domingo, 21 de dezembro de 2014

Gosto amargo no Mundial, crise e Rio 2016: Zé Roberto faz balanço do ano

Técnico da seleção feminina relembra derrota que tirou o Brasil da final na Itália e que ainda o faz dormir mal, e projeta um 2015 de muito trabalho, de olho no time americano


Por
Rio de Janeiro


O único tropeço aconteceu na hora que não podia. Passados dois meses da derrota para os Estados Unidos, na semifinal do Mundial da Itália, o técnico José Roberto Guimarães ainda não conseguiu ter um sono tranquilo. Relembra aquele momento amargo, que tirou da seleção a chance de conquistar o título que falta para sua galeria, e acabou por confirmar o que vinha prevendo desde 2012: o time americano está credenciado para ficar com uma vaga na final dos Jogos Olímpicos Rio. Apesar do revés, o treinador considerou 2014 como um bom ano dentro de quadra. Fora dela, lamenta o momento turbulento pelo qual passa o vôlei, marcado pelas denúncias de irregularidades contra a antiga gestão da CBV, que implicaram na suspensão do patrocínio do Banco do Brasil

José Roberto Guimarães Grand Prix Japão vôlei (Foto: Divulgação/FIBV)
José Roberto Guimarães durante o Grand Prix 
(Foto: Divulgação/FIVB)


Evita opinar sobre a rixa entre a Confederação e a Federação Internacional (FIVB), tendo como consequência a renúncia às finais da Liga Mundial. O treinador acredita que o momento ruim irá passar e que a modalidade seguirá trabalhando para corresponder às expectativas de disputar as Olimpíadas em casa. Já a partir de janeiro, ele passará mais tempo fora do país, acompanhando competições na Turquia, Rússia, Itália e Japão. O intuito é se reciclar e acompanhar os adversários mais de perto. Quer observar também as brasileiras que atuam no exterior.

Está de olho em sua quarta medalha de ouro nos Jogos, que poderá ser a terceira consecutiva da equipe. Está ciente do tamanho da pressão que o grupo começará a sofrer com a proximidade do evento. E acredita que estão prontos para passar por ela.

- Acho que 2014 foi razoavelmente bom. Não foi como 2013, onde ganhamos as cinco competições. Mas a gente foi deca do Grand Prix e fomos terceiros no Mundial, perdendo um jogo. O mais importante foi a preparação, foi ter podido jogar contra as melhores seleções do mundo, dar continuidade à preparação para 2016, que é nosso grande alvo. Acho que vamos ter um 2015 bastante movimentado e espero que a gente consiga um número maior de jogadoras, até porque vamos ter duas frentes, com o Pan e o Grand Prix mais ou menos acontecendo na mesma data. Houve uma mudança no calendário, então, a gente precisa reestruturar o planejamento. Dá para fazer duas seleções. Vamos decidir o que é melhor, mas acho que a expectativa para a temporada é boa. O mais importante é que a cabeça está nas Olimpíadas.

Confira o restante da entrevista:

Mundial da Itália
- Até hoje não consigo dormir direito, mas a gente tem que aprender com isso. As derrotas muitas vezes te trazem muitos problemas, mas muitas vezes, se souber trabalhar com ela, te traz soluções. Hoje tenho que EUA é o melhor time de vôlei do mundo,  haja vista o que aconteceu, e as opções que o time tem. Eles têm quatro, cinco jogadoras para cada posição. E são jogadoras de bom nível, que estão jogando pelo mundo inteiro. Assim como eu tinha detectado, será uma equipe finalista em 2016. Então, temos que trabalhar com essa informação. 


Preparação para 2016
- A preparação olímpica está a contento até o momento. Acho que vamos encontrar muita pressão, vai ser muito difícil. Temos adversários com o gabarito muito grande. Acho que o time dos EUA vai ser um dos finalistas, e os outros vão brigar pela outra vaga. Espero que a gente consiga fazer um bom trabalho até lá e subir ao pódio. É o nosso sonho conseguir isso. Nós fizemos pedido de jogos em casa no ano que vem, por conta das Olimpíadas. Só que o Japão acabou ganhando a sede da Copa do Mundo e os EUA ganharam a das finais do Grand Prix. Nós vamos fazer uma etapa do Grand Prix, na segunda semana, ainda sem local definido, e  também alguns amistosos aqui.

Zé Roberto vôlei Brasil x EUA (Foto: FIVB)
Zé Roberto orienta jogadoras durante a partida 
contra os EUA no Mundial (Foto: FIVB)


De olho nas adversárias
- A partir de janeiro vou começar a sair para a Turquia, Rússia e Itália, e também estou pensando no Japão. Esses países concentram o maior número de jogadoras que defendem melhores seleções do mundo. Quero ver se vou também às finais da Champions League para ver o Azerbaijão. Quero acompanhar as jogadoras brasileiras que estão fora, como Sheilla, Fabíola, Fernanda Garay, e outras. A seleção está sempre aberta para todas as jogadoras, só basta jogar bem. Ainda mais no próximo ano, que vamos ter duas seleções: uma para o Pan e outra para o Grand Prix.


Pressão pelo terceiro ouro olímpico
- A pressão já começa em casa (com a projeção do COB).  Nós também temos essa pressão interior. Ela é interna e externa. A expectativa é muito grande e sabemos das dificuldades que vamos encontrar. Queremos muito, mas um passo de cada vez. Sabemos que há times com grande potencial para a medalha de ouro, mas vamos trabalhar para que alguma coisa neste sentido aconteça. No Brasil, existe a cultura de que segundo e último é a mesma coisa, e essa é sempre uma briga minha. Porque quando a gente fala que foi segundo, terceiro, quinto do mundo, quer dizer muita coisa. Mas acho que isso vai mudar ao longo dos anos. A gente sabe que a expectativa com relação o vôlei é muito grande e sempre falo: "Devagar com o andor" (risos).



Denúncias e protestos dos jogadores
- Toda forma de manifestação é democrática e isso tem que ser feito. Cada um deve manifestar da forma que melhor lhe convier. O que vejo pelo lado da CBV, e as pessoas que tenho conversado, é que as medidas estão sendo tomadas, as portas para receber os atletas estão abertas. Então, não vejo problemas futuros. Acho que o Banco do Brasil vai continuar como patrocinador oficial das seleções. É uma turbulência pela qual a gente está passando. Se houve irregularidades, os culpados vão ser punidos. O que não pode é se ficar especulando muito. Acho que tem porta-vozes na CBV que estão se expressando neste sentido. Vi uma declaração do Neuri Barbieri (superintendente geral), que ele expôs o que está sendo feito, e agora é aguardar os fatos para as coisas continuarem caminhando. Logicamente se houver culpados, que eles sejam punidos. A gente fica numa situação muito delicada, mas são turbulências que estão acontecendo, e a transparência tem que continuar existindo. É um orgão que trabalha com dinheiro público e tem que ser transparente com relação a tudo. Mas as providências estão sendo tomadas.


FIVB x CBV
- Não posso falar de entrevero entre eles, porque eu sou do feminino e não estou ligado ao masculino que optou por não sediar a Liga Mundial. O mais adequado é falar com as pessoas que administram este lado. Eu administro o feminino, as jogadoras, mas não tenho relação com a área administrativa. Posso dizer pelo meu lado, não posso responder pelo Bernardo, nosso Mundial decorreu da melhor maneira possível. Tivemos problema de arbitragem, num jogo.


FONTE:
http://glo.bo/1HefqU8

Sesi-SP toma susto, mas vence e afunda o Voleisul na Superliga


Time paulista poupa principais jogadores, mas conta com boa atuação de Douglas para superar equipe gaúcha, que amarga série de seis derrotas seguidas


Por
Novo Hamburgo, RS
 
Mesmo poupando suas principais peças, o Sesi-SP conseguiu bater o Voleisul, neste sábado, em Novo Hamburgo. Liderado pelo jovem Douglas, o time paulistano chegou a sofrer um apagão no terceiro set, mas se recuperou para fechar a partida em 3 sets a 1 - parciais de 25/7, 25/19, 17/25 e 25/15. Depois de ser surpreendido em casa pelo Montes Claros, o Sesi reencontrou a trilha das vitórias na Superliga masculina de vôlei 2014/15 e afundou o Voleisul, que chegou à sexta derrota seguida.

Sesi-SP x Rio do Sul - Superliga de Vôlei (Foto: Daniel Nunes/Divulgação)
Bloqueio do Sesi-SP funcionou muito bem na 
partida (Foto: Daniel Nunes/Divulgação)


- Foi muito importante essa vitória. Demos uma relaxada, mas é normal. É a síndrome do terceiro set. Que bom que conseguimos voltar bem no quarto set. Temos que nos concentrar mais. Temos um bom time, mas vamos ficar mais constantes e chegar bem aos playoffs - disse Douglas, eleito o melhor jogador do confronto.

Douglas foi o maior pontuador do Sesi na partida, com 16 acertos, sendo cinco aces. Ele aproveitou bem a chance de puxar o ataque do time, já que armas de artilharia como Lucarelli e Riad só entraram em quadra no último set do jogo. Pelo lado do Voleisul, Leandrão foi o destaque. Depois de ficar apagado na primeira parcial, ele se encontrou em quadra e foi o maior pontuador do duelo, com 19 pontos.

Com o resultado, o Sesi chegou aos 24 pontos e ultrapassou o Minas no páreo pela quarta colocação da Superliga. O time paulistano só volta à quadra pela competição em 2015. No dia 6 de janeiro, às 21h30 (de Brasília) os paulistanos recebem o Taubaté no ginásio da Vila Leopoldina - o SporTV e o SporTV Play transmitem ao vivo.

O Voleisul, por sua vez, permaneceu na décima posição, com 12 pontos. A equipe gaúcha agora tem mais um adversário duro para tentar acabar com a sequência negativa. O time encara o líder Cruzeiro, no dia 8 de janeiro, às 20h30, em Novo Hamburgo.
o jogo

Depois de ser surpreendido pelo Montes Claros em casa, o Sesi foi a Novo Hamburgo concentrado, disposto a não sofrer novos sustos diante de um time que não vencia há cinco jogos. O primeiro set foi um atropelo do visitante, que encaixou todos os fundamentos: Lucão acertou três bloqueios, Théo era a principal arma de ataque, e o jovem Douglas brilhou no saque, com três aces. O Voleisul batia cabeça e não mostrava forças para uma reação. Com tranquilidade, Douglas fechou a parcial com um ataque do fundo de quadra: 25/7.

Sesi-SP x Rio do Sul - Superliga de Vôlei (Foto: Daniel Nunes/Divulgação)
Lucão e marcelinho fizeram um "paredão" 
(Foto: Daniel Nunes/Divulgação)


Puxado por Leandrão e Renan, o Voleisul enfim entrou no jogo no segundo set, mesmo queainda não oferecesse muito perigo ao Sesi, sempre em vantagem no placar. Douglas mais uma vez foi o maior pontuador dos paulistanos, com cinco acertos. Lucão fechou a parcial em um ponto de saque: 25/19.

A facilidade foi tão grande do Sesi nos primeiros sets que o time pisou no freio na terceira parcial. O técnico Marcos Pacheco tentou alertar o time cedo, mas o Voleisul não deu chance a uma virada na parcial. Leandrão comandou o ataque gaúcho, e Japa fechou o set explorando o bloqueio do Sesi: 25/17.

Só que a reação do Voleisul parou por aí. O técnico Marcos Pacheco colocou em quadra duas grandes armas de ataque. Lucarelli e Riad estavam sendo poupados, mas foram acionados para garantir os três pontos ao Sesi e assim fizeram. Foi de Lucarelli o ponto final da partida: 25/15.


FONTE:
http://glo.bo/13MYTdG

Canoas bate Maringá fora de casa e mantém boa fase no segundo turno

Após terminar primeiro turno com resultados irregulares, time gaúcho conquista segunda vitória seguida e treina para manter bom ritmo nos próximos desafios


Por
Maringá, PR



Após uma campanha irregular no primeiro turno, que terminou com derrota por 3 sets a 0 em casa, diante do Taubaté, o Canoas começou o segundo turno disposto a reagir. O time gaúcho venceu o UFJF na primeira rodada e, neste sábado, desbancou o Maringá. Na casa do adversário, o Canoas soube contornar os erros para pressionar os anfitriões, e emplacou uma vitória por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 16/25, 25/22 e 28/26.

- A gente não fez um bom primeiro turno, mas estamos trabalhando forte para melhorar e conseguir avançar. Tomara que a gente continue nesse embalo e fique cada vez mais forte no campeonato - avaliou o ponteiro Alê, escolhido para o troféu Viva Vôlei de melhor atleta em quadra.

Após a vitória sobre o Maringá, o Canoas torce agora para uma derrota do Montes Claros diante do Cruzeiro, em partida que será realizada em Montes Claros neste domingo. Neste caso, o time gaúcho alcançará a sétima posição da tabela de classificação. O clássico mineiro será transmitido ao vivo pelo SporTV, às 19h30 (de Brasília). O próximo jogo do Canoas é contra o São José dos Campos, no dia 10 de janeiro, na casa do adversário. Já o Maringá, atual sétimo colocado da tabela, enfrenta o Minas no dia 7 de janeiro. 

Canoas derrota Maringá fora de casa e mantém boa fase no segundo turno da Superliga (Foto: Alexandre Arruda)
Canoas derrota Maringá fora de casa e mantém 
boa fase no segundo turno da Superliga 
(Foto: Alexandre Arruda)


O jogo


O Canoas do técnico Marcos Miranda cometeu muitos erros no início da partida, mas conseguiu se manter à frente do Maringá com boas atuações de Dennis e Alê. Os donos da casa aproveitaram o contra-ataque para empatar, e chegaram a liderar o placar na reta final do primeiro set. Mas os visitantes reassumiram a frente, e Dennis fechou na paralela para anotar 25 a 23.

Na parcial seguinte, uma confusão desestabilizou o Canoas. Ricardinho, do Maringá, reclamou de uma bola dentro de Quiroga, e o árbitro marcou cartão amarelo para as duas equipes. Mas Jeffe e Dennis continuaram contestando as provocações de Ricardinho, e o juiz deu mais dois pontos ao Maringá como punição aos visitantes. O time paranaense aproveitou o episódio para deslanchar no placar e fechou o segundo set em 25 a 16, para empatar o jogo.

O Canoas começou o terceiro set buscando superar a parcial anterior. Apesar de continuar errando muito, o time gaúcho resgatou a concentração e conseguiu reassumir a liderança do placar. Durante um ataque de Luan, Evandro pisou sobre o pé e despertou preocupação no técnico, mas foi atendido em quadra e recebeu aval do fisioterapeuta para seguir na partida. O Maringá conseguiu empatar, mas Jardel e Gustavo Endres seguraram a pressão. A vitória no set veio de um ponto de graça após saque para fora de Luan: 25 a 22.

O Canoas continuou ditando o ritmo no quarto set, mas não conseguiu abrir uma grande distância dos donos da casa. Os gaúchos chegaram a abrir três pontos de frente na reta final, mas permitiram a aproximação dos adversários. No momento decisivo, em meio a uma intensa disputa ponto a ponto, Luan salvou o match point e empatou para o Maringá. A vitória do Canoas só foi definida por Dennis, que fechou a parcial por 28 a 26.



FONTE:
http://glo.bo/1HhVe3G

Em dia de festa, Osasco atropela São José e se recupera na Superliga

Após homenagem às campeãs mundiais de clubes de 94, Mari, Thaisa e Camila Brait dão show, e equipe reencontra a vitória depois de duas derrotas consecutivas

Por
Osasco, São Paulo
 

A fase do time do Osasco não era das melhores. A equipe vinha de duas derrotas consecutivas, para Sesi-SP e Rio de Janeiro, os dois principais rivais. Mas nada como um dia de festa e um confronto em casa contra o último colocado na Superliga para retomar a confiança. Neste domingo, dia em que as jogadoras do Osasco homenagearam as campeãs mundiais de clubes de 1994,  a equipe não teve a menor dificuldade para vencer o São José por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/18 e 25/12 e afastar a má fase. 

Osasco X São José - Superliga feminina (Foto: João Pires/Fotojump)
Bloqueio do Osasco foi essencial para a tranquila 
vitória (Foto: João Pires/Fotojump)


Com o resultado, o Osasco foi para 29 pontos, empatando com o Sesi-SP na vice-liderança da classificação. O time da capital paulista, porém, está com um jogo a menos, e recebe o Rio de Janeiro nesta segunda-feira.

A partida deste domingo foi muito tranquila para o time da casa, que contou com o apoio de quase 1.000 torcedores. Mesmo sem Dani Lins e a cubana Kenia Carcaces, duas titulares absolutas, a equipe dominou o jogo desde o início. O técnico Luizomar de Moura se deu ao luxo de colocar várias reservas em quadra, para poupar as principais estrelas do time. Foram 19 pontos de bloqueio, um recorde do Osasco nesta Superliga.

Ivna foi a maior pontuadora do jogo, com 14 pontos. Thaisa, que ficou boa parte da partida no banco de reservas, marcou 10. Pelo lado de São José, os destaques foram Malu e Edna, com oito pontos cada. Samara foi eleita a melhor em quadra e levou para casa o Troféu VivaVôlei.
- Retomar as vitórias é sempre bom. Ainda mais para um time como o nosso, acostumado a ganhar, foi duro sofrer duas derrotas - disse. 

O Osasco só voltará à quadra pela Superliga no ano que vem. No dia 6 de janeiro, o time enfrentará o Maranhão, em partida válida pela 14ª rodada da competição. No dia seguinte, o São José duela contra o Sesi-SP.

o jogo


Osasco X São José - Superliga feminina (Foto: João Pires/Fotojump)Camila Brait defendeu bem os ataques do São José (Foto: João Pires/Fotojump)


Logo de cara, o Osasco já mostrou quem daria as cartas na partida. Em pouco mais de cinco minutos, o placar já apontava 8 a 3 para as donas da casa, com direito a grandes defesas de Camila Brait, líbero da equipe e da seleção brasileira. A levantadora Diana, que atuou no lugar de Dani Lins, machucada, conseguiu distribuir muito bem a bola para as atacantes. No fim , 25 a 16, com uma pontuação bem dividida entre as jogadoras. Mari fez cinco pontos; Thaisa e Ivna, quatro. O bloqueio do Osasco também funcionou muito bem, conseguindo parar Malu, principal jogadora do São José.

No segundo set, Luizomar tirou Thaisa de quadra, colocando Lara. A central não comprometeu e marcou dois pontos, um deles de saque. O destaque da parcial foi Ivna, com seis pontos. O Osasco abriu vantagem logo no início e não deu chances ao São José, fechando a parcial em 25/18. O bloqueio do time da casa trabalhou muito bem, principalmente com Diana e a central Adenízia, cada uma com dois pontos no quesito.

O início da última parcial foi acachapante. O Osasco abriu 10 a 1 de vantagem, com um show de Thaisa no bloqueio - foram três seguidos -, e um aproveitamento muito bom de Ivna no ataque. Com o placar elástico, Luizomar fez novamente um rodízio, colocando reservas em quadra. Marjorie e Gabi, que não costumam ser utilizadas pelo treinador, entraram para ganhar mais experiência. Cada ponto de São José era muito comemorado pelas jogadoras. No fim, 25 a 12.

Osasco X São José - Superliga feminina (Foto: João Pires/Fotojump)
Ivna foi um dos destaques da partida 
(Foto: João Pires/Fotojump)


FONTE:

Praia encerra ano com três pontos em cima do Maranhão na Superliga

Próximo jogo das mineiras é com o Rio do Sul, no dia 6 de janeiro, novamente em casa. As maranhenses voltam à quadra no mesmo dia contra o Osasco, fora de casa


Por
Uberlândia, MG


O Praia Clube encerrou o ano de 2014 com vitória na Superliga Feminina. O time de Uberlândia recebeu o Maranhão, neste domingo, em Uberlândia, e cumpriu com o prometido ao vencer por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/ 23 e 25/17. Foi uma partida em que a levantadora Karine Guerra variou bastante as bolas, fato que estava sendo trabalhado em virtude da sobrecarga na atacante Tandara. O troféu Viva Vôlei ficou com a central Natália, que fez 12 pontos, sendo dois de bloqueio e 10 de ataque. A equipe de Uberlândia, assim como no jogo com o São José, mostrou uma variação maior de ataque. Natasha fez 13 pontos, e Tandara ficou com 16.

Praia e Maranhão voltam a jogar pela Superliga apenas em 2015. A equipe mineira enfrenta no dia 6 de janeiro, o Rio do Sul, em Uberlândia. O Maranhão também joga no mesmo dia com o Osasco.

Praia Clube x Maranhão - Superliga Feminina 2014 (Foto: Assessoria/Praia Clube)
Praia Clube vence Maranhão por 3 sets a 0 
(Foto: Assessoria/Praia Clube)


Assim como o jogo diante do São José, o Praia veio codificado. Webester ganhou a vaga de oposta que estava sendo exercida por Jú Costa ou Tandara. A maior pontuadora da Superliga foi mantida, e no início de jogo com o Maranhão, destaque para o bloqueio praiano, que amorteceu principalmente os ataques de Nikolle. O Praia não teve dificuldade no set. Karine Guerra conseguiu utilizar bem todas as armas de ataque, e a defesa mostrou eficiência. A vantagem praiana só ia aumentando e chegou a ser de nove pontos, o que deu tranquilidade para o time confirmar a vitória parcial por 25 a 16. Tandara, com cinco pontos, e a central Natasha, com três, foram as principais pontuadoras do Praia. Larissa do Maranhão era a principal atacante. A atleta foi bastante utilizada pela levantadora Ana Maria.

O segundo set começou de maneira equilibrada. Ambos os times apresentavam propostas semelhantes, que deixaram o início da etapa igual. No Maranhão, a capitã Nikolle continuou sendo bastante acionada. No Praia, a norte-americana Webester teve um início promissor nos nove primeiros pontos, colocando duas bola de ataque no chão e outra de bloqueio.
A melhora significativa do Maranhão estava ligada à recepção. Liderando a linha de passe, as líberos Fernandinha e Fê Oliveira conseguiram dar mais equilíbrio ao jogo. Isso só foi alterado quando o Praia encaixou bons saques e dificultou o trabalho de Ana Maria. Mesmo assim, o time da casa fez 2 a 0 com o placar apertado de 25 a 23.


Praia Clube x Maranhão - Superliga Feminina 2014 (Foto: Gullit Castro)
Equipes voltam às quadras em janeiro de 2015 
(Foto: Assessoria/Praia Clube)


Assim como no segundo set, o jogo começou bastante equilibrado. A diferença é que o Praia demorou menos tempo para abrir uma pequena vantagem e definir o jogo. A partir do décimo ponto, houve a melhora do Praia, que teve bom bloqueio e potência no ataque e fechou o set em 25 a 17.


saiba mais

Walter deixa futuro em aberto e diz ser "muito difícil" permanecer no Flu

Mesmo com contrato até o final de 2015, atacante cita fim de parceria com Unimed, negociação com o Porto e vontade de ser titular para cogitar troca de clube


Por
Rio de Janeiro


Walter Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Walter tem contratp até o final de 2015 (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)


Walter tem contrato até 31 de dezembro com o Fluminense, porém, faz questão de deixar o seu futuro em aberto. Ao citar a necessidade de o Tricolor pagar ou ceder jogadores ao Porto, dono de seus direitos, obrigação firmada no contrato de empréstimo, o fim da parceria com a Unimed e a vontade de ser titular em 2015, o atacante não descarta mudar de ares. Mais: diz ser “muito difícil” permanecer nas Laranjeiras.  

Foi em entrevista à Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, em que o camisa 18 falou sobre a próxima temporada. Passando parte das férias na capital gaúcha, onde morou na época em que defendia o São José-RS e o Inter, o atleta mostrou estar longe de ser totalmente feliz no Rio de Janeiro.  

- Futuro? Tem muitas coisas envolvidas. A princípio, eu volto ao Fluminense. Tenho contrato. Mas é muito difícil de eu continuar lá – resumiu Walter, para completar:  

- Até o dia 31 (de dezembro), o Fluminense tem de pagar uma parcela pelos meus direitos ao Porto. Quero que meu ano de 2015 seja muito bom. Estou vendo algumas outras coisas. O Flu vai mudar bastante, pode ser para o lado bom ou ruim. Só estando lá e vendo como vai ser. Tenho de ficar esperto. Tenho contrato com a Unimed, que não sei como vai ficar.  

No contrato de empréstimo feito no início de 2014, o Tricolor se compromete a adquirir 25% dos direitos econômicos do atacante, aquisição que pode ocorrer de duas formas: ou paga R$ 6,2 milhões ou cede direitos econômicos de dois jogadores da base escolhidos pelos portugueses. Os dois atletas ainda não estão definidos. Na época da contratação de Walter, os dirigentes do Porto manifestaram interesse em ter Robert e Kenedy, atualmente no grupo principal. O Fluminense não aceitou, ofereceu outros nomes, e o impasse ficou para ser resolvido posteriormente. Recentemente, em entrevista coletiva, o vice de futebol Mário Bittencourt, comentou o caso:  

- O Fluminense possui contrato de empréstimo de dois anos com o Porto. Dentro da negociação, o Fluminense tem que pagar até o fim de 2014 uma quantia para adquirir um percentual de direitos econômicos do atleta, mas não federativos. Há essa possibilidade de pagar em dinheiro ou de se fazer um pagamento em forma de direitos econômicos de alguns atletas que possam interessar ao Porto. No contrato feito, não pude participar, está que isso tem que ser negociado entre as partes. O Porto não pode exigir nomes, mas pode aceitar ou não os nomes que o Fluminense colocou à disposição. A discussão se encerra no fim de dezembro, o Fluminense já colocou uma pessoa da área internacional para iniciar a negociação. A negociação está aberta, não tem mais o que se falar sobre o assunto.  

Walter disputou 41 jogos pelo Fluminense em 2014, sempre alternando momentos entre a titularidade e a reserva. Marcou nove gols. E acabou a temporada no banco de Fred e Rafael Sobis.


FONTE:

Real marroquino, invasão argentina e zebra: o Mundial de Clubes de 2014

Competição é marcada por paixão dos locais pelos merengues, grande número de fãs do San Lorenzo em Marrakesh e boa campanha do Auckland City, terceiro colocado


Por
Marrakesh, Marrocos


saiba mais

Um grupo de marroquinos fanáticos, todos vestindo branco, gritando incessantemente e abrindo uma bandeira enorme para homenagear Cristiano Ronaldo: esta foi a cena que definiu bem o Mundial de Clubes de 2014. A paixão dos habitantes do Marrocos pelo Real Madrid e a própria conquista da competição pelo time merengue estiveram entrelaçados e estiveram entre os momentos mais marcantes do torneio.

Bandeira Cristiano Ronaldo, Real Madrid x San Lorenzo (Foto: Felipe Schmidt)
Bandeirão com Cristiano Ronaldo na final 
entre Real Madrid e San Lorenzo 
(Foto: Felipe Schmidt)


Além do Real Madrid campeão e seus torcedores marroquinos, o Mundial reservou outras boas histórias: a campanha surpreendente do Auckland City, time semiprofissional da Nova Zelândia, que terminou em terceiro lugar; os problemas na organização do torneio, que provocaram a mudança de local da estreia do Real; a invasão de argentinos a Marrakesh para acompanharem o San Lorenzo.


O TIME DE DEUS E DO MUNDO


<b></b>Se o San Lorenzo era a equipe do Papa, Sergio Ramos deixou claro antes da final: o Real Madrid era o time de Deus e do mundo. O argumento do zagueiro era a multidão de fanáticos que os merengues arrastaram pelo Marrocos. Desde a chegada à capital Rabat, com direito a treino aberto com cerca de dois mil torcedores gritando sem parar, até a vitória na final sobre o San Lorenzo, os marroquinos exibiram de diversas maneiras sua paixão pelo clube espanhol.

Nos jogos contra Cruz Azul e San Lorenzo, os marroquinos lotaram o Grand Stade de Marrakesh para torcer pelo Real. Num evento promocional, jogadores foram ao principal shopping da cidade para visitar uma loja, e o deslocamento provocou um cerco de fãs ao estabelecimento.

Evento loja Real Madrid Marrakesh (Foto: EFE)
Fãs lotam entrada de loja oficial do Real Madrid 
em Marrakesh (Foto: EFE)


A retribuição veio com bom futebol e mais um título. O Real Madrid não teve dificuldade para conquistar o torneio, venceu facilmente o Cruz Azul e o San Lorenzo e ergueu seu quarto troféu no ano, para delírio dos torcedores. Faltou apenas um gol de Cristiano Ronaldo, que passou em branco.

INVASÃO ARGENTINA

Na final contra o Real Madrid, cerca de 12 mil argentinos ocuparam a arquibancada do Grand Stade de Marrakesh e cantaram durante os 90 minutos, mesmo com a derrota do San Lorenzo. Eles viraram atração na cidade, sempre andando em grupos e entoando seus cânticos onde quer que fossem.

Até a praça Jemaa el Fnna, principal ponto turístico de Marrakesh, virou palco para os argentinos. Lá, entre flautas árabes, apetrechos de todos os tipos e até macacos vestindo fraldas, os torcedores do San Lorenzo estabeleceram seu porto seguro, penduraram faixas e não deixaram de provocar o Real Madrid – houve até quem profetizasse uma vitória com gol de mão, como Maradona.

Bandeira Cristiano Ronaldo, Real Madrid x San Lorenzo (Foto: Felipe Schmidt)
Torcida do San Lorenzo marca presença na 
final com bandeirão e arquibancada lotada 
(Foto: Felipe Schmidt)


CONTO DE FADAS NEO-ZELANDÊS

Em sua sexta participação em Mundiais, o Auckland City finalmente teve um impacto. O time da Nova Zelândia, acostumado a perder no playoff de abertura, surpreendeu desta vez: venceu o anfitrião Moghreb Tétouan nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal, bateu o campeão africano Sétif por 1 a 0 e chegou às semifinais.

Contra o San Lorenzo, o Auckland fez jogo duro, levou o jogo para a prorrogação, mas acabou derrotado por 2 a 1. A recompensa veio na disputa do terceiro lugar, quando derrotou o Cruz Azul por 4 a 2 nos pênaltis, após empate em 1 a 1, e garantiu um lugar no pódio – o zagueiro Vicelich foi eleito o terceiro melhor jogador do Mundial.

Auckland City, comemoração (Foto: AP)
Jogadores do Auckland City correm para 
comemorar a vitória nos pênaltis na 
decisão do terceiro lugar (Foto: AP)


chuva muda programação

A força da natureza obrigou a Fifa a mudar o calendário do Mundial de Clubes. A forte chuva que caiu no dia dos jogos das quartas de final do torneio deixou o estádio Prince Moulay Abdellah, em Rabat, em péssimas condições – o duelo entre Cruz Azul e Sydney Wanderers foi disputado num terreno repleto de poças d’água.

Sem tempo hábil para a recuperação do gramado, a Fifa decidiu transferir o jogo do Real Madrid pelas semifinais para Marrakesh. Ainda assim, o time espanhol aterrissou em Rabat e, para não deixar os torcedores locais desamparados, realizou um treino aberto.

estadio chuva mundial de clubes pavone Cruz Azul x Sydney Wanderers (Foto: AP)
Jogadores do Cruz Azul comemoram gol sobre 
o Sydney Wanderers no gramado encharcado 
em Rabat (Foto: AP)


FONTE:

No voo de retorno à Espanha, jogadores do Real festejam conquista

Casillas entrega medalha de campeão ao filho Martin. Benzema tira foto com a taça

Medalha, Real Madrid Avião (Foto: Reprodução / Instagram)Martin, filho de Casillas, com a medalha (Foto: Reprodução / Instagram)


Após a conquista do Mundial de Clubes, os jogadores do Real Madrid retornam à Espanha em voo que também reuniu alguns de seus familiares. Casillas tratou de entregar a medalha do título para o filho Martin, fruto do relacionamento com Sara Carbonero, e registrou em seu Instagram. O goleiro já havia realizado o mesmo ato na Copa do Rei, Champions e Supercopa da Europa.

Margareth Alves, mãe da esposa do lateral Marcelo, Clarice Alves, também esteve com o grupo campeão e não perdeu a oportunidade de registrar imagens ao lado de Sergio Ramos, Pepe e James Rodríguez em seu Instagram. Benzema fez questão de tirar um foto com o troféu.


- É para vocês! Obrigado a todos! - escreveu o jogador da seleção francesa no Twitter.
O time merengue assegurou o Mundial de Clubes após derrotar o San Lorenzo por 2 a 0 neste sábado no Marrocos. Os gols foram assinalados por Sergio Ramos e Gareth Bale.

Cristiano Ronaldo deixou o grupo e seguiu para a Ilha da Madeira, seu local de nascimento. Ele foi condecorado neste domingo com a Medalha de Mérito da Região Autônoma da Madeira, a mais alta honraria da região, e inaugurou uma estátua sua de 2,40m de altura, com 800 quilos de bronze, no porto de Funchal.


Benzema mostra troféu no retorno à Espanha (Foto: Instagram)
Benzema mostra troféu no retorno à 
Espanha (Foto: Instagram)


James, Real Madrid Avião (Foto: Reprodução / Instagram)
James com a sogra de Marcelo 
(Foto: Reprodução / Instagram)


Sergio Ramos Real Madrid Avião (Foto: Reprodução / Instagram)
Sogra de Marcelo posa com Sergio Ramos 
(Foto: Reprodução / Instagram)


Casillas, Real Madrid Avião (Foto: Reprodução / Instagram)
Casillas com a taça de campeão 
(Foto: Reprodução / Instagram)



FONTE:

Rio 2016: protesto tem confusão entre manifestantes e Guarda Municipal

Manifestante é detido acusado de agredir oficial da Guarda. Grupo, que pede a paralisação das obras do campo de golfe olímpico, afirma que oficiais foram violentos


Por
Rio de Janeiro

Um protesto contra as obras do campo de golfe olímpico acabou em confusão na manhã do último sábado, na Barra da Tijuca. Manifestantes e oficiais da Guarda Municipal do Rio de Janeiro entraram em atrito, e um ativista foi detido, acusado de agredir um guarda e resistir à prisão. Os manifestantes afirmam que os guardas agiram violentamente ao recolher o acampamento do grupo, que faz parte do “Ocupa Golfe”, movimento que pede a paralisação da obra do campo olímpico de golfe, que está sendo construído em área de proteção ambiental.

confusão entre guardas municipais e manifestantes do "ocupa golfe" (Foto: Reprodução)
Confusão entre guardas municipais e 
manifestantes do "Ocupa Golfe" 
(Foto: Reprodução)


saiba mais


Na madrugada da última quinta, a Guarda Municipal acabou com a ocupação em frente ao futuro campo de golfe olímpico que durava desde o dia 6 deste mês na Avenida das Américas, em protesto contra a obra. Cerca de 30 pessoas se revezavam em barracas e espalharam cartazes, retirados na última segunda-feira pela Guarda Municipal e pela Comlurb.

Os ativistas, porém, voltaram ao local, com guarda-sóis e cadeiras, que foram levados pela Guarda Municipal no sábado. O grupo afirma que a ação da Guarda foi violenta. A Guarda Municipal comentou o caso em nota.


Confira a nota da Guarda Municipal


A atuação da Guarda Municipal está sendo realizada para garantir o ordenamento urbano na região e o cumprimento do código de posturas municipais, que proíbe a fixação de acampamento e/ou a ocupação irregular do espaço urbano, incluindo objetos que caracterizem a transgressão.
A ação de ordenamento faz parte da rotina da Guarda Municipal, não havendo qualquer repressão às manifestações em si. A GM-Rio vem acompanhando a ação no local e orienta os manifestantes quanto às regras da legislação municipal. Neste sábado, um dos ativistas foi detido após agredir um guarda municipal e resistir à prisão. Ele foi encaminhado para a 16a. DP (Barra da Tijuca), onde o caso foi registrado.


entenda a situação do campo de golfe olímpico

No fim de novembro, a Justiça negou o pedido do Ministério Público (MP) para suspender a licença ambiental da obra do campo de golfe das Olimpíadas, que poderia paralisar a atividade. O MP pretende recorrer da decisão. Este mês, o vereador Renato Cinco (PSOL) abriu pedido para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal – colheu até agora oito de 17 assinaturas necessárias.

instalações do Campo de Golfe Rio 2016 (Foto: André Durão)
Campo olímpico de golfe está sendo 
construído em área de proteção 
ambiental (Foto: André Durão)


Enquanto o foco do Ministério Público é no aspecto ambiental – o campo de golfe está sendo construído em uma Área de Proteção Ambiental (APA) que estava parcialmente degradada e uma área de 58 mil m² do Parque de Marapendi foi desapropriada -, a CPI e os manifestantes também levantam questões econômicas. Entre elas está a isenção da cobrança de IPTU no terreno que depois dos Jogos será um campo de golfe público. O grupo “Golfe Para Quem?” também pediu que a prefeitura revelasse uma carta que diz ter recebido da Federação Internacional de Golfe comprovando não ser possível realizar a disputa olímpica nos dois campos existentes na cidade, o Itanhangá e o Gávea Golf. A prefeitura alega que a construção do campo de golfe foi autorizada em votação realizada no último dia útil de trabalho em 2012 da Câmera dos Vereadores.

Na última terça-feira, uma manifestação na porta do Theatro Municipal, na entrada do Prêmio Olímpico Brasileiro, reuniu cerca de 30 pessoas cobrando investimento em locais existentes, como a pista de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Julio De Lamare. Os manifestantes conseguiram assinaturas de nomes como Torben Grael, Virna e Toni Garrido para uma Comissão Popular de Inquérito sobre o campo de golfe. Chegaram a ludibriar o governador Luiz Fernando Pezão, que ao perceber do que se tratava, riscou a sua assinatura


FONTE:

Cabeçada na trave e gol à la Barça: Sunderland vence e sobe na tabela

Visitantes vencem Newcastle por 1 a 0 com belo gol de Adam Johson. Zagueiro Taylor se choca com baliza, assusta torcida, mas deixa gramado sem problema grave


Por
Newcastle, Inglaterra

 
Steven Taylor, Newcastle x Sunderland (Foto: Stu Forster / Getty Images)Steven Taylor recebe atendimento médico após cabeçada na trave (Foto: Stu Forster / Getty Images)


Após uma bela linha de passe e contra-ataque rápido, ao melhor estilo Barcelona, o Sunderland venceu o Newcastle por 1 a 0, em St. James Park, pela 17ª rodada do Campeonato Inglês. O gol foi marcado por Adam Johnson e garantiu a equipe visitante na 14ª colocação na tabela, com 19 pontos.

Já o Newcastle, que na próxima rodada vai enfrentar o Manchester United, em Old Trafford, permaneceu com 23 pontos, na nona colocação. O Sunderland vai receber o Hull City.


saiba mais


Mas não foi apenas o lance do gol que chamou atenção durante os 90 minutos. Na etapa final, o zagueiro Steven Taylor chocou-se com a trave e causou preocupação em quem estava em campo. O atleta foi atendido pelo departamento médico do Newcastle e sofreu dois cortes no rosto. Apesar da forte colisão com a baliza, o jogador deixou o gramado correndo e foi aplaudido pelos torcedores que compareceram ao estádio. 

O gol da vitória aconteceu logo após o lance com Taylor, já nos acréscimos. Após linha de passe em jogada rápida, Adam Johnson recebeu dentro da área e bateu colocado para dar o triunfo para o Sunderland, que ficou mais distante da zona de rebaixamento.

Steven Taylor, Newcastle x Sunderland (Foto: Stu Forster / Getty Images)
Steven Taylor fica caído no no gramado depois 
de se chocar com a trave (Foto: Stu Forster 
/ Getty Images)


FONTE:

Com um a menos e gol de Coutinho, Liverpool empata com Arsenal no fim

Em jogo cheio de emoções no segundo tempo, Reds deixam tudo igual aos 52 minutos em cabeçada de Skrtel. Donos da casa ainda tiveram Borini expulso


Por
Liverpool, Inglaterra

 
saiba mais

O que faltou no primeiro tempo, não deixou a desejar na etapa final. Foram 54 minutos de pura emoção, gol nos acréscimos e uma ótima atuação do goleiro Szczesny, que pegou quase tudo. E foi justamente com o gol de Skrtel, aos 52 minutos, que o Liverpool empatou por 2 a 2 com o Arsenal, em Anfield, pela 17ª rodada do Inglês. Philippe Coutinho marcou o outro gol dos Reds. Os franceses Giroud e Debuchy balançaram a rede para os Gunners.

O resultado deixou o Arsenal mais perto das primeiras colocações, com 27 pontos, na sexta colocação. O Liverpool está na décima posição, com 22. Na próxima rodada, enquanto os Reds vão visitar o Burnley, os Gunners receberão o Queens Park Rangers. 

Phillippe Coutinho gol, Liverpool x Arsenal (Foto: Alex Livesey / Getty Images)
Phillippe Coutinho comemora o primeiro gol 
do Liverpool na partida deste domingo 
(Foto: Alex Livesey / Getty Images)


O primeiro tempo foi amplamente dominado pelos donos da casa. Empurrado pela torcida, o Liverpool teve mais posse de bola, mas esbarrava na forte marcação do Arsenal. Philippe Coutinho, Lallana e Markovic tentavam criar os lances, mas tinham muitas dificuldades de chegar ao gol dos Gunners.

O Liverpool até teve uma ou outra chance de marcar no primeiro tempo, uma com Lallana em chute por cima do gol e outra com Markovic, que viu o goleiro Szczesny sair em seus pés e fazer a defesa. Aos 44, Philippe Coutinho conseguiu ter um segundo de sossego. E foi aí que o brasileiro dominou na entrada da área, deu um tapa na bola para abrir espaço entre os marcadores e finalizou cruzado para abrir o marcador.

Giroud, Liverpool x Arsenal (Foto: AP)Giroud marca um dos gols do empate do Arsenal com o Liverpool, em Anfield (Foto: AP)


Parecia que o Liverpool iria para o vestiário com mais tranquilidade para conduzir a partida, mas não foi o que aconteceu. Dois minutos depois, já nos acréscimos, Sánchez cobrou falta, a defesa bobeou e Flamini tocou de cabeça para Debuchy deixar tudo igual no marcador. O lance fez os Reds voltarem à estaca zero em busca de três pontos para subir na tabela.

Mas o empate deixou o Arsenal mais aceso. O Liverpool até tinha mais posse de bola, mas seguia sem arriscar muito.Skrtel ainda levou um pisão na cabeça de Giroud e precisou estancar o sangramento no local. O jogo ficou parado por cinco minutos. Quando voltou, os Gunners aproveitaram boa jogada de Giroud, que tabelou com Cazorla e recebeu na entrada da pequena área para virar o jogo: 2 a 1.

Os donos da casa sentiram o golpe e ainda tiveram um jogador expulso. Borini, que já havia levado o amarelo por reclamação foi expulso por entrada violenta em Cazorla. A partir daí, os Reds passaram a finalizar mais, exigindo do goleiro Szczesny uma boa atuação.

E o polonês não fez feio. Foram quatro defesas difíceis em dez minutos. Na última delas, em finalização de Gerrard, o arqueiro cedeu escanteio. Na cobrança, aos 52 minutos, Lallana colocou na cabeça de Skrtel, que testou para deixar tudo igual no marcador. 

skrtel machuca cabeça Liverpool (Foto: Reuters)
Skrtel recebe atendimento no gramado de 
Anfield durante o confronto entre 
Liverpool e Arsenal (Foto: Reuters)

skrtel gol Liverpool (Foto: EFE)
Com a cabeça enfaixada, Skrtel comemora 
gol de empate do Liverpool diante do 
Arsenal (Foto: EFE)


FONTE:

Cristiano Ronaldo ganha medalha e inaugura estátua na Ilha da Madeira

Craque português é homenageado com mais alta honraria do lugar de seu nascimento


Por
Ilha da Madeira


Cristiano Ronaldo estatua Ilha da Madeira (Foto: EFE)Parece? Cristiano Ronaldo em frente a sua estátua na Ilha da Madeira (Foto: EFE)


Menos de 24 horas depois de conquistar o Mundial de Clubes pelo Real Madrid com a vitória por 2 a 0 sobre o San Lorenzo, em Marrakesh, Cristiano Ronaldo ganhou mais prêmios. No lugar onde nasceu, foi condecorado neste domingo com a Medalha de Mérito da Região Autônoma da Madeira, a mais alta honraria da região, e inaugurou uma estátua sua de 2,40m de altura, com 800 quilos de bronze, no porto de Funchal, feita por Ricardo Velosa, escultor de 67 anos, nascido no Brasil, em Petrópolis, mas de família lusa e morador da região desde criança.

- Tomara que 2015 seja tão inesquecível quanto 2014 e possamos ganhar tudo que ganhamos nesse ano. Sobretudo, em 2015 espero ganhar outra Champions - disse o craque.
Cristiano Ronaldo é natural de Santo Antonio, freguesia Funchal, capital da Ilha da Madeira, cidade portuguesa mais populosa fora do território continental do país.


saiba mais

- É um orgulho estar novamente aqui na Madeira onde fui criado e tenho as minhas raízes e a minha família. Quando volto são sempre momentos que enaltecem o que tenho hoje em dia, o que ganhei e continuo a ganhar. É um privilégio imenso estar aqui com o povo madeirense. Eu também sou. Estou muito feliz. É algo que me diz muito, à minha família e a quem gosta de mim. É um privilégio enorme ser condecorado com esta medalha. Não tenho palavras para descrever o que sinto. O discurso não é o meu forte, sou melhor em jogar futebol, tenho de confessar. Obrigado por este momento importante e histórico para mim, vou guardá-lo num canto especial da minha vida. Obrigado a todos o que me têm ajudado. Isso me dá motivação para progredir cada vez mais na minha carreira. É um dia especial - afirmou o jogador ao receber a medalha.

Cristiano Ronaldo estatua Ilha da Madeira (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo com o filho na inauguração 
da estátua na Ilha da Madeira (Foto: EFE)


O craque volta a campo somente no dia 30 de dezembro. Joga amistoso pelo Real Madrid contra o Milan, em Dubai, promovido pela empresa aérea que patrocina os dois clubes.

Cristiano Ronaldo medalha Ilha da Madeira (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo recebe a medalha na Ilha 
da Madeira (Foto: EFE)


Cristiano Ronaldo medalha Ilha da Madeira (Foto: EFE)
Cristiano Ronaldo medalha Ilha da 
Madeira (Foto: EFE)


Cristiano Ronaldo medalha Ilha da Madeira (Foto: EFE)
De terno, Cristiano Ronaldo saúda os fãs na 
Ilha da Madeira (Foto: EFE)


FONTE: