terça-feira, 11 de novembro de 2014

Adaílton marca golaço, Paraná vence o Atlético-GO e respira na Série B

Com um assistência e um gol, atacante é decisivo e deixa o Tricolor mais longe da degola. Apático, Dragão desperdiça a chance de entrar no G-4


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Com um golaço de Adaílton no segundo tempo, o Paraná obteve uma importante vitória sobre o Atlético-GO na luta contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. O 2 a 0 na noite desta terça-feira, na Vila Capanema, afasta o Tricolor do Z-4. Por outro lado, mantém o Dragão fora do G-4. Se pelo menos pontuasse, o time goiano ficaria - pelo menos até o complemento desta 35ª rodada - na quarta posição. O resultado deixa o Paraná em 13°, agora com 44 pontos, e o Atlético-GO na sexta posição, com 53.

Para conquistar a vitória sobre os goianos nesta terça, Ricardinho promoveu surpresas na escalação. Trocou Chiquinho por Auremir e Thiago Humberto por Thiaguinho. A segunda alteração, principalmente, deu resultado. O camisa 11, que estreava como titular, colocou o Tricolor em vantagem no primeiro tempo. Mas o destaque da partida mesmo ficou por conta do atacante Adaílton, que deu assistência para Thiaguinho, marcou um golaço na etapa final e deu muito trabalho para a marcação adversária com dribles e muita velocidade.


saiba mais

Na próxima rodada, o Paraná pega um concorrente direto: o Icasa, no Romeirão, terça-feira, às 19h30 (horário de Brasília). Depois, ele ainda enfrenta o Bragantino e América-RN. Já o Atlético-GO buscará a reação contra o Braga, no Serra Dourada, também na terça, às 19h30. Por fim, ele ainda joga contra o Sampaio Corrêa e Santa Cruz.

Adaílton brilha, e Paraná faz 2 a 0

A tensão dos dois lados era clara nos minutos iniciais da partida desta terça-feira. Os times abusavam dos passes errados e não criaram nada. Tanto que a primeira finalização, do paranista Carlinhos, direto para fora, ocorreu apenas aos 15 minutos. Depois disso, o Tricolor cresceu no jogo, e o trio ofensivo - formado por Carlinhos, Thiaguinho e Adaílton - passou a se movimentar para confundir a marcação e encontrar espaços. Conseguiu em dois momentos. Primeiro, Adaílton recebeu livre e chutou em cima do goleiro adversário. Na sequência, ele cruzou para Thiaguinho bater no canto e marcar, aos 33, o primeiro gol dele na Série B - 1 a 0.

- Não criamos, nem defendemos bem - resumiu Márcio, capitão do Dragão, na saída do campo.
O Atlético-GO esboçou uma pressão no início do segundo tempo. Ele, porém, seguia com dificuldades para superar a marcação. Mais "solto", o Paraná ampliou. Adaílton, o destaque da partida, passou por dois e bateu no ângulo. Golaço. Com o placar, Wagner Lopes promoveu as três alterações. Deixou o Dragão mais ofensivo com as entradas de Jonas, André Luis e Júnior Viçosa. Os mandantes, por outro lado, adotaram postura cautelosa, valorizando a posse de bola e administrando o resultado. Apático, o Atlético-GO em nenhum momento ameaçou a vitória paranista. No fim, 2 a 0 e alívio tricolor na luta contra a degola.
  •  
Tiaguinho e Arthur Paraná x Atlético-GO (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
Tiaguinho, autor do primeiro gol tricolor, 
disputa a bola com Arthur 
(Foto: k/Ag. Estado)




FONTE:

Praia Clube supera Rio do Sul fora de casa e chega à 2ª vitória na Superliga

Em jogo equilibrado, equipe mineira conta com Tandara em noite inspirada para fazer 3 a 1 em Santa Catarina. Times voltam à quadra pela próxima rodada na sexta-feira


Por
Rio do Sul, SC

Dois jogos e duas vitórias na Superliga Feminina. Se no sábado a vítima havia sido o São Bernardo, desta vez o Praia Clube teve que superar o Rio do Sul, algoz na pré-temporada, em Santa Catarina, na noite desta terça-feira, no Ginásio Artenir Werner lotado. Com boa participação do bloqueio e uma noite inspirada da atleta da seleção brasileira Tandara, o time de Uberlândia venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/16, 27/25, 20/25 e 25/21. Esta é a segunda derrota do Rio do Sul, que na semana passada perdeu pelo mesmo placar para o Rio de Janeiro.


saiba mais

  • Confira todas as notícias da Superliga de VôleiOs times voltam a jogar pela Superliga na sexta-feira. O Rio do Sul visita o Osasco, às 19h30 (de Brasília), fora de casa, no Ginásio José Liberatti. Em Uberlândia, haverá o clássico mineiro entre Praia e Minas, a partir das 21h30 (de Brasília).

Praia Clube, vôlei, Superliga, elenco, Uberlândia, Rio do Sul (Foto: Assessoria/ Rio do Sul)
Rio do Sul e Praia Clube se enfrentaram na noite 
desta terça-feira (Foto: Assessoria/ Rio do Sul)


o jogo

No primeiro set, os donos da casa forçaram com Natiele. A levantadora argentina Yael apostou nas bolas pela lateral com a ponteira. No Praia, havia uma distribuição mais elaborada de Karine Guerra. Porém, as mineiras usaram bastante as jogadas pelas pontas com Tandara e Daymi Ramirez. Os primeiros 32 pontos foram de igualdade, com o placar em 16 a 16. Na reta final, o Praia abriu vantagem, o time catarinense se desconcentrou, e as mineiras fecharam em 25 a 16. No Rio do Sul, Natiele e a central Camila Paracatu marcaram juntas oito pontos. No Praia, destaque para os três pontos de bloqueio, a variação de ataque e os seis pontos de Tandara e Daymi. Neste set, o Rio do Sul cometeu 10 erros não forçados.

Quem voltou errando bastante no segundo set foi o Praia. Nos primeiros 10 pontos do Rio do Sul, a metade foi de erros não forçados. Aliando com o bom aproveitamento da ponteira Vanessa, o time começou melhor o set. Mas a equipe de Uberlândia não deixava as catarinenses escaparem. Aproveitando a boa noite de Tandara, com nove pontos na etapa, o time visitante conseguiu manter-se no jogo. As praianas se recuperaram, e depois de estarem cinco pontos atrás, viraram o set para 27 a 25.

O Rio do Sul teve que ir para cima. Fazer o jogo de igual para o igual não era suficiente, pois na hora de finalizar o set, a qualidade praiana falava mais alto. Pelo menos foi assim nas duas primeiras parciais. Porém, a vantagem diminuiu. Com o apoio da torcida, as catarinenses venceram o terceiro set por 25 a 20.

Na última etapa, o Praia corrigiu os erros cometidos no terceiro set e se recuperou. O time voltou a comandar o placar e a tomar as rédeas da partidas para somar mais três pontos na tabela de classificação. O Praia venceu a parcial por 25 a 21 e fechou a partida em 3 a 1.


FONTE:
http://glo.bo/1B4Lo7t

No tie-break, São Caetano bate Araraquara na estreia da Superliga

Fora de casa, time do ABC paulista leva a melhor sobre equipe araraquarense e vence por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 15/25, 21/25, 25/22 e 6/15.


Por
Araraquara, SP


Araraquara x São Caetano - Paulista de vôlei 2014 (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)São Caetano vence Araraquara na estreia na Superliga Feminina (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)


O São Caetano estreou com vitória na temporada 2014/2015 da Superliga Feminina. Mesmo jogando longe de seu torcedor, a equipe do ABC paulista venceu o Araraquara por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 15/25, 21/25, 25/22 e 6/15, em partida realizada na noite desta terça-feira, no ginásio do Gigantão.

O grande destaque da partida foi a ponteira Paula, que anotou 23 pontos para o time visitante. Pelo lado da equipe araraquarense, a ponteira Angélica com 16 pontos foi a maior pontuadora.
As duas equipes voltam à quadra na próxima sexta-feira. O Araraquara vai até a capital paulista, onde enfrenta o Pinheiros, às 19h30, no ginásio Henrique Villaboim. Já o São Caetano recebe o São Bernardo, às 20h, no Lauro Gomes.


O jogo

Araraquara começou o primeiro set disposto a dar o troco no São Caetano pela eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista. Com mais volume de jogo e sem dar chance ao adversário encostar no placar, o time comandado pela técnica Sandra Mara Leão venceu a equipe do ABC paulista por 25 a 20.


saiba mais

Após um primeiro set com desempenho abaixo de esperado, o time de São Caetano do Sul conseguiu encaixar o seu jogo no período seguinte. Avassalador no ataque e bem colocado na defesa, a equipe do ABC passou fácil pelo time do interior de São Paulo e fechou o set em 25 a 15.

O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. Araraquara e São Caetano disputaram ponto a ponto a vantagem no marcador. Porém, alternância à frente do placar durou somente até a metade do set, quando o time do ABC paulista tomou a dianteira do período e venceu por 25 a 21.

O equilíbrio demonstrado no terceiro set se repetiu no período seguinte. Mas, dessa vez, as araraquarenses não deixaram o time visitante se impor em quadra e venceram o set por 25 a 22 e empataram o jogo em 2 a 2, levando a decisão para o tie-break.

Se os dois sets anteriores foram marcados pela alternância à frente do placar, no quinto e decisivo período o São Caetano mostrou porque é o atual vice-campeão estadual. Em 15 minutos, a equipe do ABC venceu Araraquara por 15 a 6 e fechou o jogo em 3 sets a 2, conquistando a vitória na estreia pela Superliga Feminina. 


FOMTE:
ttp://glo.bo/1B4Lg7U

No Sul, Praia Clube enfrenta algoz da pré-temporada pela Superliga

Rio do Sul venceu time de Uberlândia em torneio preparatório disputado em Uberlândia. Equipe do Triângulo vive boa fase e espera vitória nesta terça-feira


Por
Uberlândia, MG


Pela segunda rodada da Superliga Feminina, o Praia Clube terá pela frente um adversário nada agradável. A equipe do técnico Ricardo Picinin enfrenta o Rio do Sul, responsável por derrotar o time mineiro na Copa Praia Clube, em outubro. Agora, as equipes se enfrentam pela principal competição do país, onde cada set disputado repercute na tabela de classificação. O compromisso está agendado para esta terça-feira, em Santa Catarina, às 20h15 (de Brasília), no Ginásio Artenir Werner.

Praia Clube x São Bernardo, vôlei, Superliga (Foto: Assessoria de Comunicação do Praia)
Praia vem de vitória sobre São Bernardo, no 
sábado (Foto: Assessoria de Comunicação 
Praia Clube)


A equipe mineira vem de vitória tranquila sobre o São Bernardo por 3 sets a 0, jogando no Triângulo. Diferente de outras temporadas, o Praia Clube inicia a Superliga sem atletas no departamento médico e com o elenco completo. Com um grupo renovado e muitas opções ofensivas, a oposta Daymi Ramirez acredita que para esse jogo terá que utilizar mais a habilidade para sair de quadra com a vitória.

- Temos um grupo guerreiro, competitivo e temos que levar aquilo que treinamos para o jogo. Minha característica é de muita potência, mas tento também pontuar na técnica e preciso trabalhar mais minha habilidade.

Estudando o adversário desde a vitória diante do São do Bernardo, o técnico Ricardo Picinin considera que o time jogou bem quando foi derrotado para o Rio do Sul.
- Aqui em Uberlândia fizemos um jogo bom contra elas. Estamos estudando o adversário e vamos com tudo para sair com a vitória em Santa Catarina.


saiba mais

O momento do Praia é muito bom. O time foi campeão mineiro e tem nesta temporada apenas duas derrotas: Brasília e Rio do Sul. O time reencontra novamente o ex-treinador Spencer Lee, um dos responsáveis por colocar o time de Uberlândia entre os principais do país.
Rio do Sul

O adversário do Praia estreou na Superliga com derrota por 3 sets a 1 para o Rio de Janeiro, fora de casa. Nesse compromisso, apesar da derrota, a ponteira Natieli foi a maior pontuadora do jogo, com 17 bolas no chão. Junto com as atletas, Spencer conquistou pelo Rio do Sul neste ano o quinto título estadual do time.

Spencer Lee Rio do Sul (Foto: Clóvis Eduardo Cuco/Rio do Sul)
Spencer Lee conquistou nesta temporada o 
Campeonato Catarinense (Foto: Clóvis 
Eduardo Cuco/Rio do Sul)FONTE:


FONTE:

Currículo amoroso de Pato tem belas atrizes, Miss Brasil e magnata da Itália


Atacante do São Paulo coleciona relacionamento com famosas. Sua conquista mais recente é a atriz Fiorella Mattheis, de 26 anos


Por
São Paulo


Um dos goleadores do São Paulo no Campeonato Brasileiro, com nove gols, Alexandre Pato é famoso também por suas conquistas fora de campo. A mais nova delas é a atriz Fiorella Mattheis, de 26 anos. O casal assumiu o romance no último final de semana, durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil, no autódromo de Interlagos. Antes dela, o atacante já foi casado com outra atriz, Stephany Brito. Além delas, tem no currículo relacionamentos com Miss Brasil, filha do Primeiro Ministro da Itália e socialite mineira. Veja a lista de conquistas amorosas do atacante tricolor.
stephany brito

Alexandre Pato e Stephany Brito (Foto: Globoesporte.com)Alexandre Pato e Stephany Brito (Foto: Globoesporte.com)


Alexandre Pato e Stephany Brito começaram a namorar em janeiro de 2008, apresentados pelo irmão da atriz, Kayky Brito. Um ano e meio depois, o jogador, então com 19 anos, se casou com a jovem, dois anos mais velha, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro. A festa foi avaliada em R$ 1 milhão, e o casal passou a lua de mel em Bora Bora, na Polinésia Francesa. Após nove meses de vida a dois na Itália, onde Pato defendia o Milan, o casamento acabou.

DÉBORA LYRA

debora lyra (Foto: Reprodução/Facebook)Débora Lyra foi eleita Miss Brasil em 2010
(Foto: Reprodução/Facebook)


Recém-separado de Stephany Brito, Alexandre Pato se encantou com Débora Lyra, Miss Brasil 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, quando o jogador esteve no país do Mundial para divulgar produtos de uma marca esportiva. Em setembro, eles foram flagrados aos beijos em um passeio romântico de gôndola em Veneza, na Itália. Um mês depois o casal anunciou o fim do namoro por "incompatibilidade de agendas".

Barbara berlusconi

A passagem de Pato e Barbara Berlusconi por Bali (Foto: Divulgação)A passagem de Pato e Barbara Berlusconi por Bali
(Foto: Divulgação)


Pato começou a namorar Barbara Berlusconi, filha do então Primeiro Ministro da Itália e dono do Milan, Silvio Berlusconi, em 2011, quando ainda jogava pelo time italiano. O relacionamento durou cerca de dois anos e meio, e terminou pouco depois de o jogador se mudar para o Brasil para jogar pelo Corinthians. Ainda assim, a italiana, cinco anos mais velha e mãe de dois filhos, chegou a acompanhar jogos do atacante nas tribunas do Pacaembu.


sophia mattar

casal Sophia Mattar e Pato (Foto: Reprodução / Instagram)Sophia Mattar e Pato (Foto: Reprodução / Instagram)


Em agosto de 2013, Alexandre Pato iniciou o namoro com Sophia Mattar. A primeira aparição pública do casal aconteceu durante um show da cantora norte-americana Beyoncé, no estádio do Morumbi. A jovem de 21 anos, estudante de comunicação, é filha de um empresário do ramo de locações de automóveis e mora em Minas Gerais. O relacionamento acabou em julho deste ano.

Fiorella mattheis

Fórmula 1 - Pato com Fiorella no Box da RBR (Foto: Getty)Pato com Fiorella no Box da RBR (Foto: Getty)


Fiorella Mattheis é a mais nova conquista de Alexandre Pato. A atriz de 26 anos foi casada com o ex-judoca e hoje apresentador do Corujão do Esporte, Flávio Canto, por pouco mais de um ano, até setembro. Desde então, começaram os boatos de um romance com o atacante do São Paulo, mas a dupla só assumiu o relacionamento no último final de semana, quando posou para fotos no autódromo de Interlagos, durante o Grande Prêmio do Brasil. 


FONTE:
http://glo.bo/1B2RyFg

CR7 nega apelido ofensivo a Messi e vai processar responsável por rumor

Atacante garante que informação de jornalista espanhol é absolutamente falsa: "Tenho o maior respeito por todos os meus colegas de profissão, e Messi não é uma exceção"


Por
Lisboa


saiba mais

Após os rumores se espalharem pela imprensa mundial, Cristiano Ronaldo usou as redes sociais para se defender. O craque do Real Madrid e da seleção portuguesa afirmou em um comunicado em seu perfil no Facebook que não tem um apelido ofensivo para Lionel Messi, como sugerido pelo jornalista espanhol Guillem Balague, autor do livro que leva o nome do argentino.

- Há notícias circulando dizendo que eu teria feito ofensas a respeito de Lionel Messi. Isso é absolutamente falso e eu tenho certeza de que meu advogado vai tomar as medidas para processar os responsáveis. Eu tenho o maior respeito por todos os meus colegas de profissão, e Messi obviamente não é uma exceção - disse o camisa 7 do Real Madrid, que curiosamente enfrentará o camisa 10 do Barcelona em amistoso entre Portugal e Argentina, em Manchester, na próxima terça-feira.

Messi Cristiano Ronaldo Real Madrid Barcelona (Foto: Reuters)
Messi e Cristiano Ronaldo durante o último 
clássico entre Real Madrid e Barcelona 
(Foto: Reuters)

Em um trecho de seu livro, Balague explica que CR7 só se refere a Messi da seguinte maneira: "filho da p...". Mais: não gosta que seus companheiros de Real Madrid conversem com o argentino. Os atletas merengues entram no clima, referindo-se, em piadas, ao atacante do Barcelona como cachorro ou marionete do português.

- Ronaldo, talvez num sintoma de imaturidade que marca tantos jogadores, pensa que é necessário colocar uma cara de mau na frente de seus companheiros, não ter medo de Messi. Tudo muito macho; tudo muito falso. E é por isso que, de acordo com alguns jogadores do Real, CR7 tem um apelido para Messi: “Filho da p...”; e se ele vê alguém do clube falando com Leo, esta pessoa também acaba batizada de “filho da p...” – diz Balague na obra. 

Messi Cristiano Ronaldo (Foto: AP)CR7 diz que respeita Messi como qualquer colega de profissão (Foto: AP)

Em público, entretanto, o relacionamento entre as duas estrelas é cordial. Embora não seja próximos, eles mostram respeitos nos encontros e não se odeiam. A conversa, porém, não passa dos protocolares cumprimentos.

- Na festa Fifa Gala de 2013, Ruud Gullit percebeu uma “estranha relação entre Cristiano e Messi; eles mal falam oi para o outro”. O relacionamento, na presença de outros, é frio. Não é ruim; é respeitoso, mas distante. Em eventos públicos, Messi está sempre cercado de sua turma, ou com Xavi e Iniesta, enquanto Ronaldo usualmente aparece sozinho, mesmo que se misturar com pessoas que ele não conhece o intimide – conta o jornalista em outro trecho.

Da parte de Messi, a relação é mais de cansaço do que outra coisa. Balague afirma que o argentino admira as habilidades de cabeceio e finalização de CR7, mas não aguenta mais as comparações entre os dois. Além disso, sabe que o rival também não gosta do assunto. No fim, porém, não deixa escapar a satisfação ao ver o português se irritar com este tema. A conclusão é de Cristiano Ronaldo:

- Eu e Messi somos tão diferentes quanto Ferrari e Porsche.


FONTE:

Astro do One Direction tieta Federer após vitória do suíço em Londres

Liam Payne esteve na Arena North Greenwich e posou ao lado do tenista, que momentos antes havia vencido com folga o japonês Kei Nishikori


Por  
Londres



Uma das principais cidades do mundo, Londres é palco do Torneio dos Campeões da ATP, que recebe até o próximo domingo os melhores tenistas do planeta. E é também a cidade do One Direction, grupo formado por cinco jovens que faz muito sucesso entre os adolescentes de todo o mundo. Aproveitando a ocasião, o cantor Liam Payne foi até a Arena North Greenwich e posou com o suíço Roger Federer, que momentos antes bateu o japonês Kei Nishikori.

O quinteto britânico foi formado num dos principais reality shows da TV americana, The X Factor, e, apesar do terceiro lugar, é nome certo nos primeiros lugares das paradas de sucesso do mundo da música. Em junho, outro integrante do grupo, Niall Horan, fez uma selfie com a tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki, também em Londres, na ocasião do Grand Slam de Wimbledon.
  •  
Liam Payne One Direction Roger Federer (Foto: Reprodução / Twitter)
Cantor Liam Payne posou com o tenista Roger 
Federer em Londres (Foto: Reprodução / Twitter


FONTE:

Na raça, Melo/Dodig vence espanhóis e fatura vaga antecipada na semifinal

Com grande desempenho no final dos tie-breaks, brasileiro e croata batem Granollers/López e garantem classificação com uma rodada de antecipação


Por  
Londres



O Brasil já tem o primeiro representante classificado para as semifinais do Torneio dos Campeões da ATP (ATP Finals). Ao lado do croata Ivan Dodig, o mineiro Marcelo Melo repetiu o desempenho do ano passado e carimbou a vaga nesta temporada ao superar, nesta terça-feira, em Londres, os espanhóis Marcel Granollers e Marc López. Diante dos atuais vice-campeões de Roland Garros e do US Open, a sétima melhor dupla de 2014 prevaleceu nos momentos cruciais da partida e conquistou a segunda vitória no Grupo B, por 2 sets a 0 - 7/6(5) e 7/6(12).

- O importante dessa vitória foi seguir o mesmo ritmo do primeiro ao último ponto. O Ivan estava jogando muito bem, eu estava com dificuldades de encontrar o jogo, mas a dupla é assim, um ajudando o outro. Eu melhorei no segundo set e isso ajudou o Ivan a continuar forte - analisou Marcelo Melo.

Em 2013, quando disputaram pela primeira vez o Torneio dos Campeões, Melo e Dodig também chegaram às semifinais. Na ocasião, eles foram derrotados pelos espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco, campeões do evento naquele ano.

tenis marcelo melo ivan dodig atp finals (Foto: AFP)
Pelo segundo ano consecutivo, Melo e Dodig 
estão nas semifinais do Torneio dos Campeões 
(Foto: AFP)


Buscando o primeiro lugar do grupo, Melo e Dodig cumprem tabela, nesta quinta, contra os franceses Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin, que bateram nesta terça Daniel Nestor, do Canadá, e Nenad Zimonjic, da Sérvia. Assim como Granollers e López, os tenistas da França também têm uma vitória e uma derrota na primeira fase, mas estão atualmente fora da zona de classificação por levarem a pior no confronto direto (perderam para os espanhóis na estreia).

- É muito legal estar novamente na semifinal e poder representar o Brasil. No ano passado, perdemos jogando bem. Então espero jogar ainda melhor para tentar avançar à final. Mas ainda temos o jogo de quinta. Não é porque estamos classificados que vamos deixar de jogar focados. Estamos mais tranquilos, isso é verdade, mas vamos entrar em quadra com todas as nossas forças - garantiu o brasileiro.

Na primeira fase, as duplas se enfrentam em turno único, e as duas melhores de cada chave avançam para as semifinais. Os classificados duelam em cruzamento olímpico (1º do Grupo A x 2º do Grupo B, 1º do Grupo B x 2º do Grupo A), e os vencedores então batalham pelo título. Vitoriosos na estreia, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya estão no Grupo A, junto com os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, com o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecau, e com o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lindstedt.

O SporTV2 transmite ao vivo o Torneio dos Campeões da ATP, e os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o evento pelo SporTV Play.

Marcelo Melo e Ivan Dodig, duplas, tênis finals (Foto: AFP)
Dodig e Melo têm 100% de aproveitamento na 
edição deste ano do Torneio dos Campeões 
(Foto: AFP)


O jogo

Melo e Dodig entraram em quadra sabendo do resultado que precisavam para garantir a classificação antecipada. Sétima melhor dupla da temporada, eles foram os primeiros a obter uma quebra, logo depois de terem salvado dois break points no terceiro game. Granollers e López pressionaram, devolveram a quebra e em seguida igualaram o placar em 4/4. Com o duelo equilibrado, as duas duplas precisaram definir o primeiro set no tie-break. No início, Dodig errou demais, inclusive dando aos adversários a miniquebra no primeiro ponto do game de desempate. Mas na parte final, quando ele e Marcelo perdiam por 5 a 2, o croata se redimiu, primeiro soltando um belo lob do fundo da quadra e depois guiando a dupla à virada e ao triunfo por 7 a 5.

A exemplo da primeira parte do jogo, as duas parcerias travaram um árduo duelo no segundo set. Dessa vez, porém, Granollers e López abriram uma quebra de vantagem, devolvida na sequência por Melo e Dodig. O brasileiro e o croata ainda tiveram uma chance de quebrar o saque adversário quando a parcial estava empatada em 5/5, mas novamente o tie-break foi necessário. Cada dupla teve uma miniquebra no começo até Melo se impor na rede e abrir 5 a 3 para a dupla. Depois de perderem um ponto, Dodig cometeu uma dupla falta, permitindo o empate. 

Após três set points salvos (um no saque dos espanhóis), Melo não aproveitou o terceiro match point na partida, ao também cometer uma dupla falta. Para alívio dele e de Dodig, López foi o vilão da parceria espanhola. Com dois ataques para fora do tenista, o brasileiro e o croata enfim puderam comemorar não só o triunfo por 14 a 12, que veio no quinto match point, como a classificação antecipada para as semifinai


FONTE:
http://glo.bo/1B3smyr

Murray derrota Raonic e impede classificação antecipada de Federer

Britânico ganha duelo em sets diretos, e todos seguem vivos no Grupo B. Suíço já avançaria com vitória do canadense ou triunfo de Murray por 2 a 1


Por  
Londres


Roger Federer já havia atuado (e ganhado) nesta terça-feira, pela segunda rodada do Grupo B do Torneio dos Campeões da ATP (ATP Finals), em Londres, mas o número 2 do mundo tinha total interesse no duelo da noite entre o britânico Andy Murray e o canadense Milos Raonic. Dependendo do resultado da partida, o suíço garantiria a classificação antecipada para as semifinais, mas não foi o que aconteceu. Atuando em casa, o atual 6º do ranking mundial derrotou o adversário em sets diretos - parciais de 6/3 e 7/5 - e deixou a definição dos classificados para a última rodada.

tenis andy murray atp finals (Foto: Reuters)
Depois da derrota na estreia para Nishikori, 
Murray venceu diante da torcida britânica 
(Foto: Reuters)


Com 100% de aproveitamento - vitórias sobre Raonic e sobre o japonês Kei Nishikori -, Federer está bem próximo da vaga nas semifinais. Para ter se classificado já nesta terça, ele precisava ou que Raonic vencesse Murray ou que o britânico ganhasse o confronto por 2 sets a 1.
Todos os quatro tenistas seguem com chances de classificação, e Federer precisa ganhar só mais um set para avançar. Só quem não venceu uma partida ainda foi Raonic, enquanto Murray e Nishikori têm uma vitória cada. Na última rodada, na quinta-feira, Federer joga contra Murray, e Nishikori e Raonic fazem o outro confronto.


saiba mais

Na primeira fase, os tenistas se enfrentam em turno único, e os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. Os classificados duelam em cruzamento olímpico (1º do Grupo A x 2º do Grupo B, 1º do Grupo B x 2º do Grupo A), e os vencedores então batalham pelo título. No Grupo A estão o sérvio e número 1 do mundo Novak Djokovic, o tcheco Tomas Berdych, o suíço Stan Wawrinka, campeão do Aberto da Austrália, e o croata Marin Cilic, campeão do US Open.

O SporTV2 transmite o Torneio dos Campeões da ATP ao vivo. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o evento pelo SporTV Play.



tenis classificação grupo b atp finals (Foto: ATP)
Confira a programação dos próximos dias 
(horários de Brasília):

Quarta, dia 12
10h - Bob Bryan (EUA)/Mike Bryan (EUA) x Jean-Julien Rojer (HOL)/Horia Tecau (ROM)
12h - Tomas Berdych (TCH) x Marin Cilic (CRO)
16h - Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) x Lukasz Kubot (POL)/Robert Lindstedt (SUE)
18h - Novak Djokovic (SER) x Stan Wawrinka (SUI)



Quinta, dia 13 - a partir de 10h; ordem dos jogos a definir
Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA) x Julien Benneteau (FRA)/Edouard Roger-Vasselin (FRA)
Marcel Granollers (ESP)/Marc López (ESP) x Daniel Nestor (CAN)/Nenad Zimonjic (SER)
Kei Nishikori (JAP) x Milos Raonic (CAN)
Roger Federer (SUI) x Andy Murray (GBR)



FONTE
http://glo.bo/1xJv1Ya

Sina ou competência? Levir Culpi e Marcelo vivem possibilidade de trivice

Técnicos de Atlético-MG e Cruzeiro já foram derrotados duas vezes em finais de Copa do Brasil, mas preferem enaltecer a presença na decisão a temer nova derrota


Por
Belo Horizonte



Se há uma palavra da qual as torcidas brasileiras têm pavor, é vice. Ser vice-campeão significa derrota. Frustração. A quebra de uma expectativa criada por um longo tempo. Quando a queda é diante de um rival, os sentimentos são potencializados. É o que Atlético-MG e Cruzeiro tentam evitar na decisão da Copa do Brasil. Levir Culpi e Marcelo Oliveira já viveram a experiência do vice - duas vezes, pela mesma competição. Mas não é apenas o medo de ser o segundo novamente que move na final de 2014. A luta para afastar o trivice indica a estabilidade. Afinal, para ser vice, é necessário fazer boa campanha e chegar à final.

Levir está em sua quarta decisão de Copa do Brasil. A quarta envolvendo o Cruzeiro. Foi campeão em 1996, em cima do Palmeiras. Dois anos depois, o Verdão deu o troco - e o treinador, ainda pela Raposa, foi derrotado. Em 2000, veio a derrota mais marcante, desta vez como adversário do time celeste. No Mineirão lotado, o Cruzeiro virou para cima do São Paulo nos minutos finais e impôs o segundo vice-campeonato ao comandante.

Levir Culpi, Chapecoense X Atlético-MG (Foto: Getty Images)
Levir Culpi é o segundo técnico com mais finais 
de Copa do Brasil no currículo (
Foto: Getty Images)


Auxiliar e companheiro de Levir por onde o técnico passa, Luiz Matter viveu todos esses momentos. E não teme a palavra vice. Mesmo que ela se encaixe, pela terceira vez, no perfil dele e de Levir Culpi. Pelo contrário. Ele vê falta de valorização para quem fica com a medalha de prata.  
 
- Essa é a cultura do brasileiro. Do futebol sul-americano. Lá fora, chegar a uma final é uma honra. Quer dizer que você passou por vários concorrentes, venceu várias etapas. Nas Olimpíadas, quem ganha a medalha de bronze é festejado. Essa é a cultura atrasada do brasileiro, que valoriza só o título, a conquista. Não falo nem no Japão, onde nós temos mais conhecimento. Sou suspeito. Aqui é assim. A cultura do vice é típica do brasileiro – analisa.  

treino atlético-mg - Matter auxiliar  (Foto: Léo Simonini)Luiz Matter: "A cultura do vice é típica do brasileiro" (Foto: Léo Simonini)


Matter não está errado. Levir é o segundo treinador que mais chegou à final da Copa do Brasil. Mesmo assim, foi alvo de gozações dos torcedores com o apelido de “Levice”. Marcelo Oliveira é o terceiro comandante com mais decisões no currículo, ao lado de Vanderlei Luxemburgo. Luiz Felipe Scolari é o técnico com mais finais, cinco. Comandado de Levir em 2000, no São Paulo, o ex-lateral-esquerdo Fábio Aurélio também vê exagero na análise. O mérito, segundo ele, é maior que a frustração.  

- Naquela final (2000) não foi nada envolvendo o Levir, ou o fato de ser o Cruzeiro como adversário, foram as circunstâncias da final. Perdemos o jogo em um lance bobo, em uma falha nossa. Em uma bola parada nos minutos finais originada de um contra-ataque. A bola desviou na barreira e entrou. Não havia o que fazer. Tem um minuto que dá tudo errado. Ali se perde uma final. Tínhamos todos os méritos para conquistar aquele título. O Levir sempre foi muito sereno, de muito diálogo, um excelente treinador. Tanto é que está de volta a uma final depois de tantos anos – analisou o ex-são-paulino.


“Uma hora vai ganhar”  


A final da Copa do Brasil de 2014 será a terceira dos últimos quatro anos com Marcelo Oliveira à frente de uma das equipes. Em 2011 e 2012, o treinador viu seu clube, o Coritiba, perder para Vasco e Palmeiras, respectivamente. Logo que chegou ao Cruzeiro, em 2013, perdeu a decisão do Campeonato Mineiro para o Galo. Mesmo assim, a sina do vice também não o incomoda. Pelo contrário. A presença em sua terceira decisão o deixa orgulhoso. Mesmo que não leve o título.   

- Eu acho que é significativo, sim, porque quem está chegando está propenso a ganhar. Quem está chegando sempre uma hora vai bater e vai ganhar. Vamos mais uma vez lutar muito por esse título. 

Agora temos mais uma oportunidade, uma oportunidade criada, construída com muito trabalho. As duas equipes chegaram muito bem, por mérito, e acredito em uma grande final – enalteceu o técnico da Raposa.    

Mesmo com o discurso de exaltação, Marcelo, que está com 59 anos, não esconde a frustração pelas duas derrotas no Coxa. Cita o equilíbrio das duas decisões, principalmente contra o Vasco, e diz que o clube paranaense foi prejudicado pela arbitragem de Wilton Pereira Sampaio no primeiro jogo da final contra o Palmeiras. Mas ele admite que o peso agora é maior. Maior, portanto, será o título, se a Raposa o conquistar.

Marcelo Oliveira, quando comandava o Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)
Marcelo Oliveira, quando comandava o Coritiba: 
"uma hora vai ganhar" 
(Foto: Divulgação/Coritiba)


- A final agora tem semelhança com as outras, mas não há como negar que tem uma proporção ainda maior. Primeiro por serem duas das grandes equipes do Brasil, por estarem em momentos fantásticos, jogando muito bem e competindo muito. Segundo, por essa rivalidade que toma conta da cidade. Em todo lugar que se vai, estão falando desta final. Isso valoriza ainda mais se conquistarmos.  

A derrota, ao menos no discurso, não é temida no clássico. É apenas uma das possibilidades.  
- Futebol se perde, se ganha ou se empata. Tem que estar preparado para todas as situações – resume o capitão do Galo, Leonardo Silva.


FONTE:

Calmaria no inferno: Horto é bairro familiar, pacato e aberto a cruzeirenses

Casa de algumas das maiores façanhas do Atlético tem origem ferroviária e clima de interior quando a bola não rola no Independência. Nesta quarta, vai ferver


Por
Belo Horizonte


José Carlos Pinto Filho tem 65 anos. Passou mais de metade da vida vendendo feijão tropeiro e outras iguarias no Mineirão. Com a reforma do estádio e a mudança de regras para comercialização de comida no local, teve que arredar pé. Mudou-se para um bairro calmo, praticamente imune a prédios, onde idosos caminham lentamente por ruas íngremes, onde todo mundo se conhece. E onde o inferno é estabelecido em grandes jogos do Atlético-MG.

Afinal, “caiu no Horto, tá morto”, orgulhou-se a torcida do Galo ao longo da Libertadores do ano passado. Foi ali que o clube, com muita pressão de seus súditos, buscou alguns de seus maiores feitos recentes – o milagre de Victor no último minuto contra o Tijuana, a classificação nos pênaltis contra o Newell’s Old Boys. A torcida adotou o Independência como lar. Adotou o Horto como sua casa. E criou no local a maior discrepância possível: tão pacato em situações normais, tão explosivo quando o Atlético está ali.


Estádio Independência, Atlético-MG x Arsenal Srandi (Foto: AFP)
Estádio Independência, no Horto, é a panela de 
pressão do Galo na final da Copa do Brasil 
(Foto: AFP)


O tropeirão de José Carlos também encontrou ali seu novo reduto. E estará à espera do primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 22h.

- Pro Mineirão, não volto mais – diz o novo cidadão do Horto.



Origem ferroviária, vocação pacata


Horto Atlético-Mg (Foto: Alexandre Alliatti)Independência é o ponto mais famoso do Horto (Foto: Alexandre Alliatti)


O Horto fica na parte Leste de Belo Horizonte. Foi originado como um bairro de ferroviários. A linha férrea e a estação presentes no local ganharam a companhia de uma oficina de reparos de maquinário. Com isso, profissionais passaram a se instalar por ali para ficar mais perto do trabalho. A região, antes pertencente à Fazenda Boa Vista, começou a ter ares de urbanização.

A origem ferroviária persiste. A antiga estação segue ali. Serve para transporte de cargas e, curiosamente, ainda atende passageiros. No local, passa uma linha que liga Vitória (ES) a Belo Horizonte. Ao lado dela, está uma mais moderna, a Estação Horto, integrante da malha de metrô da cidade.

As características do bairro, claro, mudaram com o tempo. Hoje, é um local basicamente residencial, tomado de casas, com ruas silenciosas e de comércio básico – bares e mercadinhos. No censo de 2010, a população do Horto foi estimada em pouco mais de 9 mil pessoas.


Horto Atlético-Mg (Foto: Alexandre Alliatti)
Horto tem origem ferroviária que se mantém 
atualmente (Foto: Alexandre Alliatti)


Boa parte dos moradores é da terceira idade. Há um grupo de idosas que faz novenas pelas ruas do Horto. Clima bem diferente daquele vivido em dias de jogos do Galo.

Casa do Galo, mas repleta de cruzeirenses


Horto Atlético-Mg (Foto: Alexandre Alliatti)Bares têm símbolos dos três clubes mineiros (Foto: Alexandre Alliatti)


Os bares do Horto têm símbolos do Atlético. Mas não são doidos de se resumir ao Galo: também contam com escudos do América, o dono do Independência, e do Cruzeiro – usam painéis disponibilizados por uma cervejaria. Muitos deles são localizados a dois ou três passos do estádio. São redutos de torcedores.

Olhando à primeira vista, a identificação parece maior com o Atlético. O nome do clube aparece em paredes; bandeiras são esticadas em janelas. Mas o recorrente uso do estádio pelo Galo ainda não conseguiu transformar o bairro em QG alvinegro. É bastante dividido.

O gerente comercial Paulo Lage mora na região desde os 10 anos. É vizinho do Independência. E cruzeirense. Do portão de casa, vê multidões de atleticanos rumando ao estádio.

- A convivência é muito boa. Os cruzeirenses conhecem os atleticanos, e vice-versa. Todo mundo brinca, mas sem problemas. Hoje em dia, sobe esse bando de atleticano, e eu falo: “Cheguei aqui primeiro” – brinca o morador do Horto. 


Horto Atlético-Mg (Foto: Alexandre Alliatti)
Horto mantém calmaria habitual um dia antes 
de ferver com a decisão da Copa do Brasil 
(Foto: Alexandre Alliatti)


Nesta terça-feira, véspera da grande decisão, seis trabalhadores cuidavam de uma rua ao lado do estádio. Eram cinco cruzeirenses e um atleticano. O papo entre eles, claro, era a final de quarta-feira.

- Vai ser 5 a 1 pro Galo – animou-se o atleticano solitário, consciente da soberania de seu time sobre o rival desde a reabertura do estádio: quatro vitórias do Atlético e três empates em sete jogos.

- Quando a gente ganhar aí dentro, o Atlético nunca mais ganha – respondeu um cruzeirense.


Horto Atlético-Mg (Foto: Alexandre Alliatti)Símbolo do Atlético em muro no Horto
(Foto: Alexandre Alliatti)


Nesta quarta-feira, haverá apenas torcida atleticana no clássico. O Cruzeiro dispensou sua carga de ingressos. José Lucas, o homem do tropeirão, promete receber bem os torcedores. E acha melhor não revelar para qual time torce – afinal, todos passam por ali.

- Torço para os dois, né? Não posso me entregar, não. Fico muito feliz de o Atlético estar ganhando.

O Independência, símbolo máximo do Horto, foi erguido para sediar jogos da Copa do Mundo de 1950. Recebeu três partidas. Voltou a ser usado no Mundial de 2014, como campo de treinamentos. O Atlético tem contrato de dez anos para utilização do estádio onde tentará manter seu lema: “Caiu no horto...”.


Horto Atlético-Mg (Foto: Alexandre Alliatti)
José Lucas agora leva o tropeirão do Mineirão 
para o Independência. E diz que torce pelos 
dois (Foto: Alexandre Alliatti)


FONTE:

Sem Dedé, vetado, Marcelo Oliveira relaciona 21 jogadores para decisão

Com dores no joelho, zagueiro é a principal ausência para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Independência


Por
Belo Horizonte


Técnico Marcelo Oliveira e o preparador Juvenilson de Souza acompanham o desempanho dos atletas do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)Marcelo não terá Dedé, que sente dores no joelho direito (Foto: Washington Alves/Light Press)

O zagueiro Dedé está fora do clássico desta quarta-feira, primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil. Ele não se recuperou das dores no joelho direito e está fora da lista de relacionados para a partida contra o Atlético-MG. O camisa 26 é a principal ausência e o único desfalque em relação ao time que eliminou o Santos, nas semifinais, na última semana.

O técnico Marcelo Oliveira concentrou 21 jogadores para a partida. Sem Dedé, o garoto Alex foi relacionado para o jogos. Os outros desfalques do Cruzeiro para o jogo são o garoto Alisson, que se recupera de lesão muscular, e Marquinhos, que não pode jogar a Copa do Brasil pelo Cruzeiro, pois já disputou o torneio pelo Vitória neste ano, antes de se transferir para o time mineiro. Ausentes há mais tempo, Tinga e Rafael seguem entregues ao departamento médico.
Cruzeiro e Atlético-MG jogam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.


Confira os relacionados:

Goleiros: Fábio e Elisson
Laterais: Ceará, Egídio, Mayke e Samudio
Zagueiros: Alex, Bruno Rodrigo, Léo e Manoel
Volantes: Henrique, Lucas Silva, Willian Farias e Nilton
Meias: Everton Ribeiro, Júlio Baptista, Marlone e Ricardo Goulart
Atacantes: Dagoberto, Marcelo Moreno e Willian


FONTE:
http://glo.bo/1B2GGas

Herói da tríplice coroa de 2003, Alex deseja boa sorte ao Cruzeiro nas finais

Capitão do Coritiba confirma apoio à Raposa nesta quarta-feira, mas garante que não sente vontade alguma de fazer parte do elenco atual: "O meu Cruzeiro é o de 2003"


Por
Curitiba


O principal nome do Cruzeiro na conquista da tríplice coroa de 2003, o meia Alex está na torcida para que o feito ocorrido há 11 anos se repita, quando a equipe liderada por ele obteve os títulos de campeão mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil. Alex declarou apoio ao clube e aposta no título da Raposa no Brasileiro, mas prefere não apontar um favorito para a decisão da Copa do Brasil com o Atlético-MG, que começa nesta quarta-feira. 

- Não tem como não ficar na torcida pelo Cruzeiro. Eu acredito que eles serão bicampeões  (Brasileiro) com méritos, pois têm um grupo de trabalho espetacular. Cruzeiro e Atlético-MG tem muita história em cima. Será muito difícil para os dois, por isso fica difícil dizer quem leva a taça. Mas será uma linda decisão e eu desejo toda sorte ao Cruzeiro - declarou o meia em entrevista ao GloboEsporte.com.

Alex cruzeiro  (Foto: Agência Reuters)
Alex foi o principal nome do Cruzeiro na tríplice 
coroa de 2003: "Só me vejo naquele Cruzeiro" 
 (Foto: Agência Reuters)


O atual capitão do Coritiba também não mostra nenhum remorso por não fazer parte do atual grupo. Alex foi sondado pelo Cruzeiro logo após a sua saída da Turquia, mas acabou fechando com o Coritiba, seu time do coração. 

- Não sinto nenhuma vontade de estar lá. Como já disse, o único time que jogaria no Brasil é o Coritiba. Como grande adorador de futebol que sou, gostaria de estar presente na arquibancada, mas dentro de campo não - garantiu. 

Alex Cruzeiro x Flamengo 2003 (Foto: Carlos Roberto / Futura Press)Alex marcou o primeiro gol da final entre Cruzeiro e Flamengo, no Maracanã, pela Copa do Brasil (Foto: Carlos Roberto / Futura Press)


Com 64 gols marcados com a camisa celeste e uma passagem mais do que vitoriosa por Belo Horizonte, Alex assegurou que não consegue se ver hoje no Cruzeiro e que todas as glórias de 2003 são suficientes.

- Quando eu olho para esse time do Cruzeiro eu não consigo me ver lá. Eu olho para o Cruzeiro e vejo o Maurinho, o Maldonado e o Deivid. O meu Cruzeiro é o de 2003. Está marcado, não apaga. Eu olho para aquela coroa e sei que fiz parte daquilo. Isso já é o suficiente para mim - completou.

Comparando o time atual com o de 2003, Alex foi enfático ao afirmar que não há nenhuma semelhança entre as equipes, tanto pelas características dos jogadores quanto pela forma tática de atuarem.

- Não vejo nada de parecido entre as duas equipes. É outra forma de atuar, com características totalmente diferentes. A única coisa que segue igual é a possibilidade do Cruzeiro conquistar uma nova tríplice coroa - finalizou. 


saiba mais

Na véspera da decisão, Kalil desabafa contra juiz e avisa: "Ingresso acabou!"

Presidente atleticano usa Twitter para criticar decisão de juiz e parabenizar torcida. Assessoria informa que ainda restam entradas de R$ 400


Por
Belo Horizonte


O clima quente do clássico decisivo entre Atlético-MG e Cruzeiro não para na véspera do primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Após a discussão sobre duas torcidas, o presidente do Galo, Alexandre Kalil, usou sua conta no Twitter para manifestar sobre a decisão da Fazenda Nacional de bloquear a renda obtida pelo time alvinegro com a venda de ingressos para o primeiro jogo da decisão, nesta quarta-feira, no Independência.

Print Twitter Kalil (Foto: Reprodução/ Twitter)
Kalil usou o Twitter para criticar 
decisão de juiz e parabenizar a 
torcida atleticana (Foto: Reprodução/ Twitter)


- Vou para o CNJ ver a vida deste b... . Amanhã, vamos gritar muito, com bom comportamento – publicou o presidente alvinegro, que aproveitou para convocar o torcedor atleticano a empurrar o time no jogo.

O alvo de Kalil é o juiz federal André Gonçalves de Oliveira Salce, da 26ª Vara. Ele foi o responsável pela decisão do bloqueio da renda. Logo na sequência, o mandatário alvinegro voltou a se manifestar contra o juiz e passou a informação de que os ingressos para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil estariam esgotados.

- Além de ir pro CNJ levantar a vida deste bosta, parabenizo a Massa! O ingresso já acabou! – completou o desabafo.

A assessoria de comunicação do Atlético-MG retificou a informação do mandatário, alertando que ainda há ingressos no valor de R$ 400 para os portões 2 e 3 do Independência. No início da noite, o presidente do Atlético-MG voltou a publicar nova mensagem na rede social, tripudiando a tentativa de bloqueio da renda.

- Coitado do babaca! Acha que bloqueou a renda do Atlético. KKKKKKK!!! - escreveu o dirigente no Twitter oficial.


Kalil twitter (Foto: Reprodução Internet)
Kalil fez nova postagem no Twitter oficial 
sobre a tentativa de bloqueio da renda 
 (Foto: Reprodução Internet)


FONTE: