quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Kleina celebra atuação diante do Inter: “Hoje nosso time marcou e jogou”

No seu primeiro triunfo como técnico do Bahia, treinador faz elogios à atuação do clube baiano no triunfo por 2 a 0 no Beira Rio, pela Copa Sul-Americana


Por Porto Alegre



O técnico Gilson Kleina comemorou o seu primeiro triunfo como técnico do Bahia, diante do Internacional por 2 a 0, com elogios à atuação de seus jogadores. O treinador, que vinha de três empates no comando do clube, fez elogios ao rival da noite e explicou o antídoto utilizado pelo Bahia no triunfo em Porto Alegre.  

- A do Inter é muito técnica. Eles abrem muito a passagem dos laterais. É um time que faz marcação alta e faz pressão. Além disso, eles possuem muitas jogadas de infiltração e fazem gols dentro da área. Nossa equipe foi feliz em neutralizar o Aránguiz, e a nossa marcação foi muito bem quando o Alex e o Valdivia iam para dentro. Tínhamos que impedir o drible. Era preciso congestionar para proteger nossa defesa – disse.  
 
Kleina falou sobre a opção de um ataque mais rápido e comemorou o que considerou o encaixe do time em Porto Alegre.  

- Optamos por uma equipe mais leve, com o Rafinha, o Henrique, o Emanuel e o Diego. Conseguimos neutralizar o Inter, e, quando isso encaixou, pudemos neutralizar e chegamos com condições. Depois o Inter abriu mão de suas características com o Aránguiz mais na criação e tivemos alguns contra-ataques com chances até para ampliar o placar – disse o treinador. 
  
O treinador voltou a bater na tecla do esquema tático, mas desta vez não em tom de dificuldade. Ele ressaltou a absorção do entendimento dos seus pedidos para a equipe e sentenciou que, na noite desta quarta, o Bahia não só marcou.  

- A gente tenta fazer o estudo dentro da característica do elenco. Não adianta eu fazer um sistema sem que as características dos jogadores estejam propícias. Eles precisam entender que não adianta só marcar, e hoje a gente marcou e jogou. Espero que isso possa continuar – disse o treinador.  

O Bahia volta a campo no próximo domingo, mas desta vez pelo Campeonato Brasileiro, quando enfrenta o Grêmio, na Arena.




FONTE:

Pior série desde 2012 acende dúvidas sobre time, e Inter cobra reação rápida

Colorado perde três jogos seguidos, "supera" ano passado e está a uma partida de igualar 2012, o que gera cobrança da direção apesar de respaldo ao trabalho de Abel


Por Porto Alegre



Como um time que vence cinco partidas seguidas pode enfileirar uma sequência de três derrotas? Nem o próprio Inter ainda tem a resposta e admite publicamente a preocupação, após levar 2 a 0 do Bahia na quarta, pela Sul-Americana. O jejum de pontos ganhos já ultrapassa as turbulências do ano passado e se torna o pior desde 2012. O que faz a direção cobrar "reação rápida" para sábado, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão.

Há dois anos, foram quatro derrotas consecutivas. Três sob comando de Fernandão. Depois, com Osmar Loss como interino, veio um revés por 2 a 0 para a Portuguesa. Agora, Abel tem três derrotas. Com Dunga, em 2013, houve uma série de quatro fracassos pelo Nacional, mas que acabou intercalado por empate na Copa do Brasil.

- É claro que nos perguntamos sobre os motivos das derrotas e do baixo desempenho - admitiu o vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros. - A rápida resposta que o Inter precisa dar em campo é em busca do nosso objetivo. Existe o crescimento do São Paulo, a presença do Corinthians, a disparada do Cruzeiro… A nossa expectativa é de uma retomada o quanto antes.

abel braga marcelo medeiros homenagem abel beira-rio inter x bahia (Foto: Alexandre Lops/Internacional)
Medeiros cobra, mas também respalda 
Abel Braga (Foto: Alexandre Lops/
Internacional)

No revés para os nordestinos, Abel não utilizou D'Alessandro, que acusou um desconforto na coxa esquerda e preservou Juan, Fabrício e Rafael Moura pela intensa carga de jogos.

Após alcançar nesta quarta a marca de 300 jogos à frente do clube, o técnico evitou se eximir da culpa pela situação delicada, mas disse que a necessidade de vencer o Brasileirão, que não é conquistado desde 1979, não aumentou pela dificuldade em prosseguir no torneio continental:

- A responsabilidade do treinador é toda. Sou eu que escalo. Todo time grande busca conseguir uma vaga à Libertadores. São muitos anos sem ganhar (o Brasileirão). A cada ano que passa a responsabilidade aumenta. Mas ela já grande desde o começo do ano.

Tabela jogos Inter (Foto: Reprodução)
Apesar da má fase, o treinador ainda não passa por contestações. Pelo contrário. A direção dá o respaldo e divide o ônus, como afirmou Medeiros:

- Ocorrem falhas coletivas. Liga o sinal de alerta. Existe divisão de responsabilidades. Não estamos satisfeitos com o momento negativo. Mas não será por causa da derrota que a voz do comando do vestiário será alterada. Temos que ter serenidade. Aplausos e vaias fazem parte do cenário do futebol. O Abel, claro, tem todo o respaldo. Temos uma confiança muito grande nele.

O Inter é o atual terceiro colocado com 31 pontos, mesmo número do Corinthians, mas fica à frente pelo número de vitórias (9 a 8). O São Paulo é o vice, com 32. O Cruzeiro segue na liderança com 39. O confronto com o Palmeiras será disputado neste sábado às 18h30 no Pacaembu.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


Bahia vence no Beira-Rio, abre boa vantagem e amplia jejum do Inter

Com 2 a 0, time baiano pode até perder no jogo da volta, em Salvador, para avançar na Copa Sul-Americana; Colorado chega a três derrotas seguidas


 A CRÔNICA

por GloboEsporte.com


As luvas de lã nas mãos dos jogadores poderiam indicar um Bahia deslocado e intimidado pelo frio gaúcho, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. Que nada. Soou mais como um despiste para o que viria logo depois. O Tricolor se sentiu em casa e aplicou 2 a 0 no Inter, no primeiro jogo da segunda fase da Copa Sul-Americana. Uma vantagem imensa para o duelo da próxima quinta na Fonte Nova, uma vez que há saldo qualificado e Marcelo Lomba saiu sem ser vazado. Restou à torcida vermelha protestar e pedir um time mais "guerreiro".


saiba mais

Os gols de Lucas Fonseca e Diego Macedo não só colocaram o Bahia perto da vaga às oitavas. Também agravaram o jejum do Inter na temporada. Somado aos insucessos diante de São Paulo e Atlético-MG no Brasileiro, o resultado é a terceira derrota consecutiva dos comandados de Abel Braga, que completou 300 jogos pelo clube, com direito a placa e camiseta especial antes de a bola rolar.

Em outra realidade, invicto há sete jogos, o Bahia tenta manter a fase ascendente ainda em Porto Alegre. No domingo, enfrenta o Grêmio, na Arena, pelo Brasileiro, campeonato no qual amarga a zona de rebaixamento. Terceiro colocado do Nacional, o Inter tenta se recuperar um dia antes, no sábado, quando visita o Palmeiras.

Tempo frio, jogo gelado
Inter e Bahia entraram em campo bem diferentes, repletos de desfalques, entre lesionados e preservados. O menor público registrado no Beira-Rio desde a reinauguração oficial (9.368 pessoas) também ajudou a dar contornos discretos a um duelo que merecia mais em se tratando de mata-mata de torneio continental. O que não mudou, para o azar de quem se arriscou num frio de 7ºC, foi a série de defeitos das equipes.

Sem D'Alessandro, mas com Aránguiz e Alex, o Inter irritou seu torcedor no primeiro tempo tamanha a lentidão na transição ofensiva. O jovem Valdívia se transformou no reduto de esforço e criatividade. A menos de um minuto, acertou uma bola na trave. O Bahia não foi brilhante, mas ao menos se mostrou mais organizado. Chegou a pedir um pênalti de Henrique sobre Paulão, numa das poucas ocorrências dentro das áreas. O time de Abel carimbou a trave mais duas vezes, porém sempre de longe. Aos 42, o zagueiro Lucas Fonseca conseguiu abalar o marasmo, ao subir soberano na área de Dida e fazer 1 a 0.

Inter muda, mas Bahia não perdoa
Abel tentou dar mais velocidade ao sacar Ygor e colocar Leandro no intervalo. Mas rápido mesmo foi o Bahia. Com um minuto, Henrique chegou à linha de fundo e cruzou para Diego Macedo escorar para o gol vazio: 2 a 0. A reclamação gaúcha ficou por conta da dúvida se a bola havia passado toda a linha de fundo no momento do passe.

Polêmica à parte, o golpe pareceu ter caído pesado demais sobre os ombros colorados. A reação dos donos da casa foi aquém do necessário, em ritmo sonolento, sempre nas investidas individuais dos talentos da base. Ligado, o time baiano soube se defender com sobriedade e não deu chances para desconto no placar. Pelo contrário. Com Léo Gago, não ampliou por centímetros. Agora, tudo parece favorecê-lo. Além da vantagem, o calor da Fonte Nova espera o Tricolor em uma semana.


Leo Gago e Charles Aranguiz jogo Internacional x Bahia Copa do Brasil  (Foto: Jeferson Guareze / Futura Press)
Leo Gago e Charles Aranguiz em jogo 
pela Sul-Americana (Foto: Jeferson 
Guareze / Futura Press)
 
 


FONTE:

Gareca lamenta derrota, mas elogia torcida e não desiste da Copa do Brasil

Após revés por 1 a 0 diante do Atlético-MG, técnico argentino vê partida igual, agradece apoio dos palmeirenses no Pacaembu e não joga a toalha no torneio


Por São Paulo

 

O técnico Ricardo Gareca viu uma partida igual, na derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Atlético-MG, nesta quarta-feira à noite, no Pacaembu, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Verdão teve um pênalti a seu favor, mas Henrique chutou para fora, depois de o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima mandar voltar a cobrança convertida pelo atacante.

Gareca lamentou as lesões no elenco (Fernando Prass e Valdivia, dois dos principais jogadores do time, estão se recuperando), pois não consegue repetir a escalação da equipe. Diante do Galo, porém, o treinador optou por poupar alguns jogadores. Entre modificações por opção e obrigação, o Verdão teve sete mudanças em relação ao time que bateu o Coritiba, por 1 a 0, no último sábado.

- Estamos melhorando. No último jogo ganhamos no Brasileirão. E o time ganhou bem. As lesões nos atrapalham. O Valdivia voltou e machucou. O Tobio machucou. Continuamente temos isso. A equipe não consegue ter uma continuidade porque somos obrigados a mudar. Mas estamos trabalhando, confiamos em todos os jogadores. Tenho fé que vamos sair e melhorar cada vez mais - disse o treinador.


saiba mais

Apesar da derrota, Gareca elogiou o papel da torcida do Verdão. No total, 19.340 pessoas estiveram no Pacaembu, com grande maioria de palmeirenses.

- A torcida do Palmeiras é espetacular. Eu agradeço em nome de todos o apoio da torcida. Ganhando ou perdendo eles sempre apoiam. Desejo que a torcida sempre apoie. Dessa situação saímos juntos: jogadores, time e torcida. Peço que não percam a fé e acreditem no time - afirmou.

O treinador, por fim, não desistiu da Copa do Brasil. Com a derrota em casa por 1 a 0, o Verdão precisa vencer ao menos por 2 a 1 no estádio Independência, na próxima quinta-feira, em Belo Horizonte, para se classificar às quartas de final.

- Penso nas duas competições. Temos chances concretas na Copa do Brasil. Eu não perco as esperanças. Isso é o que pensamos. O Brasileirão é importante melhorar e subir na classificação - finalizou.

Ricardo Gareca técnico jogo Palmeiras x Atlético-MG Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Ricardo Gareca lamenta derrota do Verdão 
para o Atlético-MG (Foto: Marcos Ribolli 
/ Globoesporte.com)


Confira a entrevista coletiva do técnico Ricardo Gareca:

O time está melhorando
- Estamos melhorando. No último jogo ganhamos no Brasileirão. E o time ganhou bem. As lesões nos atrapalham. O Valdivia voltou e machucou. O Tobio machucou. Continuamente temos isso. A equipe não consegue ter uma continuidade porque somos obrigados a mudar. Mas estamos trabalhando, confiamos em todos os jogadores. Tenho fé que vamos sair e melhorar cada vez mais.


Papel da torcida 
- A torcida do Palmeiras é espetacular. Eu agradeço em nome de todos o apoio da torcida. Ganhando ou perdendo eles sempre apoiam. Desejo que a torcida sempre apoie. Dessa situação saímos juntos, jogadores, time e torcida. Peço que não percam a fé e acreditem no time.


Análise do jogo
- Foi uma partida igual. Tivemos grande chance de fazer 1 a 0 no pênalti. Depois eles conseguiram um contra-ataque. O jogo está aberto. Se tivéssemos vencido teria falado a mesma coisa. 


Mudanças no time e por que priorizar o Brasileiro
- Eu não priorizo o Campeonato Brasileiro. Tobio está com lesão, Leandro tinha três amarelos, Juninho e Allione estão machucados. A única alteração tática foi Mouche no lugar do Mazinho. Quis dar oportunidade a outros jogadores que estão trabalhando duro.  Mas a partida de hoje era a prioridade.


O que mudar
- Temos de finalizar mais e melhor as jogadas. Foi uma partida igual. Não sei quantas vezes se repete um pênalti no Brasileirão. Mas isso já passou. Seria bom se tivéssemos feito.


Falta poder de reação
- Não penso que o Palmeiras parece derrotado. O Palmeiras fez o que podia. Fizemos o que podíamos. Tivemos reação, mas estamos sentindo por todos os acontecimentos que estão passando. Mas o time teve reação.


Negociação com Ronaldinho
- Não sei de nada. Só comentários que leio e escuto de vocês. Oficialmente ninguém me comunicou nada. Não sei de Ronaldinho. Mas é um jogador muito bom. Está fora de discussão a qualidade dele, é um jogador fora de série. Mas ninguém nunca me comunicou que tinha possibilidade de vir. Estou focado somente nos jogadores que tenho nesse momento.


Cristaldo pode jogar no sábado
- Tem grande possibilidade de jogar no jogo de sábado. Henrique não pode jogar (o atacante está suspenso).


Desempenho do Fábio
- Fabio tem toda a confiança nossa. Teve uma atuação muito destacada hoje. O Atlético teve três chances de gol, mas o Palmeiras também teve chances. Situação mais clara de jogo que um pênalti não tem. Mas Fabio teve uma atuação destacada.


Torcida protestando
- É uma situação difícil para todos, lamento, mas vamos sair dela. Estou convencido de que vamos sair, todos temos fé. O clima vai melhorar. Agora é compreensível. A torcida está enojada com o comando técnico? Está bem. Com a diretoria? Está bem. Com os jogadores? Também. Não podemos nos queixar. Temos que mudar o clima.


Ainda acredita na Copa do Brasil
- Penso nas duas competições, temos chances concretas na Copa do Brasil. Eu não perco as esperanças. Isso é o que pensamos. O Brasileirão é importante melhorar e subir na classificação.


Sistema de criação em baixa
- Pode ser. Tivemos muitas situações em alguns jogos e em outras menos. Temos de melhorar. É importante criar. Hoje Atlético teve mais chances, mas nos tivemos mais clara. Eles só fizeram o gol no segundo tempo. Temos de melhorar, mas não é nada para se alarmar. 


Bruno César e Patrick Vieira fora
- Temos jogadores importantes que estão fora. São 38 jogadores. Imagine você, é muito difícil. Eles estão trabalhando e podem ter oportunidade a qualquer momento.


FONTE:

Para Levir, Galo poderia ter feito mais e cita tranquilidade com resultado

Treinador destaca chances criadas pela equipe contra o Palmeiras, no Pacaembu, e acredita que equipe poderia ter saído com um placar mais dilatado


Por Belo Horizonte



O técnico Levir Culpi lamentou o placar magro obtido, mas destacou a tranquilidade com que o time do Atlético-MG conseguiu com a vitória por 1 a 0 (confira os melhores momentos da partida no vídeo acima) sobre o Palmeiras, em São Paulo, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na partida de volta, o Galo poderá empatar para conseguir vaga nas quartas de final.

Na visão do treinador, o resultado poderia ter sido ainda melhor, mas que também o Palmeiras merece respeito pela tradição.

- Considerando as oportunidades, o goleiro deles pegou três ou quatro bolas muito boas. A gente poderia ter feito mais. Mas, de qualquer maneira, estamos enfrentando o Palmeiras. Time de muita tradição. Próximo do Centenário tinha uma mobilização. Só que agora será a nossa vez de mobilizar no nosso estádio.
Estamos buscando os dois campeonatos. Não penso em poupar jogadores
Levir Culpi

Apesar de considerar o placar magro, Levir gostou do resultado, já que o Galo joga pelo empate em Belo Horizonte, no próximo dia 4, mas cobrou concentração para a partida de volta.

- Sem dúvida da tranquilidade. Não a ponto de afrouxar no próximo jogo. Temos uma boa vantagem. Mas teremos mais um clássico, então não podemos afrouxar.
Com a força máxima, o Atlético-MG não irá priorizar nenhuma competição, já que disputa a Copa do Brasil e o Brasileiro paralelamente. 

- Estamos buscando os dois campeonatos. Não penso em poupar jogadores. Espero que os que estão lesionados voltem o mais rápido porque o calendário é muito complicado.

Levir Culpi técnico jogo Palmeiras x Atlético-MG Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Levir comemorou vitória, mas disse que 
Galo tem que tomar cuidado no Horto 
(Foto: Marcos Ribolli 
/ Globoesporte.com)


Para o jogo de volta, Levir acredita que será mais um jogo intenso, como foi no Pacaembu.
- O Atlético-MG tem uma característica de velocidade, passes rápidos, como foi no gol. O Atlético-MG não administra muito a partida. Será mais um jogo intenso. E será assim até o final.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/08/para-levir-galo-poderia-ter-feito-mais-e-cita-tranquilidade-com-resultado.html

Atlético-MG vence o Palmeiras e estraga centenário dos paulistas

Mineiros agora jogam pelo empate para ir às quartas de final. Verdão terá que vencer por ao menos dois gols para seguir vivo na Copa do Brasil



 A CRÔNICA

por Leonardo Lourenço


Um dia depois do centenário do Palmeiras, o Atlético-MG foi a São Paulo e estragou a festa que a torcida paulista queria fazer para celebrar os cem anos do clube. Luan, no segundo tempo, anotou o único gol da partida e aproximou os mineiros das quartas de final da Copa do Brasil. Com o 1 a 0, a equipe agora joga por um empate, por qualquer resultado, para eliminar o Verdão, que terá que vencer marcando ao menos dois gols para ir à próxima fase. Se os paulistas devolverem o placar, a vaga será decidida nos pênaltis.



saiba mais

O confronto de volta das oitavas de final está marcado para o próximo dia 4 de setembro, no estádio Independência, em Belo Horizonte. No fim de semana, as atenções vão para o Brasileiro: o Palmeiras recebe o Internacional no sábado, 18h30, no Pacaembu, enquanto o Galo enfrenta o Coritiba, domingo, às 16h, no Couto Pereira.


Diogo no jogo Palmeiras x Atlético-MG (Foto: Marcos Bezerra / Futura Press)
Diogo parte para cima da defesa do 
Atlético-MG no Pacaembu 
(Foto: Marcos Bezerra 
/ Futura Press)


O jogo

Com uma equipe bastante modificada em comparação à que venceu o Coritiba no sábado, o técnico Ricardo Gareca deixou claro que sua principal preocupação neste momento é o Nacional, onde o Palmeiras luta contra o rebaixamento. Apesar disso, eram os anfitriões que ficavam com a boa nos primeiros minutos. A posse, porém, não se refletia em perigo. Pelo contrário: o Galo trocava poucos passes, mas era mais incisivo no Pacaembu. Os mineiros até balançaram a rede alviverde, em gol anulado de Leonardo Silva por impedimento. Depois, só não abriram o placar porque Fábio, inspirado, evitou os tentos de Diego Tardelli, Pedro Botelho e Jô.

No fim da etapa inicial, em lance polêmico, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima viu falta de Jemerson em Mazinho e marcou pênalti. Henrique bateu e acertou o alvo, mas o juiz invalidou o gol ao notar invasão de palmeirenses à área atleticana. O atacante bateu novamente e, desta vez, chutou para fora.
Bem menos movimentado, o segundo tempo seguiu o roteiro do primeiro: o Palmeiras tocava sem chegar à meta de Victor, o Galo aproveitava os espaços para assustar. Foi assim que o Atlético-MG chegou à vitória. Aos 25min, Luan, que havia entrado pouco antes, se infiltrou na área adversária e cabeceou para as redes o cruzamento da esquerda de Maicosuel. Sem força, o time da casa buscou o empate, pressionou no fim, mas não conseguiu evitar a derrota.


Luan gol Palmeiras x Atlético-MG (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Luan celebra o gol que aproxima 
Atlético-MG das quartas de final 
(Foto: Marcos Ribolli /
 Globoesporte.com)

 


FONTE:

Mano vê gol irregular, mas não culpa árbitro: "Criamos para vencer"

Técnico elogia atuação do Corinthians, cita falta em Cássio no lance que deu a vitória ao Bragantino e confia em virada no jogo de volta, daqui a uma semana


Por Cuiabá, MT



O técnico Mano Menezes evitou críticas à arbitragem de Leandro Bizzio Marinho, responsável pelo apito na derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Bragantino, na noite desta quarta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá. 
O comandante alvinegro elogiou a atuação do Timão, citou as diversas chances de gol criadas ao longo dos 90 minutos - mesmo com as alterações em relação ao time que vinha sendo titular - e disse que irá pensar em como montar a equipe daqui a uma semana, quando decidirá a vaga nas quartas-de-final na Arena em Itaquera. 

–  As substituições são normais para um grupo de qualidade como o nosso, sempre procuramos escolher os jogadores que estão melhores para iniciar a partida. Não penso que as alterações interferiram no rendimento da equipe, que jogou bem, criou várias oportunidades de gols, claríssimas, num jogo contra um adversário que tem a tradição de marcar forte. Mesmo assim, criamos com as duas formações, o suficiente para vencer o jogo. Mas perdemos de 1 a 0, temos de saber entender que essas coisas acontecem de vez em quando. Vamos pensar e reverter na quarta que vem – afirmou, em entrevista coletiva após a partida. 

 
saiba mais

 O lance irregular do gol marcado pelo meia Sandro não passou despercebido. Primeiro, Cássio teria sofrido falta do zagueiro Guilherme Mattis, ao afastar a bola com um soco. Na sobra, Paolo Guerrero ainda tentou afastar, mas foi vítima de jogo perigoso de Luisinho. A finalização, logo após os dois lances, deu a vitória ao Bragantino. Mano evitou falar em justiça, mas reclamou do lance.


– Falar de justiça em futebol é meio difícil. Se você tem dez oportunidades e não faz, e o adversário tem duas e faz, ele tem méritos. Acho que no lance do gol foi falta, e nesse aspecto acho injusto – analisou. 

O Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença no dia 3 de setembro, às 22h (horário de Brasília), na Arena em Itaquera, para avançar à próxima fase da Copa do Brasil. Qualquer empate elimina o Timão e dá a vaga ao Bragantino, que já eliminou o São Paulo na etapa anterior e é considerado uma das maiores surpresas da competição nacional.


Confira os demais tópicos da entrevista
Influência da arbitragem

- Quando muitas pessoas enxergam da mesma maneira, algum fundo de razão elas devem ter. Quem tem de analisar é quem está fora, com imparcialidade, sem envolvimento emocional, ver o que tem de fundo de verdade nisso. Alguma coisa está diferente. Vivemos nesse mundo há bastante tempo, sabemos quando as coisas são só para um lado ou só para o outro. Alguma coisa está diferente e temos de achar. Mas aí é questão diretiva, não cabe a nós falar disso, senão parece que estamos justificando o resultado. Não estamos aqui para fazer isso. Mas hoje eu tive de acalmar os jogadores no fim do jogo. E aí vocês analisam se a expulsão do Ferrugem foi justa, se os enganos que aconteceram durante o jogo interferiram ou não... Cabe a quem analisa emitir sua opinião.


Desfalques no jogo de volta
- O prejuízo existe. Não podemos achar que perder quatro jogadores por convocações em um jogo decisivo não vai trazer um prejuízo. Esperamos que seja reparável. Procuro ser coerente com esses aspectos. O Corinthians tem força para reverter esse resultado com os jogadores que tem. Vamos precisar muito do nosso torcedor dentro de casa até para tentar inibir certas coisas que vêm acontecendo.


Como reverter a situação?
- O futebol exige jogar bem e construir bem para chegar às vitórias. Teve a partida do Goiás, esse jogo não vai ser jogado com as características do Goiás. Nós temos de ser maduros como equipe para saber como nos portar sem abrir espaços e tendo de criar uma vitória mínima de 1 a 0 para ao menos levar para as penalidades máximas.


Trombada de Guerrero no árbitro
- Você deve estar de brincadeira se estiver pensando que eu aplaudi uma trombada. O que aconteceu é o que você viu. Uma trombada em que o árbitro estava mal posicionado e o Paolo estava olhando para cima.

Bragantino comemoração jogo Corinthians (Foto: André Romeu / VIPCOMM)
Jogadores do Bragantino comemoram 
o gol da vitória nesta quarta-feira 
(Foto: André Romeu / VIPCOMM)


FONTE:

Jogadores do Bragantino comemoram vitória contra Timão nas redes sociais

Nunes, Geandro e Cesinha postam fotos após primeiro duelo contra Corinthians


Por Bragança Paulista, SP


Nunes posta foto nas redes sociais após vitória contra Corinthians (Foto: Reprodução/ Instagram)
Nunes posta foto nas redes sociais 
após vitóriacontra Corinthians 
(Foto: Reprodução/ Instagram)

Após vencer o Corinthians por 1 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá, o elenco do Braga retornou à cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, já na manhã desta quinta-feira. Através das redes sociais, os jogadores comemoraram a vitória contra o Timão. O volante Geandro mandou um recado para quem não acreditava no "azarão" Massa Bruta.

- Quando alguém duvidar da sua capacidade, vai lá e mostre do que você é capaz #13 - escreveu o jogador, via Instagram.
O atacante Cesinha também postou na web. O atleta agradeceu aos céus pelo 1 a 0 contra o Corinthians pela Copa do BR.

- Obrigado meu Deus por mais essa vitória #FelizDemais.

Já o camisa 9 Nunes postou uma foto de bastidor. Após a vitória contra o Corinthians, o centroavante se apertou em um balde de gelo para recuperar a parte muscular.


- Depois de uma bela vitória, gelo pra recuperar - escreveu via Instagram.


Quase R$ 1 milhão de lucro
A opção por mandar o jogo do Bragantino na Arena Pantanal se confirmou lucrativa nesta quarta-feira. O estádio viu seu recorde de público ser batido, com a presença de 28.820 pagantes, com renda de R$ 1.630.540. Tirando os gastos, o lucro para o Braga será de cerca de R$ 900 mil. Valor bem superior aos números do time jogando no Nabizão, em Bragança Paulista. A equipe vem assumindo o estilo "nômade" devido aos prejuízos com a renda da Série B, onde tem a segunda pior média de público.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/08/jogadores-do-bragantino-comemoram-vitoria-contra-timao-nas-redes-sociais.html

Braga anula Timão, marca golaço e abre vantagem na Copa do Brasil

Corinthians se sente em casa na Arena Pantanal, recebe festa, mas é controlado pelo Bragantino, que conta com chute de longe para vencer 


 A CRÔNICA

por Diego Ribeiro


O Bragantino não precisou mostrar tanto futebol para vencer o Corinthians na noite desta quarta-feira, na abafada Arena Pantanal, em Cuiabá. Um golaço de Sandro, no início do segundo tempo, foi suficiente para assegurar a vitória por 1 a 0 e a vantagem do empate no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), na Arena Corinthians. O Timão precisará vencer por dois gols de diferença. Caso devolva o 1 a 0, força a disputa por pênaltis. O Braga também pode avançar perdendo por um gol, desde que marque ao menos um.


saiba mais

A equipe de Mano volta a campo no próximo domingo, contra o Fluminense, às 16h, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O Bragantino recebe o ABC no próximo sábado, às 16h10, em Bragança Paulista, pela Série B.

Sem soluções
O Corinthians sabia que o Bragantino jogaria exatamente da maneira que jogou nos primeiros 45 minutos. Muita marcação, linhas bem definidas e, quase sempre, os 11 homens atrás da linha da bola. O Timão teve novidades, mas não soluções. Renato Augusto e Lodeiro formaram dupla de armação, deixando Jadson no banco. Na direita, Ferrugem substituiu Fagner, mas não foi tão ofensivo quanto se esperava.

Muitos nomes mudam, mas só um parece unanimidade: Paolo Guerrero, aberto pela direita, às vezes pela esquerda, e dando o toque de criatividade que o meio-campo não conseguiu em Cuiabá. O Bragantino sentiu que dava para jogar. Nas bolas aéreas, levou algum perigo, aproveitando-se de cochilos dos laterais corintianos. O Timão só respondeu com eficácia no mesmo tipo de jogada. De cabeça, Anderson Martins acertou a trave, na melhor chance do primeiro tempo.

Renato Augusto jogo Bragantino x Corinthians Copa do Brasil (Foto: André Romeu / VIPCOMM)
Renato Augusto não conseguiu se livrar 
da marcação do Bragantino(Foto: 
André Romeu / VIPCOMM)
 

Petardo decisivo

Ao Bragantino, bastou um chute felicíssimo de Sandro para assegurar a vitória na Arena Pantanal. Aos 10 minutos do segundo tempo, o meia do Braga aproveitou uma sobra da zaga e acertou o ângulo esquerdo de Cássio. A reclamação exagerada de uma possível falta no lance do gol denunciava o nervosismo que tomaria conta do Timão a partir dali.

Mano fez as alterações de sempre: Jadson, Romero e Romarinho entraram. A lentidão no meio-campo continuou. As jogadas em bolas aéreas também. Satisfeito com o gol, PC Gusmão deixou seu Bragantino postado na defesa. O Timão reclamou muito da arbitragem de Leandro Bizzio Marinho. Aflito com a proximidade da derrota, a equipe de Mano Menezes se lançou à frente, mas deu espaços para o Bragantino contra-atacar. Em uma dessas jogadas, Cesinha arrancou pela direita e foi derrubado por Ferrugem, que acabou expulso. O Massa Bruta mereceu vencer e agora está a um empate das quartas de final.




FONTE:

Sergio Soares mostra confiança: "Times grandes não assustam"

Após vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo técnico, que optou por atuar com apenas cinco titulares, ressalta força do elenco e pede cautela: "Não estamos classificados"


Por Rio de Janeiro, RJ


Sérgio Soares, Ceará, técnico (Foto: Cearasc.com/Divulgação)Sérgio Soares, Ceará, técnico (Foto: Cearasc.com/Divulgação)

Jaílson, Samuel Xavier, Sandro, Eduardo e Bill foram os titulares escolhidos por Sergio Soares para atuar diante do Botafogo no Maracanã. A apresentação do time na vitória por 2 a 1, consumada com gols dos dois últimos do quinteto, não só deixou o Ceará com vantagem para o jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, como também agradou ao treinador. A força do elenco, que disputa duas competições simultaneamente, faz com que a equipe, segundo o comandante, não tema adversários considerados grandes.

- Eu digo isso desde o início da temporada, quando formamos um elenco. Todos os jogadores têm condições de atuar no momento adequado. A proposta foi essa. Muita intensidade, marcação alta. Temos atletas que já trabalharam na Série A do Campeonato Brasileiro. Times grandes não assustam. Mostramos que temos um elenco muito forte - disse Sergio Soares.

 

O volume de jogo criado pela equipe, principalmente no primeiro tempo, foi apontado pelo técnico como crucial para o triunfo. Mesmo com a vantagem de um gol na primeira etapa, o time buscou jogo a todo momento e ampliou nos acréscimos.

- Tivemos um volume muito bom, ocupamos bem o espaço e soubemos trabalhar a bola. Não deixamos o adversário nos envolver. Demos dificuldades e criamos muito. No segundo tempo, era natural que o Botafogo saísse um pouco mais para o jogo. Mas fomos bem, principalmente nas laterais. A equipe se comportou muito bem. Conseguimos levar essa vantagem para Fortaleza, mas de forma alguma estamos classificados - encerrou Sérgio.

A partida de volta será realizada na próxima quarta (3), na Arena Castelão, às 22 horas (de Brasília). Sábado (30), às 21 horas, o compromisso é contra o Luverdense, pela Série B do Campeonato Brasileiro, também em casa.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/ceara/noticia/2014/08/sergio-soares-mostra-confianca-times-grandes-nao-assustam.html

Pacotão do Bota: vaias, defesaças de Jefferson e disposição de Sheik

Torcida fica impaciente com Zeballos, que sai ainda no primeiro tempo. Goleiro alvinegro salva equipe de sofrer mais gols na derrota por 2 a 1 para o Ceará


Por Rio de Janeiro

 

O resultado não foi o esperado para o Botafogo, que jogava dentro de casa e tinha como objetivo fazer valer o seu mando de campo para garantir uma vantagem no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. No entanto, acabou perdendo. O placar final foi 2 a 1 para o Ceará (veja os melhores momentos no vídeo acima), no Maracanã, mas poderia ter sido mais para os visitantes, não fosse a grande atuação do goleiro Jefferson. O arqueiro salvou a equipe em mais de uma oportunidade, defendendo, inclusive, um pênalti cobrado pelo meia Souza. O Alvinegro teve ainda o retorno de Emerson Sheik, após três partidas fora, e o atacante teve grande disposição em campo. Por outro lado, a torcida demonstrou grande insatisfação com Zeballos, que foi muito vaiado e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.

jefferson brilha e salva
 

O Botafogo perdeu e demonstrou grandes fragilidades em sua defesa, especialmente no primeiro tempo. Mas, se houve um jogador que brilhou na partida, esse jogador foi Jefferson. O goleiro realizou grandes defesas e não teve culpa em nenhum dos gols. Por vezes, salvou mais de uma em um mesmo lance. Aos 39 minutos do segundo tempo, o Ceará tinha a chance de ampliar o placar. Não fosse Jefferson, os visitantes marcariam o seu terceiro. Para a alegria do torcedor, o arqueiro defendeu o pênalti cobrado por Souza e garantiu que o resultado final ficasse apenas nos 2 a 1.
Uma, duas... na terceira, não deu
 

Jefferson defendeu a primeira. Defendeu a segunda... Na terceira, não conseguiu impedir o primeiro gol do Ceará. Livre na área, Bill cabeceou. A bola parou na mão do goleiro. Na sequência, Eduardo pegou o rebote e chutou. Jefferson, dessa vez, usa o pé para afastar o perigo. É o próprio meia quem arrisca na última chance, agora sim, entrando para dentro da rede. Falta de sorte para o arqueiro, que fez tudo absolutamente certo.
torcida ficou na bronca
 

A noite não era de Zeballos. O atacante entrou pouquíssimo inspirado em campo nesta quarta-feira e nada conseguiu produzir, além de erros em sequência. Desde o primeiro minuto de jogo, o atleta entregou a bola para os adversários. Assim, não demorou muito para a torcida começar a ficar na bronca. Vaias começaram a ecoar das arquibancadas. Depois do primeiro gol, com o placar adverso, Zeballos se tornou o principal alvo de indignação. Precisou ser substituído ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos.

Sheik volta cheio de disposição
 

Emerson Sheik voltou ao time do Botafogo depois de ficar de fora das três últimas partidas (contra Fluminense, Figueirense e Chapecoense). Estava com um torcicolo, além de cumprir suspensão. E o atacante voltou cheio de disposição à campo. Não marcou nenhum gol, é verdade, mas não foram por falta de tentativas. A todo o momento, Sheik arriscava, chutava, dava passe aos colegas. É certo também que errou por diversas oportunidades, e faltou pontaria na hora dos arremates. Contudo, foi um dos mais presentes. Ah, se aquele chute aos 49 do segundo tempo passa um pouco mais para baixo da trave...
gol da esperança
 

Dos pés de Edílson veio o gol da esperança do Botafogo. Ainda não era o resultado esperado, porém dava mais chances e motivação para a equipe tentar a classificação na próxima semana, no Castelão. Aos 33 minutos do segundo tempo, o lateral recebeu a assistência do estreante Bruno Corrêa, que havia entrado no decorrer na partida. Em um chute forte e rasteiro, no cantinho e sem chance para Jailson, a torcida e o time reencontraram motivos para acreditar na ida para as quartas de final.

Mancini avalia 1º tempo do Botafogo como "o pior": "Muita coisa errada"

Equipe perde para o Ceará por 2 a 1 no Maracanã pelas oitavas da Copa do Brasil


Por Rio de Janeiro

 

A atuação do Botafogo diante do Ceará não agradou ao técnico Vagner Mancini. A equipe que foi derrotada por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Maracanã (confira os melhores momentos no vídeo acima), poderia até ter perdido de mais, na avaliação do treinador. O que se viu em campo, para ele, foi uma sucessão de erros.

- O Ceará teve a oportunidade de matar o jogo hoje. Saímos daqui sabendo que poderia ter sido pior porque a superioridade do Ceará foi maior do que o placar. O Botafogo entrou bem até os 10 minutos. Depois, o Ceará tomou conta do jogo. Mostramos muita coisa errada, um primeiro tempo muito ruim. Acho que foi o pior tempo desde que cheguei aqui. Ceará esteve bem, se aproveitou e fez 2 a 0. No segundo tempo, melhoramos. Mas ainda muito distante do que vimos nas últimas partidas - avaliou.

Vagner Mancini jogo Botafogo x Ceará Copa do Brasil (Foto: Vitor Silva / SS Press)
Vagner Mancini disse acreditar na 
classificação e pediu reação imediata
 do Botafogo (Foto: Vitor Silva 
/ SS Press)

Mancini ainda criticou a arbitragem da partida. Afirmou que os erros apresentados acabaram por deixar o "jogo tenso".
- Sem tirar o mérito do Ceará, e sem deixar de reconhecer de que Botafogo foi mal... Mas a arbitragem esteve mal. O árbitro e os auxiliares erraram muito e deixaram o jogo tenso - disse.


Confira outros trechos da entrevista de Mancini:

REAÇÃO E JOGO DE VOLTA
- Mesmo sem ter feito bom jogo, o Botafogo botou alma e deu uma equilibrada. No segundo tempo melhorou, mas ainda está distante daquilo que sabemos que o time pode ser. Alguns jogadores iniciaram a partida desconcentrados, e isso nos custou caro. Depois dos 10 minutos iniciais, todos os setores do Ceará levaram vantagem. Não tem o que esconder: o Botafogo não fez um bom jogo. O Ceará teve oportunidade de matar o duelo, mas o segundo jogo vai ser diferente. Temos totais condições de reverter esse placar.


SUBSTITUIÇÃO DE ZEBALLOS
- Ninguém gosta de sair e o técnico também não gosta de substituir ninguém no primeiro tempo, mas naquele momento o time precisava de um choque para mudar. É chato para todo mundo, mas tem que ser feito e eu estou ali para tomar decisões e acho que foi acertado. Naquele momento eu poderia ter tirado qualquer outro jogador, porque a superioridade do Ceará era muito grande. O Zeballos é um jogador de movimentos lentos e de dificuldade de recomposição, mas tem qualidade. Por ser estrangeiro ele pode não estar acostumado à cobrança. Ele vai ter que melhorar no jogo, na entrega e no comprometimento, e isso é muito cobrado aqui no Brasil.


CEARÁ SURPREENDEU?
- O Ceará não foi uma surpresa, porque assisti aos dois jogos contra o Internacional, e eles fizeram a mesma coisa. Sabíamos que enfrentaríamos um time bem montado taticamente, compacto e que faz bola correr. A dificuldade tinha que ser encarada de forma diferente. A equipe que leva um gol aos 15 minutos de partida naturalmente vai deixar espaços. A qualidade da equipe pode ser um pouco menor do que os da Série A, mas hoje não existe mais bobo no futebol. Se uma equipe for arrumada, vai dar trabalho sempre.

Temos que sair daqui chateados e esperando o Santos chegar, porque temos que descontar em alguém. Não podemos sair daqui derrotados e achando que não vai ter consequência. Tem que ter consequência e tem que ser já"
Vagner Mancini, técnico do Botafogo


OSCILAÇÃO DO BOTAFOGO
- Não é só com o Botafogo, mas temos que olhar para o nosso time. O Botafogo faz bons jogos e às vezes contra outros deixa o adversário tomar conta. Fazia muito tempo que nenhuma equipe era superior ao Botafogo. O Ceará foi. Às vezes é por falta de concentração, em outras é porque seu jogo não encaixa com o do adversário, às vezes o adversário sai em vantagem e consegue se arrumar. Se revermos a partida de hoje e alguns lances, veremos também que deu tudo certo para o Ceará. Também não há muito tempo para trabalhar a equipe. Chegar, montar o time dentro de uma Série A com a cobrança por resultados e uma série de dificuldades ao longo desse processo muda a sua parte emocional. Mais cedo ou mais tarde isso tem que sair. Pode sair no treino, mas quando sai no jogo é esse horror, como foi o primeiro tempo hoje.


INFLUÊNCIA DA DERROTA PARA O BRASILEIRO
- Tem que influenciar. Temos que sair daqui chateados e esperando o Santos chegar, porque temos que descontar em alguém. Não podemos sair daqui derrotados e achando que não vai ter consequência. Tem que ter consequência e tem que ser já. No meu trabalho o resultado não abate. Quando você entra em campo pode ganhar, perder ou empatar. Para o que estávamos vivendo, o que aconteceu hoje atrapalha, porque era a chance de decolar com uma sequência de bons resultados. É saber assimilar, porque faz parte. O Botafogo não tem super-time, e isso pode acontecer ao longo da caminhada.


ATUAÇÃO DE JEFFERSON
- É um atleta que vem se destacando. Um ícone para o Botafogo, que vai ser lembrado na história do clube porque é dedicado e sempre entra com tudo. No jogo de hoje ele fez grandes defesas antes mesmo de sofrer o primeiro gol. Eu brinco dizendo que o Jefferson é nosso anjo da guarda, porque ele muitas vezes aparece para ajudar quando o setor tem falhas. 


JOBSON
- Não tenho o que falar sobre esse assunto, pois é algo que é anterior à minha chegada. O que me passaram é que ele não tem chance de voltar. Essa questão não chegou ao departamento técnico. Quero encerrar esse assunto aqui.


FONTE:

Mistão do Ceará bate o Botafogo no Rio e sai na frente nas oitavas de final

Mesmo poupando jogadores, Vozão repete roteiro contra o Internacional: perde pênalti, mas vence fora de casa por 2 a 1 e fica perto da classificação


 A CRÔNICA

por GloboEsporte.com


O Ceará sequer precisou de Magno Alves, vice-artilheiro do Brasil no ano com 27 gols - um a menos que Robert, do Fortaleza. Mesmo poupando titulares por conta da briga pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro, o mistão do Vozão mostrou que não vai abdicar da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o time dirigido por Sérgio Soares surpreendeu o Botafogo dentro do Maracanã e venceu por 2 a 1, gols de Eduardo e Bill - Edílson descontou. E os cearenses ainda perderam um pênalti, repetindo o placar e roteiro de quando eliminou o favorito Internacional, levando boa vantagem para o Castelão, na próxima semana: jogará por qualquer empate e pode até perder por 1 a 0 para manter o sonho de conquistar o torneio pela primeira vez. Já os cariocas precisarão vencer por dois de diferença, ou por um desde que marque ao menos três vezes fora de casa. Quem passar vai encarar o ganhador do confronto entre Grêmio e Santos, que travam o primeiro duelo nesta quinta, na Arena do Grêmio.


saiba mais

O desempenho do Botafogo este ano no Maracanã segue ruim: são só 50% de aproveitamento em 14 jogos: seis vitórias, três empates e cinco derrotas. Os 7.742 pagantes desta quarta-feira (8.459 presentes) acabaram vaiando o time e só vibraram, além do gol de Edílson no fim, quando o telão anunciou a derrota do rival Flamengo para o Coritiba no Couto Pereira. O revés pela diferença mínima acabou sendo um prejuízo bem menor para quem teve ainda um pênalti contra si desperdiçado e um jogador a menos - Rogério foi expulso - nos minutos finais. A renda da partida foi de R$ 172.425,00.

As duas equipes voltam a se enfrentar valendo vaga nas quartas de final na próxima quarta-feira, de novo às 22h (de Brasília). Antes, porém, os dois voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro. Na Série A, o Botafogo recebe o Santos às 16h no Maracanã para tentar abrir maior distância da zona de rebaixamento. Já o Ceará jogam no sábado contra a Luverdense, às 21h no Castelão, de olho na liderança da Série B.

Botafogo x Ceará - eduardo (Foto: André Durão)
Eduardo e Bill fizeram os gols da vitória 
que deixa o Ceará em vantagem nas 
oitavas (Foto: André Durão)

Helder embala o Ceará, mas Jefferson e Edílson mantêm Bota vivo
Pouco adiantou ao Botafogo a volta de Emerson Sheik, um de seus principais jogadores que foi desfalque nos três jogos anteriores. O time de Vagner Mancini oscila muito, principalmente no Maracanã. Desta vez, jogou mal e foi dominado pelo Ceará. O mistão de Sérgio Soares comandou as ações e construiu o placar sob o auxílio de Helder. 

Geralmente reserva, o lateral-esquerdo mostrou serviço, explorou bem as costas de Edílson e construiu as jogadas dos gols cearenses: no primeiro, passou por dois e iniciou o lance que terminou com um gol chorado de Eduardo após dois milagres de Jefferson; e no segundo, cruzou na medida para Bill fazer 2 a 0 no fim da etapa.

Com boa vantagem, Ceará se arriscou menos no ataque no segundo tempo, mas Helder ainda voltou a aparecer nos minutos finais do jogo. Fintou Edílson na área e sofreu pênalti de Rogério, expulso pelo segundo cartão amarelo. A noite do Botafogo só não se transformou em pesadelo para um time que errou demais e teve Zeballos como o alvo das vaias porque Jefferson defendeu a penalidade cobrada por Souza e Edílson diminuiu a diferença com um chute forte de fora da área - sua especialidade. Placar que deixou os alvinegros cariocas ainda confiantes na saída de campo, só que bem menos que os do Vozão.




FONTE?

Luxa fala em risco calculado por time misto, mas admite: "Difícil de buscar"



Treinador divide com elenco e diretoria a responsabilidade por poupar jogadores no confronto com o Coritiba e reforça prioridade em escapar da degola no Brasileirão


Por Curitiba



Um risco calculado e uma derrota encarada sem maiores dramas. Desde que assumiu o Flamengo, Vanderlei Luxemburgo avisou que evitar a queda no Brasileirão seria prioridade. Chegou a Copa do Brasil, o treinador escalou um time misto e perdeu. Perdeu feio. Os 3 a 0 na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, pelas oitavas de final, foram construídos com enorme superioridade pelo Coritiba. A situação para seguir vive na competição ficou muito complicada. Luxa sabe disso, mas pede bola para frente. Até porque, como ele mesmo sempre diz, o objetivo é "sair da confusão".

Vanderlei admitiu que as alterações que fez para poupar boa parte dos titulares não surtiram, principalmente diante de um rival embalado pela troca recente de comando. A preocupação do comandante rubro-negro agora é evitar que a forma como a derrota aconteceu cause danos maiores no elenco.

Fiz algumas mudanças, que não surtiram efeito. É uma derrota ruim pelo placar alto e fica difícil a busca no segundo jogo. É absorver a derrota e continuar
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Fla

- Não estava (nos planos), mas copa é assim. Pegamos uma equipe com mudança de técnico, que já conhece o clube, motivada. Fiz algumas mudanças, que não surtiram efeito. É uma derrota ruim pelo placar alto e fica difícil a busca no segundo jogo. É absorver a derrota e continuar.

Luxa dividiu a responsabilidade da escalação de um time misto com elenco e diretoria e se mostrou seguro da decisão.

- Falei desde o início que alguma coisa deveria ser feita em função de privilegiar o Campeonato Brasileiro. Foi um risco, mas calculado, conversado com diretoria e jogadores. Ninguém queria perder essa oportunidade de mostrar o elenco, mas tínhamos uma dificuldade grande no Brasileiro.

Para seguir em busca do tetra da Copa do Brasil, o Flamengo terá que vencer o Coxa por três ou mais gols na próxima quarta-feira, no Maracanã. 

Um novo 3 a 0 levará a decisão para os pênaltis, enquanto outros placares levam o Coritiba às quartas de final. Antes, porém, o Rubro-Negro volta para sua prioridade e encara o Vitória, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Barradão, pela 18ª rodada do Brasileirão. Com 22 pontos, a equipe é está em 11º na tabela.


SEQUÊNCIA DE JOGOS
"Fiz uma análise de projeção de tabela, o que tínhamos de elenco, de sofrimento, trabalho para tentar sair da confusão. O que me preocupou foi que temos agora mais um jogo da Copa do Brasil, o Vitória e depois o Grêmio. Contando esse jogo com o Grêmio, são nove clássicos a jogar em 13 jogos. Uma tabela absurda, que não dá para entender. Fomos jogar pensando na tabela, preservando jogadores, caminhando para frente em uma série de decisões que vamos ter"


EXPERIÊNCIAS
"Testei o Samir, comecei com o Eduardo, que levou uma pancada e acabou prejudicado. Coloquei o Amaral, já tinha visto o Recife. São observações".


MUDANÇA NO SEGUNDO TEMPO
"Arriscamos, levamos um gol. Mas isso é o menos importante. O torcedor do Flamengo tem que entender que temos uma situação complicada. Vamos enfrentar uma série de jogos contra equipes na zona de classificação da Libertadores e estamos lá embaixo. Estamos tristes pelo resultado, mas quarta-feira tem que colocar a cabeça no jogo com o Vitória e tocar a nossa vida no Brasileiro".


COPA DO BRASIL
"Não é colocar em segundo plano. A questão é como as coisas acontecem. O Brasileiro é muito difícil. São 12 grandes, oito centenários, alguns campeões brasileiros e cai 20% dos clubes. É o único no mundo assim. Não entendo porque até hoje não houve uma mudança".


PANCADA EM EDUARDO
"Não vi nada de violento. Quando perde não pode ver fantasma. Aconteceu. Não dá para criticar o árbitro porque perdeu".


LATERAL-ESQUERDO
"Estamos correndo atrás. Tem a possibilidade do Samir, que é zagueiro e aí tem uma dificuldade. Não saiu como imaginava com Mugni e Everton caindo por ali. O Everton já jogou na posição e posso usá-lo, mas queria tentar algo diferente nesse jogo".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/08/luxa-fala-em-risco-calculado-por-time-misto-mas-admite-dificil-de-buscar.html