sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Praia atropela Valinhos e se mantém invicto em casa na Superliga Feminina


Equipe mineira faz 3 a 0 em Uberlândia em 1h20 de partida e segue na liderança da competição, com 39 pontos. Paulistas permanecem na vice-lanterna, com cinco




Por
Uberlândia, MG



A experiência do Praia Clube falou mais alto – bem mais alto – na Arena Praia, em Uberlândia. Pela quarta rodada do segundo turno da Superliga Feminina de vôlei, a equipe mineira venceu com tranquilidade Valinhos por 3 sets a 0 (parciais de 25/12, 25/13 e 25/17), em 1h20 de partida. Com experiência e ritmo forte, Alix, Walewska, Ramirez e Michelle comandaram sétima vitória mineira seguida na Superliga. A central Walewska foi eleita a melhor em quadra.

O resultado garante mais uma rodada de liderança da Superliga ao Praia Clube, com 39 pontos, contra 35 do Rio de Janeiro, que tem um jogo a menos. O Valinhos segue na vice-lanterna, com cinco pontos.

Pela quinta rodada do segundo turno, o Praia Clube viaja até Belo Horizonte para o clássico contra o Minas, na segunda-feira, às 18h30, com transmissão do SporTV. O Valinhos recebe o lanterna São Bernardo no próximo sábado, às 14h45, em São Paulo.

Praia Clube Valinhos Superliga Feminina Vôlei Uberlândia (Foto: Praia Clube/Divulgação)
Praia Clube não teve dificuldade para bater 
Valinhos em Uberlândia (Foto: 
Praia Clube/Divulgação)


O Jogo
O Praia Clube tomou conta do primeiro set desde o início. Com ritmo forte e dificultando o passe do adversário, abriu 7 a 0. O time da casa ainda aumentou a diferença para nove pontos, em 10 a 1, depois do tempo técnico. Com erros de recepção e ataque, o técnico do Valinhos, André de Assis Rosendo, tentou parar o jogo e mudar a estratégia, trocando as levantadoras. Pouco adiantou. No rali do set, o Praia abriu 12 pontos em 22 a 10, depois da China de Natasha. Com larga vantagem, o time mineiro administrou o placar e fechou em 25 a 12.

O segundo set começou disputado, mas o Praia novamente disparou no marcador: 11 a 4. A central Juliana e a ponteira Franciele, do Valinhos, até tentavam jogadas rápidas, mas era pouco. O bloqueio do Praia estava afinado e sempre em cima das jogadas com Natasha, Walewska e Ramirez. Contando com erros do Valinhos e ataques certeiros do Praia, o time mineiro abriu 11 pontos em 21 a 10, manteve a distância e fechou com Michelle em 25 a 13.

No terceiro set, o Praia abriu vantagem após ace de Ramirez e fez 6 a 3. Os bloqueios do Valinhos até passaram a funcionar, mas eram explorados pelas atacantes mineiras. No ataque paulista, Juliana era a mais acionada. Com os erros do Praia, o Valinhos encostou e ficou apenas dois pontos atrás: 10 a 8. Mas bloqueio e pingada de Walewska fizeram a reação parar por aí. No segundo tempo técnico, o Praia chegou a 16 a 9, e com tranquilidade, aumentou a vantagem e fechou o set em ataque de Malu: 25 a 17 e 3 sets a 0.

Praia Clube Valinhos Superliga Feminina Vôlei Uberlândia (Foto: Praia Clube/Divulgação)
Equipe paulista não conseguiu superar 
bloqueio mineiro na Arena Praia 
(Foto: Praia Clube/Divulgação)


FONTE:

Veja como um time derrotado pode avançar às quartas da Copa São Paulo


COPINHA 2016


Regulamento da quarta fase da competição prevê uma vaga na etapa seguinte ao time de melhor campanha entre os perdedores dos sete confrontos; entenda




Por
São Paulo



Corinthians x Guarani Copínha  (Foto:  RAFAEL BERTANHA - Agência Estado)Corinthians tem a melhor campanha 
da Copinha (Foto: Rafael Bertanha - Agência Estado)


A quarta fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta-feira. O regulamento da competição prevê algo diferente nessa etapa: o melhor perdedor se classifica. Ou seja, dentre os sete derrotados, aquele que tiver a melhor campanha está classificado para as quartas de final.
O site oficial da Federação Paulista de Futebol divulgou, por sinal, como cada time pode passar se for derrotado em seu jogo.


Veja abaixo a explicação e clique aqui para ver a tabela:

Corinthians
Assegura a classificação se empatar no tempo normal. Caso seja derrotado no tempo normal, precisa que Flamengo e Sport vençam ou sejam derrotados no tempo normal sem descontar o saldo de gols (14 a 11).

Flamengo 
Se empatar no tempo normal, estará classificado se o Corinthians ganhar ou perder sua partida. Se for derrotado, torce para que o Sport vença ou perca pelo mesmo placar ou diferença maior.

Sport
Se perder no tempo normal, precisa que Corinthians e Flamengo vençam seus jogos. Se esses dois perderem, o Sport avança se empatar no tempo normal. Também assegura a vaga se perder por uma diferença de gols menor do que o Flamengo, desde que o Corinthians se classifique.

São Paulo
Pode perder nos pênaltis caso Corinthians, Flamengo e Sport avancem vencendo no tempo normal. Se for derrotado, precisa torcer por derrota do Cruzeiro e não pode ter o saldo de gols (14 a 7) descontado.

Cruzeiro
Garante a vaga com empate desde que Corinthians, Flamengo e Sport ganhem no tempo normal e o São Paulo vença ou perca. Poderá passar com derrota caso, além da primeira situação, o São Paulo também ganhe ou seja goleado e tenha o saldo de gols descontado.

Inter
Classifica-se com um empate caso Corinthians, Flamengo, Sport, São Paulo e Cruzeiro avancem. Pode passar com uma derrota desde que, além da classificação dos cinco, Bahia e Ituano sejam derrotados e ele mantenha a vantagem no saldo de gols (15 a 12 a 5).

Bahia
Garante a classificação se empatar, desde que Corinthians, Flamengo, Sport, São Paulo e Cruzeiro vençam seus jogos. Só avança com derrota no tempo normal caso, além da classificação dos cinco, o Inter seja derrotado por quatro gols a mais.


Ituano
Avança como melhor campanha entre os eliminados caso Corinthians, Flamengo, Sport, São Paulo e Cruzeiro vençam seus jogos e ele empate no tempo normal.

Já Palmeiras, Avaí, América-MG, Mirassol-SP, Joinville e Rondonópolis-MT só passam caso vençam suas partidas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/Copa-SP-de-futebol-junior/noticia/2016/01/veja-como-um-time-derrotado-pode-avancar-quartas-da-copa-sao-paulo.html

Sueco é proibido de usar faixa com as cores da bandeira gay no Pré-Olím


HANDEBOL



Tobias Karlsson, heterossexual, queria protestar contra o parlamento polonês, que rejeitou o casamento homossexual. Federação diz que faixa teria que ter cores do país




Por
Varsóvia, Polônia



A Federação Europeia de Handebol (EHF) proibiu o capitão da seleção sueca, Tobias Karlsson, de usar a faixa de capitão com as cores da bandeira gay durante o Pré-Olímpico continental, que tem início nesta sexta-feira, na Polônia. O jogador havia anunciado na semana passada que tinha a intenção de levar a faixa, solicitando a permissão para a entidade, mas a resposta foi negativa.

Tobias Karlsson com a faixa que foi impedido de usar (Foto: Reprodução)
Tobias Karlsson com a faixa que foi impedido 
de usar (Foto: Reprodução)


- O bracelete é parte do uniforme e deve ter as cores do país que o jogador representa - especificou a entidade.

O jogador é heterossexual, casado e tem uma filha. O objetivo era protestar contra o parlamento polonês, que reprovou o casamento homossexual pela terceira vez.

O Pré-Olímpico reúne 16 seleções e dá uma vaga para as Olimpíadas, além de dois lugares em uma espécie de repescagem. A França, atual campeã mundial, participa do torneio, mas já tem uma vaga assegurada nas Olimpíadas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2016/01/sueco-e-proibido-de-usar-faixa-com-cores-da-bandeira-gay-no-pre-olimpico.html

Arrasador, Brasil faz 11 a 1 no Uruguai pelo Sul-Americano de futebol de areia


Time do técnico Gilberto Costa ainda coloca duas bolas na trave e domina o duelo desde o início. Próximo rival é a Argentina, que perdeu para o Paraguai por 2 a 0




Por
Vitória, ES



Em sua estreia no Sul-Americano de futebol de areia, o Brasil não deu chances ao Uruguai nas areias da Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo, nesta sexta-feira. Na luta pelo título, os brasileiros fizeram 11 a 1, com gols de Bruno Xavier (2), Mauricinho (2), Felipe, Rodrigo (2), Bokinha, Datinha, Fernando DDI e Lucão. Ricar descontou para o Uruguai. A partida não exigiu muito dos atletas canarinhos, que, além dos gols, colocaram duas bolas na trave do goleiro Facundo. No outro duelo no torneio, o Paraguai derrotou a Argentina por 2 a 0.

O próximo jogo da seleção brasileira será contra os argentinos neste sábado, às 10h45, horário de Brasília, com transmissão do canal SporTV. A seleção do Uruguai, com a derrota, encara o Paraguai, vencedor da primeira partida, mais cedo, às 8h45.

Bruno Xavier marcou dois gols na vitória brasileira sobre os uruguaios (Foto: José Augusto Tovar)
Bruno Xavier marcou dois gols na vitória 
brasileira sobre os uruguaios (Foto: José 
Augusto Tovar)


Início avassalador
O Brasil deu o pontapé inicial na bola verde e em pouco mais de um minuto marcou o primeiro gol com Bruno Xavier, que chutou cruzado em um contra-ataque, após bom passe de Datinha, sem dar chances ao goleiro adversário. Logo na sequência, o goleiro Mão fez uma defesa em falta favorável aos uruguaios. Embora estivesse pegado, o confronto tinha controle dos brasileiros, que eram mais perigosos quando tinham a bola nos pés.

O jovem Rodrigo quase marcou uma pintura ao arriscar uma bicicleta que parou na trave do goleiro Facundo. Aos cinco minutos, Mauricinho acertou o canto direito de Facundo em um chute alto de média distância, aumentando o placar para 2 a 0. À medida que o primeiro tempo se encerrava, a partida ficava mais fácil para o Brasil. Foi aí que o massacre começou.

Aos seis minutos, Felipe recebeu sozinho, após falha da marcação uruguaia, e deu um toque sutil no canto direito do goleiro: 3 a 0. Com um belo passe de Catarino, Bruno Xavier ampliou com uma linda bicicleta: 4 a 0. Ainda na primeira etapa, Rodrigo, em cobrança de falta, e Bokinha, driblando o defensor Maycol e batendo forte no canto, aumentaram a goleada: 6 a 0.

O Uruguai ainda arriscou um chute no último minuto do período, tendo assustado o goleiro Mão. Mas o primeiro tempo foi mesmo da seleção brasileira.


Segundo período
Na volta do intervalo, o Brasil tentou ficar mais com a bola nos pés, enquanto o Uruguai fazia uma marcação mais agressiva, sem permitir que a seleção atacasse com a mesma facilidade da primeira etapa. Aos três minutos, o Brasil colocou uma bola na trave com Bokinha, após um lançamento perigoso do goleiro Mão. Um minuto depois, Rodrigo, sozinho, fez mais um: 7 a 0.

Faltando três minutos para o fim do segundo período, Lucão deu um chute rasteiro muito forte de média distância e não deu chances ao goleiro Facundo: 8 a 0. Em uma cobrança de falta, Ricar pôs a primeira bola na rede para o Uruguai: 8 a 1.

Terceiro tempo
O Uruguai começou assustando os brasileiros com um chute de Ricar que fez Mão trabalhar. Fernando DDI,  por sua vez, respondeu para o Brasil marcando o nono gol. Datinha, com assistência de Buru, fez o décimo e Mauricinho, no final do jogo, fechou o placar: 11 a 1. No fim, os jogadores brasileiros administraram a partida e saíram das areias capixabas com a primeira vitória na competição.

Os jogos deste sábado serão transmitidos pelos SporTV, e a decisão, que acontece no domingo de manhã, terá transmissão ao vivo na TV Globo, durante o Verão Espetacular.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, acesse www.globoesporte.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

*Sob supervisão de Richard Pinheiro

Brasil goleou o Uruguai no Sul-Americano de futebol de areia, em Vitória (Foto: Richard Pinheiro)
Brasil goleou o Uruguai no Sul-Americano de 
futebol de areia, em Vitória (Foto: Richard 
Pinheiro/GloboEsporte.com)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/es/futebol-de-areia/noticia/2016/01/arrasador-brasil-faz-11-1-no-uruguai-pelo-sul-americano-de-futebol-de-areia.html

Guilherme confirma acerto e elogia a torcida corintiana: "Todo mundo baba"


Meia-atacante chega ao Brasil na segunda-feira e, sendo aprovado nos exames médicos em São Paulo, assinará contrato por quatro anos com o Corinthians




Por
São Paulo


Guilherme, Atlético-MG  (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)Guilherme assinará por quatro anos com o Timão (Foto: Roberto Rodrigues / Globoesporte.com)


Guilherme deve mesmo ser o próximo reforço do Corinthians. Ainda na Turquia, onde pertence ao Antalyaspor, o jogador de 27 anos confirmou que chega na segunda-feira a São Paulo para realizar exames médicos e, sendo aprovado, assina contrato por quatro temporadas com o Timão.

– Faltam detalhes, os exames médicos, o que é praxe nas contratações, e depois disso se Deus quiser assinamos o contrato. Está acertado em quatro anos e deve se manter assim – disse ele, em entrevista à rádio "Bradesco Esportes FM".

Revelado pelo Cruzeiro, o meia-atacante atuou também por Dínamo de Kiev, CSKA Moscou e Atlético-MG. Com a camisa dos dois clubes mineiros, enfrentou o Timão por diversas vezes. E admitiu que a força da torcida sempre chamou a sua atenção.

– Jogar contra a gente sabe que é aquela dificuldade enorme, todo mundo baba. Sempre que o Corinthians é enfrentado, há admiração não só pelo time em si, que é uma potência, mas também pelo seu torcedor, em casa ou fora. Tenho uma expectativa grande de sentir isso a favor. Vai ser um momento único na minha vida. Espero dar muitas alegrias a eles e sentir esse calor a meu favor. Porque contra o negócio é pesado – afirmou o jogador.


E MAIS
Distante de André, Corinthians corre para buscar outro centroavante


Apesar de ter começado a carreira como atacante, o jogador vem atuando na meia nos últimos anos. Na visão da diretoria e da comissão técnica, ele chega para suprir as saídas de Jadson e Renato Augusto, que partiram para o futebol chinês. Outro meia ainda será contratado.

– O meio-campo é onde tenho jogado nos últimos anos. Iniciei a carreira como atacante, até muito bem, mas com o passar do tempo, pela minha facilidade de passe, sempre que faltava um meia eu fazia a função. Acabei me firmando assim, mas em uma eventual necessidade não me incomodo de jogar na frente – explicou.

O Corinthians acertou a compra da totalidade dos direitos econômicos do jogador por 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 5,7 milhões). O pagamento será parcelado. O clube ainda não definiu se ele vai encontrar a delegação que viajou aos Estados Unidos para a disputa do Torneio da Flórida e de um amistoso contra o Fort Lauderdale Strikers. A volta ao Brasil é no dia 25.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/01/guilherme-confirma-acerto-e-elogia-torcida-corintiana-todo-mundo-baba.html

Cruzeiro confirma o afastamento de Benecy Queiroz e anuncia substituto


Clube explica que "licenciamento" ocorreu por causa de tratamento de saúde e realização de exames médicos. Chefe da segurança geral será o novo supervisor




Por
Belo Horizonte



Cruzeiro; Benecy Queiroz (Foto: Washington Alves / Light Press)Benecy Queiroz está afastado do cargo de supervisor (Foto: Washington Alves / Light Press)

O Cruzeiro anunciou, na tarde desta sexta-feira, o afastamento do supervisor de futebol, Benecy Queiroz. Em comunicado publicado na página oficial do clube, é informado que o dirigente irá se afastar por tempo indeterminado do cargo para tratamento médico. A nota ainda informa que durante o período de afastamento de Benecy, o cargo será ocupado interinamente por Edson Travasssos, que até então era ouvidor e responsável pela segurança geral do Cruzeiro.

No começo desta semana, o ex-supervisor do clube se envolveu em uma polêmica, por causa de uma declaração à Rede Minas. O supervisor admitiu que ofereceu dinheiro a um árbitro, que iria apitar uma partida do Cruzeiro. Segundo ele, o juiz descumpriu o combinado, não favorecendo o time. Ele não citou o ano em que o fato ocorreu, apenas fez referências que o técnico Ênio Andrade e o goleiro Vítor estavam em campo. Os dois, porém, não trabalharam juntos no Cruzeiro. Ênio Andrade foi treinador do time, pela primeira vez, em 1989. Vitor fez a última partida pela equipe celeste em 1984.


LEIA MAIS
Reveja o vídeo com a declaração polêmica do ex-supervisor
Analistas comentam a confissão de Benecy Queiroz


Dois dias depois da polêmica, Benecy se pronunciou sobre o fato na Toca da Raposa, sem direito a perguntas dos jornalistas, e disse ter inventado o caso de mala preta. Benecy afirmou que o episódio foi uma "brincadeira" e que por isso usou personagens de épocas diferente. Além disso, ele informou que iria se afastar do cargo, mas não afirmou quando isso iria ocorrer na ocasião.

Entretanto, a explicação dada pelo ex-supervisor não convenceu o STJD, nem o Ministério Público de Minas Gerais.

A declaração o colocou na mira da Procuradoria, que afirmou que irá convocá-lo para prestar esclarecimento. O dirigente pode ser até banido do futebol. O promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu, do Ministério Público de Minas Gerais, também pretende instaurar procedimento para apurar o caso, que pode resultar em um inquérito civil público contra o profissional. Segundo a assessoria do MPMG, a primeira medida será solicitar informações para o clube.

Édson Travassos, ouvidor do Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni)
Édson Travassos era ouvidor do Cruzeiro e 
responsável pela segurança geral do clube 
(Foto: Marco Antônio Astoni)


Currículo
Benecy Queiroz trabalha no Cruzeiro desde a década de 1970. Um dos funcionários mais antigos do clube, ele acumula no currículo várias funções dentro do time celeste. Chegou a treinar o Cruzeiro em algumas partidas. Atualmente, atua nas questões burocráticas envolvendo o departamento de futebol profissional do clube.  

Benecy Queiroz já havia chamado atenção por outras declarações. No mês passado, o supervisor se antecipou e confirmou Deivid como novo treinador do time. A decisão, porém, demorou alguns dias para ser oficializada pela diretoria do Cruzeiro, causando mal-estar na cúpula do clube. Em outro episódio, Benecy deixou vazar a lista de inscritos para a Libertadores, sem o nome de Júlio Baptista, antes do anúncio formal. No início de 2015, ele deu como certa a saída do lateral Egídio, que estava se transferindo para o Dnipro, da Ucrânia. O negócio, porém, ainda não estava concretizado e foi negado pelo presidente celeste. Pouco tempo depois, a transação se confirmou, e Egídio deixou o Cruzeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2016/01/cruzeiro-anuncia-o-afastamento-de-benecy-queiroz-e-confirma-substituto.html

Antes de clássico, Klopp elogia Alex Ferguson: "John Lennon do futebol"


FUTEBOL INGLES



A poucos dias de enfrentar o Manchester United pela primeira vez, técnico do Liverpool diz que ex-técnico do rival talvez seja o maior de todos os tempos




Por
Liverpool, Inglaterra



Há 100 dias no comando do Liverpool, Jurgen Klopp disputará seu primeiro clássico contra o Manchester United neste domingo, às 12h05 (de Brasília) – o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. Mas, apesar da rivalidade entre os dois clubes, o treinador alemão mostrou muito respeito pelo adversário, em especial pelo ex-técnico Alex Ferguson, ídolo dos Red Devils.

- Louis van Gaal é um dos técnicos de maior sucesso no mundo. Ele tem uma ideia especial sobre futebol. Talvez o Sir Alex Ferguson seja o maior de todos os tempos, o John Lennon do futebol. Eu tive momentos muito bons com Sir Alex. Foi uma honra falar com ele – disse Klopp.

Jurgen Klopp, Stoke City x Liverpool (Foto:  Reuters / Carl Recine )
Antes de enfrentar o Manchester United, Jurgen 
Klopp fez elogios ao antigo técnico do rival 
(Foto: Reuters / Carl Recine )


Com o sorridente Klopp de um lado e o sisudo Van Gaal do outro, o confronto deste domingo terá técnicos de estilos bem diferentes, dentro e fora de campo.

- Louis van Gaal e eu somos diferentes, mas isso é normal, eu sou diferente da maioria das pessoas nessa sala. Eu não conheço Louis tão bem. Eu não acho que isso é importante. Ambos querem ter sucesso, ambos precisam trabalhar muito para ter sucesso. É uma ideia diferente de futebol, mas eu não diria que temos a ideia melhor, é apenas uma outra. Ele tem mais experiência, eu talvez seja um pouco mais animado na linha lateral.

Os elogios ao rival não querem dizer que Jurgen Klopp não esteja empolgado com o clássico deste domingo. Muito pelo contrário.

- Obviamente, é importante para a tabela, estamos próximos e os dois times precisam dos pontos para ficar perto das equipes no topo da tabela. Mas é o Manchester United. Se estivéssemos 20 pontos na liderança da tabela inteira, (ainda) seria importante. É assim que eu entendo clássicos. Eu amo clássicos, para ser honesto. É o sal na sopa. Eles são os melhores jogos para disputar - destacou o alemão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2016/01/antes-de-classico-klopp-elogia-alex-ferguson-john-lennon-do-futebol.html

Lloyd elege Marta a mais habilidosa e prevê tarefa difícil para Neymar ser nº1


Eleita melhor do mundo pela Fifa, jogadora diz que Messi não será vencido tão facilmente. Atleta coloca EUA como um dos favoritos ao ouro no futebol feminino




Por
Rio de Janeiro



Carli Lloyd no evento de gala da Fifa (Foto: Facebook)Carli Lloyd com o troféu de melhor do mundo (Foto: Facebook)


Ela foi protagonista de um dos momentos mais marcantes da Copa feminina, em 2015, no Canadá. Do meio da rua, assinalou um dos três gols que marcou na decisão diante do Japão - vitória de 5 a 2 dos Estados Unidos. O ápice rendeu espaço entre os maiores da história. Na última segunda-feira, foi eleita a melhor do mundo, superando a japonesa Aya Miyama e a alemã Célia Sasic. Carli Lloyd sabe que o ano que passou elevou o nível de exigência. Sacrifício e dedicação seguirão firmes em sua rotina.

- Foram dias muito emocionantes em Zurique. Foi muito corrido, mas incrível, algo que vou guardar para sempre. Estar em uma sala cheia de extraordinários jogadores e jogadoras é algo realmente incrível. Obviamente, eu não estaria lá sem minhas colegas, a comissão técnica, a equipe de apoio, mas, no final do dia como um prêmio individual, isso é o melhor dos melhores e é realmente uma honra. Foi preciso muito trabalho duro, sacrifício, dedicação, mas eu sei que eu levantei o nível e agora preciso ser melhor do que eu fui em 2015 e seguir adiante - afirmou a jogadora da seleção americana em entrevista ao GloboEsporte.com.

Mesmo no topo, a jogadora americana faz questão de destacar uma peça importante do futebol feminino. Marta, cinco vezes eleita a melhor do mundo, é vista por Lloyd como a atleta mais habilidosa do mundo na modalidade e uma das melhores dribladoras. Ela ressalta, porém, que outras figuras elevaram o nível justamente no último Mundial e foram merecedoras de integrarem a lista da Fifa para a premiação em Zurique.

Carli Lloyd e Messi no evento de gala da Fifa (Foto: Matthias Hangst/Getty Images)Carli Lloyd e Messi eleitos os melhores do mundo (Foto: Matthias Hangst/Getty Images)


- Marta é a jogadora mais habilidosa do mundo e uma das melhores dribladoras que o jogo jamais viu. Eu tenho muito respeito por ela como jogadora e pessoa. Ela tem sido merecedora deste prêmio muitas vezes, mas muitas outras jogadoras elevaram sua qualidade na última Copa do Mundo (no Canadá) e também foram merecedoras.

Se pelo lado feminino, o nível se elevou com a disputa vencida pelas americanas, no masculino, a conversa é outra. Perguntada se Neymar poderia ser logo eleito o Bola de Ouro, Lloyd colocou que o trabalho do brasileiro será árduo. A razão? Messi, claro, dono de cinco troféus.

- Neymar é fantástico, talentoso jogador e teve um ano excepcional. Eu penso que ele irá continuar evoluindo e pode se tornar um dos melhores jogadores do mundo, mas é difícil vencer a Bola de Ouro se Messi continuar a fazer tão bem - afirmou.

Confira outras respostas de Carli Lloyd:

Tiete de CR7, Messi e cia
- Esses jogadores - Messi, Iniesta, (Cristiano) Ronaldo, Pogba, Dani Alves - são jogadores que assisto diariamente. São atletas que eu estudo, me espelho. Poder tirar fotos com eles é muito incrível. Não tem como ficar melhor que isso. Eu fui apenas absorvendo e aproveitando.

Favoritismo dos EUA nas Olimpíadas
- Nós sempre seremos um dos favoritos para os Jogos Olímpicos, mas nós também sabemos que não será fácil. Nós precisamos trabalhar incrivelmente forte para conquistar o ouro neste verão e nós sabemos que teremos que ser melhores em 2016 do que fomos em 2015 -

Lugar em casa para os troféus
- Eu tenho todos os meus troféus e recordações no meu sótão, no momento, mas o plano é algum dia ter um porão terminado em que eu terei todos os meus troféus em exibição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/01/lloyd-elege-marta-mais-habilidosa-e-preve-tarefa-dificil-para-neymar-ser-n1.html

Guardiola é a cereja do bolo no plano do City de dominar o futebol mundial


Clube inglês tem estrutura milionária e ex-diretores de sucesso no Barcelona




Por
Manchester, Inglaterra



Milionário, com alto poder de investimento e ativo no mercado de transferências, sempre em busca de grandes jogadores, o Manchester City parece seguir o roteiro comum dos clubes que foram comprados por bilionários árabes. Bom, só parece. A ideia não é apenas conquistar títulos e estar sempre no topo. É dominar o futebol, desde a base até o time principal. Para isso, o clube vem se estruturando da melhor forma e contratando grandes nomes dentro e fora de campo. Exemplo disso são dois ex-diretores do Barcelona que dão as cartas em Manchester: Txiki Begiristain e Ferran Soriano. A "cereja do bolo" está sendo aguardada na próxima temporada e atende pelo nome de Pep Guardiola.

Pep Guardiola técnico Bayern (Foto: Getty Images)
Pep Guardiola já anunciou a saída do Bayern 
de Munique e está na mira do Manchester 
City (Foto: Getty Images)


Há uma corrente na Inglaterra que aponta que o City quer seguir os passos do Barcelona, ou até mesmo copiar o modelo de sucesso catalão. Isso seria reformular todas as categorias de base, implementar uma forma única de jogo em todas as categorias do clube e contar com homens que mudaram a história da equipe que dominou o mundo nos últimos anos. Porém, uma fonte consultada pelo GloboEsporte.com deixou claro que não se trata de uma cópia do Barça, mas sim da contratação de profissionais de excelência que podem colocar o City em um outro patamar.

- Não se trata de contratar pessoas ligadas ao Barcelona somente, mas profissionais competentes. Ferran Soriano foi chamado para ser o CEO do City e, claro, trouxe profissionais da sua confiança. Como é caso de Txiki Begiristain.

Ferran Soriano Manchester City  (Foto: AFP)
Ferran Soriano acompanha jogo 
do City (Foto: AFP)


Para quem não conhece, ambos foram alguns dos alicerces da retomada do Barcelona no início do século. Na gestão Joan Laporta (2003-2010), pegaram um clube endividado e distante dos resultados esportivos esperados por uma imensa torcida. Desenvolveram um plano estratégico para recuperar a credibilidade catalã, tendo um estilo de jogo único desde as categorias de base, investindo em talentos e contratando referências que pudessem dar um retorno rápido dentro e fora de campo: neste caso, trata-se de Ronaldinho Gaúcho, que chegou na Catalunha em 2003, conquistou diversos títulos e ainda foi eleito o melhor do mundo em duas oportunidades. O plano deu certo!

Além disso, na gestão de Laporta o Barcelona revelou para o mundo diversos craques, entre eles Messi, Iniesta, Busquets, Fàbregas e Piqué. Estes dois últimos saíram ainda muito jovens do clube. Aos 16 anos, Cesc acertou com o Arsenal e permaneceu por lá até 2011, quando foi contratado pelos catalães. Em 2014, deixou o Barça mais uma vez e assinou com o Chelsea. Já o zagueiro também saiu direto de La Masia para a Inglaterra, onde jogou pelo Manchester United de 2004 até 2008, sendo emprestado por uma temporada ao Zaragoza (2006-07). Voltou ao Barcelona em 2008 e se transformou em um dos símbolos do clube.

Ferran Soriano, inclusive, é autor de um famoso livro que conta a recuperação do Barcelona e o trabalho dele no clube:


"A Bola não Entra por Acaso".


Voltando para o Manchester City, Soriano e Begiristain não encontraram uma terra devastada. Pelo contrário, dinheiro não falta. O que falta é uma unidade de jogo, gestão correta dos investimentos - principalmente em contratações - e resultados esportivos equivalentes ao que o clube pode ter em campo. A era Soriano começou no clube em 2012. A equipe conquistou um Campeonato Inglês (2013/14) e uma Copa da Liga Inglesa (2013-14) desta época até hoje. E patina na Champions League (eliminado na fase de grupos em 2012/13, e pelo Barcelona nas oitavas em duas oportunidades: 2013/14 e 2014/15). Agora, para melhorar esse desempenho, o objetivo é a contratação de Guardiola.

E nada melhor para convencer o técnico espanhol do que dois ex-diretores de sucesso do Barcelona e um projeto ousado de títulos e sistema de jogo no qual o treinador terá total gestão. Todo dia, parte das principais notícias da imprensa inglesa dão conta do interesse do City, do United e do Chelsea no comandante do Bayern de  Munique, que já anunciou sua saída do clube alemão ao fim da temporada e o desejo de trabalhar na Premier League. Por tudo o que foi relatado acima, os Citzens aparecem como favoritos.


Clubes mais ricos do mundo (Foto: globoesporte.com)Clubes mais ricos do mundo (Foto: globoesporte.com)


No ranking dos clubes mais ricos do mundo elaborado pela consultoria Deloitte, aqueles que conseguem as maiores receitas como bilheteria, patrocínio e direitos de TV, o City ocupa a sexta colocação com um total de 414,4 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão). Ainda está atrás de Real Madrid, Manchester United, Bayern de Munique e Barcelona.

Se Guardiola é a cereja do bolo, o City soube preparar terreno para a chegada do espanhol. Com investimento milionário em estrutura e na base, na casa dos 200 milhões de libras (R$ 1,15 bilhão), o time de Manchester tem hoje o que é considerado o melhor centro de treinamentos do mundo. Incluindo as instalações para a base. Neste caso, a mesma fonte consultada pelo GloboEsporte.com avisa que não tem nada de La Masia - famoso CTda base catalã:

- O projeto da base é muito importante e tem reflexo na cidade esportiva, que é a melhor do mundo. Não é cópia alguma do Barça, as pessoas que comandam nunca trabalharam no Barcelona. E as regras da Inglaterra são diferentes neste sentido.

Toda essa estrutura foi inaugurada em 2014. A expectativa é que dentro de quatro ou cinco anos os frutos da base apareçam no time principal. Na época da inauguração, o lateral-direito argentino Pablo Zabaleta afirmou "que jamais viu algo parecido". São 16 campos no total, sendo 12 dedicados ao desenvolvimento de talentos. Há um estádio para jogos da base com capacidade par sete mil pessoas. Um campo dedicado ao treinamento e desenvolvimento dos goleiros. Três ginásios. Piscinas aquecidas e de água gelada. Auditório pare jogadores e treinadores, centro médico e outras facilidades.

CT Manchester City (Foto: Divulgação/Manchester City)
CT Manchester City conta com um estádio 
que tem capacidade para sete mil pessoas 
(Foto: Divulgação/Manchester City)


Além do CT, o Manchester City também está preparando a ampliação de seu estádio. Hoje com capacidade para 54 mil torcedores, o City of Manchester Stadium poderá em breve receber 61 mil torcedores. O grande rival de Manchester, o United, tem Old Trafford com possibilidade de receber 76 mil torcedores, enquanto o estádio do Arsenal acolhe 60 mil fãs.

Se o objetivo do City é dominar o futebol, e não copiar o Barcelona, alguns passos já foram dados neste sentido. Basta aguardar e saber se o clube vai, de fato, concretizar seu projeto com a contratação de Pep Guardiola.

CT Manchester City (Foto: Divulgação/Manchester City)
Moderno e imponente CT do Manchester City 
é considerado o melhor do mundo (Foto: 
Divulgação/Manchester City)


FONTE:

Vizinhos preto e branco: lar alvinegro na casa do Botafogo no Espírito Santo


Residência decorada em preto e branco desperta curiosidade em Domingos Martins




Por Domingos 
Martins, ES



Mosaico Lar doce lar alvinegro (Foto: Editoria de Arte)

O Hotel Fazenda China Park está alvinegro com a pré-temporada do Botafogo em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. Mas antes mesmo de os jogadores chegarem, o local já estava com as cores preta e branca em destaque, lá no alto da colina. No meio da paisagem, é impossível não notar uma casa com gigantes bandeiras do clube que despertam a curiosidade. O dono da residência é Luiz Heleno Nunes, botafoguense de 62 anos e primeiro morador do condomínio que foi construído dentro do hotel. Engenheiro mecânico aposentado, ele e a esposa Elisangela, que era cruzeirense e acabou trocando a torcida pelo time de General Severiano, são colecionadores de peças em referência ao Alvinegro e encomendaram as bandeiras para fazer uma recepção à equipe.

- Medimos os espaços e mandamos fazer as bandeiras para acolhermos o elenco, são três grandes e uma pequena. Tem um pouquinho de cada lembrança na casa. Sempre que possível, a gente vê uma novidade com a estrela solitária e adquire. É uma alegria muito grande conseguir recepcionar o Botafogo e aqui próximo da residência. A gente está muito feliz com isso - vibrou o torcedor, nascido em Uberlândia, em Minas Gerais, mas radicado em Vitória.

Mesmo com saudades dos tempos de Túlio Maravilha, Donizete Pantera e companhia, Luiz Heleno conta que ainda vai aos jogos no Rio de Janeiro prestigiar o time. Na última Série B do Campeonato Brasileiro, por exemplo, ele esteve no Estádio Nilton Santos na vitória sobre o Bahia e na derrota para o Santa Cruz. Para 2016, o torcedor confessa que não tem muitas expectativas com relação ao time, mas deposita as suas esperanças sobre os jovens do clube.

- Ano difícil, de muitas dificuldades a nível nacional. Mas a gente tem esperança, disputar título é um pouco difícil, mas de ficar em uma posição intermediária na tabela. Mas pode até estourar, é um time muito jovem, e jovens podem perfeitamente pintar no time titular e darem certo.

Luiz Heleno já foi acompanhar os treinos no Centro de Treinamento do hotel e tirar fotos com os jogadores. Mas não poderá seguir acompanhando o time e nem ir ao amistoso contra a Desportiva Ferroviária, no dia 23, no Kleber Andrade, em Cariacica. O aposentado viaja nesta quinta-feira feita com a esposa para uma excursão no Nordeste. Mas a família estará representada pelos filhos alvinegros Rodrigo e Renato, e o palmeirense Bruno.

- Infelizmente isso foi uma coisa chata que aconteceu, mas tinha esse compromisso, vamos viajar até o final do mês. Mas meus filhos com certeza virão para cá acompanhar, torcer, xingar, brincar com o nosso elenco do Botafogo - afirmou.

Luiz Heleno e Elisangela, Botafogo (Foto: Thiago Lima)
Luiz Heleno e a esposa Elisangela posam com 
uma das três grandes bandeiras de sua 
residência (Foto: Thiago Lima)


A presença tem sido grande de "hóspedes-torcedores" e outros alvinegros que vêm ao hotel só para ver os jogadores nos treinos. No primeiro dia, cerca de 50 botafoguenses foram acompanhar os trabalhos da manhã e da tarde. No segundo, foram aproximadamente 70 na única atividade do dia. Já no terceiro, a fria manhã em Domingos Martins espantou o público, mas à tarde o tempo abriu e levou pouco mais de 40 pessoas ao local.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/01/vizinhos-preto-e-branco-lar-alvinegro-na-casa-do-botafogo-no-espirito-santo.html

Pirata alvinegro: Botafogo faz consulta e estuda proposta por Hernán Barcos


Clube inicia conversa com representantes do argentino, mas se assusta com pedida. Alvinegro trata negociação como improvável, mas cogita oferta nos próximos dias




Por
Rio de Janeiro



O Botafogo encerrou as negociações com Pedro Larrea e abriu espaço para a contratação de mais um estrangeiro. Antes mesmo da desistência em relação ao equatoriano, o clube já buscava um camisa 9 para Ricardo Gomes. Apesar de estrangeiro, o nome é bastante conhecido dos brasileiros:
o departamento de futebol iniciou contatos pelo argentino Hernán Barcos, atualmente no Tianjin Teda, da China.

Barcos, de 31 anos, é a bola da vez no Botafogo. Conhecido como “Pirata”, o argentino conta com a simpatia dos dirigentes, que estão dispostos a fazer o investimento para ter um nome que contagie o torcedor alvinegro. O negócio, tido como difícil, foi confirmado pelo agente do jogador.

- As conversas começaram na semana passada. Estamos falando com o Botafogo, mas não há nada concreto. Eles entraram em contato e averiguaram as condições. A viabilidade depende muito dos chineses, já que o Barcos tem mais um ano de contrato. Teríamos que ver de que forma ele poderia sair – confirmou o irmão e empresário do atacante, David Barcos.

barcos grêmio atlético-pr arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Barcos é o nome que o Botafogo estuda 
para reforçar o ataque (Foto: Lucas 
Uebel/Grêmio FBPA)


Em um primeiro momento, a pedida do jogador assustou o Botafogo. Segundo o GloboEsporte.com apurou, o atacante gostaria de receber U$ 5 milhões (cerca de R$ 20 mi), entre luvas e salários, por um contrato de três anos. O valor, que inviabiliza a negociação, deixou o Botafogo pessimista. O clube, no entanto, estuda uma nova proposta.

Apesar da crise financeira, o Botafogo reserva verba para contratação de um atacante. Com a saída de alguns jogadores, o clube conseguiu poupar dinheiro e sonha com contratação de um nome de peso para o ataque. A ideia, após reforços pouco conhecidos do torcedor, é contratar um jogador mais badalado com salário próximo ao do goleiro Jefferson, o maior do elenco.

Hernán Barcos jogou no futebol brasileiro entre 2012 e 2015 e teve passagens marcantes por Palmeiras e Grêmio. Neste período, Barcos foi constantemente convocado para a seleção argentina.

No início do ano passado, ele foi negociado pelo clube gaúcho com o Tianjin Teda. Na China, o atacante assinou contrato de dois anos no valor de US$ 7 milhões, entre salários e luvas. Porém, após uma temporada na Ásia, o jogador vê com bons olhos a possibilidade de retornar ao futebol brasileiro.

No momento, para o ataque, Ricardo Gomes conta apenas com Luís Henrique e Neilton. O atacante Ribamar, da base, também participa da pré-temporada em Domingos Martins. A ideia é contratar mais dois homens de frente.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/01/pirata-alvinegro-botafogo-faz-consulta-e-estuda-proposta-por-hernan-barcos.html

Caixa salva clubes em meio à fuga de patrocinadores; Timão lidera projeções


Banco negocia expansão e deve garantir mais de 40% da verba publicitária em 2016. Sob efeitos da crise, Palmeiras e Fla fecham top 3 das metas de anúncios no uniforme




Por
Rio de Janeiro



A marca de guaraná que chegou a colocar mais de R$ 100 milhões no futebol carioca nos últimos cinco anos se vira para fazer acordos e parcelar suas dívidas. A Unimed, que já havia deixado o Fluminense no início de 2015, saiu das camisas de Avaí e Figueirense. Até o Flamengo, time de maior torcida do país, ainda não tem garantias da Jeep permanecer em seu uniforme e de antemão projeta perda de R$ 3 milhões na camisa. Mas uma mão forte aparece para abraçar os clubes e amenizar os efeitos da crise. A Caixa Econômica Federal negocia expansão ainda maior no futebol brasileiro. Com novos contratos sendo costurados, o banco público deve atingir mais de 40% do total da verba publicitária nas camisas dos clubes da Série A - mais o Vasco, que caiu para a Série B. No total, de R$ 436,7 milhões das receitas estimadas com venda de espaço na camisa dos clubes, mais de R$ 180 milhões devem sair da Caixa.

O fim das negociações da Caixa com os clubes deve ser anunciado até o fim do mês. O investimento de R$ 100 milhões - em 12 times em 2015 - certamente vai aumentar em 2016, com possível acréscimo de mais sete clubes na Primeira Divisão. Santos, Fluminense, Botafogo Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro e Santa Cruz têm negociações abertas com a Caixa. A assessoria de imprensa do banco público foi procurada para comentar o processo de renovações e expansão dos investimentos. A Caixa explica que nem toda negociação aberta significa a garantia de novo patrocínio esportivo do banco na camisa dos clubes. Os clubes, por sua vez, acenam com otimismo nas tratativas para colocar a marca do banco estatal nas camisas.


Info Patrocínio Caixa 1 (Foto: Infoesporte)
Corinthians calcular ganhar R$ 52,7 milhões

Com informações baseadas em balanços, orçamentos e contatos com dirigentes dos 20 clubes da Série A - mais o Vasco -, a reportagem fez um ranking das projeções de receitas com venda de espaço na camisa em 2016 - sem contar os valores de material esportivo. O Corinthians é o clube com maior projeção de faturamento com anunciantes. O time paulista projeta atingir R$ 52,7 milhões em patrocínios para 2016 - a maior fatia, claro, da Caixa, que paga R$ 30 milhões - e tem contrato até fevereiro. A Special Dog, no calção, vale mais R$ 3 milhões e a Klar, R$ 7 milhões. Fechando R$ 40 milhões garantidos na camisa do Timão. O clube ainda negocia com mais duas marcas e pretende fazer um rodízio de patrocinadores para arrecadar mais e driblar a crise.

O Palmeiras, um dos poucos clubes da Série A que não tem Caixa e nem negociação com o banco público, era o campeão de arrecadação no ano passado com publicidade na camisa, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo. O time paulista projeta manter o valor em 2016, com a faculdade Fam, a empresa de crédito Crefisa, a operadora de saúde Prevent Senior e a companhia de telefonia Tim.

Segunda maior receita do futebol brasileiro com a Caixa - atrás apenas do Corinthians, mas com espaço de exposição menor na camisa -, o Flamengo recebe R$ 25 milhões da Caixa e vai para mais uma renovação com a empresa. O fim do contrato com a Vitton 44 e a indefinição da ordem de investimento da Jeep não preocupa o vice-presidente de marketing do Flamengo.

- A sinalização da Jeep é positiva, estão satisfeitos com o retorno. Estamos aguardando definição deles em termos de caixa disponível. O mercado está difícil para todo mundo. Será um ano muito complicado em todos os setores, não só no futebol. Com a instabilidade econômica, todos estão no modo de espera. Então isso acaba tomando mais tempo para fechar as coisas. Mas é o que costumamos dizer: se está difícil para o Flamengo, é muito mais difícil para os outros clubes - diz José Sabino, afirmando que o clube leva vantagem pela exposição com seus milhões de torcedores, pela credibilidade da diretoria e pela segurança na parceria.

Metas ousadas e realidade bem duraDesde a Ponte Preta, que não fez estimativas de patrocínios em 2016 - as receitas, segundo últimos balanços patrimoniais ficam na casa dos R$ 3 milhões -, até o Vasco, que é o terceiro clube hoje com maior arrecadação via Caixa Econômica Federal, os clubes trabalham com metas ousadas para um ano que sinaliza tempos difíceis. Sem patrocínio master há algum tempo, São Paulo e Santos colocam metas ousadas. O Tricolor Paulista espera receber R$ 40 milhões com a venda de espaço publicitário.

O Peixe, R$ 29 milhões - quase metade pela negociação com a Caixa - veja o quadro acima. Hoje, no entanto, tem apenas R$ 4,5 milhões garantidos - R$ 4 milhões da Royal Air Maroc e mais R$ 500 mil da Voxx no calção. A Corr Plastik, que pagava R$ 5 milhões por ano pelos ombros da camisa, não renovou contrato com a equipe santista.

Novamente na Série B, o Vasco é outro que faz projeção ousada - distante do cenário de crise da economia brasileira. Se no ano passado a previsão era de R$ 46 milhões em patrocínios, para este ano a meta é mais factível, mas não menos complicada. O orçamento de 2016 prevê R$ 30 milhões em receitas com patrocinadores - a Caixa deve renovar por R$ 15 milhões.

Patrocínio da Caixa:
2014 - 15 times
2015 - 12 times
2016 - 19 times

Info Patrocínio Caixa 2 (Foto: Infoesporte)
 - A avaliação do Vasco é de que os clubes têm que viabilizar outras receitas e fontes fora dos patrocinios tradicionais e das cotas de TV. Mas é claro que essas fontes ainda são muito importantes. O futebol, os clubes em especial, precisam estar nas agências com opções permanentes, alternativas. Hoje, basicamente, correm atrás de quem já está investindo no mercado. O Vasco vai trabalhar nestes próximos dois anos em ser proativo. É uma mudança profunda, que leva tempo, num momento econômico difícil, mas necessária - arrisca o vice-presidente de finanças do Vasco, Marco Antônio Monteiro.

No Rio, o Fluminense se esquiva em comentar as tratativas com a Caixa, mas este valor pode chegar até R$ 20 milhões, com espaço principal da camisa e também nas costas. Em General Severiano, o Botafogo espera, enfim, diminuir o rombo de quase R$ 5 milhões com a saída da Vitton no fim de 2014. O presidente do clube disse que projetava, embora reconhecesse que é uma meta bem complicada, R$ 10 a R$ 15 milhões sem contar com o patrocínio da Caixa, estimado em cerca de R$ 17 milhões. Hoje, o clube não tem anunciante master.

Influência política
Depois de algumas tentativas, a Caixa também deve chegar na camisa dos clubes mineiros em 2016. Nos bastidores, a influência do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi fundamental para que o banco público negociasse com Cruzeiro e Atlético-MG, que devem receber R$ 13,5 milhões cada um. O América-MG, de volta para a Série A, comemora o aporte de cerca de R$ 3 milhões como o "maior de sua história".

Na região Nordeste, o Vitória (BA) tenta renovar por R$ 6 milhões, depois de um acordo mais curto no ano passado que lhe rendeu R$ 1,5 milhão. Em Pernambuco, o Sport quer aumentar o patrocínio da Caixa para R$ 7,5 milhões - e conta com mais R$ 2,4 milhões da 99 Táxi na manga. Outro time tradicional que volta para a Primeira Divisão, o Santa Cruz negocia patrocínio de R$ 3 milhões - valor mínimo da CEF na Série A. Ano passado, o Tricolor Pernambucano recebeu cerca de R$ 900 mil com os grupos Jairo Rocha e Feijão Turquesa.

* Colaboraram na reportagem Lucas Musetti, Sofia Miranda, Raphael Carneiro, Marcelo Hazan, Carlos Augusto Ferrari, Diego Ribeiro, Rodrigo Faber, Eduardo Moura, Daniel Gomes, Laion Espíndula, Lucas Liausu, Fernando Araújo Martins, Heitor Esmeriz, Renan Koerich, Edgard Maciel de Sá, Hector Werlang, Thiago Lima, Mauricio Paulucci e Ruan Melo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/01/caixa-salva-clubes-em-meio-fuga-de-patrocinadores-timao-lidera-projecoes.html