quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bayer Leverkusen anuncia a contratação de Wendell por 5 anos

Lateral-esquerdo, porém, só irá para a Europa após a disputa da Libertadores pelo Grêmio

Por Porto Alegre

Wendell é anunciado no site do Bayer Leverkusen (Foto: Reprodução)Wendell foi anunciado nesta quinta-feira no
site do Bayer Leverkusen (Foto: Reprodução)
 
Wendell é, oficialmente, o novo reforço do Bayer Leverkusen. O anúncio da contratação foi divulgado no site do clube alemão nesta quinta-feira. O acordo, porém, já havia sido revelado pelo empresário Gian Petruziello pelo Twitter. Segundo o texto, o lateral-esquerdo, destaque do Grêmio na Libertadores, será jogador do time até junho de 2019. 

O jovem de 20 anos, no entanto, só viajará para se apresentar na Europa após a disputa da Libertadores pelo Grêmio. O Tricolor gastou R$ 300 mil para levar Wendell por empréstimo junto ao Londrina no segundo semestre de 2013. Com a venda de Alex Telles para o Galatasaray, o clube correu para comprar parte de seus direitos econômicos na virada do ano. O investimento foi feito por um empresário. 

Wendell foi reserva durante o Brasileirão de 2013, mas assumiu a titularidade da equipe neste ano com a saída de Telles. Ele não só se firmou na lateral esquerda como virou um destaques da equipe da temporada. O novo jogador do Bayer marcou um gol com a camisa do Grêmio e deu passe para o gol de Ramiro na vitória por 3 a 0 sobre o Nacional de Medellín, na última terça-feira, pela Libertadores.

wendell grêmio negociação venda bayer leverkusen (Foto: Reprodução) 
Empresário de Wendell anuncia o acordo com o 
time alemão (Foto: Reprodução)

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

 
saiba mais




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/02/bayer-leverkusen-anuncia-contratacao-de-wendell-por-5-anos.html

Adebayor faz dois, Tottenham vira sobre o Dnipro e avança às oitavas

Togolês decide o jogo no segundo tempo após expulsão injusta de jogador do time ucraniano. Adversário na próxima fase será o Benfica, que venceu o PAOK por 2 a 0

Por Londres, Inglaterra


saiba mais

O Tottenham conseguiu uma virada histórica nesta quinta-feira, em White Hart Lane, em jogo válido pela Liga Europa. Até os 11 minutos do segundo tempo, com o resultado agregado, os ingleses perdiam para o Dnipro por 2 a 0. Porém, com bela atuação do dinamarquês Christian Eriksen e do togolês Emmanuel Adebayor, os Spurs venceram os rivais por 3 a 1 e avançaram para as oitavas de final da Liga Europa. O adversário na próxima fase será o Benfica, que venceu o PAOK por 2 a 0.

Após um primeiro tempo com poucas emoções, o Tottenham foi surpreendido pelo Dnipro, que contou com os brasileiros Matheus, revelado pelo Itabaiana (Sergipe), e Giuliano, ex-Internacional. Aos três minutos da etapa final, Zozulya colocou os visitantes em vantagem. Com tempo para chegar à vaga, os Spurs se lançaram ao ataque.

Liga Europa tottenham Adebayor (Foto: Getty Images) 
Adebayor comemora um de seus gols na vitória
 do Tottenham, que avançou às oitavas do 
torneio (Foto: Getty Images)

E os torcedores do Tottenham sofreram até o apito final. Gol anulado de Soldado, bola na trave do Dnipro... No entanto, aos 11, Eriksen cobrou falta da entrada da área com perfeição e deixou tudo igual em White Hart Lane. Ainda restavam dois gols para alcançar a classificação.


Liga Europa Tottenham Eriksen (Foto: ap)Eriksen se destaca no triunfo dos Spurs (Foto: AP)
 
O que parecia impossível se tornou mais fácil a partir dos 18. Antes de cobrança de falta da direita, Vertonghen simulou ter sido agredido por Zozulya, que acabou expulso. Os dois jogadores chegaram tocar cabeça com cabeça, mas nada que justificasse a encenação do belga, que se atirou no gramado. Com um a mais, os Spurs avançaram a marcação e pressionaram o Dnipro. Dois minutos após o cartão vermelho, Erikesen cruzou e Adebayor surgiu livre para empurrar para a rede: 2 a 1 (2 a 2, no placar agregado). 

Ainda faltava um gol para a tão sonhada classificação e ele surgiu aos 24 minutos. Fryers acertou um belo lançamento para Adebayor, que se antecipou ao zagueiro ucraniano, dominou a bola no peito e, já dentro da área, deu um leve toque para vencer o goleiro Boyko.

Com o resultado favorável, os ingleses passaram a tocar a bola. Lloris ainda fez duas boas defesas em finalizações de Konoplyanka e Rotan. Porém, o dia era mesmo dos Spurs, que avançaram às oitavas de final da Liga Europa.




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2014/02/adebayor-faz-dois-tottenham-vira-sobre-o-dnipro-e-avanca-oitavas.html

Higuaín marca, Napoli se classifica e encara Porto nas oitavas. Shakhtar cai

Argentino marca importante gol em vitória por 3 a 1 diante do Swansea. Zagueiro convocado pela França decide para portugueses. Sevilla e Bétis confirmam clássico

Por Nápoles, Itália


saiba mais

Napoli e Porto farão um dos duelos mais aguardados das oitavas de final da Liga Europa. A confirmação saiu nesta quinta-feira com a classificação da dupla em jogos complicados: os italianos venceram o Swansea City, por 3 a 1, no Estádio San Paolo, com importante contribuição do centroavante argentino Gonzalo Higuaín, autor de um gol e uma assistência para Insigne. No jogo de ida, havia empatado por 0 a 0, mas chegou a sofrer nos instantes finais até fechar o caixão com Inler, em contra-ataque.

O Porto precisou de dose de drama ainda maior. Depois de empatar por 2 a 2 com o Eintracht Frankfurt na última semana, no Dragão, os portugueses conseguiram arrancar um 3 a 3 na Alemanha e avançaram pelo critério de gols fora de casa. O zagueiro Mangala, convocado nesta quinta para a seleção francesa, foi o herói ao anotar dois gols. Coube ao argelino Ghilas, no entanto, fazer o último dos lusos, aos 41 minutos, selando a vaga. Aigner e Meier, duas vezes, marcaram para os donos da casa.



Higuain Napoli (Foto: AFP) 
Higuaín fez o segundo do Napoli sobre o 
Swansea (Foto: AFP)


Também haverá um clássico espanhol nas oitavas: Sevilla x Bétis. O primeiro confirmou o favoritismo e derrotou o Maribor, por 2 a 1, em casa (2 a 2 na ida), enquanto o segundo surpreendeu o Rubin Kazan, na Rússia, ao vencer por 2 a 0 (empatou por 1 a 1 na ida).

Dentre as decepções, o Shakhtar Donetsk foi eliminado em casa para o Viktoria Plzen, da República Tcheca, com derrota por 2 a 1 (1 a 1 na ida). Os brasileiros Ilsinho, Alex Teixeira, Douglas Costas, Bernard, Taison e Luiz Adriano participaram do jogo - inclusive o último foi o responsável pelo gol de honra dos ucranianos, já no fim da partida. Na Bulgária, o Lazio chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas cedeu o empate por 3 a 3 e também saiu da competição.



Liga Europa Porto jogadores comemoração (Foto: Reuters) 
Jogadores do Porto festejam a classificação 
heroica na Alemanha (Foto: Reuters)

FONTE:

Mistão do Juventus supera turcos e garante clássico com a Fiorentina

Gols de Vidal e Osvaldo garantem outra vitória por 2 a 0 diante do Trabzonspor, agora fora de casa. Viola confirma favoritismo e vantagem contra dinamarqueses

Por Trabzon, Turquia


saiba mais

Além de Sevilla x Bétis, um outro clássico está garantido nas oitavas de final da Liga Europa: Juventus x Fiorentina confirmaram os prognósticos após o sorteio e conseguiram avançar de fase sem muitos problemas nesta quinta-feira. A Velha Senhora, que construiu uma confortável vantagem na ida (2 a 0), foi à Turquia com um time misto para enfrentar o Trabzonspor. Não fez feio e venceu pelo mesmo placar graças aos gols de Vidal e Osvaldo.

O duelo foi todo resolvido no primeiro tempo. O chileno abriu o placar aos 18 minutos, aproveitando rebote do goleiro Kivrak em chute de Giovinco. A "Formiga Atômica" da Velha Senhora também deu a assistência para Osvaldo, contratado no último dia da janela de transferências de inverno, ampliar. 



Liga Europa Juventus Vidal (Foto: EFE) 
Chileno Vidal fez o primeiro do Juventus na 
Turquia (Foto: EFE)

Com o confronto definido, o técnico Antonio Conte poupou Pogba com uma curiosa substituição aos 37 minutos, pois sua equipe enfrentará o Milan pelo Campeonato Italiano, no domingo. Vidal, suspenso, continuou em campo, mas Tevez, Llorente e Lichtsteiner, por exemplo, sequer deixaram o banco de reservas.

A Fiorentina também teve vida fácil. Depois de fazer 3 a 1 no Esbjerg, na Dinamarca, também dosou os seus titulares em Florença. Empatou por 1 a 1 e avançou às oitavas para confirmar o clássico com o Juventus. No único encontro entre ambos na atual temporada, melhor para a Viola, que venceu por 4 a 2, em virada incrível.



Liga Europa Fiorentina Josip Ilicic (Foto: EFE) 
Josip Ilicic anotou o único gol da Fiorentina 
(Foto: EFE)


FONTE:

Rogerinho é derrotado e Bellucci é único do país no Brasil Open

Número 147 do mundo, paulista cai nas oitavas de final ante Paolo Lorenzi (114º), em São Paulo. Thomaz Bellucci ainda joga nesta quinta

Por São Paulo

Rogerio Brasil Open (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)Rogerinho é eliminado no Brasil Open
(Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)
Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, deu adeus nesta quinta-feira à tarde ao Brasil Open. Número 147 do mundo e 3 do Brasil, o paulista foi derrotado pelo italiano Paolo Lorenzi (114º) por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3), em duelo das oitavas final, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Agora, o único brasileiro na competição – tanto em simples, como em duplas – é o número 1 do Brasil e 108 do mundo, Thomaz Bellucci, que vai tentar uma vaga nas quartas de final contra o austríaco Andreas Haider-Maurer (110º), por volta das 19h30 (horário de Brasília).


Como não recebeu convite da organização do Brasil Open, Rogerinho precisou vencer duas partidas no qualifying para entrar na chave principal. O maior número de jogos nesta semana do que o seu oponente acabou pesando nos momentos mais importantes da partida. Visivelmente cansado, o brasileiro não conseguia acompanhar o forte ritmo imposto pelo italiano.

O primeiro set foi bastante equilibrado. Rogerinho chegou a quebrar o saque de Lorenzi e abriu 3 a 1. Porém, logo depois ele foi quebrado e, a partir daí, o europeu não saiu mais da frente do marcador. Ele quebrou mais uma vez o serviço do paulista e fechou a primeira parcial em 6/4.

No segundo set, Rogerinho começou mal e viu Lorenzi fazer o que quisesse em quadra. Quando entrou no jogo, o brasileiro chegou a quebrar o saque de Lorenzi e encostar no placar em 2 a 3. Só que o italiano mostrou força e logo devolveu a quebra, confirmou seu serviço e ainda cedeu um game ao rival até fechar o segundo set em 6/3 e o jogo por 2 sets a 0. Nas quartas de final, Paolo Lorenzi vai encarar o argentino Juan Monaco (43º do ranking).

Rogerio Brasil Open (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto) 
Rogerinho perde e Brasil tem apenas Bellucci 
na chave principal (Foto: Gaspar 
Nobrega/Inovafoto)


FONTE:

Andy Murray e David Ferrer avançam às quartas do ATP 500 de Acapulco

Britânico busca primeiro título da temporada e vem recuperando seu melhor tênis desde a cirurgia nas costas, em setembro de 2013. Gulbis também se classifica

Por Acapulco, México

Após o susto na estreia, Andy Murray confirmou o favoritismo e assegurou a vaga nas quartas de final do ATP 500 de Acapulco, no México. Na madrugada desta quinta-feira, o britânico precisou de 1h42 para superar o português João Sousa por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Sem títulos desde Wimbledon, o número 7 do mundo é um dos mais cotados a levar o troféu no piso duro mexicano. Murray teve o saque quebrado logo no primeiro game da partida, mas se recuperou e controlou as ações até o fim. 

tenis Andy Murray ATP Acapulco (Foto: AP) 
Após estreia irregular, Andy Murray confirma o 
favoritismo ao vencer o português João Sousa 
no México (Foto: AP)
 
O seu próximo adversário será o francês Gilles Simon, cabeça de chave 6, que venceu na quarta-feira o americano Donald Young por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3. O britânico enfrentou o francês em 12 oportunidades e perdeu apenas uma vez, há sete anos. 

Em setembro do ano passado, o britânico foi submetido a uma cirurgia nas costas e vem evoluindo desde então. O atleta, que busca a primeira conquista na temporada 2014, foi eliminado nas quartas de final do ATP de Roterdã e do Aberto da Austrália. Campeão dos Jogos de Londres, Murray ainda ajudou o Reino Unido e se classificar para as quartas da Copa Davis e pode retornar ao top 5 nesta semana.
 
David Ferrer ATP Acapulco (Foto: AP)David Ferrer conquista sua 40ª vitória sibre um espanhol (sem contar com Nadal) (Foto: AP)
 
Quem também avançou à próxima fase em Acapulco foi o espanhol David Ferrer, número 4 do mundo, que garantiu a sua 40ª vitória seguida sobre um compatriota (com exceção de Rafael Nadal) ao bater Feliciano Lopez, 37º do ranking, por 2 a 0, parciais de 7/6 (1) e 6/2. Após um início equilibrado, Ferrer deslanchou na partida. Nas quartas, ele pega o sul-africano Kevin Anderson (21º), que despachou o americano Sam Querrey por 2 a 0, parciais de 7/6 (7-2) e 6/4.

Recentemente, o espanhol levou o título do ATP 250 de Buenos Aires pelo terceiro ano seguido.
Depois de massacrar o belga David Goffin no primeiro set, o letão Ernests Gulbis freou a reação do rival, vencendo por 2 a 1, parciais de 6/1, 3/6 e 7/6 (7-5). Na próxima fase, Gulbis mede forças com o búlgaro Grigor Dimitrov, que tirou da disputa o cipriota Marcos Baghdatis por 2 a 0 (6/1 e 6/4), sem dificuldades.

Vice-campeão do Rio Open, o ucraniano Alexandr Dolgopolov também carimbou o passaporte para as quartas em Acapulco ao derrotar o francês Jeremy Chardy por 2 a 0 (6/3 e 6/4). Para avançar, precisa passar pelo croata Ivo Karlovic, que venceu o israelense Dudi Sela em um duelo disputado: 2 a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/2.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/andy-murray-e-david-ferrer-avancam-quartas-do-atp-500-de-acapulco.html

Rival desiste, e Djokovic avança à semi de Dubai sem entrar em quadra

Em busca do quinto título do ATP 500 dos Emirados Árabes Unidos, sérvio ganha folga inesperada nesta quarta-feira

Por Dubai, Emirados Árabes Unidos

tênis novak djokovic atp de Dubai (Foto: Agência Reuters)Novak Djokovic teve pouco trabalho neste ATP 500 de Dubai (Foto: Agência Reuters)
 
Novak Djokovic ganhou uma folga inesperada nesta quinta-feira. O sérvio nem precisou entrar em quadra para avançar à semifinal do ATP 500 de Dubai. O russo Mikhail Youzhny teve uma indisposição, não se sentiu em condições para jogar e desistiu do confronto com o número 2 do mundo pelas quartas de final da competição.

Cabeça de chave número 1, Djokovic defende o título do torneio e deu mais um passo na caminhada em busca da quinta conquista nos Emirados Árabes Unidos. Ele não teve trabalho para passar pelo uzbeque Denis Istomin e pelo espanhol Roberto Bautista Agut nas rodadas anteriores. Na semifinal, porém, o sérvio deve encarar uma pedreira. Ele pega o vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer e o tcheco Lukas Rosol.

O alemão Philipp Kohlschreiber é outro semifinalista de Dubai. Nesta manhã, ele bateu o tunisiano Malek Jaziri por 2 sets a 0 - parciais de 6/3 e 6/2. O tenista enfrenta agora o vencedor do confronto entre o tcheco Tomas Berdych e o francês Jo-Wilfried Tsonga.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/rival-desiste-e-djokovic-avanca-semi-de-dubai-sem-entrar-em-quadra.html

Federer arrasa Rosol em 58 minutos e enfrenta Djokovic na semi de Dubai

Suíço arranca aplausos da torcida em show diante de tcheco pelas quartas de final

Por Dubai, Emirados Árabes Unidos

Roger Federer distribui as bolas, coloca Lukas Rosol para correr. O tcheco até tenta correr para evitar o lobby do suíço, que mostrou categoria para encobrir o adversário. Nesta quinta-feira, todos os aplausos foram para o número 8 do mundo no ATP 500 de Dubai. Com um vasto repertório, ele deu show e arrasou o 49º do ranking com um duplo 6/2 em apenas 58 minutos. O suíço, que tem residência na cidade dos Emirados Árabes Unidos, avançou às semifinais e deu mais um passo na caminhada em busca do sexto título da competição, só que terá pela frente agora o sérvio Novak Djokovic, vice-líder do ranking da ATP.

Tênis roger Federer  ATP de Dubai (Foto: Agência Reuters) 
'Em casa', Roger Federer  dá show no ATP 500 
de Dubai (Foto: Agência Reuters)
Rosol deu indícios de que poderia dificultar o jogo para Federer. O tcheco foi agressivo em seus ataques para confirmar seu serviço no game inicial e defendeu smash para quebrar o suíço em uma devolução de saque. Foi o suficiente para o número 8 do mundo acordar e dar show. Ele se aproveitou dos erros não forçados do adversário na subida de rede e disparou seu arsenal de bolas vencedoras. Com 86% de aproveitamento no primeiro serviço, Federer deu uma aula e venceu seis games seguidos para levar o set em 6/2.


saiba mais

O tcheco novamente começou em vantagem na segunda parcial, mas não resistiu diante da categoria do cabeça de chave número 4 da competição. Nas paralelas, nas cruzadas, no saque. Foi amplo o repertório de Federer, que arrancou aplausos do público em Dubai em um belo lobby (jogada em que o tenista encobre o adversário que vai à rede) para vencer o quinto game seguido. Rosol até reagiu confirmando um serviço, mas o suíço não vacilou e repetiu o placar do primeiro set: 6/2.

Nem deu tempo para cansar. Federer estará inteiro para o esperado confronto contra Novak Djokovic na semifinal da competição. O número 2 do mundo, aliás, nem precisou entrar em quadra para avançar nesta quinta-feira. Ele contou com a desistência do russo Mikhail Youzhny para ganhar uma folga. No duelo desta sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), o sérvio pode igualar o confronto direto contra Federer, que o venceu 16 vezes.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/federer-arrasa-rosol-em-58-minutos-enfrenta-djokovic-na-semi-de-dubai.html

Camarote e arquibancada: presidente vibra com Botafogo em jogo no Chile

Maurício Assumpção revive lado torcedor ao celebrar gol do empate por 1 a 1,fora de casa, com o Unión Española. 'Sai rápido para o ataque', orienta do alto

Por Santiago, Chile

Torcedor apaixonado, Maurício Assumpção estava na pista do Aeroporto Santos Dumont para receber o Botafogo que chegava de São Paulo após a conquista do Campeonato Brasileiro de 1995. No ano seguinte, a equipe disputou a Libertadores pela última vez até 2014. Já presidente, ele não segurou seu lado torcedor mesmo num camarote do Estádio Santa Laura ao acompanhar o empate por 1 a 1 do Alvinegro com o Unión Española. Durante os 90 minutos, vibrou com o time e esbravejou muito, como se estivesse em seus tempos de arquibancada. 

Mauricio Assumpcão presidente Botafogo Chile (Foto: Gustavo Rotstein) 
Presidente do Botafogo torce, orienta e critica 
atuação de árbitro da partida no Chile 
(Foto: Gustavo Rotstein)
 
Acomodado numa área reservada do estádio, Maurício Assumpção assistiu à partida acompanhado de outros integrantes da diretoria, como o gerente Aníbal Rouxinol, o diretor comercial Ayrton Mandarino e os jogadores Aírton e Gegê, que ficaram fora do banco de reservas. Sem ligar para os olhares das pessoas que torciam pelo Unión Española em outros camarotes, o presidente do Botafogo não poupou a voz: gritou para corrigir os atletas em campo e para vibrar nos lances de perigo criados pela equipe alvinegra. 

Maurício Assumpção não deixou o árbitro Juan Soto em paz. Reclamou muito das faltas marcadas pelo juiz venezuelano, queixando-se de falta de critério em lances semelhantes a favor do Botafogo. Mas as críticas também se estenderam aos jogadores do Botafogo. Reclamou dos erros de passe que criaram contra-ataques para o Unión Española e chiou quando faltou objetividade. 
- Estão tocando para trás! Assim não dá! Eu não mereço isso! 

Union Espanola x Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein) 
Com ampla visão do campo, Maurício 
Assumpção orientou movimentação 
dos jogadores (Foto: Gustavo Rotstein)
 
O presidente aplaudiu um chute perigoso de Edílson, ainda no primeiro tempo, e chegou a gritar gol quando Ferreyra driblou Sánchez mas não conseguiu marcar o que seria o primeiro gol do Botafogo, já na segunda etapa. Quando viu que o Alvinegro tinha oportunidade de abrir o placar, mas preocupou-se em reclamar da arbitragem, esbravejou no camarote: 

- Sai rápido para o ataque. Estão reclamando de quê?! 
 
Nem mesmo quando Rubens Lopes entrou no camarote, por volta dos 20 minutos do segundo tempo, Maurício Assumpção conteve sua parte de torcedor. Ao lado do presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro – chefe da delegação alvinegra no Chile –, o presidente do Botafogo continuou vibrando, na esperança de ver uma vitória. 

No momento em que o Botafogo sofreu o gol, marcado por Chávez aos 29 minutos do segundo tempo, Maurício Assumpção não esboçou qualquer reação enfática. Somente baixou a cabeça e se calou. Mas o grito de alegria chegou pouco depois, quando Ferreyra subiu de cabeça para empatar a partida em 1 a 1. 

Ao ver a bola balançar a rede, o presidente levantou-se de sua cadeira para comemorar, talvez lembrando os dias em que era mais um entre os milhares que, na arquibancada do Maracanã, vibraram com o gol de seu xará em 1989, que deu fim a 21 anos sem títulos do Botafogo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/camarote-e-arquibancada-presidente-vibra-com-botafogo-em-jogo-no-chile.html

Botafogo repete estratégia e decide chegar a Quito no dia de partida

Jogo contra o Independiente Del Valle será na região metropolitana da capital do Equador, a 2.800m de altitude

Por Rio de Janeiro

Torcida Botafogo Deportivo Quito Libertadores (Foto: Fred Huber)Botafogo atuou na pré-Libertadores no Estádio Olímpico Atahualpa (Foto: Fred Huber)
 
Pela segunda vez na Libertadores 2014 o Botafogo vai jogar no Equador. Diante disso, o clube decidiu repetir contra o Idependiente Del Valle a estratégia adotada diante do Deportivo Quito, na fase prévia da competição. Assim, chegará à cidade de Sangolquí somente no dia da partida, marcada para 12 de março.

Sangolquí está localizada na região metropolitana de Quito, o que significa que a partida no Estádio General Romiñahui será a cerca de 2.800 metros de altitude. Assim, a delegação alvinegra passará quase dois dias em Guayaquil, no nível do mar, onde fará um treinamento, e viajará para Quito no dia do jogo contra o Idependiente Del Valle.


saiba mais

Além disso, todos os voos da viagem ao Equador serão fretados. O Botafogo viaja para Guayaquil depois do treino do dia 10 de março (segunda-feira) e volta de Quito logo após a partida, chegando ao Rio de Janeiro na manhã do dia 13. Assim como ocorreu no jogo contra o Unión Española no Chile, o clube deve oferecer pacotes de viagem aos torcedores que quiserem acompanhar a equipe no duelo contra o Independiente Del Valle.

Depois de empatar em 2 a 2 com o Unión Española jogando no Equador, o Independiente Del Valle enfrenta o San Lorenzo, nesta quinta-feira, em Buenos Aires, pela segunda rodada do Grupo 2 da Libertadores. O Botafogo ainda é o líder, com quatro pontos, após empate em 1 a 1 com a equipe chilena, na última quarta.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/botafogo-repete-estrategia-e-decide-chegar-quito-no-dia-de-partida.html

Edilson defende busca incessante do Bota por jogadas aéreas para Ferreyra

Autor da assistência para o Tanque, lateral acredita que estratégia era a mais adequada para encarar o Unión Española e o gramado do estádio Santa Laura

Por Rio de Janeiro

Edilson do Botafogo (Foto: Fred Huber) 
Edilson no desembarque do Botafogo no Rio 
de Janeiro, namanhã desta quinta-feira 
(Foto: Fred Huber)
 
O Botafogo passou boa parte do jogo contra o Unión Española apostando nas tentativas de lançar a bola pelo alto para Tanque Ferreyra finalizar ou fazer o pivô para quem vinha de trás. O lateral-direito Edilson defendeu a estratégia alvinegra, que, segundo ele era a mais adequada de acordo com as características da equipe chilena e do gramado do estádio Santa Laura.

De tanto tentar, o Bota conseguiu seu gol no empate em 1 a 1 justamente em uma cabeçada de Ferreyra. Edilson foi o autor da assistência.

- O Ferreyra é uma referência, e estudamos bastante a equipe adversária, que é baixa. Se não me engano, o maior tinha 1,84m. Felizmente, depois de uma jogada rápida, o Marcelo Mattos tocou para mim e eu consegui encontrá-lo na área. Na Libertadores vamos encontrar vários jogos assim, e precisamos jogar de acordo com os adversários. Lá as condições não eram as ideais, e o campo não permitia muito o toque de bola. Jogamos do jeito que precisava ser jogado - avaliou o lateral-direito.

 
A delegação alvinegra retornou ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira e agora volta a pensar no Carioca. No sábado, a equipe enfrenta o Macaé, em Moça Bonita. Os alvinegros vão ficar na torcida contra o Vasco, que enfrenta o Madureira nesta rodada e está na quarta colocação, três pontos à frente do Glorioso.

- O mais importante é pensarmos em vencer sábado e esquecer um pouco os outros resultados. 


Ainda tem muito campeonato pela frente e estamos nesta luta pela quarta vaga. O time que entrar em campo, independente de qual seja, vai estar representando o Botafogo e vai em busca da vitória.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/edilson-defende-busca-incessante-do-bota-por-jogadas-aereas-para-ferreyra.html

Mosaico preparado pela torcida atleticana não sai como esperado

Entrada do time alvinegro em campo para jogo contra o Independiente Santa Fé-COL ocorre com muitos lugares vagos na arquibancada do estádio Independência

Por Belo Horizonte

A festa havia sido preparada com antecedência com direito a mosaico atrás de um dos gols do estádio Independência, mas não ocorreu como o esperado. Assim que os jogadores do Atlético-MG entraram no gramado, havia muitos lugares vagos na arquibancada onde o mosaico foi preparado. Com isso, parte dele não ficou claro, mas nada que estragasse a festa.

Nas outras duas partes do estádio a programação saiu como o esperado. No setor destinado aos sócios, inúmeras faixas preto e branca com os dizeres “Galão da Massa” foram exibidas, enquanto do outro lado três bandeirões tomaram conta das cadeiras.

Já o show de fogos sobre a cobertura do estádio foi o tradicional, em diversas cores, e funcionaram como uma senha para que os torcedores que estavam do lado de fora entrassem e tomassem seus lugares. Apesar da boa presença de público, há espaços vazios nas arquibancadas do Horto, palco onde o Galo é praticamente imbatível. Na Libertadores de 2013, cinco vitórias e um empate em seis jogos.

Mosaico Torcida Atlético-MG Independência (Foto: Fernando Martins) 
Com lugares vazios atrás do gol, mosaico da 
torcida do Galo não saiu como esperado 
(Foto: Fernando Martins)
 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/02/mosaico-preparado-pela-torcida-atleticana-nao-sai-como-esperado.html

Deivid pede rescisão contratual do Coritiba e viaja para o Rio de Janeiro

Atacante falta ao treino desta quarta-feira e vai para a capital carioca. Em nota de sua assessoria, ele diz que time descumpriu acordo de pagamento de direitos de imagem

Por Curitiba

Deivid Coritiba Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Deivid deixou o clube nesta quarta-feira e foi para o Rio (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)
 
Representantes do atacante Deivid entraram com um pedido de rescisão contratual com o Coritiba por falta de pagamento dos direitos econômicos. Segundo nota publicada no site do jogador, assinada por seu representante, Felipe Carrilho, o pedido já foi ingressado na Justiça da capital paranaense e interrompe o contrato existente até abril de 2015. 

Deivid surpreendeu a todos nesta quarta-feira faltando ao treino previsto durante a tarde. Ele foi visto em um voo para o Rio de Janeiro onde, de acordo com a nota, ficará com a família aguardando a decisão judicial. Ainda durante a tarde, o vice-presidente de futebol do Coritiba, Paulo Thomaz de Aquino, disse ter sido pego de surpresa pela ausência do jogador.
 
- Fomos pegos de surpresa e estamos aguardando um telefonema. Não entrou em contato o com o clube e, se entrasse, estaríamos aliviados sobre todos os aspectos. Eu não tenho visto motivo de insatisfação até pela performance no campo. Até ontem estava trabalhando normalmente, disse o dirigente.

Segundo a nota, Deivid recebeu apenas dois meses de direitos de imagem desde a sua chegada no clube paranaense em 2012. Um acordo teria sido feito em 2013 para o pagamento, mas, também de acordo com a nota, não teria sido cumprido. De acordo com Aquino, uma reunião para tratar do assunto estava marcada para o próximo dia 10 de março. 

O Coritiba divulgou nota em seu site oficial afirmando que Deivid continua como jogador do time e informou que o clube somente irá se pronunciar através da Justiça.

Confira a nota completa abaixo:
Há um ano e meio no clube paranaense, atacante recebeu apenas duas parcelas referentes aos direitos de imagem

Após mais um descumprimento do acordo realizado no ano passado, referente a parcelas de direitos de imagem pendentes, representantes do atacante Deivid entraram na Justiça da capital paranaense com um pedido de liberação do restante do contrato com o Coritiba, válido até abril de 2015.

Contratado pelo clube paranaense em agosto de 2012, o atleta recebeu apenas dois meses de direitos de imagem. Em meados do ano passado, um acordo referente aos valores atrasados foi celebrado entre as partes, mas o clube quitou apenas uma parcela.

“Quando o Deivid saiu do Flamengo, teve que abrir mão de boa parte do que o clube lhe devia para poder assinar com o Coritiba. A diretoria do clube do Paraná, por sua vez, garantiu que iria cumprir com todos os compromissos, mas isso infelizmente não aconteceu”, declarou Felipe Carrilho, que representa os interesses do atacante.

PACIÊNCIA E PROFISSIONALISMO

Carrilho acrescenta que o atleta não deixou os problemas extracampo influenciarem em seu trabalho. “O Deivid foi profissional ao extremo, cumprindo com suas obrigações e honrando a camisa do Coritiba todas as vezes que entrou em campo. Ele também mostrou-se paciente e compreensivo, estando sempre aberto ao diálogo. O respeito com que foi tratado pela torcida neste ano e meio comprova isso”.

AO LADO DA FAMÍLIA NO RIO

Após a entrada do pedido de rescisão do contrato na Justiça, Deivid seguiu para o Rio de Janeiro, onde irá passar os próximos dias ao lado da família. O atleta não pretende se pronunciar sobre o assunto por enquanto.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2014/02/deivid-pede-rescisao-contratual-do-coritiba-e-viaja-para-o-rio-de-janeiro.html

Desabafo de Elias : 'Fecha uma janela, outra, e a porta de saída não se abre'

Na primeira entrevista desde início da novela sobre sua saída ou não do Sporting, volante reitera desejo de jogar no Fla e revela angústia vivida nos últimos dois meses

Por Lisboa, Portugal

Angustiado, sozinho, vendo as janelas de transferências se fecharem e a porta para sua saída do Sporting jamais se abrir. Depois de dois meses sem conseguir definir seu futuro, Elias desabafou e se pronunciou pela primeira vez desde o começo da novela sobre sua permanência - ou não - em Portugal. Comentou ainda a negociação frustrada para retornar ao Flamengo, um encontro com dirigentes do Fluminense, a distância da família e a indefinição sobre os rumos da sua carreira.
Em entrevista exclusiva ao programa Globo Esporte, Elias abriu o coração. O volante reitera sua vontade de voltar ao Rubro-Negro - ele ainda não desistiu -, mas ficou triste pela anunciada desistência do clube na sua contratação. O volante admite que um acerto com o Fluminense seria pouco provável, explica o motivo de ter recusado transferência para o futebol chinês, revela a angústia dos últimos dois meses, a dor por conta da distância do filho Davi e comenta sobre sua rotina em Portugal. 

- Muita vontade de voltar a atuar. Torço para encontrar essa luz no fim do túnel  para poder, quem sabe, voltar a vestir a camisa do Flamengo - disse Elias. 

Confira abaixo a íntegra da entrevista.

Elias flamengo Cruzeiro (Foto: Alexandre Loureiro / Agência Estado) 
Mal na foto: Elias reitera sua vontade de voltar 
para os braços da torcida rubro-negra, mas 
sabe que situação é delicada e lamenta 
todo imbróglio com o Sporting, de 
Portugal (Foto: Alexandre 
Loureiro / Agência Estado)
 
Você está quase esquecido em Portugal. Não joga, não dá entrevistas e está sem a família por perto...

Elias: Não posso fazer nada. É uma fase ruim que estou passando, mas Deus vai abençoar e me tirar daqui, ou até me colocar para jogar aqui mesmo.
 Fecha uma janela, outra, e só a porta de saída para eu ir embora que não se abre
Elias
 
Como foram esses dois meses desde que você teve que se reapresentar ao Sporting  até agora, vendo o tempo passar, as janelas se fecharem, as inscrições na Libertadores terminarem?
Foi angustiante. Cada dia que passa você cria uma expectativa, acha que vai dar certo, que eles vão aceitar e acabam não aceitando. Fecha uma janela, outra, e só a porta de saída para eu ir embora que não se abre. Mas tenho esperança ainda. Enquanto a janela do Brasil e outras estiverem abertas, tenho a expectativa de poder sair.

O Sporting quer reaver o investimento feito em você. As propostas que apareceram do Flamengo não agradaram. A da China foi considerada boa e você que não quis ir, foi isso?  
Na China, eu não tinha objetivo de jogar com essa idade (28 anos). Dois meses atrás, almejava ainda a Seleção. Acho que agora ficou muito difícil. Rejeitei, pois queria voltar para o Flamengo e, com certeza, estando bem, estaria bem mais perto da Seleção, mas isso não aconteceu. Fiquei triste. Estou aqui sem jogar. Coisa que fiz muito bem no ano passado.

Acabou sendo punido pelo ano que você fez? Talvez se estivesse ido mal as coisas fossem mais fáceis hoje?  
Já teriam liberado de graça (risos). Mas é assim. No futebol, quando alguém investe, quer ter o retorno. Só que, às vezes, tem que ter um pouco de jogo de cintura, pois como eu fui muito bem no ano passado, eles querem o dinheiro. Se eu ficar sem jogar nesses seis meses, eles não vão receber o dinheiro que querem. Tenho certeza que nenhum clube vai pagar o que estão pedindo por um jogador que ficou seis meses sem jogar.
 A proposta do Flamengo não agradou. Entendo o Flamengo, mas tento entender também o Sporting
Elias
 
 Por conta das negociações arrastadas por muito tempo, você acabou tendo que entrar com uma nova ação na Fifa e na Uefa. O Flamengo, oficialmente, desistiu de sua contratação. Publicou um comunicado no site do clube, os dirigentes disseram isso nas entrevistas. De certa forma isso te entristeceu?
Fico triste, mas entendo. Pelo que eu sei, o Flamengo até hoje não recebeu uma resposta do Sporting. E era o que eu pedia para eles, rejeitem a proposta, não fiquem prolongando. Pela conversa que os clubes tiveram, o Flamengo ficou muito chateado com a postura. Entendo o Flamengo, mas tento entender também o Sporting. Eles fizeram o investimento e queriam o retorno, a proposta do Flamengo não agradou. Agora é torcer para que o Flamengo ou outro clube possa conseguir esse dinheiro que o Sporting está pedindo, para que eu possa voltar a ser feliz.

A sua maior vontade ainda é jogar no Flamengo ou hoje você tem desejos divididos?
Tenho vontade de jogar no Flamengo, mas agora não posso escolher muito. Claro, se aparecer outro clube interessado, o Flamengo pode ter certeza que vai ter a preferência. Vou comunicá-los e pedir para que eles consigam empatar essa proposta com o Sporting. Caso não aconteça, vou agradecer o ano que tive lá no Flamengo, que foi maravilhoso. O respeito que tenho pelo clube vai ser eterno. Vou tentar falar com o Flamengo para chegar essa proposta.
 Acho que é muito difícil isso acontecer (jogar no Fluminense)
Elias
 
 Nos últimos dias, saiu no Brasil que o Fluminense teria o desejo de te contratar. Houve algum contato com você, com seu pai ou com o Sporting?
Comigo, não. Só uma vez que eu estava em um restaurante tradicional aqui e encontrei um dos diretores. Ele se apresentou para mim, mas ficou só nisso. Acho que o interesse do Fluminense vem de tempos atrás, já tive algumas sondagens antes de ir para o Flamengo. Perguntaram se eu tinha interesse em jogar lá e eu falei que sim. Mas hoje minha cabeça está voltada para o Flamengo e espero que possam reabrir essas negociações.

Seria estranho você voltar ao Rio de Janeiro e se apresentar no Fluminense, e não ao Flamengo?
Acho que é muito difícil isso acontecer. Agradeço ao Fluminense, é um clube muito grande, todo jogador sonha jogar em uma grande equipe, mas hoje, no Rio de Janeiro, não me vejo vestindo outra camisa que não seja a do Flamengo.

chicão e Elias Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Elias revela a saudade do filho Davi, que está no Brasil (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
A história com o seu filho (Davi) que comoveu o Brasil, por conta do problema de saúde que ele teve, a torcida do Flamengo homenageou, aquilo criou um vínculo maior com o clube. Você está desde o dia 2 de janeiro sem vê-lo. Como está o seu lado pai?
Cheio de saudade dele e da minha mulher, só tenho conversado pela internet, mas são ossos do ofício. Tenho que aguardar um pouco. Eles já estão querendo vir. Ainda tenho esperança de poder resolver isso, ter um desfecho feliz e que eu possa retornar ao Brasil.

Seu pai disse que seu filho vê o jogo do Flamengo na televisão e fala que é você...
Qualquer pessoa que está com a camisa do Flamengo na rua ele grita "papai". Todo mundo sabe, eu sou corintiano, acho que vai ser difícil mudar a cabeça dele. Ele vai torcer para o time que quiser, tem que ser feliz.

Pelo que você conhece de futebol, está vendo luz no fim desse túnel para acontecer esse negócio ou você acha realmente que está difícil?
Eu pensei muito nisso no primeiro mês, agora não. Penso em ir lá, tentar fazer o melhor no treino para estar bem preparado. Caso apareça um clube interessado e me contrate, eu vou chegar lá estando bem. Deixo por conta de Deus, para que tudo possa acontecer do jeito que eu desejei. Se eu ficar pensando nisso, acabo angustiado e não rendo bem. Procuro fazer meu trabalho, vou treinar bem na equipe B, para que um dia, se tiver uma oportunidade em outro clube, possa chegar bem.

Como é sua rotina aqui em Portugal?
Sempre acordo às 8h, tomo café da manhã aqui no hotel, vou para o treino, almoço com um amigo meu que está aqui. Às vezes, encontro algum amigo meu para tomar um chá da tarde, depois da sesta (risos). Converso com eles, às vezes vou ao cassino, janto com amigos e assim está sendo.

Está com saudade de ouvir a torcida gritar seu nome no Maracanã, de pisar no estádio?
Muita vontade de poder voltar a atuar. Torço para encontrar essa luz no fim do túnel  para poder, quem sabe, voltar a vestir a camisa do Flamengo.

Nessa Libertadores, caso o Flamengo se classifique, você ainda tem a possibilidade de entrar na segunda fase. Torce para o time se classificar?
Mesmo não acontecendo um acerto, vou torcer sempre para os meus antigos companheiros e amigos que eu deixei no Flamengo. Desejo toda sorte, é um grupo que trabalha muito e espero que chegue longe e dispute as finais da Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/02/desabafo-de-elias-fecha-uma-janela-outra-e-porta-de-saida-nao-se-abre.html

Mudança na legislação revive sonho de GP da F-1 nas ruas de Londres

Ideia surgida em 2012 ganha força neste ano, e etapa pode virar realidade: lei que altera limite de velocidade para os esportes a motor precisa ser aprovada

Por Londres, Inglaterra

Assistir aos carros de Fórmula 1 em Mônaco tem sido um espetáculo único para os amantes de automobilismo e esportes em geral, mas que tal vibrar ao ver os monopostos voarem baixo pelo Big Ben, London Eye e o Palácio de Buckingham? A ideia do patrocinador do Grande Prêmio da Inglaterra, em 2012, começa a ganhar força neste ano, e a prova pode ganhar as ruas de Londres.

 O governo britânico começará a revisar e consultar a população, em poucos dias, sobre a lei que estabelece limites de velocidade para esportes a motor nas estradas britânicas. A pesquisa tem o intuito de facilitar a organização de etapas de rali e ciclismo no país. Com isso, a F-1 pode ser beneficiada caso a legislação seja realmente revista e alterada.   

VÍDEO: Confira no Voando Baixo vídeo que simula uma volta rápida nas ruas da capital

Jenson Button nas ruas de Londres durante a "Regent Street Parade" em 2004 (Foto: Getty Images) 
Jenson Button nas ruas de Londres durante a 
"Regent Street Parade" em 2004 
(Foto: Getty Images)

O chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, é um ferrenho defensor do projeto, chegando a dizer que o traçado de 5.1 km, com 14 curvas e que cruza os principais monumentos da cidade, seria “fantástico, bom para Londres, bom para a Inglaterra e muito melhor do que foram os Jogos Olímpicos”.  O britânico de 83 anos está disposto a realizar o investimento necessário para que o GP, estimado em 35 milhões de euros (cerca de R$ 136 milhões), saia do papel e se torne realidade. A previsão é de que a prova dê um retorno de 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 390 milhões) de lucro entre ingressos vendidos e movimentação turística. 

Piloto da McLaren, Jenson Button também é outro nome de peso a demonstrar entusiasmo com a simples imagem mental de cruzar uma das cidades mais importantes da Europa a bordo de um bólido da principal categoria do automobilismo mundial.

– Quando vi o projeto pela primeira vez, sabia que era algo ambicioso, mas fantástico. A ideia de correr pelas ruas da capital era apenas um sonho quando começaram o projeto, mas nesta semana, com as possíveis mudanças na lei, começa a virar realidade. Quando você começa a imaginar como seria, vê que é algo sensacional. É possível criar um GP único nas ruas de Londres, pois elas são naturalmente largas e compridas, então a velocidade nas retas seria altíssima, além de várias curvas que poderiam ser feitas. Quando tudo isso é combinado com monumentos fantásticos, seria uma prova incrível para ter no calendário. O sonho deu um passo para frente, e eu adoraria ver esse conceito incrível finalmente acontecer – afirmou o campeão de 2009.


Jenson Button nas ruas de Londres durante a "Regent Street Parade" em 2004 (Foto: Getty Images) 
Jenson Button nas ruas de Londres durante a 
"Regent Street Parade" em 2004 
(Foto: Getty Images)

Entretanto, mesmo que a etapa de rua ganhe o sinal verde, a ideia deverá contar com a resistência de ambientalistas, residentes e comerciantes, já que um GP transformaria a cidade por alguns dias – além, é claro, do barulho causado pelo ronco dos motores da F-1. Ainda assim, acredita-se que a iniciativa conta com o apoio do prefeito de Londres, Boris Johnson, do Secretário de Transportes, Patrick McLoughlin, e do Secretário de Defesa, Philip Hammond.

A Associação de Esportes a Motor (MSA) tem lutado por um longo tempo para que o projeto ganhe forma, usando de exemplo muitos outros países que fazem o mesmo há anos. O diretor executivo da MSA, Rob Jones, crê que o GP nas ruas de Londres é o que o povo britânico, com grande tradição no esporte, tem esperado por anos, mas ressalta que para que a ideia dê certo, todos precisam estar comprometidos com a iniciativa.

– Esta é uma oportunidade única de mudar a maneira como vemos o nosso esporte, permitindo que a comunidade local hospede um evento deste porte e aproveite os benefícios econômicos e a emoção de ter um GP de F-1. Contudo, para que se torne realidade, é necessário que todos estejam envolvidos na ideia. Desde voluntários até organizadores, para responder positivamente à consulta feita pelo governo. A consulta sobre o que a população pensa e o entusiasmo do governo já são uma prova de que um duro trabalho tem sido feito por trás das cortinas – revelou Rob Jones.


Mapa circuito Londres (Foto: Editoria de arte) 
Mapa do circuito de Londres 
(Foto: Editoria de arte)


FONTE:

Luis Fabiano vê a Copa distante, mas diz estar no mesmo nível de Fred e Jô

Atacante acredita que condições de disputar o Mundial, mas não alimenta esperança de ser chamado: 'Sonhar é de graça, mas acho que grupo está praticamente fechado'

Por São Paulo

Depois da convocação de Fred, do Fluminense, e Jô, do Atlético-MG, para o amistoso da Seleção contra a África do Sul, na próxima quarta-feira, em Joanesburgo, o atacante Luis Fabiano praticamente deixou de lado o desejo de disputar no Brasil a segunda Copa do Mundo da carreira. No entanto, enquanto segue fora dos planos de Luiz Felipe Scolari, o atacante acredita que vem tendo um rendimento satisfatório para ganhar uma nova oportunidade. 

– Acho que tenho condições por tudo que já fiz, pela minha experiência. Por tudo isso, tenho condições de ainda ajudar. Mas como Seleção é momento, dizem que meu momento não é bom. Posso dizer que eu me garanto. Vendo os números e tudo o que tem acontecido, não estou atrás dos jogadores que estão na Seleção – afirmou o jogador, titular da equipe que disputou o Mundial da África do Sul.

Fabuloso foi chamado por Felipão apenas uma vez, justamente no retorno do técnico à seleção brasileira, contra a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro de 2013, em Wembley. O centroavante atuou apenas 45 minutos e não agradou. Para piorar, Fred, que entrou na vaga dele no intervalo e hoje é o titular da posição, fez o gol brasileiro. 



 Não estou atrás dos jogadores que estão na Seleção"
Luis Fabiano

 O camisa 9 são-paulino, aliás, acredita que Scolari dificilmente apresentará novidades no setor ofensivo até a convocação final. Jô está em alta com o treinador depois do bom rendimento na Copa das Confederações e tem tudo para ser o reserva imediato de Fred.

– Salvo surpresas ou lesões, acho que o grupo está praticamente fechado. Não vejo muitas mudanças. A não ser que eu faça um gol por jogo, aí a pressão vai ser grande. Mas o grupo está praticamente fechado – disse o atacante.

Apesar disso, Luis Fabiano ainda tenta manter viva a esperança de aparecer na lista, sobretudo pelo bom desempenho neste início de ano no Tricolor. O centroavante atuou em dez partidas e marcou seis gols.


– Sonhar é de graça. Então, eu sonho. Sei que agora está muito distante, é muito difícil um jogador que não teve uma sequência na Seleção ser chamado para a Copa do Mundo. Mas como já vimos acontecer coisas inexplicáveis no futebol, eu sonho. Mesmo sabendo que é quase impossível voltar neste momento. Está muito em cima, resta pouco tempo.


Treino São Paulo Luís Fabiano (Foto: Marcos Ribolli) 
Luis Fabiano se vê no mesmo nível de Jô e Fred 
(Foto: Marcos Ribolli)


FONTE:

Médico diz que Lais sorri, toma sol no jardim, fala muito e canta: 'Vitórias'

Sochi 2014 sochi 2014 

 

Um mês após acidente, esquiadora é preparada para ter autonomia: 'Ela já consegue ficar sentada sem cair a pressão e passeia em cadeira de rodas diariamente'

Por Rio de Janeiro

Sentada numa cadeira de rodas, a moça não nega um sorriso a quem passa pelos jardins do Jackson Memorial Hospital, em Miami. O banho de sol é uma conquista grande para quem há exatamente um mês sofreu um acidente durante uma descida na pista de esqui de Park City, em Utah. Naquele 27 de janeiro, Lais Souza se chocou com uma árvore, teve um trauma severo na terceira vértebra cervical e precisou ser submetida a uma cirurgia para fazer o realinhamento. O quadro era grave. Não mexia braços e pernas, e a possibilidade de ficar dependente de uma máquina para respirar, existia. Havia risco de morte. Passados 30 dias, ainda continua sem movimentos. Tem sensibilidade em algumas partes do corpo e comemora cada progresso que fez até aqui. Saiu da UTI para a unidade semi-intensiva. Se emocionou ao ver que conseguia respirar e comer sozinha novamente. 

medicos hospital lais souza (Foto: Reprodução ) 
Antonio Marttos Jr (à esquerda) e Barth Green 
fazem parte da equipe médica que cuida de Lais 
(Foto: Reprodução )

De acordo com Antonio Marttos Jr, médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Lais está sendo preparada para ter autonomia em uma cadeira de rodas. 

- Ela poderá entrar no carro, vir fazer fisioterapia, dirigir sua cadeira de rodas elétrica, ir a restaurante, cinema e, tão logo seja possível, a levarei para assistir a um jogo de basquete da NBA. Ela nunca deixou de sorrir um só dia, mesmo nos mais difíceis. Está cantando como parte da fisioterapia. Está aprendendo e comprovando que pode realizar uma série de atividades, apesar das limitações físicas que tem neste momento e, enquanto mantém o trabalho diário por cada evolução. O que pode parecer pouco para todos nós, é muito para ela. Por isso, estamos extremamente contentes com todas as grandes vitórias que Lais teve até este momento - disse. 


saiba mais

Dia desses, recebeu a visita de um ginasta dominicano que também está sendo tratado no The Miami Project to Cure Paralysis, comandado pelo neurocirurgião Barth Green. Há dois meses, o diagnóstico era de uma lesão completa de C5. Não movimentava braços e pernas. A situação agora é outra. 

- Ele a visitou em cadeira de rodas, move os braços e está começando a mover as pernas. É por ter exemplos como esses que em Miami nos recusamos a fechar o prognóstico da Lais. Ainda existe edema e hematoma a ser reabsorvido, e temos muito a fazer com nossas pesquisas e novos protocolos de tratamento. A cura biológica e mecânica estão avançando muito.

Até meados de março, a equipe médica espera que sejam liberados os protocolos para o pedido de tratamento inovador feito por Barth Green: terapia de transplante de células nervosas, que até hoje só foi usada em pacientes paraplégicos. A expectativa do COB é que Lais permaneça em tratamento nos Estados Unidos pelos próximos quatro meses. Confira abaixo a entrevista por email com Antonio Marttos Jr.

GLOBOESPORTE.COM: Qual a sua recordação do primeiro momento que encontrou Lais após o acidente?
Antonio Marttos Jr: Inicialmente vi uma atleta que eu conhecia e é muito querida do Brasil em uma situação delicada. Imediatamente, me reuni com a equipe médica que a estava assistindo, o neurocirurgião e a intensivista para entender o que aconteceu e planejar as próximas ações. Na primeira hora no hospital, já realizamos uma videoconferência na qual conectamos em Utah especialistas do Brasil e do mundo neste tipo de lesão. Do Brasil, o doutor João Grangeiro, diretor médico do COB, assim como doutor Barth Green, direto de Miami, e os doutores Osmar Moraes, Breno Schor e Carlos Tucci, de São Paulo. Desde o início reconhecemos a extrema gravidade da lesão e realizamos um planejamento minucioso para as próximas ações, contemplando o curto, médio e longo prazo.
 
Um mês depois do acidente, como avalia a situação dela?
Infelizmente Lais teve uma lesão muito grave e muito alta na coluna cervical, e correu alto risco de morte. Felizmente, com muito trabalho e dedicação de toda a equipe de saúde de Utah, e posteriormente do Jackson Memorial Hospital - Universidade de Miami, conseguimos controlar todos os problemas. Ela tinha risco de ficar dependente de uma máquina para respirar o resto da vida. Então, o que conseguimos neste primeiro mês foi fundamental para se diminuir os riscos de morte e principalmente para oferecer o máximo de qualidade de vida para a Lais dentro das condições atuais.

Lais Souza esqui aéreo (Foto: Mauro Horita) 
Lais Souza treinava para disputar os Jogos 
Olímpico de Inverno de Sochi 
(Foto: Mauro Horita)

Quais os maiores progressos nesse período e qual a próxima etapa a ser vencida?
Lais comemorou muito cada conquista. Se emocionou e emocionou a todos quando conseguiu respirar sozinha, comer pela boca, ir aos jardins do hospital tomar sol. Hoje ela está sem a traqueostomia e gastrostomia, respira sozinha, come de tudo, se comunica o tempo todo com todos ao seu redor, fala muito... Ela já  consegue ficar sentada sem cair a pressão e está passeando em cadeira de rodas, diariamente, pelos jardins do hospital. É uma pessoa muito especial. Está ciente de tudo o que está acontecendo. Esta focada em cada etapa de sua recuperação. Ela sabe que não podemos prometer 100% de recuperação e que vai ter que adaptar sua vida neste momento. Mas sabe também que a lesão existe e que está tendo acesso a tudo o que há de mais moderno na medicina para que possa ter uma possibilidade de evolução. O momento é de muito avanço e muita esperança para a cura de lesões de medula.

Lais teve algum progresso com relação à parte motora? Tem sensibilidade em algum outro lugar além dos já falados?
Lais apresentou uma lesão muito grave e alta na região cervical. Ela não teve uma secção completa da medula. Teve contusão grave, com hemorragia e áreas de isquemia. Existem áreas na medula responsáveis pela parte motora e outras pela parte sensitiva. Existem estímulos sensitivos passando abaixo do nível da lesão. Ela está respirando sozinha, tem sensibilidade nos braços, alguns dedos, sente parte do tórax e áreas na região do abdômen e pés. No entanto, a parte motora não evoluiu abaixo do nível da lesão que é de C3.

Havia a intenção de tentar uma autorização para a terapia de transplante de células nervosas. Continua?
Sim. Temos protocolos aprovados e pacientes com lesões torácicas recebendo este tratamento. Estamos empenhados e Lais será provavelmente uma das primeiras  pessoas no mundo a receber este tratamento para uma lesão cervical alta. 

O senhor disse que Lais tem emocionado toda a equipe. Há algo que tenha dito ou pedido que marcou?
Lais é muito forte emocionalmente. Está acostumada a etapas, fases de treinamento e recuperação. Está tendo um acompanhamento de equipes de fisioterapia respiratória, motora, ocupacional e psicologia. O foco tem sido passar por cada fase, com tranquilidade. E estudos mostram que de nada adianta focar no primeiro momento na parte motora. Sabemos que, nessa fase a chance de não evolução do quadro motor é muito maior do que o de recuperação. Doutor  Green disse para Lais que a maioria de pacientes com a lesão dela talvez não tivessem sobrevivido até chegar ao hospital, principalmente se o atendimento inicial fosse demorado ou não adequado. No entanto, Lais está ciente de que independentemente do grau de recuperação motora que for alcançado, ela está pronta para lutar. Se for preciso, ela quer ser  1 em 1 milhão. Ela sabe que medicamente terá acesso a tudo, tanto para a cura biológica como mecânica. 

Como a presença da mãe tem ajudado na recuperação dela? E como a ida de Josi Campos pode contribuir no processo?
Dona Odete, a amiga e fisioterapeuta Denise Lessio, nossa medalhista do vôlei de praia e integrante do COB Adriana Behar, além de outras pessoas próximas à Lais têm sido fundamentais nesta fase de recuperação e serão ainda mais importantes nas fases futuras. Lais está sendo preparada para ficar sentada e ter autonomia em uma cadeira de rodas. 

Já é possível fazer alguma previsão de quanto tempo mais ela precisará ficar em Miami?
O COB tem sido fantástico e fundamental desde o momento da lesão da Lais. Existem muitas pessoas trabalhando, muitas silenciosamente em cada processo desde o acidente. Lais começará a ter aulas de inglês, fará outros cursos em diversas áreas. Ela está tendo acesso a tudo de mais moderno e recente que existe para o tratamento necessário a este tipo de lesão. Lais permanecerá em Miami o tempo necessário até que possa retornar ao Brasil sem riscos.   
 
 
 
FONTE: