quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Liga Europa: Inter de Milão vence e dispara na liderança do Grupo F

D'Ambrosio e Icardi marcam os gols da vitória do time italiano por 2 a 0 sobre o Qarabag, do Azerbaijão. Também pelo Grupo F, Saint-Étienne e Dnipro empatam


Por Milão, Itália


saiba mais

O Inter de Milão venceu o Qarabag, do Azerbaijão, nesta quarta-feira e disparou na liderança do Grupo F da Liga Europa. No Giuseppe Meazza, os Nerazzurri venceram por 2 a 0, com gols de Danilo D'Ambrosio e Mauro Icardi. 
Com o triunfo, o time italiano soma seis pontos em duas rodadas e lidera com ampla vantagem para os rivais do Grupo F. O Saint-Étienne, que empatou nesta quinta sem gols com o Dnipro, vem em seguida com dois. O clube ucraniano e o Qarabag somam apenas um.

O Inter de Milão venceu com um belo gol de Danilo D'Ambrosio. Aos 18 do primeiro tempo, o lateral aproveitou a cochilada da defesa do Qarabag e acertou um lindo chute de fora da área. No fim, o argentino Mauro Icardi ampliou e selou a vitória por 2 a 0. 

Comemoração do Inter de Milão contra o Qarabag (Foto: Agência EFE)
Inter de Milão tem início arrasador 
na fase de grupos da Liga Europa, 
com 100% de aproveitamento 
(Foto: Agência EFE)


FONTE:

Dorival comemora vitória, fuga do Z-4 e elogia Valdivia: "Faltava entrega"

Técnico gosta do time na goleada por 4 a 1 sobre a Chapecoense e aprova nova postura do chileno. "Ele assumiu essa condição de liderança que estava adormecida"


Por São Paulo


O técnico Dorival Júnior, do Palmeiras, aprovou a atuação do time na goleada de virada sobre a Chapecoense, por 4 a 1, na noite desta quinta-feira, no Pacaembu. O resultado deixou o Verdão na 15ª posição, com 28 pontos, fora da zona de rebaixamento, para alívio dos palmeirenses.

- Foi um resultado importante, pela forma como foi conquistado. Os jogadores estão de parabéns, porque voltamos a fazer uma boa partida. Era um jogo de alto risco, contra um time traiçoeiro, e será importante para a sequência - disse Dorival.


Para mim, faltava a ele (Valdivia) mais entrega em prol do grupo, não só tecnicamente, porque assim faz a diferença, mas essa participação no dia a dia. Essa condição de liderança que estava adormecida. Prefiro ver dessa forma
Dorival Júniorr

Mais do que o resultado, o comandante ressaltou a nova postura de Valdivia, com participação ativa na goleada alviverde. De acordo com o treinador, o chileno mudou de atitude no dia a dia e agora entendeu a sua importância para o grupo. O meia foi novamente o capitão da equipe, assim como havia ocorrido na derrota por 3 a 1 para o Figueirense, domingo, em Florianópolis.

- Tecnicamente não precisa falar nada dele. A maior vitória dele é assumir no Palmeiras a responsabilidade da braçadeira de capitão. Sou sincero com vocês: sinto o Valdivia totalmente integrado ao time. Primeiro com a recuperação do time na competição. Ele assumiu isso e fico satisfeito. É o que esperava dele. Para mim, faltava a ele mais entrega em prol do grupo, não só tecnicamente, porque assim faz a diferença, mas essa participação no dia a dia. Essa condição de liderança que estava adormecida. Prefiro ver dessa forma. Esse é o maior ganho do Valdivia nesse período. Não quero só tecnicamente. Fico feliz com o que vi dele nesses dias. Ele está sentindo o quanto é importante para o grupo. As pessoas atendem mais o que ele fala e os gestos dele no campo. Esse é o grande ganho.

Dorival Junior, Palmeiras X Chapecoense (Foto: Getty Images)
Dorival Junior orienta o time do 
Palmeiras contra a Chapecoense 
(Foto: Getty Images)


Confira a entrevista coletiva do técnico Dorival Júnior:

RECLAMAÇÃO DE CRISTALDO NO PÊNALTI
- Se o jogador está confiante, ele pode se apresentar. Mas preferencialmente é quem treina. Se o Henrique falar que não está bem, tudo bem. Seria uma opção lógica e natural, mas, do contrário não. Temos de respeitar o que é determinado e treinado. Foi um resultado importante, pela forma como foi conquistado. Os jogadores estão de parabéns, porque voltamos a fazer uma boa partida. Era um jogo de alto risco, contra um time traiçoeiro, e foi importante para a sequência.


CRISTALDO A PARTIR DE AGORA
- Aos poucos ele vai conquistando o espaço. Queremos ver sempre essa atitude que ele teve e já vinha mostrando em outros momentos. É o atleta que pede passagem, não é o treinador que escala. O treinador só dá sequência para o jogador desenvolver. Fizemos alteração tática e expliquei para ele. Infelizmente tivemos um problema com o Diogo e com a sua entrada o time realmente teve uma nova condição. Agora tentaremos recuperar todos, porque a exigência dos jogos será ainda maior.


IMPORTÂNCIA ESTAR FORA DO Z-4
- Sair foi importante e pontuar mais ainda. O Palmeiras vinha merecendo um resultado que deixasse os jogadores mais confiantes. Tomara que possa ser o início de uma recuperação completa, em busca de uma regularidade, que é o que queremos.


CONVERSAR COM CRISTALDO
- Isso é internamente que se resolve. Não preciso expor nada aqui. É um fato simples e será solucionado lá dentro.


CONTRATAÇÃO DE JAÍlSON
- Foi um pedido nosso em consenso com a diretoria. Buscamos um jogador que era titular no Ceará. Conhecemos por passagens em times paulistas. Experiente e para um momento conturbado como esse será importante, desde que repita aqui o bom trabalho em outros times.


TORCIDA FOI FUNDAMENTAL
- O torcedor sempre faz a diferença. A camisa tem seu peso quando você vai bem. Hoje não tem mais isso: grande vencer na camisa. Isso não existe mais. O futebol brasileiro é igual há muito tempo. O líder do Brasileiro pode tomar goleada do último ou de um time na zona. Pode acontecer. Você define quando respeita e marca forte, para quando tem a posse de bola conseguir trabalhar. Fizemos isso. Mesmo assim, no primeiro lance de perigo deles a bola entrou. Sem tirar o mérito do Figueirense, mas o resultado alcançado contra eles não era aquilo. O time foi bem no primeiro tempo e saímos com 1 a 0 contra para o intervalo. Revi um filme na cabeça. Isso tem de acabar. Agora espero uma sequência de resultados.


APAGÃO DA DEFESA
- Estamos querendo melhorar, resguardando mais o time. São momentos que acontece isso (apagão). E os adversários estão aproveitando essa instabilidade, fazendo gols. Acabam construindo o resultado assim, tirando pontos importantes. Quero o quanto antes. Estamos tentando todas as formações atrás de consistência e do time ideal. Na maior parte do tempo estamos bem, e de repente em um instante acontece. Como no 4 a 1 sofremos um contra-ataque e sai o gol. Isso mostra que precisamos melhorar.


JORGINHO CRITICOU LÚCIO POR MENOSPREZAR
- Eu respeito a posição, mas vou evitar um comentário qualquer. Entendo o lado do Jorginho, mas é difícil fazer um comentário como esse profissionalmente. Prefiro trabalhar internamente. Não sabia disso. Vou saber o que aconteceu para depois ter uma posição.


HENRIQUE ARTILHEIRO E TIME NA ZONA: COMO EXPLICAR?
- Vou transferir a pergunta. Como explica isso? É difícil, espero que siga como artilheiro e o time vá bem. É difícil explicar. Ele tem aproveitado as chances, mas precisamos de um respaldo coletivo e de uma sequência de resultados. Queremos que apareçam os resultados assim como os gols deles. Não sei nem o que falar
realmente.


WESLEY
- Conheço o atleta há algum tempo. Perguntei duas vezes e me garantiu na frente dos jogadores que não tinha nada. Vou confiar no atleta, porque vivemos no país da mentira. Muita coisa é jogada para o público, muita informação errada. De vocês ao público, e internamente para vocês. Precisa ter cuidado, porque pode criar animosidade com torcida e ele. Ele tem conversa adiantada com o Palmeiras e é natural ter proposta, mas não tem nada acertado com ninguém. Tenho de acreditar, porque é um ser humano que conheço. E nunca deu sinal para não acreditar. Vamos fazer o máximo possível para permanecer e ter uma sequência melhor.


VALDIVIA
- Tecnicamente não precisa falar nada dele. A maior vitória dele é assumir no Palmeiras a responsabilidade da braçadeira de capitão. Sou sincero com vocês: sinto o Valdivia totalmente integrado ao time. Primeiro com a recuperação do time na competição. Ele assumiu isso e fico satisfeito. É o que esperava dele. Para mim, faltava a ele mais entrega em prol do grupo, não só tecnicamente, porque assim faz a diferença, mas essa participação no dia a dia. Essa condição de liderança que estava adormecida. Prefiro ver dessa forma. Esse é o maior ganho do Valdivia nesse período. Não quero só tecnicamente. Fico feliz com o que vi dele nesses dias. Ele está sentindo o quanto é importante para o grupo. As pessoas atendem mais o que ele fala e os gestos dele no campo. Esse é o grande ganho.


LADO PSICOLÓGICO
- O que falta para a maioria dos times é esse "timing". Eles estão construindo isso. Saímos da derrota do Figueirense com um sentimento único, o qual não se percebia em resultados anteriores. Estamos buscando uma unidade. Mesmo com aquele resultado, a indignação era grande pelo que produzimos em 90 minutos e sofremos a virada em poucos minutos. Citei o fato do Valdivia por isso. Essa participação direta com o elenco e se expondo mais, chamando para si a responsabilidade, sendo exemplo para os outros, aí cria um fato novo no time. Amanhã vamos trabalhar de novo, porque o jogo da semana que vem é mais importante.


CLIMA DO VESTIÁRIO NO INTERVALO E AGORA
- Nós martelamos, trabalhamos a bola e sofremos o gol. Aconteceu isso domingo. Mostrei que estávamos bem e não mudei nada. Só pedi que adiantasse a marcação e trabalhasse com mais paciência. Todos viemos com esse sentimento do intervalo. Mesmo assim, voltamos nos primeiros cinco minutos a Chapecoense prevaleceu. Isso mostra que não tem uma lógica. E depois viramos.


CONTRATAÇÃO DE WASHINGTON 
- Nós buscamos, sim, mais um jogador. Não sabia quanto tempo o Wesley demoraria a voltar. Não queríamos tirar ninguém da Série B, porque precisavam de gente na reta final, mas precisávamos de uma reposição. Nós corremos atrás. Tentamos vários e de repente hoje conseguimos a finalização desses dois atletas que eu espero que sejam felizes.


Valdivia gol Palmeiras x Chapecoense (Foto: Leandro Martins / Ag. Estado)
Valdivia comemora um dos gols do 
Palmeiras contra a Chapecoense 
(Foto: Leandro Martins 
/ Ag. Estado)


FONTE:

Jorginho acusa Lúcio de menosprezar jogadores da Chape e critica zagueiro

Espero que os adversários tenham sensibilidade para seguir jogando em cima dele como jogamos. Tenho certeza que vão ter facilidade", diz técnico da Chapecoense


Por São Paulo



O técnico Jorginho, da Chapecoense, fez um duro discurso contra o zagueiro Lúcio, do Palmeiras, após a derrota de seu time por 4 a 2, no Pacaembu, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador acusou o beque de menosprezar os jogadores de sua equipe. Na resposta a Lúcio, Jorginho ironizou a qualidade do zagueiro, aconselhando os adversários a jogarem em cima dele, "porque com certeza vão ter facilidade".

- Desculpa, mas não merece respeito como campeão do mundo. Também vesti essa camisa, não fui bem, não. Não joguei tão bem, mas tive hombridade de ser convidado a depois defender as cores do Palmeiras. Um dia ainda vou voltar aqui, não tenha dúvida, mas quando quer menosprezar porque um time está enfraquecido, ele não tem grandeza. Vocês vão falar, e ele vai dizer que nem me conhece, não vai dar bola, mas espero que os adversários tenham sensibilidade para seguir jogando em cima dele como nós jogamos. Tenho certeza que vão ter facilidade - disse Jorginho.

O técnico do Palmeiras, Dorival Júnior, que jogou com Jorginho no Verdão (entre 1990 e 1992), se absteve da polêmica:


saiba mais

- Eu respeito a posição, mas vou evitar um comentário qualquer. Entendo o lado do Jorginho, mas é difícil fazer um comentário como esse profissionalmente. Prefiro trabalhar internamente. Não sabia disso. Vou saber o que aconteceu para depois ter uma posição.

Com os 4 a 2 no Pacaembu, o Palmeiras chegou aos mesmos 28 pontos da Chapecoense, mas ficando à frente do time catarinense no número de vitórias. O próximo jogo da Chapecoense é quinta-feira, contra o Internacional, em Chapecó. Já o Palmeiras pega o Botafogo no Rio, na quarta-feira.

Jorginho técnico Chapecoense (Foto: Marcos Ribolli)
Jorginho técnico Chapecoense 
(Foto: Marcos Ribolli)

Lúcio Palmeiras x Chapecoense (Foto: Marcos Ribolli)
Lúcio sai de campo ao lado de jogador 
da Chapecoense (Foto: Marcos Ribolli)


FONTE:

Com três gols de Henrique, Palmeiras derrota a Chapecoense e deixa o Z-4

Atacante perde chance inacreditável no começo, mas se recupera e brilha na vitória por 4 a 2. Verdão não volta para a zona da queda nesta rodada


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


Henrique conheceu na noite desta quinta-feira como é ir do inferno ao céu em poucos minutos. No primeiro tempo, perdeu chance incrível, sem goleiro. No segundo, o atacante marcou três gols e foi o nome da vitória do Palmeiras por 4 a 2, de virada, sobre a Chapecoense, no Pacaembu, resultado que tirou o Verdão da zona de rebaixamento. A equipe subiu ao 15º lugar, com 28 pontos, e não volta mais ao Z-4 na rodada. Os catarinenses têm a mesma pontuação, mas estão uma posição abaixo e com uma vitória a menos.


saiba mais

A partida foi muito movimentada no Pacaembu. A Chape abriu o placar com Leandro – que fez outro no fim – e desperdiçou outras grandes oportunidades de aumentar até os primeiros momentos da etapa final. De repente, o Palmeiras começou a jogar. E construiu a vitória em menos de 20 minutos, com Wesley e os três gols de Henrique, lavando a alma dos torcedores – e dando a esperança de que a situação pode melhorar. Já para o adversário, fica a velha lição do futebol: quem não faz, toma.

O Verdão volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Botafogo, às 19h30, no Maracanã. Na quinta, às 20h30, a Chapecoense recebe o Internacional, na Arena Condá.
  •  
Henrique Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
Henrique é o destaque da vitória do 
Palmeiras, com três gols marcados 
na partida (Foto: Marcos Ribolli)


O jogo

Dorival Júnior bancou a permanência de Henrique como titular. Mas bastaram 13 minutos para ele irritar os torcedores. Após linda troca de passes entre Valdivia e Diogo, o camisa 19 recebeu na área, mas chutou fraco, e Rodrigo Biro salvou em cima da linha. O Verdão foi a campo empurrado pela torcida. Após o gol perdido, insistiu, mas a falta de qualidade prejudicou. A Chape entrou da forma como venceu o São Paulo e empatou com o Corinthians fora: fechada, jogando por uma bola. E ela apareceu aos 40 minutos, em novo vacilo da defesa palmeirense. Ricardo Conceição lançou, e Leandro, livre, abriu o placar.

O segundo tempo foi bem estranho. A Chape começou em cima, perdeu duas grandes chances e era muito melhor. Mas como diz o velho e manjado ditado do futebol, quem não faz leva. E em menos de 20 minutos o Palmeiras construiu a vitória que tirou o time do rebaixamento: aos seis, Wesley chutou de esquerda e empatou. Aos 12, Henrique começou a brilhar. Aproveitou desvio de cabeça de Valdivia e completou para o gol vazio. Oito minutos depois, tomou a vez de Cristaldo em cobrança de pênalti – o argentino ficou revoltado – e marcou o terceiro do Verdão. Mais quatro minutos e outro gol de pênalti do camisa 19, agora artilheiro do Brasileirão, com 12 gols, ao lado do cruzeirense Marcelo Moreno.

Com a vantagem construída, o Verdão se preocupou apenas em segurar a vantagem e garantir a vitória, que dá tranquilidade ao time até a próxima rodada. Ainda viu Leandro descontar para a Chape no fim, mas nada que comprometesse o resultado. E Henrique vai ter pelo menos uma semana para curtir a grande atuação. O gol perdido ficou para trás.




FONTE:

Garantido nas quartas, Medina quer final brasileira na França: "Seria irada"

Com a liderança do ranking mundial garantida após avançar para o round quatro em Hossegor, Gabriel espera conseguir uma final contra Filipe Toledo ou Miguel Pupo


Por Landes, França



Gabriel Medina despachou Josh Kerr e John John Florence, indo direto para as quartas de final da etapa de Hossegor, na França, a antepenúltima do Circuito Mundial de surfe. A classificação garantiu ao brasileiro a manutenção da liderança do ranking mundial qualquer que seja o resultado a partir daí, e deu ainda mais motivação para o garoto de Maresias, que pode ser o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial.

Após a bateria, Medina revelou a satisfação por ter surfado bem e garantiu que ficaria muito feliz se os demais brasileiros vivos na disputa, Miguel Pupo, que jogou o vice-líder do ranking, Kelly Slater, para a repescagem, Filipe Toledo e Jadson André avançassem também, fazendo uma final tupiniquim em águas francesas.

- Uma final brasileira seria irada. Temos três brasileiros na outra chave. Temos trabalho para fazer até lá, mas é possível. Temos uma grande chance, e quero que isso aconteça. Não vejo a hora de competir de novo. Acho que o mar vai crescer na sexta-feira e seria animal ter uma final brasileira. Espero que eles façam o trabalho bem feito também para eliminar todo mundo e vamos ver - garantiu Medina.

Gabriel Medina, Hossegor (Foto: Divulgação / ASP)
Gabriel Medina em ação nesta quinta-
feira em Hossegor, na França (Foto: 
Divulgação / ASP)


Sobre o triunfo diante de Josh Kerr e John John Florence, Medina destacou a importância de ir para as quartas de final. Medina conseguiu somar 16,17 com um 7,17 em sua última onda. Antes, teve uma nota nove. Florence fez 5,87 no total e Josh Kerr 9,93.

- Essa bateria foi muito importante. Um quinto lugar já está contando para a batalha para ser campeão mundial, e com certeza ver alguém caindo, que estava na disputa pelo título, e você passando, é importante, faz parte da disputa. Estou me sentindo bem, peguei uma prancha boa para surfar, e isso me dá mais confiança para o próximo round. - frisou Medina.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2014/10/garantido-nas-quartas-medina-quer-final-brasileira-na-franca-seria-irada.html

Diego Costa ganha prêmio de melhor jogador de setembro na Inglaterra

Atacante é eleito por fãs em votação realizada por entidade de jogadores profissionais


Por Londres, Inglaterra


saiba mais

O ótimo início no Chelsea continua rendendo para Diego Costa. Nesta quinta-feira, o jogador foi eleito pelos torcedores o melhor jogador de setembro do Campeonato Inglês, através de votação promovida pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA, na sigla em inglês). O brasileiro já havia conquistado um prêmio similar, dado pela Premier League, em agosto.

Para ficar com o troféu, Diego Costa manteve a eficiência: marcou quatro vezes em setembro e ajudou o Chelsea a se manter na liderança isolada da competição, com 16 pontos, três a mais que o segundo colocado, Southampton. Em uma das partidas, o atacante fez três gols, na vitória dos Blues sobre o Swansea por 4 a 2.

Ao todo, Diego Costa marcou oito vezes em oito jogos pelo Chelsea. Por outro lado, passou em branco na última partida, quando os Blues derrotaram o Sporting, de Portugal, por 1 a 0, pela Liga dos Campeões.

Diego Costa chelsea gol Swansea City  (Foto: Agência Getty Images)
Diego Costa comemora um de seus gols 
pelo Chelsea (Foto: Agência Getty Images)


FONTE:

América-MG reduz pena no Pleno do STJD e deixa a lanterna da Série B

Última instância do Tribunal tira apenas seis pontos do time por causa da escalação irregular do lateral Eduardo. Coelho agora tem 34 pontos e está em 10º lugar


Por Belo Horizonte


Julgamento do América-MG no STJD (Foto: Daniela Lameira/Site STJD)Julgamento do América-MG ocorreu nesta quinta-feira (Foto: Daniela Lameira/Site STJD)


O América-MG conseguiu reduzir a pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta quinta-feira, os auditores do Pleno julgaram o recurso do clube alviverde, que foi punido em primeira instância com a perda de 21 pontos por causa da escalação do lateral Eduardo, e reduziram a pena, por unanimidade, para apenas seis pontos perdidos mais multa de R$ 20 mil. Assim, o Coelho deixa a lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro e sobe para a 10ª colocação com 34 pontos, recuperando 15 daqueles perdidos retirados no primeiro julgamento. Por causa da decisão, o Icasa entra na zona do rebaixamento da competição.

O caso foi o segundo a ser julgado pelo Pleno do STJD nesta quinta-feira, e os auditores, após discussão, atenderam à argumentação da defesa do América-MG, que também pedia apenas a perda de seis pontos - referente aos pontos obtidos pelo time em partida que o lateral atuou mais a escalação irregular do atleta no mesmo jogo.

Segundo o advogado que defendeu o América-MG, Mário Bittencourt, o mesmo que fez a defesa do Fluminense no julgamento que rebaixou a Portuguesa do Brasileirão do ano passado, disse que não era o resultado esperado por todos do Coelho, mas que já pode ser considerado satisfatório.

- Foi um resultado que a gente esperava um pouco melhor, absolvição, mas dentro dos 21 pontos que tínhamos perdido, reduzir de 21 para seis coloca o América de volta no campeonato, na briga por um G-4, e exclui a chance de rebaixamento, que com a perda de 21 pontos era iminente - disse o advogado, que também é vice de futebol do Fluminense, em entrevista à rádio Itatiaia.

Eduardo, lateral esquerdo do América-MG (Foto: Divulgação/AFC)
Eduardo participou de apenas uma partida 
pelo América-MG na Série B do Campeonato 
Brasileiro (Foto: Divulgação/AFC)


Entenda o caso

O caso do lateral Eduardo veio à tona após uma notícia de infração do Joinville. A diretoria do clube catarinense alertou o fato de o jogador ter atuado em dois clubes diferentes - São Bernardo e Portuguesa - em competições nacionais na temporada, antes de ter se transferido para o Coelho, pelo qual o atleta jogou em apenas uma partida da Série B do Brasileiro, mas esteve inscrito em mais outros três jogos pela competição. A situação infringiria o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação de atletas irregulares, além do artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF.

Eduardo jogou a Copa do Brasil pelo São Bernardo, e participou das duas partidas do mata-mata contra o Paraná Clube, pela primeira fase da competição. Depois, ele se transferiu para a Portuguesa, clube que defendeu em seis oportunidades no Campeonato Brasileiro da Série B, antes de se transferir para o Coelho.

Já no América-MG, Eduardo disputou apenas uma partida, a vitória por 1 a 0 sobre o ABC, pela 14ª rodada, mas foi inscrito na súmula em outras três oportunidades: contra o Paraná (vitória por 1 a 0), Oeste (vitória por 3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0), o que infringiria o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.

E também o artigo 49 do Regulamento Geral de Competições 2014 da CBF: “um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA sobre a matéria”.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2014/10/america-mg-reduz-pena-no-pleno-do-stjd-e-deixa-lanterna-da-serie-b.html

Ameaçada por tufão, corrida da F-1 no Japão pode ser adiantada para sábado

Fenômeno deve ganhar força no domingo, o que poderia colocar realização do GP do Japão em risco. Datas da categoria não sofrem alterações de última hora desde 1970


Por Suzuka, Japão


Diante do risco de o tufão Phanfone, que vem ganhando força no Oceano Pacífico, se tornar um poderoso furacão ao chegar à região central do Japão, neste domingo, a FIA e o chefão comercial da F-1, Bernie Ecclestone, já pensam em um plano de contingência para garantir a realização da etapa de Suzuka. Há, inclusive, a possibilidade de a corrida do domingo ser adiantada para o sábado. As informações são do site americano "Motorsport". 

O fenômeno natural já tem provocado ventos fortes e tempestades constantes no autódromo de Suzuka, localizado na região central do país, desde o início da semana. Com previsão de rajadas que podem ultrapassar os 210 km/h, o tufão deve ficar ainda mais poderoso no domingo e na segunda-feira, de acordo com os estudos meteorológicos. O Phanfone poderá ser equivalente a um ciclone tropical de categoria 4 e deve afetar diversas partes do território nipônico.


O líder do campeonato, Lewis Hamilton, segura guarda-chuva em visita a Suzuka nesta quinta-feira (Foto: Getty Images)
O líder do campeonato, Lewis Hamilton, 
segura guarda-chuva em visita a Suzuka 
nesta quinta-feira (Foto: Getty Images)


De acordo com o "Motorsport", Bernie Ecclestone prefere adiantar a corrida para o sábado, apesar de a medida afetar a mobilização dos torcedores e prejudicar a transmissão pela televisão, do que adiar a prova para um dia da semana seguinte. Isso porque o GP da Rússia está marcado para acontecer no próximo fim de semana, e a realização de duas corridas em um período tão curto de tempo complicaria a logística da Fórmula 1.

Esta não é a primeira vez que intempéries climáticas em solo nipônico geram apreensão na F-1. Em 2004, o tufão Ma-On causou o cancelamento das atividades de sábado, e o classificatório precisou ser transferido para a manhã do domingo, algo até então inédito na história da categoria. No entanto, a última vez que um GP foi disputado antes da data prevista foi em 1970, na Holanda, para evitar choque com a realização da final da Copa do Mundo, no México. A última corrida de F-1 realizada em um sábado foi o GP da África do Sul de 1985.

Circuito de Suzuka já sofre com chuvas e ventos fortes desde o início desta semana (Foto: Getty Images)
Circuito de Suzuka já recebe chuvas 
e ventos fortes desde o início desta 
semana (Foto: Getty Images)

Fique ligado nos horários do GP do Japão



O primeiro treino livre para o GP do Japão, válido pela 15ª etapa da temporada, está marcado para esta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no SporTV. A TV Globo exibe as emoções da corrida ao vivo, na madrugada de sábado para domingo, a partir das 3h, e o GloboEsporte.com acompanha todas as movimentações no circuito de Suzuka em Tempo Real. Fique ligado nos horários!


Horário Gp Japão (Foto: Editoria de arte)
Horários GP do Japão Suzuka 2014 (Foto: Arte GloboEsporte.com)


FONTE:

"A regra não mudou", diz instrutor Fifa sobre recentes polêmicas do apito

Larrionda explica recomendações sobre mão na bola e bola na mão em reunião da CBF com árbitros e capitães. E diz que Meira Ricci errou em Fla x Corinthians


Por Rio de Janeiro


Sergio Correa (Foto: Vicente Seda)Sergio Corrêa, presidente da comissão de arbitragem da CBF, quer esclarecer interpretação sobre pênaltis polêmicos (Foto: Vicente Seda)


A comissão de arbitragem da CBF convocou para a tarde desta quinta-feira uma reunião na sede da entidade com árbitros que atuarão na próxima rodada, a cúpula da comissão, instrutores, capitães das 20 equipes da Série A do Campeonato Brasileiro e o instrutor da Fifa Jorge Larrionda. O objetivo foi, além de esclarecer as recomendações da entidade em certos tipos de situações, analisar lances em vídeo, além de debater e esclarecer especialmente as recomendações da Fifa para interpretação de lance de mão na bola ou bola na mão. Depois da Copa do Mundo, a Fifa transmitiu a recomendação para suas filiadas de maior rigor na avaliação deste tipo de lance e, desde então, houve um aumento de pênaltis marcados em decorrência de toques na mão dentro da área.

De acordo com Larrionda, que usou vídeos de partidas da Copa do Mundo no Brasil para dar explicações - México x Camarões, Uruguai x Inglaterra, Alemanha x Nigéria e Honduras x Equador -, falhas por parte da arbitragem merecem cuidado maior.

- A regra não mudou, é claro, mas não mudou o fato de que os árbitros seguem tendo problemas. Por isso tentamos dar a eles parâmetros objetivos para resolver estas situações. 

 O jogador pode fazer a ação defensiva sem usar o braço de forma irresponsável."
Jorge Larrionda, instrutor da Fifa

 Ampliar o espaço do corpo, posição antinatural, ação deliberada... Larrionda aproveitou o encontro com árbitros, ex-árbitros, representantes de clubes, dirigentes e jornalistas para esclarecer o que vem gerando tanta polêmica: é bola na mão ou mão na bola? Quando deve ser marcada a falta? O instrutor da Fifa explicou:

- O que sabemos agora é que os jogadores cada vez mais vão tentar bloquear essas situações utilizando todo o corpo. O que podemos fazer é observar o risco que assume. O jogador pode fazer a ação defensiva sem usar o braço de forma irresponsável.

A regra considera infração quando o atleta “tocar na bola com as mãos intencionalmente (exceto goleiro dentro da sua própria área penal)” Mas há algumas diretrizes. E nelas o árbitro precisa considerar o movimento da mão em direção à bola; a distância entre o adversário e a bola; se a posição da mão pressupõe necessariamente uma infração.

As instruções específicas disseminadas nos últimos anos, porém, causaram dúvidas. A intenção de Larrionda foi exatamente reduzi-las durante a reunião.

- O jogador não pode ganhar vantagem com seus braços quando tem uma posição não natural e ação deliberada. O que temos que focar é a ação defensiva, o ganho com os braços.

 

E ele tentou em 26 vídeos, entre eles jogos da Copa do Mundo, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Libertadores e o próprio Campeonato Brasileiro. No lance marcado a favor do Flamengo, contra o Corinthians, por exemplo, pela 21ª rodada do Brasileirão (assista ao vídeo acima), houve erro de Sandro Meira Ricci ao marcar a penalidade a favor dos rubro-negros, segundo Larrionda.  

- Não é só de acertos (que vivem os árbitros). O mesmo árbitro que dirigiu a final do Mundial de Clubes e acertou, que dirigiu jogos na Copa do Mundo, aqui em seu país falhou. Qual é o problema? Queremos minimizar os erros, claro, mas pode passar alguma coisa. Que ação de bloqueio que vimos nesse lance? Ele fecha o braço e não aumenta o volume do corpo, não assume o erro. Então, não devemos marcar.


Marin: confiança na arbitragem
Nem todos os capitães estiveram presentes, mas compareceram jogadores como Fábio Santos, do Corinthians, Tinga, do Cruzeiro, e Índio, do Internacional. O evento também foi acompanhado pelo procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, e aberto pessoalmente pelo presidente da CBF, José Maria Marin.

- Quero renovar a nossa confiança na nossa arbitragem, tivemos árbitro brasileiro apitando final de Copa do Mundo. Então, com relação ao material humano, reconheço, endosso e respondo por ela. É da melhor qualidade - afirmou Marin. 


A regra não mudou, é claro, mas não mudou o fato de que os árbitros seguem tendo problemas."
Jorge Larrionda, instrutor da Fifa

 O presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, explicou que espera, com a reunião, esclarecer definitivamente qual é a recomendação da Fifa para esse tipo de lance. Justamente por isso, convidou Larrionda, o instrutor da Fifa responsável por passar essa orientação aos árbitros brasileiros.

- Exatamente depois dessa polêmica, convidamos o Massimo Bussacca (presidente da comissão de arbitragem da Fifa), pedimos que representássemos as diretrizes, e nada melhor do que aquele instrutor que passou isso para os árbitros fazer a apresentação dos vídeos. A gente espera com isso esclarecer de vez essa questão criada, não pela arbitragem, mas pela interpretação, que é diferente para cada um.

Corrêa explicou que um encontro semelhante já ocorreu somente com os capitães de cada equipe para que ficassem mais claras as orientações recebidas pelos árbitros. Agora, diante das recentes polêmicas, a entidade decidiu convocar também o instrutor da Fifa, árbitros e jornalistas. 


Jorge Larrionda cbf (Foto: Vicente Seda)
Jorge Larrionda, ex-árbitro, hoje 
instrutor da Fifa, usa vídeos de 
partidas da Copa do Mundo no 
Brasil para dar explicações 
sobre lances polêmicos de 
bola na mão ou mão na bola 
 (Foto: Vicente Seda)


- Na rodada passada, convidamos os capitães, já apresentamos uma série de vídeos para eles entenderem quais movimentos poderiam gerar essa interpretação. Hoje preferimos trazer todo mundo para que as pessoas possam entender quais são as orientações que a Fifa passou. Aqui no Brasil isso tomou uma dimensão muito elevada, e queremos mostrar como foi passado.

Ficou claro que, quando der carrinho, a chance de a falta ser marcada é grande. O lance do carrinho... pegou na mão é falta.
Fábio Santos, do Corinthians
 
O dirigente também pediu paciência com novos árbitros. Comparou o amadurecimento deles na função ao desenvolvimento de um jogador de futebol.

- É uma transição, estamos com 12 a 15 árbitros jovens, vindo para a Série A. É como um jogador novo, as pessoas nem sempre têm paciência, criticam muito e isso acaba prejudicando um pouco. Mas a arbitragem evoluiu sim e tenho dados que comprovam isso.

Capitão e árbitro
Fábio Santos, lateral-esquerdo do Corinthians, considera essencial a participação dos jogadores na discussão:

- Tem muita coisa para ser ajustada. Por isso é boa a iniciativa. Às vezes a gente reclama demais e faz pouca coisa para ajudar. É importante procurar ajudar a arbitragem, entender a regra do motivo de dar falta ou não. É complicado em campo, e a iniciativa é importante para melhorar o futebol. Por isso, nós, do Corinthians, estamos aqui. Isso (mão na bola ou bola na mão) confundiu até nós, jogadores. Tem jogos que ficamos confusos porque o juiz marca um lance e não o outro. Hoje ficou claro e deu para perceber. Isso vai facilitar. Ficou claro que, quando der carrinho, a chance de a falta ser marcada é grande. O lance do carrinho... pegou na mão é falta.

Segundo Igor Junio Benevenutto, árbitro da CBF - foi ele quem expulsou Emerson Sheik e Julio Cesar no episódio no qual o atacante afirmou diante da câmera de TV que a CBF é uma vergonha -, a reunião é importante para esclarecer dúvidas. E reconheceu falhas de interpretação também do quadro de arbitragem.

- A explicação deles tem sido clara, didática, passada com perfeição. Mas, às vezes, a imprensa e os jogadores não têm o conhecimento do que tem acontecido e isso gera dúvida mais para os jogadores do que para a arbitragem. Às vezes, marcamos de forma equivocada. Não é porque não entendemos, mas o ser humano falha também. Vem numa hora boa essa reunião.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/10/cbf-reune-arbitros-capitaes-e-instrutor-fifa-sobre-polemicas-do-apito.html

Sem riscos, Melo e Dodig batem indianos e vão à semi em Tóquio

Dupla do brasileiro encara na próxima fase os espanhóis Granollers e Marc Lopez


Por Tóquio, Japão


Marcelo Melo US Open semi tênis (Foto: Vipcomm/Divulgação)Marcelo Melo está na semifinal do ATP de Tóquio (Foto: Vipcomm/Divulgação)


Marcelo Melo e Ivan Dodig passaram, nesta quinta-feira, às semifinais do torneio de duplas do ATP de Tóquio. Com tranquilidade, o brasileiro e seu parceiro croata derrotaram os indianos Rohan Bopanna e Leander Paes por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, ficando a dois passos do título do Aberto do Japão.

Melo e Dodig terão como próximo adversário o time formado por Marcel Granollers e Marc Lopez. Os espanhóis nem precisaram entrar em quadra, pois venceram por W.O. os japoneses Kei Nishikori e Yasutaka Uchiyama, também se credenciando à etapa seguinte.

- Jogamos muito bem, sendo agressivos e aproveitamos todas as chances. Tudo saiu como planejamos - comentou o brasileiro Melo.

Granollers  e Lopez foram os algozes de Marcelo Melo e Ivan Dodig na disputa da semifinal do US Open, no mês passado. Na ocasião, os espanhóis não tiveram muitas dificuldades e venceram por 2 sets a 0, com duplo 6/4, em 1h38min.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/10/sem-riscos-melo-e-dodig-batem-indianos-e-vao-semi-em-toquio.html

Djokovic vence canadense e avança às quartas de final do ATP de Pequim

Sérvio aguarda o vencedor do confronto entre Grigor Dimitrov e Pablo Andújar


Por Pequim


djokovic ATP de Pequim (Foto: Reuters)Djokovic comemora classificação (Foto: Reuters)


Novak Djokovic garantiu vaga nas quartas de final do ATP 500 de Pequim. Na madrugada desta quarta-feira (horário de Brasília), o número 1 do mundo derrotou o canadense Vasek Pospisil (41º do ranking) por 2 sets a 0, com parciais de 3/6 e 7/5, em 1h25. Na próxima fase, o sérvio enfrentará o vencedor do confronto entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o espanhol Pablo Andújar.

Djokovic não teve o saque ameaçado em nenhum momento no primeiro set e aproveitou dois dos três break points que teve. Na segunda parcial Pospisil soltou o braço e cravou 11 aces, mas também cometeu três duplas faltas que lhe custavam pontos preciosos. O canadense quebrou uma vez o serviço do sérvio, mas sofreu duas outras quebras e se despediu do torneio.

Novak Djokovic busca seu quinto título do ATP de Pequim, sendo o terceiro consecutivo. Vencedor em 2009/10/12/13, Djoko jamais perdeu uma final do torneio. No ano passado, superou Rafael Nadal (atual 2º do ranking) na decisão, com tranquilo triunfo por 6/4 e 6/3.

djokovic ATP de Pequim (Foto: Reuters)
Nole tem mais trabalho no segundo 
set, mas controla canadense e 
avança às quartas (Foto: Reuters)


FONTE:

Rafael Nadal despacha alemão e passa às quartas de final em Pequim

Astro espanhol supera o esforçado Peter Gojowczyk por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e se mantém na luta pelo título do ATP 500 da capital chinesa. Murray também avança


Por Pequim, Espanha
 

Rafael Nadal segue em passos largos rumo à final do ATP 500 de Pequim, na China. Na manhã desta quinta-feira, o tenista número 2 do ranking derrotou o alemão Peter Gojowczyk (122º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, qualificando-se para as quartas de final do Aberto da China. O próximo desafio do Touro Miúra será Martin Klizan (56º). O eslovaco venceu o primeiro set contra o letão Ernests Gulbis (13º) e vencia o segundo (3/0) quando o rival abandonou.

Rafael Nadal, ATP de Pequim (Foto: EFE)
Nadal teve de mostrar e força 
costumeira para dobrar o 
valente Grojowczyk 
(Foto: EFE)


A tarefa de Nadal, no entanto, foi bem mais complicada do que o esperado. O ex-campeão do mundo encontrou pela frente um esforçado Gojowczyk e precisou de quase duas horas para selar o triunfo contra o tenista que passou pelo qualifying na China.

Após faturar o primeiro set por 6/3 e com uma quebra abrir 3/1 no segundo, Rafael Nadal esbarrou na forte resistência do alemão, provada no décimo e decisivo game, só definido após uma constante troca de vantagens. Com a parcial em 5/4 para o oponente, Gojowczyk teve duas vezes por obter uma quebra e igualar o marcador. O Touro Miúra, entretanto, finalmente superou o esforço do rival e fechou a partida depois de 1 hora e 44 minutos de luta.

murray avança com tranquilidade

Andy Murray teve vida mais tranquila para chegar às quartas de final do ATP 500 de Pequim. Número 11 do mundo, o britânico precisou de 1h20 para derrotar o uruguaio Pablo Cuevas, 35º do ranking, por 2 sets a 0, com um duplo 6/2. Na próxima fase, ele enfrenta o croata Marin Cilic, nono do mundo e atual campeão do US Open, que venceu o português João Sousa por 2 sets a 0 (duplo 6/3).


Ainda nesta quinta, o búlgaro Grigor Dimitrov (5º no ranking) derrotou sem dificuldades o espanhol Pablo Andujar, por 2 sets a 0 (duplo 6/4). Com isso, ele se classificou para enfrentar o número 1 do mundo, Novak Djokovic, nas quartas.

Nas duplas, Djokovic e seu compatriota Filip Krajinovic não precisaram entrar em quadra para avançarem de fase. O letão Ernest Gulbis e o polonês Marcin Matkowski desistiram da disputa e perderam por W.O. Os sérvios agora enfrentam o argentino Leonardo Mayer e o italiano Fabio Fognini, nas quartas de final.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/10/rafael-nadal-despacha-alemao-e-passa-quartas-de-final-em-pequim.html

Sharapova atropela no 1º set, dá susto, mas vai às quartas no WTA de Pequim

Russa derrota Carla Suázez Navarro por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6(3)


Por Pequim


Maria Sharapova quase deu um susto em seus fãs na terceira rodada do WTA de Pequim. Após um primeiro set impecável e arrasador, a russa cedeu uma quebra à espanhola Carla Suarez Navarro quando servia para fechar o jogo e viu a adversária passar à frente no placar. No tie-break, porém, a musa recuperou o alto nível e eliminou a rival em dois sets, com parciais de 6/1 e 7/6(3). Nas quartas de final, a número 4 do mundo enfrentará enfrenta a vencedora do confronto entre sua compatriota Svetlana Kuznetsova e a alemã Angelique Kerber.

Sharapova,  Tênis ATP de Pequim (Foto: Getty Images)
Sharapova imprime ritmo alucinante no 
primeiro set e quase vence por pneu 
(Foto: Getty Images)


Carla Navarro,  Tênis ATP de Pequim (Foto: Getty Images)Carla Navarro impõe resistência no segundo set e chega a liderar o placar (Foto: Getty Images)


O primeiro set foi um atropelo de Sharapova. Brilhante nas recepções, a russa marcou em apenas 15 minutos 5 a 0 no placar. Navarro conseguiu evitar um pneu, mas perdeu a parcial por 6 a 1 em apenas 26 minutos. No segundo set, a espanhola impôs uma resistência muito maior no princípio, mas cedeu a primeira quebra no terceiro game.

Quando Sharapova sacava para fechar o jogo, Navarro aprontou. Quebrou o serviço da musa e empatou em 5 a 5. A russa teve a chance de devolver a quebra no game seguinte, mas não aproveitou a oportunidade e viu a espanhola à frente no placar pela primeira vez no jogo (6 a 5). A número 4 do mundo levou o jogo ao tie-break, e com um ace espantou a zebra e selou sua classificação 7/6(3).


Stosur elimina Wozniacki

Em partida de 2h01m de duração, Samatha Stosur eliminou Caroline Wozniacki da competição. A australiana se aproveitou do mau desempenho da dinamarquesa no segundo set – quando cometeu sete duplas faltas - e venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6(9). Na próxima fase, Stosur enfrentará a francesa Alizé Cornet.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/10/sharapova-atropela-no-1-set-da-susto-mas-vai-quartas-no-wta-de-pequim.html

Serena leva pressão no segundo set, mas vence tcheca e avança na China

Atual número 1 do mundo, tenista americana vê Lucie Safarova surpreender, mas toma rédeas da partida e avança para as quartas de final do WTA de Pequim


Por Pequim, China


Serena Williams, no WTA de Pequim (Foto: AP)Serena Williams está na quartas em Pequim (Foto: AP)


Não foi tão fácil. Depois de chegar às oitavas de final do WTA de Pequim sem sustos, a líder do ranking mundial Serena Williams precisou de 3 sets para derrotar a tcheca Lucie Safarova, que é a 15ª da lista da WTA. Com o triunfo por 2 sets a 1 (6/1, 1/6 e 6/2), a americana avançou paras as quartas, onde enfrenta a australiana Samantha Stosur (21ª do ranking). Ela derrotou a francesa Alizé Cornet por 2 a 0 (6/4, 6/2), também nesta quinta-feira.

Se no primeiro set parecia que Serena voltaria a ganhar sem sustos, o segundo set mostrou uma Lucie Sarafova destemida. A tcheca melhorou a recepção e conseguiu pressionar a número 1 do mundo, que enfrentou momentos de dificuldades e acabou sendo quebrada três vezes pela tcheca 15ª do ranking mundial. Como é comum acontecer em diversos jogos, a americana acabou dando uma relaxada, pois sabia que tinha totais condições de retomar as rédeas da partida no terceiro set. 
Apesar do susto, Serena voltou com a força habitual ao terceiro set. Atual campeã do torneio da China, ela foi agressiva e quase não errou. Assim, a irmã mais nova das Williams pouco deu chance para Safarova. Aplicando golpes vencedores e sacando muito bem, a americana fechou a parcial em 6/2 e o jogo em 2 sets a 1, avançando na China. A partida durou 1h29min.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/10/serena-leva-pressao-em-segundo-set-mas-vence-tcheca-e-avanca-na-china.html

CBV divulga as rodadas de abertura das Superligas Masculina e Feminina

Duelo entre Minas e Juiz de Fora abre competição dos homens no dia 25 de outubro, enquanto Rio e Rio do Sul jogam na abertura do certame de mulheres, em novembro


Por Rio de Janeiro


A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta quarta-feira, as primeiras rodadas das Superligas Masculina e Feminina de vôlei, temporada 2014/15. A competição masculina começará no dia 25 de outubro, com a partida entre Minas e Juiz de Fora. No feminino, o jogo de abertura será no dia 7 de novembro, entre Rio de Janeiro e Rio do Sul-SC.

comemoração Rio vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Atual campeão, Rio abre competição 
feminina no ginásio do Tijuca Tênis 
Clube (Foto: Alexandre Arruda / CBV)


A Superliga Masculina terá 12 clubes, sendo cinco paulistas: Sesi-SP, Campinas, São Bernardo Vôlei, Taubaté e São José. De Minas Gerais participam: Cruzeiro, Minas, Juiz de Fora e Montes Claros. O Volta Redonda representa o Rio de Janeiro; o Canoas, o Rio Grande do Sul; e o Maringá, o Paraná.

A Superliga Feminina terá 13 participantes e começará apenas em novembro, por conta do Mundial da Itália. Assim como no masculino, o estado de São Paulo terá a maioria dos representantes. São eles: Sesi-SP, Osasco, Pinheiros, São Caetano, São Bernardo, Araraquara e São José. De Minas estão o Praia Clube e o Minas, enquanto os demais participantes são de diferentes locais: Rio de Janeiro-RJ; Brasília-DF: Rio do Sul-SC; e Maranhão-MA.

Os atuais campeões da Superliga são Cruzeiro (masculino) e Rio de Janeiro (feminino). A competição é realizada desde a temporada 1994/95. Confira as primeiras rodadas:


Superliga masculina

Primeiros jogos:
25/10 (sáb) - 17h - Belo Horizonte - Minas x Juiz de Fora
28/10 (ter) - 19h30 - Maringá (PR) - Maringá x São Bernardo
29/10 (qua) - 19h30 - Montes Claros (MG) - Montes Claros x Sesi-SP
29/10 (qua) - 19h30 - Volta Redonda (RJ) - Volta Redonda x Campinas
29/10 (qua) - 20h - Taubaté (SP) - Taubaté x Minas
30/10 (qui) - 21h - São José dos Campos (SP) - São José x Cruzeiro - com SporTV
01/11 (sáb) - 18h - Canoas (RS) - Canoas x Maringá



superliga feminina

Primeiros jogos:
07/11 (sex) - 21h30 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro x Rio do Sul - com SporTV
08/11 (sáb) - 18h - Uberlândia (MG) - Praia Clube x São Bernardo
10/11 (dom) - 21h30 - São José dos Campos (SP) - São José x Sesi-SP - com SporTV
11/11 (seg) - 20h15 - São Luís (MA) - Maranhão x Osasco
11/11 (seg) - 19h30 - Belo Horizonte - Minas x Pinheiros
11/11 (seg) - 20h - Araraquara (SP) - Araraquara x São Caetano
11/11 (seg) - 20h - Brasília - Brasília x São Bernardo



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/10/cbv-divulga-rodadas-de-abertura-das-superligas-masculina-e-feminina.html