sexta-feira, 11 de julho de 2014

Árbitro de dois jogos da Argentina na Copa, italiano Nicola Rizzoli apita final

Juiz apitou três partidas no Mundial, dentre elas os duelos dos argentinos contra a Nigéria, na primeira fase, e Bélgica, nas quartas de final


Por Rio de Janeiro

O italiano Nicola Rizzoli, de 42 anos, será o árbitro da final da Copa do Mundo, no próximo domingo, no Maracanã, na partida entre Argentina e Alemanha, às 16h. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira por Massimo Busacca, chefe do departamento de arbitragem da Fifa, durante o briefing diário organizado pela entidade no Maracanã. Será a quarta partida do Mundial apitada por Rizzoli, a terceira que envolve os argentinos. Renato Faverani e Andrea Stefani, também italianos, serão os auxiliares. O equatoriano Carlos Vera será o quarto árbitro.

Nicola Rizzoli, árbitro italiano (Foto: Gettyimages)
Nicola Rizzoli apitou dois jogos da 
Argentina na Copa 
(Foto: Gettyimages)

O italiano esteve presente na vitória da Argentina diante da Nigéria por 3 a 2, em Porto Alegre, e no confronto dos Hermanos nas quartas de final, contra a Bélgica, quando os sul-americanos venceram por 1 a 0, em Brasília. Ele também apitou a goleada da Holanda sobre a Espanha por 5 a 1, em Salvador. 

Nicola será o terceiro italiano a apitar uma final de Copa do Mundo. Antes, Sergio Gonella comandou o jogo entre Argentina e Holanda, em 1978, e Pierluigi Collina foi o árbitro do pentacampeonato brasileiro, contra a Alemanha, em 2002. 

- É o máximo que cada um pode sonhar, é maravilhoso, impossível descrever para um árbitro o que é apitar uma final. Vou dedicar o máximo de mim, são 20 anos que trabalho nisso, comecei com 16. Não é só a minha experiência pessoal, mas também a dos outros, que nesse momento me ensinam muito. Eu represento a Itália nesse momento também, quero ser um dos melhores - afirmou o árbitro.

Rizzoli é árbitro da Fifa desde 2007 e está em sua primeira Copa do Mundo. Ele apitou jogos da Eurocopa de 2012 e foi o juiz da final da Liga dos Campeões da Europa do ano passado, entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund.


nicola rizzoli arbitro juiz copa do mundo (Foto: Edgard Maciel de Sá)
Momento do anúncio de Nicola Rizzoli 
como árbitro da final da Copa do Mundo 
(Foto: Edgard Maciel de Sá)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/arbitro-de-dois-jogos-da-argentina-na-copa-italiano-nicola-rizzoli-apita-final.html

Vaticano afirma que Papas ainda não sabem se verão final da Copa juntos

Porta-voz minimiza especulações sobre possível encontro entre Francisco e Bento XVI para partida entre Alemanha e Argentina e pede "pausa para a paz" no domingo


Por Roma, Itália

A final da Copa do Mundo dividirá o Vaticano. A partida entre Alemanha e Argentina no próximo domingo, no Maracanã, fez surgir a dúvida na imprensa que cobre o dia a dia na sede da Igreja Católica: Bento XVI e Francisco assistirão a decisão juntos? O Vaticano não se manifesta sobre tal possibilidade e tenta afastar tal especulação. Mas vê a situação como “divertida e interessante” e pede para que os torcedores usem o momento para uma “pausa para a paz”, segundo noticia desta sexta-feira da agência Reuters.

Papa Francisco com a camisa da Argentina (Foto: Reuters)
Papa Francisco é reconhecido por sua 
paixão pelo futebol (Foto: Reuters)

Joseph Ratzinger, alemão e antecessor de Francisco, tem 87 anos e não é um grande fã de futebol. Mas uma fonte ouvida pela Reuters apontou que a situação única como a final da Copa do Mundo pode fazer diferença. A fonte, um oficial veterano no Vaticano, que trabalha tanto para o argentino, quanto para o alemão, disse que ainda não há uma decisão sobre se assistirão à partida juntos. 


saiba mais

Aproveitando o apelo com o momento, o Conselho para Cultura do Vaticano, o qual inclui esportes, pediu um momento de silêncio no domingo para que “coisas importantes sejam pensadas”, como a paz, e sugeriu o instante de reflexão para todas as instituições envolvidas no jogo. 

- Vamos ter uma pausa para a paz. Na Grécia antiga havia pausa nos conflitos durante os Jogos Olímpicos. Por que não na Copa do Mundo? Por que não um momento de silêncio, uma trégua? – declarou o Monsenhor Melcher Sanchez de Tosca y Alameda, subsecretário do Conselho, que também anunciou a hashtag #PAUSEforPeace (PAUSAparapaz, em português) para ser usada durante o jogo.  

Desde sua aposentadoria, Bento XVI, de 87 anos, vive em reclusão em um antigo convento do Vaticano. Quando era arcebispo de Munique, ia a algumas partidas do Bayern. Já o Papa Francisco, de 77 anos, é reconhecido por sua paixão pelo futebol, sobretudo pelo San Lorenzo. 


FONTE:

Copa dos lesionados poderia ter um time formado só pelos jogadores no DM

             

Pombo Sem Asa

                
 por Bernardo Pombo

por Daniel Collyer e Vitor Vieira de Oliveira. Arte: Igor Rodrigues

Essa foi a Copa dos lesionados. É possível montar um elenco completo somente com jogadores que tiveram algum tipo de lesão durante o período do Mundial. Em nosso Departamento Médico Futebol Clube, ou DMFC, conseguimos convocar exatamente 23 jogadores, todos eles inscritos.

Assim, formamos dois times completos. Confira nossa lista, onde explicamos resumidamente a lesão e a ausência que cada jogador teve durante esta Copa.



Seleção DMFC - Campinho



TITULARES

Buffon (ITA) - tornezelo direito, fora do primeiro jogo contra a Inglaterra.

De Sciglio (ITA) - coxa esquerda, fora do primeiro jogo contra a Inglaterra.

Mustafi (ALE) -  coxa esquerda, entrou no meio do jogo contra Gana, começou como titular contra Argélia, quando machucou-se.

Von Bergen (SUI) - fratura na face em chute de Giroud contra a França, ausente contra Honduras e Argentina.

Fabio Coentrão (POR) - adutor da coxa direita no jogo de estreia contra a Alemanha.

De Jong (HOL) -  virilha, sentiu no começo contra o México, fora contra Costa Rica

De Rossi (ITA) - fora do terceiro jogo, contra o Uruguai, por lesão na panturrilha direita.

Di María (ARG) - sentiu a coxa esquerda, nas quartas, ficou fora da semifinal.

Neymar (BRA) - terceira vértebra da coluna, durante a partida das quartas de final contra a Colômbia.

Agüero (ARG) - coxa esquerda, contra a Nigéria, fora contra Bélgica.

Eto’o (CAM) - joelho direito, ausente nas partidas contra México e Brasil.



RESERVAS

Rui Patrício (POR) - goleiro - sentiu dores na coxa esquerda após o jogo de estreia contra a Alemanha, e não jogou mais.

De Gea (ESP) - goleiro - indisponível contra o Chile por lesão muscular na região dos glúteos.

Vanden Borre (BEL) - lateral-direito - fratura na fíbula, ausente contra Estados Unidos e Argentina.

Roy Miller (CRC) - zagueiro - adutor da perna esquerda, ausente contra a Holanda.

Oboabona (NIG) - zagueiro - pancada no pé direito no empate contra o Irã, ficou indisponível contra a Bósnia.

Baines (ING) - lateral-esquerdo - fora do terceiro jogo, contra a Costa Rica, com dores na coxa.

Fer (HOL) - volante - ausente contra Costa Rica, lesão na parte posterior da coxa.

Babatunde (NIG) - meia - punho esquerdo quebrado por um bolada na partida contra a Argentina.

Salihović (BOS) - meia - ausente na estreia por lesão na panturrilha direita

Chamberlain (ING) - atacante - fora das três partidas da Inglaterra com problema no joelho direito.

Hugo Almeida (POR) - atacante - sofreu lesão no músculo posterior da coxa esquerda, na partida de estreia, contra a Alemanha.

Altidore (EUA) - atacante - sentiu o músculo posterior do coxa esquerda na partida de estreia contra Gana, e não jogou mais.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/pombo-sem-asa/post/copa-dos-lesionados-poderia-ter-um-time-formado-so-pelos-jogadores-no-dm.html


Argentina se despede da Cidade do Galo com "parrillada" para a delegação

Argentina deixa CT do Atlético-MG, onde ficou durante toda a Copa, com churrasco para jogadores e convidados, e entrevistas apenas para jornalistas argentinos


Por Belo Horizonte

Os jogadores, a comissão técnica da Argentina e alguns convidados especiais tiveram um momento para relaxar na última noite da equipe na Cidade do Galo. Eles participam de uma ‘parrillada’, tradicional churrasco argentino, no CT do Atlético-MG, em comemoração à classificação para a decisão da Copa do Mundo, no domingo, no Maracanã, contra a Alemanha. O evento marca a despedida da seleção de Sabella do local onde trabalhou durante 32 dias durante a Copa do Mundo.

Federico Fernández, Mariano Andújar, Rojo e Augusto Fernandez, da Argentina (Foto: Reprodução/Instagram)
Federico Fernández, Mariano Andújar, 
Rojo e Augusto Fernandez aproveitam 
a "parrillada" (Foto: 
Reprodução/Instagram)

O time do técnico Alejandro Sabella havia feito treinamento na parte da manhã, sem a presença da imprensa, e teve descanso no período da tarde. 

Antes da confraternização, o CT foi liberado para a entrada de jornalistas argentinos, ato corriqueiro durante toda o Mundial.

Neste sábado, a Argentina deixa o CT alvinegro por volta das 9h (de Brasília) com destino ao Rio de Janeiro, onde deve chegar no início da tarde. A equipe treinará em São Januário na prévia da decisão. Com Higuaín garantido, Sabella aguarda a recuperação de Di María para definir a equipe titular. A tendência, no entanto, é a manutenção da escalação que venceu a Holanda, mesmo que Angel se mostre bem do problema na coxa direita. 

Morre em São Paulo o médico e comentarista Osmar de Oliveira

Dr. Osmar, como também era conhecido, tinha 71 anos e havia passado por uma cirurgia para retirada de um tumor na próstata


Por São Paulo

Médico Osmar de Oliveira  (Foto: Reprodução / Facebook )Doutor Osmar de Oliveira estava internado após cirurgia (Foto: Reprodução / Facebook )

Faleceu nesta sexta-feira, aos 71 anos, o médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira. Doutor Osmar, como também era conhecido no meio do futebol, estava internado em São Paulo após uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata e também sofria com problemas pulmonares. Em julho de 2013, Osmar de Oliveira sofreu um infarto e também precisou ser operado.

Osmar de Oliveira formou-se em medicina no ano de 1969, na PUC, em Sorocaba. Especializou-se na medicina esportiva e trabalhou como médico do Corinthians, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da seleção brasileira de basquete.

Também foi comentarista e locutor esportivo, tendo passado por TV Gazeta (SP), Rádio Gazeta, TV Bandeirantes, SBT, TV Manchete, TV Cultura, TV Record e também na TV Globo, onde foi locutor entre os anos de 1980 e 1983.

O Corinthians, time do coração de Doutor Osmar, manifestou pelas redes sociais seu luto.

- Luto! Morre Dr. Osmar de Oliveira! Eterno Dr. OSMAR, corintiano roxoo, vai deixar saudades! Descanse em paz, Dr. Osmar de Oliveira! Obrigado por sempre levar o Corinthians contigo. Nossas condolências e respeito à família.- publicou o clube via Twitter e Instagramm.

Corinthians faz homenagem a Dr. Osmar (Foto: Reprodução/Instagram)
Corinthians faz homenagem a Dr. Osmar 
(Foto: Reprodução/Instagram)


Seu companheiro na TV Bandeirantes, o apresentador Milton Neves também enviou sua mensagem após o falecimento de Dr. Osmar:

- Descanse em paz, Doutor! Obrigado por cada programa juntos. Sentirei falta de seu corintianismo e amizade - publicou via Twitter.

O ex-jogador e também colega de trabalho de Dr. Osmar, Denílson publicou no Instagramm:

- Há 4 anos conheci um cara incrível. Já conhecia como jornalista, mais há 4 anos trabalhava com ele que era e vai continuar sendo uma referência em todos os sentidos. Um senhor simplesmente INCRÍVEL! Descanse em paz Doctor OSMAR obrigado por todas nossas conversas, aprendi muito com o senhor. Meus sentimentos a toda família.

O chefe de jornalismo do SporTV, Carlos Cereto, foi outro a reverenciar Dr. Osmar:

- Soube agora que faleceu o Dr. Osmar de Oliveira. Grande jornalista, médico e corintiano. Que Deus o ilumine - escreveu Cereto.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/07/morre-em-sao-paulo-o-medico-e-comentarista-osmar-de-oliveira.html

Decisão terá Alemanha de branco e Argentina pela primeira vez de azul

Seleções repetem camisas da última vez que decidiram a Copa, na Itália, em 1990


Por Rio de Janeiro

Sai o Estádio Olímpico de Roma, entra o Maracanã. Mas a vestimenta das seleções finalistas da Copa do Mundo será a mesma. Alemanha e Argentina entram em campo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Rio de Janeiro, com as cores da decisão do Mundial de 1990, na Itália. Mandantes, os alemães jogarão com a camisa branca pela quinta vez, e os argentinos estreiam a sua camisa azul no Brasil.

Thomas Muller comemora gol da Alemanha contra Portugal (Foto: Agência Reuters)
De branco, Thomas Müller comemora 
gol na estreia da Alemanha, contra 
Portugal (Foto: Agência Reuters)

A Alemanha, assim, "deixa" de lado a camisa rubro-negra usada na vitória sobre os Estados Unidos (1 a 0) e no massacre na seleção brasileira (7 a 1). O modelo azul lançado para a Copa foi usado apenas uma vez pela Argentina, na vitória por 3 a 0 sobre Trinidad e Tobago em amistoso realizado no dia 5 de junho – em 1986, no México, na primeira vez em que decidiram o título mundial, os sul-americanos entraram em campo com a sua tradicional camisa azul e branca, e os europeus atuaram de verde.

Messi jogo amistoso Argentina x Trinidad e Tobago (Foto: AFP)
Messi e a camisa azul 2014 da Argentina 
no amistoso contra Trinidad e Tobago 
(Foto: AFP)


FONTE:

Com virose, Serena Williams desiste de ir ao WTA de Bastad, na Suécia

Número 1 do mundo afirma que não está em condições de participar do torneio que acontece na semana que vem: "Quero estar em perfeitas condições para voltar"


Por Rio de Janeiro

Serena Williams ainda não está recuperada da virose que a tirou de Wimbledon, após passar mal no meio de uma partida de duplas. Nesta quinta-feira, ela revelou que não vai participar do WTA de Bastad, na Suécia, competição no saibro, que acontece na próxima semana.

serena williams passa mal nas duplas em wimbledon (Foto: Reuters)
Serena Williams passa mal no jogo de 
duplas em Wimbledon (Foto: Reuters)

- Decidi não jogar Bastad pois ainda não me sinto 100%. Quero estar em perfeitas condições para voltar à quadra, mas infelizmente não foi o caso. 
Espero voltar aos treinos na semana que vem - afirmou a número 1 do mundo.

Chateada por não poder participar do torneio, Serena - que conquistou o WTA de Bastad, em 2013 - espera retornar ao evento no ano que vem.

- Bastad foi meu torneio favorito no ano passado e por isso estou muito desapontada em não retornar - comentou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/com-virose-serena-williams-desiste-de-ir-ao-wta-de-bastad-na-suecia.html

Teliana Pereira despacha russa e está na final individual em Biarritz

Kaia Kanepi, da Estônia, será a rival na decisão. Brasileira é vice na chave de duplas


Por Biarritz, França

Teliana Pereira tênis em Roland Garros (Foto: EFE)Teliana Pereira tênis em Roland Garros (Foto: EFE)

Teliana Pereira está na final do Torneio de Biarritz. Ela derrotou nesta sexta-feira a russa Evgeniya Rodina, 293ª da WTA, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/1 e 6/4, e vai lutar pelo seu 22º título do Circuito ITF, de torneios de peso semelhante ao Circuito Challenge entre os homens.

Para isso, ela terá de superar no sábado a estoniana Kaia Kanepi, que bateu Mandy Minella, de Luxemburgo, por 2 a 0 (6/2 e 6/4).

A brasileira poderia ter conquistado outro título no saibro francês nas duplas . Ela e a espanhola Lourdes Domingues Lino acabaram derrotadas por  Florencia Molinero, da Argentina, e Stephanie Vogt, de Liechtenstein, com um duplo 6/2, e acabaram com o vice-campeonato.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/07/teliana-pereira-despacha-russa-e-esta-na-final-individual-em-biarritz.html

Solteira, Wozniacki completa 24 anos e comemora com as amigas na praia

Tenista mostra boa forma de biquíni e curte a folga após o Grand Slam de Wimbledon


Por São Paulo

Sol, praia e amigas. Com essa combinação infalível, Caroline Wozniacki comemorou nesta sexta-feira seu aniversário de 24 anos. Ex-número 1 do mundo e atualmente na 15ª colocação, a bela dinamarquesa publicou fotos de biquíni ao lado das amigas em um bonito lugar que ela não revelou: "Hora de praia com as garotas #celebrating #birthday #sun", escreveu no seu perfil em uma rede social.

caroline wozniacki na praia com as amigas (Foto: Reprodução/Twitter)
Wozniacki mostra corpo sequinho em 
dia de praia com as amigas (Foto: 
Reprodução/Twitter)

Wozniacki tem curtido bastante a sua solteirice. Em maio deste ano, o golfista britânico Rory McIlroy, ex-número 1 do mundo, rompeu o noivado com a atleta. Depois da ruptura, ela passou a sair mais, muitas vezes tendo como companhia a número 1 do mundo, Serena Williams. Em uma festa no mês passado, a dinamarquesa até atacou de DJ, enquanto a americana vestia um maiô com estampa de onça.

Questionada sobre a sua vida de solteira, durante Wimbledon, quando ela caiu nas quartas de final, Wozniacki disse que está tranquila:

- Estou perfeitamente bem solteira, no momento. É muito difícil me conquistar, teria de ser alguém muito especial.

caroline wozniacki na praia com as amigas (Foto: Reprodução/Twitter)
Wozniacki comemora o aniversário 
de 24 anos ao lado das amigas na 
praia (Foto: Reprodução/Twitter)

caroline wozniacki na praia com as amigas (Foto: Reprodução/Twitter)
Dinamarquesa salta na água e mostra 
corpo sequinho (Foto: Reprodução/Twitter)


FONTE:

Avô relembra como campeão de Wimbledon se encantou pelo tênis

Francisco foi o incentivador e primeiro técnico de Marcelo Zormann, que faturou título juvenil de duplas, ao lado de Orlando Luz, e quebrou jejum brasileiro de 48 anos


Por Lins, SP


O tenista Marcelo Zormann, de Lins (430 km de São Paulo), teve alguém muito especial para mostrar seu troféu de campeão de Wimbledon, conquistado no domingo ao lado do gaúcho Orlando Luz, no torneio juvenil de duplas: o avô, Francisco, que foi seu primeiro incentivador na prática do esporte.

Professor de tênis, ele comandou o neto dos 5 aos 14 anos, e ainda se recorda de quando viu que o garoto levava jeito para o esporte.
– Tinha um campeonato passando na TV, ele viu, pegou uma raquetinha de pingue-pongue e começou a correr para lá e para cá. Olhei e falei: "Esse leva jeito". Agora que vem ele chegar longe, campeão em Roland Garros, em Wimbledon, a gente vai estar sempre aqui no apoio – diz, emocionado.

Marcelo Zormann e Orlando Luz Wimbledon (Foto: Getty Images)Marcelo Zormann e Orlando Luz com a taça de Wimbledon (Foto: Getty Images)

Marcelo, que depois de deixar Lins morou em São José do Rio Preto e hoje treina em Porto Alegre, ainda se lembra do tempo vivido com o avô.

– Eu sempre vinha com ele ao clube, e quando ele tinha um tempo vago batia uma bola comigo e ia me ensinando. Conforme foi passando o tempo e eu fui gostando cada vez mais, tomei a decisão de seguir no tênis – conta o atleta, hoje com 18 anos.

Zormann e Luz só formaram a parceria em Wimbledon porque disputarão em duplas os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. E, mesmo sem grandes pretensões, quebraram um jejum de 48 anos sem títulos do Brasil na grama sagrada – desde a conquista de Maria Esther Bueno em 1966, nas duplas femininas, ao lado da americana Nancy Richey.

– É realmente uma sensação diferente, especial, pisar naquela grama, sentir a tradição e o respeito que existem ali. É muito bom, e é muito bom vencer ali – diz Zormann, que tem como meta terminar o ano entre os 500 melhores do mundo, no ranking principal da ATP, e só disputar competições adultas a partir de 2015.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/noticia/2014/07/avo-relembra-como-campeao-de-wimbledon-se-encantou-pelo-tenis.html

Com ''desejo realizado'', Anderson Martins é apresentado no Timão

Zagueiro diz que não pensou duas vezes ao receber proposta do clube e se mostra tranquilo em relação à luta por vaga entre os titulares


Por São Paulo

Anderson Martins corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Ao lado de Ronaldo Ximenes, Anderson foi apresentado nesta sexta-feira, no CT do Timão (Foto: Rodrigo Faber)

O zagueiro Anderson Martins foi apresentado como jogador do Corinthians na manhã desta sexta-feira. Treinando com o grupo desde o fim do mês passado, o atleta vestiu a camisa alvinegra ao lado do diretor de futebol Ronaldo Ximenes e comemorou o acerto com o clube. Para voltar ao Brasil, ele aceitou reduzir o salário de aproximadamente R$ 600 mil que ganhava no Al-Jaish, do Catar, para quase um terço do valor. 

– Vários fatores foram determinantes para minha vinda ao Corinthians. Primeiro, o desejo de vestir esta camisa e também pelo nascimento do meu filho. Profissionalmente, sei o que representa jogar aqui. Quando chegou a proposta, não pensei duas vezes em fechar. Sei que isso vai gerar muitos frutos. Pretendo fazer meu melhor aqui e ser muito feliz – afirmou o zagueiro, que assinou até junho de 2015.

A preocupação da diretoria alvinegra era não criar nenhum atrito com os outros zagueiros do grupo por conta do acerto salarial. No momento, o Corinthians conta com Gil e Cléber como titulares da equipe, além de Felipe, Pedro Henrique e Wanderson como opções entre os reservas. O nascimento do filho do jogador, que pesou na decisão em reduzir as cifras que ganhava no Catar, aconteceu no início do mês passado. 

Anderson martins Corinthians treino (Foto: Rodrigo Faber )Anderson Martins já treina com o restante do elenco do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber )

Revelado pelo Vitória, Anderson Martins vem treinando ao lado de Felipe entre os suplentes nos últimos coletivos. Como a janela de transferências internacionais abre no próximo dia 14, três dias antes da reestreia do Corinthians no Campeonato Brasileiro, a tendência é que o jogador esteja disponível para a partida contra o Internacional, no dia 17, na Arena em Itaquera. Ele já sabe que a concorrência por uma vaga na equipe titular é grande.

– Quando chegam reforços sempre é para fortalecer o grupo. Eu sei da qualidade do Cléber, do Gil, do Felipe e do Pedro (Henrique). Sabemos que aqui no Corinthians é preciso estar preparado. Haverá uma sequência de todos, e todos precisam estar prontos. Temos um objetivo maior, que vai além de jogar. Nós buscamos títulos, e esse é meu pensamento. Vou me esforçar ao máximo para, quando for solicitado pelo Mano, corresponder à expectativa – completou.

Anderson Martins é um dos três reforços do Corinthians para o segundo semestre. Além do zagueiro, o clube também contratou o atacante paraguaio Ángel Romero, que estava no Cerro Porteño, e o meio-campista Nicolás Lodeiro, ex-Botafogo. O Timão ainda negocia para ter o atacante Marcelo, do Atlético-PR. 


FONTE:

Em revanche fria, Van Gaal minimiza discussão e rivalidade com Felipão

Treinador holandês prefere esquecer bate-boca com técnico brasileiro e pede apenas para ele "se ater aos fatos"


Por Brasília


Van Gaal Holanda coletiva (Foto: Agência Reuters)Louis van Gaal em coletiva (Foto: Agência Reuters)

Felipão e Louis van Gaal têm uma rivalidade antiga, que cresceu nesta Copa do Mundo com um bate-boca na primeira fase. Mas diante de uma disputa de terceiro lugar com clima de final de festa, o técnico holandês preferiu não aumentar esta história com mais um capítulo nesta sexta-feira durante a entrevista coletiva da Holanda antes do jogo contra o Brasil, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Nesta Copa do Mundo, os dois já se estranharam. Van Gaal insinuou que o Brasil estava sendo favorecido pela Fifa e Felipão respondeu de forma grosseira o chamando de “burro ou mal intencionado”. Tudo começou quando o técnico holandês reclamou bastante da definição de horários da última rodada da primeira fase. O Grupo B - da Holanda, Espanha, Chile e Austrália - acabou sendo definido antes do Grupo A - de Brasil, Croácia, Camarões e México - já que a Fifa marcou os duelos do Grupo B para às 13h e os do Grupo A para às 17h quando, teoricamente, o natural seria ser o contrário. 

Com isso, o Brasil entraria em campo com a possibilidade de “escolher” o rival da próxima fase. Como haveria nas oitavas de final o confronto entre o primeiro e o segundo colocado de cada chave, a seleção brasileira entraria em campo sabendo exatamente o que precisaria fazer para enfrentar cada um (no caso, Holanda ou Chile).

Nesta sexta-feira, Louis Van Gaal, que também virou desafeto do ex-jogador Rivaldo durante a passagem de ambos pelo Barcelona, recomendou ao brasileiro "se ater aos fatos"

- Eu sempre me atenho aos fatos. E o fato foi que o Brasil começou jogando primeiro a Copa do Mundo. Estava no Grupo A, como primeira equipe. E depois jogou a partida decisiva da primeira fase depois de nós. Agora, novamente os brasileiros jogaram antes e tivemos que entrar em campo um dia depois. Esses são fatos. Não vou lutar contra os fatos. A pergunta é: Por que isso? Scolari precisa pensar sobre isso. E ele pode fazer isso. 


Eu sempre me atenho aos fatos. E o fato foi que o Brasil começou jogando primeiro a Copa do Mundo. Estava no Grupo A, como primeira equipe. E depois jogou a partida decisiva da primeira fase depois de nós. Agora, novamente os brasileiros jogaram antes e tivemos que entrar em campo um dia depois. Esses são fatos. Não vou lutar contra os fatos. A pergunta é: Por que isso? Scolari precisa pensar sobre isso. E ele pode fazer isso
Louis van Gaal

Depois da classificação da Holanda contra o México nas oitavas de final, Luiz Felipe Scolari voltou a ironizar Van Gaal falando que “em todos os jogos das oitavas, nenhum tinha sido decidido por conta de um pênalti mal assinalado" e que isso foi com "uma certa equipe que desconfiava favorecimento ao Brasil”. Van Gaal não chegou a responder o brasileiro na época.

A rivalidade entre os dois é antiga. Diante de uma equipe comandada pelo holandês, Felipão teve uma das maiores decepções da sua carreira, em 1995, ao perder com o Grêmio a final do Mundial de Clubes para o Ajax, da Holanda. Na época, o treinador brasileiro reclamou muito da arbitragem e foi rebatido por Van Gaal. O Grêmio teve o zagueiro Rivarola expulso no segundo tempo. E o Ajax venceu a partida nos pênaltis.

Depois de ter menosprezado a disputa do terceiro lugar, Van Gaal busca um novo objetivo para animar o grupo holandês enfrentar o Brasil. E parece que já encontrou.

- Viemos para cá com um objetivo. E tínhamos a esperança e fé que iríamos conseguir isso. Podemos não ser a melhor equipe em qualidade, mas somos a equipe mais difícil de se vencer. Agora, queremos o terceiro lugar e a marca de sair desta Copa sem perder nenhum dos sete jogos - disse Van Gaal lembrando que a derrota para a Argentina aconteceu nos pênaltis após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.

Brasil e Holanda se enfrentarão no Estádio Nacional no sábado, às 17h (de Brasília).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/em-revanche-fria-van-gaal-minimiza-discussao-e-rivalidade-com-felipao.html

De revelação a craque, goleador Müller já ameaça recorde de Klose

Maior novidade e artilheiro do Mundial de 2010, atleta de 24 anos é forte candidato a ser o melhor do torneio em 2014. Com dez gols, tem tudo para ultrapassar o colega


Por Santa Cruz Cabrália, BA
 
Os três gols que Thomas Müller marcou na abertura da Copa do Mundo de 2014, contra Portugal, serviram como aviso: o menino cresceu. Eleito a revelação do Mundial da África do Sul, quatro anos atrás, o meia-atacante da Alemanha agora busca conquistas de adulto: é fortíssimo candidato (talvez o favorito) à Bola de Ouro no Brasil, concorre a artilheiro do torneio (feito que já alcançou em 2010) e já dá sinais de que é a maior ameaça viva ao recorde de Miroslav Klose.

Müller soma cinco gols e três assistências na Copa que se encerra domingo. Dos 17 gols da Alemanha, oito tiveram participação direta dele – quase metade das bolas que a seleção germânica enviou às redes adversárias. Sem ele, sabe-se lá se o time de Joachim Löw teria chegado à final com uma presença tão marcante. 


Muller gol Alemanha x Brasil, Mineirão (Foto: Reuters)
Gol que abriu a goleada sobre o Brasil 
foi o décimo de Müller em Copas. E é 
só a segunda dele... (Foto: Reuters)

Já tinha sido assim em 2010, quando ele, com cinco gols, dividiu a artilharia da Copa com Sneijder, da Holanda, David Villa, da Espanha, e Forlán, do Uruguai – também deu três assistências. Somadas as duas Copas, Müller tem dez gols em Mundiais (veja todos eles no vídeo acima). O recordista histórico do torneio é Miroslav Klose, com 16. Mas, aos 36 anos, o atacante se despede das Copas agora. Se Müller seguir no ritmo do colega, poderá acumular mais gols em 2018, 2022 e 2026 – quando também chegará aos 36 anos. Ou seja, tem grande chance de superar o centroavante.

O caminho para o feito histórico envolve a final deste domingo, contra a Argentina. Müller tem um gol a menos que James Rodríguez, da Colômbia. Se marcar na decisão, será o primeiro jogador a ser artilheiro de dois Mundiais.

- Eu acredito que ganhar a final não tem nada a ver com essa Chuteira de Ouro. Quanto mais gols eu marcar, melhor, será mais fácil para a Alemanha ganhar o título.


Klose, Müller e Reus Alemanha (Foto: Reuters)Presente da Alemanha, com Klose e Müller juntos, une passado e futuro do time (Foto: Reuters)

O próprio Klose parece preparado para ver sua marca durar pouco. Quando ele alcançou o recorde de Ronaldo, de 15 gols, recebeu uma mensagem do Fenômeno que dizia que ele era bem-vindo ao clube. Ao fazer mais um, justamente na goleada de 7 a 1 sobre o Brasil, o goleador lembrou que outros entrariam no tal clube. Agora, valoriza as conquistas do colega.

- Seria ótimo se Thomas conseguisse a Chuteira de Ouro. É aquilo que ele mesmo disse: já tem uma.

A evolução de Müller acompanha a evolução dessa geração da Alemanha. Na África do Sul, foi um time encantador – com goleadas sobre Austrália (4 a 0), Inglaterra (4 a 1), Argentina (4 a 0). Mas que não ganhou. Nas semifinais, a jovem seleção alemã foi anulada pela Espanha e perdeu o jogo em um lance de bola parada, um gol de cabeça de Puyol. Também fracassou na Eurocopa de 2012, o que gerou certa contestação: seriam esses jogadores extremamente talentosos, mas sem espírito de vitória?

Não é o que mostra o Bayern de Munique, time onde Müller joga e que serve de base para a seleção alemã. Lá, ele ganhou três vezes o campeonato nacional e chegou ao topo com as conquistas da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes de 2013. Do clube, tirou um amadurecimento que levou à seleção.

Ao formar um meio-campo com jogadores ágeis, habilidosos e compromissados taticamente, o técnico da Alemanha, Joachim Löw, montou uma estratégia que remete à Espanha campeã em 2010 e que pode até prescindir de um atacante fixo – Klose não foi titular contra Portugal, por exemplo, o que ajuda a explicar os três gols de Müller, livre para se lançar ao ataque.


Thomas Müller Alemanha França (Foto: Getty Images)
Thomas Müller é quem mais corre na 
Alemanha, mesmo que bola não passe 
tanto por ele (Foto: Getty Images)

Enquanto faz gols, o meia-atacante se destaca mesmo é pela eficiência. Nem é dos jogadores mais acionados da Alemanha – Lahm, Kroos, Boateng, Mertesacker, Schweinsteiger, Özil, Höwedes e Hummels tocaram na bola mais vezes que ele ao longo do Mundial, e seu percentual de acerto de passes é mediano: 68%. Mas aparece nos momentos de definição – é mais propenso ao instante de conclusão do que à construção da jogada. Tem 16 finalizações no Mundial – dez delas acertaram o alvo, e cinco entraram. Além disso, é o jogador da Alemanha de maior distância percorrida na Copa: 68,8km em seis jogos.

- O futebol é um esporte em execução, exige uma grande quantidade de movimento. Isto é simplesmente necessário para o meu jogo. Será importante também na final. Esse é o meu jogo – disse Müller.

Thomas Müller leva seus feitos ao gramado do Maracanã às 16h deste domingo. Pode sair dele como craque do torneio, ser novamente artilheiro e ficar mais perto de alcançar o recorde de Klose. E o mais importante: ser campeão mundial com a Alemanha.

Muricy topa falar com CBF se Felipão sair, mas avisa: "Bola da vez é o Tite"

Treinador, que recusou convite em 2010 para assumir vaga de Dunga, ressalta que se a opção for por um estrangeiro, só dois nomes servem: Guardiola e Mourinho


Por São Paulo

muricy ramalho são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli)Muricy não é contra estrangeiro na Seleção, mas só se for Mourinho ou Guardiola (Foto: Marcos Ribolli)

A decepcionante atuação da seleção brasileira na semifinal da Copa do Mundo aumentou e muito a pressão pela troca no comando da equipe, que hoje é dirigida por Luiz Felipe Scolari. Muricy Ramalho, hoje técnico do São Paulo, é um dos nomes comentados nos bastidores. Nesta sexta-feira, o treinador concedeu entrevista coletiva, disse que se for chamado topa conversar, mas que vê Tite, que atualmente está sem clube, como a bola da vez para assumir a equipe, caso Felipão saia.

- Primeiro é preciso dizer que existe um treinador lá, que está trabalhando. Antes da Copa, todos falavam que a comissão estava fazendo tudo certo. Se não permanecer, acho que a bola da vez é o Tite, que foi o último técnico aqui a conquistar grandes títulos. Está preparado, já provou sua capacidade. Volto a dizer, ainda existe um treinador lá e não sabemos o que vai acontecer. Estou respondendo apenas o que vocês estão perguntando - disse o treinador.


saiba mais

Em 2010, Muricy Ramalho recusou o convite para assumir a vaga deixada por Dunga. Ele chegou a se reunir com o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, mas não houve acordo, e a vaga acabou ficando com Mano Menezes, demitido três anos depois. Agora, se surgiu um convite, o treinador diz que aceita conversar.

- Se aparecer, a gente senta e conversa. Muita coisa precisa ser analisada. O que menos importa é a questão financeira. Precisa ter condições de trabalho e, principalmente, segurança para realizar seu trabalho. Não é justo um treinador que começa um ciclo de Copa não ir até o Mundial. Se for para o Felipão ficar, que ele continue até 2018. Caso contrário, quem assumir deve ter o mesmo prazo para trabalhar - afirmou.

O comandante são-paulino também abordou a possibilidade de um técnico estrangeiro trabalhar na Seleção. Ele não se opõe à ideia, mas diz que apenas dois nomes serviriam.

- Os tops são Guardiola e Mourinho. Acho difícil que isso aconteça. Até porque é muita coisa diferente, o cara vai chegar e estranhar tudo, precisa de tempo para adaptação. Não adianta pensar em estrangeiro e trazer aventureiros, que só conseguem bons empregos porque têm ótimos empresários - analisou.

Muricy não quis falar sobre a goleada sofrida pela seleção diante da Alemanha.

- Tudo que eu falar aqui pode soar mal e é preciso ter respeito pelas pessoas que estão trabalhando lá. São profissionais capacitados, que ganharam Copa do Mundo. Todos estão tristes, ninguém esperava o que aconteceu - finalizou.


FONTE:

Jornal revela que presidente eleito da CBF quer a permanência de Felipão

Marco Polo Del Nero afirma em entrevista ao "Estado de São Paulo", nesta quarta-feira, que, se depender dele, não vai haver mudança de treinador na Seleção


Por Rio de Janeiro

marco polo del nero seleção brasileira coletiva scolari felipão (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Del Nero defende a permanência de Felipão. (Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Se depender do presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, o técnico Luiz Felipe Scolari permanece no comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo. Em entrevista ao jornal "Estado de S. Paulo" desta sexta-feira, o dirigente revelou o desejo de manter Felipão e atribuiu a derrota humilhante para a Alemanha por 7 a 1, na última terça-feira, apenas a uma opção tática errada do treinador.

- Por mim, ele fica. O que aconteceu foi um erro tático. Esse foi o problema. Mas todos nós erramos. Isso acontece com qualquer um. O importante é que o trabalho foi bem feito. A campanha e a preparação foram boas. A base existe - afirmou Del Nero ao jornal.

Del Nero também fez elogios a Copa do Mundo e não descartou entrar na disputa para sediar novamente o Mundial daqui a 16 anos, em 2030. Ele venceu a disputa para presidente da CBF em abril, mas assume o comando da entidade somente em 2015. 

No início da noite, durante entrevista coletiva em Brasília, o treinador comentou o assunto:

- Meu trabalho começou e termina após o último no jogo da Seleção. E o último jogo é amanhã. Encerra amanhã o trabalho da primeira etapa que combinamos. E após encerrar, apresento um relatório e depois é uma situação que o presidente (Marin) e o Marco Polo conversarão, e vamos ver o que vai acontecer. E o que entendem de estar errado e correto no meu trabalho. Sei que em um ano e meio nós tivemos uma série de situações muito boas. Não posso ver e não vejo como as pessoas podem ver somente o resultado de um jogo. Se o trabalho é bom, não é uma fatalidade que muda. O que interessava era chegar à final, e não cheguei, estou em débito com aqueles que influenciei, pensei que passando confiança ao grupo e ao público em geral poderíamos chegar mais longe. Com os presidentes, converso no dia a dia sobre o trabalho da minha equipe, nada sobre futuro.

A seleção brasileira se despede da Copa neste sábado, às 17h, no duelo contra a Holanda, no Mané Garrincha, em Brasília, pela disputa do 3º lugar. A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem a partida ao vivo. O site também acompanha o jogo em Tempo Real.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/jornal-revela-que-presidente-eleito-da-cbf-quer-permanencia-de-felipao.html

Di María evolui e trabalha com bola no último treino na Cidade do Galo

Ainda com fisioterapeutas, Angel dá piques fortes, com mudanças de direção e arrisca passes curtos e cabeceio. Hermanos viajam para o Rio sábado


Por Belo Horizonte

Sabella Treino Argentina (Foto: Agência AP )
Sabella deve escalar mesma equipe quecomeçou o jogo contra a 
Holanda, ainda que Di María 
se recupere (Foto: 
Agência AP )

Di María deu nesta sexta-feira mais um passo para, ao menos, estar à disposição de Alejandro Sabella na decisão da Copa do Mundo, domingo, diante da Alemanha, no Maracanã. No último trabalho da Argentina na Cidade do Galo, o meia-atacante fez atividades com bola pela primeira vez desde a lesão na coxa direita, nas quartas de final, contra a Bélgica. Acompanhado de um fisioterapeuta, Angel realizou cabeceios e toques curtos, além de corridas fortes e com mudanças bruscas de direção.

Enquanto Di María corre contra o tempo para disputar o jogo mais importante da vida, o restante do elenco treinou leve no centro de treinamento do Atlético-MG. Como já havia acontecido na antevéspera dos jogos contra Bélgica e Holanda, os hermanos trabalharam a parte física e ficaram livres para se divertirem em partidas de futevôlei - ou futebol-tênis, como eles chamam. Diferentemente da quinta-feira, Messi se mostrou um pouco mais descontraído e fez dupla com Ezequiel Lavezzi nas disputas. A atividade foi fechada para imprensa, que acompanhou tudo do alto de um morro.



saiba mais

Mesmo que Di María esteja apto a jogar, a tendência, de acordo com a imprensa argentina, é que Sabella mantenha a formação que iniciou a semifinal com os holandeses, com Enzo Pérez na equipe. Assim, a seleção entra em campo com um esquema de varia do 4-3-3, com a bola, para o 4-4-2 quando o rival tomar a iniciativa do jogo. A expectativa é de que os hermanos decidam o título mundial com Romero, Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia e Enzo Pérez; Messi, Lavezzi e Higuaín.

Depois de 32 dias em hospedada na Cidade do Galo, a delegação da Argentina deixa Belo Horizonte na manhã de sábado rumo ao Rio de Janeiro para partida de domingo, às 16h (de Brasília), contra a Alemanha. De lá, os hermanos seguem direto para Buenos Aires em programação ainda indefinida se o voo será no próprio domingo ou na segunda-feira.



Messi Treino Argentina (Foto: Agência AP )
Messi dá bicicleta durante futevôlei na 
Cidade do Galo (Foto: Agência AP )


FONTE:

Com "coração apertado", Suárez é anunciado como reforço do Barcelona

Clube catalão confirma contratação do uruguaio, que se despede do Liverpool em carta e formará ataque ao lado de Messi e Neymar. Barça teria pago R$ 245 milhões


Por Barcelona, Espanha

O Barcelona terá um ataque sul-americano de peso na próxima temporada: Lionel Messi, Neymar e... Luis Suárez. Depois de algumas semanas de negociação, o clube catalão confirmou nesta sexta-feira a contratação do atacante uruguaio, que assinará contrato válido por cinco anos. Os valores do negócio não foram divulgados, mas a imprensa espanhola afirma que os espanhóis desembolsarão € 81 milhões (R$ 245 milhões), o que faria do atleta a segunda contratação mais cara da história do clube, perdendo apenas para Neymar, que custou € 86 milhões (R$ 260,3 milhões, atualmente). Os blaugrana confirmaram que Suárez usará a camisa 9.

- É com o coração apertado que deixo o Liverpool para uma vida nova e novos desafios na Espanha. Eu e minha família nos apaixonamos pelo clube e a cidade. Mas a maioria de nós se apaixonou pelos torcedores incríveis. Vocês sempre me apoiaram e nós, como família, nunca vamos esquecer isso. Sempre seremos torcedores do Liverpool. Espero que todos entendam porque tomei essa decisão. O clube fez de tudo para que eu ficasse, mas jogar e viver na Espanha, onde a família de minha esposa vive, é um sonho de vida. Acredito que agora é a hora certa - disse Suárez, em carta de despedida ao Liverpool.

Luis Suárez Barcelona (Foto: Divulgação/Site oficial do Barcelona)
Luis Suárez posa com a camisa do 
Barcelona (Foto: Divulgação/Site 
oficial do Barcelona)

De acordo com comunicado oficial divulgado pelo Barça, Suárez chegará à Espanha na próxima semana para realizar os exames médicos e assinar seu vínculo. O Liverpool também confirmou a negociação em seu site oficial, aproveitando para agradecer ao jogador pela contribuição ao clube e a ajuda por "trazer o futebol de Champions League de volta ao Anfield".

- Desejo a Brendan Rodgers e ao time o melhor no futuro. O clube está em boas mãos, e estou certo que terá sucesso de novo na próxima temporada. Estou orgulhoso de ter feito minha parte ao ajudar o Liverpool a voltar à elite da e, particularmente, voltar à Liga dos Campeões. Obrigado novamente ao pelos grandes momentos e memórias. You'll Never Walk Alone! - completou o uruguaio, em seu texto.


saiba mais

Artilheiro da última edição do Campeonato Inglês, com 31 gols, o uruguaio vinha sendo cobiçado pelos catalães desde a abertura da janela de transferências. A princípio, o Real Madrid estaria disposto a brigar centavo a centavo com os rivais, mas a mordida no italiano Chiellini durante a Copa do Mundo e a consequente suspensão da Fifa por quatro meses - incluindo proibição de realizar treinos - acabaram tirando os merengues da jogada.

O Barça não se abalou com a punição e, inclusive, organizou seu caixa para poder concretizar a negociação. As vendas de Alexis Sánchez para o Arsenal (por cerca de € 37 milhões) e Cesc Fàbregas para o Chelsea (por cerca de € 33 milhões) permitiram o acúmulo de capital para pagar o valor desejado pelo Liverpool, onde Suárez estava desde 2011, após boa passagem pelo Ajax.

Luis Suárez é o quarto reforço do Barcelona para a temporada 2014/15. O uruguaio se junta ao meia Ivan Rakitic e aos goleiros Claudio Bravo e Marc-André ter Stegen.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/07/barcelona-anuncia-luis-suarez.html

Com apoio de torcedores, Brasil faz último treino, e Felipão muda o time

Dezenas de pessoas comparecem mesmo sob chuva para acompanhar a atividade. Treinador faz testes no início do trabalho tático, entre eles, a saída de Fred


Por Teresópolis, RJ

O frio, a chuva e os respingos ainda por conta da eliminação na derrota por 7 a 1 para a Alemanha não foram suficientes para afastar a torcida no último treino da Seleção antes do adeus à Granja Comary, em Teresópolis. Postados na grade que separa o condomínio dos campos, dezenas de torcedores encasacados e com guarda-chuva, levaram bolas brancas, acenaram para os jogadores e soltaram gritos de incentivo. Entres eles, o "Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". E viram um time diferente, com novidades: Paulinho, Ramires, Willian e Jô. Henrique também treinou entre os titulares, mas apenas porque Thiago Silva, que retorna após suspensão, fez um trabalho físico à parte.


saiba mais

Os atletas trabalharam no campo mais próximo dos torcedores. A equipe escalada por Felipão foi a seguinte: Julio César, Maicon, Henrique, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Oscar, Willian e Jô. Se a formação for confirmada para o jogo contra a Holanda, Fernandinho, Hulk, Bernard e Fred, titulares contra a Alemanha, vão para o banco de reservas.

O técnico Luiz Felipe Scolari foi bastante ativo durante a atividade e paralisou os lances algumas vezes para corrigir o posicionamento dos atletas. A parte final do trabalho foi um recreativo e, apesar do clima de melancolia, alguns jogadores sorriram e se abraçaram quando os gols foram saindo.

jogadores brasil treino (Foto: Mário Farache / Mowa Press)
Fred treina entre os reservas, e Jô 
ganha oportunidade entre os titulares 
(Foto: Mário Farache / Mowa Press)

 

Mesmo sem estar no gramado, Neymar também mereceu atenção de quem estava na grade do  Centro de Treinamento. O jogador chegou a Teresópolis na tarde de quinta-feira para seguir com o grupo antes da despedida da Copa do Mundo. Diferentemente de outras ocasiões, os atletas não foram atender aos pedidos de fotos e autógrafos dos torcedores. Apenas acenaram de longe depois de deixar o campo.

Depois da atividade desta manhã, o grupo deixa Teresópolis às 13h30 desta sexta. A delegação segue para o Rio, de onde embarca para Brasília, local do jogo contra a Holanda, neste sábado, na disputa pelo terceiro lugar, às 17h, no estádio Mané Garrincha. O técnico Felipão concederá entrevista coletiva já em Brasília.

treino seleção brasileira (Foto: Janir Junior)
Torcedores enfrentam chuva para 
apoiar a Seleção no último treino na 
Granja Comary (Foto: Janir Junior)


FONTE:

Klose, o goleador filosófico, é carrasco da Argentina em Copas do Mundo

Atacante usa teoria das esponjas para explicar serenidade em campo. Dos 16 gols que marcou em Mundiais, três foram contra o adversário da final


Por Santa Cruz Cabrália, BA

 
Miroslav Klose teria todos os motivos do mundo para viver tempos de euforia. 

Não é qualquer um que chega a uma final de Copa do Mundo. 

Mais: 
goleando o Brasil por 7 a 1. 

Mais ainda: 
se tornando o maior artilheiro da história dos Mundiais. 
E mais ainda: 
tendo a chance de enfrentar um adversário que costuma maltratar em Copas. +Mas o goleador não se empolga. Prefere filosofar.

Klose usa uma espécie de teoria da esponja para avisar que mantém a frieza em dia. Diz que a comoção fica para depois.

- As emoções são como líquido numa esponja: é preciso absorvê-las – disse o atacante pensador.

Cabe à Argentina absorver a ideia de que estará diante de um sujeito acostumado a infernizá-la. A seleção albiceleste caiu para a Alemanha nas duas últimas Copas. Em ambas, Klose fez gol. Primeiro, foi em 2006, nas quartas de final. O gol alemão no empate por 1 a 1 no tempo normal foi do centroavante, de cabeça. Ocorreu aos 35 minutos do segundo tempo – salvando a Alemanha da derrota. Depois, nos pênaltis, os europeus ganharam por 4 a 2.

Em 2010, nova pancada. Maior ainda. Na goleada de 4 a 0, nas quartas de final, Klose fez mais dois – o segundo, entrando com bola e tudo, e o quarto, pegando de primeira um cruzamento dentro da área. O porém é que em nenhum dos campeonatos a Alemanha conseguiu ir à final. Morreu nas semifinais em ambos - com derrota para a Itália, por 2 a 0, na prorrogação, em 2006, e de 1 a 0 para a Espanha em 2010.


klose alemanha (Foto: AP)
Klose soma 16 gols em Mundiais, três 
deles contra a Argentina, e é o maior 
goleador da história do torneio (Foto: AP)

Alemanha e Argentina, portanto, são velhos conhecidos. Klose, porém, acha que sua equipe ainda tem surpresas a oferecer ao oponente.

- O importante é trazer alguma coisa que o adversário não espere. Estou muito ansioso por esse jogo, que vai ser marcado por algumas questões táticas e por bom futebol – comentou o atacante.

Outros encontros marcantes entre as duas seleções ocorreram nas finais das Copas de 1986 e 1990. A Argentina venceu a primeira, e a Alemanha ganhou a segunda. Klose era nascido em ambas.

- Estamos vendo finais completamente diferentes. Comparações não levariam a nada agora, são jogadores diferentes. Mas acredito que são iguais como qualidade.

Klose será titular da Alemanha na final. Com 16 gols, é o maior artilheiro da história das Copas. Tem um a mais do que Ronaldo. Agora, tenta ampliar a marca. E, ao mesmo tempo, amenizar a decepção pela perda do título na única final de Mundial que disputou até agora – a de 2002, com derrota de 2 a 0 para o Brasil. Mas, como ele mesmo lembra em outro raciocínio filosófico, "o que já passou são apenas águas a correr sob a ponte".



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/klose-o-goleador-filosofico-e-carrasco-da-argentina-em-copas-do-mundo.html