terça-feira, 7 de junho de 2016

MEIRELLES: O FMI É SÉRIO?


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/economia/meirelles-o-fmi-e-serio


Segundo economistas do FMI, o neoliberalismo (do Pinochet!) foi um fracasso retumbante!
publicado 07/06/2016

O Blanchard dormindo vale dez Goldfajn acordados
Os professores Luiz Gonzaga Belluzzo e Gabriel Galípolo, da Unicamp e da PUC, respectivamente, e Antonio Delfim Netto, da USP, oferecem nessa terça-feira, 7/VI, interessantes sugestões de leitura no PiG Cheiroso.
E o Delfim (sabe-se lá por quê, a essa altura da vida, ele resolveu aderir a um segundo Golpe!) aqui:
https://piie.com/blogs/realtime-economic-issues-watch/how-teach-intermediate-macroeconomics-after-crisis
No próprio site do FMI, Belluzzo e Galípolo recomendam a leitura do artigo de Jonathan Ostry, Prakash Loungani e Davida Furceri, diretores e economistas do DEPARTAMENTO ECONOMICO DO FMI!!!
Eles demonstram inequivocamente que politicas centrais do pensamento neolibelêsforam um fracasso retumbante (não nessas palavras, é claro!).
1) As politicas neolibelês, fundadas pelos Chicago Boys do Pinochet e religiosamente seguidas pela Thatcher, Reagan e os colonizados nativos - Collor, Fernando Henrique e Meirelles - de “ajuste”, “reduçao do tamanho do Estado”, “privataria”, e “abertura desenfrada ao capital estrangeiro” NÃO PROMOVEM O CRESCIMENTO ECONÔMICO!
- PIOR: AUMENTAM A DESIGUALDADE DE RENDA E, COM ISSO, IMPEDEM O CRESCIMENTO ECONÔMICO!
Esse é o FMI de 2016, amigo navegante.
E os colonizados nativos, diria o Mino Carta, pensam que o FMI é como eles: não mudou!
E tem o artigo que o Delfim recomenda.
É do brilhante professor frances Olivier Blanchard, que foi chefe do Departamento de Economia do FMI e agora está preocupado: tem que voltar a dar aula e precisa adaptar o “pensamento convencional” da Economia à nova realidade depois da crise.
E o que diz o professor Blanchard, num primeiro breve capitulo de sua “revisão”.
- São uns bestalhões (não nessas palavras, é claro!) os que acham que se um país “reduzir o déficit e mantiver a casa em ordem” isso basta para dizer: “não se preocupe porque a Economia voltará a ficar em forma”!
Uns parvos!
Diz Blanchard:
A demanda por bens depende da taxa pela qual as pessoas e as firmas podem pedir dinheiro emprestado (não é a taxa de juros fixada pelos bancos centrais) e as expectativas sobre o futuro. Keynes insistiu no papel do “espirito animal. A incerteza, o pessimismo – justificáveis ou não – diminuem a demanda e podem se tornar autorrealizáveis. O medo do futuro alimenta as decisões de hoje. E esse temor é provavelmente a causa da lenta recuperação (nos países desenvolvidos – PHA).”
Isso faz parte da aula que Blanchard passará a dar sobre a relação entre Investimento e Poupança (IS relation).
Precisa desenhar, amigo navegante?
Com essa segurança jurídica, esse entusiasmo que contamina os brasileiros nas ruas e no chão de fábrica.
O entusiasmo que o Governo Golpista provoca.
Que o PMDB inspira.
Triste é a sina da Colônia.
E dos arrogantes colonizados com diploma de Economista (não é o caso do Cerra, como se sabe, que não o tem, nem do Príncipe dos Sociólogos.)
Em tempo: o ansioso blogueiro NÃO recomenda a leitura desses breves textos à Urubóloga. O inglês dela é fragil. Teria que recorrer à interessada traduçao do marido. Melhor ela confiar mesmo no Armínio NauFraga.
PHA

GILMAR SÓ GOSTA DE VAZAMENTO PARA FERRAR O LULA



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/gilmar-so-gosta-de-vazamento-para-ferrar-o-lula


Vazar para ferrar Golpista é um absurdo!

publicado 07/06/2016

Palmas que ele merece! Créditos: Anderson Riedel, 
publicado no Jornal Grande Bahia
Na Folha:
Vazamento de pedido de prisão é 'brincadeira' com STF, diz Mendes

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes classificou nesta terça-feira (7) de "brincadeira" com o tribunal o vazamento dos pedidos de prisão de integrantes da cúpula do PMDB por tentativa de obstrução da Lava Jato. Segundo o ministro, essa prática é grave e os responsáveis precisam ser chamados às falas.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, requereu ao STF a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do senador Romero Jucá (PMDB-RR), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do deputado afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Os processos tramitam no mais alto grau de sigilo, a classificação oculta que deixou de existir no tribunal, e foram protocolados há três semanas. Os casos aguardam decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato.

"Na verdade, tem ocorrido, vamos dizer claramente, e aconteceu inclusive em processo de minha relatoria. Processos ocultos, que vêm como ocultos, e que vocês já sabem, divulgam no jornal antes de chegar ao meu gabinete. Isso tem ocorrido e precisa ter cuidado, porque isso é abuso de autoridade", afirmou Mendes.

"É preciso ter muito cuidado com isso, e os responsáveis tem que ser chamados às falas. Não se pode brincar com esse tipo de coisa. 'Ah, é processo oculto, pede-se sigilo', mas divulga-se para a imprensa que tem o processo aqui ou o inquérito. Isso é algo grave, não se pode cometer esse tipo de... Isso é uma brincadeira com o Supremo. É preciso repudiar isso de maneira muito clara" completou.

COPA AMÉRICA CENTENÁRIO - PRIMEIRA FASE

01ª RODADA - GRUPO D




Por
Rio de Janeiro




(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
CLICANDO NO LINK DA FONTE
NO FINAL DA MATÉRIA ABAIXO)




A Argentina estreou na Copa América Centenário e venceu o Chile por 2 a 1. O triunfo foi o troco dos bicampeões mundial sobre a Roja, que ficou com o título em 2015, quando as duas seleções fizeram a decisão. A partida foi equilibrada e o time albiceleste poderia ter perdido, na opinião de Tim Vickery, correspondente da BBC.

O jornalista citou chance perdida por Alexis Sánchez, aos 29 minutos do primeiro tempo, após erro de saída de bola da Argentina. Na etapa final, aos 5 minutos, foi a vez de os chilenos errarem, e Di María aproveitou o placar.

Angel Di María, da Argentina, e Marcelo Diaz, do Chile, na Copa América (Foto: Reuters)Di María abriu o placar para a Argentina, que venceu na estreia (Foto: Reuters)

- A Argentina aproveitou a oportunidade que ganhou pressionando a bola. O Chile, não. Depois disso, clareou. Abriu o contra-ataque para a Argentina. Saiu o segundo gol e poderia ter feito outros gols. Mas, se o Chile tivesse feito o primeiro gol, seria um jogo completamente diferente. Aí seria o Chile quem teria o contra-ataque, e a defesa da Argentina não parece confiável - disse o jornalista.

Depois de conquistar o título na Copa América de 2015, o Chile também contou ainda com uma troca no comando: saiu Jorge Sampaoli e entrou Juan Antonio Pizzi. Para Tim Vickery, a troca e o envelhecimento dos jogadores podem significar que o Chile pode ter anos menos vencedores pela frente.

- Um dos motivos para a saída polêmica de Jorge Sampaoli pode ter sido a sensação de que essa geração já deu. Essa geração já jogou duas Copas, e vai terminar o seu ciclo na próxima Copa, se classificar. Mas tem uma mudança: o Pizzi não joga com linha de três na defesa, como fazia o Sampaoli. O Chile poderia ter vencido o jogo, foi um jogo truncado.

A segunda rodada do Grupo D será na sexta-feira. Chile e Bolívia, que perderam suas estreias, se enfrentam às 20h (de Brasília). Argentina e Panamá, que iniciaram a campanha com vitórias, duelam às 22h30. O SporTV transmite as duas partidas ao vivo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/copa-america/noticia/2016/06/argentina-aproveitou-chances-mas-o-chile-poderia-ter-vencido-diz-jornalista.html




Alecsandro é flagrado em antidoping após Dérbi pelo Paulistão; entenda


Atacante ainda não está suspenso preventivamente. Isso só ocorrerá caso o exame de contraprova confirme o uso de substância irregular




Por
São Paulo



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
CLICANDO NO LINK DA FONTE
NO FINAL DA MATÉRIA ABAIXO)



O atacante Alecsandro, do Palmeiras, foi flagrado no exame antidoping por uso de anabolizante. O teste do atleta deu positivo para a substância proibida O-Dephenylandarine depois da partida contra o Corinthians, no dia 3 de abril, no Pacaembu, pelo Paulistão. O duelo terminou com vitória por 1 a 0 do Verdão, com gol de Dudu.

O clube já foi notificado pela Federação Paulista de Futebol, e o jogador também já está sabendo do resultado. O atleta ainda não está suspenso. Isso só acontecerá de forma preventiva, por 30 dias, caso a contraprova confirme o doping. O TJD (Tribunal de Justiça Desportiva), então, marcará o julgamento.

Alecsandro Palmeiras x Corinthians Paulistão (Foto: LEANDRO MARTINS/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)
Alecsandro foi flagrado no jogo contra o 
Corinthians, pelo Paulista (Foto: Leandro 
Martins/Framephoto/Estadão Conteúdo)


O episódio causou surpresa na clube, já que os exames do atacante nunca apresentaram alterações. Tanto a federação como o Palmeiras confirmam o caso. Através de nota (veja abaixo), o clube informou que análise da contraprova será feita até o início da próxima semana.

Na última segunda-feira, o zagueiro Yago, do Corinthians, foi julgado e suspenso por 30 dias pelo tribunal pelo uso da substância betametasona antes de jogo contra o Santos, também pelo estadual. A punição termina na próxima sexta-feira - ele estava afastado preventivamente - e o defensor poderá atuar no clássico de domingo, contra o Palmeiras, pelo Brasileiro.


Veja o comunicado do Palmeiras:
A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que a prova de urina colhida do jogador Alecsandro na partida contra o Corinthians em 3 de abril, válida pelo Campeonato Paulista, apontou positivo para O-Dephenylandarine, metabólito do Andarine, substância esta proibida pela WADA.
A contraprova, que analisará uma outra parte do material, será feita até o início da próxima semana. A previsão é de que o resultado seja divulgado em até um dia útil após a nova análise.



FONTE:]
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2016/06/alecsandro-e-flagrado-em-antidoping-apos-derbi-pelo-paulistao-entenda.html

NÃO BASTA PRENDER E CASSAR CUNHA


FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/


É imperioso devolver a Dilma o que lhe foi tirado por uma conspiração de corruptos


Postado em 07 Jun 2016
Almas gêmeas
Almas gêmeas
Não basta prender e cassar Cunha: é imperioso devolver a Dilma o que lhe foi tirado por uma conspiração de ladrões liderada pelo rei do cangaço da política nacional.
Isso não deve sair das vistas dos brasileiros neste momento em que fica ainda mais aguda a crise política e moral nacional.
O impeachment é Cunha. É tão viciado, tão canalha, tão desonesto, tão mentiroso quanto Cunha.
Suprimir Cunha, mas manter sua obra magna no campo do gangsterismo, o impeachment, é uma insanidade. É fazer uma obra vital apenas pela metade. É promover somente 50% de justiça num caso que clama 100% ou mais.
Cunha é o símbolo supremo de um sistema político putrefato. Foi eleito pelo dinheiro da plutocracia e fez do Congresso um meio de se tornar abjetamente rico.
Importante lembrar: não fossem as autoridades suíças, que deram de bandeja às brasileiras as provas de contas milionárias de Cunha no exterior, ele seguiria impune. A plutocracia protege os seus: Cunha durante trinta anos foi blindado pela mídia.
E Cunha não é só Cunha. Como foi dito numa das conversas gravadas por Machado, “Temer é Cunha”. São almas gêmeas. Várias coisas os unem. Por exemplo, a Libra, empresa de logística que opera no porto de Santos.
A Libra colocou 591 mil reais na conta da senhora Cunha. Foi doadora expressiva de Temer. E aliados de Temer concederam uma mamata inédita para a Libra: renovaram sua concessão no porto de Santos mesmo com as dívidas da empresa com a União.
Cunha é o impeachment e é Temer.
Tudo isso posto, repito: será um serviço incompleto, miseravelmente incompleto, cassar e prender Cunha sem reparar o mal maior que ele produziu: o afastamento de Dilma e a incineração de 54 millhões de votos.


Rodrigo: a política desmoronou. O que virá depois?



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/rodrigo-a-politica-desmoronou-o-que-vira-depois


Convém não esquecer das ruas

publicado 07/06/2016
bessinha prisao
Conversa Afiada reproduz da Fórum aguda análise do professor de História e excelente repórter Rodrigo Vianna:


O pedido de prisão da cúpula do PMDB: Janot avança e o sistema político se desfaz; o que virá depois?

O poder se desloca para duas instâncias que não se submetem ao escrutínio popular: de um lado, o consórcio MPF/Moro/PF, sob comando de Janot; de outro, o consórcio Globo/Veja, sob comando de João Roberto Marinho.

por Rodrigo Vianna

Está claro há muito tempo que o processo em curso no Brasil não é apenas um ataque ao PT, ou ao que se convencionou chamar de lulismo. É um ataque ao sistema político estabelecido pelo pacto da Constituição de 88; e, talvez, chegue a ser também um ataque à ideia de Estado Nacional – que se constrói desde a Era Vargas.

A bomba de hoje, confirmando que o Procurador Geral da República pediu mesmo a prisão de Sarney, Renan e Jucá (pedido este que repousa na mesa de Teori, no STF) mostra que o sistema político desmoronou.

Em 64, Lacerda achava que, demolindo o trabalhismo e derrubando Jango com apoio dos militares, herdaria o poder. Acabou cassado e a UDN foi extinta da mesma forma que o PTB.

Um advogado, fonte deste blogueiro e que atua na Lava-Jato, dizia já em 2015: “o PSDB, o Aécio e o PMDB terão o mesmo fim de Lacerda; não percebem que a Lava-Jato ataca hoje o PT, mas que o passo seguinte será a destruição do PSDB e do PMDB”. Não perceberam. tentaram surfar na onda do antipetismo. E agora serão destruídos pelo tsunami.

Agora, isso tudo ficou claro.

Há quem comemore os pedidos de prisão da cúpula do PMDB. Este blogueiro não comemora, por uma razão simples: vivemos o colapso da política. O poder se desloca para duas instâncias que não se submetem ao escrutínio popular: de um lado, o consórcio MPF/Moro/PF sob comando de Janot; de outro, o consórcio Globo/Veja sob comando de João Roberto Marinho.

Vivemos, formalmente, sob Democracia; mas as decisões já não se tomam à luz do dia. A Democracia está sequestrada pelo poder jurídico-midiático.

Da mesma forma que em 64, os ridículos lacerdas de ocasião (aécios e seus tucaninhos de segunda linha, além dos garotos podres de temer) serão tragados pelo turbilhão.

Se Teori (que parece ser o último bastião da razoabilidade democrática, em meio ao turbilhão) prender mesmo a cúpula do PMDB, o poder dos togados e da PF se consolida. Aécio e Lula serão os próximos na lista. Qual limite pra isso?

O poder está com a toga e a mídia. Mas mesmo esse é um poder fluído, que não controla todas as variáveis.

O processo de impeachment virou uma incógnita. E já há gente no PSDB desesperada com o avanço de Janot. Vejam o que postou hoje um tucano patético, desses criados às sombras de FHC:



Mas há mais a se considerar:

1. Se Renan for afastado do Senado, o impeachment passa a se conduzido pelo vice Jorge Viana, que é do PT; Viana também é quem pode acolher pedidos de impeachment contra ministros do STF;

2. Aumentam as chances de governo Temer se desfazer, abrindo a possibilidade de Dilma ser absolvida no julgamento do Senado;

3. Dilma voltaria ao poder sob o compromisso de chamar um Plebiscito, para que o povo decida se quer ou não novas eleições diretas para presidente e vice

A crise, no entanto, estaria longe de se esgotar.

Novo presidente eleito, com esse Congresso sequestrado pelos interesses privados, significaria apenas a renovação do impasse.

O Brasil precisaria, isso sim, de uma Constituinte para renovar o sistema político. Mas faltam lideranças para encampar essa bandeira.

O risco é o país ser sequestrado pelo discurso moralista do “partido da Lava-Jato”. Tudo se resolveria com os “escolhidos”, os “limpos”. A agenda do país passaria a ser “o combate à bandalheira” (num retorno patético ao janismo dos anos 60; não é à toa que vassouras reapareceram como símbolos da política).

O povo seria alijado do debate. A desigualdade, os programas de redução da pobreza, o desenvolvimento e o projeto de um país independente: tudo isso ficaria em suspenso.

Esse é o risco da agenda Globo/Janot. O lógico é que essa agenda (hoje provisoriamente vitoriosa) termine não em Temer ou nos tucanos. Mas num homem das togas – que cumpra o papel que em 64 foi exercido pelo general Castelo Branco.

Mas há um fator que Janot e os Marinho não controlam totalmente: as ruas.

O começo catastrófico de Temer ajudou a criar um novo movimento social: mulheres, jovens, estudantes e trabalhadores organizados. Esse movimento pode construir um programa e uma candidatura que signifiquem a consolidação de uma outra agenda, para disputar espaço com a direita moralista.

Lula e Dilma vão se incorporar a esse movimento novo? Ou serão superados por ele? É uma questão ainda em aberto.

Entre a agenda Janot/Lava-Jato e agenda da Nova Esquerda que emerge das ruas, há ainda uma terceira força: liberal e privatizante. Sob comando de Gilmar Mendes/Serra, essa gente sonha com um arranjo pelo alto, em que o país se arrastaria com Temer até onde fosse possível, para depois se costurar uma eleição indireta e um pacto de semi-parlamentarismo, que permitisse fazer “reformas liberais” e privatizações.

O pedido de prisão da cúpula do PMDB é o desmoronamento da política como a conhecíamos desde 88. E o início de um ciclo em que esses 3 projetos acima descritos farão a disputa:

- agenda moralista de Janot/Lava-Jato (em parceria com a Globo);

- agenda de reformas da Nova Esquerda (com Lula/Dilma ou sem Lula/Dilma);

- agenda privatizante de Serra/PSDB e do “mercado” (também em parceria com a Globo).

Pairando por cima (ou por baixo) dessas três agendas, há o mundo dos políticos profissionais: desesperados, acossados pelas denúncias, apodrecidos por seus próprios erros… Eles podem se acertar com qualquer uma dessas agendas, se isso significar a sobrevivência.

A primeiro e a segunda agendas podem se apresentar em eleições diretas, com candidatos mais ou menos fortes. Já a terceira agenda (por impopular e elitista) depende de costuras nas sombras, pelo alto.

A terceira agenda hoje está embutida na primeira, numa aliança provisória que sustenta o governo Temer. Mas esse arranjo parece próximo de se desfazer.

Essa disputa, imprevisível, marcará o tipo de Estado que teremos ao longo das próximas décadas.


Janot pegou quatro do PMDB, o time do Governo


FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/


E a mão do Temer também está na botija!


VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

O FHC VENDEU AO FMI A PETROBRAX E “DESINDEXATION”



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/o-fhc-vendeu-ao-fmi-a-petrobrax-e-201cdesindexation201d


O Bill Rhodes e a Casa Grande têm fixação: aperta e dá!

publicado 07/06/2016
anotações
O ansioso blogueiro esteve nessa segunda-feira 06/04 com uma plateia de jovens, professores e trabalhadores da construção civil e da Suzano de papel e celulose.

Foi lançar seu best-seller, “O Quarto Poder – uma outra história”.

Sobre o atual Governo Golpista, o blogueiro atacado pela Polícia Federal disse que vai durar enquanto vocês, aí na plateia, quiserem.

- Se vocês forem para a rua, tem eleição!

O ansioso blogueiro tratou de alguns documentos que constam do livro.

São suas anotações de repórter, em blocos de papel.

Uma delas está aí em cima reproduzida.

Fernando Henrique Cardoso não era mais Ministro da Fazenda de Itamar.

Teve que se desincompatibilizar para ser candidato a Presidente. 

Ele ainda não era declaradamente candidato.

E nem existia ainda o Plano Real do presidente Itamar, mas a Globo descobriu, num exame de DNA no Jardim Botânico, que o pai era o Fernando Henrique.

(Foi o único DNA do Fernando Henrique da Mirian Dutra que deu certo…)

Mas, o candidato precisava do aval do FMI – à sua candidatura e ao Plano Real, que não existiam ainda.

Fernando Henrique se encontrou com o diretor-gerente do FMI, o francês Michel Camdessus, e com Bill Rhodes, vice-presidente do Citibank e líder do comitê dos bancos credores do Brasil!

Uma promiscuidade: no gabinete do chefe do FMI, um candidato a presidente do Brasil e o seu maior credor!

(Por essas a outras, o Presidente FHC foi três vezes ao FMI – deve ter gostado do passadio…)

FHC foi o ultimo a sair da reunião, depois de Camdessus e Rhodes, que manifestaram seu incontido entusiasmo com FHC e com o Plano que, então, não passava de uma página em branco!

Sai FHC e o ansioso blogueiro pergunta:

- O que eu senhor prometeu lá dentro?

E o ansioso blogueiro anotou:

Desindexation! (em inglês mesmo!)

Concessões de serviços públicos.

Água e gás.

Ajuste fiscal e privatização forte!

(Privatização da) Petrobras (precisa alterar a Constituição).

Vale do Rio Doce (fica para depois).

(Na verdade, o Padim Pade Cerra o obrigou a vender a Vale rapidinho a preço de banana.)

Telebras (que também exigia mudança na Constituição).

Globo faz Temer ceder avião para transplante



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/globo-faz-temer-ceder-aviao-para-transplante


É que ele não tem Ministro da Saúde...

publicado 06/06/2016

Na foto, Temer, a mulher e dois aviões para transplante. 
Créditos: Palácio do Planalto / Novaer.
Um dia depois de a Globo exigir, e à falta de um Ministro da Saúde que destitui quem não concorda com ele, o Presidente interino foi à teve para dizer que vai tomar aviões de políticos para dar ao transplante de órgãos.
Provavelmente vai tirar de vez o avião da Dilma.
PHA


No Globo:
O presidente em exercício, Michel Temer, anunciou nesta segunda-feira (6), em um pronunciamento no Palácio do Planalto, ter ordenado que a Aeronáutica mantenha permanentemente em solo nas bases aéreas, ao menos, um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar no transporte de órgãos e tecidos para transplantes

Dilma esclarece: Nestor Cerveró faz teatro!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/dilma-cervero-faz-teatro


Não tem nenhuma credibilidade

publicado 07/06/2016
lixo
Patricia Pillar retuitou essa imagem singela - leia em tempo
Conversa Afiada reproduz nota à imprensa divulgada pela assessoria da Presidenta Dilma:


NOTA À IMPRENSA

A respeito da reportagem “Dilma me sacaneou, diz Cerveró, em vídeo, sobre caso Pasadena”, publicada pela Folha On Line, a Assessoria de Imprensa da Presidenta Dilma Rousseff esclarece:

A Presidenta Dilma Rousseff jamais manteve relação de amizade com o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, embora o conheceu devido ao cargo que ocupava.

A Presidenta Dilma Rousseff reitera que jamais teve conhecimento sobre as atividades ilícitas praticadas por Nestor Cerveró na Petrobras e, portanto, jamais compactuou com tais condutas.

A Presidenta Dilma Rousseff relembra, ainda, que foi a Diretoria Executiva da Petrobras quem comunicou ao Conselho de Administração não ter Nestor Cerveró  entregue as  informações necessárias sobre as condições da compra, em 2006,  de 50% das ações da Refinaria de Pasadena.

Como pode ser visto na Ata da Reunião de 03 de março de 2008, referente à dita autorização de compra pelo Conselho:

“(...) em 2006, quando da submissão ao Conselho de Administração da compra da participação na Refinaria de Pasadena, não constou do Resumo Executivo apresentado a informação sobre a ‘Cláusula de Marlim’, de garantia de rentabilidade da refinaria em favor da ASTRA, condição que foi oferecida na negociação como contrapartida para que fosse aceito pela Astra que a refinaria, após o ‘revamp’, passasse a processar setenta por cento de seu óleo processado por óleo fornecido pela Petrobras. O teor da ‘Cláusula Marlim’ não foi objeto de aprovação pelo Conselho de Administração quando da sua análise com vistas à aprovação da compra de participação na Refinaria de Pasadena.” (Ata da Reunião 1.304)

Nesta mesma reunião, a Diretoria Executiva informa ao Conselho de Administração da Petrobras que apuraria os impactos dessa omissão e eventuais responsabilidades, nos seguintes termos:

“(...) por outro lado, considerando essa ausência de pronunciamento do Conselho sobre o tema (compra dos 50% das ações remanescentes), a Diretoria Executiva comunicou sua intenção de identificar se os termos de tal cláusula entraram efetivamente em vigor, se foram aplicados em algum momento e também avaliar os eventuais impactos, prejuízos e responsabilidades dela decorrentes.” (Ata da reunião 1.304).

Como fica evidente, o Conselho de Administração da Petrobras jamais teve conhecimento sobre as referidas cláusulas e não autorizou a aquisição voluntária da participação dos 50% restantes das ações da Refinaria de Pasadena. A suposta relação  de amizade – que nunca existiu – não é justificativa para encobrir um desvio de conduta como foi a omissão das informações que resultaram num prejuízo à empresa.

Este teatro montado por esta pessoa que não tem credibilidade e é suspeito de crimes, não intimida a senhora Presidenta Dilma Rousseff. Ela tem a consciência tranquila e reitera que as provas que demonstram as calúnias de Nestor Cerveró são contundentes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
Em tempo: segundo a colonista Sonia Racy, várias lixeiras do bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde o interino mora - atrás de barricadas da Polícia - exibem a singela imagem. A atriz Patricia Pillar, a propósito, teria dito: "Vai te acostumando, golpista, porque este será teu lugar na História".

REPÚDIO A CENSURA A AULER É MUNDIAL!



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/repudio-a-censura-a-auler-e-mundial



Delegada Favorita não perde por esperar - breve ela chega ao mundo!

publicado 07/06/2016
coxinha e escondidinho
Conversa Afiada reproduz artigo do blog de Marcelo Auler:


O repúdio à Censura ao blog continua no Brasil e no exterior

O repúdio à censura imposta ao nosso blog pelos juízes do 12° , Vanessa Bassani, e 8°, Nei Roberto de Barros Guimarães, Juizados Especiais Cível de Curitiba, a pedido, respectivamente, dos delegados federais da Força Tarefa da Lava Jato, Érica Mialik Marena e Maurício Moscardi Grillo, continuam gerando notícias, denúncias e protestos no Brasil e no exterior.

Nesta segunda-feira (06/06), 0 CPJ – Committee to Protect Journalists  (Comitê para a Proteção dos Jornalistas), organização independente, sediada em Nova Iorque, publicou em seu site, que repercute no mundo inteiro, reportagem do seu correspondente no Brasil, jornalista Andrew Downie, sobre as ações movidas contra nós. O CPJ luta e buscar promover a liberdade de imprensa em todo o mundo e defende o direito à livre expressão dos jornalistas para relatar as notícias sem medo de represálias,  Já o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, que sábado (04/06) postou reportagem sobre a censura em seu site em português, está providenciando a mesma matéria em inglês e espanhol.

No Brasil, a professora Sylvia Debossan Moretzsohn da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e também pesquisadora do site OBJETHOS – Observatório da Ética Jornalística, foi outra a abordar a censura em um a análise mais ampla do atual estágio da nossa imprensa, no seu comentário da semana: A Volta da Censura Prévia e a Manipulação Escancarada.  Ao mesmo tempo, Arnaldo César Ricci, volta a comentar a situação dos jornais aqui neste blog no artigo Dois réis de mel coado. Já Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada fala da A Favorita da PF que ataca os blogs. Como lembrou Sylvia no seu comentário, “Nenhuma democracia aceitaria a censura prévia. Como diz o jurista Lênio Streck, “evidentemente que o jornalista tem responsabilidade, mas ele não pode ser tolhido previamente sobre o que escreve. Examina-se sempre a posteriori, mas jamais se pode proibi-lo de escrever algo no futuro, isso seria proibição de pensamento. Estamos criando algo semelhante à sociedade vigiada do livro 1984, de George Orwell, na qual o controle não é só do passado, mas também do futuro”.



Ou seja, ao que parece, tanto os delegados da Força tarefa da Lava Jato como os magistrados dos Juizado Especial do Paraná ao provocarem a censura, inaceitável em um regime democrático, ao que parece, mexeram em casa  O ataque à liberdade de expressão, um dos pilares do Estado Democrático de Direito, pode não ter tido, como mostra Sylvia Moretzsohn, uma reação unânime da grande imprensa. Mas, o atentado repercutiu interna e externamente nas novas mídias e, sem duvida, chamuscou a imagem de quem os provocou.

Aos artigos e reportagens que estão circulando – alguns deles noticiados aqui nas postagens que relaciono abaixo – somem-se ainda a solidariedade dos colegas blogueiros, que repercutem o assunto sempre que podem, e as que nos chegam através de mensagens, do Face-book, dos leitores e o apoio, inclusive financeiro, que muitos tem nos enviado para ajudar nas despesas da defesa e do blog em si. Uma solidariedade que me surpreendeu mesmo tendo consciência de que ela ocorreria, mas jamais no volume em que ela está acontecendo.

Provavelmente, nem os delegados que tomaram esta iniciativa – aos quais inclui-se o Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Igor Romário de Paulo, que viu frustrada pelo 6° Juizado Especial Cível do Paraná sua tentativa de censurar o JornalGGN de Luís Nassif, também não tinham noção da reação que provocariam.

Abaixo transcrevo a tradução do texto do site do Comitê par a Proteção aos jornalistas:

Court orders Brazilian blogger to delete posts

Justiça ordena que blogueiro brasileiro delete postagens

Dois juízes no estado do Paraná, sul do Brasil, ordenaram que o blogueiro Marcelo Auler removesse do seu website dez artigos, alegando que eles ofendem policiais que participam em uma investigação federal sobre corrupção, contou Auler ao Comitê para a Proteção dos Jornalistas.

Os 10 artigos em questão, publicados entre novembro de 2015 e abril de 2016, todos apontam para possíveis irregularidades processuais no âmbito do chamado caso Lava Jato, uma ampla investigação sobre corrupção que tem visto dezenas de políticos e empresários indiciados e presos.

Dois dos investigadores nomeados nas historias de Auler o processaram em um tribunal de pequenas causas na cidade de Curitiba, pedindo o valor máximo de indenização, 35.200 reais (US$9795), e exigindo que ele removesse as historias, disse Auler ao CPJ. O mesmo advogado representou os dois oficiais e alegou que os relatos do blogueiro difamaram seus clientes, Auler acrescentou.

Um juiz decidiu em março contra o blogueiro e disse que ele tinha denegrido a imagem da investigadora da Polícia Federal Erika Mialik Marena. Ele foi condenado a retirar duas histórias, de acordo com documentos judiciais.

Outro juiz seguiu o exemplo em 5 de maio, e disse a Auler para retirar  histórias que ofenderam outro investigador, Maurício Moscardi Grillo, de acordo com informações da imprensa.

O segundo juiz também proibiu Auler de publicar quaisquer artigos futuros que contivessem “conteúdo que possa ser interpretado como ofensivo aos oficiais”, de acordo com documentos judiciais.

O juiz não pediu para ouvir a defesa do Auler antes de tomar sua decisão. Os advogados do blogueiro já recorreram da decisão, ele disse ao CPJ.

A medida equivale à censura, que é incompatível com a Constituição do país, disse a Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos, em um comunicado”.


POUPANÇA, CARROS… O BRASIL É UMA M...



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/economia/poupanca-carros-o-brasil-e-uma-m



Faltou a Urubóloga consultar o Depto. Comercial da Globo...
publicado 07/06/2016
bessinha terrorista
No PiG cheiroso:


Poupança tem maior saque para maio desde 1995

Por Eduardo Campos 

A caderneta de poupança completou o quinto mês consecutivo de saques. Em maio, as retiradas superaram os depósitos em R$ 6,591 bilhões, o pior desempenho já registrado para o mês. Os saques líquidos no ano totalizam R$ 38,888 bilhões, no pior acumulado de cinco.

Na Fel-lha:


Setor automotivo prevê queda de 19% nas vendas em 2016 no Brasil

O setor automotivo revisou para baixo as previsões de desempenho para este ano. 

A Anfavea, associação das montadoras, que em janeiro deste ano previa recuo de 7,5% nas vendas, recalculou a perspectiva para queda de 19%, chegando a 2,014 milhões veículos em 2016.

Temer mantém ministros que têm problemas com Justiça


FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/temer-mantem-ministros-que-tem-problemas-com-justica


cabinet.jpg
Alves, Fátima e Osório levaram mais desgaste ao 
governo de Michel Temer

da Rede Brasil Atual
Henrique Eduardo Alves (Turismo), Fátima Pelaes (secretária de Políticas para Mulheres) e Fábio Medina Osório (advogado-geral da União) eram cotados para deixar governo interino
por Hylda Cavalcanti, da RBA 
Brasília – Embora sejam grandes as expectativas sobre quedas de novos ministros do governo interino de Michel Temer, ele decidiu hoje (6) que vai manter Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Fábio Medina Osório (advogado-geral da União), assim como a secretária de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes. Os três vinham sendo considerados "na corda bamba" e tidos como os próximos a deixarem o Executivo nos próximos dias, por motivos diversos. Alves e Fátima foram citados em investigações do Judiciário. Osório usou de práticas que provocaram insatisfações no Planalto. O entendimento do presidente interino, no entanto, foi de dar um tempo a mais para o trio.
A dúvida foi motivo de conversas e especulações diversas durante o final de semana e esta manhã, principalmente por conta da situação de Henrique Alves. Isso porque o ministro do Turismo teve seu nome citado em um documento encaminhado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), como um dos recebedores de propina da Petrobras no processo contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A saída de Alves, considerado como um dos próximos a também se tornar réu pelo STF, teria sido costurada durante reuniões da base do governo no último final de semana, entre políticos aliados do governo interino.
Durante uma entrevista curta, concedida a uma rádio gaúcha, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, lembrou que Michel Temer avisou a todos, durante a primeira reunião ministerial, que ao convidar os integrantes do seu primeiro escalão teria conversado com cada um sobre possíveis envolvimentos com o Judiciário e deixado claro que quem viesse a ter problemas maiores, teria de deixar o cargo.
“Não precisa ser nenhum menino para entender o que o presidente quis dizer e que, neste caso, fica difícil a situação do ministro (Henrique Alves)”, afirmou Padilha. A declaração foi tida como uma espécie de recado de Temer – que tem Padilha como um dos principais interlocutores – para que o ministro do Turismo peça para sair do cargo.
Entre integrantes do PMDB no Congresso, no entanto, já tinha sido especulado se não valeria mais a famosa frase dita por vários caciques do partido, como o senador e ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (RR), de que “ser investigado e ser réu num processo não demonstra a culpa do político, o que demonstra a culpa é a sentença transitada em julgado que o condenar”. Que, a princípio, foi o entendimento que prevaleceu.
Além de tudo, Alves tem ao seu favor, o fato de ter sido um dos primeiros a romper com o governo de Dilma Rousseff e a apoiar Michel Temer. Temer também ficou de conversar com Fábio Medina Osório sobre como quer que sejam feitos os trâmites da AGU e a sintonia do trabalho lá realizado com as ações do Palácio do Planalto.

Desconforto no Planalto

Segundo informações divulgadas pela imprensa durante o final de semana e confirmadas por parlamentares no Senado, seriam três os motivos do descontentamento do Planalto com Osório. Primeiro, ele tentou dar o que se chama de “carteirada” no hangar da Força Aérea Brasileira (FAB) ao chegar lá dizendo que era ministro e precisava de todo jeito de um avião, o que causou desconforto e levou oficiais da aeronáutica a reclamarem oficialmente dele.
Depois, o ministro viajou para um evento no Paraná no dia em que saiu decisão do Judiciário refazendo o ato que tinha trocado o presidente da EBC. Ele não estava em Brasília para despachar com Temer sobre o caso, mesmo sabendo que poderia sair decisão a respeito – o que teria irritado o presidente interino e vários integrantes do primeiro escalão.
E em terceiro lugar, Osório foi censurado pelos colegas por ter aberto um pedido de sindicância contra seu antecessor, José Eduardo Cardozo, sem ter pedido autorização à equipe de articulação política, que considerou desnecessário o gesto.
Já Fátima Pelaes, tida como a mais próxima a deixar o governo, na última sexta-feira (3), foi a primeira a receber a confirmação de que permaneceria no cargo. Ela foi citada pelo Ministério Público Federal como integrante de uma articulação criminosa para desviar recursos de emendas parlamentares do período em que foi deputada federal.
Fátima disse que apesar de estar sendo investigada pela operação Vaucher, da Polícia Federal, está tranquila, não cometeu atos ilícitos e confia nas apurações em curso pela polícia e no Judiciário. Segundo pessoas próximas ao presidente interino, como Fátima se justificou no mesmo dia em que foram divulgadas as denúncias e afirmou que não está envolvida no caso e que ainda não foi julgado processo, Temer decidiu mantê-la no cargo ainda no final de semana.
Segundo a deputada Erika Kokay (PT-DF), que integra a bancada feminina da Câmara, como se não bastassem as opiniões da secretária de mulheres, chamadas por ela de “fundamentalistas” (como declarações de que é contrária ao aborto mesmo em caso de estupro) e seu distanciamento das políticas públicas para a área, ainda por cima estas últimas denúncias e a investigação do Ministério Público transformam em “acinte” a sua manutenção no cargo. Erika ressaltou que a bancada vai questionar formalmente a nomeação de Fátima Pelaes em várias instâncias.
“É um acinte à luta histórica das mulheres deste país, que conquistaram esse espaço com muito sangue, suor e lágrimas. E se já não bastasse o fundamentalismo com que trata as questões de gênero, ferindo a legislação vigente e a laicidade do Estado garantida pela Constituição, também é acusada de peculato. Vamos questionar a nomeação dela no Ministério Público e na Comissão de Ética da Presidência da República”, afirmou a deputada.