segunda-feira, 1 de junho de 2015

STJD denuncia Walter e Atlético-PR, que pode até perder mando de campo

Árbitro de Atlético-PR x Atlético-MG tinha relatado as cusparadas na súmula do jogo. Clube e Walter, expulso naquela partida, serão julgados na próxima segunda-feira




Por
Curitiba

 
Torcida do Atlético-PR na Arena da Baixada (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Marco Oliveira)Torcida do Atlético-PR na Arena da Baixada (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Marco Oliveira)


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Atlético-PR pelas cusparadas de torcedores contra o trio de arbitragem no jogo contra o Atlético-MG, na Arena da Baixada, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

O julgamento está marcado para a próxima segunda-feira, dia 8, no Rio de Janeiro, e o clube pode até perder mando de campo.

Segundo relato do árbitro Thiago Duarte Peixoto na súmula, "após o término da partida e na saída da equipe de arbitragem do campo de jogo, no acesso para os vestiários, foi observada (sic) várias cusparadas em direção da equipe de arbitragem, não atingindo nenhum integrante da equipe de arbitragem". Os protestos ocorreram após o árbitro expulsar o atacante Walter (entenda mais abaixo).

Apesar de, conforme a própria súmula, as cusparadas não terem atingido ninguém, o Furacão foi denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "desordens em sua praça de desporto". A procuradoria citou ainda o parágrafo primeiro, que afirma que "quando a desordem for de elevada gravidade, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas".

- Essa denúncia contra o Atlético me pegou de surpresa. Do Walter, eu já esperava, mas do Atlético não. Na sexta-feira, vou passar boa parte do dia no CT do Caju para ver o que está sendo feito, procurar imagens que podemos usar e fazer alguns comparativos - falou o advogado do Atlético-PR, Domingos Moro, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

Segundo o advogado, o que pode pesar à favor do Atlético-PR é que, em um caso semelhante, o Flamengo recebeu apenas multa de R$ 20 mil no STJD. Na oportunidade, porém, apenas um torcedor tinha cuspido em direção ao árbitro - também sem atingi-lo.


Walter também denunciado

Além do clube, o atacante Walter também pode ser punido no STJD. Ele foi expulso diante do Galo após xingar o quarto árbitro e desrespeitar o árbitro principal. O camisa 18 pode pegar, no total, até 12 jogos de suspensão. Ele foi denunciado em dois artigos. Um é o 243-F, que fala em "ofender alguém em sua honra" e prevê suspensão de uma a seis partidas (o mínimo em caso de ofensa contra a arbitragem é de quatro jogos). Outro artigo é o 258, por "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente". Nessa caso, a pena varia de uma a seis partidas. Ou seja, o total pode ser de 12 jogos de suspensão.

O advogado Domingos Moro, porém, não acredita em uma pena tão grande:
- Será o primeiro julgamento de jogador após as novas orientações à arbitragem com relação às punições para quem reclama. Então é difícil fazer alguma previsão. Mas teve um julgamento semelhante do Gilson Kleina, técnico do Palmeiras, e ele pegou quatro jogos em um julgamento recente no STJD - completou o advogado.


FONTE:
 http://glo.bo/1cuNenh?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Vitória x Criciúma e Paraná x Botafogo são os destaques de terça no SporTV

Série B do Campeonato Brasileiro tem rodada cheia nesta terça-feira, com dez jogos



Por
São Paulo


Bill, Botafogo x Vitória (Foto: Vitor Silva / SSPress)Botafogo visita o Paraná (Vitor Silva / SSPress)


A terça-feira é de rodada cheia na Série B do Campeonato Brasileiro. E, para o SporTV, dia de jornada dupla: às 19h30, Vitória x Criciúma jogam no Barradão. Depois, às 21h50, Paraná x Botafogo se enfrentam no Durival de Britto.

As notícias ficam por conta de duas edições do "SporTV News", às 9h e 23h50. Ao longo do dia, você fica informado com o "Redação", às 10h, "É Gol!!!", às 12h, "Seleção", às 13h, "Planeta", às 15h45, e "Tá na Área", às 16h30. Assinantes do Canal Campeão podem conferir toda a programação pelo celular, computador ou tablet pelo SporTV Play.


FONTE:
http://glo.bo/1AJYN5u?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Veja a lista de jogos com transmissão de TV neste meio de semana

Destaque para as partidas válidas pelas Séries A e B do Brasileirão



Por
Rio de Janeiro

 
header_Jogos-na-TV 2 (Foto: infoesporte)


As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere e estão no horário de Brasília.


TERÇA-FEIRA, 02

Brasileirão Série B
19h30 Vitória x Criciúma
Transmissão: SporTV (menos BA) e PFCI (com Thiago Mastroianni e Darino Sena)

19h30 Mogi Mirim x Boa Esporte
Transmissão: Premiere (com Reinaldo Porto e Ivan Andrade)

19h30 América-MG x Sampaio Corrêa
Transmissão: Premiere (com Jaime Júnior e Henrique Fernandes)

19h30 Paysandu x Santa Cruz
Transmissão: Premiere (com André Laurent e Carlos Ferreira)

19h30 Náutico x Ceará
Transmissão: Premiere (com Rembrandt Júnior e Chiquinho)

19h30 ABC x Bragantino
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Marquinhos)

21h50 Macaé x Bahia
Transmissão: Premiere e PFC HD (com Daniel Pereira e Raphael Rezende)

21h50 Atlético-GO x Luverdense
Transmissão: Premiere (com César Resende e Cláudio Rabelo)

21h50 CRB x Oeste
Transmissão: Premiere (com Madson Delano e Waldemir Rodrigues)

21h50 Paraná x Botafogo
Transmissão: SporTV (menos PR) e PFCI (com Júlio Oliveira e Carlos Eduardo Lino)



QUARTA-FEIRA, 03

Brasileirão Série A
19h30 Vasco x Ponte Preta
Transmissão: SporTV (menos RJ) e PFCI (com Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona)

19h30 Atlético-PR x Figueirense
Transmissão: Premiere (com Luiz Augusto Xavier e Gil Rocha)

19h30 Chapecoense x Joinville
Transmissão: Premiere (com Giovanni Martinello e Índio)

21h São Paulo x Santos
Transmissão: Premiere e PFC HD (com Linhares Júnior e Belletti)

22h Grêmio x Corinthians
Transmissão: TV Globo para RS (menos Porto Alegre), SP, SC, PR, MS, MT e PE (menos Petrolina) (com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba), Premiere e PFC HD (com Luis Alano e Batista)

22h Cruzeiro x Flamengo
Transmissão: TV Globo para RJ, ES, BA, SE, AL, Petrolina e região, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, TO, Porto Alegre e região, DF e GO (com Luís Roberto, Júnior, Bob Faria e Renato Marsiglia), Premiere e PFCI (com Jaime Júnior e Henrique Fernandes)

22h Avaí x Atlético-MG
Transmissão: TV Globo para MG (com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende), Premiere (com Henrique Guidi e Wagner Vilaron)


Mundial Sub-20
01h México x Uruguai
Transmissão: SporTV (com Clayton Carvalho e André Loffredo)


Amistoso Internacional
22h Peru x México
Transmissão: SporTV (com Antero Neto e Edinho)


Major League Soccer
21h Montreal Impact x Vancouver Whitecaps
Transmissão: SporTV 3 (com Paulo Stein e Raul Quadros)



QUINTA-FEIRA, 04

Mundial Sub-20
04h Hungria x Brasil
Transmissão: SporTV (com Eduardo Moreno e André Loffredo)


Brasileirão Série A
16h Fuminense x Coritiba
Transmissão: Premiere, PFC HD e PFCI (com Jader Rocha e Roger Flores)

21h Sport x Goiás
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Marquinhos)

21h Palmeiras x Internacional
Transmissão: SporTV (menos SP) e PFCI (com Milton Leite e Maurício Noriega)


FONTE:

Antes de treinar com elenco principal, joia do Bota viaja com a seleção sub-17

Luis Henrique vai treinar por uma semana em Itu, antes de torneio na Coreia do Sul. Na volta, artilheiro da Copa do Brasil da categoria será observado por René Simões



Por
Rio de Janeiro

 
Luis Henrique Botafogo (Foto: Divulgação)Luis Henrique se apresentou nesta segunda à seleção brasileira sub-17 (Foto: Divulgação)


Antes de ser integrado ao elenco profissional do Botafogo, o atacante Luis Henrique viajou, nesta segunda-feira, para se apresentar à seleção brasileira sub-17. Artilheiro da Copa do Brasil da categoria, o jogador vai treinar por uma semana em Itu, no interior de São Paulo, antes disputar a Suwon Cup, na Coreia do Sul. A competição serve de preparação para o Mundial sub-17, que acontece entre outubro e novembro deste ano.

- Meu ano começou muito bem. Trabalhei muito para ter este início de destaque, e agora quero manter a pegada para continuar evoluindo não só no Botafogo, mas também na Seleção. É sempre um orgulho imenso poder representar o meu país e não faltará vontade e disposição para buscar o título na Coreia do Sul. Precisamos fazer um grande torneio para fechar com chave de ouro este ciclo de preparação para o Mundial. Vamos pensando jogo a jogo, para que possamos crescer cada vez mais e fazer bonito neste ano com a Seleção – disse Luis Henrique, antes da viagem.

Autor de 14 gols em dez jogos na Copa do Brasil sub-17, Luis Henrique foi o grande destaque do Botafogo, que ficou com o vice-campeonato. O bom desempenho lhe rendeu uma vaga na seleção do torneio, além da convocação para a seleção brasileira da categoria.

Após a viagem à Coreia do Sul, Luis Henrique retornará ao Botafogo para treinar com o elenco principal. O técnico René Simões quer observar o atacante de 17 anos. 



saiba mais

Com Jaque e Murilo, Sesi-SP divulga elenco com orçamento reduzido

Tradicional time do vôlei nacional conta com a chegada de Jaqueline, vinda do Minas, e a manutenção do capitão Murilo. Clube sofre uma redução de 30% no orçamento



Por
São Paulo

 
Atual vice-campeão da Superliga masculina e terceiro colocado na feminina, o Sesi-SP apresentou nesta segunda-feira as equipes para a próxima temporada. Com destaque para a contratação da bicampeã olímpica Jaqueline e do central da seleção Sidão, o time entrará como um dos favoritos ao título paulista, que começa no início do segundo semestre, e na Superliga, prevista para novembro. O presidente do Sesi-SP, Paulo Skaff, afirmou, no entanto, que houve uma redução no investimento do ano passado para esse:

- O orçamento da temporada é em torno de R$ 10 milhões, houve uma redução em torno de 30% com relação ao ano passado. Essa redução viabilizou o time, se não não seria possível estarmos aqui hoje - disse o dirigente.

Jaqueline e Fabiana, capitães do Sesi-SP, não quiseram falar sobre as questões financeiras. Elas preferiram não comentar se houve reduções em seus respectivos salários. 


Jaqueline e Murilo - Sesi-SP (Foto: Everton Amaro / Fiesp)
Jaqueline e Murilo, enfim, vão jogar na mesma 
equipe na próxima temporada 
(Foto: Everton Amaro / Fiesp)


A equipe masculina tem como principal objetivo conquistar a Superliga, titulo que escapou na última temporada para o Cruzeiro. Os pilares do time, Murilo e Serginho, seguem na equipe, que contou com a contratação de Sidão, central da seleção brasileira. As "perdas" para esse ano foram as saídas de Lucarelli, contratado pelo Taubaté, Riad e Maurício. 

- A gente conseguiu mesclar bem a experiência e a juventude. Tem o Serginho, Murilo e Sidão, e ao mesmo tempo o pessoal mais novo chegando - disse o técnico Marcos Pacheco.

Apresentação Sesi-SP- vôlei (Foto: Everton Amaro / Fiesp)
Sesi-SP apresenta toda a equipe para a próxima 
temporada (Foto: Everton Amaro / Fiesp)


O time feminino, eliminado na semifinal da Superliga da última temporada, ganhou o reforço de Jaqueline, que estava no Minas. A capitã da seleção feminina Fabiana segue no time, assim como os destaques da equipe no último ano Bia e Suellen. O time ainda contratou as atletas da seleção Andreia Laurence e Ellen.

O time masculino do Sesi-SP foi criado em 2009 e conquistou o título da Superliga em 2012. O principal título do time foi o sul-americano de 2014. Meses depois, a equipe ficou com o bronze no Campeonato Mundial. Já as mulheres, começaram a competir em 2011 e foram campeãs continentais em 2014. 

Time feminino de vôlei do Sesi-SP (Foto: Everton Amaro / Fiesp)
Time feminino de vôlei do Sesi-SP é apresentado 
(Foto: Everton Amaro / Fiesp)


FONTE:

Tandara confirma saída do Praia: "Objetivo é ter gestação tranquila"

Campeã olimpica agradece carinho da torcida mineira e diz que foco agora é cuidar da gestação. Com a camisa do Praia, oposta fez 363 pontos na Superliga passada



Por
Uberlândia, MG

 
O que já não era muito segredo para o torcedor do Praia Clube tornou-se concreto na manhã desta segunda-feira. A oposta Tandara usou o perfil pessoal nas redes sociais para se despedir da torcida de Uberlândia e informar que não faz mais parte do grupo. Na publicação, a jogadora que está grávida de seis meses diz, ainda, que o objetivo agora é focar em uma gestação tranquila e cuidar da filha:

Tandara se despede do Praia Clube e afirma: ‘Não faço mais parte do time’ (Foto: Reprodução/Instagram)
Tandara se despede do Praia Clube e afirma:
 "Não faço mais parte do time" 
(Foto: Reprodução/Instagram)


Bom Dia!!!! Primeiramente gostaria de agradecer a todos envolvidos na minha temporada 2014/2015 foi um ano diferente, difícil, mas como sempre dando tudo certo no final!!!!! Obrigado a todos aqueles que de alguma maneira torceram por mim no Dentil/Praia Clube, mas venho lhes informar que NÃO faço mais parte do time de Uberlândia e que agora o meu objetivo é ter uma gestação tranquila e que a nossa filha (@cleberudi) venha linda e muito saudável! Ainda não sei o meu destino mas em breve espero estar de volta às quadras!!!! Fica aqui o meu Obrigado

Vestindo a camisa do Sesi-SP, Tandara foi a maior pontuadora da temporada 2012/13 com 417 pontos. No ano seguinte, a atleta evoluiu, e sob o comando do treinador José Roberto Guimarães, no Campinas, fez 470 pontos. Com a camisa do Praia, depois de um início promissor, sendo destaque na maioria das partidas do time de Uberlândia, o rendimento da jogadora caiu, o tempo de quadra foi menor, e a atacante terminou a Superliga sendo eliminada pelo Minas, nas quartas de final, com 363 pontos.


FONTE:
http://glo.bo/1AIYHeh?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Atual campeão da Superliga, Rio confirma três reforços e 10 renovações

Monique, Lorenne e Courtney Thompson se unem a nomes como Fabi, Gabi e Natália



Por
Rio de Janeiro

 
vôlei Monique reforço Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Rexona-AdeS)Após temporada marcada por lesões, Monique torce por recomeço (Divulgação/Rexona-AdeS)


Com a maior parte do elenco servindo as seleções adulta, juvenil e militar, o Rio de Janeiro ainda não retomou a rotina de treinos após a disputa do Mundial de clubes. Mas, mesmo ainda de férias, o clube anunciou oficialmente o elenco que disputará a temporada 2015/2016 da Superliga feminina. Além de 10 renovações com atletas do grupo campeão da última edição do torneio, a equipe contará com três reforços: as opostas Monique e Lorenne e a levantadora americana Courtney Thompson.

- A levantadora Courtney Thompson nos foi recomendada pelo Karch Kiraly, treinador da seleção americana, e é uma excelente atleta de grupo, com uma boa experiência internacional. Ela demonstrou um enorme desejo de fazer parte do nosso projeto, abrindo mão de propostas sedutoras na Europa. A Monique, oposta já campeã da Superliga com nossa equipe, é uma ótima atacante, completa nos fundamentos. Ficamos muito felizes com seu retorno. A Lorenne é jovem promessa, com um potencial físico enorme e chega como segunda oposta, uma aposta para o futuro - disse Bernardinho.

vôlei Courtney Thompson reforço Rio de Janeiro (Foto: Divulgação / FIVB)
Courtney Thompson chega ao Rio indicada 
do técnico Karch Kiraly (Foto: 
Divulgação / FIVB)


De volta à equipe, Monique revelou que viveu a expectativa pelo convite. Sem render o imaginado devido a restrições médicas, a oposta torce para que a temporada de retorno ao Rio de Janeiro renda bons frutos.

- Os rumores de contratações surgiram mais cedo nesta temporada. Mas eu já tinha na cabeça que se chegasse alguma proposta do Rio eu aceitaria na hora. Deu tudo certo e posso voltar a defender a equipe da minha cidade. Tive alguns problemas de lesão na última temporada e isso, sem dúvida, me deixa ainda mais motivada para ter um ano vitorioso aqui.

Além das três contratadas, o Rio de Janeiro renovou contrato com a levantadora Roberta, com as líberos Fabi e Juju, com as ponteiras Gabi, Natalia, Regiane e Drussyla, além das meios de rede Carol, Juciely, Mayhara e Paula.


FONTE:
http://glo.bo/1ctWeZO?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Em jogo de brasileiros, Melo e Dodig vencem Peya e Soares e vão à semi

Dupla terceira cabeça de chave confirma favoritismo e segue viva em Roland Garros



Por
Paris, França
 

Deu Marcelo Melo. Em duelo brasileiro contra o amigo Bruno Soares, Melo e Dodig eliminaram Soares e Peya por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (10/8), em 1h23m de jogo. Com o resultado, a dupla de chave número três de Roland Garros avançou às semifinais para enfrentar o vencedor do confronto entre Rojer/Tecau e Pospisil/Sock. Na outra semifinal, Fognini e Bolelli pegarão quem vier da partida entre os irmãos Bryan e Matkowski e Zimonjic.

Marcelo Melo Copa Davis (Foto: Vipcomm)
Ao lado de Ivan Dodig, Marcelo Melo superou 
o amigo Bruno Soares e está na semifinal de 
dupla de Roland Garros
(Foto: Vipcomm)


A vitória de Melo e Dodig passou pelo saque e devolução da dupla. Prova disso está no número de break points a favor (8 a 3), com duas quebras para os vencedores e nenhuma do lado derrotado. Soares e Peya também abusaram dos erros não forçados, cometendo três vezes mais do que os rivais (6 a 2).


JUVENIIS EM AÇÃO

Número 1 do mundo no ranking juvenil de simples, o brasileiro Orlando Luz também esteve em ação nesta segunda-feira, em Roland Garros. Ele se juntou ao americano Taylor Harry Fritz para vencer os anfitriões Evan Furness e Louis Tessa por 2 sets a 0 - parciais de 6/4 e 6/2. Cabeça de chave número 1, a dupla do brasileiro e do americano encara agora os japoneses Sora Fukuda e Yosuke Watanuki nas oitavas de final.

Na chave feminina de duplas, Luisa Stefani também venceu seu duelo do dia. Ao lado da americana Francesca Di Lorenzo, a brasileira superou a parceria russa formada por Anna Kalinskaya e Aleksandra Pospelova em um acirrado tie-break - parciais de 6/4, 4/6 e 11/9. Já Thaisa Pedretti se despediu logo na estreia ao lado da americana Alexandra Sanford. Elas perderam por 2 sets a 0 para a russa Anastasia Gasanova e a britânica Maia Lumsden - parciais de 7/6 (5) e 6/0.


FONTE:
http://glo.bo/1AJ24BQ?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Serena leva susto, mas espanta nova zebra e avança em Roland Garros

Em dia de eliminação precoce de Sharapova, americana sofre duro 6/1 para Sloane Stephens no primeiro set, se recupera e vence 41ª do ranking. Errani é a próxima rival



Por
Paris, França
 
Serena Williams, Tênis, Roland Garros (Foto: AP)Serena Williams sofreu, mas venceu a compatriota Sloane Stephens em Roland Garros (Foto: AP)


Ela já havia passeado horas antes pela quadra Philippe-Chatrier na manhã desta segunda-feira, com a eliminação de Maria Sharapova (2ª) para Lucia Safarova (13ª). O 6/1 estampado no placar ao final do primeiro set dava a entender que aquele animal de listras pretas e brancas, temido por todos os favoritos, ainda não tinha ido embora da quadra central de Roland Garros. Mas a americana Serena Williams espantou a zebra e mostrou para sua compatriota Sloane Stephens, número 41 do ranking da WTA, quem é a melhor do mundo.

Em quase duas horas de jogo, virou o marcador e venceu por 2 sets a 1 (1/6, 7/5 e 6/3). Nas quartas de final, ela vai pegar a italiana Sara Errani (17º), que eliminou a alemão Julia Goerges por duplo 6/2.
sofrimento no começo, alegria no fim

As 40 posições que separam as americanas não pesaram em nada nos ombros da jovem Stephens, de 22 anos, diante da veterana 11 anos mais experiente. Descendo o braço em seus golpes, a "azarona" conquistou mais winners do que Serena (6-5) e viu a número 1 do mundo "golear" nos erros (15-2). Stephens aparentava ter um antídoto para segurar todos os golpes da melhor tenista da atualidade. O saque de Serena até que entrou (72%), mas ela sofreu com a devoluções vencedoras da compatriota. Não à toa, venceu apenas 50% dos pontos de primeiro serviço e 14% de segundo. Sofreu três quebras (6/1). 

Serena sabia que precisava diminuir a diferença de erros entre elas e tirar Stephens da zona de conforto para não deixar a zebra passear novamente nesta segunda-feira em solo francês. O saque passou a ser mais forçado. O aproveitamento caiu um pouco (62%), mas o percentual de pontos a seu favor aumentou, especialmente o do segundo (62%). Serena passou a agredir o serviço da adversária. E o resultado veio em seis chances de quebra, algo que não havia aparecido na parcial inicial. A número 1 levou o sétimo e o 11º games, com Stephens descontando no oitavo (7/5).

No começo do tie-break, as tenistas confirmaram seus saques sem muito trabalho. Porém, pela primeira vez em toda a partida, Serena conquistou mais winners e errou menos do que Stephens. O bom momento no jogo fez a número 1 do mundo trazer o controle para suas mãos. No sétimo game, as primeiras chances de quebra no set apareceram. Um erro não forçado de backhand da "caçula" confirmou a virada no cenário do jogo e a suada vitória ao fim de 1h59m (6/3).

Serena Williams, Tênis, Roland Garros (Foto: AP)
Serena Williams vibra muito com vitória de 
virada sobre a compatriota (Foto: AP)


FONTE:

Atual campeã, Sharapova perde nas oitavas e está fora de Roland Garros

Musa russa cai para Lucia Safarova, 13ª do ranking mundial, e é eliminada do 2º Grand Slam do ano. Tcheca segue na competição atrás de seu 1º título na França



Por
Paris, França

 
Número 2 do ranking mundial e campeã de Roland Garros no ano passado, a musa Maria Sharapova está fora do torneio francês, segundo Grand Slam do ano. Na manhã desta segunda-feira, ela perdeu para a tcheca Lucie Safarova, número 13 do ranking mundial, por 2 a 0, parciais de 7/6 (7-3) e 6/4. Agora, nas quartas de final, a tcheca jogará contra a espanhola Garbine Muguruza, que derrotou a italiana Flavia Penetta.

Maria Sharapova - Roland Garros (Foto: AP)
Maria Sharapova lamenta após perder um 
ponto em Roland Garros (Foto: AP)


É a pior campanha de Sharapova em Roland Garros desde 2010, quando caiu na terceira rodada. Depois, foi semifinalista em 2011, venceu em 2012 e no ano passado e, em 2013, foi vice-campeã. A russa tem outros três títulos de Grand Slam, o Aberto da Austrália de 2008, Wimbledon 2004 e o US Open 2006.

Lucie Safarova - Roland Garros (Foto: AP)Lucie Safarova comemora vitória contra russa (Foto: AP)


Lucie Safarova tenta seu primeiro título de Grand Slam da carreira. Ela, profissional desde 2003, tem como melhor campanha em um Major a semifinal de Wimbledon no ano passado. Na França, está nas quartas de final pela primeira vez, melhorando o desempenho de 2014, quando caiu nas oitavas.

- Joguei agressiva, estou muito feliz. Fiz um bom jogo hoje, é inacreditável isso - disse a tcheca, emocionada, após a vitória

O primeiro set foi longo, mais de 1h de duração, e muito equilibrado. As duas tenistas conseguiram apenas uma quebra, e a partida foi para o tie-break. Logo no início do desempate, a tcheca já abriu 3 a 0, e conseguiu manter a vantagem até fechar em 7/3. Durante toda a parcial, Safarova se mostrou mais agressiva, e os números mostram isso. Foram 20 winners da tcheca, contra dez de Sharapova. 

Logo no início do segundo set, Lucie abriu 2 a 0, quebrando o saque de Sharapova, que cometeu uma dupla falta para "entregar" o game para a rival. Na sequência, porém, quando tinha 3 a 1 de frente, Safarova acabou quebrada, em um game com dois winners da russa, e dois erros da tcheca.

O game seguinte poderia ser o "divisor de águas" da partida. Sharapova sacou, e Safarova teve uma chance de quebra. Neste ponto, ela errou um smash muito tranquilo e jogou para fora a chance de abrir 4 a 2. A russa, logo em seguida, conseguiu dois aces para confirmar o saque e empatar o set: 3x3. Mas não era a tarde de Sharapova. No décimo game, ela perdeu o serviço e o jogo, caindo por 6/4.

Maria Sharapova - Roland Garros (Foto: AP)
Maria Sharapova está eliminada de Roland 
Garros (Foto: AP)


FONTE:

Federer tira Monfils do caminho e faz duelo suíço com Wawrinka nas quartas

Em partida que teve continuação nesta segunda-feira, número 2 do ranking cala a quadra central de Roland Garros e vence francês com facilidade por 3 sets a 1



Por
Paris, França

 
Conhecido por ser um cavalheiro dentro de quadra, Roger Federer teve que ser "deselegante com" milhares de franceses nesta segunda-feira em Roland Garros. Jogando contra o tenista da casa Gael Monfils, o suíço conseguiu completar a vitória em um jogo que se iniciou no domingo e garantiu a classificação para as quartas de final. Após cada um ter vencido um set no primeiro dia do confronto, interrompido por conta da chuva, Federer não deu chances ao rival, atual número 14 do mundo, e conseguiu terminar a partida em 3 a 1, parciais de 6/3, 4/6, 6/4 e 6/1. Esta foi a nona vitória do suíço em 13 jogos contra Monfils, que triunfara nos últimos dois encontros entre ambos, sem perder sets: 2 a 0 no Masters 1000 de Monte Carlo deste ano e 3 a 0 na final da Copa Davis do ano passado.

Nas quartas, o adversário do vice-líder do ranking mundial será o compatriota Stan Wawrinka, oitavo da classificação. 

Roger Federer - Roland Garros - Oitavas de final (Foto: Getty Images)
Roger Federer teve uma sequência de jogo 
mais fácil que o imaginado (Foto: AP)


Com o resultado, Federer segue em busca de seu segundo título em Roland Garros. A única conquista de Roger na França foi em 2009. Ele ainda foi quatro vezes finalista do torneio, em 2006/07/08/11 e sempre acabou derrotado na decisão para Rafael Nadal. A torcida francesa ainda segue com esperanças de terminar um jejum de 32 anos sem títulos em simples no masculino. Jo-Wilfried Tsonga está nas quartas de final e enfrentará o japonês Kei Nishikori.

O fim de jogo no domingo parecia empolgante. Monfils saiu de quadra sob gritos da torcida, que estava no clima de Copa Davis. A segunda-feira, porém, foi diferente. A arquibancada não estava lotada, o tenista da casa não conseguiu levantar a torcida, e Federer venceu com tranquilidade.

Logo no início do terceiro set, Federer já mostrou por que é considerado um dos maiores tenistas da história. Monfils abriu 40 a 0 em seu saque e parecia caminhar para abrir 1 a 0 no set. Mas o suíço jogou um balde de água fria nas pretensões do rival, ganhou cinco pontos seguidos e iniciou a segunda-feira com uma quebra no rival. Depois, manteve seu serviço para abrir 2 sets a 1 na partida.

O quarto set também começou com uma quebra de serviço para Federer. Com uma leitura de jogo invejável, o suíço variou bem as jogadas e abriu a parcial com vantagem. O número 2 do mundo estava em uma tarde inspirada e não deu qualquer chance de recuperação para o anfitrião. No fim, 6/1 e a vaga garantida.


F0NTE:
http://glo.bo/1I0X26A?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nadal vacila no 3º set, mas bate rival e vai encarar Djoko nas quartas de final

Espanhol repete feito de Federer, Murray e sérvio e derrota americano Jack Sock por 3 sets a 1. Duelo contra número um do mundo acontece na próxima quarta-feira



Por
Paris, França

Rafael Nadal, Roland Garros, Tênis (Foto: AP)Rafael Nadal venceu o americano Jack Sock e avançou às quartas de Roland Garros (Foto: AP)


Deu a lógica na quadra Suzanne-Lenglen. Nem mesmo o vacilo de Rafael Nadal no terceiro set, quando sacava para fechar o jogo, se desentendeu com a arbitragem, penalizado e teve o saque quebrado foi capaz de impedir que o espanhol se classificasse às quartas de final de Roland Garros. A vitória por 3 sets a 1 (6/3, 6/1, 5/7 e 6/2) sobre o americano Jack Sock (37º), em 2h51m, credenciou o Touro Miúra a enfrentar o número um do mundo Novak Djokovic, na próxima quarta-feira.


Confira a vitória de Djokovic

E o resultado poderia ter vindo com um set e 42 minutos a menos. Ao sacar para fechar o jogo no 10º game da terceira parcial, Nadal reclamou de uma marcação da arbitragem. Ele foi punido com a perda do primeiro saque no 30-40, quebrado e não voltou a vencer mais no set. Com a cabeça no lugar, entrou na quarta parcial decidido a fechar o duelo. E assim o fez.
Nadal sobra nos primeiros sets, vacila, mas reage e vence
Três games seguidos, duas quebras, foi assim que Rafael Nadal aniquilou Jack Sock no começo do jogo (3/0). Nem mesmo o saque quebrado no quarto game mudou algo. Superior no percentual de primeiro serviço (67% a 59%), com mais winners (11 a 9) e um erro a mais (11 a 10), o Touro Miúra fez valer sua maior técnica e fechou por 6/3, em 41 minutos.

A vantagem anterior virou passeio no segundo set. Os saques de Sock não entravam. De Nadal, sim. A devoluções do americano não surtiam efeito. Do espanhol, sim. Chances de quebra não apareceram ao 37º do mundo. Para o 6º, sim. Foram quatro, sendo duas aproveitadas (6/1).

O terceiro set foi o mais disputado e com muitas alternâncias. Os serviços dos tenistas não encaixaram e as devoluções entraram. Mas Nadal tinha o comando da parcial. As quebras no quinto e sétimo games deram ao espanhol a vantagem de sacar para fechar a partida - 5/4 (ele teve o serviço quebrado no sexto). Porém, uma irritação com a marcação da arbitragem o tirou da parcial. Nadal não concordou com uma "cantada" do árbitro, que valeu ao rival um chance de quebra (30-40), e reclamou. Ele foi punido, só teve um serviço a realizar e sofreu o break. Desconcentrado, não venceu mais nenhum game no set, dando o direito a Sock sonhar com a virada.

Só que uma quebra no terceiro game do quarto set colocou abaixo o ânimo do americano. Precisando superar o serviço do espanhol, Sock arriscou. E errou. Um novo revés no sétimo game foi a pá de cal em suas pretensões no saibro francês (6/2).

Rafael Nadal, Roland Garros, Tênis (Foto: AP)
Sexto no ranking, o Touro Miúra segue 
evoluindo, após problemas físicos 
(Foto: AP)


FONTE:

Em fase espetacular, Djoko atropela Gasquet e vai pegar Nadal nas quartas

Sérvio faz 3 sets a 0 em francês e terá que vencer o nove vezes campeão de Roland Garros para seguir no caminho do título inédito, que seria o quinto consecutivo no ano



Por
Paris, França
 

Se a chave feminina teve a queda da favorita Maria Sharapova e o susto da americana Serena Williams, na masculina o vento segue o seu rumo natural. Após as vitórias de Roger Federer, Andy Murray e Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic foi mais um a avançar às quartas de final de Roland Garros e segue no caminho rumo ao inédito título no saibro francês. Em partida na quadra central Philippe-Chatrier nesta segunda-feira, o número um do mundo mostrou o motivo de ser considerado o favorito ao título. Com tranquilidade, venceu o francês Richard Gasquet (20º) por 3 sets a 0 (6/1, 6/2 e 6/3), em 1h59m. 

Leia mais: 

Nadal vence e pega Djokovic

Na quarta-feira, o duelo promete ser muito mais complicado. Pela frente, Nole terá nada mais nada menos do que o espanhol Rafael Nadal, sexto do ranking, e que só perdeu uma partida no saibro de Paris, nos últimos 10 anos (é o atual penta campeão). Em contrapartida, o seu momento é espetacular com quatro títulos nos últimos quatro disputados. Sua última derrota acontece na final do ATP 500 de Dubai para Roger Federer, no dia 28 de fevereiro.

Djokovic gasquet roland garros (Foto: Reuters)
Djokovic passa por Richard Gasquet e vai 
enfrentar Rafael Nadal nas quartas de 
final de Roland Garros (Foto: Reuters)


"Fora de casa", sérvio passeia e elimina Richard Gasquet

Jogar na principal quadra de um dos torneios mais famosos do calendário contra o dono da casa não é fácil para muitas gente, mas isso não se aplica ao sérvio Djokovic. Após um susto no começo do jogo, quando Gasquet teve duas chances de quebra no segundo game, o número 1 do mundo colocou os pingos nos "is" e não deixou o rival levar mais nenhum no set. Com 17 a 4 em winners e 13 a 10 em erros não forçados, Nole tomou conta das ações e alcançou três breaks nos 12 que teve a seu favor. Djoko não foi mais ameaçado em seu serviço, que teve 79% de aproveitamento no primeiro saque, e fechou por 6/1.

A superioridade se manteve na parcial seguinte, mesmo com Richard Gasquet arriscando um pouco mais. Uma quebra logo começo deu ao sérvio uma vantagem (2/0). O francês também teve duas chances na sequência, mas desperdiçou ambas. No oitavo game, o anfitrião não encaixou seu serviço, fez apenas um ponto e viu Djokovic fazer 2 a 0 (6/2).

O terceiro set foi o mais equilibrado do embate. Gasquet conseguiu sua primeira e única quebra na partida, depois de oito tentativas. Ela veio no sétimo game, três depois de ele ter sido quebrado. Sacando para empatar (4/3), o francês foi superado pelo líder do ranking novamente (5/3). O novo break caiu como uma ducha de água fria na cabeça de Gasquet, que se despediu do torneio em sua casa com um erro de forehand (6/3).

Djokovic gasquet roland garros (Foto: Reuters)
Djokovic se estica todo para alcançar bola em 
partida que eliminou o francês Richard 
Gasquet no saibro francês de Roland 
Garros (Foto: Reuters)


FONTE:

PF indicia ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira por quatro crimes

Acusação envolve lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos. Suspeita é de R$ 464 milhões em propinas




Por
Rio de Janeiro

 

A Polícia Federal indiciou, sob suspeita de quatro crimes, o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, informa a revista Época. O ex-dirigente é acusado de participar de ações de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos. O processo corre em paralelo ao escândalo de corrupção da Fifa - que resultou na prisão de sete pessoas, entre elas outro ex-presidente da CBF, José Maria Marin. São casos diferentes.

Reportagem da Época, publicada nesta segunda-feira, informa que Ricardo Teixeira é suspeito de participar de um esquema de propinas que teria movimentado R$ 464,5 milhões no período de organização da Copa do Mundo de 2014. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, considerou a movimentação "atípica", de acordo com a publicação. 

Ricardo Teixeira durante entrevista (Foto: Arquivo / Ag. O Globo)Ricardo Teixeira é indiciado pela Polícia Federal (Foto: Arquivo / Ag. O Globo)


As informações fazem parte de um relatório produzido pela Polícia Federal em janeiro deste ano e enviado ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. Diz o texto do documento: "Juntada das informações do Coaf, onde constam informações sobre altas movimentações financeiras realizadas por Ricardo Terra Teixeira, no montante de R$ 464.560.000,00 (quatrocentos e sessenta e quatro milhões, quinhentos e sessenta mil reais), entre os anos de 2009 e 2012, sendo que tais foram considerados atípicos pelo Coaf".

Em resposta ao GloboEsporte.com, por email, a assessoria do MPF do Rio afirmou que "as  investigações estão sob sigilo" e que nenhuma informação poderia ser passada no momento de forma oficial.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, Ricardo Teixeira mantinha contas no exterior e movimentou valores para comprar um apartamento de R$ 720 mil no Rio de Janeiro - cujo real valor de mercado seria de R$ 2 milhões. A investigação alega que o ex-dirigente não teria como comprovar os valores. E suspeita da negociação, visto que o proprietário, Claudio Abrahão, teria comprado o imóvel sete anos antes pelo mesmo valor e ainda teria gasto com impostos para a transferência, informa o canal GloboNews.

Ricardo Teixeira, 67 anos, foi presidente da CBF de 1989 a 2012, quando deu lugar a José Maria Marin, que está preso na Suíça desde a semana passada. Ele também presidiu o Comitê Organizador da Copa de 2014, no período entre 2009 e 2012, quando foi novamente sucedido por Marin.


FONTE:
http://glo.bo/1AJP2UK?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Osorio promete rodízio de escalação e diz: "Defender bem é defender pouco"

Técnico colombiano fala sobre ideias táticas, avisa que dinheiro ou prestígio não são primordiais para definir formação e avisa que atacantes são primeiros defensores



Por
São Paulo



honrado
Osorio fala sobre a responsabilidade 
de assumir o Tricolor


empolgado
Osorio diz que São Paulo é seu maior desafio.


respeito
Osorio diz que vai conversar com Rogério Ceni.


Falando de forma pausada para se fazer entender, pedindo desculpas por não ser fluente no idioma português, mas deixando claro que pode trazer novas ideias ao futebol brasileiro. Juan Carlos Osorio, 53 anos, foi apresentado nesta segunda-feira como novo técnico do São Paulo, no CT da Barra Funda. Logo de cara, ele deu os primeiros sinais dos motivos para seu apelido na Colômbia ser "Lorde".


VEJA TAMBÉM: 


Aidar confirma contato do Santos por Ganso, mas diz que não libera

Entendo e respeito o prestígio de vários jogadores do São Paulo. Vou pesar isso numa decisão. Mas vou tentar sempre me equivocar o menos possível, pensando no rival e dando chance a todo o grupo
Juan Carlos Osorio

Ex-comandante do Atlético Nacional, Osorio vê a oportunidade no São Paulo como o maior desafio da sua carreira. E o primeiro obstáculo nessa caminhada será justamente o idioma. O colombiano vai se dedicar para aprender a se comunicar com os jogadores. Junto com ele, mais dois profissionais serão incorporados à comissão do Tricolor, e Milton Cruz será o responsável por ajudá-lo na adaptação ao ambiente do futebol brasileiro.

Entre as novas ideias de Osorio, uma delas é o rodízio constante na escalação. O colombiano chegou a ficar sem repetir formações por mais de 100 vezes no antigo clube. A ideia é repetir o sistema no Tricolor.

– É um grande desafio e, dentro disso, está que os jogadores entendam que o rodízio não é um princípio do jogo, mas sim da vida. Não se comparam jogadores por dinheiro, história ou prestígio. Isso tudo se respeita. Mas em um grupo de trabalho todos devem ser igualmente importantes. Nas finais, e analisando o elenco, há consistência e jogadores mais influentes que outros. Entendo e respeito o prestígio de vários jogadores do São Paulo. Vou pesar isso numa decisão. Mas vou tentar sempre me equivocar o menos possível, pensando no rival e dando chance a todo o grupo. Se não, você não consegue promover jogadores e também não vai consolidar ninguém. Assim como eu estou tendo a oportunidade de mostrar.

Juan Carlos Osorio (Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)
Juan Carlos Osorio, novo técnico do São Paulo 
(Foto: Miguel Schincariol / Agência Estado)


Veja os principais tópicos da entrevista de Osorio:

Adaptação
– O primeiro desafio é aprender o idioma. Sigo de perto o Campeonato Brasileiro, através do senhor Sierra, que comenta e narra partidas na América do Sul, e foi meu companheiro no Red Bulls. Fazer com que o trabalho seja com disciplina, trabalho, e com as mesmas características que me deram a oportunidade de trabalhar no Manchester City, no Red Bull, no México e em equipes colombianas. Jogador é ser humano, independentemente se for colombiano, brasileiro, africano, é sempre o mesmo. Tem de tratar com respeito, com exigência, mas com objetividade, valorizando o que se pode fazer em um grupo de trabalho.


Sobre a homenagem da torcida do Atlético Nacional
– A felicidade pelo reconhecimento da torcida do Nacional, que é o maior clube do futebol colombiano. Três anos e seis títulos. Promovi jogadores da base, vendemos muito ao exterior, contribuí com a melhora do CT. Foi difícil deixar para trás, mas esse é o reconhecimento da torcida. É o desafio maior da minha carreira, durante três anos no Nacional tive várias ofertas de seleções, do futebol colombiano, do futebol sul-americano, mas não quis porque não pensava em meu próximo projeto. Quando o Aidar se comunicou comigo, a primeira impressão foi de surpresa, não por causa da minha capacidade. Mas ser escolhido por um clube brasileiro é uma responsabilidade muito grande. Ainda mais o São Paulo, a maior equipe, era impossível dizer não.



Proposta do São Paulo  
– Quando comparei a proposta do São Paulo com a proposta de outro clube não foi nem pela parte econômico, mas pela grandeza deste clube. Vou fazer até o impossível, dar tudo de mim, para sair com êxito deste desafio.


O que é um time ter coração?
– Quer dizer se esforçar pelo companheiro, se um companheiro comete um erro, tem que corrigir e depois dar apoio. Cooperar, dar tudo para o time ganhar. Isso fica visível para a torcida, Para mim, a principal coisa é a intensidade de treinamento, pois não há futebol fácil, gosto de trabalhos em alta intensidade. Trabalhos menores, de 7 contra 7, mas sobretudo dando 100% em campo. Que a exigência seja essa para poder melhorar. Mostra que a equipe tem coração.


Fama de fazer rodízio entre titulares
– É um grande desafio para mim, que os jogadores entendam que o rodízio é um princípio do jogo. Não se compara jogadores por dinheiro ou por história, isso se respeita, mas o princípio é de que em um grupo de trabalho todos sejam importantes. Durante as finais, analisando o elenco, chegando à consistência, pois há jogadores muito mais importantes no elenco. (O rodízio) seguramente será um fator que tenho que pesar em um momento de decisão, mas sempre vou tentar errar o menos possível. Sempre pensar no adversário e em dar oportunidades a todos do grupo. Sem isso, não se pode promover jovens jogadores para o time.
Minha formação tática é fechando os laterais, com quatro homens de defesa, mas com os laterais descendo bastante ao ataque. Jogamos com dois pontas e um centroavante. Agora atrás é defender em superioridade numérica
Juan Carlos Osorio


Intensidade de treinamento
– Para mim, a principal coisa é a intensidade de treinamento, pois não há futebol fácil. Gosto de trabalhos em alta intensidade. Trabalhos menores, de 7 contra 7, mas sobretudo dando 100% em campo. Que a exigência seja essa para poder melhorar. Mostra que a equipe tem coração.


Planejamento tático
– Minha formação tática é fechando os laterais, com quatro homens de defesa, mas com os laterais descendo bastante ao ataque. Jogamos com dois pontas e um centroavante. Agora atrás é defender em superioridade numérica.


Método de jogo
– Sempre parto de uma premissa que é de tratar de defender pelo menos em igualdade numérica ou superioridade. Acredito que o mais difícil é fazer gols, e a segunda coisa mais difícil é não sofrer. É de competência da defesa e de todos os jogadores, como Pato, Ganso, Bastos e Wesley. São os primeiros defensores quando perdemos a bola. Penso que defender bem é defender pouco.


Escalação contra o Santos
– Estamos em processo de conhecer o elenco, Milton estará encarregado de fazermos isso junto. Vai ter minha humilde opinião.


Aidar e Osorio (Foto: Marcelo Hazan)
Aidar e Osorio, com o mascote na apresentação 
no CT da Barra Funda (Foto: Marcelo Hazan)


Sobre a função de Milton Cruz
– Respeito muito a carreira profissional de Milton, é muito importante para o clube e para nós essa transição, esse período de adaptação. Seguramente o Milton vai dar muitas opiniões valiosas. Vou trazer duas pessoas comigo, que foi acordado com o presidente. Vou esperar alguns dias, me familiarizar com o trabalho de todos, e depois tomar a melhor decisão.


Quando estreia?
– Vou estar no sábado, contra o Grêmio. Estamos tentando acelerar esse processo para conseguir o visto de trabalho.


Atraso nos direitos de imagem dos jogadores
– Primeiro de tudo, tenho conhecimento dessa situação. Sei e confio que o clube vai solucionar, para mim não interfere na hora de tomarmos decisões.


Contratações
- Vou aproveitar todo tempo para olhar e diagnosticar se precisamos de jogadores. Mas creio que agora não. Não gosto de participar das contratações, meu mérito é exclusivamente desportivo. Pretendo apenas sugerir se precisa de algum reforço para uma determinada posição.


Elogios de Kaká
– É um orgulho e satisfação quando me comentaram disso. Agradece, porque um colega ou um jogador reconheceu o meu trabalho.


Ganso
– Eu o conheço por ter enfrentado, me lembro de outras equipes, com Muricy, em Santos, em que jogava Neymar. Nós enfrentamos ele no Once Caldas. Eu me lembro bem, tem bom passe, acho que pode jogar à frente dos meio-campistas, como vem jogando. Tenho de trabalhar isso. Mas pode ser com apenas um volante, e dois meias, sendo o Ganso um deles.


Ceni fica?
– Tenho reconhecimento, admiração por Rogério e sua carreira vencedora. Estar ativo em sua idade não é uma coisa fácil, e sei que ele é o primeiro a chegar ao CT e o último a sair. Um exemplo para o clube. Guardando às proporções, quando estive no Nacional, tinha Juan Pablo Ángel, exemplo para os demais jogadores. É importante ter jogadores assim.


Conhecimento do futebol brasileiro
– Primeiro eu me lembro de quando dirigia o Once Caldas, ganhamos de dois a um, com Rogério de pênalti descontando. Conheço também Corinthians, Cruzeiro, porque jogamos contra eles em outras oportunidades. À medida em que o tempo passar, eu vou me familiarizar mais. Agora vou pensar no Santos, depois no Grêmio, e assim conhecer os times.


Treinadores brasileiros
– Aproveito para dizer sobe Muricy, nome que admiro profundamente, competimos em várias oportunidades contra eles. Os atuais treinadores eu ainda vou me familiarizar. Obviamente os que eu mais conheço são os que treinaram seleções.


O que achou do 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na Copa?
– Vi pela televisão, acredito que no futebol o emocional é o mais importante. Brasil tinha muitas coisas para se preocupar. Quando você nota que não está bem, e o adversário marca gols rapidamente, você tem que tomar decisões rapidamente. Mas esse placar não vai refletir a grande diferença entre as equipes. Se há um futebol com grande história, esse é o brasileiro.


Juan Carlos Osorio (Foto: Marcelo Hazan)
Juan Carlos Osorio fala sobre a foto dele com 
a camisa do São Paulo, em 1987 
(Foto: Marcelo Hazan)


Sobre a foto com uma camisa do São Paulo
– Foi em 87. Tenho um amigo da universidade (Osorio estudou nos Estados Unidos) que me convidou para passear no Brasil. Estivemos em várias cidades e eu gostei do uniforme.