sábado, 23 de agosto de 2014

Palmeiras vence o Coritiba, sai do Z-4 e agora seca rivais; Coxa afunda

Verdão agora precisa torcer neste domingo para festejar centenário fora da zona de rebaixamento. Time paranaense está em antepenúltimo lugar


 A CRÔNICA


por Marcelo Braga e Richard Souza


O Palmeiras ganha uma noite de sono um pouco mais tranquila neste sábado. Após dez jogos consecutivos sem vitórias pelo Campeonato Brasileirão, o Verdão, enfim, tem motivos para festejar. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, neste sábado à noite, no Pacaembu, pela 17ª rodada, o Alviverde sai momentaneamente da zona de rebaixamento: com 17 pontos, está em 15º lugar. Já o Coxa, com 15, está em antepenúltimo. Juninho marcou o gol palmeirense.


saiba mais

O Verdão agora precisará secar seus concorrentes que jogam neste domingo para não passar o centenário, que será celebrado na próxima terça-feira, na zona de rebaixamento. Figueirense ou Vitória, que se enfrentam, Bahia (que pega o Atlético-PR, em Curitiba) e Criciúma (que recebe o Flamengo) podem ultrapassar a equipe paulista. O Coritiba também passará o domingo ligado na rodada. Caso Bahia e Vitória pontuem, o Coxa pode voltar à lanterna.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, para começar a decidir com o Atlético-MG uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. No mesmo dia, também às 22h, pelo mata-mata nacional, o Coritiba recebe o Flamengo, no Couto Pereira.

comemoração do Palmeiras contra o coritiba (Foto: Marcos Ribolli)
Jogadores do Palmeiras festejam vitória 
sobre o Coritiba (Foto: Marcos Ribolli)


O JOGO

O Palmeiras iniciou o jogo sonolento, parecia anestesiado. O Coritiba se aproveitou dessa instabilidade do adversário e partiu para cima. No entanto, não soube concluir as jogadas, e o goleiro Fábio, apesar de ver a bola passando perto de sua área, acabou não levando sustos. Foi apenas um lapso momentâneo do Verdão, que logo acordou e tomou o controle do jogo. Aos poucos, o time paulista foi se soltando, trocando passes, envolvendo o Coxa e criando chances de gol. Allione e Marcelo Oliveira eram os jogadores mais lúcidos da equipe paulista.

O volante, após bela arrancada pelo meio, aos 13 minutos de jogo, deixou Juninho livre para abrir o placar. O gol desestabilizou de vez a equipe curitibana, que, nervosa, passou a abusar das faltas. Leandro Almeida foi o símbolo do descontrole paranaense. Fez pênalti em Lúcio (o juiz chegou a assinalar a penalidade, mas voltou atrás porque o zagueiro do Verdão estava impedido) e depois foi expulso pelo acúmulo de cartões amarelos. 


Na saída para o intervalo, Henrique e Zé Love discutiram e houve início de confusão, que logo foi controlada.

Mesmo com um a mais durante todo o segundo tempo, o Palmeiras se enrolou. Não conseguiu tirar proveito do homem a mais em campo e foi presa fácil para a marcação do Coritiba. Isso se deve em parte a uma das mexidas de Celso Roth: a saída do atacante Keirrison para a entrada do zagueiro Lucas Claro, recompondo a defesa. Mas também aconteceu pelo excesso de erros de passe do meio-campo verde, principalmente de Wesley - foram 26 erros da equipe, nove apenas do volante. Dessa forma, o Coxa acabou se desdobranado em campo e acabou dominando o segundo tempo. Faltou, porém, maior capricho no toque final por parte dos paranaenses.
Assim, prevaleceu o placar do primeiro tempo. Melhor para o time paulista.

Celso Roth Palmeiras X Coritiba (Foto: Marcos Ribolli)
Celso Roth discute com árbitro durante 
o jogo (Foto: Marcos Ribolli)
 



FONTE:

Na volta dos alemães, Arsenal reage e arranca empate com o Everton: 2 a 2

Özil e Mertesacker jogam pela primeira vez desde título da Copa no Brasil. Ramsey e Giroud marcam para Gunners, que reclamam de gol irregular sofrido no primeiro tempo


Por Liverpool, Inglaterra


saiba mais

O Arsenal contava com a volta de dois campeões do mundo, mas a solução para buscar um ponto no Goodison Park veio do banco de reservas. Após um primeiro tempo pífio, os Gunners reagiram com as entradas de Cazorla e Giroud e arrancaram um empate por 2 a 2 com o Everton, neste sábado, pela segunda rodada do Campeonato Inglês.

Özil e Mertesacker, que jogaram pela primeira vez desde o título da Copa do Mundo no Brasil, não foram determinantes para o resultado - Podolski, o terceiro alemão campeão do elenco do Arsenal, sequer figurou no banco de reservas. O chileno Alexis Sánchez, reforço mais badalado que atuou isolado no ataque e não voltou do intervalo, tampouco foi produtivo.


Everton x Arsenal (Foto: Getty Images)
Giroud e Ramsey marcaram os gols do 
Arsenal no Goodison Park 
(Foto: Getty Images)

Os gols dos visitantes foram marcados por Cazorla e Giroud, aos 38 e 45 minutos da etapa final - o francês ainda desperdiçou três ótimas oportunidades. Coleman e Naismith, em impedimento, anotaram para os donos da casa ainda no primeiro tempo. O último lance gerou reclamações especiais do técnico Arsène Wenger, acusando também Lukaku de cometer falta no início da jogada.

Apenas duas equipes venceram os seus dois compromissos até aqui: o Chelsea, que fez 2 a 0 no Leicester com a contribuição de Diego Costa, e o Swansea. O time de Wenger vem na cola - é o terceiro, com quatro pontos, podendo ainda ser ultrapassado por cinco equipes. O Everton, com dois pontos, ainda procura seu primeiro triunfo.

O Arsenal volta suas atenções à Liga dos Campeões. Na quarta-feira, receberá o Besiktas no Emirates Stadium para definir o seu futuro na principal competição do continente. Como empatou sem gols na ida, na Turquia, precisará vencer para garantir uma vaga na fase de grupos. O Everton aguarda o sorteio da Liga Europa para conhecer os seus adversários.


Everton x Arsenal - Alexis Sanchez e Sylvain Distin (Foto: Getty Images)
Sánchez jogou isolado no ataque no 
primeiro tempo e saiu no intervalo 
para a entrada de Giroud 
(Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/08/na-volta-dos-alemaes-arsenal-reage-e-arranca-empate-com-o-everton-2-2.html

Sampaio se recupera em grande estilo e goleia o Atlético-GO no Serra Dourada

Tubarão leva gol logo aos quatro minutos, mas reage ainda na primeira etapa e volta a vencer após quatro jogos; Dragão perde a segunda consecutiva


 A CRÔNICA


por GLOBOESPORTE.COM


Fim da série negativa do Sampaio Corrêa. Após quatro jogos sem vencer, o Tubarão reagiu em grande estilo na tarde deste sábado e derrotou o Atlético-GO por 4 a 2 no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time maranhense, que infernizou a vida do Dragão nas jogadas de velocidade, marcou com Willian Paulista, duas vezes, Edgar e Eloir, este em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo. André Luís, na etapa inicial, e Diogo Campos, já no fim da partida, balançaram as redes para o rubro-negro. Após o último gol, o Dragão ainda sonhou com o empate, mas os visitantes marcaram pela última vez aos 45 do segundo tempo.


saiba mais

Sampaio atropela no primeiro tempo
Foi uma avalanche no primeiro tempo, mas o gol de André Luís logo aos quatro minutos passou a falsa impressão de que o Atlético-GO ditaria o ritmo do jogo. O atacante, um dos destaques do Dragão neste Campeonato Brasileiro, aproveitou cruzamento de Jonas e estufou as redes de cabeça: 1 a 0. Mal o torcedor rubro-negro poderia esperar que em mais seis minutos o placar já seria totalmente diferente. Durante a semana o técnico Hélio dos Anjos já havia alertado para a velocidade do Sampaio Corrêa, mas parece que os jogadores não assimilaram a ideia. Foi justamente na correria e com jogadas envolventes que os maranhenses viraram o placar de forma absolutamente justa.

Aos sete, Willian Paulista recebeu lançamento em condição legal, fintou Roberto e chutou para o fundo do gol: 1 a 1. Logo depois foi a fez de Edgar sair livre, também em condição legal, para driblar o goleiro atleticano e virar o placar: 2 a 1 Sampaio Corrêa. Embora tentasse sair para o jogo e buscar nova igualdade, o Dragão cedia espaços e via o adversário chegar com facilidade nas jogadas rápidas. As melhores chances do Atlético-GO foram em lances de bola aérea, para o desespero do técnico Lisca. Apesar disso, o treinador não teve maiores motivos para reclamar.

Aos 33, Edgar ganhou de Lino, que cometeu pênalti. Eloir foi para a cobrança, deslocou o goleiro Roberto e ampliou para o Tubarão: 3 a 1. O meia Hiltinho ainda perdeu boas oportunidades para aumentar a festa.

Edgar comemora gol do Sampaio Correa contra o Atlético-Go (Foto: André Costa / Agência estado)
Edgar comemora gol do Sampaio Correa 
contra o Atlético-GO (Foto: André Costa 
/ Agência estado)

Diogo Campos desconta, mas Willian Paulista fecha a conta
Na etapa complementar, o Tubarão continuou bem nas jogadas pelas pontas, enquanto o Atlético-GO, além de sentir a falta do artilheiro Júnior Viçosa, estava perdido no meio-campo. Hélio dos Anjos lançou Yago na vaga de Josimar, e o atacante tentou duas vezes diminuir o prejuízo. Na primeira, ele chutou de longe, e Rodrigo Ramos defendeu. Na segunda, após cruzamento de Jonas, Yago acertou o travessão. O treinador rubro-negro ainda promoveu as entradas de Diogo Campos e Kayke no time rubro-negro, contudo, os donos da casa pareciam não ter forças para reagir.

Foi aí que de tanto insistir pela direita o Dragão conseguiu diminuir o placar com Diogo Campos, que apareceu livre na área de Rodrigo Ramos. Imediatamente os integrantes do banco de reservas do Dragão passaram a contar os minutos para o fim da partida ainda sonhando com o empate.
Mas o banho de água fria veio logo em seguida. Aos 45 do segundo tempo, Eltinho fez grande jogada e cruzou para Willian Paulista, que marcou o último gol da partida em cabeçada precisa: Sampaio Corrêa 4 a 2.




FINTE:

Avaí e Santa empatam e desperdiçam chance de subir na tabela da Série B

Time catarinense perde oportunidade de assumir a ponta, e pernambucano, a chance de ficar mais próximo do G-4


 A CRÔNICA


por Diego Madruga


A rodada conspirou a favor, mas Avaí e Santa Cruz desperdiçaram a oportunidade de se aproximarem de objetivos maiores na Série B. Sem apresentar um grande futebol, as equipes ficaram no 0 a 0 neste sábado, em Florianópolis. Aos catarinenses, o gosto de que poderiam ter assumido a liderança, enquanto o time coral vê outros adversários somarem pontos na briga para chegar ao G-4.


saiba mais

Apesar das 22 finalizações na partida – 16 do Avaí e seis do Santa Cruz –, a pontaria na tarde deixou a desejar, assim como a própria produção ofensiva das equipes.

Colecionando passes errados, 105 no total, a maioria dos chutes a gol não foi em oportunidades claras. De positivo, apenas a sequência invicta de quatro partidas de ambos os times.

Avaí x Santa Cruz (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)
Avaí e Santa Cruz empatam em 
Florianópolis (Foto: Jamira 
Furlani/Avaí FC)

Com o tropeço do Vasco na noite anterior, o Avaí entrou em campo motivado pela possibilidade de subir ainda mais na tabela. Armado em um 4-4-2 clássico, o Leão encontrou um Santa Cruz pronto para os contra-ataques, mas que soube evoluir ao longo do jogo e terminou o primeiro tempo com 52% da posse de bola. Apesar da boa disputa tática, a emoção ficou longe do primeiro tempo. As chances foram raras, muito em função dos 60 passes errados – 30 para cada equipe –, e o zero no placar foi o mais justo pelo que foi produzido.

O segundo tempo começou com a mesma disposição tática de Avaí e Santa Cruz, mas deu a impressão de que seria diferente da etapa inicial. Até os quatro minutos, Anderson Lopes criou duas chances para o Leão, mas não aproveitou. Passado o ímpeto inicial, a emoção só voltou 25 minutos mais tarde, novamente com os catarinenses. Mas a tarde não era de gols, nem de grande futebol.

O Avaí encerra o primeiro turno num duelo direto dentro do G-4. No próximo sábado, os catarinenses encaram o Vasco, em São Januário. O Santa Cruz, após duas partidas longe da torcida, volta ao Arruda. No dia anterior, recebe o Atlético-GO, que também concorre para se aproximar do pelotão dos quatro mais bem colocados.




Campeã de Wimbledon, Kvitova é bi em New Haven antes do US Open

Número 4 do mundo supera Rybarikova em pouco mais de uma hora e levanta troféu do torneio dois anos depois. Rosol fatura título de Winston-Salem batendo Janowicz


Por New Haven, EUA


tenis kvitova new haven (Foto: AP)Kvitova foi campeã em New Haven em 2012 e agora em 2014, batendo Rybarikova (Foto: AP)

Atual campeã de Wimbledon, Petra Kvitova vai entrar no próximo Grand Slam da temporada com o bicampeonato do WTA de New Haven, em Connecticut (EUA), no currículo. Dois anos depois de ter vencido o torneio americano pela primeira vez, a número 4 do mundo voltou a levantar o troféu de campeã do evento com a vitória neste domingo sobre a eslovaca Magdalena Rybarikova, 68ª do ranking. Em 1h09 de partida, a tenista tcheca faturou o título com as parciais de 6/4 e 6/2.

No caminho até o bicampeonato, Kvitova obteve quatro vitórias. Sem ter precisado disputar a primeira rodada por ser cabeça de chave, a tcheca bateu a russa Ekaterina Makarova (18ª) na estreia por 6/2 e 6/1, passou pela compatriota Barbora Zahlavova Strycova (31ª) nas quartas de final por 6/4 e 6/1, derrotou a australiana Samantha Stosur (25ª) nas semifinais por 6/3 e 6/1 e então venceu Rybarikova na decisão.


No evento masculino da semana, o ATP 250 de Winston-Salem, na Carolina do Norte (EUA), a República Tcheca também comemorou. Lukas Rosol (33º do ranking da ATP) levou a melhor sobre o polonês Jerzy Janowicz (52º) de virada, salvando dois match points para conquistar o título por 3/6, 7/6(3) e 7/5.

Cabeça de chave do torneio americano, Rosol estreou na segunda rodada com vitória por desistência sobre o sul-africano Ryan Harrison (184º), venceu o espanhol Pablo Andújar (47º) nas oitavas de final por 1/6, 6/2 e 6/2, passou pelo americano John Isner (15º) com um WO, derrotou Yen-Hsun Lu (38º), de Taipei, nas semifinais por 7/5, 4/6 e 6/4 e por fim superou Janowicz (52º) na final.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/08/campea-de-wimbledon-kvitova-e-bi-em-new-haven-antes-do-us-open.html

Abel rechaça "terra arrasada" após 2ª derrota, mas admite: "Decepção total"

Técnico disse que não fará terra arrasada por mais um resultado negativo


Por Belo Horizonte



Abel Braga está decepcionado. Mas não com as atuações do Inter. A frustração veio por não conseguir o resultado, que culminou com a segunda derrota seguida, ao levar 1 a 0 do Atlético-MG na noite deste sábado (já tinha perdido por 1 a 0 para o São Paulo na última quarta-feira). 

A voz do técnico na coletiva mostrava o abatimento. O Abel risonho de outrora falava devagar, sem esconder a tristeza a cada frase. 
- Minha decepção é grande. O Atlético-MG começou muito forte. Não nos movimentamos nos primeiros 30 minutos. Meus zagueiros e volantes estiveram muito bem - disse para depois seguir - A decepção é total porque foram dois jogos perdido e que tivemos chances de vencer.


saiba mais

Apesar da dor, o treinador disse que não fará "terra arrasada". Tampouco colocou a culpa em Rafael Moura, que perdeu duas oportunidades. E disse que precisava dar o suporte a Otávio, que estava triste por ter perdido a bola que acabou no gol de Diego Tardelli:

- Tenho que trabalhar com o Otávio, que perdeu a bola e estava lá no vestiário chorando. O Rafael é experiente para saber o que faz de bom e de ruim.

Abel braga, Atlético-mg X Internacional (Foto: Araceli Souza / Agência estado)
Abel lamenta a derrota para o Galo no 
Independência (Foto: Araceli Souza 
/ Agência estado)

Abel ainda lembrou que, antes dos dois resultados negativos, o time acumulou cinco vitórias consecutivas no Brasileirão. E elogiou o rendimento de Valdívia, a novidade da partida, e a entrada de Alex na vaga de D'Alessandro: 

- Ganhamos cinco jogos. Deixamos de ganhar dois. Não faremos terra arrasada e falar que ninguém presta. O Valdívia entrou muito bem. O Alex entrou em uma posição que não faz há muito tempo e foi muito bem.

Com o resultado, o Inter segue na vice-liderança com 31 pontos, mas pode cair para quarto caso o Corinthians pelo menos empate e o São Paulo vença neste domingo. Na próxima rodada, o time pega o Palmeiras no Pacaembu. A partida será disputada no sábado, às 18h30. Antes, no entanto, os comandados de Abel Braga estreiam pela Sul-Americana. Nesta quarta-feira, às 22h, o Colorado recebe o Bahia. 


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2014/08/abel-rechaca-terra-arrasada-apos-2-derrota-mas-admite-decepcao-total.html

Para Levir, vitória “reafirma esperança do Galo de chegar entre os primeiros”

Treinador destaca time mais forte em casa e diz que ainda busca um conjunto para ter uma equipe titular


Por Belo Horizonte

 

A vitória de 1 a 0 sobre o Internacional, com gols de Diego Tardelli, aos 36 minutos do segundo tempo, foi bastante comemorada pelos torcedores do Atlético-MG, no Independência (confira os principais lances da partida no vídeo acima). Satisfeito com o resultado, obviamente, o técnico Levir Culpi adotou um discurso de cautela para conter a euforia atleticana, já que o Galo, assim como venceu, teve chances de sair de campo com a derrota.

Segundo o treinador, assim como houve muita comemoração após o triunfo deste sábado e uma sensação de ter convencido, principalmente por ter batido o vice-líder do Brasileirão, Levir disse que, caso o Atlético-MG fosse derrotado, o que para ele poderia ter acontecido, os comentários seriam de que a crise estava instalada no clube. Desta forma, Levir chama a atenção para a sequência do trabalho, e a necessidade de conseguir encontrar um conjunto.

O time jogou bem, com aquela garra. Foi uma noite completa para todos nós.
Levir Culpi

- A importância da vitória (dada pelas pessoas) é inversamente proporcional a importância da derrota. O Inter podia ter vencido o jogo, e eles tiveram duas chances. Se fizessem os dois gols... Todo mundo sairia vaiado de campo, uma coisa maluca, que faz parte da nossa cultura, seria crise no Atlético-MG. Agora que venceu, convenceu? Pelo contrário, cinco jogadores que são titulares não jogaram. Não temos um time ainda que a gente possa repetir e dar tranquilidade. Temos que buscar o conjunto, temos um longo caminho pela frente. A vitória sobre o segundo colocado, e como foi, pois não foi casual, foi merecida, e apenas reafirma a nossa esperança de chegar entre os primeiros.

Questionado se o time mostrou, contra o Internacional, a tal maturidade que os jogadores do Galo disseram que faltou após o empate com o Figueirense e a derrota para o Flamengo, quando o Atlético-MG abriu o placar e não soube administrar a vantagem, Levir Culpi preferiu relacionar cada resultado com as situações de cada partida.

- Vou te responder que não. Sabe por quê? Os gols acontecem em circunstâncias que a gente não pode controlar. Como aquele gol do Figueirense, por exemplo, no fim do jogo. São situações que transformam o andamento do jogo e o resultado. O que achei mais interessante (contra o Internacional) foi o que os jogadores já estão fazendo, se empenhando, estão bem na parte física. Não deixamos o Inter ficar confortável. Isso nos ajudou a ter o domínio. Empatamos com a Chapecoense com um gol no final, tivemos dois gols contra a nosso favor no jogo com o Atlético-PR. O time jogou bem, com aquela garra, e foi uma noite completa para todos nós.

Levir Culpi, Atlético-MG X Internacional (Foto: Bruno Cantini )
Para Levir Culpi, apesar da vitória sobre 
o Inter, ainda falta conjunto ao time do 
Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini )

Levir gostou da maneira diferente como os jogadores do Atlético-MG tocaram a bola no Independência. O fato foi relacionado ao apoio da torcida, algo que, segundo ele, foi sentido na derrota de 2 a 1 para o Flamengo, no Maracanã, quando o adversário foi empurrado pelos seus fãs. Além disso, o treinador comentou sobre as vaias de parte da torcida ao lateral Alex Silva, e disse que é preciso apoiar o jovem jogador.


saiba mais

- Foi visível. Tivemos um jogo regular contra o Flamengo, mas eles tiveram o apoio da torcida, como tivemos hoje. Eles roubaram muitas bolas nossas. Isso foi um diferencial. Hoje o time tocou mais a bola, sem medo de errar.
O Alex, o mais novo talvez, sofreu uma pressão, difícil de entender também. Tem um empenho físico muito bom, e está fazendo parte do time agora, tem que ter o apoio de todo mundo. Tem que dar força, para ele jogar tranquilo. Mas mostrou personalidade, teve uma atuação mais segura, o que é importante para a sequência. Ele deve jogar a próxima partida também.

Por fim, o treinador atleticano falou das mexidas que fez no decorrer da partida, e, de maneira descontraída, revelou até a ansiedade que viveu no momento das modificações, quando pediu para que quem entrasse resolvesse o jogo, que estava empatado em 0 a 0.

- Fiz as três mudanças, para manter o time num estado físico alto, numa alta rotação, e tirei o atacante fixo (André) e depois coloquei um atacante fixo (Jô). São situações que a gente nunca sabe se vai dar certo. Chamei os caras com uma convicção danada, disse “vai lá e resolve esse negócio”. Mas depende muito do que acontece no jogo, são situações que a gente discute no banco, e temos que tomar as decisões e acreditar.

O Atlético-MG volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Coritiba, no Couto Pereira. Antes disso, o Galo enfrenta o Palmeiras, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, quarta-feira, às 22h, em São Paulo.


FONTE:

He-Man falha, Tardelli não perdoa: Galo bate o Inter em grama castigada

Rafael Moura perde chance incrível, e camisa 9 do Atlético-MG garante a vitória no gramado danificado do Independência. Rival Cruzeiro agradece


 A CRÔNICA


por Léo Simonini


O Atlético-MG venceu novamente no Horto, mas desta vez teve de superar não apenas um rival organizado - o Internacional, vice-líder do Brasileirão - como também um gramado muito danificado no Independência, culpa de um show de axé realizado no último fim de semana. O time comandado por Levir Culpi ainda pode agradecer pela noite infeliz do atacante rival Rafael Moura, que, com o placar ainda em branco, perdeu duas grandes chances, a segunda beirando o inacreditável. Diego Tardelli, convocado para a Seleção e em grande fase, até perdeu uma oportunidade, mas na segunda não perdoou. Fuzilou o goleiro Dida aos 36 minutos do segundo tempo e deu ao Galo a vitória por 1 a 0.



saiba mais

O time da casa foi melhor que o rival no conjunto da obra, com um início de jogo sufocante e um segundo tempo mais na base da disposição do que da técnica. Assim superou um organizado Colorado, que só não teve sorte melhor devido à noite ruim de seu camisa 11. No fim das contas, quem também ficou satisfeito com o resultado no Horto foi o Cruzeiro, que viu o vice-líder perder pela segunda vez seguida. A vantagem para o Inter é de cinco pontos e pode pular para oito no domingo, quando a Raposa visita o Goiás. O Inter permanece, pelo menos até que a rodada se complete, em segundo lugar, com 31 pontos, enquanto o Galo sobe para sexto, com 26.
Agora os dois times deixam o Brasileirão de lado e voltam suas atenções para Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente. O Atlético-MG vai até São Paulo para enfrentar o Palmeiras pelo torneio nacional. O jogo será na quarta, às 22h (de Brasília). No mesmo dia e horário, porém pela competição continental, o Colorado recebe o Bahia no Beira-Rio.

Rafael Moura na partida contra o Atlético-MG (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Rafael Moura acertou a trave após fintar 
o goleiro Victor, do Atlético-MG 
(Foto: Alexandre Lops/Inter)

O Atlético-MG começou em ritmo alucinante e, com menos de 15 segundos de jogo, já dava um calor na defesa adversária. Passada a pressão inicial, o Inter começou a se organizar melhor em campo para armar os contragolpes. Aos 15 minutos, Leonardo Silva quase colocou para dentro da própria meta, o que seria o segundo gol contra em dois jogos. O domínio do Galo passou a ser apenas territorial, sem ameaçar de fato a meta de Dida. Na saída para o intervalo, um empate sem gols que era ruim para os dois lados.

He-Man falha, Tardelli não perdoa
Com Alex na vaga de D’Alessandro, o Inter tentou se manter com a bola nos pés. Rafael Moura, então, teve suas duas chances. Na primeira, parou em São Victor. Na segunda, com o goleiro já caído, o atacante colorado conseguiu perder de forma incrível: dentro da pequena área, mandou na trave, para desespero dos companheiros. Levir fez o que pôde com as peças de reposição. Aos poucos, lançou Luan, Marion e Jô nas vagas de Maicosuel, André e Rafael Carioca. O castigo para o He-Man veio pelos pés do melhor jogador do Galo, o selecionável Diego Tardelli. Ao receber do espoleta Luan um ótimo passe dentro da área, aos 36 minutos, o camisa 9 mandou uma pancada que Dida não teve condições de defender. Foi o gol de número 104 do jogador em 201 jogos com a camisa do clube. O gol que garantiu os três pontos no gramado castigado do Independência.




FONTE:

Chape destaca volume de jogo no 2º tempo e lamenta derrota "no detalhe"

Verdão do Oeste perde por 1 a 0 para o Botafogo no Maracanã, pelo Brasileirão


Por Rio de Janeiro (RJ)



A Chapecoense chegou ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo com um aproveitamento de 100% contra times cariocas neste Brasileirão. No entanto, não deu para manter a boa fase e o Verdão do Oeste perdeu para o adversário por 1 a 0, com um golaço do meia Ramírez.

Após o confronto, os jogadores da equipe do oeste catarinense ressaltaram o crescimento no segundo tempo e lamentaram que o empate não saiu no Maracanã. Para o atacante Bruno Rangel, a Chape fracassou por causa de um descuido.

- Perdemos no detalhe Estamos fazendo as coisas certas, infelizmente não deu. Provamos do veneno hoje da última partida. Ganhamos de 1 a 0 do Fluminense antes e perdemos pelo mesmo placar - comentou o atacante em entrevista à rádio Super Condá.

O lateral Ednei analisou o jogo como equilibrado. O jogador disse que o grupo tem “que esfriar a cabeça” agora e se preparar para o duelo com o Cruzeiro, no próximo sábado.

- Tivemos um volume de jogo muito bom no segundo tempo. Infelizmente não saiu o gol. A gente criou, teve a bola na trave e não deu - disse o lateral.

Com a derrota, a Chapecoense perdeu uma posição na tabela momentaneamente. Está em 13º lugar, com 19 pontos. O time encara o Cruzeiro no Mineirão no próximo sábado, às 18h30, no Mineirão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.




FONTE:

Mancini vê time mais leve, faz balanço e confessa: "Era fundamental vencer"

Técnico não se empolga com rendimento contra a Chapecoense, principalmente no segundo tempo, mas lembra que bom fim de turno pode ser decisivo para evolução


Por Rio de Janeiro



O técnico Vágner Mancini não escondeu o enorme alívio pela vitória conquistada na noite deste sábado. Novamente próximo da zona de rebaixamento, o Botafogo estava a perigo após a derrota no meio da semana. Mas o 1 a 0 sobre a Chapecoense foi o suficiente para dar mais tranquilidade na caminhada pela evolução do time. Em suas primeiras palavras, o comandante não fez elogios à atuação e admitiu falhas, principalmente no segundo tempo, mas citou a importância de virar bem o turno.   

- Sabíamos que era fundamental vencer. Não só pelos pontos, mas também para se afastar da zona debaixo, e também pelo ambiente. Seria importante ter uma sequência de vitórias para ter uma segunda etapa de campeonato melhor, mesmo não sendo ainda segundo turno. Com um time mais equilibrado, que teve pressão fora de campo. Estou satisfeito de ver o time estar mais leve. Fizemos dois tempos distintos, mas merecemos vencer o jogo pelo que mostramos nos 90 minutos - avaliou Mancini.


Na próxima rodada, o Glorioso encara o Santos, sábado, também no Maracanã. Antes, recebe no mesmo palco o Ceará, quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.


* Volte em instantes para conferir a entrevista completa


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/08/mancini-ve-time-mais-leve-faz-balanco-e-confessa-era-fundamental-vencer.html

Ramírez faz golaço, Botafogo vence Chapecoense e respira no Brasileirão

Alvinegro é empurrado pela torcida em seu maior público no nacional e se reabilita. Time catarinense joga mal e fica com mesmos 19 pontos do rival


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O Botafogo não precisou ser brilhante para deixar o Maracanã reabilitado no Campeonato Brasileiro. Pressionado com a proximidade da zona do rebaixamento, o Alvinegro soube controlar o jogo e se impôs, diante de 18.450 torcedores (15.909 pagantes), seu maior público no estádio neste nacional. Coube ao peruano Ramírez presentear o torcedor com um golaço, que decretou a vitória por 1 a 0 diante de uma tímida Chapecoense, que abdicou do ataque em boa parte do confronto.


saiba mais

Nesta noite, os dois times deram uma mostra da irregularidade geral da maioria dos times no Brasileirão. O Botafogo em nada repetiu a péssima atuação da derrota na última quarta-feira para o Figueirense, enquanto a Chapecoense não foi sombra do time que pressionou e venceu o Fluminense no mesmo dia.

O triunfo alivia o time carioca, que começou a rodada apenas um ponto fora do Z-4. O Botafogo chega aos 19 pontos, mesma pontuação da Chapecoense. O Coritiba, que entra em campo neste domingo, encabeça a zona de risco e tem quatro pontos a menos que a dupla.
  •  
Ramirez comemora gol do Botafogo contra a Chapecoense (Foto: Vitor Silva / SSpress)
Ramirez comemora o gol do Botafogo 
contra a Chapecoense 
(Foto: Vitor Silva / SSpress)

Pelo Brasileirão, os dois times voltam a jogar no próximo fim de semana. Novamente no Maracanã, o Botafogo recebe o Santos, no domingo (31), às 16h. Um dia antes, a Chapecoense encara o líder Cruzeiro no Mineirão, às 18h30. O Alvinegro carioca ainda tem compromisso na quarta-feira contra o Ceará, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã, às 22h.
Ramírez no capricho

O primeiro tempo foi amplamente favorável ao Botafogo, que controlou o jogo e não correu riscos. O time chegou bem quando procurou as tabelas e passes curtos entre Zeballos e Ramírez, que ditaram o ritmo da equipe.
Porém, em muitos momentos a equipe apostou na bola alta em busca de Ferreyra, que esteve apagado e foi neutralizado pela zaga da Chapecoense. Além disso, Edílson, pouco inspirado, errou muitos cruzamentos, prejudicando a jogada aérea. Os visitantes, por sinal, apenas se defenderam e não incomodaram a meta de Jefferson. Zezinho eventualmente era lançado, mas a aposta em sua velocidade não deu resultado. O que deu certo foi o lindo chute de Ramírez aos 31 minutos. O peruano, do bico da grande área, arriscou e acertou o ângulo esquerdo de Danilo. Um golaço, levando ao delírio o torcedor alvinegro.

A sorte alvinegra
O Botafogo deu a falsa impressão de que liquidaria o jogo nos minutos iniciais do segundo tempo, quando Ramírez e Zeballos ainda tinham gás.
No entanto, o time novamente errou muito próximo à area catarinense. A dupla, então, cansou, e os cariocas ficaram sem poder de fogo, já que Ferreyra era presa fácil em meio aos zagueiros. Com a entrada de Tiago Luis, a Chapecoense passou a arriscar mais. Jefferson, aos 16, salvou de forma milagrosa cabeçada de Grolli, que estava em posição duvidosa.
 Bruno Rangel, aos 25, mandou na trave do goleiro alvinegro, que ainda contou com a sorte. A bola bateu em suas costas e correu para fora da direção do gol. No fim, muitos cruzamentos na área do Botafogo, que suportou a pressão sem correr riscos.




FONTE:

Ceará reage, mas fica no empate com a Lusa e não consegue voltar à ponta

Portuguesa cede igualdade e agoniza no Z-4. Vozão tem mesmos pontos do América-MG, mas perde a liderança nos critérios de desempate


 A CRÔNICA


por GLOBOESPORTE.COM


Enquanto o Ceará entrou em campo neste sábado, no Canindé, com o objetivo de retomar a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa jogou para tentar se reabilitar da sequência de sete jogos sem vitórias e iniciar a fuga da zona da degola. Apesar de estarem em lados opostos na tabela de classificação, Lusa e Vozão protagonizaram um duelo disputado, pela 18ª rodada. A raça prevaleceu no primeiro tempo, e a equipe rubro-verde abriu o placar com Alemão, aos 40. Mas o Ceará foi superior na segunda etapa, e Magno Alves, aos 13, igualou o marcador, definindo o 1 a 1.


saiba mais

Com o resultado, o Ceará subiu para a segunda posição, com 32 pontos. Já a Portuguesa foi aos 14, mas permanece na penúltima colocação da tabela.
Na próxima rodada, a Lusa viaja a Goiás para encarar o Vila Nova, no Serra Dourada, na terça-feira, às 21h50. O Vozão só volta a jogar pela Série B no próximo sábado, quando recebe o Luverdense, às 21h, no Presidente Vargas, em Fortaleza.

alemão comemora gol da Portuguesa contra o Ceará (Foto: Luis Moura / Agência estado)
Alemão comemora gol da Portuguesa, 
em sua estreia, contra o Ceará (Foto: 
Luis Moura / Agência estado)


O jogo

As duas equipes queriam o gol logo no início, e o jogo começou agitado. Aos 3 minutos, Castán cabeceou bola no pé da trave de Jailson e quase abriu o placar. Lima assustou em cabeçada aos 12, que parou na boa defesa de Rafael Santos. Depois dos 30, o ritmo caiu, e as chances foram raras, até que Marcos Assunção cobrou escanteio aos 40 minutos, Sandro agarrou Brinner, e o árbitro assinalou pênalti. O estreante Alemão bateu com categoria e colocou o time rubro-verde na frente.

O Ceará voltou do vestiário determinado a virar a partida. Durante os 45 minutos finais, pressionou a Portuguesa. Aos 13 minutos, Souza, que havia entrado no intervalo, encontrou Magno Alves na área. O atacante, com calma, fintou Luciano Castán e bateu no canto direito de Rafael Santos para empatar. No restante da segunda etapa, o Vozão criou boas chances, mas não conseguiu o gol da vitória.

Djalma e João Marcos, Portuguesa e Ceara (Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press)
Djalma disputa bola com João Marcos 
no jogo entre Lusa e Ceará (Foto: 
Rodrigo Gazzanel / Futura Press)
   
 


FONTE:

América-MG e Vitória se classificam e decidem vaga na semifinal da Taça BH

Após vitórias neste sábado, em Manhuaçu, os dois times vão se enfrentar na próxima segunda-feira em Sete Lagoas


Por Manhuaçu, MG

 

Foi definido o primeiro confronto das quartas de final da Taça BH de Futebol Júnior. Neste sábado, no estádio municipal de Manhuaçu, a equipe sub-20 do América-MG derrotou o Londrina-PR, por 2 a 0 (confira os gols da partida no vídeo ao lado), pelas oitavas de final da competição, e garantiu a classificação para a próxima fase. O time americano vai enfrentar o Vitória. Com gols de Maracá, Gabriel e Nixon, o Rubro-Negro baiano venceu o Coimbra-BH, por 3 a 0, também em Manhuaçu, e também passou de fase. A partida entre Vitória e América-MG está marcada para segunda-feira, às 13h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. 

Terceiro colocado da chave C e classificado pelo índice técnico, o Coelho enfrentou o Londrina, que se classificou na primeira posição do grupo D, sem a presença o artilheiro da equipe mineira: o atacante Sávio, que foi relacionado pelo time profissional do América-MG para o jogo contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Mineiro da Série B. O Coelhinho não sentiu a ausência do goleador e saiu na frente com Patrick, aos 13 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta.  Aos oito minutos da etapa final, Rubens aproveitou o lançamento e tocou na saída do goleiro Guilherme para marcar o segundo gol americano no jogo.

américa-mg x londrina - taça bh (Foto: Reprodução / SporTv)
Patrick comemora gol do América-MG 
diante do Londrina-PR pela Taça BH 
de Futebol Júnior 
(Foto: Reprodução / SporTv)


Confira a tabela das oitavas de final da Taça BH 2014:

Jogo 1 - Londrina-PR 0 x 2 América-MG - Em Manhuaçu, sábado, às 10h45
Jogo 2 - Coimbra-BH 0 x 3 Vitória - Em Manhuaçu, sábado, às 13h30
Jogo 3 - Criciúma x Cruzeiro - Em Itabirito, domingo, às 10h30
Jogo 4 - Figueirense x Flamengo - Em Itabirito, domingo, às 13h
Jogo 5 - Sport-PE x Goiás – Em Ponte Nova, sábado, 16h
Jogo 6 - Grêmio 0 x 1 Vasco – Em Ouro Preto, sábado, 15h
Jogo 7 - Atlético-MG 2 x 1 Bahia – Em BH, sábado, 15h   
Jogo 8 - Internacional x Coritiba - Em Sete Lagoas, domingo, às 17h  


Confira os confrontos das quartas de final da Taça BH:
Jogo A - América-MG x Vitória - Em Sete Lagoas, segunda-feira, às 13h
Jogo B - vencedor do Jogo 3  x vencedor do Jogo 4
Jogo C - vencedor do Jogo 5  x Vasco
Jogo D - Atlético-MG  x vencedor do Jogo 8

   
Confira os confrontos das semifinais da Taça BH:

Semi 1 - vencedor do Jogo A  x vencedor do Jogo C
Semi 2 - vencedor do Jogo B  x vencedor do Jogo D


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2014/08/america-mg-vence-londrina-e-se-passa-quartas-de-final-da-taca-bh.html

Mercedes admite tensão entre Nico e Hamilton: "É uma corrida fora da pista"

Chefe da equipe, Toto Wolff tenta melhorar clima interno, mas diz ser impossível satisfazer ambos sempre: "Não estamos no modo de vamos-deixar-todo-mundo-feliz"


Por Francorchamps, Bélgica


Nico Rosberg e Lewis Hamilton após o treino classificatório para o GP da Bélgica (Foto: Reuters)Nico Rosberg e Lewis Hamilton após o treino classificatório para o GP da Bélgica (Foto: Reuters)

Parece que o mês de férias da Fórmula 1 não foi o suficiente para amenizar o clima entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Depois da polêmica do GP da Hungria, onde o britânico se recusou a abrir passagem para o alemão, a equipe se reunião com os dois. Mas neste fim de semana em Spa-Francorchamps, onde Nico superou o parceiro e fez a pole para o GP da Bélgica, os companheiros de time pouco se falaram.

Ao serem perguntados sobre a tal reunião pós-Hungaroring, Rosberg se recusou a falar enquanto Hamilton debochou: “Muito engraçada”. E se os pilotos economizaram nas palavras, coube ao chefe da Mercedes, Toto Wolff, falar sobre a imensa rivalidade que se criou entre os dois amigos por causa da disputa do título.

- Não é só uma corrida na pista. É uma corrida fora da pista também. Parte desta corrida é ter certeza que você está na melhor posição possível no time e nas relações para tirar o máximo de proveito para sim. É normalmente normal para pilotos, como qualquer outra pessoa, ter altos e baixos. Algumas vezes você está feliz, outras, nem tanto. E nossa meta é extrair o máximo de ambos. É por isso que buscamos dar a eles o ambiente e o apoio que eles precisam para dar o máximo – disse.

Apesar de garantir que a Mercedes trabalha para melhorar o clima entre a dupla, Wolff disse que também não é possível deixar todos felizes:
- Mas não estamos no modo de “vamos-deixar-todo-mundo-feliz”. Precisamos tomar decisões e quando se toma decisões, às vezes pendemos para um lado e às vezes pendemos para o outro. Mas temos sempre que ser justos, diretos e transparentes. É o único jeito de lidar com a situação de termos dois “nº 1” – continuou.


saiba mais
Nico Rosberg no treino classificatório para o GP da Bélgica (Foto: EFE)
Na pista, Nico Rosberg levou a melhor 
no treino classificatório para o GP da 
Bélgica (Foto: EFE)

Sobre a declaração de Hamilton de que a reunião teria sido “muito engraçada”, o dirigente disse:

- Algumas vezes o clima fica quente, mas quente de forma engraçada. Não posso entrar em detalhes porque é uma coisa muito interna, e entre os pilotos. É um pouco injusto fazemos piada com eles. Estamos em bom espírito. 


Com relação a ordens de equipe, Wolff voltou a defender que, assim como no episódio da Bélgica, quando o piloto de trás está em uma estratégia de uma parada a mais, o da frente não deve impor resistência. No entanto, ele admitiu que a comunicação pelo rádio deve ser mais clara. Na ocasião, Hamilton se irritou com o pedido porque Nico não tinha se aproximado o suficiente para ultrapassar.

- Ainda acredito que o principal é deixar claro ao piloto que o outro precisa parar mais uma vez e é por isso que ele precisa deixa-lo ir. Mas precisamos escolher nossas palavras com cuidado e é isso que precisamos estar cientes no calor da batalha. Não é a última vez que houve controvérsias entre eles e, provavelmente, não será a última que precisaremos aprender no trabalho. Continuará emocionante para a gente.

Faltam apenas mais oito capítulos para decidir que leva a melhor no duelo entre Rosberg e Hamilton. Após 11 das 19 etapas realizadas, o alemão lidera com 202 pontos, 11 a mais que o britânico.

Circuito GP da Bélgica (Foto: Editoria de Arte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/08/mercedes-admite-tensao-entre-nico-e-hamilton-e-uma-corrida-fora-da-pista.html

Na chuva, Rosberg domina Hamilton e faz a pole em Spa. Massa fica em nono

Líder do campeonato, alemão da Mercedes mostra precisão cirúrgica para anotar sua sétima pole do ano. TV Globo transmite GP da Bélgica a partir das 8h35 (de Brasília)


Por Spa, Bélgica



No fim de semana do GP da Bélgica, que marca a volta das férias da Fórmula 1, os pilotos aderiram à febre do “desafio do balde de gelo”. Desafiados por Felipe Massa, Daniel Ricciardo e Fernando Alonso levaram banho de água fria em pleno paddock de Spa-Francorchamps, na campanha que busca arrecadar fundos para a doença chamada esclerose lateral amiotrófica, e botaram também Lewis Hamilton na roda. Neste sábado, parece que São Pedro resolver entrar na brincadeira também e derrubou uma forte e gelada chuva na região durante o treino que definiu o grid de largada para corrida deste domingo. E na fria e encharcada pista belga, ninguém conseguiu desafiar o líder do campeonato Nico Rosberg. O alemão da Mercedes, mais uma vez, mostrou concentração e perícia para anotar 2m05s591 e assegurar a pole position, sua sétima em 12 etapas em 2014, a quarta consecutiva. Seu companheiro de time, Hamilton, até ensaiou ameaçá-lo. Apesar de um erro na primeira curva, fazia um tempo melhor que Nico no setor 1. Mas o britânico não manteve o ritmo no longo circuito belga até o fim e terminou em segundo, com 2m05s819.
TV Globo transmite GP da Bélgica ao vivo a partir das 8h35 (horário de Brasília)

Nico Rosberg no treino classificatório para o GP da Bélgica (Foto: EFE)
Nico Rosberg com pneus intermediários 
no treino classificatório para o GP da 
Bélgica (Foto: EFE)


- Foi incrível conquistar a pole nesta pista, uma das mais especiais do ano. Não foi tão difícil quanto em outras ocasiões, pois as condições eram boas com pneus intermediários. Estava passando bem pela Eau Rouge, talvez seja por isso que fiz um bom tempo. Estou muito feliz, o carro estava na mão. Mas trata-se apenas de treino. Há uma longa corrida amanhã – disse Rosberg.

Felipe Massa é nono
Sebastian Vettel foi o melhor piloto após a dupla da Mercedes, ficando em terceiro com 2m07s717, a longínquos dois segundos das poderosas Flechas de Prata. Na sequência apareceram Fernando Alonso (Ferrari) e Daniel Ricciardo (RBR). Felipe Massa avançou com tranquilidade ao Q3, mas a Williams não mostrou na pista molhada um desempenho tão forte quanto na seca, e o brasileiro fechou em nono, com 2m09s178. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, conseguiu ser melhor e marcou 2m08s049, que o credenciou ao sexto lugar no grid. Kevin Magnussen (7º, McLaren), Kimi Raikkonen (8º, Ferrari) e Jenson Button (10º, McLaren) completaram o top 10. A decepção do treino ficou por conta de Nico Hulkenberg, eliminado no Q1 com a Force India.

Felipe Massa no treino classificatório para o GP da Bélgica (Foto: AFP)
Felipe Massa ficou com o nono lugar 
no grid no no treino classificatório 
para o GP da Bélgica (Foto: AFP)

Novidade no grid, o alemão André Lotterer - que substitui Kamui Kobayashi na Caterham neste fim de semana - demorou um pouco para se adaptar ao carro de Fórmula 1 na pista molhada, chegando a virar sete segundos acima do companheiro Marcus Ericsson, 14s acima das Mercedes. Mas assim que pegou a mão, mostrou o porquê de ser três vezes vencedor das tradicionais 24 Horas de Le Mans e colocou um segundo no parceiro sueco. Mas, devido à limitação do carro da Caterham - pior equipe do grid -, não conseguiu nada melhor que o penúltimo lugar.

André Lotterer sobe a famosa curva Eau-Rouge no treino classificatório para o GP da Bélgica (Foto: AFP)
André Lotterer sobe a famosa curva 
Eau-Rouge no treino classificatório 
para o GP da Bélgica (Foto: AFP)

q1: 22 pilotos, 6 são eliminados


Hulk é eliminado
A chuva que atrapalhara a sessão livre da manhã voltou a cair forte pouco antes de começar o treino classificatório em Spa. No asfalto encharcado, Mercedes e Williams dominaram. Massa chegou a dar uma escapada de pista, mas se recuperou e fechou em terceiro, atrás de Rosberg e Hamilton, e logo à frente de Bottas. Menção honrosa para Vergne, que, dias depois de saber que está fora da STR em 2015, foi o quinto mais rápido no Q1. O destaque negativo ficou por conta de Hulkenberg, que acabou eliminado com sua Force India, e com Pastor Maldonado, que rodou e também não conseguiu tempo suficiente com sua Lotus. Chilton, Gutiérrez, Lotterer e Ericsson também caíram fora. Destaque positivo para Bianchi, que levou a limitada Marussia, mais uma vez, para o Q2.  

q2: 16 pilotos, 6 são eliminados


Equipes mais fortes avançam
Foi um Q2 sem surpresas. Os pilotos das cinco principais equipes avançaram para a superpole. Hamilton e Rosberg, mais uma vez, comandaram com a Mercedes. As Ferrari e as Williams se revezaram nas posições seguintes, com Alonso, Bottas, Raikkonen e Massa. RBR e McLaren fecharam os dez classificados, com Vettel, Magnussen, Ricciardo e Button, que conseguiu a vaga após o cronômetro zerar. Foram eliminados: Kvyat, Vergne, Pérez, Sutil, Grosjean e Bianchi. 
  
q3: 10 pilotos disputam a pole position


Rosberg se impõe e faz a pole position
A chuva deu uma trégua, mas para não correrem o risco de as condições climáticas piorarem, assim que o cronômetro disparou indicando o início do Q3, os pilotos foram para a pista. Vettel foi o primeiro a marcar tempo, com 2m08s141, mas logo foi superado por Rosberg, que anotou 2m05s698. Os demais pilotos fizeram primeiras voltas piores que os dois. Em sua segunda tentativa, Hamilton, mesmo errando na última curva, conseguiu fazer 2m06s395 e subiu para segundo. Como já é de praxe, os competidores foram para os boxes colocar um jogo de pneus novos, para suas últimas tentativas de voltas rápidas. O britânico da Mercedes até começou bem sua volta, mas não conseguiu manter o mesmo pique até o fim e não foi capaz de superar a marca do companheiro. Mesmo com a pole praticamente assegurada, Rosberg ainda melhorou seu tempo para 2m05s591. Massa, que estava em décimo na maior parte do Q3, fez 2m09s178 e deixou Button para trás. Já seu parceiro de Williams, Bottas, conseguiu anotar 2m08s049 e subiu para sexto.


grid de largada

Superpole:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)  2m05s591          
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 2m05s819  +0s228s 
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 2m07s717  +2s126 
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m07s786  +2s195 
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m07s911  +2s320 
6) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m08s049  +2s458 
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m08s679  +3s088 
8) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m08s780  +3s189 
9) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m09s178  +3s587 
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m09s776  +4s185   


Eliminados Q2:
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault)  2m09s377
12) Jean-Éric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m09s805
13) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m10s084
14) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m10s238
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m11s087
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m12s470

Eliminados no Q3:
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m11s261
18) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m11s267
19) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m12s566
20) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m13s414
21) André Lotterer (ALE/Caterham-Renault) 2m13s469
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m14s438 

Circuito GP da Bélgica (Foto: Editoria de Arte)
Circuito de Spa-Francorchamps, palco 
do GP da Bélgica (Foto: Editoria de Arte)


FONTE: