segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Joias do sub-20, Ribamar e Matheus Fernandes vão treinar com time no E


Destaques do Botafogo na Copa São Paulo de Futebol Junior, volante e atacante serão observados pelo técnico Ricardo Gomes durante a pré-temporada do Bota




Por
Rio de Janeiro



Matheus Fernandes Botafogo Joia (Foto: Gustavo Rotstein)
Matheus Fernandes: aposta do 
Bota (Foto: Gustavo Rotstein)


Dois jovens destaques do time sub-20 do Botafogo vão se apresentar ao técnico Ricardo Gomes para a pré-temporada. Após disputarem a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o volante Matheus Fernandes e o atacante Ribamar vão se juntar ao time profissional para período de treinos em Domingos Martins, no Espírito Santo.

Reunião em General Severiano, na tarde desta segunda-feira, entre o coordenador da base Manoel Renha, o gerente de futebol Antônio Lopes e o técnico Ricardo Gomes, definiu o aproveitamento da dupla.

A participação na pré-temporada, no entanto, não significa que Ribamar e Matheus Fernandes serão incorporados imediatamente ao elenco principal. Em um primeiro momento, os dois serão devido ao baixo número de atletas no elenco, uma vez que a diretoria ainda busca reforços para o Campeonato Carioca. A ideia também é dar experiência aos garotos.




Ribamar, de 18 anos, foi o artilheiro do Botafogo na campanha do título da Taça OPG, no ano passado. O jovem pode se beneficiar pelo fato de o clube contar apenas com Luis Henrique e Neilton para o ataque neste início de temporada.

O volante Matheus Fernandes, por sua vez, tem apenas 17 anos. Destaque da equipe sub-17, ele ganhou uma chance no sub-20 na Copa São Paulo, foi bem, marcou dois gols e terá a oportunidade entre os profissionais. Matheus é apontado com uma das principais joias das divisões de base do Botafogo.

Após a disputa da Copinha, Matheus Fernandes e Ribamar retornaram nesta segunda-feira ao Rio de Janeiro. A tendência é que os dois embarquem nesta terça-feira o Espírito Santo.
Na Copinha, o Botafogo foi eliminado pelo Mirassol, na segunda fase.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/01/joias-do-sub-20-ribamar-e-matheus-fernandes-vao-treinar-com-time-no-es.html

CT, conforto e isolamento: conheça o reduto do Botafogo no Espírito Santo

Local da pré-temporada alvinegra fica 30 km afastado de Domingos Martins e possui campo oficial, academia moderna, parque aquático e centro de convivência exclusivo




Por
Domingos Martins, ES

MOSAICO - Pré-temporada Botafogo (Foto: Editoria de Arte)
Suderj informa: substituição no Botafogo, sai a agitação do Rio de Janeiro e entra a calmaria de Domingos Martins. É perto da pequena cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, localizada na região serrana do Espírito Santo e a 70 km da capital Vitória, que o clube escolheu se preparar para 2016. Um lugar isolado de tudo, 30 km longe da civilização mais próxima e outros 5 km afastado da estrada principal. Mas com o conforto de um resort. Será a primeira vez que o Centro de Treinamento do estabelecimento, construído para a Copa do Mundo de 2014, receberá um time da Primeira Divisão. Apesar da pouca divulgação para preservar a tranquilidade do ambiente, a chegada dos jogadores já vem nos últimos dias mexendo com a rotina no Hotel Fazenda China Park.

Camisas alvinegras circulando aqui, bandeiras estendidas por hóspedes nos chalés acolá... Orlando Castells, contador e carioca de 53 anos, foi um dos torcedores a desfilar com as cores preta e branca pelo hotel no domingo, levando seu nomes às costas. Porém, ele não vai poder ter contato com os jogadores. Hospedado pela primeira vez no hotel desde quinta-feira junto com a esposa, ele não conseguiu conciliar a agenda pessoal com a do clube e precisará voltar a Brasília, onde mora há mais de 20 anos, nesta segunda-feira pela manhã. Alvinegro fanático de ir a quase todos os jogos no Distrito Federal e adjacências, admitiu não ter muitas expectativas com o time em 2016, ano em que voltará a jogar a Série A. Mas nem por isso perde as esperanças.

- O trabalho é para se manter na Primeira Divisão. As contratações, assim como o ano passado, são de jogadores desconhecidos. Espero ser surpreendido. O Renan Fonseca foi uma surpresa, por exemplo, foi um dos melhores - ponderou o torcedor.

A delegação alvinegra chegará ao local na noite desta segunda e encontrará um campo com as medidas oficiais da Fifa (105x68m), um gramado projetado pelo mesmo engenheiro da Arena Corinthians e uma academia ao lado equipada sob orientação do clube. Além disso, jogadores e comissão técnica terão dois prédios reservados apenas para eles e um centro de convivência exclusivo e personalizado com escudos do Botafogo, contendo: auditório, sala de jantar com meses para 20 e 35 pessoas, banheiros coletivos, sala de massagem e ainda salão de jogos com mesa de pingue-pongue, sinuca, totó, televisão e videogame. Se o elenco não quiser ser incomodado, basta ficar no local, que terá acesso proibido ao público.

Mas se os jogadores quiserem interagir com os hóspedes, o número de opções de lazer aumenta ainda mais. Há um parque aquático bem na frente do centro de convivência, piscinas normais e aquecidas, saunas, banheiras de hidromassagem, cinema, lago para pescaria e um teleférico com ampla visão do espaço de 1.200.000 m² do hotel, que atualmente tem capacidade para 360 pessoas. O local por muito pouco não foi sede de uma das seleções na Copa do Mundo, intuito pelo qual o CT foi construído dentro do hotel. Mas Austrália e Camarões acabaram optando por se instalarem em vitória, por questões de logística.

Orlando, torcedor Botafogo (Foto: Thiago Lima)
Orlando com a camisa do Botafogo no hotel: 
contador terá que ir embora antes de o time 
chegar (Foto: Thiago Lima)


O hotel foi criado por Valdeir Nunes, o China, ex-cobrador de ônibus e empresário do ramo de ferramentas que comprou o terreno em 1994 e fez um "negócio do China". Desde então, não para de expandir seu empreendimento - já tem previsão de ampliar a capacidade do local para 450 pessoas ao final do ano, e abrir as portas para o Botafogo faz parte de uma estratégia de crescimento a nível nacional. Com a experiência de apenas ter abrigado o Paraná Clube durante a Copa de 2014, agora o empreendedor de 64 anos investiu R$ 300 mil no CT, sendo R$ 260 só na construção da academia, e espera receber mais clubes de futebol em pré ou intertemporadas daqui para a frente.

- Temos um aumento de 30% ao ano, está aumentando mais do que a China. Aqui não tem crise nada (risos). A minha meta é ter pelo menos dois times grandes aqui por ano e aumentar 10% os clientes a nível nacional, que hoje são 5% - explicou o empresário, que, apesar de ter pintado a barreira móvel do campo com o uniforme do Botafogo e a marca "China Park" estampada no peito, descartou oferecer patrocínio ao clube.

MONTAGEM - Domingos Martins Pré-temporada Botafogo (Foto: Editoria de Arte)T
raços germânicos, placas em alemão e 
sem futebol na cidade da pré-temporada 
do Botafogo (Foto: Editoria de Arte)


Fora do hotel, a chegada do Botafogo nas redondezas não afetou a rotina de Domingos Martins, cidade mais próxima do China Park com aproximadamente 30 mil habitantes. Colonizado por alemães, o município preserva os traços germânicos em suas edificações. As placas de rua e de boas-vindas na entrada também são escritas em alemão, mas com tradução para o português - segundo comerciantes, a ideia foi um projeto de um antigo professor da região, sem ter relação com a prefeitura. Por ali, o futebol passou despercebido.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/01/ct-conforto-e-isolamento-conheca-o-reduto-do-botafogo-no-espirito-santo.html

Melhor em quadra, Pri Daroit destaca recuperação do Praia contra o Brasília


Ponteira sai do banco e tem papel essencial na vitória de virada da equipe mineira por 3 sets a 1 no Distrito Federal. Para jogadora, time entrou devagar em quadra




Por
Uberlândia, MG


Brasília x Praia Clube, Superliga (Foto: Lucas Magalhães)Praia Clube começou mal, mas reagiu diante do Brasília (Foto: Lucas Magalhães)


A maior pontuadora da Superliga Feminina não entrou bem no jogo. Contra o Brasília, a ponteira norte-americana do Praia Clube, Alix Klineman, não conseguia virar bolas e deu lugar a Pri Daroit. Esta sim aproveitou a oportunidade. Deu outra cara para o time mineiro, que entrou no jogo, virou a partida depois de começar perdendo e venceu por 3 sets a 1. De quebra, ela levou o troféu Viva Vôlei, como melhor da partida.

O time do Distrito Federal chegou a fazer 10 a 1 no primeiro set contra um Praia Clube que não conseguia colocar a bola no chão. Para Pri Daroit, as mineiras demoraram a entrar no jogo.

– Nosso time entrou devagar e o Brasília veio com tudo. É difícil jogar aqui. Mas depois conseguimos colocar a cabeça no lugar e impor o nosso ritmo de jogo. Terça-feira temos uma batalha contra Pinheiros. Um jogo difícil que a gente vai ter que entrar com tudo para conseguir os três pontos – explicou.

Depois do susto, as praianas acordaram, por pouco não viraram o placar no primeiro set, mas fizeram um jogo tranquilo a partir da segunda parcial. Resultado da tranquilidade do time, que passou a dominar a partida.

– Vencendo é mais tranquilo. Quando jogamos na frente do placar, mesmo contra o adversário difícil, conseguimos pensar melhor as ações – concluiu.

Com um jogo a mais, o Praia Clube assumiu a liderança do Rio de Janeiro, que folgou na rodada. O time mineiro volta à quadra na próxima terça-feira, às 19h30, em Uberlândia, contra o Pinheiros.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/volei/noticia/2016/01/melhor-em-quadra-pri-daroit-destaca-recuperacao-do-praia-contra-o-brasilia.html

São Caetano abre 2 a 0, "deixa" Sesi reagir, mas volta no tie-break e vence


Liderada pela levantadora Ana Maria, eleita a melhor em quadra, e a oposta Léa, time do ABC paulista não se entrega após susto no terceiro e quarto sets e ganha por 3 a 2




Por
São Paulo


(OBS. DO BLOG:
VEJA OVÍDEO CLICANDO
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO).


O São Caetano abusou da sorte nesta segunda-feira para vencer mais uma na Superliga feminina. Fora de casa, o time do técnico Haírton Cabral começou arrasador, ganhou os dois primeiros sets e parecia que não enfrentaria muita resistência das donas da casa para frustrar o bom público que compareceu ao ginásio da Vila Leopoldina. Mas a vitória que parecia certa, por pouco não escapa. Com duas mudanças feitas por Talmo, o Sesi reagiu, chegou a abrir três pontos de vantagem no tie-break, mas congelou no momento decisivo e deixou o resultado positivo fugir. Melhor para as visitantes, que ressurgiram na hora certa e acabaram levando a melhor no clássico dos altos e baixos por 3 sets a 2, parciais de 27/25, 25/23, 20/25, 19/25 e 15/13.

Apesar da vitória no tie-break, o técnico do São Caetano não gostou da postura de suas atletas no terceiro e quartos sets e lamentou a falta de garra.

- Isso que faltou para o nosso time. Estávamos jogando certinho, mas faltou um pouco de vibração. O Sesi reagiu depois de vencermos os dois primeiros sets e nós acabamos nos acomodamos com o resultado. Estava faltando um pouquinho mais de garra e de lutar pela bolas, mas o mais importante foi que conseguimos ressurgir no tie-break e essa vitória vai nos dar moral para a sequência da competição - analisou Haírton Cabral.

Já o técnico do Sesi, Talmo de Freitas, lamentou a derrota dentro de casa, apesar de o time ter reagido e quase conseguido o resultado positivo de virada.

- O time começou bem, mas sofreu um pouco com a virada das adversárias no final dos sets. Mexemos um pouquinho no terceiro e quarto set, mudamos o jeito de jogar e deu certo. Agora no final nós começamos muito bem, mas pecamos nos detalhes, não tiro os méritos do São Caetano, que jogou muito bem. Agora é ajustar, ver onde erramos e nos preparar para o jogo de sexta contra o Brasília - comentou Talmo.


O JOGO
Uma parcial daqueles de tirar o fôlego. Assim foi o primeiro set no ginásio da Vila Leopoldina. O Sesi até começou melhor, abriu três pontos de diferença de cara e levou a confortável vantagem até a primeira parada técnica (8/5). Mas a equipe de São Caetano era valente e diminuiu o prejuízo para apenas um ponto. As donas da casa ainda conseguiram chegar à segunda parada técnica com uma diferença de dois pontos e até tiveram uma chance de fechar o set. Mas como quem não faz leva, o São Caetano aproveitou o vacilo do time da capital e venceu na única oportunidade que teve (26/24).

Depois de estar vencendo por 2 a 0, São Caetano leva susto, mas confirma vitória (Foto: Instagram)
Depois de estar vencendo por 2 a 0, São 
Caetano leva susto, mas confirma 
vitória (Foto: Instagram)


Cheias de moral pela vitória na parcial anterior, as visitantes voltaram com tudo para o segundo set e fizeram 6/4. Mas em três erros seguidos de recepção, a vantagem mudou de lado. O São Caetano ainda deixou tudo igual, mas quem chegou à primeira parada técnica em vantagem foi o Sesi. O jogo era lá e cá, e nenhuma das duas equipes conseguia deslanchar no marcador. Até quando as donas da casa abriram três e deram a impressão de que não seriam mais incomodadas, a vantagem voltou a mudar de lado. Desta vez com um ajudinha do técnico Talmo de Oliveira, punido com um cartão vermelho por reclamação. O vacilo custou caro, e as visitantes fizeram 25/23 e abriram 2 a 0.
Assim como nos dois sets anteriores, as donas da casa começaram melhores e chegaram à primeira parada técnica em vantagem (8/6). Mas a noite parecia que não era do Sesi. Punidas com mais um cartão vermelho, mais uma vez por reclamação, as donas da casa perderam o fico e permitiram que São Caetano virasse o marcador e abrisse 15/13. Quando parecia que a situação era irreversível, Talmo colocou Pri Heldes e Dayse em quadra e a situação mudou. O time da capital reagiu, fez 19/17 e sofreu apenas mais um ponto antes de fechar em 25/20 e respirar no jogo.

Talmo manteve a formação da parcial anterior, e o Sesi voltou melhor no início do quarto set. Muito em função da ótima atuação da central Fabiana, que virava uma bola trás da outra. Do outro lado tinha Thaisinha. Apagada nos três primeiros sets, a "baixinha" do São Caetano ameaçou acordar. A atacante virou três bolas seguidas e deixou tudo igual novamente. Mas a confiança da donas da casa reapareceu. Com um bloqueio bem posicionado e errando muito pouco no ataque, o Sesi abriu 18/13 e não perdeu mais a vantagem. Com a vitória por 25/19, o jogo foi para o tie-break.

A vitórias nos dois sets anteriores encheu as jogadoras do Sesi de confiança. Lideradas pela central Fabiana, principal opção da levantadora Pri Heldes, as donas casa começaram arrasadoras, abriram três pontos e pareciam que não teriam mais problemas para vencer pela oitava vez na Superliga. O problema é que São Caetano não se entrega e deixou tudo igual num ace de Léa. Talmo parou o jogo, mas o pedido de tempo não tirou a oposta visitante do saque. Com dois erros seguidos, as donas da casa viram o time do ABC abrir 13/11. O Sesi até empatou, mas com dois pontos seguidos da central Andressa o São Caetano fez 15/13 e venceu a partida.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2016/01/sao-caetano-abre-2-0-deixa-sesi-reagir-mas-volta-no-tie-break-e-vence.html

Com 3º set arrasador, Rio atropela São Bernardo e retoma ponta da Superliga


Equipe leva susto no 2º set, mas reage diante do lanterna do torneio e vence por 3 a 0




Por
Rio de Janeiro



O São Bernardo tentou o quanto pode. Até assustou no segundo set. Mas o Rio de Janeiro precisou de apenas 1h20 para manter o abismo entre as duas equipes na classificação da Superliga feminina 2015/2016. Com uma terceira parcial arrasadora, a equipe carioca esbanjou entrosamento e fez valer sua força coletiva para vencer por 3 sets a 0 (25/17, 25/18 e 25/12) a primeira partida no ano, válida pela 3ª rodada do returno. Com o resultado, as comandadas de Bernardinho retomaram a liderança da competição e agora somam 36 pontos (12 vitórias e uma derrota) na temporada. O time paulista, zerado em pontos, amarga a lanterna.

Rio de Janeiro x São Bernardo - Gabi e Monique vôlei superliga (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX)
Monique, eleita a melhor jogadora da 
partida, comemora com Gabi 
(Foto: Marcio Rodrigues/MPIX)


O São Bernardo volta à quadra na próxima sexta-feira, às 19h, em casa, contra o Bauru. No mesmo dia, às 21h30 (horários de Brasília), o Rio de Janeiro visita o Rio do Sul. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV. Assinantes do canal podem acompanhar o confronto também através do SporTV Play.

- Conseguimos sacar bem, o que facilitou muito para o nosso bloqueio. Apesar da desatenção no segundo set, o Bernardo nos cobrou e soubemos voltar para o jogo, garantindo a vitória. Foi muito importante assegurarmos os três pontos para a sequência da Superliga. Queremos ir longe e cada jogo é essencial - avaliou Monique.

Mesmo sem sua levantadora titular – a americana Courtney Thompson retorna ao Brasil na noite desta segunda-feira após disputar o pré-olímpico das Américas pelos Estados Unidos -, o Rio de Janeiro sobrou em quadra. Roberta assumiu a distribuição das jogadas com tranquilidade e fez a bola rodar. Antes da metade do set todas as titulares da equipe anfitriã já haviam pontuado.

Rio de Janeiro x São Bernardo - Natália vôlei superliga (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX)
Natália faz recepção (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX)


O São Bernardo, acuado com o início arrasador do Rio, parou a partida duas vezes a pedido do técnico William. As visitantes tentaram forçar o saque para quebrar a recepção rival, mas não teve muito sucesso e acumularam bolas na rede. Após 23 minutos, Carol, em uma “china” bem executada, encerrou o primeiro set em 25 a 17.

O início da segunda parcial deixou o ginásio do Tijuca em silêncio. Com Yslany no serviço e dois erros de ataque de Carol, o São Bernardo abriu 4 a 0. Para quebrar a sequência da camisa 7 no saque, a torcida engrossou uma pesada vaia. Deu certo, e o Rio finalmente rodou. Os erros, porém, se sucederam, e Bernardinho parou a partida com 7 a 1 contra no placar.

O São Bernardo chegou à frente à primeira parada técnica. E, com a confiança em alta, Carla e Stephanie se alternaram como as principais pontuadoras. O panorama do jogo começou a mudar quando Roberta foi para o saque. Depois, Gabi e Natália também tiveram ótimos serviços. Com Monique como destaque nos contra-ataques - a oposta seria eleita a melhor da partida - , o Rio retomou a dianteira. O São Bernardo parou nos 14 pontos e minguou em quadra. As anfitriãs engrenaram e castigaram as abatidas rivais. Em saque na rede de Carla, o Rio abriu 2 a 0 em sets com 25 a 18 na etapa.

O embalo seguiu na abertura da última parcial. Em menos de dois minutos de jogo a equipe de Bernardinho já tinha 4 a 0 no placar. William parou a partida, mas o cenário seguiu arrasador. Régis entrou para sacar e colaborou diretamente para a vantagem chegar a 7 a 1. Como a margem só aumentou, Bernardinho se deu ao luxo de rodar a equipe. Além de manter Régis, colocou Drussyla, Mayhara, Lorenne e a estreante Mikaella em quadra. A formação quase toda reserva deu conta do recado com louvor. A vantagem no placar chegou a incríveis 14 pontos (22 a 8). Mayhara, livre pelo meio de rede, deu números finais ao confronto: 25/12.


FONTE:

Cuba vence o Canadá e volta aos Jogos Olímpicos depois de 16 anos


Jovem equipe cubana ganha final do Pré-Olímpico da Norceca por 3 sets a 0; na última participação nas Olimpíadas, em Sydney 2000, país terminou na sétima posição




Por
Edmonton, Canadá



A espera foi longa. A última participação de Cuba nos Jogos Olímpicos havia sido na edição de Sydney 2000. Na ocasião, a equipe terminou o torneio na sétima posição. Na madrugada desta segunda-feira, a equipe comandada pelo técnico Rodolfo Sanchez não deu chances para o Canadá, que jogava em Edmonton com arquibancada lotada, e venceu o Pré-Olímpico da Norceca (América do Norte, Central e Caribe) por 3 sets a 0 ( (25/15, 25/21 e 25/21). Com o resultado, garantiu a vaga direta nas Olimpíadas do Rio.

cuba vôlei classificação olímpica (Foto: Divulgação)
Jogadores cubanos comemoram o fim do 
jejum olímpico (Foto: Divulgação)


+ Rio 2016: Saiba como está a corrida olímpica pelas vagas no vôlei
- Já estava na hora. Em 2012, perdemos a chance num jogo de cinco sets contra a Alemanha. É um novo começo para o voleibol cubano e temos um time para os próximos anos - disse Rolando Cepeda, capitão da equipe cubana, eleito o MVP.

Os canadenses terão a última chance de tentar carimbar o passaporte durante o Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em maio no Japão. Na briga por três vagas estarão ainda a Austrália, China, Irã, Japão, França, Polônia e Venezuela.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2016/01/cuba-bate-o-canada-e-volta-aos-jogos-olimpicos-depois-de-16-anos.html

Campeão de quase tudo, Luis Enrique é eleito o melhor técnico do mundo


Ausente na cerimônia da Fifa, treinador levou a melhor sobre Guardiola e Sampaoli




Por
Zurique, Suíça


(OBS. DO BLOG:
VEJA OVÍDEO CLICANDO
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO).


A Fifa anunciou nesta segunda-feira Luis Enrique como o melhor técnico do mundo de 2015. A temporada no comando do Barcelona foi sensacional, uma das melhores da história do clube. Ele conquistou o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes. O comandante do time catalão, que venceu a disputa com Pep Guardiola, do Bayern de Munique, e Jorge Sampaoli, da seleção do Chile, não esteve presente na cerimônia em Zurique, na Suíça, e foi representado pelo diretor esportivo do Barça, Robert Fernández.

Na eleição da Fifa para o melhor técnico do mundo, na qual treinadores e capitães das seleções e jornalistas participaram, Luis Enrique recebeu 31,08% dos votos. Guardiola ficou na segunda colocação, com 22,97% da preferência dos eleitores. E Sampaoli recebeu 9,47% dos votos.

Luis Enrique, técnico do Barça, vence como melhor treinador (Foto: Facebook)
Luis Enrique, técnico do Barcelona, vence 
eleição da Fifa como melhor treinador do 
mundo em 2015(Foto: Facebook)


Apesar de tantos títulos pelo Barcelona, e o prêmio de melhor técnico do mundo de 2015, o emprego de Luis Enrique no Barcelona esteve sob risco em determinado período da temporada passada. Ele entrou em conflito com Messi e Neymar, e por pouco não deixou o clube. Porém, "acertou" as diferenças com os astros e terminou a temporada e o ano de forma brilhante.

Jogador do Barcelona entre 1996 e 2004, depois de trocar o Real Madrid pelo clube catalão, Luis Enrique começou sua carreira de treinador justamente nos culés. Entre 2008 e 2011 comandou o Barça B, e na temporada 2011/12 teve seu primeiro grande desafio: comandar o Roma. Porém, a eliminação na Liga Europa para o Slovan Bratislava, além da sétima colocação no Italiano (que deixou o time fora das competições europeias), fizeram o treinador deixar a Itália antes mesmo de concluir seu contrato - que era de duas temporadas.

Em seguida, acertou com o Celta. Conseguiu terminar o Campeonato Espanhol na nona colocação, com destaque para a vitória por 2 a 0 sobre o Real Madrid. Depois, no dia 14 de maio de 2014, assumiu o Barcelona para realizar o maior trabalho da sua vida e conquistar vários títulos.

FUTEBOL FEMININO:


Jill Ellis, técnica dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)
Jill Ellis, técnica dos Estados Unidos, levou 
o prêmio como melhor treinadora do 
futebol feminino (Foto: Reprodução)


Jill Ellis, técnica da seleção dos Estados Unidos, campeã mundial, levou o prêmio de melhor treinador (a) do mundo do futebol feminino. Ele venceu a disputa com Mark Sampson, da seleção da Inglaterra, e Noria Sasaki, do Japão.

A divisão de votos para melhor treinador do futebol feminino foi a seguinte: Jill Ellis (42.98%), Norio Sasaki (17.79%) e Mark Sampson (10.68%).


RONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/01/campeao-de-tudo-luis-enrique-e-eleito-o-melhor-tecnico-do-mundo.html

Supervisor revela mala preta a árbitro para beneficiar o Cruzeiro no passado


Benecy Queiroz contou que a tentativa foi realizada em uma das cinco passagens do técnico Ênio Andrade, nas décadas de 1980 e 1990, mas que não houve sucesso




Por
Belo Horizonte



Benecy Queiroz, supervisor de futebol do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Light Press)Benecy Queiroz e o supervisor de futebol do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Light Press)


Benecy Queiroz é um dos funcionários mais antigos do Cruzeiro. Atuando no clube mineiro desde a década de 1970, ele já exerceu diversas funções, até sendo treinador por algumas partidas. Atualmente é o supervisor de futebol, cuidando, principalmente, da logística e dos trâmites burocráticos da Raposa. No último domingo, ele confirmou que no futebol existe a famosa mala preta, citando uma tentativa de comprar um árbitro em Minas Gerais, em uma das cinco passagens do técnico Enio Andrade no clube. A entrevista foi concedida à emissora de televisão Rede Minas.
Segundo ele, entretanto, a tentativa não foi bem sucedida, já que o árbitro não cumpriu com o combinado e não favoreceu o Cruzeiro na partida em que aconteceu a situação. O dirigente não citou contra qual time e em que ano o fato ocorreu.


CONFIRA O VÍDEO COM O TRECHO DA ENTREVISTA


- Só vou citar um caso específico, não falo o nome, aqui em Minas Gerais. O treinador era Ênio Andrade. E nós, através de indicação de uma pessoa, achamos que compramos um juiz. E o juiz falou: "olha, fique tranquilo que o time do adversário não sai do meio de campo". Então, nos 45 primeiros minutos, ele deu muita falta só no meio de campo. Então, falei com ele: "é, o negocio, acho que vai dar certo". Só que, por azar nosso, o adversário chutou uma bola do meio de campo, o goleiro, eu posso falar o nome, Vitor, no ângulo e gol. E o juiz, então, o que foi que ele fez? Continuou dando falta só no meio. Só no meio. Só no meio. E uma hora, antigamente podia entrar dentro de campo, eu falei: "Velho, eu paguei você, vê se você dá o pênalti". Ele falou assim: "manda o seu time lá para frente que eu dou o pênalti". Aí falei com o capitão: "olha, manda todo mundo para frente, temos que empatar o jogo". Aí foi para frente, toda bola ele dava falta contra o Cruzeiro. Eu cheguei à conclusão de que eu empreguei um dinheiro errado.

Eu falei: "Velho, eu paguei você, vê se você dá o pênalti". Ele falou assim: "manda o seu time lá para frente que eu dou o pênalti". Aí falei com o capitão: "olha, manda todo mundo para frente, temos que empatar o jogo". Aí foi para frente, toda bola ele dava falta contra o Cruzeiro. Eu cheguei à conclusão de que eu empreguei um dinheiro errado
Benecy Queiroz

A situação ocorreu entre 1989 e a década de 1990, período em que Ênio Andrade treinou a Raposa em cinco oportunidades. Entretanto, o goleiro Vitor, citado na declaração do dirigente, fez a última partida com a camisa da Raposa em 1984. Benecy disse que a situação ocorre, principalmente, com times de menor expressão, que aceitam dinheiro para vender partidas.

- São coisas difíceis de você responder. Efetivamente que existe a mala branca, existe a mala branca. Todos nós sabemos que times menores aceitam. Não digo que é suborno, tá? Porque se a gente partir do raciocínio que é suborno, os clubes não pagariam bicho, prêmios tão altos para ganhar.

O Cruzeiro disse que não irá se pronunciar sobre a entrevista concedida pelo supervisor de futebol do clube. Citado por Benecy Queiroz, o goleiro Vitor Braga, que também teve passagens pelo Vasco, negou que tenha se envolvido em alguma situação parecida e que essa prática não condiz com a história do clube mineiro.

- Eu tomei um susto quando me ligaram a respeito dessa alegação do Benecy. Comecei a forçar a cabeça pra lembrar, e depois ouvi o comentário que foi em 89, na época de Ênio (Andrade). Eu não trabalhei com o Ênio. Eu saí em 85, joguei só até o meio de 85. Em 89, eu trabalhava no Catar, como auxiliar técnico. Eu estou meio surpreso com tudo isso. Isso não é prática do Cruzeiro. Eu convivi no Cruzeiro, eu tinha maior carinho e paixão pela minha carreira, pelo futebol, pela coisa limpa do futebol. Eu jamais vi algum comportamento desse no Cruzeiro. Se eu tivesse visto, também não daria apoio a isso. Com toda a honestidade, do fundo do coração.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2016/01/supervisor-do-cruzeiro-revela-que-deu-dinheiro-para-arbitro-favorecer-raposa.html

Vice do Rosario, sobre Donatti: "Só sai se a multa de US$ 2 milhões for paga"


Apesar de o dirigente tratar atleta como "intransferível" e garantir não ter recebido propostas, o próprio jogador já admitiu ao GloboEsporte.com que houve a procura




Por
Rio de Janeiro


Alejandro Donatti Rosario Central (Foto: rosariocentral.com)
Donatti interessa ao Flamengo 
(Foto: rosariocentral.com)


O Flamengo segue firme na busca por um zagueiro. Vice de futebol rubro-negro, Flávio Godinho já disse que a contratação de um atleta para o setor é prioridade. Alejandro Donatti, do Rosario Central, interessa aos cariocas. Porém, de acordo com o vice-presidente do clube argentino, Ricardo Carloni, Donatti só sai com o pagamento da multa rescisória, fixada em US$ 2 milhões (R$ 8 milhões).

- Donatti é um jogador que tem contrato com o clube. Há a multa rescisória de dois milhões de dólares. Pretendemos que ele continue conosco e o consideramos intransferível. Só sai do Central se a multa de dois milhões de dólares for paga - disse Carloni, ao GloboEsporte.com.

Carloni ainda garantiu que nenhuma proposta foi feita por Donatti, porém o interesse é real. O próprio atleta admitiu que seu empresário, Martin Guastadisgeno, foi procurado pelo Fla. Em contato com o GloboEsporte.com, Martin não quis dar maiores esclarecimentos e rapidamente encerrou a conversa.

- Não tenho nada para responder a vocês - cortou o agente.
Se o Rosario Central classifica Donatti como inegociável, a diretoria do clube já está precavida com uma eventual saída do atleta de 29 anos. Nos últimos dias, contratou dois zagueiros: Mauro Cetto, de 33, e Esteban Burgos, de 24.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/01/vice-do-rosario-sobre-donatti-so-sai-se-multa-de-us-2-milhoes-paga.html

Copa do Brasil: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança


Cruzeiro estreia contra o Campinense-PB; Flu vai encarar o Tombense-MG, Botafogo, o Coruripe-AL. Vasco terá pela frente o Remo, e Furacão enfrenta o Brasil de Pelotas




Por
Rio de Janeiro


copa do brasil sorteio (Foto: Monique Silva)
Na sede da CBF, sai sorteio da Copa do 
Brasil com os duelos da primeira fase 
da competição (Foto: Monique Silva)


Caíram as bolinhas. Saiu o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2016. Na tarde desta segunda-feira, a CBF anunciou na sua sede, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, os confrontos da primeira fase da competição. Os critérios para o chaveamento foram os mesmos do ano passado. Novamente serão 86 clubes na disputa. Tal como ocorreu em 2015, os cinco clubes que participarão da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, atual campeão da competição nacional, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo) entrarão direto nas oitavas de final. O Internacional, melhor colocado no Brasileirão excluindo o G-4, também entra nas oitavas.  E na ausência deles, os 10 clubes que compõem o Grupo A, dos mais bem ranqueados, são a maior atração. Os confrontos contra os clubes do Grupo E serão os seguintes:  Cruzeiro x  Campinense-PB, Santos x Santos-AP,  Flamengo x Confiança-SE, Fluminense x Tombense-MG, Vasco x Remo-PA, Atlético-PR x Brasil de Pelotas-RS, Botafogo x Coruripe-AL, Coritiba x Guarany-CE, Goiás x River-PI e Figueirense x Lajeadense-RS.

A maior curiosidade no sorteio ficou por conta do duelo entre dois xarás. O Santos, atual vice-campeão da Copa do Brasil, irá ao Amapá encarar o Santos local. O Flamengo, campeão da competição em 2013, vai a Sergipe enfrentar o Confiança.


 Título brasileiro leva Corinthians à liderança do ranking de clubes da CBF

INFO Chaveamento Copa do Brasil 4 (Foto: Editoria de arte)Veja aqui os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil





Os times mandantes jogarão a segunda partida em casa. Se vencerem o primeiro confronto, no campo adversário, por dois ou mais gols de diferença, se classificam automaticamente para a próxima fase, sem necessidade de outro jogo.
O Ranking Nacional de Clubes de 2016 (RNC), divulgado em dezembro, foi a base para o sorteio. A CBF dividiu os 80 clubes participantes da primeira fase em dois grandes blocos formados conforme suas posições no ranking. Cada bloco foi subdividido em quatro grupos de 10 clubes cada, também elaborados de acordo com o RNC. Equipes de um mesmo grupo não se enfrentam até as oitavas de final, quando novo sorteio é feito. Entenda aqui como foi feito o sorteio.
Duelos estaduais
A primeira fase da Copa do Brasil 2016 reserva duelos entre times da região norte. Na etapa inicial da competição, o Galvez vai encarar o Rio Branco no Acre e, em Belém, no Pará, Independente e Paysandu disputam uma vaga.
A segunda fase pode contar com mais dois grandes duelos regionais. Pela Chave 3, o Náutico pode encarar o Santa Cruz, caso as equipes passem por Vitória da Conquista e Rio Branco-ES, respectivamente. Outro possível confronto é entre ABC e América-RN, que enfrentam Goianésia e Gama pela Chave 1. Com times do mesmo estado, o Aparecidense  pode encarar o Atlético-GO na segunda fase, enquanto Atlético-PR e Paraná podem se encontrar na terceira.




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2016/01/sorteio-da-copa-do-brasil-santos-pega-xara-do-amapa-fla-o-confianca.html

Brasil domina seleção de 2015 com Neymar, Dani Alves, Marcelo e T. Silva


Assim como o Brasil, Real Madrid e Barcelona são os times com mais representantes na equipe ideal do ano passado, divulgada em evento da Fifa em Zurique




Por
Zurique, Suíça



(OBS. DO BLOG:
VEJA OVÍDEO CLICANDO
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO).



Só deu Brasil na seleção de 2015, divulgada na cerimônia da Fifa nesta segunda-feira, em Zurique. Ao todo, quatro jogadores do país foram eleitos para a equipe ideal do ano passado: Daniel Alves, Thiago Silva, Marcelo e Neymar. Além do quarteto que esteve com a Seleção no Mundial de 2014, outros sete nomes foram escolhidos: Neuer, Sergio Ramos, Iniesta, Pogba, Modric, Messi e Cristiano Ronaldo. Apenas o goleiro alemão do Bayern de Munique não esteve no evento para receber o prêmio das mãos do camaronês Samuel Eto'o.

Seleção da Fifa 2015 (Foto: Divulgação / Fifa)
A seleção da Fifa em 2015 
(Foto: Divulgação / Fifa)


A presença do quarteto na escolha feita em conjunto com a FIFPro, associação profissionais dos jogadores, deixou o Brasil folgado com o maior número de representantes na seleção de 2015 - Espanha (com dois), Alemanha, Croácia, França, Argentina e Portugal foram outros países com atletas na lista. Entre os clubes, Real Madrid e Barcelona dominaram a equipe, com quatro jogadores, cada - Bayern de Munique, Juventus e PSG completaram a relação.

Foi a primeira vez que Neymar apareceu na seleção da Fifa. Já Thiago Silva entrou nas últimas duas relações, assim como Daniel Alves teve sua vaga na equipe em 2009, 2011, 2012 e 2013 - Marcelo também foi eleito em 2013. David Luiz, também do PSG, Douglas Costa, do Bayern de Munique, eram outros nomes entre os 55 indicados, mas acabaram fora da lista final: o zagueiro ficou em décimo na posição, enquanto o ex-gremista foi o 13º  entre os atacantes (confira a classificação completa no final do texto).

Seleção da Fifa 2015 (Foto: Philipp Schmidli/Getty Images)
Dos 11 eleitos para a seleção do ano, apenas 
Neuer não foi à cerimônia em Zurique 
(Foto: Philipp Schmidli/Getty Images)

Em parceria com a Fifa e sem relação com a Uefa, que na semana passada elegeu a sua seleção de 2015, a escolha foi feita com base nos votos de 25 mil jogadores espalhados por 70 países do mundo da bola. Segundo a FIFPro, foi a votação recorde desde que iniciou 2005, ano em que começou a eleição.

A seleção do ano passado foi composta pelos seguintes jogadores: Manuel Neuer (Bayern de Munique); Sergio Ramos (Real Madrid), David Luiz (PSG), Thiago Silva (PSG) e Philipp Lahm (Bayern de Munique); Andrés Iniesta (Barcelona), Toni Kroos (Real Madrid) e Ángel Di María (hoje no PSG - à época no Manchester United); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Arjen Robben (Bayern de Munique ) e Lionel Messi (Barcelona).


Confira abaixo a classificação completa da eleição de 2015:

GOLEIROS: Neuer, De Gea, Buffon, Navas e Casillas
DEFENSORES: Sergio Ramos, Daniel Alves, Marcelo, Thiago Silva, Alaba, Piqué, Lahm, Alba, Mascherano, David Luiz, Varane, Boateng, Kompany, Hummels, Chiellini, Pepe, Terry, Godin, Carvajal e Ivanovic
MEIO-CAMPISTAS: Iniesta, Pogba, Modric, Kroos, Yaya Touré, Hazard, Vidal, Busquets, Verratti, James Rodríguez, Pirlo, Xabi Alonso, Rakitic, David Silva e Thiago Alcântara.
ATACANTES: Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Luis Suárez, Lewandowski, Ibrahimovic, Agüero, Thomas Müller, Benzema, Sánchez, Robben, Bale, Douglas Costa, Rooney e Tévez.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/01/daniel-alves-thiago-silva-marcelo-e-neymar-entram-na-selecao-de-2015.html

Revista francesa "corneta" chegada de Vagner Love ao Monaco: "É sério?"


Atacante vai reforçar o clube, vice-líder do Campeonato Francês, mas a "France Football" questiona a contratação do centroavante do Corinthians




Por
Rio de Janeiro



(OBS. DO BLOG:
VEJA OVÍDEO CLICANDO
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO).



O atacante Vagner Love deixou o Corinthians para assinar com o Monaco, da França. A chegada do brasileiro, aos 31 anos, é vista com desconfiança por parte da imprensa local. A revista "France Football" mostra ceticismo sobre o desempenho do jogador no novo clube e publicou uma manchete curiosa: "Vagner Love no Monaco? É sério?". No texto, a publicação faz uma série de questionamentos, colocando em dúvida se o reforço vai ajudar ou não o novo clube.

- Boa ou má ideia? - pergunta.

No texto, a "France Football" lembra que o Monaco passa por dificuldades no ataque após as saídas de Berbatov e Martial. Também cita grandes nomes que fracassaram no clube do principado, como os italianos Vieri e Di Vaio.

Love é lembrado pelo seu desempenho no CSKA Moscou em 2005, quando o time russo venceu a Copa da Uefa. No entanto, 10 anos depois, o brasileiro teria dificuldade para se adaptar ao jogo físico do Campeonato Francês, na avaliação da revista.


France Football Vagner Love (Foto: Reprodução)
"France Football" questiona Vagner Love: 
"É sério?" (Foto: Reprodução)


Na opinião do jornalista Carlos Eduardo Eboli, da Rádio CBN, Vagner Love se destacou no fim de 2015 porque se encaixou bem no time do Corinthians, armado por Tite. Por isso, crê que o atacante pode não repetir o mesmo desempenho no novo clube, sem os companheiros e o técnico.

- Foi uma avaliação errada do Monaco. O Vagner Love e todos os astros combinaram naquele esquema montado pelo Tite, naquele time (...) Eu entendo a opção do jogador. Ele já teve oportunidades na Europa e voltou a viver um grande momento no Corinthiians. Talvez as negociações do Jadson e do Renato Augusto tenham pesado na decisão do Vagner Love. Ele viu aquele esquema se desmoronar, se desmontar e pensa: "Vai ser difícil".

O correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, ficou surpreso com o retorno de Love ao futebol europeu. Mas destaca que o atacante tem qualidades.

- Foi uma surpresa para mim ele voltar para a Europa. Eu estava doido para ver aquele time do Corinthians na Libertadores. Olhei para o elenco e todo mundo já tinha voltado da Europa. Quem tinha mais possibilidade de voltar era, talvez, Cássio e Renato Augusto. Para mim, todos estavam em uma idade para não voltar mais para a Europa. Foi uma surpresa o Monaco investir nele. Não é um demérito dele como jogador, ele é bom tecnicamente. Acho que ele encaixou muito bem com o meio de campo do Corinthians. Ele é forte de costas para o gol, sabe fazer o pivô. Não fez os gols que eu achava que ele faria, até os últimos dois meses do Brasileiro.

Vagner Love gol Corinthians (Foto: Jorge Rodrigues / Ag. Estado)
Vagner Love fez o gol que garantiu o título 
do Corinthians, contra o Vasco (Foto: 
Jorge Rodrigues / Ag. Estado)


FONTE:

Klopp aconselha jornalista a não crer na transferência de Pato ao Liverpoo


Treinador praticamente descarta possibilidade de contratar atacante do Corint



Por
Liverpool, Inglaterra


Klopp Liverpool x Leicester (Foto: Reuters)Klopp desanima torcedores do Liverpool 
que apostam na contratação de 
Alexandre Pato 
(Foto: Reuters)


Apresentado como possível reforço do Liverpool pela imprensa inglesa, Alexandre Pato ainda terá que convencer Jurgen Klopp para se juntar a Philippe Coutinho e Roberto Firmino na equipe inglesa. Em coletiva nesta segunda-feira, o técnico alemão foi questionado sobre o suposto interesse dos Reds no brasileiro e indicou ao repórter que a história não faz muito sentido.

- Você não deve ficar mais seguindo as pistas do Pato... Esse é apenas o meu conselho – disse Klopp.


Nos últimos dias, a imprensa inglesa vem investindo na história que que o atacante pode se transferir para o Liverpool nesta janela de transferências. Segundo o jornal “Daily Star”, os ingleses venceram a briga com o Inter de Milão pelo atacante com uma oferta de 11 milhões de libras. Falta, ao que parece, conversar com Jurgen Klopp.

Nos últimos dias, recusou proposta milionária do futebol chinês. O Tianjin Quanjian estava disposto a pagar R$ 5 milhões mensais ao jogador. O que, em três anos de contrato, daria R$ 180 milhões. Com vínculo com o atleta até o fim do ano, o Timão aguarda uma boa proposta para negociá-lo. A permanência no elenco, por enquanto, é tratada apenas como última opção.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/01/klopp-aconselha-jornalista-nao-crer-na-transferencia-de-pato-ao-liverpool.html

Cinco vezes Messi: argentino leva a Bola de Ouro, e CR7 supera Neymar


Astro argentino recebe de Kaká o prêmio de melhor jogador do mundo pela quinta vez na carreira. Com 7,86% dos votos, craque brasileiro do Barcelona termina em terceiro




Por
Zurique, Suíça



(OBS. DO BLOG:
VEJA OS VÍDEOS CLICANDO
NO LINK DA FONTE NO FIM
DA MATÉRIA ABAIXO).


Lionel Messi pode voltar a se gabar: ele é novamente o melhor jogador do mundo - pela quinta vez na história, diga-se. Após ver Cristiano Ronaldo levar a Bola de Ouro para casa nos dois últimos anos, o argentino recuperou o trono nesta segunda-feira, após desbancar Neymar e o próprio português na escolha da Fifa, anunciada em evento de gala em Zurique.  Estreante entre os finalistas, o brasileiro terminou na terceira colocação, superado pelo craque do Real Madrid.

- É especial estar aqui depois que a Bola de Ouro foi para o Cristiano Ronaldo nos dois últimos anos. É um prêmio que eu sonhava quando pequeno. Quero agradecer a quem votou em mim e aos meus companheiros. Sobretudo, quero agradecer ao futebol de modo geral. Boa noite a todos e muito obrigado - disse o argentino, assim que recebeu o prêmio.

Messi Bola de Ouro (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP)
Messi leva a Bola de Ouro para casa pela 
quinta vez na carreira (Foto: 
FABRICE COFFRINI / AFP)


Assim, com seus 52 gols na temporada, o camisa 10 do Barcelona aumenta a vantagem para Cristiano Ronaldo, que poderia igualar a disputa, como maior vencedor do prêmio: o argentino tem cinco troféus (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015) contra três do português (2008, 2013 e 2014).
Último vencedor antes de a dupla dominar a disputa, Kaká foi o responsável por entregar a Bola de Ouro a Lionel Messi.


Leia mais:
Messi vota em Suárez para melhor do mundo e deixa Neymar em segundo
Wendell Lira vence votação popular e leva o Prêmio Puskás de 2015
Campeão de quase tudo, Luis Enrique é eleito o melhor técnico do mundoBrasil domina seleção de 2015 com Neymar, Dani Alves, Marcelo e T. Silva
Neymar vê Messi e CR7 como ídolos e se diz "apaixonado" pelo argentino


Messi leva 41,33% dos votos
Outro brasileiro tinha a chance de interromper a sequência de vitórias de Messi e Cristiano Ronaldo. Neymar foi o primeiro finalista do país desde que Kaká levou o troféu para casa, mas terminou em terceiro ao receber 7,86% dos 498 votos de capitães e técnicos das seleções, além de jornalistas. Messi levou 41,33% e Cristiano Ronaldo 27,76%.

A lista de votações da Fifa revelou algumas curiosidades. Como capitão da Seleção, Neymar votou, do primeiro para o terceiro, em Messi, Suárez e Rakitic, três companheiros de equipe. O argentino seguiu na mesma linha, só que trocou o seu próprio nome pelo de Iniesta (o uruguaio foi o favorito do camisa 10). E Cristiano Ronaldo escolheu, nesta ordem, Benzema, James Rodríguez e Bale (leia mais).

Kaká aplaude Messi  (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP)
Kaká aplaude Messi após anunciar a 
vitória do craque argentino (Foto: 
FABRICE COFFRINI / AFP)


Se Neymar não levou a Bola de Ouro, pelo menos ganhou o voto do técnico da seleção brasileira, Dunga. O comandante escolheu da seguinte forma os três melhores jogadores do mundo: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. O brasileiro também foi a escolha de alguns capitães mundo afora, casos de Ruiz Bryan, da Costa Rica, Walter Ayovi, do Equador, James Younghusband, das Filipinas, Henry Faarodo, das Ilha Salomão, entre outros.

Se Neymar não levou a Bola de Ouro, o Brasil pode se orgulhar de dominar a seleção do ano da Fifa com quatro representantes: Daniel Alves, Marcelo, Thiago Silva e Neymar. Eles se juntam a uma equipe que tem Neuer, Sergio Ramos, Iniesta, Pogba, Modric, Messi e Cristiano Ronaldo. A escolha foi feita com base nos votos de 25 mil jogadores espalhados por 70 países do mundo da bola.

Brasileiro leva o Puskas

Comitiva do Barcelona em Zurique (Foto: Divulgação / Barcelona)Comitiva do Barcelona com Daniel Alves, Neymar, Messi e Iniesta dominou a premiação (Foto: Divulgação / Barcelona)


Só que o auge da festa brasileira foi quando o japonês Nakata anunciou a vitória do brasileiro Wendell Lira como gol mais bonito do ano, superando Messi e Alessandro Florenzi, do Roma.
O lance incrível do atacante (à época jogador do Goianésia) contra o Atlético-GO ocorreu na nona rodada da primeira fase do Campeonato Goiano, no dia 11 de março e venceu a disputa após votação na internet. Cerca de 1,6 milhões de pessoas participaram da escolha: Wendell Lira recebeu 46,7% dos votos, enquanto Lionel Messi abocanhou 33.3% e Alessandro Florenzi levou 7,1%
Entre os técnicos, nova vitória do Barça. Após um ano em que venceu o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões, a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes, Luis Enrique superou o argentino Jorge Sampaoli, da seleção chilena, e o compatriota Pep Guardiola, do Bayern de Munique, na disputa particular de treinadores. 




Americana vence no feminino

Lloyd e Messi - melhores do mundo (Foto: Facebook)
Lloyd e Messi são os melhores do 
mundo (Foto: Facebook)


No feminino, a vitória foi da americana Carli Lloyd, campeã mundial com sua seleção e melhor jogadora da Copa disputada no Canadá. Ela venceu a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic, que anunciou sua aposentadoria. Jill Ellis, da seleção feminina dos Estados Unidos, venceu entre as treinadoras.

Até 2009, a Bola de Ouro e o prêmio de melhor jogador do mundo eram independentes - o primeiro concedido pela revista France Football e o segundo pela Fifa. Só em 2010 ambas as organizações resolveram unir as forças e a entidade que organiza o futebol mundial passou a oferecer a Bola de Ouro Fifa para o melhor jogador do mundo no ano (veja os ganhadores desde 1956 até que a premiação fosse


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2016/01/cinco-vezes-messi-argentino-leva-bola-de-ouro.html