terça-feira, 8 de julho de 2014

Bolt corneta zaga do Brasil contra alemães: "Que tipo de defesa é essa?

Recordista mundial dos 100m rasos, jamaicano critica retaguarda brasileira e depois diz estar triste pelos brasileiros. Líbero Fabi também lamenta atuação da Seleção


Por Belo Horizonte

usain bolt corneta defesa do brasil contra alemanha (Foto: Reprodução/Twitter)Usain Bolt usa rede social para falar da semi da Copa (Foto: Reprodução/Twitter)

Homem mais rápido do mundo e apreciador do futebol, o jamaicano Usain Bolt cornetou a Seleção Brasileira assim que a Alemanha começou a dar um baile e abriu 5 a 0 no primeiro tempo da semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão, em Belo Horizonte.
"Que tipo de defesa é essa?", escreveu o recordista mundial dos 100m rasos, no seu perfil em uma rede social, na qual ele tem 3,3 milhões de seguidores.
Pouco depois, Bolt viu que a tragédia estava anunciada para o Brasil e lamentou a dor que os brasileiros estavam sentindo: "Nada a dizer. Estou triste pelos meus camaradas brasileiros".

Número 1 do mundo do tênis, o sérvio Novak Djokovic foi outro que demonstrou seu choque com a sonora goleada imposta pela seleção alemã aos mandantes da Copa: 7 a 1.

"O que está acontecendo aqui?", escreveu Nole em uma rede social.

Quem também se manifestou durante o primeiro tempo foi Fabi, líbero bicampeã olímpica de vôlei com a seleção brasileira. A jogadora não conseguia entender a lavada que o Brasil estava tomando: "O que está acontecendo?", questionou Fabi.

Outra estrela do vôlei que se manifestou foi a oposta Sheilla, que recentemente trocou o Osasco pelo Vakifbank Istanbul, da Turquia: "Chocada com esse jogo", escreveu a também bicampeã olímpica.

Casada com o ex-tenista americano Andre Agassi, a alemã e também ex-tenista Steffi Graffi posou com a camisa da Alemanha enquanto assistia à goleada da sua seleção sobre o Brasil. O marido postou a foto na internet com o comentário: "Copa do Mundo me mantendo fiel ao meu segundo lugar na casa", lembrando que os alemães derrotaram os EUA na última rodada da fase de grupos do Mundial.

Steffi Graf com a camisa da alemanha tenis (Foto: Reprodução/Twitter)
Steffi Graf posa com a camisa da 
Alemanha (Foto: 
Reprodução/Twitter)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2014/07/bolt-corneta-zaga-do-brasil-contra-alemaes-que-tipo-de-defesa-e-essa.html

Jogadores se espantam com goleada da Alemanha sobre o Brasil

Atletas de diferentes seleções e personalidades do futebol se manifestaram pelas redes sociais. Muitos demonstraram pena dos torcedores brasileiros


Por Rio de Janeiro

O início avassalador da seleção da Alemanha sobre o Brasil na semifinal disputada no Mineirão, abrindo 5 a 0 em menos de 30 minutos, deixou jogadores e outras personalidades do futebol de vários países espantados. 

Foram seguidas as manifestações nas redes sociais, a maioria se mostrando incrédula com o que assistia, mesmo antes da confirmação dos 7 a 1.

O belga Lukaku, cuja seleção foi eliminada nas quartas de final pela Argentina, chegou a postar uma foto com uma cara de quem não podia acreditar no que estava vendo. Não demorou a surgirem várias imagens semelhantes circulando na internet.

- Oh, meu Deus! - postou o belga.
Lukaku  (Foto: Reprodução)
Lukaku demonstrou espanto com a 
goleada-relâmpago 
(Foto: Reprodução)


O australiano Tim Cahill chegou a apostar que o Brasil apelaria para a violência:

- Uau, uau, uau. Isso é loucura. Quando será que o Brasil vai aparecer. Posso prever alguns cartões vermelhos agora - escreveu Cahill.

Em seguida, o próprio australiano disse que o Brasil não tem atacantes e disse que a criatividade de Kaká, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Pato faz falta ao time.

Jogador dos Estados Unidos, que enfrentou a Alemanha na primeira fase, sendo derrotado por 1 a 0, Beardsley também comentou o "massacre":

- Uau 4-0 após 26 minutos!! Sim, 26min! Eu tive uma Alemanha (jogando contra mim), mas não como esta, isso é loucura! - escreveu o norte-americano Beardsley.


Até o hondurenho Peralta, de uma das piores equipes da Copa, questionou a Seleção:

- O que acontece, Brasil? - perguntou o jogador de Honduras.
Tim Cahill (Foto: Reprodução)
Tim Cahill também não acreditou no que via 
(Foto: Reprodução)


Confira abaixo o que escreveram outros jogadores e personagens do futebol:
Gary Lineker, ex-atacante da Inglaterra: "Em quase em meio século vendo futebol, esse é o jogo mais impressionante, extraordinário, desconcertante que eu já presenciei."

Soldado, atacante espanhol do Tottenham: "Desculpem, caras, mas @sandroranieri não quer tirar nenhuma foto esta noite. Não sei por que...
Djorkaeff, atacante campeão mundial pela França em 1998: "Um pesadelo ... Eu estou triste para o povo do Brasil, merecia um time melhor nacional".

Rio Ferdinand, zagueiro inglês: "Chega, por favor! Não posso mais com isso. Está doendo. Sinto pelos torcedores brasileiros aqui. Será que esses jogadores vão conseguir se recuperar?".

Gilberto Silva, pentacampeão mundial em 2002: "Hora de repensar em reformulação em nosso futebol. Parece fácil falar depois de uma derrota dessas, mas é a verdade."

Sunil Gulati, presidente da federação dos Estados Unidos: "Em oito Copas do Mundo nunca vi uma performance como nestes 30 minutos da Alemanha. Simplesmente incrível".

Reza Goochannejhad, jogador do Irã: "O Brasil não merece isso".
Franz Beckenbauer, ex-jogador e ex-técnico da Alemanha: "O que é isso? Difícil de acreditar".

Ruud Gulit, ex-atacante da Holanda: "Que futebol fantástico da Alemanha".
Kevin Diaz, jogador francês não convocado: "Estou triste pelo melhor país do futebol do mundo! #édemais.

Jozy Altidore, atacante norte-americano: "Todas as piadas de lado, isso é loucura. Espero que o Brasil consiga um par de gols na volta do intervalo. Odeio ver a nação anfitriã cair assim."

Falcao Garcia vê o jogo com colegas de Monaco (Foto: Reprodução)
Também "chocado", colombiano 
Falcao Garcia vê o jogo com 
colegas de Monaco 
(Foto: Reprodução)

Falcão Garcia, atacante colombiano: "Um resultado que nos deixa a todos surpresos. Difícil esse momento para os brasileiros. O mais importante agora: que reine a paz. E pensar que o Brasil tem um terceiro lugar para disputar".
Michael Owen, ex-atacante da seleção da Inglaterra: "Fair play para os brasileiros. São rapazes com bravura voltando para encarar o segundo tempo".

Dario Vidosic, meio-campista da seleção da Austrália: "Pelas barbas de Zeus! Torcedores brasileiros cantam olé a cada passe da Alemanha. Quem poderia imaginar".

Axel Witsel, volante da Bélgica: "Cinco gols em 30 minutos! A Alemanha está pegando fogo".

Jerry Akaminko, jogador de Gana: "Pesadelo no Brasil. Voucê poderia prever isso antes do jogo? Até os alemães estão surpresos".
Xherdan Shaqiri, jogador da Suíça: "Oh, meu Deus. É demais!"

Montolivo, meio-campista da Itália: "Uma semifinal de Copa inacreditável. Parabéns, Alemanha!"

Valdivia, meia do Chile: "Correr não é tudo. Alemanha ganhou inteligentemente, tocando e aproveitando os espaços. Toques rápidos e diretos. Foi muito castigo 7 a 1, também penso assim".

Rivaldo, ex-camisa 10 da Seleção: "Eu ainda não estou acreditando no que aconteceu, foi muito triste, mas Deus é Deus e sabe de todas as coisas, força para todos os jogadores e para todos os Brasileiros. Agora vamos pensar no nosso País em Outubro (época das eleições) pois a vida continua. Que Deus abençoe todos vocês."


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/jogadores-se-espantam-com-goleada-da-alemanha-sobre-o-brasil.html

Famosos comentam baile alemão diante do Brasil nas redes sociais

Celebridades comentam resultado inesperado ainda no primeiro tempo da semifinal


Por Rio de Janeiro

carol magalhães chora (Foto: Reprodução/Twitter)Carol Magalhães chora (Foto: Reprodução/Twitter)

Ninguém podia imaginar ou esperar o baile que a seleção brasileira levou da Alemanha ainda no primeiro tempo da semifinal da Copa do Mundo. Famosos e celebridades usaram as redes sociais para comentar a goleada que o time de Luiz Felipe Scolari levou.

Assistindo o jogo pela televisão, a atriz Giovana Antonelli mostrou até bom humor para comentar a peformance da equipe no jogo do Mineirão.

- Parecendo jogo de fim de ano da escola do meu fiho essa seleção, gente. Não entendo de futebol. Mas está até engraçado se não fosse trágico - publicou.

Já a atriz Nivea Stelman também não poupou críticas e afirmou:

Luciana Gimenez (Foto: Reprodução/Twitter)Luciana Gimenez (Foto: Reprodução/Twitter)

- Morrendo de vergonha.
A apresentadora Luciana Gimenez postou um vídeo reclamando da atuação do time através das redes sociais. Ela também disse que estava envergonhada.
- Gente, o problema não é perder. Um ganha, um perde, isso é normal. O problema é não jogar, não se entender. Não ter ninguém. Eu estou com vergonha. Perder, acontece. Mas, deste jeito, que vergonha - disse.

A atriz Fiorella Mattheis postou uma foto ao lado de Tata Werneck comentando o fato de seu sobrenome ser de origem alemã. Na imagem, a dupla aparece com cara de decepção.

- É... Cara de quem ta odiando o sobrenome nesse momento... @tatawerneck - publicou.

Fiorella Mattheis e Tatá Werneck Brasil x Alemanha (Foto: Reprodução)
Fiorella Mattheis e Tatá Werneck 
Brasil x Alemanha (Foto: Reprodução)


Veja outras postagens de famosos nas redes sociais:

Viviane Araujo, rainha de bateria: ''Meu Deus!!!! To envergonhada!''

Nicole Bahls, assistente de palco: ''Cadê o goleiro do Brasil. Socorroo''

Jose Loreto, ator: ''Inacreditável. Melhor sair de campo.''

Juliana Knust, atriz: ''Alguém entendeu alguma coisa?!? #triste''

Carol Magalhães, apresentadora: ''@neymarjr pega um jatinho e fica parado
no lugar do Fred please !!!! O que acontece meu Deus ?''

Fernanda Tavares, ex-modelo: ''Pensei em todos os placares, menos nesse.... TRISTE e DECEPCIONADA com o jogo de hoje. O que aconteceu Brasil???''

Juliana Paes, atriz: ''@davidluiz_4 você fez o Brasil Feliz Sim!! Tu é o cara!!''


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/famosos-ja-comentam-baile-alemao-diante-do-brasil-nas-redes-sociais.html

Cinco gols da Alemanha em 18 minutos e eliminação do Brasil rendem série de

zoações na web

por meiodecampo |



O Brasil deu adeus à Copa do Mundo nesta terça-feira. A Seleção de Luiz Felipe Scolari sofreu um apagão nos primeiros momentos de jogo e sofreu cinco gols em 18 minutos. Assim, as zoações de torcedores pelo mundo afora não pouparam a equipe canarinho.

Nas imagens, aparecem Neymar jogando videogame de casa para tentar ajudar os companheiros, a chanceler alemã Angela Merkel no lugar do Cristo Redentor e até Diego Costa dizendo que está tudo bem na Espanha (referindo-se a zoações antigas de quando a Espanha foi eliminada).

Por 7 a 1, o Brasil perdeu para a Alemanha e foi eliminado da Copa do Mundo nas semifinais na competição. A equipe de Joachim Löw, por sua vez, vai à final e espera o vencedor de Holanda e Argentina para saber quem será seu adversário.






/>
“Por que, Alemanha, por quê?”







“Alô, Scolari… Deixa para lá, estou bem na Espanha”






“A estátua do Cristo Redentor neste momento”



Reprodução







“Bebidas grátis para os brasileiros”










FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2014/07/08/as-zoacoes-de-brasil-x-alemanha/

Dilma lamenta derrota do Brasil: ''Sinto imensamente por todos nós''

Presidente diz compartilhar tristeza dos brasileiros após goleada por 7 a 1


Por Rio de Janeiro

A presidente Dilma Rousseff comentou a derrota brasileira na semifinal da Copa do Mundo nas redes sociais. Através de sua conta no Twitter, ela disse compartilhar a tristeza de todos os compatriotas com a goleada de 7 a 1 sofrida diante da Alemanha, no jogo disputado no Mineirão, pelas semifinais da Copa do Mundo.

- Assim como todos os brasileiros, estou muito, muito triste com a derrota. Sinto imensamente por todos nós, torcedores, e pelos nossos jogadores. Mas, não vamos nos deixar alquebrar. Brasil, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” - postou Dilma.

Dilma no twitter (Foto: Reprodução)
Dilma se manifesta através do Twitter 
(Foto: Reprodução)

Na véspera do jogo, a presidente do 
Brasil havia manifestado seu apoio aos jogadores do técnico Luiz Felipe Scolari. Dilma mostrou-se solidária e, incentivada pelos internautas, chegou a posar para uma foto fazendo o gesto consagrado pelo camisa 10: "É Tóis".
Após o avassalador 7 a 1 sobre os donos da casa, a Alemanha segue para a final da Copa do Mundo e espera o vencedor de Argentina x Holanda, nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília). Já o Brasil disputa o terceiro lugar do torneio.


FONTE:;
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/07/dilma-comenta-derrota-do-brasil-sinto-imensamente-por-todos-nos.html

Seleção desaba diante da Alemanha no ritmo do “termômetro” David Luiz

Seleção mostra dificuldade para superar erro no primeiro gol e se entrega ao bem organizado time alemão em vexame histórico. Zagueiro pede desculpas a brasileiros


Por Belo Horizonte

Já faz tempo que David Luiz é o termômetro da seleção brasileira dentro de campo. Nesta Copa do Mundo, então, muito mais. Popular, carismático, cheio de raça, bom zagueiro... Qualidades não faltam ao camisa 4 do Brasil. Só que faltou equilíbrio diante da bem organizada Alemanha na semifinal desta terça-feira, no Mineirão, vencida pelos europeus por 7 a 1

Ao fim da partida, o zagueiro era a representação do sentimento do torcedor. Aos prantos, quase sem conseguir pronunciar as palavras, tentou encontrar explicações para uma derrota tão marcante, e acabou em um pedido de desculpas.

- Eu só queria poder dar uma alegria para o povo, para minha gente que sofre por tantas coisas. Infelizmente não conseguimos. Desculpa a todos os brasileiros. Só queria ver meu povo sorrir. Todos sabem o quanto era importante ver o Brasil todo feliz por causa do futebol. Eles foram melhores, se prepararam melhor, fizeram um melhor jogo. Tomamos quatro gols em seis minutos. É um dia de muita tristeza, mas de muito aprendizado também para vida.

David Luiz Brasil e Alemanha (Foto: Agência Reuters)
David Luiz desolado: o triste retrato 
de Brasil x Alemanha 
(Foto: Agência Reuters)


A seleção brasileira começou bem. Pode acreditar. Foi para cima da Alemanha com convicção, pressionou. Mas sabia que não poderia errar. Marcelo errou aos dez minutos. Correu para consertar e cedeu escanteio. O que estava por vir era pior. David Luiz errou, foi bloqueado por Klose na marcação, e Müller abriu o placar.

O camisa 4 ainda não tinha errado no Mundial. Pelo contrário. Nos momentos mais difíceis, foi ele quem controlou os companheiros, foi quem comandou reações, quem se arriscou ao ataque para tentar uma solução. Dessa vez não deu. David Luiz esteve mal. E a atuação da seleção brasileira foi o reflexo do seu capitão.

Eu só queria poder dar uma alegria para o povo, para minha gente que sofre por tantas coisas. Infelizmente não conseguimos. Desculpa a todos os brasileiros. Só queria ver meu povo sorrir."
David Luiz

O primeiro tempo mais desastroso do Brasil na história das Copas do Mundo teve vários culpados. Ninguém jogou bem. E David Luiz não teve força para levantar a equipe como em outras oportunidades. Em vários momentos deixou seu posto, numa mistura de raça e desespero, e se viu atordoado pela força alemã. 

Nada deu certo. Absolutamente nada. A seleção brasileira teve atuação péssima. Ficou sem reação. Estática em campo. O dia em que David Luiz herdou a faixa de capitão do suspenso Thiago Silva foi o mais complicado para se comandar um grupo dentro de campo. O camisa 4, dessa vez, esteve longe de ser o salvador.

- Acho que nós perdemos um pouco ali. De repente, eles viram isso e conseguiram fazer os gols. Explicar agora é difícil. Um sonho que termina, não da maneira que a gente queria. Eu na minha vida aprendi a ser homem em todos momentos, não vou fugir de nada, vou assumir tudo, e nunca vou desistir. Um dia eu vou alegrar esse povo de alguma forma.

É inegável que será duro, não só para David Luiz, superar a maior derrota do Brasil na história das Copas do Mundo. Ela fará parte do legado que será levado de seu primeiro Mundial, junto com a presença em todas as partidas, dois gols, a liderança do elenco e a popularidade conquistada com a torcida, que agora, justamente, vaia.

Resta agora a disputa pelo terceiro lugar, no sábado, em Brasília, contra o perdedor do duelo entre Argentina e Holanda, marcado para esta quarta-feira, em São Paulo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/selecao-desaba-diante-da-alemanha-no-ritmo-do-termometro-david-luiz.html

Desolação toma conta da família de Felipão no RS: "Caiu tudo por terra"

Estabelecimento pertence a um primo de segundo grau de Felipão


Por Jaboticaba, RS

Da euforia com a expectativa pelo hexacampeonato à desolação com a derrota parcial para a Alemanha. Assim ficou o clima no Hotel Scolari, em Jaboticaba, Região Norte do Rio Grande do Sul, após a goleada sofrida pela seleção brasileira para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, nesta terça-feira. O local foi ponto de encontro de primos distantes do técnico Felipão para acompanhar a partida. 

Família Scolari rio grande do sul (Foto: Eder Calegari/RBS TV)
Família Scolari se reuniu para assistir 
à semifinal no RS (Foto: Eder 
Calegari/RBS TV)

Reunidos na sala de TV do estabelecimento, os familiares acreditaram. Se colocaram para um momento de oração antes da partida e chegaram a cantar o hino junto com os jogadores. A aposta era de 3 a 1 sobre os rivais europeus, mas o esforço foi em vão. Os torcedores viram a confiança na classificação à final ruir em 28 minutos de jogo. Tempo suficiente para os adversários abrirem 5 a 0 só no primeiro tempo na seleção do primo ilustre.

Família Scolari rio grande do sul (Foto: Eder Calegari/RBS TV)Família Scolari se reuniu em frente a TV no Rio Grande do Sul (Foto: Eder Calegari/RBS TV)

O proprietário do estabelecimento, Jacir Scolari não esconde a decepção com o resultado. Primo de segundo grau de Felipão, o empresário decorou o espaço com as cores do Brasil e convidou familiares e hópedes a participar da festa.
- Estávamos muito ansiosos. Muito confiantes na vitória, com o Brasil seguindo em frente. Só que nesse momento, caiu tudo por terra. A expectativa era muito grande. Está horrível. Não se sabe nem o que dizer. Estamos apavorados - afirma.

O irmão de Jacir, Jair Scolari revela ter se encontrado com Felipão antes da Copa do Mundo de 2002, e vê como contrastantes os ambientes das duas seleções comandadas pelo parente ilustre.

- Parece que faltou aquela vibração. Parece que não tinha aquela pegada, aquela união. Senti isso dele também. Desde o tempo do Grêmio. Era tudo mais vibrante - avalia.


saiba mais

FONTE::
http://globoesporte.globo.com/rs/copa-do-mundo/noticia/2014/07/desolacao-toma-conta-da-familia-de-felipao-no-rs-caiu-tudo-por-terra.html

Klose marca novamente e supera Ronaldo como artilheiro das Copas

Atacante havia empatado com Fenômeno ao evitar derrota da Alemanha para Gana, mas balança as redes contra seleção brasileira, na semifinal, e agora soma 16 gols


Por Belo Horizonte, MG

O recorde agora é dele e de mais ninguém. Depois de se igualar a Ronaldo como o maior artilheiro das Copas do Mundo, Miroslav Klose chegou aos 16 gols nesta terça-feira ao marcar o segundo gol da Alemanha contra o Brasil, no Mineirão, em Belo Horizonte, em duelo válido pelas semifinais do Mundial (assista a todos os 16 gols marcados por Klose em Copas do Mundo)

O camisa 11 alemão havia chegado aos mesmos 15 gols do Fenômeno no último dia 21, ao evitar a derrota alemã diante de Gana na Arena Castelão, em Fortaleza, na segunda rodada do Grupo G – os germânicos perdiam por 2 a 1 quando o artilheiro, em seu primeiro toque na bola, empatou a partida aos 25 minutos do segundo tempo, apenas dois depois de ter entrado em campo.
Na saída do campo, Klose foi questionado sobre a frieza na comemoração, mas desconversou.

- Ah... É porque eu primeiro tentei de esquerda... Eu não tava assim com muita convicção, mas eu acredito que deu tudo certo, então parabéns.

A facilidade com que a Alemanha fez 7 a 1 sobre a Seleção Brasileira chamou a atenção não só dos torcedores, mas também dos jogadores alemães.

- Eu não estou acreditando. É difícil acreditar depois que vivenciamos isso tudo. Acho que começamos muito bem, estávamos todos juntos, jogamos como equipe, fomos harmoniosos, vivemos esse clima nos treinos entre todos os jogadores, inclusive os que estão no banco, somos uma unidade e mostramos isso no gramado.

Empolgado com a boa geração de sua seleção, Klose resumiu o que viu da partida e citou Kroos, eleito melhor em campo, como exemplo.

- O que aconteceu é que nós analisamos nosso adversário e reagimos bem. Estamos colhendo aquilo que plantamos. O Toni (Kross), por exemplo, é um ótimo jogador, ele alcança aquilo que se propõe e vamos continuar trabalhando. 


Klose comemoração Brasil x Alemanha (Foto: Getty Images)
Klose comemora seu 16º gol em Copas 
do Mundo (Foto: Getty Images)


FONTE:

Brasil sofre goleada da Alemanha em vexame histórico e disputará 3º lugar

Em atuação abaixo da crítica, Seleção vê baile do timaço alemão no Mineirão, numa tarde inesquecível, com direito a recorde de Klose


 A CRÔNICA

por Alexandre Lozetti

Daqui a 10, 20, 50 anos, dirão aos brasileiros que a Seleção, lá atrás em 2014, perdeu uma semifinal de Copa do Mundo para a Alemanha, em casa, por 7 a 1. Esse texto é para quem era garotinho ou nem sequer havia nascido na época. Tomara que o encontrem na internet e tentem entender o que nenhuma palavra pôde explicar aos que estiveram no Mineirão, em Belo Horizonte, ou aos 200 milhões que viram, de alguma forma, o massacre imposto por uma das grandes equipes daqueles tempos a um time absolutamente entregue à pressão e à ausência do craque Neymar.

Neymar era o melhor jogador daquela geração brasileira, mas teve uma vértebra fraturada nas quartas de final, contra a Colômbia, numa joelhada de Zuñiga. O Mineirão, na tarde de 8 de julho, não viu o atacante, mas viu Miroslav Klose chegar a 16 gols e bater o recorde de Ronaldo como maior artilheiro das Copas. Viu Schweinsteiger, Khedira, Kroos, Özil e Müller, em exibições exuberantes, decretarem a maior humilhação brasileira na história do torneio, em atuação abaixo da mais destrutiva das críticas.


Torcida Brasil Mineirão (Foto: Eduardo Nicolau / Agência estado)
Menino chora muito e ganha um beijo 
no rosto: tristeza histórica (Foto: 
Eduardo Nicolau / Agência estado)

Aquela Seleção disputou o Mundial sob o peso de se livrar do fantasma do Maracanazo. Sim, há mais tempo ainda, em 1950, o Uruguai quebrou o favoritismo brasileiro na final da Copa e venceu por 2 a 1. Os jogadores daquele time, simbolizados pelo goleiro Barbosa, jamais se livraram da tragédia. O “Mineirazo” de 2014 soa como um pedido oficial de desculpas aos vice-campeões do mundo.

Luiz Felipe Scolari era o técnico. Com o respaldo de três semifinais em três Copas disputadas e do pentacampeonato conquistado em 2002. A escolha dele por Bernard, menor e mais novo jogador daquele grupo, para substituir Neymar mostrou-se equivocada, embora seja impossível atribuir a isso a diferença entre os dois times. Nem se uma equipe profissional jogasse com 10 durante 90 minutos seria tão fragilizada.



saiba mais

Não se sabe se o Brasil do futuro será diferente, mas aquele de 2014 mostrou durante toda a Copa do Mundo, fragmentos de despreparo técnico, tático e emocional. Reclamavam quando se falava em “Neymardependência”, mas estar em campo naquele time, olhar para o lado e não acha-lo, mostrou-se um fardo pesado demais para as limitações dos companheiros.

Nessa tarde histórica, a Alemanha classificou-se para a final contra Argentina ou Holanda, que disputam a outra semifinal no dia seguinte. O perdedor do jogo de São Paulo enfrenta o Brasil, sábado, na capital federal, pelo terceiro lugar. Uma posição que poderia ser honrosa, mas que a Seleção tornou vexatória.


Fernandinho lamentando jogo Brasil x Alemanha (Foto: AP)
Fernandinho se pendura na rede depois 
de mais um gol da Alemanha: maior 
vexame da Copa (Foto: AP)

5 a 0 em 18 minutos

Julio Cesar e David Luiz com a camisa do Neymar na hora do hino (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)
Julio César e David Luiz com a 
camisa de Neymarno hino 
(Foto: Jefferson Bernardes / 
VIPCOMM)

Em 2014, a Fifa tinha um tempo limite para a execução dos hinos. O brasileiro era cortado pela metade, mas a torcida nos estádios segurava o canto durante toda a primeira parte. Os alemães ouviram o brado mais retumbante do que nunca. Com a camisa de Neymar nas mãos, David Luiz e Julio César cantaram a plenos pulmões. Um espetáculo tão bonito que até Neuer, goleiraço alemão, aplaudiu de braços erguidos.

Dali para frente, só mesmo os europeus mereceram palmas. Vestidos com um uniforme que fazia referência ao Flamengo, eles demoraram mais de três minutos para terem a bola dominada no campo de ataque e passaram os outros 42 fazendo o que queriam.

Klose comemoração Brasil x Alemanha (Foto: Getty Images)
Recordista: Klose comemora 16º gol 
em Copas, um à mais que Ronaldo 
(Foto: Getty Images)

Em 18 minutos, a Alemanha fez cinco gols. É verdade. Müller, o gol histórico de Klose, duas vezes Kroos e Khedira deixaram o país atônito. Eram gols de tabelas, toques rápidos, de uma seleção que jogava por controle remoto contra outra de chumbo nos pés. Numa rara tentativa de ataque do Brasil, Bernard, 1,66m de altura, trombou em Neuer, 1,93m. Metáfora perfeita da diferença entre os dois lados.

As lágrimas tão polêmicas dos olhos dos jogadores brasileiros já eram vistas na arquibancada, nas crianças, nos adultos, numa geração que não mais precisaria ler sobre o Maracanazo depois de viver aquela tarde. Vaias, ofensas e policiais correndo para todos os lados, inibindo brigas, foram o retrato melancólico do fim do primeiro tempo.


Precisava ter?
Felipão trocou Hulk e Fernandinho por Ramires e Paulinho. Certamente para impedir um desastre maior e sem esperança alguma de empate. Como seria disputar 45 minutos sabendo que não havia mais nada a fazer? O Brasil, teve, ao menos, um início digno.


Neuer fez quatro ótimas defesas em conclusões de Ramires, Oscar e duas de Paulinho. O chute sem qualquer força de Fred, centroavante de apenas um gol na Copa até a semifinal, desencadeou a revolta do público. No banco estava Jô, atacante do Atlético-MG, mas em quem Felipão demonstrou não ter a menor confiança para mudar qualquer cenário.

O meia Willian já estava à beira do campo para substituir Fred quando viu a Alemanha, no ritmo dos leves treinos que marcaram toda a preparação brasileira durante a Copa, já se poupando para a final, marcar o sexto: 
Schürrle, parceiro de Willian no Chelsea. Sob qualquer ótica havia um requinte de crueldade.

 Andre Schuerrle gol Alemanha jogo Brasil (Foto: Reuters) 
Schürrle comemora o sexto gol sobre o 
Brasil, enquanto Julio César lamenta 
(Foto: Reuters)

Se o centroavante brasileiro foi vaiado até quando apareceu no telão, o alemão saiu aplaudido por quem vestia amarelo. O Mineirão reverenciou o histórico Klose. Justo.

Schürrle ainda fez outro, o mais bonito da partida. E sobrou a Oscar balançar a rede para o Brasil, aos 45. O gol do fiapo de honra que sobrou à Seleção.

Andre Schuerrle comemoração jogo Brasil x Alemanha (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Schurrle comemora, e Julio César 
engatinha para longe da meta 
(Foto: André Durão / 
Globoesporte.com)

Devem dizer até hoje, tempo em que você pesquisou esse texto na internet, que seria diferente com Neymar e Thiago Silva, grande zagueiro, capitão que estava suspenso. É possível que fosse mesmo. Mas se Barbosa sofreu por tanto tempo, esses 23 jogadores e essa comissão técnica serão lembrados para sempre como protagonistas de uma humilhação sem igual. Ou coadjuvantes, se quisermos valorizar ainda mais o timaço alemão. Uma geração que vinha de duas eliminações em semifinais – uma delas em casa, porém com luta e hombridade – e persegue o título com afinco.

A Alemanha, que já havia jogado bola com índios, cavalgado, caminhado na orla e cantado hinos dos clubes brasileiros, segue levando a Copa como uma "brincadeira". Pode ser que o destino dessa jovem geração do Brasil reserve glórias semelhantes, mas se livrar do 8 de julho de 2014, que terminou com gritos de olé dos brasileiros para a Alemanha, será tarefa inglória.




FONTE: