terça-feira, 6 de maio de 2014

Hora da verdade: Felipão anuncia os 23 da Copa em casa de shows no Rio

Mais de 700 jornalistas estão credenciados para megaevento da CBF nesta quarta. Técnico já adiantou nove nomes da lista. Assista ao vivo no GloboEsporte.com


Por Rio de Janeiro

Luiz Felipe Scolari felipão brasil coletiva  (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)Luiz Felipe Scolari vai convocar para a Copa nesta quarta-feira (Foto: Alexandre Loureiro / Vipcomm)

A Copa do Mundo começa nesta quarta-feira para a Seleção, às 11h30 (de Brasília). Com direito a mais de 700 jornalistas credenciados na plateia, Luiz Felipe Scolari estará no palco de uma casa de shows, no Rio de Janeiro, para anunciar os nomes dos 23 jogadores escolhidos para escrever uma nova história em um Mundial no Brasil. A missão deles não vai ser "apenas" 
conquistar o hexa, mas também acabar de uma vez por todas com o fantasma de 1950. E, se tudo der certo, com uma apresentação de gala no Maracanã, no dia 13 de julho, para mais de 70 mil pessoas. 

O GloboEsporte.com começa a acompanhar a movimentação no local às 9h, em Tempo Real, e iniciará a transmissão ao vivo às 10h15. TV Globo e SporTV também transmitirão o evento. Diferentemente de outros anos, desta vez não existe um nome clamado pelo povo. Em 2002, Romário era a bola da vez. Em 2010, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Paulo Henrique Ganso. Todos ficaram fora. Para 2014, a lista está fechada. Mas Felipão admite que podem surgir surpresas.

- Pode ser que exista uma surpresa para alguém ou uma divergência de nomes, o que é natural... Mas, para quem vem acompanhando o nosso trabalho, dá para saber quem serão 21, 22 jogadores, por aí. Posso adiantar que será uma lista feita com a coerência que vem marcando todas as nossas convocações - disse o treinador, que recentemente confirmou nove atletas na Copa: Julio César, Thiago Silva, David Luiz, Ramires, Oscar, Willian, Paulinho, Fred e Neymar.

E são justamente medalhões como Kaká e Ronaldinho Gaúcho que dificilmente aparecerão na lista. Caso um dos dois seja convocado, a surpresa será geral. Enquanto o jogador do Milan foi utilizado pelo treinador em duas partidas (106 minutos), R10 entrou em campo em três oportunidades (213 minutos). Robinho é o que teria mais chances, principalmente por ter atuado nos últimos jogos de 2013. E ele foi aprovado. Mas não vem bem no Milan e corre por fora.


FunInfo Felipao (Foto: Infoesporte)

A maior surpresa da lista pode ser o zagueiro Miranda, do Atlético de Madrid.
Foi convocado apenas uma vez por Felipão. Participou de 11 minutos da reestreia do comandante na seleção brasileira, na derrota por 2 a 1 para a Inglaterra, em fevereiro de 2013. Depois disso, jamais voltou a ser chamado.

Tem a concorrência de Réver, do Atlético-MG, que disputou a Copa das Confederações, Dedé, do Cruzeiro, Henrique, do Napoli, e Marquinhos, do Paris Saint-Germain.

Outra dúvida é no gol. Julio César (Toronto FC) e Jefferson (Botafogo) estão certos. Porém, a briga para o terceiro posto ainda existe. Diego Cavalieri, do Fluminense, e Victor, do Atlético-MG, estão na luta. Enquanto o primeiro disputou 180 minutos com Felipão, o outro jogou apenas 90. Pesa também a favor do arqueiro do Tricolor carioca o tempo que passou trabalhando com o atual preparador de goleiros da Seleção, Carlos Pracidelli.

Para chegar à lista final de 23 jogadores, Felipão chamou 56 atletas e utilizou 50 deles. O jogador que mais vezes ficou em campo sob o comando do treinador foi Neymar. Foram 1.684 minutos. Quem menos atuou foi o zagueiro Dória, do Botafogo - apenas três minutos (confira a tabela completa no fim da matéria).

Na próxima terça-feira, dia 13, a CBF, via site oficial, vai divulgar o nome de outros sete jogadores. Esses atletas ficarão numa espécie de lista de espera e poderão ser utilizados por Felipão caso ocorra alguma eventualidade antes do início da Copa do Mundo. Porém, em caso de lesão, o comandante poderá escolher um atleta fora deste grupo de stand-by.


preparação na granja comary

CT Granja Comary seleção brasileira (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Granja Comary será a casa da seleção brasileira durante a Copa do Mundo 
(Foto: André Durão / 
Globoesporte.com)

A preparação da seleção brasileira vai iniciar no dia 26 de maio. O local escolhido pela comissão técnica foi a Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O local foi utilizado nas conquistas das Copas do Mundo de 1994 e 2002. Curiosamente, os comandantes eram Carlos Alberto Parreira e Luiz Felipe Scolari, respectivamente. Atualmente, coordenador e técnico do time canarinho. 

O local foi completamente reformado para receber a seleção brasileira. Cada jogador ficará em um quarto individual e foi fornecida toda a infraestrutura necessária para a realização de uma boa pré-temporada.

Antes do início da Copa do Mundo, o time canarinho ainda vai realizar dois amistosos de preparação. O primeiro será no dia 2 de junho, contra o Panamá, em Goiânia, e diante da Sérvia, quatro dias depois, em São Paulo. 

O Brasil está no Grupo A da Copa e vai estrear na competição no dia 12 de junho, contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Em seguida, o rival será o México, no dia 17, no Castelão, em Fortaleza. O último compromisso da primeira fase vai ser contra Camarões, no dia 23, no Mané Garrincha, em Brasília. 


felipão lerá nome a nome dos convocados
A missão de apresentar os convocados da seleção brasileira será de Luiz Felipe Scolari. Os nomes não serão divulgados num telão, como normalmente é feito. Caberá ao comandante listar os atletas que participarão da competição, que começa no dia 12 de junho. 

Após a leitura dos nomes, os jornalistas terão dez minutos até o início da coletiva de Luiz Felipe Scolari. Essa será a primeira vez que a convocação acontecerá numa casa de shows. 

De acordo com a CBF, mais de 700 jornalistas de todo o mundo estão credenciados para participarem do evento. Segundo a entidade, profissionais da Índia, China, Japão, Reino Unido, Europa e toda América do Sul estarão na casa de espetáculos.

Além dos jornalistas, alguns convidados também participarão do evento, principalmente de patrocinadores da CBF. 


tabela copa do mundo convocação (Foto: Globoesporte.com)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/05/hora-da-verdade-felipao-anuncia-os-23-da-copa-em-casa-de-shows-no-rio.html

Federer anuncia nascimento de filhos: ''Gêmeos novamente. Um milagre''

Pai das meninas Cherlene e Myla, suíço celebra a chegada dos garotos Leo e Lenny


Por São Paulo

Roger Federer desistiu de jogar o Masters 1.000 de Madri, mas teve muito o que comemorar nesta terça-feira. Pela segunda vez, o astro suíço pôde celebrar o nascimento de dois filhos. Depois de ter as gêmeas Cherlene e Myla em 2009, Federer anunciou com muita alegria que a esposa Mirka deu à luz os garotos Leo e Lenny.

- Eu e Mirka estamos incrivelmente felizes por compartilhar que Leo e Lenny nasceram nesta noite. Gêmeos novamente. Um milagre - publicou Federer em uma rede social.

Post Roger Federer Nascimento Filhos (Foto: Reprodução / Twitter)
Em inglês, Federer comemorou o 
nascimento do seu segundo par de 
gêmeos (Foto: Reprodução / Twitter)

Federer havia anunciado a desistência do Masters 1.000 de Madri justamente para acompanhar de perto o nascimento dos garotos. O atual 4º colocado do ranking da ATP faria a partida de estreia nesta quarta-feira contra o francês Gilles Simon.

- Eu decidi desistir de Madri para estar com a minha esposa Mirka durante as próximas empolgantes semanas para a nossa família. Peço desculpas aos torcedores e espero estar de volta a Madri no ano que vem. Estarei treinando perto de casa e estou animado para voltar ao circuito em breve - escreveu o tricampeão do Masters 1.000 de Madri, sem especificar quando retornará aos torneios oficiais.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/federer-anuncia-nascimento-de-filhos-gemeos-novamente-um-milagre.html

Com nº 1 garantido, Nadal entra em Madri querendo inverter "fase difícil"

Espanhol, que se manterá no topo do ranking ao final do torneio, ainda não conquistou títulos no saibro europeu, onde tem dominado, nesta temporada


Por Madri



tenis rafael nadal madri (Foto: Getty Images)
Sem títulos na gira europeia de saibro,
 Nadal semanterá como nº 1 após 
Madri (Foto: Getty Images)

Pelos resultados apresentados desde 2005, a temporada europeia de saibro europeia tem sido dominada por Rafael Nadal. Porém, nos dois torneios que disputou nesta temporada sobre a terra batida na Europa, o octacampeão de Roland Garros caiu nas quartas de final no Masters 1.000 de Monte Carlo e no ATP 500 de Barcelona, algo distinto dos oito títulos já conquistados em cada um dos eventos. O espanhol estreia nesta quarta-feira no Masters 1.000 de Madri, onde é tricampeão (2005, 2010 e 2013) com o desejo de voltar a levantar o troféu de campeão. O primeiro rival, pela segunda rodada, será o argentino Juan Mónaco.

- Quando você perde, você passa por uma fase difícil, você tem mais dúvidas. Mas foi isso que aconteceu. Já disse isso diversas vezes: eu não tentei ganhar Monte Carlo 12 vezes ou Barcelona 12 vezes. Talvez isso não seja normal, é a realidade da situação. Talvez seja normal perder três vezes nas quartas de final. Talvez o que não seja normal é o que aconteceu nos últimos nove anos - disse o Touro Miúra (apelido do tenista), em coletiva de imprensa.

tenis rafael nadal madri (Foto: EFE)
Treinando bastante, Nadal quer 
conquistar o quarto título em Madri. 
Estreia é nesta quarta-feira 
(Foto: EFE)

A pressão por título é algo que está em pauta para Nadal,  mas, em relação ao ranking mundial, ela praticamente desapareceu. Pelo menos em casa. Por causa da desistência de Novak Djokovic, que não jogará em Madri por causa de uma lesão no punho direito, o Miúra continuará na liderança na próxima semana e jogará o Masters 1.000 de Roma, na Itália, no topo. Mas o ranking não passa tanto pela cabeça do espanhol. Segundo ele, o que mais procura fazer é realizar nos treinamentos pequenas mudanças que possam ter um grande impacto contra os adversários.


saiba mais

- Eu venho tentando fazer as coisas corretamente, como sempre. Espero que isso funcione. Tenho treinado desde que perdi em Barcelona. Quando você enfrenta momentos duros como esse, você adquire um pouco mais de intensidade para se recuperar o mais rápido possível. É isso o que estou tentando agora mesmo.

Nadal possui dois títulos nesta temporada. Em janeiro, ele foi campeão na quadra dura do ATP 250 de Doha, no Catar; e o último caneco foi ganho no saibro do Rio Open, no Rio de Janeiro, em fevereiro.

Nadal estará somente treinando nesta terça, mas o dia marca as estreias de Stanislas Wawrinka e de David Ferrer. Número 3 do mundo e melhor tenista da temporada, o suíço joga contra o austríaco Dominic Thiem, de 20 anos. O espanhol enfrenta o compatriota Albert Ramos. Assim como Nadal, o britânico Andy Murray estreia somente na quarta-feira, contra o o espanhol Nicolás Almagro. Roger Federer anunciou a desistência na manhã desta terça-feira e explicou que está priorizando a gravidez da esposa Mirka, que está grávida do terceiro filho do casal.

Brasileiros estreiam nesta terça
Os duplistas mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo estream nesta terça-feira em Madri, em partidas que valem vaga nas quartas de final da chave de duplas. Atuais vice-campeões do torneio, Soares e o austríaco Alexander Peya enfrentam o filipino Treat Huey e o britânico Dominic Inglot. Já Melo e o croata Ivan Dodig pegam os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. No Rio Open, ao lado do espanhol David Marrero, Melo perdeu a final para os rivais sul-americanos.

Confira os principais jogos desta terça:

Entre 9h e 11h - Juan Sebastian Cabal (COL)/Robert Farah (COL) x Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)
10h15 - David Ferrer (ESP) x Albert Ramos (ESP)
Entre 10h30 e 11h30 - Treat Huey (FIL)/Dominic Inglot (GBR) x Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA)
15h - Dominic Thiem (AUT) x Stanislas Wawrinka (SUI)



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/com-n-1-garantido-nadal-entra-em-madri-querendo-reverter-fase-dificil.html

Soares e Peya lutam e vencem de virada na estreia em Madri; Melo cai

Vice-campeões no ano passado, brasileiro e austríaco batem Huey e Inglot no super tie-break. Com Dodig, Marcelo perde para algozes do Rio Open


Por Madri



Segunda melhor dupla do mundo, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya suaram bastante para ganhar do filipino Treat Huey e do britânico Dominic Inglot, na partida de estreia na chave de duplas do Masters 1.000 de Madri. A vitória nesta terça-feira, pelas oitavas de final, veio apenas num equilibrado super tie-break, depois de um disputado primeiro set e um domínio completo no segundo. Com as parciais de 6/7(2), 6/1 e 10-8, em 1h25, os atuais vice-campeões se classificaram para as quartas de final e ainda aguardam a definição dos próximos oponentes.

tenis alexander peya bruno soares madri (Foto: Getty Images)
Vice em 2013, Peya e Soares deram 
primeiro passo rumo a nova final em 
Madri (Foto: Getty Images)

- Grande vitória por aqui. Parada duríssima, feliz que jogamos bem e ficamos firme de cabeça. Vamos que vamos - escreveu Soares, no Twitter.

Outro representante brasileiro nas duplas em Madri, Marcelo Melo não teve o mesmo sucesso. Em apenas 55 minutos, ele e o croata Ivan Dodig perderam para os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah por 6/4 e 6/2. Os parceiros sul-americanos foram responsáveis pela derrota do duplista mineiro na final do Rio Open - Melo jogou o torneio carioca ao lado do espanhol David Marrero.

O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Madri, a partir de 6h (horário de Brasília).


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/soares-e-peya-lutam-e-vencem-de-virada-na-estreia-em-madri-melo-cai.html

Sharapova passa sufoco, mas vence em Madri; Na Li avança sem sustos

Russa fica à beira da eliminação e aplica virada no último set para se classificar para as oitavas de final. Número 2 do mundo passa por compatriota e enfrentará Stephens


Por Madri


Para avançar de fase no WTA de Madri, Maria Sharapova precisou suar. A atual número 9 do mundo enfrentou, nesta terça-feira, a americana Christina McHale e passou dificuldades diante da 56ª do ranking mundial. A russa quase esteve a um game da eliminação, mas inverteu a situação e se classificou para as oitavas de final por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 4/6 e 6/4. A australiana Samantha Stosur (19ª do ranking), que bateu a espanhola Garbine Muguruza (37ª) também em três sets (7/5, 3/6 e 6/1), será a próxima adversária da ex-número 1, nesta quinta-feira.


tenis maria sharapova madri (Foto: Getty Images)
Sharapova cai de nível durante a parti-
da, mas se recupera a tempo e derrota 
McHale (Foto: Getty Images)

Dos três duelos anteriores em torneios WTA, Sharapova não havia perdido um set sequer para McHale. Inclusive a havia derrotado com facilidade em Madri no ano passado (6/1 e 6/2). Depois de um primeiro set vencido tranquilamente, Sharapova foi surpreendida pela americana, que conseguiu a única quebra do segundo set justamente no último game.

Na parcial decisiva, McHale abriu uma quebra de vantagem no quarto game.
Mais à frente no set, a americana poderia ficar a um game da vitória se confirmasse o serviço, mas Sharapova reagiu e, com um erro da adversária, quebrou o saque da oponente. A russa manteve o ímpeto e virou o placar convertendo de primeira um triplo break point no game seguinte de saque de McHale. Após quatro games ganhos de forma seguida, Sharapova só precisava confirmar o serviço. E foi exatamente o que a ex-número 1 do mundo fez, garantindo a vitória.

Na Li vence com facilidade
Antes de Sharapova entrar em quadra, a chinesa Na Li jogou pela segunda rodada. Ela fez 6/2 e 6/3 na compatriota Jie Zheng, 60ª do ranking. Na estreia, na segunda-feira, a número 2 do mundo superou a belga Kirsten Flipkens por 6/1 e 7/6(7). Na Li lutará por uma vaga nas quartas de final contra a americana Sloane Stephens, número 17 do mundo, na quinta-feira.


tenis na li madri (Foto: Getty Images)
Na Li passou fácil por Jie Zheng 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

Tenista italiano chama juiz para briga após derrota no Masters de Madri

Conhecido por seu destempero, Fabio Fognini ameaça árbitro durante jogo com Dogopolov e no fim o "convida" para acerto de contas do lado de fora


Por Madri, Espanha



Famoso por ser um jogo de cavalheiros, o tênis vem conhecendo um novo tipo de personagem nos últimos tempos. O italiano Fabio Fognini prova torneio após torneio que não é muito fã deste tipo de conduta amistosa. Na manhã desta terça-feira, ao final do duelo em que foi derrotado pelo ucraniano Alexandr Dogopolov, por 2 sets a 1, no Masters 1000 de Madri, o tenista mostrou seu destempero em alguns momentos. O ápice aconteceu segundos depois de sua eliminação. Enquanto arruma seu equipamento, Fognini olhava em direção ao árbitro Mohamed Lahyani e o chamava para a briga.

- Venha agora, eu quero vê-lo agora (aponta para fora da quadra). Venha agora e não fique com medo - disse o italiano, sendo ignorado por Lahyani.

O número 15 do mundo já havia dado mostras do que faria no fim, em um ponto durante o jogo. Ao assinalar fora para uma bola próxima à linha, o árbitro foi ameaçado pelo italiano.

- Você terá um grande problema caso eu perca esta partida - afirmara na ocasião.

Esta não é a primeira vez que Fognini tem este tipo de atitude. No Masters 1000 de Monte Carlo no mês passado, o atleta chegou a discutir com seu pai durante o jogo contra Jo-Wilfried Tsonga, que gerou a sua queda no torneio francês. Sua atitude foi repudiada pelo público, que o vaiou.

Fabio Fognini chama juiz para briga tênis (Foto: Reprodução SporTV)
Irritado com derrota, Fabio Fognini 
chama juiz para briga no Masters 
1000 de Madri 
(Reprodução SporTV)


FONTE:

"Dominador" surpreende, vira sobre Wawrinka e vai às oitavas em Madri

Após ser derrotado por 6/1 no primeiro set, a promessa austríaca Dominic Thiem, de apenas 20 anos, vence por 2 a 1 e elimina o terceiro do mundo


Por Madri



Melhor tenista da temporada, três títulos conquistados - ATP 250 de Chennai, na Índia, Aberto da Austrália (os dois em janeiro) e Masters 1.000 de Monte Carlo (em abril) - e um adversário pela frente que não figurava nem entre os 50 melhores do mundo. Cenário perfeito para Stanistas Wawrinka fazer o dever de casa e seguir adiante no Masters 1.000 de Madri. Principalmente depois da vitória por 6/1 no primeiro set, em apenas 31 minutos. Mas Dominic Thiem não se intimidou. Com apenas 20 anos, a promessa austríaca fez valer o apelido de "Dominador", controlou as duas parciais seguintes e derrotou, de virada, o suíço número três do mundo por 2 a 1 (1/6, 6/2 e 6/4), em 1h44 de jogo.

Nas oitavas de final, o número 70 do mundo terá pela frente o vencedor do russo Mikhayl Youzhny (16) e o espanhol Feliciano Lopez (29).

Dominic Thiem ATP Madri (Foto: Getty Images)
De virada, Dominic Thiem venceu 
Stanislas Wawrinka e avançou às 
oitavas em Madri 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

Animado com o retorno, Carlos Alberto se emociona ao lembrar do doping

Meia-atacante inicia segunda passagem pelo Botafogo falando em honra, ressalta a confiança na diretoria e confirma que não há mais dívida pendente por parte do clube


Por Rio de Janeiro


Carlos Alberto treina no Botafogo desde o último sábado, e nesta terça-feira o clube fez sua apresentação oficial. O meia vestiu a camisa 19, sua preferida. e afirmou que é uma honra voltar ao Glorioso depois de uma passagem rápida em 2008. O objetivo do jogador é retomar sua carreira depois de um tempo sem conseguir uma boa sequência de jogos.

Ciente de que existe uma desconfiança de parte da torcida, Carlos Alberto avisou que está preparado para ser cobrado. Sobre o penúltimo lugar do Bota no Brasileiro, o meia afirmou estar muito confiante de que a equipe dará a volta por cima rapidamente.


Carlos Alberto Botafogo (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Carlos Alberto é apresentado oficialmen-
te no Botafogo pelo diretor Sidnei 
Loureiro (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

Existe a chance de ele estrear já neste sábado, contra o Criciúma, mas ele preferiu não garantir.

- É uma hora grande voltar a jogar em um lugar que conheço bem. Acho que 80% das pessoas que trabalhei estão aqui. Tive uma aceitação boa, tenho a confiança da diretoria, jogadores, treinador... É o que tenho de mais valioso.


A motivação está grande. Desde que aconteceu o doping mentiroso estou com muita vontade de trabalhar. Gosto de ser cobrado, de falar de futebol. Acredito que o Botafogo tem condições de brigar em cima. A posição na tabela não me assusta nem um pouco, é momentâneo.

A alegria de Carlos Alberto só mudou quando lembrou de quando foi pego no doping. Em julgamento realizado em agosto do ano passado no STJD, o meia foi punido pelo uso das substâncias proibidas hidroclorotiazida e carboxi-tamoxifeno. Em dezembro, porém, uma decisão da Corte Arbitral do Esport (CAS) revogou a punição e liberou o jogador para exercer sua profissão.

- Acho que o divisor de águas foi o doping, que guardo com muito rancor. Vinha bem no Vasco. Abdiquei das minhas férias. Só minha família sabe como sofri (se emociona e engasga). Sou uma pessoa que se dedica ao futebol. Disse que ia provar minha inocência porque não fiz nada de errado. Me marginalizaram. Fiquei sete meses sem jogar. Quando saiu isso, parecia até que eu tinha matado alguém. Todo mundo ficou me ligando. Ouvi muita coisa feia sobre mim, e de pessoas que nem me conhecem. Até hoje não sei o que aconteceu direito. Tiram a minha alegria. Amo jogar futebol e fiquei muitas noites sem dormir. Fiquei eufórico quando teve o convite do Botafogo. Pensei: "Tenho que estar no meio desses caras". Nós vamos brigar na parte de cima.


Apresentação Carlos Alberto Botafogo (Foto: Satiro Sodre / Ss Press)
Carlos Alberto sorri durante entrevista 
coletiva no Botafogo (Foto: Satiro 
Sodre / Ss Press)

Confira outros trechos da entrevista de Carlos Alberto:

Estreia sábado, contra o Criciúma

Pela parte da vontade, ansiedade, claro que quero jogar o mais rápido possível, mas existe todo um protocolo. Vou seguir todas as determinações para ele poder me utilizar. Quero jogar o mais rápido possível.

Dívida do clube com ele

O Botafogo não me deve nada. Tudo que tinha de débito da outra gestão já foi pago. Tenho um novo contrato agora.

Referência na criação do meio de campo?

Acho que posso ser, estou preparado e motivado para isso. O que mais me deixa contente é ter ao lado as pessoas que trabalham aqui. Todos aqui conhecem minha batalha, conhecem meu caráter. Tenho certeza de que vão me ajudar no que eu precisar. Eles sabem o que posso dar para o clube também.


  Não sei o que é ser polêmico... fico tentando entender. Falar o que penso? Minha natureza é essa. Hoje não tenho mais 20 anos, tenho responsabilidade, dois filhos, mas digo que ainda estou maturando.
Carlos Alberto

 Polêmicas na carreira
Não sei o que é ser polêmico... fico tentando entender. Falar o que penso? Minha natureza é essa. Hoje não tenho mais 20 anos, tenho responsabilidade, dois filhos, mas digo que ainda estou maturando. Todos estão sujeitos a chuvas e trovoadas. Mas estou muito feliz de estar aqui e quero que isso conte a meu favor.

Diferença do Bota de 2008 para o de 2014
Vejo o clube muito mudado, principalmente em infraestrutura. Se fosse esta gestão, não tinha saído naquela época. Acho que minha passagem foi boa, joguei bem, mas jogador gosta que falem a verdade para ele. Acredito nessa diretoria, por isso que eu vim.

Desconfiança de parte da torcida
A desconfiança de alguns é normal, ninguém é uma unanimidade. O torcedor tem que cobrar, exigir, mas sei como trazer ele para o meu lado.

Parceria com Emerson Sheik
O Emerson é um cara sensacional, espero servir muito ele. Todo mundo precisa de um jogador como ele no time. Ele tem personalidade, enfrenta as dificuldades dentro de campo. Precisamos de mais gente com este perfil. Há outros atletas assim aqui no elenco, mas não vou ficar citando nomes.

Saída do Goiás é chegada ao Bota
O Goiás é um clube fantástico, não tenho nada a reclamar. Mas quando um treinador como o Mancini te liga, a diretoria te quer, o presidente te quer... Agora vou ficar perto da minha família, a vida é feita de escolhas e eu faço as minhas. Sou grato ao Goiás e hoje estou no Botafogo. Aqui vejo mais possibilidade de buscar uma aproximação da parte de cima da tabela. Posso até ser criticado por isso. Se quisesse ficar na zona de conforto, permaneceria lá até o fim do ano.

Frustração por não ter chance de jogar a Copa?  
Desde criança, todo menino sonha jogar na Seleção. Imagina o privilégio de quem estiver na lista desta quarta-feira. Mas também não posso lamentar, de repente não era mesmo para ser para mim. Mas nem por isso me considero mal sucedido.

Dez anos do título da Champions League com o Porto
Faz tempo... estou ficando velho. Já vai completar dez anos. Foi um momento importante, que marcou minha vida. Foi quando comecei a ficar mais importante, conhecido no futebol. Lembro com o maior carinho, mas agora tenho que conquistar coisas novas. No Brasil, segundo lugar não vale nada. 



* Colaborou Sofia Miranda, estagiária


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/05/carlos-alberto-e-apresentado-e-se-diz-pronto-para-jogar-motivacao-e-total.html

Construtora divulga imagens dos vestiários da Arena Palestra

Novas instalações terão área de aquecimento, armários personalizados e sala de massagem modernas para os jogadores do Alviverde


Por São Paulo


A WTorre, responsável pelas obras do Allianz Parque, divulgou, nesta terça-feira, imagens representativas de como serão os vestiários que estão sendo construídos no novo estádio do Palmeiras. De acordo com a empresa, os locais de preparação dos times contarão com áreas de aquecimento, armários, banheiras de hidromassagem, duchas e sala de massagem mais modernos possível para os jogadores.


Vestiário Arena Palestra (Foto: divulgação Wtorre)
Imagem representativa do vestiário da
Arena Palestra (Foto: 
Divulgação/Wtorre)

O vestiário do Palmeiras terá 355 metros quadrados e o da equipe visitante será um pouco menor, com 270 metros quadrados. Cada jogador do Verdão terá um armário personalizado com foto. Nas imagens divulgadas, curiosamente a empresa coloca a imagem do zagueiro Henrique, que deixou o alviverde no início do ano para defender o Napoli, da Itália.

Vestiário Arena Palestra (Foto: divulgação Wtorre)
Vestiário da Arena Palestra terá 
banheiras de hidromassagem para os 
atletas (Foto: Divulgação/Wtorre)


FONTE:

Karine cresce no Zurich e faz o papel de anfitriã no Mundial de Clubes

Adaptada à Suíça e a time com várias nacionalidades, levantadora brasileira dá boas-vindas a Osasco e Sesi-SP, mas deixa hospitalidade fora de quadra


Por São Paulo


O churrasco gaúcho faz falta para Karine. A levantadora procura em vão aromas e sabores parecidos com os do Brasil, mas Zurique não é famosa por suas iguarias. Ela também não tem muito tempo para deixar a saudade bater com força. Depois de um ano na Europa, Karine dá um tempero verde-amarelo ao Volero Zurich, um time com jogadoras de várias nacionalidades que a fez crescer no vôlei. Mas a frieza suíça fica de lado, e as lembranças do Brasil falam mais alto. A levantadora chora ao encontrar as ex-companheiras do Osasco. Uma amizade que não entrará em quadra no Mundial de Clubes, que começa nesta quarta-feira. A anfitriã dá as boas-vindas, dicas de lugares turísticos, mas a hospitalidade não entrará em quadra.

Karine está adaptada ao Volero (Foto: Arquivo Pessoal)
A levantadora Karine (2) é a anfitriã 
das brasileiras em Zurique (Foto: 
Arquivo Pessoal)

- Eu tive meu primeiro encontro com o Osasco no hotel delas aqui em Zurique. Foi uma emoção só. Chorei. Abracei todo mundo. Temos uma relação muito boa. Não fechei as portas por time nenhum que passei. Ainda vou me encontrar com o Sesi-SP. Ficamos muito tempo longe dos amigos e da família.
Foi como ver minha própria família. Jogar contra equipes como Osasco, Sesi e Dinamo Kazan (da Rússia) não é fácil, mas as pretensões do Volero são chegar à final. Vamos lutar por isso - disse Karine.

Karine com o pai na Suíça (Foto: Arquivo Pessoal)Karine está adaptada à Suíça e recebe visita do pai (Foto: Arquivo Pessoal)

A levantadora chegou ao Volero Zurich pouco antes do Mundial de Clubes do ano passado. Na época, o pouco entrosamento pesou, e o time acabou na quarta posição - o turco Vakifbank Istambul foi o campeão. Agora a situação é outra. Karine está afinada com cubanas, croatas, ucranianas, sérvias e suíças. Ela cresceu com a temporada europeia, e bloqueios altos não a assustam mais.

- Foi um ano bem diferente. O vôlei europeu é muito diferente do que vivenciei no Brasil. O nível da Liga dos Campeões é muito alto. Temos sempre jogadoras olímpicas em quadra. Estava acostumada a vê-las contra a seleção apenas. Eu pude jogar contra a Gamova, contra a Larson. Foi de extrema importância para mim. Jogar contra um bloqueio altíssimo e bem postado foi o que eu mais ganhei - disse Karine.

A sintonia de Karine com o time é afinada até mesmo fora de quadra. Com tantas diferenças culturais em um mesmo time, as jogadoras adotaram o inglês como língua oficial, apesar de a cidade falar alemão. Os costumes se adaptam, e os laços se fortalecem em almoços, jantares e viagens.


saiba mais

- A língua oficial do time é o inglês, mas nos comunicamos da forma mais rápida possível. São muitas nacionalidades. Isso foi o mais interessante da temporada. Todo mundo tenta se adaptar. Tive de diminuir a explosão em quadra, porque as pessoas aqui são mais frias. As cubanas são mais parecidas conosco. As meninas do Leste da Europa se esforçam para não deixar as relações tão frias. Foi um ano de busca de equilíbrio em todas. Cada uma tem sua história. Foi legal poder perceber as diferenças. Cada uma tem palavra que fala mais. Procuramos traduções. O interessante é essa troca - disse a levantadora.

Karine está adaptada ao Volero (Foto: Arquivo Pessoal)Volero Zurich tem muitas nacionalidades, e jogadoras se dão bem (Foto: Arquivo Pessoal)

O intercâmbio não para nas questões culturais. Karine, por exemplo, está sendo muito acionada para explicar como joga o Sesi, adversário da estreia desta quarta-feira, às 15h (de Brasília). Ela também é “espiã” do Osasco, que está na outra chave. Por outro lado, os times brasileiros também conhecem bem as jogadas da levantadora.

- Como temos dois times brasileiros, não sei o que meu técnico está pensando. Ele tem me perguntado muito sobre os times. Ele sabe que os dois me conhecem bem. Acho que ele fará um revezamento de levantadoras para esconder o jogo. Joguei com o Osasco e com 80% do time do Sesi. É um time que surpreendeu neste ano. Uma arma fortíssima é Ivna. Pode desequilibrar. 
Ela tem uma força muito grande no braço. Sempre que ela faz grande partida, o Sesi tem grandes resultados. Suelle também fez uma grande Superliga. Fabiana e Dani Lins têm entrosamento de muitos anos - disse Karine.

O vínculo da levantadora brasileira com o Volero Zurich se encerra pouco depois do Mundial de Clubes. Ela gosta da pontualidade e do respeito dos suíços no dia a dia, mas estuda propostas para voltar à Superliga. Isso ficará em segundo plano nesta semana. Karine se concentra em fazer o papel de anfitriã, mas só fora de quadra.

Karine com o marido no mirante de Zurique (Foto: Arquivo Pessoal)
Com o marido, Karine curte o mirante 
de Zurique (Foto: Arquivo Pessoal)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/karine-cresce-no-zurich-e-faz-o-papel-de-anfitria-no-mundial-de-clubes.html

Com guarda alta e atenção ao saque, Cruzeiro busca 2ª vitória no Mundial

Depois de uma estreia tranquila contra o Guaynabo Mets, equipe sabe que terá de manter concentração se quiser passar pelo Matin Varamin, do Irã, nesta terça


Por Belo Horizonte

Serginho Cruzeiro vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Serginho atenta para a qualidade do saque do time iraniano (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

As informações eram poucas. Mas os primeiros minutos de jogo deram ao Cruzeiro a sensação de que o Guaynabo Mets, de Porto Rico, não seria uma pedra no seu sapato. Nas palavras do líbero Serginho, "foi como no MMA: você vê um cara de 2,00m e outro de 1,50m e já sabe quem tem mais chance de ganhar". Se na primeira partida do Mundial de Clubes a concentração vez ou outra se perdeu, contra o Matin Varamin, ele ressalta que será preciso manter a guarda alta o tempo todo para evitar erros. O ponto alto do adversário iraniano é o saque. O confronto contra o único time sem jogadores estrangeiros da competição, será às 20h, no Mineirinho.

- Temos material de estatística deles. Eles jogam diferente da maioria dos times no saque: optam pelo saque flutuante e não pelo viagem. Vamos ter que armar nossa linha de passe com atenção. Esse vai ser nosso jogo-chave. Temos que entrar focados para buscar a classificação por antecipação para as semifinais - disse Serginho.

Até porque o terceiro e último adversário da fase será o russo Belogorie Belgorod, campeão europeu que tem como estrela o gigante Muserskiy, carrasco do Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012. Se o nível de dificuldade tende a aumentar, Wallace diz que o Cruzeiro terá de estudar bem o Matin Varamin pela manhã para evitar surpresas.


saiba mais

- Não tem time tranquilo. Todos que estão aqui não chegaram por acaso. Então, temos que dar nosso 100% para não sermos surpreendidos. Foi surpreendente ver o Trentino, equipe de tradição, perder por 3 sets a 0 na estreia. É complicado - admitiu o oposto. 

Com jogadores da seleção iraniana em seu elenco, o Matin Varamin vem crescendo sob o comando do italiano Daniele Bagnoli, ex-treinador da Rússia. Nesta temporada conquistou a liga nacional e o título asiático.

vôlei Cruzeiro x Guaynabo Mets (Foto: Renato Araújo / Divulgação)
Jogadores do Cruzeiro comemoram 
pontos sobre o Guaynabo Mets 
(Foto: Renato Araújo / Divulgação)


os grupos

Grupo A
Cruzeiro (Brasil) - anfitrião e campeão sul-americano
Belogorie Belgorod (Rússia) - campeão europeu
Matin Varamin (Irã) - campeão asiático
Guaynabo Mets (Porto Rico) - indicado pela Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe)

Grupo B
Esperance Tunis (Tunísia) - campeão africano
UPCN (Argentina) - vice-campeão sul-americano
Al-Rayyan (Catar) - convidado
Trentino (Itália) - convidado

tabela
Segunda-feira (5/05)
UPCN 3 x 0 Esperance Tunis
Trentino 0 x 3 Al-Rayyan
Cruzeiro 3 x 0 Guaynabo Mets

Terça-feira (6/05)
14h – All-Rayyan  x Esperance Tunis
17h – Belogorie Belgorod x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Matin Varamin

Quarta-feira (7/05)
14h – Trentino x UPCN
17h – Matin Varamin x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Belogorie Belgorod

Quinta-feira (8/05)
14h – UPCN x Al-Rayyan
17h – Trentino x Esperance Tunis
20h – Belogorie Belgorod x Matin Varamin

Sexta-feira (9/05) - Semifinais
17h30 – 1º lugar grupo A x 2º lugar grupo B
20h30 – 1º lugar grupo B x 2º lugar grupo A

Sábado (10/05) - Finais
16h30 – Disputa de 3° lugar
19h – Final


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/com-guarda-alta-e-atencao-ao-saque-cruzeiro-busca-2-vitoria-no-mundial.html

Brasileiro lidera time do Catar montado às vésperas do Mundial de Clubes

Levantador do Al-Rayyan, Rapha tem a missão de fazer a equipe, que contratou jogadores às vésperas da competição, dar liga e garantir lugar nas semifinais em BH


Por Direto de Belo Horizonte

rapha Al-Rayyan vôlei mundial de clubes  (Foto: FIVB)À esquerda, Rapha sobe para bloquear no jogo contra o Trentino pelo Mundial (Foto: FIVB)

O desafio era grande. O contrato de apenas cinco dias. O período de treino? Uma hora um dia antes da estreia contra o Trentino. Se conhecia muito bem o adversário, Rapha não pode falar o mesmo dos companheiros da nova equipe. Por vezes pensou em como faria para levantar a bola na medida para cada um deles. Encontrou nos cubanos Simón e Sanchez (responsáveis por 20 e 19 pontos, respectivamente) seus homens de segurança e juntos foram os pilares para que o Al-Rayyan conseguisse se impor na partida contra o time italiano. 
O resultado foi considerado surpreendente para a equipe que contratou jogadores às vésperas do campeonato que disputa como convidada. Nesta terça-feira, repetiu a dose. Desta vez passou pelo Esperance Tunis também por 3 sets a 0 (28/26, 25/18 e 25/21).

De folga na próxima rodada, o time aguarda agora pelo confronto entre UPCN e Trentino. Em caso de vitória argentina, o representante do Catar assegura vaga nas semifinais.

- Alguns desses jogadores que estão no elenco eu só tinha enfrentado. Na verdade, só conhecia o Matey Kaziyski, que jogou comigo no Trentino, em 2012. Imagina como é ficar o jogo todo pensando em como colocar um levantamento perfeito para caras que você só viu do outro lado da rede e também sem falar a mesma língua? (risos). Não sabia o que fazer. Mas acho que todos estão querendo dar sua contribuição e todos estão se doando. Isso faz a diferença - disse.

rapha Al-Rayyan vôlei mundial de clubes  (Foto: FIVB)
Rapha levanta para Mubarak cortar no 
jogo contra o Esperance Tunis, da 
Tunísia (Foto: FIVB)

Além de Rapha - que nesta temporada foi campeão turco e vice europeu com o Halkbank - e dos cubanos Sanchez e Simón, o Al-Rayyan foi buscar o ponteiro búlgaro Kaziyski e o líbero Alan, que estava um mês sem jogar depois da eliminação do Campinas nas semifinais da Superliga.

- Estou muito feliz. É um objetivo novo e inesperado. Quando souberam que aceitei, meus amigos dos tempos de Trentino me mandaram emails, brincando que eu era um traidor porque iria enfrentá-los (risos).

Passada a estreia, Rapha continua mantendo a receita que tem levado o Al-Rayyan adiante: muita conversa no vestiário e acordo de fazer o simples.

- O primeiro set nos assustou. Se tivéssemos perdido ia ficar complicado. Mas também foi uma prova de superação. Temos conversado muito, normalmente em italiano porque muitos ali passaram pelo vôlei de lá. Virou a nossa língua universal. Combinamos de jogar simples, mas o simples dessa moçada é muito bem feito. 

rapha e simon Al-Rayyan mundial de clubes de vôlei (Foto: Danielle Rocha)
Sem muito entrosamento, Rapha encon-
tra opção ofensiva no cubano Simón 
(Foto: Danielle Rocha)


os grupos
Grupo A
Cruzeiro (Brasil) - anfitrião e campeão sul-americano
Belogorie Belgorod (Rússia) - campeão europeu
Matin Varamin (Irã) - campeão asiático
Guaynabo Mets (Porto Rico) - indicado pela Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe)

Grupo B
Esperance Tunis (Tunísia) - campeão africano
UPCN (Argentina) - vice-campeão sul-americano
Al-Rayyan (Catar) - convidado
Trentino (Itália) - convidado

tabela
Segunda-feira (5/05)
UPCN 3 x 0 Esperance Tunis (25/18, 25/18 e 27/25)
Trentino 0 x 3 Al-Rayyan (22/25, 24/26 e 22/25)
Cruzeiro 3 x 0 Guaynabo Mets (25/18, 25/15 e 25/19)

Terça-feira (6/05)
All-Rayyan 3 x 0 Esperance Tunis (28/26, 25/18 e 25/21)
17h – Belogorie Belgorod x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Matin Varamin

Quarta-feira (7/05)
14h – Trentino x UPCN
17h – Matin Varamin x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Belogorie Belgorod

Quinta-feira (8/05)
14h – UPCN x Al-Rayyan
17h – Trentino x Esperance Tunis
20h – Belogorie Belgorod x Matin Varamin

Sexta-feira (9/05) - Semifinais
17h30min – 1º lugar grupo A x 2º lugar grupo B
20h30min – 1º lugar grupo B x 2º lugar grupo A

Sábado (10/05) - Finais
16h30min – Disputa de 3° lugar
19h – Final


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/brasileiro-lidera-time-do-catar-montado-vesperas-do-mundial-de-clubes.html

Belgorod estreia com vitória no Mundial, mas cede um set para rival

Time campeão europeu do gigante Muserskiy vê Guaynabo Mets lhe roubar uma parcial e dar trabalho no Mineirinho; nesta quarta, compromisso é contra o Cruzeiro


Por Belo Horizonte


O muro aparecia do nada. Por mais que o levantador do Guaynabo Mets tentasse, não conseguia colocar seus companheiros fora do alcance dele. O gigante Muserskiy, de 2,18m, estava sempre lá e sempre acompanhado. Mas o confronto que parecia apontar para uma vitória rápida do Belogorie Belgorod, com poucos pontos marcados pelo adversário, surpreendeu. Nesta terça-feira, no Mineirinho, o time de Porto Rico lutou e deixou a quadra com sorriso no rosto apesar da derrota por 3 sets a 1 (25/17, 25/19, 22/25 e 25/19). Estava satisfeito pela forma como se comportou diante de um rival tão poderoso, por ter sido melhor do que ele ao menos em uma parcial.  O que foi motivo de festa.

Nesta quarta, o compromisso do Belgorod no Mundial de Clubes será contra o Cruzeiro, às 20h. Os donos casa lutam pelo bicampeonato.

O jogo

Depois de ver o placar marcar 8/0, os comandados de Javier Gaspar comemoraram seu primeiro ponto, graças a Jonathan King. Diante de tanta facilidade, o campeão europeu foi perdendo a concentração. Vieram os erros e os pontos de graça (17/8). Com Muserskiy no banco, o Mets tinha mais espaço e fazia a diferença diminuir. Terminou o primeiro set atrás, mas vibrando: 25/17.

Gostou tanto da brincadeira, que tomou o comando do marcador no início da parcial seguinte (11/8). O técnico Gennady Shipulin foi fazendo substituições. A virada veio (14/13) e o 2 a 0 também: 25/19.

No terceiro set, outra vez o Guaynabo Mets saiu na frente, abrindo 8/4. O Belgorod se recuperou, mas a parcial seguia equilibrada (17/16). O Mets retomou a liderança (23/20) e forçou o pedido de tempo.  Muserskiy subiu pelo meio e diminuiu, mas os adversários responderam e ficaram próximos de arrancar um set do representante russo. Conseguiu: 25/22 e muita festa.


O Belgorod passou a falar mais em quadra e não demorou a fazer 9/4. Só que o time caribenho não esmoreceu. A vantagem foi caindo. Três pontos separavam as equipes. Foi o suficiente para o campeão europeu subir o seu bloqueio e afastar a possibilidade de um tie-break.  


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/belgorod-estreia-com-vitoria-no-mundial-mas-cede-um-set-para-rival.html

Levantador italiano vence câncer, cria associação e vê sua história virar livro

Em 2011, Giacomo Sintini teve diagnosticado um linfoma e, depois de ganhar a segunda chance na vida e na quadra, passou a incentivar pesquisas sobre a doença


Por Direto de Belo Horizonte


Giacomo Sintini volei (Foto: Getty Images)Giacomo Sintini comemora título pelo Trentino na Itália (Foto: Getty Images)

De um dia para o outro o mundo de Giacomo Sintini virou de cabeça para baixo. Ao ter diagnosticado um linfoma agressivo, em junho de 2011, o jogador passou a conviver com dúvidas e medos que jamais havia sentido. Precisou ser submetido ao tratamento de quimioterapia. Depois de sete sessões, houve a necessidade de um transplante de medula. Aos 32 anos, no auge da carreira, chegou a pensar que o momento ruim não ficaria para trás, mas ficou. Um ano e meio depois, o levantador italiano estava de volta à quadra, contratado pelo Trentino. Ganhou a segunda chance no esporte e na vida, e quis agradecer por ambas. Resolveu então criar a associação que leva seu nome e tem objetivo de angariar fundos para a pesquisa sobre o câncer.
- Eu sentia muitas dores, tinha medo de morrer, de perder tudo: minha família, meu vôlei, não ver minha filha crescer... Foi um período muito difícil para nós e o Trentino me deu essa oportunidade. Meus amigos me ajudaram. Foi difícil, dolorido voltar a jogar, mas não desanimei. Eu e minha família somos gratos à medicina. Por isso, criei a associação porque sei que tive uma chance que outras pessoas não tiveram - disse Sintini.

giacomo sintini e rapha volei (Foto: Danielle Rocha)
Sintini (à esquerda) reencontra o ex-
companheiro de Trentino Rapha, agora 
no Al-Rayyan (Foto: Danielle Rocha)

Desde então, todos os momentos têm sido vividos com sorriso no rosto. Gosta de deixar claro o quanto está feliz de poder jogar um Mundial de Clubes, mesmo que sua equipe tenha sido derrotada na estreia pelo Al-Rayyan, do Catar. A história de Sintini, a vontade de mostrar que era possível fazer novamente o que mais gosta, ser campeão italiano e ainda o melhor da final naquele maio de 2013, é um exemplo para os companheiros.


cartão da associação de sintini volei (Foto: Danielle Rocha)Cartão da associação de Sintini (Foto: Danielle Rocha)

O levantador brasileiro Rapha acompanhou de perto o caminho de volta de Sintini. Ainda estava no Trentino na ocasião. 

- Esse é o cara. Eu me arrepio só de lembrar a história de superação dele - sorri e recebe em seguida um abraço do italiano.

A luta de Sintini contra o câncer virou um livro, chamado "Forza e Coraggio" (Força e Coragem). Com seu depoimento, o levantador espera poder passar uma mensagem forte a todos os que se encontram na mesma situação em que um dia ele esteve. Faz isso não apenas nas páginas, mas pelas redes sociais e também pessoalmente. As idas aos hospitais para visitar pacientes com câncer são frequentes. Fazem parte do trabalho da associação e dão a certeza a Sintini de que espalhar esperança é um dever.

- Sei o quanto tenho sorte. Minha história teve uma final feliz.

Nesta quarta-feira, ele e seus companheiros de Trentino voltam à quadra do Mineirinho para enfrentar o UPCN, da Argentina. A partida será às 14h. 

Vôlei Trentino Itália (Foto: Reprodução / Fivb)
Sintini ao lado do capitão Birarelli na 
estreia do Trentino no Mundial (Foto: 
Reprodução / Fivb)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/levantador-italiano-vence-cancer-cria-associacao-e-ve-sua-historia-virar-livro.html

Experiente e estreante aos 29, Fabiana lidera o Sesi-SP no Mundial de Clubes

Com longa vivência internacional, central bicampeã olímpica disputa competição pela primeira vez e guia equipe paulistana na Suíça: ''Quero dar segurança ao time inteiro''


Por São Paulo


Volei - Rio de Janeiro x SESI-SP - Fabiana (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Fabiana é capitã e destaque do Sesi-SP (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

O frio na barriga, comum antes de uma estreia, não incomoda mais a central Fabiana. Aos 29 anos, a capitã do Sesi-SP é uma das mais experientes do time. Dois ouros olímpicos em três Jogos disputados e duas pratas em mundiais. O currículo dela é vasto, mas ainda tem espaço para novas competições e novas conquistas. A jogadora de 1,93m será estreante no Mundial de Clubes, em Zurique, na Suíça, a partir desta quarta-feira, mas a postura é de veterana, de uma líder em quadra.

- Eu nunca joguei o Mundial de Clubes, é uma experiência nova. Eu já joguei Mundial pela seleção adulta e pela de base. É um campeonato novo. Com certeza queremos sair com a vitória, mas não muda de agitação - disse Fabiana.

Fabiana tem grande vivência internacional em mais de uma década à frente da seleção brasileira. Ela também defendeu o Fenerbahçe, da Turquia, na temporada 2011/12. Por isso, a estreante fará o papel de experiente e passará seus conhecimentos para as companheiras - do time vice-campeão da Superliga Feminina de vôlei, apenas a ponteira Ivna e a central Bia já disputaram o Mundial de Clubes. A exemplo do que fez na reta final da competição nacional, a capitã chama a responsabilidade para si em Zurique.

- Eu tento o tempo inteiro ajudar, tento mostrar o que sei sobre jogar contra essas meninas internacionalmente. Falo as jogadas, o tempo de bola. Quero sempre poder ajudar, quero dar segurança ao time inteiro. Sempre vou chamar a responsabilidade. Vou pedir bola para a Dani Lins (levantadora).

volei fabiana osasco sesi superliga feminina (Foto: Divulgação / Sesi-SP)
Fabiana cresceu na reta final da Super-
liga e ajudou o Sesi-SP a chegar à final 
(Foto: Divulgação / Sesi-SP)

Em sua segunda temporada à frente do Sesi, Fabiana vive sua melhor fase no time. Confiante, ela credita à comissão técnica a evolução que fez a central se tornar a bola de segurança da levantadora Dani Lins. Por isso, ela acredita que será bem marcada pelas adversárias no Mundial de Clubes, apesar de as equipes europeias não terem o hábito de focar a marcação nas centrais.


saiba mais

- Acho que vou ser mais marcada, sim. Aqui na Europa elas se preocupam mais com ponteiras. Não tem muita marcação com as centrais, mas se assistiram aos vídeos do Sesi, elas vão me marcar. No início não, porque quando jogamos pela seleção, elas não jogam tão fechadas, marcam primeiro as ponteiras.

O Sesi, que conquistou a vaga no Mundial ao vencer o Sul-Americano em cima do Osasco, estreia nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), diante do anfitrião Volero Zurich - as argelinas do Petroliers completam o grupo. Fabiana vê o time paulista com boas chances e aponta como favorito o russo Dinamo Kazan, atual campeão europeu.

- Conheço algumas meninas, acredito que o Dinamo seja a equipe mais forte, que tem a Gamova. Entramos no Mundial para ganhar. Temos condições de brigar por uma medalha e por uma final.

Fabiana lidera o Sesi-SP em Zurique (Foto: Divulgação/Sesi-SP)
Fabiana lidera o Sesi-SP em Zurique 
(Foto: Divulgação/Sesi-SP)


FONTE:

Violência marca duelo do futebol grego entre Panathinaikos e PAOK

Torcedores visitantes iniciam briga com rivais atirando cadeiras esinalizadores. Episódio é a segunda confusão no mesmo mês no país


Por Atenas



A violência voltou a entrar nos estádios gregos. Em jogo válido pelo quadrangular final do Campeonato Grego, no duelo entre Panathinaikos e PAOK, torcedores rivais arremessaram cadeiras e sinalizadores entre si e provocaram a polícia no estádio Apostolos Nikolaidis, na capital Atenas.

A confusão teve início quando apoiadores do PAOK, time visitante da cidade de Salônica, começaram a provocar os rivais pela grade da arquibancada. O tumulto fez com que a partida atrasasse em quase meia hora, enquanto as autoridades tentavam tomar controle da situação. Jogadores de ambos os times pediram calma aos torcedores. Mais de 20 pessoas foram presas.
O jogo terminou empatado por 1 a 1 após começar com atraso. A final da Copa da Grécia, no último dia 26, também foi marcado pela violência entra as mesmas torcidas.

O quadrangular final oferece a segunda vaga para a Liga dos Campeões. O vencedor se juntará ao Olympiacos, campeão grego, na competição europeia. O PAOK lidera o playoff, na frente de Asteras Tripolis, Panathinaikos e Atromitos.

Violência marca duelo entre Panathinaikos e PAOK (Foto: Reprodução SporTV)
Violência marca duelo entre 
Panathinaikos e PAOK (Foto: 
Reprodução SporTV)


FONTE: