quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Temer diz não se preocupar com popularidade enquanto faz campanha milionária para justificar fiasco. Por Kiko Nogueira



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/temer-diz-nao-se-preocupar-com-popularidade-enquanto-faz-campanha-milionaria-para-justificar-fiasco-por-kiko-nogueira/



por : 

temer


Perguntar a Michel Temer sobre o que ele acha de sua falta de popularidade é tão inútil quando questionar o papa sobre a existência da Santíssima Trindade.
Michel tem um texto padrão para seu fiasco. À Jovem Pan, ele disse que não leva em conta os resultados. O Ibope aponta aprovação de 14% do cidadão.
Para uma rádio de Salvador, garantiu que considera “natural” o baixo índice. “Você sabe que de vez em quando eu falo de brincadeira que se eu chegar no final do governo e tiver 2% de popularidade, mas o povo brasileiro estiver satisfeito, eu me dou por satisfeito”, afirmou.
Na semana passada, num evento da Exame, quando desfiou a tese da herança maldita, contou que “troca popularidade por crescimento econômico” e que não se importa com isso desde que o Brasil volte a crescer.
Temer e sua gente acham que ele está sendo humilde, sincero ou algo que o valha. Na verdade, está admitindo que não precisa ser aprovado pela maioria dos brasileiros porque não foi assim que chegou ao poder e não é assim que sairá de lá.
Um sujeito que assume montado num impeachment fraudulento, chancelado pelo Congresso e pelo STF, que nunca foi campeão de votos na vida deveria se preocupar? Vocês, otários, que se danem.
O cinismo fica mais explícito diante dos gastos em publicidade num momento em que o governo alardeia a necessidade de cortes e ajustes.
A campanha “Vamos tirar o Brasil do vermelho para voltar a crescer”, veiculada maciçamente na mídia amiga, elenca as causas e consequências da crise.
Como sugere o título, a responsabilidade é do “lulodilmismo”, como se o PMDB tivesse sido oposição nos últimos catorze anos. As desgraças vão de obras públicas inacabadas por falta de recursos a prejuízos de empresa estatais.
agência Lupa listou algumas das falácias do anúncio. O gasto do Ministério da Educação não é aquele (“subiu 285% acima da inflação entre 2004 e 2014”), a extinção de cargos de confiança está sob suspeita, entre outras.
Se o chefe do bando se declara tão blasé com a impopularidade e o fato de viver clandestino, por que uma campanha milionária para se justificar?
Quanto custou? Por quanto tempo ela será veiculada?
Não faz sentido cobrar de Temer considerações acerca de sua impopularidade porque ele carrega uma mentira de bolso. Melhor se preocupar com o dinheiro que você está pagando para que ele diga isso enquanto seu governo tenta salvar o golpe que ele deu.
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

GILMAR DEVERIA EXPLICAR POR QUE LIBEROU O ESTUPRADOR SERIAL ABDELMASSIH



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/gilmar-deveria-explicar-por-que-ele-liberou-abdelmassih-por-paulo-nogueira/


É mais que hora de o episódio ser explicado


Abdelmassih


O caso Gilmar-Monica Iozzi poderia ter um final feliz, em vez de um conflito jurídico.
Monica foi condenada a pagar uma indenização a Gilmar por ter escrito que ele foi “cúmplice” do médico estuprador Roger Abdelmassih. Isso porque Gilmar concedeu habeas corpus a Abdelmassih, e assim este pode escapar da Justiça por longos anos, para desespero das mulheres estupradas.
Cúmplice é, inegavelmente, uma palavra forte demais. Não cabe no caso. Mas é verdade, também, que o papel de Gilmar na história é substantivo.
O que ele poderia, melhor, deveria fazer é, humildemente, contar os motivos pelos quais decidiu liberar Abdelmassih. Recapitular os fatos, um a um.
Num mundo menos imperfeito, Gilmar se desculparia perante as vítimas, ainda hoje atormentadas pela tragédia.
Isso traria humanidade não apenas a Gilmar, mas à própria Justiça, que habitualmente se coloca numa posição de completa superioridade sobre a sociedade.
E com certeza reconfortaria as mulheres.
Perto do que elas sofreram, sofrem e sofrerão, não é muito, mas é um pequeno bálsamo.
Fora o drama em si, agora elas se sentirão intimidadas em seguir sua jornada em busca de reparação contra Abdelmassih.
E se forem processadas, como Monica?
Fica então a sugestão: Gilmar explicar os fundamentos de seu gesto. Com uma coisa da qual ele gosta: palavras.
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

PEC pode causar perdas bilionárias para saúde, apontam entidades



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/pec-pode-causar-perdas-bilionarias-para-saude-apontam-entidades





Jornal GGN - A proposta de emenda constitucional que coloca um teto nos gastos públicos para os próximos 20 anos pode fazer com que o setor da saúde tenha perdas bilionárias, de acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A proposta do governo determina que as despesas púbicas públicas serão corrigidas, no máximo, pela inflação do ano anterior. Para a saúde, os gastos seriam elevados a 15% do Produto Interno Bruto, e a correção pela inflação valeria a partir de 2018.
Hoje, a saúde e a educação tem suas despesas mínimas fixadas em percentual da receita corrente líquida. Com a expectativa de melhora da economia e consequente aumento da arrecadação, as entidades creem que, com as regras da PEC, os dois setores terão perdas.
Segundo o Conselho Nacional de Saúde, o setor deixaria de ter R$ 424 bilhões nos próximos 20 anos, com a vigência da PEC. O Conass e o Conasems estimam que setor ficará sem R$ 433 bilhões até 2036.
Para Ronald Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde, a PEC do teto representará a “morte” do Sistema Único de Saúde. "Há necessidade de ajustes nas contas públicas. Há desequilibrio, mas a questão é quem irá pagar a conta. Achamos que não pode ser a vida do povo brasileiro", afirmou.
Os conselhos ainda ressaltam que o teto de gastos para o SUS ignora a Constituição, que “estabelece o direito à saúde mediante políticas econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agraços ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Autoridades do governo Temer discordam dos números apresentados pelas entidades e dizem que não se pode comparar cenários, retrospectivos ou estimativas para os próximos anos. O governo crê que, sem a PEC, o crescimento da economia será menor, reduzindo as receitas para o setor.

Vazamento de procurador da Suíça levou a Lava Jato a Cerveró



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/vazamento-de-procurador-da-suica-levou-a-lava-jato-a-cervero


Inconformado com o fim de uma megaoperação similar à Lava Jato, envolvendo a Alstom, procurador suíço se vingou vazando o que sabia para os colegas brasileiros



Jornal GGN - Os procuradores brasileiros contaram com a ajuda de um colega da Suíça para chegar a uma "conta secreta" (carteira de investimentos com lastro em banco) que Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, mantinha naquele país desde os anos 1990, abastecida, inclusive, com propina recebida pela compra da refinaria de Pasadena.
Em um vídeo da delação de Cerveró à força-tarefa da Lava Jato, o ex-diretor revela que vinha sendo investigado na Suíça a reboque de um processo envolvendo a Alstom.
Cerveró diz que numa versão Suíça da Lava Jato, um operador que trabalhava para a Alstom nos contratos com o governo Suíço foi preso, episódio equivalente ao momento em que a força-tarefa tupiniquim chegou ao doleiro Alberto Youssef. Foi quando, lá e aqui, conseguiram desvendar a rede de corrupção que desviava recursos públicos para paraísos fiscais.
Só que ao contrário do que acontece no Brasil, segundo Cerveró, na Suíça a Alstom simplesmente "ignorou" a ofensiva dos procuradores e buscou o governo para resolver a situação. A empresa sustentou que a investigação havia tomado uma dimensão enorme e que estava prejudicando a economia, e ameaçou, caso não houvesse uma resolução imediata, fechar a sede local e inserir 15 mil suíços nas estatísticas de desemprego. "Seria o equivalente a Marcelo [Odebrecht] dizer que ou dá-se um jeito, ou ele vai demitir 35 mil funcionários e vocês que se virem", comparou.
A Alstom conseguiu, assim, firmar um acordo de leniência. "Tudo foi apagado", diz Ceveró em relação as investigações que envolviam o alto escalão da companhia. "Sobrou para os procuradores atacarem apenas os peixinhos, e eu era um peixinho", acrescenta.
Cerveró caiu na rede do Ministério Público suíço porque, no meio da apuração das contas irrigadas com recursos da Alstom, os procuradores chegaram a uma que pertencia ao ex-diretor da Petrobras. No vídeo, Cerveró admite à Lava Jato que chegou a receber 700 mil dólares da Alstom em propina pela compra de máquinas para construir termelétricas no governo FHC, em 1999, e que isso motivou a abertura da conta.
"Cheguei a ter quase 2 milhões de dólares nessa conta na Suíça", diz Cerveró, acrescentando que os recursos que desviou na compra da refinaria de Pasadena também faziam parte desse montante. Tudo teria sido bloqueado pela Justiça da Suíça a pedido do MP.
Cerveró só ficou sabendo do caso porque seu investidor na Suíça veio ao Brasil informá-lo do bloqueio na conta. Ele, então, conseguiu fazer um acordo com as autoridades daquele País.
No final de seu processo, que deveria ter corrido sob total sigilo, pois era uma das cláusulas contratuais, ele aceitou pagar uma multa de 500 mil francos suíços e fazer uma doação de mais 50 mil francos suíços para uma instituição de caridade. A conta foi desbloqueada e, nela, sobraram cerca de 400 mil dólares, conforme verificou a Lava Jato.
Ou seja: inconformado com o fim que levou a versão estrangeira da Lava Jato, o procurador suíço, a quem Cerveró chamou de "boquirroto", se vingou vazando o que sabia para os colegas brasileiros.
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Filho de FHC nem sabia o que era termelétrica, mas foi contratado pela Petrobras, diz Cerveró


FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/filho-de-fhc-nem-sabia-o-que-era-termeletrica-mas-foi-contratado-pela-petrobras-diz-cervero



Lava Jato quis saber de Cerveró se havia propina na negociação da Petrobras que garantiu a operação de uma termelétrica no Rio de Janeiro para empresa ligada a Paulo Henrique Cardoso. "Isso eu não sei porque foi arranjo interno deles lá", respondeu o delator

Jornal GGN - Na quarta-feira (5), duas horas antes de a imprensa veicular que a Polícia Federal pediu ao Ministério Público o indiciamento de Lula e mais oito pessoas por suspeitas de que o "sobrinho" (filho do irmão da ex-esposa) do ex-presidente teria recebido propina da Odebrecht por obras em Angola, outro inquérito da PF ocupava espaço tímido em alguns portais. De maneira muito rasa, os veículos divulgaram que, com base na delação de Nestor Cerveró à Lava Jato, a gestão FHC era investigada.
O assunto surgiu pela primeira vez na mídia em junho passado. Pela edição do Estadão, o leitor ficou sabendo que, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a contratação de uma "empresa ligada" ao filho do ex-presidente, Paulo Henrique Cardoso, se deu por orientação do então comandante da Petrobras, Philipe Reichstul, por volta de 2000.
"A PRS Energia, que segundo o delator pertencia ao filho do tucano, acabou se associando à Petrobras naquele período para gerir a Termorio, maior termoelétrica a gás do Brasil, construída pela multinacional francesa Alstom e que custou US$ 715 milhões. A assessoria de Paulo Henrique Cardoso informou que ele não conhece e nunca teve relação com a empresa", publicou o jornal.
Na delação de Cerveró, divulgada no canal do Youtube do próprio Estadão, há detalhes que ficaram de fora da reportagem e também do termo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras junto à Lava Jato.
Ao contrário do que disse o filho de FHC, Cerveró apontou que ele conhecia, sim, a empresa contratada pela Petrobras. "O Paulo Henrique Cardoso foi colocado ali como elemento de pressão. Não sabia nem o que era uma termoelétrica", disparou o delator.
Cerveró tocou nesse assunto do filho de FHC quando, após tratar de propinas da Alstom e GE, foi questionado pela Lava Jato se conhecia mais algum caso de "irregularidade envolvendo propina" na gestão do tucano. Foi quando o delator tirou da memória o favorecimento a Paulo Henrique pela Petrobras, episódio em que ele conheceu o lobista Fernando Soares, um dos operadores do PMDB na estatal.
Segundo Cerveró, Fernando Soares o procurou com a cúpula de uma empresa espanhola interessada em fechar negócio com a Petrobras para operar a TermoRio. Delcídio do Amaral, que havia sido indicado um dos dirigentes da estatal patrocinado pelo PMDB, não sabia, contudo, que esse contrato já estava prometido para a empresa onde o filho de FHC, segundo Cerveró, tinha sociedade. “O Fernando ficou branco, ele não conhecia esse detalhe”, disse Cerveró.
Com uma hora e 18 minutos de gravação, o delator reproduz a reação destemperada de Delcídio ao descobrir que o negócio já estava direcionado para favorecer o filho do FHC, com ordens diretas de Philipe Reichstul.
A Lava Jato quis saber se havia propina na negociação. "Isso eu não sei porque foi arranjo interno deles lá", respondeu Cerveró.
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Dilma: vamos livrar o Brasil do Golpismo



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/dilma-vamos-livrar-o-brasil-do-golpismo



Traíra faz propaganda enganosa


Fora Temer.jpg
Do site da Presidenta eleita Dilma Rousseff:
O governo Temer lançou campanha publicitária na mídia. Intitulada “Vamos tirar o Brasil do vermelho”, a peça publicitária traz malabarismos e ficção. O presidente usurpador busca justificar as medidas que seu governo ilegítimo e sem votos quer tomar, sacrificando o povo e os trabalhadores.
A campanha publicitária enganosa é mais uma peça do golpe, que culminará com o corte de investimentos nas áreas de saúde, educação e defesa nacional, embutido na chamada PEC 241, a PEC do Teto dos Gastos Públicos. É maquiagem grosseira para enganar a sociedade e o povo brasileiros.
Temer tenta desmontar a realidade e demonizar o PT e a oposição, mentindo sobre o governo Dilma Rousseff. Baseada em 14 pontos que alardeiam a situação das contas públicas, a ofensiva midiática do governo golpista proclama mentiras.

1. Sobre os R$ 54,3 bilhões de despesas do PAC que teriam sido realizadas e não pagas.
É mentira. A verdade é que os restos a pagar do PAC somavam R$ 49 bilhões, dos quais apenas R$ 5,6 bilhões foram processados. O restante eram de obras contratadas, mas não prontas. O PAC, em todos os anos, manteve a característica plurianual do Orçamento. Contrata-se num ano e paga-se nos anos seguintes. Isto porque as obras dificilmente são entregues e medidas no mesmo ano de sua contratação.

2. R$ 2,6 bilhões atrasados no pagamento de tarifas bancarias.
Tais tarifas seriam pagas pelo governo Dilma. Inclusive foi encaminhado projeto de lei de crédito em maio de 2016 para realizar os pagamentos. Tais valores estavam na conta do pedido de redução de meta. Só não foi pago antes, porque o Congresso não votou a alteração da meta até o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Os R$170 bilhões aprovados como déficit fiscal, se não fossem gastos com benesses pelo governo ilegítimo, dariam e sobrariam para pagar esse valor.

3. R$ 6 bilhões atrasados em contribuições e aportes a organismos internacionais.
Parte significativa desse valor refere-se a pagamentos de 2016, portanto não estavam atrasados porque o ano ainda não acabou. O valor estava na conta do pedido de redução de meta e só não foi pago antes, porque o Congresso não votou a alteração da meta até o afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Os R$170 bilhões aprovados como déficit fiscal, se não fossem gastos com benesses pelo governo ilegítimo, dariam e sobrariam para pagar esse valor.

4. O Ministério da Saúde devia R$ 3,5 bilhões a estados e municípios.
Os repasses com a Saúde são fundo a fundo, definidas por lei, e há prazos estipulados para seu pagamento. Na proposta de alteração da meta, havia espaço para o repasses de todos os valores devidos aos estados e municípios. Os R$170 bilhões aprovados como déficit fiscal, se não fossem gastos com benesses pelo governo ilegítimo, dariam e sobrariam para pagar esse valor.

5. O Seguro-Defeso, que paga um salário mínimo ao pescador artesanal em períodos de proibição de pesca, está com o cadastro inchado. Não era fiscalizado. Havia 1,3 milhão de pescadores registrados. Uma primeira revisão cadastral excluiu 258 mil benefícios indevidos, com economia anual de quase R$ 1 bilhão.
A revisão cadastral do seguro-defeso começou no governo Dilma Rousseff e foi uma das primeiras medidas anunciadas ainda em 2015.

6. Revisões cadastrais em programas sociais que devem gerar economia de R$ 4 bilhões.
Os programas sociais têm revisões periódicas. No caso do Bolsa Família, por exemplo, mais de 2 milhões de famílias foram desligadas em 2014, em pleno ano eleitoral. Em 11 anos, mais de 3 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família espontaneamente, por causa do aumento de sua renda. O programa Bolsa Família abriu oportunidades para quem não tinha nada. O Golpe quer impor o nada para os brasileiros pobres. O governo golpista espera que todos os ajustes sejam feitos justamente sobre os mais pobres. O programa para infância anunciado pelo governo Temer atenderá a apenas 200 mil crianças. Ora, o Bolsa Família atendia nada menos que 14 milhões de famílias.

7. Inchaço da máquina publica. O governo tinha 24 mil cargos de confiança. Foram extintos 4,2 mil cargos e 10 mil só poderão ser ocupados por servidores concursados.
É mentira. O governo golpista converteu cargos em funções gratificadas. O fato é que desde o governo Lula, cerca de dois terços dos cargos comissionados são ocupados na administração pública por servidores de carreira. Os cargos efetivamente de livre provimento representavam apenas cerca de 1% dos cargos disponíveis no serviço público federal.
O crescimento da máquina, para garantir melhores serviços públicos, respeitados os limites fiscais, se deu por concurso público e mais de 50% foi para área de educação para expansão de universidades e institutos federais de ensino.
Na realidade, o gasto com pessoal no governo federal caiu de 4,8% do PIB em 2002, para 4,24%, em 2014. No governo FHC, a expansão da máquina se deu por contratos com organismos internacionais, que foram condenados pelo TCU.

8. O gasto do Ministério da Educação subiu 285% acima da inflação entre 2004 e 2014, mas as notas dos estudantes no exame do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) praticamente não cresceram. Muita despesa e pouco resultado.
O governo golpista não gosta de gastar com educação. Daí porque resolveu acabar com o piso para a educação na chamada PEC 241, a PEC do Teto dos Gastos Públicos.
A suposta ligação entre IDEB e gastos federais é falaciosa. O governo golpista não lembra que a competência federal é sobre as universidades e escolas técnicas, que tiveram a maior expansão da história entre 2004 e 2014.
Programas exitosos e fundamentais, como Prouni, Reuni, Pronatec, Ciência sem Fronteiras, Mais Educação, Brasil Carinhoso (creches) e tantos outros, não existiriam se não tivesse mais investimento em educação, realizados pelo governo Lula e Dilma.
Também não teria ocorrido a duplicação do número de vagas nas faculdades federais e a abertura do nosso ensino superior aos pobres e afrodescendentes, que teve enorme impacto social.
Quanto à qualidade, a propaganda enganosa do Golpe ignora a evolução que o Brasil apresentou em algumas áreas e graus de ensino (no PISA 2012, destaca-se que o Brasil foi o país que teve o maior avanço absoluto da proficiência em Matemática) e o fato óbvio de que a qualidade na Educação demanda longo tempo de maturação. Para os governos Lula e Dilma, a ignorância é mais cara que a Educação. Os golpistas pensam exatamente o contrário. Querem cortar os investimentos em Educação.

9. Os maiores fundos de pensão de empresas estatais acumularam perdas de R$ 113,5 bilhões nos últimos cinco anos.
O Golpe faz de conta que a culpa é do governo Dilma. Isso é MENTIRA. Não é competência direta do governo federal. São fundos de empresas independentes.

10. Prejuízos bilionários na Petrobras: R$ 21,5 bilhões em 2014 e R$ 34,9 bilhões em 2015.
O governo golpista esquece que a queda dos preços internacionais do petróleo elevou a crise a todas as grandes companhias de hidrocarbonetos. Foi durante a gestão de Lula que a Petrobras descobriu o pré-sal, a maior jazida descoberta nos últimas 30 anos. Se dependesse dos golpistas, isso não teria ocorrido, pois prospecção implica gastos, ainda mais em águas ultra-profundas. O Golpe quer realizar o sonho dos tucanos: privatizar a Petrobras. Com a desculpa dos prejuízos recentes, venderão o pré-sal a preço de banana e privatizarão a empresa. Venderão nosso futuro, comprometendo os investimentos sociais em benefício do povo brasileiro. Este é o verdadeiro prejuízo: vender o futuro do Brasil.

11. Prejuízos bilionários na Eletrobras: R$ 6,2 bilhões em 2013, R$ 3 bilhões em 2014 e R$ 14,4 bilhões em 2015.
Os efeitos da seca ocorrida no semi-árido brasileiro – a maior dos últimos 50 anos – explicam parte do prejuízo. É preciso levar em consideração os efeitos do stress no sistema, o que aumentou em muito o custo de produção da energia. A tese dos prejuízos, contudo, é apenas uma justificativa para privatizar a Eletrobras. Foi assim, no passado, quando privatizaram algumas empresas do setor elétrico: produziam o factóide que as estatais eram inviáveis, pois estavam quebradas. Em seguida, venderam as empresas na bacia das almas.

12. Obras públicas inacabadas e com orçamento estourado.
- Transposição do Rio São Francisco – obra se arrasta ao longo de anos e teve aumento do custo.
É mentira. A obra está com 90,5% de sua execução concluída. Havia recursos para terminar ainda este ano, mas o governo golpista reduziu à metade os trabalhadores nas obras. Trechos da obra estão finalizados. Eis aqui o que publicou a Globo sobre a obra de transposição em março de 2016.
- Refinaria Abreu e Lima – aumento de custo e prejuízo para a Petrobras.
Eis o que apontou a própria Petrobrás, em nota de 16 de setembro, afirmando os ganhos da empresa com a Refinaria Abreu e Lima. A nota ainda diz que o conselho aprovou continuidade da expansão em julho.
- Pavimentação de 1.024Km na BR 163 (entre Mato Grosso e Bahia) – apenas 53 quilômetros pavimentados em 2012.
É mentira. O governo golpista usa dados de 2012, mas esquece que em 2016 faltavam apenas 200 quilômetros a serem pavimentados. Nos governos Lula e Dilma, foram pavimentados ou duplicados por meio de obras públicas, mais de 7.200 quilômetros de rodovias em todo o país.
- Ferrovia Transnordestina (PE/CE/PI) – deveria estar pronta em 2010, porém, teve apenas 55% de execução até 2015.
Obras ferroviárias são de grande envergadura. Ainda assim, nos governos Lula e Dilma, foram concluídos mais de 1.900 km de rodovias, após décadas sem quaisquer investimentos.

13. Entre 2003 e 2013, o BNDES emprestou a juros subsidiados, US$ 8,3 bilhões para obras em Cuba, Angola, Argentina e Venezuela.
É mentira. As obras foram definidas por empresas que consideraram uma boa oportunidade para exportar os serviços de empresas brasileiras, como é feito por países como os EUA e os europeus. O financiamento do BNDES esteve sempre condicionado à aquisição de produção nacional. O financiamento sempre foi para empresas brasileiras, não para governos estrangeiros. Saliente-se que essas exportações de serviços tinham uma dimensão estratégica relevante, pois abriam mercados para produtos brasileiros e aumentavam nosso protagonismo internacional.
O BNDES financia a exportação de bens e serviços brasileiros desde 1998. De lá para cá, apoiou a exportação de produtos nacionais para 45 países. O principal destino dessas exportações são os EUA, não os países citados na propaganda mentirosa. Foram US$ 14,3 bilhões financiados em exportações para aquele país, ou 42% de um total de US$ 33,7 bilhões nesses 18 anos.
Tudo indica que no governo golpista o BNDES vai voltar ao seu papel da década de 1990 de conceder crédito à privatização de setores da economia brasileira. No segmento de crédito de longo prazo, o “motor” da expansão das operações do BNDES nos anos 1990 foi o Programa Nacional de Desestatização. Nos governos Lula e Dilma, o BNDES voltou ao seu papel de banco público, fomentador de investimentos.

14. O Tesouro Nacional se endividou em R$ 323 bilhões para emprestar dinheiro para o BNDES, para que este banco fizesse empréstimos subsidiados a grandes empresas.
Desde a crise de 2009, os governos Lula e Dilma fizeram aportes no BNDES para garantir a sua capacidade de investimentos. O governo golpista quer que o BNDES devolva R$ 100 bilhões desses empréstimos antecipadamente. O único objetivo é descapitalizar o BNDES.
A solução encontrada para enfrentar a crise há sete anos foi a forma de evitar o colapso do sistema de crédito no Brasil, após a forte contração dos empréstimos pelos bancos privados. O sistema brasileiro de bancos públicos depende de fundos, como o FAT e o FGTS, cujos volumes são pequenos frente às necessidades do país.
Diante da retração do setor privado, houve uma solução importante para garantir funding à principal instituição de financiamento de longo prazo do país.
O impacto sobre a dívida bruta de tais empréstimos não foi elevado. Além disso, essa solução foi muito melhor do que a adotada por diversos países que se endividaram apenas para salvar seus bancos privados.
Portanto, o “Quantative Easing” brasileiro foi adotado para ampliar os investimentos públicos e privados, estimular a economia real, enquanto nos demais países ou a medida foi para salvar os bancos – logo após a crise –, ou para injetar liquidez na economia, sem qualquer contrapartida, no período posterior.
O governo golpista faz propaganda enganosa. Vende austeridade fiscal, mas já usou boa parte dos recursos autorizados pelo Congresso para fazer generosos ajustes salariais ao topo do funcionalismo público, inclusive do Judiciário.
Isso não é governar com responsabilidade. É promover o caos nas contas públicas para impor uma agenda de retrocesso nas políticas sociais.
O GOVERNO TEMER NÃO ENGANA.
VAMOS LIVRAR O BRASIL DO GOLPISMO.
SÓ É POSSÍVEL AO BRASIL VOLTAR A CRESCER COM OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS

Temer: sem voto e orçamento sem povo



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/temer-sem-voto-e-orcamento-sem-povo


Jandira e a 241: pobre bom é o analfabeto e sem saúde


Ivan.jpg
Conversa Afiada reproduz afiado artigo de Jandira Feghali, líder da Minoria na Câmara dos Deputados:
Proposta pelo presidente ilegítimo, a Proposta de Emenda à Constituição 241/16 representa o fim dos direitos sociais conquistados com muita luta na Carta Constitucional de 1988. Essa é uma PEC para os ricos, feita para eles, pois retira direitos dos mais pobres. Essa medida congela por 20 anos os investimentos do governo em programas sociais e no custeio do Estado, que ficarão restritos aos valores gastos em 2016 corrigidos apenas pela inflação. Com isso, os próximos cinco presidentes eleitos não terão liberdade para decidir sobre política fiscal, imposta agora pelo governo sem votos de Michel Temer.

Para Saúde e Educação as perdas serão ainda mais significativas que para os demais setores. Hoje, a Constituição obriga o Executivo Federal a investir 18% da receita corrente líquida no desenvolvimento da Educação. Para a saúde, prevê o investimento de porcentuais crescentes da arrecadação com impostos, que vão de 13,2% este ano a 15% em 2020.

Estudo do economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Sicsú mostra que, se a regra proposta na PEC fosse adotada desde 2006, a Saúde teria perdido R$ 178,8 bilhões. Já para a Educação, o prejuízo alcançaria R$ 321,3 bilhões no período. Essas tesouradas propostas na PEC significam que na saúde teremos menos vagas nos hospitais, nos postos de saúde e uma redução de consultas médicas pelo SUS. Claro que isso afetará os mais pobres, os quais dependem do Sistema Único de Saúde. O corte na educação, por sua vez, significa que não haverá dinheiro novo para novas vagas nas creches, nas escolas, nas universidades, no ensino técnico. Não serão ofertadas vagas novas a fim de beneficiar justamente os que mais precisam.

De acordo com o estudo, com base nos valores de 2016, o prejuízo para a Educação de 2017 a 2025 seria em torno de R$ 31,9 bilhões. Para atender as determinações constitucionais, o Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabelece a ampliação dos investimentos no setor até atingir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. Hoje o governo aplica em torno de 7% do PIB.

Organizações sociais que integram a Campanha Nacional pelo Direito à Educação calculam que para atender as necessidades da sociedade brasileira por serviços de educação pública de qualidade seriam necessários investimentos adicionais de R$ 37 bilhões na área até 2024.

Essas organizações estimam que, para cumprir a lei, o poder público deveria criar 3,5 milhões de vagas em creches; 700 mil vagas na pré-escola; 500 mil vagas no ensino fundamental; 1,6 milhão vagas no ensino médio e cerca de 2 milhões de vagas no ensino superior público. Além disso, para erradicar o analfabetismo, teria de alfabetizar 14 milhões de adultos e garantir que concluam o ensino médio.

Outro trabalho realizado por pesquisadores do Ipea estima que a política de assistência social do Governo Federal – que engloba Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família e o Sistema Único de Assistência Social (Suas) – perderá R$ 868,5 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.

Em suma, essa PEC é a cara desse governo ilegítimo e golpista – um governo sem votos que quer um orçamento sem povo. Essas regras colocam em risco todas as conquistas dos últimos anos, como a ampliação do ensino público e gratuito, do sistema público de saúde e a política de valorização do salário mínimo. Os direitos adquiridos com Lula e Dilma agora estão sob riscos porque Temer e seus aliados querem que prevaleça o privilégio dos ricos sobre os direitos dos pobres. E, de fato, também não se prevê nenhum teto para os gastos financeiros. Os golpistas não falam em taxar as grandes fortunas, portanto, uma demonstração evidente de que esse governo trabalha para o mercado e tem por objetivo instituir o Estado mínimo no Brasil.
Em tempo: Saiba mais sobre o maior ataque às conquistas sociais da nossa história no siteNão à PEC 241.



O GOLPE NASCEU EM WASHINGTON



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/o-golpe-nasceu-em-washington


A Rússia sabe

Bessinha_EUA.png
Via Sputnik:
Senador russo: mudança de poder no Brasil não foi realizada sem intervenção externa
A mudança de poder no Brasil não pode ter passado sem intervenção externa, uma das causas foi a política soberana e independente que o país estava realizando nos últimos anos, considera o presidente do Comitê Internacional do Conselho da Federação, Konstantin Kosachev.
Durante um encontro com jovens representantes de círculos político-sociais e mídia dos países da América Latina e Espanha, realizada hoje (6) em Moscou, um dos representantes do Brasil expressou a opinião que a destituição de Dilma Rousseff do cargo de presidente poderia ter sido realizada com participação dos EUA, que estão interessados em receber recursos energéticos do Brasil.
"Estou pronto a compartilhar suas avaliações de que a mudança de poder no Brasil não podia ser realizada sem uma intervenção externa", disse Kosachev. Segundo ele, uma das causas foi a política soberana e independente que o país estava realizando nos últimos anos.
Ele sublinhou que ultimamente a Rússia avançou muito na cooperação bilateral com o Brasil, inclusive no quadro do BRICS.
Em 31 de agosto, o Senado do Brasil votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Em resultado de uma votação em separado, foi deliberado que ela não será impedida de ocupar cargos governamentais.

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO FOI ESTUPRADA TAMBÉM?




FONTE
http://www.conversaafiada.com.br/


VEJA O VÌDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Como anda a Suprema memória?

OS MORO TAMBÉM CERCARAM ULYSSES




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/os-moro-tambem-cercaram-ulysses



Lula exalta a Constituição rasgada

Bessinha - Const.jpg
Do site Lula.com.br:
Lula: Fora da Política, resta a tirania
Homenagem a Ulysses Guimarães, artigo de Lula foi publicado nesta quinta-feira em O Globo

Tive o privilégio de conviver com Ulysses Guimarães em alguns dos mais intensos períodos da história do Brasil. Nas ruas, lutando pela Anistia e na campanha das Diretas Já, testemunhei sua coragem cívica. Na Assembleia Nacional Constituinte, conheci o político que exercia seu ofício no mais alto patamar. Ulysses é um exemplo nesses tempos difíceis para a Democracia e para as instituições no Brasil. 

Consultando uma coletânea de seus discursos na Câmara dos Deputados, descobri que em 1964 Ulysses teve de se defender de falsas acusações lançadas no âmbito de um Inquérito Policial Militar. O que mais o indignava era que as acusações – sem provas, denúncias arrancadas sob pressão – haviam sido divulgadas pela imprensa antes mesmo que ele as conhecesse. Sem direito de defesa ou contraditório, como destacou no discurso. 

Não eram as calúnias que mais o feriam; era a afronta ao Estado de Direito, ameaçando cada cidadão. E também a manipulação política de inquéritos para difamar pessoas por meio da imprensa. Como ocorreu, por exemplo, a Juscelino Kubitschek, acusado injustamente de possuir um edifício que nunca foi dele. A história e a memória do povo acabaram fazendo justiça aos ofendidos, embora os jornais nunca tenham se desculpado pelas mentiras publicadas.

Ulysses não se acovardou ante as calúnias nem se curvou aos tiranos. Desafiou-os a lutar no campo limpo e legítimo das eleições, onde o voto do povo é senhor. E foi profético em sua pregação de 1973, que a tantos parecia quixotesca: “Navegar é preciso”. Navegamos, contra vento e maré, e alcançamos um novo ordenamento democrático para o País.

O ápice da redemocratização iria encontrá-lo no comando da Constituinte, o desaguadouro dos anseios acumulados pela população em anos de luta contra a ditadura. Ulysses teve a sabedoria de manter o processo aberto à participação popular. E por essa porta entraram os movimentos sociais, apresentando propostas e pressionando pelo reconhecimento e ampliação de direitos; por uma pátria de liberdade, igualdade e justiça social.

Foi um período de valorização intensa da Política como instrumento de diálogo entre divergentes, de disputa civilizada e construção de propostas para o País. Aprovamos uma carta avançada para seu tempo, mesmo diante da maioria conservadora no plenário. A condução desse processo, sem outro recurso além do exercício pleno da Política, é o maior legado de Ulysses ao Brasil.

O exemplo de Ulysses nos ilumina nesta hora em que a atividade política é estigmatizada; em que setores do Estado e da mídia tentam criminalizar toda uma corrente de pensamento partidário, violando a lei e o direito. É sempre necessário processar, julgar e punir quem errou, no devido processo legal. Mas ninguém pode substituir a vontade do povo para eleger ou excluir – seja em nome de interesses próprios ou de supostas convicções. Fora da disputa política democrática, o que resta é a tirania, seja quem for que a exerça.

Lulampião: querem a cabeça dele na praça!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/lulampiao-querem-a-cabeca-dele-na-praca



É o cangaço, a lei do cão contra o inimigo ferrenho da fome!
Lula_Cangaco_01.jpg
Conversa Afiada tem o prazer de oferecer sen-sa-cio-nal trabalho do baiano Mauricio Baia, por sugestão de afiado navegante que conhece a música brasileira como ninguém.
Mauricio Baia é um compositor nascido em Salvador com mais de duas décadas de estrada. Foi integrante do grupo 4 Cabeça e já se apresentou em festivais como o Rock in Rio e o Lollapalooza.
ESCUTE A MÚSICA CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Temer e a Constituição: danem-se os escrúpulos!




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/temer-e-a-constituicao-danem-se-os-escrupulos


A letra da Constituição? Que "letra"? Alpha, beta, gama, delta?

Cristovam.jpg
Cristóvam bajula o Mendoncinha. Quando sai a nomeação para Paris? (Créditos: Lula Marques/AGPT)
O amigo navegante certamente se lembra da frase do Ministro Coronel Jarbas Passarinho ao assinar o AI-5 - hoje re-instalado a partir de Curitiba, onde se grampeia mictório de preso e se usa a delação como corriqueira coerção, segundo a Professora Queijo.
- Danem-se os escrúpulos!, disse, então, o coronel.
Atualizado, é o que disse o Traíra, numa cerimônia no Supremo, instituição que acabou de fazer caber o que não cabia na "letra" da Constituição.
Disse o Tinhoso:
O que o Supremo fez de uns tempos a essa parte, foi exatamente abandonar a literalidade do texto constitucional para decidir com base no sistema montado pela Constituição. Quantas e quantas decisões foram proferidas por essa Corte Suprema, baseada na interpretação de princípios constitucionais. Que, na verdade, devem ser levados em conta muito mais do que a letra da Constituição.
Em tempo: como se sabe, o traíra Cristóvam Buarque participou de três reuniões com a Dilma para ajudar a redigir a carta que ela divulgaria ao povo brasileiro. Foi dele a sugestão para retirar do texto a palavra "golpe". Depois, preferiu votar com os canalhas, canalhas, canalhas, como disseram o Requião e o Lindbergh.
Sabe-se, também que os canalhas teriam prometido ao Cristóvam a embaixada do Brasil na UNESCO, em Paris.
Mas, isso depende do Padim Pade Cerra que deve tentar extrair o máximo de sangue das veias traíras.
Não fosse ele o notório Vampiro da Mooca...
PHA
Ah, essa bochecha direita. Pior que as gengivas do Cerra... (Créditos: Lula Marques/AGPT)
Ah, essa bochecha direita. Pior que as gengivas do Cerra... (Créditos: Lula Marques/AGPT)