sábado, 7 de junho de 2014

Com calor dos baianos e até hino croata, rival do Brasil faz treino aberto

Cerca de 400 pessoas assistiram às atividades do primeiro adversário da Seleção no estádio Municipal de Mata de São João. Filarmônica local tocou o hino da Croácia


Por Mata de São João, BA


saiba mais

O primeiro treino aberto da Croácia em Praia do Forte, no munícipio de Mata de São João, na Bahia, levou muita gente ao estádio da cidade. A organização local fez do evento uma grande festa com direito a camisa personalizada com o escudo da federação croata para todos os torcedores. A banda filarmônica local executou o hino nacional do país europeu, devidamente respeitado pelos baianos.

Treino Croácia  (Foto: Eric Luis Carvalho)
Jogadores da Croácia ouvem o hino do 
país no treino deste sábado em Praia do 
Forte (Foto: Eric Luis Carvalho)


O treino durou cerca de 50 minutos e mostrou pouco do time que vai enfrentar o Brasil. Um dia depois de vencer a Austrália em Pituaçu, o técnico Niko Kovac não exigiu muito de seus comandados. Trabalhos físicos e exercícios rápidos de posse de bola foram as atividades feitas na tarde deste sábado.


No final do treino, os jogadores distribuíram bolas com o escudo da Croácia para os torcedores. Nas arquibancadas, o carinho era retribuído. O meio campo Modric teve o seu nome gritado por adultos e crianças. Rivais dos brasileiros na próxima quinta, os croatas puderam provar do calor humano dos baianos.


Banda Treino Croácia  (Foto: Eric Luis Carvalho)
Cerca de 400 pessoas acompanharam o 
treino e a filarmônica local, que tocou o 
hino croata (Foto: Eric Luis Carvalho)


FONTE:

De Rossi leva picada de abelha durante treino em Mangaratiba

Volante havia acabado de voltar ao gramado depois de sofrer uma pancada do zagueiro Ranocchia, que não está incrito para a Copa do Mundo


Por Mangaratiba, RJ


Famoso pelos lances violentos, o volante Daniele De Rossi foi a vítima no treino da seleção italiana, neste sábado, em Mangaratiba. Depois de sofrer uma pancada do zagueiro Ranocchia e precisar de atendimento médico no gramado, o jogador levou uma picada de uma abelha.

De Rossi é atendido pelo médico da Itália (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
De Rossi é atendido após entrada de 
Ranocchia (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O ataque do inseto não causou maiores problemas, e o marcador titular da Azzurra continuou o trabalho normalmente. O técnico Cesare Prandelli comandou um trabalho com bola, mas só permitiu a presença da imprensa na primeira parte dele.

Pouco antes da picada, De Rossi foi atingido no pé esquerdo por Ranocchia, zagueiro que não está inscrito na Copa do Mundo. O volante ficou caído no gramado por cerca de cinco minutos, precisando até tirar uma das chuteiras para ser atendido pelo departamento médico.

De Rossi é nome certo como titular da Itália na estreia no Mundial, contra a Inglaterra, dia 14, às 19h, na Arena da Amazônia, em Manaus. No entanto, ficará no banco no amistoso diante do Fluminense, neste domingo, às 17h30, em Volta Redonda.



saiba mais

Com chuva de granizo e homenagem ao Brasil, Bélgica bate a Tunísia no fim

Com um gol solitário de Mertens aos 44 do segundo tempo, seleção belga confirma o favoritismo e vence último amistoso antes da estreia na Copa, dia 17, contra Argélia


Por Bruxelas


A bruxa anda mesmo solta às vésperas da Copa do Mundo. Quando não são as lesões, que já tiraram da competição craques como o francês Franck Ribéry, o colombiano Falcão Garcia, o alemão Reus e o holandês Van der Vaart, situações inusitadas vêm chamando atenções durante a preparação das seleções. Neste sábado, no último amistoso da Bélgica em casa, teve quase de tudo. Se faltou futebol, sobrou emoção. Primeiro proporcionada pela fanática torcida local, que homenageou o país do Mundial ao som de "Aquarela do Brasil". Já com a bola rolando, a seleção comandada por Hazard, do Chelsea, e Kompany, do Manchester City, deixou a desejar. Num jogo sem graça e com direito a uma chuva de granizo que interrompeu a partida por 40 minutos ainda no primeiro tempo, os donos da casa venceram a modesta seleção da Tunísia por um magro 1 a 0 e frustraram o excelente público que lotou o estádio Roi Baudouin, em Bruxelas. 

Dries Mertens comemora gol da Bélgica contra a Tunísia  (Foto: Agência EFE)
Dries Mertens comemora o único gol da 
Bélgica na vitória sobre a Tunísia 
 (Foto: Agência EFE)


O JOGO
Uma das sensações da Copa do Mundo, a Bélgica começou a partida embalada por sua torcida. Dispostos a se despedirem com vitória, os donos da casa trataram de encurralar a Tunísia desde o início. E a primeira chance de gol veio logo aos dois minutos com o capitão Kompany, que recebeu dentro da área e finalizou sobre o gol adversário.

A pressão era enorme, e os belgas tiveram pelo menos mais três oportunidades para marcar. Em todas elas o destino foi o mesmo, as mãos do goleiro Ben Mustapha, um dos destaques do primeiros tempo. O tunisiano só não conseguiu impedir que uma chuva de granizo desabasse sobre Bruxelas, cobrindo o gramado com pedras de gelo e interrompendo o último amistoso da Bélgica antes da Copa por 40 minutos.


saiba mais

Apesar da paralisação gelada, o jogo reiniciou quente. Os belgas queriam se despedir de seus torcedores com vitória, e o primeiro gol quase veio aos 37. Mirallas avançou pela direita e cruzou rasteiro para Origi desviar de primeira para fora, na melhor chance dos donos da casa. Quatro minutos depois, outro lance perigoso. Outra vez com Mirallas. O camisa 11 foi lançado pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado, rasteiro, mas a bola passou rente à trave de Mustapha. 

A Bélgica voltou do intervalo disposta a furar a defesa da Tunísia, mas demorou para obter sucesso. Aos nove, os donos da casa tiveram duas boas chances, mas se na primeira a zaga cortou a cobrança de falta de Mertens, na segunda, novamente Mustapha tirou de soco e impediu que os belgas abrissem o placar.

O técnico Marc Wilmots trocou Origi por Lukaku, mas o ataque belga continuou parando na defesa da Tunísia. Até que aos 17, Jemma exagerou e levou o segundo amarelo após falta em Kompany. O zagueiro foi expulso e teve que ser contido pelos companheiros para não agredir o árbitro. Mas apesar de ter um homem a mais, a Bélgica recuou e o jogo ficou morno de vez.  
Chuva Amistoso Bélgica e Tunisia (Foto: Agência EFE)
Fotógrafo se protege da chuva de granizo 
durante o amistoso entre Bélgica e Tunisia 
(Foto: Agência EFE)

O panorama só mudou quando o treinador belga colocou a joia do Manchester United em campo. Aos 19 anos, Januzaj substituiu a estrela Hazard e pôs fogo no jogo. Aos 34, Vertonghen soltou a bomba na cobrança de falta e quase marcou para os donos da casa. Cinco minutos depois, a Bélgica desperdiçou sua melhor chance na partida até então. Januzaj fez linda jogada pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça do grandalhão Vanden Borre, que, livre de marcação, cabeceou mal.

Mas de tanto insistir, a Bélgica abriu o placar quase no apagar das luzes. Aos 44, Mertens recebeu passe açucarado de Chadli na área, avançou em velocidade e tocou com categoria na saída do goleiro Mustapha, que desta vez nada pôde fazer.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/belgica/noticia/2014/06/com-chuva-de-granizo-e-homenagem-ao-brasil-belgica-bate-tunisia-no-fim.html

Paraíso dos golfistas, resort da Bélgica no Brasil cai no gosto dos boleiros

Com duas estruturas oficiais de golfe, hotel teve de construir um segundo campo oficial de futebol, além de uma nova cozinha, para receber os "Red Devils"


Por Mogi das Cruzes, SP

Paz e tranquilidade são termos bastante utilizados para definir como seria o paraíso. Juntando a isso um complexo esportivo com campos de golfe, futebol e quadras de tênis, temos um resumo do que a seleção da Bélgica vai encontrar no Paradise Golf & Lake Resort, a partir da próxima terça-feira, quando os Red Devils chegam ao Brasil para a disputa da Copa do Mundo.

O local escolhido para hospedagem e treinamentos está localizado em Mogi das Cruzes, mais precisamente no distrito de Jundiapeba, na Região Metropolitana de São Paulo. O hotel tem 1,2 milhão de m² e está a 47km do Aeroporto de Guarulhos e a pouco mais de 10km do Centro de Mogi. O GloboEsporte.com ficou hospedado por um dia no resort para conhecer de perto todos os espaços e serviços que estarão a disposição dos belgas.


resort Bélgica (Foto: Vitor Geron)
Campo de golfe costuma ser muito 
utilizado (Foto: Vitor Geron)

Os pedidos feitos pela delegação foram poucos. Além da construção de um segundo campo de dimensões oficiais para treinos, já finalizado, foi solicitada uma nova cozinha com um restaurante restrito ao time da Bélgica, ainda em fase de acabamento. Com uma ala de 89 quartos reservada para a seleção (63 serão utilizados), o objetivo é que os atletas tenham privacidade em amplas suítes com duas camas de casal em cada. O hotel trabalha apenas para que o sossego e calmaria dos dias normais seja mantida com a presença dos europeus.

- Eles fizeram pouquíssimas exigências. Ficamos até surpresos, já que algumas seleções fazem uma série de pedidos, assim como outras celebridades que costumamos receber. Os belgas parecem muito tranquilos, estão focados. Eles vêm para buscar o título – disse Ricardo Aly, diretor comercial do resort.


à procura de tranquilidade
Se tranquilidade serve para descrever os “Red Devils”, dá para entender o motivo para eles terem escolhido o local. O silêncio dos dois campos de golfe oficiais só é quebrado pelo som das tacadas. A prática do esporte é um dos maiores atrativos do resort, que também encanta os boleiros.

- A seleção da Bélgica vai ficar muito bem hospedada. É muito gostoso ficar aqui. Ainda tem a vantagem de não precisar sair para os treinos. E se os jogadores quiserem jogar golfe, certamente pode ajudar a tirar a ansiedade da Copa. A saúde mental que esse esporte proporciona é incrível. Sempre que posso eu venho – destacou o atacante Dagoberto, do Cruzeiro, que está aproveitando as férias em Mogi das Cruzes.

resort Bélgica (Foto: Vitor Geron)
Jogadores belgas ficarão em acomodações 
aconchegantes (Foto: Vitor Geron)

Em visitas anteriores, o técnico belga, o ex-atacante Mark Wilmots, usufruiu da estrutura para dar suas tacadas. Mas se quiserem inspiração no futebol, a lista de craques que já passaram pelo hotel é grande. Pelé, Ronaldo e Cafu são alguns dos nomes. Recentemente, a seleção sub-21 do Brasil, comandada por Alexandre Gallo, também realizou uma semana de treinos no resort.

Quadras de tênis de saibro e de piso rápido, vôlei, basquete, um lago para andar de bote, circuito de arvorismo, parede de escalada, sauna, spa, piscinas, cinema, sala de jogos. Para dar tempo de a Bélgica aproveitar tudo o que tem direito, será necessário chegar longe no torneio. Apesar de ser apontada por muitos como principal candidata a surpresa da Copa, a imprensa belga vê um caminho difícil no Mundial, principalmente a partir das oitavas de final.

- O Grupo H com Rússia, Argélia e Coreia do Sul é relativamente acessível, mas tudo deve ficar mais difícil a partir da segunda fase, quando a Bélgica deve cruzar com Portugal ou Alemanha. Qualquer um desses adversários já seria complicado – declarou o jornalista (e hóspede) Bart Lagae, que acredita que a talentosa geração belga estará mais experiente e pronta na Eurocopa de 2016 e Copa de 2018.



resort Bélgica (Foto: Vitor Geron)
Piscina de primeira e muito luxo na casa 
dos belgas no Brasil (Foto: Vitor Geron)


Apesar de contar com jogadores que disputam as principais ligas europeias, o time Hazard, Curtois e Kompany é desconhecido para a maioria dos funcionários. Eles esperam que a equipe de Wilmots vá longe e, mesmo sem conhecer, gostariam de ter algum contato com os atletas.

- Sei que vai ser muito difícil eles arrumarem tempo para desfrutarem do spa, mas torcemos para que isso ocorra e estaremos prontos para recebê-los e realizarmos procedimentos que ajudem a relaxar após as partidas – contou uma das funcionárias que trabalha no espaço com ofurôs e um vasto “cardápio” de massagens e rituais indianos.


as acomodações
Nas áreas comuns do hotel, a expectativa é que os jogadores utilizem as três piscinas (uma térmica) e a academia. Nos momentos de lazer eles poderão, além de praticar esportes, utilizar a mini-sala de cinema ou jogar cartas e sinuca, sem a presença de outros hóspedes. Estas opções serão exclusivas para os belgas por serem locais que estão na ala dedicada ao time, com recepção própria e sem contato com os outros 329 quartos do hotel.


resort Bélgica (Foto: Vitor Geron)Bandeira belga já tremula em frente ao hotel (Foto: Vitor Geron)

Com a presença da seleção, há uma série de restrições para os hóspedes que vão ficar no resort durante o período da Copa. Entre elas está a proibição da reserva para grupos de torcidas. Torcedores russos e sul-coreanos que tentaram reservas, por exemplo, foram impedidos.

Também estão sendo tomadas todas as precauções necessárias na nova cozinha. Quem vai realizar os preparos é a equipe do chef Ivair Félix, que já trabalha no hotel. Mesmo assim, tudo será supervisionado por um chef de cozinha e um nutricionista do time belga. Waffles, batata rosti, croque-monsieur, panqueca, trouxinhas de legumes, frutas e muitos peixes estão no cardápio, entre eles, o brasileiríssimo pirarucu.

- Tudo tem de ser muito controlado. É preciso ser servida para a quantidade exata de pessoas, para que os atletas não abusem. O técnico Wilmots é linha dura. Ele quer que tudo seja servido 15 minutos antes de a delegação chegar para a refeição. Então temos de seguir à risca para que eles lembrem da nossa contribuição depois dos bons resultados em campo - falou Félix.


resort Bélgica (Foto: Vitor Geron)
Campo com dimensões oficiais foi 
construído para a seleção belga 
(Foto: Vitor Geron)

Neste sábado parte da equipe médica e de nutrição chegou ao resort. Enquanto os jogadores ainda estão na Europa, tem torcedor rival que aproveitou a breve estadia para “secar” os vizinhos.

- Tem um pouco de rivalidade entre Holanda e Bélgica. Os belgas vão dar trabalho, eles estão treinando faz muitos anos, já que não disputaram as duas últimas Copas. Mas, falando sério, eu já avisei o pessoal do hotel que esse time é bom e podem se preparar que vão ficar por aqui por muito tempo, não vão embora cedo – afirmou o consultor holandês Sven Hendriksen.

Os jogadores e o restante da comissão técnica desembarcam no Aeroporto de Guarulhos na noite de terça-feira e seguem para Mogi das Cruzes. A Bélgica estreia no Grupo H no dia 17, contra a Argélia, no Mineirão. Depois o time ainda encara Rússia, no Maracanã, e Coreia do Sul, na Arena Corinthians. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/copa-do-mundo/noticia/2014/06/paraiso-dos-golfistas-resort-da-belgica-no-brasil-cai-no-gosto-dos-boleiros.html

Alemães mostram animação durante voo para o Brasil e usam até internet

Bastian Schweinsteiger e Roman Weidenfeller postam fotos durante a viagem de Frankfurt até Salvador e aproveitam o serviço de bordo da aeronave da Alemanha


Por Frankfurt, Alemanha


Bastian Schweinsteiger e Roman Weidenfeller durante voo da Alemanha (Foto: Reprodução/Facebook)Bastian Schweinsteiger e Roman Weidenfeller durante voo da Alemanha (Reprodução/Facebook)

A seleção da Alemanha já está a caminho do Brasil. Um dos favoritos ao título, os alemães desembarcam no país neste domingo, em Salvador, e ficam hospedados em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. E nem durante o voo para o Mundial os jogadores desligam da internet. Que o digam os jogadores Bastian Schweinsteiger e Roman Weidenfeller. Nas redes sociais, o meia do Bayern posou ao lado do jogador do Borussia. Os dois aparecem sorridentes, bebendo e comendo na aeronave alemã. Mais cedo, durante o embarque, os atletas posaram para uma selfie.

O grupo alemão embarca para o Brasil com a perda do atacante Marco Reus, que sofreu uma ruptura parcial nos ligamentos do tornozelo esquerdo na vitória sobre a Armênia em amistoso. Para o lugar dele foi chamado o zagueiro Shkodran Mustafi.

A seleção alemã está no Grupo G, ao lado de Portugal, Estados Unidos e Gana. A chegada da equipe em solo brasileiro está prevista para a madrugada deste domingo, e o primeiro duelo será contra os lusos, dia 16, às 13h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Bastian Schweinsteiger posa ao lado dos companheiros alemães (Foto: Reprodução/Facebook)
Bastian Schweinsteiger posa ao lado dos 
companheiros alemães (Foto: 
Reprodução/Facebook)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/alemanha/noticia/2014/06/alemaes-comem-bebem-e-usam-internet-durante-voo-para-o-brasil.html

Messi encerra jejum antes da Copa e avisa: "Agora é a hora da verdade"

Craque volta a balançar a rede pela Argentina depois de nove meses e se mostra empolgado para o Mundial: "Esta seleção dá esperança pelos jogadores que tem"


Por Buenos AIres

Messi Argentina x Eslovênia (Foto: AP)Messi é quem mais jogou pela Argentina de Sabella: 25 jogos, ao lado de Romero e Mascherano (Foto: AP)

A vitória por 2 a 0 sobre a Eslovênia, na tarde deste sábado no Estádio Cidade de La Plata, encerrou a preparação da Argentina em grande estilo para a Copa do Mundo. Mesmo sem uma grande exibição, os hermanos se mantiveram invictos em 2014 e viram seu principal jogador encerrar um jejum de nove meses sem marcar pela seleção. O último gol de Messi havia sido sobre o Paraguai, em setembro do ano passado, ainda pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Desde então, num período em que teve uma lesão pelo Barcelona, tinha disputado só duas das seis partidas do time e passado em branco nos amistosos contra a Romênia e Trinidad e Tobago. Novamente em paz com as redes, o craque elogiou a qualidade do elenco e se mostrou empolgado para o Mundial.

- Estamos todos muito esperançosos. Agora é a hora da verdade. Vamos com muita gana. Chegamos todos com uma boa idade. A maioria joga há muitos anos fora, tem experiência, e foi muito bem. Esta seleção dá esperança pelos jogadores que tem e pelo grupo que montou. Mas temos que ir aos poucos - afirmou o jogador, eleito quatro vezes o melhor do mundo e que completará 27 anos durante a Copa.

Para reduzir os riscos de lesão, o técnico Alejandro Sabella poupou muitos jogadores no último amistoso. Messi, por exemplo, começou no banco e jogou só os 30 minutos finais. Cercado pela imprensa, o craque falou ainda em campo, mas na zona mista do estádio passou rapidamente ao lado de Di María, e só acenou para os jornalistas presentes. O camisa 10 - jogador que mais atuou sob o comando de Sabella na seleção, ao lado de Romero e Mascherano, com 25 partidas - vai passar o domingo de folga em Rosário, sua terra natal, e se reapresenta na segunda-feira, dia da viagem.


saiba mais

A delegação embarca no ônibus às 14h (de Brasília) com destino ao aeroporto, onde duas horas depois pega um voo rumo ao Brasil. Pelas redes sociais, a Argentina convocou a população para sentir a vibração a caminho da Copa. No Twitter, o perfil da seleção pede que os torcedores levem bandeiras e faixas de apoio à campanha pelo tricampeonato mundial. Messi aprovou a iniciativa e garantiu que a festa não irá atrapalhar a concentração da equipe.

- Levem as bandeiras que quiserem, mas nós vamos com muita tranquilidade.

A chegada da Argentina ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais, está prevista para 19h10 de segunda-feira. A delegação ficará hospedada na Cidade do Galo, CT do Atlético-MG. Os hermanos agoram voltam a campo para valer: eles estreiam no Grupo F do Mundial contra a Bósnia, no dia 15, às 19h (de Brasília), no Maracanã.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/argentina/noticia/2014/06/messi-encerra-jejum-antes-da-copa-e-avisa-agora-e-hora-da-verdade.html

Após contratempo, Grécia embarca e chega ao Brasil na manhã de domingo

Voo cancelado nos Estados Unidos altera planos, e seleção desembarca na capital sergipana no início da tarde, depois de fazer escala em São Paulo


Por Aracaju


saiba mais

A seleção da Grécia chegará ao Brasil na manhã deste domingo. Jogadores e comissão técnica desembarcariam no país neste sábado, mas o voo original oriundo dos Estados Unidos foi cancelado. Depois de uma estada forçada de mais um dia nos EUA, os gregos embarcaram esta noite, com previsão de chegada em São Paulo às 9h (de Brasília) no domingo – anteriormente, a escala seria no Recife, em Pernambuco. Depois, partem para Aracaju, onde devem chegar no início da tarde, entre 13h e 14h. A capital de Sergipe será a base da seleção durante a Copa do Mundo.

Grécia em embarque (Foto: Reprodução/Facebook)
Grécia chegará ao Brasil neste domingo 
(Foto: Reprodução/Facebook)

Nos EUA, a Grécia participou de alguns amistosos – na sexta-feira, venceu a Bolívia por 2 a 1, na Red Bull Arena, em Nova York. Foi o último teste antes da estreia no Mundial. O primeiro treino no Estádio Batistão, que estava marcado para a manhã deste domingo, será remarcado quando a delegação chegar em Aracaju.

A seleção helênica está no Grupo C, ao lado de Colômbia, Japão e Costa do Marfim. A estreia na Copa será contra os colombianos, dia 14, no Mineirão. 
Na capital sergipana, os gregos ficarão hospedados na Orla da Atalaia, um dos principais cartões postais da cidade. O local oficial para os treinamentos é o Estádio Batistão, recém-reformado para recebê-los.

Georgios Tzavellas ao lado dos companheiros gregos durante embarque para o Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)
Georgios Tzavellas ao lado dos 
companheiros gregos durante 
embarque para o Brasil (Foto: 
Reprodução/Instagram)


FONTE:

Em clima de paz, Hamilton admite erro e elogia Rosberg por pole no Canadá

Com resultado deste sábado, alemão diminui diferença para companheiro na disputa em treinos classificatórios; Mercedes larga na primeira colocação pela 7ª vez seguida


Por Montreal, Canadá


No treino que definiu o grid para o GP do Canadá, neste sábado, a Mercedes conquistou sua sétima pole position no ano – em sete etapas disputadas. Desta vez, Nico Rosberg foi o mais rápido, diminuindo a diferença entre ele e o companheiro Lewis Hamilton na disputa em treinos classificatórios (o placar ainda segue 4 x 3 para o britânico). Contudo, a diferença desta etapa para a última, em Mônaco, foi o clima entre os pilotos do time alemão, que estava azedo em Monte Carlo. Apesar de Rosberg ter feito o melhor tempo, Hamilton manteve o clima amistoso, e foi cordial ao dar créditos para o companheiro que fez uma volta incrível, mostrando que a amizade segue firme, apesar dos conflitos recentes.

- Nico conseguiu uma volta fantástica, mas, para mim, não foi o melhor dos treinos classificatórios, pois espalhei demais em diversos momentos. Foi apertado, com apenas oito centésimos de segundo, mas ele foi superior nesta tarde. É maravilhoso para o time que tenhamos uma dobradinha, mas estou esperando uma corrida complicada: não é fácil ultrapassar aqui, especialmente com o mesmo carro e com Nico andando tão bem. Mais uma coisa que quero dizer é sobre a atmosfera aqui no Canadá. Esta tem sido uma das melhores corridas do ano, por causa dos fãs maravilhosos que fazem esse lugar tão especial. Amamos vir aqui. Espero que possamos dar um grande show amanhã – disse Hamilton.

Lewis Hamilton cumprimenta Nico Rosberg após treino classificatório do GP do Canadá (Foto: AP)
Lewis Hamilton cumprimenta Nico 
Rosberg após treino classificatório do 
GP do Canadá (Foto: AP)

Com a consciência da superioridade da Mercedes e da força do companheiro, Rosberg acredita em uma disputa dura neste domingo, mas reservada aos dois pilotos da escuderia. O alemão acredita que a estratégia será o fator decisivo na manutenção da primeira posição.

Naturalmente, eu estou feliz. Primeiro lugar é muito bom. Conseguimos melhorar muito o carro durante o fim de semana. Com certeza será uma corrida incrível, disputando com Lewis, eu acredito. Preciso apenas trabalhar duro para bolar uma estratégia que possibilite permanecer na frente – afirmou Nico ao cravar a terceira pole no ano (Bahrein, Mônaco e Canadá).

A Mercedes conquistou a pole em todas as etapas do campeonato, e marcou sua quarta dobradinha com o resultado deste sábado. A corrida deste domingo será realizada às 15h (Brasília), com transmissão exclusiva da TV Globo e no Tempo Real do GloboEsporte.com.

Circuito GP do Canadá (Foto: Editoria de arte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/06/em-clima-de-paz-hamilton-admite-erro-e-elogia-rosberg-por-pole-no-canada.html

Massa não esconde decepção com 5º lugar: "Faltou um pentelho para ser 3º"

Em treino equilibrado no Canadá, brasileiro diz não ter feito "volta perfeita", mas fica a um décimo do 3º colocado Vettel, e mira boa corrida: "Feliz com o carro que temos"


Por Montreal, Canadá


Depois de se intrometer entre os carros da Mercedes no último treino livre, Felipe Massa chegou à sessão classificatória mirando o terceiro lugar no grid de largada, atrás apenas das “Flechas de Prata”. Mas além do duelo interno na Williams com Valtteri Bottas, havia ainda a concorrência das RBR e das Ferrari. E em uma disputa muito equilibrada, o brasileiro acabou em quinto, atrás de Sebastian Vettel e Bottas, enquanto Nico Rosberg e Lewis Hamilton confirmaram o favoritismo da Mercedes e dominaram a primeira fila. Resultado que não deixou Massa satisfeito:

- Eu esperava o terceiro lugar. Acho que não foi uma volta perfeita, mas quando você vê a diferença entre o terceiro e o sexto... Foi muito próximo. O terceiro lugar era possível. Infelizmente eu perdi alguns centésimos e não foi o suficiente para ser terceiro, mas eu não posso ficar desapontado – disse.

A TV Globo transmite ao vivo todas as emoções do GP do Canadá, sétima etapa da temporada, a partir das 15h (horário de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.

Felipe Massa no treino para o GP do Canadá (Foto: EFE)
Felipe Massa no treino para o GP do 
Canadá (Foto: EFE)


saiba mais

E, realmente, a diferença entre o terceiro, Vettel, e o sexto, Ricciardo, foi ínfima. O alemão anotou 1m15s550, apenas dois milésimos mais rápido que Bottas. Massa foi o quinto com o tempo de 1m15s578, seguido do australiano da RBR, com 1m15s589. Pouco depois, no twitter, o piloto mostrou bom humor ao comentar o treino:

- Pena que faltou um pentelho hoje para ser terceiro!! Mas a corrida é longa e vamo que vamo - escreveu.

Felipe Massa fala sobre treino do Canadá no twitter (Foto: Reprodução)
Felipe Massa fala sobre treino do 
Canadá no twitter (Foto: Reprodução)

O exigente Chefe de Performance da equipe, Rob Smedley, também não ficou 100% satisfeito por ter sido surpreendido pelo terceiro lugar de Vettel.

- Só ficou um gosto amargo na minha boca pois não estamos em terceiro e quarto, mas é porque sou muito competitivo. Os garotos fizeram um trabalho incrível e, no fim, foi por questão de milésimos. Agora precisamos converter isso no máximo de pontos possível amanhã – disse o engenheiro.

Como consolo, fica o fato de que o carro da Williams mostrou um grande salto de qualidade em relação à última etapa, em Mônaco. Com um pacote de atualização aerodinâmicas e alguns ajustes finos no motor, o FW36 mostrou bom rendimento no circuito canadense, que também combina com o estilo do carro.

- Sinto-me feliz com o carro que temos. Definitivamente, nosso carro mostrou uma boa performance. A corrida é longa e vamos tentar ir bem amanhã. Estou confiante em ter um bom carro e uma corrida competitiva – completou Massa.
Visão compartilhada pelo companheiro Bottas:

- Precisamos ficar felizes com o resultado. Foi tudo muito próximo. Estamos competitivos durante todo o fim de semana e estou ansioso pela corrida. Estou feliz com o carro, fizemos muito progresso. Temos uma boa velocidade de reta e podemos desafiar a RBR – declarou o jovem piloto finlandês.


Circuito GP do Canadá (Foto: Editoria de arte)
Circuito GP do Canadá (Foto: Editoria 
de arte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/06/massa-nao-esconde-decepcao-com-5-lugar-no-grid-era-possivel-ser-terceiro.html

Hamilton erra, e Rosberg crava a pole para GP do Canadá. Massa fica em 5º

Inglês pega tráfego, falha em tentativas de volta rápida e fica atrás de companheiro da Mercedes. Vettel consegue terceiro lugar no grid, logo à frente da dupla da Williams


Por Montreal, Canadá

Se em Mônaco o erro de Nico Rosberg fez o alemão garantir a pole position e abalou o clima na Mercedes, dessa vez, no treino classificatório para o GP do Canadá, foi a vez de Lewis Hamilton errar. Mas no caso do britânico, a falha acabou custando caro. O campeão mundial de 2008 fritou o pneu em uma das chicanes de Montreal (veja no vídeo ao lado) e não foi capaz de superar a ótima volta anotada pouco antes pelo companheiro de equipe: 1m14s874, que foi 79 milésimos mais veloz que a sua. Um resultado surpreendente tendo em vista o histórico de Lewis dono de três vitórias no Circuito Gilles Villeneuve, que renovou contrato por mais 10 anos com a Fórmula 1 neste sábado. Fora da pista, ao contrário de Mônaco, a dupla se falou normalmente após a atividade, em uma demonstração de bom ambiente depois de terem feito as pazes na semana passada. 

Lewis Hamilton frita pneu e perde a pole position do GP do Canadá para Nico Rosberg (Foto: AP)
Lewis Hamilton frita pneu e perde a pole 
position do GP do Canadá para Nico 
Rosberg (Foto: AP)

Um décimo separa Vettel, Bottas, Massa e Ric
E se as "Flechas de Prata" seguiram soberanas, a briga pela terceira posição estava totalmente aberta, com Williams, Ferrari e RBR apresentando bons desempenhos nos treinos livres. E coube ao tetracampeão Sebastian Vettel abocanhá-la ao anotar 1m15s548. Em um pelotão marcado pelo equilíbrio, a dupla da Williams, sempre muito próxima durante toda a classificação, veio logo na sequência: Valtteri Bottas fez o quarto tempo, com 1m15s550 e Felipe Massa, o quinto, apenas 0s078 atrás. Fecharam os dez primeiros: Daniel Ricciardo (RBR), Fernando Alonso (Ferrari), Jean-Eric Vergne (STR), Jenson Button (McLaren) e Kimi Raikkonen (Ferrari). Melhores momentos no vídeo acima.

A TV Globo transmite ao vivo todas as emoções do GP do Canadá, sétima etapa da temporada, a partir das 15h (horário de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.


saiba mais
Lewis Hamilton cumprimenta Nico Rosberg após treino classificatório do GP do Canadá (Foto: AP)
Lewis Hamilton cumprimenta Nico 
Rosberg após treino classificatório do 
GP do Canadá (Foto: AP)

Q1: Sueco bate no muro

Nos segundos finais do Q1, o sueco Marcus Ericsson - algoz de Massa no treino de Mônaco - perdeu o controle de sua Caterham na saída da curva 9 e interrompeu precocemente a primeira parte da sessão. Com o pior tempo da atividade, ele só largará à frente de Esteban Gutiérrez, que sequer participou da classificação em razão de uma batida no 3º treino livre. Pastor Maldonado, com problemas mecânicos em sua Lotus, também foi eliminado. Pior, ainda levou uma reprimenda por não encaixar o volante de volta no carro. Também caíram fora: Max Chilton (Marussia), Jules Bianchi (Marussia) e Kamui Kobayashi (Caterham). Lá no topo, Lewis Hamilton foi quase um segundo mais rápido que a concorrência com 1m15s750, isso com pneus macios. Com compostos supermacios, a dupla da McLaren se meteu entre os carros da Mercedes, com Magnussen em terceiro e Button em quarto. Felipe Massa e Bottas confirmaram o bom desempenho dos carros da Williams ao serem quinto e sexto com pneus macios, enquanto os pilotos de trás andaram com os compostos mais velozes.

Q2: Massa e Bottas mostram força

Os pilotos da Williams anotaram os melhores tempos no início do Q2. Logo depois, as Mercedes foram para a pista. Mas mesmo com os pneus supermacios, Rosberg e Button não conseguiram desbancar o tempo do brasileiro (1m15s773), ficando em segundo e terceiro, respectivamente. O finlandês da Williams chegou a pular para segundo. Mas a dupla da Mercedes retornou à pista para uma última tentativa e voltou a botar ordem na casa com Hamilton cravando 1m15s054 e Rosberg, 1m15s289. Atrás dos carros da Williams, vieram as RBR de Ricciardo e Vettel, seguidas por Alonso, Button, Raikkonen e Vergne, todos classificados para a disputa da superpole. Foram eliminados: Nico Hulkenberg (Force India), Kevin Magnussen (McLaren), Sergio Pérez (Force India), Romain Grosjean (Lotus), Daniil Kvyat (STR) e Adrian Sutil (Sauber).

Felipe Massa no treino para o GP do Canadá (Foto: EFE)
Felipe Massa em ação no treino para o 
GP do Canadá (Foto: EFE)

Q3: Hamilton erra, Rosberg brilha e é pole

Bottas foi o primeiro a deixar os boxes no Q3 e logo anotou 1m15s500. Rosberg , então, foi o primeiro a baixar para a casa de 1m14, e pulou para a pole com 1m14s946. Hamilton veio a seguir, mas foi atrapalhado pelo tráfego e não conseguiu superar o alemão: 1m15s014. Massa anotou o quarto tempo, 1m15s621, acompanhado por Ricciardo, Vettel, Alonso, Vergne e Button. O único que não havia marcado tempo no Q3 era Raikkonen. Os pilotos então voltaram para os boxes para trocar pneus e partir para suas últimas tentativas de volta rápida. O primeiro a cruzar a bandeirada foi Vettel, que com 1m15s548, saltou para terceiro. Na sequência, Rosberg melhorou ainda mais seu tempo ao cravar 1m14s874. Hamilton, que vinha logo atrás tentando tomar a pole de Nico, acabou freando tarde na entrada de uma das chicanes e fritou pneu, perdendo milésimos preciosos e cruzando 0s079 acima do companheiro. Bottas assegurou a quarta posição, enquanto Massa - que já havia sido empurrado para sétimo - melhorou ligeiramente seu tempo e passou para quinto.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá:

1) Nico Rosberg  (ALE/Mercedes) 1m14s874       
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m14s953  +0s079
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m15s548  +0s674
4) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m15s550  +0s676
5) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m15s578  +0s704
6) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1m15s589  +0s715
7) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m15s814  +0s940
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m16s162  +1s288
9) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m16s182  +1s308
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m16s214  +1s340

Eliminados no Q2:
11) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1m16s300
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1m16s310
13) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 1m16s472
14) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1m16s687
15) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 1m16s713
16) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1m17s314

Eliminados no Q1:                          
17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 1m18s328
18) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 1m18s348
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1m18s359
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1m19s278
21) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 1m19s820
22) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) sem tempo

Circuito GP do Canadá (Foto: Editoria de arte)


FONTE:

Rival do Brasil, México é a 12ª seleção a chegar para a Copa do Mundo

Adversários da Seleção no Grupo A, mexicanos desembarcam em Guarulhos, vindos dos Estados Unidos, e seguem para Santos, onde treinarão no CT do Peixe


Por São Paulo


Desembarque México em Guarulhos (Foto: Leo Bianchi)Desembarque da seleção do México, em Guarulhos (Foto: Leo Bianchi)

O México é a 12ª seleção a desembarcar no Brasil para a Copa do Mundo. Os mexicanos desembarcaram no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, pouco depois das 20h, vindos dos Estados Unidos, onde perderam para Portugal, por 1 a 0, em amistoso realizado na sexta-feira, em Foxborough.

Na chegada, o técnico Miguel Herrera quebrou o protocolo da Fifa e não concedeu entrevistas - nem mesmo para a equipe oficial de TV da entidade.

De ônibus, os mexicanos, que estão no Grupo A, o mesmo do Brasil, seguiram para Santos, onde ficarão treinando no CT Rei Pelé. A estreia na Copa será na sexta-feira, contra Camarões, na Arena das Dunas, em Natal.

Além do jogo com Portugal, o México fez outros dois amistosos nos Estados Unidos - ganhou do Equador, por 3 a 1, e perdeu para a Bósnia, por 1 a 0.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/mexico/noticia/2014/06/rival-do-brasil-mexico-e-12-selecao-chegar-para-copa-do-mundo.html

Torcida toma Beira-Rio e homenageia Fernandão com "ruas de fogo"

Centro de Visitantes do Beira-Rio virou um memorial com feitos do camisa 9


Por Porto Alegre

Do silêncio à oração. E da reza às “ruas de fogo”. O espaço em frente ao Centro de Visitantes Gigante para Sempre, no Beira-Rio, que virou um tipo de memorial a Fernandão, neste sábado, presenciou a comoção colorada pela perda do eterno capitão.

Assim como tantas outras vezes, colorados levaram sinalizadores, fizeram barulho com bumbos e ergueram objetos com as cores do clube. Só que, desta vez, não era para apoiar o time, mas para chorar a perda.

Em meio ao silêncio, os estouros no céu davam o tom do que se aproximava. Centenas de colorados irromperam a Avenida Padre Cacique, em frente ao Beira-Rio, no início da noite, e se posicionaram no local que serve de memorial. Naquele momento, a rua pareceu uma arquibancada. E os fãs, que tanto gritaram o nome de Fernandão, principalmente antes dos jogos e cada gol, pareciam querer empurrar o ídolo para mais uma boa partida. Os cânticos, inclusive os que o ex-capitão puxava, foram entoados, bem como o hino colorado:

- Vamos, vamos Inter! - eternizado por F9 no retorno da delegação do Japão após a conquista do Mundial de Clubes em 2006.

As canções também ganham improvisações para mais homenagens ao ídolo, eternizando o camisa 9:

- Te amo, Inter! Para sempre o Fernandão irá viver!

Torcida do Inter faz "ruas de fogo" para se despedir de Fernandão (Foto: Tomas Hammes)
Torcida do Inter faz "ruas de fogo" para 
se despedir de Fernandão 
(Foto: Tomas Hammes)


saiba mais

Um fusca todo estilizado entoava músicas do clube. Foi então que os colorados fizeram uma roda e deram as mãos. O gesto lembrou a última união dos jogadores organizada por Fernandão antes de adentrar o gramado de Yokohama, no Japão, para o confronto com Ronaldinho e seus companheiros (vitória colorada por 1 a 0). 

A vigília que ocorre desde a manhã deste sábado cada vez mais ganha torcedores. Algumas palavras motivacionais foram ditas até todos rezarem o Pai Nosso. Em seguida, uma salva de palmas ao ídolo, cânticos entoados pela torcida, como o “Uh! Terror! Fernandão é matador”, que o recepcionava antes de cada jogo e após cada gol até o hino do clube.

Os colorados não arredam pé do local. Seguem colocando fotos, frases, cartas e deixando flores para o eterno capitão. Henrique Saraiva, por exemplo, é um dos torcedores que presta sua homenagem ao ídolo. Abalado, o funcionário público fala sobre o significado:

- O Fernandão ficará na memória de todos os colorados. Perdemos um grande ídolo. Ele representou a mudança de uma era. Ele mudou a vida de todos os colorados. Seus feitos nunca se apagarão. Levantei a taça com ele.

Ruas de fogo homenagens Fernandão ídolo do Inter Beira-Rio (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Ruas de fogo homenagens Fernandão 
ídolo do Inter Beira-Rio (Foto: Tomás 
Hammes/GloboEsporte.com)

O acidente
Fernando Lúcio da Costa voltava de sua casa em Aruanã, cidade no interior de Goiás, localizada a 315 km de distância da capital. Além de Fernandão, estavam no helicóptero e não sobreviveram mais quatro amigos: Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias.

Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia a Fernandão por volta de 1h e caiu segundos depois sobre um banco de areia (uma pequena praia de água doce) às margens do rio Araguaia, capotando diversas vezes. O local do acidente fica a 15km do centro de Aruanã. O ex-jogador chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas faleceu pouco depois.


Felipão espera ser lembrado por muito tempo: "Se ganhar Copa, falarão bem"

Em entrevista a canal de TV português, treinador da Seleção afirma esperar que os torcedores se lembrem não só de troféus, mas de união de times em que trabalhou


Por Lisboa, Portugal

O nome de Luiz Felipe Scolari já está escrito na história do futebol. No Brasil e em Portugal. Mas o treinador que comandará a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, em casa, tem noção de que é fundamental conquistar o seu segundo título mundial para que seja lembrando como um dos grandes treinadores da história.

Felipão Scolari amistoso Brasil x Sérvia (Foto: EFE)
Felipão acredita que seus times serão 
lembrados pela união no futuro 
(Foto: EFE)

Em sua última entrevista exclusiva antes da competição, exibida neste sábado no canal SIC, de Portugal, o treinador falou sobre como espera que se lembrem dele em 50 anos.

- Se ganhar o Campeonato Mundial no Brasil, vão falar bem. Acho que vão falar por muito tempo. Não por um, mas por 20, 50, 100 anos, que as equipes dirigidas por aquele senhor eram assim: não eram aquela esplendorosa arte técnica, mas eram equilibradas, sensíveis e emocionais, no sentindo de serem grupos realmente, de viverem juntos - afirmou.



Pelo Brasil, Scolari foi campeão do mundo em 2002 e da Copa das Confederações em 2013. Por Portugal, chegou à decisão da Euro 2004 e foi quarto colocado na Copa de 2006. Sempre com a união dos grupos como destaque. Aclamado tanto por portugueses como por brasileiros, ele tem um segredo de tanto carinho do público: saber retribuir.

- Eu gosto tanto das pessoas também. Por que gostam de mim? Porque eu gosto delas.

E para que todos os brasileiros gostem ainda mais dele, nada melhor do que chegar a mais uma final de Copa do Mundo. Dessa vez, em casa.

- Imagino jogar a final no Maracanã e nós vibrando de alegria, dando a volta, nos abraçando.


A caminhada começa no próximo dia 12, quinta-feira, contra a Croácia, na Arena Corinthians. Depois, a Seleção enfrenta o México, no dia 17, em Fortaleza, e Camarões, dia 23, Brasília.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/06/felipao-espera-ser-lembrado-por-muito-tempo-se-ganhar-copa-falarao-bem.html

"Paraíso secreto" se prepara para mudar rotina com invasão alemã

Com menos de 800 habitantes, povoado de Santo André ganhará companhia ilustre
nas próximas semanas. Luxo? Apenas para os favoritos ao título da Copa do Mundo


Por Santa Cruz Cabrália, BA


saiba mais

A principal avenida é, na verdade, uma estrada de terra. Celular e internet? Seja bastante paciente. A rústica Santo André, uma espécie de paraíso natural e secreto dentro de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, não seria exatamente o local mais apropriado para receber uma seleção durante a Copa do Mundo – quiçá uma das favoritas ao título. Mas vai receber, inclusive com decisão totalitária por parte da Alemanha, que chegará na madrugada deste domingo para iniciar sua concentração em solo brasileiro.

Santo André é uma área de proteção ambiental rodeada de matas e praias pouco exploradas. Isto definitivamente vai mudar com a invasão de alemães exclusivamente para o Mundial. Além da comitiva da seleção, formada por 62 pessoas entre jogadores, comissão técnica e médica e dirigentes, centenas de jornalistas também são aguardados. Um contraste com os menos de 800 habitantes da vila – para chegar ao local, é necessário atravessar o Rio João de Tiba, e os alemães solicitaram duas balsas: uma para a delegação, outra para a imprensa.



 piscina do Campo Bahia, onde ficará a Alemanha (Foto: Reprodução)
A piscina do "Campo Bahia", onde ficará 
hospedada a Alemanha (Foto: Reprodução)

 Um resort em cinco meses

O primeiro grande impacto ocorreu há seis meses. O sorteio pôs a Alemanha com jogos apenas no Nordeste (Salvador, Fortaleza e Recife, na ordem), o que facilitou a escolha da DFB (Federação Alemã de Futebol) pelo chamado “Campo Bahia”, de fácil pronúncia para os europeus. O projeto de construir o empreendimento já existia, inclusive com obras iniciadas há alguns anos, mas só ganhou forma quando a seleção entrou em ação, principalmente depois de pouco se empolgar com as estruturas e hotéis visitados.

Em cerca de cinco meses, 14 casas e 65 quartos foram construídos com o auxílio de dezenas de operários de fora da cidade – alocados numa pousada a metros dali –, embora detalhes de véspera ainda tenham sido acertados. Na porta de entrada por alguns minutos, por exemplo, foi possível ver colchões e móveis chegando às pressas.


Mosaico Santo André, Alemanha e Suíça (Foto: Victor Canedo)
 O idealizador Christian Hirmer, do ramo imobiliário, é o principal responsável pelo investimento. Ele planeja vender o “Campo Bahia” após a Copa do Mundo e recuperar o capital. Só não sabe se encontrará um interessado.

 Assumiu o risco.

– Eu nunca tive a preocupação de não conseguir concluir tudo a tempo. Colocamos muitas energias neste projeto. Agora é só cruzar os dedos para o time jogar bem – resumiu Hirmer, em entrevista ao vídeo promocional do “Campo Bahia”, um resort com toque natural moldado pela sustentabilidade.

Vizinhos incomodados

Estar de frente ao portão era o máximo permitido pela rígida segurança. Do outro lado da rua há casas das mais simples, com moradores não tão empolgados com os visitantes ilustres.

– Fecharam a rua, e o trânsito ficou muito ruim. Houve muita poeira durante a obra, o que foi péssimo para nós que moramos perto. Fora o barulho, dia e noite, há cinco meses. Não conseguimos dormir muitas vezes. Virou um inferno. Deu muita ajuda ao povo com o trabalho, mas só isso – disse Edmílson Silva, de 36 anos.


O morador, que trabalha como operário, até se arriscou com os nomes de alguns jogadores alemães.

– Conheço o Neuer, ele é muito bom, joga no Bayern. Não é frangueiro, não. 
Tem o Thomas Müller, o Schweinsteiger, o Mario Gómez... – contou ele, antes de ser avisado que o atacante da Fiorentina não foi incluído na lista final do técnico Joachim Löw.


Balsa Santo André, Alemanha e Suíça (Foto: Victor Canedo)
Local de saída e chegada das balsas: a 
maneira de chegar ao CT da Alemanha 
(Foto: Victor Canedo)

Edmílson, o “Ninho”, também não se mostrou contente com a nova exigência da polícia: moradores precisarão apresentar um papel com identificação para poderem andar na rua da própria casa. O mesmo acontece com Jucilene, dona de um pequeno salão de beleza metros adiante do CT. Para compensar a provável diminuição dos clientes, ela quer convencer os alemães a darem uma breve passada por ali.

– O técnico deles está com cabelo branco, é? Pode avisar a ele que damos um jeito aqui. Vai ficar novinho em folha – brincou.

A Alemanha fará treinos em Santo André até o próximo sábado, quando viajará para Salvador, local da estreia contra Portugal, no dia 16, às 13h (de Brasília). Gana e Estados Unidos completam o Grupo G.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/alemanha/noticia/2014/06/paraiso-secreto-se-prepara-para-mudar-rotina-com-invasao-alema.html