quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Sul-Americano sub-20: Brasil vence Chile com gols de Marcos Guilherme

Atacante do Atlético-PR marca duas vezes no triunfo da seleção por 2 a 1 sobre os andinos, no Uruguai. Gerson, do Fluminense, também se destaca, com assistências


Por
Maldonado, Uruguai


saiba mais

De Gerson para Marcos Guilherme. Assim foi construída a vitória do Brasil por 2 a 1 sobre o Chile na estreia da equipe no Sul-Americano sub-20, no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, pelo Grupo B da competição. O meia do Fluminense foi o responsável pelos passes para os dois gols do atacante do Atlético-PR, grande destaque no triunfo brasileiro - Cuevas diminuiu para os andinos. Na próxima rodada, o adversário é a Celeste, anfitriã, no sábado, às 22h10 (de Brasília).

Depois de duas semanas de preparação na Granja Comary, o técnico Alexandre Gallo levou a campo a equipe que terminou os treinos em Teresópolis. Assim, o Brasil entrou em campo com Marcos, Auro, Marlon, Eduardo e Caju; Thiago Maia, Gerson e Nathan; Marcos Guilherme, Thalles e Kenedy. Nomes badalados, como Gabigol e Malcom, ficaram no banco e entraram no segundo tempo.

Marcos Guilherme e Kenedy comemoração Brasil Sub-20 (Foto: Agência Reutes)
Marcos Guilherme abraça Kenedy para comemorar 
um dos gols do Brasil (Foto: Agência Reuters)


Gerson, que ganhou a vaga nas últimas atividades, provou que a escolha de Gallo foi acertada. Com muita habilidade e bons passes, o jogador tricolor foi decisivo para a vitória. Marcos Guilherme, titular desde o início do trabalho, também se destacou além dos gols: mostrou velocidade e deu dinâmica ao setor ofensivo. 


DUPLA DECIDE O JOGO

Apesar da escalação ofensiva, o Brasil passou poucos sustos. Desde o início, a seleção assumiu o controle do jogo, trocou passes e empurrou o Chile para a defesa. Marcos Guilherme e Nathan assustaram em chutes de fora da área, até que apareceu a habilidade de Gerson. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o meia do Fluminense recebeu na área, deu lindo drible no marcador e cruzou para o atacante do Furacão completar para o gol, de barriga.


Marcos Guilherme e Sebastian Diaz, Brasil X Chile Sub-20 (Foto: Agência Reutes)
Marcos Guilherme disputa a bola com o 
chileno Díaz (Foto: Agência Reuters)


Qualquer que tenha sido a instrução do técnico Hugo Tocalli, o Chile não teve tempo para colocar em prática na etapa final. Logo no primeiro minuto, o Brasil ampliou a vantagem: Gerson, pela direita, com lindo passe, achou Marcos Guilherme livre na área. O baixinho tocou de cabeça na saída do goleiro Vargas para ampliar.

A partir daí, a seleção manteve o domínio do jogo, chegou a criar boas chances - Thalles acertou a trave em chute rasteiro -, mas reduziu o ritmo. O Chile melhorou no fim, diminuiu com Cuevas em linda cobrança de falta, aos 36 minutos, e ensaiou uma pressão no fim, mas os brasileiros conseguiram assegurar o resultado.

Comemoração do Brasil sub20 contra o Chile (Foto: Agência AFP )
Jogadores brasileiros se abraçam: seleção 
estreou com boa atuação no Sul-Americano 
sub-20 (Foto: Agência AFP )


FONTE:

Flu não resiste ao Bayer Leverkusen e perde no primeiro jogo do ano: 3 a 0

Sem Fred, poupado, time pouco ameaça os alemães. Cristóvão Borges optou por utilizar os titulares apenas nos 45 minutos iniciais, quando o placar foi 1 a 0


Por
Orlando, EUA


No primeiro jogo de 2015, o Fluminense não deixou uma boa impressão e perdeu por 3 a 0 para o Bayer Leverkusen pelo Torneio da Flórida, nesta quinta-feira, em Orlando, nos Estados Unidos. Os titulares atuaram apenas os 45 minutos iniciais, e o placar foi 1 a 0. Por opção da comissão técnica, Fred não atuou. A explicação é de que ele ainda precisa de mais treinos antes de poder entrar em campo. Walter, ainda visivelmente fora de forma, foi seu substituto.


Os gols do terceiro colocado do Campeonato Alemão, dois marcados em cobranças de escanteio, foram feitos por Kiessling, Rolfes e Drmic. O Flu volta a campo no sábado, às 15h30 (18h30 de Brasília), em Jacksonville, para enfrentar outra equipe alemã, o Colônia.

O Flu começou a partida lento, e permitiu que o Bayer tomasse conta das ações. Antes dos três primeiros minutos, os alemães já tinham tido duas boas chances. Aos poucos, os jogadores tricolores tentaram equilibrar a partida. A melhor jogada do primeiro tempo foi protagonizada por Walter, que, após tabela, cruzou para Lucas Gomes. O atacante recém-contratado não conseguiu finalizar.

Apesar de o Flu ter melhorado, era flagrante a falta de ritmo da equipe frente a um adversário que está no meio da temporada. Henrique, por exemplo, não conseguiu acompanhar Bellarabi em um contra-ataque, e Cavalieri fez boa defesa para impedir o gol alemão.

Mas era questão de tempo para o Bayer abrir o placar. Aos 43, após cobrança de escanteio, Kiessling se livrou da mercação de Guilherme Mattis e mandou para a rede: 1 a 0. Na volta do vestiário, como já era previsto, Cristóvão Borges trocou toda a equipe.


Conca, Fluminense X Bayer Leverkusen (Foto: Bruno Haddad / Fluminense)
Conca teve atuação discreta contra o Bayer 
Leverkusen (Foto: Bruno Haddad 
/ Fluminense)


Flu leva mais um gol de escanteio

Com uma formação recheada de garotos, o Flu tentou equilibrar na correria o jogo contra o Bayer, que também utilizou os reservas na segunda etapa. O Tricolor até teve uma boa chance em uma cabeçada de João Filipe, mas aos poucos foi dominada. Marlone e Robert conseguiram boas jogadas pelas pontas, mas não foi o suficiente.

Em mais um escanteio, os alemães chegaram ao segundo gol. Rolfes desviou sozinho na primeira trave e Kléver não pôde chegar na bola: 2 a 0. Dois minutos depois, a zaga cochilou novamente. Drmic recebeu na entrada da área livre de marcação e chutou forte no canto esquerdo: 3 a 0. Logo depois, Kléver salvou o que seria o quarto do Bayer após boa defesa em chute de Frey.



FLUMINENSE 0 x 3 BAYER LEVERKUSEN

Diego Cavalieri (Kléver), Renato (Igor Julião), Henrique (João Filipe), Guilherme Mattis (Victor Oliveira) e Guilherme Santos (Giovanni); Edson (Luiz Fernando), Jean (Rafinha), Wagner (Bryan Olivera) e Conca (Robert); Lucas Gomes (Marlone) e Walter (Michael).
Leno (Yelldell), Hilbert (Donati), Toprak (Boeder), Spahic (Frey) e Wendell (Boenisch); Lars Bender (Rolfes), Gonzalo Castro (Reinartz), Bellarabi (Henrichs) e Brandt (Yurchenko); Calhanoglu (Drmic) e Kiessling (Brasnic).
Técnico:  Cristóvão Borges
Técnico: Roger Schimidt

Gols:  Kiessling, aos 43 do primeiro tempo. Rolfes, aos 32, e Drmic, aos 34 da segunda etapa.
Cartões:  Spahic, Yurchenko, Henrichs (Bayer); Marlone (Flu)


FONTE:

Corinthians atropela Grêmio Prudente e enfrenta o Goiás nas oitavas de final

Timão marca três vezes em 30 minutos e abre caminho para a goleada por 5 a 1, na Arena Barueri. Meia Matheus Cassini se destaca com dois gols nesta quinta-feira


Por
Barueri, SP


O Corinthians passou com tranquilidade para as oitavas de final da Copa São Paulo de Juniores. Com três gols até os 30 minutos do primeiro tempo, o Timão venceu o Grêmio Prudente por 5 a 1, nesta quinta-feira, na Arena Barueri, e avançou. O adversário agora será o Goiás, que bateu o Guarani. Local, data e horário da partida serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol nesta sexta (assista abaixo aos melhores momentos).


Maior campeão do torneio, com oito títulos, o Corinthians fez valer seu favoritismo diante de um adversário limitado física e tecnicamente. Depois de passar pela primeira fase com três vitórias, 11 gols marcados e um sofrido, a equipe não deu chances para a zebra passear em Barueri. Mais objetivo, o Timão dominou o jogo com facilidade e não demorou a construir o placar para se classificar.


saiba mais

O Alvinegro soube aproveitar principalmente os erros defensivos da equipe de Presidente Prudente. Em uma roubada de bola, Gabriel Vasconcelos sofreu pênalti que Matheus Cassini converteu, aos seis minutos. Depois, foi a vez do goleiro Róbson colaborar. Guilherme Arana, aos 20, recebeu no bico da área pela esquerda e chutou cruzado, sem tanta força, mas o camisa 1 aceitou.

O time do interior tentou responder, porém, só conseguiu dar mais espaços na defesa. Foi assim que, aos 30, Matheus Cassini recebeu de Tocantins e chutou forte, no canto direito alto, marcando o quarto gol dele na competição. O Grêmio Prudente só descontou aos 40. Diego Costa, de apenas 15 anos, ganhou da defesa pelo alto e marcou de cabeça.


Matheus comemora gol do Corinthians contra o Grêmio Prudente (Foto: Alan Morici / Agência estado)
Matheus Cassini comemora gol do Corinthians 
contra o Grêmio Prudente (Foto: Alan 
Morici / Agência estado)


No segundo tempo, o Grêmio Prudente ainda tentou continuar a reação. Greick obrigou Caíque França a fazer bela defesa no canto direito. Mas foi só. Quando colocou velocidade, o Corinthians aumentou a vantagem e não deu chances ao adversário. Após Matheus Cassini carimbar o travessão, Tocantins pegou o rebote e, de cabeça, fez o quarto. Aos 44, Gabriel Vasconcelos fechou o placar depois de linda jogada de Yan pela direita. 


FONTE:
http://glo.bo/1ynlARn

Com Vasco e Botafogo unidos, arbitral define preços promocionais no Carioca

Fla e Flu são contra, mas clubes aprovam venda só de meia-entrada, com ingressos de R$ 5 a R$ 50. Reunião na Ferj não define o imbróglio para o clássico Vasco x Flu


Por
Rio de Janeiro


arbitral Ferj (Foto: Raphael Zarko)Presidente do Vadco, Eurico Miranda explica a proposta de preços que acabou aprovada na Ferj (Foto: Raphael Zarko)


Em arbitral na tarde desta quinta-feira na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), ficou definido que o Campeonato Carioca terá apenas preços promocionais para todas as partidas. A proposta do presidente do Vasco, Eurico Miranda, teve apoio de todos os pequenos e também as adesões de Botafogo e, claro, do clube de São Januário. Votaram contra a dupla Flamengo e Fluminense. Pelo acordado na reunião, não haverá venda de ingressos com valor inteiro, apenas bilhetes meia-entrada. Os valores variam entre R$ 5 – jogos entre pequenos – e R$ 50 – os clássicos.

O arbitral começou por volta das 15h30. Sentado na primeira fileira do auditório da Ferj, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, pediu a palavra, sentou-se à ponta da mesa onde estavam os representantes da diretoria da Federação e apresentou sua sugestão de preços em valores mais baixos do que os praticados ano passado. A proposta do dirigente foi aceita pelo Botafogo e por todos pequenos, mas Flamengo e Fluminense – representados pelo advogado Michel Assef Filho e por Marcelo Penha, respectivamente – votaram contra. 

Nas palavras do dirigente vascaíno, a medida é uma tentativa de amenizar o pequeno público dos últimos anos do Carioca, "a principal crítica ao estadual". Em 2014, a média de público pagante foi pouco acima de duas mil pessoas.


Partidas às 22h mais baratas 

O preço mínimo para jogos no estadual será de R$ 5 nos jogos entre os clubes pequenos. Entre pequenos e grandes, o preço varia de acordo com o estádio. Se for em São Januário, custa R$ 15; no Engenhão haverá dois valores: R$ 20 para os setores atrás dos gols, R$ 30 para as arquibancadas centrais.

Nos jogos entre grandes e pequenos no Maracanã, o bilhete será vendido a R$ 20 para os setores Norte e Sul, atrás dos gols. No meio do campo, nos setores Leste e Oeste, o valor passa para R$ 40. Nos clássicos, o menor valor – atrás dos gols – é R$ 25, e o maior, no meio do campo, R$ 50.

A principal novidade, porém, chegou aos jogos realizados às 22h no meio de semana (quartas e quintas-feiras). O preço dos ingressos vai variar de R$ 10 e R$ 20, em qualquer estádio. Todos os valores são promocionais e referentes à meia-entrada.

Polêmica do lado das torcidas continua

Um assunto que ficou sem solução foi o imbróglio que envolve o clássico Vasco x Fluminense. Em Assembleia Geral realizada no início de dezembro de 2014, a Ferj se posicionou favorável à volta da torcida cruz-maltina ao lado que hoje os tricolores ocupam, à direita das tribunas, graças a um contrato firmado com o Consórcio Maracanã. A Federação ressalta que os jogos entre os rivais no estadual não têm mando de campo, por isso são de sua responsabilidade. A diretoria do Fluminense não aceita a mudança, e o duelo pode até mesmo não ser realizado no Maracanã.

Multas serão destinadas a entidades carentes

No mesmo arbitral, os clubes decidiram que as multas consequentes às críticas dos clubes ao Campeonato Carioca, um ponto polêmico do Regulamento Geral das Competições (RGC),serão destinadas a entidades beneficentes. O artigo foi aprovado por unanimidade em reunião anterior na Ferj.

Preços Campeonato Carioca (Foto: Raphael Zarko)




FONTE:
http://glo.bo/1CrZ7lz

Junto do presidente, Tardelli viaja para SP e deve selar saída do Galo na sexta

Segundo atacante, que participará de reunião, saída está 80% certa. Jogador foi dispensado das atividades do Atlético-MG nesta sexta


Por
Belo Horizonte


Diego Tardelli em ação na pré temporada do Galo (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)Saída de Tardelli pode ser selada nesta sexta-feira (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)


A sexta-feira deverá ser o ‘Dia D’ para a saída do atacante Diego Tardelli do Atlético-MG. O jogador será dispensado das atividades do dia para ir a São Paulo conversar com representantes do Shandong Luneng-CHI e bater o martelo da negociação, que se arrasta há quase um mês. O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, também irá à capital paulista e se reunirá com o representante do time chinês para sacramentar o negócio. De acordo com o próprio Tardelli, a negociação evoluiu nesta quinta-feira.

- Houve uma evolução porque houve uma conversa entre o Giuliano (Bertolucci) e o empresário da China. E agora à tarde tive uma surpresa que era para ir para São Paulo, que era para definir algumas coisas.

Na primeira proposta chinesa, o clube do técnico Cuca ofereceu seis milhões de euros (cerca de 18 milhões de reais) para contar com o jogador. O Atlético-MG não aceitou os valores e fez uma contraproposta nas últimas semanas. Em pré-temporada no Brasil, o Shandong Luneng-CHI teve a chegada do presidente nessa quinta-feira, o que agilizou o processo.


saiba mais

- Fiquei sabendo agora a noite pelo meu empresário. Hoje vou ter uma conversa com ele. Daniel vai amanhã para São Paulo para definir essa situação, que já estava ficando chata. Era praticamente um mês. Pedi uma licença para o Levir e para o Atlético-MG para ir também a São Paulo. Essa demora me incomoda, incomoda o clube, a minha família. É por isso que quero ir para que se resolva tudo.
Tardelli revelou que conversou com o ex-técnico Cuca durante a semana e falou em tom de despedida do Atlético-MG.

Essa demora me incomoda, incomoda o clube, a minha família. É por isso que quero ir para que se resolva tudo.
Taredlli

- Tive uma conversa com o Cuca há dois, três dias atrás, falando da vontade dele de contar comigo, da vontade do presidente também. Estou me sentindo feliz por ter recebido essa proposta. Uma proposta boa para mim. Queria que a torcida estivesse do meu lado também. O que passei aqui, pude ganhar os três títulos importantes da história do Atlético-MG. Isso é uma coisa normal do futebol brasileiro. Acho muito difícil ficar aqui no Atlético-MG. Tem o exemplo do Goulart, que não pensou duas vezes.

Por fim, o jogador preferiu não se despedir oficialmente do clube onde se sagrou campeão da Taça Libertadores 2013, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil, ambas em 2014, e dos estaduais de 2010 e 2013.

- Esperar decidir amanhã. Espero que a torcida entenda, porque ela sabe que eu tenho um carinho muito grande pelo Atlético-MG. É o que eu vou definir amanhã. Praticamente, deve estar 70%, 80% certa essa minha saída do Atlético-MG. Quero voltar aqui para falar outras coisas positivas. Quero agradecer. Mas vou esperar mais um pouco.

Diego Tardelli Comemoração Atlético-mg copa do Brasil (Foto: Gustavo Andrade)
Diego Tardelli teve uma segunda passagem 
muito vitoriosa pelo Atlético-MG 
(Foto: Gustavo Andrade)


FONTE:

Sem sustos, Barcelona goleia Elche e enfrenta o Atlético na Copa do Rei

Em noite de reservas, Douglas dá passe para Adriano fechar 4 a 0 fora de casa. Colchoneros serão os rivais nas quartas de final após eliminarem o Real Madrid


Por
Elche, Espanha


saiba mais

A vitória por 5 a 0 no Camp Nou, no duelo de ida contra o Elche pela Copa do Rei, já havia praticamente selado a classificação do Barcelona para as quartas de final. A confirmação de fato veio nesta quinta-feira, em Alicante. Com um time misto - sem Messi, Suárez e Neymar -, os catalães golearam mais uma vez, fizeram 4 a 0, sendo dois golaços, e enfrentam agora o Atlético de Madrid - os colchoneros eliminaram o Real Madrid, também nesta quinta, com empate por 2 a 2 no Santiago Bernabéu.

Mesmo com uma equipe cheia de reservas e jogadores do time B, o Barça não teve a mínima dificuldade para atropelar o Elche, que também poupou jogadores pensando no duelo contra o Levante, no fim de semana, na briga para não cair para a segunda divisão do Espanhol. Os golaços foram do zagueiro Mathieu, de falta, e do volante Sergio Roberto, em um chutaço de fora da área. Pedro, que foi o capitão do time, ampliou o placar ainda no primeiro tempo, de pênalti. 


Nos acréscimos, Douglas cruzou para Adriano marcar o “gol brasileiro” da partida.

Comemoração do Barcelona contra o Elche (Foto: Agência EFE)
Mathieu é encoberto pelos companheiros após 
marcar um belíssimo gol, que abriu a vitória 
do Barça (Foto: Agência EFE)
Vitória sem dificuldades


O jogo foi do Barcelona desde o início, com pressão infernal dos catalães em cima dos donos da casa. O brasileiro Adriano, que fez boa partida como titular, teve uma chance de marcar logo aos oito minutos, mas chutou para fora. A abertura do placar foi surpreendente. Sem as principais estrelas, sobrou para Mathieu a tarefa de bater uma falta difícil de fora da área. Com perfeição na cobrança, o zagueiro colocou a bola no ângulo e fez 1 a 0.

O segundo também foi um golaço inesperado. Sergi Roberto, do time B, mas que está acostumado a ser relacionado com o time principal, meteu um chutaço de fora da área e fez 2 a 0. No finalzinho do primeiro tempo, Munir sofreu pênalti e Pedro ampliou a vantagem para três na cobrança.

Na segunda etapa, o técnico Luis Enrique aproveitou para observar mais atletas e colocou em campo o brasileiro Douglas e o croata Halilovic. O meia mostrou personalidade no comando do ataque e chegou a colocar uma bola na trave. No entanto, com o Elche precisando fazer nove gols para tirar a vaga do Barça, os catalães colocaram o pé no freio e só chegaram ao último gol nos acréscimos, quando o lateral-direito teve boa participação e cruzou na medida para Adriano cabecear.


Sergi Roberto e Lomban, Barcelona x Elche (Foto: AFP)
Sergi Roberto teve boa atuação e comandou o 
Barça "B" na Copa do Rei (Foto: AFP)


FONTE:

Sem alerta sobre incêndio, Bota vai impor condições para ter Engenhão

Clube planeja reabrir o estádio no dia 24, em amistoso contra o Shandong, mas a diretoria vai apresentar à prefeitura pontos a serem resolvidos antes da retomada


Por
Rio de Janeiro


O Botafogo ainda não foi informado oficialmente sobre as proporções do incêndio que atingiu a cobertura do Engenhão, na manhã desta quinta-feira (assista à reportagem no vídeo abaixo). O clube aguarda uma posição do consórcio responsável pelas obras e também da prefeitura do Rio de Janeiro para saber as condições do estádio para receber o amistoso contra o Shandong Luneng, no dia 24.

– O Botafogo ainda não sabe se o incêndio causou algum tipo de dano. Estamos aguardando uma posição da prefeitura e do consórcio responsável pelas obras no local – disse o presidente do Alvinegro, Carlos Eduardo Pereira.


É possível que o Botafogo só saiba se houve danos causados pelo incêndio nesta sexta-feira. Pela manhã, o clube terá uma reunião com membros da prefeitura na Secretária Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas (SECPAR) para discutir a retomada do Engenhão por parte do Alvinegro. 

De acordo com Carlos Eduardo Pereira, o clube vai apresentar uma lista de condições para que possa, com segurança, voltar a administrar o estádio.

– Teremos esse encontro com a prefeitura, e alguns pontos precisam ser resolvidos, até para que o Botafogo possa retomar o controle do Engenhão. Por uma questão de ética, não posso falar ainda quais são esses pontos, mas esperamos resolver tudo nesta sexta – revelou o dirigente.

O incêndio nesta quinta-feira atingiu a estrutura nos setores Sul e Oeste. Ninguém se feriu. A suspeita é de que algum equipamento tenha ficado ligado, provocando as chamas, que foram controladas. Em setembro do ano passado, um princípio de incêndio já havia atingido a cobertura do estádio, no setor Leste, devido a um curto-circuito no local. Também não houve feridos.

Foi por conta de problemas em sua cobertura que a prefeitura do Rio de Janeiro, em março de 2013, determinou o fechamento do estádio para obras emergenciais. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes afirmou que recebeu relatórios das construtoras responsáveis pelo projeto que apontaram as falhas.

Após quase dois anos de reparo, a previsão é de que o Engenhão seja reaberto no amistoso contra o Shandong Luneng, da China, no próximo dia 24. Uma semana depois, o Alvinegro enfrenta o Boavista, no estádio, em sua estreia no Campeonato Carioca. No entanto, apenas os anéis inferiores dos setores estariam liberados para os torcedores.



FONTE:
http://glo.bo/158bqrW

Derrotado na estreia, Brasil coloca revés "na conta" do goleiro do Catar

Danijel Saric foi o melhor jogador da partida de abertura do Mundial, e Bombom se rende ao talento do arqueiro nascido na Bósnia: "Um dos melhores do mundo"


Por
Direto de Lusail, Catar

 
No vestiário brasileiro, não existia um jogador que não pensasse que vencer o Catar era essencial para as pretensões do país no Mundial masculino de handebol. Porém, no jogo de abertura da competição, nesta quinta-feira, no Lusail Hall, próximo a Doha, o Brasil perdeu para os donos da casa por 28 a 23, numa partida em que o goleiro Danijel Saric, nascido na Bósnia, foi o grande destaque. Agora o grupo comandado pelo espanhol Jordi Ribera tentará se recuperar no torneio nas próximas quatro partidas que estão previstas no Grupo A.

danijel saric handebol brasil catar (Foto: Thierry Gozzer)
Saric: "Estamos fortes, mas prefiro não pensar 
em nada grande ainda" (Foto: 
Thierry Gozzer)


- Esperávamos essa dificuldade com o Saric. Ele é um dos melhores goleiros do mundo. Estava no dia dele. Não que pecamos na finalização. Ele estuda bastante. É complicado pegar um goleiro tão inspirado assim - disse Bombom.


saiba mais

Para Zeba, o time esteve muito afoito no início da partida e as finalizações foram um problema na parte final do jogo. O fato de encarar um Saric inspirado também pesou para que a equipe não chegasse pelo menos ao empate.

- Começamos muito ansiosos. Eles abriram uma diferença boa, e jogar atrás do placar em um Mundial é sempre muito complicado. Na sequência, as trocas funcionaram, nós nos recuperamos e equilibramos o jogo. E aí, quando tínhamos tudo para passar, pecávamos nas finalizações e aí fica difícil para recuperar - explicou o capitão da seleção brasileira.

Eleito o melhor jogador da partida contra o Brasil, Saric não quer que o Catar tire os pés do chão por conta da vitória na abertura. O próximo confronto da equipe será contra o Chile, no sábado, também no Lusail Hall.

- Vamos passo a passo. Vencemos o Brasil, isso é importante, mas (isso) tem que ficar para trás. Jogamos sob pressão, na estreia, em casa, e conseguimos passar pelas dificuldades. Estamos fortes, mas prefiro não pensar em nada grande ainda. Temos jogadores machucados depois da estreia e precisamos nos recuperar para o jogo contra o Chile - disse Saric, lembrando, por exemplo de Kamalaldin Mallash, que desmaiou depois de um choque com o brasileiro Thiagus.

handebol Brasil x Catar (Foto: Thierry Gozzer)Saric foi o melhor jogador da partida contra o Brasil (Foto: Thierry Gozzer)


Esse foi o segundo jogo de abertura que o Brasil disputou na história de um Mundial. Em 2007, na Alemanha, a equipe perdeu para os alemães pela mesma margem de gols que sofreu diante do Catar nesta quinta, mas o placar foi de 27 a 22. O Brasil também foi derrotado no primeiro jogo que fez no Mundial da Espanha, em 2013: novo triunfo alemão, por 33 a 23. Nesta edição, a equipe se recuperou e fez a melhor campanha de sua história, com o 13º lugar após cair para a Rússia, por um gol, nas oitavas de final.

Nesta sexta-feira, as outras equipes do Grupo A, assim como o restante dos países participantes, estreiam no Mundial. A Espanha enfrenta Belarus, e a Eslovênia pega o Chile. Das seis seleções de cada uma das quatro chaves, quatro avançam ao mata-mata.

Na segunda rodada, o Brasil terá um imenso desafio para se reabilitar: encara os espanhóis, atuais campeões mundiais, no Duhail Sports Hall, neste sábado, às 12h (de Brasília). O SporTV transmite ao vivo a partida, que estará disponível também para os assinantes do canal campeão pelo SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real.


FONTE:
http://glo.bo/158Xnm7

Torres faz dois gols, e Atlético de Madrid elimina Real da Copa do Rei

Em dia de festa pelos vencedores do Real na Bola de Ouro, atacante se aproveita de falhas de concentração e garante a classificação. Próximo adversário deve ser Barça


Por
Madri, Espanha
 

saiba mais

A esperança do Real Madrid de se classificar na Copa do Rei durou exatamente 50 segundos. Duas vezes. Foi esse o tempo que o Atlético de Madrid precisou para abrir o placar no Santiago Bernabéu, e depois de uma vitória por 2 a 0 na partida de ida, tornar a missão dos merengues de avançar na competição quase impossível. Precisando de quatro gols, o Real ainda tentou, marcou um gol no primeiro tempo, mas, aos 50 segundos da etapa final, levou o segundo duro golpe e foi eliminado.

Os merengues ainda empataram outra vez a partida, que terminou 2 a 2, mas não evitaram o gosto azedo na festa de Cristiano Ronaldo, vencedor de sua terceira Bola de Ouro na última segunda-feira. Os colchoneros avançam para as quartas de final e pegam o vencedor do duelo entre Barcelona e Elche - na partida de ida os catalães abriram 5 a 0 no Camp Nou, e jogam a volta também nesta quinta-feira, em Alicante. 


Comemoração Fernando Torres, Atlético de Madrid x Real Madrid (Foto: Reuters)
Fernando Torres comemora um de seus gols 
sobre o Real Madrid (Foto: Reuters)

Os gols colchoneros foram marcados por Fernando Torres, que fez uma partida que antes deve ter jogado muitas vezes em seus sonhos. O atacante marcou duas vezes no estádio do maior adversário pela primeira vez em sete jogos na carreira. Sergio Ramos fez um para o Real, de cabeça, mas falhou nos dois gols de Torres. Ronaldo completou o placar para os merengues.

OBA-OBA ATRAPALHA REAL

Cristiano Ronaldo, bandeira, Real Madrid x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)Cristiano recebeu homenagens (Foto: Reuters)


O clima de festa do Real Madrid pode ter atrapalhado a concentração do time. Antes do apito inicial, mosaico e homenagem no telão, não só para Cristiano Ronaldo pelo prêmio de melhor do mundo, mas também para James Rodríguez, vencedor do Puskás, e Kroos e Ramos, que entraram na seleção do ano da Fifa.

O balde de água fria foi logo depois do apito inicial. Griezmann recebeu lançamento, passou fácil por Pepe e tocou para Torres empurrar de canhota, sem chances para defesa de Navas.

O Real pressionou. A primeira chance foi aos seis minutos, mas Oblak parou bela cabeçada de Bale. O goleiro do Atlético conseguiu acabar com mais uma chance, de Cristiano Ronaldo, aos 18, mas falhou no minuto seguinte, quando saiu mal em cobrança falta de Kroos, e Sergio Ramos, sozinho, empurrou de cabeça para empatar.


Griezmann e Isco, Real Madrid x Atlético de Madrid (Foto: EFE)
Griezmann disputa a bola com Isco: francês foi 
o garçom de Torres (Foto: EFE)


REPLAY? TORRES MARCA DE NOVO

O gol e o sufoco fizeram com que o Real Madrid voltasse empolgado para a segunda etapa, mas em uma falha de concentração, Ramos errou um passe fácil na defesa, Griezmann tomou e deu mais uma assistência para Torres. O atacante ainda deixou Pepe no chão e demonstrou frieza para marcar o segundo, antes do primeiro minuto da etapa final.

Mais uma vez o Real Madrid começou a correria atrás do prejuízo. O empate não tardou. Aos nove minutos, Marcelo lançou Bale, que fez cruzamento rápido para Cristiano Ronaldo marcar o segundo, de cabeça. Com a partida empatada, duas substituições importantes foram feitas: Fernando Torres, ainda voltando ao seu melhor ritmo deixou o campo pelo Atlético, e Pepe saiu pelo Real, lesionado.

Mesmo com o jogo empatado, o Real Madrid ainda necessitava de mais três gols para avançar, e foi se mostrando mais desanimado em campo a cada minuto que se passava. No fim, o clima de tensão tomou conta do Bernabéu, com os rivais exagerando nas faltas. O futebol que sobrou antes faltou nos últimos instantes e a partida terminou empatada mesmo em 2 a 2. O Atlético, campeão da Supercopa da Espanha diante do Real, e responsável pela eliminação dos merengues nesta Copa do Rei, é a principal pedra no sapato do time de Carlo Ancelotti nesta temporada.]


Cristiano Ronaldo, Real MAdrid X Atlético de Madrid (Foto: Agência Reutes)
Cristiano Ronaldo disputa a bola no alto: craque 
esteve apagado na partida (Foto: Agência Reutes)


FONTE:

Após ida a baile funk, Dida e Jorge Henrique são multados pelo Inter

Jogadores foram vistos em casa noturna na madrugada de quinta-feira. Atacante não deve ser aproveitado por Aguirre na temporada e pode ser envolvido em negociação


Por
Direto de Bento Gonçalves, RS


Foto do baile funk circulou na internet nesta quarta-feira, e mostra Dida e Jorge Henrique (Foto: Reprodução/Whatsapp)Foto do baile funk circulou na internet nesta quarta e mostra Dida e Jorge Henrique Foto: Reprodução/Whatsapp)


Flagrados em uma festa funk na madrugada desta quarta-feira, Jorge Henrique e Dida não passaram impunes pela direção colorada. A reação foi imediata. Em tratamento para recuperação de lesões, a dupla recebeu uma multa salarial. O dinheiro será destinado para a "caixinha" do grupo de jogadores, que é a quantia arrecadada em penalidades aos atletas.

Preocupado com boatos de afastamento do Inter, Jorge Henrique se manifestou por meio da sua página pessoal no Facebook. Negou estar de saída do Inter. Mesmo assim, por conta do episódio, pode ser envolvido em alguma negociação.  

- Gente, não estou de saída do Inter. Estou em Porto Alegre tratando de uma pequena lesão. Tenho contrato, estou feliz e vamos que vamos que 2015 promete!! – postou, na rede social. 

Já Dida deverá permanecer no clube até o final do ano, quando encerra o contrato. No entanto, perdeu a titularidade para Alisson.  

Sob tutela do departamento médico, ambos treinaram normalmente na manhã desta quinta-feira, no CT do Parque Gigante. Enquanto atacante foi cortado da pré-temporada por conta de uma lesão muscular na panturrilha esquerda, o goleiro lesionou o joelho durante jogo festivo disputado nas férias, na Itália.

Direção trata questão internamente (Foto: Reprodução)
Dupla lado a lado em festa em Porto Alegre 
(Foto: Reprodução)




saiba mais

Fifa constrói museu e acervo terá um pedaço da Taça Jules Rimet

Troféu, dado à seleção brasileira depois do Tri, em 1970, foi roubado da sede da CBF em 1983 e desapareceu, mas entidade encontra a base original


Por Zurique, Suíça



Em Zurique, cidade suíça onde fica a sua sede, a Fifa já iniciou a construção de um grande museu do futebol. As obras começaram em maio do ano passado e a previsão é que terminem em 2016. Todos os 209 países filiados à entidade estarão representados. A história do futebol e das Copas do Mundo serão contadas em um acervo com mais de mil itens. O grande destaque, fica para uma peça que já poderia ser dada como desaparecida.

Em 1970, o Brasil conquistou sua terceira Copa do Mundo, no México, e levou a Taça Jules Rimet para casa. No entanto, em 1983, o troféu foi roubado de dentro da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Mas a Fifa encontrou a base original da taça, que não foi fazia parte da peça dada aos brasileiros.

- Nós achamos a base da Taça Jules Rimet original na Fifa, numa caixa. Na verdade, era de uma taça que foi feita antes daquela dada para o Brasil. Quando o Brasil ganhou o troféu, já era uma base diferente. Então a base original vai ser mostrada quando o museu abrir - disse David Ausseil, diretor de criação do museu.

Além do pedaço da Jules Rimet, a Taça Fifa (o troféu oferecido às seleções vencedoras da Copa do Mundo desde 1974) também vai estar exposto no museu. Com ela, David Ausseil espera que não apenas os fãs de futebol se interessem na nova atração de Zurique.

- Claro que nós queremos que os fãs de futebol venham nos visitar. Mas, quando você tem um objeto lindo e de prestígio como esse, pensamos que todos vão querer ver.

taça jules rimet  (Foto: Reuters)
Taça Jules Rimet foi roubada de dentro 
da sede da CBF em 1983 (Foto: Reuters)


FONTE:

Efeito Neymar: Brasil sub-20 estreia no Sul-Americano para repetir 2011

Equipe campeã há quatro anos tinha craque do Barcelona e outros nomes que hoje estão na Seleção principal. Time atual tem como objetivo curto estar na Olimpíada


Por Rio de Janeiro

saiba mais


Se a última participação do Brasil num Sul-Americano sub-20 foi catastrófica, os meninos da atual seleção têm uma boa referência não tão distante para tentar seguir os passos na edição 2015 do torneio – a equipe estreia nesta quinta-feira, contra o Chile, às 20h (de Brasília), em Maldonado, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real pelo GloboEsporte.com. Em 2011, um certo Neymar, acompanhado por Lucas, Oscar, Casemiro e outros, conduziu o time canarinho ao título da competição. Hoje, boa parte daquele elenco já teve passagem pela Seleção principal.


Neymar foi a grande estrela do torneio disputado no Peru e terminou a competição como artilheiro, com nove gols. Mas não foi só ele que brilhou: Lucas foi o fiel escudeiro do então craque do Santos e balançou as redes quatro vezes. Oscar seria a estrela no Mundial disputado no mesmo ano na Colômbia, quando fez os três gols na final contra Portugal. Outros nomes se firmaram nos anos seguintes e, atualmente, têm no currículo convocações para a Seleção: o goleiro Gabriel, os laterais Danilo e Alex Sandro, o zagueiro Juan e o volante Casemiro.

Neymar e Lucas comemoram o título Sul-Americano em Arequipa (Foto: Mowa Press)
Neymar e Lucas comemoram o título Sul-Americano 
em Arequipa (Foto: Mowa Press)


A atual equipe sub-20 não tem tantos jogadores badalados como há quatro anos. Os atacantes Gabriel, do Santos, e Malcom, do Corinthians, são os mais famosos, mas sequer estão garantidos na equipe titular – no último teste, um amistoso contra o Macaé, vencido por 3 a 2, foram reservas e deram lugar a Thalles e Kenedy, com Marcos Guilherme completando o setor. Ex-companheiro do craque no Peixe, Gabigol evitou comparações. 

- O Neymar não tem comparação com ninguém. Aqui não é o Gabriel que vai levar, e sim o grupo. Faço parte de um grupo muito bom, que tem craques. A gente espera se unir, sempre conversar, procurar um ajudar o outro, e assim o Brasil vai longe. Não é o Gabriel, o Kenedy ou o Thalles, e sim o grupo inteiro - ressaltou.

Mesmo com o perfil mais discreto, os atletas sabem que um bom Sul-Americano pode abrir portas para eles. Atualmente, o objetivo mais próximo é o Mundial da categoria, que acontece em maio, na Nova Zelândia – os quatro primeiros colocados do torneio continental se classificarão. Mas, no ano que vem, acontece a Olimpíada, no Rio de Janeiro, e o fato de Alexandre Gallo comandar tanto a equipe sub-20 quanto a olímpica é algo a se ter em conta.
Provável escalação do Brasil para
a estreia: 

Marcos, Auro, Marlon, Leo Pereira e Caju; Thiago Maia, Gerson e Nathan; Kenedy, Thalles
e Marcos Guilherme

- Eu almejo a Olimpíada, assim como os outros atletas. O Sul-Americano é um grande passo para ter uma chance na Olimpíada. Eu, particularmente, estou pensando no Sul-Americano. Penso em fazer um bom trabalho lá. O próximo torneio é o Mundial sub-20. Se surgir a oportunidade, vai ser de grande importância na minha carreira – disse o goleiro Marcos, titular durante a toda a preparação na Granja Comary.

Por outro lado, há aqueles que, de tão jovens, nem pensaram ainda na Olimpíada. É o caso de Malcom, de 17 anos, que despontou em 2014 e ainda não imaginou disputar a medalha de ouro no Maracanã. Mas, claro, agora quer aproveitar a chance.
- Não coloquei esta meta na minha carreira, mas se tudo der certo durante o ano... Se aparecer a chance, quero disputar essa Olimpíada e representar a nação brasileira.

Gabigol Brasil sub-20 (Foto: Divulgação)
Gabigol é um dos nomes mais conhecidos da 
atual seleção sub-20 (Foto: Divulgação)


Na equipe convocada para o Sul-Americano, apenas dois jogadores já tiveram oportunidades no time olímpico: o zagueiro Nathan Cardoso e o atacante Thalles. O centroavante do Vasco acredita que a linha de trabalho é a mesma.

- O trabalho está sendo o mesmo. O Gallo procura sempre trabalhar as duas categorias com o mesmo estilo de jogo.

Depois da Olimpíada, o passo natural para quem se destacar é a Seleção principal. Mas a projeção fica longa demais: a caminhada começa no Uruguai, no Sul-Americano. As lições estão à disposição dos garotos: o sucesso da geração de 2011 ou a decepção de 2013. Por via das dúvidas, Thalles quer é garantir o título.

- Estamos focados no Sul-Americano, vamos fazer um bom trabalho para chegar lá e ganhar o título.

alexandre gallo Treino Seleção brasileira Sub 20  (Foto: Alexandre Durão)
Gallo conversa com os jogadores durante 
preparação na Granja Comary 
 (Foto: Alexandre Durão)


FONTE:

Renato Augusto nos Estados Unidos: reencontros, gols e um 2015 "zerado"

Meia projeta melhor temporada do Corinthians após se livrar de lesões e começa ano contra amigos alemães que conhece bem. Tite cobra dele mais finalizações


Por
Orlando, EUA


Renato Augusto Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Renato Augusto conversa com integrantes do Bayer Leverkusen nos EUA (Foto: Diego Ribeiro)

Após dois anos de altos e baixos no Corinthians, principalmente por causa de problemas físicos, Renato Augusto deu o aviso poucos minutos depois de se sentar à mesa do lobby do hotel em Fort Lauderdale, nos EUA, onde o clube faz pré-temporada.

– Desta vez, começo a temporada zerado. É um grande passo para tudo dar certo.
No mesmo nível físico e técnico dos demais jogadores, o meia consegue se destacar. O talento está ali desde os tempos de Flamengo, clube em que foi criado. As lesões é que atrapalhavam a sequência de jogos.

Agora, após um fim de 2014 em bom ritmo, Renato começa a nova temporada como o “cara” do técnico Tite. O comandante avisou que muito dessa nova versão do Corinthians vai girar em torno do camisa 8.

Renato Augusto, aos 26 anos, nunca se sentiu tão preparado. Com o físico e o técnico em dia, ele é cobrado para fazer além do que sabe. As primeiras conversas com Tite denunciam: ele ainda sente a falta dos gols. Foram oito em 75 jogos pelo Corinthians desde o início de 2013.
– Ele me cobrou para fazer mais gols. Eu também estou me cobrando mais. Às vezes o meia quer dar passes demais e se esquece de chutar a gol. Em 2014 dei muitas assistências, mas poucos gols. Tenho de saber a hora certa de chutar, avançar em direção ao gol. Prometi a ele que daqui a seis meses voltamos a conversar – afirmou o meia.

Em meia hora de conversa com o GloboEsporte.com, Renato ainda falou de seu reencontro com os alemães do Bayer Leverkusen, clube que defendeu por quatro anos e meio. O Timão estreia na temporada contra o Colônia, nesta quinta-feira, às 22h30 (horário de Brasília), em Orlando. Colônia é a cidade em que Renato viveu na Alemanha. O meia também não fugiu da crise política do clube, nem dos atrasos salariais recentes.


Confira abaixo a íntegra da entrevista:

GloboEsporte.com: 
Quais têm sido as diferenças de uma pré-temporada fora do país, longe da pressão?
Renato Augusto:
Aqui você acaba se esquecendo dos problemas que acontecem no dia a dia de um clube, aqui você só vive mesmo a pré-temporada, o que ela pode te dar. Dentro do clube você acaba vivenciando um pouco mais a eleição, o que está acontecendo, e aqui conseguimos esquecer. Nesse ponto foi importante. Para outros jogadores que nunca fizeram nada fora do país também é bom, jogar amistosos contra clubes da Alemanha, de futebol diferente, mais agressivo, com mais força, vai ser legal também.

Tite e Renato Augusto Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)Tite e Renato Augusto, em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)


Passear é que fica difícil...
Conhecer a cidade não faz diferença, tenho mil carimbos no passaporte e não conheço uma cidade (risos). Vida de jogador de futebol é assim, ficamos mais trancados no hotel ou treinando.


O período tem sido bom para retomar a convivência com o Tite? Como estão sendo os primeiros dias?
Ele já é um cara que cobra bastante, você tem de estar atento a tudo. Se você não estiver muito ligado, vai passar vergonha. E o cara já é pilhado, imagine depois de um ano só vendo jogos, estudando, pesquisando. Está com tesão de querer trabalhar e mostrar o que aprendeu.


Deu para ver algo diferente?
Acho que ele está tentando ser o mais claro possível nas coisas que pede, principalmente taticamente. Ele tenta deixar bem claro um esquema de jogo para não ter muitas mudanças. Não temos muito tempo até os jogos decisivos da Libertadores, então ele está tentando ser bem claro para termos um pouco mais de confiança.


Há uma urgência maior por causa desses dois jogos da primeira fase? (O Timão enfrenta o Once Caldas nos dias 4 e 11 de fevereiro).
Sem dúvida. Se fosse uma pré-temporada normal, você teria mais tempo. No Paulista você perde um jogo, ganha, empata, mas o mais importante está no final. Agora não podemos vacilar em nenhum momento. Se você empata dentro de casa, tem de ir para a Colômbia buscar o resultado. Estamos focados nesse jogo da Libertadores. Se não nos classificarmos, tudo o que fizemos no ano passado vai pelo ralo. Vencer seria uma forma de coroar o que fizemos ano passado.


O que o Tite tem tentado passar sobre a formação do time?
Ele implantou o 4-2-3-1, mas também uma variação com duas linhas de quatro jogadores. Com as peças que temos, nem precisamos mudar um jogador. Dentro do jogo, você pode mudar o posicionamento de um ou outro e ficar com um esquema diferente. Ele está tentando mostrar essa variação rápida sem precisar mexer demais ou explicar demais. Entrar no jogo sabendo dessas variações é fundamental.


Com você, especificamente, quais têm sido as orientações do Tite?
Conversamos sobre a parte tática, de como ele quer fazer, mas já me cobrou algumas coisas. Gostei do que ouvi. Tite me cobrou para fazer mais gols. Eu também estou me cobrando mais. Às vezes o meia quer dar passes demais e se esquece de chutar a gol. Em 2014 dei muitas assistências, mas poucos gols. Tenho de saber a hora certa de chutar, avançar em direção ao gol. Prometi a ele que daqui a seis meses voltamos a conversar.


renato augusto corinthians gol (Foto: Marcos Ribolli)
Renato Augusto comemora um de seus oito gols 
em 75 jogos pelo Corinthians 
 (Foto: Marcos Ribolli)


Você sente muito a falta dos gols?
Nunca fui um cara de fazer muitos gols, mas fiz gols importantes. No Flamengo fiz gol de título, de vaga na Libertadores... O gol que fica marcado mesmo é o decisivo. Em 2007 fiz o gol do título da Taça Guanabara, o que levou para os pênaltis no Campeonato Carioca... Fiz gols mais bonitos, mas esses ficam marcados. Espero manter esse lado decisivo, mas agora fazendo mais gols. Mas sempre penso que o mais importante é vencer.


Essa sua terceira temporada no Corinthians pode ser a melhor da carreira?
Pela sequência de jogos que tive do meio do ano passado para cá, eu começo a temporada zerado. Começar assim já é um grande passo para mim. Você já vem com uma segurança um pouco maior na parte técnica, parte física. Vou tentar levar isso em 2015.


Você ainda tem feito uma preparação especial para evitar lesões?
Continuo fazendo antes do treino, não tão forte porque estamos treinando bastante. Água demais mata a planta. À noite continuo fazendo meu tratamento, ajeitando o que está errado. Mas o trabalho maior vem depois da pré-temporada, agora é mais manutenção. Estou me sentindo bem, à vontade, temos muito tempo para treinar. O grupo todo vai estar bem.


Com jogos tão decisivos no começo da temporada, qual a importância desses primeiros amistosos?
Vai ser um aprendizado, joguei quatro anos e meio na Alemanha, vi a diferença que é. Vai ser diferente jogar em um clube brasileiro contra um alemão. Se soubermos aproveitar e aprender, acredito que teremos algo bastante produtivo nessa pré-temporada.
 Gostei do que ouvi. Tite me cobrou para fazer mais gols. Eu também estou me cobrando mais. Às vezes o meia quer dar passes demais e se esquece de chutar a gol
Renato Augusto


 Você é um especialista em futebol alemão, não?
Um é o time que joguei, o outro é o clássico, era Bayer x Colônia. Eu morava em Colônia, fica a 20 minutos de Leverkusen. Acabou ficando engraçado para mim. Dos jogadores que estão no Bayer, pelo menos seis titulares eu conheço. Tenho amigos lá, na comissão, entre os jogadores. Fui até lá no final do ano, é bom reencontrar os amigos.


Tem alguém com contato maior?
Quando fui lá conversei bastante. Meu amigo mesmo é o Gonzalo Castro, um cara que me ajudou muito quando cheguei. Ele é alemão, mas os pais são espanhóis, fala muito bem a língua. Ele me deu um suporte muito bom. Também tem um cara na comissão técnica, o Giba, que era do Flamengo e o levei para lá. Está no Bayer até hoje. Vou aproveitar para dar um abraço neles.


O que chega até vocês sobre a crise política no Corinthians?
Leio o que vejo na internet, mas o foco principal não é esse. Tem de focar numa boa pré-temporada. A parte política do clube eu deixo um pouco de lado. Sempre que tem alguma coisa, procuro ler. 


Alguns jogadores já citaram os atrasos de salários. Ainda há algo a ser pago? E o quanto isso afeta o trabalho?
Não afeta o nosso trabalho, não é de agora que ficou atrasado. Não é uma coisa que afeta. É uma coisa que nem gostamos de ficar comentando, realmente não está em dia, mas não vai atrapalhar a gente. Conversamos bastante com o Edu e o Alessandro, eles nos passam uma tranquilidade. Sempre que tem alguma coisa, conversamos com eles, até como amigos. Temos de entender o momento que o futebol brasileiro vive, não só o Corinthians. Estava num momento econômico muito bom e deu uma queda muito grande. Tem jogadores hoje no Brasil ganhando salário de Europa, salário bom de Europa, então sabíamos que isso podia acontecer a qualquer momento. Por isso tentamos manter o respeito, aguardar um pouco mais, sabemos que não é fácil.
Quando saí do Brasil, em 2008, você não via jogador ganhando mais de R$ 250 mil, um ano antes, R$ 100 mil já era um grande salário. Hoje você vê jogadores ganhando R$ 700 mil, R$ 800 mil. Teve um boom muito grande, não sei se por causa da Copa, mas todo mundo sabia que uma hora a fonte ia secar
Renato Augusto


O futebol brasileiro saiu um pouco do controle nessa questão dos valores?
Quando saí do Brasil, em 2008, você não via jogador ganhando mais de R$ 250 mil, um ano antes, R$ 100 mil já era um grande salário. Hoje você vê jogadores ganhando R$ 700 mil, R$ 800 mil. Teve um boom muito grande, não sei se por causa da Copa, mas todo mundo sabia que uma hora a fonte ia secar. Não só no futebol brasileiro, mas em muitos lugares acontece isso. Vi muitos problemas na Espanha quando joguei na Europa. Tem de ter paciência.


A situação financeira dificulta a chegada de reforços. Hoje, o elenco do Corinthians tem condições de vencer campeonatos?
Temos um elenco muito, muito bom. Pelo menos dois jogadores por posição, de muita qualidade. O que não tínhamos ano passado, temos agora, que são jogadores de velocidade. Tem o Malcom, que é novo, mas correspondeu muito bem. Agora temos a volta do Sheik, o Mendoza é muito rápido. Fica diferente. O Atlético-MG é assim. Maicosuel cansava, entrava o Marion, um mais rápido do que o outro. Uma hora você não aguenta. Agora nosso elenco tem esse tipo de jogador e está mais equilibrado. Mesmo com os problemas financeiros, nosso elenco é bem forte. 

Renato Augusto Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
Renato Augusto Corinthians 
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)


Falando no Sheik, o que representa a volta dele ao Corinthians?
Difícil dizer, pois sou muito amigo dele. É um cara que ganhou tudo no clube, conhece muito, as pessoas respeitam. É muito experiente. Ele tem um papel importante dentro do elenco. Ainda é muito rápido, apesar da idade. Campeão mundial, experiência internacional. Ele ficou um tempo fora, o contrato está acabando, ele está realmente querendo jogo. Ele quer mostrar que pode ficar. Quem ganha com isso é o grupo.


Como tem sido a convivência tão próxima com torcedores que pagaram caro para ficar perto de vocês?
Eu gosto disso, de ficar nessa resenha. No jantar que tivemos com torcedores, eu e Fábio Santos ficamos até tarde, saiu um torcedor de uma mesa, outro de outra, quando vimos tinha uns 15 em volta. Fomos ficando, soltando piadas, ficamos até tarde. Gosto muito disso e me sinto bem. O torcedor veio mesmo para curtir. Foi um lado bem positivo. As pessoas acham que não somos seres humanos, a gente faz xixi, passa mal, chora, tudo igual, como qualquer outro ser humano. Às vezes acham que estamos muito distantes. Aí o cara senta na mesa e vê que somos pessoas comuns. Foi bom para isso, mostrar ao torcedor que somos iguais a eles. 


FONTE: