sábado, 1 de fevereiro de 2014

Santos dá novo show na Vila, goleia Botafogo e passa de 12 mil gols

Geuvânio, Cícero, Gabriel (duas vezes) e Emerson comandam a vitória do Peixe. As duas equipes lideram seus grupos no Campeonato Paulista

A CRÔNICA 
 
por Leandro Canônico
 
O torcedor do Santos passou os últimos dias comemorando a goleada por 5 a 1 sobre o Corinthians e o fato de ter colocado o rival na roda. Neste sábado, pela quinta rodada do Campeonato Paulista, os fãs do Peixe tiveram a certeza de que aquele triunfo não foi exceção. A nova vitória por 5 a 1, agora em cima do Botafogo, na Vila Belmiro, mostra que o time voltou a encantar. O "olé" vindo das arquibancadas é um indício. Geuvânio, Cícero, Emerson e Gabriel, duas vezes, fizeram a alegria dos santistas e ajudaram o clube a chegar aos 12 mil gols em sua história. Na verdade, 12.001.

Diante do elástico placar fica até difícil dizer que o Botafogo jogou bem. Mas é verdade. O time de Ribeirão Preto deu trabalho aos anfitriões. Foi corajoso, ousado... mas pecou nas finalizações.
 


Algo que não tem sido falha no Santos de Oswaldo de Oliveira. Pelo menos não nas últimas duas rodadas. Só nos últimos dois duelos que teve, o Peixe fez mais do triplo de gols que havia feito nas três primeiras rodadas. Não à toa está na liderança do Grupo C, com 13 pontos. O Botafogo, mesmo com a derrota, lidera o Grupo B.

Após dois jogos seguidos na Vila Belmiro, o Santos volta a atuar como visitante na próxima rodada. Na quarta-feira, às 19h30, o Peixe encara o Comercial, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. Também na cidade do interior, só que no estádio Santa Cruz, o Botafogo-SP recebe o Oeste, terça, às 19h30.

Gabriel gol Santos (Foto: Lucas Baptista / Ag. Estado) 
Gabriel, autor de dois, fez o gol de número 12 
mil da história santista (Foto: Lucas Baptista /
 Ag. Estado)
 
Qualidade supera a vontade
Logo no começo da partida, Aranha voou em direção à bola para evitar gol de falta de Camilo. Um susto! Só que o Santos não se abalou e reagiu imediatamente. Tanto que aos quatro minutos, saiu gol de Geuvânio. O passe de Leandrinho chegou ao atacante graças a um desvio, mas ele driblou o goleiro e fez lindo gol.

Trocando passes com maestria e sufocando o valente Botafogo-SP no campo de defesa, o Peixe teve um pênalti a seu favor aos 11 minutos. Henrique Mattos derrubou Geuvânio na grande área. Cícero pegou a bola, colocou na marca e partiu para cobrança. Mas o chute saiu errado e foi pela linha de fundo.

A equipe de Ribeirão Preto, então, se animou. Foi ao ataque, pressionou, arriscou, chutou... Só não chegou ao empate porque Aranha estava inspirado e também porque Macedo e Hudson pecaram em suas finalizações. A partida ficou lá e cá por um bom tempo. Mas no final de etapa inicial prevaleceu a qualidade do Santos.

Depois de tentar com cabeçada de Gabriel, em chute de Thiago Ribeiro e também num arremate de fora da área de Leandrinho, o segundo gol do Santos saiu dos pés de quem já tinha tido essa chance: Cícero. Aos 46 minutos, após passe de Geuvânio, o meia completou para as redes e se redimiu do pênalti desperdiçado.

Geuvânio gol santos x Botafogo-SP (Foto: Luis Fernando Menezes / Ag. Estado) 
Geuvânio foi quem abriu a goleada de 5 a 1 do 
Peixe na Vila (Foto: Luis Fernando Menezes / 
Ag. Estado)
 
Goleia, Peixe!
As boas defesas de Aranha no primeiro tempo ficaram em segundo plano depois que ele saiu mal do gol após cobrança de escanteio e colaborou com o gol do Botafogo-SP, aos cinco minutos da etapa final. O goleiro santista não alcançou a bola e o volante Hudson, oportunista, desviou.
Corajoso, o time de Ribeirão Preto se manteve no ataque na tentativa do empate. E o Santos, apoiado no bom futebol de Arouca, tentava encaixar uma jogada de velocidade. Geuvânio também era um dos santistas que tentava abrir espaço para os donos da casa. Principalmente pelos lados do campo.

Porém, a chance que fez o Peixe voltar a ficar perto do gol saiu dos pés de Cícero. Em cobrança de falta, ele obrigou Gilvan a fazer grande defesa. Mas fatal mesmo foi o toque de Gabriel na saída do goleiro aos 20 minutos. Ele recebeu lindo passe de Geuvânio, contou com furada da zaga do Botafogo-SP e fez o terceiro do Peixe.

Aí o time de Ribeirão Preto sentiu. E o Santos chegou ao quarto gol. De novo com Gabriel. Aos 23, Aranha mandou a bola para frente, o atacante ganhou no jogo de corpo do zagueiro e completou para as redes. Foi o gol de número 12 mil do Peixe em sua centenária história.
Houve tempo ainda para o Santos anotar mais um gol, aos 44 minutos. Rildo fez ótima jogada indiviual pela esquerda e cruzou para Emerson completar.

Mais uma goleada, mais “olé”, mais promessas...



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/paulista-2014/01-02-2014/santos-botafogo-sp.html

Renato exalta grupo e define atuação como 'primorosa': ‘Não há titulares’

Técnico admite queda no segundo tempo, fruto do forte calor em Bangu, mas se diz satisfeito com campanha de recuperação que leva time a dormir na vice-liderança

Por Rio de Janeiro

O Fluminense não tinha dois jogadores: Valencia e Fred. O Fluminense foi a Moça Bonita encarar um calor de quase 40º C. O Fluminense ainda se ressente do incompleto preparo físico. Mas o Fluminense superou todas as dificuldades e, com gol de Michael, venceu o Bangu por 1 a 0, neste sábado, alcançando a terceira vitória consecutiva e a vice-liderança do Carioca. O suficiente para Renato Gaúcho definir a atuação como ‘primorosa’ e exaltar o grupo de jogadores. A ponto de dizer que não possui 11 titulares (veja os melhores momentos da vitória tricolor). 

- Fizemos um primeiro tempo primoroso, uma atuação primorosa. Poderíamos ter matado o jogo. Não matamos. O mais importante, não importa quem joga, é o grupo. Falo para eles. Têm de estar preparados. Jogador não se prepara em dois dias. É durante todos os treinos. Não tem de escolher jogo. Tem de estar preparado. Por isso, preparo todos. É isso que se faz, e é por isso que não tenho só 11 titulares – vibrou o comandante.

Pois Michael, um reserva, foi quem decidiu o jogo. Substituto do poupado Fred, o centroavante marcou de cabeça ainda no primeiro tempo. Ganhou pontos com o chefe.
- É o que falo: tem de estar preparado. Incomodou a defesas deles. Ele sempre procura uma brecha. Quando precisei dele, fez dois gols – disse Renato ao lembrar da estreia diante do Madureira, partida em que o camisa 20 também marcou.

O Fluminense chegou aos 10 pontos e, pelo saldo, perde a liderança para o Flamengo. Neste domingo, treina pela manhã nas Laranjeiras. Dia que Renato irá decidir se novos jogadores entram no rodízio de descanso – Valencia e Fred estão fora. O Audax é o rival de terça-feira.
Confira a entrevista completa de Renato Gaúcho após a vitória sobre o Bangu:

Avaliação do jogo 
É meio que impossível apresentar um bom futebol nestas condições climáticas. Aqui é muito calor. Muito difícil. Enquanto minha equipe teve pernas, jogou bem. Criou boas oportunidades. No segundo tempo, sabíamos que iria acontecer. No intervalo alguns jogadores se queixaram. Muitos pediram para sair, mas tive de segurar. Só tem três substituições. É muito difícil aqui. É muito difícil enfrentar o Bangu. Estamos com dez pontos, três vitórias seguidas. Está de bom tamanho.

Rodízio para poupar jogadores na terça
Posso poupar. Só vou pensar nisso amanhã (domingo). Verei na reapresentação, se alguém tem problema, como está a questão física. Os médicos vão opinar. Vamos ver se vou poupar. Não é que eu queira, mas chega uma hora que o desgaste é muito. Chegou uma hora que o Bruno e o Carlinhos imploraram pra sair. Há muita gente sem condições de continuar em campo. Mas amanhã vou pensar.

Renato Gaúcho Bangu x Fluminense (Foto: Nelson Perez / Flickr do Fluminense) 
Renato Gaúcho aprovou a atuação de seus 
jogadores contra o Bangu (Foto: Nelson 
Perez / Flickr do Fluminense)
 
Quem mais sente o desgaste?
Carlinhos, Bruno e Michael. Eles estão há muito tempo sem jogar. Uma semana de pré-temporada. É lógico que iriam sentir. Isso estava programado. Sabíamos disso. Mas não posso trocar 70% do time. Tem de saber dosar. Só tiro quando não aguentam mais. Ou troco durante o jogo ou poupo no próximo jogo. Terça tem jogo menos, mal que é a noite.

A melhor atuação do Fluminense?
Fluminense fez um primeiro tempo primoroso, poderíamos ter matado o jogo. Não matamos. O mais importante, não importa quem joga, é o grupo. Falo para eles. Têm de estar preparados. Jogador não se prepara em dois dias. Não tem de escolher jogo. Tem de estar preparado. Por isso, preparo todos. É isso que se faz, e é por isso que não tenho só 11 titulares

Horário do jogo
Às 17h são 16h (por causa do horário de verão). Fora de campo, eu passo mal. Imagina quem está lá dentro. É desumano. Mas entendo o horário. Há estádios sem refletores. Não queiram exigir 100% de uma equipe nestas condições.

Michael ganha espaço
Tenho total confiança neste garoto. Futuro brilhante. Ficou muito tempo sem jogar. A cabeça dele está boa. Ele pediu para sair, não aguentava mais. Fez um gol de centroavante. É o que falo: tem de estar preparado. Incomodou a defesas deles. Ele sempre procura uma brecha. Quando precisei dele, fez dois gols.

Marcação dura do Bangu
É normal. A marcação, tudo bem. Pode acontecer. Hoje houve duas ou três jogadas desleais deles. Aí, não permito. Não gosto quando meu jogador faz. Imagina o rival. Cabe ao árbitro ficar esperto. Quando começa a contar, tem rodízio. Árbitro tem de aplicar o cartão.

Fla-Flu de sábado
Não posso falar, nem pensar no Fla-Flu. Tem o Audax na terça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/02/renato-elogia-o-time-e-reclama-do-calor-enquanto-teve-pernas-foi-bem.html

Flu faz 1 a 0 no Bangu e vence três seguidas depois de nove meses

Michael faz o gol da vitória tricolor sob calor intenso em Moça Bonita, e time dorme na vice-liderança do Campeonato Carioca, com dez pontos

A CRÔNICA 
 
por GloboEsporte.com
 
Da última vez em que esteve em Moça Bonita, na estreia no Carioca, o Fluminense encontrou um gramado com visual péssimo, queimado em razão de uma praga. O futebol apresentado foi condizente com o campo, e o Tricolor perdeu. Neste sábado, pela quinta rodada, o time de Renato Gaúcho voltou ao estádio, e a grama já tinha um aspecto melhor, em recuperação. E, se não mostrou um futebol vistoso, fez o suficiente para vencer por 1 a 0, gol de Michael, e reforçar seu crescimento no campeonato. O público de 1.202 pagantes (1.590 presentes) foi o menor de um grande neste estadual, com renda de R$ 29.980.


saiba mais

Depois de um início irregular, com uma derrota e um empate, o Fluminense chegou à terceira vitória consecutiva e engrena na competição. Dorme na vice-liderança, com dez pontos - empatado com o líder Flamengo, que joga neste domingo. Na sexta rodada, enfrenta o Audax, na próxima terça-feira, em Volta Redonda, às 19h30m (de Brasília). O Bangu entra em campo na quarta-feira, contra o Cabofriense, na Região dos Lagos, às 19h (de Brasília).

O Fluminense não vencia três partidas consecutivas desde abril do ano passado, quando fez 1 a 0 no Caracas, pela Libertadores, e 2 a 0 no Bangu e 4 a 1 no Volta Redonda, ambos pelo Carioca.
- É difícil fazer gol nesse campo. O pensamento era vencer. Estamos achando um equilíbrio, e isso é importante. Jogamos bem e não corremos riscos, a não ser numa falta na entrada da área. Time bom começa com não tomar gol, então está aí: 1 a 0, três pontos - avaliou Rafael Sobis.

O jogo marcou bem a filosofia de Renato Gaúcho neste início de temporada. Em suas escalações, ele busca um rodízio para evitar o desgaste de seus principais jogadores. Fred, por exemplo, ficou fora deste jogo e também não jogará o próximo. No decorrer das partidas, a equipe parece também evitar o desgaste. Com a vantagem no primeiro tempo, administrou o resultado diante de um rival apenas esforçado, mas limitado tecnicamente.

Michael gol Fluminense (Foto: Photocâmera) 
Michael comemora o gol do Fluminense contra o 
Bangu (Foto: Photocâmera)
 
Superioridade e gol de Michael
O Flu controlou o primeiro tempo até com relativa tranquilidade. Fora um susto logo nos primeiros minutos, quando Wendel apareceu livre no meio da área para finalizar para fora, o Bangu não conseguiu ameaçar. Sob o sol forte em Bangu, o ataque tricolor caminhava na cadência dos passos de Conca. Foi dele o primeiro chute, que parou no goleiro Rafael. Pouco depois, em trama bem organizada com Michael, o argentino deixou Sobis em boas condições, mas o atacante acertou a trave.

O gol parecia questão de tempo, e de fato era. O Tricolor ensaiou uma pressão, e a bola sobrou na direita para Jean. O cruzamento, na medida, encontrou Michael para cabecear certeiro, para o chão: 1 a 0, aos 27 minutos. Foi o segundo gol do substituto de Fred. Apesar da alta temperatura, o Fluminense marcava forte e chegou a ocupar o campo de ataque com até cinco jogadores quando o adversário fazia a saída de bola. Sobis, em sua busca pelo primeiro gol na temporada, apelou à bola parada. A cobrança foi boa, mas saiu por pouco, raspando à trave direita do Bangu. 

Ritmo do Flu cai, e Bangu cresce no jogo
Na volta do intervalo, o Fluminense adotou um clima mais cadenciado, provavelmente em razão do desgaste pelo forte calor. Diante de uma marcação mais passiva e com mais espaço, o Bangu se animou e passou a ter mais a bola. Cavalieri enfim trabalhou e fez sua primeira defesa, ao parar finalização de fora da área de Felipe Foca. Pouco depois, uma trapalhada do goleiro por pouco não resultou no empate: ao tentar repor a bola com o pé, ele acertou as costas de Elivélton, e a bola foi em direção ao gol. O tricolor, no entanto, se recuperou e evitou o pior.

O Flu acordou e esboçou um esforço para ampliar o placar. Michael teve chance clara, mas a finalização, quase na pequena área, quicou e saiu por cima do gol. Sobis jogou para fora um chute forte em jogada característica, em velocidade pelo lado da área. Em ritmo lento, o Fluminense passou a sofrer com a presença mais frequente do Bangu em seu campo. Cavalieri fez grande defesa em cobrança de falta de Almir, que parecia gol certo. Renato Gaúcho lançou Biro Biro no lugar de Michael para dar mais velocidade ao ataque, mas pouco adiantou. Ainda assim, o time assegurou a vitória, a segunda seguida pelo placar de 1 a 0.

 
 
FONTE:

Justiça de SP concede outras duas liminares contra CBF e estipula multa

Decisão de juiz da 42ª Vara Cível sujeita entidade a pagar R$ 500 mil caso tabela da Série A do Brasileirão não tenha a Portuguesa. Prazo da divulgação é 20 de fevereiro

Por GloboEsporte.comSão Paulo

Héverton - Paysandu (Foto: Igor Mota/O Liberal)Atualmente no Paysandu, Héverton é 
pivô do casoque fez a Portuguesa cair 
(Foto: Igor Mota/O Liberal)
 
O juiz Marcello do Amaral Perino, da 42ª Vara Cível de São Paulo, já havia concedido duas liminares a torcedores da Portuguesa contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de retirar quatro pontos do clube pela escalação irregular do meia Héverton no Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, ele concedeu mais duas liminares parecidas. A diferença numa delas, uma ação civil coletiva ajuizada pela Associação Brasileira do Consumidor, é a determinação de que a CBF pague multa de R$ 500 mil caso divulgue a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro sem a Lusa.

Perino escreveu na decisão que, para determinar o valor da multa, levou em consideração "o poderio econômico da ré". Segundo o juiz, o dinheiro deverá ser revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. A CBF só teria de cumprir a decisão a partir do dia 20 de fevereiro, data final para publicação das 38 rodadas da competição e os 20 times participantes.

– O torcedor brasileiro, na realidade, salvo quando comprovada a má-fé, fraude ou prática de crime, quer ver acolhido e respeitado o resultado obtido em campo – escreveu o juiz na sentença.

A outra liminar concedida na sexta-feira foi ajuizada pelo advogado Bruno Henriques Capelo. Assim como nas duas liminares anteriores, Perino se justificou dizendo que a decisão da Justiça desportiva desrespeitou o artigo 35, “caput”, e parágrafo 2º do Estatuto do Torcedor. Perino entende que a data da publicidade da decisão da suspensão de Héverton “se deu em momento posterior ao jogo contra o Grêmio (09/12/2013), conforme demonstrado na exordial, de forma que o referido atleta estava em condições regulares para participar da partida contra o time gaúcho – 06/12/2013”.


O STJD puniu a Portuguesa com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de Héverton no empate em 0 a 0 com o Grêmio, pela última rodada do Brasileirão 2013. O jogador havia sido expulso contra o Bahia na 36ª rodada, cumpriu suspensão automática no jogo seguinte, diante da Ponte Preta, mas acabou punido com dois jogos pelo STJD e não tinha condições de entrar em campo para enfrentar o Tricolor gaúcho. A Lusa caiu da 14ª para a 17­ª posição, no Z-4 – o Flamengo também foi punido com quatro pontos em virtude da utilização de André Santos no 1 a 1 com o Cruzeiro, também pela última rodada da competição. O lateral rubro-negro havia recebido cartão vermelho na final da Copa do Brasil, e o clube da Gávea foi para a 16ª colocação. Com os resultados no tribunal, o Fluminense, que terminara o Brasileirão em 17º lugar, subiu para 15º e acabou escapando de disputar a Segunda Divisão.

MP investiga conduta da Lusa

A decisão da 42ª vara cível nada tem a ver com a investigação do Ministério Público sobre a escalação de Héverton. Para o promotor Roberto Senise Lisboa, há "indícios fortes" de que alguém da Portuguesa recebeu dinheiro para que o jogador fosse escalado contra o Grêmio. Ciente da investigação do MP, o presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, afirmou na segunda-feira que desconfia da postura de dois funcionários do clube no "caso Héverton"



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/02/justica-de-sp-concede-mais-duas-liminares-contra-cbf-e-estipula-multa.html

Corinthians decide jogar após invasão de CT com ameaça e roubo

Jogadores chegaram a pedir adiamento da partida contra a Ponte após manifestação de torcedores; três celulares foram furtados, e uma funcionária foi agredida

Por São Paulo
 
O Corinthians enfrentará a Ponte Preta, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. 

Após uma reunião entre diretoria e jogadores no CT Joaquim Grava, palco da invasão de aproximadamente cem torcedores na manhã deste sábado, o Timão lamentou o fato em um comunicado oficial, mas ressaltou que outros compromissos maiores, como com os patrocinadores, por exemplo, farão com que a delegação viaje a Campinas.


saiba mais

Jogadores como o peruano Paolo Guerrero chegaram a pedir para não jogar, e o clube fez uma consulta à Federação Paulista de Futebol e à Ponte Preta. O medo de uma punição ao clube fez com que desistissem do adiamento.

A diretoria ressaltou que um Boletim de Ocorrência foi registrado no 62º DP de São Paulo por conta da invasão, da depredação das dependências do clube e do sumiço de três celulares de funcionários do CT. Durante a invasão, os invasores pegaram a faxineira do hotel pelo pescoço.
Confira a nota oficial do Corinthians:

A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista vem a público lamentar e repudiar profundamente os atos de vandalismo de um grupo de torcedores no CT Joaquim Grava, na manhã deste sábado (01). E comunica que lavrou Boletim de Ocorrência no 62º DP da cidade de São Paulo e se coloca à disposição das autoridades públicas para identificação e punição aos envolvidos.

A direção aproveita também para esclarecer que logo após o ocorrido, diante da truculenta invasão, o grupo momentaneamente não sentiu-se seguro de entrar em campo amanhã frente à Ponte Preta. Entretanto, o elenco quis saber antes quais seriam as possíveis punições e consequências ao clube antes de tomar a decisão.

Ao serem informados de que o clube e, consequentemente, a torcida corinthiana (importante lembrar que a enorme maioria dos torcedores do Corinthians não estava envolvida na ação deste sábado) e os patrocinadores poderiam ser severamente punidos, atletas, comissão técnica e direção chegaram a conclusão de entrar em campo amanhã.

Por fim, a diretoria volta a lamentar e repugnar a ação desta manhã, em que pessoas foram agredidas e ameaçadas, pertences foram roubados e o patrimônio do clube violado
.

Volte em instantes para mais informações


Mosaico torcida Corinthians protesto invasão CT (Foto: Editoria de Arte) 
Torcedores do Corinthians invadiram o 
CT na manhã deste sábado (Fotos de 
Rodrigo Faber e Agência Estado)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/02/em-nota-timao-lamenta-invasao-mas-diz-que-vai-para-o-jogo-em-campinas.html

Em duelo para classificação, São Bernardo vence o Montes Claros

Equipe do norte de Minas Gerais perdeu a chance de ir para os playoffs

Por Montes Claros, MG

São Bernardo venceu o Montes Claros e conquistou a classificação para os playoffs. (Foto: Alexandre Arruda/CBV) 
São Bernardo venceu o Montes Claros e 
conquistou a classificação para os playoffs. 
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Em duelo direto pela classificação para os playoffs da Superliga Masculina, São Bernardo venceu o Montes Claros Vôlei, neste sábado (1). A vitória do São Bernardo em casa por 3 sets a 2, com parciais de 21/13, 19/21, 12/21, 21/17 e 15/8, valeu pela sexta rodada do returno da competição.

O time do ABC Paulista assumiu o sétimo lugar na classificação, com 20 pontos. A equipe norte-mineira continua na nona colocada. Desta forma o Monte Claros perdeu a chance de estar entre as oito melhores equipes e seguir avançar para os playoffs.

A disputa por forçada e a equipe do Norte de Minas chegou a assumir vantagem com 2 sets a 1. O central Athos, do Montes Claros, foi o maior pontuador com 20 acertos. Já o Troféu Viva Vôlei foi entregue ao oposto Léozão, do São Bernardo, melhor jogador em quadra.

Montes Claros volta à quadra nesta terça-feira, 4, para enfrentar o Minas, também fora de  fora de casa, às 19h, em jogo antecipado da décima rodada do returno. O São Bernardo receberá o Taubaté, no sábado, 08, às 18h.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/grande-minas-vales/noticia/2014/02/em-duelo-para-classificacao-sao-bernardo-vence-o-montes-claros.html

Após desistir da aposentadoria, Índio 'lucra' com a crise e vira titular no Rio

Bisneto de uma índia, levantador se beneficia com saída do capitão Bruninho para o vôlei italiano, ganha moral com o chefe e vê sua vida mudar da água para o vinho

Por Rio de Janeiro

Quando Bruninho reuniu o elenco do Rio de Janeiro no vestiário do Tijuca Tênis Clube após um dia comum de treino e comunicou que estava de saída para o vôlei italiano, o pressentimento de Alexsandro Garcia Vicente foi ruim. Além de o atual campeão da Superliga masculina ficar sem seu líder, o reserva Índio perdia sua referência e maior conselheiro dentro de quadra. A ficha de que a vaga deixada pelo melhor levantador do mundo tinha acabado de cair no seu colo, e que sua vida mudaria completamente dali em diante, demorou um pouco a cair. Mais precisamente até a estreia como titular na derrota em casa para o Taubaté. Mesmo após um indigesto 3 a 0 goela abaixo, o substituto do capitão da seleção brasileira sabia que havia chegado sua vez e que era hora de transformar a crise financeira, após a saída da OGX como patrocinadora master da equipe carioca, na grande oportunidade de sua carreira.

Alexsandro ao lado do Brunho, sua referência no vôlei (Foto: Arquivo pessoal) 
Com a saída do capitão Bruninho, que deixou o 
Rio de Janeiro para jogar na Itália, o levantador 
Índio assumiu a responsabilidade de comandar o 
 atual campeão da Superliga dentro de quadra 
(Foto: Arquivo pessoal)

- Confesso que deu aquele friozinho na barriga e bateu aquela ansiedade até a primeira partida sem ele. Mas a ficha caiu assim que entrei em quadra, e percebi que dali para frente era comigo e que não tinha outro jeito. Sabia que minha responsabilidade iria dobrar. Mas o Bruninho conversou bastante comigo, me deu algumas dicas e me passou muita confiança. Ele foi muito importante nesse processo, afinal não estava substituindo qualquer um. É um desafio bom na carreira de qualquer jovem atleta. Minha vida mudou da água para o vinho - afirmou.   

Sabia que minha responsabilidade iria dobrar. Mas o Bruninho conversou bastante comigo, me deu algumas dicas e me passou muita confiança. Minha vida mudou da água para o vinho
Índio
 
Carreira que por muito pouco não chegou ao fim precocemente após a temporada 2012/2013, quando o jogador defendeu o extinto time de Pindamonhangaba, hoje Taubaté. Cansado da desgastante rotina de treinos, viagens e jogos, o levantador, que neste sábado comandará o Rio de Janeiro contra o Volta Redonda, às 20h, em Ilha de São João, pela 6ª rodada do segundo turno da Superliga masculina, voltou para o pequeno município de Matosinhos, a cerca de 40km de Belo Horizonte, e resolveu dar um tempo longe das quadras ao lado da família.

Convites para um retorno não faltaram, mas as dores no corpo e as incertezas em relação ao futuro fizeram o levantador de 23 anos manter de pé sua decisão de parar de jogar. Índio só não esperava que um inesperado telefonema do técnico Marcelo Fronckowiak fosse mudar seus planos e interromper seu descanso.

- Lembro que estava dormindo em casa quando o telefone tocou. Era o Marcelo (Fronckowiak) para dizer que o Guilherme tinha se machucado e que precisava de um reserva para o Bruninho. Não pensei duas vezes, e aceitei o desafio. Primeiro por ser um pedido dele, que foi meu treinador no Minas Tênis e é uma pessoa muito importante na minha carreira, e depois pela oportunidade de defender o atual campeão da Superliga num time repleto de craques da seleção brasileira - contou o levantador.

Mosaico Índio vôlei  (Foto: Editoria de Arte) 
Com a mesma personalidade que 
substituiu o capitão Bruninho no 
time do Rio de Janeiro, Índio 
mostra intimidade com seu 
violão e com a namorada 
Camila, ex-jogadora de 
vôlei do Minas Tênis e do 
Mackenzie (Foto: Editoria de Arte)
 
Se após a debandada dos medalhões o sonho do bicampeonato da Superliga ficou distante e foi "negociado" internamente por uma simples e honrosa classificação aos playoffs, o reconhecimento e a exposição no cenário nacional caminham a passos largos. De um mero desconhecido a titular do atual campeão brasileiro, Índio ainda está se acostumando com o assédio dos cariocas. Principalmente na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde divide um apartamento com o oposto Bob e com o central campeão olímpico Rodrigão, dois dos reforços que permaneceram na equipe após a saída da OGX.


saiba mais

Entre um mergulho na Praia da Barra e um simples passeio pelas ruas da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, os pedidos para uma foto ou um autógrafo têm se multiplicado a cada  dia. Difícil agora tem sido encontrar uma brecha na agenda para conciliar a vida de "celebridade" instantânea com o pouco tempo livre fora das quadras para desbravar a Cidade Maravilhosa. Sempre sob o olhar atento da namorada Camila, que aproveitou uma folga na faculdade para visita o namorado no Rio de Janeiro. 
 
- Já avisei a ele que em breve pretendo vir morar no Rio, porque senão ele me enrola. Afinal, já estamos juntos há sete anos, né! - provocou a ex-jogadora de vôlei de 23 anos, com passagens pelo Minas Tênis e Mackenzie.

Evangélico e leitor voraz de autores bíblicos, o "point" preferido desse mineiro de Matosinhos é a Assembleia de Deus, no próprio bairro onde vive. Mas o hobbie que tem ocupado a maior parte do tempo do levantador quando ele não está em quadra com o time do Rio de Janeiro é dedilhar os acordes de seu violão. 

vôlei indio jogador do rio de janeiro (Foto: Marcello pires) 
Quando não está em quadra, o levantador Índio 
mostra intimidade com seu violão nas horas 
vagas (Foto: Marcello pires)
 
- Como meu avô tocava lá em Minas, eu tinha uma pequena noção e sempre quis aprender. Assim que cheguei no Rio fui presenteado com um violão pelo pai de um atleta do time juvenil do Tijuca que também frequenta a Assembleia de Deus. Me interessei tanto pelo assunto que acabei aprendendo sozinho pela internet e acho que toco bem. Outro dia fiz um luau para uns amigos lá em Itaipuaçú e pelo menos ninguém reclamou (risos) - disse Índio, que tem no seu repertório músicas gospels, evangélicas e sertanejas.

Descendência indígena não influenciou no apelido
Apesar de ser bisneto por parte de mãe de uma índia, o substituto de Bruninho afirma que curiosamente o apelido surgiu por acaso. Embora seus traços entreguem o parentesco distante, Alexsandro lembra que conviveu pouco com as tradições indígenas e sua única referência é a avó Lourdes, com quem o jogador morou a vida toda.

- Eu era pequeno quando minha bisavó morreu e convivi muito pouco com ela. Minha avó até manteve algumas tradições com orações e superstições indígenas por um tempo, mas com o nascimento dos netos esse ritual foi se perdendo - explicou o torcedor do Cruzeiro, que antes do vôlei arriscou uma bolinha por influência do pai Evaldo.

- Meu pai foi jogador do Vila Nova, de Belo Horizonte, e passou pela categorias de base do Fluminense, mas teve um problema nas costas e parou de jogar cedo. Eu joguei até os 12 anos, mas como jogador de futebol fui um grande levantador (risos).  


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/02/apos-desistir-da-aposentadoria-indio-lucra-com-crise-e-vira-titular-no-rio.html

Após vitória do Osasco, Thaisa mostra boa forma e diz: 'Meta, sumir com 3kg'

Meia de rede do time paulista e da seleção brasileira comemora dieta em rede social

Por São paulo

Um dia depois de ajudar o Osasco na suada vitória sobre o Minas pela Superliga feminina de vôlei, a meio de rede Thaisa voltou a exibir sua boa forma nas redes sociais. A jogadora de 1,96m postou uma foto em sua conta no Instagram comemorando o resultado da dieta que vem fazendo: "Dieta começando a 'fazer efeito'... hahahaha. Meta, sumir com 3kg".

O próximo jogo do Osasco será no dia 12 de fevereiro, às 19h30m, contra o Pinheiros, no ginástio Henrique Villa Boin, em São Paulo. O time de Thaisa lidera a Superliga feminina com 18 vitórias e nenhuma derrota na temporada 2013/14.

thaisa foto espelho barriga volei (Foto: Reprodução/Instagram) 
Thaisa posta foto no espelho para 
comemorar dieta (Foto: 
Reprodução/Instagram)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/02/thaisa-posta-foto-e-diz-meta-sumir-com-3kg.html

Sharapova perde fôlego e é eliminada por compatriota na semifinal em Paris

Número 5 do mundo cai de rendimento ao longo da partida e sofre derrota de virada para Pavlyuchenkova, após ter vencido os duelos anteriores no torneio com facilidade

Por Paris

Enfim acabou a vida fácil de Maria Sharapova no WTA de Paris. E também a campanha dela no torneio. Ao contrário das duas primeiras partidas na capital francesa, em que teve tranquilidade para vencer, a número 5 do mundo foi eliminada, neste sábado, numa semifinal bastante complicada contra a compatriota Anastasia Pavlyuchenkova. A ex-número 1 do mundo parou nos próprios momentos de baixa em quadra e deixou cair o rendimento ao longo do jogo. Resultado: derrota por 2 sets a 1, com as parciais de 4/6, 6/3 e 6/4 favoráveis à 26ª do ranking da WTA.

tênis maria sharapova paris (Foto: EFE) 
Sharapova não conseguiu se classificar para a 
final do WTA de Paris (Foto: EFE)

O início do confronto dava mostras de que Sharapova avançaria sem problemas, tal qual aconteceu na estreia, contra Daniela Hantuchova, e nas quartas de final, contra Kirsten Flipkens. Ela conquistou a quebra no primeiro game de saque de Pavlyuchenkova e seguiu em vantagem por mais alguns games. A número 26 do mundo chegou a devolver a quebra no sétimo game e em seguida empatar em 4/4, mas a ex-líder do ranking reagiu e venceu o primeiro set em cima do serviço da oponente.

A partir do segundo set, no entanto, Sharapova praticamente jogou a todo tempo pressionada. 

Pavlyuchenkova logo fez 2/0 e segurou a vantagem até o final da parcial. O empate fez com que Sharapova batesse um longo papo com o técnico Sven Groeneveld enquanto Pavlyuchenkova se resguardava no vestiário. De volta à quadra, no terceiro set, a russa novamente não conseguia imprimir o bom tênis com regularidade e suou para reverter break points e confirmar o saque para fazer 2/2. A falha crucial aconteceu quando perdia por 5/4: em um game de saque ruim, deu um duplo match point para a adversária e perdeu a semifinal cometendo a sétima dupla falta dela na partida.

Com vaga garantida na final, Pavlyuchenkova saberá ainda neste sábado quem pega na decisão deste domingo em Paris. A outra semifinal será disputada entre a italiana Sara Errani, 7ª do ranking e cabeça de chave 3, e a francesa Alize Cornet (25ª).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/sharapova-perde-folego-e-e-eliminada-por-compatriota-na-semifinal-em-paris.html

Suíça vence nas duplas e elimina atual vice-campeã Sérvia nas oitavas

Em dia com Federer e Wawrinka no banco, Chiudinelli e Lammer derrotam Krajinovic e Zimonjic e dão terceira vitória ao país na série melhor de cinco

Por Novi Sad, Sérvia

Mesmo sem Roger Federer e Stanislas Wawrinka em ação, a Suíça garantiu neste sábado a classificação para as quartas de final do Grupo Mundial da Copa Davis. No dia dos confrontos de duplas, Marco Chiudinelli e Michael Lammer derrotaram Filip Krajinovic e Nenad Zimonjic e deram a terceira vitória à Suíça em três confrontos contra a atual vice-campeã Sérvia, na quadra dura de Novi Sad, na Sérvia. Os duplistas suíços venceram por 3 sets a 1, com as parciais de 7/6(3), 3/6, 7/6(2) e 6/2.

Neste domingo, Federer e Wawrinka apenas cumprem tabela contra a equipe sérvia, que não pôde contar com Novak Djokovic, exausto fisicamente, nem com o lesionado Janko Tipsarevic. O ex-número 1 do mundo enfrenta, às 10h (de Brasília), Dusan Lajovic. Na sequência, o atual campeão do Aberto da Austrália pega Ilija Bozoljac.

O adversário da Suíça nas quartas de final virá do confronto entre Cazaquistão e Bélgica. Jogando fora de casa, os belgas estão perdendo a série por 2 a 1.

tênis chiudinelli lammer federer wawrinka copa davis (Foto: AFP) 
Wawrinka e Federer comemoram classificação 
após vitória de Chiudinelli e Lemmer 
(Foto: AFP)
 
França e Alemanha se classificam e marcam encontro
O sábado definiu já um confronto das quartas de final da Copa Davis. França e Alemanha também chegaram ao 3 a 0 contra Austrália e Espanha, respectivamente, e vão se enfrentar na próxima fase, que acontece em abril.

Jo-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet, franceses que estão no Top 10 de simples, atuaram juntos neste sábado e superaram Chris Guccione e Lleyton Hewitt por 3 sets a 1, parciais de  5/7, 7/6(4), 6/2 e 7/5. Os alemães Tommy Haas e Philipp Kohlschreiber deram a vitória ao país ao bater os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco, atuais campeões do ATP Finals, pelo mesmo placar: 7/6(5), 6/7(9), 7/6(7) e 6/3.

Confira como estão os placares das oitavas de final (horários de Brasília):

Sérvia 0 x 3 Suíça - Novi Sad, Sérvia
Suíça classificada

 Ilija Bozoljac 0 x 3 Roger Federer - 6/4, 7/5 e 6/2
Dusan Lajovic 1 x 3 Stanislas Wawrinka - 6/4, 4/6, 6/1 e 7/6(7)
Filip Krajinovic/Nenad Zimonjic 1 x 3 Marco Chiudinelli/Michael Lammer - 7/6(3), 3/6, 7/6(2) e 6/2

Domingo - 10h
Dusan Lajovic x Roger Federer
Ilija Bozoljac x Stanislas Wawrinka



Estados Unidos 0 x 2 Grã-Bretanha - San Diego, Califórnia, Estados Unidos
Sexta-feira - 17h
Donald Young 0 x 3 Andy Murray - 6/1, 6/2 e 6/3
Sam Querrey 2 x 3 James Ward - 1/6, 7/6(3), 3/6, 6/4 e 6/1

 Sábado - 18h
Bob Bryan/Mike Bryan x Colin Fleming/Dominic Inglot
Domingo - 17h
Sam Querrey x Andy Murray
Donald Young x James Ward



República Tcheca 2 x 1 Holanda - Ostrava, República Tcheca
Radek Stepanek 2 x 3 Robin Haase - 3/6, 6/4, 6/7(4), 6/2 e 6/1
Tomas Berdych 3 x 0 Igor Sijsling - 6/3, 6/3 e 6/0
Tomas Berdych/Radek Stepanek 3 x 1 Jean-Julien Rojer/Robin Haase - 7/5, 1/6, 7/6(2) e 7/6(4)

Domingo - 10h
Tomas Berdych x Robin Haase
Radek Stepanek x Igor Sijsling



França 3 x 0 Austrália - La Roche-sur-Yon, França
França classificada

Richard Gasquet 3 x 0 Nick Kyrgios - 7/6(3), 6/2 e 6/2
Jo-Wilfried Tsonga 3 x 0 Lleyton Hewitt - 6/3, 6/2 e 7/6(2)
Richard Gasquet/Jo-Wilfried Tsonga 3 x 1 Chris Guccione/Lleyton Hewitt - 5/7, 7/6(4), 6/2 e 7/5

Domingo - 10h
Richard Gasquet x Lleyton Hewitt


Jo-Wilfried Tsonga x Nick Kyrgios


Alemanha 3 x 0 Espanha - Frankfurt, Alemanha
Alemanha classificada

Philipp Kohlschreiber 3 x 0 Roberto Bautista Agut - 6/2, 6/4 e 6/2
Florian Mayer 3 x 2 Feliciano Lopez - 7/6(6), 7/6(4), 1/6, 5/7 e 6/3
Tommy Haas/Philipp Kohlschreiber 3 x 1 David Marrero/Fernando Verdasco - 7/6(5), 6/7(9), 7/6(7) e 6/3

Domingo - 10h
Philipp Kohlschreiber x Feliciano Lopez
Florian Mayer x Roberto Bautista Agut



Argentina 1 x 1 Itália - Mar del Plata, Argentina
Carlos Berlocq 3 x 1 Andreas Seppi - 4/6, 6/0, 6/2 e 6/1
Juan Mónaco 0 x 3 Fabio Fognini - 7/5, 6/2 e 6/2

Eduardo Schwank/Horacio Zeballos x Filippo Volandri/Simone Bolelli - EM ANDAMENTO
Domingo - 12h30m
Carlos Berlocq x Fabio Fognini
Juan Mónaco x Andreas Seppi



Japão 2 x 1 Canadá - Tóquio, Japão
Kei Nishikori 3 x 0 Peter Polansky - 6/4, 6/4 e 6/4
Go Soeda 0 x 3 Frank Dancevic - 6/4, 7/6(2) e 6/1
Kei Nishikori/Yasutaka Uchiyama 3 x 1 Frank Dancevic/Daniel Nestor - 6/3, 7/6(3), 4/6 e 6/4

Domingo - 2h
Kei Nishikori x Frank Dancevic
Go Soeda x Peter Polansky



Cazaquistão 2 x 1 Bélgica - Astana, Cazaquistão
Mikhail Kukushkin 3 x 1 Ruben Bemelmans - 6/4, 6/7(3), 6/2 e 6/3
Andrey Golubev 3 x 2 David Goffin - 7/6(9), 3/6, 4/6, 6/2 e 12/10
Mikhail Kukushkin/Evgeny Korolev 1 x 3 Ruben Bemelmans/Oliver Rochus - 6/2, 6/7(4), 6/3 e 7/6(4)

Domingo - 6h
Mikhail Kukushkin x David Goffin
Andrey Golubev x Ruben Bemelmans



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2014/02/suica-vence-nas-duplas-e-elimina-atual-vice-campea-servia-nas-oitavas.html

André Bahia projeta vitória no clássico para motivar time para a Libertadores

Zagueiro diz que bom resultado diante do Vasco pode melhorar ambiente para a partida decisiva contra o Deportivo Quito, do Equador, quarta-feira, no Maracanã

Por Rio de Janeiro

André Bahia botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / SSPress)André Bahia deve enfrentar o Vasco neste domingo, pelo Carioca (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
Os jogadores do Botafogo querem esquecer o quanto antes os últimos resultados negativos nas duas competições disputadas pelo clube no primeiro semestre de 2014 – derrotas para a Cabofriense no Campeonato Carioca e para o Deportivo Quito, do Equador, na pré-Libertadores.

 Com o primeiro clássico do ano pela frente, e perto do jogo que pode levar o Alvinegro até a fase de grupos da competição sul-americana, o momento é de recuperar o ambiente positivo. Mesmo com a entrada muito provável dos reservas contra o Vasco, neste domingo, a vitória é fundamental para servir de impulso, como garantiu o zagueiro André Bahia.

- São competições diferentes. O clube, os jogadores, funcionários, enfim, todos estão envolvidos dentro do Botafogo para a Libertadores. Será o jogo do ano, mas amanhã (domingo) tem clássico. É importante o resultado positivo para levar um ambiente de positividade para quarta-feira. Resultado é superimportante – disse o defensor, que deve ter a companhia de Dankler na zaga contra o rival carioca.


saiba mais

Além de levantar a moral do time, um bom resultado no domingo pode ser fundamental para que o ânimo do torcedor botafoguense cresça para a pré-Libertadores. Até o fim de sexta-feira, foram vendidos aproximadamente 20 mil ingressos para o duelo com os equatorianos, valendo vaga no Grupo 2 do torneio. No jogo de ida, o Bota perdeu por 1 a 0 e precisa vencer por dois gols para se classificar. Se devolver o placar, a decisão vai para os pênaltis.

- A vitória servirá para a torcida ter mais confiança, comparecer no jogo de quarta-feira. É importantíssimo, envolve muita coisa, confiança e preparação para o jogo de quarta.

Mesmo sem a confirmação oficial do treinador Eduardo Hungaro, André Bahia destacou que caso os reservas entrem, cumprirão seu papel da melhor maneira possível para não perder posições na tabela do estadual.

* Thiago Benevenutte, estagiário, sob supervisão de Thiago de Lima.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/andre-bahia-projeta-vitoria-no-classico-para-motivar-time-para-libertadores.html

Bolatti volta e corre ao lado de Airton, e Bota vai com reservas para o clássico

Argentino aparece em campo, recuperando-se de lesão no pé direito. Eduardo Hungaro comanda treino de bolas aéreas e dá forte indícios do uso de suplentes

Por Rio de Janeiro

O treino da manhã deste sábado no campo anexo do Engenhão foi marcado pelo retorno do volante Bolatti a campo e também pelos fortes indícios de que Eduardo Hungaro deverá utilizar os reservas no clássico de domingo, contra o Vasco. Durante a principal parte das atividades, o treinador orientou bastante os suplentes e deu atenção especial a Gegê e Octávio. Apontou também as principais características do próximo adversário.

- O Vasco tem jogadores rápidos, o Edmilson e o Montoya... Eles vão chegar em vocês com velocidade! Não é feio jogar direto! Se der para sair jogando sai, se não der dá no Elias - orientou os defensores, principalmente.

Enquanto a atividade com os titulares e os principais reservas acontecia, Bolatti corria ao lado de Airton. O argentino recupera-se de problema no pé direito e sequer viajou para o Equador, na estreia do Alvinegro pela Libertadores. Airton, que machucou o joelho direito na partida contra o Cabofriense e nem foi inscrito na fase prévia do torneio continental, já havia voltado a campo na última sexta-feira.

Bolatti e Airton no treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press) 
Bolatti e Airton fazem trabalho físico durante 
treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press)

A provável escalação para domingo é Renan, Alex, Dankler, André Bahia e Anderson; Fabiano, Rodrigo Souto, Renato, Octávio e Gegê; e Elias. O uso de Rodrigo Souto, inclusive, pode significar a esperança da comissão técnica em contar com Bolatti no jogo de volta contra o Deportivo Quito.

Hungaro orientou bastante o time durante treino de bolas paradas, onde Gegê, pelos reservas, e Jorge Wagner, pelos titulares, revezavam-se nas cobranças. No gol, Renan e Helton Leite alternavam, enquanto Jefferson realizava atividade com os demais jogadores no outro lado do campo. O treinador destacou a importância da repetição das jogadas aéreas.

- Essa bola vai ser decisiva amanhã (domingo) e na quarta! Vamos ganhar essa p... amanhã! - gritou aos seus comandados.

Botafogo e Vasco se enfrentam pela quinta rodada do Carioca, no primeiro clássico estadual do ano. A partida está marcada para 19h30m (horário de Brasília) de domingo, no Maracanã. Na quarta-feira, no mesmo estádio, o Botafogo decide sua vida na Libertadores, no duelo contra o Deportivo Quito.

Eduardo Hungaro no treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SS Press) 
Eduardo Hungaro orienta jogadores do Botafogo 
durante treinamento (Foto: Vitor Silva / SS Press)

*Texto de Thiago Benevenutte, estagiário, sob supervisão de Fred Gomes


 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/02/bolatti-volta-e-corre-ao-lado-de-airton-e-bota-vai-com-reservas-para-o-classico.html

Copa do Brasil: caçula do Ceará corre para aprontar estádio a tempo

Barbalha luta para colocar Inaldão, que possui capacidade para 3,5 mil torcedores, em condições para receber primeiro jogo de torneio nacional

Por Cariri, CE

O Barbalha tem apenas 12 anos de fundação e pertence a região do Cariri, no sertão do Ceará, no Sul do estado. Com a tradição de mandar seus jogos no Estádio Municipal de Futebol Dr. Antônio Lira Callou, também conhecido como Inaldão, o clube luta para colocar o local em condições para receber partidas da Copa do Brasil, competição que participará pela primeira vez. Como a CBF já sinalizou com a possibilidade de liberação, o técnico Washington Luiz sonha com a oportunidade (assista ao vídeo).

- O Inaldão é a nossa casa, é onde nós treinamos todos os dias. Tenho certeza de que os órgãos que organizam a competição vão ser sensatos e vão nos dar a oportunidade de jogar dentro do nosso estádio - disse Washington.


saiba mais

O Barbalha terá pouco mais de dois meses para concluir a reforma. A estreia na Copa do Brasil está marcada para o dia 2 de abril, contra o Cuiabá. Se a partida não ocorrer no Indaldão, uma outra opção seria o Romeirão, em Juazeiro do Norte.

No estádio Inaldão, a capacidade de torcedores sentados é de 3,5 mil. O clube garantiu vaga na Copa do Brasil por ter conquistado a quarta edição da Copa Fares Lopes, competição disputada entre equipes do Ceará. Agora, o desafio é montar um time competitivo para encarar o maior desafio da recente história do clube, que é jogar um torneio nacional. De acordo com Jorge Luís Pereira, diretor de futebol da agremiação do sertão cearense, o sonho é chegar, pelo menos, até a segunda fase.

- É claro que a primeira Copa do Brasil ninguém esquece. Nós não queremos só participar, nós queremos sonhar em passar, pelo menos, para a segunda fase da competição - afirmou.

Barbalha; Juazeiro; Guarani (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria de Comunicação) 
Barbalha enfrenta Juazeiro no Inaldão (Foto: 
Normando Sóracles/Agência Miséria de Comunicação)
 
 
FONTE:

Especialista prevê perda de memória em saída de Schumacher do coma

Médico anestesista Gilberto Carvalho ainda cita possíveis convulsões, além de movimentos involuntários durante processo que passará piloto alemão

Por Rio de Janeiro
 
Já são 33 dias em coma, e após passar por duas cirurgias no cérebro, o piloto alemão Michael Schumacher vai enfrentar uma nova fase na recuperação no hospital que está em Grenoble, na França. Os médicos começaram gradativamente a retirar os sedativos, uma estratégia muito comum na recuperação de pacientes com traumas cerebrais parecidos com o que o piloto sofreu, como relatam dois médicos especializados procurados pela reportagem do “SporTV News” (assista ao vídeo).

- Existem outros tipos de sedativos mais profundos que são como anestésicos, que pretendem mesmo diminuir a função do cérebro por longo período, diminuindo o consumo de oxigênio do cérebro nesse período. Essas são drogas que são usadas em situações críticas como essa - explica o neurocirurgião Charles André.

Mas os sedativos têm pelo menos um efeito desagradável: eles podem afetar a memória recente de Schumacher, que se acidentou no dia 29 de dezembro quando esquiava na estação de Méribel, nos alpes franceses. O piloto escolheu uma pista não sinalizada, escorregou em uma pedra e acabou batendo a cabeça em uma rocha.

Michael Schumacher na última entrevista antes do acidente de esqui, ao site da Mercedes (Foto: Reprodução) 
Michael Schumacher sofreu um acidente de esqui
no dia 29 de dezembro, na França (Reprodução)
 
- Uma das drogas usadas neste tipo de situação são os benzodiazepínicos, e eles têm como uma das características causar a amnésia retrógrada, apagar algum pedaço disso tudo, é bem provável que isso aconteça - disse o médico anestesista Gilberto Carvalho.

Mas além de afetar a memória, outro problema, talvez maior, é que, segundo os médicos, é nesse momento que pode haver uma reação negativa do corpo à retirada dos sedativos.

- O corpo começa a ter movimentos involuntários, começa a reagir ao fato de estar amarrado, e assim até ele despertar. Nesse momento é comum e previsível que ele tenha abalos, movimentos involuntários, que faça até ter uma crise convulsiva dependendo da resposta do cérebro a isso tudo - contou Gilberto Carvalho.

Nesses casos, o paciente precisa ser novamente sedado. Para os fãs pode parecer um caminho lento, mas os especialistas garantem que tudo isso faz parte de uma recuperação a longo prazo. Só não é possível saber como o heptacampeão mundial vai reagir nas próximas semanas.

Sabine Kehm porta voz schumacher (Foto: Reuters) 
Sabine Kehm admitiu que o processo de saída
do coma foi iniciado com Schumacher (Reuters)
 
- Para mim pelo menos, foi uma caixa-preta, ninguém me disse se houve ou não perda de massa. Se houve perda de massa encefálica é uma história. Se não houve, é outra história. Se houve fratura é outra história. Então, não sei exatamente, neurologicamente, neurocirurgicamente, o que foi eito com Schumacher. Ele tem vários pontos a favor, só vai depender da gravidade do trauma, que efetivamente ninguém sabe o que aconteceu - concluiu o médico anestesista Gilberto carvalho.

Nesta quinta-feira, a assessora do heptacampeão da Fórmula 1, Sabine Kehm, enviou um comunicado explicando que a família e os médicos do Hospital de Grenoble haviam combinado de comunicar à imprensa apenas quando o procedimento de saída do coma fosse concluído. Porém, com o vazamento do jornal francês L’Equipe, Sabine optou por confirmar a informação. O procedimento de retirada do coma consiste na redução gradual dos medicamentos de sedação até que o paciente acorde naturalmente, o que leva em média de duas a quatro semanas. A porta-voz avisou que não serão dadas informações sobre o decorrer do processo, sugerindo que um novo comunicado será feito apenas quando Schumi acordar.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2014/01/especialista-preve-perda-de-memoria-em-saida-de-schumacher-do-coma.html

Arouca fala em 'grupo fechado', mas quer chance na Seleção: 'Sonho'

Jogador do Santos diz que trabalha para estar pronto caso oportunidade apareça e destaca dificuldade para ser convocado: 'Tem jogadores muito bons'

Por São Paulo
 
Na última quarta-feira, noite em que o Santos goleou o Corinthians em 5 a 1, a CBF divulgou a data oficial da convocação para o amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de março, no Soccer City, em Joanesburgo. A lista de atletas convocados para o confronto será divulgada pelo técnico Luiz Felipe Scolari no dia 11 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

Em brincadeira no programa “Arena SporTV” da última quinta-feira, o apresentador Alexandre Oliveira perguntou ao volante Arouca, do Peixe, se ele daria uma chance a ele mesmo de integrar o grupo da seleção brasileira. Sem graça, o jogador falou da dificuldade de usar a camisa verde e amarela, que conta com jogadores de muita qualidade, aumentando a rivalidade entre os atletas. Mesmo assim, o santista garante que ainda pensa em Seleção e quer estar preparado caso a oportunidade apareça.

- Você (Alexandre Oliveira) me deixou em uma ‘sinuca de bico’ agora. Mas eu posso falar que eu me daria (uma chance na Seleção). É o sonho de todo jogador representar o seu país e vestir a camisa da seleção brasileira. Graças a Deus tive a felicidade de viver isso, mas sabemos que é muito difícil. O grupo já está praticamente fechado, tem jogadores de confiança e bons jogadores. O Brasil tem muitas opções. Mas eu vou continuar trabalhando e me empenhando bastante aqui no Santos para, se houver essa oportunidade, eu poder agarrar. Deixo nas mãos de Deus - disse.


Arouca coletiva Seleção Brasileira amistoso (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Arouca, em coletiva, quando atuou pela Seleção 
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
 
FONTE:

SporTV tem reforço da Rússia para 'esquentar' as Olimpíadas de Sochi

Nascida na cidade sede dos Jogos de Inverno, Svetlana Smeshnáiya vai seguir os Jogos com muito bom humor, através das redes sociais

Por Rio de Janeiro
 
No Brasil há quatro anos, a russa Svetlana Smeshnáiya vai reforçar a cobertura do SporTV durante as Olimpíadas de Inverno, que começam no dia 7 de fevereiro. A russa promete ajudar os brasileiros a entenderem as modalidades e também os costumes de sua terra natal, com muito bom humor, através das redes sociais.

Nascida em Sochi, cidade que recebe os Jogos neste ano, Svetlana vai torcer pela equipe verde e amarela, e até ensinou os brasileiros a torcerem em russo. Ou quase isso (confira no vídeo acima).
Para acompanhar as aventuras da repórter russa no Brasil, basta ficar conectado. A loira tem perfil nas redes sociais e vai publicar tudo que acompanhará durante as Olimpíadas (clique aqui para adicioná-la como amiga).

O SporTV irá fazer a maior cobertura dos Jogos de Inverno de Sochi no Brasil, com transmissões ao vivo das competições, em alta definição, além de programas especiais. O SporTV.com seguirá tudo ao vivo, em tempo real.

Svetlana Smeshnáiya, Russa de Sochi SporTV (Foto: Divulgação) 
Svetlana Smeshnáiya vai seguir as Olimpíadas 
de Inverno (Foto: Divulgação)
 
 
FONTE:

Van Gaal diz que vai se aposentar após a Copa: 'Doente e cansado'

Treinador diz que só um desafio tentador mudaria os seus planos após o Mundial. Comandante diz que Sneijder tem três meses para se garantir na competição

Por Amsterdã, Holanda

lois van gaal sorteio copa do mundo (Foto: AFP)Van Gaal: aposentadoria após a Copa (Foto: AFP)
 
O técnico da Holanda, Louis van Gaal, afirmou em entrevista à AD Sportwereld que vai se aposentar após a Copa, que será disputada no Brasil de 12 de junho a 13 de julho. De acordo com o treinador, só uma oferta tentadora mudaria os seus planos após o Mundial.<i> </i>

- Estou doente e cansado de ser treinador depois desses anos. Vou sentir falta de trabalhar com os jogadores, mas vou ter mais tempo para os outros.

Aos 62 anos, Van Gaal rejeitou no início de janeiro a proposta de assumir o Tottenham após a demissão do português André Villas-Boas.

- Se estou em contato com o Tottenham? Atualmente, não. Vou me aposentar. A não ser que apareça um grande desafio pela frente. 

Em relação à Copa do Mundo, Van Gaal afirmou que já escolheu 10 jogadores que estarão no Brasil a partir de junho. Porém, não garantiu a presença de Wesley Sneijder, do Galatasaray, no grupo que vai tentar a inédita conquista.

- Treze vagas estão abertas. Sneijder se encaixa em uma delas? Ele tem três meses... (para mostrar algo). 
A Holanda vai ter como base na Copa do Mundo o Rio de Janeiro. A delegação vai ficar hospedada no Hotel Ceasar Park e vai realizar os treinos no campo do Flamengo, na Gávea, Zona Sul da Cidade Maravilhosa. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/02/van-gaal-diz-que-vai-se-aposentar-apos-copa-doente-e-cansado.html