quarta-feira, 11 de junho de 2014

Com treino invadido, sósia de R10 se ajoelha para Messi e arranca risos

Vários torcedores entram no gramado do Independência ao fim do treinamento


Por Belo Horizonte

 
Hospitalidade e idolatria. Esqueça aquela rivalidade tradicional entre Brasil e Argentina: os hermanos estão em casa em Belo Horizonte. No primeiro treinamento aberto ao público visando à Copa do Mundo, o que se viu no Independência foi um espetáculo de simpatia com alguma dose de histeria do público mineiro. Com Messi como figura principal, os argentinos foram ovacionados durante toda a atividade. No fim, vários torcedores invadiram o gramado e foram reverenciar o craque. Entre eles, um sósia de Ronaldinho Gaúcho, jogador que foi companheiro do hermano no Barcelona. Ele se ajoelhou aos pés do camisa 10 e arrancou risadas de quem estava por perto - os que mais se divertiram foram Demichelis, Zabaleta, Lavezzi e Campagnaro, além do próprio Messi.

Os argentinos caminhavam para o vestiário, após o fim do treino, quando um fã pulou o vidro da arquibancada, vigiado por sete seguranças, e correu na direção de Messi. Ao se aproximar do ídolo, o torcedor tirou o boné, ajoelhou-se e simulou engraxar os pés do craque. Simpático, o argentino retribuiu dando seu agasalho de presente. A cena motivou a invasão de outros torcedores, que até conseguiram chegar aos jogadores, mas foram retirados pela segurança, não antes de conseguirem outras camisas e fotos. Quem ficou na arquibancada reprovou a atitude com gritos de "que vacilão".

Messi treino Argentina, sosia Ronaldinho (Foto: AFP)
Messi ri diante do sósia de Ronaldinho 
Gaúcho no treino aberto no 
Independência (Foto: AFP)

Ovação a Messi, show de Di María
Antes da invasão, houve o treino. Empolgado com a proximidade de craques internacionais, o público que compareceu em bom número ao Independência reagiu com euforia a cada aceno, cada drible, cada jogada, mesmo que fosse em uma simples roda de bobo no aquecimento. Cerca de 10 mil torcedores acompanharam a atividade da Argentina, e os brasileiros não se importaram de vestir as cores da seleção rival. Muitas camisas do Atlético-MG também foram vistas. A parcela atleticana do público, inclusive, gritou o nome de Nico Otamendi, ex-zagueiro do Galo convocado por Sabella para treinamentos em Buenos Aires e cortado da lista final.

Desde o início da tarde a movimentação nos arredores do estádio já era grande. Os portões foram abertos às 16h, e o público entrou sem maiores problemas para dar início à festa na arquibancada. Com muitos cartazes e bandeiras, os brasileiros reverenciavam Messi. Já a parte argentina dos presentes ficou concentrada junta e cantou músicas tradicionais, que relembram o título de 1986 e diz que "pelas mãos de Leo Messi uma volta (olímpica) vão dar".

O ônibus com a delegação argentina chegou ao estádio pouco antes das 18h e deu início ao frisson na arquibancada. Os primeiros que entraram em campo foram os "sparrings", garotos de seleções de base que viajaram para completar os treinamentos. Enquanto os 23 convocados para a Copa se trocavam, os jovens aproveitaram para fazer registros com fotos no campo. O primeiro jogador a ser visto foi Maxi Rodríguez. Único argentino a já ter jogado no Horto, pelo Newell´s Old Boys, na Libertadores, o meia deu uma espiada rápida pela porta do vestiário.

torcida invade o treino da Argentina com Messi (Foto: AP)
Outro torcedor, que ganhou o agasalho 
de Messi, simulou engraxar a chuteira 
do craque antes do brinde (Foto: AP)

O primeiro a pisar no gramado, porém, 
foi Messi. De agasalho, passos lentos e com as mãos para trás, o craque caminhou no campo e levou os torcedores à loucura. De imediato, começaram os gritos: "Messi! Messi!". Todo o grupo argentino se reuniu na entrada da grande área e logo deu início uma corrida leve para aquecimento. Quando cruzou a linha do meio-campo, Messi retribuiu pela primeira vez o carinho e deu um tchauzinho para a torcida. A essa altura, tudo girava ao seu redor no Independência, até com gritos de "Olê, Olê, Olê, Messê! Messê!".

Os argentinos deram apenas uma volta no gramado e iniciaram duas rodas de bobo. Além de Messi, Di María também teve seu nome gritado a plenos pulmões, com reverências menos empolgadas a Agüero, Higuaín, Lavezzi e Mascherano. Durante a brincadeira, o meia-atacante do Real Madrid aplicou um lindo chapéu em um companheiro e levantou a galera.

Como é de costume, Messi permaneceu perto de Agüero durante toda atividade. Grandes amigos, os dois dividem o mesmo quarto na concentração, correram juntos no aquecimento, participaram da mesma rodada de bobo e acabaram como rivais em uma disputa de futevôlei. Na partida, o camisa 10 teve a companhia de Gago e Di María em seu time, contra Agüero, Lavezzi e Biglia. Em clima descontraído, os argentinos vibravam a cada ponto conquistado e, mais uma vez, Di María protagonizou os principais lances de efeito.


torcida invade o treino da Argentina com Messi (Foto: AP)
Segurança persegue torcedor que invadiu 
o treino usando uma camisa da Argentina 
(Foto: AP)

O treino na verdade foi mais uma exibição para aproximar a seleção argentina do torcedor mineiro. Após cerca de meia hora de aquecimento, Alejandro Sabella reuniu o elenco no centro do gramado para uma conversa rápida antes de os jogadores se despedirem do público. No caminho para o vestiário, Di María chutou bolas para arquibancada, até que a aconteceu a invasão do campo e a cena que resume a passagem da Argentina por Belo Horizonte: apesar de rival, Messi tem os brasileiros a seus pés.


Ao serem questionados sobre a invasão, a Fifa e o secretário de estado de Turismo e Esporte, Tiago Lacerda, afirmaram que o Comitê Organizador Local é que deve responder pela questão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/argentina/noticia/2014/06/sosia-de-r10-invade-treino-se-ajoelha-para-messi-e-leva-argentinos-ao-riso.html

Felipão convoca país e aponta para Neymar: “O craque será o campeão”

Técnico agradece apoio de torcedores e políticos, diz que estreia não lhe tira o sono e afirma que não adianta ser craque da Copa do Mundo se não for campeão


Por São Paulo

luiz felipe scolari felipão coletiva seleção brasileira (Foto: Marcos Ribolli)Felipão durante entrevista na Arena Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli)

Luiz Felipe Scolari já havia convocado 23 jogadores para a Copa do Mundo. Dessa vez, resolveu apelar para ganhar o hexa. Convocou um exército de 200 milhões para enfrentar Croácia, México, Camarões e quem mais vier pela frente. Em sua última entrevista antes da abertura da competição, o técnico agradeceu o apoio que a Seleção recebeu até aqui e anunciou:  

- Chegou a hora, vamos todos juntos, é o nosso Mundial.  

Felipão deu entrevista ao lado de Neymar. Questionado sobre quem seria o craque da Copa, ele também não teve dúvidas. Apontou para o atacante, mas fez uma ressalva:

-  O craque será o campeão porque não adianta ser craque se não for campeão. Só há um objetivo em todas as equipes: ser campeão do mundo.  


saiba mais
A caminhada de Felipão e seus comandados começa nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem ao vivo. O site também acompanha os lances em Tempo Real. Confira os principais trechos da entrevista do pentacampeão que busca o hexa:  


AGRADECIMENTOS
- Gostaria de agradecer, em nome da comissão técnica e de todos os jogadores, à presidente Dilma, que mandou mensagem, ao senador Aécio Neves, que telefonou, aos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, ao ministro Gilmar Mendes e, acima de tudo, aos torcedores que enviaram cartas e mensagens de carinho à Seleção desde nossa chegada à Granja Comary.  
 
SEMELHANÇAS COM 2002
- São seleções coletivamente parecidas. Existiu muita dedicação de atletas com personalidade para modificarem situações táticas para ajudarem a Seleção. Em alguns momentos, jogadores fazem coisas diferentes do que estão acostumados em prol da equipe. Um deles é o Neymar, que não é de marcação, mas aplica-se, tenta fazer, motiva-se para isso.

luiz felipe scolari felipão coletiva seleção brasileira (Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Caretas, bufadas, brincadeiras... Felipão 
se solta em coletiva na Arena Corinthians 
(Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)


DORME ANTES DA ESTREIA?
- Já disse 100 vezes e, se perguntarem em casa, a Olga (esposa do técnico) vai dizer a mesma coisa: eu durmo bem. Outras coisas eu não sei se faço bem, mas dormir eu durmo. Se eu tivesse o Neymar do outro lado, alguns pensamentos poderiam acontecer, mas continuaria dormindo. Quando se joga contra um jogador dessa qualidade, é preciso arquitetar algumas coisas a mais porque o improviso pode modificar o jogo a qualquer segundo.  
Meu Deus, é uma angústia só, está na hora de começar e pronto 
Felipão

 NEYMAR VAI DECIDIR?
- Espero que ele seja mais um e, sinceramente, conhecendo-o como conheço, sei que ele passa essa mensagem de coração. Ele sendo mais um e sendo o craque que é, sempre vai despontar e fazer diferença.  

MARCAÇÃO VIOLENTA
- Isso é assunto do árbitro. Ele tem que tomar conta. Quando alguém bater, seja do meu time ou do adversário, que seja punido.  

ANSIEDADE
- Em 2002, eu vivia a ansiedade de chegar o momento do jogo porque a gente passa dois, cinco, 10, 20 dias treinando. Meu Deus, é uma angústia só, está na hora de começar e pronto. Colocar em prática e ver se nossas ideias realmente são colocadas em ordem. Fico um pouco ansioso, como estou normalmente.  

neymar luiz felipe scolari felipão coletiva seleção brasileira (Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Felipão brinca com Neymar durante a 
entrevista, na véspera da abertura da 
Copa (Foto: Jefferson 
Bernardes/Vipcomm)


PROVOCAÇÃO
(em resposta ao jornalista norueguês que citou, em tom de brincadeira, que o Brasil jamais venceu a Noruega) Se o Brasil nunca venceu a Noruega, então que bom que a Noruega não está aqui (risos).  
 Tento ser o treinador que sempre fui, aqui ou fora do Brasil, em time grande ou pequeno. Sigo lições de excelentes técnicos que tive. Sou uma mistura de pai, tio, amigo, aquela pessoa que de vez em quando tem que falar um pouco mais alto
Felipão

MORTE DO CUNHADO E DO SOBRINHO
- Encontro forças no trabalho desse pessoal, no grupo, nesse ambiente, olhando os jogadores que se dedicam todo dia, trabalham entre si, muitas vezes sem que estejamos no meio, para corrigirem alguma coisa. Isso faz com que deixemos de lado uma situação de tristeza e olhemos a beleza de tudo que está acontecendo e que estamos recebendo de maravilhoso.

TREINADOR PAIZÃO?
- Tento ser o treinador que sempre fui, aqui ou fora do Brasil, em time grande ou pequeno. Sigo lições de excelentes técnicos que tive. Sou uma mistura de pai, tio, amigo, aquela pessoa que de vez em quando tem que falar um pouco mais alto. Um técnico de futebol como acho que a maioria é, que tem liderança, comanda, estuda, define. E, principalmente, que toma decisões. Quem não tomar não pode trabalhar como técnico.  

PREPARAÇÃO
Se eu montasse uma estratégia de trabalho, montaria da mesma forma. Foi muito bom. Estávamos sem jogar há três meses, tivemos de realinhar aquela equipe. Crescemos um pouquinho nos amistosos, todos estão em condições de jogo. Ninguém se sentiu incomodado e hoje estamos em 80% de uma situação que queríamos. Não jogamos cinco ou seis jogos como outras seleções, mas estamos em boas condições para passarmos da primeira fase e seguirmos em frente.


FONTE:

Medalhistas olímpicos vencem quali e disputam chave principal na Rússia

Juliana/Maria Elisa e Alison/Bruno Schmidt se juntam a outras seis duplas brasileiras no Grand Slam de Moscou do Circuito Mundial de vôlei de praia


Por Moscou, Rússia



Já está virando rotina a medalhista olímpica em Londres Juliana, que atualmente faz dupla com Maria Elisa, precisar passar pelo torneio qualificatório antes de entrar na chave principal das principais competições da modalidade. Assim como nas primeiras etapas do ano, a parceria passou sem dificuldades pela fase preliminar nesta quarta-feira, na etapa de Moscou. As duas derrotaram as australianas Palmer e Stone por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-15, na única partida que precisaram fazer para se garantirem no torneio.

- Impusemos o nosso ritmo e conseguimos terminar com um placar tranquilo. Fizemos duas excelentes semanas de treinos. Começamos a colocar em prática hoje (quarta) e daremos continuidade no decorrer da competição. Estamos bem confiantes - analisou Maria Elisa.

Juliana e Maria Elisa (Foto: Divulgação/FIVB)
Juliana e Maria Elisa venceram no quali 
e estão na chave principal  (Foto: 
Divulgação/FIVB)

Outro atleta que subiu ao pódio nos Jogos Olímpicos, Alison, prata em Londres-2012, também precisou disputar o qualificatório. Ao lado de Bruno Schmidt, venceu os argentinos Azaad e Bianchi por 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 21-11.

Apesar do invejável currículo, Juliana e Alison precisam jogar os torneios qualificatórios pois ainda não tem um ranking bom o bastante para entrar direto na fase principal. Com duplas formadas há pouco tempo, Juliana/Maria Elisa e Alison/Bruno Schmidt ainda não pontuaram muito jogando juntos e não estão entre as melhores do país no ranking mundial.

Outras seis duplas do país já estavam qualificadas para a chave principal. Entre os homens, os vice-campeões mundiais Ricardo/Álvaro Filho, além de Emanuel/Pedro Solberg e Victor/Evandro participam do evento. No feminino, o Brasil será representado por Talita/Taiana, Maria Clara/Carol e Ágatha/Bárbara Seixas.

Ágatha e Bárbara foram as campeãs da etapa de Puerto Vallarta, no México, disputada mês passado. A dupla está confiante para a disputa do segundo Grand Slam da temporada:

- O título no México foi muito importante para a nossa carreira e para premiar um trabalho que vem sendo muito bem feito ao longo destes três anos de parceria. Estamos trabalhando ainda mais para que tenha sido o primeiro de muitos. As próximas etapas valem muitos pontos, então teremos que estar muito consistentes e bem preparadas - comentou Bárbara.

A chave principal tem início nesta quinta-feira, com 32 duplas de cada naipe.

No regulamento, as parcerias são divididas em oito grupos. Os vencedores de cada chave se classificam direto para as oitavas de final, enquanto as parcerias que passarem em segundo e terceiro lugares precisam jogar uma espécie de repescagem antes de passarem para as oitavas.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2014/06/medalhistas-olimpicos-vencem-quali-e-disputam-chave-principal-na-russia.html

No clima da Copa, Érika faz ensaio fotográfico em homenagem à seleção

Acostumada com o mundo da moda, ponteira do Brasília se veste de verde e amarelo a um dia do início do Mundial: "Está no sangue gostar de futebol", disse a jogadora


Por Brasília


Jogadora do Brasília com passagens pela seleção brasileira de vôlei, a ponteira Érika Coimbra decidiu entrar no clima de Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, a jogadora de 34 anos divulgou ensaio fotográfico vestindo modelos nas cores verde e amarelo. As fotos foram produzidas no estúdio do fotógrafo Pedro Colón. Érika tem no currículo seis títulos da Superliga de Vôlei Feminino, uma Liga Polonesa e dois troféus do Grand Prix pela seleção canarinho.

Mosaico Erika Coimbra (Foto: Editoria de arte)
Érika Coimbra homenageou a 
seleção brasileira a um dia do 
início da Copa do Mundo 
(Foto: Editoria de arte)

- Foi o meu terceiro ensaio com o Pedro Colón, então já estou um pouquinho menos tímida. Ele disse que estou muito melhor, que gostou bastante. Acho que as fotos ficaram muito mais de modelo mesmo, pois fizemos este ensaio mais voltado para a arte posada. Foi muito bacana, curti bastante e também sinto esta evolução a cada dia diante das câmeras, então fico feliz de ver o resultado - disse a atleta do Brasília, que está de férias da temporada de competições.

A ligação com a moda vem de longe na vida de Érika. Quando jogava na Polônia, a ponteira foi capa de uma revista de moda do país europeu. A jogadora afirma gostar de tirar fotos, dizendo ter também uma boa intimidade com a câmera, embora tenha demorado um pouco para tomar gosto do assunto.

Mosaico Erika Coimbra (Foto: Pedro Colón)
Jogadora tem intimidade com o mundo 
da moda (Foto: Pedro Colón)

- Minha intimidade com as câmeras começou desde as categorias de base, pois eu já fazia entrevistas.No meu auge de seleção eu não gostava muito das câmeras não. Eu fugia de algumas coisas, já até desmarquei entrevista com a Hebe no programa dela, pois foi num momento em que eu ainda era um pouco tímida. Depois eu comecei a perceber que estas coisas são importantes e tem que participar e trabalhar este lado. Então comecei a gostar e me interessar, e hoje é uma coisa que eu levo jeito - destacou.

Sobre a Copa do Mundo de futebol, Érika Coimbra elege Argentina, Alemanha e Espanha como os adversários mais difíceis para o Brasil. 
Contudo, ela demonstra bastante confiança na conquista do hexacampeonato pela seleção brasileira.

Mosaico Erika Coimbra (Foto: Pedro Colón)
Ponteira acredita que participação 
em ensaios fotográficos melhora 
a sua desenvoltura 
(Foto: Pedro Colón)

- Como uma boa atleta e boa brasileira, é lógico que está no sangue gostar de futebol, pois é uma coisa que vem desde criança, com a família, passado por gerações. É claro que nós temos algumas decepções de algumas coisas que vem acontecendo para esta Copa acontecer, mas eu torço muito para o Brasil.

Usei a camisa da seleção de vôlei por 12 anos e sei da importância e do peso que ela lhe trás, então tem que jogar com o coração. Ganhar ou perder faz parte do esporte, a gente sabe como é, mas eles têm que se concentrar e fechar o grupo para não desfocar com nada, pois temos uma seleção para ser campeã sim - analisou.


saiba mais

Melo provoca parceiro croata e aposta jantar que Brasil vence estreia da Copa

Companheiros nas quadras, duplistas se tornam rivais para estreia da Copa do Mundo 2014; brasileiro crê em 3 a 0 nesta quinta, e Dodig diz que seu país é favorito


Por São Paulo

Marcelo Melo e Ivan Dodig no vestiário após vitória na semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo tênis (Foto: Reprodução/Instagram)Melo e Dodig após vitória na semifinal do Masters 1000 de Monte Carlo (Foto: 
Reprodução/Instagram)

Marcelo Melo e Ivan Dodig estão quase sempre juntos em quadra. Do mesmo lado. Jogando com o mesmo objetivo. Mas agora a rivalidade futebolística falou mais alto. Antes de Brasil e Croácia entrarem em campo para a estreia da Copa do Mundo 2014, o brasileiro fez uma aposta com seu companheiro de duplas. Ele acredita em uma vitória tranquila da Seleção Brasileira, nesta quinta, na Arena Corinthians, em São Paulo. O GloboEsporte.com transmite o jogo ao vivo, às 17h.

- Vai valer um jantar. Dei de bandeja o empate para o Ivan, mas não tem jeito. Vamos vencer por 3 a 0. Seremos campeões. O Brasil tem um time muito forte - provocou Marcelo.


Veja a tabela da Copa do Mundo

A dupla é vice-campeã do Grand Slam de Wimbledon, na Inglaterra, campeã do Masters 1000 de Xangai, na China, e semifinalista do ATP Finals 2013 - torneio que reúne os melhores tenistas da temporada. Assim como Melo, o croata é fã de futebol e, principalmente, da seleção canarinho.

- Eu adoro futebol e, claro, o Brasil. Sei quem são os jogadores brasileiros, como o Hulk, Neymar, David Luiz e Thiago Silva, mas não sei se o Marcelo sabe quem são os croatas. A Copa tem três favoritos, e a Croácia é um deles.

Há ainda Brasil e Argentina. Não sei quem vai ser campeão, mas que seja a Croácia. Adoraria ver uma final entre Brasil e meu país - devolve a brincadeira o otimista Dodig.

Brasil e Croácia estão no Grupo A, ao lado de Camarões e México, que se enfrentam na sexta, às 13h, na Arena das Dunas, em Natal.

Marcelo Melo e Ivan Dodig duplas tênis ATP Finals (Foto: AP)
Marcelo Melo ao fundo e Ivan Dodig em 
ação no ATP Finals (Foto: AP)


FONTE:

Sob os olhares de Mauresmo, Murray vence na estreia do ATP de Queen's

Britânico faz sua primeira partida com francesa ex-número 1 do mundo como técnica, derrota Paul-Henri Mathieu com duplo 6/4 e tenta defender seu título em Londres


Por Londres

No último domingo, Andy Murray  anunciou a ex-número 1 do mundo Amelie Mauresmo como sua nova treinadora. E nesta quarta, o britânico não decepcionou em seu primeiro jogo com a francesa no comando. Ele venceu Paul-Henri Mathieu, da França, com duplo 6/4, na estreia do ATP 250 de Queen's, na Inglaterra. Agora, o tricampeão do torneio (2009, 2011 e 2013) encara o tcheco Radek Stepanek nas oitavas de final.

andy murray estreia atp de queen's tenis (Foto: Reuters)
Andy Murray estreia com vitória tranquila 
sobre francês em Queen's (Foto: Reuters)

Murray e Mauresmo começaram a trabalhar juntos no início da semana visando a temporada na grama do circuito mundial de tênis, principalmente, a defesa de título do Grand Slam de Wimbledon.

Na manhã desta quarta, Murray, número 5 do ranking da ATP, não teve problemas para superar Mathieu (92). Com uma quebra em cada set e 10 aces no jogo, que durou 1h26, o britânico avançou fácil na competição.

Amelie Mauresmo arquibancada ATP (Foto: Getty Images)
Mauresmo na plateia do ATP de Queen's 
(Foto: Getty Images)

Wawrinka avança
Cabeça de chave número 1, Stanislas Wawrinka contou com a sorte nesta quarta. O suíço nem precisou suar. Quando vencia Marcos Baghdatis por 3 a 2, o  cipriota abandonou a partida e deu a vitória de bandeja ao rival. Wawrinka pega o americano Sam Querrey nas oitavas.


jogos desta quarta
Lleyton Hewitt (AUS) 0 x 2 Feliciano Lopez (ESP) - 3/6 e 4/6
Paul-Henri Mathieu (FRA) 0 x 2 Andy Murray (GBR) - 6/4 e 6/4
Stanislas Wawrinka (SUI) 1 x 0 Marcos Baghdatis (CYP) - 3/2 (abandono)
Ernests Gulbis (LET) 0 x 2 Kenny De Schepper (FRA) - 6/7 (3) e 5/7
Denis Istomin (UZB) 0 x 2 Alexandr Dolgopolov (UCR) - 6/7 (3) e 6/7 (7)
Victor Estrella Burgos (DOM) 0 x 2 Adrian Mannarino (FRA) - 1/6 e 2/6



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/06/sob-os-olhares-de-mauresmo-murray-vence-na-estreia-do-atp-de-queens.html

Mayweather é o atleta mais bem pago do mundo; Neymar aparece em 16º

Boxeador fatura US$ 105 milhões nos últimos 12 meses. Cristiano Ronaldo e Lebron James completam o "pódio". Camisa 10 da Seleção é o único brasileiro na lista


Por Rio de Janeiro

Floyd Mayweather dinheiro (Foto: Reprodução/Facebook)Mayweather com uma bolsa cheia de 
dinheiro: ostentação que lhe deu o 
apelido de "Money" (Foto: Reprodução/Facebook)

Floyd Mayweather precisou de apenas duas lutas e 72 minutos nos ringues nos últimos 12 meses para ser o atleta mais bem pago do mundo, segundo a revista "Forbes". Pelos combates contra Canelo Alvarez e Marcos Maidana, o boxeador americano embolsou US$ 105 milhões (R$ 235,5 milhões). Neymar é o único brasileiro da lista, em 16º lugar com US$ 33,6 milhões (R$ 75 milhões).

"Money", como o pugilista também é conhecido, foi o primeiro atleta desde o golfista Tiger Woods a ultrapassar a barreira dos US$ 100 milhões. De acordo com a revista, Mayweather ganhou US$ 400 milhões (R$ 893,6 milhões) desde que se tornou profissional, depois dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996. Mas o último ano tem sido especial. A luta contra Canelo, em setembro, bateu recorde de vendas pelo pay-per-view (US$ 150 milhões, R$ 335 milhões). 



Atletas mais bem pagos (Foto: arte)

Em segundo lugar, Cristiano Ronaldo embolsou US$ 80 milhões (R$ 178 milhões), somando o salário de US$ 52 milhões (R$ 116 milhões) pago pelo Real Madrid e os US$ 28 milhões (R$ 62,5 milhões) dos 11 patrocinadores. A revista destaca a renovação de contrato por cinco anos em setembro que renderá ao português US$ 200 milhões (R$ 446,8 milhões), mais os bônus, e ressalta o fenômenos de mídia social com seus 83 milhões de fãs no Facebook e 26 milhões de seguidores no Twitter. LeBron James completa o "pódio da grana" com US$ 72,3 milhões (R$ 161,5 milhões). Sua camisa 6 do Miami Heat é a mais vendida na NBA e ele é o jogador da liga americana de baquete que mais fatura com patrocinadores: US$ 53 milhões (R$ 118,4 milhões). 

Dentre os 100 atletas mais bem pagos do mundo, o único brasileiro é Neymar.
As rendas do camisa 10 da seleção brasileira aumentaram após a transferência do Santos para o Barcelona. Os salários respondem a US$ 17,6 milhões (R$ 39,2 milhões) e os patrocínios, US$ 16 milhões (R$ 35,7 milhões). 

Dentre outros atletas mais conhecidos estão Novak Djokovic (17º, com US$ 33,1 milhões ou R$ 74 milhões), Lewis Hamilton (19º, com US$ 32 milhões ou R$ 71,5 milhões), Fernando Alonso (21º, com US$ 31 milhões ou R$ 69,2 milhões), Maria Sharapova (34º, com US$ 24,4 milhões ou R$ 54,5 milhões), Usain Bolt (45º, com US$ 23,2 milhões ou R$ 51,8 milhões) e Sebastian Vettel (83º, com US$ 19 milhões ou R$ 42,4 milhões).


Neymar no treino da Seleção Brasil na Arena Corinthians (Foto: Reuters)
Neymar é o único brasileiro na lista dos 
100 atletas mais bem pagos do mundo 
(Foto: Reuters)


Semifinalista de Roland Garros torra premiação milionária em uma noite

Letão Ernests Gulbis, que eliminou Roger Federer do Grand Slam francês, perdeu mais de R$ 1,2 mi no cassino. Nesta quarta, caiu na estreia do ATP de Queen's


Por Londres, Inglaterra

Ernests Gulbis sempre foi conhecido pelo seu estilo "playboy". O letão jamais escondeu que está no circuito mais por hobby do que por profissionalismo. Na última semana, conseguiu a melhor campanha de sua vida em um grande torneio, chegou até a semifinal de Roland Garros, e ganhou uma premiação de R$ 1,2 milhão. Em uma noite, tudo isso foi perdido em um cassino na Letônia.

tenis ernests gulbis roland garros (Foto: EFE)
Gulbis se tornou top-10 do ranking 
mundial nesta semana (Foto: EFE)

Quem conta a história é o próprio Gulbis, em entrevista para o jornal italiano Gazzetta dello Sport. Segundo ele, a farra noturna foi com seu primo:

- Depois de perder para Djokovic na semifinal, voltei a Letônia com meu primo e fui para o casino. Apostei todo o dinheiro que ganhei em Paris e perdi. 

- disse, sem um pingo de remorso.


saiba mais

As derrotas no cassino vieram no jogo Black Jack, também conhecido como 21, em que o objetivo é ter mais pontos do que o adversário mas, claro, sem ultrapassar a marca de 21 pontos na soma das cartas.

A família de Gulbis está entre as mais ricas de seu país. Seu pai, Ainārs Gulbis é banqueiro e sua mãe, Milēna Gulbe-Kavace, uma atriz de teatro famosa na Letônia.

Dias depois da "fatídica" noite, Gulbis voltou às quadras nesta quarta-feira, na grama do ATP de Queen´s, em Londres. Ele foi derrotado pelo francês Kenny Schepper, número 66 do mundo, por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (3) e 7/5.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/06/semifinalista-de-roland-garros-torra-premiacao-milionaria-em-noitada.html

Com segurança reforçada, Espanha foge do público e embarca para Bahia

Ônibus deixa o CT do Caju diante de apenas 30 curiosos e entra direto na pista de embarque do aeroporto. Atual campeã mundial estreia contra a Holanda, no sábado


Por Curitiba

Espanha deixa o CT do Caju rumo ao aeroporto (Foto: Fernando Freire)
Com forte esquema de segurança 
e sem incidentes, Espanha deixa 
o CT do Caju rumo ao aeroporto 
(Foto: Fernando Freire)

Com um esquema especial de segurança, a seleção da Espanha deixou o CT do Caju e embarcou para Salvador no fim da tarde desta quarta-feira. A atual campeã mundial fará a estreia na Copa do Mundo contra a Holanda, em partida marcada para 16h (de Brasília) de sábado, na Fonte Nova.

Os jogadores, que realizaram uma última atividade no início da tarde, deixaram o local diante de um público tímido. Apenas 30 curiosos esperaram em frente ao CT para ver o ônibus passar.

A Espanha seguiu até o Aeroporto de São José dos Pinhais com escolta da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Exército. Como ruas e rodovias eram bloqueadas, motoristas tiveram que esperar. Irritados com o congestionamento, principalmente no Contorno Sul, realizaram um buzinaço. 
Logo depois, porém, o trânsito já voltou a fluir normalmente. 



saiba mais

O trajeto da Espanha do CT do Caju até o aeroporto durou 30 minutos, sem nenhum incidente. O ônibus entrou direto na pista de embarque. Com isso, os jogadores não tiveram contato com o público. A Espanha chega à Salvador na noite desta quarta-feira e vai direto para o hotel.


Espanha na primeira fase
13/06: contra a Holanda em Salvador
18/06: contra o Chile no Rio de Janeiro
23/06: contra a Austrália em Curitiba



Os 23 convocados da Espanha

Goleiros: Casillas, Reina e De Gea.
Defesa: Juanfran, Jordi Alba, Piqué, Sergio Ramos, Javi Martínez, Azpilicueta e Albiol.
Meio: Xabi Alonso, Koke, Busquets, Xavi, Iniesta, Fàbregas, David Silva, Cazorla e Juan Mata.
Ataque: Pedro, Fernando Torres, David Villa e Diego Costa.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/espanha/noticia/2014/06/com-seguranca-reforcada-espanha-foge-do-publico-e-embarca-para-bahia.html

Cirurgia de Everton Costa acontece com sucesso, e esposa posta recado

Atacante acorda e já se alimenta após implantar desfibrilador no coração. Mensagem em rede social tranquiliza amigos e familiares do atacante vascaíno


Por Rio de Janeiro

Apoio Éverton Costa Vasco (Foto: Reprodução / Facebook)#ForçaEverton é a campanha no perfil oficial do jogador (Foto: Reprodução / Facebook)

A cirurgia para a implantação de um desfibrilador no coração de Everton Costa aconteceu com sucesso nesta quarta-feira. O dispositivo é uma espécie de marca-passo capaz de dar choques para corrigir novas alterações nos batimentos cardíacos do atleta. O atacante tem uma miocardite - inflamação no músculo cardíaco -, e vai repousar até meados do mês de outubro. Depois, começa a passar por avaliações físicas para saber se poderá voltar aos gramados a partir do início do ano que vem. 

A esposa do jogador, Neiva, publicou no perfil oficial do marido em uma rede social uma mensagem tranquilizando os familiares e amigos.
- Aos nossos familiares e amigos, que estão ligando e enviando mensagens, a cirurgia já terminou, está tudo bem graças à Deus. O Everton já acordou, lanchou e está descansando! Obrigada pelas orações! Obrigada ao Vasco por tudo!

Entenda o caso
No dia 16 de abril, Everton Costa deixou São Januário de ambulância durante a partida contra o Resende, válida pela primeira fase da Copa do Brasil. No hospital, os exames constataram uma arritmia cardíaca. Três dias depois, o departamento médico do Vasco e o cardiologista Gustavo Gouvea, contratado pelo clube para acompanhar o caso de perto, deram uma entrevista coletiva para explicar detalhes do ocorrido. Na ocasião, foi anunciado que seria preciso realizar novos exames dentro de um mês para descobrir se o jogador teria condições de seguir jogando profissionalmente. 

Everton Costa ficou seis dias internado. Depois que recebeu alta, ficou se recuperando em casa - onde teve os batimentos cardíacos monitorados por um aparelho - sem realizar esforço físico. Neste período, o elenco vascaíno chegou a gravar um vídeo de apoio ao atacante. Nas redes sociais, o clube lançou a campanha #forçaeverton. 

Contratado em janeiro, Everton pertence ao Coritiba e está emprestado ao Vasco até dezembro de 2014. Após o problema cardíaco, o empresário Jorge Machado avaliou a situação e acenou com a possibilidade de uma renovação sem custos para o clube carioca. Aos 28 anos, o atacante tem 10 jogos e um gol marcado - contra o Duque de Caxias - com a camisa vascaína.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/06/cirurgia-de-everton-costa-acontece-com-sucesso-e-esposa-posta-recado.html

Bicicletas, academia e carne uruguaia: Celeste faz de resort mundo particular

Uruguai evita saídas de seu quartel-general em Sete Lagoas e pede bicicletas para passeios internos, mais aparelhos para exercícios e carrega alimentos de seu país


Por Sete Lagoas, MG

Enquanto a Alemanha desliza pelas areias baianas e a Holanda se deslumbra com a Cidade Maravilhosa, o Uruguai foge dos flashes. E faz do afastado e luxuoso resort em Sete Lagoas, num naco da BR-040 e a 70 quilômetros de Belo Horizonte, uma espécie de acampamento autossuficiente. Ou seja, levou todos os aparelhos e mantimentos possíveis ao quartel-general, ou "bunker", como definiu nesta semana o treinador Óscar Tabárez. Tudo para evitar incursões cidade afora. Suprimentos que vão de bicicletas à carne charrua.

uruguai sete lagoas copa resort cavani (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
Cavani rumo ao seu quarto após mais 
um treino desta quarta-feira (Foto: 
Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

As bicicletas foram pedidas pelos jogadores para passeios internos no resort. Espaço não falta no complexo, que foi fechado completamente para os uruguaios. Nem o proprietário do local, que costuma usar sua suíte presidencial, está hospedado. Precisou trancar seu aposento. As demais opções de lazer já existiam no resort como, piscina com cascata artificial e sala de jogos.

Lodeiro posta com Cavani no tempo livre (Foto: Reprodução)Lodeiro posta com Cavani na sala de jogos do resort (Foto: Reprodução)

A academia precisou ser ampliada pela prefeitura de Sete Lagoas, outra exigência dos uruguaios, que, se não podem treinar no local (o fazem na Arena do Jacaré), ao menos conseguem exercitar a musculatura no confinamento. 

São 45 quartos destinados a Celeste. Os jogadores não dividem dormitórios.
No entanto, atletas, comissão técnica e dirigentes comungam do mesmo gosto do churrasco uruguaio. Além de levar a tiracolo o famoso chef uruguaio Aldo Cauteruccio, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) conseguiu colocar na bagagem carnes do país. São 200 quilos de vários cortes a serviço da seleção. 
Mais um pedaço do Uruguai em Sete Lagoas. Sem contar 160 quilos de erva-mate para a tradicional bebida dos celestes.

A delegação chegou à cidade na segunda-feira à noite. Às 16h30m de quinta, parte para Fortaleza onde, no sábado, estreia na Copa do Mundo, contra a Costa Rica. Depois, retornará a Minas Gerais. No Grupo D, há ainda Inglaterra e Itália.


Homenageados, alemães visitam escola e batem bola com crianças

Projeto financiado por fundação da Federação Alemã em parceria com ONG leva
Özil, Podolski, Schweinsteiger e outros a terem contato com o povo em Santo André


Por Santa Cruz Cabrália, BA

 
“Sonhos de Crianças” é o nome do projeto social financiado pela DFB (Federação Alemã de Futebol) no Brasil. Um retrato bastante fiel do que dezenas delas vivenciaram, nesta quarta-feira, ao receberem seis jogadores da seleção hóspede de Santo André, em Santa Cruz da Cabrália, no sul da Bahia. Quem imaginaria bater uma bolinha, ainda que por alguns minutos, com aqueles que em poucos dias estarão disputando uma Copa do Mundo - e com chances reais de vencê-la? Pois aconteceu.

Alemães com crianças em escola (Foto: Victor Canedo)
Alemães com crianças em escola 
(Foto: Victor Canedo)

Bastian Schweinsteiger, Lukas Podolski, Mesut Özil, Julian Draxler, Matthias Ginter e Kevin Grosskreutz foram os escolhidos - ou se elegeram - ao encontro. Começou por volta das 16h15 (de Brasília), com ligeiro atraso na programação. O que só deixou as crianças ainda mais ansiosas para conhecerem quem trouxe alegria e uma vida agitada à pacata vila durante o Mundial. Otávio, de nove anos, não se conteve ao ver as estrelas e correu para o abraço. Ele puxou uma fila de curiosos por selfies, abraços, aperto de mão, mesmo sem muitos saberem de quem se tratava.
 
A escola municipal de Santo André recebeu centenas de crianças. Elas se dividiram em grupos para homenagearem os alemães. Parte delas dançou e cantou ao som de uma das músicas-tema da Copa do Mundo. Em seguida, outros tocaram flauta. Entre algumas brincadeiras de Podolski, o mais bem-humorado da turma, os atletas observavam e aplaudiam. 

Mosaico Alemães com crianças em escola (Foto: Victor Canedo)
Alemães visitam crianças de projeto social 
em escola na Bahia (Foto: Victor Canedo)

Oliver Bierhoff, manager da seleção, foi quem recebeu uma placa em nome da DFB pelos serviços prestados. A Federação também está ajudando na construção de um campo de futebol a metros dali com o auxílio da ONG Kindermissionswerk e da fundação da Bundesliga. São 500 mil euros (R$ 1,5 milhão) distribuídos por 15 projetos. 

As crianças já sentiram o ganho com a chegada da Alemanha - a escola recebeu nesta semana algumas carteiras para melhorar a estrutura. Mas talvez tenham ficado mais felizes com o resultado da pequena partida entre os meninos e os alemães no pátio da escola sob os olhares de mais de 100 pessoas. 

- Foi 3 a 0 Brasil. Fiz gol. E o time deles era bom – brincou Otávio. 

Calango, de 13 anos, também conseguiu marcar uma vez. E prometeu fazer o dever de casa ao chegar em casa. 

- Vou pesquisar sobre eles para poder tirar onda com meus amigos depois. 

No primeiro jogo da Copa, deu Brasil. E contra a Alemanha. Por outro lado, os alemães começam a mirar atenção especial ao Mundial, a partir de segunda, quando encaram Portugal, na estreia do Mundial, a partir das 13h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.


FONTE:

Torcida lota estádio no primeiro treino da Coreia do Sul em Foz do Iguaçu

Nas arquibancadas cerca de 500 brasileiros e coreanos incentivaram a seleção; atletas iniciaram o preparativo cinco horas depois de chegarem à fronteira


Por Foz do Iguaçu, PR
As arquibancadas do Estádio Pedro Basso, em Foz do Iguaçu, ficaram lotadas no primeiro treino da seleção da Coreia do Sul, na tarde desta quarta-feira. Sem dar trégua aos atletas, o técnico Hong Myung-Bo iniciou o preparativo cinco horas depois do desembarque na fronteira. Durante uma hora e meia os jogadores se alongaram, trocaram alguns passes e usaram meio campo para ensaiar jogadas.


'Presente de Deus para os nossos conterrâneos', dizem coreanos sobre passagem da seleção por Foz do Iguaçu (Foto: Fabiula Wurmeister)
'Presente de Deus para nossos 
conterrâneos', dizem coreanos sobre 
a seleção em Foz (Foto: 
Fabiula Wurmeister)


Entre os cerca de 500 torcedores, coreanos que moram em Ciudad del Este, Assunção e em São Paulo incentivaram o time gritando “Coreia, Coreia”.  
- Este é um presente de Deus para os nossos conterrâneos que vivem na fronteira - destacou o vice-presidente da Associação da Coreia do Sul no Brasil, Mauro Kin, um dos 200 coreanos que acompanharão a seleção em Foz do Iguaçu e nos jogos do Mundial. 
  
Para os moradores, a passagem da seleção pela cidade é uma oportunidade para sentir o clima da Copa. O promotor de eventos Mirando Costa aproveitou para levar a mulher e os dois filhos para acompanhar o treino. 

Mirando Costa; família treino coreia; coreia do sul; foz do iguaçu; paraná (Foto: Fabiula Wurmeister)
Mirando Costa e a família planejam acompanhar todos os 
treinos (Foto: Fabiula 
Wurmeister)

- Temos que privilegiar. Vamos ver todos os treinos que permitirem a entrada da torcida. Não vamos ter uma chance assim tão cedo. Esta é a oportunidade de esquecer os problemas e mostrar para os filhos as vantagens do esporte - comentou.

Sobre a torcida, Costa não tem dúvidas.
    
- Sabemos que as chances são pequenas, mas melhor torcer para a Coreia do que para a Argentina. O favorito mesmo é o Brasil.  

Os jogadores farão novos treinos na quinta-feira pela manhã e à tarde, porém devem ser fechados. A seleção viaja na segunda-feira para Cuiabá (MT), onde estreia contra a Rússia no dia seguinte. Ainda pelo Grupo H, enfrenta a Argélia, no dia 22, no Beira Rio, em Porto Alegre (RS). No dia 26, terá como adversária a Bélgica, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP).

torcida treino coreia do sul; coreia do sul; foz do iguaçu; paraná (Foto: Fabiula Wurmeister)
Primeiro treino da Coreia em Foz do 
Iguaçu foi acompanhado por cerca de 
500 torcedores 
(Foto: Fabiula Wurmeister)


FONTE:

Última seleção a chegar ao Brasil para Copa, Gana desembarca em AL

Delegação dos Estrelas Negras segue de ônibus para o hotel na orla de Maceió


Por Maceió
Última seleção a desembarcar no Brasil para a disputa da Copa do Mundo, Gana está em Alagoas com o status de ser a principal aposta da África na competição. A princípio, a seleção chegaria ao país na manhã desta quarta-feira, mas houve um atraso no voo que saiu de Miami, Estados Unidos, e atrapalhou os planos da comissão técnica. Os portugueses seriam os últimos a desembarcar no Brasil, mas ficaram à frente de Gana por algumas horas. O pouso do avião no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, aconteceu às 19h18. 


saiba mais

A cidade foi enfeitada para receber os Estrelas Negras. Cartazes e bandeiras em alusão ao país dão as boas-vindas aos jogadores, que, seguindo o protocolo da Fifa, entram no ônibus especial na pista do aeroporto.

Desembarque de Gana em Alagoas (Foto: Jonathan Lins)
Desembarque de Gana em Alagoas 
(Foto: Jonathan Lins)

Com todo o aparato policial que cerca as seleções no Mundial, a delegação ganesa vai direto para o hotel em que vai ficar hospedada, localizado na praia de Pajuçara. O Estádio Rei Pelé será a sede de treinamentos de Gana durante o Mundial, e os primeiros trabalhos estão marcados para esta quinta-feira. Na sexta, às 15h30, os jogadores vão participar de um treino para o público alagoano no estádio.

A seleção africana caiu no Grupo G da Copa, ao lado de EUA, Alemanha e Portugal. A estreia está marcada para segunda-feira, às 19h (de Brasília), contra o time norte-americano, em Natal.


Policiais que vão fazer a segurança da delegação de Gana em Alagoas (Foto: Jonathan Lins)
Policiais que vão fazer a segurança da 
delegação de Gana em Alagoas 
(Foto: Jonathan Lins)


FONTE:

Ídolo, Wanchope relembra tempo de atleta e arrisca embaixadas na Vila

Auxiliar de Jorge Luis Pinto e um dos maiores nomes do futebol da Costa Rica. Ex-atacante marcou gols contra Brasil e Alemanha nas Copas de 2002 e 2006


Por Santos, SP

 
Segundo maior artilheiro na história da seleção costarriquenha, Paulo Cesar Wanchope teve que pendurar as chuteiras precocemente, aos 31 anos, por conta de uma lesão no joelho direito. O que não significa que o ex-atacante do Manchester City, da Inglaterra, e autor de gols contra Brasil e Alemanha (dois) nas Copas do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, e 2006, na Alemanha, tenha desaprendido a jogar.

Enquanto os jogadores da Costa Rica faziam aquecimento no gramado, Wanchope resolveu se divertir por alguns instantes com uma das bolas espalhadas na Vila Belmiro. Auxiliar do técnico Jorge Luis Pinto, ele mostrou categoria. Arriscou algumas embaixadinhas e matou a saudade dos tempos de jogador.

Aposentado desde 2007, Wanchope tem 73 jogos e 45 gols pela Costa Rica. Entre os maiores artilheiros da seleção, ele só é superado por Rolando Fonseca (47 gols). Além dele, outros dois ex-jogadores com história pelos Ticos também fazem parte da comissão técnica de Jorge Luis: o ex-goleiro Luis Conejo, atual preparador de arqueiros, e o ex-zagueiro Luis Marin, também auxiliar do treinador.



saiba mais

Sem ingresso e dinheiro, chilenos em MT recorrem a arte e venda de itens

Acampamento na Associação Nipo-Brasileira em Cuiabá começa a receber primeiros chilenos, determinados a seguir a seleção chilena por onde ela for


Por Cuiabá

Até que ponto vai a paixão pela sua seleção? A deles vai longe, mais precisamente 3,5 mil quilômetros de distância na rota entre a capital do Chile, Santiago, a capital de Mato Grosso, Cuiabá. Mesmo sem ingresso para acompanhar o Chile na Copa do Mundo, muitos chilenos vão acompanhar “La Roja” onde ela estiver. Seja de carona, seja sem dinheiro ou ainda, com o talento musical ou itens do time para se manter. Eles estão acampados na Associacão Nipo-Brasileira, onde a caravana com mais de três mil chilenos vai acampar.


Grupo de chilenos em Cuiabá (Foto: Robson Boamorte)
Manuel Chevo, Diego Ortiz, Cristian 
Ortega e Santiago Palma: <b></b>
grupo de chilenos em Cuiabá: música, 
artigos para venda e muita animação 
(Foto: Robson Boamorte)

- Fazemos por paixão pela nossa equipe, pelo futebol e por viajar. Viemos em busca de aventura, conhecer novas pessoas. Nem estamos muito preocupados em não ter ingressos. Quem sabe não conseguimos algum ainda? – questionou Diego Ortiz.

Para se manter, eles trouxeram artigos da seleção chilena para vender nas ruas das cidades.

- Assim vamos indo. Resolvemos encarar essa viagem há uns dois meses. Meio sem planejamento mesmo, tanto que não temos nem barraca para dormir. Vamos achar um local coberto para ficar, ou então uma bandeira do Chile para cobrir – completou Manuel Chevo.

Apesar da aparente pindaíba, os dois vieram de avião até Cuiabá.

- Porém, acabou nosso dinheiro – finalizou Chevo.

A comida? Melhor perguntar algo mais complexo para eles.

- Compramos algumas frutas, mas vamos nos mantendo com o que o pessoal tiver. Fomos em dois restaurantes aqui, mas achamos a comida muito gordurosa. Preferimos mais massas e saladas. Isso é o de menos, temos cerveja para alimentar – disse Ortiz.

De carona e instrumento musical

Santiago Palma e Cristian Ortega chegaram de carona até Cuiabá. Com pouco dinheiro no bolso, Palma recorre ao instrumento chamado djenbe, feito com couro de carneiro, para ganhar dinheiro.

- Paro nas praças e avenidas e toco para as pessoas conhecerem. Sempre rende uma grana, que serve para eu me manter. Eu tenho ingresso para o jogo contra a Austrália, consegui comprar o mais barato e estou ansioso para assistir logo. Depois eu não sei como será. Espero conseguir carona aqui mesmo no acampamento. Alguém deve ter um lugarzinho sobrando – disse Santiago Palma.

O que não tem faltado aos chilenos é muita animação e expectativa para ver o Chile bem no Mundial. Muitos aguardam com ansiedade a estreia e esperam uma vitória apertada, porém tranquila sobre a Austrália.

- Temos que ficar em primeiro do grupo e torcer para o Brasil também ficar em primeiro do grupo deles. Aí, não vamos cruzar com o Brasil logo nas oitavas de final. Temos que admitir que não temos chances contra eles – admitiu Cristian Ortega.

Que hotel, que nada

Se a situação financeira não ajuda, nada melhor do que acampar para ter economia. Ao custo de R$ 15 a diária, os chilenos afirmam que nem foram atrás de hotéis em Cuiabá.

- Gostamos disso aqui. Temos piscina, churrasco, lugar para o banho. Não precisamos mais do que isso. A nossa motivação é sentir o clima do Mundial, estar perto da nossa seleção, seja nas condições que conseguirmos - finalizou Manuel Chevo.

Depois de Cuiabá, a comitiva chilena vai para o Rio de Janeiro, onde o Chile enfrenta a Espanha, no Maracanã. Depois, o destino será São Paulo, quando "La Roja" duela com a Holanda, na Arena Corinthians.



Caravana do Chile começa a chegar em Cuiabá (Foto: Robson Boamorte)
Caravana do Chile começa a chegar em 
Cuiabá (Foto: Robson Boamorte)


FONTE: