sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Alison e Bruno Schmidt ficam fora da semifinal na etapa de Goiânia


Dupla olímpica cai nas quartas de final para Guto/Saymon. Também classificados para os Jogos do Rio 2016, Evandro e Pedro Solberg eliminam Emanuel/Ricardo




Por
Goiânia


Na chave masculina da etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, uma zebra. Dupla classificada para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, Alison/Bruno Schmidt foi eliminada nesta sexta-feira nas quartas de final da competição por Guto/Saymon, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 26/24 e 16/14. Neste sábado, será definido o título da competição, com as semifinais e a final, que terá transmissão do SporTV 2 a partir das 20h (de Brasília).

Saymon sobe para bloquear Bruno Schmidt (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Saymon sobe para bloquear Alison no confronto 
com uma das duplas olímpicas do Brasil 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)


Guto e Saymon, agora, terão pela frente a parceria formada por Oscar e Thiago, que passaram por Léo e Bernat com uma vitória por 2 sets a 1, com parciais de 14/21, 21/18 e 15/13. Quem vencer consegue a vaga na final da competição.

- Inicialmente, o nosso objetivo não era estar brigando por títulos tão cedo, mas as coisas foram fluindo muito bem, estamos na disputa para sermos campeões brasileiros. Mudamos o discurso. Vamos aproveitar o máximo de tempo que tivermos para treinarmos juntos, este ano temos três etapas restantes. Nosso objetivo é ficar no pódio e brigar pelo primeiro lugar - analisou Guto, de 22 anos.

A outra brasileira classificada para os Jogos Olímpicos teve um destino diferente de Alison/Bruno Schmidt. Depois de precisar passar pela repescagem, Evandro/Pedro Solberg passaram por Emanuel/Ricardo por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/19. Os adversários na semifinal serão Hevaldo e Bruno, que sairão da repescagem para bater Álvaro e Vítor Felipe por 2 sets a 1 (17/21, 21/15 e 15/10).

- A torcida foi fantástica, criou um clima muito legal para a partida, nos ajudou muito. Foi um jogo muito difícil, contra a maior dupla de todos os tempos e pela qual temos o maior respeito. Mas jogamos muito bem, estou feliz e quero agradecer minha comissão técnica. Vamos buscar o título - comemorou Pedro Solberg.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. O Circuito Brasileiro ainda passa este ano por Bauru (SP), de 12 a 15 de novembro, e Curitiba, de 3 a 6 de dezembro.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2015/10/alison-e-bruno-schmidt-ficam-fora-da-semifinal-na-etapa-de-goiania.html

Taiana se machuca, vai para hospital, e dupla joga repescagem em Goiânia


Time olímpico já está na próxima fase, assim como Larissa/Talita, que venceu seus dois jogos nesta sexta. Parceria de Fernanda Berti enfrenta Ângela/Rachel, às 18h30




Por
Goiânia


Taiana e Fernanda Berti começaram bem na etapa de Goiânia, em Goiás, no Circuito Brasileiro de vôlei de praia, com uma vitória pro 2 a 1, parciais de 21/11 e 21/19 sobre Izabel e Camila. Mas um lance durante essa partida acabou lesionando a primeira atleta e tirando a dupla do seu segundo confronto do dia, contra Ágatha e Bárbara Seixas, parceria que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro.

Fernanda Berti fica na expectativa da recuperação da parceira Taiana (Foto: Reprodução / Facebook)
Fernanda Berti fica na expectativa da recuperação 
da parceira Taiana (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

A informação foi dada por Fernanda Berti através do perfil oficial do time em uma rede social. Segundo ela, em uma disputa de rede, Taiana acabou colidindo com Izabel e se feriu. Ela ainda terminou o set no sacrifício, mas não se recuperou a tempo do segundo duelo. A atleta foi para o hospital, onde passou por um exame de raio-x e, como não foi constatada fratura, voltará à quadra para encarar Ângela e Rachel, às 18h30 (de Brasília), pela repescagem do torneio.

- Uma imagem vale mais que mil palavras. Infelizmente a Taiana não teve condição de jogo e, por isso, não enfrentamos a Ágatha e Bárbara Seixas.  No nosso jogo de estreia contra Izabel e Camila, no segundo set, em uma disputa na rede, a Taiana acabou colidindo com a Izabel e se machucou.
Ainda conseguiu jogar o set, mas infelizmente não houve recuperação para o segundo jogo. Agora estamos no hospital, ela veio tirar um raio-x e ver se houve fratura no pé. Estamos torcendo para que não. Caso tenha condições, jogaremos a repescagem. Pensamento positivo e muita torcida pela recuperação da Tatá. Assim que houver maiores informações, trago para vocês aqui na nossa página - disse Fernanda Berti, antes do diagnóstico de Taiana no hospital, através do Facebook da dupla.

Dos confrontos já realizados da terceira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, destaque para a outra dupla olímpica feminina do Brasil, Larissa e Talita, que venceram seus dois jogos. O primeiro, por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/13, sobre Ana Patrícia e Carolina, e o segundo diante de Lili e Carol Horta, pelo mesmo placar, mas parciais de 21/14 e 21/19.

- É sempre importante vencer os dois jogos do primeiro dia para evitar o desgaste de mais uma partida na competição (quem perde uma partida no primeiro dia precisa disputar a repescagem no dia seguinte). Estamos no final de temporada e tivemos um calendário desgastante, então esse descanso ajuda muito - comentou Talita através de assessoria de imprensa.

Além do jogo cancelado contra Taiana e Fernanda Berti, Ágatha e Bárbara Seixas venceram Andrezza e Naiana por 2 a 1, parciais de 21/23, 21/11 e 19/17. Essas duplas já estão na segunda fase do torneio.

Além das disputas femininas ainda pela primeira fase, o masculino faz a repescagem nesta sexta.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2015/10/taiana-se-machuca-vai-para-hospital-e-dupla-nao-encara-agathabarbara.html

Duplas olímpicas estão nas quartas de final da chave feminina em Goiânia


Na terceira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Ágatha/Bárbara Seixas e Larissa/Talita confirmam favoritismo e jogam neste sábado por vaga na semifinal




Por
Goiânia


Em uma competição considerada de alto nível técnico, como a etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Ágatha/Bárbara Seixas e Larissa/Talita mostraram mais uma vez o motivo de serem as duplas escolhidas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Elas confirmaram o favoritismo e estão nas quartas de final, que serão disputadas neste sábado. O SporTV 2 transmite a final da chave feminina no domingo, às 10h (de Brasília). O assinante do canal pode acompanhar o jogo pelo SporTV Play

A dupla formada por Larissa e Talita sequer perdeu um set nos dois confrontos disputados nesta sexta-feira, vencendo Ana Patrícia/Carolina e Carol Horta/Lili, ambas por 2 a 0. Ágatha e Bárbara Seixas fizeram 2 sets a 1 contra Andrezza/Naiana e não precisarama enfrentar o segundo jogo, pois Taiana, que joga com Fernanda Berti, estava machucada e não conseguiu se recuperar.

Larissa e Talita em ação na etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Larissa e Talita em ação na etapa de Goiânia 
do Circuito Brasileiro (Foto: Alexandre 
Arruda/CBV)


Nas quartas de final, Larissa e Talita enfrentarão a dupla vencedora do confronto entre Carol Horta/Lili e Andrezza/Naiana, que abrem a competição neste sábado, às 9h (de Brasília), com o último jogo da repescagem. Ágatha e Bárbara Seixas terão pela frente Ana Patrícia/Carolina.

Também pelas quartas de final, Juliana/Maria Elisa enfrentam Ângela/Rachel, que eliminaram Taiana, jogando no sacrifício, e Fernanda Berti na repescagem. Fecha essa fase da competição, o confronto entre Maria Clara/Carol e Duda/Elize Maia.

- O Circuito Brasileiro, para nós que disputamos o Circuito Mundial, é a parte final da temporada, e quem joga somente o Brasileiro está no auge. Então isso deixa o campeonato mais difícil. Tomara que eu consiga igualar o recorde da Adriana Behar e da Shelda aqui em Goiânia. Faz tempo que eu e a Maria Elisa não vencemos uma etapa, vamos pensar jogo a jogo para chegar lá - disse Juliana, com a chance de igualar Adriana Behar e Shelda como maior vencedora na capital de Goiás, caso conquiste o quarto título na cidade.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. O Circuito Brasileiro ainda passa este ano por Bauru (SP), de 12 a 15 de novembro, e Curitiba, de 3 a 6 de dezembro.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2015/10/duplas-olimpicas-estao-nas-quartas-de-final-da-chave-feminina-em-goiania.html

Mineirinho vai para repescagem em Portugal; Medina e Filipinho vencem


Vice-líder do ranking mundial leva virada no fim da sua bateria e terá de enfrentar o português Tiago Pires no round 2. Líder Mick Fanning triunfa e avança direto à 3ª fase




Por
Cascais, Portugal


O início da etapa de Portugal não foi bom para Adriano de Souza, o Mineirinho. Com 40% de chances de ser campeão mundial, ele foi derrrotado de virada na primeira fase em Peniche, quando somou 16.27 pontos e ficou em terceiro na bateria 5. O vencedor da disputa foi o português Frederico Morais, que passou direto à terceira fase com 16.43 de pontuação. Segundo colocado com os mesmos 16.27 de Adriano, Kolohe Andino fará companhia ao brasileiro na repescagem (segunda fase). O adversário de Adriano será o português Tiago Pires. Líder do ranking e principal rival de Mineirinho na disputa do título, o austrialiano Mick Fanning superou Sebastian Zietz (Havaí) e Tiago Pires e avançou direto ao round 3. Para assegurar o título em Peniche, Fanning precisa conquistar a etapa e torcer para que Mineirinho não passe da terceira fase.

Mais cedo, Gabriel Medina e Filipe Toledo  venceram suas respectivas baterias e também avançaram direto à terceira fase. Outros brasileiros que entraram em ação nesta sexta-feira foram: Jadson André, Tomas Hermes,  Miguel Pupo, Caio Ibelli, Italo Ferreira e Wiggolly Dantas. Os seis não venceram suas baterias e vão disputar a repescagem (round 2), com chamada prevista para às 5h (horário de Brasília) deste sábado.

Adriano de Souza Mineirinho surfe peniche (Foto: Divulgação/WSL)
Adriano de Souza não conseguiu vencer na 
primeira rodada em Peniche 
(Foto: Divulgação/WSL)


- Estou me sentindo bem, surfei bem, e só tenho a parabenizar o Frederico e o Kolohe, que foram melhores que eu. Agora tenho que descansar para fazer uma segunda fase boa, quando vou enfrentar o Tiago Pires, que é um amigo de longa data e vai estar surfando em casa apoiado pela torcida. Todo mundo quer ganhar o título, mas eu me sinto tranquilo, porque o campeonato está só começando aqui em Portugal - afirmou Mineirinho.

A bateria começou movimentada, com todos os surfistas buscando sequências fortes. Com um 5.17, Mineirinho largou na frente, mas logo foi ultrapassado por Frederico Morais, que conseguiu um 6.67 e outro 7.00. O brasileiro respondeu com um 7.60, passando a precisar de 6.07 para virar. Kolohe Andino, por sua vez, só começou a reagir na metade da bateria, quando teve um 7.60 e um 6.00, encostando em Adriano de Souza. Pressionado, Mineirinho foi para o tudo ou nada a conseguiu a melhor onda da bateria até então. Após uma bela direita com diversas manobras, o brasileiro levou 8.67 assumindo a liderança.


+ Mineirinho vê Fanning, Medina e Filipinho como seus maiores rivais em Peniche
+ Sem pressão, Medina afirma que meta é chegar à semifinal em Portugal

+ Com 40% de chance de título, Adriano de Souza mira liderança

+ Mineirinho relembra triunfo em 2011 e ganha desenho de fã em Portugal



Precisando de 9.27 para virar, Frederico não se abateu e foi buscar nova virada. Empurrado pela torcida portuguesa, que compareceu em bom número à praia de Peniche, o local conseguiu um espetacular 9.43 subindo para o primeiro lugar. Para piorar ainda mais a situação de Mineirinho, Kolohe Andino surfou para um 8.67, assumindo a segunda colocação. Em terceiro, o brasileiro passou a precisar de 6.18 para virar a cinco minutos do fim da bateria. Dono da prioridade, o português tratou de administrar a vantagem até o fim, passando direto para a terceira fase.


MICK FANNING VENCE COM AUTORIDADE

Se Mineirinho teve dificuldades em sua bateria, o camisa amarela Mick Fanning tratou de se impor diante de Sebastian Zietz e Tiago Pires desde o início. Com 10 minutos de bateria, ele já liderava com um 6.17 e um 6.77. Tentando manter a boa sequência dos surfistas locais, os quais venceram as duas baterias anteriores, Tiago surfou para 6.57 reagindo na disputa. Em terceiro e precisando de 8.27 para virar, Zietz arriscou-se mais minutos finais, mas acabou não conseguindo encontrar boas ondas. Melhor para Mick Fanning, que passou com 13.24 contra 10.17 de Tiago Pires e 9.10 de Sebastian Zietz.

Mick Fanning surfe portugal primeira fase (Foto: Damien Poullenot/WSL)
Mick Fanning dominou a sua bateria do início 
ao fim (Foto: Damien Poullenot/WSL)


- É muito importante vencer e passar direto à terceira fase, porque é um dia de descanso que você ganha. Estou gostando das ondas daqui e também do desempenho dos surfistas portugueses, que estão fazendo um grande campeonato - comentou Fanning.

Outro cabeça de chave que venceu na estreia foi o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, que triunfou sobre Adrian Buchan, da Austrália, e Aritz Aranburu, da Espanha, na bateria 7. Com 13.90 de pontuação, Kelly - que chegou a Portugal horas antes do início da competição - jogou o espanhol e o australiano para repescagem.


SEIS BRASILEIROS NAS TRÊS PRIMEIRAS BATERIAS

A etapa de Peniche começou com um duelo particular entre Filipinho e Tomas Hermes. Com problemas nos bastidores, Jadson entrou somente dez minutos após o início, quando os compatriotas já tinham quatro e duas ondas, respectivamente. Sempre com o domínio, Filipe Toledo surfou duas ondas de bom nível para somar 13,17 pontos, desbancando os 12,83 do catarinense. Desconectado com as ondas, o potiguar fechou em terceiro com 8,40. O grande destaque a bateria foi um aéreo de Filipinho, com boa altura, que lhe rendeu nota 8,17, a melhor do início do campeonato no mar lusitano

- Eu me sinto muito confortável em Portugal, temos a mesma língua e a mesma comida. Eu gosto das ondas e fico tranquilo aqui. A França foi muito ruim para mim, eu fiquei assistindo todas as baterias depois de ter sido eliminado e me foquei para Portugal - comentou Filipinho, que decepcionou ao cair na segunda fase na francesa Hossegor.

Filipe Toledo Filipinho primeira fase Peniche surfe (Foto: Divulgação/WSL)
Filipe Toledo brilhou na primeira fase da etapa 
de Peniche (Foto: Divulgação/WSL)


Na segunda bateria, Gabriel Medina tinha pela frente dois surfistas muito talentosos: o seu amigo de infância Miguel Pupo e o havaiano Mason Ho. O atual campeão mundial e número 5 do ranking demonstrou rapidamente que estava à vontade no mar de Peniche. Ele abriu a bateria com um aéreo que não saiu muito alto e não teve uma excelente aterrissagem. Assim, ele recebeu nota 4,83. Mason Ho respondeu com uma boa onda e tirou nota 6,43, mas logo Medina encontrou uma boa direita e levou nota 6,50 para reassumir a dianteira.

Posicionado bem na arrebentação, Miguel Pupo soube a hora certa de dar o bote e surfou uma direita de qualidade média para somar 5,67 em sua primeira onda. Pouco depois, o número 21 do ranking encontrou uma esquerda, encaixou manobras radicais e mandou uma rasgada fortíssima ao tentar fechar, mas acabou caindo. Mesmo assim, os juízes deram nota 6,93 e ele assumiu a liderança. Miguelito somava 12,60 pontos contra 11,70 de Medina, que precisava de 6,11 para voltar à ponta, e Mason Ho (10,86).

Gabriel Medina primeira fase Peniche surfe (Foto: Divulgação/WSL)
Gabriel Medina derrotou o amigo Miguel 
Pupo (Foto: Divulgação/WSL)


Faltavam três minutos para o fim da bateria quando Gabriel decidiu se jogar em uma direita para buscar a virada. O jovem astro pegou uma boa direita e mandou três boas manobras na junção. Os juízes gostaram do que viram e lhe deram nota 7,50, mais do que suficiente para Medina conseguir retomar a dianteira e vencer na sua estreia.

Mais um brasileiro fez a sua estreia em Peniche neste começo de ação. Convidado pela organização por ser vice-líder do ranking da divisão de acesso, o paulista Caio Ibelli teve uma boa atuação e somou 12,07 pontos, mas ele acabou sendo superado por 0,23 ponto pelo havaiano Keanu Asing. Favorito na bateria 3, o australiano Julian Wilson, decepcionou ao atingir apenas 8,70 pontos e fazer companhia para Caio na repescagem.

Outros brasileiros que competiram nesta sexta foram Italo Ferreira e Wiggoly Dantas. Vindo de bons resultados nas últimas etapas, Italo não foi páreo para o americano Brett Simpson, que o derrotou na bateria 8, a qual teve ainda o australiano Joel Parkinson, dono do segundo lugar. Último brazuca a cair na água, Wiggolly Dantas acabou derrotado por Joshn Kerr, em bateria que teve ainda o também australiano Adam Melling.


BATERIAS DA PRIMEIRA FASE

1. Filipe Toledo (BRA) 13,17 x Jadson Andre (BRA) 8,40 x Tomas Hermes (BRA) 12,83
2. Gabriel Medina (BRA) 14,00 x Miguel Pupo (BRA) 12,60 x Mason Ho (HAV) 10,86
3. Julian Wilson (AUS) 8,70 x Keanu Asing (HAV) 12,30 x Caio Ibelli (BRA) 12,07
4. Owen Wright (AUS) 11,07  x Michel Bourez (TAI) 11,47 x Vasco Ribeiro (POR) 12,17
5. Adriano de Souza (BRA) 16,27 x Kolohe Andino (EUA) 16,27 x Frederico Morais (POR) 16,43
6. Mick Fanning (AUS) 13,24 x Sebastian Zietz (HAV) 9,10 x Tiago Pires (POR) 10,17
7. Kelly Slater (EUA) 13,90 x Adrian Buchan (AUS) 8.67 x Aritz Aranburu (ESP) 11,86
8. Italo Ferreira (BRA) 14,60 x Joel Parkinson (AUS) 15,33 x Brett Simpson (EUA) 16,13
9. Jeremy Flores (FRA) 13,07 x Matt Wilkinson (AUS) 15,63 x Ricardo Christie (NZL) 12,67
10. Nat Young (EUA) 12.60 x Kai Otton (AUS) 10.34 x Glenn Hall (IRL) 9.54
11. Bede Durbidge (AUS) 14.17 x John Florence (HAV) 11.60 x C.J. Hobgood (EUA) 10.16
12. Josh Kerr (AUS) 15.97 x Wiggolly Dantas (BRA) 13.94 x Adam Melling (AUS) 10.04


BATRRIAS DA SEGUNDA FASE

1. Adriano de Souza (BRA) x Tiago Pires (POR)
2. Owen Wright (AUS) x Caio Ibelli (BRA)
3. Julian Wilson (AUS) x Mason Ho (HAV)
4. Italo Ferreira (BRA) x Tomas Hermes (BRA)
5. Jeremy Flores (FRA) x Aritz Aranburu (ESP)
6. Wiggolly Dantas (BRA) X Ricardo Christie (NZL)
7. John John Florence (HAV) x Glenn Hall (IRL)
8. Kai Otton (AUS) x C.J. Hobgood (EUA)
9. Joel Parkinson (AUS) x Adam Melling (AUS)
10. Adrian Buchan (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
11. Jadson André (BRA) x Kolohe Andino (EUA)
12. Miguel Pupo (BRA) x Michel Bourez (TAH)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/10/mineirinho-leva-virada-na-estreia-em-portugal-e-vai-para-repescagem.html

Medina e Filipinho vencem na estreia e avançam à terceira fase em Peniche


Brasileiros se dão bem na estreia em Portugal. Atual campeão mundial leva a melhor sobre Miguel Pupo e Mason Ho. Número 6 do ranking vence duelo 100% brasileiro




Por
Peniche, Portugal


Após três dias de adiamento por conta da falta de boas ondas, a penúltima etapa do Circuito Mundial de 2015, em Peniche (POR), finalmente teve início na manhã desta sexta-feira. Logo nas duas primeiras baterias, Gabriel Medina e Filipe Toledo, o Filipinho, ambos ainda com chances de título mundial, demonstraram bastante radicalidade nas direitas de tamanho mediano e venceram as suas estreias para avançarem diretamente à terceira fase. Embalado pela conquista do caneco na França, na semana passada, o atual campeão mundial somou 14,00 pontos para superar o também paulista Miguel Pupo (12,60) e o havaiano Mason Ho (10,86). Já Toledo conseguiu encaixar um dos seus famosos aéreos e, com 13,17 pontos, venceu o duelo 100% brasileiro contra Tomas Hermes (12,83) e Jadson André (8,40).

- Eu amo esse lugar e me sinto relaxado em Portugal. Foi uma bateria dura, porque estava difícil achar as ondas. Mas estou muito feliz por ter vencido e avançado - comemorou Medina.

Gabriel Medina primeira fase Peniche surfe (Foto: Divulgação/WSL)
Gabriel Medina tenta aéreo durante a estreia 
em Peniche (Foto: Divulgação/WSL)


Após a realização das três primeiras baterias em ondas abaixo do que se esperava, a Liga Mundial de Surfe (WSL) decidiu parar a primeira fase e retornar as baterias às 10h (de Brasília). Na volta, Mineirinho levou uma virada do português Frederico Morais e foi parar na repescagem.

A etapa de Portugal pode decidir o título mundial. Líder do ranking, com 49.900 pontos, o australiano Mick Fanning pode ser campeão por antecipação caso vença a competição em Peniche e o vice-líder Adriano de Souza, o Mineirinho, não passe da terceira fase. Qualquer outro resultado diferente levará a decisão para última etapa, em Pipeline, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro. O brasileiro está escalado para a quinta bateria, contra o americano Kolohe Andino e o português Frederico Morais. Já o aussie estreia na sexta bateria, contra o português Tiago Pires e o havaiano Sebastian Zietz.


SEIS BRASILEIROS NAS PRIMEIRAS TRÊS BATERIAS

A competição teve início com um duelo particular entre Filipinho e Tomas Hermes. Com problemas nos bastidores, Jadson entrou somente dez minutos após o início, quando os compatriotas já tinham quatro e duas ondas, respectivamente. Sempre com o domínio, Filipe Toledo surfou duas ondas de bom nível para somar 13,17 pontos, desbancando os 12,83 do catarinense. Desconectado com as ondas, o potiguar fechou em terceiro 8,40. O grande destaque a bateria foi um aéreo de Filipinho, com boa altura, que lhe rendeu nota 8,17, a melhor do início do campeonato no mar lusitano.

- Eu me sinto muito confortável em Portugal, temos a mesma língua e a mesma comida. Eu gosto das ondas e fico tranquilo aqui. A França foi muito ruim para mim, eu fiquei assistindo todas as baterias depois de ter sido eliminado e me foquei para Portugal - comentou Filipinho, que decepcionou ao cair na segunda fase na francesa Hossegor.

Filipe Toledo primeira fase Peniche surfe (Foto: Divulgação/WSL)
Filipe Toledo voa em aéreo no triunfo do jovem 
paulista na primeira fase, em Peniche 
(Foto: Divulgação/WSL)


Na segunda bateria, Gabriel Medina tinha pela frente dois surfistas muito talentosos: o seu amigo de infância Miguel Pupo e o havaiano Mason Ho. O atual campeão mundial e número 5 do ranking demonstrou rapidamente que estava à vontade no mar de Peniche. Ele abriu a bateria com um aéreo que não saiu muito alto e não teve uma excelente aterrissagem. Assim, ele recebeu nota 4,83. Mason Ho respondeu com uma boa onda e tirou nota 6,43, mas logo Medina encontrou uma boa direita e levou nota 6,50 para reassumir a dianteira.


+ Mineirinho vê Fanning, Medina e Filipinho como seus maiores rivais em Peniche
+ Sem pressão, Medina afirma que meta é chegar à semifinal em Portugal

+ Com 40% de chance de título, Adriano de Souza mira liderança

+ Mineirinho relembra triunfo em 2011 e ganha desenho de fã em Portugal



Gabriel Medina primeira fase Peniche surfe (Foto: Reprodução/WSL)Gabriel Medina se concentra antes de fazer sua estreia em Peniche (Foto: Reprodução/WSL)


Posicionado bem na arrebentação, Miguel Pupo soube a hora certa de dar o bote e surfou uma direita de qualidade média para somar 5,67 em sua primeira onda. Pouco depois, o número 21 do ranking encontrou uma esquerda, encaixou manobras radicais e mandou uma rasgada fortíssima ao tentar fechar, mas acabou caindo. Mesmo assim, os juízes deram nota 6,93 e ele assumiu a liderança.
Miguelito somava 12,60 pontos contra 11,70 de Medina, que precisava de 6,11 para voltar à ponta, e Mason Ho (10,86).

Faltavam três minutos para o fim da bateria quando Gabriel decidiu se jogar em uma direita para buscar a virada. O jovem astro pegou uma boa direita e mandou três boas manobras na junção. Os juízes gostaram do que viram e lhe deram nota 7,50, mais do que suficiente para Medina conseguir retomar a dianteira e vencer na sua estreia.

Mais um brasileiro fez a sua estreia em Peniche neste começo de ação. Convidado pela organização por ser vice-líder do ranking da divisão de acesso, o paulista Caio Ibelli teve uma boa atuação e somou 12,07 pontos, mas ele acabou sendo superado por 0,23 ponto pelo havaiano Keanu Asing. Favorito na bateria 3, o australiano Julian Wilson, decepcionou ao atingir apenas 8,70 pontos e fazer companhia para Caio na repescagem.


BATERIAS DA PRIMEIRA FASE

1. Filipe Toledo (BRA) 13,17 x Jadson Andre (BRA) 8,40 x Tomas Hermes (BRA) 12,83
2. Gabriel Medina (BRA)14,00 x Miguel Pupo (BRA) 12,60 x Mason Ho (HAV) 10,86
3. Julian Wilson (AUS) 8,70 x Keanu Asing (HAV) 12,30 x Caio Ibelli (BRA) 12,07
4. Owen Wright (AUS)  11,07 x Michel Bourez (TAI) 11,47 x Vasco Ribeiro (POR) 12,17
5. Adriano de Souza (BRA) 16,27 x Kolohe Andino (EUA) 16,27 x Frederico Morais (POR) 16.43
6. Mick Fanning (AUS) 13,24 x Sebastian Zietz (HAV) 9,10 x Tiago Pires (POR) 10,17
7. Kelly Slater (EUA) 13.90 x Adrian Buchan (AUS) 8,67 x Aritz Aranburu (ESP) 11,86
8. Italo Ferreira (BRA) 14,60 x Joel Parkinson (AUS) 15,33 x Brett Simpson (EUA) 16,13
9. Jeremy Flores (FRA) 13,07 x Matt Wilkinson (AUS) 15,63 x Ricardo Christie (NZL) 12,67
10. Nat Young (EUA) 12.60 x Kai Otton (AUS) 10.34 x Glenn Hall (IRL) 9.54
11. Bede Durbidge (AUS) 14.17 x John Florence (HAV) 11.60 x C.J. Hobgood (EUA) 10.16
12. Josh Kerr (AUS) 15.97 x Wiggolly Dantas (BRA) 13.94 x Adam Melling (AUS) 10.04


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/10/filipinho-leva-melhor-no-duelo-de-brasucas-e-avanca-em-peniche.html

Ídolo, amigo e adversário: holandês é espelho de Arthur Zanetti nas argolas


Referência do campeão olímpico, Yuri van Gelder aprende português com namorada brasileira e mira no Mundial se classificar para as Olimpíadas em sua "segunda casa"




Por
Direto de Glasgow, Escócia


Tremiam as pernas de Arthur Zanetti ao se aproximar de Yuri van Gelder para tirar uma foto. Em 2006, era o holandês o campeão mundial das argolas, um espelho para o garoto de 16 anos na Copa do Mundo de São Paulo. O registro fotográfico se perdeu no tempo, mas a relação dos dois se fortaleceu. O que começou como tietagem virou amizade. Hoje com 32 anos, o antigo número 1 das argolas agora é só elogios ao “irmão” campeão olímpico. Uma cordialidade que tem de ficar de lado em Glasgow, onde os dois miram o pódio no Mundial, que começa nesta sexta-feira e se estende até o dia 1º de novembro.


+ Brasileiras têm dia de altos e baixos e entram na briga pelo top 8 no Mundial+ Em clima de espetáculo, Mundial tem recordes e briga por vagas olímpicas
+ Com foco na equipe, Arthur Zanetti mira metas inéditas em Glasgow

+ Confira a programação completa do Mundial de ginástica de Glasgow


Yuri van Gelder no treino de pódio do Mundial de Glasgow (Foto: Getty Images)Aos 32 anos, Yuri van Gelder voltou ao Mundial em Glasgow (Foto: Getty Images)


- Eu comecei a competir e percebi: “Nossa, eu vou competir contra ele. Que maravilhoso. O cara que serviu de espelho para mim está aqui do meu lado.” Sempre torci por ele e acho que cresci na ginástica por me espelhar nele. Para mim, ele só tem pontos positivos. Somos amigos, mas no local de competição somos inimigos. Ninguém dá dica para ninguém - disse Zanetti.

- Gosto muito do Arthur. Eu o vejo como um irmão. Somos até mais ou menos do mesmo tamanho. Tem rivalidade, mas também somos amigos. Desejo boa sorte, vai com tudo, mas claro que eu quero ganhar - completou Yuri.

Além do interesse em comum pelas argolas, a língua ajudou a aproximar os dois campeões mundiais. O holandês namora uma brasileira há cinco anos e aprendeu a falar bem o português, ainda que com esforço. O simpático ginasta diz se sentir à vontade quando vai ao Brasil.

- É meu segundo país. Fui ao Brasil algumas vezes. Estou muito ansioso para ir novamente, para as Olimpíadas. Espero muito conseguir para estarmos juntos lá no Rio. Gosto muito do Brasil, tenho uma namorada brasileira, a Catarina. Ela é muito simpática e doce comigo. Ela cuida de mim. Eu preciso disso. Estou muito feliz com ela. Ainda namoramos. Acho que casamento pode ser depois das Olimpíadas. Estamos juntos há cinco anos já. Ainda não tenho argola no dedo (risos), só pego argolas com as mãos - brincou Yuri.

Arthur Zanetti no treino de pódio do Mundial de Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)Arthur Zanetti tem Yuri van Gelder como espelho nas argolas (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)


Apesar de ter três medalhas em Mundiais incluindo o ouro de Melbourne 2005, o holandês nunca participou das Olimpíadas. O título de Zanetti, nos Jogos de 2012, Yuri teve de ver de longe, em um ciclo olímpico que começou com uma suspensão por uso de cocaína. Na época ele lamentou o “lapso” e se considerou “incrivelmente estúpido”. A história hoje é página virada, e o ginasta tenta levar a equipe holandesa às Olimpíadas.

- Queremos muito ir ao Rio 2016. Nunca fui às Olimpíadas. Seria especial também porque o Brasil tem parte do meu coração. O mais importante é classificar para as Olimpíadas é mais importante. Claro que vou tentar a medalha também, o ouro. Vou com toda minha força. Ginástica é um esporte muito difícil, claro, então precisa ser no momento. Se não cravar a saída, em vez do primeiro lugar, fica em quarto. Nosso objetivo é classificar para as Olimpíadas como equipe. Estamos muito bem neste ano - disse o ginasta.

A Holanda de Yuri só se apresenta em Glasgow na segunda-feira, enquanto o Brasil de Zanetti abre a classificatória masculina no domingo, às 7h (de Brasília). O SporTV 2 transmite ao vivo todas as finais, e os assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha tudo de perto em Glasgow, com Tempo Real das decisões com presença do Brasil.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2015/10/idolo-amigo-e-adversario-holandes-e-espelho-de-arthur-zanetti-nas-argolas.html

Brasileiras têm dia de altos e baixos e entram na briga pelo top 8 no Mundial


Lorrane e Flavinha fazem boa estreia em Mundiais, e equipe do Brasil tem evolução em relação à competição de 2014




Por
Direto de Glasgow, Escócia

Flavinha competindo no Mundial de Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)Flavinha encantou o público em Glasgow com sua série de solo (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)


A tensão era grande. Com a vaga olímpica por equipes em disputa, as meninas do Brasil precisavam fazer uma série próxima da perfeição para continuar na briga pelo top 8 no Mundial de ginástica artística e pela consequente vaga olímpica. O que se viu nesta sexta, porém, foi uma apresentação cheia de altos e baixos das brasileiras. As estreantes Flávia Saraiva e Lorrane dos Santos até tiveram boas apresentações, assim como as veteranas Jade Barbosa e Daniele Hypolito tiveram bons momentos - as jovens Thauany Araújo e Letícia Costa completaram a equipe. O problema foi o fraco desempenho nas barras assimétricas, antigo Calcanhar de Aquiles do Brasil. O time somou 221,861 pontos e fechou a quarta das 12 subdivisões na quarta posição entre as oito equipes que já se apresentaram.

Atrás da Grã-Bretanha (227,162), do Japão (223,863) e do Canadá (222,780), as brasileiras agora torcem para que o resultado desta sexta seja suficiente para chegar à final. Das 12 equipes cotadas para a decisão, o Brasil está à frente da tradicional Romênia, que teve dia desastroso, com muitas quedas, especialmente nas barras assimétricas. É provável que Rússia, Estados Unidos e China ultrapassem o Brasil ainda - as duas últimas só competem no sábado. Assim, as meninas brigam pelas últimas vagas principalmente com Itália, Alemanha, Austrália e França - as duas últimas so competem no sábado. Em todo caso, a equipe verde-amarela comemorou a evolução em relação ao Mundial do ano passado. Com um time bem diferente, o Brasil foi apenas o 16º colocado com 211,621 pontos em Nanning.

- Estamos vendo que nossa equipe está crescendo de uma maneira geral. Você vê a Flávia: é uma menina pequenininha e supertalentosa, que fechou uma competição desse nível. Temos meninas muito boas aqui, como tivemos há muitos anos. É muito importante para um país melhorar como equipe, não depender de um único talento - disse Jade Barbosa, que voltou ao Mundial depois de uma longa recuperação de uma lesão no joelho.

Lorrane Oliveira em sua performance no Mundial (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)
Estreante, Lorrane Oliveira foi a melhor 
brasileira no individual geral (Foto: 
Ricardo Bufolin / CBG)


O Brasil chegou a liderar a classificatória após as provas de solo e salto, mas uma queda de Jade nas barras assimétricas colocou em xeque o desempenho do Brasil, já que a dono de dois bronzes em Mundiais era uma das melhores da equipe no aparelho. Ela mesma puxou uma reação na trave com uma série segura para tirar 14,200 pontos. O último aparelho foi o melhor do Brasil - somou mais pontos no salto, mas foi o melhor na trave até a quarta subdivisão.

- Treino muito paralelas e não esperava que aquilo fosse acontecer, mas aconteceu. Simulamos todas as situações, mas me mantive firme. Isso ajudou a equipe a se manter firme até o final. Conversamos que independentemente do que acontecesse íamos forte até o último passo. Não sei se vai dar classificação, mas treinamos muito para estar aqui - disse Jade.


Notas do Brasil no Mundial de Glasgow (Foto: Fonte: FIG)
* Notas descartadas


Uma série brasileira muito aguardada foi justamente a que fechou a subdivisão. Flávia Saraiva era apontada como forte candidata à final da trave. A ginasta de 16 anos e apenas 1,34m de altura não sofreu quedas, mas não teve sua melhor execução e tirou 14,133 pontos.

- Foi muito legal (estrear no Mundial). Fiquei muito ansiosa: “Meu Deus, eu já vou entrar”. Eu gostei das minhas séries, mas acho que poderia ser um pouco melhor na trave. Eu não fiz um exercício e faltaram algumas ligações. Todo mundo já tinha terminado, só faltava eu, mas nem prestei muita atenção, estava muito concentrada - disse Flavinha.

As brasileira aguardam as outras oito subdivisões para saber só no sábado se vai à final por equipes e assim também às Olimpíadas - ainda há uma segunda chance de classificação olímpica no evento-teste do Rio de Janeiro, em abril, quando quatro postos por times estarão em disputa.

Time brasileiro no Mundial de ginástica artística em Glasgow (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)
Letícia, Jade, Lorrane, Thauany , Dani e Flavinha 
formaram a equipe brasileira em Glasgow 
(Foto: Ricardo Bufolin / CBG)


SOLO
solo
Ao fim da contagem regressiva com clima de espetáculo, a equipe brasileira foi a primeira a entrar na Hydro Arena. As meninas cumpriram o ritual do show e foram logo se concentrar para o primeiro desafio: o solo, justamente no aparelho em que as brasileiras mais erraram no meeting preparatório da Alemanha, há duas semanas, quando o Brasil foi campeão. Letícia foi a primeira a se apresentar e sofreu uma queda (12,433 pontos). Jade veio na sequência, passou segurança em quase todas as acrobacias, mas quase caiu em uma passada e tirou a nota de 13,433. Lorrane, que sofreu com falhas no aparelho durante o ano, conseguiu acertar sua difícil série para somar 14,066 pontos. Dani também passou limpa para tirar 13,966. Era a vez de Flavinha entrar em ação. A Pequena Notável não sentiu o peso da estreia e encantou o público em Glasgow. Mesmo com as anfitriões competindo, a torcida bateu palmas seguindo a série de Flavinha, que foi a melhor do time (14,166). Com o descarte da nota de Letícia, o Brasil somou 55,631 pontos.


SALTO

No salto, o Brasil mostrou por que esse é o aparelho mais forte do time no momento. Todas as ginastas passaram dos 14 pontos. Primeiro a estreante Thauany (14,166), depois Dani (14,3) e Falvinha (14,233) com saltos mais simples, apostando na boa execução. Jade e Lorrane arriscaram mais na dificuldade e puxaram as notas do Brasil, a veterana com 14,833 pontos e a estreante com 14,766 pontos. Assim o Brasil somou 58,132 pontos, descartando a nota de Thaunay.


BARRAS

As barras assimétricas, aparelho que sempre foi o Calcanhar de Aquiles do Brasil, voltou a assombrar. Thauany abriu com falhas (12,800), e Jade estava bem, até sofrer uma queda e ficar com apenas 11,633 pontos. Flavinha e Lorrane mais uma vez acertaram suas séries, a primeira com 13,266 e a segunda com 13,600. Dani, a única que não usa estafas protetoras nas mãos, fechou a apresentação do Brasil sem grande falhas, mas só tirou 12,300 pontos. Com apenas 51,966 pontos (descarte da nota da Jade), a equipe verde-amarela viu o sonho de pegar uma final ameaçado.


TRAVE

A decisão ficou para a trave, o aparelho em que o Brasil se apresentou melhor durante o ano, mas também o aparelho mais imprevisível. Thauny foi a primeira mais uma vez, cometeu um desequilíbrio grande e tocou o aparelho em outra acrobacia para se equilibrar, o que caracteriza uma queda (12,800). Jade na sequência fez uma série muito segura e depois de muito esperar recebeu a nota de 14,200. Lorrane não perdeu a concentração com a demora para se apresentar e também fez uma boa série (13,933), animando o Brasil. Dani cometeu um pequeno desequilíbrio e tirou 13,866 pontos. Só uma apresentação fantástica de Flavinha faria o Brasil passar o Canadá e assumir a terceira posição. Não deu. A Pequena Notável tirou a nota de 14,133, e o Brasil somou 56,132 no aparelho. No total, o Brasil ficou com 221,861 pontos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2015/10/brasileiras-tem-apresentacao-com-altos-e-baixos-no-mundial-de-glasgow.html

Beckham "convoca" Ronaldinho para time com ex-jogadores em amistos


De férias em Dubai depois de saída do Fluminense, craque é relacionado na equipe de ídolos do resto do mundo contra veteranos ingleses em jogo beneficente do Unicef




Por
Manchester, Inglaterra


Ronaldinho Gaúcho doces Dubai quinta-feira dia 22 (Foto: Reprodução Instagram)Na foto mais recente postada, Ronaldinho Gaúcho brinca com lanchinho em Dubai: "Alguém quer um pouco? kkkkkkk" (Foto: Reprodução Instagram)


A volta de Ronaldinho Gaúcho aos campos pode estar muito perto de acontecer. Mais precisamente, no dia 14 de novembro, na Inglaterra, em amistoso beneficente promovido por Beckham entre ídolos ingleses e irlandeses de um lado contra astros do resto do mundo do outro, no Old Trafford, estádio do Manchester United: é o "Match for Children", do Unicef. Detalhe é que no time do melhor do mundo em 2004 e 2005 só tem ex-jogadores, como o brasileiro Cafu, os zagueiros italianos Nesta e Cannavaro, o português Figo, entre outros, liderados pelo francês Zidane.


Futebol no Japão - Ronaldinho terá um grande desafio: ensinar as crianças a driblar


De férias depois da saída do Fluminense e enquanto ainda não decide onde volta a jogar, Ronaldinho vem reafirmando que não vai se aposentar aos 35 anos. Em visita ao México no último domingo, disse "estar bem de saúde e desfrutando o futebol". Em Dubai, para onde foi depois, confirmou a vontade de continuar calçando chuteiras profissionalmente, ainda que não saiba por qual time.
- Eu não sei no momento. Após tantos anos jogando, vou demorar um tempo para tomar minha próxima decisão. Mas eu amo o futebol e sempre vou sentir isso - disse o craque, de acordo com o site "Gulf News", dos Emirados Árabes.


Sono de Ronaldinho quase cancela depoimento para filme sobre Loco Abreu


Nos últimos dias, Ronaldinho tem curtido bastante em Dubai. Na última quarta, por exemplo, o craque esteve na badalada boate Cavali Club, conhecida por ter um público VIP e receber muitas celebridades. Na última quinta, o clube Barasti Beach divulgou uma foto do craque aproveitando o local, que tem uma praia reservada e vários quiosques. O brasileiro compareceu também a uma "festa do pijama".

Aos 35 anos, Ronaldinho deixou o Fluminense após disputar nove partidas pelo clube, sem fazer gol ou dar assistências. Como o mercado dos principais países está fechado, o craque só deverá ouvir propostas para retornar ao futebol em 2016.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/10/beckham-convoca-ronaldinho-para-time-com-ex-jogadores-por-caridade.html

Hulk é eleito o craque da terceira rodada da Champions em enquete


Autor de golaço sobre o Lyon, atacante brasileiro supera Podolski e Rakitic




Por
São Petersburgo, Rússia

O atacante Hulk, do Zenit, foi eleito o craque da terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A Uefa divulgou o resultado da enquete em seu site oficial nesta sexta-feira, com o brasileiro “sobrando” em relação à concorrência: ele recebeu 46% dos votos e, logicamente, também marcou presença na seleção da semana.


+ CHAMPIONS:
Hulk entra em seleção da rodada pela terceira vez, agora com Thiago SilvaPacotão: Neuer vai do céu ao inferno, CR7 ataca de ator, e Neymar apanhaHulk deixa trio para trás e fica perto de passar Romário em gols na Champions


Hulk superou o alemão Lukas Podolski (20%), do Galatasaray, o croata Ivan Rakitic (15%), do Barcelona, e o mexicano Chicharito Hernández (11%), do Bayer Leverkusen, entre outros. Ele marcou um golaço na vitória dos russos sobre o Lyon, por 3 a 1, pelo Grupo H, ao passar por dois marcadores desde o meio-campo e soltar uma bomba de fora da área (veja acima).

Nas duas primeiras rodadas, o escolhido pelo povo foi o português Cristiano Ronaldo, com 42% dos votos diante do Shakhtar e 28% contra o Malmö. Hulk havia batido na trave em ambas, mas agora beneficiou-se de uma jornada pouco efetiva do craque do Real Madrid.

Hulk gol Zenit x Lyon  (Foto: Reuters)
Hulk marcou uma vez em cada rodada e 
ajudou a colocar o Zenit na liderança do 
Grupo H (Foto: Reuters)


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AO VÍDEO CLIC 

NO LINK DA  FONTE ABAIXO)


FONTE:

Francês obtém apoio de federações e se torna o quarto candidato à Fifa


Jérôme Champagne trabalhou por 11 anos na entidade máxima do futebol




Por
Zurique, Suíça


Jérôme Champagne candidato presidência Fifa (Foto: Getty Images)Champagne é mais um candidato à presidência da Fifa (Foto: Getty Images)


O posto de sucessor de Joseph Blatter ganhou mais um concorrente. O francês Jérôme Champagne anunciou nesta sexta-feira a sua candidatura à presidência da Fifa ao conseguir o apoio de cinco federações. Ele tem 57 anos e trabalhou por 11 anos na entidade, dentre outras funções, como secretário-geral adjunto.

Champagne alega ser o quarto nome a ter conseguido o pré-requisito para competir na eleição marcada para 26 de fevereiro. Os outros são o francês Michel Platini (cuja candidatura permanecerá bloqueada enquanto durar sua suspensão de 90 dias), o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein e o ex-capitão de Trinidad e Tobago, David Nakhid.

O brasileiro Zico está perto de oficializar sua candidatura - até o momento, apenas Platini é quem teria condições de concorrer, embora também não tenha anunciado quais são as cinco associações que o apoiam. O prazo final para a confirmação é segunda-feira, dia 26.

Champagne entrou na Fifa por intermédio de Blatter, quando o suíço foi eleito pela primeira vez para presidir a entidade. Sua primeira função foi de conselheiro internacional. Champagne também é próximo de Michel Platini, seu rival no pleito, a quem ajudou a ser eleito mandatário da Uefa.

- Acima de tudo, precisamos salvar o papel da Fifa de comando e redistribuição, que está a perigo em um momento em que isso é mais necessário. Também devemos recuperar a credibilidade da Fifa, e prepará-la para os desafios de um mundo em constante evolução – disse em sua mensagem aos fãs de futebol.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/10/frances-obtem-apoio-de-federacoes-e-se-torna-o-quarto-candidato-fifa.html

Alemanha inaugura Museu do Futebol e enaltece conquistas do país


Brazuca (bola da Copa do Mundo de 2014) gigante é um dos destaques do espaço construído em Dortmund por R$ 160 milhões, aproximadamente 36 milhões de euros




Por
Dortmund, Alemanha


museu do futebol da Alemanha (Foto: Reuters)
Novo Museu do Futebol da Alemanha, em 
Dortmund, tem Brazuca gigante na 
exposição (Foto: Reprodução)


A Alemanha ganhou nesta semana um museu do futebol oficial, que irá armazenar os grandes trunfos da seleção do país. Além de gráficos e filmes, o espaço vai exibir bolas e troféus desde o primeiro título mundial, em 1954, na Suíça, até o conquistado em 2014, no Brasil - com direito a uma Brazuca gigante na entrada. Segundo o site oficial da federação, a obra custou aproximadamente 36 milhões de euros (R$ 160 milhões).

Joachim Löw - Museu do Futebol da Alemanha (Foto: Reuters)Joachim Löw ao lado do diretor técnico da seleção alemã Oliver Bierhoff (Foto: Reuters)


Com a presença do técnico da seleção, Joachiw Löw, coube ao presidente da Federação de Futebol da Alemanha, Wolfgang Niersbach, fazer o discurso a respeito do novo espaço, defendendo o legado da Copa de 2006, que atualmente é investigada por ter sido comprada em um esquema ilegal de votos.

- O Museu de Futebol da Alemanha é uma obra que seria inconcebível sem a Copa de 2006. Ela foi o ponto de partida ideal para o projeto, para preservar a história do futebol alemão com os seus muitos momentos inesquecíveis em um local central. A exposição é uma viagem impressionante através do tempo. Pessoalmente, sou fascinado em particular pela realização da Copa do Mundo de 1954, na Suíça. Fritz Walter e os heróis de Berna são os ídolos da minha infância, que eu encontro aqui perto de novo - comentou.

Museu do futebol da Alemanha (Foto: Reuters)
Prédio do Museu do futebol da Alemanha 
(Foto: Reuters)


Cerca de 160 jornalistas tiveram acesso ao local na última segunda-feira, e o público poderá conhecer o local a partir deste domingo. Diretor do museu, Manuel Neukirchner comentou que o espaço propõe uma experiência de interatividade de alta tecnologia com os visitantes.

 - Objetos, gráficos, sons e filmes dão o tom da magia do futebol em vários locais de exposição. A variedade temática do futebol, os efeitos sociais, culturais, econômicos são apresentados de uma forma facilmente compreensível, tornando-se uma experiência ótima para o visitante. Componentes interativos como mesas de mídia, serviços de informação personalizados, criadores de imagem digital e  animações 3D intercâmbio com dispositivos de comunicação clássicos, como texto e imagens.

Porém, o museu não só vai se tornar um lugar de conservação e exposição. Ao mesmo tempo, ele sediará encontros e debates para todos os membros do futebol alemão: fãs e clubes, além de associações e  patrocinadores. O Museu do Futebol da Alemanha também será um lugar para a aprendizagem, promovendo conceitos educacionais para turmas escolares.

Além de 1954 e 2014, os outros títulos mundiais da Alemanha foram conquistados em 1974 e em 1990 sobre a Holanda e Argentina, respectivamente.

Veja mais fotos abaixo.

museu do futebol da Alemanha (Foto: Reuters)
O Museu do Futebol da Alemanha contra com 
as taças dos títulos mundiais da seleção 
(Foto: Reprodução)


museu do futebol da Alemanha (Foto: Reuters)
Museu do futebol da Alemanha é inaugurado 
em Dortmund (Foto: Reuters)


museu do futebol da Alemanha (Foto: Reuters)
A Alemanha coleciona quatro títulos mundiais, 
um a menos que o Brasil (Foto: Reprodução)


FONTE: