sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dois do mundo, Djokovic será cabeça de chave número 1 em Wimbledon

íder, Nadal será o nº 2; Grand Slam inglês leva em conta desempenho dos tenistas na grama, e espanhol foi eliminado na 1ª rodada no ano passado


Por Londres


tênis Novak Djokovic Roland garros (Foto: Agência Reuters)
Novak Djokovic será o cabeça de chave 
número 1em Wimbledon 2014 (Foto: 
Agência Reuters)

Apesar de não ser o número 1 do ranking da ATP atualmente, Novak Djokovic (2) será o principal cabeça de chave em Wimbledon neste ano. Enquanto isso, o líder Rafael Nadal será o segundo cabeça de chave, seguido do atual campeão do Grand Slam inglês, o britânico Andy Murray(5). Isso porque a organização do torneio leva em conta o desempenho dos atletas nas competições disputadas na grama. Ou seja, o duelo entre os dois melhores tenistas do momento só poderá acontecer na final.

O Touro Miúra foi eliminado na primeira rodada de Wimbledon, no ano passado, quando perdeu para o belga Steve Darcis. Em 2014, o espanhol também não iniciou bem sua temporada na grama. Depois de sair de bye, ele perdeu na segunda rodada do ATP de Halle, na Alemanha, para Dustin Brown e foi eliminado.

Rafael Nadal ATP Halle tênis (Foto: AFP)
Nadal é eliminado na estreia do ATP de Halle, 
na Alemanha (Foto: AFP)

Já o sérvio foi finalista no ano passado do Grand Slam disputado na grama, mas perdeu o título para Murray. O britânico, no entanto, iniciou sua temporada no piso verde sendo eliminado nas oitavas de final do ATP de Queen's, em Londres. Ele perdeu para o tcheco Radek Stepanek.
Nas duplas, o brasileiro Bruno Soares, ao lado do austríaco Alexander Peya, será o cabeça de chave número 2. Os irmãos americanos Mike e Bob Bryan serão os principais. Marcelo Melo e Julian Knowle, da Áustria, serão número 9.

Entre as mulheres, no entanto, não há nenhuma diferença na ordem das 32 cabeças de chave em relação ao último ranking divulgado pela WTA. A americana Serena Williams, primeira da lista, será a número 1 no Grand Slam inglês.

tênis andy murray wimbledon (Foto: Agência Reuters)
Andy Murray beija troféu após vencer Grand 
Slam de Wimbledon em 2013 
(Foto: Agência Reuters)


Confira os cabeças de chave do torneio de simples masculino:

1 - Novak Djokovic (SER)
2 - Rafael Nadal (ESP)
3 - Andy Murray (GBR)
4 - Roger Federer (SUI)
5 - Stan Wawrinka (SUI)
6 - Tomas Berdych (CZE)
7 - David Ferrer (ESP)
8 - Milos Raonic (CAN)
9 - John Isner (EUA)
10 - Kei Nishikori (JPN)
11 - Grigor Dimitrov (BUL)
12 - Ernests Gulbis (LET)
13 - Richard Gasquet (FRA)
14 - Jo-Wilfried Tsonga (FRA)
15 - Jerzy Janowicz (POL)
16 - Fabio Fognini (ITA)
17 - Mikhail Youzhny (RUS)
18 - Fernando Verdasco (ESP)
19 - Feliciano Lopez (ESP)
20 - Kevin Anderson (RSA)
21 - Alexandr Dolgopolov (UCR)
22 - Philipp Kohlschreiber (ALE)
23 - Tommy Robredo (ESP)
24 - Gael Monfils (FRA)
25 - Nicolas Almagro (ESP)
26 - Andreas Seppi (ITA)
27 - Marin Cilic (CRO)
28 - Roberto Bautista Agut (ESP)
29 - Guillermo Garcia-Lopez (ESP)
30 - Ivo Karlovic (CRO)
31 - Marcel Granollers (ESP)
32 - Dmitry Tursunov (RUS)



Confira as cabeças de chave do torneio de simples feminino:
1 - Serena Williams (USA)
2 - Na Li (CHI)
3 - Simona Halep (ROM)
4 - Agnieszka Radwanska (POL)
5 - Maria Sharapova (RUS)
6 - Petra Kvitova (RTC)
7 - Jelena Jankovic (SER)
8 - Victoria Azarenka (BLR)
9 - Angelique Kerber (ALE)
10 - Dominika Cibulkova (ESL)
11 - Ana Ivanovic (SER)
12 - Flavia Pennetta (ITA)
13 - Eugenie Bouchard (CAN)
14 - Sara Errani (ITA)
15 - Carla Suárez Navarro (ESP)
16 -Caroline Wozniacki (DIN)
17 - Samantha Stosur (AUS)
18 - Sloane Stephens (EUA)
19 - Sabine Lisicki (ALE)
20 - Andrea Petkovic (ALE)
21 - Roberta Vinci (ITA)
22 - Ekaterina Makarova (RUS)
23 - Lucie Safarova (CZE)
24 - Kirsten Flipkens (BEL)
25 - Alizé Cornet (FRA)
26 - Anastasia Pavlyuchenkova (RUS)
27 - Garbiñe Muguruza (ESP)
28 - Svetlana Kuznetsova (RUS)
29 - Sorana Cirstea (ROM)
30 - Venus Williams (EUA)
31 - Klara Koukalova (RTC)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/06/dois-do-mundo-djokovic-sera-cabeca-de-chave-numero-1-em-wimbledon.html

Por goleada, Benzema releva gol invalidado no fim: “Não ouvi o apito”

Atacante diz que vitória por 5 a 2 sobre a Suíça compensa lance em que juiz encerrou o jogo segundos antes de sua finalização e também pênalti perdido no primeiro tempo


Por Salvador

 
A adrenalina era enorme quando Benzema puxou a bola para o pé esquerdo e mandou um chute colocado no fundo da rede. Seria o sexto gol da França, o segundo do camisa 10 na goleada sobre a Suíça. Só não foi por um detalhe: o árbitro Djorn Kuipers já havia apitado o fim da partida na Arena Fonte Nova. O camisa 10, no entanto, afirma que não havia percebido que o jogo já estava encerrado.

- Não ouvi o apito. É uma pena, mas a gente releva pelo resultado. A mesma coisa (relevar) aconteceu com o pênalti. Ninguém fica feliz em perder, mas fizemos cinco gols, lideramos o grupo. Está de bom tamanho – disse.

Benzema começou o jogo atuando mais pelos lados, com Giroud centralizado. O atacante do Real Madrid esteve presente nas principais jogadas ofensivas dos Bleus. Deu assistência para os gols de Matuidi e Sissoko. No primeiro tempo, pedalou diante de Djourou até cair e o árbitro marcar pênalti. O camisa 10 chutou no canto direito do goleiro, mas Benaglio fez a defesa.

Benzema pênalti perdido Suíça x França (Foto: Reuters)
Benzema bate o pênalti, e Benaglio cai para 
fazer a defesa (Foto: Reuters)

No segundo tempo, assim que Giroud deu lugar a Pogba, Benzema passou a jogar centralizado. Logo em seguida, a dupla mostrou entrosamento fino. Pogba lançou de trivela, e o atacante mandou para o fundo das redes. Eleito o melhor em campo, ele fez questão de dividir os méritos com o restante do elenco.

- Fizemos uma grande partida. Jogamos em equipe, e o mérito é da nossa força em conjunto. É um momento ótimo, mas é um momento do time. Marcamos bem, mantivemos muito bem o controle no meio do campo, finalizamos bem, foi um trabalho conjunto. Todo mundo se deu 100%.

Líder absoluta do Grupo E com duas vitórias em dois jogos, a França volta a campo às 17h (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O adversário será o Equador. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real.


FONTE:

Suárez sai ileso de decisão, e médico garante astro 100% para pegar a Itália

Após avaliação, Alberto Pan vê astro autor de dois gols contra a Inglaterra pronto para mais uma partida decisiva, só cita cansaço e vê joelho plenamente recuperado


Por Sete Lagoas, MG

 
Passada a euforia de uma atuação luxuosa na quinta, a sexta-feira poderia ser de apreensão. Como reagiria o herói Luis Suárez após atuar por quase 90 minutos e marcar dois gols, vindo de cirurgia no joelho esquerdo há mês? De acordo com o médico Alberto Pan, não há com o que se preocupar. Luisito respondeu bem às exigências e estará 100% diante dos italianos.

O joelho está curado. Suárez não sente mais nada e a cada dia parece mais confiante em ingressar em divididas, carrinhos e, claro, fazer o que melhor sabe, finalizar a gol. O camisa 9 queixou-se muito do cansaço, revés considerado normal uma vez que ainda lhe falta ritmo de jogo. Técnica teve de sobra, para marcar os dois gols na Arena Corinthians. Além da emoção, transbordada com muito choro na saída do gramado.

- No caso de Luis Suárez, como vocês viram, competiu de forma normal. Terminou muito bem, sem dores no joelho. Ficou muito cansado, como esperávamos. Encontra-se em perfeitas condições e está pronto para a próxima partida - informa Pan, em entrevista na Arena do Jacaré, nesta sexta.

Suarez comemora com jogadores a vitória de Uruguai (Foto: Getty Images)
Suarez comemora com jogadores a vitória do 
Uruguai (Foto: Getty Images)

O estádio em Sete Lagoas recebeu, pela manhã, o treino dos que foram reserva diante da Inglaterra. Titulares, como Suárez, ficaram no afastado resort realizando trabalhos de recuperação física na academia. Alijado do último jogo, Diego Lugano também permaneceu no quartel-general uruguaio, tratando inflamação no joelho esquerdo.

Enquanto isso, Álvaro Pereira fez exame de imagem para detectar sequelas da pancada que levara na cabeça. O lance provocou episódio curioso, em que o lateral se negou a deixar o gramado, apesar das ordens de um preocupado Alberto Pan.


A tendência, portanto, é de repetição de time para o confronto da terça, contra a Itália, em Natal. O Uruguai está vivo no Grupo D, com três pontos. Muito graças a Suárez, que está 100% para, quem sabe, levar a Celeste ainda mais longe no Mundial.


saiba mais

Del Bosque em tom de adeus: “Não quero ser um estorvo para a seleção”

écnico da Espanha não confirma se fica ou se sai, diz que fará o melhor para o futebol espanhol e deixa no ar impressão de despedida após a Copa do Mundo


Por Curitiba

Vicente Del Bosque coletiva Espanha (Foto: Agência EFE)Vicente Del Bosque na coletiva (Foto: Agência EFE)

O técnico da Espanha, Vicente del Bosque, não deu certezas, mas deixou impressões ao aceitar um pedido da imprensa espanhola e conceder entrevista coletiva excepcional, fora da programação oficial, nesta sexta-feira, em Curitiba: ele parece em vias de deixar o cargo. O comandante dos títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012 afirmou que não é a hora de tomar uma decisão e que fará o melhor para o futebol espanhol, mas adotou postura passiva, dizendo que não quer atrapalhar.

- Não quero ser um estorvo para a seleção. Quero que a federação fique cômoda comigo. Se for para seguir, seguiremos. Faremos o melhor pelo futuro, sem dúvida nenhuma.


Vicente del Bosque jogo Espanha x Chile (Foto: EFE)
Vicente del Bosque pode deixar a Espanha 
depois do jogo contra a Austrália (Foto: EFE)

A grande questão é que Del Bosque dá sinais de não ter certeza de que ele é a melhor opção para a Espanha. Assombrado com as derrotas para Holanda (5 a 1) e Chile (2 a 0), pensa no futuro da equipe. Tem 64 anos. Terá 68 na Copa da Rússia. Durante toda a coletiva, ele fez questão que colocar o bem do futebol do país em primeiro lugar.

- Não creio que seja o momento de falar de meu futuro. Temos tempo pela frente. Faremos o melhor para todos. (...) Vou tentar ser absolutamente correto com a federação, que me tratou muito bem. Sinto-me um apaixonado pelo futebol, uma pessoa que quer que as coisas funcionem bem. Em setembro, começamos a classificação para a Euro, e o único que quero é o bem de nosso esporte, nosso futebol, que nossa federação siga funcionando perfeitamente. Tomaremos a decisão mais correta – comentou.

Outro momento foi simbólico para a sensação de saída. O treinador foi questionado sobre a renovação que se fará necessária na Espanha. E não quis tratar do assunto.

- É uma pergunta mais para a frente. Não tem nada decidido. Sou um homem do futebol, não sou nenhum principiante, e tomaremos a decisão naturalmente, primeiro pelos interesses da federação, de nosso futebol.

Del Bosque disse que as análises sobre o fracasso da Espanha na Copa devem ser meramente futebolísticas. Com isso, assumiu boa parte da culpa por um insucesso que o surpreendeu.

- Como quase todos, estou com um pouco de surpresa. Vivi aqui dentro, vi como treinamos, como nos esforçamos, o interesse de todo o grupo. Tenho a responsabilidade de tentar fazer as coisas bem e sempre olhando o futuro dessa seleção.

Por tudo isso, o jogo contra a Austrália, nesta segunda-feira, às 13h, pode ser o último do treinador no comando da Espanha. A decisão, porém, só deve ser confirmada depois de encerrada a participação da Fúria no Mundial.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/espanha/noticia/2014/06/del-bosque-deixa-saida-em-aberto-nao-quero-ser-um-estorvo.html

Sí, se puede: Equador bate Honduras e assume segundo lugar no Grupo E

Com muito apoio de sua torcida, La Tri vence Catrachos por 2 a 1 de virada, com dois gols de Enner Valencia, e aumenta suas chances de classificação 


 A CRÔNICA

por Felipe Schmidt

Nos últimos dois dias, Curitiba foi tomada por apenas um grito. Equatorianos, em maior escala, e hondurenhos gritavam a todos os lados que “sí, se puede”. Se a canção das duas torcidas era parecida, assim como a esperança delas, apenas um time poderia sair da Arena da Baixada nesta sexta-feira com possibilidades reais de seguir na Copa do Mundo. E, com o grande apoio de seus compatriotas, o Equador foi o sobrevivente: venceu Honduras por 2 a 1 e melhorou sua situação no Grupo E.


saiba mais

Com três pontos, os equatorianos assumiram a segunda posição da chave, empatado com a Suíça, mas com vantagem no saldo de gols. Já Honduras, sem pontuar, está quase eliminada da Copa: precisa vencer a Suíça na última rodada, na próxima quarta-feira, no Maracanã, torcer pela derrota do Equador para a França, que jogam no mesmo dia na Arena da Amazônia, e ainda tirar uma diferença de quatro gols de saldo. A torcida catracha ainda pode cantar que é possível, mas a situação ficou muito complicada.

O herói da partida foi o atacante Enner Valencia, autor dos dois gols na virada equatoriana. O jogador chegou a três gols no Mundial. Por outro lado, outro destaque foi a torcida, que dominou o estádio e não parou de manifestar sua crença de que era possível vencer e manter o sonho de avançar no torneio.

“Anfitrião”, Equador domina primeiro tempo
O Equador parecia jogar em casa. Com superioridade nas arquibancadas, logo assumiu a postura de anfitrião, tocando a bola no campo de ataque. Honduras, por sua vez, aceitou de bom grado o papel de visitante: se recolheu na defesa e passou a esperar um erro do rival.

Enner Valencia gol Equador x Honturas (Foto: Reuters)
Enner Valencia puxa a fila para comemorar um 
dos gols do Equador na partida (Foto: Reuters)

Para superar a defesa catracha, o Equador se apoiou numa linha ofensiva com quatro nomes. Teoricamente meias, Antonio Valencia e Montero iam à frente e faziam companhia a Enner Valencia e Caicedo. Este último era o mais acionado, fazendo o pivô e distribuindo as jogadas. Mas faltava mais toque de bola. Tanto que no primeiro lance de perigo ocorreu num lançamento longo de Erazo para Enner, que saiu nas costas da zaga hondurenha, mas chutou por cima do gol.
Honduras não se desesperou. Manteve a estratégia, e foi recompensada aos 30 minutos. Num chutão da zaga catracha, Guagua não conseguiu cortar e deixou a bola para Costly. O atacante hondurenho avançou livre, invadiu a área e chutou forte, sem chance para Domínguez, encerrando um jejum de sua seleção, que não marcava gols em Copas desde 1982.

O lance abalou momentaneamente o Equador, mas a reação foi rápida, para alívio e delírio da torcida. Aos 33 minutos, Paredes fez boa jogada pela direita e chutou cruzado. A bola passou por todo mundo e chegou a Enner Valencia, que, desta vez, não desperdiçou e deixou tudo igual.

Apesar de não conseguir trocar passes, Honduras até ameaçou nos minutos finais da primeira etapa, mas em lances fortuitos. Primeiro, Bernárdez bateu falta com força, mas Domínguez espalmou. Depois, Costly cabeceou na trave, e Bengston completou para as redes, mas o árbitro anulou o lance - a conclusão foi feita com o braço.

“Sí, se puede”

Cientes de que um empate complicaria bastante a classificação, as duas seleções voltaram mais abertas para o segundo tempo. Não que isso, no início, significasse chances de gol: a partida ficou embolada, com muitos erros no meio de campo.

Jorge Claros jogo Equador x Honduras (Foto: Getty Images)
Jogo foi muito pegado do início ao fim na Arena 
da Baixada (Foto: Getty Images)

Aos poucos, a partida melhorou. Mais ofensiva, Honduras ameaçou em chutes de Bengston e Beckeles de fora da área, bem defendidos por Domínguez. O Equador, ainda confuso na construção de jogadas, tinha espaços, mas errava demais.

Mas, para a torcida equatoriana, tudo é possível. Num momento em que La Tri cambaleava e via o rival mais perigoso, veio a virada, aos gritos tradicionais de “Sí, se puede”. Aos 19 minutos, Ayoví cobrou falta na cabeça de Enner Valencia, que testou no canto esquerdo de Valladares, marcando seu terceiro gol na Copa.

A vantagem fez o Equador recuar, e Honduras se lançou de vez em busca do empate. Entretanto, os catrachos esbarravam nas próprias limitações técnicas e não conseguiam criar muitos lances de perigo, apesar do nervosismo equatoriano proporcionar muitos lances de bola parada. Além do mais, os centroamericanos pareciam jogar com um a menos, já que o apoio das arquibancadas era majoritariamente para La Tri.

Assim, não foi possível superar a defesa do Equador, reforçada anímicamente por seus torcedores. No duelo da esperança, La Tri tem bem mais motivos para continuar cantando que é possível avançar na Copa do Mundo.




FONTE:

Comentarista, sobre apito final antes de golaço francês: "Faltou bom senso"

Paulo César de Oliveira critica encerramento da partida pouco antes da finalização de Benzema, que entrou e seria o sexto gol da França diante da Suíça


Por Salvador

Foi constrangedor. O árbitro holandês Bjorn Kuipers apitou o fim da partida Suíça 2 x 5 França segundos antes de Benzema emendar um balaço no ângulo do goleiro Benaglio. Foi o suficiente para tornar inválido o que teria sido o sexto gol da França, o quarto de Benzema no Mundial. Um golaço, aliás.

- Ele apitou um pouquinho antes da conclusão da jogada. Faltou bom senso. Se ele esperou a jogada chegar até a região de ataque, espera a jogada ser concluída para depois terminar o jogo. Lembrou aquele lance de 1978 do Zico.


Paulo Cesar se referia ao que teria sido o segundo gol do Brasil no empate em 1 a 1 com a Suécia na estreia brasileira na Copa da Argentina, quando o jogo foi encerrado com a bola no ar, segundos antes da finalização de Zico, que acertou o gol.

Não foi a única vez que o comentarista de arbitragem discordou da arbitragem. Quando o árbitro marcou pênalti para a França, Paulo Cesar foi contundente.

- Não foi pênalti.

Após a cobrança, defendida pelo goleiro, foi além.

- O juiz devia ter marcado tiro livre indireto porque houve invasão da área no momento da cobrança do pênalti para a França.

Apesar dessas questões, a atuação do árbitro estava sendo elogiada durante a transmissão. Após a marcação de uma falta, Paulo Cesar decretou:

- Ele (o árbitro) estava em cima da jogada. Esse é o ponto forte dele, o preparo físico. Boa interpretação. Segue o lance.

E pouco antes de o árbitro atrair para si toda a atenção da partida, a avaliação havia sido positiva.

- Só para concluir: o Kuipers está levando o jogo com categoria, com personalidade, não está usando o cartão amarelo à toa. Ele está apitando muito bem o jogo.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/faltou-bom-senso-ao-arbitro-holandes-diz-paulo-cesar-oliveira.html

Juiz concede liminar que obriga parada técnica, e Fifa aceita decisão

Entidade terá que pagar multa se árbitros não pararem os jogos aos 30 minutos de cada tempo, caso haja temperatura acima de 32ºC em partidas da Copa do Mundo


Por Brasília

O juiz Rogério Neiva Pinheiro, da Primeira Vara do Trabalho de Brasília, decidiu sobre as paradas técnicas nos jogos da Copa do Mundo. A pedido do Ministério Público do Trabalho, a decisão em caráter liminar determina paradas para reidratação dos jogadores sempre que a temperatura chegar a 32ºC. As interrupções deverão ser feitas aos 30 minutos de cada tempo. Caso a Fifa descumpra a ordem, a entidade será multada em R$ 200 mil por jogo. Cabe recurso da decisão, mas a entidade afirmou que "continuará a aplicar suas diretrizes ao longo da Copa e, portanto, respeita integralmente a decisão judicial".

Para o MP, o pedido tem base no artigo 7º da Constituição, que diz respeito à redução dos riscos inerentes ao trabalho; e a Norma Regulamentadora nº 15, do Ministério do Trabalho e Emprego, que disciplina as obrigações e controles mínimos necessários à proteção do trabalhador, e seu ambiente laboral, frente a exposição a agentes insalubres, tais como o calor.

"Entendo que a matéria tratada envolve o tema da saúde no trabalho. E assim se aplica ao caso a tese da Súm 736 do Supremo Tribunal Federal, a qual estabeleceu a seguinte compreensão: compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores", conforme um dos trechos do processo. 

No jogo entre Itália e Costa Rica, na Arena Pernambuco, em Recife, a temperatura em campo, segundo o site da Fifa, é de 29ºC, o que não obrigaria o árbitro chileno Enrique Osses a conceder o tempo técnico.

A Itália deu eco ao assunto após o jogo da primeira rodada do Grupo D, em que venceu a Inglaterra, por 2 a 1, na Arena Amazônia, em Manaus, e os dois times europeus sofreram muito com as altas temperaturas. A delegação da Azzurra pediu oficialmente à Fifa que considerasse a parada técnica para jogos com calor acima da média. A entidade ficou de responder, mas ainda não havia se posicionado oficialmente.


Pirlo Itália e Costa Rica Arena Pernambuco (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Jogo na Arena Pernambuco entre Itália e Costa 
Rica nesta sexta-feira (Foto: Aldo 
Carneiro / Pernambuco Press)


Confira alguns trechos do processo:

"O art. 6º da Constituição Federal assegura o direito à saúde, ao trabalho e à segurança a todos, independente da condição de trabalhador"

"Destaco que o fato dos potenciais beneficiários da tutela pretendida serem estrangeiros não residentes no Brasil não afasta a adoção dos fundamentos acima expostos"

"A Fifa é quem organiza e executa o evento, obviamente que toda e qualquer determinação judicial relacionada a este deve ser dirigida à Fifa. E não por acaso, a Fifa não está totalmente isenta de responsabilidade civil, ainda que a assunção direta de responsabilidade seja excepcional".

"Entendo legítima a preocupação do Ministério Público do Trabalho envolvendo os atletas que participam da Copa do Mundo Fifa 2014. Não é o fato de que são estrangeiros, tampouco de que recebem quantias vultuosas pelo trabalho desenvolvido que os tornam excluídos da proteção à saúde no trabalho"

"A Fifa já conta com norma procedimental interna de paralisação com 32 graus IBUTG/WBGT, ao passo que o MPT postula que tal paralisação ocorra com temperatura superior a 30 graus IBUTG/WBGT"

"Defiro a concessão da liminar para, acolhendo parcialmente os pedidos de número 05 e 07 (fl. 20 da petição inicial), condenar a ré em obrigação de fazer, correspondente à realização de pausa técnica nas partidas da Copa do Mundo Fifa 2014, em torno dos 30 minutos de cada tempo de partida em andamento, caso seja atingida a temperatura superior a 32º C com base no IBUTG/WBGT"

"Condeno ainda a promover o registro, por meio de equipamento certificado, da temperatura nos locais das partidas. Fixo multa de R$ 200.000,00 por partida na qual a presente condenação venha a ser descumprida, no todo ou em parte, sendo que o eventual incidente acerca do descumprimento da decisão será processado após a conclusão da Copa do Mundo Fifa 2014"
Confira o comunicado da Fifa sobre a decisão:


Em liminar emitida mais cedo hoje, o Tribunal Regional do Trabalho, em Brasília, confirmou plenamente o conjunto de diretrizes pré-estabelecidas pela FIFA para a implementação de paradas técnicas durante a Copa do Mundo, que já haviam sido aplicadas de forma consistente desde o jogo de abertura. A FIFA continuará a aplicar suas diretrizes ao longo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™ e, portanto, respeita integralmente a decisão judicial.
Como lembrete, segue a política da FIFA em relação às paradas técnicas:
Para a FIFA, a saúde dos jogadores é sempre altamente prioritária. Definir a tabela da Copa do Mundo da FIFA – inclusive a distribuição dos horários de início dos jogos – foi um processo complexo de quase dois anos de trabalho, envolvendo avaliações detalhadas por parte de especialistas dos departamentos médico, competições/serviço às equipes, TV, acomodação e transporte, tanto da FIFA quanto do Comitê Organizador Local no Brasil. Um aspecto essencial na definição dos horários de início dos jogos foi a análise completa do histórico do clima em todas as cidades. Portanto, as sedes com as maiores médias de temperatura como Manaus, Cuiabá e Fortaleza não têm jogos com início às 13h na fase de grupos.

A equipe médica da FIFA sempre monitora cuidadosamente todas as cidades durante qualquer competição da FIFA com o objetivo de proteger a saúde dos jogadores. Pausas para hidratação serão avaliadas jogo a jogo durante as 64 partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Para efeitos de distinção, intervalos oficiais e obrigatórios para hidratação não serão preestabelecidos.
 Em vez disso, as condições climáticas serão avaliados antes de cada jogo pelo oficial médico da FIFA na sede. O critério principal para a equipe médica é baseado no Wet Bulb Globe Temperature (WBGT). Caso o WBGT ultrapasse os 32 graus (também levando em consideração fatores adicionais como a hora do dia, a presença de nuvens, humidade, velocidade do vento, sensação térmica e localização do estádio), o oficial médico recomendará intervalos de hidratação ao coordenador geral da FIFA e ao comissário da partida. A implementação e o controle dessa pausa fica por conta do árbitro.
Abaixo, novamente, o resumo dos critérios para a escolha dos horários de início dos jogos:

- Primeiro e principalmente, considerações relativas à saúde, conforme descrito acima. Outros critérios incluem:
- Distribuição equitativa de todas as seleções
- Períodos de descanso equitativos para todas as seleções em um mesmo grupo
- Temperatura nas sedes
- Fatores do mercado global de TV
- Logística de viagem para os torcedores (como horários de voos e acomodação)




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/juiz-de-brasilia-concede-liminar-que-obriga-fifa-conceder-tempo-tecnico.html

Após "altinha" no fim do treino, Neymar esbanja com gol olímpico

Camisa 10 da seleção mostra habilidade antes de atender torcedores na Granja


Por Teresópolis, RJ

Ao fim da atividade da seleção brasileira nesta sexta-feira na Granja Comary, alguns jogadores permaneceram em campo para uma animada competição de "altinha". Quem deixava a bola cair, sofria com tapas na mãos por parte dos companheiros. Neymar reservou o melhor para o final: na saída do campo, bateu com perfeição na bola que estava na linha de fundo e fez um gol olímpico, mostrando habilidade (veja no vídeo). Depois, ao lado de David Luiz e Daniel Alves foi atender os moradores do condomínio ao lado da Granja, que pediam autógrafos e fotos.



saiba mais

Neymar já participou de uma disputa de gols olímpicos com Thiago Silva durante a preparação para a Copa, e o zagueiro levou a melhor.

A seleção brasileira treina novamente na Granja Comary na tarde deste sábado, e em seguida embarca para Brasília, onde enfrenta Camarões na segunda-feira, pela última rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Antes disso, no domingo, o grupo faz um treino no Mané Garrincha, que só terá 15 minutos liberados para a imprensa.


Neymar e Vitor Treino Brasil (Foto: Getty Images)
Neymar treina finalização diante de Victor: 
técnica apurada chama a atenção mais uma vez (
Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/apos-altinha-no-fim-do-treino-neymar-esbanja-com-gol-olimpico.html

Cabelo calibrado: nigerianos mudam o visual em posto de gasolina

Antes de jogo decisivo contra Bósnia, Emenike, Musa e Omeruo são atendidos em salão de beleza dentro de ponto de abastecimento. Partida será em Cuiabá


Por Cuiabá, MT

Não precisava de luxo ou ostentação. Os jogadores da Nigéria só queriam cortar o cabelo antes da partida diante da Bósnia, neste sábado, na Arena Pantanal. Por isso, apenas atravessaram a rua do hotel onde estão hospedados, no Município de Várzea Grande (vizinho de Cuiabá), e se tornaram os clientes vips do salão de beleza ''Aeroporto'', que fica dentro de um posto de gasolina.

Emenike, Musa e Omeruo chegaram por volta de 13h40 do horário local. Lá, foram atendidos pela dona do estabelecimento, Dirce Cardoso, que os recebeu de forma atenciosa. O atacante do Fenerbahce cortou o cabelo primeiro e deixou o salão rapidamente. Musa pintou, enquanto o zagueiro Omeruo investiu no estilo moicano. Cada corte custou 20 reais.

- Os três vieram cortar o cabelo. Cortes comuns. Cuidaram de tudo, checaram se era descartável, nada demais. Não fizeram muitas recomendações, só o necessário - disse.


Mosaico Jogadores Nigéria cortam o cabelo em posto (Foto: Editoria de arte)


Sorridentes, os jogadores foram atenciosos com os funcionários do Salão Aeroporto. Omeruo se empolgou e fez até um tratamento. No fim da tarde desta sexta, o time ainda fará um treinamento de reconhecimento na Arena Pantanal.

Nigéria e Bósnia se enfrentam na Arena Pantanal no dia 21 de junho, às 19h (horário de Brasília). A partida é decisiva para os africanos, que empataram com o Irã na estreia pelo Mundial. O time de Moses, Mikel e cia. precisa vencer os europeus para chegar com chances de classificação na última partida do Grupo F, contra a líder e favorita Argentina, no dia 25, em Porto Alegre.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/nigeria/noticia/2014/06/cabelo-calibrado-nigerianos-mudam-visual-em-posto-de-gasolina.html

Emanuel/Pedro pega Ricardo/Álvaro nas oitavas do Grand Slam de Berlim

Com 100% de aproveitamento, Alison e Bruno Schmidt também avançam à próxima fase. Evandro/Vitor Felipe cai na repescagem após duelo brasileiro


Por Berlim, Alemanha


O último dia da fase de grupos e a disputa da repescagem no Grand Slam de Berlim, na Alemanha, classificou três times brasileiros às oitavas de final do torneio masculino. O frio que chegou aos 10º C na estreia deu uma trégua aos brasileiros, com os termômetros beirando os 18º no segundo dia de disputas. Alison/Bruno Schmidt e Ricardo/Álvaro Filho venceram seus jogos nesta sexta-feira e avançaram com 100% de aproveitamento. Emanuel/Pedro Solberg ficou em terceiro na chave e se classificou pela repescagem, após derrotar Evandro/Vitor Felipe.

Na próxima fase, Pedro Solberg/Emanuel terá novamente um duelo brasileiro pela frente, desta vez contra o ex-parceiro de Emanuel e medalhista olímpico, Ricardo, e o paraibano Álvaro Filho. Nas quartas de final, que serão disputadas neste sábado, a dupla vencedora enfrenta quem avançar do duelo entre os letões Samoilovs/Smedins, atuais campeões do Circuito Mundial, contra os suíços Gabathuler/Gerson.

vôlei de praia Pedro Solberg e Evandro etapa de Berlim (Foto: FIVB)
Pedro Solberg se livra do bloqueio montado por
 Evandro na repescagem em Berlim (Foto: FIVB)

- Tivemos uma primeira fase difícil, mas conseguimos encontrar um estilo de jogo mais cadenciado. Infelizmente, em nossa sequência de jogos tivemos equipes brasileiras. A primeira foi o Evandro /Vitor, e agora o Ricardo/Álvaro Filho. Vamos descansar e esperamos realizar um bom jogo - declarou o medalhista olímpico Emanuel.

Alison e Bruno Schmidt, que não perderam nenhum set em três jogos, encaram os holandeses Brouwer/Meeuwsen nas oitavas de final. Na fase seguinte, o time classificado enfrentará o vencedor da partida entre os poloneses Kadziola/Szalankiewicz e os italianos Nicolai/Lupo, campeões das duas primeiras etapas do Circuito Mundial neste ano.

Jogos do dia

vôlei de praia Ricardo etapa de Berlim (Foto: FIVB)
Ricardo etapa de Berlim (Foto: FIVB)

A última rodada da fase de grupos começou com vitória para os brasileiros. Alison e Bruno Schmidt venceram os espanhóis Herrera e Gavira por 2 sets a 0 (21/10, 21/14), conquistando o primeiro lugar da chave E, além da vaga direto às oitavas de final. Mesma campanha de Ricardo/Álvaro Filho, que derrotaram os norte-americanos Jacob Gibb e Casey Patterson por 2 a 1 (21/18, 12/21, 17/15), pelo grupo G.

No grupo H, Evandro e Vitor Felipe se recuperaram do revés de ontem e venceram os holandeses Brouwer/Meeuwsen por 2 a 0 (21/18, 21/18). O segundo lugar na chave levou a dupla à repescagem justamente contra Emanuel/Pedro Solberg, que foram derrotados pelos russos Semenov/Krasilnikov na última rodada do grupo F, por 2 a 0 (21/15, 27/25). Na disputa "caseira", vitória de Pedro Solberg e Emanuel por 2 a 0 (21/13, 21/12).

vôlei de praia Bruno Schmidt etapa de Berlim (Foto: FIVB)
Ao lado de Alison, Bruno Schmidt avançou 
direto às oitavas de final com 100% de 
aproveitamento (Foto: FIVB)

Oitavas e quartas de final serão definidas neste sábado, enquanto as semifinais, decisão do terceiro lugar e final estão marcadas para domingo. As disputas de medalhas terão transmissão ao vivo do SporTV, a partir das 9h (horário de Brasília).

Berlim é o terceiro Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até agora. Além de um prêmio de mais de R$ 127 mil, a dupla campeã na capital da Alemanha soma 800 pontos na briga pelo troféu geral, contra 500 pontos por um título de etapa do Open.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/06/emanuelpedro-pega-ricardoalvaro-nas-oitavas-do-grand-slam-de-berlim.html

Sábado de Copa do Mundo no SporTV e mais Fórmula 1, natação, vôlei e judô

Canal Campeão transmite três jogos do Mundial, com Argentina e Alemanha em campo. Confira abaixo a programação completa dos canais SporTV


Por Rio de Janeiro


Di Maria, Aguero e Messi treino Argentina (Foto: EFE)
Di María, Agëero e Messi são os homes de frente
da Argentina, que encara o Irã (Foto: EFE)

Neste sábado, a Copa do Mundo segue com a segunda rodada dos grupos e terá em campo seleções como Argentina e Alemanha, em suas respectivas chaves. E o dia do SporTV ainda conta com a Fórmula 1 e as categorias GP2 e GP3, com transmissões ao vivo do Canal Campeão, que também mostra disputas da Liga Mundial de vôlei, do Grand Prix de Judô e do circuito norte-americano de natação.

Para que o telespectador não perca nenhuma imagem e nenhuma notícia, o SporTV está recheado de programas em sua programação ao vivo, que começa às 7h, com o “Bom dia SporTV”, e segue com o “SporTV News”, “Redação SporTV” e “Tá na Área”, pela manhã. À noite, depois dos jogos, é a vez do “Seleção SporTV”, “Extra Ordinários”, “SporTV News” e “Madruga SporTV”.


Copa do Mundo
A Argentina faz seu segundo jogo na Copa diante do Irã, em partida às 13h deste sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, e o SporTV mostra com a narração de Milton Leite e os comentários de Maurício Noriega e Edinho. Pelo mesmo Grupo F, às 19h se enfrentam Nigéria e Bósnia, na Arena Pantanal, em Cuiabá, com narração de Júlio Oliveira e os comentários de Ivan Andrade e William Machado. A Argentina lidera a chave com três pontos, enquanto Irã e Nigéria têm apenas um, e a Bósnia é a lanterna sem pontos.

Já pelo Grupo G, a segunda rodada será aberta com a partida entre Alemanha e Gana, no Castelão, em Fortaleza, às 16h, com transmissão do Canal Campeão que terá a narração de Jáder Rocha e os comentários de Carlos Eduardo Lino e Ricardo Rocha.

Nico Rosberg na Áustria (Foto: Reuters)
Nico Rosberg, da Mercedes, lidera o 
Mundial deFórmula 1 (Foto: Reuters)


Automobilismo
O dia promete ser agitado no circuito de Spielberg, na Áustria. A partir de 6h, o SporTV2 mostra o terceiro e último treino livre do Grande Prêmio de Fórmula 1, com narração de Daniel Pereira e comentários de Lito Cavalcanti.
Mais tarde, às 10h40, o SporTV3 transmite a corrida da GP2, com narração de Clayton Carvalho e comentários de Lito Cavalcanti. Em seguida, às 12h20, é a vez do SporTV3 mostrar a primeira corrida da GP3, com narração de Clayton Carvalho e comentários de Fred Sabino.


Liga Mundial
O SporTV2 transmite neste sábado dois jogos da quinta semana da Liga Mundial de vôlei masculino. O primeiro deles, às 9h, é entre Rússia e Sérvia, na cidade russa de Surgut, e contará com a narração de Paulo Stein e os comentários de Marco Freitas. À noite, às 21h, é a vez de EUA e Bulgária, que jogam em solo americano na Arena de Hoffman Estates, com narração de Eusébio Resende e comentários de Nalbert.


Judô
A partir de 12h, o SporTV2 mostra as finais do Grand Prix de Judô, que acontece em Budapeste, na Hungria, com narração de Guto Nejaim e os comentários de Daniela Polzin e Ângelo Paiva. Serão 407 atletas de 53 países no tatame.


Natação
O circuito norte-americano de natação chega neste sábado à sua última etapa, em Santa Clara, na Califórnia. O SporTV3 transmite o evento a partir de 21h, com a narração de Cláudio Uchoa e os comentários de Mariana Brochado. A competição conta com a presença de nomes como Michael Phelps, Nathan Adrian, Anthony Ervin, Missy Franklin e Alisson Schmitt, enquato o Brasil está representado com Bruno Fratus, Marcelo Chierighini, Felipe Lima e Gabriel Fidélis.

Michael Phelps ouro 100m borboleta GP Charlotte (Foto: Getty Images)
Michael Phelps é uma das atrações da etapa 
de Santa Clara (Foto: Getty Images)


FONTE:

Fabi mostra foto com Suárez e lembra de reviravolta nas Olimpíadas de 2012

Líbero lembra dos momentos difíceis vividos pela seleção brasileira de vôlei nos últimos Jogos e traça paralelo com recuperação pessoal do uruguaio


Por Rio de Janeiro


Torcedora fanática do Flamengo e fã de futebol, a líbero da equipe de vôlei do Rio de Janeiro Fabi foi um dos convidados do "Madruga SporTV", ao lado do jogador de basquete Anderson Varejão.

 Encantada com a intensidade do jogo entre Uruguai e Inglaterra, que terminou com a vitória dos sul-americanos por 2 a 1, a jogadora revelou no programa seu lado tiete e mostrou uma foto tirada durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, com o atacante Luis Suárez. A líbero aproveitou também para traçar um paraleo entre a recuperação do uruguaio, que quase foi cortado da Copa do Mundo em função da recuperação de um processo cirúrgico, e a seleção brasileira de vôlei na última edição dos Jogos (assista ao vídeo).

- Era de manhã, estava morrendo de sono, saindo para treinar e ele estava passando. Essa foto foi tirada quando a "vaca estava quase indo para o brejo". Meu sorriso estava até meio amarelo porque a gente tinha perdido para a Coreia e precisava ganhar da Turquia e da Sérvia, que não vinha bem. Foi uma semana de "tempestades" - lembrou Fabi, que recentemente anunciou sua aposentadoria da seleção brasileira.

Completamente recuperado da lesão, Luis Suárez escreveu um capítulo tão bonito em sua história e de seu país quanto a vivida pela seleção brasileira de vôlei em 2012. Ao passo em que a equipe de José Roberto Guimarães caminhou firme para conquistar o bicampeonato olímpico, o atacante se emocionou ao marcar os dois gols do Uruguai nessa quinta-feira, eliminando a Inglaterra e deixando a seleção Celeste ainda com esperanças de passar às oitavas-de-final e continuar lutando pelo tricampeonato mundial. 

Fabi ao lado de Suárez nas olimpiadas de 2012 (Foto: Reprodução SporTV)
Fabi ao lado de Suárez nas Olimpíadas de 2012 
(Foto: Reprodução SporTV)


saiba mais

França bebe da inspiração da Arena Fonte Nova e atropela a Suíça: 5 a 2

Estádio baiano foi palco apenas de goleadas em duelos europeus nesta Copa do Mundo. Com o passeio, Bleus ficam com mão na vaga no Grupo E


 A CRÔNICA

por Helena Rebello

Primeiro, foi a Holanda, que atropelou a Espanha. Depois, a Alemanha, que passou por cima de Portugal. Nesta sexta-feira, foi a vez da França ter um dia abençoado naquela que é conhecida como a terra de todos os santos – e que na Copa virou sinônimo de goleadas. Com jogo coletivo envolvente e um bombardeio de finalizações, os Bleus botaram a Suíça na roda e deram um baile no gramado da Arena Fonte Nova. Ainda no primeiro tempo, abriram 3 a 0, o que lhes daria a liderança absoluta do Grupo E. No fim, com 5 a 2 no placar e seis pontos na classificação, os comandados de Didier Deschamps deram um passo enorme rumo às oitavas de final. Caso Honduras vença ou empate com o Equador, em jogo marcado para as 19h (de Brasília), a vaga estará garantida.


saiba mais

Os gols em Salvador foram marcados por Giroud, Matuidi e Valbuena, no primeiro tempo, e por Benzema e Sissoko, no segundo. Dzemaili e Xhaka descontaram, já perto do fim. O placar só não foi mais elástico porque o goleiro Benaglio fez uma série de grandes defesas durante todo o jogo, incluindo um pênalti cobrado por Benzema na etapa inicial, e contou com a ajuda do travessão em chute de Cabaye. Ainda, nos acréscimos, Benzema chegou a fazer o sexto gol, mas o árbitro havia encerrado o jogo segundos antes.

As duas seleções voltam a campo na próxima quarta-feira, às 17h (horário de Brasília). No Maracanã, a França enfrenta o Equador. A Suíça, por sua vez, encara Honduras, na Arena da Amazônia.

França não deixa Suíça respirar
Mesmo com vitórias na rodada de abertura, os técnicos de Suíça e França mostraram que também se mexe em time que está ganhando. Em relação à equipe que bateu Honduras, Didier Deschamps colocou Sissoko e Giroud nas vagas e Pogba e Griezmann, respectivamente. Do lado suíço, Ottmar Hitzfeld reconheceu os méritos de Mehmedi e Seferovic, que marcaram os gols da virada sobre o Equador, e os escalou nos lugares de Stocker e Drmic, respectivamente.

Valbuena Suíça x França (Foto: EFE)
Valbuena corre para a galera após marcar o 
terceiro gol francês na Arena Fonte Nova 
(Foto: EFE)

Com a bola rolando, as duas equipes iniciaram uma batalha no meio-campo. Ambas marcavam a saída de bola adversária com muita pressão, e uma roubada de bola sucedia a outra. Se os suíços imprimiam maior velocidade, os franceses chegaram primeiro com perigo em chute colocado de Benzema – posicionado do lado esquerdo do ataque, o camisa 10 apareceu sem marcação para arriscar de fora da área.

Logo depois, a Suíça sofreu uma baixa importante na defesa. Com pé alto, Giroud feriu Von Bergen perto do olho. Com um sangramento muito intenso e dores na região, o zagueiro precisou ser substituído por Philippe Senderos. Curiosamente, seis minutos depois Giroud deu novo prejuízo aos rivais. Desta vez, no placar. Em cobrança de escanteio, o atacante subiu mais que Varani e abriu o marcador na Fonte Nova: 1 a 0.

A Suíça nem teve tempo de lamentar, e o grito da torcida francesa mal se conteve nas gargantas. Em saída errada de Behrami, Benzema partiu em velocidade e serviu Matuidi, que tocou com jeito na saída de Benaglio. Aos 18 minutos, os Bleus alcançaram 2 a 0 no placar com domínio absoluto do meio-campo.

Os suíços, atordoados, se viram envolvidos pelo toque de bola rival e demoraram a se reencontrar na partida. Quando puseram a cabeça no lugar, voltaram a levar perigo. Xhaka aproveitou sobra de Inler e marcou, mas o bandeirinha assinalou o impedimento. Na sequência, Mehmedi desceu em velocidade e chutou de longe. Shaqiri pegou a sobra e bateu cruzado, mas Lloris, com a ponta dos dedos, evitou o gol – a arbitragem não viu o leve desvio e assinalou tiro de meta.

Com a bola nos pés, Benzema levantou a torcida. Primeiro, chutou fraco para defesa de Benaglio. Depois, pedalou até a linha de fundo, levou um totó de Djourou e caiu no chão. Os protestos do suíço foram em vão, e o árbitro Djorn Kuipers assinalou pênalti. Benzema escolheu seu canto esquerdo e parou nas mãos de Benaglio. Na sobra, Cabaye mandou uma bomba no travessão e perdeu chance clara, com o gol aberto.

Evra Xhaka Suíça x França (Foto: EFE)
Xhaka tenta cabeçada pela Suíça: time vermelho 
esteve em jornada infeliz (Foto: EFE)

A Suíça até voltou a ameaçar a meta de Lloris, mas não teve competência para finalizar. A França, por outro lado, seguiu fatal. Em contra-ataque muito veloz, Varani lançou na medida para Giroud, que tocou para Matuidi escorar para as redes: 3 a 0 no marcador e gritos de olé nas arquibancadas. Logo depois, Valbuena quase marcou seu segundo na partida. O belo toque de primeira, porém, foi defendido por Benaglio no reflexo. O goleiro suíço, mesmo vazado três vezes, evitou uma tragédia ainda maior para sua seleção no primeiro tempo.

Suíços só acordam no fim
A Suíça voltou do vestiário com uma postura muito mais agressiva em campo. Mas mesmo com mais posse de bola, seguia pecando no momento da finalização. Com uma série de chutes de fora da área, arrancou suspiros da torcida, mas pouco exigiu de Lloris. Do outro lado do campo, Benaglio seguiu se desdobrando. Quando roubava a bola, a França partia a toda velocidade e, com buracos na defesa rival, chegava com bem mais perigo. 

Quando Deschamps trocou Giroud por Pogba, o camisa 9 deixou o campo ovacionado pelo público. E a França mudou seu posicionamento no ataque, com Benzema virando o homem de referência no centro. Logo depois, a Suíça desperdiçou sua melhor chance até então. Mehmedi recebeu livre na pequena área, mas foi bloqueado. Benzema, minutos depois, ensinou ao rival como se faz. Após receber um lançamento de trivela de Pogba, o camisa 10 deixou sua marca na Fonte Nova e consolidou a goleada: 4 a 0.

Dali em diante, os suíços pareceram se conformar e diminuiram o ritmo. A cada chance que eles perdiam, a França se agigantava. Em jogada bem trabalhada, Benzema bancou o garçom para Sissoko. Em velocidade, o volante surgiu livre pelo lado direito da área e tocou de primeira para marcar o quinto dos Bleus. A torcida gastou a voz que restava para gritar olé, enquanto os suíços pareciam meninos em uma roda de bobinho.

Benaglio destoava e seguia evitando uma humilhação maior. Em um único lance, fez três grandes defesas. Dzemaili, que entrou no lugar de Behrami na segunda etapa, finalmente baçançou as redes para a Suíça. Em cobrança de falta, bateu rasteiro no canto direito de Lloris. A desvantagem era tamanha que ele nem comemorou. Mesmo assim, o time pareceu se contagiar. Shaqiri arriscou de longe para defesa do goleiro francês, e Xhaka finalmente teve sucesso. Lançado por Inler, o camisa 10 bateu de primeira e fechou o placar na Fonte Nova: 5 a 2. Mas era tarde para tentar algo mais.




FONTE:

Sí se puede: Costa Rica vence a Itália e se classifica no Grupo da Morte

Empurrados pela torcida, Ticos fazem grande partida na Arena PE, anulam Pirlo e garantem vaga para as oitavas. Azzurra tenta empate contra Uruguai


 CRÔNICA

por Carlos Augusto Ferrari

Os gritos de “Sí se puede” (Sim, podemos) funcionaram como um mantra. Uma espécie de sonho, um desejo enorme de vencer e conquistar algo que, para os outros, soava como impossível. Se o Grupo D é da morte, problema dos campeões mundiais, próximos de um vexame histórico – a Inglaterra está eliminada. A vitória por 1 a 0 sobre ninguém menos que a tetracampeã Itália leva a Costa Rica para as oitavas de final pela segunda vez na história da Copa do Mundo e coloca fogo na última rodada. Teve até “olé”. Sim, eles conseguiram.


saiba mais

O triunfo sobre o Uruguai na estreia deixou de ser uma surpresa. No embalo de uma torcida que brotou de todos os cantos da Arena Pernambuco, a Costa Rica voltou a jogar bem e foi quase impecável na marcação que anulou Pirlo. Bryan Ruiz marcou de cabeça no fim do primeiro tempo, logo depois de o árbitro ignorar um pênalti claro de Chiellini em Campbell.

Balotelli, que pediu um beijo da Rainha Elizabeth se marcasse e salvasse a Inglaterra da eliminação, pagou com a língua. Sem vencer os dois primeiros jogos de um Mundial desde 1990, a Itália poderia sair de campo praticamente classificada se não fosse o pé torto de seu principal goleador. Foram três chances claras desperdiçadas, todas na etapa inicial. Os europeus também fraquejaram diante dos quase 30 graus. A Fifa ignorou os pedidos e não permitiu a parada técnica.

A terceira rodada será como uma decisão. Itália e Uruguai se enfrentam, terça-feira, às 13h, na Arena das Dunas, em Natal. A Azzurra joga pelo empate por ter zero gol de saldo contra um negativo da Celeste. Quem vencer, avança. A Costa Rica, no mesmo dia e horário, cumpre tabela contra a Inglaterra, no Mineirão.

Bryan Ruiz costa rica gol Itália  (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Jogadores costarriquenhos em êxtase 
comemoram o gol de Ruiz (Foto: Aldo 
Carneiro / P
ernambuco Press)

Para a Costa Rica, calor só da torcida
Esqueça o calor, a umidade e qualquer outro componente que possa atrapalhar o desempenho de um time de futebol. A Costa Rica ignorou a todos. Correu como se espera de um time tecnicamente inferior, mas que vê nos 90 minutos seguintes uma chance, talvez, única de fazer história e se classificar no Grupo da Morte. O desvio de cabeça de Borges, quase marcando no início, inflamou ainda mais a torcida, maioria nas arquibancadas, com os gritos de “Sí se puede” (Sim, podemos). E eles puderam.

Balotelli Costa Rica x Itália (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Balotelli abusa de perder oportunidades 
claras degol (Foto: Aldo Carneiro/
Pernambuco Press)

A Itália sofreu uma barbaridade com a marcação avançada dos rivais. A Costa Rica fez o básico: adiantou seus jogadores para travar a saída de bola de Pirlo e correu por todos os lados, todos os cantos, impedindo a Azzurra de acionar seu craque e chegar ao campo de ataque. De Rossi, Chiellini e Barzagli cansaram de tocar a bola sem saber o que fazer com ela. Campbell estava ali, pronto para assustar de novo.

Manter o ritmo frenético de marcação, porém, seria impossível com os quase 30 graus da Arena Pernambuco. Foi aí que a Itália começou a jogar. Pirlo ganhou espaço e fez a equipe crescer. Só faltou Balotelli jogar. O herói da estreia acumulou gols perdidos, chances claras: de voleio quase na pequena área, de cobertura cara a cara, chutando livre da entrada da área...E os italianos cansaram.

A Costa Rica conseguiu um fôlego extra nos minutos finais. Suficiente para ficar em vantagem no placar. Antes, jogadores e torcedores costarriquenhos foram à loucura. Campbell arrancou e foi derrubado por Chiellini na área. Pênalti claro não marcado pelo árbitro chileno Enrique Osses. Logo depois, aos 44, o gol. Díaz cruzou da esquerda, a defesa italiana parou e Ruiz desviou. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

 Bryan Ruiz gol - Costa rica x Itália (Foto: Reuters) 
Bryan Ruiz só cumprimenta Buffon para fazer o gol 
da vitória costarriquenha em Recife (Foto: Reuters)
 
 
Segundo tempo é vez de Navas brilhar
Cesare Prandelli abandonou o esquema 4-1-4-1 e mandou a campo uma formação mais ofensiva no segundo tempo. O meia-atacante Antonio Cassano ocupou o lugar de Thiago Motta e fez a Azzurra acabar com a morosidade da etapa inicial. Navas, porém, apareceu. Um dos ídolos da Costa Rica, o goleiro salvou em chutes de longe de Darmian e Pirlo.

A empolgação azul acabou gradativamente Os Ticos rapidamente acertaram a marcação sobre Cassano e Balotelli e impediram novas jogadas de perigo. Prandelli mudou de novo para tentar abrir a defesa rival. Colocou o baixinho Insigne para correr pela esquerda. Depois, escalou Cerci pela direita. De nada adiantou.

Nas arquibancadas, os costarriquenhos se dividiam entre os gritos de “olé” e o “Sí se puede”. Era como se uma parte já sentisse a vitória próxima, e a outra não quisesse qualquer sinal de menosprezo diante de um adversário tão tradicional. Jorge Luis Pinto também trocou, colocando Cubero, Ureña e Brenes para reforçar a marcação e encontrar um contra-ataque mortal.

A Itália parecia conformada com o resultado. Não pressionou como se esperava, talvez não tivesse pernas para isso. Insigne ainda apareceu na entrada da área, mas mandou a bola nas nuvens. Brenes, nos descontos, ainda arrancou um "uuuhh" da torcida com um chute colocado, que passou raspando. Era o que faltava para a festa costarriquenha começar em Pernambuco. Estragou o seu bolão? O meu também!

Balotelli Costa Rica x Itália (Foto: AP)
Balotelli decpecionado e festa da Costa Rica, 
classificada para as oitavas de final do 
Mundial (Foto: AP)
 
 



FONTE:

Sem Julio César, Felipão não dá pistas e mantém mistério sobre time

Goleiro trabalha na academia, não vai a campo, mas CBF garante que ele está bem. Scolari comanda treino tático e técnico seguido de rachão. Escalação é incógnita


Por Teresópolis, RJ

 
Após o empate com o México, Felipão deixou aberta a possibilidade de mudanças na equipe. A expectativa era que o suspense começasse a ser desfeito nesta sexta. No treino, no entanto, o treinador não deu pistas, misturou titulares e reservas e manteve o mistério sobre a equipe que vai enfrentar Camarões, na próxima segunda-feira. A surpresa na atividade foi a ausência de Julio César. De acordo com a CBF, o goleiro fez um trabalho específico na academia, já previsto pela comissão técnica, e não tem qualquer tipo de problema físico.

A atividade, no campo 1 da Granja Comary, começou com um treino tático de jogadas ensaiadas. De um lado de campo, Felipão orientava atacantes, meio-campistas e laterais, ensaiando lances pelo canto. Do outro, sob o comando do auxiliar Flávio Murtosa, os zagueiros treinaram jogadas de bolas aéreas, com participação do meia Gustavo Scarpa do Fluminense. Além dele, o zagueiro Wellington Carvalho, também do Tricolor, participou do trabalho.



saiba mais

O treino tático durou cerca de 1h15. No banco de reservas, além do coordenador Carlos Alberto Parreira, o ex-jogador e atual observador da Seleção, Roque Júnior, e os ex-jogadores de vôlei, Bernard e Marcos Vinícius, acompanharam a movimentação.

Após a atividade tática, os jogadores participaram de um animado treino recreativo, em campo reduzido, sem obrigações táticas ou titulares e reservas. Aparentemente, o empate com o México não atrapalhou a confiança no grupo, que esteve bastante descontraído durante o rachão.

Mesmo debaixo de chuva, muitos moradores do condomínio onde fica localizada a Granja acompanharam a atividade. Do lado de fora, um grupo de torcedores, formado em sua maioria por crianças, pedia ao gritos a liberação da entrada por parte da CBF: "libera, libera!".

O treino da manhã de sábado foi cancelado por Felipão. Só haverá atividade na parte da tarde.


 Logo após a movimentação os jogadores deixam a Granja Comary rumo à Base Aérea do Galeão, de onde embarcam para Brasília. O treino do domingo no Mané Garrincha será fechado.

A Seleção precisa apenas de um empate para garantir a vaga nas oitavas de final mas, dependendo do resultado da partida entre Croácia e México, pode avançar até mesmo se perder.

O GloboEsporte.com, a TV Globo e o SporTV transmitem o jogo, e o site acompanha em Tempo Real

Marcelo Treino Brasil (Foto: Marcio Farache / Mowa Press)
Marcelo chega firme em Dante em uma disputa de 
bola no treino desta sexta (Foto: 
Marcio Farache / Mowa Press)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/julio-cesar-e-desfalque-no-treino-da-selecao-na-granja-comary.html