terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Guardiola, promessa de ano vencedor e desconfiança: um papo com Deivid


Novo treinador do Cruzeiro concede primeira entrevista exclusiva e fala sobre primeira chance na nova carreira e desafios que terá pela frente no comando do time mineiro




Por
Belo Horizonte


(OBS. DO  BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO, CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM DA
MATÉRIA  ABAIXO).


A escolha de Deivid de Souza para ser o novo treinador do Cruzeiro dividiu a torcida (relembre como foi a apresentação do ex-jogador).

  Uma parte - a maioria, diga-se - aprovou o nome, confiando no bom relacionamento com o elenco e nas horas em que ele passa estudando futebol e aprimorando seus conhecimentos sobre o esporte.

Outros acreditam que falta maturidade a Deivid, já que o Cruzeiro é o primeiro time que ele vai dirigir. As desconfianças não desanimam o ex-atacante de Santos, Corinthians, Bordeaux, da França, Sporting, de Portugal, e Fenerbahce, da Tuquia, Flamengo, Coritiba e do próprio Cruzeiro. Pelo contrário. Ele tem na ponta da língua a resposta para os que desconfiam de seu futuro, ao citar que pode e tem capacidade de Pep Guardiola à frente de Barcelona e Bayern de Munique, entre outros exemplos de sucesso no futebol mundial.

Morando na Toca da Raposa II desde que chegou ao Cruzeiro, em junho deste ano, como membro da comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo, Deivid tem passado a maior parte de seu tempo envolvido em cursos e estudos sobre futebol. Com a saída de Luxa, em setembro, foi convidado pela diretoria para ser membro fixo da comissão técnica do clube. Exerceu este cargo até a saída de Mano Menezes para o futebol chinês.

Cruzeiro; Deivid (Foto: Washington Alves)Deivid acredita em ano vencedor e time vibrante na próxima temporada (Foto: Washington Alves)


A efetivação como técnico de um dos maiores clubes brasileiros não o assusta. Em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com, ele conta como recebeu o convite, como está sua preparação para o desafio de tanta responsabilidade e o que o torcedor do Cruzeiro pode esperar na próxima temporada.
GloboEsporte.com: Como você recebeu a proposta para assumir o comando do Cruzeiro? Você está preparado para este desafio?

Deivid: Eu me sinto preparado. Estou me preparando desde 2007, quando eu ainda jogava. Fiz alguns cursos na Turquia, estudando e lendo muitos livros. Estou feliz, já tinha essa vontade de parar de jogar futebol cedo e me preparar para ser treinador. Tive a mesma proposta que o Cruzeiro me fez, de ser auxiliar técnico fixo, do Flamengo, mas achei que não era o ideal àquela altura. Como o Vanderlei Luxemburgo tinha me levado, resolvi sair com ele. No Cruzeiro foi diferente, ele me aconselhou a ficar, e o presidente (Gilvan de Pinho Tavares) me pediu, para que, daqui a dois anos, eu virasse o treinador. Mas isso veio antes. Para muitos, foi uma grande surpresa, mas para mim, não. Eu já vinha me preparando. Estou muito feliz e tenho certeza que terei muito sucesso, assim como tive como atleta.


LEIA MAIS
Cruzeiro tem interesse em jogador que estaria na mira do Barça
Meia argentino rejeita oferta milionária da Raposa
Diretoria cruzeirense negocia empréstimo de jogadores


A diretoria do Cruzeiro chegou a conversar com treinadores de renome, como Sampaolli, Bielsa e Levir Culpi, mas acabou confiando em você. A responsabilidade aumenta com isso?

- Minha metodologia de treinamento passa muito perto do que o clube quer. Eu passei isso para eles. Nós conseguimos achar o conceito. Temos conceito e conteúdo. Independentemente de quem seja o treinador do Cruzeiro, o clube tem que fazer uma entrevista para ver se ele tem o perfil do clube. Se ele conhece a história do clube, com Dirceu Lopes, Tostão, Piazza, Alex, Éverton Ribeiro, um futebol que joga. Não adianta você trazer um treinador que não se identifique com o clube, que joga na defensiva. Não vai dar certo. Você tem que trazer alguém com as características e o perfil do clube e que conheça a história. Eu deixei isso bem claro para a diretoria e para os jogadores. As três partes se encaixaram, diretoria, jogadores e comissão técnica. Então, temos tudo para ter um ano de 2016 de muitas conquistas. 


Os jogadores foram praticamente unânimes ao apoiar seu nome. Até que ponto o bom relacionamento com o elenco facilita seu início de trabalho?
 - Facilita muito. A maneira como eu abordei os jogadores, a maneira como sempre dirigi os treinamentos e a maneira como eles me receberam mostram respeito. Meus 18 anos jogando me credenciaram a ser o favorito para eles. Tudo é respeito, credibilidade e confiança. Se não tivesse confiança dos atletas, com certeza, eu não estaria como treinador do Cruzeiro. Então, eu acho que tenho tudo pra ajudar os jogadores a fazer um grande trabalho. Até porque eles é que são os donos do espetáculo. Eu sou uma peça pequenina tentando contribuir para que eles deem espetáculo no domingo. Fazendo o que eles sabem de melhor, que é jogar futebol

Algumas pessoas te considerem inexperiente para a importância do cargo. Como você vê essa desconfiança em relação ao seu trabalho? Isso pode te atrapalhar?
Eu estudo futebol 24 horas. Eu quis morar na Toca da Raposa II para pensar em futebol o tempo todo. Isso é minha vida. Isso que estou tendo hoje foi o futebol que me deu. Então sou muito grato. Tenho que vivenciar isso aqui, porque é o que sei fazer de melhor
Deivid
- Eu vejo essa desconfiança de forma natural. Isso é cultural no Brasil. O treinador do Hoffenheim tem 28 anos. O Villas Boas tem 33 e foi campeão da UEFA, da Liga Europa, da Liga de Portugal e da Supercopa. O Gary Neville é treinador do Valencia. O Guardiola era só um ex-jogador e não tinha dirigido nenhum clube profissional, e o presidente do Barcelona deu uma chance a ele, que conquistou uma sequência histórica de vitórias. São treinadores jovens e muito capacitados. Infelizmente, aqui no Brasil, as pessoas analisam a idade e não o trabalho. Se você tem 16 anos, você é jovem. Se você tem 53, você está ultrapassado. Não é assim, você tem que ter um critério. Então, por isso que, às vezes, você tem mais tempo de trabalhar na Europa, porque lá você tem um conceito. Independente se você ganhar ou perder, eles analisam o trabalho como um todo, como um conceito. Isso o clube leva até o final.

De que formas você se preparou para se tornar técnico? Desde cursos, leituras, mídia training, fonoaudiólogo até conversas com ex-companheiros e demais profissionais do futebol.
 - Eu tive cinco escolas diferentes na Europa. Aqui no Brasil foram duas, o Vanderlei e o Mano Menezes. Com o Vanderlei passei muitos anos, como atleta e auxiliar, com o Mano foram três meses. São escolas diferentes e vencedores. Claro que estas escolas têm altos e baixos, como acontece com o José Mourinho hoje. Ele ganhou tudo durante 10, 15 anos, mas hoje vive um momento difícil. Essas cinco escolas que eu tive na Europa me deram embasamento em tudo, em matéria de conteúdo, conceitos e princípios. Estou em busca de mais conhecimento. Venho me preparando e estudando há muito tempo. Eu estudo futebol 24 horas. Eu quis morar na Toca da Raposa II para pensar em futebol o tempo todo. Isso é minha vida. Isso que estou tendo hoje foi o futebol que me deu. Então sou muito grato. Tenho que vivenciar isso aqui, porque é o que sei fazer de melhor. Cada vez mais estou atrás de coisas novas para ter sucesso em 2016.

Pep Guardiola técnico Bayern (Foto: Getty Images)
Pep Guardiola e outros treinadores são espelho 
para Deivid, em seu desafio no Cruzeiro 
(Foto: Getty Images)


O que a torcida do Cruzeiro pode esperar em 2016?
 - O torcedor pode esperar um time cheio de vontade. O Cruzeiro vai entrar para ganhar, como sempre entrou. Não podemos passar o ano de 2016 como passamos o de 2015. O Cruzeiro é muito grande e tem que pensar grande. O Cruzeiro não pode pensar em disputar, tem que pensar em ganhar. Nós dirigimos um clube grande, acostumado a ganhar títulos. Pode esperar um Cruzeiro com muito toque de bola, com muita pressão, compactado e sempre jogando pra ganhar. É isso que o torcedor do Cruzeiro pode esperar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/12/guardiola-promessa-de-ano-vencedor-e-desconfianca-um-papo-com-deivid.html

Filipinho, Fanning e Mineirinho surfam para levarem título mundial nesta terça


Em caso de disputa da 3ª fase, três melhores do ranking têm chance de fecharem o dia levantando o troféu de campeão da temporada 2015 do Circuito Mundial de surfe




Por
Direto de Oahu, Havaí

Adriano de Souza Mineirinho, Fanning, Filipe Toledo Filipinho troféu Pipeline surfe (Foto: Divulgação/WSL)Mineirinho, Fanning e Filipinho posam com o troféu de campeão mundial (Foto: Divulgação/WSL)


Esta terça-feira, dia 15 de dezembro, pode ser o dia da coroação do campeão mundial de surfe de 2015. Dois brasileiros (Filipe Toledo e Adriano de Souza) e um australiano Mick Fanning podem fechar o dia com o cobiçado caneco disputado ao longo de 11 etapas ao redor do planeta neste ano. Para que isso aconteça, primeiramente, o evento de Pipeline, no Havaí, precisa ser retomado em sua terceira fase nesta terça. As previsões de maré indicam que isso vai acontecer a partir das 16h (de Brasília) ou algumas poucas horas depois.

Com o andamento do terceiro round, Filipinho levantará o caneco mesmo se for derrotado pelo havaiano Mason Ho, na bateria 7, caso Mineirinho, Mick, Gabriel Medina e Julian Wilson não vençam os seus confrontos. No caso de Adriano e Fanning, eles precisam ser o único dos cinco candidatos ao título a vencer.

- Eu sei que posso ser campeão caso os outros concorrentes ao título sejam derrotados. É uma chance, mas eu prefiro não ficar pensando nisso. Vou fazer o meu trabalho, vencer minha bateria e depois eu penso no que pode acontecer - disse Filipinho.


+Mineirinho e Medina afinam os cascos para a terceira fase em pico ao lado de Pipe
+ Pai, "paizão e padrasto: intimidade ajuda técnicos a comandar trio brasuca
+Medina bota fé no bi e intimida rivais por título: "Se falharem, estou aqui"
+Slater aposta em Fanning, mas enche a bola de brasileiros: "Futuro do surfe"
+Dono de Pipeline, havaiano polêmico pode tirar Fanning e dar título ao Brasil

+Memória de Ricardinho dos Santos impulsiona Mineirinho: "Sempre me manda onda"

+ Medina celebra namoro após perder o foco com fama e mulheres: "Foi difícil"
+ Fanning cita tubarão, mas não se vê o maior merecedor do título: "Briga boa"



+ Confira o ranking da temporada 2015


Caso seja eliminado na terceira fase, Toledo só continuará vivo na luta pelo seu primeiro título mundial se Mineirinho e Fanning também caírem. Nesta situação, o caçula da elite estacionaria nos 50.950 pontos e passaria a secar Gabriel Medina, que conquistaria o bicampeonato alcançando a final (51.600), e Julian Wilson, que se fosse vencedor da etapa de Pipeline pelo segundo ano seguido iria aos mesmos 50.950 e, caso Medina não terminasse como vice, forçaria uma bateria extra com Filipinho para definir o campeão do Circuito Mundial de 2015.

Dos confrontos da terceira fase, teoricamente, quem terá a parada mais dura é o tricampeão Mick Fanning. Em um duelo de veteranos, ele enfrentará na bateria 6 o ídolo local de Pipeline Jamie O’Brien, que atua como convidado do evento e levantou o troféu da edição de 2004. Em uma escala de dificuldade na sequência vem o embate de Medina contra Jordy Smith. Vice-campeão mundial em 2010, o sul-africano deixou de disputar cinco etapas desta temporada por estar lesionado e ocupa a 29ª colocação do ranking, mas merece muito respeito. O adversário de Filipinho, o havaiano Mason Ho não se formou nas ondas de Pipe, porém tem muita experiência no pico. Aparentemente, quem terá vida mais fácil é Adriano de Souza, cujo rival é o australiano naturalizado irlandês Glenn Hall, apenas o 32º do mundo e já sem chance de continuar na elite em 2016.

- Espero que o Jamie possa fazer a parte dele e eliminar o Mick. Não seria nada mal, ele conhece muito a onda de Pipe, é o dono daqui e pode vencer qualquer um. Mas eu vou fazer a minha parte também - comentou Mineirinho.

Adriano de Souza Mineirinho - etapa 11 circuito mundial de surfe pipeline havaí (Foto: Márcio Fernandes/Estadão)
Mineirinho pode conquistar seu primeiro título 
após dez anos no Circuito Mundial (Foto: 
Márcio Fernandes/Estadão)


Se as combinações que podem encerrar a disputa não acontecerem nesta terça-feira, a definição do título provavelmente será já nesta quarta. A WSL quer aproveitar o melhor dia de ondulação, segundo a previsão da semana, para encerrar a temporada em alto estilo, com ondas da melhor qualidade.
- A intenção da WSL é realizar o round 3 e entrar no round 4 nesta terça para depois fechar o campeonato na quarta, com as melhores ondas da semana. Mas a consistência e o tamanho do swell vão determinar se isso será possível - explicou o vice-comissário da WSL Renato Hickel.


OS MAIS NOVOS CAMPEÕES  MUNDIAIS DE SURFE

1. Kelly Slater (EUA) - 20 anos e 257 dias, em 1992
2. Gabriel Medina (BRA) - 20 anos e 363 dias, em 2014
3. Tom Curren (EUA) - 21 anos, em 1985
4. Damien Hardman (EUA) - 21 anos e 11 meses, em 1987
5. Tom Carroll (EUA) - 22 anos, em 1993
6. C.J. Hobgood (EUA) - 22 anos, em 2001 e 9 meses
7. Martin Potter (ING) - 24 anos, em 1989
8. Andy Irons (HAV) - 24 anos e 8 meses, em 2002
9. Mick Fanning (AUS) - 26 anos, em 2007
10. Derek Ho (HAV) - 29 anos, em 1993


BATERIAS DA TERCEIRA FASE

1. Gabriel Medina (BRA) x Jordy Smith (AFS)
2. Bede Dubidge (AUS) x Keanu Asing (HAV)
3. Italo Ferreira (BRA) x C.J. Hobgood (EUA)
4. Kelly Slater (EUA) x Michel Bourez (TAI)
5. Mick Fanning (AUS) x Jamie O'Brien (HAV)
6. John John Florence (HAV) x Taj Burrow (AUS)
7. Filipe Toledo (BRA) x Mason Ho (HAV)
8. Joel Parkinson (AUS) x Kai Otton (AUS)
9. Jeremy Flores (FRA) x Sebastian Zietz (HAV)
10. Julian Wilson (AUS) x Adam Melling (AUS)
11. Josh Kerr (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
12. Adriano de Souza (BRA) x Glenn Hall (IRL)


AS CHANCES DE TÍTULO DE CADA UM

Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 5ª fase e Mineirinho das quartas
- chegar até a 5ª fase, Toledo não passar da 3ª fase, Mineirinho da 5ª fase, e Medina não vencer

Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal (caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até a 5ª fase, Fanning não passar da 5ª fase, Mineirinho das quartas e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 3ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, Medina das semifinais e Julian não vencer a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:
- vencer a etapa
​ ​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 3ª fase, Fanning da 5ª fase e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 5ª fase, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase e Medina não vencer a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, e Medina da semifinal. Caso essas combinações aconteçam e Toledo pare na 3ª fase haverá uma bateria de desempate entre os dois.


FONTE:

Mineirinho e Medina afinam os cascos para a 3ª fase em pico ao lado de Pipe


Brasileiros aproveitam terceiro lay day seguido para treinarem em Off The Wall, onda à direita de Pipeline. Etapa final do Circuito Mundial deve ser retomada nesta terça




Por
Direto de Oahu, Havaí


Com as ondas de Pipeline não oferecendo grande qualidade pelo terceiro dia seguido, Adriano de Souza e Gabriel Medina aproveitaram o novo lay day para treinos em Off The Wall, pico logo à direita de Pipe que oferece ondas mais manobráveis do que os tubos nos quais os dois tentarão buscar o título mundial de 2015. Os paulistas demonstraram boa forma em manobras radicais debaixo de um sol forte nesta manhã e no início de tarde (noite no Brasil). A expectativa é que a disputa pelo caneco seja enfim retomada nesta terça-feira, quando uma boa ondulação pintará em Banzai Pipeline. A chamada será feita por volta das 15h30 (de Brasília). O ápice da maré é esperado entre a tarde de terça-feira e a noite de quarta. E, como as previsões apontam para que esse swell seja o melhor desta semana, a Liga Mundial de Surfe (WSL) vem trabalhando com a previsão de que o campeonato possa até acabar na quarta-feira.

Medina será o responsável por abrir a terceira fase, contra o sul-africano Jordy Smith. Mineirinho está na bateria que fechará o round. Em um embate teoricamente mais tranquilo, ele enfrentará o irlandês Glenn Hall.

- Eu consegui pegar umas ondinhas bem boas. Se Deus quiser amanhã volta e com o mar completamente diferente. Vamos ver, aguardar e tomara que seja logo. Vai voltar e quarta-feira deve terminar. Quarta-feira vai ser o grande dia, se Deus quiser - afirmou Mineirinho, após deixar o mar depois da sua segunda sessão desta segunda-feira.

Gabriel Medina treinos segunda-feira Off The Wall Havaí surfe (Foto: David Abramvezt)
Gabriel Medina executa floater durante treino 
nesta segunda, em Off The Wall (Foto: 
David Abramvezt)


+Filipe evita secar rivais para levar título mesmo se cair no round 3: "Dá azar"
+ Pai, "paizão e padrasto: intimidade ajuda técnicos a comandar trio brasuca
+Medina bota fé no bi e intimida rivais por título: "Se falharem, estou aqui"
+Slater aposta em Fanning, mas enche a bola de brasileiros: "Futuro do surfe"
+Dono de Pipeline, havaiano polêmico pode tirar Fanning e dar título ao Brasil

+Memória de Ricardinho dos Santos impulsiona Mineirinho: "Sempre me manda onda"

+ Medina celebra namoro após perder o foco com fama e mulheres: "Foi difícil"
+ Fanning cita tubarão, mas não se vê o maior merecedor do título: "Briga boa"



+ Confira o ranking da temporada 2015


Observado da areia pelo padrasto e técnico Charles Saldanha, Medina abusou dos floaters e aéreos durante um período de mais de duas horas de treinamento. O atual campeão mundial sabe que esses movimentos não são usados nos tubos de Pipeline. Mas a execução deles relaxa o atleta e o lapida fisicamente para a maratona de baterias decisivas que acontecerá nesta terça e quarta.
Após o treino, Gabriel encontrou alguns amigos que estão no Havaí para torcer por ele e o grupo foi para a casa do principal patrocinador do surfista, em que ele está hospedado, a poucos metros da onda de Off The Wall. Ao Medina ser questionado sobre a torcida vinda do Brasil, Charles disse que o atleta não iria dar entrevistas.

Adriano de Souza Mineirinho treino Pipeline segunda-feira lay day surfe (Foto: David Abramvezt)
Mineirinho deixar o mar após a segunda parte 
do seu treino desta segunda-feira 
(Foto: David Abramvezt)


Além de Mineirinho e Medina, quem também deu as caras em Off The Wall foram o australiano Julian Wilson, que tem chances remotas de título, o mito americano Kelly Slater, os australianos Joel Parkinson e Taj Burrow, o havaiano Sebastien Zietz, além do taitiano Michel Bourez. Todos eles estão vivos no Pipe Masters e à espera da disputa da terceira fase.

Filipe Toledo, o Filipinho, tem optado por treinar em lugares um pouco mais afastados de Pipeline e, geralmente, no fim de tarde para encontrar um mar menos povoado de surfistas tentando remar para a mesma onda. O australiano Mick Fanning, que treinou bastante na segunda-feira em Off The Wall e Pipe, aparentemente resolveu dar uma descansada antes do dia em que continuará a busca pelo seu quarto título mundial.


BATERIAS DA TERCEIRA FASE
1. Gabriel Medina (BRA) x Jordy Smith (AFS)
2. Bede Dubidge (AUS) x Keanu Asing (HAV)
3. Italo Ferreira (BRA) x C.J. Hobgood (EUA)
4. Kelly Slater (EUA) x Michel Bourez (TAI)
5. Mick Fanning (AUS) x Jamie O'Brien (HAV)
6. John John Florence (HAV) x Taj Burrow (AUS)
7. Filipe Toledo (BRA) x Mason Ho (HAV)
8. Joel Parkinson (AUS) x Kai Otton (AUS)
9. Jeremy Flores (FRA) x Sebastian Zietz (HAV)
10. Julian Wilson (AUS) x Adam Melling (AUS)
11. Josh Kerr (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
12. Adriano de Souza (BRA) x Glenn Hall (IRL)


AS CHANCES DE TÍTULO DE CADA UM
Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 5ª fase e Mineirinho das quartas
- chegar até a 5ª fase, Toledo não passar da 3ª fase, Mineirinho da 5ª fase, e Medina não vencer

Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal (caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até a 5ª fase, Fanning não passar da 5ª fase, Mineirinho das quartas e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 3ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, Medina das semifinais e Julian não vencer a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:
- vencer a etapa
​ ​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 3ª fase, Fanning da 5ª fase e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 5ª fase, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase e Medina não vencer a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, e Medina da semifinal. Caso essas combinações aconteçam e Toledo pare na 3ª fase haverá uma bateria de desempate entre os dois.


FONTE:

Filipinho ganha a torcida de Paulinho Vilhena no Havaí: "Ansiedade punk"


Amigo do surfista, ator e diretor viaja para a ilha havaiana para acompanhar a última etapa do Circuito: "Não tinha como não vir. Se Deus quiser ele vai ser campeão"




Por
Direto de Oahu, Havaí



(OBS. DO  BLOG:
PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS, CLIC 
NO LINK DA FONTE NO FIM DA
MATÉRIA  ABAIXO).


Classificado para o round 3 do Pipe Masters, a última etapa do Circuito Mundial, Filipe Toledo ganhou um torcedor ilustre para apoiá-lo na saga rumo à conquista do inédito título. Trata-se do ator e diretor Paulinho Vilhena, que encarou as cerca de 30 horas de voo que separam o Brasil do Havaí apenas para torcer pelo surfista de Ubatuba. Praticante de surfe, Vilhena conheceu Filipinho durante a gravação do programa Nas Ondas, da TV Globo, na Costa Rica. Desde então, os dois nutrem uma grande amizade, com direito a frequentar as respectivas residências.

Paulinho Vilhena surfe havaí (Foto: Reprodução Instagram)
Paulinho Vilhena viajou para o Havaí para 
torcer por Filipe Toledo (Foto: 
Reprodução Instagram)


+ Filipe evita secar rivais para levar título mesmo se cair no round 3: "Dá azar"+ Medina bota fé no bi e intimida rivais por título: "Se falharem, estou aqui"+ Slater aposta em Fanning, mas enche a bola de brasileiros: "Futuro do surfe"
+ Dono de Pipeline, havaiano polêmico pode tirar Fanning e dar título ao Brasil



- Não tinha como não vir. Participei muito da vida profissional e pessoal dele esse ano. A gente esteve na Califórnia três vezes e agora estamos aqui no Havaí para, se Deus quiser, assistir a ele sendo campeão. Acho que é o sonho dele e da família, então esse é o nosso desejo também. A minha ansiedade está punk, imagino a dele. Se eu que não estou competindo estou todo embolado aqui, pois não tenho dormido direito na expectativa de como vai estar o mar, imagine ele - afirmou Paulinho Vilhena.

Filipinho estreou mal no Pipe Masters ficando em segundo lugar na bateria 5 do round 1, vencida pelo havaiano Jamie O'Brien - o americano Kolohe Andino terminou em terceiro. Na repescagem (round 2), porém, o brasileiro se recuperou e derrubou o local Bruce Irons com uma convincente vitória por 14.23 a 5.07. Nesta segunda-feira, a competição foi adiada pelo segundo dia seguido. Mesmo com o adiamento, Filipinho se diz tranquilo para encarar o havaiano Mason Ho numa bateria homem a homem que vale vaga direta no round 5.

Filipe Toledo - etapa 11 circuito mundial de surfe pipeline havaí (Foto: Márcio Fernandes/Estadão)
Filipe Toledo aguarda pela chamada do round 3 
(Foto: Márcio Fernandes/Estadão)


- Estou muito bem tranquilo com a família e namorada aqui. Estamos surfando juntos nesses dias de lay day, então isso tem me ajudado a juntar forças para quando o campeonato voltar eu dar o meu melhor. O Mason, assim como o Bruce e qualquer outro cara que eu vá enfrentar, eu tenho que dar o meu melhor, porque todos ali tem grandes chances de se sagrar campeão da etapa - destacou Filipe Toledo.

Pai e técnico de Filipinho, Ricardo Toledo também comentou sobre a ansiedade, mas revelou que está confiante de que seu filho dará o seu melhor nas próximas baterias.


- A ansiedade está aqui embutida, a gente tenta controlar, mas o importante é saber que vai ser feita a vontade de Deus e, se não for dessa vez, vamos continuar trabalhando. Acho que Pipeline tem uma mística diferente, pois foi palco de muitos campeonatos históricos, com grandes duelos, e se o Filipe se consagrar campeão mundial em Pipeline vai ser uma honra muito grande para todo mundo e principalmente para ele, que é jovem ainda - frisou.


+ Memória de Ricardinho dos Santos impulsiona Mineirinho: "Sempre me manda onda"
+ Medina celebra namoro após perder o foco com fama e mulheres: "Foi difícil"
+ Fanning cita tubarão, mas não se vê o mai



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/12/filipinho-ganha-torcida-de-paulinho-vilhena-no-havai-ansiedade-punk.html