segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Em confusão na Vila, jornalista diz ser agredido por policiais e fará B.O.

Repórter prestará queixa após relatar ameaças de PMs na noite do último domingo, durante quebra-quebra do lado de fora do estádio do Santos


Por
Santos, SP


apreensão briga santos botafogo (Foto: G1)Material apreendido pela Polícia Militar na sede da Sangue Jovem, do Santos (Foto: G1)


O repórter Bruno Cassucci, do jornal Lance!, vai registrar Boletim de Ocorrência, em uma delegacia em São Paulo, relatando agressões e ameaças de policiais enquanto trabalhava na cobertura da confusão no lado de fora da Vila Belmiro, após a vitória do Santos sobre o Botafogo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o portal G1, o responsável pela operação da PM no jogo negou as acusações. A briga de torcidas foi registrada no 7º DP de Santos, e 41 pessoas foram detidas com pedaços de pau, facas e drogas. Cassucci tentou fazer o B.O. nesta segunda-feira, mas "o sistema estava fora do ar", e ele pretende voltar à delegacia na terça.

O jornalista trabalhava na partida e se aproximou da confusão entre membros de torcidas organizadas dos dois times após o apito final, já fora do estádio. Segundo o relato de Cassucci, policiais pediram que ele se afastasse, e ele acatou a recomendação. Depois de alguns minutos, porém, quando os barulhos diminuíram no local do conflito, em frente à sede da torcida organizada Sangue Jovem, do Santos, o jornalista voltou para ver como estava a situação. Foi aí que, segundo ele, as ameaças começaram.

– Estava tirando fotos com o celular quando um policial me viu e, com a arma apontada para mim, gritou para eu encostar na parede, com as mãos para o alto. Eu disse que era jornalista, mas isso parece não ter ajudado, pelo contrário (...) Depois de verificar que eu estava "limpo", o policial, já cercado por outros, pediu para eu abrir minha mochila, que também foi revistada. O passo seguinte foi tomar meu celular. O oficial pediu para eu desbloquear o aparelho e acessar as imagens. Ele então começou a apagar uma por uma. O procedimento durou uns cinco minutos, que pareceram eternos. Enquanto ele fazia isso, uma outra autoridade pediu para eu não olhar para trás. Errei. Instintivamente, segundos depois eu acabei olhando para o celular e então fui agredido no rosto – relatou o repórter em uma rede social.

santos botafogo confusao vila belmiro (Foto: Gabriela Fernandes/Arquivo Pessoal')
Policiais militares em frente à Vila Belmiro 
após a confusão das torcidas (Foto: 
Gabriela Fernandes/Arquivo Pessoal')


A abordagem prosseguiu. Depois de alguns minutos, Cassucci diz ter passado pelo momento “mais aterrorizante”.

Um PM aparentando muito nervosismo se colocou entre mim e a parede, pegou uma bomba de efeito moral, puxou minha calça e a colocou dentro. "Você não é macho? Quero ver ser macho agora"
Bruno Cassucci, jornalista do diário Lance!

– Um PM aparentando muito nervosismo se colocou entre mim e a parede, pegou uma bomba de efeito moral, puxou minha calça e a colocou dentro. "Você não é macho? Quero ver ser macho agora". Como fiz durante todo o episódio, expliquei que era jornalista, pedi desculpas, o chamei de "senhor". Ele falou mais algumas coisas que não me lembro agora e saiu – completou.

Cassucci foi liberado pelos policiais militares pouco depois, mas sem provas do que aconteceu, já que teve que apagar as fotos e os vídeos da confusão com as torcidas organizadas. A PM ainda invadiu a sede da Sangue Jovem, uma das torcidas organizadas do Santos, e apreendeu pedaços de pau, facas e drogas. O local ficou depredado depois da atuação dos policiais.

A ocorrência envolvendo a briga foi registrada no 7° Distrito Policial de Santos. De acordo com Maicon Douglas Moraes, capitão responsável pela operação na Vila Belmiro, nenhum profissional da imprensa foi agredido durante a confusão. 

No início da tarde desta segunda-feira, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo enviou um ofício para a Polícia Militar relatando o acontecimento e pedindo a punição dos envolvidos na agressão ao repórter. 


Entenda o caso

Tudo começou quando membros de uma torcida organizada do Peixe tentaram agredir botafoguenses, após o jogo. A Polícia Militar entrou em ação para tentar dispersar a confusão, e membros da organizada santista reagiram com rojões. Policiais, então, passaram a usar bombas de gás, e aí foram torcedores santistas que nada tinham a ver com o fato que passaram a sofrer. Houve correria para tentar se abrigar. Os bares próximos à Vila foram fechados até que a confusão terminasse.

Segundo informações de um oficial da PM,  um policial ficou ferido e 40 pessoas da Sangue Jovem, do Santos, foram detidas. Ainda segundo o oficial, com os detidos foram encontrados drogas, armas e pedaços de madeira.


Confira o relato completo do repórter Bruno Cassucci:

“Não quero aparecer, muito menos levantar bandeira. Tenho minhas opiniões, sentimentos aflorados neste momento e a cabeça ainda confusa. Escrevo aqui não para fazer juízo de valor, nem generalizar uma classe que sei que é mal paga, mal equipada e que deveria servir a uma sociedade que em boa parte lhe detesta. Como jornalista, acredito que não há opinião sem informação, e é por isso que venho aqui relatar o que vivi na tarde desse domingo, na Vila Belmiro.

No pior dia da minha curtíssima carreira jornalística e um dos piores da minha vida, fui agredido, ameaçado e tive material jornalístico apagado por policiais militares. Pensei em escrever "censurado", mas por mais que entenda que foi isso que aconteceu, sei que a censura no nosso país já foi muito pior no passado do que a que sofri hoje, de modo que não seria justo colocar tudo num mesmo balaio.

A ordem cronológica foi a seguinte:

Como setorista do Santos no LANCE!, fui escalado para fazer a cobertura da partida da equipe contra o Botafogo. Como os paulistas já não almejam nada neste ano e o clube carioca acabou rebaixado, fui designado a ir para o vestiário visitante após o jogo. Assim que cheguei lá, ouvi barulho de bombas na rua. Ciente da minha função e ignorando as corriqueiras orientações da dona Maria, minha mãe, fui até lá averiguar o que se passava. Não era possível ter certeza, mas tudo indicava que vândalos que se dizem torcedores das duas equipes estavam brigando.

Decidi não ir ao encontro da confusão, como já fiz em outras ocasiões, mas fiquei ali esperando. Passado um tempo, a polícia se concentrou e foi para o lado esquerdo, próximo à entrada principal da Vila e na rua onde fica a sede da organizada Sangue Jovem. Fui atrás, mas mantendo distância. Ali bombas de efeito moral foram arremessadas, e alguns santistas revidaram atirando garrafas e paus. A polícia invadiu a sede da organizada e era possível ouvir explosões e barulho de vidro estilhaçado. Um morador da vizinhança me chamou para dentro de sua casa. Fiquei pouco tempo ali e logo voltei para a rua, a fim de tentar entender - e consequentemente relatar - o que estava acontecendo.

Uma policial, então, me mandou sair "vazado". Argumentei que eu estava trabalhando e ela retrucou: "Eu também. Dá linha, curioso!"

Voltei para a frente da casa na qual havia entrado e esperei as coisas se acalmarem. Já não se ouvia mais bombas ou disparos e decidi voltar para a frente da Sangue Jovem. Foi então que começou tudo.

Estava tirando fotos com o celular quando um policial me viu e, com a arma apontada para mim, gritou para eu encostar na parede, com as mãos para o alto. Eu disse que era jornalista, mas isso parece não ter ajudado, pelo contrário.

No procedimento padrão - ao qual já havia sido submetido em abordagens policiais no passado - fui revistado com certa agressividade, mas até aí tudo bem. Depois de verificar que eu estava "limpo", o policial, já cercado por outros, pediu para eu abrir minha mochila, que também foi revistada. O passo seguinte foi tomar meu celular. O oficial pediu para eu desbloquear o aparelho e acessar as imagens. Ele então começou a apagar uma por uma. O procedimento durou uns cinco minutos, que pareceram eternos.

Enquanto ele fazia isso, uma outra autoridade pediu para eu não olhar para trás. Errei. Instintivamente, segundos depois eu acabei olhando para o celular e então fui agredido no rosto.

Depois, a policial que havia me abordado antes, aquela do "dá linha, curioso", me disse que eu já tinha sido avisado. Eu novamente argumentei que estava ali trabalhando, e ela afirmou: "Eu também estou e você não respeitou meu trabalho". Até agora não sei qual foi meu desrespeito.

Um outro oficial que se aproximou disse que eu estava ali para "defender torcedor" e que a mídia só mostrava quando a polícia bate "nesses caras". A minha intenção era exatamente outra, ouvir algum responsável pela operação para tentar entender o que estava acontecendo.

Foi então que ocorreu a cena mais aterrorizante de toda a abordagem. Um PM aparentando muito nervosismo, se colocou entre mim e a parede, pegou uma bomba de efeito moral, puxou minha calça e a colocou dentro. "Você não é macho? Quero ver ser macho agora". Como fiz durante todo o episódio, expliquei que era jornalista, pedi desculpas, o chamei de "senhor". Ele falou mais algumas coisas que não me lembro agora e saiu.

Aliás, tudo isso aconteceu há cerca de quatro horas e eu já não lembro de diversos detalhes, pelo choque e medo, obviamente. Fiz questão de olhar o nome de todos, um por um, mas já me esqueci de boa parte. Aquela mesma policial percebeu quando eu olhei para a identificação dela e ironizou: "Quer levar para casa? Tenho várias outras, pode levar".

Após apagar todas as fotos, o policial que me enquadrou mandou eu desligar o aparelho e tirar o chip e a bateria. Expliquei que era impossível no iphone e, graças a uma outra oficial que estava perto, ele acreditou.

Por fim, entreguei meu documento ao PM, que saiu e voltou instantes depois. Antes de ser liberado, ele me deu um recado, que começou com algo como "sei que você vem sempre aqui e eu também venho". Não lembro a continuação, mas tenho a impressão que se tratava de uma ameaça.

Ouvi uma ou outra ofensa dos demais oficiais ali presentes e fui liberado.

Já estou em casa, sem qualquer arranhão no corpo, mas com a adrenalina ainda a mil. Poder abraçar minha mãe, jantar o que ela preparou e saber que nada pior aconteceu é tranquilizante. Saber que todos os dias abusos desse tipo e outros muito piores acontecem com gente que não sabe ou não tem como se expressar é o que preocupa. Sei de todos os privilégios que tenho por ser branco, não viver na periferia e ter tido a oportunidade de estudar. Se passo por situações como essa, com certeza há quem viva coisa muito pior diariamente.

O texto é longo, mas espero que meus amigos que há uns dias defenderam a ditadura militar nesta mesma rede social possam ler. Dispenso seu like, faço questão da sua reflexão”


Confira o ofício enviado pelo Sindicato à Polícia Militar:

"Santos, 01 de dezembro de 2014
Ilmo. Senhor
Coronel PM Ricardo Ferreira de Jesus
Comandante do 6º. BPMI – SP

Pedido de providências contra policiais militares

Motivo: agressão e tortura a jornalista
Senhor coronel,
É com revolta e indignação que comunico que, mesmo se identificando como jornalista e provando que estava exercendo sua profissão, Bruno Cassucci de Almeida, correspondente do Jornal Lance, foi duramente agredido e torturado pela equipe de policiais militares após jogo de futebol envolvendo Santos e Botafogo, no último domingo, na Vila Belmiro.

Ao tentar registrar a briga envolvendo torcedores das duas equipes e a ação do polícia militar, o jornalista foi abordado por uma policial, que o teria mandado sair com as seguintes palavras: “vaza, dá linha curioso”. Palavras no mínimo estranhas, para quem deveria ter educação e ter em mente a segurança dos cidadãos.

Momentos depois, enquanto estava fotografando a ação dos policiais no meio da rua (local público), numa atividade inerente à profissão, Bruno foi novamente abordado, só que sob a mira de um revólver. O policial o mandou encostar à parede, onde foi revistado de forma agressiva.
Depois de verificar que Bruno estava "limpo", o policial, já cercado por outros, pediu para ele abrir a mochila. O passo seguinte foi tomar o celular e apagar todas as imagens. Enquanto ele fazia isso, outro policial pediu para que não olhasse para trás. Ao olhar para o celular, o jornalista foi agredido no rosto. Um oficial disse que ele estava ali para "defender torcedor" e que “a mídia só mostrava quando a polícia bate nesses caras".

Não bastasse tudo isso, um policial se colocou entre o jornalista e a parede, pegou uma bomba de efeito moral, puxou a calça de Bruno, a colocou dentro e disse: "você não é macho? Quero ver ser macho agora". A mesma policial que o havia abordado no primeiro momento ainda disse: "quer levar para casa? Tenho várias outras, pode levar".

Diante de toda essa atrocidade, dessa falta de preparo, dessa afronta à cidadania, ao trabalho e a dignidade humana, exijo a punição de todos os policiais que abordaram o jornalista Bruno Cassucci de Almeida, que em visita ao batalhão poderá identificar um por um.

Na certeza que esse Comando tomará uma atitude contra esses péssimos exemplos de policiais militares,
Carlos Ratton
Diretor Regional
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo"


FONTE:

Felipão pega três jogos de gancho no STJD e não comanda time contra Fla

Auxiliar Flávio Murtosa foi suspenso por uma partida, e Ivo Wortmann deverá ser o treinador. Julgamento diz respeito a reclamações durante confronto com o Cruzeiro


Por
Rio de Janeiro


Felipão Scolari, Grêmio X Cruzeiro (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)Felipão foi julgado por reclamações em jogo contra Cruzeiro (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)


A partida diante do Bahia foi a última de Luiz Felipe Scolari no comando do Grêmio na temporada. O motivo: o treinador levou gancho de três partidas em julgamento realizado na tarde desta segunda-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por sua vez, o auxiliar Flávio Murtosa pegou uma partida de suspensão. Assim, Ivo Wortmann deverá ser o responsável por orientar a equipe no confronto contra o Flamengo, no próximo domingo, no encerramento do Brasileirão.

Denunciado pelo artigo 258b, Felipão poderia pegar de 1 a 10 jogos. Murtosa tinha sido denunciado no artigo 243 e poderia pegar de 180 a 360 dias de suspensão. A defesa tricolor conseguiu desclassificar os dois casos para o artigo 258.

Felipão e Murtosa foram julgados em decorrência de reclamações durante Grêmio e Cruzeiro, na Arena. Após a partida, o técnico reclamou com o quarto árbitro Márcio Coruja. Já o auxiliar havia sido expulso aos 43 minutos do segundo tempo. O árbitro Vinicius Furlan e seus assistentes reuniram informações sobre as reclamações tanto do técnico como de seus auxiliares, e relataram o que ouviram na súmula.

Segundo Furlan, Murtosa reclamou com gestos para a arbitragem. A partir de informações de Márcio Coruja, Furlan relatou que o auxiliar de Felipão "proferiu as seguintes palavras: esse filha da p*** não dá cartão".

As outras reclamações, que partiram de Felipão e o outro auxiliar, Ivo Wortmann, foram transmitidas ao árbitro pelos delegados da partida, Almir Alves de Mello e Luiz Cunha Martins.

- Ao término da partida o técnico do Grêmio, Sr. Luiz Felipe Scolari, dirigiu-se até a mesa do delegado da partida e batendo com a mão na mesa, disse "este quarto árbitro não entra nunca mais aqui". Repetiu a mesma frase na entrada do vestiário, dirigindo-se ao quarto árbitro - relatou.



saiba mais

CBF antecipa jogos de Corinthians e Inter para o sábado

Entidade acata pedido do Ministério Público de São Paulo, que temia incidentes violentos com torcidas de Timão e Palmeiras na última rodada do Brasileirão


Por
São Paulo


Os dois jogos que definirão a terceira e a quarta colocação no Campeonato Brasileiro foram antecipados pela CBF de domingo para sábado, ambos às 16h30: Corinthians x Criciúma, na Arena de Itaquera, e Figueirense x Internacional, em Santa Catarina. 

Paulistas e gaúchos têm 66 pontos, mas o Colorado leva a vantagem no número de vitórias (20 contra 18). Assim, se os dois times terminarem empatados, é o Inter quem fica com a terceira posição, o que o levaria automaticamente para a fase de grupos da Libertadores. Já o quarto colocado terá de disputar a fase prévia da competição continental.

A mudança na tabela se deu por um pedido do Ministério Público de São Paulo, que se mostrou temeroso com possíveis enfrentamentos das torcidas de Corinthians e Palmeiras, que também jogará como mandante nesta última rodada do Brasileirão - o Verdão recebe o Atlético-PR em sua nova arena, precisando vencer para se manter na Série A.

A CBF, aliás, confirmou que o jogo será mesmo na Arena Palmeiras. O MP-SP havia pedido para que a partida fosse no Pacaembu, que tem alambrados, ao contrário do moderno estádio do Verdão.

O jogo entre Palmeiras e Atlético-PR está marcado para as 17h de domingo, assim como os outros sete restantes. Além dessa partida, outras duas contam com times lutando contra o rebaixamento: o Vitória joga seu futuro diante de um desinteressado Santos, no Barradão, e o Bahia precisa vencer o Coritiba fora de casa e torcer por tropeços de seu rival regional e também do Palmeiras.


Clique aqui e veja a tabela e a classificação do Brasileirão.


FONTE:
http://glo.bo/1y5Zezt

Convidado para ser gestor, Torres já participa de reunião com diretoria

Ex-jogador Carlos Alberto Torres recebe convite do presidente, mas ainda espera que Botafogo se livre de compromissos financeiros mais urgentes para assinar


Por
Rio de Janeiro



Carlos Alberto Torres Botafogo Eleições em General Severiano (Foto: Fred Gomes)
Carlos Alberto Torres na eleição presidencial 
do Botafogo, realizada na semana passada 
(Foto: Fred Gomes)


Um dia depois do decreto da queda alvinegra para a segunda divisão, o presidente Carlos Eduardo Pereira e a diretoria se reuniram em General Severiano para começar a tratar do planejamento para a próxima temporada. Um dos presentes foi o ex-jogador Carlos Alberto Torres, que recebeu um convite do novo mandatário para ser gestor de futebol do Botafogo. Na prática, Torres diz que já está ajudando o clube, com seus contatos, na montagem de um elenco competitivo para disputar o Campeonato Carioca e a Série B. Mas um contrato ainda não foi assinado e, caso seja firmado, os trabalhos devem ser iniciados em janeiro do ano que vem.


saiba mais

- Oficialmente, ainda não sou aquele cara. Tenho um convite do presidente e vou ajudar o Botafogo com os contatos que tenho. Não tenho vínculos com o clube, mas há essa hipótese. Vou esperar que o clube se livre desses compromissos mais urgentes. O que adianta eu assinar e o clube não ter dinheiro para me pagar? Eu já estou ajudando da maneira que posso. Se firmar, devemos começar oficialmente em janeiro. Montagem de elenco, futebol. É o que eu sei fazer. O presidente fala que eu seria um ministro do Botafogo. A ideia é que eu seja um gestor de futebol - disse o ex-jogador.

A reunião desta segunda-feira, após o presidente ter concedido entrevista coletiva à imprensa, foi produtiva, segundo Carlos Alberto Torres. O ex-jogador afirmou que empresários estão se colocando à disposição do Botafogo.

- Foi uma reunião produtiva para cada um expor o que está rolando no clube. Empresários de futebol estão se colocando à disposição, e eu estou transmitindo tudo para o presidente. Tinha que ter mudanças, e essa era a hora de mudar. Essa diretoria vai trabalhar para resgatar o clube e ultrapassar esse momento que é muito adverso na história do Botafogo.

Por fim, Torres pediu aos torcedores alvinegro um voto de confiança a Carlos Eduardo e frisou que o futuro time disputará o título da Segunda Divisão.

- Peço ao torcedor que dê um voto de confiança ao Carlos Eduardo, para resgatar o prestígio do clube. O Botafogo vai fazer um time para disputar o título da Série B. Isso vai ajudar a trazer o torcedor para o nosso lado novamente. Não digo formar um grande time, até pela própria situação financeira, que não vai permitir isso nesse momento. Mas um time competitivo para disputar o Campeonato Carioca e a Série B. Penso que o Botafogo vai ter o apoio necessário para sair dessa situação. Até para os compromissos mais urgentes, como o pagamento do Refis. Tenho certeza que até semana que vem o Botafogo resolve esses compromissos. Fazer time caro não vai ser o caso, tem que ser com os pés no chão - finalizou.



*Estagiária, sob supervisão de Jessica Mello.


FONTE:
http://glo.bo/12hdI7j

"O ano de 2015 para o Botafogo começou hoje", diz novo presidente

Carlos Eduardo Pereira concede entrevista coletiva após rebaixamento à Série B e afirma que Vagner Mancini e Wilson Gottardo ainda não têm o futuro definido


Por
Rio de Janeiro


O dia seguinte do rebaixamento do Botafogo deu a Carlos Eduardo Pereira uma noção mais exata do que vai encontrar no próximo e nos dois anos seguintes. Apenas seis dias depois de ser eleito presidente, ele concedeu entrevista coletiva para falar sobre os passos seguintes à queda para a Série B, consumada com a derrota por 2 a 0 para o Santos, no último domingo.


O presidente afirmou que o técnico Vagner Mancini e o diretor Wilson Gottardo ainda não têm o futuro definido (confira a resposta completa no vídeo acima). Mas deixou claro que o planejamento do futebol para a próxima temporada já foi iniciado.

- Sobre Mancini e Gottardo, ainda vamos aguardar o fim do Campeonato Brasileiro. A partir de hoje os diretores do departamento de futebol vai sentar com os dois e avaliar o trabalho, além de entender o que foi feito e observar pontos negativos e positivos. Mas é importante frisar que o ano de 2015 para o Botafogo começou hoje.

Carlos Eduardo presidente do Botafogo (Foto: Sofia Miranda)
Carlos Eduardo, presidente do Bota, concedeu 
sua primeira entrevista coletiva no cargo 
(Foto: Sofia Miranda)


Confira a íntegra da entrevista do presidente Carlos Eduardo Pereira:

Erros
Houve distanciamento, perda de comando e ocupação de espaços com pessoas apadrinhadas do ex-presidente. Com isso foi criada uma estrutura paralela de amigos e não se conseguiu manter o modelo profissional funcionado. A chegada do Eduardo Hungaro, um profissional sem experiência, e todo esse conjunto de fatores foram coroados com a incapacidade de quitar salários.


Sinais da crise
Desde 2011 o clube dava sinais preocupantes. Internamente, nós do Conselho Deliberativo observávamos que os orçamentos eram deficitários. Não há como sobreviver a isso. Ou você corta a despesa ou aumenta a receita, mas os gestores encontraram a saída adiantando receitas. Era um cenário praticamente previsível para quem estava no Conselho. Nós alertamos, mas infelizmente o Conselho teve uma visão política das contas, e chegamos a essa situação.


Refis e outras dívidas


Fizemos uma análise da legislação e vimos que é possível pagar dentro de um prazo de 30 dias depois do vencimento. Em paralelo, temos quantias bloqueadas. São cerca de R$ 15 milhões, tendo que pagar R$ 6 milhões ou R$ 7 milhões. Estamos em contato com a Fazenda para conseguir alguma compensação usando esses valores para conseguir quitar os débitos até o fim do ano. O Botafogo não quer sacar esse dinheiro. Nossa ideia é que ele permaneça na Fazenda para pagar as parcelas do Refis e da Timemania. Assim poderemos começar 2015 em outro patamar. (Confira a resposta sobre as dívidas do Botafogo no vídeo acima)


Engenhão


Estivemos com o prefeito na última sexta-feira e ele nos posicionou que as empresas prometeram inicialmente entregar o estádio em novembro, mas adiaram para março. Mas ele prometeu que vai se esforçar para que tenhamos o Engenhão em janeiro. Com isso teremos condições de alavancar o projeto sócio-torcedor. O estádio tem potencial para gerar outras receitas, mas precisamos tê-lo efetivamente de volta. Queremos negociar os naming rights, algo que até agora não se conseguiu. 
(Veja no vídeo acima a resposta sobre o Engenhão)


Patrocínio
A intenção é renovar com a Guaraviton, que já manifestou interesse. Vamos abrir esse diálogo a partir de agora e esperamos um bom resultado. Nosso departamento de marketing está buscando alternativas, caso não seja possível, mas parece que é a prioridade da empresa também. Em relação ao contrato para o material esportivo, já tivemos contatos com um fornecedor importante, com quem teremos uma reunião na sexta. Amanhã vamos receber outra marca interessada.


Impacto do rebaixamento na captação de receitas
Pelo que sentimos no primeiro momento, não teremos maiores impactos. As pessoas têm a devida noção que o Botafogo é uma marca forte, com mais de 5 milhões de torcedores no Brasil e abrangência internacional. Não sentimos qualquer restrição. Claro que se não conseguirmos voltar à Primeira Divisão, fica mais complicado por causa da redução de cotas de televisão. Para 2015 não vi redução, mas nos obriga a retornar à Série A no fim do ano.


Elenco barato em 2015?


A questão de custo é bastante relativa. O que você precisa é de um elenco que te entregue um produto final de boa qualidade. E não necessariamente o caro entrega o melhor. Tem que ter qualidade, experiência e buscar no mercado os nomes certos. A expectativa é de um plantel competitivo e de custo adequado. Por isso, a sinalização de chamar de volta os quatro jogadores demitidos foi mostrar ao mercado que as práticas da nova diretoria são diferentes. Teremos uma reunião hoje à tarde para anunciar os vices, a diretoria completa. Depois pensaremos nos convites. Hoje já começou o trabalho de avaliação do plantel. (Presidente fala sobre a importância de Jefferson para 2015 no vídeo acima)


Corte de custos e funcionários
Hoje vamos nos reunir com os demais vices para saber exatamente a expectativa de redução. É fundamental que isso seja feito. Para não sermos injustos com ninguém, vamos fazer uma análise criteriosa.


Real situação do Botafogo
É pior do que eu imaginava. Nós estávamos acreditando que se tivéssemos mais alternativas na área trabalhista, teríamos um caminho pavimentado. Mas vamos ter que começar do zero. Caminho é bem longo para trilhar. A situação do clube é muito complicada, e é importante que os sócios-torcedores e os torcedores tenham isso em mente.


Botafogo como reflexo dos problemas do futebol carioca?
Não vejo a situação do Botafogo como um problema do futebol carioca. Vejo como um problema interno, gerencial. O Botafogo tinha meios para não estar nessa situação. Vamos ter que resolver de forma institucional.


Estrutura de trabalho
Há a vontade de reativar o campo de General Severiano, que tem estrutura, mas teve um erro infeliz em relação à destruição do campo de grama. Vamos compatibilizar o Caio Martins com outra alternativa para a base emergencial. A expectativa é que em 2016 nós consigamos dar início à obra do CT integrado das categorias. Vai depender da captação de recursos.


O custo Seedorf
Acho que a vinda do Seedorf foi capenga, porque trouxe o atleta, mas com todos os custos ao clube. Tem que ter um projeto de marketing acompanhando, patrocinadores e eventos que produzam receita para o clube. Houve um ganho de imagem, mas se tratando de uma instituição em crise econômica, foi tudo muito caro em relação ao trabalho que foi feito.


Como motivar novos sócios a contribuir?


Hoje o Botafogo tem uma imagem muito desgastada. Como eu disse aos representantes da Fazenda, você não recupera uma imagem com palavras, mas com atitudes. É um grande desafio que temos. Confio muito na torcida do Botafogo, na capacidade de mobilização, de participação. Nosso programa de sócio-torcedor será feito com transparência, vamos deixar claro que toda a contribuição será para a montagem e manutenção do plantel. Isso vai atrair mais pessoas. Mas tudo isso tem que ser sempre ligado a um projeto com o Engenhão. (Veja o recado que Carlos Eduardo mandou aos torcedores no vídeo acima)


*Estagiária, sob supervisão de Gustavo Rotstein.


FONTE:
http://glo.bo/1vBC06W

Felipão recusa proposta da China e garante a grupo que fica no Grêmio

Com mais dois anos de contrato, treinador recebeu oferta do Shanghai Shenhua na semana passada, mas afirmou ao elenco antes da derrota para o Bahia que ficaria


Por
Porto Alegre


 
Felipão em treino do Grêmio (Foto: Diego Guichard)Felipão foi assediado pelo futebol chinês
(Foto: Diego Guichard)


Assediado pelo futebol chinês, Luiz Felipe Scolari permanecerá no Grêmio na próxima temporada. Foi o que o técnico manifestou ao grupo de jogadores antes da derrota para o Bahia, neste domingo, em Salvador, que sepultou as chances de Libertadores em 2015.

O treinador gremista recusou proposta para assumir o Shanghai Shenhua. O clube fez contato com o treinador na última quinta-feira e recebeu um "não" como resposta. Felipão ainda tem outros dois anos de contrato com o clube gaúcho.

Integrante do conselho de administração do Grêmio, Odorico Roman utilizou o Twitter para encerrar especulações sobre a saída do treinador:

- Felipão já recusou proposta da China. Afirmou ontem (domingo) que fica no Grêmio.

Ídolo gremista ao comandar a equipe campeã da Libertadores, da Copa do Brasil e do Brasileirão nos anos 1990, Scolari retornou ao Tricolor em 30 de julho deste ano, 18 anos após sua segunda passagem.

Desde que assumiu o clube, Felipão foi apontado como o treinador capaz de dar a "alma do Grêmio" ao time tricolor. Chegou a colocar o time na terceira colocação na tabela – após vitórias contra Inter e Criciúma –, mas viu o desempenho despencar com três derrotas consecutivas, para Cruzeiro, Corinthians e Bahia. Atualmente, é o sétimo colocado no Brasileirão.


Pelo Tricolor gaúcho, Felipão soma 25 partidas, incluindo Brasileirão e Copa do Brasil. Ao todo, são 12 vitórias, cinco empates e oito derrotas.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais

"Os três pontos não caíram do céu", diz Lucho após vitória com gol no fim

Técnico diz que Barça teve fé no resultado até o fim, em uma "partida equilibrada"


Por
Barcelona, Espanha


Luis Enrique, Coletiva Barcelona (Foto: Agência EFE)Luis Enrique viu vitória do Barça como justa(Foto: Agência EFE)


O Barcelona mostrou certa dificuldade diante do Valencia, no último domingo, e deu a impressão de que não conseguiria a vitória e deixaria o líder Real Madrid disparar. O triunfo veio depois de um gol de Busquets aos 48 minutos do segundo tempo, o que para o técnico Luis Enrique não se tratou de um golpe de sorte, mas sim o prêmio por uma boa exibição fora e casa.

- Tivemos fé até o final. O time foi de mãos dadas, acreditando que podíamos ganhar. Estou muito satisfeito com a equipe. Os três pontos não caíram do céu - avaliou o Lucho.
Luis Enrique afirmou que o jogo no Mestalla foi equilibrado, embora julgue o resultado justo. A única reclamação ficou para a arbitragem, que anulou um gol legal de Luis Suárez. O técnico citou o lance em sua entrevista coletiva ao fim do jogo, mas admitiu que tratam-se de "coisas do futebol", sem polemizar.

Na cola do Real Madrid no Campeonato Espanhol, o Barcelona agora se concentra na Copa do Rei, onde jogará a primeira partida das oitavas de final diante do Huesca, na próxima quarta-feira, às 19h (de Brasília). No domingo, o time volta a atuar pela liga nacional, no clássico catalão contra o Espanyol, às 14h. O GloboEsporte.com acompanha as duas partidas em Tempo Real.


saiba mais

Herói improvável: Busquets marca no último lance, e Barça supera Valencia

Em noite apagada de Messi e Neymar, catalães contam com atuação destacada de Claudio Bravo, reclamam de gol mal anulado de Suárez, mas seguem na cola do Real


Por
Valência, Espanha


saiba mais

O torcedor do Barcelona poderia imaginar Lionel Messi, Neymar ou Luis Suárez como heróis de um roteiro desapropriado a cardíacos. Seria o lógico. Mas vá contar que foi Sergio Busquets o autor do gol da vitória aos 48 minutos do segundo tempo... O volante, acostumado a destruir e iniciar as jogadas no campo defensivo, aproveitou o rebote de uma enorme defesa de Diego Alves para garantir suados e importantíssimos três pontos na caça ao líder Real Madrid com o 1 a 0 sobre o Valencia, no Estádio Mestalla, neste domingo, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. 

Busquets comemora gol do Barcelona contra o Valencia (Foto: Agência AP )
Sergio Busquets, quem diria, salvou 
Barcelona aos 48 minutos do  segundo 
tempo (Foto: Agência AP )


Será um jogo lembrado por toda a campanha, especialmente em caso de título. O Barça não pode se considerar superior, pois o goleiro Claudio Bravo garantiu o time vivo até o fim com ao menos três defesas de alto grau de dificuldade. Ainda contou com uma noite apagada de Messi e Neymar, embora tenha o argumento de ter sido prejudicado pela anulação de um gol legal de Suárez, aos 25 minutos da etapa final. No fim, pelo menos, a dupla participou de forma decisiva com o cruzamento do argentino e a cabeçada do brasileiro. Diego Alves, em grande noite, nada pôde fazer - por pouco não conseguiu outro milagre.

Ao passar em branco, Messi adiou a oportunidade de alcançar Ronaldo Fenômeno. O camisa 10 se manteve com 418 gols na carreira, contabilizando a participação pela seleção olímpica da Argentina, contra 420 do brasileiro. Haverá nova oportunidade na quarta-feira, diante do Huesca, fora de casa, pela Copa do Rei. Se for poupado, a chance passa a ser o clássico local com o Espanyol, domingo que vem, no Camp Nou.

Neymar e Otamendi, Valencia X barcelona (Foto: Getty Images)
Neymar e Otamendi se envolveram em confusão 
no primeiro tempo (Foto: Getty Images)


O ataque do Barça pode culpar uma postura mais defensiva como a principal causa para o baixo rendimento. Ainda sem Iniesta, Luis Enrique começou o jogo com Busquets e Mascherano juntos no meio-campo, e Xavi como único armador de ofício. Só houve mexida de sistema com a entrada de Rakitic, aos 23 do segundo tempo. Até lá, Neymar foi mais notado numa confusão com o argentino Otamendi: ele simulou uma penalidade e, ao ser cobrado, deu uma leve cabeçada. Saiu do lance imune, sem receber cartão amarelo.

É de dois pontos a distância entre Real Madrid (33) e Barcelona (31). Mas não há polarização. O atual campeão Atlético de Madrid é o terceiro (29), seguido por Sevilla (26). O Valencia caiu para quinto, com 24.


Suarez, Valencia X Barcelona (Foto: Agência EFE)
Luis Suárez reclama de gol mal anulado: ele estava 
em condições após passe de Dani Alves 
(Foto: Agência EFE)


FONTE:

United perde Di María por lesão, mas aplica 3 a 0 no Hull City pelo Inglês

Em outro jogo da rodada, Liverpool sofre, mas vence Stoke City por 1 a 0


Por
Manchester, Inglaterra

 
Manchester United x Hull City - gol do Rooney (Foto: AFP)ooney comemora gol pelo United (Foto: AFP)


O Manchester United não encontrou dificuldade para passar por cima do Hull City neste sábado, pelo Campeonato Inglês. Rooney, Van Persie e Smalling, este último com ajuda preciosa da tecnologia da linha do gol, balançaram as redes e asseguraram o 3 a 0 no Old Trafford. Na próxima rodada, o adversário é o Stoke City, terça-feira, às 16h45 (de Brasília).

O time de Louis van Gaal começou já mostrando total domínio do confronto. Mesmo sem Di María, que saiu com um problema na coxa aos 14 minutos - transformando-se no 41º lesionado do United na temporada -, a equipe contou com Smalling para abrir placar. A tecnologia da linha do gol foi decisiva para a confirmação da vantagem no marcador. No final da etapa inicial, Rooney ampliou em um chute de frente para o gol na entrada da área com passe açucarado de Van Persie. No segundo tempo, foi a vez do holandês deixar sua marca, após passe de Ander Herrera, que entrou no lugar do meia argentino.


Manchester United x Hull City - Di Maria substituição (Foto: Getty)
Di María sai lesionado (Foto: Getty)


Em outro jogo da rodada, o Liverpool, que começou com Lucas Leiva e Philippe Coutinho como titulares - depois substituídos, sofreu até os 40 do segundo tempo para garantir a vitória diante do Stoke City. Ela chegou pelos pés de Johnson, mas não foi uma tarefa fácil. Lambert recebeu cruzamento na área e mandou de cabeça na trave. Johnson mergulhou de peixinho e empurrou para as redes. Na rodada seguinte, o grupo encara o Leicester, terça, às 16h45 (de Brasília).

Liverpool - gol de Glen Johnson (Foto: Reuters)
Johnson comemora gol no final (Foto: Reuters)


saiba mais

Chelsea esbarra na retranca do Sunderland e empata sem gols

Blues sofrem com forte marcação do time da casa, ficam limitados aos chutes de longe, mas não têm sucesso nas finalizações. Brasileiros são substituídos no fim


Por
Sunderland, Inglaterra

saiba mais

A forte marcação imposta pelo Sunderland impediu o Chelsea de conseguir a vitória na 13ª rodada do Campeonato Inglês. Diante de uma retranca bem armada pelos Black Cats, os Blues criam poucas chances, erraram muito nos chutes de longe e ficaram no 0 a 0, fora de casa. Willian, Oscar e Diego Costa foram titulares, mas não se destacaram e acabaram substituídos.

O resultado, entretanto, não altera muito a vida do Chelsea, que segue líder, com 33 pontos, sete a mais que o Southampton. O vice-líder joga neste domingo, em casa, contra o Manchester City. Já o Sunderland continua na parte de baixo da tabela: é o 13º colocado, com 14 pontos.

Diego Costa e Santiago Vergini, Sunderland X Chelsea (Foto: Agência AP )
Diego Costa disputa a bola com Vergini: artilheiro 
passou em branco desta vez (Foto: Agência AP )


Mesmo jogando em casa, o Sunderland assumiu desde o início uma postura extremamente defensiva, com quase todos os jogadores posicionados perto da própria área - apenas o atacante Fletcher ficava mais avançado. O "paredão" formado pelos anfitriões restringiu bastante o espaço do Chelsea, que teve mais domínio de bola, mas só conseguiu finalizar de longe - em um destes chutes, Willian acertou a trave.

Aos poucos, o Sunderland conseguiu encontrar chances para ir à frente e levou perigo. Na melhor chance, o lateral Vergini apareceu livre na área após cruzamento de Cattermole e acertou o travessão. 

Vice-artilheiro do Campeonato Inglês, Diego Costa esteve apagado. Preso entre os zagueiros, recebeu pouquíssimas chances e apareceu mais ao se desentender com seus marcadores. No segundo tempo, recebeu um cartão amarelo ao deixar o braço no rosto de Wes Brown. Logo em seguida, foi substituído por Rémy. Oscar e Willian também saíram - Drogba e Schürrle foram os escolhidos por Mourinho.

Ainda assim, as alterações não deram certo para o Chelsea, que seguiu apenas chutando de longe. O Sunderland, por sua vez, melhorou, aproveitando cada vez mais os espaços. Nos últimos minutos, os Black Cats tiveram boa chance, quando Johnson aproveitou sobra na área, mas chutou para fora.

Oscar, Sunderland X Chelsea (Foto: Agência AP )
Oscar em ação pelo Chelsea: meia foi 
substituído no segundo tempo 
(Foto: Agência AP )


FONTE:

City termina com nove em campo, mas vence Southampton por 3 a 0

Comandado por Agüero, time de Manchester garante triunfo e sobe na tabela do Inglês. Equipe acaba o confronto sem Kompany, lesionado, e Mangala, expulso


Por
Southampton, Inglaterra


Nove homens em campo. Foi assim que o Manchester City terminou o jogo diante do Southampton. Mas mesmo desfalcado, o time de Pellegrini assegurou a destacada vitória por 3 a 0 e garantiu a segunda colocação na tabela do Campeonato Inglês com 27 pontos. Os gols foram marcados por Touré, Lampard e Clichy. A notícia ruim foi a lesão do capitão Kompany, que deixou o gramado aos 45 do segundo tempo. Por já ter feito as três substituições, a equipe atuou os cinco minutos finais com nove homens já que, aos 28, Mangala havia sido expulso.

O primeiro tempo começou com o Manchester City pressionando o Southampton. Com a velocidade no ataque, o time de Pellegrini tentava surpreender a sólida defesa do adversário, a melhor da Premier League. A consequência chegou logo depois, mas carregando uma polêmica. Aos 9 minutos, Agüero invadiu a grande área pela ponta direita e acabou sendo derrubado. Além de não marcar a penalidade, o árbitro puniu o atacante argentino com cartão amarelo. 


Southampton x Manchester City - comemoração de gol (Foto: Reuters)
Agüero comemora gol com Touré (Foto: Reuters)


A equipe visitante seguiu com maior ímpeto e somente aos 21 os Saints conseguiram igualar as ações no confronto. Aliás, o lance de Pellè foi o mais perigoso da etapa inicial. O italiano recebeu levantamento com total liberdade dentro da grande área e de frente para Hart. Acabou chutando fraco, parecendo não acreditar no lance. Melhor para o goleiro do City que afastou o perigo.

Se na etapa inicial o City lutou por chances claras, no segundo tempo, o time já deu logo no começo seu cartão de visitas. Aos cinco minutos, Fernandinho começou jogada na intermediária. O brasileiro encontrou Agüero. O argentino dominou e rolou para Touré, que chegou em velocidade na entrada da área. O atleta da Costa do Marfim mandou rasteiro e abriu o placar. Quando tudo parecia tranquilo, 

Touré falhou na marcação de Long. Mangala precisou se sacrificar e fez falta por trás no atleta. 


saiba mais

 A partir daí, o Southampton acordou e voltou a atacar com perigo como no primeiro tempo. O City decidiu posicionar-se no contra-ataque. E foi com ele que ampliou. Aos 34, Milner roubou a bola e avançou pela esquerda. O jogador rolou para Lampard, que chegava em velocidade no meio. O inglês não desperdiçou e mandou rasteiro para as redes. Os visitantes nem pareciam estar com um a menos.

Logo depois, Agüero recebeu livre para grande defesa de Forster. Os lances de perigo não pararam por aí. A equipe de Manchester ampliou para 3 a 0. Como maestro, Agüero, novamente ele, passou para encontrar Clichy dentro da grande área. Gol do francês. No final da partida, o grupo de Pellegrini passou a atuar com nove pela lesão do capitão Kompany já que a equipe havia feito as três substituições permitidas.

Na próxima quarta-feira, 16h45 (de Brasília), o Manchester City tem pela frente o Sunderland e defende a segunda colocação na classificação. O Southampton, que caiu para terceiro, encara o Arsenal, no mesmo dia, no Emirates Stadium.

Southampton x Manchester City -gol Lampard (Foto: Getty)
Lampard comemora gol pelo City (Foto: Getty)


FONTE:

Após ficar no banco, Gerrard recebe proposta de renovação do Liverpool

Brendan Rodgers diz que clube ofereceu novo contrato para o meia de 34 anos, com quem negou ter mau relacionamento após especulações da imprensa inglesa


Por
Liverpool, Inglaterra


Após ficar no banco de reservas e atuar por apenas 15 minutos na vitória sobre o Stoke, no sábado, Steven Gerrard se viu envolvido em diversos boatos da imprensa inglesa, que afirmou que o relacionamento do jogador com o técnico Brendan Rodgers não é bom e o meia poderia estar de saía do Anfield por isso. A reação do clube veio nesta segunda-feira, em uma entrevista coletiva do treinador, que negou o desentendimento e ainda anunciou que Gerrard recebeu uma proposta de renovação contratual.

- A novidade é que Steven recebeu uma proposta de contrato aqui. Acho que ele, por tudo que fez no período em que está aqui, merece o maior respeito e deve ter tempo para considerar isso. É uma grande negociação, em termos de comprometimento com seu novo contrato. De agora até o fim da temporada, ele merece o tempo para pensar sobre isso - disse Rodgers, afirmando que a questão financeira não vai pesar para o veterano.

Gerrard Liverpool (Foto: AFP)
Gerrard atuou apenas por 15 minutos contra 
o Liverpool (Foto: AFP)


Aos 34 anos, Gerrard tem vínculo com o Liverpool até o fim da temporada e já poderia acertar com um pré-contrato com outro clube a partir do próximo mês. Deixando clara a sua vontade de que o meia permaneça no Anfield, Brendan Rodgers garantiu que não há qualquer problema de relacionamento com o capitão da equipe.

- Uma coisa é clara: eu amo trabalhar com Steven Gerrard. Ele é o melhor jogador que já atuou na Premier League. Aproveitei cada minuto com ele e espero continuar, mas eu preciso dar a ele a oportunidade de pensar o tempo que for preciso para decidir. Vi algumas coisas (na imprensa) sobre uma briga entre nós, mas as duas palavras que usaria para descrever nosso relacionamento são: "honesto" e "respeitoso".

Rodgers tentou minimizar o peso de colocar o maior ícone do elenco atual no banco de reservas e botá-lo no jogo apenas a 15 minutos do fim, no lugar do brasileiro Lucas Leiva. O treinador deu a entender que esta cena pode ser mais provável daqui para a frente.

- Ele foi fantástico nesse tempo e desde que cheguei, ele foi brilhante. No estágio da carreira dele, não importa o número de jogos, mas sim o nível deles. E isso é algo que sempre vou trabalhar com ele. Não importa o quanto um jogador foi bom. Uma vez que ele vai chegando ao fim da carreira, claro que eu, como técnico, tenho que afunilar para ver onde posso tirar o melhor do jogador. Todos sabem da história dele no clube. Ele continua um jogador maravilhoso. Estou aqui falando de um jogador que continua tendo nível mundial, mas claro que, quando você vai ficando velho, talvez não seja o mesmo fisicamente. E você precisa administrar isso. Este é puramente o caso em que estamos. Claro que todo jogador quer jogar todos os jogos, mas o foco tem que ser sempre o time. É algo que nós dois conversamos sobre e continuaremos - concluiu.


FONTE:
http://glo.bo/1y3wJ5k

Cristiano Ronaldo e Messi disputarão Bola de Ouro com o alemão Neuer

Fifa e France Football divulgam finalistas da Bola de Ouro de 2014 também com Marta entre as mulheres. Prêmio Puskas e treinadores também são reduzidos a três nomes


Por
Rio de Janeiro


saiba mais

Há um alemão "intruso" na festa de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Finalistas juntos nas últimas três edições da Bola de Ouro, o português do Real Madrid e o argentino do Barcelona ganharam a companhia do goleiro Manuel Neuer, do Bayern de Munique na disputa pelo prêmio máximo do futebol em 2014.

Em parceria com a revista "France Football", a Fifa divulgou o trio nesta segunda-feira, através de cerimônia pela internet com o ex-jogador francês Christian Karembeu, a ex-técnica da seleção inglesa Hope Powell e a jornalista inglesa Kate Abdo - esta última apresentará também a festa de gala, marcada para o dia 12 de janeiro de 2015, em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da entidade.

Bola de Ouro Cristiano Ronaldo Messi Neuer (Foto: Reprodução/Twitter)
Quem vencerá a Bola de Ouro de 2014? Saiba 
no dia 12 de janeiro (Foto: Reprodução/Twitter)


Cristiano Ronaldo é o atual detentor da Bola de Ouro (ganhou também em 2008) e pode ser considerado talvez o maior favorito a vencer a edição de 2014 pelo excelente rendimento com a camisa do Real Madrid - o luso conquistou a Copa do Rei e a Liga dos Campeões (quebrando recorde de artilharia numa única edição, com 17 gols). Na atual temporada, ele já soma 20 gols em 13 rodadas no Campeonato Espanhol, outra marca inédita.

Neuer é o representante da Copa do Mundo, competição que traz peso à disputa a cada quatro anos. Eleito o melhor goleiro no Brasil por suas defesas decisivas, ele também ajudou o Bayern a faturar o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha. Um goleiro não ficava entre os três finalistas desde 2002, com o também alemão Oliver Kahn - o russo Lev Yashin venceu o prêmio em 1963, quando a Fifa ainda não participava e apenas europeus concorriam.

Jornalista Kate Abdo apresenta a Bola de Ouro (Foto: Reprodução)A jornalista inglesa Kate Abdo apresentará a cerimônia da Bola de Ouro (Foto: Reprodução)


Recentemente, o presidente da Uefa, Michel Platini, e o holandês Johan Cruyff mostraram-se favoráveis a um alemão levando o prêmio, o que gerou algumas rusgas com os representantes do Real Madrid, como o técnico Carlo Ancelotti. Em eleição semelhante da Uefa, em agosto, Cristiano Ronaldo superou Neuer e também o holandês Arjen Robben (apenas jornalistas votaram).

Messi, por sua vez, compete em "duas vias". O argentino marcou 28 vezes na última edição do Espanhol, mas foi pouco notado pelo fato de o Barcelona passar a temporada sem títulos relevantes. Na Copa do Mundo, porém, bateu na trave com sua seleção ao ser vice-campeão para a Alemanha e foi escolhido o melhor do torneio, ainda que com algumas ressalvas por parte dos europeus.

Como em todos os anos, a eleição inclui votos de capitães e técnicos das 209 seleções filiadas da Fifa, assim como representantes da mídia de diversos países. De acordo com dados da própria entidade, houve abstinência de 13% de atletas e treinadores para a votação masculina. O maior índice de ausência foi da imprensa para os prêmios femininos: 23%.
Copa em alta no “Puskas”

A edição de 2014 do Prêmio Puskas não terá Zlatan Ibrahimovic. Uma das causas é a popularidade da Copa do Mundo na votação: o colombiano James Rodríguez e o holandês Robin van Persie concorrem pelos golaços marcados contra Uruguai e Espanha, respectivamente. A irlandesa Stephanie Roche também está na disputa pelo gol anotado com a camisa do Peamount United. Diferentemente da Bola de Ouro, a votação neste caso é aberta ao público e pode ser feita no site da Fifa.


Steph Roche, James Rodríguez e Van Persie, finalistas do Prêmio Puskas de 2014 (Foto: Reprodução)
Votação para o Prêmio Puskas é aberta ao 
público (Foto: Reprodução)


marta busca o hexa

A Fifa também divulgou finalistas para todas as outras categorias. A brasileira Marta concorre pelo hexa entre as jogadoras com a alemã Nadine Kessler e a americana Abby Wambach - ela venceu em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, mas não é considerada a favorita da vez.

Entre os técnicos, destaque para as ausências de José Mourinho, do Chelsea, e Pep Guardiola, do Barcelona. O argentino Diego Simeone, campeão espanhol com o Atlético de Madrid, aparece com o alemão Joachim Löw (campeão da Copa do Mundo) e o italiano Carlo Ancelotti (vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid). No feminino, os alemães Ralf Kellermann (Wolfsburg) e Maren Meinert (Alemanha sub-19) e o japonês Norio Sasaki (seleção japonesa) são os finalistas.



FONTE:
http://glo.bo/1vBpYuj