamos a uma vitória do Sport. Não tem terra arrasada. É uma condição difícil, mas agora é hora de se fechar ainda mais - comentou o comandante alvinegro, em entrevista coletiva.

Com a derrota para o Botafogo, o Figueirense segue na 18ª posição da tabela de classificação, com 31 pontos. Na próxima quarta-feira, o time catarinense visita o Coritiba, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Marquinho Santos e Jair Ventura se cumprimentam antes de Figueirense e Botafogo (Foto: GIL GUZZO/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)Marquinho Santos fala da derrota para o Botafogo (Foto: GIL GUZZO/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)



Confira mais trechos da entrevista coletiva:

SUBSTITUIÇÕESO
  Everton e o Rafael entraram com a intenção de dar profundidade no um para um. A gente precisava alterar. Trouxemos o Dodô mais centralizado, com o Everton e o Rafael. Quando houve o jogo aberto, a ideia com o Ortega era para segurar mais a bola. Vamos rever o jogo, reavaliar melhor e tomar as decisões coerentes com a cabeça fria. Criamos as melhores chances para sair daqui com a vitória.

QUEDA NO MORAL?
Não pode. Se pensarmos dessa forma e entregarmos depois dese movimento que houve. Claro que tem que sentir a derrota. Não pode estar com um sentimento de satisfeito. Vi os atletas sentindo a derrota, tentado se mobilizar. Não pode se empatar tanto como o Figueirense empatou.

RAFAEL MOURA ISOLADO?
Ele ficou isolado. Em momento da partida, a gente se preocupou mais em se defender. Estava na linha, Dodô e Elvis com uma nova postura. Depois teve uma queda. As alterações foram para melhorar a equipe. E o gol do Botafogo saiu em uma posição duvidosa do Camilo.

E AGORA?
Agora é entrega, disposição. Agora são jogos para separar homens de meninos. O que o torcedor fez, volta a agradecê-lo. Muitos entenderam à disposição da equipe. Agora o momento é jogar bem. Gostaria de de ter tido mais tempo ou ter iniciado aqui, para se encaixar melhor. Não temos tempo para lamentar, precisamos agora trabalhar.



Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/noticia/2016/10/marquinhos-destaca-chances-criadas-e-reclama-de-gol-do-rival-duvidoso.html

Jair exalta risco e revela insistência por Bruno Silva: "Não estava para viajar"



Técnico do Botafogo conta que volante quase não jogou por causa de incômodo na coxa, mas fez teste no vestiário, foi a campo e fez o gol da vitória sobre o Figueirense




Por
Florianópolis, Santa Catarina




O herói do Botafogo na vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense quase não foi a campo neste domingo. Após o jogo, o técnico Jair Ventura revelou que Bruno Silva sequer iria viajar, devido a um incômodo no músculo posterior da coxa, mas a insistência do treinador prevaleceu. A premonição estava certa: foi do volante, que teve de fazer teste no vestiário, o gol do triunfo que deixa o Glorioso a um ponto do G-6 do Campeonato Brasileiro (confira no vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).


Marquinho Santos e Jair Ventura se cumprimentam antes de Figueirense e Botafogo (Foto: GIL GUZZO/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)Jair Ventura durante a partida contra o Figueirense (Foto: GIL
GUZZO/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)


- O Bruno, o que esse cara corre. Ele não estava nem para viajar, tinha incômodo no posterior da coxa. Falou: "Professor, não dá para mim.". Falei: "Vamos, a gente faz o teste no vestiário." Ele se sentiu bem, foi e acabou ajudando a gente com essa vitória importantíssima fora de casa - contou o treinador.

Para Jair Ventura, o Botafogo foi premiado pelo risco que assumiu no segundo tempo. Após uma etapa inicial muito truncada, os times se abriram e criaram mais chances de gol. O treinador apostou nisso e saiu vitorioso.

- Jogo de poucas oportunidades, truncado, de muita disputa. O segundo tempo foi mais aberto, as linhas mais distantes, criamos muitas situações pelo meio, para os dois lados. Até o auxiliar falou: "Jair, ficou aberto." Falei: "Está bom. Na vida tem que correr risco." Fomos coroados faltando dois minutos. Vamos trabalhar jogo a jogo, com os pés no chão - completou o treinador.



Confira outros tópicos da entrevista coletiva:

Ataque
No sistema de jogo do Botafogo hoje eu cobro muito de todos os atacantes, é um desgaste muito grande e por vezes eles não conseguem suportar um jogo inteiro. Não gostam de sair, mas tenho que pensar no Botafogo. A ideia foi colocar dois jogadores descansados para ganhar força ofensiva, eles entraram muito bem e surtiram efeito. É muito gratificante quando a gente usa o banco, sempre falo que todos são importantes, quem entra pode ser decisivo como foi hoje. O Dudu deu um passe longo, achou o Pimpão que deu o passe. Foi um gol com a participação de quase todos que entraram. Mostra a força do grupo. Vocês nunca vão me ver após uma derrota falar que o responsável foi um ou dois, a mesma coisa quando ganha.

Dois jogos em casa
Tenho certeza que essa vitória fora traz a nossa torcida para esse jogo em casa. A torcida vem nos ajudando bastante, mas aquela obrigação de ganhar todos os jogos é difícil. Jogamos contra o lanterna e falaram isso, é até falta de respeito, do outro lado há profissionais como os que estão aqui. Todos os jogos são difíceis. Lógico que jogando em casa com a torcida empurrando ajuda bastante.

Visitante indigesto
É trabalho, a gente entra em cada partida do Botafogo com uma estratégia definida. Não é a mesma, vai a cada jogo. Quando o resultado acontece, a estratégia deu certo. Mas contra o Atlético-PR, por exemplo, jogamos muito bem, até o treinador adversário falou que não merecíamos perder, mesmo assim as pessoas criticam. Mas isso faz parte do futebol. A gente fica feliz por ter dado certo hoje.

Já pode falar em Libertadores?
Ainda não, falta mais uma vitória.

Papo no intervalo
A gente conversou muito, os pontos que nós tínhamos que melhorar, cabe aos treinador achar um buraco (na defesa adversária). Fomos efetivos nas poucas oportunidades. Foi um jogo muito truncado, e todos agora vão ser assim nesta reta final.

Sassá titular na quarta?
Vamos estudar, ver se ele está 100%. Eu trabalho com todo departamento médico do Botafogo, fisiologia... Vamos estudar a real forma dos Sassá. Espero que sim (esteja em condições de iniciar), sempre bom poder contar com todos.

Festa da torcida
Foi maravilhosa a recepção que tivemos hoje aqui. Torcida gritando, apoiando, parecia que estávamos jogando em casa. O Botafogo é um clube gigante, com torcida no mundo inteiro, e ter uma recepção dessa dá um gás a mais, é muito gostoso. Aproveito para convocar toda a torcida para a nossa Arena, nossa casa, teremos um jogo dificílimo e ela vai ser o nosso 12º jogador. Vamos jogar juntos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/10/jair-exalta-risco-e-revela-insistencia-por-bruno-silva-nao-estava-para-viajar.html

Bruno Silva marca no fim, Botafogo encosta no G-6 e deixa Figueira no Z-4





BRASILEIRÃO SÉRIE A 2016

29ª RODADA




Em partida fraca tecnicamente, Glorioso conquista triunfo importante e fica a um ponto da zona de classificação para a Libertadores. Time catarinense não sai da degola




Por
Florianópolis, Santa Catarina




Bruno Silva comemora gol do Botafogo sobre o Figueirense (Foto: CRISTIANO ANDUJAR/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)
Bruno Silva comemora gol da vitória do 
Botafogo sobre o Figueirense (Foto: 
CRISTIANO ANDUJAR
/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)


Jogar fora de casa tem sido bom negócio para o Botafogo no segundo turno. Com um gol de Bruno Silva aos 46 minutos do segundo tempo, o Glorioso derrotou o Figueirense por 1 a 0, neste domingo, no estádio Orlando Scarpelli, e encostou no G-6 do Campeonato Brasileiro: está a um ponto da zona de classificação para a Libertadores.

O Botafogo, agora, é o sétimo colocado, com 44 pontos, um a menos que o Atlético-PR. Do outro lado, a preocupação no Figueirense permanece: o time catarinense desperdiçou a chance de sair da zona da degola e ficou na 18ª posição, com 31 pontos. Na próxima quarta-feira, o time catarinense visita o Coritiba, e o Glorioso recebe o Internacional. 

O roteiro da vitória do Botafogo foi parecido com os outros três triunfos longe do Rio de Janeiro conquistados sob o comando de Jair Ventura (contra São Paulo, Vitória e Cruzeiro): marcação forte e eficiência. Depois de um primeiro tempo sofrível, concentrado no meio-campo graças aos erros das duas equipes, os cariocas melhoraram na etapa final.

O Figueirense se abriu mais para o jogo e desperdiçou duas boas chances com Rafael Moura na área. O Botafogo, acuado, trocou seu ataque – saíram Vinícius Tanque e Neílton, entraram Sassá e Rodrigo Pimpão – e equilibrou a partida. No fim, foi recompensado: Pimpão cruzou da direita, e Bruno Silva, livre na área, completou para as redes. 


FONTE:

Atuações do Bota: Carli & Cia. tiram tudo; Bruno Silva salva pele do ataque




BRASILEIRÃO SÉRIE A 2016

29ª RODADA



Zagueiros são os melhores em campo no Orlando Scarpelli, e volante mostra estrela contra velha vítima e faz o gol da vitória sobre o Figueirense após atacantes irem mal




Por
Florianópolis



BRUNO SILVA
Tem estrela o volante contra o Figueirense. Ex-Avaí, o jogador sempre levou a melhor no clássico catarinense e manteve a média agora pelo Botafogo. Longe de ter tido uma atuação de destaque, foi aguerrido na marcação, correu até o final e foi premiado com um gol nos acréscimos salvando a pele dos atacantes que perderam chances claras.
Nota: 6,5
CARLI
O xerifão alvinegro teve mais uma grande atuação, ganhou praticamente todas pelo alto e levou a melhor na maior parte do duelo com Rafael Moura. A defesa alvinegra só cometeu erro grave uma única vez ao deixar He-Man livre no escanteio. Por sorte, o adversário errou a finalização.
Nota: 7,0

VINÍCIUS TANQUE
Surpresa na escalação de Jair, já que o artilheiro Sassá foi relacionado, o centroavante foi o responsável pela única chance de perigo do primeiro tempo, em conclusão por cima após bate-rebate na área. Mas sofreu muito para fazer a função de pivô e articular jogadas no meio dos zagueiros adversários.
Nota: 5,5


AS NOTAS:

Sidão [GOL]: 6,0
Alemão [LAD]: 6,5
Carli [ZAG]: 7,0
Emerson [ZAG]: 7,0
Victor Luis [LAE]: 6,5
Airton [VOL]: 6,5
Bruno Silva [VOL]: 6,5
Lindoso [VOL]: 5,5
Camilo [MEI]: 5,5
Neilton [ATA]: 5,5
(Pimpão [ATA]): 6,5
Tanque [ATA]: 5,5
(Sassá [ATA]): 5,0

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/10/atuacoes-do-bota-carli-cia-tiram-tudo-bruno-silva-salva-pele-do-ataque.html

Lindbergh Faria acusa governo de mentir sobre PEC 241



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/lindbergh-faria-acusa-governo-de-mentir-sobre-pec-241


Em dez anos Receita Corrente Líquida na saúde passará de 15% para 11%





Jornal GGN - O Senador Lindbergh Faria (PT/RJ) divulgou uma nota acusando o governo de não esclarecer o verdadeiro impacto da PEC 241 sobre os gastos com a Saúde pública. O parlamentar destaca que, atualmente, o Estado investe apenas 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) na saúde. Com a proposta da equipe Temer em dez anos o Brasil vai investir 11% da RCL no setor. 
 
"Essa queda se dará porque a despesa, ao longo dos próximos anos, será reajustada somente pelo IPCA do ano anterior, enquanto a Receita Corrente Líquida cresce tanto pela inflação quanto pelo crescimento real do PIB. Portanto, mesmo que haja um crescimento do PIB e das receitas, a ampliação de gastos no setor estará represada pelo limite constitucional que pretendem impor". Acompanhe a nota na íntegra:
 
A “concessão” do relator para gastos com Saúde é uma falácia. As despesas com o setor já são de 15% da Receita Corrente Líquida 
 
A PEC 241, que cria um teto para os gastos do governo pelos próximos 20 anos, desmonta o Estado de Bem-Estar Social. Vai além de uma reforma fiscal ao impor uma queda dos gastos/investimentos federais em termos do PIB e em termos per capita. 
 
O esforço retórico do governo de que não haverá cortes de gastos em saúde é mentiroso. Até porque, eles já deixaram clara sua intenção na exposição de motivos que acompanhou a PEC. Nela, o governo afirma ser essencial alterar a regra de fixação do gasto mínimo em algumas áreas, em especial saúde e educação, pois esse tipo de vinculação é um problema fiscal. 
 
Agora, tentam convencer de que protegem a área vendendo a ideia de uma suposta concessão. O relator da PEC na Câmara alardeia de que estaria antecipando de 2020 para 2017 a regra prevista na emenda constitucional 86, que garante ao setor a aplicação de no mínimo 15% da Receita Corrente Líquida (RCL). 
 
Mas a pretensa esperteza não constitui qualquer ganho para a Saúde. Isso porque, a aplicação prevista no Orçamento da União para 2016 já corresponde a 15% da RCL. Na audiência da Comissão Mista do Orçamento, o próprio ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que os gastos para o atendimento do mínimo para a Saúde serão de R$ 102,8 bilhões, e nas informações complementares do orçamento, o governo apresentou as estimativas de RCL para 2016, de R$ 684,3 bilhões. Ou seja, a previsão de gastos do governo para esse ano é de 15% da RCL. (slide 18 da apresentação http://www.planejamento.gov.br/apresentacoes/2016/apresentacao-ploa-2017...)
 
Além disso, é importante ressaltar que a suposta “concessão” do governo só vale para 2017. A partir da vigência da PEC, esse percentual cairá a cada ano e em 10 anos será, numa hipótese conservadora, 11% da RCL.
 
Essa queda se dará porque a despesa, ao longo dos próximos anos, será reajustada somente pelo IPCA do ano anterior, enquanto a Receita Corrente Líquida cresce tanto pela inflação quanto pelo crescimento real do PIB. Portanto, mesmo que haja um crescimento do PIB e das receitas, a ampliação de gastos no setor estará represada pelo limite constitucional que pretendem impor. 
 
O governo também tem dito que o fato de a PEC ter mudado apenas o piso e não o teto para a Saúde permitiria uma aplicação acima do “piso”. A verdade é que, com a queda do teto geral de gastos, não haverá espaço para ampliação dos gastos com saúde acima do “piso”, mesmo com corte em outras áreas, que terão de ser feitas para garantir o cumprimento das regras de limite de gastos. 
 
Além da queda em relação à receita corrente líquida, é sabido que a situação mais grave virá com a redução dos gastos reais com saúde por cidadão. A previsão é de que essa queda seja de quase 6% ao ano. Isso porque a inflação do setor tem sido em torno de 5 pontos porcentuais acima do IPCA e o crescimento populacional está em torno de 1% ao ano. Isso tudo em uma conjuntura onde se reconhece que ainda é preciso ampliar os investimentos na saúde pública para melhoria da qualidade do atendimento.  
 
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Líder da Oposição no Senado

Janio: Renan vai em cana?



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/janio-renan-vai-em-cana


O que gera a sensação de impunidade é a morosidade da Justiça
Declarar.jpg
Trecho do artigo de Janio de Freitas, na Fel-lha:
TEJE PRESO

Um dos onze inquéritos em que Renan Calheiros está pendurado no Supremo tem, uff!, uma novidade: foi liberado para o plenário aceitar ou recusar a acusação. É só um passinho. Sem data para a decisão. Mas para um caso que já tem nove anos –aquele em que a empreiteira Mendes Jr. pagava a pensão de uma filha de Calheiros– ao menos se vê que algumas gavetas ainda abrem onde parecem emperradas.

Sete anos. Alguma dificuldade de comprovação em um ou outro sentido? Não. Muito simples a verificação das transações financeiras e das adoidadas notas fiscais com os ganhos alegados por Calheiros. Nove anos, no entanto.

Por um voto, da presidente Cármen Lúcia para desempatar em 6 a 5, o Supremo determinou que réus sejam presos se condenados ao recorrerem à segunda instância. Mesmo que possam recorrer à instância superior. Os seis ministros entenderam que assim combateriam a alta quantidade de recursos das defesas e a lentidão judicial, atribuída aos recursos, vista como impunidade.

É preciso, portanto, mudar o sentido da expressão "transitado em julgado", presente em textos legais como este: "Ninguém poderá ser preso senão [seguem-se casos] em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado". Logo, só depois de decidido o último recurso possível à última instância possível. Além disso, o repórter Lucas Vetorazzo revelou (Folha, 6.out) que 41% dos recursos da Defensoria Pública do Rio ao STJ têm resultado favorável. O que insinua o potencial de condenados a serem agora presos para no fim (quantos anos de espera?) serem absolvidos. 

O que gera a ideia de impunidade não são os recursos de defesa, é a demora até sua apreciação em varas e tribunais. É o sistema da justiça mal praticada pela Justiça.

Bateu panela? Toma gasolina mais cara!


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/economia/bateu-panela-toma-gasolina-mais-cara



Pedro Malan Parente quer que a clase média se lixe!

publicado 09/10/2016
petrobrus.jpg
Por Fernando Brito, no Tijolaço:
Numa entrevista à Bloomberg, em inglês, que reproduzo ao final do post, o presidente da Petrobras anunciou que a empresa vai aumentar os preços da gasolina para ficarem iguais ou maiores que os preços internacionais.

O Valor deu uma  nota sobre isso na edição online, que a resume:

A companhia planeja implementar mudanças mais frequentes em fatores como os preços internacionais, a taxa de câmbio e sua participação no mercado, afirmou Parente. Segundo o presidente da estatal, a partir de agora, a Petrobras só vai se beneficiar da diferença entre os preços internos e do mercado internacional, sem perdas, sustentou. Enquanto a Petrobras só vai se beneficiar da diferença entre os preços internos e do mercado internacional, sem perdas, sustentou. Enquanto a Petrobras planeja manter os preços acima dos níveis internacionais, a empresa não anunciará uma fórmula específica que engatilharia aumentos ou reduções, disse. A perspectiva da atribuição de preço foi um dos principais questionamentos em reuniões com investidores este mês, disse Parente, acrescentando que a Petrobras não deixará o governo ditar decisões corporativas. “Não esperamos ser um braço do governo para controlar a inflação”, declarou.

A tradução: a política de preços mais altos será um dos atrativos para a venda a um sócio privado da BR Distribuidora.

Parente nem escondeu isso, dizendo que “dificultará o papel dos governos futuros de pressionar a companhia a vender combustível em preço abaixo do custo.

Logo, logo, a classe média estará pagando no posto de gasolina um pouco do preço de ter appoiado o golpismo.
Mas, ainda assim, muito menos do que vai pagar o nosso povão.
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA








Brito: Auler, o STF e a impunidade



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/brito-auler-o-stf-e-a-impunidade


Supremo não olha o umbigo do Judiciário

Socorro.jpg
Marcelo Auler, em seu blog, mostra que o “endurecimento” do Supremo Tribunal Federal, mandando encarcerar acusados antes do trânsito em julgado das sentenças, é regra que parece não valer na “casa” do Judiciário.

A mais alta corte do país parece não se preocupar com os “seus”. Ou seja, os membros do Poder Judiciário que, invertendo seus papéis, deixam de combater para praticar crimes.
Mesmo quando descobertos e parecem ser punidos, acabam se safando sem maiores prejuízos. Primeiro são mandados para casa com aposentadoria proporcional ao tempo de serviço e sem perder os direitos da carreira. Só deixam de atuar jurisdicionalmente.
Teoricamente, podem ser demitidos se, processados judicialmente, vierem a ser condenados. Mas, na verdade, estes processos caminham a passo de cágado e terminam gerando a impunidade.

E dá o exemplo dos juízes envolvidos, há quase dez anos, nos processos da “Operação Furacão”, que os apontou como  envolvidos na exploração de jogos eletrônicos.

Processos que “somem”, são mandados para lugar errado e ficam inconclusos, enquanto Suas Excelências continuam recebendo – sem trabalhar – e, alguns, até pedindo aos colegas do Judiciário o pagamento de diferenças a que julgam ter direito.

Depois, o Dr. Moro diz que “o Brasil não tem mais castas”. Não, Doutor?

Não perca outra reportagem padrão “fatos, fatos e fatos” do Marcelo Auler.

BRESSER DESMONTA A FARSA DA PEC 241



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/economia/bresser-desmonta-a-farsa-da-pec-241


O objetivo é tomar dos pobres e dar aos que vivem de juros

Ralph.jpg

Texto importante de Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista e ex-ministro da Fazenda, sobre a PEC 241:
PEC 241, carga tributária e luta de classes inversa

Há várias maneiras de definir o neoliberalismo, mas talvez a maneira mais simples é dizer que é a ideologia da luta de classes ao inverso. No passado o comunismo foi a ideologia equivocada dos trabalhadores ou dos pobres contra os ricos; desde os anos 1980, no mundo, e desde os anos 1990, no Brasil, o neoliberalismo é a ideologia da luta dos ricos contra os pobres. Não de todos os ricos, porque entre eles há empresários produtivos, ao invés de meros rentistas e donos de empresas monopolistas, que ainda estão comprometidos com a nação – a associação de empresários produtivos e trabalhadores de cada país na competição com os demais países. Mas dos ricos rentistas que perderam qualquer compromisso com a ideia de nação e se sentem parte das “elites globais”.

A luta de classes neoliberal tem um objetivo geral: reduzir os salários diretos e indiretos dos trabalhadores. Os salários diretos através das reformas trabalhistas; os salários indiretos através da redução do tamanho do Estado ou a desmontagem do Estado Social através de reformas como a proposta a emenda constitucional PEC 241, que congela o gasto público exceto juros.

O objetivo dessa emenda não é o ajuste fiscal, que é necessário, mas a redução do tamanho do Estado, que nada tem de necessária. Ao contrário do que afirmam os economistas liberais, a carga tributária brasileira não tem crescido e não há uma crise fiscal estrutural: apenas uma crise fiscal conjuntural. Desde 2006 a carga tributária gira em torno de 33% do PIB. Seu grande crescimento ocorreu no governo Fernando Henrique Cardoso: ela cresceu de 26,1% em 1996 para 32,2% em 2002.

Carga Tributária do Brasil
Ano           % do PIB
1996           26,14%
2002           32,20%
2006           33,31%
2008           33,53%
2010           32,44%
2012           32,70%
2014           32,42%
2015           32,66%
Fonte: Receita Federal (2015): “Carga Tributária no Brasil 2015” / Ministério do Planejamento (2015): “Evolução Recente da Carga Tributária Federal”.

Um capítulo impressionante dessa luta de classes de cima para baixo está hoje sendo travado no Brasil através da PEC 241, que visa a desmontagem do Estado Social brasileiro – ou seja, reduzir em termos per capita seus gastos com educação e saúde. Com o aumento da população e do PIB os recursos para esses dois fins necessariamente se reduzirão em termos percentuais do PIB e em termos per capita.

Hoje, um grande número de entidades de classe patronais postaram nos grandes jornais um manifesto a favor da PEC. Paradoxalmente, entre elas estão muitas entidades representando os empresários industriais, embora, entre 1990 e 2010, as empresas industriais tenham sido as maiores prejudicadas pela política econômica liberal-conservadora adotada nos governos FHC e Lula-Meirelles. E também pela política desenvolvimentista populista de Dilma (2011-14). Entendo a insatisfação dos empresários industriais – uma espécie em extinção no Brasil – com o governo Dilma, mas para mim sua incapacidade de criticar o rentismo e a financeirização globalista, que tomaram conta do governo Temer, é um sinal de sua profunda alienação em relação a seus interesses e aos interesses nacionais.

DEPOIS DA ELEIÇÃO, AVANÇO SOBRE O PATRIMÔNIO PÚBLICO!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/depois-da-eleicao-avanco-sobre-o-patrimonio-publico



Carta mostra o efeito destruidor da PEC 241

Carta-1.jpg
Conversa Afiada reproduz trecho da reportagem “A Hora do Rolo Compressor”, por André Barrocal, na Carta Capital desta semana:
Reprodução: Carta Capital
Respaldado pelos resultados das eleições municipais, o Governo Temer lança uma ofensiva contra a Constituição e o patrimônio público.

Na segunda-feira 3, dia seguinte às eleições municipais, o presidente Michel Temer foi a Buenos Aires encontrar o colega Mauricio Macri. O plano inicial era uma reunião na Casa Rosada, sede do governo argentino, mas a reação pelas redes sociais da internet, de repúdio à visita do brasileiro, tinha sido tamanha que o encontro acabou transferido para a residência presidencial, a Quinta de Olivos, mais sossegada e distante do centro. Adiantou pouco. Na chegada, o peemedebista foi recebido com gritos de "golpista", ratos de plástico, e cartazes "Fuera Temer". Mesmo assim, partiu contente rumo ao Paraguai, radiante com a "vitória esplêndida" de aliados na eleição da véspera, "especialmente agora que nós temos de aprovar algo que é fundamental".

"Fundamental para os propósitos do governo, certamente. O mesmo não pode dizer a população dependente de hospitais e escolas públicos. Com o sentimento de respaldo por conta do debacle do PT na eleição municipal, partido por ora líder da oposição, Temer mergulhou nas prometidas medidas impopulares. Sua prioridade número 1, a "fundamental", é aprovar no Congresso o congelamento por 20 anos de investimentos públicos em saúde e educação, entre outros, duas das áreas mais problemáticas e demandadas pelos brasileiros. Desse modo, crê o governo, o pagamento da dívida do Estado não correrá perigo, os aportes privados na economia voltarão e o crescimento virá a reboque.