segunda-feira, 9 de junho de 2014

Praia Clube anuncia jovem ponteira norte-americana para temporada 14/15

Bailey Webster, de 23 anos, é considerada uma das principais jogadoras universitárias do EUA. Em 2014, atuou pela seleção durante torneio da Norceca


Por Uberlândia, MG

Bailey Marie Webster ponteira norte-americana EUA Praia Clube Uberlândia (Foto: Divulgação/Praia Clube)Bailey é o sétimo reforço praiano para a próxima temporada (Foto: Divulgação/Praia Clube)

A lista de contratadas pelo Praia Clube para a temporada 2014/15 continua crescendo. Dessa vez, o reforço é internacional: Bailey Marie Webster, ponteira norte-americano de 23 anos. A atleta, de 1,91m, é considerada uma das principais jogadoras universitárias do Estados Unidos e chega como a sétima contratação da equipe uberlandense para a temporada.

Ainda como universitária, em 2013, Webster disputou o Campeonato Americano de Vôlei pelo Texas Longhorns, ajudando a equipe a chegar ao seu primeiro título na competição. Além desse feito, Webster é uma das estrelas da National Collegiate Athletic Association (NCAA), recebendo por três vezes o prêmio da Associação Americana de Técnicos de Vôlei (AVCA), onde a entidade escolhe as 12 melhores jogadoras norte-americanas do ano.

Já em 2014, ela atuou pela seleção feminina de vôlei do país durante o Campeonato Continental Feminino da Norceca, torneio o qual classificou a equipe norte-americana para o Campeonato Mundial da modalidade, que ocorre em setembro, na Itália. Na ocasião, o time era formado apenas por jogadoras universitárias e conquistou o título da competição com 100% de aproveitamento. Destaque para a atuação de Webster na final, onde marcou 15 pontos.

A atleta chega como a terceira norte-americana a vestir a camisa do Praia Clube. Além dela, Danielle Scott e Kimberly Glass também atuaram pela equipe uberlandense.

Além das sete contratações do Praia para a temporada 2014/15 – Sassá, Tandara, Daymi Ramirez, Natasha, Ju Costa , Karine e Bailey Webster – o time também conta com a permanência de Juliana Carrijo, Aline, Letícia, Natália, Isabela Paquiardi e Tássia.




saiba mais

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2014/06/praia-clube-anuncia-jovem-ponteira-norte-americana-para-temporada-1415.html

Após sete anos, Mari volta ao Osasco e será anunciada ainda nesta semana

Jogadora retorna à equipe onde foi tricampeã brasileira, tetra paulista e bi da Salonpas Cup e terá a missão de substituir Sheilla, que se transferiu para o vôlei turco


Por Rio de Janeiro


saiba mais

O que se desenhava será concretizado nesta semana. Depois de sete anos, a atacante Mari está de volta ao Osasco. A campeã olímpica de 2008, em Pequim, acertou seu retorno ao time de Luizomar de Moura, onde é muito querida. O anúncio tem grande chance de ser feito ainda nesta terça-feira, já a apresentação do restante do elenco, na próxima semana.

Entre 2000 e 2007, Mari defendeu as paulistas e ajudou nas conquistas do tricampeonato da Superlilga, do tetra paulista e do bi do Salonpas Cup. Aos 30 anos, ela chega com a missão de substituir Sheilla, que se transferiu para o VakifBank Istanbul, da Turquia.

Após uma séria lesão no joelho, que a deixou afastada das quadras por dez meses, a ponta/oposta mostrou estar recuperada desde dezembro do ano passado, quando retornou aos jogos pelo Praia Clube, seu antigo clube. Menos de seis meses depois, a paulista chega à terra natal com status de titular.

Mari vai se juntar com outras estrelas do vôlei brasileiro, como Thaisa, Dani Lins, Camila Brait e Adenízia, todas da seleção brasileira do técnico José Roberto Guimarães.


Mari, Praia Clube, Superliga (Foto: Gullit Pacielle)
Mari atuou na temporada passada pelo 
Praia Clube (Foto: Gullit Pacielle)


FONTE:

Festa de índios para aniversariante Klose encanta alemães em 2º dia

Treino aberto na manhã desta segunda teve presença de pataxós, que homenageiam atacante e trocam experiências com os jogadores. Torcida tira fotos com craques


Por Santa Cruz Cabrália, BA

 
É dando que se recebe, diz certo ditado. Pois a Alemanha o levou ao pé da letra e pôde ficar satisfeita de, em apenas dois dias, já ter criado empatia com o povo brasileiro. Nesta segunda-feira, a DFB (Federação Alemã) organizou um treino aberto com a presença de todo o povo local de Santa Cruz Cabrália, incluindo a aldeia indígena Pataxó. Eles roubaram a cena na atividade, atraíram atenção total da encantada mídia alemã e terminaram a manhã no centro do gramado com todos os jogadores e comissão técnica. 

Após uma apresentação com canto e dança, o aniversariante Miroslav Klose se dirigiu ao meio da roda sem saber da homenagem feita pelos seus 36 anos completos, nesta segunda. Acabou se divertindo além da conta mesmo ainda sem o presente mais desejado do momento: o recorde de gols de Ronaldo Fenômeno em Copas do Mundo – o brasileiro soma um a mais (15 a 14), mas o alemão tem a oportunidade de ultrapassá-lo a partir do próximo dia 16, contra Portugal, pela abertura do Grupo G, em Salvador. 

Mosaico - alemanha índios  (Foto: Editoria de Arte)
Festa de Klose em meio à comunidade 
indígena marca segundo dia de treinos 
da Alemanha (Foto: Editoria de Arte)

- Ele ficou muito feliz, disse que gostou bastante da homenagem e não esperava ser lembrado por alguém que está tão distante – disse Jithay Matos, professor indígena que acompanhava o grupo.

Jithay só não devia estar mais alegre que o próprio filho, Xohã, de seis anos. A criança ficou no pescoço do atacante Lukas Podolski por alguns instantes e ainda ganhou uma camisa de treino. Outro chegou até a bater bola com o jogador do Arsenal (veja vídeo ao lado). Do lado oposto do gramado, os quase 200 torcedores conseguiram fotos com Mesut Özil, Manuel Neuer, Roman Weidenfeller, André Schürrle... Todos pacientes com tantos pedidos. 

- Foi sem dúvidas um momento único. Nós não temos oportunidades de estar com um jogador profissional sequer, o que dirá de uma seleção que vai jogar a Copa. Tiramos fotos, pegamos autógrafos, demos presentes. A Alemanha ganhou mais alguns torcedores depois de hoje. Se não jogar contra o Brasil vamos torcer por eles – concluiu o professor indígena. 

É notável o reconhecimento dos alemães. Na primeira coletiva de imprensa organizada em um resort em Santo André, bem próximo à concentração do “Campo Bahia”, o secretário-geral da DFB, Helmut Sandrock, e o manager Oliver Bierhoff reforçaram o agradecimento ao povo local. Ficaram impressionados com a quantidade de pessoas nas ruas - incluindo crianças - no desembarque na manhã de domingo. 

Treino Alemanha presença dos índios (Foto: REUTERS)
Jogadores e comissão técnica assistem à 
apresentação dos índios 
(Foto: REUTERS)

- Eu estive aqui com frequência e sempre me senti muito bem-vindo. O calor e a felicidade das pessoas são contagiosos. Os jogadores já tinham experimentado isso ontem. Nossas boas-vindas continuaram hoje com os índios que vieram nos visitar depois de uma intensa sessão de treinamento. 
Nós inclusive dançamos um pouco, e isso foi um símbolo de como os jogadores tentam abraçar a cultura brasileira o máximo possível. Esperamos que essa influência seja positiva dentro de campo – disse Bierhoff. 

"Feliz por estar aqui"
Em entrevista à página oficial da Federação, o capitão Philipp Lahm também já se mostrara contente com a recepção. A primeira resposta veio através de duas mensagens nas camisas utilizadas pelos atletas: “Feliz por estar aqui” na frente e “Obrigado, Bahia” nas costas. É só o começo. 

- Basta olhar para os rostos dos jogadores. Então você saberá como provavelmente nós nos sentimos. Desejo um enorme agradecimento às pessoas de Santo André e da Bahia em geral. A Copa do Mundo não poderia ter começado melhor para nós. Obrigado! 

A história pode não terminar em festa, mas definitivamente não será por falta de incentivo. A Alemanha estreia contra Portugal, dia 16, a partir das 13h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os alemães estão no Grupo G, ao lado também de Gana e Estados Unidos.


FONT:

Felipão mantém Oscar como titular, e Neymar dá susto durante o coletivo

Atacante sente dor no pé direito, cai no gramado, mas volta a participar da atividade. Willian treina no time reserva, e Felipão não gosta de erro de Hulk com a bola rolando


Por Teresópolis, RJ

 
Luiz Felipe Scolari disse em entrevista que "quem escala é ele". E no que depender do coletivo de preparação para a Copa do Mundo, o time que venceu a Sérvia por 1 a 0 no último amistoso está mantido. Oscar deve seguir no meio de campo da seleção brasileira. Willian, que disputa posição com o companheiro de Chelsea, ficou na equipe reserva.

Os titulares tiveram uma atuação satisfatória. Na primeira parte, que durou cerca de 38 minutos, três gols: David Luiz, após cruzamento de Neymar em escanteio, Hulk, com ótimo lançamento de Oscar, e Fred com um bonito chute colocado. Na segunda parte, já com as alterações feitas, Marcelo completou o placar: 4 a 0.

Com o início do coletivo, um pequeno susto. Neymar torceu o pé direito enquanto corria sozinho, foi atendido, causando apreensão, mas voltou à atividade (veja no vídeo acima). Felipão fez questão de orientar em jogadas ensaiadas de bola parada - Neymar, David Luiz e Marcelo treinaram faltas. 


Em um dos lances, o técnico precisou dar bronca. Ao tentar inverter uma bola, Hulk deu um contra-ataque aos reservas. Scolari não gostou, parou a atividade e disse: "Não inventa". 

Neymar machucado treino Brasil Seleção (Foto: Mowa Press)Neymar sente o pé direito e preocupa os companheiros durante o treino (Foto: Mowa Press)

A escalação inicial foi: Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Depois, algumas alterações. O zagueiro Henrique chegou a fazer a função de volante, com a seguinte formação: Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Henrique, Luiz Gustavo e Paulinho; Hulk, Neymar e Jô.

No banco, dois jogadores do Fluminense "integraram" o elenco na Granja Comary: o zagueiro Wellington Carvalho e o atacante Robert. Foram chamados para entrar caso a comissão técnica optasse por poupar algum dos convocados. E Robert acabou tendo uma chance. Justamente após a saída do seu companheiro de clube. Fred deu lugar a Jô entre os titulares, e o jovem jogador passou a defender os reservas.      

No fim, todos convocados foram até a grade que separa o campo da torcida e tiraram fotos, distribuíram autógrafos para os fãs. Alguns torcedores tentaram se aproximar ainda mais, em área restrita, e foram contidos pelos seguranças.

O Brasil estreia na Copa do Mundo na próxima quinta-feira, na Arena Corinthians, às 17h (horário de Brasília), contra a Croácia. México e Camarões completam o Grupo A.

]
Neymar no treino da Seleção (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
Depois de dar susto durante o treino, 
Neymar volta a participar do coletivo 
(Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)


FONTE:http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/luiz-felipe-scolari-mantem-oscar-como-titular-e-willian-na-reserva.html

Bombeiros confiam em liberação do Beira-Rio em vistoria: "Não preocupa"

Inter foi notificado nesta segunda-feira acerca das medidas ainda necessárias; A 6 dias de primeira partida da Copa, alvará definitivo depende de correções do clube



Dono do estádio que irá receber cinco das 64 partidas da Copa do Mundo, o Inter foi notificado, nesta segunda-feira sobre as medidas ainda necessárias para o Beira-Rio receber um alvará definitivo. Sem o documento o estádio não estaria habilitado para receber jogos do Mundial. A seis dias de França X Honduras, estreia do Gigante na Copa, o prazo apertado não é considerado fator de preocupação no comando dos bombeiros no Rio Grande do Sul.

- Não preocupa. Nós percebemos que é fácil. Não há nada estrutural para ser resolvido - disse o comandante da corporação no estado, Coronel Eviltom Diaz.

Beira-Rio recebe ajustes para Copa do Mundo (Foto: Diego Guichard)
Beira-Rio recebe ajustes para Copa do 
Mundo (Foto: Diego Guichard)

Segundo ele, a liberação do alvará depende de uma nova inspeção, ainda sem data confirmada. Caberá ao clube notificar os bombeiros para que a vistoria ocorra imediatamente.

- Temos uma equipe de prontidão, que atua espeficamente com Copa - ressaltou Diaz.

Na lista de irregularidades constam a presença de um contêiner e uma banca de um patrocinador em duas áreas com rota de fuga. Além disso, a última análise dos bombeiros no estádio, ocorrida na sexta, constatou falhas na iluminação nas saídas de emergência. 


saiba mais

- Não funcionou. A alegação [do clube] é de que as pessoas usavam tomadas e retiravam a sinalização. Com isso, há demora para recarregar. E é preciso uma solução - detalhou o comandante dos bombeiros gaúchos.
Dirigentes do Inter foram procurados pelo GloboEsporte.com, mas ainda não deram retorno sobre qual seria a previsão inicial para a nova inspeção. Desde a inauguração, em abril de 2014, o Beira-Rio operou em jogos testes e partidas oficiais no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil graças a um alvará concedido apenas para eventos testes, decorrente de um acordo com o Ministério Público (MP). Se aprovado na próxima vistoria, o estádio recebe alvará definitivo até o fim do ano.

Diaz admitiu que uma alternativa legal para o Beira-Rio receber as partidas da Copa, mesmo sem o alvará definitivo, seria um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP.

- Aí dependeria deles [do MP]. Porque com as mudanças na legislação, não há mais como o estádio receber alvarás provisórios para jogos-teste como o Inter fez neste ano -, explicou Diaz.

Neste ano, a Assembleia Legislativa gaúcha aprovou a Lei Kiss, que tornou mais rigorosas as regras para a liberação de alvarás. O projeto foi levado à votação depois do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, onde 242 pessoas perderam a vida em janeiro de 2012.


FONTR:
http://globoesporte.globo.com/rs/copa-do-mundo/noticia/2014/06/bombeiros-confiam-em-liberacao-do-beira-rio-em-vistoria-nao-preocupa.html

Praia de Jacarecica vai receber a 2ª etapa do Alagoas Pro de Bodyboard

Competição vai contar com os melhores atletas do Nordeste e começa no dia 21


Por Maceió

Bodyboaring AL Caio Cavalcanti (Foto: Arquivo pessoal)
Melhores surfistas do Nordeste vão 
disputar o Alagoas Pro (Foto: 
Arquivo pessoal)

A praia de Jacarecica vai receber no dias 21 e 22, próximo sábado e domingo, a segunda etapa do Circuito Alagoano de Bodyboard, o Alagoas Super Pro. Os melhores atletas do Nordeste estarão na capital alagoana disputando a competição, que contará com cinco categorias: a profissional, a open, a iniciante, a master e a drop knee.

A organização informou que serão distribuídos R$ 2 mil em dinheiro, além de equipamentos esportivos para o primeiro, segundo, terceiro e quarto colocado. Marcus Calheiros, organizador do evento, falou sobre os destaques da competição, o pernambucano Irai Rodrigues foi um dos elogiados.

- Para essa competição teremos muitos atletas de vários estados, já tivemos confirmação do Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco. O atleta Irai Rodrigues é um desses destaques, ele compete no Circuito Mundial e Brasileiro, além de já ter conseguido ser campeão alagoano. O nível está muito alto, e posso apontar os pernambucanos como os grandes favoritos, além dos nossos atletas alagoanos que também sempre representam muito bem - comentou.

Daniel Alves Bodyboard AL (Foto: Viviane Leão/GLOBOESPORTE.COM)Daniel Alves é um dos destaques no drop knee (Foto: Viviane Leão/GLOBOESPORTE.COM)

Outro que Calheiros também destacou foi o alagoano Daniel Alves, que é referência quando o assunto é surfar de joelho na prancha. Além da categoria drop knee, o atleta irá disputar também na profissional.

- O Daniel é um dos destaques e com certeza com o seu talento vai ajudar a elevar o nível da competição. É um atleta que disputa o Mundial, inclusive ele vai disputar a etapa em Portugal - disse.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/al/noticia/2014/06/praia-de-jacarecica-vai-receber-2-etapa-do-alagoas-pro-de-bodyboard.html

Agente e dirigentes do Coritiba adiam definição sobre futuro de Victor Ferraz

Lateral-direito fez cinco partidas no Campeonato Brasileiro, mas ficou fora dos dois últimos compromissos da equipe paranaense por causa das propostas recebidas


Por Santos, SP

Victor Ferraz treina no Coritiba (Foto: Divulgação/ Site oficial Coritiba)Victor Ferraz vive seus últimos momentos no Coritiba (Foto: 
Divulgação/ Site oficial Coritiba)

A diretoria do Coritiba adiou a definição sobre o futuro do lateral-direito Victor Ferraz. Cobiçado por adversários do Coxa no Campeonato Brasileiro, o jogador deve deixar o clube ainda na pausa da Copa do Mundo.

- Estamos aguardando. Não tem como precipitar essa situação - comentou o diretor de futebol do Coritiba, Anderson Barros.

Há pelo menos três interessados por Victor Ferraz: Santos, Sport e um dos dois times mineiros da Série A. O Goiás, que havia tentado a contratação do lateral-direito recentemente, desistiu.

Victor Ferraz tem contrato até dezembro de 2015. Para tirá-lo do Coxa, o interessado não precisará necessariamente pagar a multa rescisória.

- Há uma série de variáveis nesse acordo. Ele pode ser adequado com uma compensação financeira ou com uma participação nos direitos econômicos. Estamos trabalhando algumas situações e vamos definir na hora que entendermos melhor. Esperamos resolver até o dia 16 - explicou Anderson Barros.

Aos 26 anos, Victor Ferraz tem passagens também por Iraty, São José-RS, Águia de Marabá, Atlético-GO, Vila Nova e Bragantino. Seus direitos econômicos estão divididos igualmente entre Coritiba e Amaral Sports, que pertence ao empresário Marcos Amaral. No Campeonato Brasileiro, ele fez apenas cinco partidas, mas ficou fora dos dois últimos compromissos por causa das propostas recebidas.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/06/agente-e-dirigentes-do-coritiba-adiam-definicao-sobre-futuro-de-victor-ferraz.html

Sargento de Porto Velho comemora a ida para jogo de abertura da Copa

Valquíria Azevedo comprou o ingresso no final do ano passado para a tão esperada Copa do Mundo no Brasil. Jogo acontece dia 12 de junho entre Brasil e Croácia


Por Porto Velho

Valquíria Azevedo (Foto: Daniele Lira)Valquíria Azevedo arrumando as malas para a viagem(Foto: Daniele Lira)

Sentada no sofá da sala ainda quase sem móveis e com o sotaque de quem chegou em Porto Velho não faz muito tempo, a sargento Valquíria Azevedo conta empolgada sobre a viagem que fará em breve. Enfim, o sonho de assistir um jogo do Brasil na Copa do Mundo vai ser realizado. O jogo de abertura entre Brasil e Croácia, que acontece na Arena Corinthians dia 12 de junho, será o programa de Dia dos Namorados da policial.

Natural de Parelhas, no Rio Grande do Norte, Valquíria já está com a viagem toda planejada. Assistir a seleção jogar é algo que desejou a vida inteira, mas ver a abertura da Copa vai além de qualquer expectativa.

- Eu nunca assisti um jogo em um estádio, então ver a seleção brasileira jogar na abertura da Copa do Mundo... Não tem palavras que descrevam a sensação. Ainda não caiu a ficha de que eu realmente vou. Fico olhando toda hora para o ingresso para ver o portão, a hora, o assento... - comenta eufórica.

Com o ingresso comprado com muita antecedência, só o que resta é terminar de arrumar as malas. A casa e o armário, com exceção da camisa "9". comprada exclusivamente para a ocasião, não têm muitos enfeites, mas ela garante que o que vale nessa hora é a torcida.

- Acordei de madrugada para comprar o ingresso assim que abrisse a venda  do primeiro lote, não podia correr o risco de perder. Ainda pensei em comprar para a final, mas se o Brasil não chegar lá eu ia perder a chance de ver a Seleção jogar, e eu não posso deixar de ver o Fred. Já até mandei fazer minha camisa da sorte personalizada com o número 9 porque eu adoro o Fred. 

Valquíria Azevedo (Foto: Daniele Lira)
Valquíria Azevedo diz que é a realização 
de um sonho assistir a abertura da Copa 
(Foto: Daniele Lira)

Para o grande dia, o grito e a empolgação já estão preparados.

- Eu não sou muito fã de futebol, mas Copa do Mundo é outra coisa. Em jogo assim eu torço, grito, choro. Na última que o Brasil perdeu eu chorei de raiva.

O medo maior é para o dia da abertura, mesmo porque essa vai ser praticamente a única chance da Croácia brilhar. Com certeza eu vou ficar mais tensa que os jogadores.

E o itinerário não para em São Paulo. Depois de assistir o tão esperado jogo com o marido, e de quebra aproveitar o Dia dos Namorados de uma maneira bem diferente, Valquíria embarca para Natal para aproveitar o clima de Copa, que também vai estar por lá.

- Eu vou assistir o jogo com o meu marido. Aproveitar o Dia dos Namorados em grande estilo. De lá eu vou para Natal acompanhar e curtir o São João junto com o clima da Copa. 


*Daniele Lira, estagiária, sob a supervisão de Larissa Vieira.

Para ler mais notícias do Globo Esporte Rondônia, clique em globoesporte.globo.com/ro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ro/noticia/2014/06/sargento-de-porto-velho-comemora-ida-para-jogo-de-abertura-da-copa.html

Com dores, Olic é flagrado com bolsa de gelo no tornozelo direito

Atacante croata recebe atendimento ao final do treino desta segunda-feira.
Atividade foi liberada para a imprensa por apenas 15 minutos


Por Mata de São João, BA

 Olic atende torcida da Croácia na Praia do Forte (Foto: Rafael Santana)Olic com torcedores: atacante usou bolsa de gelo no tornozelo direito (Foto: Rafael Santana)

Não está fácil a vida do técnico Croata Niko Kovac. Às vésperas da estreia na Copa do Mundo contra o Brasil, ele ainda não sabe se poderá contar com o lateral Danijel Pranjic, que se recupera de uma entorse no tornozelo – o jogador se machucou no amistoso contra a Austrália, na última sexta, disputado no estádio de Pituaçu. E, ao fim do treino realizado nesta segunda, mais um susto: o atacante Ivica Olic foi visto com uma bolsa de gelo no tornozelo direito, aparentando sentir muitas dores.

A reportagem do GloboEsporte.com flagrou o atacante croata ainda na saída dos vestiários, em uma área restrita aos profissionais de imprensa. Como a maior parte do treinamento foi fechada, não é possível saber se Olic recebeu uma pancada ou mesmo se deixou a atividade antes do fim. A assessoria de imprensa da Croácia não se pronunciou sobre o assunto.

A partida de estreia da Croácia no Mundial está marcada para esta quinta-feira, às 17h (horário de Brasília), na Arena Corinhians. Antes de embarcar para São Paulo, na quarta, os croatas treinam mais uma vez em Mata de São João, nesta terça.


Olic da Croácia com bolsa de gelo (Foto: Rafael Santana)
Na saída do vestiário, Olic aplica bolsa 
de gelo no tornozelo direito 
(Foto: Rafael Santana)


FONTE:

Eliminado, Lilló acredita que Usac se classificaria se ele chegasse antes

Ao conquistar nove pontos em 15 disputados, técnico lamenta eliminação e acredita que sua equipe estaria na segunda fase, caso ele tivesse assumido antes


Por Suzano, SP

Usac Guarujá Paulista da Segunda Divisão (Foto: Thiago Fidelix)Usac foi eliminado do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Foto: Thiago Fidelix)

O técnico do Usac, Paulo Roberto Lilló, lamentou a eliminação da equipe no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, que equivale à quarta divisão do estadual. Ao assumir a equipe na sexta rodada da competição, na vice-lanterna com quatro pontos (uma vitória, um empate e três derrotas), o comandante do elenco suzanense sabia que a classificação não seria uma tarefa fácil.

Nos cinco jogos que comandou, Lilló venceu três e perdeu duas partidas. Dos 15 pontos possíveis, ele garantiu nove. 

- Dentro do que vimos do grupo e suas necessidades, se tivéssemos assumido o time com duas partidas de antecedência, o fim seria outro. Sabíamos do desafio, tentamos fazer o melhor. Não deu certo, faz parte - lamentou Lilló.

O Usac entrou em campo diante do classificado Guarujá buscando uma vitória por cinco gols de diferença para elevar o saldo de gols da equipe, ajudando em uma possível classificação. A vitória seria pouco, como pôde ser comprovado com o término do jogo.

- Quando você depende dos outros tudo fica mais difícil. Conseguimos fazer o resultado favorável em 3 a 1, mas o interessante era cinco. Tentamos, mas não conseguimos e o mais importante é a vitória. Meu planejamento era três vitórias e um empate e infelizmente ficamos de fora por um empate.


saiba mais

Pouco depois do Uruguai, Argentina chega a BH com atleticanos na torcida

Sem grande alvoroço no saguão, hermanos desembarcam em Confins com apoio de brasileiros e uma hora de diferença para chegada dos uruguaios no mesmo aeroporto


Por Belo Horizonte

A delegação da Argentina desembarcou no Aeroporto de Confins com cerca de uma hora de diferença com relação à chegada da seleção uruguaia no mesmo local. Apesar da imensa paixão pelo futebol, o número de hermanos no saguão do aeroporto não foi tão grande. Mas eles ganharam o reforço de atleticanos que, pelo fato de Messi e companhia estarem hospedados na Cidade do Galo, adotaram os arquirrivais do Brasil como segundo e até mesmo primeiro time.

Atleticanos e argentinos se encontram no aeroporto de Confins (Foto: Léo Simonini)
Atleticanos e argentinos se encontram no 
aeroporto de Confins para recepcionar os 
jogadores (Foto: Léo Simonini)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/argentina/noticia/2014/06/pouco-depois-do-uruguai-argentina-chega-bh-com-atleticanos-na-torcida.html

Por ciúme, advogada começa a correr e vai à ultramaratona na África do Sul

Sedentária aos 19 anos, Andrea Vidal começou a correr para acompanhar o namorado Francisco. No dia 1º de junho, estreou nos 89,28km da Comrades


Por Rio de Janeiro


Quando começou a correr, Andrea Vidal não tinha a intenção de perder peso ou deixar de ser sedentária. A relação entre a advogada e o esporte surgiu de uma motivação bastante incomum: o ciúme. Havia encontrado o namorado Francisco correndo na companhia de uma bela mulher e decidiu que passaria a acompanhá-lo também. Ela só não sabia que a causadora da insegurança era, na verdade, prima de seu amado.

Graças ao mal entendido, a mineira de 37 anos completou os 89,28km da 89ª edição da Comrades, prova disputada na África do Sul, no primeiro domingo de junho. A estreia em ultramaratonas também foi motivada por uma experiência com Francisco, agora seu marido. Ao esperá-lo na linha de chegada da competição, em 2013, foi contagiada pela energia sulafricana e decidiu voltar no ano seguinte.

Andrea Vidal Comrades  (Foto: Arquivo pessoal)
Andrea e Francisco participaram juntos 
89º edicação da ultramaratona Comrade 
(Foto: Arquivo pessoal)

- Meu marido resolveu correr a Comrades e fui acompanhá-lo. Fiquei esperando na chegada, impressionada com a organização e a energia do sulafricano, vibrando e torcendo pelos corredores. Um senhor que estava correndo caiu a 150m da linha de chegada, um brasileiro parou ao lado, jogou na perna dele um spray que tirou do bolso, fez massagem e falou: "Vem, eu te levo até a linha de chegada". Depois disso, tudo mudou. Eu precisava fazer essa prova! - recorda.

Há dezoito anos, quando começou a alternar a caminhada com alguns minutos de corrida por conta própria, Andrea não imaginava que um dia participaria de uma ultramaratona. A primeira prova de 10km só foi disputada em 2008 e a estreia em maratonas aconteceu em 2012.

- Não tive auxílio de profissionais no início, fiz tudo por conta própria. Eu caminhava um pouco e corria um pouco, até que passei a conseguir correr 5km. Em 2008, fiz minha primeira prova de rua de 10km e adorei. Mas nunca havia pensando em correr uma ultra até o ano passado, pois havia feito minha primeira maratona somente em 2012.

A preparação para acompanhar o marido na Comrades não foi fácil. Em meio a uma rotina profissional desgastante, a advogada precisou abrir mão de eventos familiares e encontros com os amigos para conseguir organizar os treinos de 48km, 50km, 55km e 65km na agenda.

- Trabalhar o dia inteiro, ter uma alimentação regrada, tentando fazer cinco refeições por dia (se a audiência não atrasasse), treinos de corrida quatro vezes na semana, além de academia para fortalecer os músculos não foi fácil. Mas vontade de fazer a prova era maior, então venci o cansaço e continuei.

Andrea Vidal Comrades  (Foto: Arquivo pessoal)
Após 10h33m de corrida 
(Foto: Arquivo pessoal)

Durante os cinco meses anteriores à competição, Andrea cogitou desistir da ultramaratona. No entanto, a lembrança da vibração ao fim dos quase 90km e o ato e solidariedade que presenciara foram mais fortes e a empurraram até o dia 1º de junho.

- Muitas vezes pensei em desistir. Os treinos eram extremamente desgastantes. Eram, no mínimo, 18km às terças e quintas. Na sexta, precisava dormir cedo para acordar às 4h da manhã de sábado para os longos de 48km, 50km, 55km e 65km. Além de vários treinos de 42km. Não podia perder os treinos, sem eles não seria possível completar a prova. Ainda havia um treino de 12/14km aos domingos. Na segunda-feira, nem parecia que eu havia descansado. Mas valeu a pena! – garante.

Após 10h33m de corrida, a advogada não conseguiu conter as lágrimas. Desta vez, era o marido que a esperava no estádio Sahara Stadium Kingsmead, cercado por pessoas gritando de felicidade.

- Foi a melhor de todas as provas! A energia do povo durante todo o trajeto te faz querer continuar. Ao entrar no local da chegada, não me contive. Era uma festa, as pessoas gritavam e vibravam com a passagem dos corredores. Ao avistar meu marido, que já estava me aguardando, chorei igual a uma criança. A emoção é indescritível! Felicidade única em receber a menor medalha que já ganhei, mas a mais importante de todas, sem dúvida.


saiba mais

Pat Curran e Patrício Pitbull trocam ofensas após adiamento de luta

Brasileiro questiona lesão sofrida por campeão peso-pena do Bellator, que o chama de "bebê chorão" e usa palavrões em discussão nas redes sociais


Por Rio de Janeiro


A rivalidade entre Pat Curran, atual campeão dos pesos-penas do Bellator, e o brasileiro Patrício Pitbull alcançou novos níveis de intensidade neste domingo, após o lutador potiguar externar suas dúvidas sobre o mais recente adiamento da revanche entre os dois. Curran não gostou das declarações de Pitbull de que suspeitava de um "migué" do campeão e foi às redes sociais, onde os dois trocaram ofensas e palavrões.

patricio pitbull x pat curran bellator (Foto: Divulgação/Bellator)
Pat Curran (esq.) e Patrício Pitbull em 
sua primeira luta, em 2013 
(Foto: Divulgação/Bellator)

Pitbull e Curran se enfrentaram pela primeira vez em janeiro de 2013, e o americano venceu uma controversa decisão dividida para manter o cinturão. 
O brasileiro pediu uma revanche imediata, mas não foi atendido. Depois, ganhou o GP dos pesos-penas do Bellator pela segunda vez para garantir uma segunda chance de lutar pelo cinturão, na época detido por Daniel Straus. 

Contudo, a organização optou por dar uma revanche imediata a Curran contra Straus, e Curran recuperou seu título. A segunda luta entre o americano e o brasileiro estava marcada para sexta-feira passada, mas foi adiada por tempo indeterminado após o campeão alegar lesão na panturrilha.

- Se você me perguntar se eu suspeito (se ele está machucado mesmo), é claro que eu suspeito. Qual foi, sério? Lesão na panturrilha? Não sei se é uma lesão séria, mas ele decidiu cancelar. Espero que ele volte 100%, para que não tenha nenhuma desculpa depois de me enfrentar - afirmou Pitbull ao site "MMA Fighting".

Ao saber da entrevista do brasileiro, Curran foi ao Twitter responder com ofensas.

- Vá se f*** se é isso que você acha... Soa como um fantoche para mim. Eu te derrotei antes e vou te derrotar de novo. Lembre-se disso! - escreveu o campeão.

Pitbull logo respondeu, e iniciou-se uma troca de farpas na rede social.
- Você me derrotou? Isso é engraçado. Você estava cabisbaixo, seu time estava rezando. Nenhum de vocês conseguia acreditar (que tinha vencido) - disse Pitbull.

- Há uma razão para eu ainda ser o campeão. E SIM, eu te derrotei. Qualquer um com meio cérebro sabe disso - respondeu Curran.

- Você usou sua doença para conquistar uma disputa de título não merecida. Você acha que isso foi justo? Agora quem tem que se f***? Quem é o chorão? - treplicou o brasileiro.

- Por que vocês não choram um pouco mais? O Bellator quer fazer as melhores lutas para os fãs. Esquece isso. Vá se f*** de novo e tenha um ótimo dia! - encerrou Curran.

- Enquanto você deseja coisas ruins para mim e me manda me f***, eu realmente desejo que Deus o abençoe e te dê uma recuperação rápida. Estou ansioso pela hora que você assinar o acordo (de luta) e o Bellator nos dê uma data - pontuou Patrício.

Segundo Pitbull, a organização do Bellator está considerando marcar a revanche para julho, mas ainda não há uma data definida. Ele descartou lutar antes, enquanto Curran se recupera, mesmo que houvesse um cinturão interino em jogo.

- Prefiro esperar pelo Pat Curran. A luta foi adiada várias vezes e eu teria de esperar mais tempo para enfrentá-lo se eles criassem um título interino. Vai ter um gosto melhor conquistar o título numa revanche contra Curran. Esta é a luta que eu quero - disse o brasileiro ao "MMA Fighting".

banner Combate UFC 175 (Foto: Combate)


saiba mais

Falcão vê renúncia de presidente da CBFS como "presente de aniversário"

Mesmo com a saída de Aécio Vasconcelos da presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), ala não confirma retorno à seleção


Por Sorocaba, SP

A renúncia do presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, após 35 anos, deve alterar a condução do futsal brasileiro. Após inúmeras denúncias, Aécio deixou o cargo da entidade que criou em 1979. Com isso, a Confederação passa a ser comandada, pela primeira vez, por um novo presidente: Renan Tavares. 

Para o ala Falcão, que completou 37 anos no último domingo, a renúncia de Aécio foi um "presente de aniversário".

– Foi uma vitória. A falta de respeito e de consideração junto aos atletas foi o estopim para que a mudança ocorresse. O primeiro passo foi dado. Chamamos a atenção de alguma forma e espero que isso mude os rumos do futsal. 
Começamos uma revolução, e isso passa por eleições dentro da Confederação. 

Não adianta um renunciar e a escadinha continuar. Tem que mudar toda a gestão – analisa Falcão, líder do movimento que busca mudanças no futsal brasileiro.

Falcão Brasil futsal seleção brasileira (Foto: Getty Images)
Apesar de mudanças na CBFS, Falcão 
não confirma retorno à seleção brasileira 
(Foto: Getty Images)

Após a renúncia de Aécio, uma assembleia foi realizada no último domingo. Os 25 representantes das federações aprovaram a escolha de Renan Tavares para a presidência da CBFS e de Louise Bedê para a vice-presidência administrativa. Os dois podem permanecer no cargo até o fim de 2017, data do mandato da gestão anterior. Porém, uma nova reunião deve definir definitivamente o futuro do comando do futsal brasileiro. 

– O Renan me ligou e quer uma reunião. Ele terá que mostrar no dia a dia que as coisas irão mudar lá. Ele me disse que vai mudar, mas o correto seria termos eleições e democraticamente decidirmos quem comandaria a Confederação – disse Falcão. 

Renan Tavares vice-presidente competições CBFS (Foto: Reprodução Facebook)Renan Tavares é o novo presidente da CBFS (Foto: Reprodução Facebook)

Apesar do primeiro passo ter sido dado, como avalia Falcão, o ala ainda não voltará a vestir a camisa da seleção. O jogador diz que só retorna em caso de eleições e mudança de gestão.

– Não vou voltar para a seleção agora. Nunca foi minha intenção deixá-la, mas foi necessário eu dar o primeiro passo para que todos os jogadores pudessem se sentir à vontade para também reivindicar. Posso retornar, eu desejo, mas isso depende de eleições e mudança total de gestão. O futsal precisa disso – revelou o jogador, eleito quatro vezes pela Fifa como melhor do mundo.

Falcão volta às quadras pelo Sorocaba nesta quarta-feira contra a AABB, em São Paulo. A equipe do interior de São Paulo lidera isoladamente a Liga Paulista com 14 vitórias e dois empates, em 16 jogos. 

Aécio Vasconcelos futsal gramado (Foto: Zerosa Filho/CBFS)
Administração de Aécio Vasconcelos vai 
ser investigada na CBFS  (Foto: Zerosa 
Filho/CBFS)

Entenda o caso
Em março deste ano, o maior astro do futsal brasileiro e mundial, o ala Falcão anunciou que não vestiria mais a camisa da seleção brasileira enquanto a entidade fosse comandada por Aécio. Falcão chegou a montar um dossiê, onde apontava as diversas irregularidades e falta de estrutura da entidade. Após a saída do astro, a entidade passou a sofrer com a perda de seus principais patrocinadores, a pressão em torno da administração e reprovação de contas referentes ao ano de 2013 foram determinantes para a renúncia de Aécio.  

Renan Tavares e Louise Bedê foram nomeados e comandarão provisoriamente a CBFS. Os dois ainda buscam aprovar as contas do ano de 2013, reprovadas em reunião no mês de maio. Além disso, ficou acordada que a Confederação passará por uma auditoria nas próximas semanas.

*Colaborou sob supervisão de Geraldo Jr.


saiba mais

Wesley curte férias em Miami e tira onda com carros de luxo na cidade

Volante do Palmeiras posta foto na qual aparece ao lado de vários automóveis luxuosos, algo comum no local

Por São Paulo

O volante Wesley, do Palmeiras, tem registrado alguns momentos de suas férias nas redes sociais. O jogador está em Miami, nos Estados Unidos, e posta várias fotos da viagem. Em uma das mais recentes ele aparece na frente de quatro carros de luxo, que são vistos com frequência na cidade.

As férias dos atletas do Verdão vão até o final desta semana. Na próxima segunda-feira todos se reapresentam na Academia de Futebol. Depois ainda haverá 10 dias de concentração e treinos em Atibaia, no interior de São Paulo.

carros wesley lopes (Foto: Reprodução / Instagram)
Wesley na frente dos carros de luxo. 
Jogador aproveita as férias em Miami 
(Foto: Reprodução / Instagram)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/06/wesley-curte-ferias-em-miami-e-tira-onda-com-carros-de-luxo-na-cidade.html

Com tatuagem de Bambi, capitão croata se diz prevenido sobre piadas

Darijo Srna tem imagem do personagem da Disney e uma bola gravadas na perna


Por Mata de São João, BA

Há tempos as tatuagens fazem parte do visual dos jogadores de futebol. Parecem itens quase obrigatórios, seja em qual parte do corpo for, com o desenho que for. Mas imagine só ver um marmanjo de mais de 1,80m, capitão de uma seleção, esposo e pai de família tendo gravado na pele a imagem de... Bambi. O animal, personagem de um filme infantil da Disney, adquiriu um tom pejorativo no cenário futebolístico brasileiro e parece destoar em um ambiente tão masculinizado. Alertado antes da chegada ao Brasil, o croata Darijo Srna fala em bom português do risco de ser alvo de piadas.

- É veado, né? – disse, rindo, referindo-se à associação da figura do Bambi a uma forma politicamente incorreta de referir-se a gays, antes de completar em inglês. - Já estou sabendo.

Darijo Srna tatuagem na perna Bambi (Foto: Getty Images)
Darijo Srna tatuagem na perna Bambi 
(Foto: Getty Images)

Entre os croatas, nem jogadores nem comissão técnica veem qualquer anormalidade na tatuagem do capitão. Isto porque o sobrenome do lateral, no idioma materno deles, significa cervo, a espécie de Bambi. A convivência com diversos atletas brasileiros em seus 11 anos no Shakthar, além de ensinar a Srna noções básicas do português, fez com que ele percebesse que sua tatuagem poderia ser mal interpretada quando viajasse ao Brasil para disputar a Copa do Mundo.

O GloboEsporte.com tentou contato com seis atletas que passaram pelo clube ucraniano nos últimos anos para comentar a curiosa tatuagem do croata.Os três que foram encontrados pela reportagem – todos estão em período de férias - preferiram não comentar. Um deles justificou dizendo achar melhor não envolver o colega em uma piada por temer que ele não gostasse. O brasileiro naturalizado croata Sammir disse à reportagem que nunca comentou sobre a tatuagem ou o significado dela em português com o colega de seleção.


saiba mais

Em campo, o capitão croata é profundamente respeitado pelos colegas. Dono da braçadeira desde 2008, quando o atual técnico Niko Kovac parou de defender a seleção nos gramados, Srna impõe sua personalidade sem margem para brincadeiras.

- Ele está há muitos anos como capitão e sabe o que fazer conosco, como orientar. Temos uma grande relação com ele, é um líder verdadeiro e um exemplo de seriedade como atleta. Espero que esteja conosco pelos próximos cinco anos. É bom ter um líder como ele no time – disse o zagueiro Dejan Lovren.

Brasil e Croácia fazem o jogo de abertura da Copa às 17h da próxima quinta-feira, na Arena Corinthians. A partida terá transmissão ao vivo da Rede Globo e será acompanhada em Tempo Real pelo GloboEsporte.com.


FONTE:

Bósnios elegem cachorro como o 24º jogador em treino na praia em Guarujá

Cachorro comanda o ritmo do treino da seleção nesta segunda-feira. Cansaço faz capitão ser poupado do confronto, mas meia Pjanic treina normalmente


Por Guarujá, SP

Antes do amistoso contra a equipe sub-21 do Santos, os jogadores da seleção da Bósnia-Herzegovina fizeram um treinamento leve, na manhã desta segunda-feira, na Praia da Enseada, em Guarujá. Com exceção do capitão Spahic, que estava cansado, todos os jogadores correram durante 20 minutos na areia e depois fizeram exercícios de alongamento. O destaque da atividade, porém, ficou por conta de um cão apelidado como BosDog. (Veja no vídeo).

No início das atividades, todas as atenções estavam voltadas para o meia Pjanic, ídolo da seleção que atua no Roma, da Itália. Na noite de domingo, ele apareceu no saguão do hotel com dificuldades para andar. O meia mancava e estava com parte do pé direito enfaixado, o que aconteceu, segundo um membro da comissão técnica, por causa de uma pancada sofrida no treino da noite desse domingo.

Jogadores correm acompanhados de perto pelo cão (Foto: Alexandre Lopes)
Jogadores da Bósnia correm acompanhados 
de perto pelo cão apelidado como "BosDog" 
(Foto: Alexandre Lopes)

Com Pjanic treinando normalmente ao lado dos companheiros, os holofotes acabaram ficando todos voltados para BosDog. O cão, aparentemente de rua, correu em direção aos bósnios logo que eles chegaram à praia. Durante todo o treinamento, BosDog liderou os jogadores, sempre correndo à frente dos atletas como se estivesse escoltando os astros da seleção da Bósnia-Herzegovina. Após 20 minutos de corrida, o cachorro aproveitou o momento de alongamento dos atletas e deitou entre os jogadores para descansar.

Cachorro faz pose durante treino da Bósnia (Foto: Alexandre Lopes )Cachorro durante treino da Bósnia (Foto: Alexandre Lopes )

Mais do que acompanhá-los, BosDog recebeu carinho dos jogadores e da comissão técnica da Bósnia. Em vários momentos os atletas provocaram o animal para que ele continuasse ditando o ritmo do treinamento dos europeus, que não se preocuparam com a presença do animal e o elegeram como o 24º jogador.

A Bósnia faz, nesta segunda-feira, às 18h, o terceiro e último amistoso de preparação para a Copa do Mundo. Após vencer Costa do Marfim (2 a 1) e México (1 a 0), encara a equipe sub-21 do Santos, no estádio Antonio Fernandes. A estreia na Copa será contra a Argentina, neste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Pjanic treina normalmente após aparecer com pé enfaixado  (Foto: Alexandre Lopes )
Pjanic treina normalmente nesta segunda
-feira após aparecer com pé enfaixado 
 (Foto: Alexandre Lopes )

* Colaborou Bruno Giufrida


saiba mais

Arena Corinthians ganha retoques dentro e fora a três dias da abertura

Grades para acesso dos torcedores na estreia da Copa foram posicionadas no setor leste, enquanto funcionários da Prefeitura fizeram serviços diversos no entorno


Por São Paulo

Arena corinthians (Foto: Felipe Zito)Grades na entrada Leste (Foto: Felipe Zito)

Mais um dia de trabalho intenso na região da Arena Corinthians nesta segunda-feira. Com toda a estrutura das arquibancadas provisórias pronta e liberada pelo Corpo de Bombeiros, funcionários se concentram nos últimos ajustes na parte do complexo que receberá os torcedores e jornalistas para a partida entre Brasil e Croácia, que será disputada na próxima quinta-feira, às 17h (horário de Brasília).

No acesso principal do estádio, no setor leste, funcionários já fazem a divisão das grades que organizarão a fila da entrada dos torcedores no local. O objetivo é evitar qualquer aglomeração nas imediações da Arena no dia do duelo válido pela primeira rodada do Grupo A do Mundial.

Dentro do estádio, operários ainda se empenham nas montagens das tendas dos patrocinadores oficiais da competição que ficarão localizadas no principal acesso da Arena, em local chamado pela Fifa como "Fan Zone" (área dos torcedores). Neste espaço, as pessoas que tiverem ingresso para o jogo encontrarão lojas oficiais, lanchonetes e centro de informações.

Fora do estádio, funcionários da Prefeitura de São Paulo trabalharam na instalação de postes de iluminação em uma das rampas de acesso da estação Itaquera do metrô. Guias da Radial Leste foram retocadas com tinta, enquanto outras áreas tiveram banners da Copa do Mundo instalados.



Arena corinthians (Foto: Felipe Zito)
Funcionários da Prefeitura de São Paulo 
pintam as guias na Radial Leste 
(Foto: Felipe Zito)

Apesar de receber uma movimentação menor em relação aos últimos dias, a região continuou com segurança reforçada. Viaturas da Polícia Civil e Militar, além de carros do Exército, fizeram rondas constantes nas ruas que dão acesso ao estádio corintiano.


Arena corinthians (Foto: Felipe Zito)
Postes de luz são instalados nas imediações 
do estádio da abertura da Copa do Mundo 
](Foto: Felipe Zito)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/copa-do-mundo/noticia/2014/06/arena-corinthians-ganha-retoques-dentro-e-fora-tres-dias-da-abertura.html

Del Bosque vê Brasil pressionado e tira peso da Roja: "Normal é não vencer"

Técnico espanhol cita último título consecutivo há mais de 50 anos, da seleção brasileira, como exemplo de não favoritismo à Espanha: "Isso ocorre por um motivo"


Por Curitiba


Vicente Del Bosque Treino Espanha Copa do Mundo (Foto: Agência Reuters)Vicente Del Bosque foge no favoritismo e cita pressão negativa ao Brasil (Foto: Agência Reuters)

Vicente del Bosque procura a todo preço fugir de rótulos. Apesar de ser atual campeão Mundial, o treinador se atém a detalhes linguísticos e considera a seleção espanhola, assim com as outras grandes, fortes candidatas e não favoritas. Segundo o comandante de 63 anos, aliás, a chance de repetir a conquista de 2010 na Copa do Brasil é muito mais difícil exatamente por serem os detentores do título. Pressão extra para a Fúria e também em cima da Seleção Brasileira, que atua em casa e é a única pentacampeã.

- Não é uma questão impossível (ser campeão), isto está claro, mas o normal é não vencer o Mundial. Temos que saber o potencial dos rivais que vamos enfrentar, que não somos o umbigo do mundo. Mas nosso objetivo e sonho tem que ser ganhar, crer que vamos ganhar (...) A Copa do Mundo é muito grande para rótulos. É evidente que o Brasil joga em casa e tem um “timaço”, mas eles também estão sob grande pressão, muito maior do que na Copa das Confederações - disse, o espanhol ao "Marca".

A estratégia de Del Bosque é tirar a atual campeã do centro das atenções e para isso usa argumentos diversos. O fator título não está acima de outras características de um vencedor e as conquistas do passado devem ser deixadas para trás, segundo ele. Apenas serviriam para estimular a vontade de um novo êxito. A Copa no Brasil é uma outra história.



- Objetivo é o máximo, por isso trabalhamos. Não há conformismo, o passado no futebol serve pouco. Com o que ganhaste, não ganhas novamente, não se pode regorjear o êxito, isso está claro para nós. A estrela (o título) nos estimula a seguir melhorando, a crescer, a aspirar tudo, sabendo o quão difícil é. Recordando que  na história das Copas do Mundo apenas duas seleções defenderam com êxito o título, Itália e Brasil, o que não acontece desde 1962. E isso ocorre por um motivo.

Espanha na primeira fase

13/06: contra a Holanda em Salvador
18/06: contra o Chile no Rio de Janeiro
23/06: contra a Austrália em Curitiba

Os 23 da Espanha

Goleiros: Casillas, Reina e De Gea.
Defesa: Juanfran, Jordi Alba, Piqué, Sergio Ramos, Javi Martínez, Azpilicueta e Albiol.
Meio: Xabi Alonso, Koke,  Busquets, Xavi , Iniesta, Fàbregas, David Silva, Cazorla e Juan Mata.
Ataque: Pedro, Fernando Torres, David Villa e Diego Costa.

FONTÇ