quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sánchez marca e dá a vaga na fase de grupos da Champions ao Arsenal

Chileno faz primeiro gol pela equipe e é o herói da vitória por 1 a 0 sobre o Besiktas


Por Londres



O Arsenal precisou se defender até o minuto final, mas conseguiu superar o Besiktas em partida dramática nesta quarta-feira, no Emirates Stadium.
Com a vitória por 1 a 0, o time inglês, que havia empatado sem gols semana passada na Turquia, levou a melhor no duelo pelos playoffs da Liga dos Campeões e carimbou, pela 17ª vez seguida, a vaga na fase de grupos da competição. O papel de herói da classificação ficou na conta de Alexis Sánchez. Com assistência de Özil, o chileno, recém-contratado junto ao Barcelona, fez o único gol do jogo, seu primeiro com a camisa da nova equipe.

Alexis Sanchez comemora gol Arsenal x Besiktas (Foto: Getty Images)
Sánchez marca seu primeiro gol pelo 
Arsenal e classifica sua nova equipe 
(Foto: Getty Images)


As próximas partidas da Champions League, assim como as oito chaves da competição europeias, serão conhecidas em sorteio realizado nesta quinta-feira, às 12h45 (de Brasília). Além do Arsenal, outras nove equipes se classificaram nos playoffs, se juntando às outras 22 que haviam garantido vaga direta na fase de grupos do torneio.


saiba mais

O jogo foi muito quente, e o Arsenal ficou com um a menos a partir dos 30 minutos da etapa final. Debuchy foi expulso aos 30 e quase complicou uma partida que já era difícil para os Gunners. Além dele, outros dois jogadores do Arsenal receberam o amarelo (Szczesny e Chambers), enquanto nada menos que seis atletas da equipe turcas foram advertidos com o cartão (Pedro Franco, Kavlak, Uysal, Hutchinson, Özyakup e Gökhan Töre).

O Besiktas, do lateral-esquerdo Ramon, ex-Flamengo, Vasco e Corinthians, perde a chance de disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões mais uma vez e, como consolo, vai à Liga Europa. O time turco, que se limitou a ficar na defesa na primeira etapa, saiu para o ataque após o intervalo e, com um jogador a mais, dominou o jogo nos minutos finais, mas não conseguiu superar a forte defesa montada por Wenger.

Sánchez marca o primeiro no Arsenal
Sem Ramsey (suspenso) e Giroud (lesionado), Arsène Wenger optou por escalar Alexis Sánchez enfiado como centroavante, apoiado por Chamberlain, Özil e Cazorla no meio de campo. A medida demorou 45 minutos até dar resultado. Afinal, o chileno só recebeu em condições de finalizar perto do intervalo. Na primeira, aos 42, perdeu ângulo e acabou saindo com bola e tudo.

Ozil no jogo do Arsenal x Besiktas (Foto: AP)
Arsenal é melhor na primeira etapa e 
vê o Besiktas crescer após o intervalo 
(Foto: AP)

Na segunda oportunidade, já nos acréscimos, não teve jeito. O atacante chileno aproveitou bate-rebate na área adversária para, após jogada de Wilshere e Özil, chutar de primeira e abrir o marcador. Foi o primeiro gol dele com a camisa dos Gunners.

Até abrir o placar, o Arsenal teve domínio da partida, mas não assustou tanto assim o Besiktas ao longo da primeira etapa. A exceção foi uma finalização para fora de Wilshere, aos oito, isso graças a uma saída de bola errada dos turcos. O Besiktas, por sua vez, se resumiu a ficar na defesa e pouco chegou ao ataque.

Besiktas muda de postura na etapa final

Mathieu Debuchy, Arsenal X Besiktas (Foto: Agência Reuters)Mathieu Debuchy deixou Arsenal com um a menos na segunda etapa (Foto: Agência Reuters)

Com a necessidade de buscar o resultado, o Besiktas voltou do intervalo com outra postura. Começou a impor seu jogo, passou a ter mais posse de bola, acuou o Arsenal no campo de defesa... mas tinha dificuldades para criar boas oportunidades. O resultado é que tocava muito a bola nos arredores da área adversária, só que não chutava.

O Arsenal, por sua vez, apostava nos contra-ataques. Em um deles, aos 29, Cazorla chegou a ficar frente a frente com o goleiro adversário, só que pecou na finalização. Aconteceu que, no lance seguinte, Debuchy parou a jogada no meio de campo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando sua equipe com um homem a menos. Nos 15 minutos finais, o Besiktas foi para cima, o Arsenal se defendeu como pôde e conseguiu levar a melhor, seguindo para mais uma fase de grupos da Champions.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/08/sanchez-marca-e-da-vaga-na-fase-de-grupos-da-champions-ao-arsenal.html

De virada, Sharapova bate aguerrida romena e vai à terceira rodada em NY

Número 6 do mundo sai atrás, mas reage para superar Alexandra Dulgheru e seguir em busca do seu bicampeonato no último Grand Slam do ano


Por Nova York, Estados Unidos



Maria Sharapova perdeu o primeiro set e sofreu para empatar o jogo, mas depois sobrou em quadra e despachou a esforçada romena Alexandra Dulgheru (95ª), de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, em 2h38min, na Arthur Ashe, quadra central dp US Open, em Nova York, nesta quarta-feira. Com a sua 40ª vitória em 2014, a russa, número 6 do mundo, avançou à terceira rodada do quarto e último Grand Slam do ano e segue viva na busca pelo seu bicampeonato - foi vitoriosa em 2006.

Dona de cinco títulos de Grand Slam - o último deles neste ano, no saibro de Roland Garros - Maria vai buscar uma vaga nas oitavas de final contra a vencedora do duelo entre a americana Madison Brengle (123ª) e a alemã Sabine Lisicki (27ª), que se enfrentam ainda nesta quarta.

Maria Sharapova x Alexandra Dulgheru  US Open (Foto: AFP)
Maria Sharapova saca durante a vitória 
sobre Alexandra Dulgheru (Foto: AFP)

Sharapova começou sacando muito bem e não deu chances para Alexandra na devolução. Na sequência pressionou o serviço da romena, que acabou fraquejando e cometendo alguns erros. Esperta, a russa aproveitou e quebrou o saque da adversária, abrindo 2/0. Quando parecia que a musa iria deslanchar, Dulgheru reagiu e passou a esticar os pontos. Isso foi ruim para Sharapova, que acabou cometendo alguns deslizes e viu a adversária vencer dois games seguidos, empatando o set. E, a partir deste momento, a número 95 do mundo exerceu um surpreendente domínio. Depois das duas confirmarem os seus saques, Alexandra voltou a quebrar Maria e abriu 5/3 e ficou a um game de vencer o primeiro set. A ex-número 1 do mundo bem que tentou buscar o placar, mas Dulgheru estava com tudo e só cedeu um ponto no décimo game, fazendo 6/4 e levando a melhor na primeira parcial após 53 minutos de ação.


saiba mais

O segundo set começou com Sharapova suando o seu uniforme para evitar que a zebra romena continuasse dominando o jogo. Maria melhorou o seu saque, mas Alexandra estava realmente em uma jornada inspirada e devolvia bem, iniciando várias trocas de bola. Os games de serviço da romena eram mais tranquilos. Mas Maria tratou mudar o panorama do segundo set e conseguiu quebrar o saque de Alexandra no sexto game, abrindo 4 a 2.  Depois, ela conseguiu manter a agressividade, confirmou o seu serviço, com belo aproveitamento dos pontos no primeiro saque e ficou a um game de levar a segunda parcial. A romena ainda tentou buscar, mas Maria fechou o set em 6/3.

Na terceira parcial, Sharapova demonstrou o seu melhor tênis. Com um saque de muita qualidade, ela fez Dulgheru correr de um lado para o outro, aplicou bolas vencedoras e conquistou quatro games em sequência, minando a resistência da romena. Com 4/0, a vida de Maria ficou bem mais tranquila. Visivelmente cansada e reclamando de dores musculares, Alexandra foi guerreira e ainda conseguiu vencer dois games. A musa tratou apenas de colocar a bola na quadra e caminhou tranquilamente para a vitória, após sofrer nos dois primeiros sets. No oitavo game, Sharapova sacou para fechar o jogo.

Maria Sharapova x Alexandra Dulgheru  US Open (Foto: AFP)
Alexandra Dulgheru jogou muito bem 
no primeiro set, mas depois não resistiu  
(Foto: AFP)


Outros resultados desta quarta-feira:

Angelique Kerber (ALE) 2 x 0 Alla Kudryavtseva (RUS) – 6/2 e 6/4
Sloane Stephens (EUA) 1 x 2 Johanna Larsson (SUE) – 7/5, 4/6 e 2/6
Shuai Peng (CHN) 2 x 0 Agnieszka Radwanska (POL) – 6/3 e 6/4
Jana Cepelova (ESL) 2 x 0 Simona Halep (ROM) – 2/6 e 1/6
Tsvetana Pironkova (BUL) 0 x 2 Jelena Jankovic (SER) – 5/7 e 4/6
Daniela Hantuchova (ESL) 0 x 2 Alize Cornet (FRA) – 3/6 e 3/6
Belinda Bencic (SUI) 2 x 1 Kurumi Nara (JAP) – 6/4, 4/6 e 6/1
Roberta Vinci (ITA) 2 x 1 Irina-Camelia Begu (ROM) – 2/6, 6/4 e 6/1



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/08/de-virada-sharapova-bate-aguerrida-romena-e-vai-terceira-rodada-em-ny.html

Jogadores são presos em flagrante, soltos e readmitidos na Série C do Rio

Quatro atletas do Campo Grande foram detidos por suspeita de furto e envolvimento com o tráfico. Enquanto aguardam julgamento, clube prepara os novos contratos


Por Cabo Frio, RJ


Quatro jogadores recentemente acusados de envolvimento com o tráfico de drogas e furto de um automóvel vão disputar a Copa Rio, segunda maior competição do Rio de Janeiro, com a camisa do Campo Grande. Diego Vicente dos Santos, de 24 anos, Jonathan Alves do Nascimento, de 22, Igor Sales Nunes, de 28, e Felipe Almeida Xavier, de 22, foram presos na semana passada, soltos nesta semana e readmitidos no clube que também joga a Série C do Campeonato Carioca.

Os quatro foram presos em flagrante em uma operação da Polícia Civil realizada na comunidade da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eles foram encontrados dentro de um veículo roubado. Além de furto, também foram acusados de ajudarem na venda de entorpecentes na região.

Jogadores Presos Campo Grande (Foto: Marcelo Theobald / Agência o Globo)
Jonathan, Diego, Igor e Felipe foram 
presos na semana passada 
(Foto: Marcelo Theobald 
/ Agência o Globo)


saiba mais

Os jogadores passaram pouco mais de 24 horas sob custódia na 33º DP de Realengo, mas foram soltos logo depois. A diretoria do Campo Grande, então, decidiu aceitá-los de volta - o contrato deles havia sido rompido com a prisão. Desde a última segunda-feira, eles treinam com o grupo que se prepara para a estreia na Copa Rio (que acontece nesta quarta-feira, contra o Madureira). Os novos documentos, no entanto, só devem ser regularizados para o jogo contra o Macaé, no dia 3 de setembro, válido pela segunda rodada da competição.

nizon e diego, jogo-treino campo grande x flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)Diego aparece disputando bola com o atacante Nixon em jogo-treino realizado contra o Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

- O clube aceitou porque o comportamento deles aqui é bom. Não temos temos nada a dizer sobre a vida pessoal. Dentro do clube, são pessoas normais, pessoas que fazem falta para gente. Recebemos a notícia com muita tristeza. Inclusive, no dia seguinte à prisão, não quisemos treinar. Mas Deus sabe o que faz, é uma coisa normal da vida. O clube, no momento, absolve eles. São meninos com um caráter bom - disse Vilson Porto, treinador do Campusca, como é carinhosamente conhecido o Campo Grande por sua torcida.

Enquanto aguardam o julgamento que ainda não tem data para acontecer, Diego, Jonatan, Igor e Felipe continuarão com a rotina de jogadores de futebol no Campo Grande, clube que depositou inteira confiança neles. Os novos contratos, inclusive, não possuem nenhuma cláusula que permita punição em caso de um novo escândalo como esse, garante o presidente.

- Eles são bons garotos, os primeiros a chegar. O Diego é um dos craques do time. São meninos dedicados, determinados. Apenas pegaram uma carona na hora errada - concluiu Humberto Costa.

Após selfie, Federer estreia aos olhos de Michael Jordan e vence australiano

Um dia depois de encontro com maior jogador da história do basquete, suíço bate Matosevic e avança em Nova York com 50ª vitória na temporada


Por Nova York



Uma lenda na quadra, outra na arquibancada. Um dia depois de publicar nas redes sociais um selfie com Michael Jordan, o suíço Roger Federer estreou nesta terça-feira no US Open debaixo dos aplausos do maior jogador de basquete de todos os tempos e usando um tênis produzido em parceria com o astro da bola laranja. Entretendo o ídolo americano, o atual número 3 do mundo despachou o australiano Marinko Matosevic (76º do ranking da ATP) por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 7/6(4), e se classificou para a segunda rodada do último Grand Slam do ano, com a 50ª vitória dele na temporada.

tenis roger federer us open (Foto: Reuters)
Federer iniciou a busca pelo hexa do US 
Open com presença ilustre na 
arquibancada (Foto: Reuters)

O próximo adversário de Federer, em jogo a ser realizado na quinta-feira ou na sexta-feira, será outro tenista da Austrália. Sam Groth (102º), autor do saque mais rápido da história do tênis (263 km/h), garantiu o direito de enfrentar o ex-número 1 do mundo depois da vitória sobre o espanhol Albert Ramos-Viñolas (95º) pelas parciais de 6/3, 7/6(5) e 6/3.

O SporTV2 transmite ao vivo o US Open, a partir de 12h (de Brasília).

O jogo

tenis basquete michael jordan roger federer us open (Foto: AFP)
Michael Jordan gostou do que viu 
na estreia deFederer no US Open, 
nesta terça (Foto: AFP)

Agressivo em quadra, Matosevic não deixou o ex-líder do ranking tomar conta da partida. Porém, fez pouco para sonhar com uma vitória. No oitavo game, Federer desperdiçou um break point, sendo que havia mandado um belo lob no ponto anterior, mas foi premiado com a quebra depois de uma dupla falta do australiano. O suíço confirmou o serviço com tranquilidade e levou a melhor no equilibrado set.

Na segunda parcial, Federer alcançou a quebra no sétimo game. Matosevic até chegou a salvar três set points num game em que o suíço deu show com lob e Gran Willy. Mas novamente, no próprio saque, o número 3 do mundo não teve dificuldades para fechar o set.

Para encerrar o duelo, Matosevic seguiu tentando correr atrás do prejuízo. No sétimo game, com direito a erro de voleio a centímetros da rede e um smash sem direção, sofreu a quebra. Ao contrário dos sets anteriores, porém, ele conseguiu empatar na sequência, num game em que apontou para Michael Jordan para todo o público aplaudi-lo. A disputa foi para o tie-break e, apesar de ter ficado em desvantagem, virou e contou com os erros do adversário para conquistar a vitória.

tenis basquete michael jordan roger federer us open (Foto: Reuters)
Federer joga em Nova York com tênis 
produzido em parceria com Michael 
Jordan (Foto: Reuters)


Outros resultados desta terça-feira:

Kei Nishikori (JAP) 3 x 0 Wayne Odesnik (EUA) - 6/2, 6/4 e 6/2
John Isner (EUA) 3 x 0 Marcos Giron (EUA) - 7/6(5), 6/2 e 7/6(2)
Fabio Fognini (ITA) 3 x 0 Andrey Golubev (CAZ) - 6/4, 6/4 e 6/2
Richard Gasquet (FRA) 3 x 0 Denis Istomin (UZB) - 7/5, 7/6(5) e 6/4
David Ferrer (ESP) 3 x 1 Damir Dzumhur (BOS) - 6/1, 6/2, 2/6 e 6/2
Gael Monfils (FRA) 3 x 0 Jared Donaldson (EUA) - 6/4, 6/2 e 6/4


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/08/apos-selfie-federer-estreia-aos-olhos-de-michael-jordan-e-vence-australiano.html

Dácio Campos brinca com "gordinha" do US Open: "Walter do tênis"

Comentarista analisa quilos a mais de Taylor Townsend, que perdeu para Serena Williams na estreia do Grand Slam disputado nos Estados Unidos


Por Rio de Janeiro




A tenista norte-americana Serena Williams venceu com tranquilidade a compatriota Taylor Townsend em sua estreia no US Open, na noite desta terça-feira, por 2 sets a 0. Se a vencedora se destacava por usar um vestido com estampas de leopardo, a perdedora chamou a atenção pelos quilos extras. Em participação no "Redação SporTV", o comentarista do SporTV Dácio Campos brincou com a forma física de Townsend e chegou a compará-la com o atacante Walter, do Fluminense (assista ao vídeo).

- Serena teve vida fácil. Jogou contra a Townsend. Com 18 anos, não dá para uma atleta ter o corpo dela, carrega dez quilos a mais facilmente. Não dá para se movimentar em uma quadra de tênis. Corre para todos os lados, tem que ter mobilidade. Ela carrega uma boia. Esse excesso de bagagem, a Serena mesmo já carregou. Afogada ela não morre. É o Walter do tênis - disse, referindo-se à jogadora 103ª do ranking da WTA.

 Taylor Townsend tênis contra Serena Williams (Foto: Reuters) 
Taylor Townsend tênis contra Serena 
Williams (Foto: Reuters)

Pentacampeã do US Open, Serena também não fugiu da análise bem-humorada de Dácio. O comentarista brincou com o vestido de leopardo da tenista dizendo que ela poderia ser comparada ao técnico Dunga, da seleção brasileira, que chamava a atenção por usar camisas chamativas.

- Se a Townsend é o Walter do tênis, a Serena é o Dunga, porque aquele vestido... O modelito é Dunga. Mas joga melhor que as outras e é mais forte. Agora o vestidinho...

Serena retorna à quadra nesta quinta-feira. Ela encara outra americana, Vania King (80ª). O SporTV 2 transmite o US Open ao vivo, a partir de meio-dia.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2014/08/dacio-campos-brinca-comgordinha-do-us-open-walter-do-tenis.html

Bruno Soares e Sania Mirza vencem na estreia das duplas mistas

Cabeças de chave número um do torneio, brasileiro e iraniana superam americanos Ernesto Escobedo e Tornado Black por 2 sets a 1


Por Nova York



Bruno Soares e a iraniana Sania Mirza precisaram de três sets para vencer na estreia do torneio de duplas mistas do US Open, nesta quarta-feira. Na quadra oito de Flushing Meadowns, a parceria cabeça de chave número um superou os anfitriões Ernesto Escobedo e Tornado Black por 6/2, 3/6 e 10-5 no tie break. 

Em uma partida com estatísticas equilibradas, a dupla de Soares teve 80% de rendimento no primeiro serviço contra 59% dos adversários. O que ajudou a redimir os sete erros não forçados contra dois dos adversários.

Bruno Soares e da Mirza no US Open (Foto: Bernardo Eyng)
Bruno Soares devolve a bola ao lado 
de Sania Mirza: vitória na estreia no 
US Open (Foto: Bernardo Eyng)

A dupla formada pelo irmão de Andy Murray, Jamie, e australiana Casey Dellacqua pode ser adversária de Soares e Mirza nas oitavas de final. A parceria enfrenta a ucraniana Elina Svitolina e o romeno Florin Mergea. Na outra ponta da tabela está o parceiro do brasileiro nos torneios masculinos, o austríaco Alexander Peya, que forma com a tcheca Andrea Hlavackova a dupla cabeça de chave número dois. Eles enfrentam os espanhois Arantxha Santonja e David Marrero.

Soares foi campeão do torneio de duplas mistas do US Open em 2012, ao lado da russa Ekaterina Makarova. 


FONTE:[
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2014/08/bruno-soares-e-sania-mirza-vencem-na-estreia-das-duplas-mistas.html

Nanquim 2014: Brasil "descobre" esportes, se reafirma e é top 10

Brasil encerra participação nas Olimpíadas da Juventude com 15 medalhas e garante um lugar entre os dez primeiros do quadro de medalhas pelo número de ouros


Por Nanquim, China


Foram 15 medalhas, seis ouros, oito pratas e um bronze. Nas Olimpíadas da Juventude de Nanquim, na China, o Time Brasil "descobriu" novos esportes, reafirmou sua posição de destaque em outras modalidades, e mais que dobrou seu resultado em relação à primeira edição do evento, em 2010, em Cingapura, quando terminou com sete medalhas. O país foi ao pódio no tênis de mesa, tênis, vôlei de praia, natação, ginástica artística, judô, tiro com arco, taekwondo e hipismo de saltos.

Mais do que pódios, o Brasil viu nascer promessas, com Flávia Saraiva, com três medalhas na ginástica artística, algo inédito. Viu também a China aplaudir estrelas como Matheus Santana, recordista mundial júnior dos 100m livre e dono de três medalhas nos Jogos. Em participação histórica, foram conquistadas medalhas inéditas também no tênis, no tênis de mesa e no tiro com arco, além de um ouro nunca antes tido no taekwondo.

- Mais que dobramos o número de medalhas e passamos de seis para nove modalidades com pódios. Tivemos modalidades que, dentro do cenário olímpico, nunca tinham tido um resultado, como o tênis de mesa, o tênis, a ginástica. Foram conquistas inéditas e expressivas. E outras modalidades que continuamos, dentro do histórico, medalhando, como o judô, o vôlei de praia e a natação - explicou Adriana Behar, chefe de missão do Time Brasil.


Flavia e Matheus Jogos da Juventude (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
Flavia, de 1,31m de altura, e Matheus, 
1,83m, somaram três medalhas cada 
um (Foto: Wander Roberto/
Inovafoto/COB)

Em 2018, as Olimpíadas da Juventude desembarcam em Buenos Aires, na Argentina, na terceira edição do evento, que pela primeira vez deixa a Ásia e ruma para a América do Sul. Antes, nas Olimpíadas de 2016, vários podem estar no Rio de Janeiro. Mas o COB não tem pressa com eles.

- Para brigar por medalha não vai ser fácil em 2016. Quando se coloca junto do adulto, com 240 e poucos países, é complicado. Pelos resultados, o Matheus bateu de novo o recorde, a Flávia está sendo preparada para 2016, e depois você tem a garotada que está bem no juvenil, mas quando chega no adulto, é mais complicado, como o Marcus Vinícius, do tiro com arco, o Hugo Calderano, do tênis de mesa. E o tempo é muito curto - explicou Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB. 



Medalhas de ouro Jogos Juventude (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
Edival, Layana, Flavia, Matheus, Duda 
e Paty, os dourados do Brasil 
(Foto: Wander Roberto/
Inovafoto/COB)

O COI não faz um quadro oficial de medalhas dos Jogos da Juventude mas, se contarmos apenas os pódios conquistados pelos países em provas entre nações, sem somar os resultados das equipes intercontinentais, o Brasil aparece na nona posição no quadro geral de medalhas, com seis ouros, seis pratas e um bronze. O país líder é a China, seguida de Rússia e Estados Unidos.

Jogos da Juventude (Foto: Editoria de arte)
Obs: Este quadro de medalhas leva em 
conta o número de ouros para a classificação


01
Taekwondo: campeão mundial confirma status de promessa

Edival taekwondo (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Edival venceu com golpe noúltimo segundo(Foto:WanderRoberto/Inovafoto/COB)

Edival Marques chegou em Nanquim com o status de campeão mundial juvenil de taekwondo. E confirmou em quatro lutas seu talento. Natural da Paraíba, o menino de 17 anos conquistou uma medalha de ouro sofrida, no último segundo. A primeira dourada do país na modalidade.

Na final diante do mexicano Jose Ruben Nava, Edival contou com a ajuda do recurso eletrônico para confirmar a vitória no peso até 63kg. Na sua cidade, ele não conta com a estrutura necessária para seguir competindo em alto nível entre os adultos, por isso, vai mudar para Piracicaba, em São Paulo, mas seguirá competindo pelo seu estado.

- Lá na Paraíba a gente sofre um pouco com a falta de estrutura. Então, vou me mudar para Piracicaba. Vou já pensando no adulto, na seletiva do final do ano da seleção adulta. Quero um lugar nas Olimpíadas de 2016 e preciso fazer essa transição entre o juvenil e o adulto da forma correta - disse Edival.



02
Tênis de mesa conquista medalha histórica

Calderano comemora o bronze em Nanquim (Foto: Divulgação)Calderano comemora o bronze em Nanquim (Foto: Divulgação)

Hugo Calderano construiu em Nanquim um novo capítulo da história do tênis de mesa do Brasil. Aos 18 anos, ele venceu Heng Wei Yang, de Taiwan, e ficou com a medalha de bronze na modalidade. O pódio foi o primeiro do Brasil em competições olímpicas e coloca Hugo em outro patamar. Após os Jogos da China, ele irá para a Alemanha, onde vai jogar pelo Ochsenhausen. O jovem é nome forte para 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

- É uma sensação muito boa vir de um país sem tradição e ganhar deles. Meu objetivo é ganhar deles. Eles são frios, mas também tenho um foco muito bom e consigo me igualar a eles nesse aspecto. Torcida não me afeta, então jogo da mesma forma - frisou o brasileiro.



03
Layana faz dobradinha no judô
Criada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Layana Colman, de 16 anos, é uma das promessas da base do judô brasileiro. No ano passado, ela conquistou o bronze no mundial cadete, na Turquia, e em Nanquim foi uma das maiores medalhistas do Brasil. Na categoria até 52kg, ela bateu a búlgara Betina Temelkova na final, com um ippon por imobilização, e foi a dona do primeiro ouro do país nas Olimpíadas da Juventude. 

Layana Colman medalha Jogos Juventude (Foto: Thierry Gozzer)
Layana Colman comemora o ouro, o 
primeiro do Brasil em Nanquim 
(Foto: Thierry Gozzer)


Depois disso, ainda conquistou uma medalha de prata na competição por equipes, vencendo suas lutas nas semifinais e final. O sucesso em Nanquim, porém, ainda é o começo do caminho para Layana, que para conseguir uma vaga na seleção brasileira adulta de judô, terá uma longa estrada, já que seu peso tem nomes fortes como Érika Miranda, que acabou de medalhar no Mundial da Rússia.

- Eu penso nos Jogos de 2020, em Tóquio. Sei que a seleção brasileira de judô está bem servida e, no meu peso, a briga é boa. Tenho a Érika e várias outras atletas de nível - lembrou Layana, feliz com o resultado na China.



04
Matheus Santana confirma expectativas com três pódios

Matheus Santana 100m livre (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Matheus Santana levou três medalhas (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)

Grande estrela da delegação brasileira nos Jogos de Nanquim, Matheus Santana não decepcionou. O carioca deixou as Olimpíadas da Juventude com três medalhas, duas pratas e um ouro nos 100m livre, batendo novamente seu próprio recorde mundial, com o tempo de 48s25. Ele também foi prata no revezamento misto 4x100m livre, e na prova dos 50m livre. Matheus deixa Nanquim satisfeito com o desempenho do Time Brasil.

- Viemos com uma grande delegação e várias atletas de referência em nível mundial. A mentalidade é de ganhar medalha sempre, e todos estão de parabéns por terem cumprido o seu objetivo aqui - disse Matheus.

O nadador de 18 anos é talvez o nome mais forte da juventude do país para 2016. Com o quinto melhor tempo do mundo nos 100m livre, ele é cotado para o revezamento 4x100m livre no Rio de Janeiro, e também briga por vaga nas provas individuais. Em 2014, ainda terá um Sul-Americano e o Troféu José Finkel, em setembro.



05
Tênis conquista medalhas históricas
Marcelo Zormann e Orlando Luz venceram os russos Kublev e Khachanov na decisão em Nanquim e conquistaram um ouro inédito para o tênis brasileiro, que nunca havia triunfado em uma competição olímpica. Antes, eles já haviam surpreendido em Wimbledon, nas duplas masculinas, ficando com um título inédito para o Brasil. Orlandinho ainda foi longe na chave de simples, e levou a prata para o Brasil, perdendo a decisão para o polonês Kamil Majchazvak.

Orlando é o terceiro do ranking mundial juvenil, e Zormann, o sétimo. Classificados para Nanquim, eles passaram a jogar juntos para se entrosarem para os Jogos, em uma dupla que deu certo, mas nem por isso tem futuro garantido. Cada um joga com um parceiro normalmente e ambos focam nas chaves de simples, como no US Open, que jogam na próxima semana.


Orlando Luz e Marcelo Silva medalhas tênis (Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB)
Orlando Luz e Marcelo comemoram o 
ouro (Foto: Wander Roberto 
/ Inovafoto / COB)


06
Flavinha vive conto de fadas na ginástica artística

Flavia Saraiva com as medalhas (Foto: Thierry Gozzer)Cheia de medalhas, Flavia Saraiva desfila pelas ruas de Nanquim (Foto: Thierry Gozzer)


Flávia Saraiva viveu um conto de fadas em Nanquim. Reserva de Rebeca Andrade, ginasta do Flamengo, a garota de 14 anos só veio para a China porque a amiga se lesionou e não pôde competir. A baixinha de 1,31m soube aproveitar bem a chance. Praticamente impecável, ela foi prata no individual geral, ouro no solo e prata na trave. Ao lado de Matheus Santana, fechou as Olimpíadas da Juventude como a maior medalhista do Brasil, com três conquistas.

Agora, ela mira os Jogos de 2016, quando estará com 16 anos, idade mínima para competir na ginástica artística nas Olimpíadas. E garante que depois do que fez em Nanquim, tudo é possível.

- Se eu treinar muito, me esforçar e corrigir meus erros, posso conseguir uma vaga no Rio de Janeiro e também conquistar uma medalha. Tenho certeza que isso é possível - garantiu Flávia.

07
Duda e Paty confirmam vôlei de praia como fábrica de medalhas

Duda e Paty vôlei de praia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Duda e Paty comemoram vitória
(Foto:WanderRoberto/Inovafoto/COB)


A tradição do vôlei de praia brasileiro em Olimpíadas foi mantida em Nanquim. Duda e Paty venceram todas as rivais que encontraram e ficaram com o ouro na disputa na China. Na decisão, as meninas de 16 a 15 anos bateram as irmãs gêmeas Nicole e Megan Mcnamara, de 17 anos, por 2 sets a 1. Antes, Duda já havia sido bicampeã mundial sub-19, semanas antes. Apesar da conquista e de todo o histórico de títulos na base, Duda não tem pressa para as Olimpíadas.

- Cada coisa tem o seu tempo. Claro que quero ir para as Olimpíadas. Mas sei que para 2016 o tempo é curto. Não quero atropelar nada, tudo está vindo em seu tempo certo - disse Duda.

Apesar do ouro das meninas, o time masculino decepcionou. Atuais campeões mundiais sub-19, George e Arthur perderam nas quartas de final e não foram ao pódio.



08
Medalha inédita no tiro com arco

Marcus Vinicius tiro com arco (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Marcus Vinicius conquista a medalha de prata(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)


Aos 16 anos, Marcus Vinícius D' Almeida não ficou com o ouro. Mas sua prata brilhou como se fosse. O garoto do Rio de Janeiro é destaque mundial em uma modalidade sem tradição no Brasil. Hoje, é segundo colocado no ranking da Copa do Mundo (entre os adultos) e nono no ranking mundial. Em Nanquim, perdeu a decisão para o sul-coreano Seok Woo Lee, mas confirmou seu lugar entre os melhores do planeta no tiro com arco.

Após Nanquim, Marcus vai para a Suíça, onde disputa a última e decisiva etapa da Copa do Mundo, com apenas os oito melhores das quatro primeiras etapas da Copa. Faltando menos de dois anos para 2016, a revelação sonha não apenas com vaga, mas também com medalha.

- Eu acredito que dá para brigar por medalha em 2016. Quero buscar minha vaga e tenho três chances no Rio de Janeiro, no masculino, no time masculino e no time misto. Se treinar e seguir bem, posso chegar lá brigando por pódio - garantiu.



09
Bianca Rodrigues prata no hipismo de saltos por equipes

Bianca Rodrigues hipismo jogos olímpicos da juventude (Foto: Thierry Gozzer)Bianca competiu no hipismo (Foto: Thierry Gozzer)


A brasileira Bianca Rodrigues não conseguiu um bom resultado na competição individual do hipismo de saltos. Ela acabou eliminada na primeira fase, mas também deixou Nanquim com uma medalha no peito.
Na competição por equipes intercontinentais, Bianca esteve no time da América do Sul e ficou com a prata, perdendo apenas para o time da Europa.


saiba mais

Slater se rende ao talento de Medina: "É o cara mais perigoso do mundo"

Após derrota na final do WCT de Teahupoo, no Taiti, americano 11 vezes campeão mundial, rasga elogios ao brasileiro de apenas 20 anos, atual líder do ranking


Por Rio de Janeiro


Maior lenda do surfe mundial, Kelly Slater se rendeu ao talento de Gabriel Medina. Nesta quarta-feira, o hendecacampeão do mundo rasgou elogios ao brasileiro de apenas 20 anos, seu algoz na final do WCT de Teahupoo, no Taiti, na última segunda-feira. A vitória fez o brasileiro ampliar ainda mais a sua pontuação na liderança do ranking, agora com 46.150 pontos. Com o vice no Taiti, Slater subiu para o segundo lugar, com 38.350.
Kelly Slater Gabriel Medina WCT Taiti (Foto: Reprodução Instagram)
Kelly Slater tira uma "selfie" com Gabriel 
Medina na premiação do WCT do Taiti 
(Foto: Reprodução Instagram)

- Hoje, ele é o cara mais perigoso do mundo. Só neste ano, ele venceu em Snapper, uma onda dominada por atletas regulares há mais de 10 anos. Ele venceu em Fiji, uma das ondas clássicas da turnê. E agora ele ganha o WCT do Taiti na ressaca gigante, um evento que ele não era considerado uma ameaça. É exatamente por isso que Medina tornou-se tão perigoso - postou Slater em seu perfil no Instagram.


saiba mais

Para Slater, um dos méritos de Medina é a sua determinação. Apesar de se dizer fã do brasileiro, o americano de 42 anos lembrou que, mesmo com a liderança do paulista, ele fará de tudo para buscar o seu 12º título do WCT.

- Ele tem mais fome de vitória do que qualquer surfista. Ele é completo, pois combina várias qualidades. Gabriel já passou por todos os testes esse ano, mas vou fazer o possível para alcançar esse cara, pois ele precisa enfrentar desafios para estar preparado para a carreira - destacou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2014/08/slater-se-rende-ao-talento-de-medina-e-o-cara-mais-perigoso-do-mundo.html

Rússia inaugura estádio em Moscou que receberá jogos da Copa de 2018

Nova casa do Spartak Moscou, Arena Otkrytie, que custou R$ 940 milhões, terá capacidade para 45 mil pessoas


Por Moscou


O presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou nesta quarta-feira mais um estádio para a Copa do Mundo de 2018, a Arena Otkrytie, em Moscou. O local será casa do Spartak Moscou e, segundo a agência “Reuters”, levou sete anos para ser concluído ao custo de cerca de US$ 415,7 milhões de dólares (ou R$ 940 milhões).

Vladimir Putin, inauguração Arena Otkrytie (Foto: Agência Reuters)
Vladimir Putin inaugura Arena Otkrytie, 
em Moscou (Foto: Agência Reuters)

Com obras iniciadas antes mesmo de a Rússia ser escolhida sede da Copa, em 2010, o estádio terá capacidade para 45 mil pessoas e, além dos jogos do Mundial, receberia também a Copa das Confederações.

Vladimir Putin, inauguração Arena Otkrytie (Foto: Agência Reuters)Arena Otkrytie terá capacidade para 45 mil pessoas (Foto: Agência Reuters)

- Este estádio está de acordo para um dos mais amados clubes da Rússia. A construção de estádios esportivos como este ajuda a estimular o desenvolvimento no país – disse Putin, durante a inauguração.

Após o   Estádio Olímpico Fisht, em Sochi, e a Arena Kazan, de cidade que leva o mesmo nome, a Arena Otkrytie foi a terceira arena inaugurada para o Mundial da Rússia.

A Rússia planeja ter 12 sedes espalhadas em 11 cidades (Moscou teria dois estádios) durante a Copa do Mundo de 2018. No entanto, a Fifa planeja diminuir o número de estádios para dez, com o objetivo de evitar possíveis elefantes brancos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/08/russia-inaugura-estadio-em-moscou-que-recebera-jogos-da-copa-de-2018.html

Jade passa por cirurgia e fica fora do Mundial: "Não deve competir este ano"

Após procedimento médico nesta quarta-feira, Elizete Chagas, madrasta e assessora, diz que ginasta fará tratamento em SP e no Rio: "Não sabemos quanto tempo durará"


Por São Paulo


Jade Barbosa Ginástica (Foto: Reprodução SporTV)Jade Barbosa passou por cirurgia em São Paulo nesta quarta-feira (Foto: Reprodução SporTV)

Jade Barbosa mais uma vez está fora do Mundial de ginástica artística. A atleta do Flamengo passou por uma cirurgia nesta quarta-feira, em São Paulo, para tratar uma lesão no joelho esquerdo e não se recuperará a tempo de se juntar à equipe brasileira que embarcará para a principal competição do ano, em Nanning, na China, entre 3 e 12 de outubro.
Segundo a madrasta e assessora de Jade, Elizete Chagas, o procedimento médico foi realizado com sucesso, mas ela ficará por semanas longe dos tablados.

- Ocorreu tudo bem na cirurgia. Não sabemos com certeza quanto tempo durará o tratamento, mas ela não deve competir mais este ano. Não dará para disputar o Mundial - disse Elizete.

Quando deixar o hospital, Jade fará tratamento por 15 dias no Centro de Treinamento do São Paulo. Só depois disso a ginasta retornará ao Rio de Janeiro para continuar o tratamento e voltar aos poucos às atividades junto ao Flamengo.

Este é o segundo Mundial seguido que Jade perde por causa de lesão. No ano passado, foi o pé direito que a tirou da competição na Antuérpia, na Bélgica. Ela comemorava o ano em boa forma até o dia 3 de agosto, quando saiu chorando da final das barras assimétricas no Brasileiro de ginástica artística. Na ocasião, ela tranquilizou os fãs dizendo que havia sido apenas um susto. Depois dos exames, porém, os médicos constataram a necessidade da cirurgia.


saiba mais


Como todos os ginastas, Jade está acostumada a lidar com lesões e assume uma postura otimista diante do novo desafio. Ela mira se recuperar bem para defender o Brasil no Mundial do ano que vem, em Glasgow, na Escócia, que será a primeira chance de a equipe verde-amarela se garantir nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para disputar a competição na Grã-Bretanha, Jade precisa torcer para que as companheiras consigam ficar no top 24 do Mundial desta ano.

- O ano que vem é importante, porque o Mundial classifica para as Olimpíadas. Eu tenho que estar muito bem treinada. Tenho certeza que não vai ser uma coisa que vai atrapalhar minha carreira. Está todo mundo muito otimista. O médico disse que não tem como dar errado. Perguntei se corria o risco de perder flexibilidade, força e ele disse que não. Então, acho que vou ficar nova. Vão ser só umas férias forçadas - disse Jade, antes da cirurgia, em entrevista ao SporTV.

Sem Jade, o Brasil será representado por Daniele Hypolito, Isabelle Cruz, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa, Maria Cecília Cruz, Mariana Oliveira e Mariana Valentim no Campeonato Pan-Americano de Mississauga, no Canadá, a partir desta sexta-feira. A competição, que vale vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015, é o último teste da equipe verde-amarela antes do Mundial de Nanning.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2014/08/jade-passa-por-cirurgia-e-fica-fora-do-mundial-nao-deve-competir-este-ano.html

Ouro histórico de Ricardo e Emanuel em Atenas completa 10 anos

Dupla foi a primeira do vôlei de praia masculino do Brasil a subir ao lugar mais alto do pódio em Olimpíadas. Para alcançar feito ficaram até "confinados" antes do torneio


Por João Pessoa

A dupla Ricardo e Emanuel comemora agora em agosto 10 anos da maior conquista de suas carreiras. Isto porque, foi no dia 25 de agosto de 2004 que a parceria era coroada com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas. Foi o dia em que o vôlei de praia masculino entrava para história ao subir pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio. Mas até vencer os espanhóis Bosma e Herreira na final, a parceria teve que enfrentar um caminho longo e árduo, como ficar "confinado" com toda a comissão técnica. Foram dois anos de preparação em João Pessoa e depois na Europa até chegar na Grécia. 

ricardo e emanuel, ricardo/emanuel, atenas, atenas 2004 (Foto: Divulgação)
Ricardo e Emanuel conquistavam o 
ouro em Atenas há 10 anos 
(Foto: Divulgação)

Os treinos de Ricardo e Emanuel aconteciam na Praia do Cabo Branco, na capital paraibana. Tinha todo o aparato em busca de alcançar o tão sonhado ouro. Além da comissão técnica (treinador, preparador físico e boleiros), eles recebiam também o suporte da doutora em ciência do desporto Joyce Stefanello. Ela era a responsável por mapear o comportamento dos atletas e assim melhorar seus respectivos desempenhos.

- Joyce conseguiu observar todos os pontos deles dentro de quadra. Ela mostrou como Ricardo e Emanuel correspondiam a cada trabalho. Aquilo me chamou a atenção, pois em 15 dias ela conseguiu identificar todos os pontos necessários que precisariam ser melhorados, o que ajudou bastante - disse o preparador físico da época Rossini Freire. 
 
Esse fator de preservação, de concentração, chegou a ser fundamental"
Gilmário Cajá, sobre confinamento em Portugal

Faltando apenas cinco meses para as Olimpíadas, o grupo decidiu deixar o clima da Paraíba para "fixar residência" na cidade de Espinho, em Portugal. No país, a turma "sumiu do mapa". Ficou sem ter contato nenhum com a torcida e a imprensa. Apenas os familiares e a Confederação Brasileira de Voleibol sabiam onde estavam Ricardo e Emanuel e toda a comissão técnica.

- Acho que isso nos ajudou no processo de ambientação, no processo de adaptação. Foi importante para sumir um pouco do cenário, do foco, da mídia. Esse fator de preservação, de concentração, foi fundamental - revelou o técnico Gilmário Cajá. 

Em Espinho, um fato preocupou a todos. Ricardo machucou o tornozelo direito em um treinamento faltando cerca de um mês para as Olimpíadas. Mas o apoio do fisioterapeuta paraibano Rodolfo Filho, que morava na cidade, foi fundamental na recuperação ágil do jogador.

ricardo e emanuel, ricardo/emanuel, atenas, atenas 2004 (Foto: Divulgação)Ricardo jogou as Olimpíadas com uma proteção no tornozelo direito (Foto: Divulgação)

- Foi uma contusão séria. Quase que rompi todos os ligamentos do tornozelo. Os ligamentos tiveram pequenas rachaduras, posso dizer assim. Mas foi parcial, não total. Toda atenção que tive de Rodolfo ajudou muito para que eu pudesse competir no alto nível, mesmo não estando 100% para jogar. Mas foi suficiente para brigar de igual para igual com outros times - comentou Ricardo, que retomou a parceria com Emanuel para a temporada 2014/15

Mesmo com esse problema, o grupo chegou bem preparado até Atenas. Ricardo e Emanuel estavam no Grupo A com adversários da Noruega, da Austrália e dos Estados Unidos. A outra dupla brasileira classificada estava no Grupo B: era Márcio e Benjamin.

- Acredito que um grande projeto tem que ter sacrifícios para ter resultado. Foi um planejamento perfeito. Os obstáculos que a gente passou para acreditar em um resultado maior. Trabalhamos bastante para isso - relembrou Emanuel.  


01
AMULETO da sorte
Para trazer mais sorte nas partidas, o técnico Gilmário Cajá tinha um amuleto. Ele não largava um boneco em forma de jacaré. Em todos os momentos estava ali presente. Hoje, o "animal" foi repassado para outro amigo, que seguiu a carreira de treinador. Atualmente, Cajá é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Era muito engraçado"
Ricardo, sobre amuleto de Cajá
- Acho que o tempo que eu passei como treinador de vôlei de praia, eu me apegava muito a ele. E quando fui me afastando um pouquinho, via que outros companheiros meus precisava desse jacaré também. Então, doei meu amuleto - comenta Cajá levando a sério o assunto.

O baiano Ricardo também fala do caso do amuleto de Cajá. Mas ao contrário do amigo, ele fala em tom bom humorado, achando engraçado tudo aquilo:

- Aquele amuleto de Cajá acompanhou ele por muitos anos. Em todas as competições, ele levava aquele jacaré. Ficava apertando o brinquedo como se fosse uma forma de liberar o estresse. Era muito engraçado. Espero que tenha nos dado sorte de alguma forma - completou Ricardo. 

gilmário cajá, cajá, vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)
Cajá observa a nova geração do vôlei 
de praia (Foto: Lucas Barros / 
GloboEsporte.com/pb)


02
Fase de grupos e mata-mata
No primeiro jogo, a vitória foi em cima dos noruegueses Maaseide e Horrem por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 19/21 e 15/10. Depois, ganharam dos australianos Schacht e Slack de 2 a 0 com um duplo 21/17. E mantiveram 100% de aproveitamento contra os americanos Holdren e Metzger também por 2 a 0 (21/17 e 21/10).

Classificados para as oitavas de final, Ricardo e Emanuel enfrentaram os noruegueses Kjemperud e Hoidalen. Mais uma vitória para a parceria, por 2 sets a 1. Os brasileiros ganharam no primeiro set por 21/15, mas acabaram perdendo no segundo de 19/21. No tie-break, o resultado terminou sendo um largo 15/6.

ricardo e emanuel, ricardo/emanuel, atenas, atenas 2004 (Foto: Divulgação)
Ricardo e Emanuel conseguiram vencer 
todos os jogos nas Olimpíadas de 
Atenas: sete no total 
(Foto: Divulgação)

Com este resultado, a ansiedade da dupla só aumentava. Restava apenas dois jogos até a sonhada decisão. Nas quartas de final, eles enfrentaram os irmãos suíços Martin e Paul Laciga, que tinham sido os responsáveis por eliminar Márcio e Benjamin. Mas foi um verdadeiro massacre. Os brasileiros largaram na frente e fecharam o primeiro set em 21/13. No segundo set, Ricardo e Emanuel conseguiram abrir 12 a 10. E cresceram o ritmo de jogo para encerrar a partida sem dificuldades: 21/16. Terminou 2 sets a 0. 

Na semifinal, Ricardo e Emanuel enfrentaram outros adversários da Suíça. Desta vez, Heuscher e Kobel. Esta foi considerada a partida mais complicada na avaliação da comissão técnica e dos jogadores. Rossini Freire e Gilmário Cajá destacam que o fator psicológico de Emanuel foi parte fundamental para chegar à decisão. 

rossini freire, preparador físico rossini freire (Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)Rossini Freire relembrou jogo disputado da semifinal contra os suíços Heuscher e Kobel
(Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)

A dupla brasileira conseguiu manter a postura e venceu o primeiro set por 21/14. No segundo set, aconteceu a derrota apertada de 19/21. O tie-break acabou se tornando o momento mais dramático do torneio.

- Perdíamos de 13 a 11 e foi pedido um tempo (técnico). Emanuel fez todos os procedimentos de concentração que devia fazer. Pediu a Ricardo para inverter o bloqueio e o paranaense foi para a rede. A gente virou uma bola e depois Emanuel fez dois bloqueios no jogador de entrada da Suíça. Ali a gente virou o jogo e ganhamos. Depois que passamos daquele sufoco, a gente ganhou a confiança necessária para o título - comentou Rossini. 


03
A grande FINAL
O sonho de ser campeão olímpico estava perto. A decisão para Ricardo e Emanuel começou na noite anterior, quando Cajá passou muito tempo conversando com eles.

- Primeiro de tudo foram palavras de motivação. Depois falou das estratégias de jogo. E dicas sobre a equipe adversária - lembrou o treinador.

ricardo e emanuel, ricardo/emanuel, atenas, atenas 2004 (Foto: Divulgação)
Ricardo disputa bola com Bosma em 
Atenas (Foto: Divulgação)

Os adversários eram os espanhóis Bosma e Herrera. E o pedido do técnico Cajá para chegar muito forte surtiu efeito. Ricardo e Emanuel passaram como um rolo compressor pelos adversários.

Os brasileiros conseguiram abrir três pontos de vantagem no primeiro set em um ataque de Ricardo (5/2). Mas o espanhóis tentaram reagir e conseguiram encostar no placar (6/5). Depois, Herrera errou algumas vezes e a vantagem voltou a ficar maior (10/7). Ricardo e Emanuel passaram a administrar o resultado e depois de poucos erros fecharam em 21/16. 
No segundo set, a intensidade de jogo cresceu. Emanuel acertou pontos de saque e Ricardo se transformou na "máquina de bloqueio" que ele passou a ser conhecido. Conseguiram abrir uma vantagem larga (14/6). E fecharam a partida em 21/15 em 42 minutos de jogo. O sonho do ouro em Atenas foi concretizado depois de sete vitórias e apenas três sets perdidos durante o torneio. 

ricardo e emanuel, ricardo/emanuel, atenas, atenas 2004 (Foto: Divulgação)
Emanuel defende a bola de "peixinho" 
(Foto: Divulgação)


04
SONHO DOURADO
A medalha de ouro em Atenas foi o ápice do vôlei de praia masculino. Era um resultado inédito. O paranaense Emanuel enfatiza:

- Não é todo dia que um atleta pode ter a chance de ser campeão olímpico. É o máximo que um atleta pode pensar em qualquer modalidade. É o ápice da carreira. É o que realmente faz um atleta se tornar diferenciado - comenta Emanuel. 

Já Ricardo destaca que o ouro sempre foi o objetivo principal da carreira. Aquele momento de Atenas tornou-se ainda mais importante para ele porque o atleta vinha de uma prata em Sidney, quando "bateu na trave" ao lado de Zé Marco.

ricardo e emanuel, ricardo/emanuel, atenas, atenas 2004 (Foto: Divulgação)Ricardo vibra com o ouro em Atenas (Foto: Divulgação)

- Foi um momento muito importante para minha carreira. Foi o momento que brindou nossa preparação. Fui prata em Sydney 2000, mas em Atenas foi uma preparação totalmente diferente. Passamos por um verdadeiro amadurecimento para conquistar o objetivo. Foi um momento muito especial. Não só para mim, mas para toda a equipe. 

O preparador físico Rossini Freire comparou a conquista com o nascimento da filha. Ele considera o feito como o "êxtase da carreira profissional e um dos momentos mais felizes da vida".

- Ter convivido com aqueles dois atletas, dois ícones do esporte nacional, duas pessoas altamente dedicadas, não tem coisa melhor. Trabalhar com pessoas como Emanuel e Ricardo acaba facilitando tudo. Trabalhar na formação e na construção de uma medalha de ouro é algo inesquecível.

ricardo e emanuel, ricardo/emanuel, atenas, atenas 2004 (Foto: Divulgação)
Ricardo e Emanuel entraram para história 
do vôlei de praia masculino do Brasil 
 após conquistar o primeiro ouro da 
história (Foto: Divulgação)

Para Cajá, a sensação de soltar o grito de campeão em Atenas foi sentida poucas vezes na vida. Um momento único. E que agora, falar sobre a conquista na Grécia depois de 10 anos ainda emociona.

- Uma vida toda sonhando com isso. De uma importância imensurável. Foi ótimo. Mas passou. Está guardado para o resto das nossas vidas ser campeão olímpico juntamente com um grupo. Foi um trabalho de uma comissão técnica toda - concluiu Cajá.

Primeiro treino de Ricardo e Emanuel (Foto: Carol Fontes)
Mais experientes, Ricardo e Emanuel 
retomam parceria para a temporada 
2014/15 (Foto: Carol Fontes)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2014/08/ouro-historico-de-ricardo-e-emanuel-em-atenas-completa-10-anos.html