terça-feira, 18 de março de 2014

CR7 se aproxima de marca de Messi, Real bate Schalke e vai às quartas

Português faz dois e está perto de se tornar o maior artilheiro em uma única edição da Liga dos Campeões. Sorteio define rival dos merengues na próxima sexta-feira

Por Madri, Espanha

saiba mais

A classificação já estava praticamente garantida. Com o 6 a 1 em Gelsenkirchen, o Real Madrid poderia perder por até cinco gols de diferença. Por conta disso, Carlo Ancelotti escalou uma equipe mista, mas por via das dúvidas não sacou a sua principal estrela: o português Cristiano Ronaldo. E foi CR7 que resolveu a partida a favor dos merengues. O camisa 7 marcou duas vezes no triunfo por 3 a 1 sobre o Schalke 04, no Santiago Bernabéu, e selou a classificação às quartas de final da Liga dos Campeões. Morata completou o placar, e Hoogland descontou para os alemães. 

Com os gols marcados nesta terça-feira, Cristiano Ronaldo chegou aos 13 na Liga dos Campeões, três a mais do que Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, e cinco à frente de Lionel Messi, do Barcelona. Além disso, CR7 está a dois de ser o maior artilheiro em uma edição de Liga dos Campeões. O recorde atual pertence ao camisa 10 do Barcelona e a Altafini Mazzola, que atuou no Milan de 1958 a 1965. Os dois balançaram a rede em 14 oportunidades. 

O sorteio para definir as chaves das quartas de final da Liga dos Campeões será na próxima sexta-feira, às 7h45m (de Brasília). O GloboEsporte.com transmite ao vivo a definição dos confrontos das quartas de final do torneio continental. 


Cristiano Ronaldo gol Real Madrid contra Schalke Liga dos Campeões (Foto: AFP) 
Cristiano Ronaldo comemora o seu 12º gol na 
atual edição da Liga dos Campeões (Foto: AFP)

O primeiro tempo foi morno. O Real Madrid até tentava chegar ao gol do Schalke, mas sentia falta de suas principais peças. Logo aos dois minutos, Jesé foi derrubado na lateral da área por Kolasinac. O jogador caiu no chão se contorcendo em dores e acabou sendo sacado para a entrada de Gareth Bale. O espanhol foi levado para uma clínica em Madri com suspeita de rompimento do ligamento do joelho direito. 


 Tim Hoogland gol Schalke contra Real Madrid Liga dos Campeões (Foto: EFE) 
Tim Hoogland comemora o gol de empate do 
Schalke (Foto:EFE)

E foi dos pés do galês que o Real Madrid abriu o marcador e ampliou a vantagem no confronto. 
Bale foi lançado pelo lado direito por Morata, avançou até a linha de fundo e cruzou para Cristiano Ronaldo. Com o goleiro batido, CR7 escorou para a rede: 1 a 0. 

  O Real ainda perdeu uma boa chance de ampliar com Morata. Em outra boa jogada de Bale, o jogador foi lançado na marca do pênalti e furou no momento da finalização. Aos 30, o Schalke empatou meio por acaso. Hoogland avançou até a entrada da área e bateu forte. A bola desviou em Sergio Ramos e enganou Casillas, que sequer pulou para tentar a defesa.

No lance seguinte, quase uma pintura do Real. Cristiano Ronaldo foi lançado na entrada da área e, mesmo marcado por dois adversários, deu um leve toque de calcanhar, deixando Morata na cara do gol. O atacante, mais uma vez, finalizou mal e o goleiro Fährmann fez a defesa.


CR7 FAZ MAIS UM, E MORATA DESENCANTA

Cristiano Ronaldo comemoração gol Real Madrid contra Schalke (Foto: AP) 
CR7 marca duas vezes em jogo no Bernabéu 
(Foto: AP)

Com a classificação praticamente garantida, Carlo Ancelotti decidiu mexer na equipe na volta para o segundo tempo. O comandante sacou Xabi Alonso e apostou na entrada do brasileiro Casemiro. E o panorama da partida seguiu o mesmo. Enquanto o Real tinha total domínio da partida, o Schalke assustava os donos da casa em lances esporádicos. 

Mas Cristiano Ronaldo não queria saber se a vaga nas quartas de final estava concretizada. O português queria fazer gols. E fez. Em arrancada quase da linha do meio de campo, CR7 invadiu a área, deu um corte no marcador e bateu rasteiro para fazer o segundo. Foi o seu 13ª na competição. Estava a um de igualar a marca de Messi e Mazzola, mas parou uma vez no travessão e outra na trave de Fährmann. 

No primeiro lance, aos 30, o português recebeu dentro da área e finalizou no travessão. A bola sobrou para Bale, que rolou para Morata. O atacante, que já havia perdido duas oportunidades claras no primeiro tempo, chutou para a rede e ampliou o placar: 3 a 1. Na segunda chance, CR7 foi lançado e bateu de primeira. A bola bateu na trave.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/03/cr7-se-aproxima-de-marca-de-messi-real-bate-schalke-e-avanca-quartas.html

Após 'maior susto' da vida, Oscar abre o coração': 'Estou curado da arritmia'

Ídolo do basquete brasileiro recorda regime forçado, bloco de carnaval no hospital e apoio da esposa e de fãs durante um mês de internação: 'Mais uma batalha vencida'

Por Santana de Parnaíba, SP

A casa de tijolos vermelhos está tranquila, silenciosa. Nem a bandeira do Brasil à porta balança com o vento. Até que Oscar Schmidt aparece e dá energia ao seu lar em Santana de Parnaíba, localizado na região metropolitana da capital paulista. Com passos firmes e um sorriso largo do alto dos seus 2,05m, o ídolo do basquete nacional logo trata de deixar à vontade todos ao seu redor. O jeito brincalhão, carismático e por vezes desbocado não lhe falta nem mesmo para recordar dias difíceis de luta em hospitais. O mês de internações nos Estados Unidos e em São Paulo é mais uma batalha vencida pelo ex-jogador, que combate um tumor no cérebro desde 2011.

O coração é que pede cuidados especiais desta vez, mas Oscar ri aliviado: está curado de uma arritmia cardíaca.

- Foi o maior susto da minha vida, porque o coração é que te coloca em pé, é a alma do corpo. Eu fiquei muito tempo no hospital. Foram três semanas aqui, em São Paulo, e mais uma nos Estados Unidos antes. Quase um mês. Ninguém merece ficar internado tanto tempo. É um saco. Mas eu estava em boas mãos, nas mãos dos melhores médicos do Brasil. Agora estou bom, estou curado da arritmia. Foi mais uma grande batalha vencida - disse Oscar.

Oscar Schmidt (Foto: Marcos Guerra) 
Oscar Schmidt temeu por sua vida, mas está 
curado da arritmia cardíaca 
(Foto: Marcos Guerra)
 
Por causa da arritmia, o ex-jogador passou uma semana internado em um hospital de Orlando, na Flórida, onde passava férias com a família. Ele retornou ao Brasil, e o problema cardíaco voltou. 

Aos 56 anos, ele foi internado no hospital Sírio-Libanês para tratar a doença, provocada por um vírus. Oscar chegou a temer por sua vida, mas superou o desafio. Ele fez das restrições alimentares um regime para perder 14kg, fez dos corredores do hospital uma passarela de carnaval. Nesta terça-feira, uma semana depois de ter alta, ele recebeu a reportagem do GloboEsporte.com e disse estar com o coração pronto para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo de basquete e na de futebol.

Oscar Schmidt (Foto: Marcos Guerra)Oscar Schmidt voltou à sua casa na noite da última segunda-feira (Foto: Marcos Guerra)
 
GloboEsporte.com: O que estava fazendo na hora que começou a sentir a arritmia? Pode descrever como era?
Oscar Schmidt: eu não sentia o coração batendo. Cheguei ao hospital, nos Estados Unidos com o coração a 180 batimentos por minuto. Eu vomitava muito. Falei: “Estou morrendo aqui. Stephanie (a filha), me leva ao hospital”. Ela me levou ao mais próximo e fui atendido de emergência. Eles me internaram. Foi uma coisa surpreendente e inesperada. Eu estava fazendo tratamento só da cabeça, e de repente estava internado pelo coração. Ainda bem que apareceu, porque curou. Espero que não volte mais.


Quem estava com você no dia?
Minha família toda estava comigo. Coitada da minha mulher (Cristina). Ela que passou o nervoso todo. Ficou muito mais nervosa que eu. Se eu fosse embora, eu nem ia ver mesmo (risos). Ela que aguentou a pancada.

 Foi uma coisa surpreendente e inesperada. Eu estava fazendo tratamento só da cabeça, e de repente estava internado pelo coração
Oscar Schmidt

Em algum momento você temeu por sua vida?
Eu temi pela minha vida, mas com o coração aberto, porque minha vida foi linda. Quem não gostaria de ter minha vida? Disputando esporte, defendendo o Brasil. É uma coisa maravilhosa. Temi, mas temi tranquilo.


Quando você voltou ao Brasil, já foi direto ao hospital de novo?
Eu fui ao hospital para fazer minha consulta de sempre com meu oncologista (no dia 17 de fevereiro). Cheguei lá com um cansaço terrível. Nunca tinha sentido isso na vida. Quando o doutor (Olavo Feher) me examinou, ele disse: “Rapaz, você vai ser internado, porque seu coração está aos pedaços”. Eu fiquei três semanas lá, e digo isto porque tenho de ser crítico: nos Estados Unidos, não tomei um diurético. Ninguém falou de vírus no coração, e eu tinha um vírus no coração. Fizeram um procedimento de choque e três dias depois estava com arritmia de novo. Medicina boa é aqui no Brasil. Graças ao Dr. Roberto Kalil Filho e ao meu oncologista, eu curei isso. Eu passei por um procedimento chamado ablação (em que o médico passa um cateter através dos vasos sanguíneos até o coração para eliminar sinais elétricos anormais no tecido cardíaco). Eu fiquei seis horas na cama, desacordado. É bem invasivo, mas funcionou.


Como foram seus primeiros dias no hospital? Qual era a rotina?
Eu não tinha de fazer nada. Só me esburacaram no braço. Eu ficava lá deitado, esperando resolver. Eu fiquei na suíte do Lula (risos). A suíte presidencial. Recém-inaugurada. O Lula nem foi lá ainda (risos). Era enorme o quarto. Era uma coisa linda, mas também não dá para ficar lá direto. Eles me liberaram depois de muito tempo. Eu poderia ter voltado para casa antes disso. Eu fui paparicado para caramba pelo povo de lá.


Oscar Schmidt (Foto: Marcos Guerra) 
Oscar Schmidt tem quatro cachorros e os leva 
para passear no condomínio onde mora 
(Foto: Marcos Guerra)
 
Como eram as visitas? Os filhos e os parentes estavam sempre por perto?
A presença da minha esposa 24 horas por dia comigo foi a coisa mais tocante. Ela foi meu porto seguro. Eu acordava e ela estava olhando para mim. Essa era a melhor parte. Eu dava mais força a ela do que ela para mim (risos). Ela sofreu para caramba. O cara teve tumor na cabeça e agora está com problema no coração. Coitadinha. Meus filhos estavam sempre comigo também. Só dormiam em casa. Às vezes, a Stephanie dormia lá. O Felipe não, mas foi lá todo dia.
 Eu emagreci 14kg. Estava uma baleia antes. Aí eu entrei no peso aceitável. Foi bom até (risos). Saí de lá inteiro, porque estava gordo. Queria fazer um regime mesmo
Oscar Schmidt

Você tinha alguma válvula de escape? Um hobby que você manteve e que te ajudou a encarar melhor os dias no hospital?
Eu via muita TV. Estava sempre junto da minha mulher, e saíamos para passear pelos corredores.

No carnaval, nos fantasiamos (risos). Foi legal para caramba. Colocamos só máscaras e saímos desfilando pelo corredor. Era o bloco do Sírio-Libanês (risos). Eu sempre cruzava com pacientes e acompanhantes pelos corredores. Tinha muita convivência. Todos eles estavam felizes em me ver.

Você em algum momento teve alguma restrição para falar, se movimentar ou comer?
Só tive restrição a alguns alimentos no começo. Você já come mal no hospital, se não pode comer o que quer, é pior ainda. Aos poucos foi acabando a restrição. Da metade para o fim da internação, eles já preparavam o que eu pedia. Eu emagreci 14kg. Estava uma baleia antes. Aí eu entrei no peso aceitável. Foi bom até (risos). Eu emagreci porque me forçaram a emagrecer. Saí de lá inteiro, porque estava muito gordo. Queria fazer um regime mesmo (risos). Eu gosto muito de macarrão. É bom demais e não podia. Depois que eu fiz a ablação melhorou muito minha vida. A ablação me curou.


Oscar Schmidt (Foto: Marcos Guerra)Oscar Schmidt caminha para exercitar o coração (Foto: Marcos Guerra)
 
De que você mais sentia falta durante a internação?
Eu sentia mais falta de trabalhar. Adoro o que faço, adoro dar palestras motivacionais. Quando vê alguém cancelar palestra achando que você está morrendo é irritante. Perdi sete palestras. Cinco eu tive de cancelar, e duas foram canceladas. Os caras pensavam que eu estava morrendo, entubado. Mas tudo vai voltar melhor que antes. Eu vou começar nesta quarta-feira a dar palestra. Eu vou começar na quarta-feira. Já tenho outra na quinta-feira e outra na sexta.


Como você imagina que será a reação das pessoas nessas suas primeiras palestras depois da internação?
O povo vai fica feliz para caramba quando me vir (risos). Sem dúvida. O Brasil gosta muito de mim, e eu gosto muito do Brasil. É uma emoção que levo comigo até morrer. Por isso não troco o Brasil por lugar nenhum. Eu meu lugar. Ficarei aqui. Meu futuro é nesta casa.


Muitos fãs mandaram mensagens de carinho a apoio. Você as recebeu? Seus amigos do basquete também te mandaram mensagens? Talvez o Kobe Bryant, que é seu amigo?
Acho que o Kobe nem soube que eu estava doente. Se soubesse, ele teria me mandando uma mensagem, com certeza. É um menino de ouro. O pessoal da minha geração de basquete ficou muito comovido e me mandou mensagens. O povo torcendo por você é uma força grande. Não conto quantas mensagens eu recebi. Foram milhares. É uma força para superar tudo o que vier.

 O coração está bom para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo de basquete e de futebol. Vamos torcer muito
Oscar Schmidt

Como foi quando o médico disse que você poderia ir para casa? A família fez festa?
Foi um p*** alívio! Eu fui vê-lo na segunda, ele me disse: “Não achava que ia te ver tão bem”. Ficou muito feliz. Todo mundo fez festa no hospital, mas em casa não teve nada especial. Continuamos nossa rotina.


Como está seu tratamento da arritmia agora? Você está com alguma restrição na sua rotina?
Não tenho restrições. Eu só tomo alguns remédios. Devo andar muito e faço isso com meus cachorros. Já matei os quatro de cansaço (risos). Fiquei com os pés doendo. É o que preciso fazer: exercícios para fortalecer o coração. Na última vez, eu andei duas horas.


Você pode até jogar basquete? Está liberado para isso?
Eu não jogo mais basquete, só futebol. Basquete eu nunca brinquei. Eu me irrito muito jogando basquete. No futebol está previsto eu ser ruim (risos). Mas o coração está bom para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo de basquete e de futebol. Vamos torcer muito.


Como está o tratamento do tumor maligno?
Não dá para controlar esse negócio. Vai tomando remédio até a hora que pintar de novo. Aí eu abro a cabeça de novo. Eu já fiz radioterapia lá atrás, e faço quimioterapia todo mês.

Uma frase marcante sua após a cirurgia do ano passado foi: “Se eu tiver de abrir a cabeça 20 vezes eu vou abrir”. Essa força de quem está disposto a lutar muito permanece inabalada?
Sem dúvida. Se tiver que abrir o coração também eu vou abrir. Tudo que precisar consertar cirurgicamente, eu faço.


Como é a vida de Oscar Schmidt de hoje em comparação com a do Oscar jogador?
Minha vida é até melhor agora, porque eu falo da minha vida e não canso. É uma forma até engraçada e emocionante de contar. Isso é surpreendente, porque você faz basquete em uma intensidade incrível e de repente não faz mais. É um baque na vida de qualquer pessoa. Eu tinha muito medo de parar de jogar. Investi em palestras e deu certo. No ano passado eu ganhei o prêmio de melhor palestrante do Brasil. Quero manter, ganhar muitas vezes. Nunca pensei que fosse fazer isso. Agradar um público grande sozinho no palco é difícil. Deu certo. É mais fácil no palco que na quadra.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2014/03/apos-maior-susto-da-vida-oscar-abre-o-coracao-estou-curado-da-arritmia.html
 

Treinador nega ter insinuado entregada do São Paulo para eliminar o Timão e lembra situação inversa de 2009

Por São Paulo

O técnico do Corinthians, Mano Menezes, falou nesta terça-feira pela primeira vez sobre a polêmica criada por conta das declarações que ele deu após a eliminação no Campeonato Paulista, no último domingo. Na ocasião, ele foi irônico ao comentar a derrota do São Paulo para o Ituano, que sacramentou a queda do Timão do torneio, dizendo que "os deuses do futebol estão lá em cima".

Mano fez questão de explicar que não insinuou que o rival entregou o jogo ou duvidou da honestidade do técnico Muricy Ramalho - o são-paulino ficou extremamente irritado. Mano, porém, voltou a dizer que não considerou normal a partida do Tricolor.


- Em nenhum momento se falou sobre a honestidade ou falta disso das pessoas. A defesa que foi feita ontem, pelo melhor dos advogados, que é o Muricy, que é uma pessoa corretíssima e merece todo nosso respeito no futebol, é desnecessária, porque não falamos da honestidade de ninguém. Mas não somos ingênuos e não podemos tapar o sol com a peneira - disse ele.


Em nenhum momento se falou sobre a honestidade ou falta disso das pessoas (...) Mas não somos ingênuos e não podemos tapar o sol com a peneira
Mano Menezes
 
- Um fato é falar sobre alguém não querer ganhar de propósito, isso eu nunca vou falar sem uma prova contundente. O que eu me referia é que a motivação para ganhar esse jogo provavelmente não era a mesma de um jogo normal. Porque o jogo não era normal. A torcida pedia para perder, levou cartazes falando para entregar e comemorou a derrota. Isso não é um jogo normal. Nós temos direito de ter os sentimentos - falou.

O treinador lembrou que foi acusado de entregar o jogo para o Flamengo, em 2009, para prejudicar Palmeiras e São Paulo no Brasileirão, e disse que ninguém é vítima nesse caso.

- São os mesmos sentimentos que em 2009 sentiram do lado de lá quando perdemos do Flamengo e ouvimos as mesmas insinuações que eles ouvem hoje. Não é agradável. Começou com o Corinthians em 2009, ouvimos as mesmas coisas e não gostamos. Mas lá não houve campanha para me defender. Vamos parar com a campanha, ninguém é vítima, não precisa disso. Todos somos grandinhos e sabemos quais são as regras do jogo. Mas ninguém chamou de desonesto. Só disse que não era um jogo normal, também por culpa nossa, que perdemos para o São Paulo - declarou.



saiba mais

Mano também esclareceu que não quis transferir a responsabilidade da eliminação da equipe no Paulistão para o São Paulo e assume a culpa da equipe pela campanha ruim.

- Em nenhum momento, dentro do vestiário do Corinthians, nas conversas que tivemos com os jogadores pós jogadores, em nenhum momento na minha entrevista coletiva, houve transferência de responsabilidade.  Ninguém transfere responsabilidade, não se faz de vitima. Não nos classificamos porque não tivemos competência - completou.

Por fim, o técnico do Corinthians se disse amigo de Muricy Ramalho, mas não acha necessário pedir desculpas por conta das declarações que deu no domingo. 


Mano Menezes no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians) 
Mano Menezes diz que não irá pedir desculpas 
por conta das declarações (Foto: Daniel 
Augusto Jr. / Agência Corinthians)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/03/mano-esclarece-declaracoes-e-elogia-muricy-mas-avisa-ninguem-e-vitima.html

Em boa fase no Inter, Jonathan admite que aceitaria jogar na seleção italiana

Lateral-direito agradece ao técnico do clube por ter apostado nele nesta temporada

Por Milão, Itália

Jonathan Inter de Milão (Foto: Getty Images)Jonathan é titular do Inter de Milão (Foto: Getty Images)
 
A grande fase de Jonathan no Inter de Milão já o faz sonhar com voos mais altos. Em entrevista ao jornal "La Gazzetta Dello Sport", ele afirmou que aceitaria defender a Azurra se fosse convocado. O lateral-direito de 28 anos tem passaporte italiano e assim pode ser chamado. Como ainda não teve chances no Brasil, se for lembrado pode optar por aceitar o desafio.

- Se o Prandelli (técnico da seleção) me chamar, eu vou - admitiu.
Jonathan saiu do futebol brasileiro em 2011 para tentar brilhar na Itália. Porém, ele demorou para se firmar. Após duas temporadas e um empréstimo para o Parma, enfim, ele vive um grande momento. Essa é a temporada em que mais atuou, já são 26 partidas, número que supera se somado as duas anteriores, com 24 apresentações.

Na última rodada, ele fez uma dos melhores jogos pelo Inter. Na vitória sobre o Verona por 2 a 0, fora de casa, ele começou a jogada do primeiro gol com um belo drible, e fez o segundo. Um dos grandes responsáveis pelo sucesso do camisa 2 é o técnico Walter Mazzarri, que chegou no Inter de Milão no início da temporada e resolveu apostar no brasileiro.

- Ele mudou a minha vida. Ele é um grande profissional, com um monte de trabalhos convincentes. Com ele, até aprendi a fazer a diagonal - agradeceu.

Jonathan gol Inter de Milão contra Verona (Foto: AP) 
Jonathan fez o segundo gol do Inter de Milão 
contra o Verona (Foto: AP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2014/03/em-boa-fase-no-inter-jonathan-admite-que-aceitaria-jogar-na-selecao-italiana.html

Com 22 na Liga, Diego Costa é autor dos gols mais valiosos na Espanha

Atacante brasileiro é considerado o jogador que, com seus tentos, mais pontos deu à sua equipe, o Atlético de Madri, suplantando o astro do Real, Cristiano Ronaldo

Por Barcelona, Espanha

Diego Costa gol Atlético de Madrid contra Milan (Foto: AP)Diego Costa corre para mais recordes na Espanha (Foto: AP)
 
A temporada vem sendo inesquecível para Diego Costa. Convocado para a seleção espanhola, o jogador brasileiro naturalizado já anotou 30 gols somadas todas as competições. Especificamente pela Liga da Espanha, foram até o momento 22, que o coloca como vice-goleador do campeonato, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, do Real (25). Em termos de eficiência para sua equipe, no entanto, Diego é considerado o autor dos tentos mais valiosos.

Os gols do centroavante sergipano representam 17 pontos conquistados pelo Atlético de Madri, três a mais que os proporcionados por CR7 ao líder do Espanhol. Outro brazuca Jonas (Valencia), Sergio García (Espanyol), David Barral (Levante) e Karim Benzema (Real Madrid) contribuíram respectivamente com nove pontos, enquanto Messi, com seus três gols na goleada por 7 a 0 do Barcelona sobre o Osasuna, contribuiu com cinco pontos.

Além de evidente eficiência para o esquadrão rojiblanco, Diego Costa vem colecionando importantes conquistas pessoais. O camisa 19 do Atlético deixou para trás Sergio Agüero (27) gols em sua melhor temporada no clube (2010/11) e está a somente seis de alcançar Falcao García, hoje no Monaco, que brilhou em 2011/12.

Faltando ainda dez rodadas para o término do Campeonato Espanhol, Diego alcançará outra marca relevante caso atinja os números do avante colombiano, que brilhou no Vicente Calderón. Chegando aos 36,  será o brasileiro com a melhor performance em uma temporada pelo Atlético de Madri, que teve Baltazar, o Artilheiro de Deus, brilhando em 1988/89. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/03/com-22-na-liga-diego-costa-e-autor-dos-gols-mais-valiosos-na-espanha.html

O retorno do Rei Didier: agora rival, Drogba volta ao estádio do Chelsea

Destaque do Galatasaray, atacante marfinense revê Stamford Bridge em duelo de volta das oitavas de final da Champions. Primeira partida terminou 1 a 1

Por Londres

  1. unanimidade entre os torcedores
  2. querido pelos ex-companheiros
 
saiba mais
 

Pisar no gramado de Stamford Bridge não é algo novo para Didier Drogba. Mas o duelo de volta entre Chelsea e Galatasaray, nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, vai proporcionar um sentimento diferente para o atacante: pela primeira vez, ele será tratado como adversário por torcedores que ainda o amam. O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real, a partir das 16h45m (de Brasília).

Drogba deixou o Chelsea em junho de 2012, logo após a conquista da Liga dos Campeões, na qual foi peça-chave, ao marcar o gol de empate no tempo normal contra o Bayern de Munique e, depois, converter o pênalti que deu a taça aos ingleses. Foi o último toque na bola do marfinense como jogador dos Blues, uma história de 154 gols em 341 jogos - ele é o quarto maior artilheiro do clube em todos os tempos.

— Eu não sei qual vai ser a minha reação. Eu passei oito anos no Chelsea. Estou muito apreensivo com relação a este jogo. O Chelsea é o clube no qual vivi tudo no futebol. Acho que, independentemente do resultado, serei bem recebido pela torcida — disse em entrevista ao site da Uefa.

Treino Galatasaray Drogba (Foto: Reuters) 
Drogba volta a pisar no gramado que o 
transformou em lenda na Inglaterra 
(Foto: Reuters)

Agora rival do Chelsea, Drogba terá uma missão difícil para ajudar o Galatasaray a se classificar. O jogo de ida, na Turquia, terminou empatado por 1 a 1, o que significa que os Blues podem avançar com um 0 a 0. Aos turcos, resta vencer ou empatar por dois gols ou mais. Caso seja responsável por balançar as redes, o marfinense admitiu, em entrevista coletiva, que não sabe se irá comemorar.

— Por todo o respeito que tenho pelo clube e pelos fãs, talvez eu não comemore, mas ficarei feliz se nos classificarmos.

unanimidade entre os torcedores
Curiosamente, haverá fãs do Chelsea que comemorarão caso Drogba marque. O norueguês Olav Vindal, que veio com o pai e mais dois amigos do país escandinavo só por causa do jogo, sonha com a classificação dos Blues, mas com um gol do antigo ídolo.

— Eu espero que o Chelsea se classifique, mas que Didier marque. Eu comemoraria se ele fizesse. É um dos jogadores mais importantes da história do clube, mas, claro, será estranho se marcar e nos eliminar.


Por outro lado, até mesmo torcedores do Galatasaray esperam que a volta de Drogba ao estádio seja feliz. Segundo Surel Canoglu, o fato de jogar "em casa" pode ajudar o craque do time turco.
— Espero que ele jogue bem, afinal, estará jogando em casa — brincou.

drogba chelsea gol stoke city (Foto: Agência Reuters) 
Tempos felizes: Atacante festeja com a torcida 
que ainda o ama (Foto: Agência Reuters)

querido pelos ex-companheiros

Da parte do Chelsea, porém, não deve haver homenagens. Em uma das entradas do estádio, há um grande cartaz com a foto de Drogba, assim como de outros ídolos do clube. Na loja oficial dos Blues, porém, nenhum produto relacionado ao atacante.

— Não temos nada dele, nem de outros ídolos, como Zola. Só vendemos coisas do elenco atual. Mas é possível comprar a camisa e colocar o nome do Drogba e o número 11 nas costas — explicou um vendedor.

Coletiva Galatasary Drogba e Roberto Mancini (Foto: EFE) 
Drogba na coletiva de imprensa prévia ao 
reencontro: emoções à 
prova (Foto: EFE)

Entre os ex-companheiros, porém, Drogba segue como referência. O brasileiro Ramires, por exemplo, lembra com carinho da convivência com o marfinense.

— Quando eu cheguei ao Chelsea, tinha o Drogba como espelho, pelo respeito que ele tinha de todo mundo, pelo carinho dos torcedores e pelos títulos conquistados. Nós nos identificamos rápido, porque ele é um cara muito alegre, guerreiro dentro de campo e humilde. Nos tornamos amigos e fizemos uma parceira bem legal e vitoriosa — contou.

O volante brasileiro, inclusive, lembra até hoje da despedida de Drogba. Após o título da Liga dos Campeões, o atacante fez um discurso emocionado no vestiário, reafirmando o carinho pelos Blues.

— Ele fez um discurso muito emocionado, falou do amor que tem pelo Chelsea, e isso mexeu com todo mundo. Até hoje eu vejo o vídeo e me arrepio.

 Cartaz do Chelsea com a foto de Drogba (Foto: Felipe Schmidt) 
Cartaz com a foto de Drogba mostra o caminho 
]para o museu do clube (Foto: Felipe Schmidt)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/03/o-retorno-do-rei-didier-agora-rival-drogba-volta-ao-estadio-do-chelsea.html

Real tem 'treino de luxo' contra o Schalke 04 antes do Superclássico

 liga dos campeões

Merengues vão poupar alguns titulares por conta da vantagem de 6 a 1 conquistada no jogo de ida. Cristiano Ronaldo, no entanto, vai a campo para aumentar artilharia

Por Madri

No Real Madrid, todas as atenções já estão voltadas para o Superclássico contra o Barcelona, marcado para este domingo, mas antes disso os merengues recebem o Schalke 04, nesta terça-feira, para carimbar a vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões. A bola rola às 16h45m (de Brasília), no Santiago Bernabéu, em jogo com transmissão em Tempo Real do GloboEsporte.com a partir das 16h30m.

A classificação deve ser mera formalidade, já que o time da capital espanhola goleou os Azuis Reais por 6 a 1 na partida de ida, na Alemanha. Por isso, o técnico italiano Carlo Ancelotti deverá escalar um time misto, para poupar alguns jogadores para o confronto de domingo, também disputado no Bernabéu.


Cristiano Ronaldo treino do real madrid (Foto: EFE) 
Cristiano Ronaldo será titular do Real Madrid 
contra o Schalke. Bale começará no banco 
(Foto: EFE)

Invicto em 2014, o Real vem de vitória por 1 a 0 diante do Málaga, no sábado, e lidera o Campeonato Espanhol com quatro pontos de vantagem sobre o Barça e três sobre o Atlético de Madrid. Como o duelo já está praticamente definido, a tendência é que importantes nomes sejam poupados.

- Vamos fazer algumas mudanças porque fizemos uma partida muito desgastante contra o Málaga, tivemos que viajar (para o sul da Espanha) e não conseguimos descansar muito. Alguns jogadores estão cansados e vamos ter que fazer mudanças - explicou o treinador em entrevista coletiva realizada na última segunda-feira.

Apesar de prometer escalar um time misto, Ancelotti deixou claro que levava o jogo a sério.

- Temos que fazer um bom jogo, qualquer partida de Liga dos Campeões é sempre importante. Temos que aproveitar esse bom momento da equipe, será a melhor forma de preparar o jogo de domingo. Jogar bem nos dará mais confiança. É preciso respeitar o nosso trabalho, a competição e o adversário - acrescentou o italiano.


Jesé Rodríguez coletiva Real Madrid (Foto: EFE) 
Jesé Rodríguez participou da entrevista coletiva 
com Ancelotti e foi confirmado como titular 
(Foto: EFE)


Promessas espanholas em campo

Um dos desfalques certo é o atacante Karim Benzema, mas não por opção do treinador. O francês se lesionou no sábado ao se chocar com o português Cristiano Ronaldo, mas deverá estar apto para o Superclássico.



saiba mais

Contra o Schalke, o técnico deve dar tempo de jogo a alguns dos reservas de luxo do seu elenco milionário, como o francês Raphael Varane e o português Fabio Coentrão. Ele também vai escalar vários jovens jogadores espanhóis, como Nacho, na defesa, e Isco e Illarramendi no meio de campo, além de Jesé e Álvaro Morata no ataque.

Artilheiro da competição com 11 gols marcados, Cristiano Ronaldo será titular para tentar aumentar a vantagem sobre o sueco Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain (10 gols). O português, inclusive, teve mais descanso que os outros nas últimas semanas por ter cumprido recentemente três jogos de suspensão no Campeonato Espanhol por causa de uma expulsão contra o Athletic Bilbao.


Schalke pelo compromisso

Abrindo mão de qualquer possibilidade de "milagre" no Bernabéu, o Schalke também deve entrar em campo com um time repleto de reservas para priorizar a Bundesliga. Os Azuis Reais, que fizeram um péssimo início de temporada, subiram para a terceira posição no último fim de semana, desbancando o Bayer Leverkusen, e têm tudo para garantir sua vaga para a próxima edição da Champions.

O time comandado pelo técnico Jens Keller pode até almejar a classificação direta, sem passar pela fase preliminar já que está apenas um ponto atrás do vice-líder, o arquirrival Borussia Dortmund.


Draxler Huntelaar treino Schalke Santiago Bernabéu (Foto: Reuters) 
Draxler e Huntelaar em treino do Schalke no 
Santiago Bernabéu (Foto: Reuters)

- É óbvio que queremos nos despedir da competição de forma honrosa, mas não quero que ninguém se machuque e perca a partida contra o Eintracht Braunschweig (próximo adversário na Bundesliga, no sábado) - admitiu o diretor de futebol Horst Heldt na última sexta-feira, depois da vitória por 2 a 1 sobre o Augsburg.



O camaronês Joel Matip e o brasileiro Felipe Santana, que foram totalmente envolvidos pelo ataque do Real na partida de ida, devem ser poupados de um novo massacre. O mesmo vale para o holandês Klaas-Jan Huntelaar, que marcou um golaço para salvar a honra do Schalke contra os espanhóis.

Confira as prováveis escalações:

Real Madrid: Casillas, Nacho, Varane, Sergio Ramos e Coentrão; Illarramendi, Modric e Isco; Jesé, Morata e Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlo Ancelotti.

Schalke: Fährmann, Höwedes, Matip, Papadopoulos e Kolasinac; Goretzka (Boateng) e Neustädter; Obasi, Meyer e Draxler; Szalai (Huntelaar). Técnico: Jens Keller.

Árbitro: Sergei Karasev (RUS).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/03/real-tem-treino-de-luxo-contra-o-schalke-04-antes-do-superclassico.html

Ceni faz duras cobranças, pede ingressos baratos e cogita greve

Goleiro exige envolvimento de dirigentes e políticos na mudança do futebol brasileiro

Por São Paulo

Bom Senso F.C. (Foto: Carlos Augusto Ferrari/GloboEsporte.com) 
Ao lado de Juan e Alex, Ceni discursa durante seminário do Bom Senso FC. (Foto: Carlos 
Augusto Ferrari)
 
Rogério Ceni foi duro nas críticas e cobranças que fez durante a apresentação da proposta do novo calendário do futebol brasileiro feita pelo Bom Senso, nesta segunda-feira, durante seminário em São Paulo. Ao lado de Alex, do Coritiba, Juan, do Inter, e Rafael Silva, do Nacional-MG, o goleiro do São Paulo dominou o microfone durante o evento, pediu ingressos mais baratos, exigiu maior envolvimento de dirigentes e políticos para mudar o esporte no país e voltou a falar em greve:

- Infelizmente, se precisar parar, deverá ser feito - afirmou. 

Ceni cobrou medidas urgentes e foi duro nas críticas que fez a dirigentes e políticos ligados ao futebol. 

Não somos os garis do Rio, que têm todo direito de pedir aumento. Não estamos pedindo Bolsa Família ou Bolsa Atleta. Estamos pedindo emprego e organização"
Rogério Ceni

– O ingresso tem de ser barato, e o governo precisa estar comprometido, porque o futebol emprega em torno de 15 mil atletas, que levam entretenimento a quem está em frente à televisão. Tem de reconhecer o valor de quem investe no futebol e respeitar as datas daqueles que pagam por isso. O ingresso tem de custar barato, porque a receita do clube é muito pequena vinda dos ingressos. Precisamos aprender que o futebol é um esporte popular, de massa. Tem de haver comprometimento dos dirigentes.

Ceni pressionou também a CBF e o Ministério do Esporte para conseguir tirar do papel as ideias do Bom Senso. Na proposta do grupo formado pelos jogadores, os clubes terão de se adequar ao “Fair Play Financeiro”, já existente na Europa. No calendário, os times de menor expressão passariam a atuar mais vezes no ano, diminuindo o número de partidas dos considerados grandes. Além disso, seria criada a Série E do Campeonato Brasileiro.


 – Que a CBF, independentemente de quem seja o presidente, Marín ou Teixeira, trabalhe para o futebol brasileiro, o crescimento dos atletas, dos clubes. As empresas vão investir se gente séria estiver à frente. O ministro do Esporte, seja quem for, está na hora de fazer alguma coisa em prol do futebol brasileiro. Esquecer o que é melhor para angariar votos. Quando as decisões políticas mais promíscuas são tomadas, eles usam o futebol para esconder isso do povo, fazem com que processos obscuros tramitem no congresso. Não somos os garis do Rio, que têm todo direito de pedir aumento. Não estamos pedindo Bolsa Família ou Bolsa Atleta. Estamos pedindo emprego e organização – disse.

– Hoje, você vê atleta olímpico fazendo “vaquinha” para poder treinar. Até para “nego” condenado na cadeia arrecadam mais do que o esporte. Estamos gastando R$ 20 bilhões em estádios e não temos um calendário decente – emendou.


O goleiro garantiu que o Bom Senso não tem qualquer pretensão de passar a organizar o futebol brasileiro no lugar da CBF, mas admitiu que os clubes deveriam ter mais força para a elaboração dos torneios.

– Antigamente, eram três rádios e duas televisões. Hoje, você tem mais de 100 emissoras cobrindo um grande evento. O celular era daquele antigo, o de hoje tem até TV. O futebol parou no tempo. Ninguém quer ganhar nada. Não entendo porque tudo tem de passar pela CBF. Por que os dirigentes não se reúnem e formatam um campeonato? Mais de 85% dos jogadores não ganham dois salários mínimos. Não podemos jogar 16 semanas seguidas às quartas e aos domingos e querer que dê público em todos. Não estamos pedindo nada que não seja pessoas de bem querendo o melhor para o futebol brasileiro.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/03/ceni-faz-duras-cobrancas-pede-ingressos-baratos-e-cogita-greve.html


Altitude? Fla evita dramatizar 3.600m de La Paz, e Hernane vê 'jogo da vida'

Temor de brasileiros, assunto fica em segundo plano na preparação rubro-negra para enfrentar o Bolívar. Sem medo, atacante confia na vitória: 'No ruim, vai ser empate'

Por Direto de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia

A altitude ainda causa temor nos clubes brasileiros. Embora não exista contestação sobre seus efeitos nos jogadores de futebol, só de pensar em jogar a milhares de metros acima do nível do mar já assusta quem não está habituado a esta realidade. O Flamengo vai ser o próximo a enfrentar esta adversidade, no entanto, falar menos sobre o assunto tem sido a ordem na preparação rubro-negra na Bolívia. A preocupação é evitar uma dramatização da situação que o time vai viver na quarta-feira, contra o Bolívar, em La Paz, a 3.600m acima do nível do mar.

Renato Augusto, Real Potosí x Flamengo (Foto: Agência O Globo) 
Em 2007, o meia Renato Augusto precisou de 
balão de oxigênio à beira do campo em Potosí 
(Foto: Agência O Globo)
O Flamengo tem experiência no assunto e ficou marcado por imagens de 2007, nos mais de 4 mil metros de altitude em Potosí, quando alguns jogadores foram à beira do campo para respirar em um balão de oxigênio durante o empate por 2 a 2 contra o time da casa na Libertadores. Mas aquelas cenas não estão previstas no roteiro rubro-negro. O grupo vem tratando o confronto com o Bolívar como um jogo importante, mas não um desafio de proporções que vão além do campo. E Hernane se mostrou confiante para voltar ao Brasil ao menos com um ponto conquistado.

- Vou encarar como o jogo da vida. Acho que, no ruim, vai ser empate. Mas o Flamengo foca sempre na conquista dos três pontos. Existe uma pressão pela importância da partida, não tem que ficar pensando na altitude, mas em estar pronto para vencer as dificuldades e o jogo.

Vou encarar como o jogo da vida. Acho que, no ruim, vai ser empate. Existe uma pressão pela importância da partida, não tem que ficar pensando na altitude, as em estar pronto para vencer as dificuldades e o jogo"
Hernane, atacante do Flamengo
O Flamengo teve outros confrontos na altitude em jogos da Libertadores. Um deles, justamente contra o Bolívar, em 1983, quando perdeu por 3 a 1 em La Paz. Na época, as dificuldades do ar rarefeito afligiam mais os clubes. Além do jogo de 2007, houve outro confronto com o Real Potosí, que terminou 2 a 1 para o clube boliviano, em 2012. Por fim, em 2008, vitória rubro-negra por 3 a 0 sobre o Cienciano, em Cuzco, no Peru.

- Acho que os fatores sempre vão estar lá. Mas a equipe deles demonstrou força no Maracanã. Em muitos momentos, não conseguimos impor o nosso ritmo. Temos que ter tranquilidade. O importante é a cabeça boa para jogar esse jogo, um dos mais importantes da temporada - comentou Carlos Eduardo, que será titular na vaga de Elano, machucado.

Na comissão técnica, o preparador físico Joelton Urtiga vem fazendo um trabalho específico para esse jogo. Porém, sem chamar a atenção dos jogadores para o caso. Cilindros de oxigênio estão na bagagem do Flamengo, mas não estarão à mostra, justamente para evitar uma predisposição a qualquer sintoma.

O Flamengo precisa pontuar em La Paz para se manter na briga pela classificação para as oitavas de final. O time tem quatro pontos, em segundo lugar no Grupo 7 da Libertadores. O líder é o Emelec, do Equador, com seis. O Léon, do México, com quatro, e o Bolívar, com dois, completam a chave.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/03/altitude-fla-evita-dramatizar-3600m-de-la-paz-e-hernane-ve-jogo-da-vida.html

Após batida em Massa, Kobayashi se irrita: 'Como parar sem o freio traseiro?

Japonês tirou o brasileiro do GP da Austrália logo na primeira volta em Melbourne

Por Melbourne, Austrália

Kamui Kobayashi caterham felipe massa williams largada gp da austrália (Foto: Agência Reuters)Carro de Kamui Kobayashi acertou Felipe Massa logo na primeira volta (Foto: Agência Reuters)
Depois de ser acertado pelo Kamui Kobayashi logo na primeira curva e ser obrigado a abandonar o GP de Austrália, no último domingo, Felipe Massa cruzou o paddock irritado, sem entender a largada desastrosa do japonês. O brasileiro pediu uma punição severa ao adversário, que voltou à Fórmula 1 nesta temporada depois de conseguir arrecadar fundos com os fãs para "comprar" uma vaga na Caterham. 

A equipe acabou não sendo punida pelos comissários em Melbourne, já que foi comprovado que o sistema de freios eletrônicos não funcionou, impossibilitando que o piloto freasse o carro. 

Kobayashi recebeu algumas críticas de seguidores em seu perfil no Twitter e acabou se irritando.
- Alguém me critica no Twitter, mas eu queria perguntar como eu faço para parar o carro sem o freio traseiro? Preciso pular do carro e o empurrar? - disse o japonês, após a disputa em Albert Park.


Kobayashi acidente GP Austrália (Foto: AFP) 
Caterham de Kobayashi teve um problema no 
sistema de freios, e japonês perdeu o controle
na Austrália (Foto: AFP)
Nico Rosberg venceu a prova de abertura da temporada, mostrando que a Mercedes é uma das times favoritos ao título. Após colocar a RBR na primeira fila do grid, o "anfitrião" Daniel Ricciardo assegurou o segundo lugar e comemorou muito o que seria seu primeiro pódio e o primeiro de um australiano em casa. Mas, após a corrida, o piloto foi desclassificado em razão de irregularidades no sistema de fluxo de combustível de sua RBR. 



saiba mais

  • Pacotão F-1: brilho de Nico, trapalhada de Koba sobre Massa, e vacilo da RBR
  • Rosberg sobra no GP da Austrália, e Massa tem estreia frustrada por Koba

A equipe tetracampeã só teve motivos para lamentar nesse domingo: Sebastian Vettel abandonou o RB10 ainda na quinta volta. Com a exclusão de Ricciardo, o dinamarquês Kevin Magnussen subiu para segundo com a McLaren. E a equipe, que não tinha um piloto entre os três primeiros há mais de um ano pôde comemorar dobrado, já que Jenson Button pulou para terceiro. De quebra, o time inglês assumiu a liderança do campeonato de construtores, com 33 pontos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/apos-batida-em-massa-kobayashi-se-irrita-como-parar-sem-o-freio-traseiro.html

Douglas passa mal durante treino no CT do São Paulo e dá susto

Jogador fazia trabalho físico no gramado quando teve uma indisposição e precisou ser atendido pelos médicos

Por São Paulo

O lateral-direito Douglas deu um susto nos companheiros e na comissão técnica do São Paulo durante o treino desta terça-feira pela manhã, no CT da Barra Funda. O jogador passou mal e precisou ser atendido pelo departamento médico do Tricolor ainda no gramado.

Douglas realizava um trabalho físico sob um sol forte quando não se sentiu bem. O volante João Schmidt, parceiro dele no trabalho, precisou ajudá-lo a sentar no campo até que os membros do corpo clínico chegassem. 

 
Douglas são paulo treino passa mal (Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado) 
Douglas passa mal e recebe atendimento médico 
(Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado)
 
Em seguida, Douglas foi levado para a parte interna do centro de treinamentos para ser reavaliado. Segundo o departamento médico do Tricolor, o lateral teve um mal súbito, mas as causas ainda não foram detectadas. O jogador passará por exames e não participará do treino marcado para o período da tarde, também no CT da Barra Funda.

- Foi só um susto, mas já estou pronto pra outra. Estava treinando normalmente quando não me senti bem e fui atendido pelos médicos. Felizmente isso já passou e estou melhor de novo - disse Douglas, em entrevista ao site oficial do clube.

O lateral foi poupado da partida contra o Ituano, no último fim de semana, no Morumbi, e vira dúvida para enfrentar o Botafogo, domingo, em Ribeirão Preto, pela última rodada do Paulistão. Luis Ricardo é a opção para a posição.


Douglas são paulo treino passa mal (Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado) 
Douglas passou mal em treino sob forte calor em 
São Paulo (Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2014/03/douglas-passa-mal-durante-treino-no-ct-do-sao-paulo-e-da-susto.html

Muricy vê Ceni e Neymar como exemplos e cobra Alexandre Pato

Técnico elogia atacante, mas afirma: 'Ele tem de querer um pouco mais'

Por São Paulo

Alexandre Pato recebeu elogios do técnico Muricy Ramalho depois de sua estreia pelo São Paulo, diante do CSA, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. O atacante deu uma assistência para Osvaldo e até fez um gol, que acabou corretamente anulado. O jogador, porém, terá de fazer ainda mais para agradar o treinador tricolor, que cobrou mais vontade do jogador durante o programa “Bem, Amigos”.

- Ele tem de querer um pouco mais. Você vê que ele é um bom menino, é profissional. Ele sabe que é uma oportunidade para resolver a vida dele. Não dá mais para passar por um grande clube como passou pelo Corinthians. Acho que ele está querendo muito. O cara tem de se dedicar mais em campo. A turma dele tem de fazer um scout também. Quantos chutes deu ao gol? Quantas assistências? Está fazendo o que no campo? Tem de produzir. Isso é querer mais. Ele é goleador, então tem de fazer gols - disse Muricy.


saiba mais

Como iniciou o Paulistão no Corinthians, Pato não pode jogar o estadual, mas participa dos treinos do São Paulo normalmente. O técnico disse que ele é um jogador diferenciado e que pode fazer uma dupla de armação com Paulo Henrique Ganso, apesar de ser atacante. Para Muricy, Pato só precisa seguir o exemplo de jogadores esforçados, como o goleiro Rogério Ceni, ídolo são-paulino, e o atacante Neymar, craque do Barcelona e da Seleção.

Pato no treino do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net) 
Pato não pode jogar pelo São Paulo no Paulistão 
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
 
- O exemplo é o Rogério Ceni. Ano passado estávamos para cair. Ele foi criado no clube, como eu, e não queria aquilo. Cheguei ao CT e vi a sala de musculação toda acesa, ouvi um barulho. Que estranho! Fui ver o que era. Ele estava fazendo exercício às 23h30m. Isso é querer mais. Não é ficar olhando para o relógio querendo ir embora - disse Muricy.

Rogério Ceni (Foto: Marcos Ribolli) 
Para Muricy, Rogério Ceni é exemplo de
dedicação (Foto: Marcos Ribolli)
 
- Poucos jogadores são assim. Fernandão era assim no Internacional. Neymar também. Esse é diferente em tudo. Eu queria mandar ele para piscina para descansar, mas ele queria treinar. Treinava com os caras que não jogavam e ainda batia faltas depois. E não doía nada. Por isso é o Neymar. Tem de pegar esses caras como exemplos - completou o técnico.

Muricy Ramalho ainda explicou como pretende montar seu setor ofensivo quando Pato estiver em campo. Luis Fabiano e Osvaldo são os titulares no Paulistão e estão em boa fase.

- Eu vou sentir na hora do jogo (como vou usar o Pato). Acho que ele é um segundo atacante. Gostei da função que ele fez em Maceió, no lugar do Ganso. Claro que podemos mudar para dois meias, para jogar com dois atacantes, mas não temos dois meias clássicos. O Pabón é ponta de lança, é agressivo. Que controla jogo, só temos o Ganso. Nosso time é muita correria. Pato aberto tira as características dele. Ele tem de jogar livre, atrás do Luis Fabiano e às vezes encostando no Luis - disse Muricy.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/bem-amigos/noticia/2014/03/muricy-ve-ceni-e-neymar-como-exemplos-e-cobra-alexandre-pato.html

Quem manda é Mourinho: como o português torna as coletivas especiais

Sincero, treinador do Chelsea exerce fascínio entre jornalistas com a mesma facilidade com que cria boas frases

Por Londres


saiba mais

A entrevista coletiva de José Mourinho estava marcada para as 19h de Londres (16h no horário de Brasília), mas, 12 minutos antes do previsto, o treinador do Chelsea entrou na sala de conferência na sede do clube. As cadeiras reservadas para os jornalistas já estavam lotadas. Tudo pronto para o show do "Special One" antes da partida entre Chelsea e Galatasaray, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, nesta terça, às 16h45m (de Brasília) - o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Famoso pela sinceridade - e, consequentemente, pelas polêmicas -, Mourinho goza de muito mais boa vontade na imprensa inglesa do que na espanhola, com quem teve diversos atritos no período em que comandou o Real Madrid - ele chegou a enviar o auxiliar técnico antes de partidas importantes. Em Londres, sua chegada é acompanhada de sussurros respeitosos.


Mourinho coletiva Chelsea (Foto: EFE) 
José Mourinho faz olhar de indiferença durante
 a coletiva prévia ao duelo contra o Galatasaray
  (Foto: EFE)

Mourinho sabe lidar com a mídia, mas não é exatamente simpático. O semblante é sempre sério, com o olhar quase sempre fixo para baixo - em raras ocasiões, ele "varre" a sala, como se tentando identificar cada um dos homens que estão ali para ouvir o que ele tem para falar.

Se as perguntas sobre Drogba recebem respostas triviais, logo Mourinho começa seu show. 


Questionado se aceitaria o convite de Roberto Mancini para jantar, caso o Galatasaray vencesse, com tudo pago pelo italiano, o português foi direto.


Mourinho Chelsea (Foto: AFP)Mourinho se irritou com repórteres (Foto: AFP)
— Não — disse, com os olhos fixos no repórter, sério, enquanto os jornalistas riam.

Mas, depois de elaborar suas críticas a Mancini, Mourinho voltou a artilharia para a própria imprensa. Ao ser perguntado sobre a expulsão de Ramires na derrota para o Aston Villa no último sábado, ele saiu em defesa do brasileiro e reclamou do jornalista.

— Você não tem algo mais importante para perguntar sobre este jogo do que um carrinho aos 47 minutos do segundo tempo? Não quero responder sua pergunta — disse, causando silêncio na sala, para logo depois completar, como se precisasse finalizar o raciocínio.



Mourinho coletiva Chelsea (Foto: Reuters) 
Treinador não costuma encarar os jornalistas 
durante as coletivas (Foto: Reuters)

— Eu acho que este carrinho foi uma consequência do restante do jogo. Em vez de perguntar sobre o desarme, você deveria perguntar sobre o porquê do desarme.



Mourinho coletiva Chelsea (Foto: AFP)Técnico é respeitado por ingleses (Foto: AFP)
Já com o clima pesado, Mourinho não deu chance a outro jornalista, que perguntou se ele se sentia pressionado pelos feitos de Avram Grant e Roberto Di Matteo, técnicos que levaram o Chelsea à final da Liga dos Campeões.

— Não — afirmou, desta vez sem se alongar, claramente incomodado com a comparação.

Após, mais algumas perguntas, Mourinho se levantou para deixar a sala. Ao todo, ficou 15 minutos à disposição da imprensa. Cumprimentou o tradutor turco, saiu ao lado do assessor do Chelsea e deu lugar ao zagueiro Cahill.

E, então, boa parte dos jornalistas deixou a sala. 



Mourinho coletiva Chelsea (Foto: AP) 
Português costuma soltar pérolas durante os 
encontros com os jornalistas (Foto: AP)