sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Ídolos de 95 se reencontram e revivem histórias em General Severiano

Sede social do Botafogo foi aberta aos torcedores, que movimentaram o salão em busca de fotos e autógrafos dos atletas campeões brasileiros há 20 anos




Por
Rio de Janeiro


Header Botafogo 20 anos Brasileirão 0 (Foto: GloboEsporte.com)
festa, botafogo, brasileirão 1995, general severiano, tulio (Foto: Jessica Mello)
Túlio Maravilha, o jogador mais assediado por 
parte dos torcedores. Todos queriam uma 
foto com o artilheiro (Foto: Jessica Mello)


Em 17 de dezembro de 1995, Túlio Maravilha marcava um gol, Wagner defendia tudo, e o Botafogo empatava em 1 a 1 com o Santos no Pacaembu, resultado o suficiente para se tornar campeão brasileiro daquele ano. Em 17 de dezembro de 2015, os heróis daquela conquista se reuniram, como se fosse há 20 anos, para confraternizar e festejar o título. General Severiano foi aberta aos torcedores, que compareceram ao evento realizado na sede em busca de fotos e autógrafos dos ídolos.


LEIA MAIS:
Crise financeira, grupo fechado e Túlio artilheiro: o título do Botafogo de 1995
Empresário, taxista, concursado... Saiba onde estão os heróis de 1995


Nem todos os atletas da campanha puderam comparecer, mas todos os que marcaram presença foram amplamente comemorados pelos torcedores, que souberam reconhecer os feitos de cada um. Túlio Maravilha e Donizete, no entanto, eram os mais assediados.
- Nosso lema era "um por todos e todos por um" e jogar com amor à camisa. Algo que falta no futebol hoje em dia. Atletas que joguem com amor à camisa e que comam grama, literalmente, pelo time. Eu comi. E estava gostoso. Gosto de campeão - brincou o artilheiro Túlio.

paulo autuori, botafogo, 1995, campeão, brasileiro (Foto: Jessica Mello)
Paulo Autuori assina camiseta de torcedor 
em festa em General Severiano 
(Foto: Jessica Mello)


O reencontro dos ex-companheiros após 20 anos trouxe de volta à memória de cada um deles as lembranças daquele ano de 1995. Ou, como Donizete se referiu, "altas fofocas".
- Fofoca toda voltando. Altas fofocas. O Túlio é muito engraçado. Fico viajando na maionese com ele. Estamos muito felizes - descontraiu, aos risos, o Pantera.

Mesmo sentimento compartilhado por Wilson Goiano. O lateral mora em Goiânia há anos e pouco se desloca a outros lugares do país. Assim, vários jogadores daquela conquista ele nunca mais viu. Nesta quinta-feira, pode reencontrá-los.

iranildo, botafogo, 1995, campeão, brasileiro (Foto: Jessica Mello)
Wilson Goiano e Iranildo: reencontro dos 
amigos e ex-companheiros após 20 anos 
(Foto: Jessica Mello)


- Emoção em todos os sentidos. Jamir, Iranildo, Moisés... eram jogadores que eu nunca mais tinha visto. Moro em Goiânia, saio pouco. Tinha tempo que não via essa galera. Mas quando a gente vê um ou outro já passa todas as histórias na nossa cabeça. Cada personagem desses aí vem um filme. As brincadeiras, os momentos que tivemos juntos. Era um grupo muito forte, de muita amizade e de superação. Cada cumprimento, cada abraço, vem muitos episódios na cabeça da gente. Parece que estivemos sonhando - afirmou.

Os atletas tiveram uma área reservada no salão para a confraternização. Mas a maioria acabou circulando entre os torcedores. Em determinado momento da noite, todos se reuniram em volta da taça de 95, junto do técnico Paulo Autuori e do presidente da época Carlos Augusto Montenegro. O suficiente para gerar uma aglomeração intensa da torcida em busca de um registro.

- É campeão! É campeão! - gritaram os torcedores, como forma de homenagear os ex-atletas.
- Ninguém é sozinho. Existe um grupo de pessoas, um momento, uma circunstância. Claro que tive participação por fazer aquele grupo, totalmente audacioso, ousado, talhado para superar adversidades e desconfianças. Porque, naquela época, ninguém acreditava que o Botafogo poderia ser campeão.
Dificuldades eram grandes, não tinha lugar para treinamento, time foi-se formando ao longo do campeonato, completamente desacreditado. Não adianta você passar uma mensagem se as pessoas que estão sendo lideradas não estiverem receptivas a ouvir. Grande lance de um treinador é fazer com que o grupo de jogadores acredite na mensagem, e aquele grupo estava completamente aberto - relembrou Autuori.

O evento em General Severiano marcou ainda o lançamento e sessão de autógrafos do livro "95 - A Tua Estrela Brilha", de Claudio Portella e Rafael Casé.

wagner, botafogo, 1995, campeão, brasileiro (Foto: Jessica Mello)
A cada foto tirada por Wagner, o ex-goleiro 
escutava suas façanhas e grandes defesas 
(Foto: Jessica Mello)


FONTE:

Renan Fonseca e Botafogo chegam a acordo, e zagueiro renova por 2 anos


Falta apenas a assinatura do novo contrato, que ocorrerá na reapresentação, após as férias do jogador. Negociação entre as partes ocorre desde outubro



Por
Rio de Janeiro


Renan Fonseca: titular em todas as partidas do Botafogo na Série B (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Renan Fonseca renova contrato por mais dois
 anos com o Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Depois de Rodrigo Lindoso e Neilton, o Botafogo encaminha a renovação de contrato de mais um jogador campeão da Série B. Renan Fonseca e o clube chegaram a um acordo nesta sexta-feira, e o zagueiro permanecerá no time na próxima temporada. Falta apenas a assinatura do novo vínculo de trabalho, que terá duração de dois anos - até dezembro de 2017 -, o que ocorrerá na reapresentação do time, após as férias.

No começo desta semana, o empresário do jogador, Alexandre Luzz, encaminhou uma contraproposta ao gerente de futebol Antônio Lopes. De acordo com ele, com valores bem próximos ao que o Alvinegro oferecia. Nesta sexta, os lados chegaram a um acordo.

As negociações entre as partes acontecem desde outubro. Apesar de ter recebido sondagens de outros clubes, Renan Fonseca sempre deu a prioridade ao Botafogo. Grato pelo clube ter-lhe aberto as portas, o zagueiro e seu empresário garantiram que não iriam abrir conversas com outros interessados antes de um ponto final nas conversas com o Alvinegro.

Como fez com a maior parte dos jogadores contratados nesta temporada, o Botafogo colocou uma cláusula de prioridade no contrato de Renan Fonseca. O prazo para exercê-la, no entanto, era até o meio do ano, o que não aconteceu.

Renan Fonseca foi o jogador do Botafogo que mais atuou em 2015, em um total de 61 jogos. Foi também o que mais disputou partidas na Série B 2015, ficando de fora de apenas um duelo, por suspensão, e não tendo atuado todos os 90 minutos em outro.

Para a zaga, o Botafogo também contratou o argentino Joel Carli, do Quilmes, e conta com o jovem Emerson, egresso da base. O clube também está apalavrado com Emerson, do Avaí.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/12/renan-fonseca-e-botafogo-chegam-acordo-e-zagueiro-renova-por-2-anos.html

Edgardo Bauza indica ao São Paulo a contratação do lateral Buffarini


Em entrevista na Argentina, técnico confirma interesse em jogador com quem comandou no San Lorenzo. Ala já esteve na mira do Tricolor, por sugestão de Osorio




Por
São Paulo


Buffarini, lateral-direito do San Lorenzo  (Foto: Diego Guichard)Buffarini é jogador de confiança de Edgardo Bauza (Foto: Diego Guichard)


Além do volante Nestor Ortigoza, o novo técnico do São Paulo,  Edgardo Bauza, espera contar no Tricolor com outro jogador que comandou no San Lorenzo: o lateral-direito Julio Buffarini, de 27 anos. O treinador revelou o desejo em entrevista à rádio América, da Argentina.

– Já disse a eles que, se tivesse a possibilidade, eu gostaria de contar com Buffarini – afirmou o novo comandante são-paulino, que já conversa com a diretoria sobre novas peças que chegarão para encorpar o elenco na próxima temporada.

Não é a primeira vez que o nome do defensor  é comentado no Morumbi. No meio do ano, ele teve seu nome indicado pelo então técnico Juan Carlos Osorio, mas o negócio não prosperou. O Grêmio também mostrou interesse no atleta, mas os argentinos pediram R$ 10 milhões, e os gaúchos desistiram.

A lateral-direita é um dos setores que precisam ser reforçados no Tricolor. Isso porque o titular Bruno teve altos e baixos na temporada, enquanto Auro foi pouco utilizado. No meio do ano, chegou-se até a cogitar que Auro pudesse ser emprestado para o Estoril, mas ele acabou permanecendo.


FONTE:

River x Barça na Globo; veja os jogos com transmissão no fim de semana


Final do Mundial de Clubes, na manhã deste domingo, é destaque; confira as partidas




Por
Rio de Janeiro


header_Jogos-na-TV 2 (Foto: infoesporte)

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.


SEXTA-FEIRA, 18
Copa RS de Futebol Sub-20
16h30 São Paulo x Palmeiras
Transmissão: SporTV e PFCI (Bruno Souza e Raphael Rezende)

19h Grêmio x Atlético-MG
Transmissão: SporTV e PFCI (com Eduardo Moreno e Edinho)


SÁBADO, 19
Campeonato Francês
14h Caen x PSG
Transmissão: SporTV (com Júlio Oliveira e Ricardo Gonzalez)

17h Guingamp x Rennes
Transmissão: SporTV (com Daniel Pereira e André Loffredo)


DOMINGO, 20
Mundial de Clubes
05h Sanfrecce Hiroshima x Guangzhou Evergrande
Transmissão: SporTV (com Eduardo Moreno e Raphael Rezende)

08h30 River Plate x Barcelona
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande e Paulo César de Oliveira) e SporTV (com Luiz Carlos Júnior, Lédio Carmona, Raphael Rezende e Roger Flores)

Campeonato Português
14h Benfica x Rio Ave
Transmissão: SporTV 2 (com Júlio Oliveira e Raul Quadros)

16h15 União da Madeira x Sporting
Transmissão: SporTV 2 (com Paulo Stein e André Loffredo)

18h30 Porto x Acadêmica
Transmissão: SporTV 2 (com Cláudio Uchôa e André Loffredo)

Copa RS de Futebol Sub-20
19h30 São Paulo/Palmeiras x Grêmio/Atlético-MG
Transmissão: SporTV e PFCI (com Jader Rocha e Edinho)


FONTE:

De joia argentina a "chefinho" no Barça: Mascherano reencontra o River


Na decisão do Mundial, defensor enfrenta o clube onde foi criado, com a mesma personalidade e grande respeito internacional, e garante: "Não misturo as coisas"



Por
Yokohama, Japão


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC
NO LINK DA FONTE NO  FIM
DA MATÉRIA ABAIXO)



Em meio a tantos astros no Barcelona e ídolos da torcida no River Plate, Javier Mascherano é uma das figuras centrais no confronto entre as equipes pelo título mundial, no próximo domingo, às 8h30 (de Brasília) - o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, e o SporTV transmite ao vivo. Pela segunda vez na carreira, o argentino enfrentará a equipe que o lançou ao mundo do futebol, após quase 10 anos, que serviram para mudar sua moral dentro do esporte e até mesmo sua posição de origem, mas nunca a sua personalidade.

O tempo que separou aquele duelo nos tempos de Corinthians do confronto no Japão fez Mascherano deixar de ser uma joia da base argentina para se tornar um atleta precioso dentro de um dos melhores clubes do mundo. O jogador com fama de durão e violento deu lugar a um líder nos vestiários do Barcelona e da seleção argentina, a ponto de ganhar o apelido de "chefinho" (jefecito, em espanhol) - do qual já disse não gostar.

- O futebol é assim. Nesse sentido, não misturo as coisas, sou bastante frio. Hoje meu lugar no mundo é o Barcelona, como foi o River em seu momento. Agora é no Barcelona e quero que o Barcelona se saia da melhor maneira, pois me beneficiará - disse, sobre o confronto contra o River neste domingo.
Nascido em uma província próxima a Buenos Aires, Mascherano construiu fama dentro do futebol nacional ainda nas categorias de base do River Plate, fazendo com que ele fosse contra à ordem mais natural em sua carreira, estreando primeiro na equipe principal da seleção argentina do que entre o profissionais do time de Buenos Aires.

Aos poucos, a experiência em competições internacionais nas categorias inferiores foi dando destaque ao jovem no time nacional e, aos 20 anos, Mascherano era titular da seleção. Mais do que isso: o volante mostrava capacidade - e coragem - para falar em nome do grupo, até mesmo nas horas mais complicadas, como a derrota para o Brasil na final da Copa América de 2004, quando encarou os jornalistas e comentou o jogo histórico. A evolução precoce foi uma marca da carreira do jogador.
Sua trajetória entre os profissionais do River não durou muito tempo, com o Corinthians contratando-o como um dos astros para o Brasileirão de 2005. Mascherano chegou ao país vizinho sendo campeão e titular absoluto ao lado do compatriota Tévez, em uma temporada que abriu a porta de entrada para o futebol europeu. Um de seus últimos jogos com a camisa do Timão foi justamente o seu único confronto contra os Millionarios até hoje - o volante foi expulso, e os argentinos venceram por 3 a 2.
Meses depois, o Corinthians se viu envolvido em uma crise pela eliminação da Taça Libertadores justamente para o River, se desfazendo de seus astros: Tévez e Masche, que foram para o West Ham. Javier logo foi emprestado para o Liverpool, onde agradou e foi contratado em definitivo na janela de transferências seguinte. Jogando na badalada Premier League, reforçou de vez a fama de violento, mas muito útil no meio de campo - tanto que recebeu a oportunidade de jogar no Barcelona, campeão de tudo o que disputou um ano antes.

O começo no futebol espanhol não foi tão fácil, mas lá Mascherano alcançou o seu auge. De volante que não amaciava nas divididas, passou a uma boa alternativa para o veterano Puyol na zaga. No Camp Nou, deixou para trás a fama que o perseguiu no futebol inglês e passou a ser notado pela liderança e raça em campo - características que pouco se alinham à bandeira do Barcelona de jogo bonito, mas que foi muito bem recebida pela torcida.

Hoje, Mascherano é visto como peça-chave para o Barça, e muitos de seus companheiros deixam claro que o argentino não recebe o valor merecido. Mas dentro do grupo ele tem esse reconhecimento, tendo sido eleito um dos quatro capitães da equipe. Um chefezinho, que, apesar de não gostar do apelido que o concederam na Espanha, sabe que trata-se de uma alcunha que define seu momento mais orgulhoso da carreira.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2015/12/de-joia-argentina-chefinho-no-barca-mascherano-reencontra-o-river.html


  • "Marcado" pelo Barça, Saviola espera emoção defendendo o River em final


    Atacante da equipe argentina lembra que ganhou fama em passagem no time catalão e diz que "invasão" de torcida ao Japão será motivação na decisão do Mundial


    Por
    Yokohama, Japão


    (OBS. DO BLOG:
    PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC
    NO LINK DA FONTE NO  FIM
    DA MATÉRIA ABAIXO)



    Barcelona e River Plate decidem o Mundial de Clubes no próximo domingo, às 8h30 (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real, e o SporTV transmite ao vio
    Saviola vestiu a camisa de nove diferentes clubes em seus 17 anos de carreira, mas River Plate e Barcelona certamente têm lugares especiais em seu coração. Revelado na base da equipe argentina, o atacante foi comprado pelos catalães aos 19 anos e permaneceu no Camp Nou por seis anos em meio a empréstimos. Oito anos depois, o veterano reencontra os blaugrana em grande estilo, na final do Mundial de Clubes, no domingo. Partida na qual espera que o tom seja de emoção.

    - É especial. É o River, este clube onde eu nasci, contra o Barça, onde eu pude jogar e ser conhecido mundialmente. Os dois times marcaram muito a minha carreira. Por isso, esse jogo tem algo de especial. Encaramos com muita motivação, muita vontade, sabendo que se enfrentam dois grandes times. O River é campeão da América, o Barça é campeão da Champions... Será um encontro muito emocionante e bonito para as pessoas que virem - disse.


    LEIA MAIS:
     Menos badalado e mais atencioso que o Barça, River treina antes de decisão


    Saviola River Plate Mundial de Clubes (Foto: Efe)
    Saviola espera jogo emocionante contra 
    o Barcelona (Foto: Efe)


    Após uma transferência direta para o rival Real Madrid, Saviola deixou um Barça que curtia o auge da geração de Ronaldinho e Eto'o. Hoje, os astros são Messi, Neymar e Suárez, que vivem dias de incerteza sobre a participação do trio completo na decisão do torneio, uma vez que o brasileiro está em reta final de lesão na coxa esquerda, e o argentino não jogou nas semifinais por causa de uma cólica renal.

    - Não jogando nenhum dos dois, faz diferença, como na última partida. Não há o que se falar. O mundo do futebol conhece a maneira que jogam, a maneira com que se mexem, o quanto são perigosos quando se juntam. Mas não são só eles, há os jogadores que acompanham atrás. Vamos enfrentar uma equipe muito grande, mas creio que nós não viemos passear. Trataremos de estar à altura de fazer um grande jogo - opinou Saviola.

    O camisa 11 pregou como chave para tentar bater o Barça um River intenso, que não deixe os espanhóis jogarem e se ganharem confiança. Pedindo muita concentração, Saviola afirmou que um fator ainda pode ser diferencial para os argentinos: a força da "hinchada" millonaria presente ao Estádio Internacional de Yokohama, vinda após uma longa e cara viagem.

    - É emocionante, uma motivação para todos ver 15 mil pessoas vindo da Argentina, com uma esperança enorme. Sabemos que muitos gastaram tudo o que tinham e ainda mais. E nós sabemos a esperança que têm essas pessoas, e trataremos que isso seja uma motivação. Sair do gramado e já ver tanta gente... Para nós é muito emocionante.


    FONTE:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2015/12/marcado-pelo-barca-saviola-espera-emocao-defendendo-river-fin.html

    Messi lamenta ausência, mas avisa: "Espero estar 100% para jogar a final"

    Argentino, vítima de uma cólica renal, ainda será avaliado para saber se pega o River




    Por
    Yokohama, Japão



    (OBS. DO BLOG:
    PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC
    NO LINK DA FONTE NO  FIM
    DA MATÉRIA ABAIXO)



    Por conta de uma cólica renal, Messi foi desfalque de última hora no Barcelona, na semifinal desta quinta-feira contra o Guangzhou Evergrande. Com a vitória por 3 a 0 (veja os gols no vídeo acima), o time espanhol avançou para a final do Mundial de Clubes contra o River Plate, no domingo, mas o argentino ainda é dúvida. Após o triunfo, lamentou ter sido vetado, mas mostrou confiança na participação contra o time argentino.

    Iniesta, Messi e Piqué treino Barcelona Mundial de Clubes Japão (Foto: REUTERS/Yuya Shino)Messi treinou com Iniesta e Piqué na quarta, mas foi vetado de última hora na quinta-feira (Foto: REUTERS/Yuya Shino)


    - Grande trabalho de toda a equipe, estamos na final. Nunca é legal perder qualquer partida, mas espero estar 100% para jogar a final – disse Messi, em postagem no Facebook.

    Messi sequer foi ao estádio. Depois de participar normalmente dos três treinamentos do Barcelona no Japão, ele teve sua participação na semifinal inviabilizada, de acordo com comunicado oficial do Barcelona, por conta de uma cólica renal. O secretário-técnico do Barça, Robert Fernández, não descartou a presença do camisa 10 na partida de domingo.

    - Vamos esperar o que dizem os médicos e veremos. De qualquer forma, decidiremos nesta sexta-feira se terá condições de jogo - disse à "Catalunya Rádio", com base no fuso do Japão.

    O técnico Luis Enrique seguiu na mesma linha, sem se poderá contar tanto com Messi quanto com Neymar no domingo.

    - Ainda não sei se Neymar e Messi estarão disponíveis para a final. Eles também não sabem. Ninguém sabe - disse o treinador do Barcelona, citando o brasileiro, que sofreu uma lesão muscular na semana passada.



    Do Guarujá ao título: 13 coisas que você precisa saber sobre Mineirinho


    Campeão mundial ganhou do irmão a primeira prancha, já teve dor de cabeça com alfândega e fez pedido de casamento na TV. Treze é seu número de camisa e da sorte




    Por
    Rio de Janeiro



    (OBS. DO BLOG:
    PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS CLIC
    NO LINK DA FONTE NO  FIM
    DA MATÉRIA ABAIXO)



    Depois de batalhar por 10 anos, Adriano de Souza, o Mineirinho, alcançou o tão almejado título mundial. Da infância humilde no Guarujá, em São Paulo, até a conquista na última quinta-feira, em Pipeline, no Havaí, o surfista brasileiro se destacou desde cedo no cenário internacional, superou dificuldades e construiu o respeito na elite do surfe.


    + Veja como ficou o ranking mundial no fim da temporada 2015

    + Mineirinho conquista título mundial no Havaí com ajuda de Medina



    O mais novo campeão mundial teve uma temporada fantástica. Vencedor das etapas de Pipeline e de Margaret River, na Austrália, ele foi vice em Bells Beach e Trestles, e ainda terceiro lugar na Gold Coast australiana e em Hossegor, na França. Mas a conquista foi iniciada muito antes de começar em 2015. Diversas curiosidades envolvem a trajetória do paulista de 28 anos, o mais experiente do Brazilian Storm. O GloboEsporte.com listou 13 abaixo:

    Adriano de Souza, o Mineirinho, é campeão mundial de surfe na 11 etapa do circuito mundial em Pipeline no Havaí (Foto: David Abramvezt)
    Vitória em Pipeline garantiu o título mundial 
    a Mineirinho (Foto: David Abramvezt)


    RELAÇÃO COM O 13


    Mineirinho passa um mês na casa de Jamie O'Brien e treina com o especialista nos tubos de Pipeline, no Havaí (Foto: Divulgação/WSL)
    Número da sorte de Mineirinho é o 13 
    (Foto: Divulgação/WSL)


    Mas por que 13 curiosidades? A explicação está em nosso primeiro item: Mineirinho escolheu o número 13 para usar no Circuito Mundial de Surfe. Para ele, a relação não traz azar nenhum, pelo contrário. Na verdade, o número aparece de diversas formas na vida do surfista paulista e é considerado um amuleto do surfista. Ele nasceu no dia 13 de fevereiro de 1987, 13 é o DDD de Guarujá, sua terra natal, e ele venceu sua primeira etapa na elite do surfe no dia 13 de outubro de 2009, em Mundaka, na Espanha.


    MINEIRO DO GUARUJÁ

    Apesar do apelido, Adriano de Souza não é mineiro. O surfista de 28 anos nasceu no Guarujá, no litoral de São Paulo. A alcunha foi recebida por tabela. Pelo estilo discreto, o irmão mais velho Angelo de Souza era chamado de Mineiro pelos amigos. E então Adriano recebeu o diminutivo Mineirinho. O próprio surfista costuma dizer que segue o estilo mineiro, "comendo pelas beiradas".


    CAPITÃO NASCIMENTO

    "Mineirinho" é como Adriano de Souza é mais conhecido. Mas nos bastidores ele também é alvo de um outro apelido. O surfista brasileiro é chamado de Capitão Nascimento, personagem interpretado por Wagner Moura no filme "Tropa de Elite", por gostar de usar a frase "missão dada é missão cumprida". A máxima também tem a ver com seu jeito competitivo e sua gana de vencer.


    PRANCHA DE  30 HORAS

    A primeira prancha que Mineirinho ganhou foi comprada pelo irmão Angelo. O equipamento custou R$ 30. Pode parecer pouco, mas, na época, o valor era muito para a família que vivia de forma simples, em um bairro humilde do Guarujá.


    AMIZADE COM RICARDINHO

    Primeiro campeão da etapa de Teahupoo (2008), Ricardo dos Santos era considerado um irmão para Mineirinho. Os dois eram melhores amigos, e o big rider ajudou muito o paulista de Guarujá no surfe de ondas pesadas e em tubos. Ricardinho morreu em janeiro deste ano, vítima de tiros disparados por um policial militar na Guarda do Embaú (SC). Desde então, Mineirinho prometeu homenagear o surfista caso viesse a conquistar o título mundial e cumpriu a promessa. No decorrer da temporada, outras homenagens foram feitas. Ele tem a mesma tatuagem que o catarinense tinha no braço (as palavras "força", "equilíbrio" e "amor") e escreveu uma mensagem na prancha em sua lembrança quando venceu em Margaret River, em abril.


    EXPERIÊNCIA

    Mineirinho é o brasileiro que está mais tempo no Circuito Mundial. Essa foi a décima temporada dele, coroada com a primeira colocação do ranking. Anteriormente, o melhor que o paulista havia conseguido foi ter terminado em quinto lugar em três oportunidades.

    2015: campeão
    2014: 8º
    2013: 13º
    2012: 5º
    2011: 5º
    2010: 10
    2009: 5º
    2008: 7º
    2007: 28º
    2006: 20º



    TOPO

    Desde muito tempo Mineirinho vinha colhendo resultados no surfe internacional. Já havia se revelado para o mundo ao ser o campeão mundial júnior mais jovem da história, com 16 anos. E também colocou o Brasil entre os grandes ao ser o primeiro surfista do país a liderar o ranking mundial. Foi em 2011, logo após ter conquistado a etapa do Rio de Janeiro, nas ondas da Barra da Tijuca.


    ALGOZ DE SLATER

    Mineirinho é um dos surfistas que mais causaram dor de cabeça a Kelly Slater, onze vezes campeão mundial. Apesar de já ter perdido 12 vezes, o brasileiro, junto com o australiano Mick Fanning, é quem mais derrotou o americano em baterias na elite do surfe. São 10 vitórias na carreira.

    Kelly Slater Hossegor surfe (Foto: Divulgação/WSL)
    Kelly Slater perdeu 10 vezes para Mineirinho 
    (Foto: Divulgação/WSL)


    PROBLEMAS NA ALFÂNDEGA

    e problemas dentro e fora do circuito. No ano passado, conviveu com as lesões e foi prejudicado durante a temporada. O paulista também sofreu com a alfândega brasileira algumas vezes. Em 2012, teve o troféu de Jeffrey's Bay retido na Polícia Federal e chegou a apelar até à presidente Dilma para reaver a taça. Em 2014, ficou sem sete pranchas dias antes da etapa do Rio de Janeiro ao ter o material apreendido no aeroporto. O equipamento havia sido despachado pela sua equipe, e o surfista precisou ir até o local para obter a liberação, explicando que era para uso profissional.


    surfe Mineirinho protesto (Foto: Reprodução / Facebook)
    Mineirinho teve muita dor de cabeça com a 
    Polícia Federal (Foto: Reprodução / Facebook)


    FORA DE PIPE EM 2014

    No ano passado, o paulista do Guarujá sofreu um acidente quando surfava em Keramas, na Indonésia. Ele precisou realizar uma plástica no rosto e aproveitou para realizar também uma cirurgia no nariz para corrigir o desvio de septo. Como já estava fora da briga pelo título mundial, no ano passado, e também precisava recuperar de sua lesão no joelho, Adriano abdicou do Pipeline Masters para voltar com tudo neste ano.


    VISTO AMEAÇAD



    Se no ano passado, o surfista enfrentou problemas na alfândega brasileira, no início deste ano, Mineirinho também levou um susto quando foi renovar o visto australiano. Como no ano passado ele acabou ficando um mês a mais na Austrália por conta dos campeonatos, o governo local quis barrar o seu visto. Mas, com a ajuda do governo brasileiro, deu tudo certo e ele embarcou numa boa.


    PEDIDO DE CASAMENTO NO ESQUENTA!

    Mineirinho fez dois pedidos de casamento à catarinense Patrícia Eicke no ano passado. O segundo foi no palco do programa Esquenta!, da TV Globo, com direito até a visual havaiano. Foi uma lembrança do pedido real, feito em 2013 numa superprodução na praia do Haleiwa, no Havaí.


    SUSTO NA INDONÉSIA

    Mineirinho surfe (Foto: Reprodução/Facebook)Mineirinho surfe (Foto: Reprodução/Facebook)


    No ano passado, Mineirinho levou um susto. Em junho, ele sofreu um acidente durante um treino em Keramas, na Indonésia. O surfista estava dentro de um tubo quando foi atingido pela prancha de outro surfista que remou contra a parede da onda ao invés de ir em direção à espuma. O brasileiro fraturou o nariz, torceu o tornozelo e levou dois pontos no rosto. Mineirinho passou por uma cirurgia e precisou repousar, o que atrapalhou a sua temporada em 2014.


    FONTE:
    http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/12/do-guaruja-ao-titulo-veja-13-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-mineirinho.html

    Noiva de Mineirinho quer usar troféu para gelar champanhe na lua de mel


    Com casamento marcado com o campeão mundial para o dia 23 de janeiro, modelo catarinense comemora sucesso do companheiro há cinco anos e meio: "Batalhador"




    Por
    Direto de Oahu, Havaí


    (OBS. DO BLOG:
    PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
    NO LINK DA FONTE NO  FIM
    DA MATÉRIA ABAIXO)



    Adriano de Souza Mineirinho Patrícia Eicke Pipeline surfe (Foto: Reprodução/Instagram)Adriano e Patrícia posam com o troféu no palanque de Pipe (Foto: 
    Reprodução/Instagram)


    O troféu de campeão mundial recebido por Adriano de Souza vai ser bastante útil na lua de mel do novo número 1 do surfe. Noiva de Mineirinho, a modelo Patrícia Eicke quer aproveitar o formato do cobiçado objeto para encher com gelo e champanhe. Juntos há cinco anos e meio, os dois vão se casar no dia 23 de janeiro, em Florianópolis, terra da moça para onde o surfista se mudou no ano passado.

    - Olhei o troféu e já pensei nisso. Ele não vai querer desgrudar do troféu, então podemos levar para a lua de mel e usar para colocar champanhe - brincou Patrícia.

    Informado sobre o uso que será dado ao seu mais novo xodó, Adriano riu bastante e aproveitou para contar que está difícil escolher um lugar e a hospedagem para a lua de mel.

    - Vai ser uma lua de mel muito louca, porque eu não consigo me desligar. Eu não consigo me ver parado, então todos os hotéis que vi tinham que ter academia para eu cuidar do meu corpo para estar bem quando voltar a surfar - comentou Mineirinho.


    + Confira como ficou o ranking mundial no fim da temporada

    + Mineirinho conquista título mundial no Havaí com ajudinha de Gabriel Medina

    + Medina vira sobre Fanning com belo aéreo, vai à final e leva Tríplice Coroa

    + Sem título, Filipinho evita polêmica, exalta ano e diz: "Voltarei mais forte"



    Companheira de Adriano em metade dos dez anos dele no Circuito Mundial até chegar ao histórico caneco, a catarinense viu de perto todo o esforço dele durante a longa jornada rumo ao topo do mundo. Ela lembrou que muitos duvidavam que o noivo seria campeão mundial e, de quebra, conquistaria também o prestigioso Pipe Masters.

    - O Adriano esperava há dez anos ser campeão mundial, e eu esperei junto com ele por cinco anos e meio. Ele é muito focado, batalhador e graças a Deus chegou o grande dia dessa conquista. Ele não só venceu o Mundial, como venceu o Pipe Masters. Muita gente falou que ele não iria conseguir nenhum dos dois. Mas ele mostrou que pode e vai vir com tudo no ano que vem.

    Patrícia Eicke noiva Adriano de Souza Mineirinho Havaí (Foto: David Abramvezt)
    Orgulhosa de Adriano, Patrícia agora é noiva 
    de um campeão mundial (Foto: David Abramvezt


    FONTE:

    Kelly Slater exalta "trabalho duro" de Mineirinho, e Fanning diz: "Te amo"


    Maior campeão da história do surfe, americano parabeniza brasileiro pela conquista, enquanto australiano fala da amizade entre eles e diz estar orgulhoso




    Por
    Havaí, EUA


    Além da euforia por ter conquistado seu primeiro título mundial de surfe aos 28 anos, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, ainda vive um estágio de sonho, com elogios vindos de todas as partes por seu feito. Na manhã desta sexta-feira, foi a vez de nada menos que Kelly Slater, a maior lenda da história do surfe com 11 conquistas mundiais, prestar sua homenagem ao atual campeão.

    - Não existe substituto para trabalho duro e vontade. Talento nato por si só já foi provado diversas vezes que faz grandes homens não serem bons o suficiente. Há apenas um caminho para vencer o título mundial em cada ano e esse cara desvendou o enigma antes do resto de nós desta vez. Não há ninguém mais apaixonado ou aplicado ou disposto a viajar quilômetros e semanas a mais no caminho para a vitória. Parabéns pela realização de um objetivo de vida hoje, meu amigo.

    Kelly Slater posta homengem a Mineirinho no Facebook (Foto: Reprodução / Facebook)
    Kelly Slater postou homengem a Mineirinho no 
    Facebook (Foto: Reprodução / Facebook)


    Mais cedo, foi a vez de Mick Fanning, vice-campeão da atual temporada e que lutou pelo título com Mineirinho em Pipe Masters, render sua reverência ao brasileiro. O australiano postou uma foto sua abraçado a Adriano de Souza e disse estar orgulhoso do amigo.

    - Sim, Adriano de Souza! Eu estou muito orgulhoso de você, parceiro. Não importa de onde você vem... Trabalho duro e coração prevalecem. Muito obrigado pela amizade. Te amo, irmão.

    Mick Fanning parabeniza Mineirinho por título mundial  (Foto: Divulgação)
    Mick Fanning parabeniza Mineirinho por 
    título mundial (Foto: Divulgação)


    SAIBA MAIS:
    Adriano de Souza é campeão mundial de surfe em 2015
    Do Guarujá ao título: veja 13 coisas que você precisa saber sobre MineirinhoNoiva de Mineirinho quer usar troféu para gelar champanhe na lua de mel
    Mineirinho agradece ajuda de Medina e custa a crer no título: "É uma loucura"


    FONTE:
    http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/12/kelly-slater-presta-homenagem-mineirinho-apos-titulo-talento-nato.html

    CT, Pipe, QS, Tríplice Coroa... Brazilian Storm é "campeão de tudo" em 2015


    Mineirinho é campeão mundial, Medina fatura a Tríplice Coroa, Caio Ibelli fica em primeiro no QS, Italo Ferreira é o calouro do ano, e Samuel Pupo o melhor sub-16




    Por
    Oahu, Havaí, e Rio de Janeiro



    (OBS. DO BLOG:
    PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
    NO LINK DA FONTE NO  FIM
    DA MATÉRIA ABAIXO)



    O ano de 2015 não poderia ter sido melhor para o surfe brasileiro, que terminou com os melhores surfistas da temporada tanto na elite como na Divisão de Acesso (QS), além de ter faturado as principais disputas do esporte. A temporada histórica foi encerrada com o título mundial para Adriano de Souza, que manteve a sequência para o país, depois da inédita conquista de Gabriel Medina, no ano passado. De quebra, Mineirinho arrematou o cobiçado troféu do Pipeline Masters, na lendária praia do North Shore da ilha de Oahu, no Havaí.

    - A fase dos brasileiros é muito boa. Eu me sinto muito feliz por ter ajudado neste caminho. O Gabriel foi campeão mundial no ano passado, agora fui eu. Podemos ter outros no futuro. O importante é trabalhar sério, se dedicar e acreditar - disse Mineirinho.

    Havaí, a "meca" do surfe. A final brasileira deixou um gosto amargo para o vice, Medina, porém, ele não saiu do arquipélago da Polinésia de mãos vazias. Primeiro brasileiro campeão do mundo, o fenômeno de Maresias venceu a tradicional Tríplice Coroa Havaiana, composta por três etapas, Haleiwa e Sunset Beach, de nível seis estrelas Prime pelo QS, e Pipeline, última parada do Circuito Mundial de Surfe (CT).

    - É o melhor momento que o Brasil já teve no surfe. Estou muito feliz de fazer parte disso, inspirar os outros e servir de exemplo. Os brasileiros estão acreditando nos seus sonhos e conquistando bastante coisa. Com tanto cara bom, vai ficar mais difícil ganhar, mas isso é importante para o surfe - afirmou Medina.

    Na elite, o Brazilian Storm ("Tempestade Brasileira"), apelido dado à geração de ouro do surfe brasileiro, ainda se despediu com uma importante conquista: "calouro do ano". Vice-campeão mundial júnior, em outubro do ano passado, Italo Ferreira terminou o ano em sétimo lugar do ranking mundial e foi o melhor estreante. Ele entrou em 2015 como um desconhecido do grande público, porém, se mostrou um dos mais perigosos e completos surfistas do planeta, superando gigantes como Kelly Sater, Mick Fanning e Gabriel Medina.

    - Foi um ano de estreia excelente para mim na elite. Eu me senti muito bem, o meu surfe encaixou em diferentes tipos de ondas e ganhei esse título de calouro do ano. Espero ir ainda melhor em 2016 - comentou Italo.

    Italo Ferreira final Peniche surfe (Foto: Divulgação/WSL)Italo Ferreira em um belíssimo aéreo na final em Peniche, Portugal (Foto: Divulgação/WSL)


    O potiguar de 21 anos, dono de um estilo progressivo e inovador, desbancou na disputa o também brasileiro Wiggolly Dantas (15º), o havaiano Keanu Asing (20º), o neozelandês Ricardo Christie (31º) e o australiano Matt Banting (33º), que teve um marcado por uma grave lesão e perdeu seis de 11 etapas do Tour. O objetivo de Italo em sua temporada de estreia era terminar no top 10 e ser o melhor calouro. 

    Representado por sete atletas na elite, o Brasil conquistou seis títulos na temporada de 2015. Filipe Toledo abriu o caminho com a vitória na etapa de abertura, na Gold Coast australiana, e ainda levantou a taça no Rio de Janeiro e em Peniche, Portugal. Medina levou em Hossegor, na França, e foi um dos heróis do título de Adriano ao desbancar Mick Fanning na semifinal no Havaí. Campeão mundial, Mineirinho venceu em Margaret River, na Austrália, e Pipeline, diante de milhares de torcedores brasileiros que coloriram de verde e amarelo as areias da lendária praia havaiana.

    Caio Ibelli surfe (Foto: WSL/ Divulgação)
    Caio Ibelli levanta voo em aéreo poderoso. 
    Paulista do Guarujá terminou QS na 
    liderança (Foto: WSL/ Divulgação)


    Se na elite o país se consolidou como uma das grandes potências do esporte, ao lado de Austrália, Havaí e Estados Unidos, na Divisão de Acesso (QS), a tempestade, que já virou furacão, também deixou a sua marca. Campeão mundial júnior em 2012, Caio Ibelli terminou o ano na liderança e assegurou a vaga entre os 34 melhores do mundo no ano que vem. Outros três brasileiros também se garantiram. Miguel Pupo, da elite, permaneceu no grupo pelos resultados do QS. Vindos da Divisão de Acesso, o catarinense Alejo Muniz volta ao CT depois de um ano fora, e Alex Ribeiro fará a sua estreia no "Circuito dos Sonhos". 

    Como se não bastasse ter sido "campeão de tudo", o Brasil mostrou que está no caminho certo, graças à uma promissora geração que tem tudo para dominar o esporte. Irmão caçula de Miguel Pupo, Samuel foi o melhor do mundo entre atletas até 16 anos e provou que tem potencial de sobra para chegar ao lugar hoje ocupado Adriano de Souza. Ele entrou no QS nesta temporada com apenas 14 anos. Samuca, como costuma ser chamado, tem um contrato assinado com a mesma marca que descobriu Medina e parece estar seguindo os passos do local de Maresias. O caçula da família Pupo conquistou este ano o título do "Grom Search", após ganhar duas notas 10 na final. 

    Samuel Pupo conquista título do "Grom Search", após ganhar duas notas 10 na competição (Foto: MUNIR EL HAGE)
    Samuel Pupo conquistou título do "Grom Search", 
    após ganhar duas notas 10 na competição 
    (Foto: Munir El Hage)


    FONTE:

    Com resultado de Pipe, Jadson segue na elite; e Brasil terá 10 no CT em 2016


    Potiguar corria risco de ficar fora dos 22 classificados para elite no próximo ano, mas com derrotas de Hobgood e Melling nas quartas, brasileiro terminou em 21º no ranking




    Por
    Rio de Janeiro
    Jadson André Fiji treino surfe (Foto: Divulgação/WSL)Jadson segue na elite (Foto: Divulgação/WSL)


    Eliminado na segunda fase em Pipeline, Jadson André não entrou na água nesta quinta-feira, mas tem muito o que comemorar. Os resultados finais da última parada do Circuito Mundial de Surfe em 2015 garantiram a permanência do potiguar entre os 22 que seguem na elite do surfe na próxima temporada. O surfista terminou o ano em 21º lugar. Com isso, o Brasil terá dez competidores em 2016, segundo maior contingente do país. O recorde é de 11, em 2001. Dos dez representantes da “Brazilian Storm” em 2016, seis deles garantiram a vaga pelo próprio CT: Adriano de Souza (campeão mundial), Gabriel Medina (3º), Filipe Toledo (4º), Italo Ferreira (7º), Wiggolly Dantas (15º) e o próprio Jadson André (21º). Já Miguel Pupo terminou fora da zona, em 27º, mas garantiu a sequência na elite ao ficar entre os dez melhores do QS, a divisão de acesso, onde terminou em 4º lugar.

    -  Estou bem mais aliviado em ter permanecido na elite. Era tudo que eu mais queria. Já que eu não poderia mais batalhar, minha única fé era que os resultados se encaixassem. Eu estava bem nervoso, bem ansioso, mas tinha muita gente torcendo orando. Agora não tem muito o que comemorar. Não era esta a situação que eu queria passar no fim do ano. É ligar o botão do reset e começar o ano do zero. Agora vou trabalhar três, quatro vezes mais para não passar mais por essas roubadas. Quero ter um ano incrível e nunca mais passar por isso - disse Jadson.

    As caras novas da Tempestade Brasileira ficam por conta de: o paulista Caio Ibelli, campeão do QS em 2015; Alejo Muniz, argentino naturalizado brasileiro, que retorna à elite após um ano (6º no QS); e o também paulista Alex Ribeiro (8º no QS).

    Jadson chegou a Pipe na 20ª posição do ranking e precisava terminar entre os 22 para seguir na elite, mas a eliminação precoce na 2ª fase colocou em risco sua vaga para 2016. Já superado por Keanu Asing, que avançara para o round 3, o brasileiro não podia perder mais duas posições. Para isso, o potiguar, já de volta ao Brasil, precisava torcer para que duas das possibilidades a seguir não acontecessem nos últimos dias de evento: Michel Bourez passar do round 3, Sebastian Zietz chegar às quartas de final, CJ Hobgood chegar à semifinal, Adam Melling chegar à semifinal, Jordy Smith chegar à semifinal ou Glenn Hall ser campeão.

    Filipe Toledo e outros membors do "Brazilian Storm", a "Tempestade Brasileira" (Foto: Reprodução/Instagram)
    Medina, Jadson, Pupo, Filipinho, Mineirinho, 
    Italo e Wiggolly ganharão a companhia de 
    Caio Ibelli, Alejo Muniz e Alex Ribeiro na 
    elite do surfe mundial em 2016 (Foto: 
    Reprodução/Instagram)


    Na quarta-feira, Smith, Bourez, Zietz e Glen Hall foram eliminados na 3ª fase. Com as classificações de Adam Melling e CJ Hobgood para as quartas de final, o grito de alívio ficou para o último dia de competição. Ambos foram derrotados nesta quinta-feira, fazendo com que Jadson terminasse o ano em 21º e garantisse seu lugar na elite em 2016.


    LISTA DOS BRASILIRIROS  NO CIRCUITO MUNDIAL EM 2016

    Adriano de Souza (Campeão do Circuito Mundial)
    Gabriel Medina (3º colocado do CT)
    Filipe Toledo (4º colocado do CT)
    Italo Ferreira (7º colocado do CT)
    Wiggolly Dantas (15º colocado do CT)
    Jadson André (21º colocado do CT)
    Caio Ibelli (Campeão do QS)
    Miguel Pupo (4º colocado do QS)
    Alejo Muniz (6º colocado do QS)
    Alex Ribeiro (8º colocado do QS)


    FONTE:
    http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/12/com-resultado-de-pipe-jadson-segue-na-elite-brasil-tera-10-surfistas-em-2016.html

    Mineirinho dedica título a Ricardinho e irmão: "No topo do mundo por R$30"


    Campeão mundial relembra big rider catarinense, morto por policial militar em janeiro: "Fiz tatuagem em homenagem a ele. Força, equilíbrio e amor. Era o que eu precisava"




    Por
    Direto de Oahu, Havaí


    (OBS. DO BLOG:
    PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC
    NO LINK DA FONTE NO  FIM
    DA MATÉRIA ABAIXO)


    Em janeiro deste ano, o mundo do surfe ficou de luto com a morte de Ricardo dos Santos. Especialista em tubos, o big rider catarinense foi assassinado de forma brutal por um policial na Guarda do Embaú (SC). Desde o início deste temporada, Adriano de Souza, o Mineirinho, prometeu homenagear o surfista, considerado um irmão para o paulista do Guarujá. Dito e feito. Após garantir o seu primeiro título mundial ao derrotar o havaiano Mason Ho na semifinal, depois de ver o seu rival, Mick Fanning, tropeçar diante de Gabriel Medina, Mineirinho fez um discurso emocionado e dedicou a conquista a Ricardinho. De quebra, Mineirinho superou Medina na final e tornou-se o primeiro brasileiro campeão do Pipeline Masters.


    + Confira como ficou o ranking mundial no fim da temporada

    + Mineirinho conquista título mundial no Havaí com ajudinha de Gabriel Medina

    + Medina vira sobre Fanning com belo aéreo, vai à final e leva Tríplice Coroa

    + Sem título, Filipinho evita polêmica, exalta ano e diz: "Voltarei mais forte"



    Adriano de Souza, o Mineirinho, é carregado nas areias de Pipeline e vibra muito com o título mundial (Foto: WSL / Kirstin Scholtz)
    Adriano de Souza, o Mineirinho, é carregado 
    em Pipeline e vibra muito com o título 
    mundial (Foto: WSL / Kirstin Scholtz)


    - É uma sensação incrível. Queria dedicar esse título ao meu bom amigo, Ricardo dos Santos, ele pavimentou o meu caminho. Eu fiz essa tatuagem (apontando para o braço, com as palavras "força", "equilíbrio" e "amor") em homenagem a ele, ele tinha essa mesma tatuagem no mesmo lugar. Força, equilíbrio e amor. Era tudo o que eu precisava este ano para conquistar o título mundial. No meio do caminho eu achei que Mick merecia mais, mas ele é um cara forte demais, tricampeão, lutando até o fim. Na minha cabeça em todo o tempo eu vi o Gabriel me dando o título nas mãos. Preciso agora dar um break antes de começar tudo novamente. Nessas horas vêm muitas coisas na cabeça, quando ninguém acreditava em mim, e quando perdi Portugal achei que o campeonato tinha ido embora. Queria agradecer muito a Deus por este momento e dizer que sou muito abençoado por ele e pelo Ricardinho. Vou carregar a alma dele comigo para sempre. Sei que ele vai estar junto comigo e ele está lá em cima olhando por mim. Dedico esse troféu ao meu irmão Angelo que com 30 reais comprou uma prancha pra mim, na época era muito dinheiro. Estou no topo do mundo por 30 reais - disse Mineirinho, aos prantos.

    Ao de longo de cada uma das 11 etapas do Circuito Mundial, Mineirinho se sentiu impulsionado por uma força maior. Era como se Ricardinho estivesse ali presente, lhe enviando ondas, muitas delas, salvadoras. Há dez anos na elite do surfe mundial, o paulista do Guarujá, que ajudou a abrir os caminhos para a geração de Gabriel Medina, conquistou o seu maior sonho e eternizou o seu nome na história do esporte.

    Queria dedicar esse título ao meu bom amigo, Ricardo dos Santos. Eu fiz essa tatuagem (apontando para o braço, com as palavras "força", "equilíbrio" e "amor") em homenagem a ele.  Era tudo o que eu precisava este ano para conquistar o título mundial" 
    Adriano de Souza

    Adriano também aproveitou para dedicar a conquista ao irmão Angelo de Souza, que lhe deu a sua primeira prancha de surfe, por R$ 30, que, na época, era muito para a família que vivia de forma simples, em um bairro humilde do Guarujá, litoral paulista.

    - Não posso deixar de agradecer ao meu irmão, que me deu a minha primeira prancha. Sem esse presente, nada disso teria acontecido. Ele foi muito importante nessa caminhada. Muito obrigado, meu irmão, eu te amo. Amo toda minha família. Não vejo a hora de ver vocês. Não vejo a hora de ver esse troféu gigante na minha mão - acrescentou.

    O mais novo campeão mundial teve uma temporada fantástica. Vencedor das etapas de Pipeline e de Margaret River, na Austrália, ele conquistou o vice em Bells Beach e Trestles, e ainda o terceiro lugar na Gold Coast australiana e em Hossegor, na França.

    O Brasil teve um ano perfeito no surfe. Além do título mundial de Mineirinho, que ainda arrematou o troféu do Pipeline Masters, o país pode comemorar a conquista da Tríplice Coroa Havaiana por Gabriel Medina, o prêmio de calouro do ano para Italo Ferreira e vitória verde amarela em seis de 11 temporadas na elite do esporte. A tempestade também varreu a Divisão de Acesso (QS). Caio Ibelli terminou o ano na liderança do ranking que dá acesso ao Circuito Mundial e será outra novidade do Brazilian Storm em 2016. Irmão caçula de Miguel Pupo, Samuel sagrou-se campeão mundial sub-16 e mostrou que o futuro também será promissor.


    *Colaborou: Carol Fontes, do Rio de Janeiro


    FONTE:
    http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/12/aos-prantos-mineirinho-dedica-o-titulo-ao-amigo-ricardinho-morto-em-janeiro.html