segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Em 2014, vôlei feminino e basquete se destacam nos esportes coletivos

Equipe de José Roberto Guimarães conquista o decacampeonato no Grand Prix; time de Magnano despacha a Argentina no Mundial da Espanha e fica em sexto lugar


Por
Rio de Janeiro

 

A temporada prometia para as seleções de vôlei. As bicampeãs olímpicas buscavam o inédito título no Mundial da Itália. Entraram na competição empolgadas pela conquista do deca no Grand Prix, mas sofreram apenas uma derrota e acabaram tendo de se contentar com a medalha de bronze. Já os comandados de Bernardinho, queriam o que nenhuma outra equipe na história da modalidade havia conseguido fazer na competição: vencê-la quatro vezes consecutivas. Depois de ter passado por maus bocados na Liga Mundial, correndo o risco de ficar fora da fase final, a seleção reagiu, mas viu a taça parar nas mãos dos americanos. Não seria o único vice na temporada. Apesar de ter começado o jogo decisivo dando as cartas, o time começou a oscilar e a Polônia aproveitou para tomar o comando do placar. Diante de mais de 12 mil torcedores apaixonados, em Katowice, os anfitriões fizeram a festa. No basquete, Nenê & Cia mostraram força. Eliminaram os argentinos e ficaram em sexto no Mundial. No torneio feminino, a equipe mostrou fragilidade. No futsal feminino e no futebol de 5, o Brasil foi soberano. 


01
meninas do vôlei: deca no grand prix, bronze amargo no mundial

Depois de um 2013 perfeito, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães sonhava com o deca no Grand Prix e o inédito título no Mundial da Itália. Durante a preparação, o time ficou em quinto no Torneio de Montreux, e pouco depois perdeu uma peça importante. A líbero Fabi resolveu encerrar seu ciclo na seleção.  As companheiras seguiram em frente. O sucesso no segundo campeonato aumentou a expectativa para aquela que era tida como a competição mais importante da temporada. 


Sem ter muito trabalho na primeira fase, o Brasil encontraria seus adversários mais pesados na que estava por vir. Deixou o fantasma russo para trás e colocou as suas reservas para enfrentarem o time B dos Estados Unidos. Com a vitória, as brasileiras tomaram o primeiro lugar do grupo e seguiu invicta para a terceira fase do campeonato.  As chinesas estavam no caminho e não conseguiram frear as bicampeãs olímpicas. As brasileiras entraram em quadra para enfrentar as dominicanas já classificadas para as semifinais. Venceram de novo e iriam reencontrar as americanas na briga pela vaga na final.

Sheilla Brasil x EUA mundial feminino de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Fabiana e Sheilla após jogo contra os EUA no Mundial (Foto: Divulgação / FIVB)


Só não esperavam que o primeiro tropeço fosse acontecer exatamente na hora que não podia. As rivais sobraram em quadra e não permitiram que a seleção levasse um set sequer.
Depois do choro, a equipe se uniu para não deixar o bronze escapar. Superou a pressão da torcida e as italianas, assegurando seu lugar no pódio. As americanas ficaram com o título ao baterem as chinesas. 


02
seleção masculina de vôlei bate na trave de novo

A Liga Mundial mal tinha começado e a luz de alerta já estava ligada. As quatro derrotas em casa (duas para a Itália e duas para a Polônia B), deixaram o time preocupado. O jogo não fluía, a confiança parecia abalada e a situação se complicava. O Brasil corria o risco de ficar fora da final da competição. Tinha seis derrotas em nove partidas, a pior campanha de sua história até aquele momento. Bernardinho apostava na superação do grupo e ela veio. A seleção venceu a Polônia e entrou na última rodada precisando de dois triunfos por 3 a 0 ou 3 a 1 contra os italianos para avançar. Deu certo. Garantiu lugar na fase final em Florença, pôs fim ao jejum incômodo contra a Rússia, que durava quatro jogos, passou pela Itália e ganhou a chance de brigar com os EUA pelo título. Mais consistentes, os americanos impediram que o 10° troféu fosse para os brasileiros. 


Apesar do revés, a equipe mostrou aos adversários que estava pronta para buscar o inédito tetra no Mundial da Polônia. A campanha invicta empolgava. Mesmo sem Bruninho, com uma contusão na mão direita, o Brasil seguia vencendo. Passou novamente pelos russos, comemorou a melhor campanha do torneio e a vantagem de não ter de sair de Katowice. Até que veio o sorteio. O Brasil caiu no Grupo da Morte e acabou tendo que se mudar de cidade. Embora o regulamento não permitisse, dois segundos colocados estavam na mesma chave (Polônia e Rússia). Bernardinho formalizou o protesto e disse que o regulamento havia sido rasgado. Outros problemas preocupavam: Wallace, Sidão e Murilo estavam lesionados. Sem o experiente ponteiro, com um estiramento na coxa, o time sofreu a primeira derrota após nove partidas exatamente para os anfitriões: 3 a 2. As reclamações ao término do confronto fizeram a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) cogitar punição por "mau comportamento". Além da ameaça, os tricampeões teriam que passar pela Rússia para continuarem no Mundial. No jogo de vida ou morte, Murilo voltou, liderou e brilhou.  

Antes de enfrentarem a França, sensação da competição, a FIVB comunicou que multas seriam aplicadas a Bernardinho e Bruninho por não terem comparecido a duas coletivas. Dentro de quadra, os franceses caíram no tie-break. O desejado reencontro com os poloneses estava por vir, bem na final. Apesar de ter saído na frente, a seleção permitiu que os rivais reagissem no segundo set e, sem conseguiu manter a tranquilidade, viu o sonho do tetra ser adiado na Spodek Arena. 


03
basquete: time masculino tem ano positivo, meninas decepcionam

Nene, Brasil X Argentina - Mundial de Basquete (Foto: Agência AP)
Nenê passa pela marcação de Luis Scola no 
Mundial (Foto: Agência AP)


O Brasil chegou ao Mundial da Espanha com força máxima. Acreditava que um lugar no pódio poderia ser seu. Passou pela França, Irã, Sérvia e Egito na primeira fase. Nas oitavas, lá estavam os carrascos argentinos. Só que desta vez a seleção de Rubén Magnano se impôs e mandou os hermanos para casa. Depois de 12 anos, o time verde-amarelo disputaria as quartas de final do torneio. Para continuar sonhando com a medalha, precisaria passar pelos sérvios novamente. Teodosic não deixou. O armador infernizou a defesa brasileira, ajudou a minar as forças dos rivais, que assimilaram o golpe e perderam a partida por 28 pontos. Sexto lugar, fim do sonho. A Sérvia chegou até a final, mas esbarrou nos Estados Unidos de Irving e Harden. O segundo título seguido - o quinto no total -, estava garantido. A França venceu a Lituânia e levou o bronze.

Mundial de basquete, Brasil x França (Foto: Divulgação / FIBA)Mundial marca a despedida da armadora Adrianinha (Foto: Divulgação / FIBA)


No torneio feminino, disputado na Turquia, o Brasil caiu no Grupo da Morte. Começou perdendo para a República Tcheca, depois para a Espanha e precisava vencer o Japão para não dar adeus na primeira fase. Após início nervoso, Erika & Cia. passaram pelas asiáticas e ganharam sobrevida no Mundial. Nas oitavas, só deram trabalho para a França no primeiro quarto. A partida marcou a despedida da armadora Adrianinha. Com a eliminação, o time terminou em 12º lugar, igualando a pior campanha de sua história, obtida na edição de 1975, na Colômbia. Já as americanas confirmaram sua hegemonia ao baterem a Espanha. Ergueram o troféu pela nova vez. A Austrália passou pelas donas da casa e completou o pódio. 


04
Seleção feminina de futsal conquista o penta mundial

A ida ao Mundial da Costa Rica esteve ameaçada por inviabilidade financeira alegada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Dona de quatro títulos, mas sem apoio, as jogadoras lançaram uma campanha na internet para arrecadar R$ 180 mil. A entidade voltou atrás e deu um prazo para que as atletas apresentassem propostas de patrocinadores que pudessem custear a viagem. Falcão, Neto e outros companheiros da seleção masculina doaram R$ 10mil. Receberam o apoio de um banco e embarcaram. 


Depois de estar perdendo por 3 a 1 a final contra Portugal, a seleção iniciou uma reação quando restavam cinco minutos para o fim da partida. Com uma virada incrível, fez 4 a 3 e ergueu a taça de forma invicta. No retorno ao país, as jogadoras alfinetaram a entidade
No início do ano, quem teve problemas com a CBFS foi Falcão. Depois de fazer duras críticas, ele anunciou que deixaria a seleção. Após as mudanças promovidas, ele voltou a vestir a camisa do Brasil. O retorno foi em grande estilo: com vitória sobre a Argentina no estádio Mané Garrincha, diante de um público de 56.483 pessoas. 

Futsal Brasil x Argentina Falcão (Foto: Andre Borges / GDF)
Falcão durante partida histórica no estádio 
Mané Garrincha (Foto: Andre Borges / GDF)


05
futebol de 5: brasil bate argentina e é tetra mundial

Rivais de longa data, Brasil e Argentina estiveram frente a frente em mais uma final. Em novembro, no Mundial do Japão de futebol de 5 (modalidade para deficientes visuais, na qual apenas o goleiro tem visão total), a seleção venceu a prorrogação por 1 a 0 e conquistou o tetracampeonato de forma invicta. O gol do título foi de Jefinho. 





FONTE:
http://glo.bo/1tud17d

Sesi-SP vence Rio do Sul e fecha o ano na vice-liderança da Superliga

Contando com as boas atuações de Suelle, Fabiana e Bárbara, time paulista triunfa por 3 sets a 1 e chega aos 32 pontos, abrindo três para o terceiro colocado, Osasco


Por
São Paulo

 

Jogando em casa, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo, o Sesi-SP fez a sua parte e conquistou a 11ª vitória em 12 jogos realizados na temporada 2014/15 da Superliga Feminina. O adversário foi o Rio do Sul, que saiu de quadra derrotado por 3 sets a 1 (25/19, 25/17, 29/31 e 25/16). 

O resultado na última partida do ano garante ao time da capital paulista a vice-liderança isolada da competição, com 32 pontos, três a mais que o terceiro colocado Osasco, que conquistou o bicampeonato do Torneio Top Volley, também nesta segunda-feira, na Suíça. Os destaques da partida foram Duda e Vanessa, do Rio do Sul, e Suelle, Fabiana e Bárbara, do Sesi. Esta última, que substituiu a oposta titular, Monique, levou o troféu Viva Vôlei da partida.


- Não estou na minha posição, mas estou indo bem e melhorando a cada partida. Não fomos tão bem hoje, e sabemos que ainda temos muito a melhorar. Apesar das dificuldades, a vitória foi muito importante - comentou Bárbara. 


o jogo

O jogo começou equilibrado e disputado ponto a ponto. Com um bloqueio duplo de Mari e Bia, o Sesi passou à frente fazendo 7 a 6, depois de ficar atrás no marcador durante a maior parte do período. Após um erro de saque do Rio do Sul, o time paulista marcou 8 a 7 e foi para o primeiro tempo técnico em vantagem. Errando muito, o time catarinense viu o Sesi abrir 13 a 10 na sequência, o que obrigou o técnico Spencer Lee a parar a partida.  Num ataque certeiro de Mari, a equipe paulista foi para o segundo tempo técnico vencendo por 16 a 13. Comandado por Suelle, o Sesi seguiu dominado os instantes finais da parcial. O set point foi obtido por Claudinha: 24 a 18. Já o ponto decisivo saiu quando Vanessa foi bloqueada por Suelle, que definiu o placar em 25 a 19 em favor do time da casa.

Sesi-SP x Rio do Sul Superliga vôlei (Foto: Divulgação/CBV)
Jogadoras do Sesi-SP vibram com mais um ponto 
diante do Rio do Sul (Foto: Divulgação/CBV)


O Rio do Sul voltou para o segundo set mais motivado, chegando a abrir dois pontos no início. Aos poucos, porém, o time paulista foi reagindo, até virar o placar graças a dois pontos seguidos de Mari: 7 a 5. Numa bola de meio da central Fabiana, o Sesi fez 8 a 5, decretando o primeiro tempo técnico do período. Perdida em quadra, a equipe catarinense viu o rival abrir 13 a 7, mesmo após Spencer Lee parar o jogo pela segunda vez. Administrando a vantagem, o Sesi foi para a segunda parada vencendo por 16 a 10. Mesmo com o bom desempenho de Camila Paracatu e Vanessa na rede, o Rio do Sul seguiu sendo dominado pelo Sesi, que abriu 21 a 14, graças a mais um ponto de Suelle. Num rali espetacular, Vanessa fez três defesas seguidas, mas não conseguiu evitar o ponto das paulistas, que fizeram 24 a 17.  O ponto do set veio com Bia, que marcou 25 a 17.

Diferentemente das parciais anteriores, o Sesi liderou o placar no início do terceiro período. Contudo, o Rio do Sul contava com Duda, que sacou três vezes em sequência, fazendo as catarinenses abrirem 7 a 4. A partir de então, o Sesi iniciou a reação, mas, após um saque para fora de Suelle, o Rio do Sul fez 8 a 7, indo para o primeiro tempo técnico em vantagem. O time visitante voltou a abrir três pontos na sequência, mas o Sesi reagiu novamente e empatou em 14 a 14 num ataque certeiro de Bárbara. Apesar do bom momento do rival, o Rio do Sul foi para o tempo técnica mais uma vez na frente: 16 a 15. A parada foi a senha para o Sesi voltar a jogar o seu melhor voleibol. Em poucos minutos, o time paulista já vencia por 17 a 16. Com uma bola de meio de Fabiana, a equipe da casa fez 20 a 17, ficando perto da vitória. Quando o jogo parecia definido, o Rio do Sul conseguiu nova virada e teve cinco bolas para fechar o set. Numa delas, Suelle errou um ataque, e o time catarinense fez 31 a 29, forçando o quarto set.

Motivado, o Rio do Sul tratou de abrir 5 a 2 no período seguinte, embalado pela grande atuação de Duda. O Sesi chegou a encostar no placar, mas foi para o primeiro tempo técnico perdendo por 8 a 6. O jogo passou a ficar lá e cá nos minutos seguintes até Pri Daroit fazer 11 a 9 para os paulistas. O lance desestabilizou a equipe catarinense, que passou a errar constantemente, deixando o rival ir para a segunda parada vencendo por 16 a 12.  Num erro de recepção de Fernanda, o Sesi abriu cinco pontos de frente, sua maior vantagem no período. Numa bola improvisada de Carol Albuquerque, o time de vermelho marcou 22 a 15. Sem dar chances para o Rio do Sul, o Sesi tratou de sacramentar a vitória na partida, ao fechar o quarto set em 25 a 16. O ponto decisivo foi marcado por Pri Daroit. 


escalações
Sesi-SP: Bárbara, Bia, Carol Albuquerque, Fabiana, Mari, Suelle, Suelen (líbero), Pri Daroit, Natália, Liz e Ana Carolina. Técnico: Talmo de Oliveira.

Rio do Sul: Vanessa, Elis, Juliana (líbero), Camila Paracatu, Yael, Carla, Duda, Fernanda e Luciana. Técnico: Spencer Lee.


FONTE:
http://glo.bo/13PhzZv

Osasco compensa Natal curto com o bicampeonato do Top Volley, na Suíça

Equipe paulista devolve derrota da estreia para o suíço Volero Zurich e chega ao título em jogo equilibrado, que terminou com vitória por 3 a 2, repetindo conquista de 2004


Por
Basel, Suíça

 
O Natal apertado e a volta corrida para o Réveillon no Brasil valeram a pena. O Osasco foi até a Basiléia, na Suíça, para o Torneio Top Volley, e voltará com a taça de campeão na bagagem. Mas não foi fácil. O time do técnico Luizomar de Moura precisou vencer por 3 sets a 2 o Volero Zurich, o mesmo time suíço que havia vencido a equipe paulista por 3 a 0 no encontro que marcou a estreia de ambos na competição. Dessa vez, com parciais de 25/22, 19/25, 26/24, 18/25 e 15/11, o Osasco garantiu a vitória e o bicampeonato do Top Volley, que já havia conquistado em 2004. Em 2h13min de jogo, Ivna foi a maior pontuadora da equipe brasileira com 20 acertos. Thaisa veio logo em seguida com 19.

No sábado, as brasileiras tinham perdido para o Zurich e se viram obrigadas a vencer os jogos de domingo para chegar à decisão. Primeiro passou pelo Partizan Belgrado, da Sérvia, e depois venceu um jogo dramático diante do RC Cannes, da França, e assim chegou à decisão do torneio. Além do título, nas premiações individuais o Osasco teve a melhor líbero do campeonato, Camila Brait, e a jogadora mais valiosa, a MVP, título que ficou com a central Thaisa.

Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)
Osasco comemora o título de bicampeão do Top 
Volley, na Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)


- Chamei o grupo antes do jogo e disse que elas deram risada no primeiro jogo e não fariam isso novamente. Foi um jogo duro, mas vencemos porque atuamos em equipe. Fazia tempo que um brasileiro não ganhava o Top Volley (o último título foi do Rio de Janeiro, em 2009) e vencemos mesmo com muitas críticas. Mais uma vez mostramos que somos bons - afirmou Thaisa. 
O Osasco volta para casa com mais moral para encarar a sequência da Superliga Feminina. A equipe volta a jogar agora no dia 6 de janeiro, diante do Maranhão, dentro de sua casa, no ginásio José Liberatti. Com 29 pontos, o Osasco é o terceiro colocado na classificação da principal competição nacional.

Na decisão do terceiro lugar, a equipe francesa do RC Cannes ficou com a medalha de bronze ao conseguir virar o jogo para 3 a 2 diante do Galatasaray, da Turquia, depois de perder os dois primeiros sets, com parciais de 25/18, 25/17, 13/25, 12/25 e 11/15.

Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)Osasco passou pelo Volero Zurich para ficar com o título (Foto: João Pires/Fotojump)


O jogo

Logo no primeiro set, as duas equipes mostraram que o equilíbrio marcaria toda a partida, e que as parciais seriam definidas em pequenos detalhes. Osasco e Zurich se alternaram à frente do placar até que o time paulista chegou a 23 a 20, com destaque para o bloqueio e a defesa brasileira. Mas o time suíço não estava entregue e chegou a encostar com 23 a 22. O técnico Luizomar de Moura pediu então um tempo técnico e, na volta, o Osasco fechou o primeiro set num saque de Ivna: 25 a 22.

Na volta para o segundo set, o Osasco tomou as rédeas da partida e se manteve à frente até chegar ao décimo ponto, mas seguidos erros de saque facilitaram a vida do Zurich, que chegou à virada com 11 a 10. Daí em diante, com uma boa recepção, o time suíço tomou conta da partida e não teve maiores dificuldades para vencer por 25 a 19, enquanto o Osasco parou de forçar o saque e viu a recepção piorar.

Com o jogo empatado e aberto, a previsão era de mais equilíbrio no terceiro set, e o que se viu, na verdade, foi um desequilíbrio dos dois lados. Venceu quem errou menos. O Osasco saiu na frente, o Zurich virou e chegou a abrir cinco pontos de vantagem com 11 a 6. Mas o time suíço não conseguiu se manter constante e acumulou uma série de erros na recepção e no ataque, o que permitiu a virada brasileira em 14 a 13. Tudo definido? Não. O Zurich voltou à frente em 20 a 19, e o jogo se manteve parelho até que, no segundo set point que teve, o Osasco fechou em 26 a 24, novamente com Ivna.

Camila Brait melhor lívero Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)Camila Brait foi eleita a melhor líbero do Top Volley, na Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)


Precisando da vitória no quarto set para levar o jogo para o tie-break, o Volero Zurich não deu chances ao Osasco, e se manteve na frente do placar por toda a parcial, diante de um time brasileiro que voltou a se perder em quadra. O time de Luizomar ainda tentou manter o equilíbrio no início, mas a equipe suíça chegou a 10 a 5. Com bolas de meio de Thaisa, o Osasco esboçou uma reação com 20 a 18, mas no fim o Zurich voltou a ter o controle total das ações em quadra e fechou em 25 a 18.

O quinto e decisivo set começaria com o Zurich vindo de vitória tranquila e o Osasco precisando se reencontrar em quadra. O que isso significa? Nada, diante de duas fortes equipes que brigavam pelo título. O time suíço largou na frente, mas a ponteira Adenízia, com um ponto de bloqueio e um ataque preciso, virou a partida para o Osasco, que daí para frente não soltou mais a dianteira. Com grande exibição da central Thaisa, que virava todas as bolas de meio, a equipe brasileira garantiu o bicampeonato ao fechar em 15 a 11 a última parcial.

Thaisa MVP Osasco campeão Top Volley Basiléia (Foto: João Pires/Fotojump)
Thaisa, central do Osasco, foi eleita a MVP do 
torneio na Suíça (Foto: João Pires/Fotojump)


No Osasco jogaram e marcaram: Diana (5), Ivna (20), Samara (8), Carcaces (14), Thaisa (19), Adenízia (11) e a líbero Camila Brait. Entraram: Gabi (2), Mari (2), Lara e Dani Lins. Técnico: Luizomar de Moura.

No Volero Zurich jogaram e marcaram: Thompson, Rykhliuk (34), Rabadzhieva (18), Mammadova (5), Ninkovic (13), Kupriianova (5) e a líbero Popovic. Entraram: Unternahrer, Hartong, Sanchez Perez (5) e Grbac (2). Técnico: Dragutin Baltic

Classificação do Top Volley 2014:

Campeão: Osasco
Vice-campeão: Volero Zurich (Suíça)
Terceiro lugar: RC Cannes (França)
Quarto lugar: Galatasary (Turquia)
Quinto lugar: Zarechie Odintsovo (Rússia)
Sexto lugar: Partizan Belgrado (Sérvia)


FONTE:

Ronaldinho não treina e aumenta rumores sobre saída do Querétaro

Imprensa mexicana diz que jogador deseja deixar o país. Ex-clube de Rivaldo, Kabuscorp, de Angola, aparece como possível destino do meia brasileiro

Por GloboEsporte.com
Querétaro, México


saiba mais


A passagem de Ronaldinho pelo México pode estar com os dias contados. Após se atrasar quase três semanas para se reapresentar para a pré-temporada do Querétaro, o brasileiro voltou ao país, mas ainda não reiniciou os treinamentos. Nesta segunda, mais uma vez ele não participou da atividade.

No México, a imprensa afirma que Ronaldinho está desmotivado e quer deixar o país. De acordo com a ESPN mexicana, o brasileiro já teria comunicado a pessoas próximas que “não se sente inspirado para jogar”.


Os rumores sobre uma possível saída do Querétaro se dão no momento em que o Kabuscorp, da Angola, confirmou oficialmente que negocia com o brasileiro. Em nota em seu site oficial, o clube revelou que o presidente Bento dos Santos Kangamba está a caminho do Brasil para dar prosseguimento às negociações com Roberto Assis, irmão e empresário de Ronaldinho.

Ronaldinho Gaúcho apresentação Querétaro (Foto: Reprodução / Facebook)
Acabou o amor? Ronaldinho Gaúcho durante 
apresentação no Querétaro, em setembro 
(Foto: Reprodução / Facebook)


Kangamba é um grande admirador do futebol brasileiro e foi o responsável por levar Rivaldo para o Angola em 2012. O ex-jogador defendeu justamente o Kabuscorp. O clube tem vagas para cinco estrangeiros e pretende conta com Ronaldinho como principal astro em 2015.

Além de empresário, Kangamba é general da reserva das Forças Armadas angolanas e é apontado como um dos homens mais poderosos da África. No ano passado, ele foi acusado pelas autoridades brasileiras de comandar uma rede de tráfico internacional de mulheres - algumas, rostos conhecidos de programas de TV - para fins de prostituição de luxo na Angola. Reportagem do “Fantástico” mostrou que Kangamba chegava a oferecer US$ 100 mil (cerca de R$ 270 mil) por um programa com brasileiras.

Em 2013, a Justiça expediu mandado de prisão contra o angolano e informou que, caso o general desembarcasse no Brasil, seria preso imediatamente. Procurada pela reportagem, a Polícia Federal afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Contratado pelo Querétaro após a Copa do Mundo, Ronaldinho ainda não despontou no futebol mexicano, marcou apenas três gols e não conseguiu levar seu clube à fase final do campeonato nacional.


FONTE:
http://glo.bo/13P2Vl2

Corinthians define contratação do volante Jonas, do Sampaio Corrêa

Jogador, que descartou outras propostas e escolheu o Timão, vai assinar contrato de quatro anos e terá forte concorrência. Clube paulista comprou 50% de seus direitos


Por
São Paulo


Jonas - volante do Sampaio Corrêa (Foto: De Jesus/O Estado)Jonas vestirá a camisa do Corinthians na próxima temporada (Foto: De Jesus/O Estado)


O Corinthians acertou a contratação de Jonas, do Sampaio Corrêa. Ao longo do segundo semestre, o clube se interessou pelo volante e teve a concorrência de outras equipes, mas levou a melhor. Pesou a vontade do jogador, que queria atuar no futebol paulista e no Timão. Uma reunião do empresário Eduardo Maluf com o gerente de futebol do clube, Edu Gaspar, definiu o futuro do atleta de 23 anos, que assinará contrato por quatro temporadas.

O Corinthians comprou 50% de seus direitos econômicos. O reforço terá forte concorrência no grupo. Além de Ralf, Bruno Henrique e Elias, que já fazem parte do elenco corintiano, Cristian, ídolo da torcida em 2009, deverá assinar contrato no início do ano e voltar a vestir a camisa alvinegra.

O Timão também se interessou pelo retorno de Paulinho, um dos principais jogadores das conquistas de 2011 e 2012, mas o Tottenham não tem intenção de emprestar o volante.

Além de Cristian, o Corinthians já contratou o atacante Stiven Mendoza, do Chennaiyin, da Índia, e está próximo de um acerto com Dudu, do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, destaque do Grêmio no Brasileirão. O lateral-direito Edilson, ex-Botafogo, está apalavrado.


FONTE:
http://glo.bo/13OSD4x

Com Coutinho inspirado e ajudas do rival, Liverpool fecha 2014 com vitória

Brasileiro dá belo passe de calcanhar para gol de Lallana, Swansea dá dois gols de presente, e Reds ganham por 4 a 1 no último jogo do Campeonato Inglês neste ano


Por
Liverpool, Inglaterra


saiba mais

 A torcida do Liverpool vai terminar 2014 com a esperança de um 2015 melhor. No último jogo do ano pelo Campeonato Inglês, os Reds deixaram para trás o início irregular da temporada e dominaram a partida em Anfield. O time da casa viu um Philippe Coutinho inspirado e ainda contou com ajudas do Swansea para vencer por 4 a 1 nesta segunda-feira.

Coutinho não fez gol, mas criou grandes chances e ainda deu uma assistência de calcanhar para Lallana, que marcou duas vezes, uma delas depois de o goleiro Fabianski chutar em cima dele. Ex-jogador do Liverpool, Jonjo Shelvey também contribuiu para a vitória dos anfitriões, fazendo um gol contra.

Com o resultado, o Liverpool sobe para o oitavo lugar, ultrapassando justamente o Swansea. Os dois times têm 28 pontos, cinco a menos do que o Arsenal, quinto colocado e que se classificaria para a Liga Europa neste momento. Na primeira rodada de 2015, no dia 1º de janeiro, os Reds voltam a jogar em casa, enfrentado o Leicester. O Swansea City vai ao Loftus Road para encarar o Queens Park Rangers.


Comemoração do Liverpool contra o Swansea (Foto: Getty Images)
Jogadores do Liverpool comemoram depois de 
um dos gols de Lallana contra o Swansea 
(Foto: Getty Images)

Philippe Coutinho, Liverpool X Swansea (Foto: Getty Images)Philippe Coutinho teve grande atuação na vitória do Liverpool (Foto: Getty Images)


O Liverpool tomou a iniciativa desde o início, mas teve dificuldades para furar o bloqueio do Swansea. Coube a Alberto Moreno aparecer como elemento surpresa para abrir o placar, aos 32. Ele iniciou a jogada pela esquerda e apareceu como centroavante para completar o cruzamento de Henderson para o gol.

O Swansea tentou equilibrar, mas o Liverpool esteve mais perto de ampliar em duas boas jogadas de Philippe Coutinho que pararam nas mãos de Fabianski.

Mal deu para respirar no início do segundo tempo. Antes dos ataques, quem chamou a atenção foi Routledge, que teve o calção rasgado por Skrtel e precisou se trocar dentro do gramado. Depois, as duas equipes foram com tudo para frente.

O Liverpool fez o segundo gol aos 5, depois que Fabianski foi pressionado na saída de bola e chutou em cima de Lallana, que levou sorte e viu a bola entrar no gol aberto. O Swansea respondeu no minuto seguinte, depois que Sakho afastou mal e mandou no pé de Sigurdsson, que bateu para o gol. O time visitante quase empatou no lance seguinte, mas Mignolet defendeu o chute e Bony, e os anfitriões responderam na sequência, com Sterling acertando a trave.

A equipe da casa não deixou os visitantes se empolgarem muito, foram para cima e conseguiram o terceiro em um belo lance. Coutinho tocou de calcanhar para Lallana, que deixou dois para trás e bateu rasteiro para fazer o terceiro aos 15. O golpe de misericórdia veio aos 23, quando Henderson cobrou escanteio fechado, Shelvey desviou mal de cabeça e matou o goleiro Fabianski. O Liverpool ainda teve boas chances de ampliar, até com Balotelli, mas parou por aí.

Wayne Routledge, Swansea (Foto: Agência Reutes)
Routledge ficou com o calção rasgado depois de 
ser agarrado por Skrtel (Foto: Agência Reutes)


FONTE:

Santos aceita proposta, e Leandro Damião será emprestado ao Cruzeiro

Atacante defenderá a Raposa em 2015. O acordo foi anunciado pelo empresário Vinicius Prates: "O que está definido é que Leandro será do Cruzeiro no ano que vem"


Por
Belo Horizonte e Santos, SP
 
Leandro Damião comemora gol do Santos contra o Botafogo (Foto: Mauro Horita / Agência estado)
Leandro Damião comemora gol do Santos contra o Botafogo (Foto: Mauro Horita / Agência estado)


O futuro de Leandro Damião foi definido e, em 2015, o atacante vai defender o Cruzeiro. Quem garante é o empresário do jogador, Vinicius Prates. As diretorias de Santos e Cruzeiro, no entanto, ainda não confirmam. Segundo o empresário, Damião será emprestado à Raposa até o fim de 2015.

- O que está definido é que o Leandro será do Cruzeiro no ano que vem. Empréstimo por um ano. Não posso falar de valores, porque os clubes me pediram para não falar, mas está certo - garantiu Prates.

O diretor de comunicação da Raposa, Guilherme Mendes, afirmou que o negócio está praticamente acertado, faltando apenas alguns detalhes do contrato a serem acertados. Por isso, o clube ainda não oficializou a contratação.

No empréstimo de um ano, o Cruzeiro arcará com 70% do salário de Leandro Damião. A condição do Santos para que o empréstimo fosse concretizado era de que os direitos do volante Souza - cujo contrato acaba após o Campeonato Paulista deste ano - ficassem em definitivo para o clube mineiro.

A negociação, por parte da Raposa, foi conduzida pelo diretor de futebol Alexandre Mattos, sendo a última ação do dirigente pelo clube mineiro. Mattos já havia definido que se desligaria do Cruzeiro no próximo dia 31 de dezembro. Apesar de ainda não confirmar, o Palmeiras será o destino do dirigente.


saiba mais

O objetivo é que Damião se destaque na disputa da Taça Libertadores, voltando a ter bom valor de mercado, e o Peixe não tenha prejuízo na negociação realizada ainda na gestão do ex-presidente Odílio Rodrigues.

Contratado em janeiro de 2014, Leandro Damião era uma das esperanças da diretoria santista para 2015. Apesar disso, o camisa 9 terminou a temporada com 43 jogos, apenas 11 gols e cinco assistências. O alto valor da contratação – R$ 42 milhões – fez com que o jogador sofresse grande pressão para que repetisse as boas atuações que teve pelo Inter e que o levaram à seleção brasileira.


FONTE:

Conmebol divulga tabela detalhada da Taça Libertadores de 2015; veja

Corinthians é primeiro brasileiro a entrar em campo, no dia 4 de fevereiro. Se passar, pega o Tricolor na abertura da segunda fase. Inter, Galo e Cruzeiro estreiam fora


Por
Rio de Janeiro

 
A Conmebol divulgou nesta segunda-feira a tabela da Libertadores de 2015. O primeiro brasileiro a entrar em campo será o Corinthians, que enfrentará o Once Caldas no dia 4 de fevereiro, às 22h, na Arena. O confronto do Timão é válido pela primeira fase do torneio. O jogo de volta do Alvinegro será no dia 11 de fevereiro, às 22h, na Colômbia. Se passar, o Corinthians entra no Grupo 2 e fará o clássico com o São Paulo no primeiro jogo da fase de grupos. A estreia do Tricolor, que poderá ser contra o rival, será no dia 18 de fevereiro, às 22h, fora de casa.

O Internacional entre pela primeira vez na competição no dia 17 de fevereiro, contra o vencedor do embate entre The Strongest e Monarcas Morelia-MEX. O Colorado fará seu jogo fora de Porto Alegre, às 22h30. O Atlético-MG estreia no dia 18 de fevereiro, também fora de casa, contra o Colo Colo, às 22h. O Cruzeiro só entra em campo pela Libertadores no dia 25 de fevereiro. A Raposa encara o Universitario de Sucre, da Bolívia, também fora. A partida será às 22h.

As oitavas de final da Libertadores acontecerão nos dias 29 de abril e 13 de maio. Os confrontos são definidos de acordo com a posição das equipes na fase de grupos. O primeiro melhor colocado encara o pior segundo, e assim sucessivamente. A edição deste ano terá uma pausa após as quartas de final para a disputa da Copa América, que será disputada no Chile. As quartas serão nos dias 20 e 27 de maio. As semifinais serão disputadas somente nos dias 15 e 22 de julho. As decisões da Libertadores devem ocorrer nos dias 29 de julho e 5 de agosto.


Confira a lista dos jogos dos brasileiros na Libertadores:

CORINTHIANS
Corinthians x Once Caldas – 4 de fevereiro, às 22h
Once Caldas x Corinthians – 11 de fevereiro, às 22h



Se avançar

Corinthians x São Paulo – 18 de fevereiro, às 22h
San Lorenzo x Corinthians – 4 de março, às 22h
Danubio x Corinthians – 17 de março, às 19h30
Corinthians x Danubio – 1º de abril, às 22h
Corinthians x San Lorenzo – 16 de abril, às 22h
São Paulo x Corinthians – 22 de abril, às 22h  


SÃO PAULO
Corinthians ou Once Caldas x São Paulo – 18 de fevereiro, às 22h
São Paulo x Danubio – 25 de fevereiro, às 22h
São Paulo x San Lorenzo – 18 de março, às 22h
San Lorenzo x São Paulo – 1º de abril, às 22h
Danubio x São Paulo – 15 de abril, às 22h
São Paulo x Corinthians ou Once Caldas – 22 de abril, às 22h  


INTERNACIONAL
The Strongest ou Monarcas Morelia-MEX x Internacional – 17 de fevereiro, às 22h30
Internacional x Universidad de Chile – 26 de fevereiro, às 20h15
Internacional x Emelec – 4 de março, às 22h
Emelec x Internacional – 18 de março, às 19h45
Universidad de Chile x Internacional – 16 de abril, às 22h
Internacional x The Stongest ou Monarcas Morelia-MEX – 22 de abril, às 17h30  


ATLÉTICO-MG
Colo Colo x Atlético-MG – 18 de fevereiro, às 22h
Atlético-MG x Atlas – 25 de fevereiro, às 19h45
Independiente Santa Fe x Atlético-MG – 18 de março, às 22h
Atlético-MG x Independiente Santa Fe – 9 de abril, às 21h45
Atlas-MEX x Atlético-MG – 15 de abril, às 22h
Atlético-MG x Colo Colo – 22 de abril, às 19h30


CRUZEIRO
Universitario Sucre x Cruzeiro – 25 de fevereiro, às 22h
Cruzeiro x Alianza Lima ou Huracán – 3 de março, às 22h
Mineros-VEN x Cruzeiro – 19 de março, às 21h45
Cruzeiro x Mineros-VEN – 8 de abril, às 22h
Alianza Lima ou Huracán x Cruzeiro – 14 de abril, às 19h
Cruzeiro x Universitario Sucre – 21 de abril, às 20


FONTE:

Boleiro campeão, estrelas olímpicas e jejum: as curiosidades da São Silvestre

Tradicional corrida chega à 90ª edição, e brasileiros buscam voltar ao topo do pódio. Primeiro vencedor da prova foi um jogador de futebol: Alfredo Gomes, em 1925


Por
São Paulo
 

Já é tradição! No último dia de ano, as principais ruas da cidade de São Paulo são tomadas por milhares de corredores, profissionais e amadores, para a disputa da São Silvestre. A corrida de 2014 contará com alguns dos principais fundistas do mundo, como o etíope Tariku Bekele e a queniana Priscah Jeptoo, ambos medalhistas nas Olimpíadas de Londres. Entre os brasileiros, os destaques são Giovani dos Santos e Sueli Pereira, que buscam terminar com um jejum de vitórias dos anfitriões. O último triunfo de um brasileiro foi em 2010, com Marilson dos Santos. Entre as mulheres, a escassez de título vem desde 2006, quando Lucélia Peres venceu a prova.

São Silvestre 2011 Tariku Bekele (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
Tariku Bekele venceu a prova de 2011, disputada 
debaixo de muita chuva (Foto: Miguel Schincariol 
/ Globoesporte.com)


A primeira São Silvestre paulistana foi realizada em 31 de dezembro de 1925, e terminou com a vitória de Alfredo Gomes, jogador de futebol do clube Espéria. A ideia foi trazida pelo jornalista Cásper Líbero, que viu uma corrida semelhante no fim do ano de 1924 em Paris, na França. Atualmente, a prova realizada em São Paulo é a maior entre as corridas de São Silvestre espalhadas pelo mundo. 

ESTRELAS INTERNACIONAIS

São Silvestre 2011 Priscah Jeptoo  (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Priscah Jeptoo, campeã em 2011
(Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)


O maior nome da prova de 2014 é o etíope Tariku Bekele, campeão da edição de 2011 da prova e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres na prova dos 10 mil metros. Entre as mulheres, a favorita é a queniana Priscah Jeptoo, vice-campeã olímpica em Londres 2012.

Outros africanos estão em São Paulo para disputar a tradicional prova. Mark Korir, vice-campeão da São Silvestre de 2013, Stanley Koech e Nancy Kipron são outros candidatos ao pódio. 

ESTRELAS BRASILEIRAS

Corrida de Rua - Giovani dos Santos (Foto: Agência Estado)Giovani dos Santos foi campeão da Meia Maratona (Foto: Agência Estado)


O Brasil vive um incômodo jejum de vitórias na São Silvestre. O último a vencer foi Marilson Gomes, em 2010, e a principal esperança do país em 2014 está com Giovani dos Santos, quarto colocado no ano passado e campeão da Meia Maratona de São Paulo.

No feminino, o Brasil estará com Sueli Pereira da Silva, Cruz Nonata e Joziane Cardoso. Ano passado, Sueli foi sexta colocada, a melhor do país na prova. 

A "TEMIDA" SUBIDA DA BRIGADEIRO

A largada e a chegada da corrida são na Avenida Paulista, um dos locais mais tradicionais da capital paulista. Os primeiros quilômetros são marcados por descidas, a principal delas a Avenida Major Natanael, que cai na entrada do estádio do Pacaembu. No fim do percurso, portanto, as subidas são maioria. A principal delas é a da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, que desemboca na Paulista. São quase dois quilômetros de subida.

as mudanças de horário

são silvestre 1960 (Foto: Agência Estado)São Silvestre de 1960, corrida noturna
(Foto: Agência Estado)


Até o ano de 1988, a São Silvestre era realizada na parte da noite, com a largada por volta das 23h, e a chegada com os fogos de artifício da virada do ano.

Em 1989, a pedido da Federação Internacional,  o horário da largada passou para às 15h (feminino) e 17h (masculino). Na edição deste ano, as mulheres começam a correr à 8h40, e os homens 20 minutos mais tarde. 

jogador de futebol - o primeiro vencedor

A primeira vez que a prova foi disputada foi em 1925, e o vencedor foi Alfredo Gomes, jogador de futebol que atuava pelo Clube Esperia. Ele completou os 8,8km em 33m21s. Apenas 48 atletas, todos homens, largaram. Desses, apenas 37 completaram o percurso. Na época, quem terminasse a prova mais de três minutos depois do campeão, era desclassificado. 

JEJUM FEMININO

Maria Zeferina Baldaia (Foto: Divulgação/Alfredo Risk)Maria Zeferina Baldaia venceu em 2001
(Foto: Divulgação/Alfredo Risk)


As mulheres brasileiras venceram apenas cinco corridas na história da São Silvestre, iniciada em 1975 para o sexo feminino. A primeira vitória do país foi de Carmen de Oliveira, no ano de 1995. Em 1996, Roseli Machado foi a campeã.

Em 2001, Maria Zaferina Baldaia foi a primeira colocada, assim como Marizete Rezende, no ano seguinte. A última vitória de uma brasileira aconteceu em 2006, com Lucélia Perez.

34 ANOS SEM VITÓRIAS

As primeiras edições da corrida, entre 1925 e 44, somente brasileiros faziam parte da corrida. A "Era Internacional" da São Silvestre começou em 1945, com a vitória de Sebastião Alves Monteiro, que foi bicampeão no ano seguinte. Entre 1946 e 1979, o Brasil não conseguiu vencer uma corrida sequer. Quem quebrou o jejum foi José João da Silva, vencedor em 1980.

LOCOMOTIVA TCHECA

Emil Zatopek e Alain Mimoun durante os 10 mil metros na olimpíada de helsinque 1952 (Foto: Agência AP)Emil Zatopek levou três ouros nas Olimpíadas de 1952 (Foto: Agência AP)


Emil Zátopek, um dos maiores corredores da história, esteve em São Paulo em 1953 e foi campeão da São Silvestre, na época disputada na distância de sete quilômetros. Seu tempo, 20m30s, foi o recorde da competição enquanto a prova foi disputada neste percurso.

Conhecido como "Locomotiva", Emil Zátopek havia sido campeão olímpico dos 5000m, 10000m e da maratona nos Jogos de 1952, em Helsinque, na Finlândia. 

ESTREIA FEMININA SÓ EM 1975

Corrida de rua Rosa Mota (portuguesa) (Foto: Getty Images)Rosa Mota ganhou seis vezes seguidas a corrida (Foto: Getty Images)


Se os homens fizeram a estreia na São Silvestre em 1925, as mulheres só passaram a correr meio século depois, em 1975. A primeira vencedora foi a alemã Christa Vahlensieck, que também foi campeã no ano seguinte. No início dos anos 80, uma portuguesa foi condecorada a rainha de São Paulo. Rosa Mota foi seis vezes campeã, entre 81 e 86. Nos últimos cinco anos, vitórias de cinco quenianas diferentes: Nancy Kipron (2013), Maurine Kipchumba (2012), Priscah Jeptoo(2011), Alice Timbilli (2010) e Pasalia Chepkorir (2009). 
quem é são silvestre?

Nascido em Roma, São Silvestre foi papa e comandou a Igreja entre os anos 314 e 355 depois de Cristo. Ele morreu no dia 31 de dezembro, e a instituição católica escolheu essa data para canonizá-lo.


FONTE:
http://glo.bo/1tuZts8

Grupo de investimentos confirma Marcelo no Fla por três temporadas

Representante do Doyen revela acordo nos termos da ida de Damião para o Santos. Empresa fica com 80% dos lucros de negociação ou cariocas repõem R$ 16.5 milhões


Por
Rio de Janeiro e Curitiba


 

É questão de tempo para que Marcelo Cirino seja confirmado como reforço do Flamengo. A transação envolvendo o Atlético-PR, o Rubro-Negro carioca e o fundo de investimentos Doyen Group está selada e o anúncio depende somente do acordo salarial do atacante. Os termos da negociação são os mesmos da ida de Leandro de Damião para o Santos. O contrato será de três anos, mesmo período que o clube da Gávea tem para pagar o empréstimo de R$ 16,5 milhões para compra de 50% dos direitos econômicos do atacante.   

Anualmente, o valor será ajustado em 10%. Caso o Flamengo venda o jogador neste período, fica com 20% deste montante, com os outros 80% indo para Doyen Group. Ambas as partes vêm o negócio com grande potencial de lucro técnico e financeiro, uma vez que Marcelo tem somente 22 anos e foi eleito a revelação do Brasileirão de 2013. A expectativa é de que o reforço já se apresente com o restante do elenco rubro-negro na segunda-feira, no Ninho do Urubu.  

Representante da Doyen no Brasil, Renato Duprat confirmou o final feliz para transação.  

- Já está tudo acertado, falta apenas o acordo salarial do Flamengo com o Marcelo. O contrato será de três anos, prazo que o clube terá para nos pagar o investimento realizado. Após este período, o Marcelo será do Flamengo. Se houver uma negociação, ficamos com 80% e o clube com 20% - revelou em contato com o GloboEsporte.com.  

O Doyen é um grupo que tem como principal atividade a mineração - óleo, gás, ouro, ferro, etc. Com escritórios também em Istambul, na Turquia, e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o grupo iniciou os trabalhos esportivos em 2011, tornando-se "uma alternativa de financiamento" para clubes que têm menos recursos". O modelo criado com a autorização da Uefa tira da mão de terceiros (grupos de empresários, por exemplo) os direitos econômicos dos jogadores, o que faz do grupo praticamente um banco.


FONTE:

Praia enfrenta na Copa Brasil algoz da atual temporada na Superliga

Pinheiros e Praia Clube se enfrentam em São Paulo, no Ginásio Henrique Villaboim, no dia 9 de janeiro. No turno da Superliga, paulistanas venceram por 3 a 2


Por
Uberlândia, MG

 
Em janeiro, além da Superliga, o Praia Clube disputará a Copa Brasil. O chaveamento da competição foi definido conforme a classificação do primeiro turno da Superliga. Como o time praiano encerrou a etapa em quinto lugar, com 24 pontos em 12 partidas, o duelo será com o Pinheiros, no dia 9, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo. Neste segundo semestre, as mineiras perderam para as paulistanas na competição nacional por 3 a 2.


Galeria - Praia Clube x Sesi-SP (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
No primeiro semestre de 2014, o Praia foi 
eliminado pelo Sesi-SP na Copa Brasil 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)


Além de Praia e Pinheiros, o torneio contará com os seguintes confrontos: Rio de Janeiro e São Caetano; Sesi-SP e Minas; Osasco-SP e Brasília. Os vencedores desses jogos únicos se enfrentam na semifinal, que acontecerá em Cuiabá (MT).

Os semifinalistas se enfrentam no dia 16, às 16h. Pela classificação da Superliga, os melhores colocados enfrentam os piores posicionados que vencerem a primeira etapa. As partidas das semifinais e a final, no dia seguinte, terão transmissão do SporTV. Na última Copa Brasil, o Praia foi eliminado no primeiro jogo da competição pelo Sesi-SP, que na sequência da temporada também venceu as praianas nas quartas de final da Superliga.


saiba mais