quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Marquinhos credita vitória do Coritiba ao equilíbrio e empenho dos jogadores

Técnico alviverde elogia a atuação do grupo tanto emocional como técnica e destaca o apoio do torcedor durante os 90 minutos: "O fator Couto Pereira que é sensacional"


Por Curitiba



Segurança, equilíbrio, obediência tática e apoio da torcida. Na visão do técnico Marquinhos Santos, esses foram os componentes responsáveis pela vitória do Coritiba por 2 a 0 sobre o Botafogo, na noite da última quarta-feira, no Couto Pereira. (Confira os melhores momentos do jogo no vídeo acima)

- Nós sabíamos o quanto seria difícil a partida, em função da importância e das derrotas que vínhamos. Mas o que interessa é que tudo deu certo. Fizemos um jogo seguro, equilibrado, e que merecidamente o grupo correspondeu aquilo que esperamos deles, tecnicamente e taticamente. Além do fator Couto Pereira que é sensacional. A vibração das arquibancadas repercute muito positivamente dentro de campo e traz a energia necessária para buscar os resultados - analisou o comandante.

O comandante enfatizou a postura dos atletas, tanto emocional como profissional, tendo em vista a situação da equipe no campeonato e a derrota significativa, de goleada para o Figueirense, na última rodada.

- Esse grupo sempre tem mostrado caráter, empenho e profissionalismo. Não partiu de mim e nem da direção, mas deles ter uma conversa onde eles se cobraram e realmente viram que contra o Figueirense deixamos de fazer e que hoje não poderia acontecer o que aconteceu lá - declarou.


saiba mais

Com o resultado positivo, o Coritiba deixou a zona de rebaixamento, e subiu quatro colocações, e assumiu a 16ª posição do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, o time alviverde enfrenta o Grêmio, às 18h30 (horário de Brasília) de sábado, no Couto Pereira.

Coritiba x Botafogo (Foto: Divulgação Coritiba)
Com a vitória, Coritiba deixa a zona de 
rebaixamento após oito rodadas 
(Foto: Divulgação Coritiba)


Confira outras declarações do técnico Marquinhos Santos:

Pressão do Botafogo no segundo tempo
- Era um jogo que tínhamos que ter paciência e calma. Quando tentávamos acelerar o jogo, caíamos na armadilha deles, dando espaço para eles contra-atacarem pelas laterais. Aí tivemos que equilibrar as ações. Por isso, a entrada do Elber e Gil.


Situação financeira
- É muito importante ver a situação financeira se ajustando. A diretoria e o presidente tem feito um esforço e isso é uma situação interna e a qual a diretoria deve responder. Mas tem esse compromisso até a sexta-feira e o voto de confiança do grupo de que possa ser sanada qualquer solução financeira.


Jogadas ensaiadas
- Eu tenho insistido muito em jogadas ensaiadas e planejadas. Tanto na bola parada, como em situação de jogo. Transições e captação. E hoje quase saiu mais um gol de jogada ensaiada. Não tenho dúvidas que essas situações serão muito úteis para que a gente some pontos e alcance nosso objetivo.
Hélder


- O Helder está se recuperando e precisamos aguardar. Ele ainda está sentindo e por conta disso ainda não apresente condições para o jogo do Grêmio ainda.


FONTE:
http://glo.bo/1sazDSh

BR Feminino: 5ª rodada da 2ª fase é marcada por goleadas e classificação

Com vitórias, Botafogo, Kindermann-SC, Ferroviária-SP e Adeco-SP avançam às semi


Por Caruaru, PE


Vitória-PE feminino (Foto: Divulgação / Vitória-PE)Vitória-PE perdeu em casa para a Ferroviária-SP e foi eliminado do BR (Foto: Divulgação / Vitória-PE)


Nesta quarta-feira a 5ª rodada da 2ª fase do Brasileiro Feminino 2014 foi recheada de gols, que definiram os classificados à próxima fase da competição com uma partida de antecedência.
Pelo grupo 5, o Botafogo manteve a superioridade e atropelou a equipe do Caucaia, por 5 a 0, no Presidente Vargas, em Fortaleza. Com o resultado, as alvinegras carimbaram vaga nas semifinais. No outro jogo da chave, as catarinenses do Kindermann também avançaram no campeonato, ao bater o Duque de Caxias por 3 a 0, no Edir Valin, em Fraiburgo.

No grupo 6, as meninas do Vitória-PE voltaram a decepcionar em casa e, dessa vez, diante da Ferroviária, que bateu as pernambucanas por 2 a 1, no Carneirão. Com o triunfo as paulistas seguem na competição, já as tricolores foram eliminadas. Fechando a rodada, o time do Adeco-SP aplicou uma sonora goleada de 5 a 0 sobre o Pinheirense-PA, no Pacaembu, e ficou com a última vaga da 3ª fase.

Confira a última rodada da 2ª fase:

6ª rodada 2ª fase br feminino (Foto: Divulgação / CBF)Fonte: CBF


FONTE:

Botafogo tenta juntar os cacos e se reinventar; Jobson pode perder lugar

Mancini tenta motivar o time para o clássico com o Flamengo, uma oportunidade vista como ideal para voltar a vencer. Carlos Alberto tem chance de ser titular


Por Curitiba


Uma vitória poderia tirar o Botafogo da zona de rebaixamento, mas o time voltou a cometer muitos erros, principalmente individuais, e perdeu por 2 a 0 para o Coritiba, quarta-feira, no Couto Pereira. Como castigo, a equipe agora é penúltimo colocado do Brasileiro. No próximo sábado, terá um jogo com todos os temperos possíveis, o clássico com o Flamengo.

Sem tempo para remoer mais uma frustração, Vagner Mancini tem a missão de juntar os cacos e reinventar o Botafogo. E sem tempo ideal para isso. A cabeça do treinador estará a mil, mas terá bastante tempo para pensar nas longas horas de viagem que o time fará nesta quinta desde Curitiba até Manaus, onde o clássico será realizado.



O duelo com o maior rival é de alto risco, mas o momento do Bota pede a ousadia de um grande apostador, e nada melhor do que a oportunidade de vencer o Flamengo para limpar um pouco a barra alvinegra.


- Nós permitimos o desânimo apenas no vestiário depois do jogo. Depois de meia hora já temos que pensar no Flamengo. Não adianta ficar chorando. O futebol nos dá novas oportunidades. Os jogadores têm emocional para isso, senão não passava do juvenil. Temos que voltar a vencer rapidamente, e o clássico é um bom momento para isso, mas sabemos que será um jogo dificílimo.

Vagner Mancini, Coritiba X Botafogo (Foto: Getty Images)Mancini, Coritiba X Botafogo (Foto: Getty Images)


A derrota para o Coritiba deixou a impressão no treinador que será preciso mudar. Jobson, visto como a chance de "algo novo", não foi bem em seus dois primeiros jogos. A falta de ritmo ficou flagrante e o atacante deve ir para o banco no clássico.

- Nós sabíamos que de certa forma isso poderia acontecer. Está há muito tempo sem jogar. Vou reavaliar se é melhor ele ir de início ou não. Nestas condições, o atleta acaba dosando demais ou então perde confiança com a sequência de erros. Mas ele tem se esforçado diariamente e está melhorando. Sabe que o tempo parado joga contra ele - disse Mancini.

Carlos Alberto também não está em boa forma, voltou há pouco tempo de uma lesão no tornozelo, mas virou forte concorrente a ser titular.

- Há a possibilidade sim. A situação dele também não é a ideal, mas precisa jogar. Tem lastro para isso. O Ramírez estava desgastado no jogo. Vinha bem, mas com um a menos fica difícil.

Expulso ainda no primeiro tempo do jogo contra o Coritiba, Airton vai cumprir suspensão automática no sábado. Para sua vaga, o mais cotado é Bolatti, o eventual substituto.


FONTE:
http://glo.bo/1sc03mx

Ex-lanterna, Coritiba vence Botafogo em casa, afunda o rival e deixa o Z-4

No jogo 200 do ídolo Alex, Coxa voltar a respirar no Brasileirão. Alvinegro perde nova chance de deixar zona de rebaixamento e cai para o 19º lugar


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O jogo era de alto risco e valia muito na luta contra o rebaixamento a oito jogos do fim do Campeonato Brasileiro. Mas quem esperava faíscas e várias alternativas viu o Coritiba derrotar o Botafogo por 2 a 0 sem tantas ameaças e muita monotonia, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira. A expulsão de Airton ainda no primeiro tempo contribuiu para ajudar o Coxa a deixar a última posição na tabela direto para o 16º lugar – ou seja, fora do Z-4 – no jogo de número 200 de Alex com a camisa alviverde. O camisa 10 fechou o placar com seu 68º gol pelo clube, e o camaronês Joel abriu o caminho para o triunfo. O Alvinegro, numa crise que parece não ter fim, agora é o vice-lanterna.


saiba mais

A gangorra da tabela chama a atenção: o Coritiba esteve entre os quatro piores em 25 das últimas 26 rodadas do Brasileirão, enquanto o Glorioso teve pela segunda rodada seguida os resultados favoráveis para deixar a zona da degola. O time carioca, no entanto, voltou a tropeçar nas próprias pernas – no último fim de semana, empatou com o Sport quando uma vitória significava um alívio temporário. Nesta quarta, um empate bastava.

Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 31ª rodada. Às 18h30 (de Brasília), o Coxa recebe o Grêmio – nova vitória em casa mantém a equipe fora do grupo dos quatro piores. Mais tarde, às 21h, o Alvinegro busca a reabilitação contra o Flamengo na Arena  Amazônia, em Manaus. E mais uma vez joga de olho em outros resultados: torce por uma derrota do Coritiba, para que o Vitória não supere o Criciúma e também para o Inter não ser batido pelo Bahia. Antes de mais nada, no entanto, tem de vencer o seu compromisso.

Joel comemora gol do Coritiba contra o Botafogo (Foto: Getty Images)
Joel comemora seu gol contra o Botafogo (
Foto: Getty Images)


Gol africano e expulsão

A bola demorou a rolar por causa de uma família de quero-queros que ocupava a área alvinegra, o que causou a cena pitoresca de um funcionário dos donos da casa tentando – com dificuldade -– afastar os passários. O jogo mesmo não teve muitas emoções. Um gol anulado de cada lado – por impedimento e falta de ataque –, erros de passe e o Coxa na frente com Joel, que só teve o trabalho de tocar na saída de Jefferson após vacilo da defesa. A equipe alviverde mereceu o placar parcial pelo controle maior no meio de campo.

Junior Cesar chegou a criar boa chance com um chute cruzado, mas parou em Vanderlei. E Luccas Claro acertou o travessão em lance no qual vários jogadores trombaram no ar. Se o jogo era morno, o árbitro Anderson Daronco resolveu colocar uma pimenta: exagerou no rigor ao expulsar Airton por um leve empurrão em Alex na intermediária. Antes, o volante havia acabado de receber o cartão amarelo por outra falta no meia em que não cometeu excesso.

Carlinhos e Ramirez, Coritiba X Botafogo (Foto: Getty Images)
Ramirez e Carlinhos disputam a bola na lateral 
do campo (Foto: Getty Images)


Esforço alvinegro em vão
Isso serviu para mudar inteiramente o panorama do duelo. Na etapa inicial, o Botafogo havia tentado com Rogério e Jobson na base da velocidade, mas o começo do segundo tempo foi de domínio do Coxa por ter um homem a mais. Ainda assim, poucas oportunidades surgiram, e o time carioca, aos poucos, foi capaz de equilibrar as ações. Rogério, aliás, protagonizou uma simulação inexplicável de pênalti ao driblar o goleiro e se atirar em vez de concluir. Levou o amarelo.

Com o empate amadurecendo, aos 24 minutos Regis até balançou a rede, mas novamente o lance foi irregular. O lateral estava adiantado depois do desvio de André Bahia. Mancini lançou a campo Carlos Alberto e Yuri Mamute, enquanto Marquinhos trocou Zé Love por Martinuccio. Àquela altura, o Glorioso era superior e fez com que o adversário permitisse a tentativa de reação. No entanto, os últimos minutos foram de pura apatia, e Alex fechou o placar aos 40 com uma arremate forte no canto esquerdo após bola rebatida na área.




FONTE:

Derrota complica, e Dal Pozzo pede “honra e dignidade” ao Criciúma

Da possibilidade de sair do Z-4 como motivação, Tigre experimente frustração e lanterna pelo revés por 1 a 0 para o Atlético-PR, no Heriberto Hülse


Por Criciúma, SC



O ritual do Criciúma para seguir com esperanças de permanecer mais um ano na primeira divisão do Campeonato Brasileiro foi quebrado. Costumava ser assim: o Tigre perdia fora e se recuperava em casa. Porém, nesta quarta-feira, no Heriberto Hülse, não saiu do gramado como vencedor, e sim o Atlético-PR, pelo mínimo 1 a 0. Entre as avaliações para explicar o revés, após o apito final, o técnico Gilmar Dal Pozzo foi obrigado a dar um alento ao torcedor.

Por conta do prejuízo como mandante, o Carvoeiro precisa reacender a chama da batalha contra a degola com o triunfo fora da capital do carvão – o que ainda não ocorreu no Brasileirão e apenas uma vez em todo o ano, em março, pelo Catarinense. O treinador do Tigre assegura que não é momento de jogar a toalha.

- O sentimento é de tristeza, mas eu não desisto nunca. Vou continuar na luta e os jogadores também. Vamos nos recarregar outra vez para um confronto direto, contra o Vitória. Temos que recuperar a energia e ter muita força. O futebol é rápido, te tira hoje e no sábado te recoloca (na luta contra a degola). Temos que honrar Criciúma e dignidade para representar este clube e esta camisa. Tem que ter dignidade para buscar forças e ao representar bem o clube – disse Gilmar, na entrevista coletiva após o revés para o Furacão.


Gilmar Dal Pozzo Criciúma (Foto: João Lucas Cardoso)
Gilmar Dal Pozzo pede "honra e dignidade" 
ao time (Foto: João Lucas Cardoso)


Veja os principais pontos da entrevista de Gilmar Dal Pozzo.

Avaliação
- O sentimento é de tristeza pelo resultado. Na análise do jogo, controlamos para buscar o resultado ainda no primeiro tempo, com o Atlético-PR jogando por uma bola, tiveram apenas um contra-ataque na etapa. O Atlético-PR estava muito fechado, diferente de outras equipes que vieram jogar aqui, como o Santo e o Atlético-MG. Encontramos dificuldades por estarem tão fechados, tocamos bola sem objetividade por conta da boa marcação deles. No segundo tempo, tivemos o Giovanni (lateral-esquerdo) apoiando mais, mas não conseguíamos as situações claras, não tivemos bom aproveitamento com boa finalização. Fiz a troca do Martinez pelo Paulo Baier, deixando o Cleber Santana na marcação e entrar a bola com qualidade, com o Paulo na movimentação. Mas não conseguimos fazer com que a bola entrasse, nem situações claras. Em seguida tomamos o gol e ficou mais difícil. Tentamos de todas as formas, deixando de mano atrás, contra a entrada do Michael e, então, com quatro atacantes para tentar o empate ou a virada, e não deu certo.  


Poucas chances
- Foi um dia que não deu nada certo. Tivemos poucos escanteios, chegamos bem na linha de fundo com o Eduardo e não bom aproveitamos do cabeceio, também porque o Atlético-PR estava marcando bem. No segundo tempo jogamos mais com o Giovanni e não tivemos situações claras. Nos outros jogos em casa tivemos bom aproveitamento na bola parada e hoje não tivemos essa capacidade.  

  
Troca de Martinez por Paulo Baier
- Ele (Martineza) estava bem, mas tinha um cartão amarelo e bem na hora fez uma falta que estava sujeito a tomar o segundo e ser expulso. Ele estava há mais de dois meses sem atuar e sentiu o jogo, mas estava bem. Troquei e o Cleber Santana fez bem a função ao lado do Serginho, com o Paulo Baier adiantado. O Paulo entrou bem, mas o time não traduziu as situações claras de gol.


Alteração diferente
- Ocorreu a ideia de povoar mais o meio, mas o Bruno (Lopes) e o Lucca estava fazendo a marcação para trazer por dentro. Tentamos com o Cleber na função de segundo volante. A ideia era de que a bola partisse do Cleber Santana e chegasse com qualidade na frente. Numa avaliação tática do jogo, dificilmente a equipe iria encontrar espaço no sistema do Atlético-PR mais fechado. Eles não fizeram pressão e não encontramos espaço.


Falha de Bruno- É uma posição delicada. Quando substituiu o Luiz (lesionado) vinha como destaque, e agora está tendo a infelicidade. Foi um erro individual no momento que estava bem. Talvez por falta de concentração, porque estava frio, a bola não estava chegando. Não vou crucificar um, uma só pessoa, é injusto. Vivemos uma situação delicada e todos são culpados. Quando o time ganha o mérito não é só pra mim, a culpa é de todos.  


Ausência de Roger Gaúcho- Ele teve problemas particulares e a diretoria o liberou. Alguns membros do clube foram na cidade dele para ajudar a resolver o problema. Ele se apresentou hoje (quarta-feira), treinou e viaja para o jogo (contra o Vitória).  


Tirar o grupo de Criciúma?- Nosso foco é o jogo de sábado, fizemos até a relação da viagem. Os jogadores se reapresentam amanhã (quinta) pela manhã. Quem sabe na semana que vem pensamos nisso.  

 
Necessidade grande de vencer fora - Precisa haver a esperança para  ganhar, lutar e buscar. Temos que acreditar nisso, sei que não temos credito, que é normal, porque o torcedor vê que não ganhamos nenhuma fora. Contra o Vitória é confronto direto, um time que está na briga, e temos que buscar forças e tentar vencer. Estava apostando nas vitórias em casa, mas quando se perde em casa tem que compensar ganhando fora.


FONTE:

Após triunfo, Claudinei destaca postura no segundo tempo do Furacão

Técnico comemora vitória sobre o Criciúma e vê evolução do time, que emplaca três vitórias seguidas. “O grupo está empenhado em fazer as coisas acontecerem", diz


Por Criciúma


 

Após um primeiro tempo amarrado e com poucas chances de gol criadas no Heriberto Hülse, o Atlético-PR voltou para a segunda etapa disposto a finalmente voltar a vencer fora de casa. Cléo, aos 32 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória por 1 a 0 - a terceira seguida da equipe no Campeonato Brasileiro. Após o resultado positivo, o técnico Claudinei Oliveira ficou satisfeito com o que viu de sua equipe em Santa Catarina. O treinador elogiou o desempenho e enalteceu a melhora na segunda etapa com as alterações feitas no time. Com a vitória, o Furacão foi a 40 pontos e subiu para a nona posição.

 - A nossa proposta era ganhar os três pontos, e ganhamos. A ideia era essa, agora tem várias maneiras de vencer uma partida. Você pode vencer se lançando ao ataque, bem organizado, explorando a velocidade dos atacantes. Foi o que a gente procurou fazer hoje. Nos primeiros 45 minutos não fomos tão bem, faltou um pouquinho, mas a gente corrigiu no intervalo e as substituições funcionaram porque os jogadores entraram muito bem e interessados a ajudar. O Marcos Guilherme acabou sendo decisivo com boas jogadas, o Hernani entrou bem, Coutinho também deu sua colaboração e isso só mostra a força do grupo - disse o treinador em entrevista à imprensa após a partida.

Claudinei Oliveira, técnico do Atlético-PR (Foto: Monique Silva)
Claudinei Oliveira: "Estamos apresentando 
um bom futebol" (Foto: Monique Silva)


Após derrotar o Tigre, o Atlético-PR se prepara para outro compromisso fora de casa. O próximo adversário é o Fluminense. O duelo está marcado para 16h20 (horário de Brasília) de sábado, no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Confira abaixo outras declarações do treinador:


MARCOS GUILHERME
- O grupo está unido e muito empenhado em fazer as coisas acontecerem. Foi muito bacana porque o Marcos Guilherme em alguns jogos saiu vaiado, no nosso estádio, e ele deu a volta por cima, e foi reconhecido por todos no vestiário. O Marquinhos é um menino que batalha muito, sempre se entrega, corre e ajuda bastante. Hoje ele finalizou, o goleiro deu o rebate e saiu o gol. Depois ele criou outra chance de gol bem defendida pelo goleiro adversário, e coroou o esforço dele, que não desanimou, superou a dificuldade e foi premiado.


ELOGIOS  AO BOM FUTEBOL
- Foi a entrega de todos. A gente vem numa sequência. Com exceção do segundo tempo do Atletiba, desde o jogo do Corinthians estamos apresentando um bom futebol, até mesmo na derrota para o São Paulo jogamos bem. E hoje está se confirmando a evolução da equipe. Hoje foi diferente, pegamos um adversário que lançava muito a bola na área, muito chuveirinho, cruzamento, e a nossa defesa suportou bem isso.

ESQUEMA COM TRÊS ATACANTES E MUDANÇAS
- Hoje começamos com os três atacantes, que é a proposta que a gente vem utilizando, mas estávamos com dificuldades com o apoio do Eduardo, que estava desgastando muito o Marcelo na marcação. Então colocamos o Marcos Guilherme para fazer essa função de marcar e ter essa velocidade do contra-ataque, e depois reforçamos o meio com o Hernani. Estamos procurando apostar em uma fórmula que vem dando certo. Ganhamos três jogos com três atacantes, mas quando ganhamos hoje não estávamos mais com três atacantes. E foi a receita melhora para a gente hoje.


saiba mais

Atlético-PR suporta a pressão e se aproveita de falha para vencer o Tigre

Furacão arma retranca, consegue seu gol em contra-ataque e engata terceira vitória seguida no Brasileiro. Catarinenses caem para a lanterna


 A CRÔNICA


por João Lucas Cardoso


O Atlético-PR queria uma única bola, uma escapada. Para tanto, não teve vergonha de se defender na maior parte do jogo e ver o Criciúma ter 64% de posse de bola. Aguardou 78 minutos. Foi quando Marcos Guilherme arrancou, chutou fraco, e o goleiro do Tigre espalmou para Cléo empurrar para a rede e decretar o placar de 1 a 0, no Heriberto Hülse, na noite desta quarta-feira. A terceira vitória seguida do Furacão no Brasileiro empurra os carvoeiros para a lanterna.


saiba mais

O fato de jogar em casa, ter o apoio da maioria dos 7.841 pagantes e a necessidade de vencer para tentar sair da zona de rebaixamento ainda na 30ª rodada empurraram o Criciúma para cima do Atlético-PR. Apenas vontade, contudo, não bastou, e a derrota coloca o Tigre na lanterna da Série A, com 30 pontos. O Furacão soma 40 pontos e ocupa o meio da tabela, longe da briga contra o rebaixamento e também pelo G-4.

Os dois times voltam a campo no sábado. O Criciúma vai ao Barradão para confronto direto com o Vitória, às 18h30 (de Brasília). Mais cedo, às 16h20, o Atlético-PR faz segundo jogo seguido como visitante, contra o Fluminense, no Maracanã.


O jogo

O Criciúma ocupou o campo atleticano desde o início. O lado direito era o mais acionado, mas as descidas do lateral Eduardo perderam agressividade sem a proximidade de outro jogador. Pelo lado esquerdo, o time criou boas oportunidades. Em uma delas, Souza cabeceou, e Weverton defendeu à queima-roupa. Apesar da pressão, o Atlético-PR não se assustou e se manteve atrás da linha da bola. A aposta era no contra-ataque, mas o Furcarão só conseguiu uma vez, e o atacante Marcelo parou na saída do goleiro Bruno.

O quadro permaneceu assim no segundo tempo: o Criciúma pressionando, e o Atlético-PR se defendendo. A presença e a posse de bola eram do Tigre, mas não havia precisão. Insatisfeito, o técnico Gilmar Dal Pozzo sacou o volante Martinez para colocar o meia Paulo Baier. O Furacão se fechou um pouco mais, com as entradas do volante Hernani e do meia Marcos Guilherme na sequência. Aos 20 minutos, os quase oito mil torcedores no Heriberto Hülse perderam a paciência e pediam a entrada de Zé Carlos.

O desejo foi atendido, o centroavante foi para o jogo. Parecia que o gol do Tigre era uma questão de tempo. O Atlético-PR dava pinta de que o empate lhe era suficiente. Numa escapada, porém, Marcos Guilherme avançou em velocidade, ganhou da defesa catarinense e bateu fraco. Bruno espalmou para o lado e no pé de Cléo, que marcou seu terceiro gol em dois jogos. O goleiro foi vaiado até o fim da partida pela torcida, que depois estendeu sua insatisfação para toda a equipe, que, em vez de sair do Z-4, acabou na lanterna.

Marcelo do Atlético PR e Giovanni do Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Ag. Estado)
Criciúma e Atlético-PR se enfrentaram no 
Heriberto Hülse (Foto: Fernando Ribeiro 
/ Ag. Estado)

 


FONTE:

Dorival elogia equipe, mas vê Verdão prejudicado pela arbitragem

Técnico cobrou cartão vermelho para Egídio em contra-ataque palmeirense no segundo tempo. Na sequência, cruzeirense salvou gol de Mouche em cima da linha


Por Belo Horizonte


O empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro até foi um bom resultado para o Palmeiras na noite desta quarta-feira, apesar do gol sofrido nos acréscimos da partida. No vestiário do Mineirão, porém, reclamações pelos lados do Verdão. O técnico Dorival Junior foi expulso pelo árbitro Péricles Bassols aos 30 minutos do segundo tempo por cobrar a expulsão do lateral-esquerdo Egídio.

O jogador do Cruzeiro fez falta dura em Bruninho e parou um contra-ataque do Palmeiras, no empate em 1 a 1 entre as equipes, na noite desta quarta-feira, no Mineirão. Durante a entrevista coletiva após a partida, o treinador reclamou do lance, que, para ele, mudou o rumo do jogo e prejudicou a atuação do Verdão. Minutos depois, o cruzeirense salvou em cima da linha um chute de Mouche que tocou a trave esquerda de Fábio e quase abriu o placar.


- Apenas falei para ele que foi a segunda falta por trás do Egídio e que aquela falta seria para ser o segundo cartão amarelo e fatalmente o Cruzeiro terminaria o jogo com um a menos. E foi o Egídio quem tirou aquela bola que o Mouche empurrou para o gol. Então, você vê a diferença que isso faz no jogo. Isso deixaria o Palmeiras com uma possibilidade maior de conquistar a vitória - afirmou.
Com 35 pontos, o Palmeiras se manteve com certa vantagem da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o time do técnico Dorival Júnior volta a campo no sábado, às 16h20, para enfrentar o Corinthians, no Pacaembu.


saiba mais

Confira a entrevista coletiva do técnico Dorival Júnior:

O jogo
- De um modo geral a equipe se dedicou. O Fernando Prass é um grande goleiro e teve uma passagem maravilhosa com a gente lá no Vasco. Ele sabe do potencial e da importância dele para esse grupo. O Henrique é um jogador que vem crescendo, vem se entregando, com uma dedicação muito grande. Corrigindo um errinho ou outro, ele pode se tornar um atacante ainda mais conclusivo. Queremos que ele continue assim, tentando melhorar sempre.


Equipe mais forte no clássico?
- O Palmeiras vem melhorando, independentemente do jogo do Santos. Estamos evoluindo. Isso nos traz mais confiança. Esperamos fazer um grande jogo contra o Corinthians.



Retornos de Valdivia e Lúcio
- Espero que os jogadores estejam recuperados, naturalmente. O Valdivia teve um problema, mas trabalhou hoje de manhã, foi para academia e está se preparando para o jogo.


O melhor em campo
- Eu acho que enfrentar um ataque com o poderio do Cruzeiro, você precisa de um grande goleiro. E ele nos deu a resposta. Nos passa uma confiança muito grande. É um jogador decisivo. Ele tem uma importância grande para o elenco, não só em campo.


Prass ajudou na recuperação da equipe?
- Acho que sim. Todo grande time começa por um grande goleiro. E o Fernando é um desses goleiros, que nos passa confiança. Ele se dedica como ninguém em treinamentos. É um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. Assim como do outro lado. Nós encontramos um dos melhores goleiros do Brasil. São jogadores que sempre mantém uma média muito elevada.

Dorival, Palmeiras X Cruzeiro (Foto: Cristiane Mattos / Agência estado)
Dorival Júnior orienta a equipe antes de ser 
expulso, no segundo tempo (Foto: Cristiane 
Mattos / Agência estado)


FONTE:

Marcelo valoriza criação do time e destaca ponto conquistado no fim

Treinador celeste lamenta desgaste físico dos atletas e deve poupar  jogadores contra o Figueirense, em Santa Catarina


Por Belo Horizonte


Todo mundo quer tirar pontos do líder e por causa disso os adversários do Cruzeiro jogam fechados no Mineirão por uma bola. Em grande parte dos jogos, o sistema ofensivo da Raposa levou a melhor. Porém, nos últimos dois jogos em casa no Brasileirão, o time caiu para o Corinthians e conquistou apenas um ponto contra Palmeiras 

Nesta quarta-feira, o time celeste empatou com a equipe alviverde por 1 a 1 e o técnico Marcelo Oliveira citou da superioridade do Cruzeiro e a dificuldade imposta pelo time do técnico Dorival Júnior.

- São duas equipes grandes, tradicionais e todos os dois estão lutando muito pelo resultado em circunstancias diferente. Eles estavam fechados, marcando os laterais o tempo inteiro. Infelizmente a bola não entrou. Geralmente quando um time vem muito bem, os adversários dão a vida contra o Cruzeiro. Mas um ponto foi importante.

Apesar do empate, Marcelo Oliveira destacou os números favoráveis ao time celeste no duelo desta quarta-feira, no Mineirão.

Marcelo Oliveira comandou o Cruzeiro no empate contra o Palmeiras (Foto: Reprodução/Premiere)Marcelo Oliveira comandou o Cruzeiro no empate contra o Palmeiras (Foto: 
Reprodução/Premiere)


- Peguei alguns números e foram 21 finalizações nossa contra seis do Palmeiras. 61% de posse de bola. Tivemos volume, rondamos a área e criamos pelo menos três claras. Haveria uma preocupação de minha parte se nós não tivéssemos criado e se não tivesse volume, mas diante de uma retranca, temos que caprichar nas jogadas de lado e usar a jogada individual criativa.

O próximo jogo do Cruzeiro é contra o Figueirense, no sábado, às 16h20 (de Brasília), no estádio Orlando Scarpelli. Neste compromisso, Marcelo Oliveira admite poupar alguns atletas devido ao desgaste físico da Copa do Brasil e do Brasileirão. 

- Não vamos treinar novamente. A gente pode mudar em algumas posições e com qualidade semelhante. Isso já acontece com Mayke e Ceará, Nilton com um dos volantes, os meias com o Willian. Mas isso será definido depois que o nosso departamento de fisiologistas nos passarem as informações necessárias. No Brasil, o técnico escala pelo desgaste.


F9NTE:

Com emoção até o fim, Cruzeiro e Palmeiras empatam no Mineirão

Apostando no contra-ataque, Verdão abre o placar aos 43 minutos do segundo tempo, mas leva empate de Dagoberto nos acréscimos do jogo


 A CRÔNICA


por Felipe Zito


A força da pior defesa do Campeonato Brasileiro prevaleceu sobre o melhor ataque. Na noite desta quarta-feira, Cruzeiro e Palmeiras empataram por 1 a 1 no Mineirão em um resultado que, na teoria, foi muito mais comemorado pelos paulistas, que lutam para se manter fora da luta contra o rebaixamento, do que pelos mineiros. Na prática, porém, a Raposa teve mais motivos para comemorar já que conseguiu o empate nos acréscimos, o que frustrou a empolgação alviverde.

O resultado levou a Raposa aos 60 pontos, na primeira colocação. A vantagem, porém, foi mantida em sete pontos já que o vice-líder São Paulo empatou sem gols com a Chapecoense, em Santa Catarina. O Palmeiras foi aos 35 pontos e se manteve com certa folga do Z-4.


saiba mais

Preocupado em se defender, o Verdão não teve vergonha de se retrancar para segurar o grande poder ofensivo do Cruzeiro. Apesar de pressionar durante grande parte dos 90 minutos, os donos da casa quase pararam em grande atuação de Fernando Prass. Nos minutos finais, porém, tudo mudou. Mouche deixou os paulistas em vantagem e, quando o triunfo parecia decidido, Dagoberto igualou o placar nos acréscimos em lance que teve certa colaboração do goleiro palmeirense.

Na próxima rodada, o Palmeiras terá confronto importante. No sábado, às 16h20 (de Brasília), o time do técnico Dorival Júnior encara o Corinthians, no Pacaembu. No mesmo horário, o Cruzeiro pega o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

São Prass segura o líder

Sem Valdivia (suspenso pelo STJD), o Palmeiras entrou em campo com novidade: Bernardo foi titular pela primeira vez desde que foi contratado em maio. Com Renato na vaga de Marcelo Oliveira e Mazinho no lugar de Cristaldo, Dorival Júnior deu indícios de que o objetivo era fechar a defesa e contra-atacar. A tática deu campo para o Cruzeiro avançar e dominar as principais ações, já que o adversário tinha todos os jogadores atrás do meio de campo.

E foi aí que a estrela de Prass começou a brilhar. Depois de uma boa defesa em chute de Everton Ribeiro, o goleiro fez milagre aos 20 minutos, evitando dois arremates de Marquinhos. Sem presença ofensiva, o Palmeiras apostou nos chutões para tentar aliviar a pressão. Mas deu espaço para Egídio avançar. Aos 36, o lateral apareceu na grande área e dividiu com Fernando Prass e Nathan. A bola tocou no braço do cruzeirense e entrou; o árbitro Péricles Bassols anulou a jogada.

Egídio, Cruzeiro e Palmeiras no Mineirão (Foto: Gualter Naves/Light Press)
Egídio e João Pedro disputam jogada no 
Mineirão (Foto: Gualter Naves/Light Press)


Minutos finais eletrizantes

Com Ricardo Goulart e Willian em campo, o Cruzeiro aumentou a sua força ofensiva e apostou em seu quarteto. A tática deu certo, tanto que Prass continuou trabalhando com frequência. Quando ele nada pôde fazer, os paulistas contaram com a sorte. Um chute de fora de Willian e uma cabeçada de Moreno passaram muito perto. Apesar de ter mais posse de bola, a Raposa, aos poucos, foi perdendo ritmo ofensivo e apostando nas jogadas pelo alto.

Mais animado, o Palmeiras passou a ter presença ofensiva e assustar. Mouche aproveitou passe de Felipe Menezes e concluiu na trave. Na sequência, Egídio afastou em cima da linha. Depois, em uma jogada rápida, conseguiu a inesperada vantagem. Henrique recebeu de Felipe Menezes e deixou Mouche livre para fazer 1 a 0. O Cruzeiro se lançou para o ataque e contou com o improvável para empatar. Nos acréscimos, Dagoberto aproveitou rebote e, com certa colaboração de Fernando Prass, deixou tudo igual no marcador.




FONTE:

Ney elogia o time, mas reconhece Corinthians “merecedor da vitória”

Treinador avalia desempenho do Vitória e afirma que equipe foi punido por gol sofrido no primeiro tempo. Rubro-Negro baiano foi derrotado por 2 a 1 nesta quarta-feira


Por Cuiabá


A derrota para o Corinthians significou para o Vitória a volta à zona do rebaixamento. Após ser derrotado por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, na Arena Pantanal, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Leão, que soma 31 pontos, caiu para a 17ª posição e revive o pesadelo de estar novamente do Z-4.

Após o confronto, o técnico Ney Franco avaliou o desempenho da equipe. Ele reconheceu a superioridade do Timão e afirmou que o gol sofrido na primeira etapa teve papel decisivo no desfecho do confronto.

- O Corinthians dominou o primeiro tempo. No segundo, as mudanças que fiz surtiram efeito. Voltamos com os mesmo jogadores, mas com uma disposição diferente dentro de campo. Demos uma crescida no jogo, igualamos, mas pagamos por ter tomado o gol no primeiro tempo. No final do jogo, merecíamos ter um resultado diferente. Mas, no jogo como um todo, o Corinthians foi merecedor da Vitória. Infelizmente, não tivemos força para empatar a partida - diz.


Após a derrota para o Corinthians, o Vitória, que soma 31 pontos, caiu para a 17ª colocação e agora ocupa a zona do rebaixamento. O próximo compromisso do Rubro-Negro está maracado para sábado, às 16h30 (horário de Brasília), no Barradão.


Confira outros trechos da coletiva.

01
"número mágico"
A gente está trabalhando com o número que a maioria dos times está trabalhando, que é de 45 pontos. A luta vai ser tentar trabalhar até a ultima rodada para estar fora da zona. Temos um momento árduo, complicado, mas os jogadores estão se entregando, a diretoria dando condições de trabalho, e a comissão técnica trabalhando forte. Com a eliminação da Sul-Americana, principalmente depois do jogo contra o Criciúma, vamos ter intervalo para recuperar alguns atletas para, na reta final, ter mais opções. Até a última rodada, o nosso caminho é de muito trabalho.


02
Cáceres e José welison
Tivemos o retorno de dois jogadores: Cáceres e José Welison. Temíamos, porque eram jogadores que estavam sem ritmo. Mas os dois fizeram uma boa partida. O Zé Welison, na minha opinião, foi um dos melhores. Deu sustentação à defesa para que pudesse o time pudesse trabalhar. Foi bem na saída e nos desarmes. Com o retorno do Nino, vamos ter o Zé, Cáceres e o Adriano, que não veio por problemas médicos. Tivemos problemas para montar a equipe para o jogo de hoje.


saiba mais

Mano ironiza crise, critica estádio e liberação de Valdivia para o Dérbi

Técnico valoriza vitória em Cuiabá, mas diz que Arena Pantanal deixou a desejar. Corintiano fala sobre punição a Guerrero e manobra do rival para escalar Mago


Por Cuiabá

Após comandar o Corinthians no triunfo sobre o Vitória, por 2 a 1, nesta quarta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá, o técnico Mano Menezes ironizou o princípio de crise pela qual o time passou após a derrota para o Atlético-MG, por 4 a 1, no Mineirão, que provocou a eliminação do Timão na Copa do Brasil. Com o resultado desta quarta-feira, o time chegou aos 52 pontos e voltou ao G-4 do Brasileirão. 


- Se não me engano, nos colocamos, com essa vitória, com uma das melhores campanhas do segundo turno. Se não a melhor. Subimos de sexto para terceiro. É porque estamos em crise, né? Se estivéssemos bem... - disse o treinador.

Mano valorizou os dois triunfos consecutivos no Brasileirão, que recolocam o Corinthians na briga por uma vaga na Libertadores de 2015 - domingo passado, o Timão venceu o Internacional, em Porto Alegre, por 2 a 1.

- As vitórias que conseguimos depois de quarta passada (dia da derrota para o Atlético) servem para mostrar nossa capacidade, mostrar que somos melhores do que aquilo. Principalmente para nós mesmos. Depois para o torcedor, para que ele volte a confiar na equipe. E também pelos resultados paralelos. À medida em que os adversários te dão chance e você não aproveita, isso desestimula muito - disse o técnico.


Confira os principais pontos da coletiva de Mano Menezes:


Falta de água na Arena Pantanal


saiba mais

- É triste falar, mas é uma coisa esperada. Todos sabemos que, se fecharmos nosso apartamento e alguém ir lá uma vez a cada 15 dias, o apartamento não vai ficar bom. Você não cuida dos detalhes. De vez em quando viemos aqui, depois vem outro clube. O estádio perde muito sua capacidade de manutenção


Problemas enfrentados no estádio
– No banheiro dos atletas estava faltando água, mas no da comissão técnica tinha. O jogo tem de ser bem pensado e planejado. Esse jogo aqui foi marcado em cima da hora, prejudicou a presença do público (menos de 7 mil pessoas). O jogo poderia ter sido um pouco mais tarde, mas sei que temos de respeitar os horários da televisão. Se justifica jogar em outra praça quando o jogo é atrativo, capaz de trazer o torcedor.


Suspensão de Paolo Guerrero
– Não conversarmos sobre isso, mas era um assunto importante antes de um jogo também importante. Deve ficar a cargo do departamento jurídico do clube, que certamente amanhã ou depois passará uma posição definitiva. O que me deixa contente é que sem Paolo, Fagner e Cássio, a equipe respondeu bem em um jogo que tinha essa carga de tensão. Jogando como mandante em um estádio que não era nosso e todos sabem o porquê (o clube foi punido e perdeu mando de campo). Era importante, com essa responsabilidade, dar uma resposta positiva e continuar vencendo. Se não me engano, nos colocamos, com essa vitória, com uma das melhores campanhas do segundo turno. Se não a melhor. Subimos de sexto para terceiro. É por que estamos em crise, né? Se estivéssemos bem... 


Tribunal pode definir o campeonato?
- Não sei. O que achei estranho é fazer um acordo para um jogador e decidir quando ele vai cumprir suspensão. Se quer jogar esse jogo ou aquele. Isso me pareceu estranho. Não pode ser permitido. Se a lei permite, a lei está errada. O infrator não pode escolher como vai cumprir a pena. Quem julga e que deve definir. Você não pode desequilibrar uma competição, por mais que o jogo tenha rivalidade ou não. Deve-se estabelecer um padrão, pelo menos na minha visão, para que as coisas sejam vistas pelo torcedor. E com mais credibilidade (Mano fala sobre a manobra do Palmeiras para ter Valdivia no Dérbi do próximo sábado - entenda o caso).


Empate do Palmeirascom o Cruzeiro
– A gente também ia perder, há duas semanas, para o Cruzeiro, mas ganhamos de 1 a 0. Isso só comprova aquilo que falamos sempre. Não é retórica. Você não ganha antes. É preciso jogar primeiro. No Brasil, o último joga com o primeiro com a capacidade de vencê-lo, sempre. Se não fizemos nossa parte, o outro está ali para fazer. Enxergamos o clássico com o Palmeiras com esse respeito. 


Romero ou Lucianona vaga de Guerrero
- Fazer uma avaliação em cima de duas situações é injusta. Você analisa um que não fez o gol e outro que fez o gol da vitória. A avaliação me parece óbvia. Vocês (jornalistas) já têm a de vocês. Tenho procurado recuperar todos os jogadores, não podemos perder ninguém. Imagina se perdermos Paolo por um período maior? Não posso abrir mão do Romero. Tenho de tentar recuperar a confiança dele. O jogador deverá achar o ponto de equilíbrio. Às vezes, o atleta quer fazer perfeitamente o que o técnico pede. Brinquei falando sério com ele, dizendo que os atacantes são mais reconhecidos por marcar gols e não marcar zagueiros. Ele está se dedicando tanto para a equipe que está faltando um pouco do segundo. Dizemos que atacantes e meias precisam roubar um pouquinho (de bola). Um jogador como ele, chega de outro país, quer fazer tudo certo, colaborar com tudo, precisa achar um ponto de equilíbrio. Acho que ele vai se recuperar. É tecnicamente muito bom, e logo os gols voltam a sair.


Vai ser o segundo técnico com mais jogos pelo Corinthians?
- Eu sempre falo sinceramente. Vamos deixar essas marcas para o Tite.


Ralf já pode voltar?
– A melhor coisa é ter mais jogadores à disposição. Ralf já saiu do departamento médico e está fazendo a transição física porque ficou um bom período sem treinar no ritmo dos outros. Vamos avaliar, conversar com ele e com os preparadores físicos para saber o quanto teremos dele no sábado.


G-4
– Quando avaliamos na quarta passada, a fatídica quarta (da derrota para o Atlético), o quanto queríamos correr de risco, pensamos nas possibilidades e naquilo que era muito importante para o clube. É muito importante conquistar uma vaga para a Libertadores. As probabilidades maiores estão aqui no Brasileiro porque temos mais vagas e menos times proporcionalmente brigando por elas. Se um vai ser campeão da Copa do Brasil, teremos mais uma. Se um for campeão da Sul-Americana, descemos mais uma. Temos de ser maduros para pesar isso e analisar sempre, a cada rodada. Quando saímos, há poucos dias, do G-4, eu mostrei isso aos jogadores. Quando você fica 24 rodadas dentro, como ficamos, vem a frustração quando sai, pode haver o desequilíbrio e perder o rumo. Eu mostrei que é normal. Os outros também têm capacidade e estão aí, Grêmio, Fluminense, Atlético, que ontem desceu uma posição. Temos o Santos. Muita gente boa, capaz, lutando pelo mesmo objetivo. Não somos o melhor dos melhores, mas também não vamos abrir mão de lutar. Hoje, a equipe conseguiu, faltando oito rodadas para serem jogadas, superar a campanha do ano passado em dois pontos. Temos de valorizar nossa capacidade, valorizar o que estamos construindo, e pedir ao nosso torcedor que, mesmo tendo ficando frustrado e triste (pela eliminação), que esteja ao nosso lado. Vamos fazer de tudo para que ele seja mais feliz nos próximos dias.


FONTE:

Crise? Timão vence outra, embola o G-4 e complica Vitória no Brasileirão



Bomba de Fábio Santos e belo gol de Luciano colocam o Corinthians na terceira posição. Edno desconta, mas não impede outra derrota do Leão


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O Robin Hood do Campeonato Brasileiro mostrou nesta quarta-feira que também pode ser malvado com os clubes que lutam na parte de baixo da classificação. E em um momento decisivo da competição. Depois de dar um tempo na crise com a vitória sobre o Internacional, o Corinthians bateu o Vitória por 2 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 30ª rodada, e ganhou força na briga por uma vaga na Taça Libertadores de 2015. Os baianos seguem o calvário da luta contra o rebaixamento.



O segundo triunfo consecutivo faz o Corinthians pular para a terceira colocação, com 52 pontos, embolando a disputa na parte de cima da tabela. O Vitória se complica ainda mais. Derrotado pelo Cruzeiro em casa na rodada passada, o Leão permanece com 31 pontos e termina a rodada de volta ao Z-4.

Para manter o embalo, o Corinthians tem agora o arquirrival Palmeiras pela frente, sábado, às 16h20, no Pacaembu. No mesmo dia, o Vitória tentará reabilitação diante do Criciúma, às 18h30, no Barradão.

Timão pressiona; Vitória espera


O Corinthians ignorou os desfalques, a chuva e o pouco público na Arena Pantanal para dominar boa parte do primeiro tempo. Criticado pela torcida de exagerar na retranca, o técnico Mano Menezes colocou o Timão para atacar e tentar encurralar o rival. Renato Augusto teve espaço de sobra pelo lado direito e conduziu a equipe para a pressão. Tanto que, logo no primeiro minuto, cruzou na medida para Romero desperdiçar uma oportunidade clara.

O Vitória também colaborou para que isso acontecesse. Se Mano atacou, Ney Franco esperou demais uma chance nos contra-ataques. Mansur e Marcinho foram os únicos a aparecer, mas sem muito perigo. Era do que o Corinthians precisava. Depois de chute de Renato Augusto em Kadu, aos 18, a bola sobrou na esquerda para Fábio Santos disparar uma bomba indefensável para Wilson. Perto do fim, Jadson bateu por cima e perdeu a chance de ampliar.

O Vitória corrigiu parcialmente seus problemas no segundo tempo, mas esteve longe de assustar. Enquanto a defesa diminuiu os espaços e impediu que o Corinthians chegasse com tanta facilidade, o ataque continuou improdutivo. Walter trabalhou pouco. Nem mesmo as entradas de Edno no lugar de Marcinho e Juan na vaga de Mansur mudaram o rendimento.

O Corinthians não conseguiu ser tão incisivo quanto na etapa inicial, mas teve chances. Anderson Martins acertou o travessão, e Renato Augusto, no susto, errou no rebote. A equipe paulista cresceu de vez quando o Vitória se abriu. O segundo gol saiu aos 35 com jogadores que entraram no segundo tempo. Malcom iniciou a jogada que ainda passou por Fábio Santos e Renato Augusto. Luciano marcou.

Sofrendo em demasia para criar, o Vitória reagiu aos 38, quando já parecia aceitar a derrota. Edno, aquele mesmo de uma passagem extremamente apagada pelo Corinthians, cobrou falta com perfeição por cima da barreira. Foi também o último suspiro. A pressão nos últimos minutos não aconteceu. O Timão se fechou, segurou a bola e a vitória. Afinal, não é sempre que o Robin Hood pode ser tão amável.

Luciano comemora gol do Corinthians contra o Vitória (Foto: Reprodução )
Luciano comemora gol do Corinthians contra o 
Vitória (Foto: Reprodução )




FONTE:

Abel lamenta gol em "jogo controlado" e desiste de taça: "Nossa briga é G-4"

Técnico garante que Inter lutará até o fim do Brasileirão por vaga na Libertadores


Por Rio de Janeiro



Chega de pensar no Cruzeiro. Dez pontos atrás do líder (60 a 50) e a oito rodadas do fim do Brasileirão, o objetivo do Inter é pensar em ficar no G4. E, na derrota por 2 a 0 para o Flamengo na noite desta quarta-feira, que culminou com a queda do time para o quinto lugar, Abel Braga acredita que o resultado negativo ocorreu pelo fato de levar o primeiro gol quando era melhor na partida.

O discurso de buscar a tão sonhada taça foi abandonada pelo treinador. Abel entende que a luta terminou no último domingo, quando o Colorado levou 2 a 1 do Corinthians. No entanto, garantiu que a equipe lutará para ficar entre os quatro primeiros e garantir uma vaga à Libertadores de 2014:

- (A briga pelo titulo acabou) No jogo passado, quando voltou a ficar nove pontos. Nossa briga é pelo G4 e está aberta. Temos que trabalhar. O Flamengo é uma equipe que está em ascensão. Fizemos um primeiro tempo igual. O jogo estava à feição e sofremos o gol, mas não vamos desistir, não podemos. Já fizemos coisas muito boas esse ano. Queríamos mais. Acho que poderíamos estar mais em cima da tabela, mas não vamos desistir.

Abel Braga, Flamengo X Internacional (Foto: Getty Images)
Abel Braga em partida contra o Flamengo no 
Maracanã (Foto: Getty Images)


O revés para o comandante colorado não foi merecido. Abel avaliou que o primeiro tempo acabou marcado pelo equilíbrio. E, na segunda etapa, quando analisava o Inter melhor postado, sofreu o primeiro gol de Gabriel. O time tentou buscar o empate e sofreu o segundo (também de Gabriel). 

Apesar do momento delicado, prometeu manter a mesma entrega nas rodadas restantes: 

- O jogo estava igual no primeiro tempo. Até tivemos a melhor chance. O jogo estava totalmente controlado e veio o gol. Aí veio o desespero.  O jogo estava bom. Ficamos muito tempo no G4. 

Agora vamos tentar recuperar para voltar nos jogos que faltam
Com o resultado, o Inter caiu para o quinto lugar com 50 pontos. Na próxima rodada, o time enfrenta o Bahia. A partida será disputada neste sábado, às 21h, no Beira-Rio.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


saiba mais

Cada vez mais longe de confusão, Luxa decide poupar time contra o Bota

reinador revela que jogadores mais desgastados fisicamente vão ficar no Rio sob orientação de Antonio Mello. Chicão e João Paulo estão no grupo que não viaja


Por Rio de Janeiro


Vanderlei Luxemburgo mal teve tempo para comemorar a vitória do Flamengo sobre o Internacional, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela 30ª rodada do Brasileirão (veja os melhores momentos no vídeo abaixo). Com 40 pontos, o Rubro-Negro vê a zona da confusão cada vez mais distante, e o treinador começa a tomar decisões preocupado também em não desperdiçar a última oportunidade de título no ano: a Copa do Brasil. Sendo assim, a empolgação pelo triunfo sobre o Colorado dividiu espaço com a preparação da equipe para pegar o Botafogo, sábado, em Manaus. E a tendência é que um time misto seja escalado pensando na semifinal de quarta-feira, contra o Atlético-MG.


Preocupado em não perder jogadores por conta da maratona de jogos, Luxa revelou que a programação rubro-negra prevê a manutenção do preparador físico, Antonio Mello, no Rio de Janeiro com alguns jogadores que estão mais desgastados fisicamente. João Paulo, suspenso, e Chicão farão parte deste grupo. A relação completa de quem vai encarar a viagem de quase quatro horas até a capital do Amazonas, no entanto, só será divulgada na tarde de quinta-feira, no Ninho do Urubu.

- Eram dois times em final de temporada, que já estão sofrendo na parte física, com lesões, exposição a cartão mais rápido... Quando se está cansado, acaba chegando atrasado nas jogadas. Jogamos 20 jogos em dois meses e pouquinho, mas é complicado falar. É o que tem, né? Alguém paga e vai colocar dessa forma. Vou pensar. Já dei uma reunida, e o Flamengo vai fazer o que é necessário para sair da confusão e visar à Copa do Brasil. O jogo em Manaus é uma viagem longa. Se tivermos que deixar alguns jogadores que estão muito cansados, vamos deixar. Vou deixar também o preparador físico, Antonio Mello, e vou para Manaus com um grupo que, mesmo que esteja sem ritmo, se doe ao máximo 

Falando do confronto com o Inter em si, Vanderlei não se gabou com a decisão pelas entradas de Elton e Nixon no segundo tempo. A verdade, porém, é que foi da dupla a jogada que terminou com o primeiro gol de Gabriel. Os bons momentos do meia-atacante, que marcou cinco gols nos últimos sete jogos, e do goleiro Paulo Victor também foram tema da entrevista coletiva, que está na íntegra abaixo.

Com 40 pontos, o Flamengo é o décimo colocado no Brasileirão, e encara o Botafogo sábado, às 21h (de Brasília), em Manaus, pela 31ª rodada. 

Flamengo x Internacional maracanã - luxemburgo (Foto: André Durão)
Luxemburgo durante a vitória sobre o 
Internacional, no Maracanã 
(Foto: André Durão)


Confira os assuntos da coletiva de Luxemburgo.

Mudanças no time
- Queria velocidade de lado. O Gabriel é rápido e está em um momento bom, insinuante, com drible. O futebol tem que ter drible. Comecei com o Eduardo, que tem uma estrela muito boa. Depois, coloquei o Luiz Antonio para manter o esquema que tinha mudado com o Márcio Araújo por dentro e o Gabriel pela direita. O time deles girava muito. Quem girava o jogo era o Willians, que sabemos que não tem uma técnica esmerada. O lateral-esquerdo sobe muito. Coloquei o Nixon no lugar do Eduardo para ter velocidade por fora e por dentro. Ia colocar o Lucas (Mugni), mas olhei bem e pensei em prender um atacante por dentro com o Nixon pela esquerda. No intervalo do jogo, o Everton já estava meio que pedindo para sair, disse que não ia aguentar. Olhando o jogo, coloquei o Nixon por ali. Deu certo. Às vezes, erramos. Outras, acertamos. O Inter veio para cima e mesmo com espaço para contragolpe não é fácil raciocinar.


Gabriel
- Ele está bem, está feliz. É preciso ter um jogador com velocidade e mudança de direção. Não podemos esquecer que é um peladeiro, que começou velho no futebol. Agora que está encorpando, estamos ensinando como bater na bola. Vive um momento bom e vai acontecer coisa boa na carreira.


Preparo físico do time
- O time tem um sentido de marcação. Perdemos isso contra o Atlético-PR, o equilíbrio como equipe, a parte tática. Se tivéssemos saído em desvantagem, quem teria o contragolpe hoje era o Inter, que tem time rápido. Mas aconteceu o contrário, ficaram os zagueiros expostos e era questão de encaixar o contra-ataque. Foi uma característica que falou no jogo.


Pressão do Inter no fim
- O Inter está no G-4, né? É um time de muita qualidade, com jogadores que matam o jogo, mas eu fiquei com a opção de contragolpe. Se toda jogada saísse gol, ia ser 44 x 44, 45 x 45.... Eles iam passar perto, mas ficaram expostos. Isso foi tema de palestra. Falei para negociarmos o jogo, que não poderíamos deixar que eles saíssem com a vantagem e que se nós fizéssemos primeiro o time deles ia ficar exposto. O Flamengo tinha obrigação de ganhar, mas o Inter também.


Paulo Victor
- Ele está vivendo um momento muito bom. Gosto muito dele, desde a vez passada que estive aqui. Quando as coisas estão boas, é assim. A bola bate na bunda dele e sai. Daqui a pouco vira, e bate na bunda dele e entra. Espero que não mude. Temos que dar os parabéns ao preparador de goleiros, que trabalha bastante, e ao César, que é outro excelente goleiro.


Homenagem ao Jayme e possibilidade de volta

- Estou pensando em tanta coisa, mas está tudo na caixinha. Vamos deixar a coisa acontecer para frente, com calma. O Jayme tem história no clube, como eu. Estamos pensando em tirar o Flamengo da confusão, colocar a cabeça para fora, mas sem esquecer de uma coisa aqui do lado, que é a Copa do Brasil. Por isso, essa vitória foi fundamental.


Evolução do Flamengo

- Estou contente, feliz, satisfeito. A resposta está sendo muito boa. O time tem dado resposta em campo e não é no jogo de hoje (com o Inter). Fomos questionados ali atrás por conta de cinco jogos sem vitórias, mas o time vinha jogando bem. Mantive a tranquilidade e era questão do resultado aparecer contra equipes que decidem em uma bola. O nosso momento é tranquilo, o ambiente é tranquilo. Estou feliz, trabalhando, não há nenhum tipo de arestas. Está tudo sossegado, e quando é assim está bom.


Jogo com o Botafogo
- Vamos ver os jogadores que estão realmente cansados. Quem estiver mesmo perto de uma estafa, de uma lesão, vamos deixar aqui. Vamos levar quem está 100% para jogar. Não dá para poupar todo mundo. Conversamos com a diretoria, vou tomar as decisões que me cabem como técnico. Há um acordo legal e vai dar tudo certo.


FONTE:
http://glo.bo/12eyHHN