sexta-feira, 9 de maio de 2014

Técnico do Praia elogia contratações e se diz feliz com objetivos do clube

Ricardo Picinin revela filosofia de trabalho e número de jogadoras com que pretende trabalhar na Superliga. Pré-temporada está prevista para começar em julho


Por Uberlândia, MG


Ricardo Picinin (Foto: Jonathan Cotta / Mackenzie)Ricardo Picinin elogia Tandara, Sassa, Ramirez e Karine (Foto: Jonathan Cotta/Mackenzie)

Após a eliminação do Praia para o Sesi-SP e a saída do Minas para o Cruzeiro na Superliga, a diretoria do Praia agiu rápido para contratar o novo treinador da temporada 2014/15. Foi feito um contato com Ricardo Picinin, que aceitou o convite de imediato e começou a planejar o futuro do clube. Ele era auxiliar do time masculino do Minas, assumiu a equipe na reta final e ficou entre os quatro melhores da Superliga. Com o novo desafio, pela primeira vez ele conversou com o GloboEsporte.com e avaliou o “pacotão” de reforços.

- Tandara hoje é a principal atleta do país, a Sassa é campeã olímpica, a Ramirez tem títulos mundiais por Cuba e a Karine é uma atleta muito experiente, que vai ajudar demais a Juliana Carrijo, que é uma levantadora jovem, com muito talento e que vai aprender muito – falou Picinin.

Assim como em 2013, o objetivo é chegar à semifinal, o que não ocorreu nesta temporada, quando o time foi eliminado para o finalista Sesi-SP.


- Assim que Praia e Minas saíram da Superliga, o André (Lelis, gerente de esporte) e Bruno (Vilela, supervisor) me ligaram perguntando se tinha interesse em trabalhar no Praia. Fiquei muito feliz pela questão da estrutura e pelo objetivo de chegar à fase semifinal e brigar, porque temos um time tão forte quanto os outros – disse.

No feminino profissional, Ricardo Picinin dirigiu o Mackenzie por dois anos. O treinador não quis adiantar mais reforços, mas pretende trabalhar com cerca de 16 jogadoras.


saiba mais

- Todas as contratações foram feitas em um comum acordo com a diretoria. Eles passaram alguns nomes, eu também passei alguns, e nós definimos o que era melhor. Irei também trabalhar com atletas da base do clube, e quando chegar farei essa avaliação – concluiu.

A apresentação do novo treinador não tem data definida. Sabe-se que a pré-temporada começará no início de julho, e até o momento, o elenco praiano conta com: Juliana Carrijo e Karine (levantadoras); Natasha, Aline, Letícia e Natália; Isabela Paquiardi, Tandara, Ramirez e Sassa (atacantes); Tássia (líbero).


FNTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2014/05/tecnico-do-praia-elogia-contratacoes-e-se-diz-feliz-com-objetivos-do-clube.html

Bem no contra-ataque, Nadal abafa Berdych e vai às semifinais em Madri

Miúra atua com regularidade e conquista vitória importante em sets diretos. No Twitter, tcheco elogia espanhol após derrota: "Melhor de saibro"


Por Madri



Tomas Berdych bem que tentou explorar o saque, uma das suas virtudes, e os pontos fracos de Rafael Nadal, mas o número 1 do mundo foi quem levou a melhor, nesta sexta-feira, no duelo de quartas de final do Masters 1.000 de Madri. Se defendendo muito bem, o Touro Miúra (apelido de Nadal) acabou com as esperanças do adversário tcheco com grandes bolas de contra-ataque e conquistou a vaga nas semifinais pelas parciais de 6/4 e 6/2. Foi a 17ª vitória consecutiva do atual líder do ranking da ATP sobre Berdych, sem contar o W.O. que o Miúra recebeu da desistência do tcheco nas semifinais do Masters 1.000 de Miami, em março.

Após a derrota, Berdych usou as redes sociais para elogiar o número 1 do mundo.

- Nenhuma dúvida de que Rafa é o melhor jogador de saibro!!! - escreveu, no Twitter, o 6º do ranking da ATP.

Nadal, que busca o quarto título do evento espanhol (foi campeão em 2005, 2010 e 2013), jogará neste sábado, valendo vaga na decisão, contra o compatriota Roberto Bautista Agut. O espanhol, 45º do ranking da ATP, derrotou o colombiano Santiago Giraldo (46º), responsável pela eliminação do britânico Andy Murray nas oitavas de final, por 6/3 e 6/4 nas quartas de final. Será a primeira semifinal de Nadal na gira europeia de saibro nesta temporada (caiu nas quartas de final no Masters 1.000 de Monte Carlo e no ATP 500 de Barcelona).

O SporTV2 transmite ao vivo as semifinais do Masters 1.000 de Madri, neste sábado, a partir de 10h30 (horário de Brasília).

tenis rafael nadal madri (Foto: EFE)
Nadal aplicou 24 bolas vencedoras no 
jogo, contra 11 de Berdych (Foto: EFE)


O jogo
Desde o começo da partida, Berdych tentou sacar forte e ficou buscando a toda hora atacar no backhand de Nadal. Nessa estratégia o tcheco equilibrava o confronto, e os dois tenistas iam confirmando os serviços. No sétimo game, porém, a história mudou. Berdych levou a pior nas trocas de bola e viu Nadal chegar ao duplo break point. O tcheco imprimiu ainda mais força no saque e salvou uma das chances de quebra. Na segunda, precisou do segundo serviço e foi pego de surpresa com uma grande devolução de Nadal no fundo da quadra. O Miúra então administrou a vantagem e fechou o primeiro set com uma bola vencedora de esquerda.

A espera por uma quebra não demorou muito no segundo set. No terceiro game, Nadal conquistou a quebra com uma paralela de esquerda indefensável para Berdych. O tcheco, no quinto game, precisou enfrentar mais um break point, mas dessa vez se salvou com um ataque do Miúra na rede. Veio mais uma oportunidade de quebra para Nadal no sétimo game, após um erro não forçado de Berdych, e o tcheco ficou parado quando o espanhol pontuou com um ataque de direita que nem saiu tão angulado. A um game da vitória e sacando, Nadal não sofreu, continuou mandando bolas vencedoras e decretou com um ace a classificação para as semifinais.

Confira os resultados das quartas de final:

Rafael Nadal (ESP) 2 x 0 Tomas Berdych (TCH) - 6/4 e 6/2
Roberto Bautista Agut (ESP) 2 x 0 Santiago Giraldo (COL) - 6/3 e 6/4
David Ferrer (ESP) 2 x 0 Ernests Gulbis (LET) - 7/6 (6-3) e 6/3
Kei Nishikori (JAP) 2 x 0 Feliciano López (ESP) - 6/4 e 6/4



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/bem-no-contra-ataque-nadal-abafa-berdych-e-vai-semifinais-em-madri.html

Motivado por filho a caminho, Djokovic sonha com título de Roland Garros

"O pai vai receber muito amor para fazer tudo o que puder", brinca sérvio, que deve voltar ao circuito no Masters 1.000 de Roma após recuperação de lesão no punho


Por Belgrado


Um troféu de Grand Slam ainda falta na estante de Novak Djokovic. Dono de seis títulos de Grand Slam, o atual número 2 do mundo nunca teve a felicidade de vencer em Roland Garros.O máximo que conseguiu foi o vice-campeonato em 2012. Porém, para esta temporada, o sérvio tem uma motivação a mais para buscar o feito inédito. Com a noiva Jelena Ristic grávida, Nole (apelido do tenista) espera conquistar o torneio parisiense antes do nascimento do filho, previsto para outubro, segundo o próprio atleta.

tênis Djokovic  roland garros (Foto: Agência Getty Images)
No ano passado, Djokovic perdeu para 
Nadal nas semifinais em Roland Garros 
(Foto: Agência Getty Images)

-  O pai vai receber muito amor do filho no útero, da futura mãe e de toda a família e amigos para fazer tudo o que ele puder. Todo mundo sabe o quanto quero ganhar esse troféu. Vou tentar melhorar e me preparar para fazer isso acontecer - disse Nole à imprensa local após um treino em Belgrado, na Sérvia.

Djokovic, no entanto, sabe que não será fácil vencer em Roland Garros. Nem mesmo uma fase mais complicada de Rafael Nadal no saibro europeu - o espanhol parou nas quartas de final no Masters 1.000 de Monte Carlo e no ATP 500 de Barcelona, mas já está nas semifinais do Masters 1.000 de Madri - faz Nole pensar em outro favorito senão o octacampeão do Grand Slam francês.

tenis novak djokovic jelena ristic atenas (Foto: Reprodução / Twitter)Durante viagem na Grécia, Djokovic anunciou que seria pai "em breve" (Foto: Reprodução / Twitter)

- Nadal é o favorito número 1 em Roland Garros, não há contestação. Ele ganhou muitos títulos em Paris, só perdeu uma vez. E as derrotas que ele sofreu em dois jogos, em Monte Carlo e em Barcelona, não significam nada. Isso só injeta uma dose de confiança para os outros jogadores contra ele em Roland Garros.

Fora do Masters 1.000 de Madri por conta de uma lesão no punho adquirida no Masters 1.000 de Monte Carlo, o sérvio deve voltar ao circuito no Masters 1.000 de Roma, que começa neste domingo. O sérvio já treina forte com o torneio italiano em mente, bem como os Grand Slams de Roland Garros e de Wimbledon.

- Acho que tenho 95% de chances de jogar em Roma na próxima semana. Estou treinando sem dor. O braço está descansado, no sentido de que não joguei partidas nesta semana, só treinei e o tratei. Fortaleci os músculos ao redor do punho direito. Estou com o pensamento positivo para Roma.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/motivado-por-filho-caminho-djokovic-sonha-com-titulo-de-roland-garros.html

Belgorod demora a acordar, mas bate o UPCN e avança à final do Mundial

Equipe russa não se encontra no primeiro set, reage e vence time argentino por 3 sets a 1; adversário sairá da partida entre Cruzeiro e Al-Rayyan, do Catar


Por Belo Horizonte


Muserskiy ficando e falhando no bloqueio. Saques parando na rede e defesa com buracos. Nem parecia que do outro lado estava o poderoso Belogorie Belgorod. Ao menos no primeiro set. Ali quem sobrou em quadra foi o UPCN, da Argentina. Não teria nova chance. Dali em diante a equipe russa dominou a partida e fez o que se esperava dela: venceu por 3 sets a 1 (19/25, 25/15, 25/21 e 25/20) e garantiu a vaga na final do Mundial de Clubes. 

O adversário sairá do confronto entre o Cruzeiro, atual campeão da competição, e o Al-Rayyan, do Catar, que será disputado ainda nesta sexta-feira, no Mineirinho.   


Mursersky´s Belgorie Belgorod x UPCN Mundial (Foto: Divulgação/FIBV)
Muserskiy, do Belogorie, ataca diante 
do bloqueio de Ramos (Foto: 
Divulgação/FIBV)


O jogo
O Belgorod forçava o saque e dava pontos de graça. O UPCN também não se intimidava com Muserskiy. Enfrentava o bloqueio do central de 2,18m. Nem ele nem os companheiros encontravam espaços para colocar as bolas no chão.
O bloqueio estava bem montado, a defesa atenta e o ataque confiante. Não demorou para que a equipe argentina fosse se distanciando: 19/14. O técnico Gennady Shipulin fazia trocas, tentava buscar uma nova formação que fizesse seu time encontrar seu melhor jogo. Mas o melhor em quadra naquele momento era o adversário: 25/19.

Coube ao alemão Grozer tentar elevar o ânimo dos companheiros. Chamava o jogo, fazia a sua parte e vibrava. O Belgorod despertava, Tetyukhin fazia a diferença (17/9). O campeão europeu dava as cartas e com sorriso no rosto fez 1 a 1: 25/14.

A partida voltou a ficar equilibrada nos acertos e nos erros também. O Belgorod foi se ajustando e conseguiu construir uma frente de três pontos. Com Theo, o UPCN reagia e chegava ao empate (17/17). Na reta final, os russos subiram de produção e levaram a parcial: 25/21.

O UPCN foi para o tudo ou nada. Lutava, ia em todas as bolas, resistia (17/16). As forças dos hermanos começaram a ser minadas por Dmitriy Ilinykh. Um ace de Bogomolov também contribuiu. A vaga estava no bolso do Belgorod. O sorriso estampado no rosto.


Belgorie Belgorod x UPCN Mundial (Foto: Divulgação/FIBV)
Time do Belgorie Belgorod recebe 
instruções durante tempo técnico 
na semifinal (Foto: Divulgação/FIBV)


FONTE:

Rival do Brasil, México terá Chicharito e carrasco da Seleção na Copa

Com 16 que atuam no futebol mexicano, técnico Miguel Herrera anuncia lista de 23 convocados para o Mundial. Atacante Carlos Vela não estará no Brasil


Por Rio de Janeiro


O técnico Miguel Herrera anunciou, nesta sexta-feira, os 23 jogadores que vão representar o México na Copa do Mundo. Como previsto, a base da seleção será de jogadores que atuam no futebol local, por opção do treinador. Estão presentes na lista tanto o grande astro do time Chicharito Hernández, como o carrasco da seleção brasileira nas Olimpíadas de 2012, Oribe Peralta.

Lista Copa das Confederações - Galãs - Chicharito (MEX) (Foto: Getty Images)
Chicharito estará no Brasil novamente 
para a Copa do Mundo 
(Foto: Getty Images)

- Houve muitas horas de discussão. Estas decisões se tomam com a cabeça, não com o coração, afirmou o técnico Miguel Herrera, após divulgar a lista.

O México está no Grupo A, ao lado de Brasil, Camarões e Croácia na Copa do Mundo. A estreia será contra os africanos, em 13 de junho, na Arena das Dunas em Natal. Quatro dias depois, os mexicanos enfrentam a seleção brasileira, no Castelão, em Fortaleza. Chicharito e cia encerram a participação na primeira fase contra os croatas, em 23 de junho, na Arena Pernambuco. A preparação será em Santos. 

Confira a lista completa:

Goleiros: Jesús Corona (Cruz Azul), Guillermo Ochoa (Ajaccio), Alfredo Talavera (Toluca)

Defensores: Rafael Márquez (León), Diego Reyes (Porto), Héctor Moreno (Espanyol), Paul Aguilar (América), Miguel Layún (América), Carlos Salcido (Tigres), Francisco Maza Rodríguez (América), Miguel Layún (América), Andrés Guardado (Bayer Leverkusen)


Meias: José Juan Vázquez (León), Juan Carlos Medina (América), Héctor Herrera (Porto), Carlos Peña (León), Luis Montes (León), Marco Fabián (Cruz Azul), Isaac Brizuela (Toluca)


Atacantes: Oribe Peralta (Santos Laguna), Javier Hernández (Manchester United), Raúl Jiménez (América), Alan Pulido (Tigres), Giovani dos Santos (Villarreal)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/05/rival-do-brasil-mexico-tera-chicharito-e-carrasco-da-selecao-na-copa.html

Placas em São Paulo indicam casa do Corinthians como Estádio Itaquera

Norma e padrão adotados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) contradizem nome usado pelo clube e pela Fifa para a Arena Corinthians


Por São Paulo

Para o dono do estádio é Arena Corinthians. Para a Fifa, Arena de São Paulo. 
E nas placas de sinalização pelas ruas da capital paulista é... Estádio Itaquera. A explicação é que as sinalizações na cidade devem tomar como padrão, também para a Copa do Mundo, os nomes geográficos, conforme determina norma adotada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Os turistas e torcedores que forem para abertura da Copa do Mundo, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia, portanto, terão de seguir as placas Estádio Itaquera (Itaquera Stadium, em inglês). O local receberá também Uruguai x Inglaterra, Holanda x Chile, Coréia do Sul x Bélgica, uma oitavas de final e uma semifinal.


Placa Estádio Itaquera (Foto: Reprodução)
Placa indicativa para Arena 
Corinthians tem escrito 
Estádio Itaquera 
(Foto: Reprodução)


FONTE:

De verde e cachecol do Atlético-PR, Dilma fecha "tour" pela Baixada

Ainda em obras, estádio do Atlético-PR é o último dos 12 palcos do Mundial a receber a visita da presidente, que usou acessório rubro-negro para disfarçar cor do rival


Por Curitiba


A presidente Dilma Roussef encerrou suas visitas pelos estádios da Copa do Mundo pela Arena da Baixada, em Curitiba, nesta sexta-feira. A passagem foi rápida e marcada pelo assédio de operários, convidados e conselheiros do Atlético-PR, que aproveitaram a oportunidade de tirar "selfies" com a presidente. A visita também foi marcada por uma pequena gafe: Dilma vestia um blazer verde, cor do rival Coritiba. No entanto, pouco antes de sua entrada no estádio, um cachecol do Furacão foi colocada sobre ela, que também ganhou uma camisa do clube com seu nome o número 13.

Acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a presidente conheceu as instalações e passeou pelo gramado que receberá quatro jogos do Mundial. Dilma elogiou a arena, mas cobrou os responsáveis pela obra sobre o atraso: um lado inteiro da arquibancada superior ainda está sem assentos e faltam acabamentos dentro e fora do estádio.


dilma arena da baixada (Foto: Fernando Freire)
Presidente Dilma recebe uniforme do 
Atlético-PR e ouve coro: 'veste, 
veste". Ela evitou (Foto: 
Fernando Freire)

Com a visita à Arena da Baixada, a presidente encerrou um "tour" por todos os 12 estádios da Copa, iniciado ainda em 2012, com a reinauguração do Castelão. O plano inicial de Dilma era participar da entrega de todos os palcos do Mundial. Funcionou com os seis primeiros, usados na Copa das Confederações: Mineirão, Fonte Nova, Maracanã, Mané Garrincha e Arena Pernambuco, além do próprio Castelão. Este ano, a presidente também conseguiu inaugurar a Arena das Dunas, em Natal.

Porém, por conta dos atrasos nas construções e da agenda presidencial, a partir da Arena da Amazônia, em fevereiro, Dilma passou a fazer apenas visitas nos estádios ainda em obras. Também em fevereiro, a presidente esteve no Beira-Rio e, no mês de abril, passou pela Arena Pantanal. Na última quinta-feira, Dilma conheceu a Arena Corinthians, que, assim como a Arena da Baixada, também está atrasada e só ficará pronta a poucos dias do início da Copa.



01
dilma elogia arena, mas cobra conclusão das obras



saiba mais

A presidente não deu entrevista durante a sua passagem pela Arena da Baixada, mas segundo a senadora Gleisi Hoffmann e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a presidente gostou do estádio. Porém, Dilma demonstrou preocupação com os atrasos e cobrou os responsáveis sobre o término da obra.

- Ela achou muito bonito o estádio e fez grandes elogios. Só perguntou ao presidente do clube o que faltava para terminar. Demonstrou essa preocupação em relação ao prazo, mas viu que estruturalmente o estádio está bem avançado. O presidente também comentou sobre o preço e ela gostou de saber que era o estádio de menor custo (R$ 330 milhões, de acordo com o Atlético-PR) - contou a senadora Gleisi Hoffmann.


- A presidente está preocupada, tanto que ela perguntou ao Mário Celso (secretário estadual da Copa) e a outros dirigentes, que garantiram que vai estar tudo em ordem. Então ela saiu tranquila. Mas ela cobrou e quer esteja tudo pronto para os jogos - completou o ministro Paulo Bernardo.

Durante a visita de Dilma Rousseff à Arena da Baixada, um pequeno grupo munido de apitos e buzinas protestou do lado de fora. Os manifestantes exibiam faixas pedindo mais recursos para saúde e educação.


protesto arena da baixada curitiba (Foto: Thiago Ribeiro/ÓTV)
Pequeno grupo protestou do lado de 
ora da Arena da Baixada (Foto: 
Thiago Ribeiro / ÓTV)


02
secretário admite que centro de imprensa não ficará pronto
Apesar de garantirem que as obras do entorno da Arena da Baixada estarão prontas para a Copa do Mundo, uma estrutura já está descartada. O secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, informou que o centro de imprensa foi excluído pela Fifa na última visita do secretário geral, Jérôme Valcke. A alternativa será montar tendas para receber os jornalistas que irão cobrir os jogos em Curitiba.

- O prédio da imprensa não vai ficar pronto, ele não é para a Copa do Mundo. Esse foi um pedido do Jérôme Valcke. Quando veio aqui (na Arena da Baixada), ele falou "o prédio da imprensa é por nossa conta, nós vamos fazer aqui umas tendas, aquelas tendas de alta tecnologia. A Fifa mandou os suportes, e tudo já está aqui. Ele vai atender a imprensa através dessas tendas. O Petraglia (presidente do Atlético-PR) falou que o prédio da imprensa ficaria pronto até 31 de maio, mas a Fifa falou que não precisa. Ele (Petraglia) falou "e se eu fizer dois andares?". Ele (Jérôme Valcke) falou "prefiro as tendas". Então, ficou combinado que fariam tendas e que o prédio seria usado só depois da Copa.


arena da baixada curitiba (Foto: Fernando Freire)
Arena da Baixada ainda não tem todas 
as cadeiras instaladas. Jogo-teste será 
no dia 14 (Foto: Fernando Freire)

Dentro da arena, faltam ser instaladas cerca de 10 mil cadeiras de um total de 43 mil. Também faltam obras de acabamento em corredores, banheiros, camarotes e na cobertura. Na parte externa, a Rua Buenos Aires - principal acesso da torcida - segue em obras. Outra entrada, pela Praça Afonso Botelho, está com a infraestrutura pronta, mas ainda sem os estandes de patrocinadores e as catracas.

Enquanto algumas áreas preocupam, outras já estão concluídas. É o caso dos vestiários, dos bancos de reservas, dos telões, do gramado e das traves. Essas estruturas, inclusive, foram testadas em jogo-treino entre Atlético-PR e JMalucelli, no dia 29 de março, com presença de 10 mil torcedores. 

O segundo jogo no estádio está marcado o dia 14 de maio: amistoso entre Atlético-PR e Corinthians. Ainda não foi divulgada qual a carga de ingressos que será colocada à venda. A partida servirá como evento-teste oficial do COL (Comitê Organizador Local da Copa), que avaliará algumas áreas operacionais visando o Mundial.

A Arena da Baixada será entregue à Fifa no dia 22 de maio. O estádio vai receber quatro jogos da Copa, todos pela primeira fase. O primeiro será entre Irã e Nigéria, no dia 16 de junho. Os outros serão Honduras x Equador (dia 20), Austrália x Espanha (dia 23) e Argélia x Rússia (dia 26).


03
veja imagens da visita da presidente e das obras na arena


Dilma Arena da Baixada (Foto: Fabricio Marques)
Dilma Rousseff foi bastante tietada na 
Arena (Foto: Fabricio Marques)


Dilma Arena da Baixada (Foto: Fabricio Marques)
No campo, presidente posou para fotos 
com operários e engenheiros da obra 
(Foto: Fabricio Marques)


Dilma Arena da Baixada (Foto: Fabricio Marques)
Dilma tirou foto com um bebê 
atleticano de apenas seis meses 
(Foto: Fabricio Marques)


Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Um lado inteiro da arquibancada 
superior da Arena da Baixada ainda 
está sem cadeiras (Foto: 
 Fabricio Marques)


Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Corredores ainda precisam de 
acabamento e limpeza (Foto:  
Fabricio Marques)


Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Na parte interna, ainda há muito entulho 
e materiais de construção 
(Foto: Fabricio Marques)



Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
Gramado é um dos itens que merece 
elogios no estádio (Foto: 
 Fabricio Marques)

Arena da Baixada (Foto:  Fabricio Marques)
No lado de fora do estádio, há muita 
obra por fazer (Foto: Fabricio Marques)


Prédio da imprensa da Arena da Baixada, do Atlético-PR, no dia 7 de maio (Foto: Fernando Freire)
Governo admitiu que prédio não ficará 
pronto e jornalistas usarão estrutura 
temporária na Copa (Foto: 
Fernando Freire)


FNTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/05/de-verde-e-cachecol-do-atletico-pr-dilma-fecha-tour-pela-baixada.html

Bernardo assina com o Palmeiras e brinca com histórico do pai no clube

"Espero fazer o meu melhor e um pouquinho mais do que ele fez", diz o meia, sobre Hélio, ex-atacante do Verdão nos anos 80


Por São Paulo


Bernardo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Bernardo assina contrato com o Palmeiras(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras acertou na tarde desta sexta-feira a contratação do meia Bernardo, emprestado pelo Vasco até dezembro, com opção de compra.

- A torcida pode esperar muita vontade e muita raça. Acho que a maioria das pessoas sabe do meu futebol, da vontade de vencer que tenho a cada partida e estou muito feliz de estar vestindo a camisa do Palmeiras - afirmou Bernardo, em entrevista ao site oficial do clube.

Bernardo é filho de Hélio, ex-atacante do Palmeiras. Ele jogou pelo Verdão entre 1983 e 1984 e, após ser emprestado, retornou em 1985 – ao todo, marcou 11 gols em 83 partidas.


Bernardo, palmeirense desde criancinha, diz que a identificação com o verde e branco pode ajudá-lo em sua adaptação ao novo clube.


Quando eu era mais novo, gostava muito do Alex, Marcos, Paulo Nunes e Oséas, além do Edmundo, que jogou e é ídolo aqui e no Vasco
Bernardo

- Facilita. Meu pai foi revelado aqui no Palmeiras, fez algumas partidas, jogou com Leão, e já há uma cobrança dentro de casa por ter jogado aqui. Espero fazer o meu melhor e um pouquinho mais do que ele fez - brincou o meia.

- Para mim é uma emoção fazer parte do centenário do clube. Espero, junto com meus companheiros, fazer história por aqui, começando por um grande Campeonato Brasileiro. Quando eu era mais novo, gostava muito do Alex, Marcos, Paulo Nunes e Oséas, além do Edmundo, que jogou e é ídolo aqui e no Vasco - emendou.

Bernardo ainda não sabe quando fará sua estreia. Na entrevista ao site do Palmeiras, explicou suas características de jogo:


- Sou um meia atacante com chegada, sei me posicionar bem para finalizar.
Em bola parada, graças a Deus, eu tenho um dom e espero colocar tudo em prática nos jogos.


Bernardo Palmeiras (Foto: Divulgação)
Montagem divulgada pelo Palmeiras 
mostra Hélio, pai de Bernardo, 
comemorando gol pelo clube, e o 
filho com a camisa do Verdão, quando 
criança (Foto: Divulgação)


FONTE:

Suspeitos de matar torcedor serão indiciados por homicídio doloso

Trio também vai responder por três tentativas de homicídio; polícia revela que vasos foram jogados para atingir integrantes de uma torcida organizada do Sport


Por Recife


Um dia após prender os três suspeitos de envolvimento com a morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, atingido por um vaso sanitário no entorno do estádio do Arruda, no Recife, a cúpula da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco confirmou que eles vão responder por homicídio doloso (quando há intenção de matar) com agravante de o crime ter ocorrido por motivo fútil e da vítima não ter tido chance de defesa.
  
Segundo a Polícia Civil, eles também serão indiciados por três tentativas de homicídio (outros três torcedores atingidos pela privada ficaram feridos na ação). A delegada Gleide Ângelo, responsável pela investigação, terá oito dias, a partir desta sexta-feira, para concluir o inquérito. Se condenados, eles podem pegar até 30 anos de reclusão. As informações foram confirmadas numa entrevista coletiva na tarde desta sexta, na Secretaria de Defesa Social (SDS), em Santo Amaro, na área central da capital. 

coletiva secretaria defesa social morte torcedor arruda (Foto: Victor Tavares)
Cúpula da Secretaria de Defesa Social 
detalha crime que matou torcedor no 
Arruda (Foto: Vitor Tavares)

Segundo Gleide Ângela, os três suspeitos - Luiz Cabral de Araújo Neto, 30 anos; Everton Filipe Santana, 23; e Waldir Pessoa Firmo Júnior, 34 anos – tiveram a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Em depoimento, eles contaram que integravam a torcida organizada do Santa Cruz, a Inferno Coral, e que na torcida do time visitante, tinham oito torcedores do Paraná e 200 da organizada do Sport, a Torcida Jovem.  

Ela acrescentou que quem teve a ideia de jogar os vasos foi Luiz Cabral, que queria vingar-se de torcedores do Sport. Ele acompanhou o jogo entre Santa Cruz e Portuguesa (no estádio do Canindé, em São Paulo) e, depois, veio direto para o Recife para assistir à partida entre o time tricolor e o Paraná, no Arruda. 

- No dia do jogo, ele disse que entrou no estádio do Arruda pela beira-canal. Quando estava nos acréscimos, ele disse que o jogo estava muito ruim e decidiu sair do campo. Quando estava do lado de fora, viu uma briga na Avenida Beberibe. A PM foi apartar e deteve um integrante da Inferno Coral, chamado Dinho, que é um dos dirigentes. Nesse momento, todos os integrantes da Inferno enlouqueceram pra tentar soltar Dinho, que acabou sendo levado para uma delegacia dentro do estádio. Luiz Cabral, então, teve a ideia de entrar no estádio, subir para o anel intermediário, procurar pedras e jogar na torcida do Sport - explicou Gleide Ângelo.  

coletiva secretaria defesa social morte torcedor arruda (Foto: Victor Tavares)Delegada revela que intenção era atingir torcedores do Sport (Foto: Vitor Tavares)

Ainda conforme a delegada, Cabral convidou os outros dois suspeitos, que toparam e seguiram para o anel intermediário do estádio. Lá, eles arrancaram os vasos e atiraram do anel superior do Arruda.  

- Eles ficaram escondidos. Quando todos os torcedores saíram, eles foram procurar pedras, mas não encontraram. Quando estavam no anel intermediário, viram o banheiro e tiveram a ideia de pegar os vasos sanitários. Cabral deu chutes nas privadas e Ewerton puxou as bacias. Eles foram para a parte do estádio virada para a Rua das Moças e viram que estava tendo outra briga. Nessa confusão, os torcedores da Jovem começaram a correr e eles perceberam quer iam passam embaixo de onde eles jogaram as privadas. Eles ficaram esperando a Torcida Jovem passar e então arremessaram os objetos. Ewerton teria ajudado a retirar as privadas e Cabral e Waldir as jogaram na direção dos torcedores.  

A Polícia Civil ainda informou que Luiz Cabral, que é de Olinda, mudou-se para o Rio Grande do Norte há nove anos após passar em um concurso de agente de saúde. Ele morava na cidade de Passa e Fica, no interior potiguar, e foi detido no município de Monte das Gameleiras.   

- Toda vez que ele vinha ao Recife, ficava hospedado na sede da Inferno Coral - destacou Gleide Ângelo.  

 Como é que a pessoa vai jogar um vaso e não matar? Foi um crime bárbaro, cruel e covarde
Gleide Ângelo
Morador de Olinda, Ewerton foi pego após informações repassadas ao Disque-Denúncia Pernambuco. Já Waldir decidiu se entregar após ser convencido pela mãe.  

- Ele queria apagar as imagens do clube, onde eles aparecem. Foi o primeiro identificado, fugiu para Maceió. A mãe o convenceu a voltar - relatou a delegada.

 Os policiais também conseguiram as imagens que mostram os suspeitos entrando e saindo do estádio pelo portão 11. A testemunha-chave, que ajudou a esclarecer as investigações, foi um vendedor de picolé que ainda estava no estádio quando acabou o jogo e os viu deixar o campo juntos.   

- Eles já se conheciam. Disseram em depoimento que não sabia que haviam matado uma pessoa. Só ficaram sabendo ao chegar em casa e escutar em uma rádio. Mas isso foi um crime bárbaro, cruel e covarde. Como é que a pessoa vai jogar um vaso e não matar? A intenção de quem joga é matar. Também estamos estudando indiciá-los por outros crimes - concluiu a delegada.  

Após prestarem depoimento na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), eles foram encaminhados à sede do Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, onde ficarão à disposição da Justiça.

presos morte torcedor arruda (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Everton, Luiz Cabral e Waldir podem 
pegar até 30 anos de prisão (Foto: 
Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Entenda o caso


saiba mais

Na última sexta-feira, Paulo Ricardo Gomes faleceu depois da partida entre Santa Cruz e Paraná, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Quando passava próximo ao portão 6 do Arruda, destinado à torcida visitante, ele foi atingido por um vaso sanitário jogado da parte superior da arquibancada. Além dele, outras três pessoas foram feridas, mas estão fora de perigo.
Integrante da maior torcida uniformizada do Sport, ele saiu de casa com uma missão: tirar fotos da uniformizada do Paraná - uma prática comum entre torcidas aliadas em diferentes estados. Na câmera encontrada pelos bombeiros dentro da bolsa da vítima, havia vários registros do jogo. 
Por conta do ocorrido, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) interditou preventivamente o estádio do Arruda, obrigando o Santa Cruz a atuar nas duas próximas partidas nos Aflitos e com os portões fechados. 
Tentando atenuar a pena, o Tricolor colaborou com as investigações e disponibilizou as imagens das 16 câmeras internas do estádio para a polícia. Ação que fez o coronel Flávio Bione, diretor de segurança do Santa Cruz, ser ameaçado de morte.

Mas foi através do Disque-Denúncia que a polícia chegou ao primeiro envolvido. Everton Felipe foi preso na última segunda-feira na frente de uma escola onde trabalhava, no bairro de Ouro Preto, Olinda. Integrante da maior organizada do Santa Cruz, ele responde a processo na Justiça por porte de arma e já havia se envolvido em uma briga generalizada, no dia 6 de fevereiro, quando a equipe coral enfrentou o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió, em 2013, pela Copa do Nordeste. A confusão fez o clube ser punido por três jogos de suspensão.

Na tarde desta quinta-feira, Luiz Cabral de Araújo Neto, segundo suspeito de participar da morte do torcedor foi preso na cidade de Monte das Gameleiras, no interior do Rio Grande do Norte, e confessou ter atirado um dos vasos. À noite, o terceiro envolvido, Waldir Pessoa Firmo Junior, se entregou na sede do DHPP e também confessou o crime.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/noticia/2014/05/suspeitos-de-matar-torcedor-serao-indiciados-por-homicidio-doloso.html

De folga, musa australiana curte o Pão de Açúcar ao lado de outras surfistas

Ao lado de Dimity Stoyle e Paige Hareb, Laura Enever conhece cartão postal do Rio de Janeiro em dia off na disputa do Rio Women's Pro, na Barra da Tijuca


Por Rio de Janeiro

Uma das musas do Circuito Mundial de surfe, a australiana Laura Enever aproveitou o dia off no Rio Women's Pro para aproveitar as belezas da cidade. Ao lado das surfistas Dimity Stoyle e Paige Hareb, a loira foi até o Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, e se encantou com a paisagem. Ao lado das amigas, ela fotografou tudo e foi abordada por muitos fãs, além de ter brincado com várias crianças que também visitavam o local.

Surfista Laura Enever Pão de Açucar (Foto: Sebastian Rojas / Billabong)
Dimity Stoyle, Laura Enever e Paige 
Hareb no Pão de Açúcar (Foto: 
Sebastian Rojas / Billabong)

- Dia off no Rio. Conhecendo a cidade - disse Laura Enever no Instagram.

Laura segue viva na disputa do Rio Womens Pro. A australiana está no round 4, quando encara a havaiana Coco Ho. Parceiras de passeio, Dimity Stoyle, de óculos retrô, e Paige Hareb, já deram adeus ao torneio carioca, que conta como a quarta etapa do Circuito Mundial.


Surfista Laura Enever Pão de Açucar (Foto: Sebastian Rojas / Billabong)
Surfistas posaram para muitas fotos no 
alto do Pão de Açúcar (Foto: Sebastian 
Rojas / Billabong)


Surfista Laura Enever Pão de Açucar (Foto: Sebastian Rojas / Billabong)
Trio se encantou com a paisagem 
(Foto: Sebastian Rojas / Billabong)


Surfista Laura Enever Pão de Açucar (Foto: Sebastian Rojas / Billabong)
Laura Enever tira foto do Pão de 
Açúcar (Foto: Sebastian Rojas / 
Billabong)


FONTE;:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2014/05/de-folga-musa-australiana-curte-o-pao-de-acucar-ao-lado-de-outras-surfistas.html

Bota assume pressão e vai em busca dos "detalhes" para a primeira vitória

Junior Cesar e Bolatti veem Alvinegro em evolução e reconhecem a grande responsabilidade que está nos pés da equipe contra o Criciúma, neste sábado


Por Rio de Janeiro


Bolatti e Ferreyra Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Bolatti e Ferreyra no treino do Bota. Equipe joga pressionadacontra o Criciúma, neste sábado (Foto: Vitor Silva / SSPress)

No Botafogo, ninguém admite a possibilidade de, neste sábado, contra o Criciúma, no Maracanã, a equipe deixar escapar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Com apenas um ponto em três rodadas e na penúltima posição na tabela, o time reconhece que está pressionado e ciente da responsabilidade que tem em seus pés.

O discurso dos jogadores é de buscar a todo custo a vitória, e a evolução mostrada nas últimas partidas aumenta a confiança.

- A evolução está acontecendo desde o segundo tempo do jogo contra o Inter e da partida contra o Bahia. Temos agora um jogo de muita responsabilidade e precisamos fazer valer nossa força. Claro que existe um adversário do outro lado, mas temos que fazer nosso papel. Prometer é sempre difícil, mas nossa primeira vitória tem que acontecer no sábado - disse o lateral-esquerdo Junior Cesar.

O volante Bolatti é outra a ver o Botafogo em crescimento e disse que a equipe vai buscar os "detalhes" que faltam para a primeira vitória, enfim, acontecer.

- São detalhes que faltam. Em outro momento, se jogássemos como jogamos contra o Bahia, teríamos vencido. Temos que ficar atentos nestes detalhes, corrigir no dia a dia.

A tendência é de que o técnico Vagner Mancini escala o quarto time diferente nestas quatro primeiras rodadas do Brasileirão.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/05/bota-assume-pressao-e-vai-em-busca-dos-detalhes-para-primeira-vitoria.html

Mundial: Osasco perde para Dinamo no tie-break e encara anfitriãs na semi

Superadas nos dois primeiros sets, paulistas reagem com Sheilla, Thaisa e Camila Brait, mas param nos ataques de Voronkova. Volero Zurich é o rival por vaga na final


Por Zurique, Suíça

O Osasco não resistiu ao forte time do Dinamo Kazan e acabou derrotado por 3 sets a 2 (25/11, 25/19, 20/25 e 23/25 e 16/14 ) em seu segundo jogo no Mundial de Clubes, que está sendo disputado em Zurique, na Suíça. Sem conseguir achar o ataque adversário e tendo muito problema para superar o paredão das rivais nos dois primeiros sets, as paulistas demonstraram um importante poder de reação e fecharam as duas parciais seguintes, com destaques para Sheilla e Thaisa no ataque e bloqueio, e Camila Brait na defesa. Mas no fim, valeu a força de Irina Voronkova, que sem a presença da gigante Gamova, que só jogou o primeiro set, foi o destaque do duelo com 22 pontos. O revés fez o time de Luizomar de Moura terminar a primeira fase em segundo lugar no grupo B e enfrentar as anfitriãs do Volero Zurich, neste sábado, às 13h (horário de Brasília) por um lugar na decisão. Já o Dinamo terá pela frente, às 10h30m, outra equipe brasileira na segunda semifinal, o Sesi-SP. As duas partidas serão transmitidas pelo SporTV 3.

Mundial de Clubes vôlei - Dinamo Kazan e Osasco (Foto: Divulgação / FIVB)
Fabíola e Thaisa, observadas por Sheilla, 
sobem alto para poder frear o ataque de 
Maria Popova na derrota de Osasco 
para as russas do Dinamo Kazan por
 3 sets a 2 no Mundial de Clubes 
(Foto: Divulgação / FIVB)

Osasco vai mal, e Dinamo passeia
O primeiro set nem parecia um duelo das duas equipes consideradas favoritas da competição. Sem exibir o conjunto que apresentou até a semifinal da Superliga, o Osasco foi presa fácil para o Dinamo Kazan de Gamova e Maria Popova, que marcou seis pontos na parcial. Sacando melhor, as russas foram abrindo vantagem em decorrência dos sucessivos erros das brasileiras. Sheila, Thaisa e cia. encontravam dificuldades em colocar as bolas na quadra adversária. Foram 14 pontos neste quesito do Dínamo contra apenas sete das paulistas no set, o que gerou a grande diferença de 25 a 11.

Mais ligadas do que na parcial anterior, as meninas do Osasco conseguiram equilibrar o duelo. Porém, o forte bloqueio russo e as pancadas de Irina Voronkova ainda incomodavam as brasileiras, que se seguravam nos bons momentos de Juliana Castro e Sheilla. Na metade do período, as comandadas de Luizomar de Moura tiveram duas chances de igualar o marcador. Na primeira, desperdiçaram dois ataques seguidos dentro de um mesmo rali; na segunda, Thaisa parou no bloqueio russo, que poupava a gigante Gamova. As chances desperdiçadas afetaram as paulistas, que voltaram a jogar mal, proporcionando às rivais nova folga na liderança, até fecharem por 25 a 19.

paulistas reagem e empatam
Sem poder errar mais, o Osasco foi com tudo e chegou a abrir 4 a 2. A diferença no placar não demorou a cair, e as russas viraram em 5 a 4 para depois abrirem 7 a 5, com dois erros incomuns de Thaisa, que mostrava-se desconcertada com o volume de jogo das adversárias. Porém, as paulistas encaixaram três bons ataques seguidos, trazendo novamente a vantagem e, agora, a confiança a seu favor antes da primeira parada técnica (8 a 7). A conversa com os treinadores foi boa para as brasileiras, que continuaram melhores, marcando mais duas vezes e forçando o rival a parar o jogo em 10 a 7.

Só que, desta vez, a paralisação foi positiva para o Dinamo, que, aos poucos, foi se aproximando, até igualar o marcador em 11 a 11. Ao contrário dos sets passados, a reação russa não desestabilizou o Osasco, que variava as jogadas, chegava nos bloqueios e defendia muito, principalmente com a líbero Camila Brait. A melhora no saque e também da central Thaisa quebraram o passe e o paredão russo, que passou a pontuar de maneira escassa, permitindo ao time de Luizomar de Moura abrir frente e fechar por 25 a 20.

Fabíola tem bom entrosamento com Thaisa (Foto: Divulgação/FIVB)
Fabíola e Thaissa bem que tentaram, 
mas não evitaram a derrota de Osasco 
(Foto: Divulgação/FIVB)

A confiança conquistada com a vitória no período anterior foi abalada logo no começo do quarto set. Em passagem de Popova pelo saque, o passe paulista não saiu, fazendo com que a bola não chegasse redonda às mãos de Fabíola e permitindo às russas abrirem 4 a 0. Sem acreditar no que estava vendo, Luizomar parou a partida, chamou a atenção de suas comandadas e realizou a inversão do 5-1. A bronca e a mudança tática deram certo, e o Osasco cresceu, igualando o placar em 9 a 9 e passando a liderar o marcador com boa vantagem (15 a 11).

Quando tudo levava a crer que o confronto iria facilmente para o tie-break, as russas "ressuscitaram" com atuação destacada de Voronkova, igualaram o placar e viraram em 21 a 20. Fabiola e Sheilla voltaram à quadra, desfazendo a inversão 5-1. As equipes passaram a se alternar na liderança. Um ataque de Sheilla deu ao Osasco a chance do set point. Após um belo rali, que teve duas grandes defesas da "pequena" Camila Brait, as paulistas levaram o quarto set com um ataque de Sanja, explorando o bloqueio (25 a 23).

após tie-break acirrado, osasco é derrotado
O tie-break começou disputado, sem que nenhuma das equipes tirasse frente no placar. Se pelo lado russo Voronkova continuava destruindo, entre as brasileiras, Sheilla e Thaisa seguravam na frente, e Camila Brait fazia milagres na defesa. A exemplo da parcial anterior, Luizomar de Moura fez a inversão do 5-1, colocando a levantadora Ana Maria no saque. O equilíbrio permaneceu até o oitavo ponto. Mas uma boa passagem no saque de Irina Malkova quebrou o passe das paulistas e deu às russas três pontos de vantagem (11 a 8). O fato não mexeu com as brasileiras, que aproveitaram os serviços de Sheilla para empatar (13 a 13). As russas fizeram 14 a 13. Thaisa voltou a dar números iguais. Larson colocou sua equipe próxima de fechar o embate, o que aconteceu com um ataque para fora de Gabi (16 a 14).
 
Mundial de Clubes vôlei - Dinamo Kazan e Osasco (Foto: Divulgação / FIVB)
As jogadoras do Dinamo Kazan commo0-
ram a vitória sobre o Osasco (Foto: 
Divulgação / FIVB)

grupos

Grupo A
Volero Zurich (Suíça) - anfitrião
Sesi-SP (Brasil) - campeão sul-americano
GS Petroliers (Argélia) - convidado e campeão africano

Grupo B
Dinamo Kazan (Rússia) - campeão europeu
Hisamitsu (Japão) - campeão asiático
Osasco (Brasil) - convidado


tabela
Quarta-feira (07/05)
Osasco 3 x 1 Hisamitsu
Volero Zurich 3 x 2 Sesi-SP

Quinta-feira (08/05)
Dinamo Kazan 3 x 1 Hisamitsu
Volero Zurich 3 x 0 GS Petroliers

Sexta-feira (09/05)
Sesi-SP 3 x 0 GS Petroliers
Osasco 2 x 3 Dinamo Kazan

Sábado (10/05)
10h30 - Dinamo Kazan x Sesi-SP (com transmissão ao vivo do SporTV 3)
13h - Volero Zurich x Osasco (com transmissão ao vivo do SporTV 3)

Domingo (11/05) - Finais
9h - Disputa do 3º lugar
11h30 - Final (com transmissão ao vivo do SporTV)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/no-tie-break-dinamo-kazan-vence-osasco-e-fecha-chave-em-primeiro.html

Tite prefere voltar numa seleção e fala do Brasil: “Estou na barca”

Técnico fala em novo desafio após a Copa, elogia Felipão, fala da chance de substitui-lo e das facetas das “férias”: inquieto, comentarista, apaixonado e louco


Por São Paulo


Tite está mais magro, sorridente, semblante leve, até bronzeado. O perfeito namorador que sua esposa, a famosa Rose, tão citada em suas entrevistas, gosta de ter por perto. Mas não ouse dizer que ele tirou férias, tampouco viveu um período sabático. Ele prefere chamar de “reciclagem”. O técnico assistiu a dezenas, talvez centenas de jogos. Alguns no estádio. Agora, está perto de voltar.

A Copa do Mundo deverá ser seu divisor de águas. O técnico, campeão paulista, brasileiro, sul-americano e mundial pelo Corinthians, quer ver partidas com atenção, como espectador, e depois trabalhar. De preferência numa seleção. Se vai ser o Brasil?
- Depende de uma possibilidade do Felipão continuar, mas se ele não ficar, estou na barca.

O treinador quer um desafio novo, manter aceso o brilho nos olhos, a luz... Os termos são dele. Tite parece uma criança quando fala de futebol. Ao GloboEsporte.com, ele falou sobre os favoritos ao título do Brasileirão, rasgou elogios à seleção brasileira, deu pitacos na Copa do Mundo, contou sobre o que viu na Europa, até cornetou Arséne Wenger, do Arsenal, e admitiu dificuldade em assistir aos jogos do Corinthians, onde trabalhou por sete semestres.

Na entrevista, ele conta que prefere usar essa medida de tempo em vez de falar “três anos e meio”. Confira:

Você tem muitos fãs e eles querem saber quando você voltará a trabalhar.
Aproveitei momentos para coisas importantes. Ler, acompanhar jogos com vocês, inclusive seus comentários, ver jogos in loco. Quando estou numa equipe, meu tempo integral está na preparação, abordagem individual, planificação de trabalho. O tempo paralelo é da família. Agora, como espectador, eu pude ver, ouvir e confrontar meus comentários com os de vocês. Foi uma reciclagem, um crescimento.


Concordou ou discordou da maioria dos nossos comentários?
Democraticamente, temos diversos ângulos de abordagem. Pode-se abordar a parte tática, o lado emocional, físico, isso no mesmo jogo. Os enfoques por vezes são diferenciados.


Quantos jogos você viu?
Não sei, mas tomei uma dura da Rose (apelido de sua esposa Rosmari): “Escuta, tu parou de trabalhar e continua no mesmo ritmo?” (risos). Mas está dando tempo para família. É que tu consegue ter uma abrangência maior para acompanhar.


Entrevista Tite (Foto: Sergio Gandolphi)
Tite admite sonho de comandar a seleção 
brasileira  (Foto: Sergio Gandolphi)

Até na Europa você viu jogos, certo?
Vi City x Barcelona, em Manchester, e Arsenal x Bayern, em Londres. Os outros que vi no estádio foram no Rio Grande do Sul. Grêmio x Newell’s e jogos no interior, de equipes por onde passei. Na televisão, fiquei pescando, acompanhei todos. Agora quero ver o Real Madrid, uma das grandes equipes do momento. Vou assistir à final da Liga dos Campeões contra o Atlético de Madrid. E, se eu conseguir ingresso, quero ver a final da Liga Europa também, Juventus x Sevilla.


O maior investimento do Arsenal foi o Ozil, as grandes propagandas do jogo eram dele. Justifica deixá-lo em campo na primeira substituição? Sim, tu potencializa o talento. Na segunda, com um jogador machucado, tudo bem. Mas na terceira, ele (Arsene Wenger) pipocou para tirar o maior astro
Tite, ao analisar o time do Arsenal

De tudo que viu, o que mais o impressionou?
Às vezes, tu pega detalhes que a câmera não pega. O Arsenal teve o goleiro expulso contra o Bayern. Montou duas linhas de quatro e abriu o Ozil na esquerda para acompanhar o lateral. Correr atrás do Bayern já é difícil, imagina com 10, quão solidário tu tem que ser. No segundo tempo, vi o capitão Flamini gesticulando com o dedo na cara do Ozil. E tu deduz que ele falava: “Vem cá, ajuda, não precisamos só de talento agora, marca um pouquinho, encurta o espaço, recompõe mais rápido”. Na terceira substituição, sai o Chamberlain, que estava bem, de cabeça baixa, e eu penso: "não é só tu que erra, Tite" (risos). Nem tudo que é de fora é melhor. Erramos porque é da condição humana.


Então o Wenger errou? Será que é mais fácil identificar ali da arquibancada, friamente, do que o técnico que precisa tomar a decisão?
O maior investimento do Arsenal foi o Ozil, as grandes propagandas do jogo eram dele. Justifica deixá-lo em campo na primeira substituição? Sim, tu potencializa o talento. Na segunda, com um jogador machucado, tudo bem. Mas na terceira, ele pipocou para tirar o maior astro. Pipocou pelo nome, o investimento pesou mais alto. Ele se deixou levar pela grandeza do jogo e pelo nome do atleta.


Qual foi sua grande lição desse período de reciclagem?
A convicção de que devemos tirar, enquanto técnicos, o melhor possível dos planteis, independentemente do sistema de jogo. O Cruzeiro tem jogadores que permitem fazer transição rápida, jogar em contra-ataques, com pivôs, com laterais marcadores ou apoiadores. A essência é a qualidade dos atletas. O Bayern, por exemplo, outro dia tinha o Götze e o Müller no banco. E na primeira substituição seu técnico colocou o Javi Martínez, volante. Se eu tivesse o Götze e o Müller... são opções extremamente qualificadas para mudar a equipe.


entrevista Tite (Foto: Marcos Ribolli)Tite conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes com o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)

Você falou do Cruzeiro. É mesmo o melhor time do Brasil?
É o melhor grupo, a melhor equipe formada. Quando tínhamos todos os atletas à disposição no Corinthians, a base da equipe teve opções de velocidade, pivô, armação, para o que entendíamos ser o melhor durante o jogo. São variáveis importantes para a necessidade da equipe.


Hoje, quando você assiste a um jogo do Corinthians, fica satisfeito com o que vê?
Passei sete semestres no Corinthians. Por que não três anos e meio? Porque a cada semestre você tem de fazer uma reciclagem, arejar o grupo, fazer contratações, modificar peças. E agora há uma reformulação de técnico, de quem comanda o futebol. É injusta qualquer comparação. E, humanamente, confesso que tenho dificuldade de assistir aos jogos do Corinthians. Eu estava ali até ontem, sei como cada atleta reage, como pensa o massagista. Nos poucos que vi, baixei o volume, tirei a emoção do jogo para não ferir meu sentimento. Só queria analisar o sistema tático.


Evita assistir também para evitar discordar do atual técnico, pensar que poderia ter feito outra substituição ou tomado uma decisão diferente?
Sim, também tem isso.

O Brasileiro vai crescer depois da Copa, as equipes vão crescer naturalmente. Há o aspecto de entrosamento e manutenção da equipe
Tite

Você compartilha da opinião de que o futebol brasileiro está muito atrasado em relação ao europeu?
Não devemos generalizar. O Tostão (ex-jogador da seleção brasileira) tem um livro em que diz que perfeição não existe. O melhor não existe, você pode estar momentaneamente melhor, não quer dizer que seja melhor. O Brasileiro vai crescer depois da Copa, as equipes vão crescer naturalmente. Há o aspecto de entrosamento e manutenção da equipe. Dá o Henrique (zagueiro, convocado para a Seleção) e o Alan Kardec ao Palmeiras. Mas perderam pelo poder econômico. E dá 150 milhões de euros para o Ancelotti (técnico do Real Madrid), paro Guardiola (técnico do Bayern de Munique) contratarem. E tempo para trabalhar. Temos de analisar o contexto.


Então você concorda quando o Muricy diz que é mais fácil ser técnico lá do que aqui?
Para contratação de atletas, sim. Com investimento maior, eu escolho. Mas isso não quer dizer que eu vá escolher bem e acertar o time. Isso é um processo da qualidade do treinamento, de encontrar as melhores peças, do convívio grupal, o gerenciamento para trabalhar em equipe, sintonia entre todos. É desafiador. Aprendi que por mais embasada, criteriosa e munida de conhecimento que seja uma opinião, sempre haverá três pessoas, pelo menos, que vão divergir, enxergar por outra ótica. Então não é só contratar, há outros aspectos.


tite ca-ju (Foto: Rafael Tomé/Divulgação Caxias)Tite aproveitou tempo livre para ver jogos no RioGrande do Sul (Foto: Rafael Tomé/Caxias)

O que teria acontecido com o Guardiola, depois de tomar quatro em casa, ou com o Mourinho, eliminado por um time de orçamento bem inferior, se eles trabalhassem no Brasil?
Se não tivessem caído, estariam balançando, por um soprãozinho para caírem (risos). É um pouquinho cultural. Tenho cuidado para não ter o impulso de achar que lá comentam melhor, filmam melhor, que a namorada do outro é melhor que a minha. O Dick Law (empresário de futebol) me apresentou ao estafe do Arsenal. Ele disse: “Esse é o Tite, ele ficou por três anos e meio no Corinthians, o que equivale aos 16 anos do Wenger aqui”. Todos deram risada. Mais tempo para o profissional trabalhar é uma bandeira que eu levanto. Escolha bem, faça três, 10 churrascos, faça um almoço para entender as ideias dele. E se tiver sintonia, abrace porque haverá momentos difíceis. Todos os clubes por onde passei e fui campeão tiveram ao menos uma coisa em comum: no mínimo, um ano de trabalho.


Vai ver a Copa do Mundo nos estádios?
Quero acompanhar, profissionalmente isso me vai me deixar ainda mais qualificado. Vi Espanha x Itália na Copa das Confederações. Numa interrupção, vejo os jogadores ignorarem os técnicos e tomarem água. E jogarem água na perna. Eles estavam demolidos de calor. O clima de diferentes locais no Brasil vai ser determinante para resultados, tenho convicção. Quero poder ver esse jogo que ninguém vê. E o que me fascina é o jogo da compactação, o quanto a equipe se move. Se ela marca mais atrás ou mais na frente, mas agrupada, sincronizada, ajustada. Sei como é difícil ajustar essa engrenagem.

A Copa das Confederações ajudou, encorpou a equipe, há um aspecto solidário muito forte, é um grande momento. Haverá uma pressão muito forte por ser em casa, mas, felizmente lá estão dois grandes profissionais, cascudos nesse aspecto, o Parreira e o Felipão. São dois campeões mundiais
Tite, analisando a Seleção

Como vê a seleção brasileira?
Em crescimento, num grau de confiança muito grande. A Copa das Confederações ajudou, encorpou a equipe, há um aspecto solidário muito forte, é um grande momento. Haverá uma pressão muito forte por ser em casa, mas, felizmente lá estão dois grandes profissionais, cascudos nesse aspecto, o Parreira e o Felipão. São dois campeões mundiais. A cada dia é maior a expectativa por grandes desempenhos. O clima é de pressão.


Em nenhum momento o Felipão negou essa pressão. Ele assumiu o favoritismo, disse que ganhariam a Copa. Isso é bom ou pode ser perigoso?
Isso tem uma palavra: naturalidade. É verdade, não dá para fugir do fato. 


Todo técnico de grandes equipes ou seleções vai conviver com essa pressão de vencer. Como tu encara isso? De forma natural. Avaliei algumas coisas de fora. Uma delas: eu definitivamente me considerei um louco. Metade apaixonado e metade louco. Porque o cara tem que ter uma pitadinha de loucura para ser técnico, tua atividade é exposta. Todas as pessoas têm sua escalação, sua forma de pensar, seu desenho tático, suas preferências.

E você concorda com a lista do Felipão?
Sim, a grande maioria se credenciou a estar lá. Uso muito o termo merecimento. A Seleção ganhou a Copa das Confederações de maneira inquestionável pelo desempenho que a fez vencer.


Entrevista Tite (Foto: Sergio Gandolphi)Tite elogia Felipão (Foto: Sergio Gandolphi)

Estamos falando da seleção do Felipão. Depois da Copa, falaremos da seleção do Tite?
Tenho comigo que uma etapa se encerra depois da Copa do Mundo. É na seleção brasileira, em outras seleções e em clubes também. Vai depender da CBF e do Felipão a possibilidade de continuidade, ligada a resultado e ao trabalho. Afora minhas coisas pessoais, o lado familiar, de saúde, espiritualidade, nesse período pude me preparar para o que poderá acontecer ali na frente. Estou no bolo, estou dentro. Se alguma oportunidade acontecer... Tenho a informação de que o Zaccheroni sairá da seleção japonesa. Abre-se um novo ciclo. Também há janela dos grandes clubes, vai que um maluco na Itália acha que o Tite tem um italiano legal...


Mas você prefere voltar a trabalhar numa seleção ou num clube?
Seleção. Seleção...


Por ser um novo desafio?
Sim. Vi o especial da Globo dos 20 anos do falecimento do Senna. E achei legal uma das histórias que contaram. Após um título, o Senna olhou um aquário cheio de carpas e o pessoal jogando pão. Havia uma carpa gorda, forte, bonita, mas lenta. E as outras sempre comiam primeiro. E ele disse: “Olha, vou subir, minha festa acabou. Quero manter minha fome, não quero ser aquela carpa gorda, satisfeita”. Eu quero manter o brilho no olho. No dia em que eu não tiver mais essa luz, essa vontade, vou fazer outra coisa. É um desafio sim. Conquistei títulos em todos os níveis profissionais, mas sei que nenhum técnico conseguiu ser campeão mundial por um clube e uma seleção.

Entendo que sou um dos cinco profissionais que serão analisados (para a Seleção). No passado, foi escolhido o Dunga, que até então não se imaginava. Mais no passado ainda, o Falcão. Então há possibilidades, depende muito de como a estrutura da CBF pensa. Mas estou na barca
Tite, sonhando com Seleção

E se o Felipão sair, você será o escolhido?
Entendo que sou um dos cinco profissionais que serão analisados. No passado, foi escolhido o Dunga, que até então não se imaginava. Mais no passado ainda, o Falcão. Então há possibilidades, depende muito de como a estrutura da CBF pensa. Mas estou na barca.


Quantas propostas, sondagens e convites você recebeu nesse período?
Quando falei que não ia trabalhar até a Copa, eles sabem que dei minha palavra e não iria voltar atrás. Dão aquela sondagem, mas é uma coisa bem definida. Não foi circunstancial, eu preciso desse tempo. Não quero cair, não tenho fórmula para tudo. Se eu for com a mesma fórmula sempre, não vou ganhar.


Quem são os favoritos ao título brasileiro?
Com as saídas do Henrique e do Alan Kardec, a lesão do Prass, dificultou um pouquinho o trabalho do Palmeiras, mas há tempo para contratações. Vejo Santos, Corinthians e São Paulo fortes para poderem emergir. Vejo o Fluminense forte. O Flamengo tem uma base e depende de contratações pontuais. O Internacional tem uma equipe muito forte, o Cruzeiro tem o melhor plantel. O Grêmio tem perdido atletas importantes, não se forma uma equipe dessa forma. Vejo Corinthians, São Paulo, Santos, Fluminense, Flamengo, os dois de Minas e o Inter. Oito de 20, até que está bom, né?


Não está com saudade de competir ali na beira do gramado?
Sim. Tu pergunta isso porque sente a adrenalina batendo quando falo de futebol, me conhece faz tempo, sabe que minha vida toda foi no futebol. No último fim de semana, voltei a ser criança. Fui para São Braz (comunidade no interior de Caxias do Sul), terra onde nasci, onde meu pai me deu a primeira camisa que vinha nos meus joelhos. Fui para lá, joguei com amigos de 40 anos, fiz gol, xinguei, fui xingado, mas no final ganhei. Depois do gol, falei que podia sair. Voltei a ser criança..