segunda-feira, 2 de maio de 2016

Luiz Mendes tinha razão: "A regra contra o Botafogo é mais regra"






CAMPEONATO CARIOCA 2016




Apesar da rara falha de Jefferson, mais uma boa atuação do Botafogo. Não merecia perder. Os laterais Luis Ricardo e Diogo jogaram bem, a zaga segura e o meio combativo. Ribamar um pouco afoito. Mas é preciso mais. Lindoso e Bruno têm limitações. Um pode ser reserva do outro, mas os dois juntos é pouco. Mesmo porque Fernandes em forma é muito melhor do que os dois. Gegê e Leandrinho servem para compor o elenco no Carioca, mas não são jogadores para serem titulares absolutos. O uruguaio Salgueiro tem melhorado a cada jogo. Se tiver um 10 ali ao lado pode dar tango argentino. E o que está havendo com o Neilton?

Agora que a expulsão do Sassá foi um exagero, foi.

Como lembrou nosso camarada Leonardo Coutinho, sócio remido do Blog e botafoguense brasileiro radicado na terrinha: "E lembrar das faltas que o Jorge Henrique sofria em decisões no Botafogo e nem amarelo...".

Luiz Mendes tinha razão.

Mas o jogo ainda não acabou. Tem 90 minutos ainda.







Ranieri festeja à distância após almoço com a mãe de 96 anos e diz que fica



FUTEBOL INGLÊS


Técnico italiano compara comandados a time de rúgbi de Leicester e diz que conquista improvável deixa lição: "Experimentem, não só no futebol, mas em tudo"




Por
Milão, Itália



Torcedores do Chelsea exibem cartazes em apoio a Ranieri no jogo contra o Tottenham (Foto:  Reuters / John Sibley)Torcedores do Chelsea exibem cartazes em apoio a Ranieri no jogo contra o Tottenham: lembranças londrinas do italiano (Foto: Reuters / John Sibley)


A redenção chegou para Ranieri, aos 64 anos. Mas ele quase não viu. Enquanto o Tottenham tropeçava no Chelsea e garantia ao Leicester o título inédito do Campeonato Inglês, numa das conquistas mais improváveis da história do esporte, o técnico estava na Itália, onde almoçou com a mãe de 96 anos em sua folga nesta segunda-feira. Mas o programa "Processo del lunedì", da rede de televisão do seu país "Rai 3", conseguiu algumas palavras do comandante sobre a campanha logo depois de garantida. E os jornais esportivos mais importantes de sua terra natal, "Gazzetta dello Sport" e "Corriere dello Sport", o chamaram de King (rei em inglês) nas capas que entram em circulação nesta terça.

- Quando uma coisa dessas acontece com você, demora-se para perceber. O Tottenham estava ganhando no intervalo, por isso, eu fiquei um pouco desanimado. Então, o Cahill marcou, e eu pensei que poderia acontecer. E comemorei muito quando o Hazard empatou - disse Ranieri, garantindo que permanece no Leicester, de olho na primeira participação do clube na Liga dos Campeões, apesar de ter consciência de que repetir o feito no Inglês é praticamente impossível. - Fico no Leicester, ainda que eu e o presidente saibamos que esta ficará como uma temporada irrepetível. Ano que vem, vamos tentar lutar para ficar entre os 10. Devemos continuar a crescer para ir bem.


Montagem das capas do Gazzetta dello Sport e Corriere dello Sport com Ranieri campeão pelo Leicester (Foto: Reprodução)
Montagem das capas do Gazzetta dello Sport 
e Corriere dello Sport com Ranieri campeão 
pelo Leicester (Reprodução)


Elenco comemora título na casa de Vardy, e torcida celebra pela cidade


Linha do Tempo Claudio Ranieri (Foto: Infoesporte)


Como Leicester era mais famosa anteriormente pelo seu time de rúgbi do que de futebol, o técnico fez questão de comparar seus comandados com os heróis antecessores da cidade.

- O meu Leicester é como um time de rúgbi: eles se ajudam sempre entre eles, exatamente como uma equipe de rúgbi - disse Ranieri.


Leicester comemora título nas redes sociais, e Tottenham parabeniza rival


O treinador também interpretou a conquista como uma lição de vida fora do esporte, lembrando de um recente fracasso seu.

- A única dedicatória que posso fazer a todos é dizer-lhes para acreditarem, experimentem, não só no futebol, mas em todos os campos da vida. Mais do que uma dedicatória, gostaria de dizer que sempre pensei que cedo ou tarde ganharia um título. Agora, todos me elogiam, mas gosto de lembrar que sou o mesmo homem mandado embora da Grécia - disse Ranieri, referindo-se a sua demissão precoce do comando da seleção grega depois de apenas quatro meses no cargo.


Blog Meia Encarnada: O Leicester venceu, para o bem da história (e dos contadores de histórias)


De acordo com o técnico, a improvável conquista no campeonato nacional mais rico do mundo pode servir de lição aos italianos para uma nova divisão das cotas de TV. Na Premier League, a distribuição é feita em três fatias: uma parte é dividida igualmente entre todos os 20 clubes participantes, a outra é escalonada pela posição do time na temporada anterior e a terceira segue a quantidade de partidas transmitidas, com uma cota mínima garantida aos de menor audiência.

- Do que serve para a Itália ter um outro Leicester na Série A? Talvez devessem repartir melhor o dinheiro dos direitos de TV - disse Ranieri.

O técnico também lembrou de um compatriota seu para ressaltar a importância dos italianos no futebol inglês. Antes dele, apenas Carlo Ancelotti, com o Chelsea, e Roberto Mancini, no Manchester City, conquistaram a Premier League. Mas Ranieri preferiu citar outro conterrâneo, um ex-comandado seu nos Blues, clube que treinou entre 2000 e 2004 sem conquistar um título sequer. Na última temporada, a primeira da era do bilionário russo Roman Abramovich, amargou o vice-campeonato e chegou às semifinais da Liga dos Campeões.

- Aceito de bom grado a responsabilidade, os méritos dos italianos na Inglaterra eu prefiro dar a um como o Zola, que foi um embaixador nos tempos de Chelsea, era um modelo de profissionalismo para todos - disse Ranieri, referindo-se ao ex-jogador que trabalhou com ele no Chelsea entre 2000 a 2003 e virou ídolo da torcida dos Blues (assista no vídeo clicando no LINK da FONTE,  à festa dos torcedores do Leicester e um coro para o técnico italiano).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2016/05/ranieri-diz-que-fica-no-leicester-e-compara-campeoes-time-de-rugby.html

HADDAD: A DIREITA ERROU DE NOVO. SUBESTIMOU O POV



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/

VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA


No 1 de maio, ele avisou: ninguém vai abrir mão da Democracia!

Vídeo mortal: e Perrella vai julgar Dilma..



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/video-mortal-e-perrella-vai-julgar-dilma


VEJA O VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA



Jornalistas Livres despem um dos ferozes aliados do Temer !

Dos Jornalistas Livres:

QUEM VAI JULGAR DILMA? – A SÉRIE

“Jornalistas Livres” antecipadamente pedem desculpas a seus leitores pela divulgação de conteúdo altamente ofensivo. Pessoas educadas podem se sentir incomodadas pelas palavras de baixo calão.

Acontece que Zezé Perrela foi indicado para compor a comissão especial que vai analisar o impeachment da presidente Dilma no Senado. Zezé Perrella, 60 anos, responde por enriquecimento ilícito e lesão ao erário público durante os anos em que foi deputado estadual em Minas Gerais, 2007 a 2010. Investigações apontam que recebeu mais de R$ 1 milhão e 300 mil em reembolsos por despesas pessoais.

Entre elas, R$ 175 mil referentes a combustível para abastecer de um avião particular. Perrella adora voar! Tanto que ficou arrasado quando seu helicóptero foi capturado pela Polícia Federal, em 2013, numa fazenda, quando descarregava 450 kgs de pasta-base de cocaína. Perrella fica muito nervoso quando é perguntado sobre o caso. Se a pergunta vier de mulher, então…

Ele solta o verbo, diz que não tem o que responder e manda a pessoa “dar o !@#$%$ para a sua galera do PT”. Quem faz qualquer menção à marchinha de Carnaval inspirada no helicoca que diz: “O pó rela no pé, o pé rela no pó” ganha de volta outra musiquinha, que aqui no texto preferimos omitir.

Não dá pra publicar mesmo. Cuidado com o vídeo. Preferencialmente, não o abra no serviço e nem na frente de crianças pequenas. Perrella consegue ultrapassar níveis abissais de grosseria. Ele é um dos homens que vai julgar se a Presidente Dilma deve sofrer o impeachment


O Golpe de Hitler também foi "legal"




FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/politica/o-golpe-de-hitler-tambem-foi-legal




Foi um "kalter Putsch", um "golpe frio", ou "branco" votado no Parlamento




hitler cunha_phixr.jpg
Na Carta Maior, de Flávio Aguiar:

Semelhanças e diferenças entre o golpe de hoje no Brasil e o golpe nazista em 1933

Hitler deu um golpe inteiramente 'legal', através de uma votação no Parlamento. com o apoio da classe média alta. Se olharmos os métodos, como se parecem!


 “Nem sempre o que é, parece. Mas o que parece, seguramente é”. Ditado brasileiro.

Muito se tem escrito, contra e a favor, sobre semelhanças e diferenças entre o golpe nazista de 1933 e o que hoje está em curso no Brasil.
 
Bom, vamos começar por alguns personagens principais. Ninguém de bom senso vai comparar o tacanho e tragicômico Michel Temer com o trágico e sinistro Adolf Hitler. Nem um nem outro merecem tanto. Aquele, “do lar”, este, bem, também era “do lar”, abstêmio, vegetariano, fiel pelo que se sabe, mas, de qualquer modo e por exemplo, os penteados eram completamente diferentes. Além disto, Hitler ficou no poder durante doze anos, de 33 a 45, digamos. Temer não ficará tanto. No Inferno de Dante Hitler estaria na boca de Lúcifer, mascado com os grandes traidores da história. Onde estará Temer? Provavelmente na porta do Inferno. Nem lá ele será admitido. Na porta, sem direito nem a meia-entrada, estão os que carecem até mesmo de um forte caráter pecador. Para alegria dos pós-modernos, estão no não-lugar universal e eterno. 
 
Também ninguém vai comparar o grotesco Cunha ao também grotesco Göring, que foi quem presidiu a sessão do Reichstag que começou o golpe de estado nazista em 23 de março de 1933. Se estivessem num romance de Dostoyevski, ambos seriam qualificados como psicopatas. Mas não esteve um, nem está o outro. Vamos aguardar para ver como a história qualificará o mais recente deles. Boa coisa não será.
 
Agora, se olharmos os métodos, como se parecem!
 
Em primeiro lugar, Hitler deu aquilo que a revista alemã qualificou, em relação ao Brasil, um “kalter Putsch”, um “golpe frio”, ou “branco”, na nossa tradição. Foi um golpe inteiramente “legal”, através de uma votação no Bundestag, o Parlamento, depois confirmado pelo Bundesrat, que equivaleria ao nosso Senado (como deve acontecer), assinado pelo presidente von Hindenburg, e largamente deixado correr ou apoiado pelo Judiciário.
 
O golpe ganhou o nome histórico de “Ermächtigungsgesetz”, que poderia ser traduzido por “Lei de Empoderamento”. Era muito breve, como o nosso Ato 5: tinha um preâmbulo de algumas linhas e cinco artigos. Em essência, dizia que o Gabinete Executivo - presidido por Hitler - tinha poderes para decretar leis sem aprova-las no Parlamento, e que estas leis estariam acima da Constituição, que não poderia ser invocada para contesta-las. Dizia que a exceção se referia ao Bundestag e ao Bundesrat, coisa que, evidentemente, foi desrespeitada depois. Ou seja, como hoje no Brasil, rasgava-se a Constituição “legalmente”, e abria-se o período de exceção, diante de uma pequena burguesia (hoje diríamos alta classe média) gessificada pelo medo da ascenção dos “debaixo”. Mas tanto lá como hoje, nesta classe média isto não era unânime, diga-se de passagem. Por isto a repressão que se seguiu foi generalizada. E hoje, não será?
 
Mas houve também o processo de votação. Como o nosso presidente da Câmara, Göring se dedicou a criar regras próprias para a votação. Depois do incêndio do Reichstag, no final de fevereiro de 1933, Hitler desejou que na nova votação que haveria no começo de março ele tivesse assegurada uma maioria absoluta no Bundestag. Isto não aconteceu. O Partido Nacional-Socialista precisava ainda do apoio de partidos de coalizão (basicamente o Partido do Centro, católico - parecido com os evangélicos de hoje - e o Partido Nacional do Povo Alemão, coligado com os nazistas. Por isto os nazis decidiram adotar o caminho da Lei do Empoderamento, para prescindirem deste apoio futuramente. E os outros morderam a isca.
 
Mas houve mais. A Constituição alemã previa que para uma votação destas, que a modificava, era necessária a presença de dois terços dos deputados, ou seja, 432 dos 584 membros. Para vencer esta dificuldade, Göring inventou uma nova conta. Como os comunistas tinham sido acusados pelo recente incêndio do prédio do Reichstag (o Parlmento se reunia num teatro, a Casa da Ópera Kroll), os deputados do KDP (Kommunist Deutsche Partei) tinham sido presos, banidos, ou estavam foragidos. Assim Góring simplesmente descontou os 81 que eles eram da soma geral, e o quorum ficou reduzido a 378. Boa matemática, não?
 
Além disto, Göring abriu as portas do Parlamento aos Nazisturmabtellung, os SA, Camisas-Pardas (que depois seriam sacrificados para ratificar o poder dos SS). Hoje, no Brasil, não há SA, mas há as tratativas entre a presidência da Câmara e a Rede Globo, fazendo a votação no domingo, com esta mudando horários de jogos… enfim, cada momento tem a SA que pode e merece.
 
O processo de votação foi uma farsa. Estaremos falando de 1933 ou de 2016? Tanto faz. Aquele não foi transmitido pela TV, porque TV não havia, pelo menos na escala de hoje. O de hoje foi, para vergonha dos deputados perante o mundo inteiro. Vários deputados do SPD tinham sido presos, ou já haviam fugido para o exterior. Mas o inventivo Göring criou uma nova cláusula, ad hoc: deputados que não comparecessem, mas que não tivessem apresentado uma justificativa por escrito, deviam ser contados como presentes, para para garantir o quorum. (Lembram da alegação de um um deputado pró-impeachment que os deputados ausentes teriam de apresentar atestado médico?).
 
Bom, na sessão, apenas o líder do que restava do SPD, Otto Wels, que terminaria morrendo exilado na França antes da ocupação, falou contra a nova Lei. Os outros discursos foram acachapantemente ridículos (alguma coincidência será mera semelhança?). Bom, ninguém invocou a mãezinha ou o vizinho, mas saíram coisas como a Pátria e a Ordem. Resultado: 444 a favor da nova lei, 94 contra, todos estes do SPD. 
 
Um detalhe muito interessante: Hitler negociara com Ludwig Kaas, o líder católico, que respeitaria o direito da Igreja e os funcionários católicos nos cargos de Estado, além das escolas. No dia seguinte ao da votação, que foi logo aprovada no Bundesrat e assinada por Hindenburg, Ludwig Kaas foi despachado para o Vaticano para explicar a nova situação ao então Cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII, de triste memória (alguma semelhança com a viagem do ex-companheiro Mateus, hoje senador Aloysio Nunes Ferreira, despachado aos States logo depois da votação na Câmara?) Ele cumpriu a missão religiosamente, como o Mateus. Porém, Hitler lhe prometera (a Kaas) uma carta com as garantias. Ela nunca foi entregue.
 
Satisfeitas e satisfeitos? É, mas tem mais…
 
Porque ainda resta o triste papel do Judiciário. Em primeiro lugar, juízes alemães legalizaram a perseguição aos comunistas porque eram “traidores” incendiários do Reichstag. Depois, fizeram vista grossa para as demais perseguições que vieram. Quando não apoiaram. Deve-se lembrar que quem inaugurou a queima de livros em 10 de maio de 1933, na hoje Bebelplatz, foi o diretor da Faculdade de Direito, ao lado, trazendo uma braçada de livros “degenerados” da sua biblioteca. 
 
Hitler acusou um comunista holandês, Marinus Van der Lubbe, e mais quatro outros militantes búlgaros pelo incêndio, que ocorreu em fevereiro de 1933, alguns dias antes da eleição de março. Eles foram levados a julgamento no segundo semestre de 1933. Lubbe foi réu confesso - sabe-se lá como sua confissão foi obtida, mas pode-se julgar pela declaração em juízo de um dos outros acusados, Georgi Dimitrov, de que passara sete meses acorrentado em sua cela, dia e noite. Bem, a gente pode pensar numa justificativa: naquela época não havia delação premiada… Era pancadaria mesmo. Os outros quatro foram absolvidos por falta de provas, mas Lubbe foi condenado à morte e executado no começo de 1934.
 
Farsa? Sim, mas o pior vem depois.
 
Em 1967 um juiz da Alemanha Ocidental, na reabertura do processo promovida pelo irmão do condenado, Jan, “comutou” a pena de van der Lubbe de condenação à morte para 8 anos de prisão (!), quando o réu já estava, bem, digamos, no outro mundo. Em 1980, novo julgamento anulou a decisão de 1933 e de 1967. Mas em 1983 nova decisão anulou a de 1980, a pedido do… Ministério Público (!). O caso só foi resolvido definitivamente em 06 de dezembro de 2007 (!), 71 anos depois da decisão original, quando o equivalente ao nosso Promotor Geral da República proclamou “o perdão" de van der Lubbe, com base em uma lei de 1998 que declarara todas os julgamentos da época do nazismo juridicamente nulos. 
 
Até hoje as alegações de que o incêndio foi provocado pelos próprios nazistas para começar sua série interminável de desmandos nunca foi oficialmente investigada. É um bom exemplo para quem acha que o caso das omissões e vagarosidade do Judiciário brasileiro é algo único na história.

Depois deste exercício de história comparada, que as leitoras e os leitores tirem suas próprias conclusões.




Como Janot ferrou Aecím e a mãe




FONTE:

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/como-janot-ferrou-aecim-e-a-mae




E o Dimas Toledo, vai cuspir os feijões?



usaram.jpg
Em nome do combate ao "lulo-petismo" e da preservação da Moral e dos Bons Costumes, apanágio dos tucanos, o Conversa Afiada reproduz a nota à imprensa da Procuradoria Geral da República:

Lava Jato: PGR pede inquérito contra senador Aécio Neves por fatos relacionados a Furnas

Pedido tem como base fatos novos trazidos na colaboração de Delcídio do Amaral

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB) pelos eventuais crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O pedido tem como base fatos novos trazidos na colaboração do também senador Delcídio do Amaral, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e relacionam-se ao caso de Furnas, empresa subsidiária da Eletrobras. O pedido foi feito por meio de Pet nº 6015/DF e enviado ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte.

O doleiro Alberto Youssef, em aditamento de sua colaboração, também homologada pelo STF, apontou que o PSDB possuía influência em uma diretoria de Furnas, juntamente com o Partido Progressista (PP), por meio de José Janene, e havia pagamento de valores a empresas contratadas. Youssef apontou ainda que o senador teria recebido valores mensais, por intermédio de sua irmã, da empresa Bauruense, contratada por Furnas. Esses fatos haviam sido omitidos e, em 2015, por meio de Pet nº 5283/DF, houve arquivamento do caso. Com o novo pedido, a primeira petição seria desarquivada e tramitaria apensada com a Pet nº 6015.

O procurador-geral pede que, em 90 dias, seja feita a oitiva do senador Aécio Neves e de pessoas relacionadas ao caso Furnas, entre elas o ex-diretor de Engenharia Dimas Toledo. Janot solicita ainda que a Polícia Federal colete, entre o material já aprendido e produzido na Lava Jato, evidências que contribuam para o esclarecimento da apuração.

Dimas Toledo – Diante das novas informações trazidas por Delcídio, Janot pediu reavaliação do caso então arquivado. Delcídio relatou um diálogo entre ele e o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, no qual mencionam Dimas Toledo. O ex-diretor seria o responsável por gerenciar uma espécie de “fundo” de valores ilícitos, que eram recursos disponibilizados a políticos para financiamento de campanhas. Toledo era administrador dos contratos de terceirização de Furnas, dos quais 80% eram do Grupo Bauruense, que, entre 2000 e 2006, recebeu R$ 826 milhões da empresa em contratos de prestação de serviços.

Fundação no exterior – O procurador-geral aponta que, durante a Operação Norbert, no Rio de Janeiro, documentos apreendidos na casa dos doleiros Christiane Puchmann e Norbert Muller revelaram que diversas pessoas criaram mecanismos de interposição de personalidade jurídica, com o objetivo de manter e ocultar valores no exterior, inclusiva na Suíça e no Principado de Liechtenstein, na Europa. A mãe de Aécio Neves, Inês Maria Neves Faria, seria a titular da Fundação Bogart and Taylor.

Delcídio também havia citado que haveria uma fundação no paraíso fiscal de Liechtenstein da qual Aécio Neves seria o beneficiário. “Referidas informações constituem um conjunto harmônico e apontam para a verossimilhança dos fatos descritos”, aponta Janot no pedido ao Supremo. O procurador-geral sustenta que os valores indevidos teriam sido entregues aos destinatários após processos de ocultação e dissimulação dos valores provenientes de crimes contra a Administração.

Em tempo: essa é outra da Moral e dos Bons Costumes que vai enforcar a Dilma no Senado:


Justiça determina bloqueio de bens de Simone Tebet por improbidade administrativa


Primeira decisão foi negada, mas MPF recorreu para bloqueio de mais R$ 51 mil em bens


O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou o bloqueio de R$ R$ 51.805,89 em bens da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) por ato de improbidade administrativa quando era prefeita de Três Lagoas (2005-2010). A suspeita é de irregularidades na contratação de uma empreiteira para obras no balneário da cidade.

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com a ação contra a senadora e a empreiteira, mas a primeira decisão foi apenas para bloquear partes dos bens da empresa, que acabou recorrendo. Em novo recurso, o órgão reforçou o pedido, alegando que havia reconhecimento da necessidade de bloqueio em juízo, tendo assim que a medida se estenda a todos os envolvidos.

(...)


Em tempo2: sobre Romero Jucá, que assumirá o Ministerio do Planejamento do Temer com o carro da policia na porta. Na Fel-lha:


Outra investigação solicitada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot é contra os senadores do PMDB Romero Jucá (RR), Jader Barbalho (PA), Valdir Raupp (RO) e Renan Calheiros (AL), presidente do Senado, sob suspeita do recebimento de propina das obras da hidrelétrica de Belo Monte.

Neste caso, a PGR pediu que os fatos relativos a Belo Monte sejam distribuídos nos inquéritos já existentes contra esses senadores, sem a abertura de um procedimento específico sobre o caso

Lista de Furnas é a Lista dos Golpistas



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/lista-de-furnas-e-a-lista-dos-golpistas





Cerra, Cerra tua vez chegará ...


publicado 02/05/2016
furnas
Conversa Afiada republica, com a colaboração do deputado estadual Rogério Correia (PT-MG), a autenticada, legítima, completa relação dos Golpistas, quer dizer, dos agraciados na imaculada Lista de Furnas.


CAIXA DOIS TUCANO DE FURNAS

Relação completa de todos os políticos que fizeram campanha usando caixa dois de FURNAS.

TUCANODUTO?

*Quem é quem e quem recebeu quanto na lista do caixa dois de Furnas *

A "Lista de Furnas"

- documento sobre um suposto esquema de caixa dois nas eleições de 2002, cuja autenticidade está sob investigação da Polícia Federal - é essencialmente uma lista tucana.
Confira nos gráficos abaixo.



Os candidatos do PSDB teriam ficado com mais de dois terços (68,3%) dos R$39,9 milhões que teriam sido distribuidos a 156 políticos por empresas fornecedoras da última grande estatal do ramo elétrico. O PFL fica com um segundo lugar bem distante, 9,3%.

Mas, segundo a "Lista", o dinheiro do PSDB não teria sido distribuido por igual. O grosso foi para três candidatos, que disputavam os três cargos mais importantes do esquema eleitoral tucano em 2002: José Serra, que pleiteava a Presidência, Geraldo Alckmin, candidato a governador de São Paulo, e Aécio Neves, que concorreu ao governo de Minas. Os três, conforme a "Lista", triam ficado com mais da metade do dinheiro do esquema de Furnas. Os demais 153 políticos que constam na "Lista" teriam dividido os 45,4% que restaram.

*A filiação partidária dos 156*

O PSDB também é o primeiro colocado em número de políticos entre os 156 citados no esquema que seria operado pelo então presidente de Furnas, Dimas Toledo, levado ao cargo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. São 47 tucanos na lista, cinco deles candidatos a cargos majoritários. O PFL comparece com 33 candidatos, apenas um a cargo majoritário (senador).

Veja a distribuição:

Outro modo interessante de ler o documento em exame na PF é comparar os nomes que constam ali com a relação dos membros da CPI dos Correios, que desde junho do ano passado investiga as denúncias de corrupção no Parlamento. 



O primeiro destaque é para o deputado ACM Neto (PFL-BA), que tem se salientado pela estridência de seu desempenho na comissão. Ele teria recebido R$ 75 mil do esquema de Furnas. Quanto ao PSDB, constam da "Lista" três dos seus quatro deputados que são titulares ou suplentes da CPI. Figuram também entre os 156 um membro da CPI dos Correios pertencente ao PL e dois dos quadros do PTB.


PROVAS DOCUMENTAIS DO CAIXA DOIS TUCANO DE FURNAS














CAIXA 2 DE FURNAS - DIMAS TOLEDO - 39.910 MILHÕES DE REAIS

Os dados foram transpostos para a planilha, para facilitar a visualização e para tornar a compreensão mais didática, sendo a transcrição exata e fiel do conteúdo dos documentos.
PRESIDÊNCIA
José Serra
PSDB-SP
7.000.000,00
     
GOVERNADOR-SP
   
Geraldo Alckimin
PSDB-SP
9.300.000,00
  
GOVERNADOR-MG
   
Aécio Neves
PSDB-MG
5.500.000,00
  
SENADORES - RJ
   
Sérgio Cabral
PMDB-RJ
500.000,00
 
Arthur da Távola
PSDB-RJ
350.000,00
 
Marcelo Crivella
PL-RJ
250.000,00
 
TOTAL DE SENADOR RJ
 
1.100.000 ,00
  
SENADOR-MG
   
Eduardo Azeredo
PSDB-MG
550.000,00
 
Hélio Costa
PMDB-MG
400.000,00
 
Zezé Perrella
PFL-MG
350.000,00
 
TOTAL DE SENADOR MG
 
1.300.000 ,00
  

DEPUTADOS POR ESTADOS
 
DEPUTADOS-BA
   
Juthay Jr.
PSDB-BA
270.000,00
 
Paulo Magalhães
PFL-BA
250.000,00
 
Fábio Souto
PFL-BA
200.000,00
 
ACM Neto
PFL-BA
150.000,00
 
Luiz Carreira
PFL-BA
100.000,00
 
Jairo Carneiro
PFL-BA
100.000,00
 
João Almeida
PSDB-BA
75.000,00
 
Gerson Gabrielli
PFL-BA
75.000,00
 
João Leão
PL-BA
75.000,00
PP
Rogério Nunes
BA
75.000,00
 
José Carlos Aleluia
PFL-BA
75.000,00
 
José Rocha
PFL-BA
70.000,00
 
Aroldo Cedraz
PFL-BA
50.000,00
 
Coriolano Sales
PFL-BA
50.000,00
 
TOTAL DE BA
 
1.615.000 ,00
  
DEPUTADOS-ES
   
Luis Paulo Velloso Lucas
PSDB-ES
350.000,00
 
José Carlos Fonseca / Francisco Gomide
PFL-ES
100.000,00
 
Nilton Baiano
PPB-ES
50.000,00
PP
TOTAL DE ES
 
500.000 ,00
  
DEPUTADOS-MA
   
Remi Trinta
PL-MA
100.000,00
 
TOTAL DE MA
 
100.000 ,00
  
DEPUTADOS-MG
   
Dimas Fabiano Jr.
PPB-MG
250.000,00
 
Danilo de Castro
PSDB-MG
250.000,00
 
Mauro Lopes
PMDB-MG
200.000,00
 
Anderson Adauto
PL-MG
200.000,00
 
Saraiva Felipe
PMDB-MG
150.000,00
 
Herculano Anghinetti
PSDB-MG
150.000,00
 
Osmânio Pereira
PSDB-MG
150.000,00
 
Toninho Andrada
PSDB-MG
150.000,00
 
Márcio Reinaldo
PPB-MG
150.000,00
PP
Vanessa Lucas
PSDB-MG
150.000,00
 
José Militão
PTB-MG
150.000,00
 
Márcio Reinaldo Dias Moreira
PPB-MG
150.000,00
PP
João Leite
PSB-MG
150.000,00
 
Gil Pereira
PPB-MG
150.000,00
PP
Agostinho Patrus
PTB-MG
150.000,00
 
Ana Maria Vieira
PSDB-MG
150.000,00
 
Antônio Júlio
PSDB-MG
150.000,00
 
Alencar da Silveira Jr.
PDT-MG
150.000,00
 
Carlos Melles
PFL-MG
100.000,00
 
Roberto Brant
PFL-MG
100.000,00
 
Ronaldo Vasconcelos
PMDB-MG
100.000,00
 
Nárcio Rodrigues
PSDB-MG
100.000,00
 
Odelmo Leão
PPB-MG
100.000,00
PP
Marcelino Siqueira
MG
100.000,00
 
Jaiminho Martins
PFL-MG
100.000,00
 
João Magalhães
PMDB-MG
100.000,00
 
Júlio Delgado
PPS-MG
100.000,00
 
Aracely de Paula
PL-MG
100.000,00
 
José Santana
PL-MG
100.000,00
 
Mário Assad Jr.
PL-MG
100.000,00
 
Sebastião Navarro
PFL-MG
100.000,00
 
Djalma Diniz
PSDB-MG
100.000,00
 
Luiz Humberto Carneiro
PSDB-MG
75.000,00
 
Alberto Bejani
PTB-MG
75.000,00
 
Jairo Lessa
PL-MG
75.000,00
 
Athos
PPS-MG
75.000,00
 
Pastor George
PTB-MG
75.000,00
 
Pinduca Ferreira
PPB-MG
75.000,00
PP
Bispo Gilberto
PMDB-MG
75.000,00
 
Reminho Aloise
PFL-MG
75.000,00
 
Domingos Sávio
PSDB-MG
75.000,00
 
Ermano Batista
PSDB-MG
75.000,00
 
Elbe Brandão
PSDB-MG
75.000,00
 
Paulo Piau
PPS-MG
75.000,00
 
Gustavo Valadares
PFL-MG
75.000,00
 
Custódio Mattos
PSDB-MG
75.000,00
 
Paulo César DE Freitas
PRTB-MG
75.000,00
 
Fábio Avelar
PTB-MG
75.000,00
 
Leonardo Quintão
PMDB-MG
55.000,00
 
Fahim Sawan
PSDB-MG
55.000,00
 
Sebastião Costa da Silva
PFL-MG
55.000,00
 
Amílcar Martins
MG
55.000,00
 
Ermano Batista
PSDB-MG
55.000,00
 
Romeu Anízio Jorge
PPB-MG
55.000,00
PP
Dilzon Melo
PTB-MG
55.000,00
 
Maria Olívia
PSDB-MG
55.000,00
 
Mário Rodrigues
MG
40.000,00
 
Rafael Guerra
PSDB-MG
40.000,00
 
Eduardo Barbosa
PSDB-MG
35.000,00
 
TOTAL DE MG
 
6.155.000 ,00
  
DEPUTADOS-MT
   
Pedro Henry
PPB-MT
100.000,00
 
TOTAL DE MT
 
100.000 ,00
  
DEPUTADOS-PE
   
Inocêncio de Oliveira
PFL-PE
185.000,00
PL
Severino Cavalcante
PPB-PE
180.000,00
 
Joaquim Francisco
PFL-PE
150.000,00
 



 
Armando Monteiro
PTB-PE
150.000,00
 
Pedro Correa
PPB-PE
150.000,00
 
Raul Jungmann
PMDB-PE
150.000,00
 
José Múcio
PTB-PE
150.000,00
 
TOTAL DE PE
 
1.115.000 ,00
 
    
DEPUTADOS-PI   
Ciro NogueiraPPB-PI
150.000,00
PP
    
DEPUTADOS-PR
   
José Janene
PPB-PR
150.000,00
 
José Borba
PMDB-PR
150.000,00
 
Francisco Luiz Gomide
PR
100.000,00
 
Affonso Camargo
PSDB-PR
75.000,00
 
Aberlardo Lupion
PFL-PR
75.000,00
 
Ricardo Barros
PPB-PR
75.000,00
PP
Eduardo Sciarra
PFL-PR
75.000,00
 
Affonso Camargo
PSB-PR
50.000,00
 
TOTAL DE PR
 
750.000 ,00
  
DEPUTADOS-RJ
   
Paulo Feijó
PSDB-RJ
150.000,00
 
Márcio Fortes
PSDB-RJ
150.000,00
 
Alexandre Santos
PSDB-RJ
100.000,00
 
Alice Tamborindeguy
PSDB-RJ
100.000,00
 
Andréia Zito
PSDB-RJ
70.000,00
 
Luiz Paulo
PSDB-RJ
70.000,00
 
Eduardo Paes
PSDB-RJ
250.000,00
 
Francisco Dornelles
PPB-RJ
200.000,00
 
Rodrigo Maia
PFL-RJ
200.000,00
 
Arold de Oliveira
PFL-RJ
150.000,00
 
Bispo Rodrigues
PL-RJ
150.000,00
 
Washinton Reis
PMDB-RJ
100.000,00
 
Leonardo Picciane
PMDB-RJ
100.000,00
 
Nelson Bornier
PMDB-RJ
100.000,00
 
Eduardo Cunha
PMDB-RJ
100.000,00
 
Roberto Jefferson
PTB-RJ
75.000,00
 
Almerinda de Carvalho
PMDB-RJ
75.000,00
 
Dr. Carlão
PRONA-RJ
75.000,00
 
Jair Bolsonaro
PPB-RJ
50.000,00
 
Simão Sessim
PPB-RJ
50.000,00
 
Júlio Lopes
PPB-RJ
50.000,00
 
Dr. Heleno
PSC-RJ
50.000,00
 
Pastor Almir
PL-RJ
50.000,00
 
TOTAL DE RJ
 
2.465.000 ,00
  
DEPUTADOS-SC
   
Gervásio Silva
PFL-SC
75.000,00
 
Zonta
PPB-SC
75.000,00
PP
Paulo Bauer
PFL-SC
75.000,00
PSDB
Serafim Venzon
PSDB-SC
75.000,00
 
João Pizzolatti
PPB-SC
75.000,00
PP
Fernando Coruja
PPS-SC
75.000,00
 
TOTAL DE SC
 
450.000 ,00
  
DEPUTADOS-SP
   
Valdemar Costa Neto
PL-SP
250.000.00
 
Vadão Gomes
PPB-SP
150.000,00
 
Antonio Carlos Pannunzio
PSDB-SP
150.000,00
 
Aberto Goldman
PSDB-SP
150.000,00
 
Walter Feldman
PSDB-SP
100.000,00
 
Gilberto Kassab
PFL-SP
100.000,00
 
João Batista
PFL-SP
100.000,00
PP
Luis Antônio Fleury
PTB-SP
100.000,00
 
Medeiros
PTB-SP
100.000,00
 
Nelson Marquezelly
PTB-SP
100.000,00
 
Robson Tuma
PFL-SP
100.000,00
 
Arnaldo Faria de Sá
PTB-SP
100.000,00
 
Zulaiê Cobra
PSDB-SP
75.000,00
 
Chico Sardelli
PFL-SP
75.000,00
PV
Xico Graziano
PSDB-SP
75.000,00
 
Dimas Ramalho
PPS-SP
75.000,00
 
Antonio Carlos Mendes
PSDB-SP
75.000,00
 
Luiz Carlos Santos
PFL-SP
70.000,00
 
João Baptista
PFL-SP
70.000,00
PP
Aluízio Nunes Ferreira
PSDB-SP
50.000,00
 
Carlos Sampaio
PSDB-SP
50.000,00
 
Lobbe Neto
PSDB-SP
50.000,00
 
Silvio Torres
PSDB-SP
50.000,00
 
Walter Barelli
PSDB-SP
50.000,00
 
TOTAL DE SP
 
2.265.000 ,00
  

DEPUTADOS POR PARTIDOS
 
NÃO IDENTIFICADOS
   
Marcelino Siqueira
MG
100.000,00
 
Amílcar Martins
MG
55.000,00

Mário Rodrigues
MG
40.000,00
 



 
 
DEPUTADOS-PDT
Alencar da Silveira Jr.
PDT-MG
150.000,00
 
TOTAL DO PDT
 
150.000,00
 
 
DEPUTADOS-PFL
Paulo Magalhães
PFL-BA
250.000,00
 
Fábio Souto
PFL-BA
200.000,00
 
Rodrigo Maia
PFL-RJ
200.000,00
 
Inocêncio de Oliveira
PFL-PE
185.000,00
PL
ACM Neto
PFL-BA
150.000,00
 
Joaquim Francisco
PFL-PE
150.000,00
 
José Carlos Fonseca / FranciscoGomide
PFL-ES
100.000,00
 
Arold de Oliveira
PFL-RJ
150.000,00
 
Luiz Carreira
PFL-BA
100.000,00
 
Jairo Carneiro
PFL-BA
100.000,00
 
Carlos Melles
PFL-MG
100.000,00
 
Roberto Brant
PFL-MG
100.000,00
 
Jaiminho Martins
PFL-MG
100.000,00
 
Sebastião Navarro
PFL-MG
100.000,00
 
Gilberto Kassab
PFL-SP
100.000,00
 
João Batista
PFL-SP
100.000,00
PP
Robson Tuma
PFL-SP
100.000,00
 
Gerson Gabrielli
PFL-BA
75.000,00
 
José Carlos Aleluia
PFL-BA
75.000,00
 
Reminho Aloise
PFL-MG
75.000,00
 
Gustavo Valadares
PFL-MG
75.000,00
 
Aberlardo Lupion
PFL-PR
75.000,00
 
Eduardo Sciarra
PFL-PR
75.000,00
 
Gervásio Silva
PFL-SC
75.000,00
 
Paulo Bauer
PFL-SC
75.000,00
PSDB
Robério Nunes
PFL-BA
75.000,00
 
Chico Sardelli
PFL-SP
75.000,00
PV
José Rocha
PFL-BA
70.000,00
 
Luiz Carlos Santos
PFL-SP
70.000,00
 
João Baptista
PFL-SP
70.000,00
PP
Sebastião Costa da Silva
PFL-MG
55.000,00
 
Aroldo Cedraz
PFL-BA
50.000,00
 
Coriolano Sales
PFL-BA
50.000,00
 
TOTAL DO PFL
 
3.450.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PL
Valdemar Costa Neto
PL-SP
250.000.00
 
Anderson Adauto
PL-MG
200.000,00
 
Bispo Rodrigues
PL-RJ
150.000,00
 
Remi Trinta
PL-MA
100.000,00
 
Aracely de Paula
PL-MG
100.000,00
 
José Santana
PL-MG
100.000,00
 
Mário Assad Jr.
PL-MG
100.000,00
 
João Leão
PL-BA
75.000,00
PP
Jairo Lessa
PL-MG
75.000,00
 
Pastor Almir
PL-RJ
50.000,00
 
TOTAL DO PL
 
1.200.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PMDB
Mauro Lopes
PMDB-MG
200.000,00
 
Saraiva Felipe
PMDB-MG
150.000,00
 
Raul Jungmann
PMDB-PE
150.000,00
 
José Borba
PMDB-PR
150.000,00
 
Ronaldo Vasconcelos
PMDB-MG
100.000,00
 
João Magalhães
PMDB-MG
100.000,00
 
Washinton Reis
PMDB-RJ
100.000,00
 
Leonardo Picciane
PMDB-RJ
100.000,00
 
Nelson Bornier
PMDB-RJ
100.000,00
 
Eduardo Cunha
PMDB-RJ
100.000,00
 
Bispo Gilberto
PMDB-MG
75.000,00
 
Almerinda de Carvalho
PMDB-RJ
75.000,00
 
Leonardo Quintão
PMDB-MG
55.000,00
 
TOTAL DO PMDB
 
1.455.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PPB
Dimas Fabiano Jr.
PPB-MG
250.000,00
PP
Francisco Dornelles
PPB-RJ
200.000,00
PP
Severino Cavalcante
PPB-PE
180.000,00
PP
Márcio Reinaldo
PPB-MG
150.000,00
PP
Márcio Reinaldo Dias Moreira
PPB-MG
150.000,00
PP
Gil Pereira
PPB-MG
150.000,00
PP
Ciro Nogueira
PPB-PE
150.000,00
PP
Pedro Correa
PPB-PE
150.000,00
PP
José Janene
PPB-PR
150.000,00
PP
Vadão Gomes
PPB-SP
150.000,00
PP
Odelmo Leão
PPB-MG
100.000,00
PP
Pedro Henry
PPB-MT
100.000,00
PP
Pinduca Ferreira
PPB-MG
75.000,00
PP
Ricardo Barros
PPB-PR
75.000,00
PP
Zonta
PPB-SC
75.000,00
PP
João Pizzolatti
PPB-SC
75.000,00
PP
Romeu Anízio Jorge
PPB-MG
55.000,00
PP
Nilton Baiano
PPB-ES
50.000,00
PP
Jair Bolsonaro
PPB-RJ
50.000,00
PP
Simão Sessim
PPB-RJ
50.000,00
PP
Júlio Lopes
PPB-RJ
50.000,00
PP
TOTAL DO PPB
 
1.455.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PPS
Júlio Delgado
PPS-MG
100.000,00
 
Athos
PPS-MG
75.000,00
 
Paulo Piau
PPS-MG
75.000,00
 
Fernando Coruja
PPS-SC
75.000,00
 
Dimas Ramalho
PPS-SP
75.000,00
 
TOTAL DO PPS
 
400.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PRONA
Dr. Carlão
PRONA-RJ
75.000,00
 
TOTAL DO PRONA
 
75.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PRTB
Paulo César de Freitas
PRTB-mg
75.000,00
 
TOTAL DO PRTB
 
75.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PSB
João Leite
PSB-MG
150.000,00
 
TOTAL DO PSB
 
150.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PSC
Dr. Heleno
PSC-RJ
50.000,00
 
TOTAL DO PSC
 
50.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PSDB
Luis Paulo Velloso Lucas
PSDB-ES
350.000,00
 
Juthay Jr.
PSDB-BA
270.000,00
 
Danilo de Castro
PSDB-MG
250.000,00
 
Eduardo Paes
PSDB-RJ
250.000,00
 
Ana Maria Vieira
PSDB-MG
150.000,00
 
Herculano Anghinetti
PSDB-MG
150.000,00
 
Osmânio Pereira
PSDB-MG
150.000,00
 
Toninho Andrada
PSDB-MG
150.000,00
 
Vanessa Lucas
PSDB-MG
150.000,00
 
Antônio Júlio
PSDB-MG
150.000,00
 
Paulo Feijó
PSDB-RJ
150.000,00
 
Márcio Fortes
PSDB-RJ
150.000,00
 
Antonio Carlos Pannunzio
PSDB-SP
150.000,00
 
Aberto Goldman
PSDB-SP
150.000,00
 
Nárcio Rodrigues
PSDB-MG
100.000,00
 
Djalma Diniz
PSDB-MG
100.000,00
 
Alexandre Santos
PSDB-RJ
100.000,00
 
Alice Tamborindeguy
PSDB-RJ
100.000,00
 
Walter Feldman
PSDB-SP
100.000,00
 
João Almeida
PSDB-BA
75.000,00
 
Luiz Humberto Carneiro
PSDB-MG
75.000,00
 
Domingos Sávio
PSDB-MG
75.000,00
 
Ermano Batista
PSDB-MG
75.000,00
 
Elbe Brandão
PSDB-MG
75.000,00
 
Custódio Mattos
PSDB-MG
75.000,00
 
Affonso Camargo
PSDB-PR
75.000,00
 
Serafim Venzon
PSDB-SC
75.000,00
 
Zulaiê Cobra
PSDB-SP
75.000,00
 
Xico Graziano
PSDB-SP
75.000,00
 
Antonio Carlos Mendes
PSDB-SP
75.000,00
 
Andréia Zito
PSDB-RJ
70.000,00
 
Luiz Paulo
PSDB-RJ
70.000,00
 
Fahim Sawan
PSDB-MG
55.000,00
 
Ermano Batista
PSDB-MG
55.000,00
 
Maria Olívia
PSDB-MG
55.000,00
 
Affonso Camargo
PSDB-PR
50.000,00
 
Aluízio Nunes Ferreira
PSDB-SP
50.000,00
 
Carlos Sampaio
PSDB-SP
50.000,00
 
Lobbe Neto
PSDB-SP
50.000,00
 
Silvio Torres
PSDB-SP
50.000,00
 
Walter Barelli
PSDB-SP
50.000,00
 
Rafael Guerra
PSDB-MG
40.000,00
 
Eduardo Barbosa
PSDB-MG
35.000,00
 
TOTAL DO PSDB
 
4.625.000 ,00
 
 
DEPUTADOS-PTB
José Militão
PTB-MG
150.000,00
 
Agostinho Patrus
PTB-MG
150.000,00
 
Armando Monteiro
PTB-PE
150.000,00
 
José Múcio
PTB-PE
150.000,00
 
Luis Antônio Fleury
PTB-SP
100.000,00
 
Medeiros
PTB-SP
100.000,00
 
Nelson Marquezelly
PTB-SP
100.000,00
 
Arnaldo Faria de Sá
PTB-SP
100.000,00
 
Pastor George
PTB
75.000,00
 
Alberto Bejani
PTB-MG
75.000,00
 
Fábio Avelar
PTB-MG
75.000,00
 
Roberto Jefferson
PTB-RJ
75.000,00
 
Dilzon Melo
PTB-MG
55.000,00
 
TOTAL DO PTB
 
1.355.000 ,00