sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Serena volta a ser surpreendida na semi e perderá número 1 do mundo




US OPEN 2915



Americana perde para Karolina Pliskova, que vai à primeira decisão de Grand Slam; Angelique Kerber herdará a liderança do ranking após o término do US Open




Por
Nova York, EUA






Foram 186 semanas consecutivas em que o nome do primeiro lugar do ranking na WTA sempre foi o mesmo: Serena Williams. Porém, a partir da próxima segunda-feira, o posto será herdado pela alemã Angelique Kerber, graças à derrota da americana na semifinal do US Open para a tcheca Karolina Pliskova (11ª) por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6 (5). Assim, Serena repete o resultado de 2015, quando também foi surpreendida na semi, na ocasião para a italiana Roberta Vinci. Pliskova, por outro lado, jogará uma final de Grand Slam pela primeira vez na carreira.

Serena Williams US Open 2016 semifinal (Foto: Reuters)
Serena Williams não teve uma boa atuação na 
noite desta quinta-feira e foi derrotada por 
Karolina Pliskova (Foto: Reuters)


Assim, Serena iguala o recorde de Steffi Graf, com 186 semanas seguidas no topo do ranking, mas não consegue bater o feito da alemã. Se tivesse sido campeã, a americana garantiria 187 semanas na liderança.

Na final, Pliskova terá pela frente a próxima líder do ranking, Angelique Kerber. A alemã derrotou na partida seguinte do Arthur Ashe Stadium a dinamarquesa Caroline Wozniacki.


Veja como foi.

+ Confira a chave feminina de simples do US Open



O jogo

Para quem costuma ver apenas Serena Williams jogar e não conhece muito bem Pliskova, pode ter imaginado uma certa inversão de papéis no primeiro set. Era a tcheca quem comandava as ações e disparava excelentes saques contra a americana e mostrava muita agressividade, sempre buscando encurtar os pontos e não dar chances de trocas com a número 1 do mundo. Prova disso foram os números de aces (4 a 2) e winners (10 a 5) em favor de Pliskova. Assim, ela não deu chances com seu serviço e ainda aproveitou do baixo aproveitamento de Serena no segundo serviço para conseguir duas quebras, no terceiro e sétimo games, e fechar em 6/2 em apenas 28 minutos de jogo.

Karolina Pliskova US Open 2016 semifinal (Foto: Reuters)Karolina Pliskova vibra e fará sua primeira final de Grand Slam aos 24 anos (Foto: Reuters)


O segundo set já começou com break point de Pliskova, mas Serena controlou os nervos e disparou bons saques e vibrou com seu famoso "Come on" ao confirmar o serviço. Mas, a americana seguia sem conseguir ameaçar a tcheca e viu a rival encaixar uma linda devolução para conseguir a quebra no quinto game, fazendo 3/2. Logo em seguida, porém, Serena aproveitou o primeiro game em que Pliskova não foi tão bem nos saques para devolver a quebra e empatar o confronto. A partida continuou parelha e a decisão do período ficou para o tie-break.

Pliskova já largou com um mini break e não deu chances para Serena nos saques para abrir 3-0 no início. O braço da tcheca pareceu pesar com a possibilidade clara de vitória sobre a atual número 1 do mundo. Com uma dupla falta, ela permitiu o empate em 3-3 e motivou Serena, que conseguiu abrir um mini break de vantagem em seguida em um ponto espetacular, quando salvou um voleio no fundo da quadra e matou na paralela. Mas, a americana voltou a vacilar e cometeu dupla falta que empatou novamente a disputa. Pliskova foi guerreira, manteve bem os saques e, novamente com uma dupla falta, Serena entregou o 7-5 de bandeja para a adversária.
kerber vence wozniacki para ir à decisão

Em seguida, o Arthur Ashe Stadium recebeu justamente a próxima número 1 do mundo, Angelique Kerber para decidir a segunda vaga na decisão do US Open. E a alemã não vacilou e carimbou o passaporte em grande estilo. Diante da ex-líder do ranking, Caroline Wozniacki (74ª), ela fez uma partida muito consistente e venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em 1h27 de disputa. Assim, ela supera sua melhor participação do US Open, quando tinha parado na semifinal em 2011.

Kerber vive um grande momento no circuito. Somente nesta temporada, ela foi campeã do Aberto da Austrália, além de ter ficado com o vice em Wimbledon e na Olimpíada do Rio. No sábado, contra Karolina Pliskova, ela terá a oportunidade de conquistar seu segundo título de Grand Slam para coroar a subida ao topo do ranking na próxima segunda-feira.

Angelique Kerber US Open 2016 semifinal (Foto: Reuters)
Angelique Kerber será a adversária de Karolina 
Plsikova pelo título do US Open (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: