terça-feira, 1 de abril de 2014

Defensor vence Garcilaso e deixa a situação do Cruzeiro mais complicada

Com triunfo dos uruguaios por 2 a 0, em Huancayo, no Peru, atual campeão brasileiro precisa vencer os dois jogos para se classificar na Libertadores


Por Huancayo, Peru


O resultado que o torcedor cruzeirense menos queria foi o que aconteceu no duelo entre Real Garcilaso e Defensor, em Huancayo, no Peru. A vitória dos uruguaios por 2 a 0 deixou o time na liderança do Grupo 5 e o Cruzeiro em situação bastante difícil. Agora, para se classificar, o time celeste tem que vencer os dois jogos restantes e torcer por vitória do Defensor sobre La U para não depender do saldo de gols.


saiba mais

Os dois gols do Defensor foram marcados no segundo tempo. Amado, aos cinco minutos, e Arrascaeta, aos oito, fizeram para o time uruguaio.

O primeiro desafio do Cruzeiro em busca da classificação será nesta quinta-feira, às 20h45m (de Brasília), contra o Universidad de Chile, em Santiago.
Na última rodada, o Real Garcilaso encara o Cruzeiro, no Mineirão. Já o Defensor joga contra o Universidad de Chile, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu. Os dois jogos serão no dia 09 de abril, às 22h (de Brasília).

Dois tempos distintos
A partida na altitude de Huancayo começou bem devagar. Enquanto o time peruano buscava espaços no ataque e tentava criar oportunidades, o Defensor se fechava, visivelmente se poupando por causa do desgaste dos 3.200 metros de altitude da cidade peruana.

No principal lance de perigo do Garcilaso na primeira parte do jogo, e único, Ramúa cruzou e Rodriguez tentou de voleio, mas a bola saiu sem alarde para o gol de Campaña. Gedoz e Arrascaeta,

Se na primeira etapa só deu Real Garcilaso, na segunda o domínio foi do Defensor, que matou o jogo em menos de 10 minutos. Logo aos cinco, Amado aproveitou assistências de Alonso e fez o primeiro. Três minutos depois, Arrascaeta recebeu passe de Gedoz e, sozinho, finalizou com categoria para fazer 2 a 0 Defensor.

Os donos da casa ainda tentaram algumas oportunidades, mas sem sucesso para evitar a eliminação da Libertadores 2014. Já o Defensor se defendeu muito bem e segurou o resultado para assumir a liderança do Grupo 5.

Giorgian De Arrascaeta comemora, Real Garcilaso x Defensor (Foto: AP)
Arrascaeta, uma das revelações da 
Libertadores, celebra gol contra o 
Garcilaso (Foto: AP)


FONTE:

Veja lista dos jogos com transmissão na TV no meio desta semana

Destaque para as partidas válidas pela Taça Libertadores e pela Copa do Brasil


Por Rio de Janeiro

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV e Premiere, e estão no horário de Brasília.

QUARTA-FEIRA, 2

Taça Libertadores
22h - Emelec x Flamengo
Transmissão: TV Globo para RJ, SC, PR, MG, ES, GO, TO, MS, BA, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia) e SporTV (com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona)


22h - Atlético Nacional x Grêmio
Transmissão: TV Globo para RS (com Gustavo Manhago e Mauricio Saraiva)


Copa do Brasil
19h30m - Botafogo-PB x Goiás
Transmissão: SporTV 2 e PFCI (Daniel Pereira e Carlos Eduardo Lino)

22h - Mixto x Santos
Transmissão: TV Globo para MT (com Andersen Navarro e Ruiter de Carvalho) e SporTV 3 e PFCI (com Linhares Jr e Belletti)


22h - Palmeiras x Vilhena-RO
Transmissão: TV Globo para SP (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba) e SporTV 2 e PFCI (com Jorge Vinicius e Wagner Vilaron)


Copa do Nordeste
22h - Sport x Ceará
Transmissão: TV Globo para PE (com Rembrandt Junior, Chiquinho e Wilson Souza) e TV Globo para CE (com Kaio Cézar e PC Norões)


Campeonato Paranaense
19h30m - Londrina x Atlético-PR
Transmissão: Premiere e Premiere HD (com Felipe Lestar e Claudio Viola)


Amistoso internacional
0h - Estados Unidos x México
Transmissão: SporTV 2 (com Roby Porto e André Loffredo)



QUINTA-FEIRA, 3


Taça Libertadores
23h - Santa Fé-COL x Atlético-MG
Transmissão: SporTV (com Milton Leite e Mauricio Noriega)


Copa do Brasil

20h30m - Resende x Vasco
Transmissão: SporTV e PFCI (com Jader Rocha e Roger Flores)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/04/veja-lista-dos-jogos-com-transmissao-na-tv-no-meio-de-semana.html

Dirigente nega aposentadoria de Alex e diz que capitão vai cumprir contrato

Vice-presidente do Coritiba, Paulo Thomaz de Aquino diz que foram apenas boatos possibilidade do meia parar de jogar: 'Sob hipótese nenhuma ele vai parar'


Por Curitiba


Alex, meia do Coritiba (Foto: Monique Silva)
Segundo dirigente, Alex fica até o final 
do ano, quando termina o seu contrato 
com o Coritiba (Foto: Monique Silva)

O vice-presidente Paulo Thomaz de Aquino negou que o meia e capitão do Coritiba, Alex, cogitou em se aposentar ou deixar o clube após a eliminação do time pelo Maringá, na semifinal do Paranaense. Aquino disse que só passou de boatos pelas redes sociais a possibilidade de saída do jogador. Um grupo de torcedores chegou a se mobilizar para uma campanha em prol da permanência do jogador.

Segundo ele, Alex mostrou grande insatisfação na saída do time do Paranaense, mas não afirmou que deixaria o clube. O dirigente disse que, em conversa com o jogador na tarde desta terça-feira, Alex reiterou o interesse em cumprir seu contrato até o fim deste ano.  
  
- A tristeza é total com a eliminação, e o Alex ficou chateado com isso, mas sob hipótese nenhuma o Alex vai parar. Ele vai nos ajudar muito e temos muita confiança nesse atleta. Não existe possibilidade de ele parar - disse Aquino em entrevista à rádio 98 FM, de Curitiba.  

Ainda conforme Aquino, a conversa com o jogador na tarde desta terça-feira foi também sobre o boato de sua saída.   

- Conversei com ele sobre esse boato e agora vamos tratar do clube de uma forma muito positiva. 

Diretoria ainda analisa nomes para assumir comando técnico
Aquino também falou sobre a demissão do técnico Dado Cavalcanti. Ele admitiu que a desclassificação foi determinante para a queda do treinador anunciada nesta segunda-feira.  
  
- Não existia nenhuma conversa sobre a saída do Dado na semana passada, situação que só se confirmou em função do resultado.  

O vice-presidente do clube ainda negou que já tenha conversas adiantadas com Vagner Mancini, considerado o nome preferido no Alto da Glória, e nem que o treinador já haveria declinado da oferta. 

- Fizemos uns primeiros contatos com alguns treinadores. Só que não fiz algum tipo de contato (com Mancini). Ele tem com uma referência do trabalho que realizou no ano passado e tem uma credencial muito boa. Mas confesso que temos outras alternativas. Não sei dele declinar ou aceitar algo que nem conversamos.


FONTE:

Em crise com Celso Barros, Peter planeja imediata demissão de Renato

Mandatário do Fluminense e presidente da patrocinadora têm nova queda de braço, e chance de treinador cair aumenta


Por Rio de Janeiro

Renato Gaúcho jogo Vasco e Fluminense semifinal (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)Renato Gaúcho tem 59,2% de aproveitamento no Flu em 2014 (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)

O mais recente capítulo da queda de braço entre Peter Siemsen, presidente do Fluminense, e Celso Barros, presidente da principal patrocinadora do clube, respingou em Renato Gaúcho. Um dia depois de Celso ter avisado que a cota de investimentos no futebol tricolor em 2014 chegou ao limite, o mandatário tomou a decisão de demitir o treinador. Mas ainda há no clube quem tente demovê-lo da ideia.Peter convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta quarta-feira, nas Laranjeiras.

Antes do treinamento desta terça-feira, houve uma reunião entre o treinador, o vice de futebol Ricardo Tenório e o elenco, no vestiário das Laranjeiras. Na conversa com os jogadores, Renato manteve a rotina e falou com o grupo sobre o jogo contra o Horizonte. Disse que é obrigação vencer e avançar na Copa do Brasil. Depois a atividade foi iniciada, mas o comandante sequer pisou no gramado. O auxiliar Marcão trabalhou com os reservas, enquanto os titulares ficaram na academia. Renato deixou a sede dirigindo o próprio carro às 17h40m.  
  
Renato Gaúcho Fluminense (Foto: Richard Souza)
Renato Gaúcho deixa a sede das 
Laranjeiras dirigindo seu carro
(Foto: Richard Souza)

Além da eliminação no Carioca no domingo, ao perder por 1 a 0 para o Vasco, pesou para a decisão de Peter Siemsen o mau futebol apresentado pela equipe neste começo de temporada. O Tricolor, há duas semanas, estreou com derrota por 3 a 1 na Copa do Brasil para o Horizonte, do Ceará, e precisará vencer por dois ou mais gols no dia 10 para passar à segunda fase.


saiba mais

Renato Gaúcho nunca foi unanimidade nas Laranjeiras. Longe disso. Em dezembro, quando foi anunciado, sofreu enorme resistência de Peter Siemsen, que preferia Ney Franco. Porém, Celso Barros, presidente da Unimed, responsável por injetar dinheiro nas contratações, venceu a queda de braço. O mesmo ocorreu no segundo semestre de 2013, quando Peter foi contra a contratação de Vanderlei Luxemburgo, que chegou às Laranjeiras bancado pelo parceiro.

No domingo, após a derrota por 1 a 0 para o Vasco, o mandatário tricolor não foi à reunião que envolveu o treinador, Ricardo Tenório, vice de futebol, e Celso Barros. Peter Siemsen estava contrariado com o revés e preferiu evitar o encontro, por julgar que não seria produtivo uma conversa logo após a partida.

Renato Gaúcho tem um contrato com o Fluminense e outro com a Unimed-Rio. O treinador custa cerca de R$ 550 mil mensais. Deste valor, R$ 50 mil são de responsabilidade do clube, e o restante é da patrocinadora. Não há multa rescisória no contrato de Renato com o Tricolor.

Nesta quinta passagem pelas Laranjeiras, Renato comandou o time até o momento em 18 partidas. São nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 59,2%. O Fluminense fez 33 gols e sofreu 21.

A reportagem do GloboEsporte.com tentou, sem sucesso, contato telefônico com o presidente Peter Siemsen e com o treinador Renato Gaúcho.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/04/em-crise-com-celso-barros-peter-planeja-imediata-demissao-de-renato.html

Cadeiras, sujeira e retoques finais: Arena Pantanal a um dia da abertura

Ainda sem todos os assentos nem no nível inferior, estádio mato-grossense acelera obras para a partida desta quarta-feira entre Mixto e Santos, pela Copa do Brasil


Por Cuiabá

 
A um dia do primeiro jogo da Arena Pantanal, o estádio mato-grossense acelera as obras para que os 20 mil torcedores possam acompanhar a partida entre Mixto e Santos, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Este será o primeiro evento-teste do local, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que demorou quatro anos para ser concluído. As principais frentes de trabalho são a instalação das cadeiras e a limpeza das áreas comuns. Com 97% das obras concluídas, o custo total do estádio ficou em R$ 570 milhões (veja o vídeo gravado nesta segunda-feira).

Até esta terça-feira pela manhã, as cadeiras da área inferior (setor que será utilizado nesta quarta) não estavam todas instaladas. Restavam cerca de 500 para serem colocadas nas arquibancadas. Um caminhão desembarcou na noite desta terça-feira em Cuiabá com mais assentos, e os operários correm para deixar tudo pronto. Nos camarotes, que também serão liberados nesta quarta-feira, está tudo instalado.



saiba mais

O setor superior ainda não recebeu as cadeiras, o que deverá ser finalizado até a inauguração oficial do estádio, no dia 26 de abril, na partida entre Luverdense e Vasco, pela Série B do Brasileiro. Neste jogo, a Arena Pantanal vai receber sua capacidade máxima de 41.390 torcedores.

No entorno do estádio, a população já começa a desfrutar do amplo espaço com calçamento. Os lagos, o espaço para caminhada, os quiosques de lanchonetes (ainda sem operação) e a escalinata (área de lazer) estão quase prontos para uso. O que se vê ainda é muita sujeira, já que existem pontos em obras.


Arena Pantanal a um dia da abertura (Foto: Robson Boamorte)
Esta área será destinada ao setor VIP 
do estádio (Foto: Robson Boamorte)


Dentro do estádio, os operários também aceleram a limpeza dos locais onde os torcedores irão ficar. Ainda é possível ver sujeira, principalmente de águas de chuva que se juntam a entulhos da obra.

As lanchonetes e banheiros estão prontos e apresentam boas condições para os torcedores. Para não repetir problemas de filas, a Secopa-MT garante que terá um efetivo extra para atender a todos.

O banco de reservas está à beira do gramado, mas as cadeiras ainda estão em fase de instalação. O gramado é o que menos preocupa os organizadores, já que está em boas condições de receber uma partida. Nesta segunda-feira, houve mais uma poda da grama, o que deve ser repetido nesta quarta. 


Arena Pantanal a um dia da abertura (Foto: Robson Boamorte)
Bancos de reservas ainda não estão 
instalados (Foto: Robson Boamorte)


FONTE:

Novo show de Mou: brincadeiras com tradutor e escalação enganosa

Em entrevista coletiva antes do duelo com o Paris Saint-Germain, técnico do Chelsea brinca com Azpilicueta, provoca Ibrahimovic e insiste: “PSG é favorito”


Por Londres, Inglaterra


Coletiva Chelsea Mourinho (Foto: Reuters)Mourinho durante a coletiva: bom humor e provocação a Ibrahimovic (Foto: Reuters)

- Este homem é pai.
Assim começou a coletiva de José Mourinho em Paris, anunciando, em primeira mão, o nascimento da filha de Cesar Azpilicueta, que estava sentado ao seu lado. Os jornalistas presentes na sala de imprensa do PSG homenagearam o lateral-direito espanhol com um grande aplauso. Radiante, Azpilicueta, revelou que a pequena Martina nasceu na segunda-feira. O defensor compareceu na coletiva porque, como atuou dois anos pelo Marselha, domina a língua francesa. E, enquanto, o jogador respondia a algumas perguntas dos jornalistas, Mourinho cochichava com o tradutor. O português já estava pronto para começar o seu show.

Pouco depois, Azpilicueta abandonou a sala de imprensa e, sorridente, Mou fez uma pegadinha aos jornalistas, curiosos sobre a escalação do Chelsea, que na quarta-feira vai enfrentar o Paris Saint-Germain no jogo da ida das quartas de final da Liga dos Campeões.

 
saiba mais

 - Querem saber a formação? Ele tem aqui escrito - disse Mourinho, pegando num pedaço de papel do tradutor. 

- Petr Cech, Azpilicueta, e Ivanovic... São esses - disse o técnico dos Blues, provocando uma gargalhada geral na sala. 

Coletiva Mourinho Chelsea (Foto: AFP)
Para Mourinho, PSG é favorito no duelo 
com o Chelsea pela Liga dos Campeões 
(Foto: AFP)

A coletiva continuou com Mou fazendo brincadeiras com o tradutor, sorridente, mas com uma postura séria na hora de enfrentar a imprensa sobre os principais temas do encontro. Um deles, o reencontro com Zlatan Ibrahimovic, que foi treinado pelo português no ano de 2009 no Inter de Milão e afirmara duas horas antes, na mesma sala, que o Paris Saint-Germain seria o seu último clube na Europa. Mourinho disse que lamentava que o sueco não quisesse disputar a Premier League.

- Zlatan tem de estar onde se sente feliz. Se ele está feliz em Paris tem de ficar aqui. Mas lamento que um jogador como ele, que atuou nos melhores campeonatos do mundo, venceu os principais campeonatos, não tenha jogado nem ganho um campeonato da melhor liga do mundo, que é a Premier League - provocou Mourinho. 

Coletiva Mourinho Chelsea (Foto: AFP)Caras e bocas de Mourinho na coletiva (Foto: AFP)

O técnico do Chelsea também contrariou Ibra e disse que o favorito era o PSG. Para o sueco, o “Chelsea é super favorito”, mas o português vê de outra forma o duelo no Parque dos Príncipes. 

- O Paris Saint-Germain é favorito porque tem um time repleto de atacantes fantásticos, tem jogadores muito bons em várias posições. É verdade que eu tenho muita experiência na Liga dos Campeões e que o Chelsea tem vários jogadores que venceram o torneio. O PSG como time não tem tanta experiência, mas olhem para o elenco e vejam os jogadores que têm: Cavani, Ibra, Thiago Motta, Thiago Silva... São todos atletas fantásticos com muita experiência. 

Mourinho ainda elogiou o trabalho de Leonardo como diretor esportivo no clube de Paris nos últimos dois anos. 

- Leonardo fez um ótimo trabalho. Gastou milhões, mas gastou bem, porque compraram os jogadores certos e montaram um time muito forte - concluiu o português, antes de prosseguir para o treino dos Blues no gramado de Paris. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/novo-show-de-mou-brincadeiras-com-tradutor-e-escalacao-enganosa.html

Com personalidade, Neymar ofusca Messi: 'Estou voltando a ser o que era'

Atacante chama o jogo e incendeia a torcida com dribles. No lado esquerdo, marca o gol do Barcelona e tem exibição semelhante aos dias de Santos e seleção brasileira


Por Barcelona, Espanha

 
Neymar foi decisivo para o Barcelona no empate em 1 a 1 com o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Não foi o suficiente para dar a vitória ao time catalão, mas a atuação do brasileiro deixou a torcida empolgada. O gol, marcado aos 25 do segundo tempo, incendiou o time em seu momento mais tenso da partida. O atacante ficou em campo os 90 minutos, cobrou seus companheiros, torcedores, e, enfim, conseguiu mostrar um pouco de quem realmente é. 

- Estou voltando a ser o que era. Claro que todo mundo passa por momentos de adaptação. Eu passei, estou me readaptando novamente, e espero poder ajudar meus companheiros - disse Neymar após a partida.

Neymar comemora, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)
Neymar comemora: boa atuação 
coroada com gol decisivo para o 
Barcelona (Foto: AP)


TRÊS CARTÕES PROVOCADOS E 16 DRIBLES

 
A exibição desta terça foi a mais próxima que se viu daquele Neymar de Santos, e Seleção Brasileira, com a camisa do Barcelona (assista aos melhores momentos do craque no jogo no vídeo ao lado). Justamente quando o time mais precisou, já que Messi teve atuação apagada. Mas o camisa 11 não brilhou desde o apito inicial. Começou tímido, como vem sendo desde que chegou à Europa. Um pouco pela falta de confiança, até por estar em uma nova posição, atuando pela ponta direita e não pela esquerda, onde se consagrou.


saiba mais

Aos poucos, Neymar chamou o jogo para ele. Começou com seus dribles. Aos 18 minutos passou com categoria por Koke, do Atlético. A jogada foi parada com falta pelo marcador, que levou cartão amarelo. Foi só a primeira do time madrilenho - o Atlético levou seis cartões. Destes, três foram provocados por Neymar, mais uma vez caçado em campo pelos adversários.

Foram sete faltas sofridas por Neymar. O brasileiro usou, abusou e ousou em seus dribles. A cada um que acertava, ganhava um pouco mais da confiança que precisava para melhorar sua atuação. Ao contrário do jogo no Camp Nou contra o Manchester City, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, quando errou mais do que acertou, o craque tratou de ser preciso com a bola nos pés. Foi para cima dos marcadores, como pedem sua personalidade e estilo, e acertou 16 dribles diante dos jogadores do Atlético de Madrid. Foram sete as oportunidades que tentou e errou.

Neymar e Messi comemoram, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)Messi abraça Neymar: brasileiro ofusca argentino no empate com o Atlético de Madrid (Foto: AP)

Não foi fácil furar o bloqueio do Atlético, que entrou no Camp Nou para jogar no contra-ataque e fazer cera, sem cerimônias. O time de Madri não se abalou com a saída precoce de Diego Costa no primeiro tempo. Até porque tinha outro Diego, o meia, que entrou no lugar do atacante da seleção espanhola e fez, no segundo tempo, um gol extraordinário, em chute de fora da área, que quase ofuscou a partida de Neymar.

Apesar de estar se sentindo bem no jogo, deu para notar no brasileiro certa preocupação quando viu Alexis Sánchez na beira do gramado. O chileno, que vinha entrando no lugar de Neymar, desta vez, substituiu Fábregas. E a troca, que começou gerando preocupação, foi o melhor que poderia ter acontecido ao camisa 11. O chileno assumiu a ponta direita, deixando o brasileiro na esquerda, onde está acostumado a jogar, onde se sente em casa. Era o que faltava.


Não dá para dizer que foi coincidência. Dois minutos depois de trocar de ponta, Neymar observou Iniesta com a bola, fez movimentação indicando a ultrapassagem por trás da zaga, esperou o passe preciso do meia e disparou o chute. Tudo tão encaixado que parecia coreografado, mas foi decidido ali, diante dos olhos de todos no estádio. Inclusive do zagueiro Miranda, que não acompanhou o raciocínio dos gênios do Barça e deixou o espaço suficiente para Neymar entrar com velocidade, e com a confiança obtida durante a partida, chutar forte e marcar o gol de empate.

Neymar gol Miranda, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)
Neymar chega antes de Miranda e chuta 
para fazer o gol de empate do Barcelona 
(Foto: Reuters)

Neste momento, Neymar percebeu que o jogo era dele. Teve 20 minutos como o atacante que o brasileiro se acostumou a ver em campo. Acertou mais dribles, e acabou sofrendo mais faltas. Em um dos últimos lances, se voltou para a torcida no Camp Nou e pediu para que gritassem. O estádio atendeu e empurrou o time, que fez pressão absurda e dominou o Atlético, mas não conseguiu o segundo gol.

O placar não foi bom para o Barcelona. Ao Atlético, basta um 0 a 0 no segundo jogo para avançar às semifinais. Foi assim que o Barça superou este mesmo adversário na Supercopa da Espanha, com um empate por 1 a 1 no Vicente Calderón, e outro sem gols na volta.


Isso preocupa. Por outro lado, a atuação de Neymar alivia o torcedor, que estava temeroso com o baixo rendimento do atacante. Dá confiança ao time catalão, que tem dependido demais de momentos de brilho de Messi e Iniesta, e ao jovem craque, que tenta realcançar seu melhor futebol ainda antes do início da Copa do Mundo.

Neymar jogo Barcelona e Atletico de Madrid Liga dos Campeões (Foto: Reuters)
Neymar é vigiado de perto pelos 
volantes do Atlético de Madrid 
(Foto: Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/com-personalidade-neymar-ofusca-messi-estou-voltando-ser-o-que-era.html

Arena Corinthians 'não está segura' para ser aprovada, dizem bombeiros

Clube tem 26 irregularidades para resolver.
Medidas serão atendidas, dizem Corinthians e Odebrecht.


Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo



Projeto da arena divulgado pelo Corinthians (Foto: Divulgação)
Projeto técnico da Arena Corinthians 
ainda não tem aprovação dos 
bombeiros  (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de São Paulo diz que o projeto técnico da Arena Corinthians ainda não foi apresentado para avaliação final e que, dessa forma, segundo nota divulgada para o G1, "o estádio não está seguro para receber o público, tendo em vista que ainda não se adequou à legislação vigente e não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros".

De acordo com o major Sidnei Turato, o clube ainda tem 26 irregularidades apontadas no projeto para responder, ainda não informou a lotação exata do estádio nem como as pessoas podem sair em caso de emergência.


saiba mais

Se o projeto técnico de segurança contra incêndio não for modificado, os bombeiros dizem que não podem emitir o "auto de vistoria", documento que é exigido pela prefeitura para emitir um outro documento, o Habite-se, que atesta a conclusão da obra. Depois do Habite-se, ainda será preciso que a prefeitura autorize que o estádio sirva como "local de reunião de pessoas" para que receba o jogo de abertura da Copa do Mundo, marcado para dara daqui a dois meses.

A Odebrecht e o Corinthians dizem que "várias sugestões de ajustes já foram incorporadas ao projeto" e que pretendem entregar os documentos aos bombeiros, já com as correções, "provavelmente ainda nesta semana".
Os bombeiros têm, por lei, 30 dias para fazer a vistoria após a aprovação do projeto, mas dizem que analisarão o caso assim que receberem a resposta.
Cerca de 65 mil pessoas são esperadas para a partida de Brasil x Croácia, em 12 de junho. A Odebrecht promete entregar a arena finalizada ao Corinthians daqui a 14 dias.

"A Copa está chegando e nossa maior preocupação é com a segurança e com as saídas de emergência, que não estavam adequadas conforme as exigências da legislação estadual. Até hoje não nos apresentaram os documentos”, diz o major Sidnei Turato.


Major Turato, dos Bombeiro, diz que não recebeu projeto técnico sobre prevenção a incêndios do Itaquerão (Foto: Tahiane Stochero)
Major Turato, do Corpo de Bombeiros, 
diz que sistema de evacuação do estádio
ainda é preocupação
(Foto: Tahiane Stochero)

Saída do estádio em no máximo 8min
O projeto técnico está em avaliação desde 2012. Em agosto daquele ano, os bombeiros localizaram 50 irregularidades. A Odebrecht reformulou o projeto, que foi reanalisado pelos bombeiros.


Alguns problemas foram solucionados e outros novos surgiram, explica o major Turato, que é da área de fiscalização de projetos contra incêndio e acompanha atualmente a situação da Arena Corinthians.

Em 16 de abril de 2013, da nova análise, permanecem 26 itens que envolvem principalmente as saídas de emergência e o controle de fumaça. Os bombeiros pediram ainda que as escadas externas fossem "protegidas" (cobertas) e que fossem colocados detectores de incêndio, portas corta-fogo e barras antipânico.

As saídas de emergência do projeto não atendem o decreto estadual 56.819 de 2011, que regulamenta o projeto sobre prevenção de incêndios, segundo o major Turato. Conforme a norma, toda pessoa que estiver dentro do estádio tem que conseguir chegar do lado de fora ou em um lugar seguro em, no máximo, oito minutos.


Segundo os bombeiros, um estudo feito pela Steer Daves Gleav, contratada pelo empreendimento, mostrou que alguns torcedores podem levar até 11 minutos para abandonar o estádio ou chegar a um local seguro. A empresa confirmou ao G1 que fez a análise de fluência do público no Itaquerão, mas afirmou que, por força de contrato, não podia divulgar o documento.

Ao G1, a Odebrecht e o Corinthians dizem que o novo projeto vai atender à norma dos bombeiros: "o estudo atual, revisado, garante a evacuação do público em no máximo 8 minutos". "Todas as medidas solicitadas pelos bombeiros estão sendo atendidas", afirma a construtora.


arena corinthians (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Em documento, comandante dos 
bombeiros alertao MP sobre 
irregularidades (Foto: Tahiane
 Stochero/G1)

“O ideal é fazer um projeto antes da construção, mas eles foram fazendo a obra sem o projeto. Para os bombeiros, tanto faz o arranjo que fizerem, desde que as pessoas estejam em 8 minutos lá fora ou em segurança”, explica o oficial.

Em reuniões seguintes, o clube apresentou um estudo que mostrava dificuldades para os torcedores deixarem a Arena no tempo máximo.  Entre as medidas paliativas apontadas estava a retirada das três primeiras fileiras horizontais da arena ou uma fileira vertical de cada lado da saída de emergência. "Pelo estudo, isso resolveria”, explica o oficial.

Escadas
Em outubro de 2013, os responsáveis pela obra levantaram outra hipótese: em um pedido de parecer técnico, questionaram se os bombeiros aceitariam a configuração das escadas abertas para emergência. Uma comissão analisou o caso e publicou no Diário Oficial do estado, em 10 de janeiro, o veredicto: o pedido seria aceito desde que fossem cumpridas algumas exigências para não ocorrer acúmulo de fumaça, como a instalação de sistemas de detecção de incêndio e chuveiros automáticos.


O ideal é fazer um projeto antes da construção, mas eles foram fazendo a obra sem o projeto. Para os bombeiros, tanto faz o arranjo que fizerem, desde que as pessoas estejam em 8 minutos lá fora ou em segurança"
Major Sidnei Turato
Corpo de Bombeiros de SP

“As escadas têm que ser fechadas, para que as pessoas, quando chegarem naquele lugar, estejam seguras. Mas o clube quer deixar aberto. Os bombeiros aceitaram, desde que outras medidas de proteção sejam colocadas”, afirma o major. Desde então, não houve mais manifestações por parte da construtora e dos responsáveis pela obra.

Diante da demora em uma resolução, o comandante da corporação enviou em 29 de outubro de 2013 um ofício ao Ministério Público pedindo apoio. No texto, o coronel dizia que o projeto estava, até então, reprovado:
“considerando a morosidade na correção das inconformidades constatadas na análise do Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio do referido estádio, inviabilizando até o momento a aprovação pelo Corpo de Bombeiros”.

Ao G1, o promotor de Habitação e Urbanismo de São Paulo, José Carlos de Freitas, afirmou que irá intimar o clube a construtora para que resolvam os problemas ainda pendentes “com urgência”. "Os bombeiros haviam pedido correções complementares, que o Corinthians se comprometeu a fazer. Não dá para resolver isso na véspera da inauguração”, afirma ele.

Três mortes na obra
As falhas apontadas pelos bombeiros se somam a outras preocupações recentes do clube com o cumprimento de prazos. Na segunda-feira (31), as obras de parte das arquibancadas foram embargadas por folta de segurança. No fim de semana, um operário morreu após uma queda. Foi a terceira morte desde o início das obras.

  •  
  •  
bombeiros (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Relatório do Corpo de Bombeiros 
apresentou 26 irregularidades no 
projeto técnico de prevenção a 
incêndios do Itaquerão.  (Foto: 
Tahiane Stochero/G1)


FONTE:

Neymar marca, Diego faz golaço, e Barça e Atlético de Madrid empatam

No duelo de ida das quartas de final da Champions, brasileiros se destacam no 1 a 1 no Camp Nou. Diego Costa sai machucado, mas colchoneros têm vantagem na volta


Por Barcelona, Espanha

 
Neymar atuou 71 minutos na direita do ataque, sem destaque. Pois bastaram apenas três pela esquerda, seu habitat natural, para o craque brasileiro salvar o Barcelona da derrota contra o Atlético de Madrid. Foi do camisa 11, após um lindo passe de Iniesta, o gol que garantiu o empate blaugrana por 1 a 1 com os colchoneros, no Camp Nou, nesta terça-feira, no duelo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.O meia Diego, que substituiu o lesionado Diego Costa ainda no primeiro tempo, marcou para os visitantes, num belo chute de fora da área. 


saiba mais

Não é à toa que Barcelona e Atlético de Madrid disputam palmo a palmo o título do Campeonato Espanhol. Nesta terça, as duas equipes voltaram a fazer uma partida extremamente equilibrada, cada uma a seu estilo. Enquanto o Barça buscava o toque de bola, a paciência e a técnica, o Atlético de Madrid apostava no coração: disposição, força, correria e sacrifício. Assim como nas outras três partidas entre os times na temporada, o resultado foi o empate.
A igualdade, porém, foi favorável ao Atlético de Madrid, que, no jogo de volta, em casa, pode empatar em 0 a 0 para garantir vaga nas semifinais da Liga dos Campeões. Ao Barcelona, resta vencer ou garantir um empate por dois gols ou mais gols. O duelo acontece na próxima quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), no estádio Vicente Calderón.

Neymar comemora, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)
Neymar comemora seu gol, que garantiu
 o empate do Barcelona com o Atlético 
de Madrid (Foto: AP)

DIEGO COSTA SAI MACHUCADO

A boa fase do Atlético de Madrid tornou os colchoneros confiantes, a ponto de ignorarem o manual de regras dos adversários do Barcelona no Camp Nou. Em vez de se fechar na defesa, o time de Diego Simeone foi à frente, pressionou a saída de bola catalã, como se quisesse mostrar que o duelo seria de igual para igual. A estratégia quase funcionou: aos quatro minutos, Pinto se assustou com bola recuada e chutou mal. Turan interceptou e rolou para Villa, que, dentro da área, chutou para fora.


Entregue o cartão de visita, o Atlético foi, aos poucos, retomando seu jogo tradicional: marcação forte, correria e bola para Diego Costa. Infelizmente para os colchoneros, o brasileiro, que era dúvida para a partida por causa de um problema no joelho esquerdo, não foi de muita valia: aos 29 minutos, sentiu dores na perna direita e foi substituído por Diego. Era a senha para o Barcelona atacar.

Diego Costa e Diego, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)
Diego Costa é substituído por Diego no 
primeiro tempo: atacante sentiu dores 
na perna direita (Foto: AP)

Antes da saída de Diego Costa, o Barça, que perdeu Piqué - lesionado, deu lugar a Bartra-, já buscava espaços no paredão colchonero. A melhor chance aconteceu aos 25 minutos, quando Messi recuou e achou Iniesta na área, mas o chute do espanhol foi travado por Godín. Neymar, atuando pela direita, aparecia mais nas faltas sofridas: só na etapa inicial, provocou cartões amarelos para Koke e Gabi.O craque brasileiro ainda tentou um chute de fora da área, aos 44, mas mandou por cima do gol.

Mas foi apenas depois que Diego Costa deixou o campo que o Barça pressionou de vez. O Atlético perdeu sua válvula de escape e perdeu a rota para sair da defesa. Entretanto, os catalães se ressentiam de imaginação e se limitaram a cruzamentos na área. Messi até conseguiu um cabeceio aos 40 minutos, mas Courtois defendeu com facilidade. Num raro contra-ataque, os colchoneros assustaram novamente com Villa, que ganhou de Bartra e chutou para boa defesa de Pinto, já nos acréscimos. 

GOLS BRASILEIROS NA ETAPA FINAL

De volta ao Atlético de Madrid desde janeiro, Diego, que é cria do Santos assim como Neymar, ainda não conseguiu achar um lugar na entrosada equipe colchonera. Por ironia do destino, teve sua melhor chance num dos jogos mais importantes da temporada. No lugar de Diego Costa, tinha a missão de municiar o solitário Villa no ataque. Como o companheiro não estava num dia iluminado, o brasileiro tentou sozinho e foi feliz. Logo aos 10 minutos do segundo tempo, acertou um belíssimo chute de fora da área, no ângulo esquerdo de Pinto, que não viu nada: 1 a 0 para os visitantes.

Diego gol, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)
Diego acerta uma bomba para colocar 
o Atlético à frente no placar (Foto: AP)

O gol fez os dois técnicos se mexerem. Precisando reagir e vendo uma equipe apática em campo, Tata Martino foi à frente: tirou o inoperante Fàbregas e pôs Alexis Sánchez, passando Neymar para o lado esquerdo. Simeone contra-atacou: tirou Villa, seu único atacante, e pôs o meia argentino Sosa, recuando de vez o Atlético. A ousadia do técnico do Barça prevaleceu.

Aos 25 minutos, três após a entrada de Alexis, o redesenhado Barcelona achou o caminho para o gol. Iniesta, melhor em campo e de volta ao meio, com um passe milimétrico, deixou Neymar na cara do gol, dentro da área. O brasileiro não perdoou: bateu firme, com categoria, sem chances para Courtois, empatando a partida.

O gol e a mudança animaram o Barcelona. O Atlético, sem meios para avançar no gramado, se resignou com a tarefa de defender. Os catalães passaram a pressionar, mas esbarraram em Courtois. O goleiro belga fez ótimas defesas, em chutes de longe de Messi e Iniesta, e garantiu o empate para os colchoneros.

Iniesta, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)
Iniesta cercado por adversários: meia 
do Barça foi o melhor em campo 
(Foto: AP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/neymar-marca-diego-faz-golaco-e-barca-e-atletico-de-madrid-empatam.html

Bayern empata com United e fica em vantagem para decidir vaga em casa

Vidic abre placar de cabeça, mas Schweinsteiger iguala e deixa atual campeão em boas condições para garantir classificação à semifinal, na quarta da semana que vem


Por Manchester, Inglaterra

 
O Bayern de Munique deu um importante passo para chegar a sua terceira semifinal seguida de Liga dos Campeões. Mas o atual detentor do título europeu teve que suar mais do que o previsto. Nesta terça-feira, no estádio Old Trafford, chegou a dominar o Manchester United nos 45 minutos iniciais, mas ficou em desvantagem no segundo tempo, em gol de Vidic, e precisou alterar sua tática para conseguir o empate por 1 a 1, com Schweinsteiger, e poder decidir mais tranquilamente a classificação na Allianz Arena, na quarta-feira da semana que vem (assista aos lances decisivos no vídeo ao lado). Pode ficar no 0 a 0 que avança.


saiba mais

Sem poder escalar o armador espanhol Mata, impedido de jogar porque já defendeu o Chelsea no torneio, e o artilheiro holandês Van Persie, lesionado, o técnico David Moyes mostrou sua habitual cautela na escalação do United e quase conseguiu um resultado até certo ponto surpreendente, em se tratando da temporada dos times. Fez uma boa substituição no intervalo, botando o United mais à frente com Kagawa, e chegou a deixar o Bayern em situação delicada. Mas Guardiola também reagiu de forma adequada, colocando um centroavante, o croata Mandzukic, depois de ficar em desvantagem, e foi premiado pela alteração tática. Só que, sem Thiago Alcântara, machucado, perdeu outros dois jogadores para a volta: Javi Martínez foi punido com o segundo amarelo e Schweinsteiger foi expulso quase no fim da partida.

Schweinsteiger gol Bayern de Munique (Foto: Reuters)
Schweinsteiger comemora o gol de 
empate do Bayern de Munique, no 
Old Trafford (Foto: Reuters)

Bicampeão alemão por antecipação, o Bayern volta a jogar no sábado, contra o Augsburg, fora de casa, na primeira das últimas seis rodadas para cumprir tabela na competição nacional. No mesmo dia, o United também atua longe de sua torcida. Em sétimo lugar no Inglês, a dez pontos da zona de classificação para a Liga dos Campeões e a 17 do líder Chelsea, enfrenta o Newcastle.

DESPERDÍCIO NA CAVADINHA INGLESA

Desfalcado de Van Persie, o Manchester United começou mais recuado ainda do que o normal na temporada. Escalado no meio de campo com Valencia, Carrick, Fellaini e Giggs, teve apenas Rooney como armador das poucas jogadas para Welbeck aproveitar os contra-ataques nos 45 minutos iniciais. A primeira saiu logo aos três, com gol, mas o atacante deu toque com a mão para superar a marcação na entrada da área, e o árbitro anulou o lance.


David de Gea do Bayern de Munique (Foto: Reuters)
De Gea faz difícil defesa em chute de 
Robben, aos 30 minutos, na finalização 
mais perigosa do Bayern 
(Foto: Reuters)

Sem o zagueiro Dante, suspenso, e o meia Thiago Alcântara, machucado, o Bayern se impôs desde o começo, pressionou o United como se estivesse em casa, chegou a ter 78% de posse de bola, mas finalizou bem menos do que o domínio sugere. Ribéry e Robben jogaram mais juntos, em vez de abertos cada um em uma ponta, e alternaram os lados em suas investidas. Desse jeito, criaram chances de marcar, sendo a mais perigosa delas a que De Gea precisou se esticar todo para espalmar, aos 30, em chute do holandês de fora da área.

Mas, mesmo com mais tempo no campo de ataque, o Bayern terminou o primeiro tempo com as mesmas quatro conclusões no gol que o Manchester conseguiu. Na etapa inicial, o time alemão levou perigo à equipe inglesa chegando quatro vezes em condições de finalizar na pequena área, mas também sofreu dois sustos perto do intervalo em contragolpes mal aproveitados por Welbeck nos minutos finais antes do intervalo. Aos 39, o atacante desperdiçou a melhor chance do jogo até então. Em lançamento de Rooney, tentou encobrir Neuer com uma cavadinha na entrada da área, mas mandou nas mãos do goleiro.

Danny Welbeck do Manchester United e Manuel Neuer do Bayern de Munique (Foto: AP)
Welbeck tenta encobrir Neuer com 
cavadinha, mas manda nas mãos do 
goleiro do Bayern de Munique 
(Foto: AP)

SUBSTITUIÇÕES MUDAM O JOGO

Moyes e Guardiola manchester United x Bayern de Munique (Foto: Reuters)Moyes e Guardiola à beira do campo: substituições surtem efeito (Foto: Reuters)

Na volta do intervalo, Moyes arriscou, trocando o veterano Giggs pelo jovem Kagawa para auxiliar Welbeck no ataque. E a ousadia foi premiada. Aos 12, num contra-ataque, conseguiu seu segundo escanteio na partida. Roobey cobrou no meio da área, Vidic subiu sozinho, chegou a passar da bola, mas conseguiu deslocar de cabeça, no canto de Neuer.

Em desvantagem, Guardiola fez sua primeira substituição. Tirou o ineficiente Thomas Müller pelo centroavante de ofício Mandzukic. A troca se mostrou um acerto aos 20. Robben abriu para Rafinha na direita, e o brasileiro cruzou na cabeça do croata. Sem condições de finalizar por causa da marcação a sua frente, o camisa 9 deu um toque para o meio da área, e Schweinsteiger pegou de primeira, no ângulo, sem defesa para De Gea, empatando o jogo.

Vidic gol Manchester United (Foto: Reuters)
Vidic se entorta para deslocar escanteio 
de cabeça e abrir o placar para o 
Manchester United (Foto: Reuters)

O "jogo de xadrez" entre os treinadores teve mais movimentações aos 28. Moyes tirou o lateral defensivo Büttner e botou o atacante Ashley Young. Ao mesmo tempo, Guardiola respondeu, também colocando o Bayern mais à frente, ao trocar Kroos por Götze. Em seu primeiro lance, o alemão recebeu passe dentro da área e ajeitou para Robben chutar perto da trave, assustando De Gea.

Aos 39, a terceira e última movimentação de Moyes foi trocar seis por meia dúzia no ataque, tirando Welbeck e colocando o Chicharito Hernandéz. O mexicano conseguiu ao menos cavar um cartão amarelo para Javi Martínez, sendo parado com falta no meio de campo em um contragolpe, o que tira o espanhol da próxima partida. Aos 45, o Bayern perdeu outro volante. Schweinsteiger foi expulso por carrinho em Rooney. Mas não houve tempo para o United se aproveitar da vantagem até o apito final.

Schweinsteiger Bayern de Munique (Foto: Reuters)
Schweinsteiger acerta Rooney e tenta 
se livrar do cartão vermelho: desfalque 
para jogo de volta (Foto: Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/bayern-empata-com-united-e-fica-em-vantagem-para-decidir-vaga-em-casa.html

De garoto-propaganda a perseguidos: os atletas e os extremos na ditadura

Período em que Brasil foi comandado por militares teve Éder Jofre coagido a dar luva a general e tortura de Osvaldão e Stuart Angel, esportistas que viraram guerrilheiros


Por Rio de Janeiro


saiba mais

Em meio à censura das matérias políticas e policiais, os destaques dos jornais estavam abertos às manchetes esportivas. Enquanto no Brasil os militares se desdobravam para controlar manifestações públicas contra a ditadura, mundo afora os atletas do país davam involuntariamente ao governo um prato cheio para usar as vitórias nas quadras, nos estádios e ringues como propaganda de tempos de glória. Referências em suas respectivas modalidades, Maria Esther Bueno, Amaury Pasos, Aída dos Santos e Éder Jofre, entre outros, tiveram seus feitos associados à imagem de uma nação unida e em crescimento.

Por outro lado, cidadãos em que a veia revolucionária pulsava mais forte do que a aptidão para o esporte sofreram com a tortura – e seus nomes passaram longe das páginas dos jornais no período. Osvaldo Orlando da Costa e Stuart Angel são alguns dos personagens que, apesar do passado como atleta, ficaram marcados pela luta revolucionária. Ex-pugilista do Vasco, Osvaldão foi um dos líderes da Guerrilha do Araguaia, enquanto o filho da estilista Zuzu Angel, bicampeão carioca de remo pelo Flamengo, foi um dos membros do MR-8.  

No dia em que o golpe militar de 1964 completa 50 anos, o GloboEsporte.com conta, através de depoimentos de atletas, parentes e amigos, parte da história que passou longe das páginas dos jornais da época. Confira nos tópicos abaixo.
Éder Jofre é coagido a dar luvas a general

Éder Jofre dá uma luva do presidente Emílio Garrastazu Médici (Foto: Gazeta Press)Éder Jofre dá a luva da mão direita ao presidente Emílio Garrastazu Médici após título mundial (Foto: Gazeta Press)

Recém-sagrada bicampeã mundial em 1962, a seleção brasileira de futebol era o carro-chefe da propaganda de esportes do governo ditatorial – que chegaria ao ápice com a Copa de 1970 e a música “Pra frente Brasil”. Mas os esportes olímpicos também viviam dias de grande apelo devido a uma boa safra de atletas. Entre os nomes de destaque, estava Éder Jofre. Atleta do Brasil nos Jogos de Melbourne 1956, o pugilista havia se profissionalizado no ano seguinte e conquistado seu primeiro título mundial no início da década de 1960 – o manteria até 1965, quando foi derrotado duas vezes, em lutas contestadas, pelo japonês Harada.
Quando voltou aos ringues, Éder estreou como peso-pena e construiu nova trajetória vitoriosa. Até que, em 1973, em luta em Brasília, faturou o cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC) ao bater o cubano José Legra. De posse do novo título, o paulista estava pronto para cumprir a promessa de depositar as luvas da luta decisiva no túmulo de sua mãe, Dona Angelina, falecida dois anos antes. Uma pressão inesperada, porém, fez com que a homenagem fosse feita pela metade.

- Quando meu pai foi campeão em Brasília, sob as asas dos generais, ele foi orientado a dar as luvas da conquista para o presidente Médici. Meu pai falou que não, porque tinha prometido colocar no túmulo da minha avó, que tinha falecido em 1971. Ele tinha dito que, se fosse campeão, colocaria as luvas no túmulo dela como homenagem e reconhecimento. Mas ele foi meio que coagido a mudar de ideia. Disseram que teria que dar, houve a pressão. Aí ele falou que tudo bem, daria a mão direita para ele e a esquerda foi para a mãe – contou Marcel Jofre, filho do boxeador.


saiba mais

Professor de História do Brasil Republicano na UFF e na UFRJ, Marcus Dezemone lembra-se de ver a imagem de Éder ser utilizada como símbolo de sucesso do país, mas ressalta o cuidado que o governo tinha para que esta associação fosse indireta: sugerida, mas não oficializada.

- O regime oficialmente não usava os atletas como propaganda política. Mas empresas estatais e privadas do período se apropriaram desse poder do ufanismo que envolve o esporte. Eu me recordo de peças publicitárias que usavam as imagens de boxeadores, como Éder Jofre, e de esportistas bem-sucedidos em geral, com uma publicidade que se assimilava ao modelo empregado pelo regime. E, claro, o uso do futebol para isso era muito emblemático.

basquete tem ajuda, mas aída pena em 1964

Amaury Pasos, seleção bicampeã mundial, basquete, 1963 (Foto: Divulgação/CBB)Amaury Pasos no Mundial de Basquete de 1963, um ano antes do Golpe Militar (Foto: Divulgação/CBB)

Os Jogos de Tóquio 1964 foram o primeiro grande evento do gênero após a implantação do regime e teriam grande importância para mostrar a valorização dos esportes olímpicos no novo governo. Nesse cenário, a Confederação Brasileira de Basquete era o elo perfeito para esse primeiro passo. Presidida pelo almirante Paulo Martins Meira desde 1938, a entidade contava com o time bicampeão mundial em 1963 e forte candidato ao pódio olímpico – ficaria com o bronze. Um dos expoentes da equipe, Amaury Pasos lembra que outros militares também acompanhavam o time de perto e faz questão de enfatizar a importância do trabalho deles para que os atletas pudessem competir internacionalmente.

- O almirante Paulo Martins Meira, o major Covas Pereira, que era uma espécie de assistente do Kanela (treinador), e outros militares acompanharam nossa equipe e aportaram toda espécie de dedicação e sacrifício, assinando até promissórias para que a equipe pudesse viajar, porque não havia fundos. Muito se deve a estes militares que se esforçaram abnegadamente e deram toda espécie de ajuda. E eu pertencia ao Partido Socialista Brasileiro, então é um comentário isento de qualquer ânimo político. Estou apenas externando uma verdade – afirmou Amaury.

Aida dos Santos no prêmio Brasil Olímpico (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Aída dos Santos lamenta reconhecimento após retorno ao Brasil em 1964 (Foto: Alexandre Durão)

Única mulher da delegação brasileira nessa edição olímpica, Aída dos Santos não teve a mesma sorte. Representante do país no salto em altura, a carioca viajou com uniforme emprestado e sem treinador. Ajudada por um atleta cubano, conseguiu com um representante de material esportivo a doação de um par de sapatilhas utilizadas por velocistas, com seis pregos na parte da frente – o dos saltadores tinha quatro pregos na frente e dois atrás no pé da impulsão.

Mesmo com condições precárias e o abalo emocional por uma lesão sofrida durante as eliminatórias, Aída terminou a disputa em quarto lugar, com 1,74m, dois centímetros a menos do que a russa Taisia Chenchik, medalhista de bronze. Quando voltou ao Brasil, veio a surpresa. Desconhecida do grande público quando viajou para o Japão, a atleta retornou com recepção de gala.
- Depois dos Jogos apareceu muita gente. Mas antes, quando eu mais precisava... Fui para o Japão sem técnico. A delegação masculina toda tinha uniforme, sapato, mas falaram que não tinha roupa para mim.  Parecia que estavam torcendo para eu não ir. No Japão eu andava de bicicleta e chorava, não tinha como treinar, só consegui uma sapatilha de velocista na tentativa com o segundo fornecedor depois de chorar mais. Mas tinha que competir da mesma maneira, e estava tão chateada, preocupada com os brasileiros, que fui. Quando cheguei ao Brasil até fiquei espantada. Tinha Corpo de Bombeiros para me receber, flores... Mas falei que ali não interessava mais, que eu precisava antes – lembrou.

remador do FLA, STUART ANGEL É TORTURADO E MORRE
O pulmão enchia de ar a cada remada nas águas ainda limpas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, nos anos 1960. Foi no auge de sua adolescência, aos 18 anos, que Stuart Angel ajudou a levar o Flamengo ao alto do pódio do tradicional e badalado Campeonato Carioca de Remo, em 1964. Esse mesmo ano, marcado pelo Golpe Militar, mudaria sua vida para sempre. A veia política passou a pulsar mais forte do que a de remador. A luta contra a ditadura militar no Brasil viraria a missão prioritária do estudante de economia. Mas a fase como membro do grupo guerrilheiro de extrema esquerda MR-8 durou pouco e teve um fim trágico. O pulmão, antes acostumado a lhe trazer alegrias, não suportou as torturas de membros do Cisa (Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica). Aos 25 anos, o filho de Zuzu Angel morreu por asfixia e envenenamento com gás carbônico, em um dos casos mais emblemáticos desse obscuro capítulo da história brasileira. 
  
- O caso mais conhecido de atleta envolvido no combate ao regime militar foi mesmo de Stuart Angel. Ele pertencia a essa juventude de classe média da extrema esquerda armada. O lado dele de atleta acabou ficando de lado. Tem tanta coisa para se explorar da vida dele que isso ficou em segundo plano - analisou o professor Marcus Dezemone. 

Stuart Angel 1965 remo flamengo golpe militar (Foto: Arquivo / O Globo)
Stuart Angel era destaque do barco 
Oito do Flamengo nos anos de 1964
 e 1965 (Foto: Arquivo / O Globo)

De fato, em biografias, reportagens e documentários, a carreira de esportista de Stuart Angel sempre foi ofuscada por sua trajetória nos anos seguintes da conquista do bicampeonato carioca pelo Flamengo. Mas a paixão pela vida de atleta esteve aflorada em 1964 e 1965, aos 18 e 19 anos, quando participou ativamente das conquistas estaduais de seu time no remo. O filho da famosa figurinista e estilista Zuzu Angel, que também tinha nacionalidade americana, era um apaixonado por esportes. Chegou a praticar tênis, natação, capoeira e levantamento de peso. Foi dentro da Lagoa Rodrigo de Freitas, mais precisamente do tradicional barco Oito, conhecido como “Transatlântico de Luxo”, porém, que se descobriu atleta. 
  
- Ele era um rapaz da Zona Sul, e o remo sempre foi um esporte muito grande, muito praticado por moradores de Ipanema. Ele foi um grande remador. Mas, quando entrou para valer na militância, teve de deixar o remo. Ser guerrilheiro não permitia nada além daquilo. No momento em que ele entrou para essa vida de clandestinidade, tudo que vivia antes se cessou. Ele começou uma vida completamente diferente – contou o cineasta Sérgio Rezende, que contou as histórias da famosa família no filme “Zuzu Angel”, lançado em 2006.

O jeito alegre, divertido e tranquilo do jovem Stuart Angel não deixava pistas de que, por trás do típico garoto da Zona Sul Carioca, havia um revolucionário prestes a trocar o remo pela luta armada. No início de sua carreira de atleta, os colegas de equipe e os adversários não desconfiavam do seu envolvimento político. Para se proteger e tentar preservar a vida das pessoas em sua volta, o remador escondia sua outra perigosa atividade.

- O Flamengo vencia todas as provas na categoria dele. Stuart era um remador excepcional. Não cheguei a competir diretamente contra ele, porque nossas categorias eram diferentes. Mas todo mundo o conhecia e eu o achava um cara divertido, brincalhão, um cara "light". Até por isso, ninguém podia imaginar que ele tinha essa ligação com forças revolucionárias. Quando soubemos disso, ficamos muito chocados e preocupados com o drama que ele estava vivendo – revelou o jornalista Antônio Maria, ex-remador do Botafogo e colega de Stuart. 
  
Remo Flamengo (Foto: Site Oficial do Clube)Em 2010, uma homenagem foi feita para Stuart no estádio do Flamengo (Foto: Site Oficial do Clube)

 A dedicação cada vez mais perigosa e intensa às suas ideologias, porém, foi atrapalhando a carreira de atleta no fim dos anos 1960. O segredo já não tinha mais como ser guardado a sete chaves. As ausências nos treinos passaram a ser constantes, e a rotina e as companhias de Stuart começaram a entregar o outro viés do talentoso remador. Os amigos do esporte, porém, só tiveram a noção real do seu envolvimento com a luta armada quando seu técnico o encontrou na rua disfarçado.

- Ele tinha desaparecido. Ninguém sabia para onde ele tinha ido. Um dia o técnico do Flamengo, o Buck (Guilherme Eirado da Silva), viu um soldado que era a cara do Stuart. Quando ele estava indo falar com ele, o Stuart piscou, como se estivesse o mandando sair fora dali. Ele estava disfarçado, não podia ser desmascarado. E os problemas foram se intensificando. Lembro que chegou a morar escondido na garagem de barcos do Flamengo. Durante aquele tempo, não podia sair de lá para nada. Os seguranças buscavam comida para ele todos os dias na rua. Mas Stuart acabou tendo que sair de lá. Ele pensava muito nas pessoas, ficava com medo de acabar prejudicando alguém. Depois disso, ninguém nunca mais soube dele - lembrou Maria.  
O MR-8, Movimento Revolucionário 8 de Outubro, foi uma das principais organizações políticas de ideologia socialista na luta armada contra a ditadura militar brasileira. O objetivo principal era a instalação de um estado socialista.
  
Quando os colegas do esporte voltaram a ter notícias, souberam que Stuart já estava morto. Embora os detalhes nunca tenham sido confirmados, o que se sabe é que o revolucionário foi levado para o Centro de Informação e Segurança da Aeronáutica em maio de 1971 e lá teria morrido em decorrência das intensas torturas sofridas. Na maior e principal delas, foi arrastado por um jipe com a boca no cano de descarga, causando a fatal asfixia.
Nos anos seguintes, Zuzu Angel travou uma luta incansável para encontrar o corpo do filho. A estilista, no entanto, morreu em março de 1976, em uma suspeita de atentado, sem descobrir ao certo o paradeiro do esportista e guerrilheiro.

dE CAMPEÃO PELO VASCO A GUERRILHEIRO NO ARAGUAIA

Osvaldão, boxeador e guerrilheiro (Foto: Arquivo Pessoal)Osvaldão foi campeão de boxe pelo Vasco antes de ser guerrilheiro (Arquivo Pessoal)

A força dos punhos e os quase 2m de altura eram proporcionais à coragem que carregava no peito. Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão, é lembrado até hoje como um dos principais integrantes da Guerrilha do Araguaia, na década de 1970. Mas antes de entregar sua vida por um ideal após o Golpe Militar, foi campeão de boxe defendendo as cores do Vasco da Gama em torneios no Rio de Janeiro.

- Ele era gigante. Tinha 1,98m de altura. Um bom porte físico para a prática de esporte, mas também para ser guerrilheiro. Ele era um dos guerreiros mais conhecidos do Araguaia. Surgiram lendas de que era um guerrilheiro sobrenatural, que ficava até invisível para fugir do Exército – disse o escritor Bernardo Joffilly, autor do livro ''Osvaldão e a Saga do Araguaia''.

A trajetória esportiva não se resumia apenas aos ringues. Desde menino, Osvaldo ainda praticava atletismo e basquete nas horas vagas. Não por acaso, o nome do guerreiro batiza o ginásio poliesportivo de sua terra natal, o município de Passa Quatro, no interior de Minas.

- Ele chegou a ser campeão de boxe amador, na categoria peso-pesado. Osvaldo praticava remo, basquete, arremesso de dardo, disco e peso – relata a sobrinha Cristina, que vive no Rio de Janeiro. 

 A Guerrilha do Araguaia foi um movimento na região Sul do Pará, que teve início em 1967 e travou uma batalha contra as forças de repressão. Acredita-se que 70 dos desaparecidos políticos do Brasil foram mortos no Araguaia.
Os tempos de guerrilha deixaram poucos vestígios da trajetória de Osvaldão nos ringues. Mas no acervo de memória do Vasco ainda há registros, como as fichas das lutas que o consagraram campeão do torneio Luvas de Prata de 1956. Dois duelos contra Antonio Alves da Souza, com uma derrota e um triunfo, foram o suficiente para levar o troféu. 

Depois de viver muito tempo no Rio de Janeiro, onde foi estudar, Osvaldo também passou um período na Europa. Passou alguns anos estudando engenharia em Praga, na antiga Tchecoslováquia, e deixou o esporte em segundo plano. 

- As pessoas o conhecem pouco pelo lado esportivo. Ficou conhecido pelo lado guerrilheiro. Só quem conviveu de perto sabe de toda a história esportiva. Ele era muito forte, tão forte que carregava pessoas no ombro. Vivia incentivando a molecada da cidade a praticar muitos esportes – disse outra sobrinha, Maria Elisa. 

FICHA DE LUTA DE 1956 Osvaldo Costa e Antonio Alves (Foto: Reprodução/Centro de Memória Vasco da Gama)Ficha da luta entre Osvaldão e Antonio Alves (Foto: Reprodução/Centro de Memória Vasco da Gama)

A história do esportista guerrilheiro será retratada no filme ''Onde Está Osvaldão?'', com estreia prevista para junho deste ano. O longa é produzido por Renata Petta e dirigido por Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles,
O mineiro nunca se tornou um grande campeão e nem ganhou outros títulos. Mas serviu de exemplo de coragem. A Guerrilha do Araguaia sofreu três operações de aniquilamento. Para a terceira, o Exército passou muito tempo se preparando com trabalho de espionagem e mapeamento da área. O grupo foi duramente atingido e, de acordo com a versão dos sobreviventes, Osvaldão foi morto por um pistoleiro em um milharal, em 1974, aos 35 anos. Para servir de exemplo e acabar de vez com o mito do guerreiro invencível, ele teve sua cabeça decepada e exposta em público.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/bau-do-esporte/noticia/2014/04/de-garoto-propaganda-perseguidos-os-atletas-e-os-extremos-na-ditadura.html