quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sasha se destaca, e Inter vence fácil o Criciúma por 3 a 0 no Beira-Rio

Meia faz gol e dá assistência, comanda sistema ofensivo colorado e deixa Tigre perto da lanterna do Brasileiro. Rafael Moura perde pênalti


 A CRÔNICA


por GLOBOESPORTE.COM


O Inter encarava como uma obrigação vencer o Criciúma em casa na noite desta quarta-feira. Pelos três pontos e também para tentar embalar após o recente período irregular no Beira-Rio. E assim o fez. Passou pela instabilidade dos primeiros minutos da partida e pelas defesas do goleiro Bruno até encontrar seu futebol e carimbar a vitória por 3 a 0.

O ponto negativo ficou pelo pênalti perdido por Rafael Moura, quando a vitória já estava encaminhada. O atacante, que recentemente reclamou de perseguição de colorados e marcou na vitória sobre o Atlético-PR na rodada passada, tentava se reconciliar de vez com a torcida. Foi substituído quatro minutos depois e ouviu algumas vaias.


saiba mais

No primeiro tempo, Aránguiz abriu o placar. No segundo, Eduardo Sasha e D'Alessandro anotaram um gol cada. Com o resultado, o Inter sobe para 44 pontos e ultrapassa o São Paulo - que ainda enfrenta o Flamengo nesta quarta e pode retomar a segunda posição. O Criciúma fica com os mesmos 23 pontos, em 19º. Cairá para a lanterna se o Palmeiras ao menos empatar com o Vitória nesta quinta. O próximo adversário do Colorado é o Coritiba, novamente no Beira-Rio. O Tigre encara a Chapecoense na Arena Condá.

Internacional x Criciúma - Aránguiz  (Foto: Vinicius Costa / Futura Press)
Aránguiz marcou o primeiro gol do jogo 
(Foto: Vinicius Costa / Futura Press)


Jogo amarrado, pressão no fim e gol

Com toque de bola, o Criciúma conseguiu encurtar os espaços do Inter nos primeiros minutos. O Tigre só não contava com o azar. Dois jogadores se machucaram em sequência. Lucca levou encontrão de Gilberto, foi atendido e voltou. O pior aconteceu com Silvinho, que em uma dividida com Aránguiz sentiu lesão no joelho. Saiu do gramado e voltou mancando. Chorando muito, teve de dar lugar a Bruno Lopes. O Inter, por sua vez, marcava, fechado atrás. Faltava finalizar. E aos 13 minutos veio a primeira chance real de gol aos colorados. Em jogada de Alex, Gilberto recebeu e mandou o chute. O goleiro Bruno defendeu no reflexo.

A melhora do Inter ficou nítida da metade para o fim do primeiro tempo. Apesar de momentos amarrados no meio-campo, com muitas faltas, Alex escapou e acertou a trave. Ia no ângulo. O goleiro Bruno teve bastante trabalho na sequência. Fez uma bela defesa em cabeceio de Rafael Moura na cara do gol, pegou outra finalização de He-Man, e depois de Sasha. Não teve sucesso na tentativa de Aránguiz. Livre, quando o Inter pressionava, o chileno não desperdiçou. Foi aos 40 minutos. A primeira etapa teve um total de nove finalizações do Inter (cinco chances reais),e três do Criciúma (nenhuma real). Somente no primeiro tempo foram contabilizadas 16 faltas.

He-Man perde pênalti, mas Inter vence

O Criciúma voltou com Paulo Baier no lugar de Serginho. Mas quem apareceu logo de cara foi Sasha. Aos dois minutos ele anotou o segundo gol do Inter, em lançamento de Rafael Moura, que ainda tocou em Alex. O jogo ficava mais tranquilo para os colorados, que em seguida encontraram espaço aberto para o terceiro. D'Alessandro bateu colocado após passe de Sasha - que comandou o ataque nesta noite. O Criciúma sucumbia no gramado do Beira-Rio.

Foi na bola parada que o Tigre tentou a recuperação, aos 24. Lucca cobrou bem, no canto, mas Dida mandou para escanteio. A posse de bola até se igualava, com 50% para cada equipe, mas era o Inter que aproveitava suas chegadas. Só não foi feliz no pênalti assinalado aos 28. D'Alessandro deu a bola para Rafael Moura bater. Tentando se recuperar após a má fase, amenizada com gol na partida anterior, ele errou. Bruno defendeu. O time de Abel Braga ainda teve outras oportunidades, mas o placar não se mexeu mais até o apito final.




FONTE:

Germano e Carlinhos recebem terceiro amarelo e desfalcam o Coxa

Volante e lateral-esquerdo não enfrentam o Internacional, domingo, no Beira Rio. O primeiro não é considerado titular, enquanto o segundo deve ser substituído por Dener


Por Curitiba



O volante Germano e o lateral-esquerdo Carlinhos receberam os terceiros cartões amarelos, na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, e estão fora do confronto diante do Internacional, no próximo domingo, no Beira Rio.

O primeiro foi amarelado logo aos sete minutos do primeiro tempo, quando derrubou o volante Nilton dentro da área, lance este que originou o primeiro gol da equipe mineira, marcado por Marcelo Moreno, de pênalti. (confira o lance no vídeo acima)

O lateral-esquerdo recebeu o cartão no último lance da partida, por falta em Marquinhos, que conteve o contra-ataque da Raposa. Titular absoluto no time alviverde, o jogador comentou o revés dentro de casa e lamentou o baixo rendimento da equipe no primeiro tempo de jogo.

- A gente perdeu a partida no primeiro tempo, pois não conseguimos marcar eles. Entramos desligados no primeiro tempo, mas agora é levantar a cabeça - declarou o atleta.
O volante Germano foi responsável por substituir o meia Robinho nesta noite e já não deveria atuar na próxima rodada do Brasileirão. Entretanto, o lateral-esquerdo Carlinhos deve abrir espaço para Dener, que desde o retorno de Marquinhos Santos, perdeu a condição de titular no time do Alto da Glória. 


saiba mais

Com 23 pontos e na 18ª colocação, o Coritiba pode cair ainda mais colocações até o término da rodada. Na próxima quinta-feira, os jogadores já se reapresentam no CT da Graciosa para iniciar a preparação para o jogo contra os gaúchos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2014/09/germano-e-carlinhos-recebem-terceiro-amarelo-e-desfalcam-o-coxa.html

Procuradoria do STJD denuncia rivais mineiros por incidentes em clássico

Cruzeiro e Atlético-MG, que disputaram partida nesse domingo, foram denunciados no artigo 213 do CBJD e podem perder até 20 mandos de campo na temporada


Por Belo Horizonte

 

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou, na manhã desta quarta-feira, Cruzeiro e Atlético-MG pelos incidentes durante o clássico do último domingo, no Mineirão. Os clubes foram denunciados duas vezes com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), incisos I e III e parágrafos 1º e 2º do CBJD. A punição para os clubes prevê perda de até 10 mandos de campo, e ainda multa de até R$ 100 mil para cada equipe, por infração. Assim, como as duas equipes foram denunciadas duas vezes, a pena para os times poderia chegar a 20 jogos e multa de R$ 200 mil para cada clube. A Procuradoria pede ainda a aplicação do artigo 69-B do Regulamento Geral das Competições, que prevê a aplicação de portões fechados em caso de punição com a perda de mando. Ainda não há data para julgamento do caso, segundo o STJD.

O artigo 213 fala em "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo, fatos em que os dois clubes foram denunciados. 


saiba mais

  • Torcidas organizadas podem ser punidas

A denuncia foi feita pelos problemas causados por torcedores de ambos os times nas arquibancadas do estádio, como foi relatado na súmula do árbitro Marcelo de Lima Henrique. Segundo ele, a partida foi paralisada aos 41 minutos do primeiro tempo, logo após o segundo gol marcado pelo Atlético-MG por Diego Tardelli. De acordo com o árbitro, após ouvir "estouros de artefatos explosivos", que vinham da divisa das duas torcidas, a partida foi paralisada.
 
Ainda segundo ele, após o policiamento e a administração tomarem medidas, o fato não se repetiu mais uma vez. Em súmula, duas torcidas organizadas, uma do Atlético-MG e outra do Cruzeiro, foram citadas e responsabilizadas pelos lançamentos, com o árbitro se baseando em informações da PM. 

O Atlético-MG, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o clube já está analisado a denunciará e que irá se pronunciar, caso veja necessidade.

Sinalizador torcida Atlético-MG x Cruzeiro (Foto: Rafael Araújo)
Sinalizadores e rojões foram utilizados 
durante o clássico entre Cruzeiro e 
Atlético-MG, no domingo 
(Foto: Rafael Araújo)


Na temporada passada, Cruzeiro e Atlético-MG já perderam mandos de campo por causa do mau comportamento de suas torcidas. Após o clube celeste ser punido, os dirigentes tomaram a decisão de abrir mão da carga de ingressos a que tinha direito, quando são visitantes em clássicos, para evitar novas punições. O Atlético-MG seguiu a mesma linha e, nessa terça-feira, anunciou que também abrirá mão de sua carga de ingressos como visitante em clássicos até o fim do ano. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2014/09/procuradoria-do-stjd-denuncia-rivais-mineiros-por-incidentes-em-classico.html

Cruzeiro retoma rotina de vitórias e afunda o Coritiba na zona de degola

Líder do Brasileirão marca com Marcelo Moreno e Everton Ribeiro. No 2º tempo, Coxa pressiona, diminui com Martinuccio, mas não evita derrota


 A CRÔNICA


por Ana Helena Goebel


Em partida marcada por reencontros e despedidas, o Cruzeiro venceu o Coritiba por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira. No último encontro de Alex com um dos principais clubes da sua carreira - o camisa 10 foi o grande destaque da campanha celeste de 2003 - o jogador até que tentou conter o ímpeto mineiro, mas viu Marcelo Moreno e Éverton Ribeiro  garantirem mais uma vitória do melhor time do Brasileirão, que é mais líder do que nunca, com 52 pontos. Por outro lado, o Coritiba se afunda no Z-4, na 18ª colocação e com possibilidades de cair ainda mais até o término da rodada.


saiba mais

Com mais recursos técnicos do que o Coritiba, o time de Marcelo Oliveira tomou as rédeas do jogo, marcou de pênalti logo aos sete minutos e, em contra-ataque mortal, aumentou com Everton Ribeiro aos 38 da primeira etapa. O Coritiba de Marquinhos Santos se manteve organizado taticamente, mas as deficiências técnicas e o nervosismo minaram todas as suas possibilidades. O gol do Coxa veio aos 16 minutos do segundo tempo, com Martinuccio, em lampejo de reação.

Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o Internacional, às 18h30 (horário de Brasília) de domingo, no Beira Rio. O Cruzeiro encara o Sport, no sábado, às 18h30, na Arena Pernambuco.

coritiba x cruzeiro couto pereira (Foto: Geraldo Bubniak / Light Press)
Marcelo Moreno fez o primeiro gol da 
vitória do Cruzeiro contra o Coritiba 
(Foto: Geraldo Bubniak / Light Press)

 
O jogo

Os primeiros minutos da etapa inicial já foram suficientes para mostrar a qualidade e superioridade do Cruzeiro. Mesmo atuando fora de casa, a equipe mineira dominava as ações e, logo aos sete minutos, viu o volante Germano derrubar Nilton dentro da área. De pênalti, o artilheiro Marcelo Moreno abriu o placar no Couto Pereira. O pênalti foi claro, mas causou muito revolta na equipe do Coritiba, que lutava, mas esbarrava em suas próprias dificuldades. Everton Ribeiro ampliou o marcador, aos 38 minutos, em cruzamento de Ceará.

A necessidade de vencer fez o Coritiba voltar mais ofensivo para o segundo tempo, com a entrada do atacante Martinuccio na vaga do volante Germano. E o argentino precisou de 16 minutos para diminuir a vantagem mineira. Em cruzamento de Alex, a zaga do Cruzeiro afastou mal e Martinuccio soltou uma bomba no rebote para vencer Fábio. A Raposa seguia com a mesma proposta do primeiro tempo: deixava o time da casa jogar e chegava com perigo em contra-ataques de velocidade. Aos 21 minutos, em bela jogada envolvendo os dois marcadores da noite, Ricardo Goulart assustou o goleiro Vanderlei. O Coritiba ainda saiu de campo reclamando de um pênalti em Zé Love no final da partida, quando o atacante foi agarrado na área, mas foi a Raposa que saiu do Couto Pereira comemorando a vitória.





FONTE:

Tata Martino não descarta volta de Tevez à seleção: "Tem muito a ver"

Treinador nega que tenha feito uma reunião com os outros jogadores para ter o aval do retorno do atacante e faz elogios ao desempenho do jogador do Juventus


Por Buenos Aires, Argentina


Tevez comemora gol da Juventus contra o Malmo (Foto: Agência Reuters)Tevez está nos planos do técnico da seleção argentina, Tata Martino (Foto: Agência Reuters)


Apesar de não ter convocado Tevez para o amistoso contra o Brasil, em outubro, o técnico da Argentina, Tata Martino, não descartou o retorno do atacante à seleção no futuro. O treinador garantiu que não houve reunião com os jogadores para sondar a volta do atleta do Juventus e exaltou Carlitos.
 
- Disseram que tive uma reunião com os jogadores sobre Tevez, e nunca existiu algo do tipo. Tevez não fala nada, mas diz muito dentro de campo e é uma figura que tem muito a ver com a seleção argentina. Na hora certa veremos quando ele será chamado – disse Martino ao canal “TyC Sports”.
 
A princípio, a imprensa argentina dava como certo o retorno de Tevez à seleção para o amistoso contra o Brasil. Entretanto, a lista divulgada por Tata não continha o nome do atacante. Depois, jornais locais especularam que o retorno do atacante do Juventus só aconteceria com o aval de Messi.

Apesar de estar longe da seleção, Tevez segue rendendo em bom nível. Em três jogos no Campeonato Italiano, já marcou duas vezes pelo Juventus. Ele está fora da seleção argentina desde a Copa América de 2011.


FONTE:

Depois de colocar as reservas para enfrentarem a Bulgária, técnico José Roberto Guimarães segue com "dança das cadeiras" e convoca as titulares novamente


Por Direto de Trieste, Itália


saiba mais
Em 20 dias, 13 jogos. As jogadoras do Mundial feminino de vôlei estão apenas começando uma maratona na Itália até o sonhado alto do pódio. Em alguns momentos da competição, as equipes terão menos de 24 horas para se restabelecerem. É exatamente esta situação que a seleção brasileira vive atualmente. Um pouco mais de 16 horas depois de vencer Camarões, o Brasil terá de voltar à quadra do Palatrieste para enfrentar o Canadá, nesta quinta-feira, em Trieste. Para tentar diminuir os efeitos do desgastante cronograma, o técnico José Roberto Guimarães optou mais uma vez em mudar o time no terceiro confronto pelo grupo B da primeira fase. A partida começa às 5h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar os lances pelo SporTV Play
 
brasil x camarões  volei mundial (Foto: Divulgação/FIVB)
Tandara jogou como titular contra 
Camarões, mas voltará para o banco 
contra o Canadá (Foto: 
Divulgação/FIVB)


A estreia contra a Bulgária, na última terça, foi com o time titular. Nesta quarta, foi a vez de as reservas entrarem em quadra, exceto a líbero Camila Brait, que repetiu a dose. Com apenas 16 horas de intervalo da segunda partida para a terceira, o treinador decidiu revezar mais uma vez e chamar de volta as principais para enfrentarem o time canadense em busca da terceira vitória. 

- O mais importante aqui é tentar esse revezamento para não sobrecarregar ninguém, que é o que mais me preocupa neste momento por causa da maratona de jogos e viagens. Preparadas fisicamente elas estão, mas, quanto mais a gente dividir nossas responsabilidades aqui, acho que vai ser melhor para todo mundo – explicou José Roberto Guimarães. 

Thaisa e Sheilla, Brasil X Bulgaria - Mundial de Vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Thaisa e Sheilla devem voltar a jogar nesta quinta-feira, contra o Canadfá (Foto: Divulgação / FIVB)


A rotina desgastante das jogadoras inclui outras obrigações além das partidas. Mesmo em dias de jogos, a seleção costuma treinar, fazer fisioterapia, massagem e preparação física. Com um rico elenco de 14 jogadoras, Zé Roberto pretende acionar constantemente o banco brasileiro.

O desafio desta quinta-feira, no entanto, promete ser tranquilo para a seleção bicampeã olímpica. Depois de Camarões, o Canadá é considerado o time mais fraco do grupo B, que ainda conta com Bulgária, Turquia e Sérvia. As quatro melhores equipes avançam para a segunda fase. O Brasil lidera o Grupo B, com duas vitórias (6 pontos), seguido de Sérvia (5 pontos) e Turquia (3 pontos). Apesar da clara superioridade brasileira, Zé Roberto prefere não subestimar o adversário.

- Eu sei que no Canadá tem uma jogadora de meio que tem recebido a maioria das bolas, e a gente tem que se preocupar um pouco mais com ela – alertou.


FONTE:

Miranda marca, vira artilheiro e faz o Atlético de Madrid passar o rival Real

Colchoneros vencem o Almería, e brasileiro chega ao terceiro gol no campeonato


Por Almería, Espanha


saiba mais

O zagueiro Miranda salvou o Atlético de Madrid nesta quarta-feira e se tornou o principal artilheiro do time na atual edição do Campeonato Espanhol. Marcando de cabeça, após cobrança de escanteio, o brasileiro fez o time da capital vencer o Almería por 1 a 0, em duelo válido pela 5ª rodada, e ainda se tornou o líder entre os goleadores da equipe na competição, com três gols.

Os Colchoneros entraram de vez no pelotão de liderança do Espanhol, ficando com 11 pontos e deixando o arquirrival Real Madrid comendo poeira, com nove. O Atlético, no entanto, corre o risco de perder duas posições, para Valencia e Sevilla - as duas equipes têm um ponto a menos e ainda entrarão em campo nesta terça.

O gol da vitória foi feito aos 15 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Miranda se adiantou à defesa adversária e cabeceou para assegurar o triunfo dos madrilenhos, que acumulam três vitórias e dois empates no campeonato. O próximo adversário do Atlético será o Sevilla, no Vicente Calderón.

Atlético de Madrid x Almería (Foto: Efeservicios)
Onde está Miranda? Brasuca é 
cumprimentado pelos 
companheiros (Foto: 
Efeservicios)


FONTE:

Copa da Liga Inglesa: Chelsea avança com gol de Oscar, e City dá goleada

Brasileiro marca na vitória de 2 a 1 sobre o Bolton no Stamford Bridge; equipe de Manchester faz 7 a 0 sobre o Sheffield Wednesday, da segunda divisão


Por Londres

Chelsea - Oscar comemora gol com John Obi Mikel  (Foto: AFP)Obi Mikel celebra com Oscar o gol do brasileiro pelo Chelsea em Londres (Foto: AFP)


Líder do Campeonato Inglês, o Chelsea garantiu nesta quarta-feira seu lugar nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa: com um gol do meia Oscar, o time de José Mourinho venceu o Bolton por 2 a 1, no Stamford Bridge. Outro favorito classificado foi o Manchester City, que goleou o Sheffield Wednesday por 7 a 0, em casa.

Em Londres, Mourinho poupou o atacante Diego Costa, que não ficou nem no banco (segundo o português, o brasileiro naturalizado espanhol jogará contra o Aston Villa, sábado, pela Premier League). Ramires, com uma lesão muscular, também ficou fora, enquanto Oscar e Filipe Luis foram titulares dos Blues.

O primeiro gol do Chelsea no Stamford Bridge foi marcado por Zouma, aos 25 do primeiro tempo. Seis minutos depois, Mills empatou para o Bolton. O brasileiro Oscar arriscou de fora da área e balançou a rede aos dez da etapa final, garantindo o 2 a 1 para os donos da casa.

Em Manchester, o City atropelou o Sheffield Wednesday com gols de Lampard, (duas vezes) Dzeko (também duas vezes), Navas, Yaya Touré e Pozo. O volante Fernandinho foi titular do técnico Manuel Pellegrini, mas deixou o gramado aos 25 do segundo tempo para a entrada de Boyata.


Manchester City - Lampard comemora gol com James Milner (Foto: AFP)
Lampard comemora gol do Manchester 
City com James Milner nesta quarta
-feira (Foto: AFP)


FONTE:

Na estreia de Douglas, Barcelona tropeça e empata com o Málaga

Lateral brasileiro não empolga em seu primeiro jogo, mas toda a equipe tem atuação pouco inspirada e fica no 0 a 0. Catalães agora dividem liderança com o Sevilla


Por Málaga, Espanha


Douglas, Malaga X Barcelona (Foto: Reprodução / Twitter)Douglas, Malaga X Barcelona (Foto: Reprodução / Twitter)


Douglas não estreou num bom dia para o Barcelona. Novidade na equipe titular dos catalães, o lateral brasileiro foi o espelho do time no empate em 0 a 0 com o Málaga, fora de casa: pouco inspirado e sem arriscar. Assim, os blaugranas conheceram seu primeiro tropeço no Campeonato Espanhol e perderam os 100% de aproveitamento na competição.

Não foi apenas Douglas que pouco empolgou. Messi e Neymar, na terceira partida seguida em que atuam juntos, pouco combinaram no tempo em que estiveram em campo - o brasileiro foi substituído aos 18 minutos do segundo tempo. Melhor para o Málaga, que esteve muito forte defensivamente e não deu espaços ao adversário.

O tropeço mantém o Barcelona na liderança da liga espanhola, com 13 pontos, mas agora com companhia: o Sevilla venceu a Real Sociedad por 1 a 0 e empatou com os catalães na ponta. A vantagem do time de Luis Enrique para o rival Real Madrid também caiu: a diferença é de quatro pontos.
 
Messi, Malaga X Barcelona (Foto: Agência Reuters)
Messi se prepara para bater falta: 
argentino foi discreto no empate 
com o Málaga (Foto: Agência Reuters)


Como de costume, o Barcelona teve maior posse de bola e domínio territorial desde o início. Entretanto, a troca paciente de passes não foi suficiente para furar a retranca do Málaga, Neymar e Messi estavam longe e pouco combinaram. Alba, pela esquerda, foi o mais acionado e responsável pelas melhores jogadas, como num cruzamento rasteiro que o camisa 10 não conseguiu alcançar e completar para as redes.



saiba mais

No segundo tempo, a história não mudou. Apático, o Barcelona ainda viu o Málaga ganhar coragem e se lançar mais à frente, atrapalhando a saída de bola e acabando com a tranquilidade que os catalães tinham na etapa inicial para fazer a transição. Entretanto, os andaluzes esbarraram nas próprias limitações e pouco ameaçaram Bravo: a chance mais clara foi num chute de fora da área de Rosales.

Insatisfeito, Luis Enrique tirou Pedro e Neymar para colocar as promessas Munir e Sandro, mas as alterações não surtiram efeito. Tímido, Douglas também saiu e deu lugar a Adriano, que se apresentou mais, embora com pouco índice de acerto. Como Messi seguiu apagado, foi difícil até mesmo finalizar com perigo. Sem chutes, não havia como sair gol, e 0 a 0 se definiu.


Neymar, Malaga X Barcelona (Foto: Agência EFE)
Neymar tenta jogada para cima do 
adversário (Foto: Agência EFE)


FONTE:

Hortência critica o trabalho na base e aposta em trio da WNBA no Mundial

Campeã mundial em 1994, ex-jogadora, que completou 55 anos nesta terça-feira, vê pódio distante, mas diz: "Ganha a luta não o melhor lutador, mas quem luta melhor"


Por Direto de Ancara, Turquia


saiba mais

A lembrança de Magic Paula chutando o lance livre no fim do jogo contra a China no Mundial de 1994 segue cristalina na memória de Hortência. “Se ela acertar, a gente não perde mais e é campeã mundial”, disse para si mesma no momento. Foi ali que ela se sentiu pela primeira vez campeã do mundo. A vitória deu ao Brasil um título que coroou a “geração de ouro”, liderada pela Rainha, por Magic Paula e Janeth Arcain, e consagrou uma seleção que embarcou para a Austrália sem dar entrevistas, com o aeroporto vazio e um clima quase melancólico. Vinte anos depois, a ex-jogadora vê o pódio como algo distante e criticou o trabalho que vem sendo implantado nas categorias de base do basquete. Ela citou o bom exemplo do vôlei e valorizou a experiência internacional na formação de atletas.

O time comandado por Luiz Augusto Zanon faz sua estreia pela Copa do Mundo da Turquia no próximo sábado diante da República Tcheca, às 15h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar tudo pelo SporTV Play

Hortência Basquete mundial 1994 (Foto: Divulgação / CBB)
Hortência comemora ponto no Mundial 
de 1994, na Austrália, onde Brasil 
sagrou-se campeão 
(Foto: Divulgação / CBB)


A ex-jogadora, que já foi diretora de seleções femininas e hoje trabalha como comentarista da TV Globo, lamentou a precariedade do trabalho na base. Hortência destacou a importância dos intercâmbios e torneios internacionais em busca de bons resultados no futuro, como o que ocorre com o vôlei.

- É uma renovação mais ou menos. No fundo, é o que tem. Quem seriam as convocadas se não essas? A Adrianinha, por exemplo, está com 35 anos. A maioria tem mais de 30 ou abaixo de 24. O que temos que fazer hoje é investir na base, botar essas meninas de 15, 16 anos para viajar o mundo e fazer jogos internacionais. Temos três escolas importantes do basquete, a europeia, a asiática e a americana. Elas precisam conhecer essas escolas. Nós temos exemplos que dão certo. Uma jogadora das categorias de base do vôlei faz muito mais jogos internacionais do que uma do basquete. Temos que investir na base para que os resultados possam aparecer lá para 2024...

Hortência no Corujão do Esporte (Foto: Reprodução TV Globo)Ex-diretora de seleções,Hortência é comentarista da TV Globo (Foto: Reprodução TV Globo)


Embora a conquista do bicampeonato seja uma missão complicada, Hortência aposta em atletas como Adrianinha e no trio de pivôs da WNBA, formado por Érika, Nádia e Damiris, para mudar os rumos do Brasil na Turquia.

- No basquete, quem ganha a luta não é o melhor lutador, mas quem luta melhor. Temos três jogadoras da WNBA, a Érika, a Nádia e a Damiris. Quando você tem uma jogadora como a Érica, uma das melhores do mundo, e a Adrianinha, que é excepcional, tudo pode acontecer. É claro que não podemos depender apenas de algumas jogadoras, mas acredito que possamos garantir um bom resultado.
Hortência lembra como se fosse ontem do dia em que o Brasil alcançou a sua maior glória.

- Naquele momento que caiu a ficha, quando a Paula acertou o lance livre. Para mim, aquela conquista foi muito importante porque marcou também a minha despedida. Estava com 35 anos e precisamos sair dali com o título mundial para marcar a nossa geração. Era difícil, mas não impossível. Me sinto muito realizada e satisfeita. Só tenho lembranças boas, eram outros tempos. Naquela época, a gente lotava o Ibirapuera com 15 mil pessoas nas arquibancadas. Fizemos muito pelo basquete brasileiro e eu estou torcendo muito pelas meninas na Turquia. Acho que a medalha vai ser difícil, mas vou torcer muito por elas – disse Hortência, que completou 55 anos na última terça-feira.

Se a chinesa Haixia Zheng foi eleita a melhor jogadora do Mundial, a camisa 4 da seleção brasileira foi sem sombra de dúvidas uma das maiores estrelas do campeonato. Cestinha do torneio com 221 pontos, uma média de 27,6 por partida, Hortência foi a atleta que mais chutou lances livres (converteu 59 de 69 tentativas) e a segunda que ficou mais tempo dentro de quadra (36,4 minutos por jogo). 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2014/09/hortencia-critica-o-trabalho-na-base-e-aposta-em-trio-da-wnba-no-mundial.html

Ricardo/Emanuel volta ao Circuito Mundial com vitória sobre americanos

Campeões olímpicos de 2004 derrotam Mayer e Brunner. Allison/Guto bate campeões mundiais e Alison e Bruno Schmidt também triunfam


Por Barueri, São Paulo



Ricardo e Emanuel (Foto: Divulgação/FIVB)
Ricardo e Emanuel (de azul) 
venceram americanos
Foto: Divulgação/FIVB)

Depois de quase cinco anos sem jogar partidas internacionais, a dupla Ricardo/Emanuel começou com vitória a caminhada na etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de praia, que está sendo realizada em Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Nesta quarta-feira, na primeira rodada da competição, eles derrotaram os americanos Mayer e Brunner por 2 sets a 1.

Outras cinco duplas do país entraram em ação, com duas vitórias e três derrotas para o Brasil. Destaque para Allison e Guto, que derrotaram os atuais campeões do Circuito, os letões Samoilovs e Smedins. Bruno Schmidt e Alison também começaram com o pé direito. Evandro/Vitor Felipe, Fábio Luiz/Márcio e Pedro Solberg/Álvaro Filho caíram na estreia, mas ainda terão a chance de se recuperar.
Ricardo e Emanuel já haviam jogado duas etapas do Circuito Nacional após a volta da parceria, anunciada em agosto, mas ainda não tinham participado de um evento internacional. Na estreia da etapa brasileira, uma vitória de virada por 2 a 1 (21/23, 21/14, 15/8) sobre os americanos Mayer e Brunner. Emanuel explicou como foi a reestreia:

- Foi uma partida que começou complicada. Acabei cometendo alguns erros no primeiro set até me adaptar à areia e ao vento. Depois, fomos entrando na partida, melhoramos alguns fundamentos e pudemos vencer. Era importante superar essa primeira etapa, começar com vitória para termos tranquilidade em busca dos próximos passos - disse o campeão olímpico.

Ricardo e Emanuel (Foto: Divulgação/FIVB)
Ricardo e Emanuel atentos durante a 
reestreia no Circuito Mundial 
(Foto: Divulgação/FIVB)


Allisson e Guto vencem campeões
Os jovens Allison Francioni e Guto conseguiram a vitória mais convincente do dia. Eles passaram pelos letões Samoilovs e Smedins, campeões do Circuito Mundial em 2013, por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/16. Guto exaltou o fato da parceria ter jogado sem o peso do favoritismo:

- Quando vimos que enfrentaríamos eles, pensamos que a responsabilidade era deles, estamos aqui para se divertir, jogarmos de maneira solta, desfrutando do momento. Não estamos concorrendo a nada, nem disputando o título, então pensamos em aproveitar a experiência. Foi um jogo difícil, mas conseguimos manter o ritmo sempre alto para vencer - disse Guto.

O "xará" famoso, Alison, vice-campeão olímpico, também começou com vitória em Barueri. Ao lado de Bruno Schmidt, derrotou os russos Dmitri Barsouk e Nikita Liamin por 2 sets a 0.

Nem tudo está perdido

Márcio e Fábio Luiz vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB) 
Fábio Luiz não conseguiu passar 
pelos poloneses
(Foto: Divulgação/FIVB)


Três duplas brasileiras começaram com derrota a campanha na etapa de Barueri do Circuito Mundial de Vôlei de praia. O regulamento, porém, prevê que os times ainda podem se classificar.

Fábio Luiz e Márcio Araújo, vice-campeões olímpicos em 2008, reeditaram a vitoriosa parceria, mas o início não foi promissor. Eles caíram diante dos poloneses Fijalek e Prudel por 2 sets a 0 (21/15, 21/11). Apesar da derrota, Fábio Luiz segue otimista:

- É o começo de um novo trabalho. Apesar de já termos jogado juntos, estamos começando tudo de novo. Temos que retomar muita coisa ainda. Voltar a treinar para alcançar um alto nível de voleibol. É questão de tempo até retomarmos o desempenho de antes - disse o medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim.
Pedro Solberg e Álvaro Filho perderam para os chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 sets a 1 (18/21, 21/13, 13/15). Já Evandro e Vitor Felipe caíram diante dos italianos Paolo e Matteo Ingrosso também por 2 a 1 (14/21, 21/18, 17/19).
As 32 duplas são divididas em oito chaves de quatro. Elas jogam entre sí e a primeira colocada avança direto para as oitavas de final, enquanto as parcerias que terminarem em segundo e terceiro lugares jogam uma repescagem.

O Grand Slam de Barueri dá ao time campeão 800 pontos no ranking e um prêmio de 57 mil dólares.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/09/ricardoemanuel-volta-ao-circuito-mundial-com-vitoria-sobre-americanos.html


Organização do Mundial da Itália se derrete pela "musa Jaqueline"

Texto publicado no site da competição exalta a qualidade técnica e beleza da jogadora, além do casamento com Murilo: "casal mais bonito do esporte brasileiro"


Por Trieste, Itália


reprodução artigo jaqueline mundial de vôlei (Foto: Reprodução / Triestevolley2014.it)Texto no site do Mundial rasga elogios à musa Jaqueline (Foto: Reprodução / Triestevolley2014.it)


Não é apenas no Brasil que Jaqueline faz sucesso. Musa da seleção feminina de vôlei, a ponteira também tem chamado a atenção da organização do Mundial da Itália. Nesta quarta-feira, o site do torneio publicou um artigo repleto de elogios à brasileira, que é bastante querida no país - Jaque jogou na Itália nas temporadas 2006/2007 e 2008/2009, conquistando um título nacional pelo Pesaro.

O texto exalta não apenas as qualidades técnicas da jogadora, mas também sua beleza, que encantou o público nos dois primeiros dias do Mundial na cidade de Trieste.

"Ela é linda; oh, ela é tão bonita! E ela é talentosa; oh, ela é muito talentosa! Não, ela é mais que isso: ela é um fenômeno na quadra e também fora dela. A estrela brasileira Jaqueline Pereira de Carvalho encantou o público no Palatrieste com seu jogo e sua intensidade", diz o artigo.


saiba mais

Outro ponto destacado no texto é o casamento de Jaqueline com Murilo, um dos principais nomes da seleção masculina. O site classifica o casal como "o mais bonito do esporte brasileiro" e ressalta o nascimento do filho Arthur, no fim do ano passado, para quem já projeta um futuro no vôlei.


"Jaqueline não é como as outras jogadoras, até porque o seu carisma na quadra combina perfeitamente com a história de amor que ganhou grande destaque na América do Sul. Esta mulher encantadora é casada com Murilo, da equipe masculina de vôlei do Brasil... O casal mais bonito do esporte brasileiro tem um filho, o pequeno Arthur, e é fácil de prever para ele um grande futuro sob a rede", completa o artigo.

Jaqueline brasil vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Ponteira Jaqueline vem encantando o 
público no Mundial de vôlei da Itália 
(Foto: Divulgação / FIVB)


Com a musa Jaque em quadra, o Brasil lidera o Grupo B com duas vitórias, contra Bulgária e Camarões. A seleção volta a jogar nesta quinta-feira, às 5h30 (horário de Brasília), diante do Canadá, com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar os lances pelo SporTV Play. Nesta primeira fase, as quatro melhores de cada grupo avançam à etapa seguinte. O Brasil busca o título inédito da competição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/09/organizacao-do-mundial-da-italia-se-derrete-pela-musa-jaqueline.html

Após defesa espetacular com o pé, Gabi revela: "Aprendi com a Fabi"

Ponteira não mede esforços apesar de placar elástico e é aplaudida em Trieste


Por Trieste, Itália[




O Brasil vencia o primeiro set da partida contra Camarões com muita facilidade, mas nem o placar elástico fez com que Gabi poupasse esforços para fazer uma defesa espetacular com os pés. Camila Brait não conseguiu uma boa recepção do saque adversário, e a jovem ponteira correu rapidamente até o fundo da quadra para dar uma “puxada” e colocar a bola em jogo para a seleção. O ponto acabou sendo das africanas, mas as palmas do público foram divididas com o lance plástico da brasileira.

- Consegui pegar aquela bola no começo do jogo. Aprendi com a Fabizinha. Vou mandar beijo pra ela. Ela que pega bastante nos treinos, na seleção também pegava. Mas o importante é sair com vitória por 3 a 0 e pensar no resto do campeonato – disse Gabi, em entrevista ao SporTV logo após o jogo.


Mesmo com o time reserva, o Brasil passou fácil por Camarões em três sets, com 


parciais de 25/14, 25/15 e 25/18. Com duas vitórias em dois jogos, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães lidera momentaneamente o Grupo B – a Sérvia joga às 15h e também pode manter-se invicta na chave. Nesta quinta-feira o adversário será o Canadá. A partida será às 5h30 (horário de Brasília), e o SporTV transmite, ao vivo, direto de Trieste. Assinantes também podem assistir pelo SporTV Play.


gabi defesa frame brasil x camarões (Foto: Reprodução/Sportv)
Gabi se estica toda para fazer belíssima 
defesa com o pé direito 
(Foto: Reprodução/Sportv)


saiba mais
 


FONTE:

http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/09/apos-defesa-espetacular-com-o-pe-gabi-revela-aprendi-com-fabi.ht


Organização tira recurso de vídeo da 1ª fase do Mundial e preocupa atletas

Jogadoras ficam sabendo de última hora que desafio só estará disponível a partir da segunda fase do torneio. No masculino, o replay foi decisivo em um jogo do Brasil


Por Direto de Trieste, Itália


brasil x camarões  volei mundial (Foto: Divulgação/FIVB)
No jogo Brasil x Camarões houve um 
lance duvidoso (Foto: 
Divulgação/FIVB)


Apontado como um dos principais avanços para a modernização do vôlei mundial, o recurso do vídeo foi vetado da primeira fase de disputas do Mundial feminino de vôlei, na Itália. O replay, que inclusive definiu a primeira derrota do Brasil na competição masculina, na semana passada, só será utilizado a partir da segunda fase da disputa do torneio das mulheres. Divulgada de última hora, a decisão desagradou as jogadoras brasileiras.

- Eu acho importante ter. Não é que eles façam de propósito, mas os árbitros reservas erram bastante em momentos decisivos. Então, acho legal ter. Tem necessidade do desafio no feminino também, por que os árbitros erram do mesmo jeito. Acho que tinha que ter desde o início, mas, por algum motivo, não colocaram – argumentou a oposto Sheilla. 

O recurso do vídeo vem sendo utilizado constantemente nas competições. No Mundial masculino, disputado na Polônia até semana passada, o ponto decisivo da primeira vitória polonesa sobre o Brasil saiu depois de um pedido de desafio do técnico Stephane Antiga. A arbitragem acabou voltando atrás após constatar nas imagens que a bola desviara no bloqueio de Sidão. 

Brasil X Polônia Mundial de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Brasileiros conferem imagens, após 
desafio pedido pelos poloneses 
(Foto: Divulgação / FIVB)


Na vitória brasileira sobre Camarões no Mundial feminino, nesta quarta-feira, o desafio seria utilizado em uma bola duvidosa, caso o recurso estivesse disponível. Nesta situação específica, não comprometeria o resultado do jogo, uma vez que a superioridade brasileira era muito grande. O medo, porém, é que em um jogo apertado isso faça a diferença.

- Em jogo importante, que depende de bola duvidosa, isso pode comprometer um pouco. Hoje mesmo teve um lance que o juiz não viu. Imagina se estivesse apertado? Por enquanto, os juízes não estão errando tanto. Espero que isso não possa comprometer a gente – comentou Fabiana.


saiba mais

O aviso de que o recurso não estaria disponível em um primeiro momento do torneio não veio acompanhado de uma explicação oficial. A assessoria de imprensa do Mundial disse ao GloboEsporte.com que o provável é que tenham considerado desnecessária a utilização do desafio no feminino, já que “o jogo entre as mulheres é mais lento do que no masculino”. Portanto, não costumam surgir tantas dúvidas. 

Só quando já estava em Trieste, no início dessa semana, que o técnico José Roberto Guimarães ficou sabendo da novidade. Apesar de também achar que o recurso deveria estar disponível desde o primeiro jogo, o treinador lembrou que até pouco tempo todos eram obrigados a jogar sem qualquer tipo de auxílio de imagens.

- Só disseram que não teria e não deram nenhum motivo específico. Eu acho que poderia ter, né? Mas, se não tem, o que eu posso fazer? O que não tem remédio, remediado está. Então, vamos esperar para a segunda fase e acreditar que os árbitros vão ter uma boa atuação. Nós jogamos tanto tempo sem, não acho que vai ser um grande problema não ter nessa primeira fase.

O Brasil volta a jogar nesta quinta-feira, às 5h30 (horário de Brasília), quando enfrenta a seleção canadense, com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar os lances pelo SporTV Play. Nesta primeira fase, as quatro melhores de cada grupo avançam à etapa seguinte. O Brasil lidera o Grupo B, com duas vitórias (6 pontos), seguido de Sérvia (5 pontos) e Turquia (3 pontos)


FONTE:

Fãs das brasileiras, camaronesas esquecem derrota e caem no samba

Após “aula” de vôlei, seleção de Camarões aprende dança típica do Brasil


Por Direto de Trieste, Itália


Foto para cá, abraços para lá, danças e muita alegria. Foi neste clima animado que o duelo entre Brasil e Camarões pelo Mundial de vôlei feminino terminou, nesta quarta-feira, em Trieste, na Itália. Fãs das jogadoras brasileiras, as camaronesas logo esqueceram da derrota por 3 sets a 0 e foram tietar as rivais. Antes de deixarem a quadra, as duas seleções caíram no samba juntas, arrancando sorrisos do público presente no Palatrieste.

A derrota era inevitável. Sem tradição no esporte e nem nomes conhecidos, Camarões sabia que só um milagre tiraria a vitória das mãos das atuais bicampeãs olímpicas. Mesmo com o time reserva em quadra, o favoritismo se confirmou. Mas cada ponto conquistado pelas camaronesas foi motivo para muita festa. 

- A cada bola elas vibravam, era muita alegria. Isso valoriza o nosso trabalho. A gente vê que vale cada sacrifício. Fiquei muito feliz com a festa que nós fizemos com elas. Tentamos aprender a dança delas e ensinamos o samba. Elas levam jeito. Está no sangue, na cor – comentou Adenízia, a principal “professora de samba” das camaronesas. 

Brasil e Camarões vôlei feminino (Foto: Divulgação / FIVB)
Brasil e Camarões viram um só time no 
fim do jogo e se divertem 
(Foto: Divulgação / FIVB)

Depois de muitas fotos, abraços e danças, as camaronesas deixaram a quadra felizes da vida. Não só elas. As brasileiras também aprenderam um pouquinho com a experiência de jogar com um time tão peculiar.


saiba mais

- Dava para ver a alegria no rosto delas só por estarem jogando com a gente. Elas estão sorrindo sempre, brincando. Acho que isso é bom para gente também, para ver que, apesar das dificuldades que encontram, elas continuam sorrindo e brincando. Temos que levar isso com a gente – disse Tandara.

O Brasil volta a jogar nesta quinta-feira, às 5h30 (horário de Brasília), quando enfrenta a seleção canadense, com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar os lances pelo SporTV Play. Nesta primeira fase, as quatro melhores de cada grupo avançam à etapa seguinte. O Brasil lidera o Grupo B, com duas vitórias (6 pontos), seguido de Sérvia (5 pontos) e Turquia (3 pontos).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/09/fas-das-brasileiras-camaronesas-esquecem-derrota-e-caem-no-samba.html